Fisica 1 exercicios gabarito 06

4
E E x x e e r r c c í í c c i i o o 0 0 6 6 A figura 1 mostra um bloco em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. Nesse caso, a superfície exerce sobre o bloco uma força . A figura 2 mostra o mesmo bloco deslizando, com movimento uniforme, descendo uma rampa inclinada em relação à horizontal segundo a reta de maior declive. Nesse caso a rampa exerce sobre o bloco uma força '. Compare e ' e verifique se < , = ou > . Justifique sua resposta. Um objeto desliza sobre um longo plano inclinado de 30° em relação à horizontal. Admitindo que não haja atrito entre o plano e o objeto e considerando g=10m/s 2 , a) faça um esboço esquematizando todas as forças atuantes no objeto. b) explique o tipo de movimento adquirido pelo objeto em função da força resultante. Considere dois blocos A e B, com massas m A e m B respectivamente, em um plano inclinado, como apresentado na figura. Desprezando forças de atrito, representando a aceleração da gravidade por g e utilizando dados da tabela acima. a) determine a razão m A /m B para que os blocos A e B permaneçam em equilíbrio estático. b) determine a razão m A /m B para que o bloco A desça o plano com aceleração g/4. A figura mostra um bloco de massa m subindo uma rampa sem atrito, inclinada de um ângulo š, depois de ter sido lançado com uma certa velocidade inicial. Desprezando a resistência do ar, a) faça um diagrama vetorial das forças que atuam no bloco e especifique a natureza de cada uma delas. b) determine o módulo da força resultante no bloco, em termos da massa m, da aceleração g da gravidade e do ângulo š. Dê a direção e o sentido dessa força. a) Em um plano inclinado de 30° em relação à horizontal, são colocados dois blocos de massas M 1 = 10 kg e M 2 = 10 kg, sustentados por uma única roldana, como mostra a figura 1 a seguir. A aceleração da gravidade é de 10 m/s 2 , sen 30° = 0,50 e cos 30° = 0,87. Desprezando o peso da corda, bem como os efeitos de atrito, determine o vetor aceleração do bloco de massa M 1 . b) No mesmo sistema, o bloco de massa M2 é preso agora a uma segunda roldana. A corda em uma das extremidades está fixada no ponto A, conforme figura 2. Desprezando o peso da corda e da segunda roldana, bem como os efeitos de atrito, determine o vetor aceleração para cada um dos dois blocos. O empregado de uma transportadora precisa descarregar de dentro do seu caminhão um balcão de 200 kg. Para facilitar a tarefa do empregado, esse tipo de caminhão é dotado de uma rampa, pela qual podem- se deslizar os objetos de dentro do caminhão até o solo sem muito esforço. Considere que o balcão está completamente sobre a rampa e deslizando para baixo. Questão 06 Questão 05 Questão 04 Questão 03 Questão 02 ' F v F v ' F v F v ' F v F v F v F v F v F v Questão 01 1 DOMUS_Apostila 01 - FÍSICA I - Módulo 06 (Exercício 06) www.colegiocursointellectus.com.br Aprovação em tudo que você faz.

description

 

Transcript of Fisica 1 exercicios gabarito 06

Page 1: Fisica 1 exercicios gabarito 06

EExxeerrccíícc iioo 0066

A figura 1 mostra um bloco em repouso sobre umasuperfície plana e horizontal. Nesse caso, a superfície

exerce sobre o bloco uma força . A figura 2 mostra omesmo bloco deslizando, com movimento uniforme,descendo uma rampa inclinada em relação à horizontalsegundo a reta de maior declive. Nesse caso a rampa

exerce sobre o bloco uma força '.

Compare e ' e verifique se < , =

ou > . Justifique sua resposta.

Um objeto desliza sobre um longo plano inclinado de30° em relação à horizontal. Admitindo que não hajaatrito entre o plano e o objeto e considerando g=10m/s2,a) faça um esboço esquematizando todas as forçasatuantes no objeto.b) explique o tipo de movimento adquirido pelo objetoem função da força resultante.

Considere dois blocos A e B, com massas mA e mB

respectivamente, em um plano inclinado, comoapresentado na figura.

Desprezando forças de atrito, representando aaceleração da gravidade por g e utilizando dados databela acima.a) determine a razão mA/mB para que os blocos A e B

permaneçam em equilíbrio estático.

b) determine a razão mA/mB para que o bloco A desça o

plano com aceleração g/4.

A figura mostra um bloco de massa m subindo umarampa sem atrito, inclinada de um ângulo š, depois deter sido lançado com uma certa velocidade inicial.

Desprezando a resistência do ar,a) faça um diagrama vetorial das forças que atuam nobloco e especifique a natureza de cada uma delas.b) determine o módulo da força resultante no bloco, emtermos da massa m, da aceleração g da gravidade e doângulo š. Dê a direção e o sentido dessa força.

a) Em um plano inclinado de 30° em relação à horizontal,são colocados dois blocos de massas M1 = 10 kg e M2 =

10 kg, sustentados por uma única roldana, como mostraa figura 1 a seguir.

A aceleração da gravidade é de 10 m/s2, sen 30° =0,50 e cos 30° = 0,87. Desprezando o peso da corda,bem como os efeitos de atrito, determine o vetoraceleração do bloco de massa M1.

b) No mesmo sistema, o bloco de massa M2 é presoagora a uma segunda roldana. A corda em uma dasextremidades está fixada no ponto A, conforme figura 2.

Desprezando o peso da corda e da segunda roldana,bem como os efeitos de atrito, determine o vetoraceleração para cada um dos dois blocos.

O empregado de uma transportadora precisadescarregar de dentro do seu caminhão um balcão de200 kg. Para facilitar a tarefa do empregado, esse tipode caminhão é dotado de uma rampa, pela qual podem-se deslizar os objetos de dentro do caminhão até o solosem muito esforço. Considere que o balcão estácompletamente sobre a rampa e deslizando para baixo.

Questão 06

Questão 05

Questão 04

Questão 03

Questão 02

'Fv

Fv

'Fv

Fv

'Fv

Fv

Fv

Fv

Fv

Fv

Questão 01

1

DO

MU

S_A

post

ila01

-FÍ

SIC

AI

-M

ódulo

06

(Exe

rcíc

io06)

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 2: Fisica 1 exercicios gabarito 06

O empregado aplica nele uma força paralela à superfícieda rampa, segurando-o, de modo que o balcão desça atéo solo com velocidade constante. Desprezando a forçade atrito entre o balcão e a rampa, e supondo que estaforme um ângulo de 30° com o solo, o módulo da forçaparalela ao plano inclinado exercida pelo empregado é: a) 2000 N b) 1000 Ë3 N c) 2000 Ë3 N d) 1000 N e) 200 N

Um homem puxa uma caixa de massa 2 kg para cimade um plano inclinado de um ângulo 30° em relação àhorizontal, por meio de um fio ideal, que faz um ângulotambém de 30° com o plano, conforme mostra a figura.O coeficiente de atrito entre a caixa e o plano é ˜= 0,2.

a) Represente as forças que atuam na caixa, escrevendoquem exerce cada força representada.b) Calcule a intensidade da tensão no fio, para que obloco suba com velocidade constante.

A jabuticabeira é uma árvore que tem seus frutosespalhados em toda a extensão de seus galhos e tronco.Após a florada, as frutinhas crescem presas por um frágilcabinho que as sustenta. Cedo ou tarde, devido aoprocesso de amadurecimento e à massa que ganharamse desenvolvendo, a força gravitacional finalmentevence a força exercida pelo cabinho.Considere ajabuticaba, supondo-a perfeitamente esférica e naiminência de cair.Esquematicamente, o cabinho quesegura a pequena fruta aponta para o centro da esferaque representa a frutinha.

Se essa jabuticaba tem massa de 8 g, a intensidadeda componente paralela ao galho da força exercida pelocabinho e que permite o equilíbrio estático da jabuticabana posição mostrada na figura é, em newtons,aproximadamente,

Dados:aceleração da gravidade = 10 m/s2

sen š = 0,54cos š = 0,84

a) 0,01. b) 0,04. c) 0,09. d) 0,13. e) 0,17.

Um bloco escorrega a partir do repouso por um planoinclinado que faz um ângulo de 45º com a horizontal.Sabendo que durante a queda a aceleração do bloco éde 5,0 m/s2 e considerando g= 10m/s2, podemos dizerque o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e oplano é a) 0,1 b) 0,2 c) 0,3 d) 0,4 e) 0,5

Três blocos A, B e C, de massas MA = 1,0 kg e MB =MC = 2,0 kg, estão acoplados através de fiosinextensíveis e de pesos desprezíveis, conforme oesquema abaixo.

Desconsiderando o atrito entre a superfície e osblocos e, também, nas polias, a aceleração do sistema,em m/s2, é igual a a) 2,0. b) 3,0. c) 4,0. d) 5,0.

GGAABBAARRIITTOO

Bloco em repouso:Pela primeira lei de Newton:Soma da forças F = 0F = - P

Bloco em movimento retilíneo uniforme:Pela primeira lei de Newton:Soma da forças F = 0F' = - P

Como F = F' concluímos que: =

a) Observe a figura a seguir:

Questão 02

Fv

Fv

Questão 01

Questão 10

Questão 09

Questão 08

Questão 07

2

DO

MU

S_A

post

ila01

-FÍ

SIC

AI

-M

ódulo

06

(Exe

rcíc

io06)

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

Page 3: Fisica 1 exercicios gabarito 06

b) O movimento é retilíneo uniformemente acelerado,pois desce o plano ao longo de uma reta com uma ax

dada por:

Px = m . ax

m . g . sen 30° = m . ax

ax = g . sen 30°

ax = 5m/s2

Py = 0ay = 0

a) mA/mB = 2b) mA/mB = 5 ou mA/mB = 1

a) ver figura resposta

b) mg.sen š; direção paralela ao plano, no sentido parabaixo (oposto ao do lançamento)

a) 5 m/s2

b) 0

Letra D.

a) As forças que atuam sobre a caixa são a força peso,P, exercida pela Terra, a força Fp, exercida pelo plano ea força T, exercida pela corda.

b) Decompondo todas as forças a partir dos eixos X e Yda figura, e sabendo que a caixa sobe com velocidadeconstante, temos

Em Y: N = mg cos30° - T sen30°;Em X: T cos30° = mg sen30° - ˜N;Substituindo N obtido da primeira equacao, temos T

=

Letra B.ResoluçãoA força pedida é aquela que equilibra a componente

do peso da jabuticaba na mesma direção paralela aogalho.

F = m.g.sen š= 8.10-3.10.0,54 = 43,2.10-3 = 0,0432 N

Letra C.Pt = P sen 45° = m g sen 45°; N = Pn = P cos 45° = m g cos 45°

Dados: g = 10 m/s2; a = 5

m/s2;š=45°fundamental da dinâmica

Questão 09

Questão 08

3)(ì

3)ìmg(1

+

+

Questão 07

Questão 06

Questão 05

Questão 04

Questão 03

3

DO

MU

S_A

post

ila01

-FÍ

SIC

AI

-M

ódulo

06

(Exe

rcíc

io06)

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.

45°

Page 4: Fisica 1 exercicios gabarito 06

Aplicando o princípio fundamental da dinâmica:

Pt – Fat = m a

Letra B.Dados: MA = 1 kg; MB = MC = 2 kg; sen 30° = 0,5.

A intensidade da resultante das forças externas nosistema é a diferença entre o peso do corpo C (PC) e acomponente tangencial do peso do corpo A (Px = PA sen30°).

PC – Px = (MA + MB + MC) a 20 – 10 (0,5) = 5 a

15 = 5 a a = 3 m/s2. ⇒

⇒⇒

Questão 10

0,3ì ≅

⇒=−

=−

=−

= 0,291,4

11.4

25

1)25(

25

525ì

⇒=−⇒=°−° 52

210ì

2

210amcos45gmìsen45gm

4

DO

MU

S_A

post

ila01

-FÍ

SIC

AI

-M

ódulo

06

(Exe

rcíc

io06)

www.colegiocursointellectus.com.brAprovação em tudo que você faz.