Folha 89

8
garantirá a preservação do Chumucuí, que sofre assoreamento causado por piçarra trazida pelas enxurradas, durante as chuvas fortes. O efeito deixa a água muito barreta, invia- bilizando o abastecimento para os usuários. Pag 06. RECEBIDOS COM GRANDE CARREATA, O SENADOR JADER BARBALHO, O PREFEITO DE ANANINDEUA, HELDER BARBALHO E A DEPUTADA SIMONE MORGADO DERAM INÍCIO ÀS PREVIAS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO, NA FRONTEIRA DO ESTADO. PAG 08. Mulheres recebem homenagem na Alepa Mais dois municípios aderem à formação Nélio Aguiar assume cadeira na Alepa O CLIMA FESTIVO DA CERIMÔNIA ONDE VÁRIAS MULHERES FORAM HOMENAGEADAS FOI QUEBRADO COM UM MINUTO DE SILÊNCIO PELA MORTE DA IRMÃ DA DEPUTADA SIMONE MORGADO (PSDB), FER- NANDA MELISSIA FERREIRA, QUE FALECEU NA VÉSPERA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PAG 03. Pré candidatos às eleições mu- nicipais de Santa Luzia do Pará começaram curso da Fundação Ulysses Guimarães, enquanto outra turma será formada em Cachoeira do Piriá, para tam- bém ingressar na formação. Pag 08. O médico santareno Nélio Aguiar tomou posse quarta- -feira (29), na Assembleia Le- gislativa do Pará, assumindo a vaga deixada por Alessandro Novelino, morto no sábado (02) em um acidente aéreo. Pag 08. PARÁ - ANO IV - Nº 89 - 1ª QUINZENA DE MARÇO/2012 R$ 2,00 PMDB dá largada em Viseu ALEPA FUG POSSE DONA ONETE mostrou seu carimbó com o grupo Paranativo, no plenário Newton Miranda PROJETO DA COSANPA grava primeiro DVD com repertório à base de clássi- cos da MPB e duas composições próprias em parceria com Paula Rosa. O músico arrancou muitos aplausos da plateia ao longo das cerca de cinco horas que esteve no palco da WT Eventos. Pag 02. não presta manutenção ao aeroporto de Bragança. A Guarda Municipal, que é responsável pela conservação e manutenção do pa- trimônio, só detecta a chegada de um avião quando alguma guarnição ouve o ruído do motor e sai para garantir a segurança. Pag 06. Folha do Atlântico FELIPE ROSA ANAC GATA DA CAPA VERENA LOUREIRO ADORA FAZER AMEAÇAS

Transcript of Folha 89

Page 1: Folha 89

garantirá a preservação do Chumucuí, que sofre assoreamento causado por piçarra trazida pelas enxurradas, durante as chuvas fortes. O efeito deixa a água muito barreta, invia-bilizando o abastecimento para os usuários. Pag 06.

RECEBIDOS COM GRANDE CARREATA, O SENADOR JADER BARBALHO, O PREFEITO DE ANANINDEUA, HELDER BARBALHO E A DEPUTADA SIMONE MORGADO DERAM INÍCIO ÀS PREVIAS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO, NA FRONTEIRA DO ESTADO. PAG 08.

Mulheres recebem homenagem na Alepa

Mais dois municípios aderem à formação

Nélio Aguiar assume cadeira na Alepa

O CLIMA FESTIVO DA CERIMÔNIA ONDE VÁRIAS MULHERES FORAM HOMENAGEADAS FOI QUEBRADO COM UM MINUTO DE SILÊNCIO PELA MORTE DA IRMÃ DA DEPUTADA SIMONE MORGADO (PSDB), FER-NANDA MELISSIA FERREIRA, QUE FALECEU NA VÉSPERA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PAG 03.

Pré candidatos às eleições mu-nicipais de Santa Luzia do Pará começaram curso da Fundação Ulysses Guimarães, enquanto outra turma será formada em Cachoeira do Piriá, para tam-bém ingressar na formação. Pag 08.

O médico santareno Nélio Aguiar tomou posse quarta--feira (29), na Assembleia Le-gislativa do Pará, assumindo a vaga deixada por Alessandro Novelino, morto no sábado (02) em um acidente aéreo. Pag 08.

PARÁ - ANO IV - Nº 89 - 1ª QUINZENA DE MARÇO/2012 R$ 2,00

PMDB dá largada em Viseu

ALEPAFUG

POSSE

DONA ONETE mostrou seu carimbó com o grupo Paranativo, no plenário Newton Miranda

PROJETO DA COSANPAgrava primeiro DVD com repertório à base de clássi-cos da MPB e duas composições próprias em parceria com Paula Rosa. O músico arrancou muitos aplausos da plateia ao longo das cerca de cinco horas que esteve no palco da WT Eventos. Pag 02.

não presta manutenção ao aeroporto de Bragança. A Guarda Municipal, que é responsável pela conservação e manutenção do pa-trimônio, só detecta a chegada de um avião quando alguma guarnição ouve o ruído do motor e sai para garantir a segurança. Pag 06.

Folha do Atlântico

FELIPE ROSA ANAC

GATA DA CAPAVERENA LOUREIRO ADORA FAZER AMEAÇAS

Page 2: Folha 89

Tiragem: 5.000 exemplares

Diretor-Editor responsável: José Clemente Schwartz (DRT 1456)Reportagens: José Clemente Schwartz e Guilherme ThorresFotografia: Guilherme Thorres e Lúcio Coutinho

Expediente: Editoração eletrônica: Jonas BorgesColaboradores: Antônio Moura e Jaderson Souza.Endereço: Rua João Alfredo, 1501 – Centro – Bragança- Pará – Cep: 68.600.000Emails: [email protected]

OK Publicidade LtdaCNPJ. 04.174.230/0001-28End: R. João Alfredo, 1501 Centro Bragança Pará CEP 68 600 000

CULTURA2

FELIPE ROSA reuniu clássicos da MPB e duas composições próprias no repertório de seu primeiro DVD, que foi gravado em Bragança

FELIPE ROSA GRAVA PRIMEIRO DVD COM REPERTÓRIO À BASE DE CLÁSSICOS DA MPB E DUAS COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS EM PARCERIA COM PAULA ROSA. O MÚSICO ARRANCOU MUITOS APLAUSOS DA PLATEIA AO LONGO DAS CERCA DE CINCO HORAS QUE ESTEVE NO PALCO DA WT EVENTOS.

Santo de casa faz milagre sim

Nem mesmo a forte chuva que caiu na noite de sábado (03) fez com que os fãs de Felipe Rosa desistis-

sem de assistir à gravação do primeiro DVD do cantor bra-gantino. Pelo contrário, contra-riando os hábitos locais, às 22h, a casa já estava completamente lotada e a banda Fade Out, que fez a abertura da programação, entrava em cena, tocando gran-des sucessos dos anos 80.

Às 23h30, foi a vez da atração principal começar sua apresentação. O show de Felipe Rosa agradou unanimemente à todos que foram à WT Eventos, afinal, ali estava o que a seleta plateia costuma apreciar com grande entusiasmo: um desfile da fina flor da MPB. E o que é melhor, de forma ainda me-lhor acabada, afinal, o show es-tava sendo gravado e filmado. Os arranjos bem elaborados, a banda em perfeita harmonia, in-cluindo os backing vocals feitos com capricho. Enfim, um som redondinho.

Entretanto, apesar de todo o esmero, como se tratava de gravação de DVD, as paradas, idas e voltas foram inevitáveis. “Peço a vocês que tenham paciência, porque gravação de DVD é assim mesmo. Até quando se trata dos maiores astros, que têm uma produção em nível internacional, também se para o show para refazer o que não ficou nos conformes”, explicou Felipe, logo após a primeira música, dando início a um diálogo com o publico, que permaneceu por cerca de cinco horas, enquanto o cantor ficou em cena cantando, to-cando e trocando ideias com o público. A propósito, o carisma de Felipe foi fundamental para que tudo transcorresse às mil maravilhas. A situação exigia muita desenvoltura para lidar com tantas interrupções, nas quais ele dava orientações à equipe técnica, sem deixar de, ao mesmo tempo, entreter o público com muito bom humor, motivando a plateia sempre a querer mais, mesmo quando já fazia quase cinco horas que o cantor estava no palco. Algo ra-

ríssimo e tão admirável quanto seu talento musical.

Em meio a muitos aplau-sos, Felipe apresentou péro-las da MPB como “Corsário” (João Bosco e Aldir Blanc) e “Além do horizonte” (Roberto e Erasmo Carlos), como tam-bém clássicos mais recentes como “Vento no litoral” (Re-nato Russo) e “Telegrama” (Zeca Baleiro), e ainda os su-cessos de rádio “Casinha Bran-ca” (Gilson e Joran) e “Me dê motivo” (Michael Sullivan e Paulo Massadas). Entretanto, duas novidades chamaram a atenção entre as escolhidas para o show: “Amor eterno” e “Te espero”, canções de auto-ria de Felipe e Paula Rosa, que marcam a estreia do casal em parceria musical como compo-sitores. “A Paula, minha mu-lher, escreve poemas e eu me arrisquei a musicar alguns de-les. Eu sempre tive dificulda-de para compor por ser muito exigente, por ter um repertório à base de composições feitas pelos grandes monstros da MPB. Então é difícil compor uma canção nivelada às que eu costumo tocar.”, justificou o

cantor, antes de começar a can-tar “Amor eterno”, a primeira canção autoral a ser apresenta-da que, contrariando as pré-su-posições do novo compositor, foi recebida pelo público com o mesmo calor que as demais já consagradas.

Após a apresentação, Fe-lipe Rosa concedeu entrevista à FOLHA DO ATLÂNTICO e falou sobre suas influências, desde a descoberta pela música na infância e seus primeiros pas-sos na carreira que adotou por tempo indeterminado, embora sendo graduado em Medici-na Veterinária, habilidade que permanece em segundo plano. Vale conferir.

FOLHA DO ATLÂNTI-CO: Quando você começou a se interessar e se envolver com a música, além do básico até chegar a se profissionalizar?

FELIPE ROSA: Tudo começou quando minha mãe matriculou minha irmã em uma escola de música para fa-zer aulas de teclado. Meus pais compraram um teclado para ela, porém quem mais mexia no instrumento era eu. E então

comecei a me interessar pela magia da música. Minha mãe me matriculou na mesma esco-la, porém, no curso de violão, quando eu tinha 09 anos de idade. Naquela época, segui to-cando o teclado da minha irmã, que abandou a música, e tam-bém aprendi a tocar um pouco de bateria.

FA: Qual foi o segundo passo?

FR: Saí da escola de música e passei a ter aulas de violão em casa, com meu tio Zé Maria, que me ensinou muitas músicas até que eu fizesse 12 anos, quando durante uma atividade na aula de Matemática no Instituto San-ta Teresinha (IST), eu e três ami-gos, Marquinho, Diego e Ricar-do, fizemos a apresentação de uma paródia no colégio, que resultou na formação da banda Provokação, uma coisa bem de adolescente.

FA: Naquela época, quem eram os seus ídolos?

FR: Por incrível que pa-reça, quando aprendi os pri-meiros acordes, quem mais eu curtia era o grupo Raça

Produção técnica e gravação: Nill MarquêsProdução: Fernanda RosaMúsicos: Diran Ribeiro (bateria), Zé Brasil (percussão), Netinho Du Pará (baixo), Davi (guitarra), Fabiane e Cleiton (vocais), Felipe Rosa: voz e violão.

FICHA TÉCNICA DO DVD

Negra. Porém, em casa, meu pai sempre ouviu MPB, muita coisa boa, todos os medalhões, e eu assimilei tudo isso. Mais adiante, conheci o trabalho do Jorge Versilo, foi então que decidi que era aquilo que eu queria. Ele (Jorge Versilo) é o meu maior ídolo, e conse-quentemente, o Djavan, que é uma inspiração para o Jorge e também um mestre para mim.

FA: Das primeiras influên-cias, quem ainda faz parte de seu repertório?

FR: Djavan, Jorge Versilo, João Bosco, Osvaldo Montene-gro, Paulo Diniz e Fábio Júnior.

FA: Quais as influências mais recentes?

FR: Tem muitas bandas fa-zendo música de qualidade por aí. Recentemente venho acom-panhando a Rosa de Saron, que passa mensagens bonitas.

FA: Onde bragantinos que

moram ou estão de passagem pela capital podem te assistir?

FR: Todas as terças, quin-tas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h, no Bar e Restaurante Grill, que fica na Estação das Docas.

FA: Como será a distribui-ção do CD?

FR: O CD já está disponível em Bragança nos seguintes pon-tos: Bazar das Novidades (Ma-rizete e Ricardo Rosa), na Régia Magazine, Simões Publicidade, Restaurante Trópico´s e Restau-rante Tom Marrom, e também pelo fone: (91) 8173 2330.

FA: O que você diria ao povo de Bragança?

FR: Muito obrigado do fun-do do coração. A Bragança eu só tenho que agradecer e muito, a começar pela minha família, aos amigos, ao público. Bra-gança só me traz alegria, reco-nhecimento, abraços de amigos sinceros.A PLATÉIA, que ocupou todas as mesas da WT Eventos, acompanhou as cerca de cinco horas de gravação

Page 3: Folha 89

3

O CLIMA FESTIVO DA CERIMÔNIA ONDE VÁRIAS MULHERES FORAM HOMENAGEADAS FOI QUEBRADO COM UM MINUTO DE SILÊNCIO PELA MORTE DA IRMÃ DA DEPUTADA SIMONE MORGADO (PSDB), FERNANDA MELISSIA FERREIRA, QUE FALECEU NA VÉSPERA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Mulheres recebem homenagem na Alepa

REPÓRTER FOLHA

O primeiro encontro do PMDB, que marcou a largada do partido no Estado

nas prévias para as eleições municipais deste ano, realizado sábado (03), em Viseu, superou as expectativas de todos, a começar pelo senador Jader Barbalho, presidente regional do partido, que não conseguiu esconder a satisfação diante de tantas manifestações positivas por parte do povo viseuense. Até os adversários políticos ainda não pararam de falar na passagem da caravana peemedebista pelo município que faz fronteira entre o Pará e o Maranhão.

CarreataA carreata organizada pelo diretório municipal do

PMDB de Viseu foi o primeiro sinal positivo do dia. Além do enorme cortejo, o grande número de pessoas que vinham às portas das casas para saudar Jader Barbalho, Simone Morgado e Helder Barbalho, com acenos e declarações de admiração, garantiu aos peemedebistas a sensação de excelente receptividade por parte da população.

InteraçãoA participação do povo se expandiu ainda mais quando

a carreata chegou ao Chico´s Bar, local da reunião, onde moradores da cidade e da área rural do município acom-panharam atentamente cada pronunciamento, vibrando a cada proposta apresentada pelas lideranças que compu-nham a mesa diretora da reunião comandada pelo senador Jader Barbalho.

CalorEntretanto, a maior prova de afeição do povo de Viseu

perante a caravana do PMDB foi o fato das centenas de pessoas terem participado com tamanho entusiasmo do encontro, ainda que debaixo de um sol escaldante de 11h às13h. Enquanto Jader não deu a reunião por encerrada, ninguém arredou o pé.

EstradaValeu à pena esperar. Além de se deleitar com a irre-

tocável oratória do líder do PMDB, ainda que num calor de 40º, o povo de Viseu ouviu o que mais queria e não é de hoje: “haverá solução para a BR 308. A estrada será pavimentada, porque sou advogado do povo do Pará e irei lutar por essa causa”, garantiu Jader.

OmissãoAlfredo Amim foi muito claro ao explicar que o atual

prefeito de Viseu, Cristiano Vale, é irmão do deputado fe-deral Lúcio Vale e filho do vice-prefeito de Belém, Adelino Vale, e que com tamanha bagagem política, se tivesse boa vontade, já haveria pavimentado a BR 308, a partir do trevo do Engenho, onde a estrada passa ser de piçarra, solucionando o antigo problema da população viseuense.

PoliticagemJosé Diogo deu entrevista em uma rádio dizendo que

está apto para concorrer às eleições municipais de outubro próximo. No domingo seguinte, um jornal da capital publi-cou matéria na qual o ex-prefeito de Bragança é apontado como inelegível. O assunto já gerou um zum-zum-zum que acabou virando discurso na Câmara Municipal de Bra-gança.

ContasAliás, por falar em câmara e inelegível, após perder em

primeira instância, o presidente do Legislativo Municipal de Bragança, Wallailson Guimarães, recorreu ao Tribunal de Contas do Municípios (TCM), que reprovou a prestação de contas da Casa de Leis, referente ao ano de 2007, quando o referido vereador era ali o titular.

Pique Enquanto isso, Gerson Peres Filho não para de visi-

tar comunidades nos quatro cantos de Bragança, seja nos campos, praias ou colônias. Está peregrinando mais que esmolação de São Benedito. O que faz ele muito bem. E toda Bragança se pergunta: afinal, a que cargo Gerson Filho vem candidato? Dolorosa interrogação.

O sentimento de ale-gria decorrente das recentes con-quistas femininas misturou-se ao de

indignação pelas mazelas que ainda maltratam as mulheres na sociedade brasileira, du-rante a sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Pará nesta quinta-feira, dia 8, para celebrar o Dia Internacio-nal da Mulher.

“Esta data é importantíssi-ma não apenas para homenage-ar as mulheres pelo papel que desempenham na sociedade, mas também para manter vivo o debate sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar na luta contra a discriminação”, disse o presidente da AL, depu-tado Manoel Pioneiro (PSDB), que fez questão de comparti-lhar a presidência da sessão com as deputadas Josefina Carmo (PMDB) e Ana Cunha (PSDB).

Na cerimônia, doze mu-lheres que alcançaram desta-que em diversas áreas foram agraciadas com a medalha comemorativa Iza Cunha, a partir de indicação das banca-das partidárias. Houve também

apresentações musicais, dis-tribuição de rosas e sorteio de prêmios entre as funcionárias da Casa.

LUTO - A alegria da celebra-ção abriu espaço para um mo-mento de luto, quando foi pedi-do um minuto de silêncio pelo falecimento da irmã da deputa-da Simone Morgado (PSDB), Fernanda Melissia Ferreira da Silva, de 35 anos, ocorri-do na noite anterior, motivo pelo qual a parlamentar não pode comparecer à cerimônia na AL. O enterro aconteceu à tarde, em Bragança.

CONQUISTAS – Coube ao deputado João Salame (PPS) a missão de falar em nome do Po-der Legislativo. Ele citou con-quistas históricas das mulheres, como direito ao voto, melhoria salarial e de espaço no mercado de trabalho, mas lembrou que ainda existem discrepâncias e importantes desafios, como o enfrentamento da violência contra as mulheres. “A base de toda desigualdade está na dis-criminação”, resumiu.

Salame também propôs que o poder público aproveitasse o

Dia Internacional da Mulher para prestar contas à sociedade do que foi feito durante o ano para a melhoria das condições de vida e de trabalho das mu-lheres.

DATA – O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1875, quando 150 operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque morreram carboniza-das durante um incêndio. A sessão solene para celebrar a data foi incluída no calendário oficial da AL em 1993. A partir de 2004, a cerimônia passou a incluir a entrega da medalha comemorativa que recebeu o nome de Iza Cunha, em home-nagem à historiadora e funda-dora da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade, que fa-leceu em 2003.

Foram homenageadas com a medalha Iza Cunha a sindi-calista da CUT, Carmem Hele-na Ferreira Foro, indicada pela bancada do PT; a presidente de quadrilha junina Graciete Alves de Castro, pela bancada do PSD; a religiosa da Assem-bleia de Deus Honorata Tava-

TAÍRALIQUIGÁS

Av. Polidório Coelho, S/N - Taíra - Bragança - Pará Fones: (91) 3425-1523 / 3425-1872 / 0800.280.1523

End: Rodovia Dom Eliseu, S/N - Bairro: Alto Paraíso

Farmácia em anexo

DONA ONETE, cantora e compositora paraense que está em ascenção na mídia nacional, foi a atração cultural da sessão do dia 08 de março

res de Andrade, pela bancada do PR; a nutricionista Maria Eunice Begot da Silva Dantas, pela bancada do PRB; a verea-dora de Breves Maria do Socor-ro Cavalcante da Cunha, pela bancada do PP; a advogada e defensora dos direitos humanos Mary Lúcia Xavier Cohen, pela bancada do PSOL; a agrônoma Regina Maura Oliveira Con-nor, pela bancada do DEM; a coordenadora política Rita de Cássia Santos dos Santos, pela bancada do PSC de Barcarena; a vereadora de Jacundá Rosa Maria Mulato de Souza, pela bancada do PSB; a pedagoga Simei Santos Andrade, pela bancada do PDT; a secretária de Desenvolvimento Social de Santo Antônio do Tauá Telma Maria Carvalho da Cruz, pela bancada do PSDB, que falou em nome das homenageadas.

ARTE - A décima segunda homenageada foi a cantora e compositora Ionete da Silvei-ra Gama (a Dona Onete), pela bancada do PMDB, a partir de sugestão da deputada Simone Morgado. Aos 72 anos, e vi-vendo um momento de proje-ção nacional de sua música, Dona Onete juntou-se ao grupo musical Paranativo e fez todos dançarem ao ritmo do carimbó. “Não foi fácil chegar até aqui”, sintetizou a artista paraense que lutou a vida inteira pela valorização da cultura popular.

Page 4: Folha 89

JANJÃO e Leiliana Lima, Ise e Lucy Soares, Leila e Guarani de Medeiros Jr ISE com Mateus, Marcely e Ascendino Virgulino Jr

ALESSANDRA PEREIRA, Ise Soares e Marcely Castanho

BADINHO e Ana Laura Soares

MAURÍCIO Cardoso, Sônia Auad, Márcia Gonçalves, Sílvio Pinheiro e Ise Soares

ANIVERSARIANTE com Gustavo, Joaquim e Socorro Soares

ANTÔNIO Manuel Neto com os avós Celi e Antonio Manuel Pereira JOÃO Augusto e Augusto Soares TATIANA e Osvaldo Gardunho Neto

ROBSON e Kátia Feitosa com Roseane Guimarães, Elian Brito, Djane Faria

ISE Soares e Thiago Nunes

ISE e Amujacy Soares ZARAH Pereira SoaresO DISCURSO do aniversariante foi um show à parte

OSAQUE JR, Paulo Miguel e Ana Maria Mendonça

4

Gerson Peres Filho durante

visita de cortesia ao gabinete da deputada Simone Morgado

DEPUTADA Simone Morgado com o diretor da Cosanpa, Antônio Braga e o prefeito de Marapanim, Ribamar Monteiro, durante visita ao órgão. Durante a visita, Simone e Ribamar solicitaram melhorias no saneamento e serviço de abastecimento de água em Marapanim

A DEPUTADA Simone Morgado com Américo Sarmento, pré candidato à Prefeitura de Bragança, e Chico Neto, pré candidato à Prefeitura de Capanema, ambos pelo PMDB

Peemedebistas em ViseuSucesso total a largada

do PMDB nas prévias para as eleições municipais deste ano, sábado (03), em Viseu, onde o senador Jader Barbalho, presidente regional do parti-do; o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, 2º vice pre-sidente regional do partido e a deputada estadual Simone Morgado, representante da região nordeste do Estado na Alepa, oficializaram a pré candidatura da médica Astrid Cunha para prefeita e do en-genheiro agrônomo Alfredo Amim, para vice. As fotos são de Guilherme Thorres.

O SENADOR Jader Barbalho com Odete Santa Brígida , pré candidata a vereadora de Bragança

ROVILSON PESSOA, diretor do Detran de Bragança; Helder Barbalho, Raimundo Casseb, supervisor da Cosanpa de Bragança, e Nilda Casseb

A DEPUTADA Simone com o secretário José Alberto Colares, prefeitos e equipe técnica, na Sema

Meio ambienteA deputada Simone Morgado foi à secretaria de Estado de Meio

Ambiente (Sema) para conversar com o titular José Alberto Colares sobre licença ambiental em municípios do interior do Estado. A parlamentar chegou acompanhada por sua equipe técnica e também pelos prefeitos, Cláudio Barroso, de São João de Pirabas, Pedro Paulo Tavares, de Ponta de Pedras, e Marcelo Pamplona, de Santa Cruz do Arari

SIMONE com Hélio Mairata, José Alberto Colares, Kàtia Esteves e Zenaide Marques

Os 4? anos de Ise Soares

A partir do aniversário de 40 anos, Ise Soares adotou o ponto de interrogação na segunda casa numé-rica das velinhas do bolo e passou a dizer: “quem quiser que bata cabeça fazendo as contas”. E foi com esse espírito alegre e irreverente que Ise recebeu os amigos mais chegados para um jantar na sexta, 09, dia se-guinte de seu aniversário. O colunis-ta foi lá registrou tudo. Confira.

ATUAL José Clemente Schwartz

Page 5: Folha 89

5ATUAL José Clemente Schwartz

FOI ASSIM

Em 1992, Felipe Rosa tinha apenas 09 anos, quando fez sua primeira apresentação em público, na sede dos Nove Balões, dentro da programação da escolinha de música que frequentava

naquela época, em Bragança. A foto foi encontrada pelo colunista nos arquivos de Lucinéa Rosa, mãe coruja, que coleciona tudo que é relacionado à carreira do filho.

Thais Lima da Silva,

filha de Renata Lima e Luciano Marques da Silva, foi aprovada nas provas seletivas para o curso de Aquicultura, no Instituto Tecnológico do Pará (IFPA). Parabéns, Thais. Muito sucesso pra você.

O querido amigo do colunista, Pedrinho Oliveira Vianna (à esquerda), filho do casal Zildinha Oliveira e Pedro Vianna, foi aprovado em

primeiro lugar nas provas seletivas para o curso de Piscicultura do Instituto Tecnológico do Pará (IFPA) campus Bragança. Na foto, Pedrinho com o colega de cursinho que foi aprovado para cursar Informática, na mesma instituição, Anderson Cruz, filho do casal Andréia e Nilton Cruz. Parabéns aos calouros e seus familiares que estão radiates com a boa novidade.

Ana Cristina de Quadros Rodrigues, filha do casal Benedito Lázaro Rodrigues e Maria Evanilde Quadros Rodrigues, se formou em

Psicologia na UNAMA, em fevereiro passado. Na foto, Ana Cristina com os pais, na Igreja de São Benedito, após celebração de missa em Ação de Graças e agradecimento pela grande conquista.

Tsunami SushiA grande novidade da noite bragantina é o Tsunami Sushi, o novo ambiente do Benquerença, especializado em iguarias japonesas, no

Largo de São Benedito, que fica às margens do Caeté. Assim não dá para resistir.

O SUSHI man e a recepcionista do Tsunami com o cap Paulinho Vieira Osterne

MARCELY Castanho (em pé) com lidiane , Margarida e Margarida e Suzane Marcely Mendonça

FERNANDA, Lucinéa, Fernando Rosa com a netinha Manuela e Igor Guimarães

FELIPE com a esposa Paula Rosa e parceira nas composições “Amor eterno” e “Te espero”, e o filho Guilherme

NAYALA e Alessandro Gonçalves, Liliane e Geraldo Medeiros

JOÃO Augusto (Lapão) e Liana SoaresHELEN e Waldiney Carneiro, da WH Produções PRISCILA e Thiago Borges SÉRGIO de Medeiros Rosa

SÁVIO PINHEIRO com os irmãos Danilo, Denise e Débora Medeiros Castanho

GUARANI Medeiros, Micaely Vasconcelos e Augusto Soares

VINÍCIUS Oliveira e Juliana Farias

ELIETE CORREA, Nazaré da Costa, Joseane Tavares e Marineice de Oliveira. Elas têm mãos de fada e são as responsáveis pelas delícias do X´Presso O X´ PRESSO Café ficou repleto no Dia Internacional da Mulher

CONSOLO Reis e Ary Nobre de Oliveira

SANDRO Castanho Pinheiro e Tascinha Vieira ELIANE Santana

MARCELY Pfeifer, Deise Gasperin e Camilla Guimarães

AMPLO ambiente e atendimento de primeira qualidade no Tsunami Sushi

Dia da Mulher no X´Presso Café

O cardápio do X´Presso Café, que funciona em anexo à Constrular, foi pra lá de especial no dia 08 de março. Marcely Castanho caprichou nos pe-tiscos: camarão italiano, brownie com sorvete e chantilly, pão recheado com presunto e com queijo catupiry, bolinho de bacalhau, pão de batata e outras delí-cias com o toque especial que só quem frequenta o X´Presso Café conhece. Olha quem esteve por lá.

Felipe Rosa grava DVD

Um show de aplausos na noite que en-trou para a história da música em Bragança e também na carreira de Felipe Rosa, que contagiou o público com seu talento e sim-patia. O colunista compareceu e fez os clics da plateia e bastidores.

Page 6: Folha 89

Anac não presta manutenção ao aeroporto de Bragança

SEGURANÇA

MÁRCIO GODOI SPÍNDOLA, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), recebeu a deputada Simone Morgado e o supervisor da Cosanpa de Bragança, para tratar sobre assuntos relativos ao saneamento e abastecimento de água no município

BRAGANÇA6

A maioria das pessoas não sabe o porquê de justamen-te na temporada de chuvas, quando a água é mais abun-dante, o líquido vital falta

com frequência em toda Bragança. O principal motivo é o estado inade-quado da água do rio Chumucuí, nos dias de fortes chuvas. A situação que se repete há muitas décadas, a cada primeiro semestre, é decorrente da enxurrada provocada pelas chuvas, que leva parte da piçarra da estrada para o rio Chumucuí. “Quando chega num estágio de interferência muito grande do barro que desce da estra-da para o rio, nos vemos obrigados a desligar o bombeamento, pois, não podemos abastecer os moradores com água barrenta. Então o abas-tecimento é interrompido até que a água do Chumucuí volte a ficar de uma cor que possa ser tratada e leva-da à comunidade. Até porque duran-te várias horas, fica de um jeito que sequer pode ser colocada nos filtros, pois estragaria todo o equipamento”, explicou o supervisor da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Raimundo Casseb.

Para solucionar a questão, Raimundo Casseb desengavetou um antigo projeto concebido para a Cosanpa com o fim de conter a água da chuva sobre a estrada. A medida inclui a construção de um muro de pouca altura, porém com 100 metros de comprimento para conter a água que escorre na estrada, além de gale-rias e telas ao longo de toda a vedação, para desviar o fluxo da enxurrada para outra direção que não o rio, evitando assim o impacto ambiental. “Bragan-ça está sendo beneficiada com 35 km de expansão da rede de abastecimen-to de água, através de uma ação em parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com recursos do PAC, o que vai promover um grande avanço no nosso sistema. Entretanto, é indispensável cuidar do coração do abastecimento que é o rio Chumucuí, que está precisando de atenção urgentemente”, argumen-tou Casseb, que recorreu à deputada Simone Morgado, para dar suporte político à proposta. “A deputada Si-mone abraçou a causa assim que viu o projeto”, completou, referindo-se ao fato de que ao tomar conhecimen-to, a parlamentar logo ter agendado

PROJETO DA COSANPA GARANTIRÁ A PRESERVAÇÃO DO CHUMUCUÍ, QUE SOFRE ASSOREAMENTO CAUSADO POR PIÇARRA TRAZIDA PELAS EN-XURRADAS, DURANTE AS CHUVAS FORTES. O EFEITO DEIXA A ÁGUA MUITO BARRENTA, INVIABILIZANDO O ABASTECIMENTO PARA OS USUÁRIOS.

Cosanpa recebe atenção especial

O aeroporto Juscelino Ku-bitscheck tem seu patrimônio guarnecido pela Guarda Munici-pal de Bragança, que zela pela es-trutura composta por pista linear de pouso com 840m de compri-mento por 27 m de largura e dois prédios, além de tomar providên-cias quando detecta que algum voo está chegando. Desde 2006 o terminal aéreo está sem homo-logação para funcionamento e não recebe qualquer orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O cancelamento da ho-mologação concedida em 2002, para o funcionamento do Aero-porto Juscelino Kubitscheck, em Bragança, é decorrente da in-fraestrutura do campo de pouso não mais atender às exigências estabelecidas pela legislação de nacional trânsito aéreo. Segundo o diretor da entidade responsável, a Guarda Municipal de Bragança, coronel Ailton Francelino, após a Prefeitura de Bragança ser in-formada acerca da inabilidade do aeroporto perante as leis, foi solicitada a visita de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a avaliação do logradouro e adequação da in-fraestrutura, porém a instituição não encaminhou nenhum funcio-

nário a Bragança para efetuar a inspeção. “A ANAC não presta nenhuma assistência ao aeropor-to de Bragança. Não existe fis-calização. Já requisitamos mais de uma vez a visita de técnicos para nos orientar quanto Aas adequações a serem feitas para o aeroporto ser homologado para funcionamento mas não conse-guimos sequer que eles venham até Bragança, um município de tão fácil acesso”, argumentou o coronel Ailton Francelino, que considera o fato uma regressão para uma cidade com mais de 110 mil habitantes, ”um aeroporto ha-bilitado é um ponto de apoio para população, principalmente em si-tuações emergenciais como casos de saúde”, completou.

Devido à falta de homo-logação, os voos que chegam ao aeroporto de Bragança sequer são comunicados pela ANAC à Guarda Municipal de Bragança. “Sabemos que está chegando voo pelo ruído do motor dos aviões. Como temos guarnições em ação 24h, assim que um dos guardas ouve o barulho, entra em contato e então nós nos encaminhamos para retirar animais ou crianças que possam estar na pista, para garantir a segurança da popula-ção”, revelou o coronel Ailton.

Ao assumir a supervisão geral da Cosanpa de Bragança, há três meses, a primeira pro-vidência de Raimundo Casseb foi reunir com os técnicos e funcionários da instituição para ouvir da equipe que ali trabalha há muitos anos, quais as princi-pais deficiências no sistema de abastecimento de água, identi-ficados por eles. “O excesso de vazamentos em diversos bairros foi a indicação que ganhou dis-parada. Então demos início a uma temporada de combate aos vazamentos e resolvemos o pro-blema em 13 pontos da cidade, inclusive em avenidas do Cen-tro. Com isso, o bombeamento melhorou muito e a pressão da água passou a ser mais forte”, explicou Casseb.

Outra ação que trouxe grandes benefícios foi a reati-

uma audiência com Márcio Godoi Spíndola, titular da Secretaria de Es-tado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb). “Em primeira instância, encaminhei uma equipe técnica para fotografar e fazer relató-rio da situação de maneira detalhada, para chegarmos à Sedurb munidos de informações palpáveis para apresen-tar para o secretário. Afinal trata-se de uma situação para ser resolvida com o máximo de urgência”, justificou a deputada Simone Morgado.

SEDURB - Durante à visita à Sedurb, Simone Morgado e Raimundo Casseb expuseram a situação para o secretário, juntamente com o projeto localizado pelo servidor da Cosanpa em Bra-gança. Marcio Spíndola mostrou total interesse em solucionar a situação e encaminhou o caso para a equipe téc-nica da Sedurb. “Estamos aguardando a visita dos técnicos da Sedurb ainda nesta primeira quinzena de março, pois as providências já começarão a ser tomadas”, disse Casseb.

AMPLIAÇÃO - A ampliação do sistema de abastecimento de água que está sendo feita pelo Governo Fe-deral em parceria com o Governo do Estado, através do PAC, se estenderá pelos bairros do Alto Paraíso, Taíra, Samaumapara, Vila Sinhá, Aldeia, e Morro, bairros localizados em áreas mais altas e, por isso, mais prejudi-cadas com a falta de abastecimento.

QUANDO A ÁGUA está neste estágio de contaminação pelo barro, é preciso interromper o abastecimento nas residências

A ENXURRADA que leva a piçarra tornando a água do rio barrenta

Ações promovem melhoria de abastecimento

SOMENTE NA PRIMEIRA ETAPA, foram consertados 13 vazamentos, incluíndo vias de grande acesso no centro da cidade

vação do reservatório do bair-ro do Morro. “Com a volta do funcionando da caixa d´água do Morro e os muitos vazamentos,

o bairro que era um dos mais prejudicados quanto ao abaste-cimento, passou a ter muito mais qualidade”, concluiu Casseb.

CRIANÇAS brincam com pipas na pista de pouso: risco

O AEROPORTO precisa de homologação e fiscalização

Page 7: Folha 89

BRAGANÇA 7

A NOVA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO É INTEIRAMENTE CLIMATIZADA, DISPÕE DE APARELHOS TOP DE LINHA E VESTIÁRIOS COM DUCHAS, FUNCIONANDO DE SEGUNDA-FEIRA A SÁBADO.

Bella Forma e muita saúdeEspecializada em mus-

culação, a academia Bella Forma é intei-ramente climatizada e equipada com apa-

relhos Lion Fitness, os mais avançados do segmento, além de dispor de vestiários com du-chas, para simplificar o seu dia a dia.

Localizada bem no centro comercial, a academia Bella Forma é o mais novo espaço fitness de Bragança. O atendi-mento especializado é a marca principal do investimento que oferece avaliação física, nu-tricional e fisioterapêutica e também conta com professores de Educação Física e técnicos. “Dispomos de uma equipe mul-tidisciplinar que atende o clien-te individualmente, com toda a atenção merecida, acompanhan-do passo a passo todo o desem-penho do aluno”, disse Joelber Sales da Silva, proprietário da Bella Forma.

TOP – Os equipamentos utiliza-dos pelos clientes da Bella For-ma são da Lion Fitness, a mes-ma marca adotada pela Carmem Academia e Companhia Atléti-ca, em Belém. “Fizemos um contrato de exclusividade com a Lion Fitness para sermos a única academia da região a dispor dos equipamentos da marca, que é a top de linha”, garantiu Joelber.

Além da qualidade dos apa-relhos e do atendimento perso-nalizado, a Bella Forma é moni-torada por câmeras para garantir a segurança da clientela e dis-põe de vestiários com duchas. “Foram duas medidas adotadas para atender às necessidades dos dias atuais: segurança e tempo. Hoje em dia, é muito importante oferecer um espaço para banho porque Bragança já está cada vez mais entrando num ritmo em que as pessoas saem de casa

O SALÃO CLIMATIZADO dispõe de equipamentos da Lion Fitness, marca reverenciada pelos adeptos da musculação, atividade que proporciona muitos benefícios

A BELLA FORMA fica na rua Dr. Justo Chermont, no centro comercial, bem no seu caminho

A EQUIPE multidisciplar tem como prinicipal meta profissional a excelência no atendimento à clientelaPosto Bom Jesus 2 - Loja 03 - Av. Nazeazeno Ferreiral com Tv. Vigário Mota

Fones 9194 0804 - 8176 6929

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomen-dadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las. Com a prática desse exercício, além de ficar “sarado” e com um cor-po forte, você ficará saudável e bonito. Infelizmente, muitas pes-soas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculo-sas demais. Saiba que somente se ganha músculos volumosos se quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

VANTAGENS - Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte es-tética, pois trabalhando os mús-culos, irá modelar o seu corpo,

deixando-o mais firme. A mus-culação ajuda a eliminar gordu-ra e aumenta a massa muscular, fazendo com que o corpo fique mais bonito. A musculação pode aumentar e muito a força muscu-lar do indivíduo, pois irá fortale-cer os músculos, tornando-o uma pessoa mais forte. Ao treinar, a pessoa estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no coman-do da massa muscular.

A musculação torna o cora-ção mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades ae-róbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços inten-sos, enquanto os exercícios ae-róbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca

e a pressão arterial sobem menos com o esforço. A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é in-dicado nestes casos, pois os mús-culos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.

Com a musculação, também é posível amenizar a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gor-dura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evi-tará a flacidez e definirá os mús-culos, minimizando a celulite. Quem pratica musculação tam-bém evita doenças, entre elas: a osteoporose, artrose (desgaste das articulações) e o diabetes.

Os benefícios da musculação

para trabalhar e só voltam quan-do acabam de resolver todas as atividades do dia. Os clientes usam bastante este serviço”, concluiu o empresário.

A Bella Forma funciona nos seguintes horários: 05h30 às

22h30h, de segunda à sexta-fei-ra, sem intervalo para almoço e, aos sábados, de 07h as 12h e de 16h as 19h. Maiores informa-ções pelo (91) 3425 3121 ou no local: rua Dr. Justo Chermont, 1351. Centro.

Page 8: Folha 89

Av. Marechal Floriano Peixoto, 1713 - Centro - Ao lado do Banpará

8 ESTADO

O médico santareno Nélio Aguiar tomou posse quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Pará, assumindo a vaga deixada por Alessandro Novelino, morto no sábado (02) em um acidente aéreo. Embora o prazo para que o suplente assuma seja de 30 dias, o secretá-rio legislativo da AL, Ítalo Mácola, confirmou, por meio da assessoria, que Aguiar já entregou toda a docu-mentação necessária para assumir a cadeira e, com isso, a cerimônia aconteceu na quarta-feira, quando os deputados voltam ao trabalho após o Carnaval, que terminou com o luto pela morte do colega.

Aguiar é o primeiro suplente na coligação PMN/PPS que, além de Novelino, elegeu João Salame (PPS), de Marabá. Antes ele ocupa-va uma cadeira na Câmara de Vere-adores de Santarém, mas renunciou para assumir o mandato de deputa-do.

O médico faz parte do grupo político do deputado federal Joa-

quim de Lira Maia (DEM), que é de oposição à prefeita petista Maria do Carmo Martins. Fez campanha pela divisão do Pará para a criação do Estado do Tapajós e, embora a coligação PMN/PPS faça parte for-malmente da base de apoio ao go-verno de Simão Jatene, Aguiar deve ter uma atuação independente.

Nélio disse que ficou conster-nado com a morte de Novelino, principalmente por ter relações de amizade com o parlamentar. Para Nélio, a relação de apreço era tanta que Novelino, durante a campanha, disponibilizou um helicóptero para que o santareno fizesse sua campa-nha com mais agilidade. Nélio afir-ma que na época recusou a oferta e agradeceu a deferência.

Ao lado dos deputados Alexan-dre Von (PSDB) e Antônio Rocha (PMDB), Nélio Aguiar é o terceiro deputado santareno na Assembleia Legislativa. Sua posse fez a região oeste subir de nove para 10 repre-sentantes na AL.

RECEBIDOS COM GRANDE CARREATA, O SENADOR JADER BARBALHO, O PREFEITO DE ANANINDEUA, HELDER BARBALHO E A DEPUTADA SIMONE MORGADO DERAM INÍCIO ÀS PREVIAS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO, NA FRONTEIRA DO ESTADO.

PMDB dá largada em Viseu

Peemedebistas realizaram primeiro encontro estadual do partido nas prévias da campanha para as eleições municipais deste ano, sába-

do, 03, em Viseu, onde foi lançada a pré candidatura da médica Astrid Cunha e do engenheiro agrônomo Alfredo Amim, à prefeita e vice. Am-bos já foram prefeitos do município.

A reunião foi comandada pelo senador Jader Barbalho, presiden-te regional do PMDB, que chegou a Viseu, às 10h30, acompanhado pelo 2º vice presidente regional do partido, Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, e pela representan-te da região nordeste do Estado, na Assembleia Legislativa, deputada Simone Morgado, recebidos pelo povo que os saudou formando gran-de carreata pelo centro da cidade, dando início à largada para a cam-panha das eleições municipais de outubro deste ano.

LARGADA - O primeiro a se pro-nunciar foi o prefeito Helder Barba-lho, que manifestou o entusiasmo do partido em percorrer todo o Estado, até outubro deste ano. “Fizemos questão de começar pelo extremo nordeste do Estado, no município que faz fronteira com o Maranhão, porque compreendemos que o Pará tem que ser assistido por inteiro”, disse o prefeito Helder Barbalho.

COMPARAÇÃO - A deputada Si-mone Morgado, quarta parlamentar

Pré candidatos às eleições mu-nicipais de Santa Luzia do Pará co-meçaram curso da Fundação Ulysses Guimarães, enquanto outra turma será formada em Cachoeira do Piriá, para também ingressar na formação Prepa-ratória para Candidatos e ainda o curso de Dicção e Oratória.

Os alunos do município de Santa Luzia do Pará iniciaram a formação Preparatória para Candidatos, no dia 05 de março, e, como complementa-ção, o curso Dicção e Oratória, dando contiuidade à agenda de capacitações

no nordeste do Estado, onde a depu-tada Simone Morgado, deu início à esta investida que já se expandiu para outras regiões do Pará. .As aulas acon-teceram até 15 de março, de segunda a sexta, a partir das 19h, no Auditório anexo ao Posto Santa Luzia, BR 316, km 48. Estiveram presente na aula inaugural o presidente do Diretório Municipal do PMDB em Santa Luiz do Pará, e pré-candidato a prefeito, Edno Alves, além de 20 pré candida-tos a vereadores da zona urbana e de comunidades rurais, como: Piracema,,

Estiva, Km 22, entre outras. O grande exemplo de determi-

nação vem do aluno Manoel Antônio dos Santos, o “Antonino”. Agricultor, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e pré-candidato a vereador no município, o mesmo se desloca da co-munidade de Piracema, localizada a 48 km do centro da cidade para assistir as aulas. Ao ser questionado pelo esforço para participar das aulas, ele dispara: “Levo 1h 10m de moto até aqui, mais acho importante essa oportunidade oferecida pelo PMDB, importante

para a gente saber melhor o que é po-lítica, e também o que deve fazer um vereador na câmara municipal”.

CACHOEIRA - A próxima cidade a ofertar a capacitação para seus pré--candidatos será Cachoeira do Piriá, que começa as aulas no dia 19 de mar-ço, e Bernadete Bessa - Presidente do PMDB, já confirmou que todos os pré--candidatos do PMDB no município já aguardam com muito entusiasmo a capacitação que encerrará somente no dia 29 de março.

ASTRID fez um resgate de suas ações como cidadã e política em Viseu

“O PARÁ tem que ser assistido por inteiro”, disse Helder Barbalho AMIM assinalou que Viseu precisa de um prefeito que a ame de verdade

OS PEEMEDEBISTAS foram recebidos com grande carreata

O SENADOR Jader Barbalho foi recebido por Astrid e Américo SIMONE MORGADO reafirmou seu compromisso com a região

Viseu, garantiu à Astrid Cunha um pronunciamento sereno e dinâmico. A médica fez breve explanação so-bre o trabalho desenvolvido por ela no município, como política e pro-fissional de saúde, expondo ali a afi-nidade com os moradores do lugar. “Independente de estar exercendo cargo público ou não, eu sempre tra-balhei em prol do desenvolvimento de Viseu. Acho que, nestas eleições, fazer a comparação é fundamen-tal para se escolher quem é melhor para o povo”, disse a pré candidata à prefeita, reforçando o argumento da deputada Simone Morgado.

PRESTÍGIO - Sob caloroso salva de palmas de um povo que o esperou debaixo de um sol escaldante por mais de duas horas para ouvir seu discurso, o senador Jader Barbalho foi incisivo quando se comprometeu com o povo de Viseu em viabilizar a pavimentação dos cerca de 120 km da BR 308, que liga Capanema a Viseu, cujo trecho de Bragança a Viseu a estrada é de piçarra. “Conto com o apoio do Governo do Estado, que dispôs do apoio do PMDB nas eleições; assim como, do Governo Federal, no qual o vice presidente Michel Temmer é do PMDB. Vou com o ministro dos transportes, vou com a presidenta Dilma. Lutarei com todas as minhas forças para ver essa estrada pavimentada, como vo-cês merecem. Afinal, sou advogado do povo do Pará”, concluiu Jader Barbalho.

mais votada do Estado nas eleições de 2010, com a grande maioria dos votos vindos de eleitores do nordes-te do Estado, ressaltou às centenas de pessoas que assistiam aos pro-nunciamentos de 11h até às 13h, so-bre a importância de fazer a escolha certa a partir das experiências vivi-das durante as gestões dos candida-tos, nesta eleição em que os prin-cipais indicados já foram prefeitos no município. “É a hora de vocês avaliarem: quem mais proporcio-nou melhorias para o bem comum dos moradores, quem esteve mais presente compartilhando e solucio-nando problemas dos mais carentes, quem realmente é comprometido com o povo de Viseu? Afinal esta-mos diante de um quadro que nos induz a essa comparação”, disse.

RAÍZES - Alfredo Amim falou sobre suas raízes vizeuenses, des-tacando o seu comprometimento com o desenvolvimento da pesca e agricultura, principais fontes de ren-da do município que, segundo ele, entrou em decadência nos último quatro anos. “O colono e o pescador de Viseu estão sem qualquer estru-tura para trabalhar e isso não pode ocorrer com as atividades que gera a sustentação para a maioria do povo. Precisamos de alguém que viva a realidade de Viseu”, argumentou o pré candidato a vice prefeito.

MISSÃO - A consciência tranquila de ter feito boas administrações du-rante as duas gestões em que esteve á frente da Prefeitura Municipal de

Mais dois municípios aderem à formação políticaFUG

PRÉ CANDIDATOS de Santa Luzia do Pará, durante curso da FUG

Nélio Aguiar assume cadeira na Alepa

POSSE

APÓS A POSSE, Nélio Aguiar posou com os colegas deputados