FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural -...

8
Associação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco de Vargas deixa muitas saudades entre familiares e amigos. SAUDADES Associados da Amer parcipam de excursão para Ouro Preto. FIQUE POR DENTRO Pág. 3 COVID-19 Pág. 4 Psicoterapeuta destaca dicas para enfrentar o período de isolamento social.

Transcript of FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural -...

Page 1: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

Associação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER

Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020

Pág. 8

José Francisco de Vargas deixa muitas saudades entre familiares e amigos.

SAUDADES

Associados da Amer parti cipam de excursão para Ouro Preto.

FIQUE POR DENTRO

Pág. 3

COVID-19

Pág. 4

Psicoterapeuta destaca dicas para enfrentar o período de isolamento social.

Page 2: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

Prezados Associados,

Meus queridos amigos e amigas, venho hoje, por meio desse editorial, me solidarizar com todos os que estão isolados devido às recomendações das autoridades de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

É um momento complicado, mas também de muita refl exão, principalmente para nós que já percorremos uma estrada cheias de desafi os e estamos aqui hoje, enfrentando com coragem mais essa batalha. Mesmo de longe, e também isolado, quero pedir a você que conti nue se cuidando para que em breve possamos estar juntos novamente, nos abraçando e relembrando histórias que aquecem nossas almas e corações.

Meu mandato a frente da Diretoria da Amaer terminaria neste mês de abril, mas com essas modifi cações para proteger a nossa saúde e com a suspensão temporária das ati vidades no escritório da Amaer, fi co como presidente da associação até a situação se normalizar.

A eleição da nova diretoria (2020-2022), bem como a prestação de contas dessa atual gestão estava também marcada para o dia da nossa assembléia em 02/04/2020. Assim que essa situação de isolamento passar, remarcaremos a nova data da

2

Um forte abraço, Waldyr Pascoal Filho

Presidente da AMAER

Década de 1950 – Dr. Geraldo Domingues Machado, Secretário Executi vo da Acar (1956-1960), durante reunião com extensionista. Tinha como marca o planejamento e a dedicação.

assembleia e todos serão informados com antecedência. Gostaria de contar com sua compreensão e dizer que, de forma remota, conti nuamos a trabalhar e pensar formas de benefi ciar nossos associados e tão logo promover ati vidades para o nosso congraçamento.

Nesta edição do jornal, vamos trazer para vocês informações de como se cuidar e também formas de manter a mente saudável nesses tempos de isolamento social. Aproveite também para saber mais sobre nossos colegas que estão presentes nesta edição.

Desde já, antecipo meus agradecimentos a todos os associados que me confi aram na frente da diretoria neste últi mo mandato, espero ter contribuído para o engrandecimento e fortalecimento da nossa associação.

Desejo a todos muita saúde e coragem.

PresidenteWaldyr Pascoal Filho

Vice-presidenteRonald Cezar Gava (In Memoriam)

Diretor SecretárioElmer Ferreira

Diretor FinanceiroCarlos Augusto Ruas

Diretor de Benefí ciosMarcelo de Pádua Felipe

Diretor SocialLuiz Fernando Ferreira

Diretora CulturalRegina Campos;

Diretora de DivulgaçãoMaria Auxiliadora T. Carvalho

CONSELHO DELIBERATIVOJoão Leonardo Marti ns de Oliveira

Ivo Pera EboliMaria Helena Marti ns Chaves Alves

Marcelo FrancoMaria Helena Pinheiro Soares

João Augusto GuabirabaSUPLENTES

Wilson José RosaFrancisco de Paula Vitor Alves

Maria Helena Alves da Silva

CONSELHO FISCALSebasti ão Cardoso BarbosaCarlos Geraldo da Trindade

Maria da Penha Silveira e SilvaSUPLENTES

Valdir Altair GuimarãesDirceu Alves Pereira

SECRETARIA DA AMAERIngrid Saraiva

Jéssica Carolina dos Santos

COMITÊ EDITORIALJoão Leonardo M. de Oliveira,

Leonardo Fernandes Moreira, Luiz Fernando Ferreira, Maria Auxiliadora T. Carvalho, Maria

Helena Pinheiro Soares, Maurício José de Almeida, Regina Campos,

Ronald Cezar Gava (In Memoriam).

PRODUÇÃOGiz Consultoria em Comunicação

[email protected]

Page 3: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

3

SÓCIOS DA AMAER PARTICIPAM DE EXCURSÃOEM OURO PRETO

A Amaer, em parceria com o Sesc, promoveu

uma animada excursão para a cidade histórica de Ouro Preto, do dia 06 a 08 de março, antes do aparecimento dos casos de Covid-19 em Minas Gerais.

Os 21 parti cipantes puderam desfrutar de um pacote completo, que incluía transporte em ônibus executi vo, hospedagem no Sesc, café da manhã, jantar e passeios pela cidade.

A sócia da Amaer que parti cipou da Excursão, Maria da Saúde, conta que adorou a viagem. “Foi excelente. Tudo muito organizado, o local da hospedagem e o

restaurante eram óti mos. Essa foi a minha primeira excursão com a Amaer e pretendo parti cipar de outras”, conta.

Quem também é só elogios para a iniciati va da Amaer com o Sesc é a sócia Rosilene Pereira. “Foi uma experiência única de poder reforçar nossos laços de amizade. Passeamos e também assisti mos a um show de Blues na Casa da Ópera. Eu estava precisando sair um pouco e essa excursão me fez muito bem. O único problema é que passou rápido demais. A organização e o carinho das secretárias da Amaer, Ingrid e Jéssica também foram um diferencial”, afi rma.

As instalações do Sesc Ouro Preto surpreenderam os presentes, como foi o caso da associada Maria Helena Alves da Silva. “Me encantei com o hotel. É lindo, confortável, aconchegante, comida deliciosa e para completar, ainda ti nha uma lareira, o que deixou o momento ainda mais inesquecível. Ficar juntos dos amigos, tomar um bom vinho, passear pela cidade foi tudo de bom. Recomendo!”, narra.

Após o fi nal das recomendações de isolamento, fi que atendo aos próximos desti nos e parti cipe de um momento de confraternização entre amigos, de lazer e descanso.

A excursão foi marcada por muita diversão e confraternização entre os associados da Amaer.

Page 4: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

44

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS E A AMAER

ISOLAMENTO SOCIAL E A SAÚDE MENTAL

ELEIÇÃO DA AMAER

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e respeitando as recomendações dos órgãos de saúde pública competentes, a Amaer está funcionando em regime especial.

As funcionárias Ingrid e Jéssica, estão trabalhando em suas casas

(home offi ce), respeitando a indicação de isolamento social. Mas em casos eventuais e urgentes, realizam atendimentos presenciais no escritório da Amaer.

Caso você tenha alguma questão a ser tratada com a Amaer, entre em contato pelos seguintes meios:

→ Ingrid(31) 98658-1336 / 97569-6483 [email protected]

→ Jéssica(31) 99249-2857 [email protected]

O coronavírus chegou ao Brasil e com ele também surgiram algumas

mudanças expressivas em nossa roti na. Isso porque o isolamento social é uma das principais medidas de segurança para evitar o contágio em grande escala.

Mas fi car isolado também pode trazer alguns sintomas desagradáveis para a nossa saúde mental.

A psicoterapeuta especializada em família e casal, Alexandra Paiva, fala sobre essas consequências para as pessoas acima de 60 anos. “Boa parte dos idosos hoje em dia são muito ati vos, muitos trabalham, estudam e mantém uma roti na movimentada. Com isso, o isolamento social também traz prejuízos para esse grupo da sociedade, que pode apresentar sintomas como estresse, ansiedade e, em casos mais graves, depressão e síndrome do pânico”, fala.

As pessoas idosas, nesse momento, podem sofrer com a carência do contato com familiares e pessoas queridas. Para isso, as interações virtuais podem ser uma saída. Mas há também outras dicas da psicoterapeuta que podem auxiliar no período de isolamento. Confi ra ao lado:

Nesse cenário, a eleição da nova diretoria (2020-2022), bem como a prestação de contas da Diretoria atual, que seria realizada em 02 de abril, foram suspensas.

O presidente da Amaer, Waldyr

Pascoal, em conjunto com os membros da atual gestão, estudam uma nova data para a realização da Assembleia Ordinária. Assim, os sócios podem comparecer com segurança e sem correr maiores

riscos. A Amaer espera, em breve,

divulgar a nova data da eleição, assim como da retomada da normalidade de seus serviços.

A psicoterapeuta, Alexandra Paiva, destaca as consequências do isolamento social

Foto: Marcela Machado.

Page 5: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

5

Page 6: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

6

ELZA LOPES: DESCANSO E CUIDADOS NA APOSENTADORIA

JOSÉ XAVIER SOARES: SUPERAÇÃO COM CONHECIMENTO

Com quase 40 anos dedicados à Emater-MG, a sócia da Amaer, Elza Lopes Vieira do Vale, mora em Belo Horizonte e conta como curte a aposentadoria de várias maneiras. “Estou aproveitando para descansar, viajar, usufruir das oportunidades de estudos e palestras oferecidos para idosos, cuidando do meu siti o e de minha saúde”, conta.

Natural de Dores do Indaiá, Elza trabalhou a maior parte da carreira em Belo Horizonte, mas relembra que por alguns meses prestou seus serviços em Viçosa. “Iniciei minha carreira na Emater-MG como dati lógrafa, depois fui secretária e me aposentei, em 2016, como recepcionista no Escritório Central”, lembra.

Elza conta que a família está muito bem e lembra dos tempos da ati va. “A Emater-MG representa todo o meu período adulto de vida, como primeiro e único emprego. Adorava a convivência diária com tantas amizades

Elza Lopes curte a aposentadoria apos 40 anos deicados à Emater-MG.

José Xavier se dedica à apicultura.

Nunca é tarde para recomeçar e atualizar os conhecimentos. Esse é o esti lo de vida que o aposentado José Xavier Soares adotou e que deu a ele uma nova perspecti va de vida após a aposentadoria.

Morador de Guarani, na Zona da Mata mineira, o extensionista, de 68 anos, teve uma dura decepção ao investi r tempo, dinheiro e muita expectati va na criação de bovinocultura de leite. Com o enfraquecimento do mercado, altos custos de manutenção e sem o auxílio do governo não foi possível dar prosseguimento ao projeto. “O sonho que ti vemos em complementar nossa renda familiar com a ati vidade leiteira acabou. Precisamos vender um dos nossos dois síti os, animais e equipamentos, antes que as coisas ati ngissem proporções maiores. Como não poderia deixar de ser, o revés sofrido me deixou abalado”, conta.

Mas superação também é a palavra que resume bem a história de

Xavier. Nesse momento de tristeza, encontrou, em Juiz de Fora, com uma colega de extensão, Maria da Glória Camargo que, nas palavras dele, deu um puxão de orelha e fez com que acordasse para uma excelente oportunidade. “Ela me questi onou por que não atuava na minha área de maior conhecimento, em que sou especialista: a apicultura. Já ministrei cursos e treinamentos de produtores e colegas, tendo inclusive em outras épocas 120 colmeias”, lembra.

E foi a parti r dessa ideia que Xavier reagiu, atualizou seus estudos e estruturou a “nova” ati vidade. “Hoje criamos, no síti o, na fazenda de um cunhado e em minha casa na cidade as seguintes variedades: Jatais, Mandassaia e Uruçus Amarelas. Temos ainda Mandaguaris e duas Mirins em garrafas pet de captura”, fala.

O extensionista, que dedicou mais de 30 anos à Emater-MG, hoje está moti vado e além de estar fazendo o que gosta, ainda ajuda o meio

e vínculos que se misturaram com a vida parti cular. Senti a-me realizada com o trabalho que fazia de coração. Sinto Saudades”, afi rma.

A associada também sempre presti gia os eventos da Amaer e fala sobre sua relação com a associação. “Eu tenho muito carinho pela Amaer.

Estar presente em suas ações me faz senti r ati va e disposta. Sem contar o privilégio de poder rever os amigos. A Amaer é como uma porta que se abre para que eu possa encontrar o meu passado, junto das pessoas que foram marcantes em minha vida, no presente”, encerra.

ambiente proporcionando agentes polinizadores que atuam em todas camadas vegetati vas. “Assim que estabilizarmos, iremos comercializar produtos como enxames, mel, cera, entre outros”, encerra.

Page 7: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

7

EUSA MARIA PEREIRA SILVA: TRABALHO, SOLIDARIEDADE E EMPATIA

CELSO ANTÔNIO ALVES: TRABALHO E TRANQUILIDADE

JÚLIO DE PAULA BARROS: CULTIVO COM SATISFAÇÃO

Celso Antônio Alves é um entusiasta da extensão rural e, mesmo após os mais de 40 anos de serviços na Emater-MG, ele conti nua ligado as coisas da terra.

Aposentado, o Celso da Emater, como é conhecido na cidade onde mora, Guarda-Mor, no noroeste de Minas, trabalha atualmente em seu próprio Hotel Fazenda, que se chama Bom Jardim, nome dado em homenagem a sua cidade natal, Bom Jardim de Minas.

Ele fala sobre sua ati vidade atual. “Na propriedade temos um viveiro de plantas e fl ores, uma piscina toda avarandada, de água corrente, onde não usamos produtos químicos. Também temos um pesque-pague de lambari, um ribeirão onde é possível pescar dourados, traíras, piau, piracanjuba, entre outros peixes. O Hotel Fazenda ainda conta com um jardim de 1,5 hectare de terra, uma ponte para árvorismo, cavalos para montaria, suítes, chalés, quartos e uma deliciosa comida no fogão à lenha”, conta.

Celso afi rma que chegou a ati vidade atual aos poucos, progressivamente. “Quando fui transferido para Guarda-Mor, 2007, comprei o terreno, construí a casa sede e nos mudamos. A parti r daí, começamos a plantar nosso extenso jardim e entusiasmei”, narra.

Já o moti vo para conti nuar trabalhando após a aposentadoria ele explica com bom humor. “Vou me inspirar nas palavras do comentarista esporti vo da Rede Globo, Paulo Roberto Falcão: Quem joga futebol morre duas vezes, a primeira quando para de jogar e a segunda quando parte para o mundo espiritual. O mesmo acontece quem trabalha na Emater-MG. Para me livrar desse luto da aposentadoria e me distrair comecei a trabalhar com Hotel Fazenda”, explica.

Para o futuro, Celso Antônio quer conti nuar a expansão do Hotel Fazenda e esperar ver, em breve, os amigos da extensão rural para curti r todas as comodidades de sua propriedade.

O extensionista rural aposentado, Júlio de Paula Barros dedicou 38 anos a Emater-MG e hoje, na companhia de sua família, em Espera Feliz, na Zona da Mata mineira, se dedica a várias ati vidades.

Ele conta sobre suas produções. “Aproveitando os ensinamentos repassados por meus pais e também

pelo meu serviço na Emater-MG, hoje trabalho com a cultura do café, feijão e uvas visando a comercialização desses produtos. Também trabalho na produção de alimentos para o consumo familiar com fruti cultura, olericultura e condimentos”, conta.

Júlio diz que o síti o em que trabalha foi adquirido em 2016 e que foi em

Celso Antônio Alves mora em Guarda-Mor,no noroste de Minas.

Celso se dedica ao Hotel Fazenda, que conta com uma estrura completa de lazer.

Júlio de Paula com a esposa, Lúcia Helena Citeli Barros.

Júlio trabalha com o culti vo de uva, café, feijão, entre outros.

2019 que realizaram a primeira colheita de café, uvas e feijão. Ele fala com sati sfação do trabalho desenvolvido. “O que plantamos estamos colhendo, consumindo, comercializando e o excedente doando para enti dades”, afi rma.

O associado da Amaer não para por aqui. Ele ainda vislumbra trabalhar ainda mais no futuro. “Nosso síti o está localizado a 5km do Parque Nacional do Caparaó. Estamos preparando a propriedade para, nos próximos anos, receber turistas que visitam o parque e a região. Também queremos produzir uvas para mesa e sucos, comercializar cafés especiais empacotados em pó e em grãos, visto que estamos em uma região privilegiada para essa produção, a 1.160 metros de alti tude”, explica.

Júlio de Paula Barros, como extensionista rural, já passou pelos municípios de Tocanti ns, Espera Feliz e Carangola.

Page 8: FIQUE POR DENTRO COVID-19 SAUDADESº-81.pdfAssociação Mineira dos Aposentados da Extensão Rural - AMAER Informativo Trimestral - Número 81 - Abril de 2020 Pág. 8 José Francisco

8

Benevídeo Eduardo Lopes 17/02/2020 – Belo Horizonte

Eula Francisca Carlos 15/02/2020 – Belo Horizonte

José Francisco de Vargas27/01/2020 – Patos de Minas

JOSÉ FRANCISCO DE VARGAS: DEDICAÇÃO E COMPANHEIRISMO QUE DEIXAM SAUDADES

A dedicação à família, amigos e ao trabalho foram as

marcas de José Francisco de Vargas. Especialista em fruti cultura, morava e se aposentou em Patos de Minas.

A esposa, Marizia de Casti lho Vargas, fala um pouco sobre o marido. “Estávamos casados há 54 anos. Ele era uma pessoa muito voltada para o trabalho e para a família. Adorava contar casos e estar perto dos nossos quatro fi lhos. Começou sua carreira na Acar, no município de Codisburgo, e sempre foi reconhecido pelo seu empenho e esforço na extensão rural.”, conta.

O engenheiro agrônomo, que era natural de Biquinhas, colecionava amigos e admiradores. Um deles, companheiro de Emater-MG, Sebasti ão Cardoso. “Nós éramos muito amigos. O Vargas fez uma história bonita na extensão. Ele era técnico agrícola, trabalhava e fazia faculdade de engenharia agronômica em Lavras, sempre com muita dedicação. Também foi representante da Amaer em Patos de Minas. Sempre estávamos em contato e, em uma certa ocasião, pude conhecer o síti o dele e fi quei encantado com a variedade de frutas e pelo cuidado do local. Costumo dizer que a gente não

José Francisco de Vargas deixa muitas saudades entre familiares e amigos.

Anderson José Barbosa – Belo HorizonteCleber Caetano O. Costa – Belo HorizonteCristiane Morais dos Anjos – Carlos ChagasIrani Muniz Leão - ArcosMarilson Dalla Bernardina – Várzea da Palma

Maurício Alves Rocha – Belo HorizonteVagner Jorge Figueiredo Neto – Sete LagoasWalter Diniz G. Machado – Belo HorizonteZeinaldo Lima da Fonseca - Arcos

perde amigo. Ele só parte antes de nós”, diz.

Outro amigo que fala com carinho é o associado da Amaer, Francisco de Paula Alves. “Nossa amizade começou no início de 1977 quando fui transferido para coordenar o programa de bovinocultura em Patos de Minas. O Vargas foi como um verdadeiro irmão mais velho. Companheiro leal, amigo para todos os momentos e, além de tudo um grande companheiro de pescaria. Ele passava horas com o nosso grupo de pôquer, sem jogar, apenas para estarmos todos juntos. Inclusive, era ele quem ligava para a casa de um dos nossos amigos, Zé Basílio, que a esposa não costumava liberar para o jogo, e dizia que o compromisso se tratava de uma reunião na associação mineira de criadores de suínos. Ele era o único em que ela acreditava. Sem dúvidas, ele já deixa muitas saudades”, recorda.

José Francisco de Vargas faleceu, aos 82 anos, em 27/01/2020 e deixa esposa e os quatro fi lhos: Vinicius, Viviane, Adriano e Andréa.