Folha maggio Ano II Ed. 38

12
Segurança: 16 de Dezembro de 2013 - Ano 2 - Nº 38 Página 6 Página 7 Página 4 Amurel divulga Índice de Participação dos Municípios (IPM) no ICMS de 2014 Confira as dicas para se proteger do sol durante o verão Delegado de Treze de Maio faz balanço sobre atuação da PC e criminalidade no município Economia Saúde

description

Jornal Folha Maggio. Edição Nº 38 - Ano II

Transcript of Folha maggio Ano II Ed. 38

Page 1: Folha maggio Ano II Ed. 38

Segurança:

16 de Dezembro de 2013 - Ano 2 - Nº 38

Página 6

Página 7

Página 4

Amurel divulga Índice de Participação dos

Municípios (IPM) no ICMS de 2014

Confi ra as dicas para se proteger

do sol durante o

verão

Delegado de Treze de Maio faz balanço sobre atuação da PC e criminalidade no município

Economia

Saúde

Page 2: Folha maggio Ano II Ed. 38

2 Política 16 de Dezembro de 2013

Folha Maggio CNPJ: 15.575.739/0001-07

Endereço: Rua Almerinda de Souza Carlos, nº 169, São Cristóvão – Tubarão – SC

CEP:88.703-140

Telefone: (48) 3625-0920

Editora Chefe: Lysiê O. dos Santos - Reg. 0004796SC / [email protected] - (48) 9672-6332

Diagramação: Fábio Julio Gonçalves / 9637-6952 - [email protected]

Colaboradores: Gilmar Recchia, Jaison Bez Fontana, Lariane Nandi Alano, Marijane Frasson, Daniela

Teodoro, Stela Guarezi, Valerio Nandi, Erico Serafi m, Mariel Recco Burato, Geovane Tonon, Glauber Pedroso,

Patrick Nandi, Maria A. O. dos Santos, Thamara O. dos Santos

Gráfi ca: Soller - Fone (48) 3434-1970

Tiragem: 1000 exemplares

Circulação: Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Morro da Fumaça, Pedras Grandes e Içara.

Acesse o nosso site: folhamaggio.com.br

Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores.

A mesma valaÉ lamentável o que se passa nos dias atuais com o ser humano. As pessoas estão mais instruídas, tem mais acesso às informações, mas deliberadamente ultrapassam todos os limites que a liberdade pode oferecer. Atitudes premeditadas de abusos, arrogância, pre-potência e desonestidade na política, na religião e no futebol. Cito estes três por causa do dito popular que diz que religião, política e futebol não se discutem, que cada um tem sua opinião.Como não discutir a barbaridade que aconteceu em Joinville entre torcedores num jogo de futebol pelo principal campeonato realizado no Brasil.Cenas que a televisão não teve coragem de mostrar na íntegra pelo tamanho da violência. Como não discutir a atual forma de administrar este país onde os objetivos prioritários são a permanência no poder e o enriquecimento ilícito num aberrante superfaturamento de obras públicas entre outros desvios transportados em cuecas. Gabinete de prefeitos publi-camente usado para fi liação de eleitores do seu partido. A religião sendo usada da mesma forma escancarada para enriquecimento de falsos pas-tores. As drogas entram no seio das famílias devastando uma base a beira da falência pela falta de valores e de disciplina.E o pior, todos sabem que tudo isso está errado. Logo, são atitudes premeditadas, plane-jadas e que podem colocar todos numa mesma vala: maus políticos, trafi cantes, bandidos torcedores, falsos profetas e todos aqueles que acreditam que num mundo livre e democrá-tico podem fazer tudo que bem entendem, desprezando valores, ética, disciplina e respeito.

Em Treze de MaioEnquanto isso, na província as coisas seguem mais ou menos assim:- Prefeito Keke fecha o ano com uma administração discreta, espera-se mais no próximo ano. Excessivamente preocupado em fazer política. - PP, trabalhou fi rme e tem planos ambiciosos pela frente.- PMDB que saiu atropelado da eleição, está ganhando coragem e ânimo, tem razões para acreditar no desgaste da atual administração e está se renovando para seguir forte. Neném Bardini assume a presidência e aposta na renovação. Tem três jovens e bons vereadores, só precisam ser mais atuantes.- PT mostra ânimo agora com Pedro Serafi m na presidência, tentando abrir o leque, com fi liações e ideias novas. - PSD e PSDB tentam sobreviver até a próxima eleição, quem sabe com algum crédito para serem coadjuvantes, também muito centrados em fazer política. Podiam fundir-se, pois trilham um mesmo caminho e o eleitor já não os vê como uma opção.Enfi m, cada um cumprindo seu papel de seu jeito.

Então é NATALE ano novo também, que seja feliz quem souber o que é o bem.Obrigado a todos os leitores pela demonstração de carinho com esta coluna e com o jornal todo. Que o espírito natalino seja contagioso e renove a alegria de viver em cada um de nós. Muita saúde, muita paz e algum dinheiro também!

Com reconhecimentos de faces, novas TVs chegam ao BrasilO Brasil receberá em breve a nova geração de TVs da Panasonic. Nos próximos meses, seis novos modelos (dos quais cinco de LED e um de plasma) chegarão às lojas do País. Todos os aparelhos trazem Wi-Fi integrado.Uma das novidades da nova linha é o reconhecimento de face, presente nos modelos das linhas WT e VT.Por meio de uma webcam, esses televisores reconhecem o rosto do usuário e mostra uma tela inicial personalizada, com widgets, páginas da web e aplicativos escolhidos pelo usuá-rio. Nos demais modelos, a página inicial é acessada por meio do controle remoto.As novas TVs têm ainda recursos de integração com smartphones e tablets (plataformas iOS e Android). Aplicativos da Panasonic permite ver na tela da TV conteúdo guardado no celular ou usar o smartphone para controlar a TV, entre outras funções.A linha de TVs Smart Viera conta ainda com recurso que permite ao telespectador operar a TV por meio da voz. Basta dizer uma palavra-chave no microfone do controle remoto ou no smartphone para que o resultado da pesquisa na web seja exibido na tela. Os preços dos televisores variam desde R$ 1.999 (Série EL com tela de 39 polegadas) até R$ 9.999 (modelos VT de plasma com tela de 65 polegadas e DT LED com tela de 60 polegadas).

Lançamento do foguete Brasileirocom parceria da China fracassaO Ministério da Ciência e Tecnologia confi rmou que o lançamento do satélite CBERS-3, feito em parceria entre o Brasil e a China e que melhoraria a observação do desmatamen-to na Amazônia, não obteve sucesso.O lançamento foi iniciado dentro do horário previsto, às 1h26 da madrugada de segun-da-feira (09), da base de Taiyuan, na província de Shanxi - a 700 km de Pequim. Infor-mações preliminares indicam que houve problemas com o foguete Longa Marcha 4B, responsável por levar o satélite ao espaço.Inicialmente, o Inpe informara que o lançamento fora um sucesso. O ministro das Comu-nicações, Paulo Bernardo, e o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, viajaram para a China para acompanhar a operação.Por meio do CBERS, um projeto de cooperação especial com duas décadas de história, Brasil e China desenvolveram e já lançaram três satélites (CBERS-1, CBERS-2 e CBER-S-2B). O objetivo do satélite que deveria entrar em órbita era substituir o CBERS-2, que deixou de funcionar.O lançamento aconteceu três anos após a data prevista inicialmente pelo Inpe, que desen-volveu o projeto em parceria com a Cast (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial).O CBERS-3 é dotado de equipamentos que permitiriam ao satélite fotografar, rastrear e registrar atividades agrícolas, desmatamento das fl orestas, incêndios, mudanças na ve-getação, recursos hídricos e expansão urbana com uma resolução muito superior à dos anteriores aparelhos.

Page 3: Folha maggio Ano II Ed. 38

3Geral16 de Dezembro de 2013

Foco em Negócios

Consulte seu saldo de FGTSPara aqueles que são funcionários de empresa ou por algum tempo tiveram car-teira assinada, poderão acessar o extrato dos depósitos efetuados dos últimos 25 anos. O trabalhador deverá acessar o site www.fgts.gov.br, clicando no serviço eletrônico “extrato completo”. Será necessário informar o número do PIS e ca-dastrar uma senha.

Participe do Empretec em 2014O melhor curso de empreendedorismo do Brasil será promovido pelo SEBRAE em Tubarão no período de 20 à 25 de Janeiro de 2014. Mais de 90% daqueles que tiverem a oportunidade de realizar o Empretec confi rmaram o aumento dos lucros após a conclusão do seminário e que aplicaram imediatamente mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos. Inscrições com Renata, através do telefone 3626-4580 ou acesse http://www.sebraemais.com.br/solucoes/empretec.

O poder da disciplinaMuitas pessoas acreditam que disciplina é algo chato e trabalhoso, quando na verdade ela nos traz mais liberdade, mais tempo e mais conquistas. Ter a dis-ciplina de poupar dinheiro para comprar algo que desejamos. Ter a disciplina necessária para fi nalizar no tempo e qualidade certos. Disciplina para termos tempo de fazer tudo bem feito e ainda termos tempo para o lazer, para a família, alcançando a tão sonhada qualidade de vida.

Herança PortuguesaSegundo relato de empresário catarinense que esteve em Portugal recentemente, lendo alguns jornais daquele país, encontrou um texto em que realizava uma comparação entre os portugueses e os noruegueses.Comportamento dos Portugueses à mesa das negociações: “o ritmo das negocia-ções é lento e são frequentemente necessárias várias reuniões até uma decisão fi -nal. As decisões são tomadas ao mais alto nível hierárquico. Resultam, na maior parte, da decisão conjunta de vários diretivos”.Comportamento dos Noruegueses à mesa das negociações: “os noruegueses são pragmáticos, francos e honestos, e isso se refl ete em tudo o que fazem. Nos ne-gócios são informais, sem serem descuidados. São breves e concisos nos seus comentários e julgamentos – apreciam respostas simples às dúvidas”.A Noruega lidera o índice de desenvolvimento humano, num “ranking” onde Portugal está apenas na 43ª. Será que nós Brasileiros, herdamos do Império Português, estes entraves no meio empresarial e político?!!

O Papai Noel dos Correios já esteve em Treze de Maio nes-ta segunda (09) para a entrega de presentes as crianças que participaram do projeto realiza-do pelos correios em parceria com a secretaria municipal de Educação.

Os presentes contemplaram as cartinhas redigidas pelos alu-nos e endereçadas para a tradi-cional Campanha Papai Noel

A APAE de Treze de Maio teve um ano bem agitado, afi nal foram apresentações, bingos, entre várias outras atividades que envolveram não só a insti-tuição, mas todos do município. E para comemorar as várias conquistas ao longo do ano, a

Um carro da empresa res-ponsável pela segurança do Aeroporto Regional de Jagua-runa foi apreendido na última quarta-feira (11) com quatro irregularidades. A abordagem da Polícia Militar aconteceu por volta de 10h no distrito de Morro Grande, em Sangão.

Os militares estavam em rondas pela região quando se depararam com o Mitsubishi L200, com placas de Içara, conduzido por um homem de 27 anos, funcionário da empre-sa de segurança.

Ao fazerem a inspeção, os policiais descobriram que o motorista não era habilitado

Papai Noel dos Correios já entregou seus presentes em Treze de Maio

APAE de Treze de Maio se confraterniza

Carro do Aeroporto Regional é apreendido por apresentar irregularidades

dos Correios, ação de cunho socioeducacional realizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos há mais de 20 anos. Sob orientação e auxílio dos professores, as crianças tra-balham o desenvolvimento da habilidade da redação de carta e aprendem como endereçar corretamente, ao fi nal, 30 fo-ram selecionadas e adotadas por pessoas de bom coração

diretoria e professores estive-ram com os alunos na praia de Campo Bom, em Jaguaruna.

A diretora da APAE, Ellen Isaura Colombo Nicolau apro-veita a ocasião para agradecer a todos que, de uma maneira ou de outra, ajudam para manter a ex-

para dirigir. Mas as irregulari-dades não pararam por aí.

Segundo o Jornal Diário do Sul, a caminhonete não estava licenciada, sua cor original foi alterada e as tarjetas das placas não pertenciam a Içara, e sim

interessadas em benefi ciar estas crianças.

O ato de entrega foi acom-panhado pela gerente da agência dos Correios de Treze de Maio Dayane da Rosa. “Foi muito gra-tifi cante participar deste projeto, já que ver a felicidade estampada no rosto das crianças só faz crer que projetos deste tipo valem a pena”, fi nalizou.

celência no atendimento dos alu-nos. “Muitos foram os que con-tribuíram para que este ano fosse produtivo e também para que continuemos a prestar um bom serviço para esta nossa clientela muito especial”, afi rmou.

a Criciúma, conforme o Certi-fi cado de Registro e Licencia-mento de Veículo (CRLV). O motorista foi atuado, enquanto o veículo teve de ser removido para o pátio de carros apreendi-dos, em Jaguaruna.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Page 4: Folha maggio Ano II Ed. 38

Férias, praia, insolação

Tomar sol é divertido, faz bem e, no verão é quase irre-sistível. Mas, cuidado para não exagerar. Ao invés de um lindo bronzeado, você pode terminar o dia com uma bela insolação e aí, adeus férias. É da praia, direto para o hospi-tal, sem escalas.

Dos males relacionados ao verão, a insolação é um dos mais comuns. De tão comum, pode parecer inofensiva, mas é muito grave. Deve ser identifi cada com rapidez, tratada com agilidade e atenção – os casos mais graves podem levar à morte.

Mas o que é insolação?Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma

pessoa exposta demasiadamente ao sol. Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e inconsciência. E às vezes uma coceira terrível.

Como socorrer?A vítima de insolação deve ser encaminhada ao pronto-

socorro imediatamente. Lá, ela será submetida a um banho em água gelada até

que sua temperatura interna caia para 38 graus. Depois, é feita a monitoração da pressão e dos rins, além de uma hi-dratação poderosa até que o quadro se estabilize. Fora isso, deve permanecer em local fresco e ventilado.

Em casa, e bem longe do sol, a pessoa deve beber muita água, sucos de frutas e soro caseiro. Para baixar a febre, pode tomar banhos frios ou aplicar toalhas úmidas sobre a pele. Apesar de simples, esses cuidados são essenciais para reequilibrar o organismo.

O melhor remédio para os males da estação mais quente do ano, entretanto, ainda é a prevenção.

Mantenha-se sempre hidratado e nem pense em sair de

4 Geral 16 de Dezembro de 2013

Pesquisadores japoneses constataram que, na versão natural e sem açúcar, o io-gurte ajuda a eliminar o mau hálito. O estudo mostrou que as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus combatem as bactérias produtoras de en-xofre, substância que causa o mau cheiro.Além do iogurte, pesquisas apontam que o consumo de iogurte e leites fermentados

Iogurte na versão natural e sem açúcar elimina mau hálitotambém auxilia no combate de problemas bucais. “Pessoas que consomem diariamente de 20 a 50g de iogurte natural e sem adição de açúcar são menos pro-pensas à doença periodontal”, diz o cirurgião-dentista Mario Kruczan, membro da Sociedade Francesa de Periodontia. E os benefícios vão além da boca. Os alimentos funcionais reforçam o sistema imunológico, equili-bram a fl ora intestinal e o con-trole do colesterol e os triglicerí-

Simone Nandicirurgiã-dentista

deos. Apesar disso, é preciso se atentar para a higiene bucal após o consumo. O iogurte é fonte de proteína e, depois de fermenta-do, serve como alimento para bactérias que causam doenças bucais.Segundo Kruczan, uma indús-tria farmacêutica sueca desen-volveu pastilhas com lacto-bacillus reuteri Prodentis que atuam na microfl ora bucal. Os bacilos reduzem a ação das bac-térias patogênicas causadoras da

cárie e da periodontite.Outros estudos clínicos já ha-viam comprovado os efeitos seguros das pastilhas na saúde bucal. A pesquisa constatou a re-dução em 85% do sangramento gengival. Nesse mesmo período foi possível ver melhora signifi -cativa em infecções, no hálito e no controle de placa. “Mas além do uso dos probióticos, méto-dos preventivos como escova-ção correta, uso do fi o dental, alimentação adequada e visitas

regulares ao dentista são partes fundamentais de todo esse pro-cesso”, diz Kruczan.Fonte: Terra

casa sem protetor solar, que não só evita o envelhecimento precoce, como hidrata a pele e protege contra queimaduras. Procure usar acessórios como bonés, viseiras e óculos de sol. Alterne a exposição direta com a proteção de um guar-da-sol de algodão ou lona, evite se expor demais em um único dia e prefi ra roupas de algodão, leves e claras. Borrife água no seu corpo. Mergulhe periodicamente na piscina ou no mar, ou tome duchas frias ao longo do dia.

Beba muitos líquidos, não espere sentir sede. Vale tomar água, água-de-coco, sucos, bebidas esportivas. Nos dias quentes precisamos ingerir ao menos três litros para compensar nossas per-das. Não exagere nas bebidas alcoólicas, pois causam desi-dratação. Prefi ra alimentos leves.

Os efeitos do sol são cumulativos e podem evoluir para um câncer de pele. Todo mundo sabe que devemos evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h (11h e 16h no horário de verão) para evitar a insolação e outras complicações que podem surgir dessa exposição.

PROTETOR SOLAR

A maior parte das pessoas pensa que o protetor solar para o rosto ou para o corpo é algo que se deve usar apenas quando se vai para a praia, contudo, não podiam estar mais enganadas. A grande maioria dos especialistas, ou talvez todos os especialistas, afi rmam que o protetor solar é uma das partes mais importantes da sua rotina diária de cuida-dos com a pele.

No inverno o sol pode ser mais fraco e agredir me-nos a pele, no entanto, não deixa de causar danos. Mesmo com o tempo nublado e frio você deve usar sempre o fi ltro solar. A grande maioria das pessoas ignora o uso de pro-

tetor solar para o rosto no Inverno porque não sente o sol queimar a pele como no Verão, mas os raios ultravioletas (radiação UVA) são iguais o ano todo, e estes não são bloqueados pelas nuvens nem pelos vidros das janelas do seu carro ou escritório. Tenha sempre em mente que o uso de protetor solar facial é essencial para manter a sua pele jovem e livre de doenças. A causa número 1 do desen-volvimento prematuro de rugas e envelhecimento de pele está associada aos danos causados pelos raios solares.

Como escolher o protetor solar?O 1º passo para escolher o melhor protetor solar é pro-

curar um protetor que bloqueia os raios UVA e UVB. Ou seja, quanto melhor for o fi ltro solar, maior a sua capaci-dade de proteger contra as queimaduras solares, câncer de pele e envelhecimento da pele.

O protetor solar deve conter pelo menos um Fator de Proteção Solar 15 (FPS 15-). Pode conferir nas embala-gens o FPS. Peles mais claras requerem um fator de prote-ção solar mais elevado, enquanto as peles morenas reque-rem FPS menores, porém sempre acima de 15. No Verão, como a exposição aos raios UVA e UVB são maiores, o FPS do seu protetor também deve ser maior.

Verifi que se o fi ltro solar é indicado para o seu tipo de pele e adequado para a atividade que você vai fazer. Se você vai nadar ou fi zer exercício físico, é melhor comprar um protetor solar à prova de água ou suor.

Como aplicar o protetor solar?Como é natural, as pessoas necessitam se expor ao sol

no seu dia-a-dia para se deslocarem de um lado para o ou-tro ou até para saborear um belo dia de praia. No entanto, é importante que você considere evitar o sol nas horas em que este está mais forte, e usar roupas que protejam a maior área possível da sua pele. Se você tem que se expor ao sol então é importante saber como aplicar o fi ltro solar:

Tenha em atenção o tempo: A sua pele não absorve de imediato o protetor solar, aplique-o 20 a 30 minutos antes de se expor aos raios solares para que este possa proteger efi cazmente a sua pele.

Aplique o produto: Certifi que-se que os ingredientes do protetor solar são bem misturados, agite bem o frasco antes de extrair o produto. Em seguida, coloque aproxi-madamente duas colheres de sopa do protetor em sua mão (se for usar em todo o corpo) ou uma colher de chá (se for usar só no rosto, mãos e pescoço). Esfregue o protetor solar em todas as áreas do corpo que podem ser expostas ao sol.

Reaplique quando for necessário: Depois de ter estado exposto ao sol entre 2 a 3 horas ou menos se você foi na-dar, suou, ou esfregou uma toalha, reaplique o fi ltro solar por todas as áreas que vão ser expostas ao sol novamente.

Page 5: Folha maggio Ano II Ed. 38

5Geral16 de Dezembro de 2013

va e a Prefeitura. “Com esta parceria podemos chegar ainda mais longe, podendo oferecer sempre o melhor para todos os associados da Coorsel. Para nós é muito gratifi cante apoiar o espor-te em todos os seguimen-tos, ainda quero agradecer a equipe campeã dos vetera-nos pela honraria de ostentar meu nome em seus unifor-mes”, conclui Vitorassi.

No último sábado (07), aconteceu no ginásio de es-portes do município de Pe-dras Grandes, o evento de premiação e encerramento da Copa Coorsel de Futsal. O campeonato realizado pela Prefeitura de Pedras Gran-des, teve como título Coorsel devido a parceria da Coope-rativa junto ao departamento de esporte da prefeitura mu-nicipal. A Coorsel juntamen-te com a Pousada da Imigra-

Talento = DinheiroQue o ano passou rápido, não é novi-

dade pra ninguém. Nesta época do ano é comum a agitação. As pessoas vão à busca de presentes, arrumação da casa, compras e mais compras, um amigo secreto ali, uma comemoração aqui e haja dinheiro para tudo. Deixar tudo para última hora não é prudente, endividar-se também não. Não é porque todos compram que também deve comprar e, sair gastando até o que não tem. Muita calma nesta hora: lápis e papel na mão é preciso planejar: veja quanto você tem e quanto receberá neste mês, diminua as dívidas (prestações, supermercado, água e luz, etc.), quanto sobrou? É com parte da sobra que você comprará seus presen-tes. Não sobrou nada? E vai se endividar? Cuidado! os primeiros meses do ano são de redobrada atenção. É comum encontrar-mos pessoas tristes por estarem atoladas em dívidas, lembre-se Deus não disse para você se endividar e sim que Ele abençoará multiplicando o que você tem. Claro que milagres também acontecem, sua situação pode mudar da noite para o dia, questão de fé. Deus é fi el.

É prudente começar o ano guardando parte dos ganhos para a realização das compras e gastos de fi m de ano, fi ca a dica. Mas se estás endividado, primeiro peça a Deus perdão por ter gastado além do que poderia; segundo, determine um tempo para o pagamento delas (três meses, seis meses...); procure seus credores renegocie e pague dentro do prazo estipulado, e não faça dívidas durante este tempo, não com-pre supérfl uos, procure economizar o má-ximo que pode. Faça sobrar. Quanto aos presentes se achar necessário, dê coisas simples dentro de tuas possibilidades. Faça pães, bolachas, capriche na embalagem, visite, abrace, ore junto, abençoe, ame.

Veja o que diz a parábola dos talentos:

Um homem, partindo para fora da ter-ra, chamou os seus empregados, e entre-gou-lhes os seus bens. E a um deu cinco

ção patrocinou a premiação da competição. “È de grande importância este apoio e par-ceria da Coorsel, pois é atra-vés destas parcerias que con-seguimos dar vida ao esporte no município,” afi rma o di-retor de esportes de Pedras Grandes Claudemir Pagno.

O Presidente da Coorsel, Vitorassi esteve presente no ato da premiação, e também considera importante esta parceria entre a Cooperati-

talentos e a outro, dois, outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o di-nheiro do seu senhor. E muito tempo de-pois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então se aproximou o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: O Senhor entre-gou-me cinco talentos; eis aqui outros cin-co talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está servidor bom e fi el. Sobre o pouco foste fi el, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: O Senhor entregou-me dois talentos; eis que com eles granjeei ou-tros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fi el servidor. Sobre o pou-co foste fi el, sobre muito te colocarei; en-tra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajun-tas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu se-nhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe, pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que ti-ver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á ti-rado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; Mateus 25:14-30

Tudo que existe pertence a Deus, sejamos servidores úteis.Tenha um natal muito abençoado, que

Jesus Cristo esteja no centro de sua vida, que sua mesa esteja farta, e o aniversarian-te é Cristo Jesus!

Caminhão com carga em excesso de peso é multado em Treze de MaioApesar de frequentes abordagens e alertas da policia, alguns motoristas de caminhão insis-tem em transportar carga com excesso de peso, danifi cando o asfalto no Centro da cidade e região, além de sujar as ruas e muitas vezes soltando material da carroceria, pondo em risco a segurança dos transeuntes. Na data de 11/12/2013 o caminhão VW de placas LSS-0019 estava transportando uma carga com excesso de peso, saindo da localidade de Vila Maria para o Centro da cidade, quando foi abordado por policiais militares, sendo multado e reco-lhido o caminhão. Alguns motoristas de caminhão com mais de 10.000 toneladas, também insistem em transitar pela Rua Otavio Rechia, no Centro da cidade, apesar da existência de PLACA indicando o peso máximo de 12 toneladas.Vários alertas já foram dados pela policia militar, sendo que doravante, não resta alternativa a não ser a realização de abordagens e consequente emissão de notifi cações. Transitar com excesso de peso código 683-10: Infração média (4 pontos) o valor da multa é de acordo com o excesso fl agrado na balança. Precisando, é só chamarPolícia Militar - Disque: 190/ (048) 36250445 (24 h por dia)Polícia Civil – Disque: (048) 36250298Exija que toda a família, inclusive as crianças saibam de cor esse telefone ou chame a Po-lícia Militar mais próxima.

Cantor Luan Santana grava mensagem do ProerdO cantor Luan Santana, um dos maiores ídolos das crianças e adolescentes, gravou uma mensagem aos alunos do PROERD-Programa Educacional de Resistêncas às drogas. A idéia de procurar o cantor, partiu do policial militar Andrei, que trabalha no município de Gravatal. Andrei fez contato com a produção de Luan Santana, enquanto ele estava em tur-nê pela região de Tubarão. Na mensagem Luan disse que também já participou do Proerd, elogiando o programa de combate às drogas e os participantes.

Golpe do guinchoO chamado golpe do guincho já é conhecido, mas continua fazendo vítimas. No dia 11/12/2013 um homem de 63 anos, no município de Braço do Norte, perdeu a quantia de R$ 1.300,00 em dinheiro, depois de ter atendido uma ligação e acreditado na história con-tada pelos golpistas. A conversa é sempre a mesma, ou seja, o golpista entra em contato por telefone e se faz passar por um familiar ou amigo da vítima. Conta que estava indo visitá-la, mas o veículo em que estava estragou no caminho, então pede que a vítima faça um depósi-to em uma conta corrente, que supostamente ele retiraria em um caixa automático próximo ao local onde se encontraria, para pagar o guincho ou providenciar o conserto. Um casal de idosos, também de Braço do Norte, por pouco também não caiu no golpe. Por sorte, o fi lho do casal tomou conhecimento e impediu que o depósito fosse feito.Uma mulher no município de Sangão, também caiu no mesmo golpe, depositando a quantia de R$ 1.500,00. Segundo investigações da Polícia Civil, algumas destas ligações partem de presídios. Neste ano, umas dez pessoas já foram vitimas deste golpe na região de Tubarão.Difi cilmente o dinheiro depositado é recuperado, vez que o golpista já tem um esque a em que, na hora que o dinheiro entra na conta, é sacado imediatamente em caixa eletrônico em algum lugar do país. Portanto fi quem alerta, procurando sempre avisar um vizinho, um amigo ou a própria policia, quando alguém lhe ligar.

Homicídio é solucionadoApós alguns meses de investigações, policiais civis de Tubarão solucionaram o assassinato de Idiomar Mendes Borges, de 35 anos. Ele foi encontrado morto no interior de Pedras Grandes, dentro de seu veículo, no dia 17/06/2013. Suspeitas contra familiares da ex-com-panheira da vítima fi zeram com que os policiais requeressem à Justiça um mandado de busca e apreensão. Na casa deles, foram apreendidos pela policia uma espingarda, um rifl e, cartuchos e estojos de munições para vários calibres. Pai e fi lho, de 40 e 22 anos, foram pre-sos em fl agrante, mas liberados após pagamento de fi ança, de acordo com a legislação em vigor. Em interrogatório na delegacia, eles confessaram o crime, alegando legítima defesa. Na versão deles, o crime teria sido praticado porque a vítima estava transtornada em busca de drogas e teria ameaçado de morte alguns familiares. Idiomar estaria indignado com o fi m do relacionamento com a companheira, a qual é paren-te dos autores do crime. Quando a vítima estacionou o carro e abriu a porta, o rapaz de 22 anos efetuou o disparo que o atingiu. Desesperados, pai, fi lho e outro parente resolveram retirar o corpo do local, abandonando-o com o veículo no município de Pedras Grandes.

Vitorassi participa de premiação da Copa Coorsel de Futsal

Fonte: Assessoria de Imprensa Coorsel

Page 6: Folha maggio Ano II Ed. 38

6 Geral 16 de Dezembro de 2013

Delegado de Treze de Maio faz balanço sobre atuação da PC e criminalidade no município

O delegado Julio Cesar, natural de Tubarão é policial

civil a cerca de 20 anos e está há dois anos a frente da

delegacia de Treze de Maio. Ele também presta assis-

tência às delegacias de Sangão e Pedras Grandes. Já

atuou em diversos setores dentro da polícia judiciária.

Nesta entrevista, Julio faz um balanço de sua gestão,

fala das metas, sobre o aumento da criminalidade e

concede dicas de segurança.

Folha Maggio: Como avalia esse ano de atuação a

frente da delegacia civil de Treze de Maio?

Delegado: Avalio como positivo os índices alcançados no combate à criminalidade, chegando em alguns casos, a superar nossas expectativas, apesar de estarmos cientes de que é uma busca incessante não deixar que a violência aumente na região.

Folha Maggio: Quais as metas em relação à melhoria

dos serviços policiais prestados a população?

Delegado: Temos algumas metas como: aquisição e ins-talação de câmeras de monitoramento para instalação em pontos estrategicamente escolhidos; tentar implan-tar uma central de videomonitoramento de acordo com o programa do governo que já benefi cia 54 municípios catarinenses, programa este que depende de uma parceria entre a SSP e a Prefeitura; aquisição de novas viaturas policiais, intensifi car internamento de usuários de drogas e dependentes de bebida alcoólica em clinica conveniada com a prefeitura municipal; aumento do efetivo policial objetivando intensifi car rondas em todas as comunidades e agilizar as investigações em andamento.

Folha Maggio: Esse ano houve um aumento considerá-

vel de furtos no município. Quantas quadrilhas foram

presas? O que foi feito para amenizar os assaltos?

Delegado: Este ano houve aumento de furtos em resi-dências em vários municípios, principalmente em áreas rurais, não sendo diferente em Treze de Maio, o que nos obrigou a redobrar os esforços, intensifi cando as rondas policiais e repensando as estratégias até então utilizadas, buscando-se uma maior integração com policiais de mu-nicípios vizinhos e analise de rotas de fuga utilizadas pe-los meliantes, além de resposta mais rápida e efi caz ao combate aos delitos ocorridos. Durante este ano já foram presos 11 indivíduos envolvidos em furtos na região e es-

tão em andamento vários inquéritos policiais que apuram estes crimes e que já identifi caram outros autores de fur-to, os quais oportunamente terão suas prisões requeridas ao poder judiciário.

Folha Maggio: Com a chegada do verão, muitos mo-

radores se deslocam para as praias e as casas fi cam a

mercê dos assaltantes principalmente no interior do

município. Será realizada alguma operação especial

neste fi m de ano reforçando a segurança?

Delegado: Com a chegada do verão, as rondas continu-arão intensifi cadas em todas as comunidades, sendo que se buscará maior integração e apoio de policiais de mu-nicípios vizinhos. É necessário que a comunidade fi que atenta a pessoas e veículos suspeitos, comunicando ime-diatamente a policia.

Folha Maggio: Quais os maiores problemas que temos

aqui em nossa sociedade?

Delegado: Os maiores problemas que temos aqui são confl itos familiares e dependentes de álcool e drogas. Atualmente tem aumentado os registros de golpes pela internet ou por telefone, como por exemplo: pedido de depósito em dinheiro porque ganhou o “avião do Faus-tão”, ganhou casa ou carro do SBT ou qualquer outra emissora, pagou taxa de empréstimo que não existe, mandou dinheiro para parente que queria arrumar o car-ro (golpe do guincho), golpe do sequestro (alguém pede para depositar dinheiro porque teria sequestrado algum parente), golpe do cheque clonado (o golpista adquire um cheque de pequeno valor emitido pela vitima e através de produto químico apaga o preenchimento, fazendo um novo valor), pagamento pela internet duplicata ou boleto bancário que não existe. Portanto fi car atento, cuidado na abertura de seus e-mail’s em razão de ataques de “ra-cker” e vírus. Lembre-se: nenhuma empresa séria manda alguém depositar algum dinheiro em alguma conta para receber algum premio. Também não mande créditos para telefone celular porque foi informado que ganhou algum premio, pois com certeza é golpe. Sempre consulte um amigo, vizinho ou a policia quando receber qualquer pro-posta destas, a fi m de certifi car que não seja golpe.

Folha Maggio: Baseado que o furto e o tráfi co de dro-

gas são problemas constantes no município, a socieda-

de deveria colaborar mais. Existe algum canal da polí-

cia para denúncia? Precisa se identifi car?

Delegado: Denúncia de tráfi co de drogas ou qualquer outro crime no município poderá ser feito através do te-lefone 3631-9383, 3625-0298,190 e 181. Não precisa se identifi car.

Folha Maggio: Qual o caso de maior repercussão aten-

dido pela polícia civil de Treze de Maio no tempo em

que o senhor está à frente da repartição?

Delegado: O caso de maior repercussão atendido pela policia de Treze de Maio nestes dois últimos anos foi à prisão de uma quadrilha de cinco homens que iriam prati-car assalto numa empresa, sendo que todos estavam por-tando arma de fogo e, através de uma ação rápida da po-licia eles foram todos presos em fl agrante, neutralizando a ação criminosa. Mais recentemente tivemos a prisão de uma quadrilha que arrombaram o Banco do Brasil, prisão de cinco homens envolvidos com drogas, prisão de dois

assaltantes, entre outros.

Folha Maggio: Sobre o aumento da criminalidade en-

tre os adolescentes e o debate sobre a redução da maio-

ridade penal, o que o senhor pode dizer a respeito?

Delegado: No nosso município quase não se verifi ca aumento de criminalidade entre adolescentes, graças a um trabalho realizado pelos próprios pais, professores, conselho tutelar, policia militar (Proerd), entre outras entidades ligadas a prefeitura municipal. De um modo geral, problema do adolescente infrator é a aplicação da legislação do ECA (Estatuto da Criança e do Adoles-cente), onde as sanções são menos severas. Para alguns ligados ao mundo do crime, eles têm o sentimento de impunidade. Apesar disso, no município, todos os casos envolvendo menores foram tratados com rigor dentro da legislação, inclusive com internação de alguns em cli-nicas conveniadas com a Prefeitura Municipal. Quanto à redução da maioridade penal, até poderia ser aplicada com efi ciência, a exemplo de alguns países, porém com a realidade do Brasil em que os Presídios estão superlo-tados, não resolveria esta questão. Em minha opinião é necessário reestruturar as unidades que abrigam menores infratores, fazendo com que eles trabalhem e estudem naquele local, dentro de uma rígida disciplina e respeito. Quanto a superlotação nos Presídios, não vejo alternativa a não ser investir na ressocialização dos presos, ou seja, criar alternativas para que o preso possa trabalhar. Por exemplo, estive recentemente no Presídio de Criciúma junto com a coordenadora e o presidente do Conselho de Segurança de Tubarão, onde analisamos um projeto sim-ples de fabricação de lajotas no pátio do Presídio, onde os presos tem oportunidade de trabalhar, ganhando dinhei-ro para ajudar no sustento da família e redução da pena. Este projeto, de baixo custo, estamos tentando instalar no Presídio de Tubarão, o que benefi ciará vários detentos e a própria sociedade.

Folha Maggio: O que mais te satisfaz em sua profi ssão?

Delegado: O que mais me satisfaz na minha profi ssão é quando conseguimos resolver totalmente os problemas das vitimas e quando dependentes de drogas (lícitas ou ilícitas) são internados e conseguem voltar normalmente ao convívio social e familiar.

Folha Maggio: Quais as dicas de segurança que o se-

nhor pode deixar a população que participará das fes-

tas de fi m de ano?

Delegado: A população pode se proteger dos ataques de ladrões, utilizando alarme, câmeras, cães, grades em ja-nelas e portas, bem como instalação de lâmpadas com células fotossensíveis. Peça a vizinhos ou parentes que ajudem a cuidar da residência, fi cando atento a estranhos e suspeitos, ligando imediatamente para a policia.

Dicas de segurança para quem participará das festas

de fi m de ano:

Se beber não dirija e evite os exageros; fi que atento às mudanças no trânsito e estacione seu carro em local segu-ro (instale um alarme ou uma simples trava ou qualquer dispositivo que impeça e/ou difi culte a ação de ladrões); nunca exiba grande quantia em dinheiro em público, nem ostente jóias, cartão de crédito e objetos de valor, carre-gue apenas o essencial, seja discreto (a).

Page 7: Folha maggio Ano II Ed. 38

7Geral16 de Dezembro de 2013

Amurel divulga Índice de Participação dos Municípios (IPM) no ICMS de 2014

rel e também no Estado, já que divide esta posição com os municípios de Rio Rufi no e Matos Costa.

A elaboração do IPM leva em conta o movimento econômico do município, também conhecido como Valor Adicionado (VA). É ele que determina quanto cada prefeitura receberá no ano seguinte do ICMS arre-cadado pelo Estado. “No ge-ral, o VA cresceu 10%. Vale destacar que os municípios tiveram a oportunidade de contestar os índices provi-sórios”, afi rma Ari Pritsch, assessor de Assuntos Tribu-tários da SEF.

No Estado, Joinville per-manece na primeira posição com 9,68% de participação no bolo, uma leve queda de 0,4% em relação ao índice de 2013. O município de Itajaí, que segue na segun-da colocação com 7,42%

A AMUREL, enquanto entidade representativa dos municípios, responsável pelo acompanhamento do movimento econômico e as-sessoramento dos mesmos, divulga o Índice de Partici-pação dos Municípios (IPM) no repasse constitucional de ICMS para o ano de 2014. As informações são basea-das no índice publicado pela Secretaria de Estado da Fa-zenda na última quarta-fei-ra, 4 de dezembro.

Tubarão continua sen-do o município da região com maior participação no ICMS, ocupando a primei-ra colocação na Amurel e a 15ª no Estado. O município apresentou um aumento no Índice de Participação dos Municípios de 2,79%, bem abaixo do primeiro coloca-do neste quesito que é São Ludgero, com crescimento de 4,87% no índice. Pesca-ria Brava é o último no Índi-ce de Participação na Amu-

de índice de participação, cresceu 5,9%. A Prefeitura de Blumenau é a que fi cará com a terceira maior partici-pação na partilha do ICMS, 5,29%%, um incremento de 1,9%.

Crescimentose quedas

A região da Amurel se manteve estável em relação aos índices do ano passado. Nem os municípios com maior crescimento, nem os que registraram maiores quedas não estão na Amurel.

Cinco municípios ti-veram queda no índice de ICMS na Amurel: Capivari de Baixo (6,65%); Laguna (-5,91%); Pescaria Brava (-1,70%); Sangão (-1,26%); e São Martinho (-1,29%). Já no Valor Econômico Seis tiveram queda: Capi-vari de Baixo (-12,98%);

Laguna (-1,67%); Pescaria Brava (-12,52%); Sangão (-3,13%); e São Martinho (-0,56%). O município da Amurel que mais cresceu em Valor Econômico foi Rio Fortuna, com 41,2%. As explicações para a queda ou crescimento precisam ser avaliadas de forma detalha-da e individualmente.

Saiba mais:

Como é feito o cálculo

- O VA, também conhecido como movimento econô-mico, é o principal critério utilizado para a partilha do ICMS entre os municípios. Por lei, o Estado deve repas-sar 25% da arrecadação do ICMS para as prefeituras. Destes, 15% são divididos igualmente entre os 295 mu-nicípios e 85% são distribu-ídos de acordo com o Valor Adicionado (ou Movimento Econômico) de cada cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Amurel

Page 8: Folha maggio Ano II Ed. 38

à Epagri. “Estamos satisfeitos com o trabalho que a Epagri tem oferecido ao produtor rural, pois o resultado tem superado as expectativas e, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, sempre obtivemos bons re-sultados, pois acreditamos na importância deste incentivo ao desenvolvermos técnicas para agregar valor às proprie-dades, sem esquecer o lado social e ambiental”, afi rmou.

Para dar continuidade aos trabalhos de extensão rural e assistência técnica aos peque-nos produtores de Treze de Maio, o Prefeito do município, Clésio Bardini de Biasi rece-beu nesta manhã de terça (10), o Gerente Regional da Epagri, Luiz Marcos Bora, para a re-novação do convênio de coo-peração técnica com a Epagri.

O convênio tem a fi na-lidade de estabelecer ações básicas de cooperação técnica

entre a empresa do governo es-tadual e o município, para exe-cução de trabalhos de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural. Na ocasião também foi apresenta-do à administração municipal Gustavo Gimi Santos Claudini, que irá ocupar o cargo de Ge-rente Regional no próximo ano em virtude da aposentadoria de Luiz Carlos Bora.

O prefeito garantiu a reno-vação do contrato e total apoio

8 Geral 16 de Dezembro de 2013

Treze de Maio recebe placas de sinalização dos pontos turísticos

Treze de Maio recebe veículo para assistência social

Núcleo Municipal de Ensino será reaberto

Prefeitura de Treze de Maio e Epagri reafi rmam parceria

Abertura do Natal Luz 2013 foi um sucessoluntários contribuíram para que o Natal Luz 2013 fosse possível. A cidade está linda e graças ao esforço de cada um em decorar as árvores e fachadas de suas casas e lojas. A todos estes, o nosso muito obrigado”, agradeceu.

Após a solenidade de abertura e o acendimento das luzes ocorreu um show de fogos de artifício. Em seguida todos se dirigiram para frente da casa do Papai Noel para esperar o bom ve-lhinho que distribuiu balas às crianças abrilhantando ainda mais a noite.

identifi cação dos diversos pontos turísticos do municí-pio além de identifi car Tre-ze de Maio como parte in-tegrante do roteiro turístico Encantos do Sul”, afi rmou.

prefeito Clesio afi rmou que o veículo será utilizado para as assistentes sociais e técni-cas fazerem a busca ativa das famílias que se encontram em vulnerabilidade social. “Dessa forma mais famílias de baixa renda poderão ade-rir e acessar programas e re-cursos do Governo Federal e Estadual” ressaltou.

escola faz parte do nosso pa-trimônio, e a reabertura desta escola mostra que o governo municipal prima por uma edu-cação que preze os valores e contribua para a formação da sociedade”, comentou.

Uma noite mágica, com brilho, emoção e alegria como o Natal deve ser. Este foi o sentimento que tomou posse das mais de 2 mil pessoas que lotaram a Avenida 07 de Setembro em Treze de Maio nesta sexta (06) para verem de perto a abertura do Natal Luz 2013. A cerimônia foi acompa-nhada pelo prefeito Clesio Bardini de Biasi e esposa, o Vice-Prefeito Agnaldo Carara e sua noiva, além do Deputado Jorge Boeira, Laércio Menegaz Júnior, representando o Deputado

Treze de Maio conta agora com novas placas in-dicativas dos pontos turís-ticos da cidade. O projeto foi lançado pela Secreta-ria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte na época que Beto Martins ocupa-va o cargo de secretário e contemplou 30 municípios, sendo que a secretaria mu-nicipal de Educação, Es-porte, Cultura e Turismo intermediou o projeto com o Estado. “Precisamos pensar na valorização do turismo regional e essa é uma grande oportunidade de melhorar a receptividade a quem nos visita”, afi rmou na época o então secretário

Em uma solenidade nes-ta terça (10), o prefeito de Treze de Maio Clesio Bardi-ni de Biasi e o Vice-Prefeito Agnaldo Carara estiveram na capital do Estado para receber um veículo Corsa Classic 0 Km do governador Raimundo Colombo, do vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da As-sistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, que será usado na prestação dos ser-viços de assistência social.

Para a Coordenadora do Departamento de Promo-ção Social, Jadina de Pieri Nandi, o veículo será usado pelo Departamento de Pro-

O Núcleo Municipal de En-sino Rio Vargedo, em Treze de Maio será reativada em 2014 após uma reunião envolvendo a administração municipal e co-munidade devido ao aumento da demanda de alunos.

A secretária municipal de Educação, Mariléia Burato de Pieri Bressan explica que esta decisão teve muito a ver com a decisão dos pais da localida-de. “Reunimos todos em uma reunião nesta terça (10) e ex-plicamos a situação, sendo que por unanimidade a população decidiu a reabertura do Núcleo, e como estamos focados no bem estar dos alunos e de suas

Matérias / Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Joares Ponticelli, Vereado-res, secretários entre outras autoridades.

O Deputado Boeira des-tacou que natal é época de resgatar valores: “Fazer o bem está no coração e mente de cada um, e posso afi rmar que Treze de Maio é um exemplo de dedicação, em-preendedorismo e oportuni-dades”, afi rmou o Deputado.

O prefeito Clesio em seu discurso ressaltou a alegria em contar com tantas pes-soas na realização de mais um Natal. “Servidores, co-merciantes, entidades e vo-

Beto Martins.De acordo com o prefei-

to Clesio Bardini de Biasi, Treze de Maio não tinha este tipo de sinalização. “As informações irão ajudar na

moção Social para a proteção social dos idosos, pessoas com defi ciência, mulheres, crianças e adolescentes, que não acessam os programas governamentais e estão des-protegidos. Também ajudará a dar suporte para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Feliz com a conquista, o

famílias, acatamos a decisão”, comentou.

O prefeito Clesio Bardini de Biasi e o Vice-Prefeito Ag-naldo Carara que também par-ticiparam de todo o processo comemoraram a decisão. “Esta

Page 9: Folha maggio Ano II Ed. 38

9Geral16 de Dezembro de 2013

ASVEST encerra o ano com balanço positivo

Trezemaienses participam do ENALIC em Minas Geraisnalidades.

As acadêmicas Lidiani e Amabille são bolsistas do pro-grama PIBID e realizam seus projetos na Escola Básica Fá-bio Silva, na comunidade de Fábio Silva em Tubarão-SC. Junto a elas estão as bolsistas Karizy, Joselli e Hitla e a su-pervisora Rosa Lúcio. O pro-jeto realizado recebeu o título de “Minha vida e a Escola” e foi um dos cinco selecionados pela UNISUL para o evento em Uberaba.

Além das atividades do evento, os acadêmicos e super-visores da Unisul, visitaram os pontos turísticos de Uberaba, e em São Paulo, o Museu da Lín-gua Portuguesa.

A Associação das Indús-trias do Vestuário de Treze de Maio – ASVEST conquistou mais um benefício aos associa-dos fi nalizando o ano com boas perspectivas e balanço positivo. Os empresários estavam em busca de um espaço físico se-guro para deixar os fi lhos dos funcionários durante o período de férias. Nos últimos dias, a presidente da associação, Sil-mara Savi Marcon se reuniu com o prefeito municipal Cle-sio Bardini Debiasi que atendeu o apelo dos associados conce-dendo o espaço público para o desenvolvimento das atividades com as crianças solucionando o impasse.

“Agradecemos ao prefeito por ter atendido as necessidades da associação e de maneira es-pecial, a secretária de educação que não mediu esforços para que esse entendimento entre empresários e poder público se resolvesse de maneira que to-dos saíssem satisfeitos. Tenho

Mensagem de agradecimento

“Queremos agradecer a Deus por esse ano que passou. A associação tomou força, colocou-se a público e hoje temos um grupo de empresários lutando por um objetivo em comum. Estamos crescendo em proporção satisfatória, onde nosso horizonte começa clarear nos fazendo perceber a importância que temos em nosso município, e unidos podemos com certeza trazer benefícios para que melhore ainda mais o nosso setor.

Sabemos que é um setor competitivo, e se não cuidarmos, outros municípios podem se estruturar e conquistar trabalho junto às empresas que levarão a produção onde a logística seja mais viável. É sim uma preocupação nossa e estamos buscando parcerias junto ao poder público municipal entre outras associações para juntos gerarmos cada vez mais empregos e qualidade de vida aos cidadãos.

Agradecemos novamente a Deus que nos deu saúde para enfrentarmos mais um ano. Desejamos a todos os funcionários dos associados um feliz e santo natal e um próspero ano novo!

Talvez tudo que queríamos não se concretizou, mas o fato de estarmos respirando sem precisarmos de um aparelho já é motivo sufi ciente para louvar esse Deus maravilhoso que nos presenteou com mais um ano de vida e vitórias que muitos não tiveram. Obrigada a todos!

São os votos dos associados da ASVEST.

As acadêmicas de Peda-gogia da Unisul e residentes na cidade de Treze de Maio, Lidiani Morgenroth Fontana e Amabille Pauline Carvalho participaram do “IV Encontro Nacional das Licenciaturas e o III Seminário Nacional do Pibid (ENALIC)” entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triangulo Mineiro, em Ubera-ba – Minas Gerais.

O evento reuniu alunos de várias áreas de licenciatura, professores da educação básica da rede pública e supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), somando mais de 4,5 mil inscritos, a fi m de apresen-

me surpreendido muito com a abertura que o prefeito tem nos dado. Nós associados acredi-tamos que juntos e em parceria encontraremos as soluções dos impasse que venham a surgir”,

tar os trabalhos realizados no ano de 2013 tendo em vista o aperfeiçoamento e a qualifi ca-ção na formação de professo-res.

As refl exões feitas durante o evento foram desenvolvidas através das conferências, mesas redondas, ofi cinas e ativida-des culturais. Contando com a presença do coordenador-geral do Programa de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesso-al de Nível Superior (Capes) Helder Eterno da Silveira; do autor, mestre e doutor em edu-cação José Carlos Libâneo e do educador português e reitor da Universidade de Lisboa, Antó-nio Nóvoa, entre outras perso-

enfatiza a presidente. A associação encerrou as

atividades do ano de 2013 com balanço positivo e já se prepara para trazer novidades e melho-rias ao setor têxtil em 2014.

Na última semana do mês de novembro reuni-ram-se na residência do Sr. Orani Gabriel na co-munidade de Linha Faus-to Júnior, o novo Diretório eleito do PMDB de Treze de Maio para comemorar a posse da executiva e de todo Diretório. Na ocasião o novo Presidente Neném Bardini usou a palavra en-fatizando sobre os novos desafi os que o partido irá enfrentar, tendo o apoio de todos os vereadores do

PMDB que estavam presen-tes e também dos fi liados e simpatizantes. “Eu sozinho não conseguirei fazer o tra-balho que deve ser feito, por isso, conto com o apoio de todos para que nós tenha-mos sucesso”, diz Neném Bardini.

A antiga executiva era formada pelo então presi-dente Lindomar Bressan Bonelli; 1º vice-presidente Clair Perdoná Modolon; 2º vice-presidente Paulino Gi-raldi; 1º secretário Marcio

PMDB de Treze de Maio elege novo diretório

Adriana Destro, coordenadora institucional Pibid UNISUL com as bolsistas do Pibid Josélli, Lidiani e Amabille e Rosa Lúcio, supervisora na Escola Fábio Silva em MG

Nandi Molon; 2º vice-se-cretário Vanessa Salvan e tesoureiro Pedrinho Si-mon.

A nova executiva eleita na última reunião do dire-tório municipal é composta pelo presidente Jaison Bar-dini (neném); 1º vice-pre-sidente Lindomar Bressan Bonelli; 2º vice-presidente Marcio Nandi Molon; 1º secretário Jucieli da Silva Depieri; 2º secretário Dan-gelo Gabriel Morona e te-soureiro Fabio Niero.

Segundo a acadêmica Li-diani “são oportunidades como estas que nos qualifi cam e nos preparam para o mercado de trabalho. Sabemos dos desa-

fi os da educação brasileira e estamos dispostas a lutar para uma urgente mudança, e temos a oportunidade de nos qualifi -car profi ssionalmente durante a

formação, que ocorre tanto na Universidade, quanto no âmbi-to escolar”.

Texto: Alisson Ribeiro Goulart

Page 10: Folha maggio Ano II Ed. 38

10 Cultura 16 de Dezembro de 2013

Natal ou dia de Natal é um feriado religioso cristão come-morado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujo calendário era baseado no calendário Juliano), o natal é comemorado no dia 7 de janeiro, originalmente destinado a celebrar o nascimento de “deus sol”, no solstício de inverno, e adaptado pela igreja católica no terceiro século d.C. para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

O natal é uma comemoração cristã, porém é comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs, como a ceia de natal, músicas natalinas, árvores de natal, pisca-pisca, guirlanda, presépios, Papai Noel.

Em Portugal o papai Noel é conhecido como pai natal. É uma fi gura mitológica popular em muitos países que são associados com presentes para crianças. Várias datas comemorativas ao nas-cimento de Jesus foram mudadas ao longo da História. No ano de 330, o Papa Júlio proclamou o dia 25 de dezembro como o dia ofi cial e o Imperador Justiniano, em 529, declarou-o feriado nacional.

Muitos costumes populares pagãos foram introduzidos ao cristianismo. Entre eles estão à troca de presentes. Outra tradição de natal é a decoração das casas, estabelecimentos comerciais e outros locais que foram introduzidas como forma de celebrar e re-lembrar o nascimento de Cristo. Com o passar dos séculos foram sendo introduzidos muitos elementos (ou símbolos) nas comemo-rações natalinas, como a árvore de natal. Existem várias versões sobre a origem da árvore de natal. Ela é considerada por alguns, como uma cristianização das tradições e rituais pagãos que incluía o uso do ramo verde.

O PresépioO presépio surgiu em 1223,

quando são Francisco de Assis, quis celebrar o natal de uma forma mais realista possível, e com permissão do Papa montou um presépio de palha, com ima-gem do menino Jesus, de Maria e José, juntamente com um boi e um jumento vivos. O sucesso foi tanto que rapidamente se espalhou por toda a Itália e posterior-mente para outros países.

Amigo secreto ou ocultoNo Brasil, é muito comum à prática entre amigos, colegas de

escola e de trabalho. Acredita-se que a brincadeira venha dos po-vos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.

Conselho Municipal de Saúde de Treze de Maio faz última reunião do ano

Nesta segunda (09), reali-zou-se a última reunião do ano do Conselho Municipal de Saú-de do Município de Treze de Maio.

Na ocasião foi aprovado o Plano Municipal da Saúde bem

como o plano de ação, que após reuniões com setores técnicos da Secretaria e Membros do Con-selho de Saúde, foi considerado adequado na gestão e execução das políticas públicas de saúde do Município, sendo estas aprovadas

por unanimidade, porém poderão ser adaptadas anualmente com emendas ou melhorias, visando sempre, o acesso à saúde pública e preventiva a todos os cidadãos.

A presidente Terezinha Re-chia Mariot agradeceu a presença

Papai NoelEstudiosos afi rmam que

a fi gura do bom velhinho foi inspirada num bispo chama-do Nicolau, que nasceu na Turquia, em 280 d.C. O bis-po, homem de bom coração costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. A associação da imagem de Nicolau acon-teceu na Alemanha e espalho-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santo Claus, no Brasil de Papai Noel.

A ceiaA história da ceia na vés-

pera de natal é um dos mis-térios natalinos para os quais os livros de história não apon-tam muito bem sua verdadei-ra origem. Alguns acreditam que tenham viajado gerações pelos séculos quando as fes-tas do dia 25 de dezembro eram em homenagem ao Sol e o banquete à meia noite oferecido ao deus da agricultura para que a colheita fosse próspera. Já outra versão, conta de que a farta ceia recheada de frutos típicos do in-verno nórdico, como as nozes, viria dos protestantes.

O pinheiroO pinheiro como árvore

de natal vem desde quando as festas eram pagãs. Acredi-tava-se que como ele perma-necia verde mesmo durante o inverno mais rigoroso, seria imune as bruxas e espíritos ruins, supostamente culpados pelo desaparecimento tem-porário do Sol. O costume de decorar a árvore de natal como atualmente, é herança alemã e, segundo historiado-res, vem do século 16, quan-do alguns cristãos passaram a construir pirâmides de ma-deiras e enfeitá-las com folhas e velas. Um dos objetivos mais importantes da comemoração do natal é a troca de presentes, po-

rém esta troca e muitos outros aspectos da festa natalina, envol-vem um grande aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos. A festa tornou-se um acontecimento signifi cativo e atraente para a atividade econômica em todos os setores, tanto os varejistas como para as empresas. O impacto econômico do natal é um fator que têm crescido ao longo dos últimos séculos. É o maior estímulo econômico anual dos países. As vendas aumentam consideravelmente.

Contudo, infelizmente é nítido o distanciamento que vem ocorrendo entre as pessoas em busca do real sentido do natal, que é lembrar o nascimento de Jesus Cristo, em troca do materialismo e dos personagens místicos.

Curiosidade sobre o Natal

• O Verdadeiro papai Noel vem da Turquia, e não da Lapô-nia. Rovaniemi, na Lapônia (Finlândia), recebe cerca de 600 mil cartas por ano endereçadas ao “bom velhinho”.

• 85% das crianças de 4 anos acreditam que ele exista. Entre as de 8 anos, apenas 25%.

• Os norte-americanos gastam, em média US$ 900 em pre-sentes no natal.

• As bolas natalinas surgiram para substituir os enfeites mais antigos das árvores, como maçã e pedras que eram amarra-das nos pinheiros.

• O peru passou a integrar a ceia de natal por iniciativa dos espanhóis durante o século XVI, que o adotaram em substi-tuição a aves mais caras como o faisão e o cisne.

• O hábito teria se difundido em toda a Europa e, mais tar-de alcançando a América, inclusive nos pratos das famílias brasileiras.

• O Panetone: não existe uma explicação ofi cial. Uma das versões diz que o panetone foi criado em 900, na Itália pelo padeiro Tone, batizado, então de pane de Tone. O que se sabe é que o panetone foi introduzido ao Brasil pelos imigrantes italianos após a Segunda Guerra Mundial.

• As cores predominantes do natal são o verde, vermelho e o dourado.

de todos e reconheceu a união da equipe em prol da saúde do mu-nicípio, já que o Conselho tem a função de ajudar a fi scalizar e aprovar os projetos nesta área tão importante em Treze de Maio.

Origem do Natal e seus símbolos

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Page 11: Folha maggio Ano II Ed. 38

11Esporte16 de Dezembro de 2013

Chapecoense, Criciúma e Figueirense colocam Santa Catarina como o segundo estado com mais times na Série A

Tubaronenses viajam à Índia para disputar Mundial

Santa Catarina será o se-gundo estado a mais receber jogos da elite do Brasileirão 2014. Ao todo serão 57 par-tidas da Série A em SC. Com a confi rmação do Criciúma, teremos três times na elite, e apenas São Paulo, com cin-co representantes, receberá mais jogos.

É o maior número de ca-tarinenses entre os melhores do Brasil desde a era de pon-

Participaram quatro

tubaronenses do Campe-

onato Mundial de Karatê

IKGA - Estilo Goju-Ryu,

que começou na terça (10)

fi nalizando nesta segunda

(16) em Mumbai, na Índia.

Os karatecas são integran-

tes da Associação Impacto

de Karatê, de Tubarão. Re-

presentaram o Brasil, Ro-

tos corridos, e a única exce-ção na história do Brasileirão ocorre em 1979 quando o campeonato contou com 84 clubes.

Para Criciúma, Figuei-rense e Chapecoense estar entre os grandes do futebol brasileiro é certeza de valo-rização da marca do clube. É mais dinheiro no caixa com o aumento das cotas de televi-são e um desafi o pela frente.

gério de Souza Paes Júnior,

Jurandir Favarin, André de

Souza e o professor e atle-

ta Fabrício de Souza. Os

atletas vêm seguindo um

cronograma de treinos bem

intenso. “Este é um sonho

que buscamos ao longo de

toda a nossa carreira espor-

tiva, e que foi possível ago-

ra. Fizemos o nosso melhor

“A série A chega com dois grandes problemas. O pri-meiro é o altíssimo grau de competividade, muito maior que na Série B. E o outro, talvez o segredo, é como ren-tabilizar o clube durante esse período”, avalia Amir Somo-ggi, consultor de marketing e gestão esportiva.

Para Somoggi, além de montar um plantel compe-titivo, os clubes precisam

realizar ações de marketing para envolver os torcedores em um ciclo de consumo. Vender camisetas, bandei-ras e promover eventos que vendam o orgulho de ser Sé-rie A. É a partir desse ponto que as mudanças deixam de ser apenas dentro das quatro linhas e pode mexer com a economia de todo o Estado. Diferente de outras forças do país, Santa Catarina pos-

sui polos regionais dentro do esporte que colaborou para a ascensão do Oeste, Sul e Ca-pital neste ano.

Com grandes jogos, os clubes de Santa Catarina também contarão com mais torcedores nas arquibanca-das. Em 2013, o Tigre teve uma média de público 11.548 torcedores, mas o Heriberto Hülse lotou em partidas con-tra Flamengo, Corinthians e

Grêmio. As vendas na loja ofi cial do clube aumentaram em 60 % neste ano de Série A e as cotas da televisão atin-giram R$ 20 milhões.

Além das pretensões in-dividuais, mais times na Sé-rie A gera uma disputa inter-na entre os catarinenses para ver quem será o melhor do estado. E dessa vez, o mini-catarinense será na primeira divisão e não na Série B.

para representar bem a ci-

dade e o país”, destaca Fa-

brício. Neste ano, os atletas

conquistaram muitas meda-

lhas e importantes vitórias,

como medalhas nos campe-

onatos estaduais, nacionais,

Joguinhos Abertos de Santa

Catarina e Jogos Abertos de

Santa Catarina (Jasc).

Argel Fucks não será o técnico do Criciúma na

temporada de 2014Depois de anunciar que

pretendia continuar no Cri-ciúma, Argel Fucks deixa o comando técnico do Tigre. O anúncio foi feito depois de uma reunião realizada na última terça-feira (10) à tarde, no Heriberto Hülse, que contou com a Diretoria de Esportes do clube. A per-manência ou não do técnico era ponto de divergência entre os membros da dire-toria, como mostrou Rodri-go Faraco em seu blog, e já suscitava o surgimento de nomes para substituí-lo.

Argel foi contratado na

23ª rodada do Brasileirão, depois de uma sequência de derrotas do técnico Vadão que colocou o Tigre na zona de rebaixamento da Série A. Em sua segunda passagem pela Carvoeiro, o técnico conseguiu novamente uma boa atuação e conquistou a permanência do Criciúma por mais um ano na elite do futebol nacional.

Na mira do Criciúma, o técnico Marquinhos Santos pode ser a nova aposta do time para a temporada 2014. O treinador com passagem pelo Coritiba em 2013 foi

citado durante a despedida do colega Argel Fucks, ter-ça-feira à tarde.

Marquinhos garantiu que não existe ainda nada de concreto em relação ao Tigre. “Não tenho nada de concreto, ainda aguardo uma proposta ofi cial. Sou-be da saída do Argel pela internet e me surpreendi. Não sei os motivos, mas ele fez um grande trabalho com o Criciúma e é um ótimo treinador”, afi rmou o técnico em entrevista ao DC.

Fonte: DC

Fonte: DS

Page 12: Folha maggio Ano II Ed. 38

12 Social 16 de Dezembro de 2013

PARABÉNS PARA VOCÊS

Parabéns para Célio Sartor Ghisi

que completou mais um ano de vida

no dia 04/12. Sua família lhe deseja

felicidades!

Felicidades ao casal Maria

Aparecida e Gelson dos Santos que

completaram 31 anos de casados no

último dia 11/12. Suas fi lhas Lysiê,

Thamara e Thaysi lhe desejam

muitas felicidades e que Deus

abençoe essa união por muitos anos.

Parabéns!

Parabéns para Maria Aparecida, essa

lindona que completou mais um ano

no dia 09/12. Que Deus te ajude e

proteja em tudo o que você fazer e

te abençoe com muita saúde, amor e

alegria. São os votos de suas fi lhas,

Luana, Lariane e Larine e seu marido

João. Te amamos e obrigada por tudo!

Cleber Marcon de Pieri completou

mais um ano de vida no dia 14/12. Seu

aniversário é motivo de alegria para

toda a família. Parabéns!!!

Parabéns para Ana Paula de Pieri

Benedet, que completará mais um

ano no dia 27/12. Que Deus abençoe

sua vida com muita paz, saúde, amor

e alegria! Felicidades.

Rendas-Crochê-GuipirUma obra de arte em roupas

Ricos em detalhes delicados aparecem de várias formas no verão e tomaram seu lugar no guarda-roupa feminino, em blusas, saias, e também em shorts, além de serem leves, tem a cara do verão. Compõem looks do dia-a-dia a ocasiões mais sofisticadas. Conheça mais sobre cada uma delas:

Renda guipirTambém chamada de guipir, gripir ou gripier, é uma renda de linho ou seda com motivos de relevo, que formam arabescos. A renda guipure tem visual mais robusto e é considerada a mais nobre das rendas. (usefashion)

CrochêAs roupas de crochê são fruto de um trabalho minucioso, mas que resultam em peças maravilhosas são na maioria das vezes, industrializadas, mas você até pode arriscar fazer artesanalmente e terá uma blusa linda e única.

RendaEstrutura que tem malhas abertas e delicadas com fios (seda, algodão, poliéster, juta, linho, lã, ráfia) que podem ser trabalhados à mão ou em tear. (portaisdamoda). A renda sempre esteve presente nas outras estações, mas no verão 2013/2014 vem com força total para refrescar e embelezar ainda mais.

#fica a dicaÉ só falar em renda que já lembramos delicadeza e romantismo, não é mesmo? Mas quem não gosta de um estilo muito fofinho, aposte nessa tendência e coloque sua cara em um look com renda, com certeza você vai encontrar alguma que combine com você.

E, graças a Deus,

mais um fim de ano

está chegando, e com

ele vem às reflexões

e pensamentos do

que fizemos de bom

e o que temos que

melhorar, e é claro,

que chegam também,

as festas. E para

ficar bem vestida em

todas elas, a Loja

Ju Modas está com

lindas peças de renda que vão deixar suas comemorações ainda

mais especiais. São também, ótimas opções de presentes para a

pessoa que você ama e quer ver sempre na moda e feliz.

E não acaba por aqui, a loja Ju Modas também está sorteando esta linda cesta de produtos Natura. E para participar é super fácil, é só comprar qualquer produto da loja e você já está concorrendo. O sorteio será feito no dia 24/12, ainda da tempo, aproveite e garanta sua chance! Desejamos a vocês um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!!!Mais informações: (48) 3625-0322 | facebook.com/JU DE Pieri