Foz do Iguaçu, 18 à 24 de agosto de 2015 | Edição 166 ... · fazer uso do carro oficial Paulo...

16
Foz do Iguaçu, 18 à 24 de agosto de 2015 | Edição 166 | Ano V | R$ 2,00 CÚMULO DA DEMAGOGIA O prefeito Reni Pereira (PSB) está fazendo exatamente o contrário do que vem dizendo nos discursos e entrevistas. Além de não cortar cargos no governo dele, passou a assinar portarias empregando mais gente na prefeitura. Resumindo, no discurso Reni Pereira diz uma coisa, mas na prática faz outra. Página 3 Paulo Rocha se irrita ao ser processado e ataca promotor Prefeito não corta cargos e faz mais nomeações no Executivo Páginas 4 e 5 Página 11 Para desespero dos adversários, ex-prefeito vem provando na justiça a inocência em todos os processos e assim mantém direitos políticos e pré-candidatura a prefeito Fábio Campana corrige nota maldosa contra Mac Donald Vândalos tascam fogo em documentos de crianças em creche abandonada Pág. 7

Transcript of Foz do Iguaçu, 18 à 24 de agosto de 2015 | Edição 166 ... · fazer uso do carro oficial Paulo...

Foz do Iguaçu, 18 à 24 de agosto de 2015 | Edição 166 | Ano V | R$ 2,00

CÚMULO DA DEMAGOGIA

O prefeito Reni Pereira (PSB) estáfazendo exatamente o contrário doque vem dizendo nos discursos eentrevistas.

Além de não cortar cargos nogoverno dele, passou a assinarportarias empregando mais gente naprefeitura. Resumindo, no discursoReni Pereira diz uma coisa, mas naprática faz outra.

Página 3Paulo Rocha se irrita ao ser processado e ataca promotor

Prefeito não corta cargos e fazmais nomeações no Executivo

Páginas 4 e 5

Página 11

Para desespero dos adversários, ex-prefeito vem provando na justiça ainocência em todos os processos e assim mantém direitos políticos epré-candidatura a prefeito

Fábio Campana corrige notamaldosa contra Mac Donald

Vândalos tascam fogo emdocumentos de criançasem creche abandonada

Pág. 7

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular2 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Os artigos assinados são de inteiraresponsabilidade de seus autores e não

representam a opinião do jornal

É uma publicação da Editora A Fronteira do Oeste Ltda.CNPJ 04.640.198/0001-29 | Insc. Municipal 30125

Telefone (45) 3029-4999 - Foz do Iguaçu / [email protected]

Jornalismo sem censura

REDAÇÃODiretor: Enrique Alliana

Claudete Desbezel | Oscar Alliana

Jornalista Responsável:Marcelo Freire - MTb: 05639/Pr

Impressão: Jornal OPARANÁ S/A

COMERCIAL

PRETO NO BRANCO

Vende-se sendo quatro em ponto de corte eseis cabeças de vacas leiteiras.

Média de 160 quilos de carne por cabeça.Interessados ligar para

(45) 9976-3050 ou (45) 9119-7557

Vende-se dez cabeças de gado Chico Brasileiro na bronca

Duso e Reni juntosMais do que a parceria política, o

presidente da Câmara, FernandoDuso, e o prefeito Reni Pereira com-partilham estratégias políticas. Na se-mana que passou ambos anunciaramcorte de cargos, mas só em 2017, ouseja, no mandato do próximo presi-dente da Câmara e prefeito, respecti-vamente. Por que não agora Sr Duso?

Os empresários de Foz não entendem o silênciodo prefeito Reni Pereira sobre o fechamento da Re-ceita Estadual. O órgão só terá atendimento de bal-cão, prejudicando toda classe empresarial. Reni Pe-reira, que é auditor fiscal licenciado em Foz, até agoranão se pronunciou publicamente sobre o assunto. Lem-brando que Reni e sua esposa Cláudia receberamdoações de auditores lotados na Receita Estadual.

Vereador em cima do muroPaulo Mac Donald esteve discur-

sando para mais de 120 membros doPTN Jovem em uma conceituada

pizzaria no centro de Foz na semanapassada. No momento do discurso, o

vereador Darci DRM tentou se escon-der debaixo da mesa para não apare-cer na foto. Porem foi flagrado pelas

câmeras do Tribuna Popular. Afinal deque lado esse vereador esta? Se diz

independente. Será.

Cabide do HospitalInteressante que o senhorFernando Duso, presidente daCâmara, e membro do Conse-lho Curador do HospitalMunicipal, não se manifestousobre o corte de cargos nohospital. Nenhum vereadorfalou no assunto. Sr Duso, porque não sugere o corte deindicados políticos no hospital?Cadê a moralidade?

O deputado Chico Brasileiro (PSD) discorda dofechamento da Receita Estadual em Foz. Brasileiro diz

que os moradores da cidade e outros municípiosatendidos terão dificuldade em obter documentos.

Sete entidades empresariais, entre elas a ACIFI, e opróprio Chico Brasileiro já pediram a revogação do

ato. Chico deve se pronunciar na Assembleia descen-do o sarrafo na medida do governador.

Disputa do Esporte

Dois nomes do Esporte podem disputar uma vagana Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. São eles:Anderson Andrade, secretário do Governo Reni, e oempresário e ex-secretário de Esportes do GovernoPaulo, Marcio Ferreira. Vai ser interessante ver os com-parativos do que cada um fez. Se realmente isso acon-tecer, é bom Anderson Andrade preparar o gogó paradefender o desgoverno Reni Pereira nos bairros.

Vitorassiesculhamba a prefeitura

O vereador Dilto Vitorassi (PV) vi-rou sua metralhadora para as bandas daprefeitura. O homem está descontentepor não ser atendido em suas solicita-ções ao prefeito. "Se tivesse alguémque poderia ganhar dinheiro aos mon-tes aqui em Foz do Iguaçu era colocarum ponto de ciclagem lá em cima naprefeitura devido a quantia de docu-mentos que mandamos lá e não setransforma em nada"

V ã o f i c a r q u i e t o s ?Será que os servidores vão ficar calados depois

que o secretário de Administração, Elizeu Liberato,falou em entrevista à Radio Cultura? O novo secretá-rio do Governo Reni disse que: " Mais de 60% dosservidores não são comprometidos. Eles não estãonem aí..."A coluna quer saber se o Sismufi tambémficará em silêncio depois dessa desastrosa opinião?

M i c o d a I v o n e

Mais uma vez a população de Foz do Iguaçu decepciona-se com a vice-prefeita, Ivone Barofaldi. Ivone disse que con-versou com o governador Beto Richa e ele estaria disposto arevogar o decreto que fechou a delegacia da Receita Estadu-al em Foz. Menos de uma semana, o governador ratificou adecisão e funcionários até começaram a se transferir. O micoda Ivone virou até capa da Gazeta.

Ren i Per e ira em s i l ênc io

318 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Custeio de viagens particulares pela Câmara motiva ação civil pública contra dois vereadoresPOLÍTICA

Paulo Rocha se irrita ao serprocessado e ataca promotorDa RedaçãoFonte: Arquivo

O vereador Paulo Rocha(PSB) e o ex-presidente daCâmara, José Carlos Neves(PMN) foram processadospela promotoria de justiçapor causa de viagens e diá-rias que o Ministério Públi-co considerou irregulares.José Carlos está cautelosoe disse que vai responder àsacusações no momentocerto e que provará a ino-cência. Já o vereador Pau-lo Rocha reagiu e está de-sancando o promotor dejustiça, Marcos CristianoAndrade.

Visivelmente desnortea-do com o processo quepode manchar a carreirapolítica, Rocha não mediuas palavras. "Esse promotortem que achar o que fazer ese ele gosta da fama eu tam-bém gosto. Ele é jovem, éinteligente, mas não temexperiência de vida. Ele nãotem que me ensinar a tra-balhar. O Brasil está viradonuma baderna e eles não fa-zem nada para melhorar.Eles têm que dizer quantogastam com auxilio paletó,quanto gastam com salário,com cargos comissionadose qual o tipo de trabalho queprestam para a sociedade",disse em entrevista publica-da na Gazeta.

Na opinião de Paulo Ro-cha, "não fazem nada e vemse meter contra vereadortrabalhador que está viajan-do com parecer jurídico.Me revolto porque entreipara melhorar o lugar ondevivo. Tem 81 obras no Por-to Meira e não tenho medode autoridade. Autoridadetem que respeitar autorida-de e os poderes têm que serharmônicos entre si".

O vereador disse que"não tem nada de irregularporque todas as viagens fo-ram para atender assunto de

interesse da coletividade.O promotor está equivoca-do. Uma das viagens foi aCascavel como represen-tante de Foz na Associaçãodas Câmaras Municipais doOeste do Paraná. "Fomos láver a questão da continui-dade de pagamento dosroyalties e o problema dofracking (processo de ex-tração de gás de xisto porfratura hidráulica do subso-lo). Disso surgiu um pro-jeto transformado em leiproibindo esta prática noMunicípio".

Para Curitiba, o vereadordisse que foi à reunião noPalácio Iguaçu e não na As-sembleia Legislativa. "Es-tive lá representando a ci-dade, protocolamos um do-cumento e com isso ajuda-mos na liberação de proje-

tos que hoje estão come-çando como a revitalizaçãodas vias marginais da BR-277. Todas as viagens fo-ram em defesa do cidadãodo Município", concluiuRocha.

O processoPaulo Rocha e Zé Car-

los são réus em ação civilpública ajuizada pela 6ªPromotoria de Justiça daComarca. A acusação é deque Paulo Rocha utilizouduas vezes um veículo daCâmara de Vereadores,com motorista, para reali-zar viagens particulares em2013. "Também teve passa-gens aéreas custeadas pelaCâmara em viagem a Curi-tiba, no mesmo ano, supos-tamente para participar deevento na Assembleia Le-

gislativa do Paraná, sem re-lação com sua atuaçãocomo vereador", consta emmatéria distribuída peloMP a todos os meios de co-municação do Paraná.

No caso da viagem à ca-pital, investigações do Mi-nistério Público do Paranáapuraram que não há na As-sembleia Legislativa regis-tro da presença do vereadorna reunião da qual ele par-ticiparia. Nas viagens, elerecebeu ainda diárias pagaspela Câmara. O outro vere-ador é réu na ação por ha-ver autorizado o custeio dasdespesas, na qualidade depresidente da Casa na épo-ca dos acontecimentos.

Conforme a ação, o en-tão presidente da Câmara,"ao autorizar o vereador afazer uso do carro oficial

Paulo Rocha está processado porque segundo o MPPaulo Rocha está processado porque segundo o MPPaulo Rocha está processado porque segundo o MPPaulo Rocha está processado porque segundo o MPPaulo Rocha está processado porque segundo o MPutilizou passagens e diárias indevidamenteutilizou passagens e diárias indevidamenteutilizou passagens e diárias indevidamenteutilizou passagens e diárias indevidamenteutilizou passagens e diárias indevidamente

Zé Carlos preferiu só responder o caso dentroZé Carlos preferiu só responder o caso dentroZé Carlos preferiu só responder o caso dentroZé Carlos preferiu só responder o caso dentroZé Carlos preferiu só responder o caso dentrodo processo e não pela mídiado processo e não pela mídiado processo e não pela mídiado processo e não pela mídiado processo e não pela mídia

da Câmara Legislativa Mu-nicipal, receber diárias epassagens aéreas para par-ticipar de eventos de suaclasse, sem nenhuma vin-culação com o desempenhode suas atribuições, por-tanto, sem interesse públi-co envolvido, praticou, jun-tamente com o referidoedil, ato visando fim proi-bido em lei, atentando, con-sequentemente, contra osprincípios norteadores daAdministração Pública, emespecial os da legalidade emoralidade".

Caso sejam condenadospor ato de improbidade ad-ministrativa, os vereadoresestarão sujeitos a penascomo perda da função pú-blica, suspensão dos direi-tos políticos e pagamentode multa.

4 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015 TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

No discurso Reni Pereira diz uma coisa, mas na prática faz outraPOLÍTICA

Prefeito não corta cargos e fazmais nomeações no ExecutivoDa RedaçãoFonte: Arquivo

Quem vem acompanhan-do as publicações no Diá-rio Oficial do Município,percebe que o prefeitoReni Pereira (PSB) estáfazendo exatamente o con-trário do que vem dizendonos discursos e entrevistas.Ele anunciou corte nos car-gos comissionados e o Tri-buna foi o primeiro a aler-tar que o projeto do prefei-to não seria válido paraesse ano, nem para o anoque vem. É só para 2017,ou seja, na próxima gestão.

Além de não cortar car-gos no governo dele, pas-sou a assinar portarias em-pregando mais gente na pre-feitura. Por exemplo, noDiário Oficial nº 2.592 de07 de agosto de 2015consta a portaria Nº 57.999em que o Prefeito Munici-pal nomeia Renê MiguelHinterholz para exercer ocargo de provimento emcomissão, Símbolo ASS-1,da Diretoria de ResidênciaMédica e Qualidade, subor-dinada à Secretaria Munici-pal da Saúde, com gratifi-

cação por representação degabinete, no percentual de60%, a partir de 7 de agos-to de 2015.

O nomeado é formadoem Contabilidade e Direi-to. É também filiado aoPSDB. Ninguém sabe se eletem alguma formação ouconhecimento na área desaúde.

Mais nomeadosPara surpresa da opinião

pública, novamente o Sr.Rubens Prates aparece no-meado. Observe que ele

não recebe o salário da Pre-feitura, pois é servidor emoutra estatal e lá seu salá-rio é maior. Entretanto, elesoma um salário igual ao dediretor, pois a gratificaçãoé de 100%, o que contra-diz o Decreto do PróprioPrefeito que limitou em60% tal gratificação. Ru-bens tem um escritório deadvocacia e patrocina a de-fesa do Prefeito.

A nomeação aparece noDiário Oficial nº 2.594 de11 de agosto de 2015 na

portaria nº 58.006 em queReni nomeia Rubens PratesJunior para exercer cargode provimento em comis-são, Símbolo ASS-1, daDiretoria de Apoio Gover-namental, subordinada àAssessoria Especial deGoverno, sem ônus paraesta Municipalidade em re-lação ao cargo, "perceben-do somente gratificaçãopor representação de gabi-nete no percentual de100% custeada pelo Muni-cípio de Foz do Iguaçu, a

qual incidirá sobre o cargoem comissão, a partir de 7de agosto de 2015".

Projeto na CâmaraO projeto do prefeito

para valer a partir de 2017a redução de cargos comis-sionados está em tramita-ção na Câmara. A oposiçãoapresentou emenda paraque a lei passe a valer den-tro de 90 dias. Os vereado-res aliados do prefeito nãosabem como justificar avalidade só a partir da en-trada de uma nova gestão.

Diante da repercussãonegativa, Reni Pereira en-caminhou outro projeto àCâmara. Segundo a novaproposta do governo, ameta é de extinguir 30%dos cargos neste ano ain-da, reordenar cargos e pro-mover novas extinções desecretarias em 2016 e rea-dequar as faixas salariaisdos cargos comissionadosem 1% do valor pago coma folha de vencimentos dosservidores de carreira domunicípio. Enquanto sepropõe a reduzir 30% noatual governo. Para os pró-ximos Reni quer reduzir70%.

Depois de editar projeto para valer só para os próximos governos,Depois de editar projeto para valer só para os próximos governos,Depois de editar projeto para valer só para os próximos governos,Depois de editar projeto para valer só para os próximos governos,Depois de editar projeto para valer só para os próximos governos,prefeito assinou nova nomeaçõesprefeito assinou nova nomeaçõesprefeito assinou nova nomeaçõesprefeito assinou nova nomeaçõesprefeito assinou nova nomeações

Presidente da Câmara usa a mesma tática do prefeitoEnquanto o executivo anuncia a redução de cargos, mas

na prática surgem novas nomeações, o Legislativo tambémestá com esta mesma tática. Na semana passada, o presi-dente da casa, Fernando Duso (PT), anunciou a extinçãode 70% dos cargos direcionados a mesa diretora da atualgestão.

Duso disse que a economia será de mais de um milhão dereais por ano e a verba será redirecionada para a melhoria nainfraestrutura dos bairros. Entretanto, o que se vê são maisgastos com a folha na Câmara Municipal. Presidente diz que

vai reduzir despesas, mas na prática dobra salário de servidor.O Diário Oficial nº 2.597 de 14 de agosto de 2015 praz a por-

taria da presidência da Câmara nº 207/2015 em que FernandoDuso designa um servidor Consultor Técnico Legislativo I, paraexercer a função de Assistente Técnico da Diretoria de Adminis-tração, a partir de 17 de julho de 2015. Para tanto concede 100%de acréscimo sobre os vencimentos mensais, a título de Gratifi-cação de Assistente Técnico de Diretoria - GA, a contar de 17 dejulho de 2015, pelo exercício de funções específicas, adicionaisàs atribuições normais do cargo.

5TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Maioria dos vereadores aliadosnão concorda com ato de Reni

Projeto que extingue comissionados a partir de 2017 causa polêmica na Câmara MunicipalPOLÍTICA

Da RedaçãoFoto: Arquivo

A maioria dos vereadoresda base aliada do prefeitonão concorda com a formaque Reni Pereira apresentouo projeto para redução decargos comissionados, va-lendo s ó a partir de 2017.O G1 ouviu a opinião de to-dos. Várias justificativas sãoapresentadas para rebater oprojeto, dentre elas de queReni não deveria interferirna futura gestão e sim cui-dar da administração dele.Veja as opiniões. (Com in-formações do G1)

Fernando Duso (PT) -"Qualquer iniciativa que ve-nha a reduzir os custos damáquina pública no setorpolítico tem o meu apoio."

Beni Rodrigues (PSB)- "Acho que ele [o prefeito]deveria retirar este projeto.Vamos conversar com eleesta semana para que façaisso."

Darci DRM (PTN) -"Não estou preparado nomomento para opinar sobreesta proposta."

Rudinei de Moura(PROS) - "Sou contra por-que não quero que terminea minha cota partidária. Éhipocrisia mandar para opróximo gestor um projetoque ele não vai conseguircumprir, já que nem o atualprefeito quis fazer."

Marino Garcia (SD) -"Estamos analisando o pro-jeto. Essa alternativa preci-sa ser muito bem analisadaporque trata de uma mudan-ça a ser aplicada na próximagestão. Temos que vercomo isto poderá ser feitosem problemas para o futu-ro."

Anice Gazzaoui (PT) -"Nós da bancada de oposi-ção, formada por mim e pe-los vereadores Nilton Boba-

Opinião dos vereadores publicada pelo G1 mostra que a maioria é contra a demagogia do prefeitoOpinião dos vereadores publicada pelo G1 mostra que a maioria é contra a demagogia do prefeitoOpinião dos vereadores publicada pelo G1 mostra que a maioria é contra a demagogia do prefeitoOpinião dos vereadores publicada pelo G1 mostra que a maioria é contra a demagogia do prefeitoOpinião dos vereadores publicada pelo G1 mostra que a maioria é contra a demagogia do prefeito

to, vamos apresentar umaemenda a esta Proposta deEmenda à Lei Orgânica paraque estes cargos sejam ex-tintos em até 90 dias. Se aideia é fazer economia, en-tão que ela seja feita agora,não no próximo mandato. Háum inchaço sim e, já que oprefeito Reni imagina que opróximo poderia governarcom menos cargos, que co-mece por ele."

Dilto Vitorassi (PV) -"O Reni poderá ou não ser oprefeito. Mas ele está que-rendo legislar para o outro,não para ele. Se é verdadeque não são necessários oscargos em comissão, entãoque não sirvam para ele. Fá-cil é legislar para os outrose não para si. Temos secre-tarias demais. É preciso re-dimensionar o serviço pú-blico."

Edílio Dall'Agnol(PSB) - "Se ele quiser re-duzir os cargos comissiona-dos, pode fazer agora, por-que não sabe quem será o

próximo prefeito. Tirar osque ocupam os [cargos deconfiança] CC2 ou CC3 vaiacabar prejudicando a pró-pria administração, não oscargos de secretário."

Gessani da Silva (PP) -"Se o prefeito percebe quetem que fazer uma econo-mia interna, precisa fazeragora. É ele que sabe as ne-cessidades, não pode passaresta responsabilidade paraoutro. Cada um sabe os pro-blemas que tem na própriacasa."

Mogênio (PMDB) -"Pelo que nós entendemos,a proposta é reduzir os car-gos gradativamente. Nãotem como extinguir tudo,para não se correr o risco dea administração sofrer umcolapso. A iniciativa é paraque a prefeitura possa, porexemplo, honrar o compro-misso feito com os profes-sores para o reajuste salari-al. E, para isso, é preciso tercaixa. Os cortes são neces-sários neste momento e de-

vem atingir inclusive a Câ-mara."

Zé Carlos (PMN) -"Ainda não tive acesso aoprojeto e quero analisar to-dos os detalhes para entãoemitir uma opinião."

Luiz Queiroga (DEM) -"É demagogia versar sobrea legislativa de outro prefei-to. Para isso é preciso dar oexemplo na própria casa,cortando os cargos já nestagestão."

Nilton Bobato(PCdoB) - "A proposta doprefeito é demagógica. Elepode simplesmente exone-rar estes comissionados,não precisa de lei. Criou umfactoide político para dizerque está fazendo economia,mas não diz que é só a partirde 2017. Se o prefeito Reniacha que os cargos comis-sionados não são importan-tes para a próxima adminis-tração, também não são im-portantes agora. Portantonão precisam existir desde

já e que extinga a partir deagora."

Coquinho (SD) - "Esteé um assunto que precisaser amplamente discutido.Sou a favor de uma econo-mia. Não só o município,mas o estado e o país pre-cisam fazer estes cortes.No primeiro momento,isto pode trazer dificulda-des e exigir a contrataçãode outras pessoas mais tar-de. Temos que encontraruma solução para combatera crise, e o sistema públi-co tem que dar o exemplo,cortando gratificações eoutros benefícios."

Paulo Rocha (PSB) -"Eu acredito que o prefeitovai retirar este projeto. Seele quiser, ele simplesmen-te exonera todo mundo queestiver lá e o próximo pre-feito que decida o que vaifazer. Uma alternativa paraeconomizar seria parar deterceirizar contratações eabrir concurso público, porexemplo."

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular6 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Vereador quer manter horário dolegislativo em beneficio próprio

Uma reflexão acerca das incompatibilidades constitucionais para o exercício demandato eletivo e a situação do servidor público eleito vereador

AssessoriaFotos: Divulgação

POLÍTICA

É de conhecimento que eu,Vereadora Anice, sofro cons-tante perseguição na Casa deLeis deste município por seroposição a atual gestão. Até aí,tudo bem. O que torno públi-co por esta nota de repúdio edesejo questionar é até quan-do teremos atos machistas noLegislativo Iguaçuense.

Esta nota de repúdio é di-recionada ao Vereador Edílio,que nesta manhã se rebelouapós meu posicionamento emrelação à mudança de horáriodo Legislativo. Novo projetodo Vereador DiltoVitorassi re-quer que as sessões voltem aser no período matutino - e soufavorável junto com outros co-legas.

Ofendido pelo meu posici-onamento, Edílio citou meu

nome usando termos agressi-vos. O ataque foi de forma in-dividual, pois foram seis assi-naturas favoráveis, e os outrosVereadores de mesmo posici-onamento sequer foram cita-dos. Foi somente a mim queele atacou de forma machistae discriminatória, de forma des-controlada. A atitude foi pre-senciada por todos os verea-dores presentes e também pelapopulação que acompanhavao inicio da sessão.

Agora a verdade: Edílio ébeneficiado com o horário no-turno. Deseja manter dois sa-lários. E caso o horário dassessões volte para a parte damanhã ele perderá o que re-cebe da Itaipu.

Falo aqui das limitaçõespara aceitar, exercer ou ocu-par cargo, função ou empregoe a possibilidade de acumula-ção prevista - pois sendo can-

didato eleito este estava cien-te do quanto teria que traba-lhar. Sabia dos horários do Le-gislativo. Ora, me parece quemudar em beneficio próprionão é zelar pelo melhor do ser-viço público.

Eu, Vereadora Anice, en-tendo que as normas existempara preservar a independên-cia do Poder Legislativo e deseus membros e, ao mesmotempo, para garantir a eficiên-cia da função legislativa aConstituição da República es-tabelece, em favor dos parla-mentares, uma série de prer-rogativas ou de limitações.

Edílio é inteligente, sabemuito bem desde a suadiplomação,desde a posse queexistem normas que o impede

de exercer certas ocupaçõesou praticar alguns atos en-quanto mandatário. Em funçãodestas regras limitadoras, co-nhecidas na doutrina como "in-compatibilidades", não pode-mos, por exemplo, firmar con-tratos com empresas públicasou sociedades de economiamista, nem tampouco aceitarou exercer cargo, função ouemprego remunerado nestasentidades, em autarquias ou naprópria Administração direta.

Advogados estão proibi-dos, desde a posse, de patro-cinar causas em que seja inte-ressada a administração diretaou entidades da administraçãoindireta de qualquer nível.

São limitações de caráterfuncional, político ou profissi-

onal, que atingem o parlamen-tar, impedindo que ele ocupecertas posições ou exerça fun-ções que comprometam etica-mente a sua atuação, enquantomandatário popular.

A inobservância destas res-trições pode acarretar a perdado mandato popular.

Estando certa de meu posi-cionamento, trabalho pela ver-dade e melhoria do sistema pú-blico, e acredito que as sessõespela manhã terão maior rendi-mento - assim como a própriaestrutura funcional da Câmara,que está sempre disponível apopulação.

Obrigada a todos pelacompreensão.

Vereadora Anice

7TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Da RedaçãoFotos: Arquivo

Colunista da Gazeta do Povo havia reproduzido informação equivocada de blog de Foz sobre inelegibilidadePOLÍTICA

Fábio Campana corrige notamaldosa contra Mac Donald

O colunista da Gazeta doPovo, Fábio Campana, corri-giu uma informação equivoca-da que havia reproduzido deum blog de Foz sobre inelegi-bilidade do ex-prefeito PauloMac Donald. Ao contrário doque foi maldosamente veicula-do pelo blog iguaçuense, Paulovem provando na justiça ino-cência em todos os processosadministrativos levantados con-tra ele. As ações foram ajuiza-das com o claro objetivo depará-lo no tapetão e impedirque venha a se candidatar a pre-feito. Entretanto, os adversári-os não estão conseguindo ePaulo mantém os direitos polí-ticos estando livre para seguiradiante com a pré-candidaturaa prefeito.

Para corrigir anota, o colunista re-cebeu um pedido deresposta feito pelaassessoria jurídica dePaulo Mac Donald."Tendo em vista a di-vulgação de matériaerrônea e ofensiva aorequerente no blogvem perante VossaSenhoria, respeitosa-mente, com funda-mento no artigo 5º, inciso V, daConstituição Federal, requerero exercício de direito de res-posta ou a retirada do texto dosite pelos motivos abaixo rela-

cionados", consta no documen-to extrajudicial.

Notícia inverídicaRelatam os advogados do

ex-prefeito que "no dia 10 deagosto de 2015o blog publicoumatéria com o seguinte teor: "TJconfirma condenação de MacDonald". De forma inverídica,

Causa foi ganha no TJ por maioria de votosObserve-se: o Desembargador Relator,

Leonel Cunha, de fato propôs em seu voto quePaulo Mac Donald tivesse os direitos políticossuspensos, mas foi vencido pelos demais De-sembargadores (Luiz Mateus de Lima e XistoPereira) quanto a esse tópico.

A reportagem omite que o voto do Desem-bargador Luiz Mateus de Lima (assim comoos dos 3 desembargadores que julgaram a cau-sa criminal) foi pela absolvição integral do ex-Prefeito, por completa ausência de dolo ou má-

fé na renovação contratual, o que motivou,inclusive,a interposição de um novo recurso (re-curso especial) para o Superior Tribunal de Jus-tiça em Brasília, ainda sem julgamento.

A decisão do TJPR, portanto, não é defini-tiva e nem cassou os direitos políticos do ex-prefeito. A toda evidência, este renomadoblog, por confiar nas informações (do Blog deFoz), foi induzido ao erro e em consequênciadesse erro levou a opinião pública ao falso en-tendimento de que o ex-Prefeito estaria "invi-

abilizado" politicamente para o ano de 2016,o que não é verdade.

Apontam ainda, os advogados de Mac Do-nald que a notícia, tal como veiculada, atentacontra a imagem e honra do ora requerente,sendo fruto, se não da má-fé, certamente doseu açodamento e parcialidade na investiga-ção dos fatos, daí porque o erro deve ser cor-rigido, com a concessão do direito de respos-ta ou, alternativamente, com a retirada da ma-téria do ar.

dizia a nota: A notícia é do anopassado, mas só agora a im-prensa de Foz do Iguaçu ano-tou. O Tribunal de Justiça ne-gou recurso ao ex-prefeito Pau-

lo Mac Donald Ghi-si (PDT) e mantevea condenação deprimeira instânciaem razão de aditivofeito por Mac Do-nald com as empre-sas de transportepúblico quando eraprefeito. A decisãocontra Mac Donaldtambém implica nasuspensão dos direi-tos políticos em ra-

zão da Lei do Ficha Suja e comessa mais condenação de julhode 2014, Mac Donald está ine-legível em 2016".

Por conta dessa inverdade,

os advogados de Mac Donaldenviaram o pedido de respostaonde argumentam: O texto con-tém alguns importantes errossobre fatos relevantes, que de-vem ser esclarecidos. Primeiro:a imprensa de Foz do Iguaçunão anotou "só agora" a notíciada decisão do Tribunal de Jus-tiça do Paraná, visto que aRede Paranaense de Comuni-cação, em 07 de agosto de2014, levou ao ar matéria desemelhante teor, no jornal "Pa-raná TV", em que foi entrevis-tado o Promotor de Justiça daComarca (e só o Promotor, nãoo ex-Prefeito) sobre a possívelinelegibilidade ou cassação dosdireitos políticos.

Essa matéria foi depois retifi-cada pela própria RPC, no mes-mo espaço jornalístico no dia 27de agosto de 2014, porque oconteúdo da reportagem originalestava equivocado. Confira-se:

"A RPC TV Foz esclareceque, ao contrário do que noti-ciou no Paraná TV 1ª ediçãono último dia 07 de agosto, oex-Prefeito Paulo Mac DonaldGhisi não teve os direitos po-líticos suspensos. A produçãodo Paraná TV entrou em con-tato com o Promotor de Justi-ça Marcos Cristiano Andrade,que corrigiu a informação an-teriormente apresentada aojornal. O Promotor esclareceuque o Tribunal de Justiça doParaná concluiu por não sus-pender os direitos políticos deMac Donald."

Mac Donald processoupromotor

Diga-se, aliás, que em ra-zão da matéria errônea e, so-bretudo, da entrevista que delafez parte, o ex-prefeito ingres-sou com ação penal privadacontra Promotor de JustiçaMarcos Cristiano de Andrade,atualmente em trâmite perantea 2ª Câmara Criminal do Tri-bunal de Justiça do Estado doParaná (Autos nº 1.303.934-0).

Segundo: a matéria veicula-da pelo blog, ao simplesmentereproduzir informações (de umblog de Foz), omite e distorceaspectos essenciais para a com-preensão dos fatos, a saber: Aassinatura de termo aditivo comas empresas de transporte cole-tivo, que teria levado à decisãopela suposta inelegibilidade, re-sultou na abertura de dois pro-cessos judiciais, um de naturezacriminal (Autos nº 1.154.750-9,do TJPR) e outra de naturezacivil (Autos nº 1.174.405-5,também do TJPR.

No processo criminal o ex-Prefeito foi absolvido por una-nimidade pelo TJPR, ao passoque na ação civil o julgamentofoi por maioria de votos (2 a 1),condenando-o apenas a umamulta, sem qualquer repercus-são em seus direitos políticos.Tivesse (o Blog de Foz) lido einterpretado corretamente adecisão do Tribunal de Justiçana ação civil, por certo não di-ria o que disse.

Para desespero dosadversários, ex-prefeito vemprovando na justiça ainocência em todos osprocessos e assim mantémdireitos políticos e pré-candidatura a prefeito

Nota informava que ex-prefeito estaria "inviabilizado"Nota informava que ex-prefeito estaria "inviabilizado"Nota informava que ex-prefeito estaria "inviabilizado"Nota informava que ex-prefeito estaria "inviabilizado"Nota informava que ex-prefeito estaria "inviabilizado"politicamente para o ano de 2016, o que não é verdadepoliticamente para o ano de 2016, o que não é verdadepoliticamente para o ano de 2016, o que não é verdadepoliticamente para o ano de 2016, o que não é verdadepoliticamente para o ano de 2016, o que não é verdade

8 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Da redaçãoFonte: GP

Espaço cenográfico será construído nos próximos dois anos; área seráadministrada pelos concessionários das Cataratas

Marco das Três Fronteiras terá"vila" das Missões Jesuíticas

POLÍTICA

A recuperação do hojeabandonado Marco das TrêsFronteiras, em Foz do Iguaçu,resultou na proposta de umatrativo turístico extra no local:a construção de uma vila ce-nográfica que representará asmissões jesuíticas. Foi realiza-da uma licitação para a esco-lha da empresa que deve refor-mar e administrar o espaço pe-los próximos 15 anos. As can-didatas podiam oferecer obrasadicionais e a empresa escolhi-da se propôs a resgatar a his-tória dos povos indígenas queforam catequizados pela Com-panhia de Jesus. A proposta,que inclui ainda um píer e ummemorial ao explorador espa-nhol Cabeza de Vaca, foi apre-sentada pela Cataratas doIguaçu S.A., única empresa aparticipar da licitação, que foideclarada vencedora.

Hoje, quem percorre os 14

quilômetros desde o centro deFoz para chegar ao Marco dasTrês Fronteiras não encontramais do que um obelisco ver-de-amarelo, cercado de vege-tação nativa, às margens doponto de encontro dos rios Pa-raná e Iguaçu e de onde é pos-sível avistar os marcos da Ar-gentina e do Paraguai. Um cen-tro de convenções construídoem 1997, o Espaço das Amé-ricas, também está abandona-do e deve ser transformado emum restaurante. Anualmente, de25 mil e 30 mil pessoas visitamo Marco e a estimativa é deque, depois das obras de me-lhorias, mais de 400 mil turistasdecidam conhecer o local, au-mentando em meio dia o tem-po médio de permanência dosvisitantes na cidade.

As obras devem ser realiza-das nos próximos dois anos. Ovalor do ingresso foi definido:não poderá ser maior do queR$ 18 - e para os moradoresde Foz, R$ 12. A direito de

Vila cenográfica representará as missões jesuíticasVila cenográfica representará as missões jesuíticasVila cenográfica representará as missões jesuíticasVila cenográfica representará as missões jesuíticasVila cenográfica representará as missões jesuíticas

administrar o espaço vai custarà Cataratas R$ 27,8 milhões,sendo R$ 2,7 milhões a serempagos para a prefeitura de Fozdo Iguaçu e o restante a seraplicado nas obras. Do fatura-mento, 5% devem ser destina-

dos à administração municipal.O contrato deve ser assina-

do nesta quarta-feira (10), datado aniversário de Foz. A Cata-ratas do Iguaçu S.A. pertenceao grupo empresarial que ad-ministra a visitação às Catara-

tas, no Parque Nacional doIguaçu, o Parque de Fernandode Noronha, o Parque Nacio-nal da Tijuca, o Aquário Mari-nho do Rio de Janeiro e o Aqu-ário do Pantanal. (Katia Brem-batti - Gazeta do Povo)

Tirar CNH ficará até 35% mais caroA exigência do simulador

começa a partir de janeiroe impactará o custo da car-teira de habilitação. Pordeterminação do ConselhoNacional de Trânsito (Con-tran), órgão do Ministériodas Cidades, o protótipo deares futuristas se torna obri-gatório a partir de 1.º dejaneiro de 2016. A informa-ção é de Daniel Zanella daGazeta do Povo.

De acordo com a repor-tagem, a resolução levarácada centro de formação decondutores a ter no mínimoum aparelho e a oferecer atodos os candidatos à ob-tenção de Carteira Nacio-nal de Habilitação (CNH)cinco horas/aula de simula-ção, sendo uma com con-

teúdo noturno.O o equipamento custa

entre R$ 30 mil e R$ 40 mile tornará mais caro o pro-cesso de obtenção daCNH. Anteriormente, so-mente Rio Grande do Sul,Acre, Paraíba e Alagoasexigiam as aulas nos simu-ladores. Agora o Contrantambém decidiu que as au-las em ambiente virtual de-vem ser realizadas em todoo país, entre o curso teóri-co e o prático.

A medida está preocu-pando os donos dos centrosde formação por dois moti-vos: o equipamento custaentre R$ 30 mil e R$ 40 mile tornará mais caro o pro-cesso de obtenção daCNH. Simulador será exigido a partir de janeiro elevando os custos da CNHSimulador será exigido a partir de janeiro elevando os custos da CNHSimulador será exigido a partir de janeiro elevando os custos da CNHSimulador será exigido a partir de janeiro elevando os custos da CNHSimulador será exigido a partir de janeiro elevando os custos da CNH

918 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Moradores vão pagar pedágiomais alto em troca de viaduto

De acordo com concessionária a cobrança terá um acréscimode 0,48% na tarifa; Vereador cobra explicaçãoPOLÍTICA

Da redaçãoFoto: Reprodução RPC e Arquivo

Depois de dois anos e qua-tro meses, a população de Fozdo Iguaçu voltou a utilizar o tre-vo da Avenida Paraná com aBR 277. Desde sábado o trá-fego está liberado pelo viadu-to. Entretanto, A conclusão da

obra vem repleta de preocupa-ções e dúvidas. A obra serácobrada dos motoristas quetrafegam pela praça de pedá-gio. Está previsto o aumento de0,48% na tarifa para custear R$5,3 milhões investidos pelaempresa.

A Ecocataratas entrou emacordo com o DER (Departa-

mento de Estradas e Rodagem)para assumir 30% da obra. Aempreiteira contratada para oserviço desistiu após constan-tes atrasos e embargos do Mi-nistério do Trabalho. De acor-do com reportagem da Gazetado Iguaçu, o valor do projetoestá 35% acima do licitado em2012. A quantia inicial prevista

Claudia Pereira quer homenagear afamília do governador na trincheira

era de R$ 6 milhões, passandopara R$ 8,2 milhões ao decor-rer da construção e por últimofalam em R$ 12,5 milhões.

A concessionária alega que,como a obra não estava previstaem contrato, vai reajustar a ta-rifa em 0,48% a partir de de-zembro deste ano, além do au-mento previsto em 4,1%. Diante

TTTTTrânsitrânsitrânsitrânsitrânsito está liberado e o poo está liberado e o poo está liberado e o poo está liberado e o poo está liberado e o povvvvvo é quem vo é quem vo é quem vo é quem vo é quem vai pagar a contaai pagar a contaai pagar a contaai pagar a contaai pagar a conta Vereador Bobato entrou com requerimento pedindo informações sobre os custosVereador Bobato entrou com requerimento pedindo informações sobre os custosVereador Bobato entrou com requerimento pedindo informações sobre os custosVereador Bobato entrou com requerimento pedindo informações sobre os custosVereador Bobato entrou com requerimento pedindo informações sobre os custos

de tudo isso, o vereador NiltonBobato, decidiu entrar com re-querimento pedindo informa-ções sobre o aumento do custoe os critérios do acordo firma-do entre Estado e Ecocatara-tas para elevar a tarifa. A inau-guração oficial do viaduto estáprevista para o dia 20 destemês. (Com informações foznoticia.com)

Idéia do nome "Viaduto José Richa" é da deputada ClaudiaIdéia do nome "Viaduto José Richa" é da deputada ClaudiaIdéia do nome "Viaduto José Richa" é da deputada ClaudiaIdéia do nome "Viaduto José Richa" é da deputada ClaudiaIdéia do nome "Viaduto José Richa" é da deputada Claudia

Assunto está rendendo nas redes sociaisAssunto está rendendo nas redes sociaisAssunto está rendendo nas redes sociaisAssunto está rendendo nas redes sociaisAssunto está rendendo nas redes sociais

Internautas são criativos na sugestão de nomesInternautas são criativos na sugestão de nomesInternautas são criativos na sugestão de nomesInternautas são criativos na sugestão de nomesInternautas são criativos na sugestão de nomes

Após emplacar o projeto quenomeia Foz do Iguaçu a Capitaldo Turismo e Prudentópolis comoa Capital do Feijão Preto, a depu-tada Claudia Pereira (PSC) ago-ra quer batizar a recém construí-da trincheira da Avenida Paranácom o nome do pai do governa-dor Beto Richa. O projeto de Lei541/2015, aprovado na CCJ de-nomina a obra de "Viaduto JoséRicha". A proposta foi aprovadapela maioria dos deputados.

Em que pese a tentativa dehomenagear o ex-governador,vale lembrar que a obra estácom mais de dois anos de atra-so em sua entrega e o valor fi-nal é 35% maior do que o esti-mado em licitação. Difícil saberse a homenagem é positiva oumais uma mácula a ser carre-

gada pela família Richa.

Na internetEm Foz do Iguaçu os morado-

res rapidamente aceitaram o fatode a obra ser apenas uma trinchei-ra, uma vez que a Avenida foi re-

baixada para transpor a Rodovia,e não elevada, como seria um ver-dadeiro viaduto. No facebook oassunto já virou motivo de brinca-deira com internautas dando su-gestões para o nome da obra.

(Com informações de foznoticia.com)

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular10 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Suspenso o edital da licitaçãopara terceirização do Estarfi

Processo foi interrompido devido a diversas contestações do editalPOLÍTICA

Da RedaçãoFotos: Arquivo

Está suspenso o edital delicitação para terceirização doEstarfi em Foz do Iguaçu. Adecisão da comissão de licita-ção foi publicado no DiárioOficial do Município do últi-mo dia 13 de agosto. O pro-blema são omissões e errosconstatados após a apresen-tação de pedidos de impugna-ção. Uma das providênciasserá de evitar brechas paradirecionamento e favoreci-mento na licitação. O editaldeverá republicado com umanova data para abertura docertame.

"O Presidente da ComissãoEspecial de Licitação designa-do pela Portaria nº 2008/2015, comunica aos interessa-dos que a Concorrência nº001/2015, objetivando a loca-ção de equipamentos de con-trole de tempo de estaciona-mento - parquímetros multiva-ga, serviços de implantação emanutenção, suporte à opera-

ção, suporte à operação, for-necimento de software de ges-tão e capacitação técnica dopessoal do FOZTRANS, estáSUSPENSA para aplicação deadequações necessárias noEdital e Anexos, em virtude deomissões e erros constatadosapós a apresentação de pedi-dos de impugnação. O Editalserá republicado com umanova data para abertura docertame. Informações atravésdo e-mail:[email protected]", cons-ta na publicação.

Com isso, o processo de-verá demorar muito mais quese imaginava. Enquanto vári-os equipamentos estão danifi-cados e não há pessoal sufici-ente para atender a demandaatual, muito menos ampliar asáreas de Estarfi. Conforme es-creveu Edirley de Oliveira emseu blog, "ao completar esteciclo o FOZTRANS deixa serresponsável sozinho pelo sis-tema e passa a ser solidário nasquestões que hão de vir como,por exemplo, a responsabilida-

de em casos de roubos de ve-ículos e ou de outros perten-ces que estão no interior dosautomóveis"

Afirmou ainda que "a futu-ra empresa que ganhará o cer-tame licitatório, se é que vai ter(muitos dos negócios pratica-dos por esta administração sãodispensáveis o processo licita-tório) vai obter lucro com aadministração do ESTARFI,logo passa a ser responsávelpelos bens que gerarão estelucro".

Conforme a versão oficial,o projeto de lei do Executivofoi aprovado por maioria pe-los vereadores. Na mesma pro-posta as atuais orientadorasconcursadas saíram beneficia-

das, como pelo reco-nhecimento de idiomaspara ascensão no pla-no de carreira. As tra-balhadoras permane-cerão em seus cargosnormalmente. A priva-tização do serviço serápara a ampliação doquadro de servidores etrabalhadores da em-presa vencedora da li-citação vão fazer amesma função realizada hoje.

Atualmente o trabalho estásendo realizado com dificulda-des devido à falta de funcio-nários e o prazo para chama-mento do concurso públicoexpirou. "Com a privatizaçãoo trabalho será reforçado para

atender as áreas atuais do se-tor, atendendo as solicitaçõesdos comerciantes da cidade. Oprojeto é positivo para os fun-cionários e para o município",disse o diretor-superintenden-te do Foztrans, Carlos JulianoBudel.

Processo está suspenso por causa de erros no editalProcesso está suspenso por causa de erros no editalProcesso está suspenso por causa de erros no editalProcesso está suspenso por causa de erros no editalProcesso está suspenso por causa de erros no edital

Serviços serão terceirizados paraServiços serão terceirizados paraServiços serão terceirizados paraServiços serão terceirizados paraServiços serão terceirizados paraampliação de áreas do Estarfiampliação de áreas do Estarfiampliação de áreas do Estarfiampliação de áreas do Estarfiampliação de áreas do Estarfi

Comissão publicou decisão no Diário Oficial do MunicípioComissão publicou decisão no Diário Oficial do MunicípioComissão publicou decisão no Diário Oficial do MunicípioComissão publicou decisão no Diário Oficial do MunicípioComissão publicou decisão no Diário Oficial do MunicípioCarlos Budel: Projeto é positivo e edital será republicadoCarlos Budel: Projeto é positivo e edital será republicadoCarlos Budel: Projeto é positivo e edital será republicadoCarlos Budel: Projeto é positivo e edital será republicadoCarlos Budel: Projeto é positivo e edital será republicado

1118 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Vândalos tascam fogo em documentosde crianças em creche abandonada

Vergonha: Situação aconteceu no Porto Meira onde a antiga creche Moacir Favassa,hoje abandonada pela prefeitura de Foz do IguaçuPOLÍCIA

Da RedaçãoFotos: Enrique Alliana

Fogo se espalhou para os cômodos da creche no Caic Porto MeiraFogo se espalhou para os cômodos da creche no Caic Porto MeiraFogo se espalhou para os cômodos da creche no Caic Porto MeiraFogo se espalhou para os cômodos da creche no Caic Porto MeiraFogo se espalhou para os cômodos da creche no Caic Porto Meira Bombeiros chegam para controlar as chamasBombeiros chegam para controlar as chamasBombeiros chegam para controlar as chamasBombeiros chegam para controlar as chamasBombeiros chegam para controlar as chamas

Situação da creche é de total abandonoSituação da creche é de total abandonoSituação da creche é de total abandonoSituação da creche é de total abandonoSituação da creche é de total abandono

Crianças foram transferidas do local há 60 diasCrianças foram transferidas do local há 60 diasCrianças foram transferidas do local há 60 diasCrianças foram transferidas do local há 60 diasCrianças foram transferidas do local há 60 dias Documentos ficaram no prédio antigoDocumentos ficaram no prédio antigoDocumentos ficaram no prédio antigoDocumentos ficaram no prédio antigoDocumentos ficaram no prédio antigo

Uma creche abandonada viroualvo de vândalos no Porto Meira.No início da tarde de domingo, 16de agosto, a COBOM (Centralde Operações do Corpo de Bom-beiros) recebeu um chamado pelotelefone de emergência 193. A in-formação dava conta de que umgrupo de vândalos teria invadidoa antiga creche CAIC Porto Meira(CMEI Moraci Favassa Venson)que se encontra completamenteabandonada pelo poder público

municipal.Os vândalos atearam fogo em

documentos das crianças. Para olocal foi enviada uma ABTR(Auto Bomba Tanque e Resgate)sendo também acionado apoio daGuarda Municipal.

No local as chamas fora extin-tas, permanecendo parte dos do-cumentos das crianças completa-mente espalhados.

Os alunos foram transferidospara outro espaço há dois meses,mas não se explica a documenta-ção deixada no prédio em desu-so.

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular12 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

Nos fins de semana, boa parte dos acidentes envolve condutores que estão sob efeito do álcoolPOLÍCIA

PM e GM fazem ações de trânsitopara combater os embriagados

Da redaçãoFotos: Paulo Romeu Domingues Junior

Ações conjuntas da Polícia Militare da Guarda Municipal foram desen-cadeadas para combater a embriaguezao volante. Nos fins de semana, boaparte dos acidentes envolve pessoasque estão sob efeito de bebidas alcoó-licas. Uma das operações da GM e PMocorreu no início da madrugada de sá-

bado, 16 de agosto.O bloqueio foi formado por guar-

das municipais do GOT (Grupo Osten-sivo de Trânsito), GTA (Grupo Táticode Apoio) e o Supervisor de Operaci-onal juntamente com militares do GO-TAMOTRAN (Ronda Ostensiva comApoio de Motocicletas). Inicialmente olocal foi a Avenida das Cataratas, noBairro Boicy, e durante a madrugada ablitz ocorreu no final da Avenida Repú-blica Argentina.

Guarda Municipal apreende 147 tabletes de maconha

Na operação conjunta de bloqueioforam apreendidos 16 veículos e apli-cadas aproximadamente 70 notifica-ções. Houve abordagens a 120 veícu-los e 300 pessoas, resultando em trêsprisões por embriaguez ao volante.

Em uma das abordagens na AvenidaRepública Argentina, o condutor de umveículo GM / Corsa, quase atropelouos policiais na pista e desceu do veículocom uma latinha de cerveja na mão. Foisubmetido ao teste etilométrico, sendo

aferido 0,95 mg/L. Ele acabou preso eencaminhado para a 6ª SDP.

Outro caso ocorreu no bloqueio daAv. das Cataratas onde um condutorque conduzia um veículo Jeep Che-rokee, de placas paraguaias, parou an-tes de passar pela blitz e trocou de con-dutor, porém foi flagrado por militaresdo GOTAMOTRAN. Sendo subme-tido ao teste etilométrico, também aca-bou preso em flagrante por embriaguezao volante.

A Guarda Municipal realizoumais uma apreensão de drogas.

O caso aconteceu no sábado,15 de agosto, por volta das 15h. Acentral de operações da GM rece-beu uma denúncia anônima no tele-

fone de emergência 153 informan-do a localização de uma grandequantidade de entorpecente.

Para o local foram enviadas duasequipes, sendo a Regional 03 (Mo-rumbi) e Regional Vila Carimã. Na

Rua Itaparica, na região conhecidacomo Mata Verde, local indicadopela denúncia, os guardas encon-traram a grande quantidade desubstancia tóxica.

O entorpecente totalizou a quan-

tia de 147 tabletes de maconha, queapós ser pesada chegou a 98,450quilos.

A droga foi encaminhada à de-legacia de polícia e entregue a au-toridade policial de plantão.

Droga pesou 98,4 quilos sendo entregue na delegaciaDroga pesou 98,4 quilos sendo entregue na delegaciaDroga pesou 98,4 quilos sendo entregue na delegaciaDroga pesou 98,4 quilos sendo entregue na delegaciaDroga pesou 98,4 quilos sendo entregue na delegacia Ação da Guarda tirou de circulação mais uma carga de maconhaAção da Guarda tirou de circulação mais uma carga de maconhaAção da Guarda tirou de circulação mais uma carga de maconhaAção da Guarda tirou de circulação mais uma carga de maconhaAção da Guarda tirou de circulação mais uma carga de maconha

Bloqueios ocorreram durante aBloqueios ocorreram durante aBloqueios ocorreram durante aBloqueios ocorreram durante aBloqueios ocorreram durante amadrugada de sábadomadrugada de sábadomadrugada de sábadomadrugada de sábadomadrugada de sábado

Operação reuniu grupos especiaisOperação reuniu grupos especiaisOperação reuniu grupos especiaisOperação reuniu grupos especiaisOperação reuniu grupos especiaisda PM e da GMda PM e da GMda PM e da GMda PM e da GMda PM e da GM

Motoristas foram submetidosMotoristas foram submetidosMotoristas foram submetidosMotoristas foram submetidosMotoristas foram submetidosao teste do bafômetroao teste do bafômetroao teste do bafômetroao teste do bafômetroao teste do bafômetro

1318 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

“Tático” detém dois assaltantesem flagrante na Av. Morenitas

Populares flagraram o momento do roubo, sendo que os assaltantes acabaram fugindo e presos em seguidaPOLÍCIA

Da RedaçãoFotos: Felipe Hong

Dois assaltantes foram pre-sos no sábado, 15 de agosto,por volta das 15h em uma açãodo Grupamento "Tático" do 14ºBPM de Foz do Iguaçu. Osmilitares foram acionados e se

deslocaram até a Avenida Mo-renitas, no Jardim das Flores,para atendimento a uma ocor-rência de roubo a estabeleci-mento comercial em andamen-to.

No local foram informadosde que dois elementos, um de-les em posse de um revólver

teria dado voz de assalto, sen-do que populares flagraram omomento do roubo. Os assal-tantes acabaram fugindo semlevar nada do estabelecimento,sendo um deles fugindo em umamotocicleta.

Diante das características,foram realizadas diligências, e

Um menor e um maior de idade agiam juntos em assaltos no Porto MeiraUm menor e um maior de idade agiam juntos em assaltos no Porto MeiraUm menor e um maior de idade agiam juntos em assaltos no Porto MeiraUm menor e um maior de idade agiam juntos em assaltos no Porto MeiraUm menor e um maior de idade agiam juntos em assaltos no Porto Meira Arma calibre 38 e munições apreendidasArma calibre 38 e munições apreendidasArma calibre 38 e munições apreendidasArma calibre 38 e munições apreendidasArma calibre 38 e munições apreendidas

logrado êxito em deter a duplade assaltantes. Foi apreendidoum menor (16 anos) e presoRomildo do Nascimento Vidas,de 19 anos. Com a dupla foiapreendido um revólver calibre38, municiado com quatro car-tuchos intactos do mesmo cali-bre. Romildo acabou encami-

nhado para a 6ª SDP e o me-nor para a DEA (Delegacia Es-pecial do Adolescente).

Na delegacia foi apuradoque a dupla teria participado devários assaltos, sendo tambémencontrado com a dupla umcelular que havia sido roubadoem data anterior.

Condutor é preso por embriaguezNo domingo, 16 de agosto, por volta das

11h30, policiais militares do Plantão de Aciden-tes do Pelotão de Trânsito do 14º BPM foramacionados para deslocamento até a Alameda RuiFerreira, área central da cidade, para atendimen-to a uma ocorrência de colisão contra anteparo.

No local foi constatado que o condutor Dio-nisio de Souza Silva, de 44 anos, conduzia o ve-ículo GM Corsa, de placas AHH-2624, de Fozdo Iguaçu, quando acabou colidindo contra o por-tão do quartel do 9º Grupamento do Corpo deBombeiros de Foz do Iguaçu.

Com a chegada do plantão de acidentes, osmilitares constataram que o condutor apresenta-va visível sinal de embriaguez, sendo convidadoa realizar o teste do bafômetro. Acabou recusan-do, sendo preso em flagrante por embriaguez aovolante por constatação. O condutor foi encami-nhado para a 6ª SDP, onde foi apresentado a au-toridade policial de plantão.

Com sinais de embriaguez, condutorCom sinais de embriaguez, condutorCom sinais de embriaguez, condutorCom sinais de embriaguez, condutorCom sinais de embriaguez, condutorbateu o Corsa contra o portão dobateu o Corsa contra o portão dobateu o Corsa contra o portão dobateu o Corsa contra o portão dobateu o Corsa contra o portão doquartel dos bombeirosquartel dos bombeirosquartel dos bombeirosquartel dos bombeirosquartel dos bombeiros

Mesmo sem fazer o teste doMesmo sem fazer o teste doMesmo sem fazer o teste doMesmo sem fazer o teste doMesmo sem fazer o teste dobafômetro, Dionisio de Souza Silva,bafômetro, Dionisio de Souza Silva,bafômetro, Dionisio de Souza Silva,bafômetro, Dionisio de Souza Silva,bafômetro, Dionisio de Souza Silva,de 44 anos, acabou presode 44 anos, acabou presode 44 anos, acabou presode 44 anos, acabou presode 44 anos, acabou preso

14 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015 TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Ladrão de caminhonete é presoIndividuo furtou S10 nas proximidades do Jeca Espetinho na Avenida República ArgentinaPOLÍCIA

Da RedaçãoFotos: Enrique Alliana

Claudio dos Santos Raisveiler, de 28 anos, se deu mal após furto de carroClaudio dos Santos Raisveiler, de 28 anos, se deu mal após furto de carroClaudio dos Santos Raisveiler, de 28 anos, se deu mal após furto de carroClaudio dos Santos Raisveiler, de 28 anos, se deu mal após furto de carroClaudio dos Santos Raisveiler, de 28 anos, se deu mal após furto de carro Veículo S-10 foi abandonada nas proximidades da antiga Favela da MoscaVeículo S-10 foi abandonada nas proximidades da antiga Favela da MoscaVeículo S-10 foi abandonada nas proximidades da antiga Favela da MoscaVeículo S-10 foi abandonada nas proximidades da antiga Favela da MoscaVeículo S-10 foi abandonada nas proximidades da antiga Favela da Mosca

Um ladrão de carro foi preso emação rápida da Polícia Militar. O fla-grante aconteceu por volta da meia-noite de segunda-feira, 17 de agosto.Dois policiais militares do GOTAMO-

TRAN (Grupo Ostensivo Tático Mo-torizado de Trânsito) do 14º BPM deFoz do Iguaçu e um policial civil lota-do no Instituto de Identificação fla-graram a ação de um indivíduo queacabara de furtar uma caminhoneteGM S10, de cor branca nas proximi-dades do Jeca Espetinho na Avenida

República Argentina.Os policiais que estavam de folga

saíram em acompanhamento com ve-ículos particulares, sendo que o con-dutor em fuga com a caminhonete fur-tada acabou abandonando nas proxi-midades da antiga "Favela da Mos-ca". O policial civil apreendeu a ca-

minhonete, porém o condutor saiucorrendo, sendo perseguido pelos dospoliciais militares que lograram êxitoem prendê-lo.

Claudio dos Santos Raisveiler, de28 anos, foi encaminhado para a 6ªSDP, onde foi apresentado a autori-dade policial de plantão.

SENAD apreende e destrói 138 toneladas de maconha no PY

Em três dias de operações aéreas eterrestre, em várias zonas do Paraguai, oSENAD (Secretaria Nacional Antidro-gas), Ministério Público e uma força ta-refa com apoio das forças armadas (Exer-cito, Marinha e Aeronáutica) do Paraguaie o serviço de inteligência da Polícia Fe-deral Brasileira, localizaram e destruíram138 toneladas de maconha.

Também foram destruídos 331 hec-

tares de plantação de maconha na árearural do Paraguai próximo à divisa como Brasil, entre os estados do Paraná eMato Grosso do Sul.

Ao todo foram localizados 163 acam-pamentos dedicados ao cultivo de ma-conha, somando um prejuízo estimado deaproximadamente 33 milhões de dólarespara os traficantes paraguaios.

(Fonte e Fotos: SENAD)

Em três dias de ação foramEm três dias de ação foramEm três dias de ação foramEm três dias de ação foramEm três dias de ação foramencontrados 163 acampamentosencontrados 163 acampamentosencontrados 163 acampamentosencontrados 163 acampamentosencontrados 163 acampamentos

Prejuízo para os traficantesPrejuízo para os traficantesPrejuízo para os traficantesPrejuízo para os traficantesPrejuízo para os traficanteschega a 33 milhões de dólareschega a 33 milhões de dólareschega a 33 milhões de dólareschega a 33 milhões de dólareschega a 33 milhões de dólares

Operação localizou 331 hectares de plantação de maconhaOperação localizou 331 hectares de plantação de maconhaOperação localizou 331 hectares de plantação de maconhaOperação localizou 331 hectares de plantação de maconhaOperação localizou 331 hectares de plantação de maconha

1518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular

Amadorzão supera marca echega a 19 gols na rodada

AssessoriaFonte e Fotos

Partida com mais gols foi na vitória do São Francisco por 3 a 2 sobre a Vila Paraguaia

RebecaRebecaRebecaRebecaRebecaAlvesAlvesAlvesAlvesAlves

ESPORTE

O São Francisco venceu a Vila Paraguaia por 3 x 2O São Francisco venceu a Vila Paraguaia por 3 x 2O São Francisco venceu a Vila Paraguaia por 3 x 2O São Francisco venceu a Vila Paraguaia por 3 x 2O São Francisco venceu a Vila Paraguaia por 3 x 2

Pela primeira vez em 2015, uma rodada doCampeonato Amador da Primeira Divisão de Fozdo Iguaçu terminou com mais de 15 gols marca-dos. Foram 19 em seis jogos disputados na ma-nhã deste domingo (16). A Vila Borges manteveos 100% de aproveitamento, chegando aos 12pontos, quatro vitórias e abrindo cinco de vanta-gem para o segundo colocado, que agora é oTrês Lagoas.

O atual campeão, Jardim São Paulo, foi no-vamente derrotado e voltou para última posição,com apenas 2 pontos e sem ter conquistado vi-tórias ainda este ano. A equipe foi derrotada emcasa pelo Três Lagoas por 3 a 0. A rodada tevedois empates em 1 a 1. No Estádio do ABC,Canarinho e Aparecidinha ficaram na igualdade,mesmo resultado de Pilar e Vila C, no ParquePresidente.

Dois jogos movimentaram o Estádio AldairFagundes, no Bairro Morumbi. A líder Vila Bor-ges mostrou estar em boa fase, ao derrotar a VilaMiranda por 2 a 1, na partida que abriu a quartarodada do Amadorzão. No jogo de fundo, o SãoFrancisco derrotou a Vila Paraguaia por 3 a 2, eassumiu a terceira posição. E no campo da VilaC, o União Vila C venceu o CRG-14 por 3 a 1.

O Campeonato de Futebol Amador da Pri-meira Divisão é organizado pela Liga Iguaçuensede Futebol (LIF), com apoio da Secretaria Mu-nicipal de Esporte e Lazer (Smel) e promoção

da RPC TV Cataratas. Conta ainda com os patro-cínios da Itaipu Binaciona, Itamed, Colégio COCFoz do Iguaçu, BR Digital, Artefoz, iFoz, FitFoz,Conad Contabilidade, Marel e Kagiva.

Campeonato Amador 1ª Divisão4ª rodada (16/08/2015)

Jardim São Paulo 0 x 3 Três LagoasCanarino 1 x AparecidinhaPilar 1 x 1 Vila CSão Francisco 3 x 2 Vila ParaguaiaVila Borges 2 x 1 Vila MirandaUnião Vila C 3 x 1 CRG-14

Classificação1º Vila Borges 12 pts2º Três Lagoas 07 pts3º São Francisco 07 pts4º Aparecidinha 07 pts5º Vila Miranda 06 pts6º Vila C 04 pts7º Vila Paraguaia 04 pts8º CRG-14 04 pts9º União Vila C 04 pts10º Pilar 04 pts11º Canarinho 03 pts12º Jardim São Paulo 02 pts

TTTTTribuna Pribuna Pribuna Pribuna Pribuna Popularopularopularopularopular16 18 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 201518 à 24 de agosto de 2015

CPI do Fozhabita conclui investigações

Comissão adia discussão sobre aslojas francas na área de fronteira

Evento que estava marcado para acontecer na quarta-feira (19) foi transferido para OutubroPOLÍTICA

Da RedaçãoFonte: AI/CMFI

Buscando garantir a pre-sença de deputados fede-rais e estaduais, bemcomo senadores e autori-dades ligadas ao assunto,os vereadores Anice Ga-zzaoui (PT), Nilton Boba-to (PCdoB), Paulo CésarQueiroz - Coquinho (SD)e Rudinei de Moura(PROS), decidiram poradiar a data da realizaçãoda Audiência Pública queirá debater a criação dosFree Shops na região defronteira. O evento estavamarcado para ocorrer nopróximo dia 19 de agosto(quarta-feira), no plenárioda Câmara Municipal, mas,devido ao período de vo-tações no Congresso Na-cional e no Senado, asagendas não estavam fe-chando.

Após conversa com osparlamentares das bases par-

tidárias em Brasília, a co-missão de vereadores deFoz resolveu transferir adata da Audiência Públicapara o próximo dia 23 deOutubro às 9h, na CâmaraMunicipal. A audiência éresultado da viagem que acomissão fez a Brasília emmaio deste ano. Os verea-dores se reuniram com re-presentantes da Receita Fe-deral para um levantamen-to das discussões a respei-to da implantação da Leidos Free Shops - lojas comregime especial de tributa-ção, e na oportunidade re-forçaram o pedido para amanutenção da cota deU$300.

Um dos objetivos da co-missão, é acompanhar asações relacionadas à imple-mentação da lei, já aprova-da em algumas cidadesfronteiriças gêmeas, aexemplo de município doRio Grande do Sul. Ela tam-bém estuda os impactos

econômicos e sociais damedida para a tríplice fron-teira, que podem atingirprincipalmente o país vizi-

A Comissão Parlamentar de Inquérito -CPI que apurou, durante quase seis meses,as denúncias de irregularidades envolvendoos loteamentos do Instituto de Habitação deFoz do Iguaçu - FOZHABITA, apresentouo relatório final dos trabalhos ao Plenário daCasa durante a segunda sessão ordi-nária do mês de agosto. O relatórioaponta diversas irregularidades epede investigação do MP. São 54 pá-ginas com documentos, além do con-junto de depoimentos e informações.

A CPI foi constituída pela Porta-ria da Presidência nº 266/2014, com-posta pelos vereadores Nilton Boba-to (presidente), Gessani da Silva (re-lator) e Hermógenes de Oliveira(membro). Foram realizadas oitivas,visitas in loco e análise de documen-tos. Segundo o relator, Gessani daSilva (PP), "o foco da investigaçãocomeçou com a questão os grandes

lotes que foram vendidos para finalidade de co-mércio ou outras atividades maiores e na horade compra teve caso de gente que foi benefici-ada como se o terreno tivesse a finalidade demoradia. Principalmente no final de 2004 foi amaior venda de lotes que identificamos um mon-

tante muito elevado".O Presidente da CPI, Vereador Nilton Bobato

(PcdoB), também destacou o período de "2004 comouma série de casos identificados de lotes que valiam80 mil reais e todos eles por coincidência foram ven-didos no período e pós eleitoral".

A CPI do Fozhabita foi criada parainvestigar uma série de denúncias de ter-renos que foram vendidos pelo valorabaixo de mercado e esse dinheiro nun-ca foi para o Fozhabita. "Era impossívelde se investigar tudo, então seleciona-mos os lotes acima de 500m²", disseNilton Bobato.

A comissão esclarece que por faltade tempo de averiguar todos os fatosprofundamente, até porque muitas de-núncias chegaram ao conhecimento dosparlamentares quando já se findava oprazo para investigação, o documentofoi encaminhado ao Ministério PúblicoFederal, Estadual e ao Prefeito.

nho, Paraguai. A implanta-ção depende de lei munici-pal. A presença de técnicosda Receita e outras autori-

Relatório aponta diversas irregularidades e pede investigação do MPRelatório aponta diversas irregularidades e pede investigação do MPRelatório aponta diversas irregularidades e pede investigação do MPRelatório aponta diversas irregularidades e pede investigação do MPRelatório aponta diversas irregularidades e pede investigação do MP

dades federais na audiência,servirá para melhor enten-dimento do funcionamentodestas lojas francas.

Comissão debate os impactos das lojas francas para a economia da fronteiraComissão debate os impactos das lojas francas para a economia da fronteiraComissão debate os impactos das lojas francas para a economia da fronteiraComissão debate os impactos das lojas francas para a economia da fronteiraComissão debate os impactos das lojas francas para a economia da fronteira