Final 2012 11_26_poster_gonçalo_alvesgonçalo pereirabernardogabriel

1
Escola Secundária Augusto Gomes 7ºC Projeto “Como na Vida” Gonçalo Alves, Gonçalo Pereira, Bernardo Silva, Gabriel Silva Solução aquosa de Sulfato de Cobre (II) Resumo A solução de sulfato de cobre (II) é um composto químico muito utilizado para as nossas necessidades do dia-a-dia e também em experiências laboratoriais. Palavras-chave Anidro- Termo utilizado para designar uma substância que não contem, ou quase, água na sua composição. Sulfato de cobre (II) penta-hidratado- Forma mais comum do sulfato de cobre (II), ou seja, um pó azul brilhante. Mistura de Bordeaux- Fungicida composto por sulfato de cobre (II), cal hidratada ou virgem e água. Muito eficiente contra doenças fúngicas. Reagentes Analíticos- Padrões de comparação e de qualidade de produtos ou matérias-primas em análise químicas ou bioquímicas. Concentração mássica- a concentração mássica serve para nos indicar se uma solução é pouco diluída ou muito diluída, a concentração mássica obtem-se dividindo a massa do soluto pelo volume da solução. 1. Introdução/objetivos Este póster mostra o modo de preparação de uma solução de sulfato de cobre, as suas aplicações e os corantes biológicos. Na atividade laboratorial realizou-se uma experiência de dissolução de sulfato de cobre (II) em água, a medição em gramas de soluto e o volume da solução e ainda a sua concentração mássica (g/dm ou g/cm) 2. Desenvolvimento Na atividade laboratorial dissolveram-se 0,80 g de sulfato de cobre (II) num gobelé; em seguida mediu-se 200 ml de água da torneira no mesmo gobelé e homogenizou-se a solução. O sulfato de cobre (II) não se dissolveu completamente, a sua concentração mostrava que era pouco diluída Noutra dissolução, em vez de água da torneira, utilizou-se água destilada, dando-se uma dissolução completa. A dissolução completa permite-nos aproveitá-la para ser utilizada em fungicidas, pesticidas, herbicidas (tais como a mistura de Bordeaux) e reagentes químicos. Por causa dos seus corantes biológicos o sulfato de cobre (II) é utilizado para a coloração de vidros e também para tintas de cabelos. 3. Discussão/conclusões Com esta investigação sabe-se que uma solução aquosa de sulfato de cobre (II) é muito importante para o nosso dia- a-dia. E também se sabe que o sulfato de cobre (II) dissolve-se completamente, apenas em água destilada. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfato_de_cobre_(II)#Reagente_Anal.C3.ADtico 25/11/12 http://www.quimibras.com.br/homepage/produtos/linha_de_produtos.html 25/11/12 Figura 1 – Sulfato de Cobre (II) penta-hidratado Figura 2 – Solução aquosa de sulfato de cobre (II)

Transcript of Final 2012 11_26_poster_gonçalo_alvesgonçalo pereirabernardogabriel

Page 1: Final 2012 11_26_poster_gonçalo_alvesgonçalo pereirabernardogabriel

Escola Secundária Augusto Gomes

7ºC

Projeto “Como na Vida”Gonçalo Alves, Gonçalo Pereira,

Bernardo Silva, Gabriel Silva

Solução aquosa de Sulfato de Cobre (II)Resumo

● A solução de sulfato de cobre (II) é um composto químico muito utilizado para as nossas necessidades do dia-a-dia e também em experiências laboratoriais.

Palavras-chave

● Anidro- Termo utilizado para designar uma substância que não contem, ou quase, água na sua composição.

● Sulfato de cobre (II) penta-hidratado- Forma mais comum do sulfato de cobre (II), ou seja, um pó azul brilhante.

● Mistura de Bordeaux- Fungicida composto por sulfato de cobre (II), cal hidratada ou virgem e água. Muito eficiente contra doenças fúngicas.

● Reagentes Analíticos- Padrões de comparação e de qualidade de produtos ou matérias-primas em análise químicas ou bioquímicas.

● Concentração mássica- a concentração mássica serve para nos indicar se uma solução é pouco diluída ou muito diluída, a concentração mássica obtem-se dividindo a massa do soluto pelo volume da solução.

1. Introdução/objetivos

● Este póster mostra o modo de preparação de uma solução de sulfato de cobre, as suas aplicações e os corantes biológicos.

● Na atividade laboratorial realizou-se uma experiência de dissolução de sulfato de cobre (II) em água, a medição em gramas de soluto e o volume da solução e ainda a sua concentração mássica (g/dm ou g/cm)

2. Desenvolvimento

● Na atividade laboratorial dissolveram-se 0,80 g de sulfato de cobre (II) num gobelé; em seguida mediu-se 200 ml de água da torneira no mesmo gobelé e homogenizou-se a solução. O sulfato de cobre (II) não se dissolveu completamente, a sua concentração mostrava que era pouco diluída

● Noutra dissolução, em vez de água da torneira, utilizou-se água destilada, dando-se uma dissolução completa.

● A dissolução completa permite-nos aproveitá-la para ser utilizada em fungicidas, pesticidas, herbicidas (tais como a mistura de Bordeaux) e reagentes químicos.

● Por causa dos seus corantes biológicos o sulfato de cobre (II) é utilizado para a coloração de vidros e também para tintas de cabelos.

3. Discussão/conclusões

● Com esta investigação sabe-se que uma solução aquosa de sulfato de cobre (II) é muito importante para o nosso dia-a-dia.

● E também se sabe que o sulfato de cobre (II) dissolve-se completamente, apenas em água destilada.

Bibliografiahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfato_de_cobre_(II)#Reagente_Anal.C3.ADtico 25/11/12http://www.quimibras.com.br/homepage/produtos/linha_de_produtos.html 25/11/12

Figura 1 – Sulfato de Cobre (II) penta-hidratado Figura 2 – Solução aquosa de sulfato de cobre (II)

Duarte Nuno Januário
Mostrem como calculam a concentração da solução.