Frei Luís de Sousa - Espaço

2

description

Descrição dos espaços em "Frei Luís de Sousa", constituido pelas didascálias descritoras.

Transcript of Frei Luís de Sousa - Espaço

Page 1: Frei Luís de Sousa - Espaço
Page 2: Frei Luís de Sousa - Espaço

“Câmera antiga, ornada com todo o luxo e caprichosa ele-gância portuguesa dos princípios do século dezassete. Por-celanas, xarões, sedas, flores, etc. No fundo, duas grandesjanelas rasgadas, dando para um eirado que olha sobre o Te-jo e donde se vê toda a Lisboa; entre as janelas o retrato, em corpo inteiro, de um cavaleiro moço, vestido de preto, com a cruz branca de noviço de S. João de Jerusalém. Defrontee para a boca cena um bufete pequeno, coberto de rico panode veludo verde franjado de prata; sobre o bufete alguns li-vros, obras de tapeçaria meias feitas e um vaso da China decolo alto, com flores. Algumas cadeiras antigas, tamboretesrasos, contadores. (...) É no fim da tarde.”

1º Espaço: palácio de Manuel de Sousa

“É no palácio que fora de D. João de Portugal, em Almada; salão antigo, de gosto melancólico e pesado, com grandes re-tratos de família, muitos de corpo inteiro, bispos, donas, cava-leiros, monges; estão em lugar mais conspícuo, no fundo, o del-rei D. Sebastião, o de Camões e o de D. João de Portugal.Portas do lado direito para o exterior, do esquerdo para o in-terior, cobertas de reposteiros com as armas dos condes de Vi-mioso. (...)No fundo um reposteiro muito maior e com as mesmas armassobre as portadas da tribuna, que dita sobre a capela da Senho-ra da Piedade, na Igreja de S. Paulo dos domínicos de Alma-da.”

2º Espaço: o palácio de D. João de Portugal

“(...) é um casarão vasto sem ornato algum. Arrumadas às pa-redes, em diversos pontos, escadas, tocheiras, cruzes, ceriais eoutras alfaias e guisamentos de igreja de uso conhecido. A um lado, um esquife dos que usam as confrarias; do outro, uma grande cruz negra de tábua com o letreiro J.N.R.J e toalha pen-dente, como se usa nas cerimónias da Semana-Santa. Mais paraa cena uma banca velha com dois ou três tamboretes; a um ladouma tocheira baixa com tocha acesa e já bastante gasta; sobre a mesa um castiçal de chumbo, de credência, baixo e com velaacesa também, e um hábito completo de religioso domínico,túnica, escapulário, rosário, cinto, etc. (...) É alta noite.

3º Espaço: capela.