Folha de especificações -...

2
1 (2) Folha de especificações Eixo traseiro RTH3312 2012-06-18 POR Version 02 CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS RTH3312 é um eixo tandem com redução no cubo, dimensionado para um binário do motor de 3550 Nm. A pressão máxima sobre o bogie e o peso bruto de conjunto são, respectivamente, 33 e 120 toneladas. RTH3312 é constituído por duas engrenagens de redução simples do tipo cónico helicoidal e uma caixa de transferências montada no diferencial dianteiro. A bainha do diferencial é forjada em ferro nodular e tem uma construção compacta que proporciona uma distância livre ao solo elevada. A conversão de binário é feita principalmente na redução no cubo, a qual está montada nos cubos das rodas. Uma construção fiável que consiste numa engrenagem planetária cilíndrica com carretos de dentes rectos montados em rolamentos de agulhas, o que proporciona pequenas perdas de potência de accionamento. O eixo RTH3312 foi concebido para transportes pesados e exigentes, com pesos brutos de conjunto até 120 toneladas. A transmissão com dois eixos motrizes faz com que uma força de tracção muito alta possa ser transferida para o piso sem causar derrapagens, o que proporciona um elevado grau de traficabilidade e reduzido desgaste dos pneus. RTH3312 está equipado com três bloqueadores de diferencial, um em cada diferencial dos eixos traseiros e o terceiro na caixa de transferências. Esta construção confere uma excelente traficabilidade em pisos escorregadios, uma característica que incrementa a produtividade do veículo. Os bloqueadores de diferencial são accionados com um interruptor de duas posições instalado no painel de instrumentos. Quando o interruptor está na primeira posição, o bloqueador de diferencial na caixa de transferências é engatado, o que significa que os dois diferenciais ficam interligados. A segunda posição do interruptor, engrena os eixos motores dos dois diferencias. Os novos métodos de produção, em combinação com óleos especiais, permitem intervalos de mudança de óleo mais longos, o que favorece o decréscimo dos custos de exploração e reduz o impacto ambiental. Com óleos sintéticos aprovados, o intervalo máximo de mudança de óleo é aos 400 000 km ou todos os três anos. Engrenagens de redução simples do tipo cónico helicoidal, altamente eficientes e de reduzida manutenção. Eixos e carretos de construção robusta e endurecidos. Redução no cubo que reduz os esforços na linha motriz. Rolamentos de esferas numa peça única isenta de manutenção, prolonga o tempo de serviço e facilita a manutenção. Três bloqueadores de diferencial fiáveis que asseguram um elevado nível de traficabilidade do veículo. Distância ao solo elevada. Bainha do eixo robusta para maior capacidade de carga.

Transcript of Folha de especificações -...

Page 1: Folha de especificações - productinfo.vtc.volvo.seproductinfo.vtc.volvo.se/files/pdf/hi/RTH3312_Por_02_1201877.pdfque os bloqueadores de diferencial nos eixos traseiros engrenam

1 (2)

Folha de especificaçõesEixo traseiro RTH3312

2012-06-18 POR Version 02

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOSRTH3312 é um eixo tandem com redução no cubo, dimensionado para um binário do motor de 3550 Nm. A pressão máxima sobre o bogie e o peso bruto de conjunto são, respectivamente, 33 e 120 toneladas.

RTH3312 é constituído por duas engrenagens de redução simples do tipo cónico helicoidal e uma caixa de transferências montada no diferencial dianteiro. A bainha do diferencial é forjada em ferro nodular e tem uma construção compacta que proporciona uma distância livre ao solo elevada.

A conversão de binário é feita principalmente na redução no cubo, a qual está montada nos cubos das rodas. Uma construção fiável que consiste numa engrenagem planetária cilíndrica com carretos de dentes rectos montados em rolamentos de agulhas, o que proporciona pequenas perdas de potência de accionamento.

O eixo RTH3312 foi concebido para transportes pesados e exigentes, com pesos brutos de conjunto até 120 toneladas.

A transmissão com dois eixos motrizes faz com que uma força de tracção muito alta possa ser transferida para o piso sem causar derrapagens, o que proporciona um elevado grau de traficabilidade e reduzido desgaste dos pneus.

RTH3312 está equipado com três bloqueadores de diferencial, um em cada diferencial dos eixos traseiros e o terceiro na caixa de transferências. Esta construção confere uma excelente traficabilidade em pisos escorregadios, uma característica que incrementa a produtividade do veículo.

Os bloqueadores de diferencial são accionados com um interruptor de duas posições instalado no painel de instrumentos. Quando o interruptor está na primeira posição, o bloqueador de diferencial na caixa de transferências é engatado, o que significa que os dois diferenciais ficam interligados. A segunda posição do interruptor, engrena os eixos motores dos dois diferencias.

Os novos métodos de produção, em combinação com óleos especiais, permitem intervalos de mudança de óleo mais longos, o que favorece o decréscimo dos custos de exploração e reduz o impacto ambiental. Com óleos sintéticos aprovados, o intervalo máximo de mudança de óleo é aos 400 000 km ou todos os três anos.

• Engrenagens de redução simples do tipo cónico helicoidal, altamente eficientes e de reduzida manutenção.

• Eixos e carretos de construção robusta e endurecidos.

• Redução no cubo que reduz os esforços na linha motriz.

• Rolamentos de esferas numa peça única isenta de manutenção, prolonga o tempo de serviço e facilita a manutenção.

• Três bloqueadores de diferencial fiáveis que asseguram um elevado nível de traficabilidade do veículo.

• Distância ao solo elevada.• Bainha do eixo robusta para maior capacidade

de carga.

Page 2: Folha de especificações - productinfo.vtc.volvo.seproductinfo.vtc.volvo.se/files/pdf/hi/RTH3312_Por_02_1201877.pdfque os bloqueadores de diferencial nos eixos traseiros engrenam

2 (2)

Folha de especificaçõesEixo traseiro RTH3312

2012-06-18 POR Version 02

Engrenagem tandem que confere força de tracção muito elevada e excelente facilidade de acessoO RTH3312 está composto de duas engrenagens simples de tipo espiral bevel, e uma engrenagem de distribuição que está incorporada no diferencial dianteiro. A engrenagem de distribuição tem como função distribuir a força motriz entre os dois diferenciais.

A força motriz passa desde a caixa de velocidades para o diferencial, através do eixo de entrada da engrenagem de distribuição. Desde o diferencial, a força motriz é transmitida, por um lado através de uma engrenagem dentada cilíndrica para a engrenagem central do eixo traseiro dianteiro, e , por outro lado, para o eixo de saída da engrenagens de distribuição que, através de um eixo cardan, accionada a engrenagem central do eixo propulsor traseiro. Este tipo de combinação de eixos com tracção tandem faz com que uma grande parte da força de tracção possa ser transmitida ao piso sem provocar derrapagens, uma vez que a totalidade da pressão sobre os eixos é elevada. Isto confere excelente facilidade de acesso e reduzido desgaste dos pneus.

Redução no cubo com alto nível de fiabilidadeRTH3312 está equipado com redução no cubo em todas as rodas. A redução no cubo consisten uma engrenagemplanetária cilíndrica com carretos rectos montados em rolamentos de agulhas para proporcionar baixas perdas de potência de accionamento.

O carreto planetário está montado no eixo motor e transmite o movimento de rotação do eixo para quatro carretos satélites que estão acoplados com o cubo da roda.

Quando os carretos satélites engrenam na cremalheira circular, a qual está fixa na bainha do diferencial, produz-se uma redução da velocidade de rotação.

Os rolamentos das rodas constituem uma peça única e são do tipo ”livre de manutenção”. A montagem e desmontagem do cubo da roda com os rolamentos de apoio é fácil e segura, sem afectar a folga nos rolamentos.

Três bloqueadores de diferencial proporcionam elevada disponibilida de operacionalRTH3312 está equipado com três bloqueadores de diferencial. Um em cada eixo traseiro e o terceiro na caixa de transferências. O bloqueador de diferencial da caixa de transferências interliga o mecanismo de accionamento dos dois diferenciais, enquanto que os bloqueadores de diferencial nos eixos traseiros engrenam os eixos motores com a caixa do diferencial. Quando todos os bloqueadores de diferencial estão engrenados, todas as rodas motrizes rodam à  mesma velocidade. Os bloqueadores de diferencial são constituídos por carretos de acoplamento de aço temperado que são accionados por ar comprimido. Para indicar que os bloqueadores de diferencial estão engrenados, existem duas lâmpadas avisadoras no painel de instrumentos. Uma lâmpada para o bloqueador de diferencial da caixa de transferências e outra para os dois bloqueadores de diferencial nos eixos traseiros. A função dos bloqueadores de diferencial assegura uma traficabilidade excelente em pisos escorregadios, o que se traduz num elevado nível de disponibilidade do veículo.

Designação do tipo ............................................................................RTH3312Diferencial ......................................... Redução simples, engrenagem cónica

helicoidal com redução nos cubosCaixa de transferências................................................Engrenagem cilíndricaRedução no cubo.......................................Engrenagem planetária cilíndricaPeso, incl. eixos motores, cubos e travões de tambor:Eixo da frente .............................................................................................889 kgEixo de trás ................................................................................................786 kgRoda de coroa, diâmetro ......................................................................295 mmEixos motores, diâmetro .......................................................................... 45 mmBinário máximo do motor ................................................................... 3550 NmPressão máx. no bogie .......................................................................33000 kgPeso bruto de conjunto máx. .........................................................120000 kgRelações com redução no cubo............................................................3.61:1.......................................................................................................................3.76:1....................................................................................................................... 4.12:1.......................................................................................................................4.55:1....................................................................................................................... 5.41:1.......................................................................................................................7.21:1Relações caixa de transferências ................................................................ 1:1Volume de óleo:Eixo da frente ................................................................................................26.5 lEixo de trás ...................................................................................................... 24 l

ESPECIFICAÇÃO

Bloqueador do diferencial engatado (eixo traseiro)

Bloqueador do diferencial desengatado (eixo traseiro)

Engrenagem de distribuição no diferencial dianteiro

Engrenagem simples no diferencial dianteiro