GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer...

10
GazetaNossa www.gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VII – N O 161 – SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 – JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO E IPOJUCA – R$1,00 Pra frente é que se anda! Vai para o SPC quem não pagar IPTU em Jaboatão Secretário Executivo da Fazenda, Eromir Moura, diz que inadimplentes com IPTU e outras obrigações financei- ras que estiverem na dívida ativa também serão inscritos no Serasa e terão dívida protestada. Página 5 COLÉGIO MARIA TEREZA 3341.0709 BOA VIAGEM Associação Comercial e Empresarial do Cabo ANUNCIE AQUI 8601.0345 MURIBECA Apelando para Dilma – Mais uma vez o problema da reconstrução do Conjunto Muribeca deve parar nas mãos da presidente Dilma. O Ministro Fernando Bezerra Coelho recebeu dossiê das mãos da Comissão resgate muribeca e prometeu encaminhar à Dilma “imediatamente”. Vinicius Sales (Bial) pode assumir secretaria no governo de Carlos Santana Nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico deve ser dirigida pelo filho de Miguel Sales. Pág 5 Vereador Irmão Tito solicita melhorias para casa de acolhimento em Ipojuca Mais detalhes na página 4 Com informações da Secom/Cabo – Dia 23 de maio, no Vila Galé Eco Resort, em Suape, tomou posse a nova diretoria da Associação Empresarial de Turismo do Cabo, que em 2013 completa 16 anos. Ricardo Varjal foi eleito presidente para um terceiro mandato, tendo como vice Maria Neile Martins Junqueira, empresária do ramo hoteleiro. A Secre- taria ficou com a fisioterapeuta e em- presária do ramo de restaurantes Tere- za Cristina Esteves da Rocha e Silva, e a Tesouraria com Alfredo Ildemar Albur- querque de Brito, empresário do ramo de hotelaria e imobiliária. A posse contou com a presença de diversas autoridades: a vice-prefeita Trade Turístico do Cabo empossa nova diretoria Edna Gomes, o chefe de Gabinete do pre- feito, Ricardo Marlon; os secretários mu- nicipais Ian Karlo (Governo e Assuntos Estratégicos), Severino Belo (Desenvol- vimento Econômico e Turismo) e Rinal- do da Costa (Cultura e Lazer). Segundo o presidente Ricardo Var- jal, a associação vem lutando com toda garra pela valorização do turismo do Cabo, que possui um rico acervo natural e cultural do litoral sul de Pernambuco. “Nós estamos dispostos a ajudar de to- das as maneiras na melhoria do nosso município, pois há muitas coisas boas a se aproveitar, não se faz uma nova his- tória apagando o passado, porque a his- tória é uma sequência de atos”. Foto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo gaz161.pmd 27/5/2013, 01:18 1

Transcript of GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer...

Page 1: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GazetaNossawww.gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro)

ANO VII – NO 161 – SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 – JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO E IPOJUCA – R$1,00

Pra frente é que se anda!

Vai para o SPC quem nãopagar IPTU em JaboatãoSecretário Executivo da Fazenda, Eromir Moura, diz que inadimplentes com IPTU e outras obrigações financei-ras que estiverem na dívida ativa também serão inscritos no Serasa e terão dívida protestada. Página 5

COLÉGIOMARIATEREZA

3341.0709

BOA VIAGEM

Associação Comerciale Empresarial do Cabo

ANUNCIE AQUI8601.0345

MURIBECA

Apelando para Dilma – Mais uma vez o problema da reconstrução do Conjunto Muribecadeve parar nas mãos da presidente Dilma. O Ministro Fernando Bezerra Coelho recebeu dossiê dasmãos da Comissão resgate muribeca e prometeu encaminhar à Dilma “imediatamente”.

Vinicius Sales (Bial)pode assumir secretaria no governo

de Carlos SantanaNova Secretaria de Desenvolvimento Econômico deve ser dirigida pelo filho de Miguel Sales. Pág 5

Vereador Irmão Titosolicita melhorias paracasa de acolhimentoem IpojucaMais detalhes na página 4

Com informações da Secom/Cabo –Dia 23 de maio, no Vila Galé Eco Resort,em Suape, tomou posse a nova diretoriada Associação Empresarial de Turismodo Cabo, que em 2013 completa 16 anos.

Ricardo Varjal foi eleito presidentepara um terceiro mandato, tendo comovice Maria Neile Martins Junqueira,empresária do ramo hoteleiro. A Secre-taria ficou com a fisioterapeuta e em-presária do ramo de restaurantes Tere-za Cristina Esteves da Rocha e Silva, e aTesouraria com Alfredo Ildemar Albur-querque de Brito, empresário do ramode hotelaria e imobiliária.

A posse contou com a presença dediversas autoridades: a vice-prefeita

Trade Turístico do Caboempossa nova diretoria

Edna Gomes, o chefe de Gabinete do pre-feito, Ricardo Marlon; os secretários mu-nicipais Ian Karlo (Governo e AssuntosEstratégicos), Severino Belo (Desenvol-vimento Econômico e Turismo) e Rinal-do da Costa (Cultura e Lazer).

Segundo o presidente Ricardo Var-jal, a associação vem lutando com todagarra pela valorização do turismo doCabo, que possui um rico acervo naturale cultural do litoral sul de Pernambuco.“Nós estamos dispostos a ajudar de to-das as maneiras na melhoria do nossomunicípio, pois há muitas coisas boas ase aproveitar, não se faz uma nova his-tória apagando o passado, porque a his-tória é uma sequência de atos”.

Foto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:181

Page 2: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 2

Gazeta Nossa é um jornal quinzenal voltado a divulgar e promover a cidade de Jaboatão dos Guararapes, Cabo do Santo Agostinho e Ipojuca. – Fone 3034.1972 – Publicidade: Paulo Gê – 8601.0345– e-mail: [email protected]. – Editor: Paulo Rocha. E-mail: [email protected]– Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg. 3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Tabatinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editoração: Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impressão: Edições Bagaço. – Tiragem destaedição: 9.000 exemplares. Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

A Charge do Thiago

GOSTCHEISIM

GOSTCHEINÃO

A Câmara de Vereadores deJaboatão tem novo assessor deimprensa. Um elo indispensá-vel entre o trabalho dos parla-mentares e a população, pormeio dos órgãos de comunica-çao do município.

Seja bem-vindo, Pedro.

Tapar buracos com tecno-logia americana já vimos noRecife e não funciona. Que talfazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham dó!

EDITORIAL

Da Jangadinha à Jangadeiro

A situação de toda a região logística da Muribeca está à beirade um colapso. Só os muito estúpidos ou muito espertos nãovêem isso. O aterro sistemático de grandes áreas do “Pantanal”jaboatonense empurra as águas, na invernia, para áreas antesnão alagadas.

A tudo isso, a Prefeitura de Jaboatão faz ouvidos de mouco eolhos de cego, permitindo a agressão ao meio ambiente sem mediras consequências, que já estão à vista de todos e precisarão, embreve, imensos recursos públicos para minizar o problema.

As chuvas que pouparam Elias Gomes no ano da reeleição de 2012,parece que não darão tréguas à,população neste inverno de 2013, queapenas se inicia.

Bastou a primeira chuva intensa e Jaboatão se transformou em umcaos, de norte a sul, de leste a oeste. Não poupou ricos nem pobres,pedestres ou motoristas, e além de tudo colocou na linha de frente dadiscussão interminável a pergunta inevitável: o que foi feito para resol-ver ou minimizar os problemas das enchentes em Jaboatão?

A resposta óbvia respinga na cara de todos: nada!As obras maquiadoras se esboroam e as possíveis explicações nau-

fragam antes mesmo de serem ouvidas. As ruas alagadas, de Jangadinhaà Jangadeiro, são a prova de que não houve obras de drenagem nem desaneamento, e a incompetência da administração municipal se esparra-ma por toda a cidade, atrapalhando o tráfego, impedindo crianças deirem à escola, invadindo casas e comércios, causando prejuízos indis-criminadamente.

Onde estão as obras estruturadoras alardeadas? Os projetos alarde-ados? O dinheiro remanejado de atrações culturais para prevenção doinverno?

São muitas perguntas e uma só resposta: este governo nada fez enada faz do que apregoa.

Que venha, pois, o inverno de verdade. A população paga o preçode sua escolha.

Mirim Trapiá 1Vai sair mais uma vez sem o

apoio da Prefeitura de Jaboatão,mas não tem problema, nem porisso ela vai deixar de mostrar olindo trabalho de 2013 com muitoesforço e vai dar tudo certo emnome de Jesus. Que venha o SãoJoão de 2013.

Danny Santos – Jaboatão

Mirim Trapiá 2Quando deixamos de valorizar

nossa cultura, esquecemos o povodessa terra.

Reinival Sampaio – Jaboatão

Conjunto Muribeca –Amigos do Gazeta Nossa, aí não émais culpa da Caixa EconômicaFederal. Estranhíssimo que a cons-trutora contratada pela Caixa nãotenha executado as obras da qua-dra 3 (são poucos blocos dessaquadra interditados). Olha, dizemque tem dedo podre do wall-mart(o que não duvido). Enquanto a

Guanumbi– Voltei à minha terra cheio de

pressentimentos, pois meu anjosnão queriam que eu fosse, mas elesme acompanharam e nada de pioraconteceu; apenas diferente de tudoque foi programado. A festa era otítulo, vivendo nas cinzas do pas-sado. Não se realizou o jogo daamizade. Ao levar as faixas pararecordar os 46 anos de minha mo-cidade, só fazia pensando em tu,Guanumbi. Não tivemos o tão es-perado seresteiro. Tudo seria feitopara rever o passado. Não houve asegunda orquestra, que eu e Cló-vis tínhamos previsto; nem fotó-grafos para registrar a festa e mos-trar às próximas gerações. Pensa-va em amanhecer com algum teor

Rua Jangadinha, Cavaleiro. Imagem: Blog da Lagoa Olho D’Água

Rua Jangadeiro. Imagem: Elvis de Lima, no Blog da Lagoa Olho D’Água

105.3

alcoólico acima, brincando carna-val como fazia antigamente. Osmúsicos eu pagaria para que to-cassem até às 7 horas da manhã.Por fim, não tivemos nem a pre-sença do prefeito ao qual eu agra-deceria pelo que me prometeu erealizou em meu Guanumbi. Mascomo Altemar Dutra, não bebi,nem dancei. Encontrei meu mun-do no domingo, na casa do neto.Revivi meu passado fazendo o quegosto entre amigos como Dodô,que apesar de doente, este sim,se fez presente. As despesas, nemsenti. Sempre fiz e sempre valeua pena.

Um abraço do filho ausente.Carlos Cardoso.

Lazer – Gostaria de notíciassobre as áreas de lazer e esportesde Jaboatão. Estamos perto daCopa das Confederações e da Copado Mundo, e não temos nenhumequipamento para esse fins paranossas crianças, jovens e idosos.

Alex – Jaboatão

comunidade criticar a Caixa e en-deusar essa gente do wall-mart eda imprensa Recifense que se es-queceu de Jaboatão, o bairro nãovai para frente!

Leonardo – Jaboatão

Veja a seguir alguns instantâneos dos alagamentos, colhidosna internet.

Integraçao/Muribeca. Foto Ewerton Soares

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:182

Page 3: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/20133

Atletas jaboatonenses podem ficar forado Campeonato Brasileiro de TaekwondoProfessor Roberto Santana diz que não há apoio da Secretaria de Esportes e que muitos participantes daseleção jaboatonense não podem arcar com das passagem para São Paulo, onde ocorrerá o Campeonato

Especialista em Gestão e Políticas Públicaswww.blogdasppps.com

PAULO ROCHA JABOATÃO

Em setembro acontecerá,em São Paulo, o CampeonatoBrasileiro de Taekwondo. A se-leção pernambucana, formadaem boa parte por atletas jaboa-tonenses, corre o risco de viajardesfalcada. A afirmação é doProfessor Roberto Santana, e omotivo, segundo ele, é a falta deapoio público ao esporte, em Ja-boatão dos Guararapes.

A seleção de Taekwondo deJaboatão dos Guararapes parti-cipou, em abril, do CampeonatoPernambucano, realizado emIgarassu. Com 17 atletas, ficouem 3º lugar geral, com 15 cam-peões e 2 vice-campeões.

“Nossas dificuldades sãoenormes pois apesar de termosuma equipe campeã, muitos atle-tas são de comunidades caren-tes que não têm como bancar apassagem e a inscrição”, diz San-tana. O Professor diz que “Des-de de 2009 vivemos num só la-

mento, indo e vindo à Secreta-ria de Esportes de Jaboatão semconseguir nenhuma ajuda. Cida-des como Chã Grande, Igarassu,Paulista, Escada e Cabo, commenos recursos financeiros, aju-

dam seus atletas, mas Jaboatãodos Guararapes, não”, lamentaRoberto Sanana, acrescentando:“Só queremos apoio do prefeitoElias Gomes para representarJaboatão, pois o Taekwondo é

um esporte olímpico e seria umorgulho para o município ter umatleta olímpico. Com o apoio daSecretaria de Esportes, da ve-readores ou de empresas, issoserá possível”.

Atletas da seleção Jaboatonense de Taekwuondo querem apoio

PAULO ROCHA JABOATÃO

A Comissão Resgate Muribecaesteve com o Ministro da Integra-ção das Cidades, Fernando BezerraCoelho, dia 19 de maio, durante avisita do mesmo ao canteiro deobras da engorda da Orla Maríti-ma, em Candeias, Jaboatão dosGuararapes. Na oportunidade oMinistro recebeu a Comissão, re-presentada pelos Srs. JCosta e JoãoFreitas (Dão), os quais entregaramdocumentos mostrando as dificul-dades para o início das obras derecuperação do Conjunto Residen-cial de Muribeca, início este deter-minado pela presidenta Dilma ain-da em 2012 e até hoje não executa-do. Foi anexado um video com opronunciamento da presidenta so-bre o assunto.

Segundo os membros da Co-missão Resgate Muribeca, o Minis-tro ernando Bezerra Coelho secomprometeu, diante das autori-dades e moradores presentes, aentregar a documentação nas mãosda Presidente Dilma Rousseff, ime-diatamente. No documento, a Co-missão Resgate Muribeca dimensi-

PPS e a educação públicaA educação pública em nosso país nas últimas décadas foi crimi-

nosamente negligenciada. O resultado foi o completo desmantelamen-to do sistema público de ensino em todas as instancias.

Hoje se gasta mais com presos que com alunos.As escolas estão sucateadas, professores mal preparados, com

salários irrisórios, desestimulados, sem condições de melhorar suacapacitação, a violência e a falta de segurança imperam.

Não há fiscalização, alunos e outras pessoas entram com armas,drogas, gangues são formadas, infelizmente esse é o retrato de nossosistema de ensino público.

O Estado vem tentando nos últimos anos mudar essa realidade,mas para chegar ao nível de qualidade condizente com a carga tributá-ria que pagamos levaremos décadas para obter os resultados.

Onde as Parcerias Público Privadas (PPPs) podem auxiliar na me-lhoria das condições de nosso sistema educacional?

São muitas as possibilidades de ações que a iniciativa privadapode ajudar neste mutirão de recuperação de nossas escolas.

Para isso é necessário que o Estado desenvolva políticas de incen-tivo para que grandes empresas adotem as escolas, recuperando ainfra-estrutura, dotando-as de equipamentos. Com isso os entes fede-rativos se preocupariam com a formação dos alunos, melhoria dascondições de trabalho e vida dos professores e funcionários.

Exemplos no Brasil e no mundo, temos vários do sucesso destasparcerias. Em Pernambuco tivemos um projeto no Ginásio Pernambu-cano. Adotado pela Phillips, foi totalmente recuperado mas, com amudança de governo, a parceria foi desfeita.

Em São Paulo, um grupo de empresas recupera várias escolas.Na Índia esta sendo montada uma política de estado de PPPs para

escolas em todos os níveis e em todas as regiões, principalmente naárea rural, a mais pobre e necessitada.

O resultado do descaso é a proliferação de escolas particulares,muitas tendo como proprietários políticos que deveriam estar preo-cupados com a melhoria do ensino público, mas em vez disso sepreocupam com o lucro que esses empreendimentos geram.

O Governo precisa ter respeito com seu povo, que o sustenta eque é a essência do Estado. O brasileiro deve se indignar e cobrar seusdireitos e o governo é obrigado a atender.

A educação é a base de todo o projeto de desenvolvimento emtodas as áreas de uma nação. Sem uma educação de qualidade, nuncateremos o futuro que merecemos e temos direito.

Comissão do Conjunto Muribeca érecebida pelo Ministro da IntegraçãoComissão Resgate Muribeca teve encontro com o Ministro Fernando Bezerra Coelho e encami-nhou documentos à presidenta pleiteando a recuperação dos prédios do conjunto residencial

ona o tamanho do problema, queenvolve mais de 10.000 (dez mil)habitantes, salientando que por termais de 30 anos, a maioria dos pro-prietários já passa dos 60 anos, eos problemas vivenciados por eles“tem facilitado as mortes súbitasque vem ocorrendo em nosso bair-ro, infartos derrames e outros ma-lefícios frequentes em nossa comu-nidade”.

No documento também está

exposta toda a trajetória legal queculminou na obrigatoriedade daCaixa consertar ou reedificar osprédios, bem como arcar coms asdespesas de aluguel dos proprietá-rios.

O problema maior hoje é de-mora na conclusão dos laudos fei-tos pelo ITEP, cujos prazos foramprotelados recentemente por maisoito meses.

Todavia, em audiência realiza-

da em 09/04/2013 na 5ª Vara Fede-ral no Recife a Caixa EconômicaFederal se comprometeu em numprazo de oito meses iniciarem aexecução da recuperação dos pré-dios.

A Comissão Resgate Muribeca,no entanto, diz que “na audiênciaficou comprovado pelo responsá-vel do ITEP – Instituto de Tecnolo-gia de Pernambuco, empresa con-tratada pela Caixa, que os prédiosda Quadra 03 já podem ter imedia-tamente os trabalhos de recupera-ção iniciados”, não entendendo oporquê de as obras não estareminiciadas.

Por fim, o documento solicitaque a presidenta determine a recu-peraçao imediata dos prédios cujoestudo técnico esteja concluído ea apresentação de um crononogra-ma de obras por parte da Caixa,além da equiparação do auxílio alu-guel de todos em R$750,00 (hojeestá em R$600,00 mas alguns rece-bem R$ 750,00).

A Comissão Resgate Muribecaé formada pelo Conselho de Mora-dores da muribeca e pela Associa-ção Comunitária da Muribeca.

Fernando Bezerra Coelho recebe documentos.Foto: Divulgação

EXPRESSAS

Niver AlexandreAlexandre comemorou aniversário rodeado de amigos. Na foto,

com a esposa Clarissa, a mãe Vânia e Vaneska, a irmã.

Neste dia 02 de Junho de 2013 será realizado, no Cabo de Santo Agostinho,a 2º edição do Fest Car Oficial. As atrações são as competições e demonstra-ções de som automotivo (especialmente som grave), tunning, carros rebaixa-dos e motos, caracterizando-se como um dos maiores encontros do gênero noestado de Pernambuco. Para participar, basta estar no local com o veículo apartir das 9h da manhã. A característica do evento é demonstrativa, não tendocompetição por prêmios.

O evento, que ocupará todo o pátio interno do Espaço Asa Branca, àsmargens da rodovia que corta a cidade, contará com a participação de váriasequipadoras, além de uma variedade enorme de motos das mais possantes. Naocasião, o público irá apreciar um show de acrobacias com grandes pilotos.

A animação ficará por conta da presença de belas garotas, encantando opúblico. O ingresso custa 15 reais e parte da renda irá para instituições decaridade. Dentre elas, o Abrigo de São Francisco e a Casa da Criança.

Para o coordenador do evento, Edy Show, a 1º edição do Fest Car Oficialfoi um sucesso, que deve ser repetido agora. Agradecemos a colaboração e aparticipação de todos que fazem este evento ter tamanha dimensão. Contocom todos vocês todos dia 02 de junho”, declarou.

Maiores informações sobre o evento com a produtora, pelo fone 8606.2858ou pelo e-mail [email protected]

Segundo Fest Car Oficial é neste 02 de junho, no CaboAsa Branca será palco de mais evento dos amantes de som automotivo e tuning

Primeiro FestCar Oficial. Foto: Junior Silva

Allan na ComunicaçãoA Gazeta Nossa parabeniza o radialista Allan Souza pelas novas

funções assumidas na Prefeitura do Cabo, na Gerência de Comunicação.

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:183

Page 4: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 4

[email protected]@reporterbnetowww.batistaneto.com.br

Batista Neto

Direto ao ponto

Carlos Santana é chamado de Puxa-saco por blogueiro da capitalA estrada política do prefeito tucano do muni-

cípio do Ipojuca não para de ser nomeada comonegativa ou desastrosa. Não quero voltar a falardas demolições nem das desapropriações do Cen-tro e de Porto de Galinhas, vou apenas ressaltar oque ocorreu no último dia 20 de maio diante dapresidente da república Dilma Rousseff, do PT, dogovernador Eduardo Campo, do PSB, (que garantiusua eleição), do deputado estadual Pedro SerafimNeto, do PDT, do seu aliado e presidente da câma-ra, Olavo Aguiar, do PMN, do seu sobrinho e secre-tário do seu governo, Pedro Santana, entre outrasautoridades, além dos protagonistas do seu cons-trangimento – os trabalhadores de Suape.

Carlos Santana foi literalmente vaiado por cen-tenas de operários e trocou palavras em seu dis-curso, que foram além do que se esperava. Numasituação como essa, um gestor traz para si as boasresponsabilidades alcançadas. Talvez sua assesso-ria tenha falhado, mas, conhecendo como eu co-nheço seu acervo operacional, acredito que suaautoconfiança e/ou prepotência o levou ao pecado.

Santana é um verdadeiro colecionador de de-cepcionados, embora ele esteja no “time” para apre-sentar a propulsão de seu governo e dizer porquequis sair da assembleia e voltar à prefeitura doIpojuca, pois já passaram-se cinco meses de gover-no e agora já não dá para falar em “organizar acasa”, como ainda falam alguns de seus acólitos.

O constrangimento de que falo foi reportadopela imprensa estadual, representada pelos bloguei-ros mais conceituados e respeitados do Nordeste.Em suas notas, Magno Martins escreve o seguinte:

“Puxa-saco – O prefeito de Ipojuca, Carlos San-tana (PSB), aproveitou a cerimônia de inauguraçãodo navio Zumbi dos Palmares, no seu município,para, novamente, bajular o governador Eduardo Cam-pos (PSB), a quem chamou de “o melhor governadorde todos os tempos”. Seu discurso não agradou aospresentes, que trataram de vaiar o tucano que, empoucos minutos, foi rechaçado nas redes sociaisdevido ao excesso de ‘puxa-saquismo’.

O mesmo jornalista diz, em outra nota:“Pano para manga – Ainda ecoa pelos cor-

redores da política local a declaração feita peloprefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), na se-gunda-feira (20), em Suape, que, emocionado, cha-mou Eduardo Campos de “o maior governador detodos os tempos”. A oposição local se aproveitouda inquietação popular para questionar sobre oacúmulo de lixo em Porto de Galinhas e, assim,empurrar o gestor para a berlinda”.

Será que está na hora de repensar em um gestormais positivo, atuante e trabalhador, ou ainda po-demos acreditar que tudo vai melhorar?

2014 pode ser um bom ano para uma respostanegativa aos negativos e positiva aos “renegados”.

Curtas

Ribeirão em Novo Esti-lo – O principal município daZona da Mata Sul do estado seráo âncora do desenvolvimento.Graças ao trabalho árduo de Ro-meu Jacobina, do PR, e de suaequipe, a cidade está prestes areceber grandes investimentosindustriais. Será Ribeirão a próxi-ma Ipojuca?

BATISTA NETO IPOJUCA

Quando a estrutura familiaré abalada ou fragilizada por al-gumas ausências políticas, quempaga é o estado e por decorrên-cia o cidadão, com impostos eoutros tributos.

Em Ipojuca, existe uma casade nome Raio de Luz, situada naRua Hilda da Costa Monteiro, nocentro da cidade, que atendecrianças e adolescentes que pormotivos diversos perderam oacesso e o convício com seusfamiliares e agora estão à mercêdo poder público (judiciário e

Vereador Irmão Tito solicitamelhorias para a casa deacolhimento Raio de Luz

BATISTA NETO IPOJUCA

Na segunda cidade mais rica doestado, a saúde é uma das maispobres, no que se refere aos enge-nhos e regiões afastadas do centroe alguns distritos de Ipojuca.

Há cerca de um mês o diretorda Maternidade São Miguel, Fran-quelino Pimentel, afirmou que asaúde do município do Ipojuca es-taria mudando e recebendo recur-sos materiais e humanos. Essa in-

Vereador de Ipojuca tenta socorrer saúde de IpojucaPeemedebista Albérico da Cobal aponta problemas na unidade de saúde de Rurópolis

formação entra em contraste como que acontece na Unidade de Saú-de Odontológica de Rurópolis, co-nhecida como Unidade de Saúdeda Família III.

Em meados de maio o verea-dor Albérico da Cobal requereu ainstalação de uma cadeira odonto-lógica e de um novo aparelho, co-nhecido como “foco de luz”, utili-zado por médicos ginecologistasquando realizam o teste Papanico-lau (prevenção) em mulheres, pois

o que há no local está inoperante.“A médica odontológica dá ex-

pediente todos os dias, mas nãotem condições de trabalhar por fal-ta da instalação de equipamentose as mulheres daquela localidadeestão sem fazer os exames gineco-lógicos”, justificou Albérico.

Rurópolis fica próximo ao Cen-tro e, portanto, à prefeitura, dis-tando, aproximadamente, dois qui-lômetros do centro das decisõesmunicipais.

Parlamentar quer melhor acomodações decrianças e adolescentes de Ipojuca quenecessitam de amparo legal

governamental) para resolver osproblemas gerados dentro de suascasas.

Sensibilizado com a situação,inclusive estrutural do local deacolhimento, o vereador IrãoTito, do PSDB, solicita, atravésde indicação, ao prefeito CarlosSantana, também do PSDB, queseja construída ou locada a CasaRaio de Luz, para que possa darmais assistência aos necessitadosdo amparo público.

“Nosso objetivo é proporci-onar um abrigo diferente, umacasa de apoio com proposta deamparo seguro, muito amor e

respeito, proporcionando boascondições físicas, emocionaise intelectuais para o bom de-senvolvimento das crianças.Por esse motivo há uma neces-sidade de um espaço maior,onde as crianças possam usu-fruir de uma brinquedoteca,sala de atendimento psicológi-co, berçário, enfim, toda estru-tura e acomodação que possamminimizar as lembranças detraumas passados e façam comque essas crianças sintam oaconchego e o amor de um ver-dadeiro lar”, explica em seupedido.

BATISTA NETO IPOJUCA

Dois dos primeiros requerimen-tos da Vereadora Eliete Lins, doPDT, para o Executivo Municipal, aoassumir sua cadeira na Câmara doIpojuca, foram em relação aos pro-jetos Rumo à Universidade e Rumoao Mercado de Trabalho.

A parlamentar diz que semprese preocupou, quando foi Secretá-ria de Educação, na gestão passada,com a formação continuada dosprofessores municipais, do Infantilao nono ano do Ensino Fundamen-tal; apoiou projetos pedagógicos/educacionais, buscando, assim, amelhoria do ensino em Ipojuca, nasáreas rural e urbana. Mas não podiadeixar de lado uma grande parcelada população, que não estava maisinserida como alunos da Rede Mu-nicipal de Ensino.

Por essa razão, foi uma das ide-alizadoras do programa Rumo àUniversidade e a principal respon-sável do projeto Rumo ao Mercadode Trabalho pois, até então, os ipo-jucanos haviam sido qualificados,em grande número, apenas nos cur-sos de solda.

Com o Rumo ao Mercado de Tra-balho, ampliou a oportunidadede qualificação profissional e foramoferecidos cursos gratuitos aos re-sidentes em Ipojuca, como: instala-ções elétricas, NR-10, manutençãoem informática, manutenção em te-lefonia, construção e reparos, ser-ralheiro, recepcionista, gestão emhotelaria, qualidade em atendimen-to, redes de computadores, infor-mática avançada, Espanhol rumo àcopa, Inglês rumo à copa, armadorde ferragens, dentre outros, visan-do o mercado de trabalho atual e

Vereadora Eliete Lins fala dos programas Rumoà Universidade e Rumo ao Mercado de TrabalhoEliete foi Secretária de Educação de Ipojuca na gestão passada econhece os benefícios e dificuldades dos programas

futuro. Os cursos ocorriam à noi-te e nos finais de semana em Ipo-juca Sede, Nossa Senhora do Ó eCamela.

Já no Rumo à Universidade,ajudou a iniciar o projeto, acom-panhou e ampliou, levando polospara Nossa Senhora do Ó e Came-la, pois antes as aulas eram ape-nas em Ipojuca Sede. Com isso, ecom uma equipe pedagógicae professores de excelência, e cla-ro, com o empenho dos estudan-tes, triplicou o número de aprova-dos nas universidades públicas dePernambuco e no IFPE (Cursos Téc-nicos Profissionalizantes).

“Os ipojucanos são empenha-dos, inteligentes, compromissa-dos e responsáveis. Basta apenasque lhes sejam dadas as oportu-nidades.

Fico feliz que o meu requeri-mento tenha sido atendido, em

relação à continuidade do Pré-ves-tibular, mesmo que de outra for-ma, em parceria com o Estado, maso importante é que os jovens ipo-jucanos não fiquem sem se prepa-rar para o vestibular e vislumbrarum futuro melhor”, disse Eliete.

Continuando a defende suabandeira, declarou: “Quanto à qua-lificação profissional, dos jovens eadultos que precisam ingressar nomercado de trabalho, recebi umaresposta do Executivo Municipal,através da Secretaria de Educação,que os cursos profissionalizantesserão retomados no 2º semestre.Nós ipojucanos ficamos felizes,pois só através da educação e daprofissionalização poderemos gal-gar um maior espaço neste merca-do atual, que é extremamente com-petitivo. Que Deus abençoe a to-dos”, finalizou a professora e Vere-adora Eliete Lins.

Vereadora Eliete Lins. Foto: Batista Neto

Partidos à parte – O ve-reador Abel Neto, do PSB, cobramais agilidade da câmara de vere-adores para dar atenção aos pro-jetos do executivo, a fim de que omunicípio possa “evoluir” e “se-guir em frente”.

Discurso estadual – Overeador cabense Ezequiel San-tos, do PT, na maioria das vezes,

toma a tribuna da câmara como

um legislador estadual, querendointerferir nas questões do estado

e do governo federal, sempre pon-

tuando as ações do governadorEduardo Campos, do PSB, e da

presidente Dilma, do PT. O povo

do Cabo quer mais representati-vidade municipal, pois já existem

dois deputados do Cabo represen-

tando os munícipes na ALEPE.

Bora, Zé! – O verea-dor Aziel Almeida, do PSD,cobrou, em sessão ordiná-ria na câmara do Cabo,mais atuação do secretárioZé Maria, que ocupa a se-cretaria de serviços urba-nos, e agora responde pe-las regionais do município.

Sales é Santana – O filho do ex-promotor Miguel Sales,Vinícius Sales, PCdoB, agora é mais um dos integrantes do “Cor-po de Fuzileiros Políticos” de Carlos Santana. Bial, como é co-nhecido, já se colocou à disposição de Santana e pode assumir aSecretaria Especial de Desenvolvimento Econômico. Mas... e seupai, contará com seu apoio, daqui pra frente?

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:184

Page 5: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/20135

www.edmarlyra.com

COLUNA REDIGIDA EM 23/05/2013

A falta de rumo do PT pernambucanoO Partido dos Trabalhadores governou a cidade do Recife por 12

anos e está governando o Brasil há 10, mas nunca conseguiu eleger ogovernador de Pernambuco. De todas as eleições que o partido dispu-tou visando o Palácio das Princesas, a que chegou mais perto foi umterceiro lugar com Humberto Costa, em 2006, quando houve segundoturno e Eduardo Campos foi eleito.

Depois da briga de João Paulo e João da Costa, que culminou

numa derrota acachapante na disputa pela prefeitura, o PT tenta

juntar os cacos visando as eleições 2014. Inexoravelmente, o partido

precisará lançar uma candidatura própria para dar palanque a Dilma

Rousseff em Pernambuco, caso Eduardo seja mesmo candidato a

presidente. Mas mesmo que não seja, o PT tomará papel de coadju-

vante na cena política local. Muito pouco para quem já teve a faca e o

queijo nas mãos para governar as três esferas de poder em 2006.

Não há uma perspectiva de ganhar a disputa com um nome pró-

prio. Seus principais quadros, João Paulo e Humberto Costa, saíram

altamente enfraquecidos do processo eleitoral do ano passado. A

chapa pura que o PT apresentou obteve pouco mais de 150 mil votos,

ficando num modesto terceiro lugar, perdendo inclusive para o neó-

fito Daniel Coelho, do PSDB, que não tinha inserção política na capital

pernambucana. Visando um projeto majoritário, o PT tem a possibi-

lidade de receber para os seus quadros o socialista Fernando Bezerra

Coelho, Ministro da Integração Nacional e consequentemente auxiliar

de Dilma Rousseff, sendo um dos mais próximos auxiliares da presi-

denta. Caso se confirme a filiação do ministro ao PT, o partido teria

uma saída plausível, mas mesmo assim estaria dependendo da im-

portação de quadros, porque os atuais envelheceram antes do tem-

po. Além do mais, é preciso mostrar à bancada estadual e a bancada

federal, bem como aos auxiliares de Geraldo Julio e de Eduardo Cam-

pos, a necessidade de se afastar do PSB a nível local. É um tremendo

mato sem cachorro.

Chapa federal – Por falar no PT, os únicos nomes com chan-ces reais de conquistar mandato na Câmara dos Deputados são os ex-prefeitos do Recife João Paulo (que já é deputado federal e busca areeleição) e João da Costa. Os demais terão grandes dificuldades.

Chapa estadual – Já para a Assembleia o cenário é menosconturbado mas também complicado. Buscam a reeleição André Cam-pos, Isabel Cristina, Odacy Amorim, Teresa Leitão, Isaltino Nasci-mento, Manoel Santos e Sérgio Leite, dos quais devem dançar pelomenos dois.

Missão complicada – Nas eleições de 2010, quando tentou areeleição, André de Paula (PSD) alcançou 63.055 votos, que lhe deixa-ram na primeira suplência da Coligação Pernambuco Pode Mais. Vi-sando 2014 ele tentará novamente um mandato em Brasília, masprecisa ampliar o que conquistou na eleição passada.

O recuo – Diante de uma eleição a cada dia mais difícil paradeputado federal, os deputados estaduais Silvio Costa Filho (PTB),Sebastião Oliveira (PR) e Isaltino Nascimento (PT) recuaram e irãotentar novamente um mandato na Casa Joaquim Nabuco.

O Senado – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) foireeleito para a Câmara dos Deputados com 330.520 votos, pratica-mente triplicando a votação obtida em 2006. Agora o progressistadeverá tentar a vaga em disputa pelo Senado na chapa que apoiará areeleição de Dilma Rousseff.

Arena Pernambuco – A Itaipava Arena Pernambuco foi inau-gurada na partida entre Náutico x Sporting (POR) com um público dequase 27 mil pessoas. Em relação ao estádio só elogios, mas noentorno e no acesso de Recife a São Lourenço só reclamação. Algumacoisa precisa ser feita.

Ingenuidade – Só um ingênuo acredita na possibilidade doprefeito Elias Gomes disputar o governo de Pernambuco pelo PSDB.Para isso ele precisaria renunciar a 2 anos e 8 meses do seu mandatoem Jaboatão. Ele só faria isso se a disputa pelo Palácio fosse pule dedez, o que sabemos que não é.

PAULO ROCHA JABOATÃO

A Prefeitura de Jaboatãovem tentando, de todas as for-mas, receber débitos dos con-tribuintes, particularmente osdevedores de ISS e IPTU, cujomontante passa dos 60 milhõesde reais.

Depois de ameaçar com car-tinhas do departamento jurídi-co, fazer campanha com des-

Devedores de IPTU em Jaboatão serãoprotestados e terão nome inscrito no SPCSão 60 milhões em débitos. Devedores também devem ser inclusos no SERASA, diz SecretárioExecutivo da Fazenda, Eromir Moura

contos de juros e multas, e atéprometer o sorteio de um carrozero (entre outros prêmios) en-tre os bons pagadores, a Secre-taria de Finanças resolveu en-durecer de vez e usar um dispo-sitivo legal que permite incluirna dívida ativa do município osdevedores e protestar os débi-tos em cartório, além de inscre-ver o nome do cidadão no temi-do Serviço de Proteção ao Cré-

dito e no ainda mais eficienteSERASA, o órgão do sistema fi-nanceiro que atrapalha a vidado correntista com problemasde inadimplência.

Segundo o secretário execu-tivo da Fazenda de Jaboatão,Eromir Moura, esta primeira eta-pa visa justamente as institui-ções financeiras, o que mostraque não é apenas o cidadão co-mum que deixou de pagar seus

impostos e taxas em Jaboatãodos Guararapes. Nesta leva 16contribuintes serão acionados,num montante que beira R$ 1 mi-lhão e 100 mil. Mas até o final doano a malha se estende às pes-soas físicas.

Segundo ainda Eremir Mou-ra, todo o processo está basea-do na Lei Federal 12.767, dedezembro de 2012. Aqueles queestão inscritos na dívida ativa

BATISTA NETO IPOJUCA

A notícia de que ViníciusSales, ou Bial, como é conheci-do, estaria no governo de Car-los Santana, do PSDB, não de-morou a tomar conta dos cor-redores políticos da cidade.

Após o desmembramentoda Secretaria Executiva de De-senvolvimento Econômico e

(devedores de IPTU, ISS e taxas)serão acionados judicialmente eincluídos em órgãos de prote-ção de crédito (SPC e SERASA).

Não foi divulgado o quantorepresentam, percentualmente,os R$ 60 milhões buscados semmuito sucesso pelo fisco munici-pal, mas é sabido que parte dainadimplência se deve aos au-mentos ainda na primeira ges-tão de Elias Gomes; outra parte,

claro, é devido á condição demiserabilidade da maior parteda população jaboatonense.Quem tem de ir à cata do dinhei-ro da feira todos os dias não sepreocupa com IPTU. Uma tercei-ra justificativa está na indigna-ção de proprietários de imó-veis: “Se não temos nem sanea-mento básico, nem calçamento,nem iluminaçao, vamos pagarIPTU por qual motivo?”.

IPOJUCA

Vinicius Sales (Bial) poderá assumirsecretaria no governo de Carlos SantanaVinícius é filho do ex-promotor Miguel Sales e está à disposição de Santana para arecem criada Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Meio Ambiente (cuja secretária éBerenice (Beré), a esposa do de-putado federal Cadoca, do PSC), aantiga pasta agora chama-se Se-cretaria de Meio Ambiente e Con-trole Urbano, e gerou uma nova, aSecretaria Especial de Desenvol-vimento Econômico.

O nome para assumir a novapasta é o do filho do ex-promotorMiguel Sales.

Miguel é adversário políticode Carlos Santana de longas da-tas. Mas, segundo suas própriasdeclarações, “Vinícius tem vôopróprio”.

De acordo com pessoas liga-das a Vinícius, ele já teria ditoque seria uma honra participar daatual gestão para contribuir como desenvolvimento de Ipojuca.

Vinícius Sales está à disposi-

ção do prefeito Carlos Santana,do PSDB, mas, até o fechamentodesta edição, não foi assinado oudivulgado, em Diário Oficial, anomeação de Vinícius Sales.

De acordo com o projeto daprefeitura, aprovado pela câma-ra com nove votos, não haveráa criação de novos cargos, ape-nas uma separação das pastas edivisão dos já existentes.

LOYANE FARIAS SECOM/CABO

Os agentes comunitários deSaúde do Cabo de Santo Agosti-nho promoveram uma série deatividades dia 24 de maio, paracelebrar as recentes conquistasda categoria. O prefeito Vado daFarmácia participou do encon-tro, que aconteceu no Sest/Senat,situado às margens da PE-60. Oevento teve como objetivo prin-cipal a comemoração do reajus-te salarial dos agentes, que des-de o dia 1º de maio passaram areceber a remuneração no valorde R$ 1.052,00 e ainda benefícioscomo insalubridade. Há 19 anosos profissionais não tinham um re-ajuste. A vice-prefeita, Edna Go-mes, e vários secretários tambémprestigiaram o evento.

O prefeito Vado parabenizouo trabalho que os agentes vêmdesempenhado e cumprimentouum a um pelo confraDSC_0559esforço e dedicação nabusca pela melhoria da saúde epara a prevenção de doenças emdiversas comunidades no muni-cípio. “Esse mês pudemos efeti-var um direito deles, que há mui-to tempo precisavam desse re-conhecimento. Isso vai fortalecerainda mais esses trabalhadorese vai contribuir para melhoria dodesempenho desses profissionaisgerando um melhor atendimentopara a nossa população”, relatou.

Dentro da programação, fo-ram realizadas palestras de pre-venção a doenças endêmicas,sobre violência doméstica, entre

Agentes de Saúde do Cabo comemoram conquistasAgentes Comunitários deSaúde passam areceber R$ 1.052,00

outras. O evento contou com oapoio da Secretaria de Saúde.Para o tesoureiro da Associa-ção Municipal dos Agentes deSaúde do Cabo, Inaldo Severi-no da Silva, esse reconhecimen-to do prefeito com a categoriasó demonstra o compromissoda gestão com a saúde do mu-nicípio. “Estamos muito felizespelo reconhecimento dessaluta”, pontuou. A agente de en-demias, Creuza Aurino Xavier,destacou que o gestor Vadosempre teve esse olhar especi-al para os agentes. “Desde quan-do Vado era vice-prefeito eleadmirava o nosso trabalho, comessa força e reconhecimentofaremos um trabalho ainda me-lhor”, avaliou.

“Há anos os agentes lutampor melhorias, essa conquistaé fundamental para elevar aqualidade do atendimento emelhorar ainda mais os servi-ços de orientação e prevençãoa doenças junto às comunida-des”, destacou o secretário deSaúde, Luís Lima.

BATISTA NETO IPOJUCA

Um dos males do litoral de quase cem por cento da RegiãoMetropolitana é sua infraestrutura. Ruas esburacadas, falta de sane-amento, calçadas improvisadas, entre outros problemas, são ob-servados do mais humilde ao mais requintado litoral.

Para os nativos da praia de Maracaípe, em Ipojuca, essa ques-tão pode ter remédio. O vereador Gilmar de Camela fez um pedidoao poder executivo para que parte dos recursos oriundos do FEM –Fundo Estadual dos Municípios – seja implantado para pavimenta-ção, obras e drenagem da estrada de acesso ao Pontal.

Gilmar tem se preocupado com todos os recantos do municí-pio, não se rendendo, apenas, ao seu distrito natal, Camela. “Quemvisita Maracaípe, geralmente dá uma esticadinha para conhecer oPontal. É nesse local que as águas do rio Maracaípe se encontramcom as do mar”, comentou.

Gilmar usa como referencia as diversas atividades turísticas queo local proporciona como principal motivo do serviço turístico eesportivo. “Passeios de jangada pelos manguezais, passeios de lan-cha e caiaque, caminhada por trilhas que são oferecidas por algunshotéis da região, águas mornas e calmas para banhistas, ProjetoHippocampus, onde é possível conhecer o habitat do cavalo mari-nho, entre outros entretenimentos turísticos”, justificou Gilmar.

O vereador Gilmar não prevê o valor exato para a execução doserviço, mas frisou a importância e a necessidade de fazê-lo.

Estrada do Pontal de Maracaípepoderá receber recursos do FEMParlamentar aponta a necessidade de pavimentação

Foto: João Barbosa/SECOM Cabo

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:185

Page 6: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 6

SOLENIDADE COME-MORATIVA

– Aniversário de 40 anos de fun-dação do INSTITUTO HISTÓRICO,com sessão solene no dia 15 de maiorealizada na quadra Coberta do Co-légio e Curso YAPOATAN.

A mesa de Honra formada peloPresidente do Instituto Ivaldo Mon-tarroios - Prefeito do Município deJaboatão Elias Gomes e esposa - Re-presentante do Deputado FederalJose Mendonça Filho, Sra. Maria Ja-cinta - Deputado Eduardo Porto - De-putado Betinho Gomes - Presidenteda Câmara de Vereadores de Jaboa-tão Ricardo Valois e esposa - Ex Pre-sidente do IHJ Jackson Vieira deMelo - Vereador Jose Leonardo Diniz

(Vado)

NOVOS ASSOCIADOS –Iniciando a solenidade, após o dis-curso do Presidente, formaram-senovos associados - Eduardo Porto - Se-verino Nazário Filho - André Campos- Elinildo Marinho - Natanael Lima Jr.

Três novos associados manifes-taram a honra em receber o Diplomae o Distintivo do INSTITUTO e inte-grarem-se a vida da Instituição, coma visão de sua importância e consci-ência do que representa, para a Ci-dade de Jaboatão.

MEDALHA DE HONRAAO MÉRITO – foram concedi-das Medalhas de Honra ao MéritoFREY JABOATÃO, as seguintes per-sonalidades:

Deputado Federal Jose Mendon-ça Bezerra Filho - Benfeitor ao INSTI-TUTO. Quando Governador, conce-deu em comodato, ao INSTITUTO, oprédio da ex-cadeia pública, parasua atual sede.

Prefeito Elias Gomes - quandoSecretário de Estado, trabalhou edefendeu junto ao Governador a con-cessão do Comodato para tornar-se aatual sede.

Presidente de Honra e atual Vice-Presidente do INSTITUTO HISTORI-CO DE JABOATÃO Escritora AdiuzaBelo - que exercendo três mandatos,conseguiu, nesse período, o Comoda-to do Governo do Estado, para atualSede.

Dr Jose Luiz Melo ex-vice Presi-dente e associado, que juntamentecom um grupo de médicos, construí-ram e dotaram JABOATÃO - centro -do primeiro Hospital da Cidade-Hos-pital Geral de Jaboatão.

Advance Engenharia - perten-cente ao associado Francisco Caric-chio que na época da reforma e ins-talação do prédio da atual sede, nãomedindo esforços, físico e financei-

40 anos do Instituto HistóricoNeste mês de maio, dedicamos a coluna, as comemorações do 40º aniver-

sário de fundação do INSTITUTO HISTORICORecebemos inúmeras manifestações de congratulações e bênçãos, na missa

celebrada por Frey Damião no dia 12 de maio, em ação de graças pelo quadra-gésimo aniversário de sua fundação, quando o celebrante dirigiu orações erecomendações ao INSTITUTO, seus dirigentes e associados.

Além do Presidente, participaram da missa, a diretoria, ex-presidentes,Associados e colaboradores. Momentos de emoções quando juntamente comas comemorações do dia das Mães a Igreja encheu-se de orações, cânticos eparabéns Frey Damião em sua homilia e recomendações, sempre dirigindoorações e pedindo a DEUS iluminação e proteção para as Pessoas que dedi-cam-se a vida do INSTITUTO, nesses 40 anos.

Agradecemos as Pastorais e Religiosas, que nos acolheram e apoiaramdurante toda a celebração, que durou mais de duas horas.

ro, contribuiu na sua recuperação .Dr Fernando Figueirôa por ter

exercido três mandatos de Presiden-te, enfrentando épocas e situaçõesdas mais adversas, quando o INSTI-TUTO não possuía sede, e o manteveintegro, apesar de todas dificulda-des, com seu patrimônio material eimaterial.

No pronunciamento em agrade-cimento a COMENDA que lhe foi ou-torgada o Prefeito Elias Gomes, reco-nhecendo a importância da Soleni-dade e oportunidade para demons-trar o compromisso com Jaboatão –Centro - relatou as obras que estão emandamento e serão concluídas até ofinal de seu mandato. Incluindo o CineTeatro Samuel Campelo, Escola téc-nica Federal e Maternidade Rita Bar-radas.

REGISTROS – MarcantesRegistros ficarão gravados na histo-ria do INSTITUTO, nestas comemo-rações de 40 anos de sua Fundação:

Reedição da Revista doIHJ. Com edição comemorativa. Cor-po Editorial formado por Ivaldo Mon-tarroios - Jose Luiz Melo - NatanaelLima Jr. - Jackson Vieira de Melo

Ilustração de aniversáriode 40 anos, com BANER marcandoo evento, com seus dirigentes. Traba-lho técnico designe de Eugenio Lin-coln e Mirtes Figueirôa

Novos distintivos do IHJcom novo tamanho e visual. Manten-

do o Escudo D’armas original.

AGRADECIMENTOS –Especialmente a Neci e Rosilda Fir-mino Barreto, proprietárias do Colé-gio e Curso YAPOATAN.

Prefeito Elias Gomes, DeputadosEduardo Porto e Betinho Gomes, quesempre nos apoiaram, inclusive comvotos de congratulações na Assem-bléia Legislativa.

Frey Damião Silva pelas Ben-çãos e bela celebração da missa deaniversário.

Diretores - Associados - Voluntá-rios - Estagiários, Prestadores de Ser-viço. A dedicação da BibliotecáriaD. Zuleick Araujo, que sempre pre-senteia o INSTITUTO, oferecendo oBolo de aniversário.

Patrocinadores – Ivaldo Montar-roios - Gildo Carício Caldas - TelmoOliveira - Francisco Caricchio - JoseLuiz Melo - Jackson Vieira de Melo

Comissão de Eventos - MirtesFigueirôa – Juracy Amador - VirginiaMaria-Maria do Carmo

Agradecemos a equipe jovemda paróquia de Santo Amaro, Gui-lherme Soares - Paula Janainy e Yas-mim, que apoiaram a recepção nasolenidade.

FUNDADO EM 12/05/1973

Instituto Histórico de Jaboatão

“Seremos a memória dos dias que virão”

INFORMATIVO DO IHJ AOS SEUS SÓCIOS,COLABORADORES, SIMPATIZANTES E PÚBLICO EM GERAL

Missa celebrada por Frei Damião dia 12 de maio

RAÍZA MUNIZ SECOM/CABO

A reitora do Instituto Federalde Pernambuco (IFPE), Cláudia San-sil, visitou dia 22 de maio as insta-lações da Faculdade de Ciências Hu-manas e Sociais Aplicadas do Cabode Santo Agostinho (Fachuca), si-tuada no bairro da Destilaria. Oobjetivo foi vistoriar o espaço paraavaliar a possibilidade de implan-tação do campus provisório doIFPE no município, até que as obrasdo definitivo sejam concluídas.

A visita foi acompanhada pelosecretário Municipal de Educação,Elias Santos, e parte de sua equipe;pelo diretor da faculdade, JoaquimSeverino, e por técnicos do IFPE.

Se aprovada, uma área da Fa-chuca funcionará em 2014 no perío-do diurno como campus provisó-rio do IFPE no Cabo. O definitivoserá erguido em um terreno de 14,2hectares (doados pela PrefeituraMunicipal) no Convida Suape, bair-ro planejado em fase de implanta-

ção no município, e tem previsãopara começar a funcionar em 2015.

“Estamos aplicando um ques-tionário avaliativo para estudarmosa possibilidade da instalação docampus temporário nesta faculda-de, verificando a localização, infra-estrutura, acessibilidade, climati-zação, entre outras questões”, ex-plicou a reitora. “Precisaríamos desalas adequadas aos três cursosque serão oferecidos, e no mínimoquatro salas para a parte adminis-trativa”, completou.

Para o secretário Elias San-tos, ter um campus provisório doIFPE numa autarquia municipalseria um ganho para o Cabo. “Que-remos receber essa instituição debraços abertos e nos colocamosà disposição para ajudá-la no quefor preciso”, declarou. Ainda estasemana o IFPE enviará à Fachucauma arquiteta para fazer um es-tudo mais detalhado da área econcluir seu relatório, que deve-rá ser enviado à Secretaria de

Educação Profissional e Tecnoló-gica (Setec) do Ministério da Edu-cação (MEC).

Jaboatão – Enquanto isso, aPrefeitura de Jaboatão formalizou,

Campus provisório do IFPE no Cabopoderá ser instalado na FachucaCampus definitivo do Instituto Federal de Pernambuco só deve ser concluído em 2015

dia 24 de meio, depois de muitascomplicações legais, a doação deterreno para a unidade do IFPE nomunicípio. O terreno é às margensda PE7 (Estrada da Integração), nasproximidades de Jaboatão Centro.

Foto: João Barbosa/SECOM Cabo

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:186

Page 7: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/20137

PE 28 Entrada de Enseada dos Corais.Aberto de Domingo a Domingo

ALMOÇO E JANTARFornecemos para empresas

8628.9013 / 3512.0363

O Melhor Jabá da Região

CTG Rincão dos Guararapespromove Churrascada GaúchaPAULO GÊ RECIFE

Não é uma Asa Branca, deLuiz Gonzaga, mas muita gentede outras regiões deste imensopaís, se já não dançou, pelo me-nos ouviu a música. Pois foi coma Dança do Pezinho que osalão principal do Clube dasÁguias lotou com dançarinosgaúchos e não gaúchos. Era oque menos importava. Valeu aanimação. Todos inspirados, tal-vez, pelo grupo de danças, cha-mado em um CTG (Centro de Tra-dições Gaúchas) de InvernadaArtística, que acabara de seapresentar.

Já havia sido servido o “pri-meiro tempo” do farto almoço,cujo item principal não podiadeixar de ser a costela assada,inteira, mérito do sempre pre-sente assador Osmar e sua efici-ente equipe. Além do churras-co, compareceram à mesa di-versos acompanhamentos cui-dadosamente preparados pelaturma da cozinha, liderada porDona Silvana.

Enfim, foi uma festa comple-ta, inclusive com a presença doCentro de Tradições GaúchasSaudade da Querência, de Ca-bedelo.

Que venha a próxima chur-rascada. Costela é que não vaifaltar, nem gente pra degustar.

Para se associar, gaúchos ounão, ao Clube das Águias, sededo CTG Rincão dos Guararapes,informe-se pelo fone 3462.5072.O Clube das Águias tem amplasinstalações e localiza-se em BoaViagem.

Cézar e Aparecida, do CTG Rincão dos Guararapes, com Antônio e Socorro, do CTGSaudade da Querência, de Cabedelo, Paraíba.

Mais de trezentas pessoas estiveram reunidas no Clube das Águias, em Boa Viagem

A costela sendo apreciada por todos

Em Piedade adquira sua Gazeta Nossa na Banca Luna.Em Candeias, na Banca Pica-Pau e na TopStop

Paulo Gê, da Gazeta Nossa, ladeado por Shueda, patrão do CTG e Alahir, da redeÓptica Fox.

A equipe do assador Osmar com a “prova do crime”

Apresentação da Invernada Artística

ABANDONO DE EMPREGOSr. Francisco Siqueira Duarte Teixeira

Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vistaencontrar-se em local não sabido, convidamos o Sr. Francisco

Siqueira Duarte Teixeira, a comparecer em nosso escritório, a fimde retornar ao emprego ou justificar as faltas, dentro do prazo de

48h a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido,automaticamente, o contrato de trabalho,

nos termos do art. 482 da CLT.Cabo de Santo Agostinho, 28 de maio de 2013

Epitácio Nascimento Torres MERua Antônio A. dos Santos, 355

Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco

A imprensa de Jaboatão esteve reunida em almoço dia 23 demaio, na Pizzaria Atlântico, em Piedade, a convite do vereadorRicardo Valois, presidente da Câmara de Vereadores do município.

O objetivo foi a apresentação formal do jornalista Pedro Ti-nôco como responsável pela assessoria de comunicação da câma-ra. Tinôco já trabalhou em grandes jornais da capital pernambu-cana e assessorou políticos de vários partidos.

Ricardo Valois pronunciou-se acerca da importãncia de umaassessoria de imprensa na casa legislativa: “Precisamos estar cadavez mais perto da sociedade. A imprensa de Jaboatão presta umgrande serviço à população, informando e noticiando aquilo quediz respeito ao nosso município. Por isso acho importante haveruma maior proximidade entre o Legislativo e o povo. Esse víncu-lo, muitas vezes, se dará através da imprensa. Estamos procuran-do dar mais transparência a fim de conseguirmos que a populaçãoparticipe mais da vida política da cidade”.

Estiveram presentes Jota Gilson, do jornal Jota Publicidade,Paulo Rocha, deste Gazeta Nossa, Roberto Santos, do Blog doRoberto, Chico Lucena, da Rádio Cidadania e o fotógrafo PauloSérgio Sales. Herbert Fernandes, do Blog da Lagoa Olho D’Água,não pode comparecer.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Jaboatão, JorgeLemos, também compareceu para dar as boas vindas a PedroTinôco.

Câmara de Jaboatão apresentaseu assessor de imprensa

Jornalista Pedro Tinoco ficará à frenteda comunicação do legislativo

Pedro Tinôco foi apresentado em almoço no Restaurante e Pizzaria Atlântico

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:187

Page 8: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 8

[email protected]

Mirtes Figueirôa

DIVERSAS MARCASTudo em 7X no cartão(Parcela mínima de R$ 25,00)

Aceitamos todos os cartões

A partir de R$

15,99m2

A partir de R$

9,99 m2

PORCELANATOPORCELANATO PISO CERÂMICOPISO CERÂMICO

Homenagem – A Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico da PMJG fez homenagemao Instituto Histórico de Jaboatão, no dia 16 de maio,dentro das comemoraçõesdos 40 anos, com aapresentação do Conservatório Musical Cristiano Carneiro, na praça Dantas Barreto, em Jaboatão Centro.Foto Eugênio Lincoln

Concerto Otávio Lira –Ainda écomentadopelos quatrocantos da cidade.Nas comemora-ções dos 420 anos de Jaboatão, anoite do dia 04 de maio foi inesque-cível, ficará na memoria dos inú-meros amigos que foram assistirao belíssimo espetáculo. Dentre osamigos registramos as presenças doPresidente da Câmara de Vereado-res do Jaboatão dos GuararapesRicardo Valois e sua esposa Rosá-rio, os vereadores Nado do Cami-nhão e Alberto,Deputado EstadualEduardo Porto e dos moradores daRua de Santo Amaro, os patrocina-dores Yapoatam Colégio e Curso dasdiretoras Neci e Rozilda Barreto,Lindacy, representando o Deputa-do Federal Augusto Coutinho, De-putado Estadual Betinho Gomes,Presidente do IHJ Ivaldo Montar-roios com a esposa e filhos, empre-sa BECOREL, FAJOLCA, TenentePedro Meneses, Laticínios Guara-rapes (ISIS), Credemóveis Novo Lar,Gogoia Loca Show e A Paraibana.Foto Eugenio Lincoln

Antonieta – A família Barbosa comemorou no dia 17 de maio, o aniversário de sua matriarca, asenhora Antonieta Maria Barbosa. A comemoração dos seus 99 anos foi em sua residência na rua BrandãoCavalcanti, em Jaboatão Centro. Ela é a alegria de seus filhos, netos e bisnetos. Foto Mirtes Figueirôa

No dia 15 de maio aconteceu afesta solene em comemoração aos40 anos do Instituto Histórico deJaboatão – IHJ, realizada na quadrado Yapoatam Colégio e Curso, daassociada Neci Barreto.

A mesa de honra foi compostapelo Presidente do IHJ, Ivaldo Mon-tarroios, Prefeito Elias Gomes e es-posa Ana Karla, Presidente da Câ-mara dos Vereadores Ricardo Valo-is e esposa Rosário Valois, Dr. Jack-son Vieira de Melo, Deputado Esta-dual Betinho Gomes, Deputado Es-tadual Eduardo Porto e vereadorNado do Caminhão.

Tomaram posse como novosassociados o Deputado EstadualEduardo Porto, Natanael José deLima e Elinildo Marinho. Logo após,foi feita a entrega da Medalha doMérito Frei Jaboatão a seis agracia-dos: Prefeito Elias Gomes da Silva,Dr. Jose Luiz de Almeida Melo, Fer-nando de Barros Figueirôa, Advan-ce Engenharia (representada porMarcos Caricchio), Adiuza MariaVi-eira Belo (representada pela senho-ra Inês Gulde), e Deputado FederalJosé Mendonça Bezerra Filho (repre-sentado por Maria Jacinta).

Após a solenidade, o Presiden-te do Instituto Histórico de Jaboa-tão convidou a todos para o cortedo bolo de aniversário, tradicional-mente presenteado pela bibliotecá-ria do IHJ, senhora Zuleik Lopes,seguido do coquetel do BuffetD’Veras, ao som da música ao vivode Kall Silva.

Intituto Histórico de Jaboatãocomemora 40 anos de atuaçãoCom presença marcante na identidade jaboatonense, entidade comemoraquatro décadas de serviços e de preservação da história do município

Foto: Guilherme Soares

Maestro Cristiano e alunos, Diretora do IHJ, Idalice Laurentino, Nildo Barbosa e Eliane

Dê uma máscara ao homem e ele dirá a verdade.Oscar Wilde

Elinildo Marinho deputado Eduardo Porto Natanael lima

Agraciados com a Medalha Frei Jaboatão

Jovens da Paróquia de Santo Amaro, equipe da Pascom: Paulinha, Guilherme, Yas-mim e o multiartista Tony, ladeados pelo Presidente do Instituto Histórico, IvaldoMontarroios. Foto: Mirtes Figueirôa

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:188

Page 9: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/20139

Página assinada por Andros Silva, com entrevistas e notas sobre a música local e nacional. Críticas e sugestões [email protected]

Forró de Pai para FilhoAndros Silva

PegandoLeveSimão e Gel mantêmviva a tradição doforró em Jaboatãodos Guararapes

FRASES MARCANTES DA MÚSICARoberto Carlos era Genial, agora

virou uma múmia deprimida. Lobão

“Sou filho de

sanfoneiro, filho do

Simão do Acordeom”

ANDROS SILVA JABOATÃO

Há algum tempo ouço falar deGel e Simão do Acordeom, masnunca tivera a oportunidade deconhecê-los pessoalmente. Sóagora, pouco mais de seis mesesa frente dessa coluna consegui,enfim, conversar com essas figu-ras carismáticas e talentosas. Obate-papo com os sanfoneirosaconteceu na Casa de Forró de Paipra Filho, localizada no Alto BeloHorizonte 2, em Vila Rica, Jaboa-tão. Confira!

Andros – Gel, gostaria de co-meçar com você se apresentandopara os nossos leitores.

Gel – Meu nome é GeílsonMonteiro da Silva, tenho 38 anos,sou casado e pai de quatro filhos.O meu mais velho, Everton, tem18 anos, inclusive a esposa deleestá gestante, eu vou ser vovôem breve. Meu caçula, que fez dezanos recentemente, chama-se Ge-siel. Também tenho o de 15, Gel-cio, e uma menina chamada Willi-ane, de 17 anos.

Andros – Seus filhos tambémgostam de Forró?

Gel – Sim, essa família respi-ra Forró. Todos eles gostam daverdadeira música nordestina.Everton e Gelcio até já tocam co-migo. Os outros dois ainda nãoestão tocando, mas é provávelque futuramente eles tambémcomecem a tocar.

Andros – A esposa não podeficar de fora dessa apresentação...

Gel –Minha esposa chama-sePatrícia Carvalho, ela tem 36 anose é jaboatonense.

Andros – Você também é deJaboatão?

Gel – Eu sou paraibano dacidade de Sapé, a terra do abaca-xi, mas vim morar aqui com umano de idade, por isso eu me con-sidero jaboatonense. Eu sempredigo, pai é o que cria e quem mecriou foi Jaboatão.

Andros – Como você conhe-ceu a Patrícia? Ela cantava em al-guma banda de Forró?

Gel – Não, nunca cantou embanda de Forró. Agente se conhe-ceu quando eu tocava no Mel comTerra, há 17 anos. Depois, eu des-cobri que ela também tinha umtalento para a música, de cantar ecompor, no entanto eu não a dei-xo cantar em banda nenhuma,nem na minha. Prefiro ela em casamesmo, me ajudando a comporboas canções (risos).

Andros – Ajudando a com-por? Ela também é compositora?

Gel – Minha esposa é umagrande compositora, quando agente senta para compor, a letrasai rapidinho, seja um pé-de-Ser-ra ou forró romântico. Até jin-gle para campanhas políticasagente já fez.

Andros – Quando surgiu seuinteresse pelo Acordeom?

Gel – Rapaz, eu sou filho desanfoneiro, filho do Simão doAcordeom. Já nasci gostando des-se instrumento. Pra falar a verda-de, nem recordo como aprendi atocar Sanfona. Lembro que meu

Simão do Acordeom é um dos precursores do forró em Jaboatão. Foto: Andros Silva

pai sempre tocava forró pé-de-ser-ra e eu estava sempre junto, como triângulo. Acho que foi nessaépoca que comecei a tocar.

Andros – Quando surgiu abanda Gel e Seus Manos?

Gel - O Gel e Seus Manossurgiu em 2003, estamos comple-tando dez anos de muita luta. Aformação atual conta com Geor-ge e Geibinho,meus irmãos.Temos quatroCDs e um DVDgravados. Nonosso quarto CD participaram ossanfoneiros Beto Hortis e Wal-donys. No DVD tem comentári-os de pessoas amigas da família,como Dominguinhos, Arlindodos Oitos Baixos, Nádia Maia,Almir Rouche, Joquinha Gonza-ga (sobrinho de Luiz Gonzaga),João Lacerda, Ivan Ferraz e mui-tos outros.

Andros – Onde se pode en-contrar esse DVD?

Gel – Esse DVD é novo, aindavamos fazer o lançamento. Acre-dito que ele terá uma boa aceita-ção, por que modéstia à parte, estámuito bom. No DVD cantamosmúsicas de Jackson do Pandeiro,Trio Nordestino, Luiz Gonzaga e,claro, músicas autorais.

Andros – Além de músico,

você também é proprietário deuma Casa de Forró?

Gel – Sim, bem lembrado. Eue minha família estamos no coman-do da Casa de Forró de Pai pra Fi-lho. O espaço fica montando aquimesmo no quintal de casa. Já fazoito anos que estamos realizandoshows de Forró aqui nesse espaço.A gente de certa forma está geran-

do renda para osartistas da nossaregião. Nomes co-nhecidos comoSantanna, Nádia

Maia, Irah Caldeira e Waldonys jáse apresentaram por aqui. As apre-sentações acontecem sempre aosdomingos, com um público de 400pessoas por evento. Dá um traba-lho arretado, mas vale a pena.

Andros – Quanto custam osingressos?

Gel – Depende da banda, agente cobra de acordo com o ar-tista. Quando é o Forró da Tradi-ção, com meu pai Simão do Acor-deom e a nossa banda cobramos7 reais para homens e 5 reais paramulheres.

Andros – Me deixa conver-sar um pouquinho agora com oseu pai. Seu Simão, o senhor tam-bém tem uma banda de forró?

Simão – É, rapaz eu tambémtenho uma banda, Os Incríveis do

Forró. Quando agente começou sótocava Pé-de-Serra, depois muda-mos o repertório e colocamos ou-tros estilos de forró também. Hoje,a banda conta com nove compo-nentes.

Andros – Quando o senhorcomeçou?

Simão – Comecei com 14anos, lá no interior da Paraíba. Crieitoda minha família tocando forró,batalhei muito nessa vida para ga-nhar o pão, para criar esses cabras.Hoje em dia, graças a Deus, é tudosanfoneiro, cantor de melhor qua-lidade. Depois comecei a conser-tar e afinar sanfonas, hoje tenhouma oficina.

Andros – É difícil ser ummúsico independente?

Simão – É muito difícil, vocêjá pensou uma casa dessa aqui comum apoio da Prefeitura? Aqui noDe pai Pra Filho a gente não ficaapenas fazendo show de Forró.Temos aulas de acordeom, Gel en-sina de graça a um bocado de pes-soas que querem aprender a tocarsanfona. A gente dá lanche e já pa-gamos até passagem para os alu-nos. Se a Prefeitura patrocinasseisso, as coisas seriam diferentes.Mas parece que os órgãos públi-cos não estão nem aí para a nossacultura, não é? Os artistas que to-cam aqui vêm na amizade, não co-

bram cachês altos,eles são nos-sos amigos. Se eles cobrassem oque o show deles merece, a casanem estava funcionando.

Andros – Alguns músicosreclamam que são esquecidos, quedificilmente são convidados parase apresentar nos eventos promo-vidos pela Prefeitura. Acontece omesmo com vocês? Vocês sentemessa carência?

Gel – Claro, agente sente umacarência e até necessidade de to-car em Jaboatão, somos uma ban-da daqui, mas tocamos sempre láfora por falta de espaço dentro danossa própria cidade. As prefeitu-ras de outros municípiosme ligambem antes do São João convidan-do agente para tocar nos eventos.Muitas vezes eu falo direto comos prefeitos. Coisa que não acon-tece aqui em Jaboatão. Estamos apoucos dias das festas juninas,mas e aí, alguém sabe dizer se Ja-

boatão terá São João? É triste parao músico, ser criado em uma cida-de e não se apresentar nos princi-pais eventos que acontecem nela.Eventos esses promovidos pelaPrefeitura.

Andros – Gel, Seu Simão,muito obrigado. Se quiserem acres-centar algo, o espaço é de vocês.

Gel – Andros, eu que agrade-ço, acho que a entrevista foi bemprodutiva, foi muito legal. Obriga-do. Vou deixar a minha agendapara quem quiser nos acompanhar.Vamos tocar no dia 12 de Junhoem Chã de Alegria, no dia 17 esta-remos no Sítio do Pica-Pau Amare-lo em Paulista, nesse mesmo diaseguimos para Cruz de Rebouças,onde iremos nos apresentar no Clu-be Arte Show e no dia 23 estare-mos em Canhotinho.

Simão – Eu também gostariade agradecer a oportunidade, Obri-gado.

Gel reune o que há de mais expressivo do forró pé-de-serra. Foto: Andros Silva

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:189

Page 10: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz161baixa.pdf · Seja bem-vindo, Pedro. ... Que tal fazer obras que não se desman-chem com a chuva? Mais prá-tico e mais barato. Tenham

GAZETA NOSSA 161 SEGUNDA QUINZENA MAIO/2013 10

Guia Da Gula

www.forroboxote.com.br

Reino da Zoada PoucaCaravaggio – Cupido dormindoEstou no reino da zoada pouca, onde só se ouve a sinfonia de sapos

e grilos, o coro de cigarras, o solos de sabiás e o contracanto de capotesmisturando canções várias. Estou onde quero estar, numa casa na serra, semrádio e sem notícia das terras civilizadas. Aqui nada se sabe, de quantos mataram, de quantos morreram, dequando e de quanto se roubou. Sabe-se, apenas, que continuam matando, morrendo e roubando. Importamuito mais ver-me anoitecendo cedo para amanhecer-me mais cedo, a tempo de ver a troca de plantões entrea lua e o sol, um chegando, outra se indo, cada qual com sua beleza. Estou numa casinha na serra com asportas do sorrir escancaradas. Sem buzinas, sem motores, sem zoadas. Sou vizinho, parede-e-meia, da paz.

www.jessierquirino.com.br

De morreres de amores tu fingisteMeu juízo pacífico aloprasteMeu castelo de sonhos tu ruísteMeu chuvisco sereno trovoaste

Meus colchetes do peito tu abristeE os passeios venosos, pressionasteSe os meus doze por oito tu subisteMinhas fibras cardíacas enfartaste.

Contra cachimbo da pazO sofrer de minh`alma tu polisteContra teu próprio sangue guerreasteBaionetas e adagas preferisteMeu cachimbo da paz tu apagaste.

Nossos trilhos dormentes dividisteNossas camas sedosas encrespasteNossos vinhos e jantas consumisteTeus caninos rangentes palitaste

Quietude e sossego sacudisteNo motim que tu mesma deflagrasteUma estátua de ódio esculpisteNa avenida, que, sem pudor, barraste.

Foto

s m

eram

ente

ilus

trativ

as

O MELHOR FILÉ À

PARMEGIANADA REGIÃO03 PESSOAS

R$R$R$R$R$41,41,41,41,41,9090909090GALETOGALETOGALETOGALETOGALETO

COMPLETOCOMPLETOCOMPLETOCOMPLETOCOMPLETO

R$R$R$R$R$31,31,31,31,31,9090909090

PIZZAMUSSARELA,CALABRESA,MARGHERITAE SERTANEJA

R$1111188888,,,,,9090909090

PAULO ROCHA JABOATÃO

A premiadíssima quadrilha ju-nina Mirim Trapiá, Bicampeã Per-nambucana Infantil, mais uma vezlevará o nome de Jaboatão às dis-putas estaduais sem o apoio daPrefeitura de Jaboatão.

Segundo o presidente da enti-dade, Clécio Barbosa, a Secretariade Cultura do Município foi procu-rada, mas o presidente Isaac Lunanegou o apoio. “A contribuição domunicípio seria apenas a doaçãode 200 camisas com o tema da Mi-rim Trapiá, para que pudéssemosvender e arrecadar dinheiro paranosso espetáculo, mais bannerpara apresentação junina 2013. Masnem isso conseguimos”, diz Clé-cio, acrescentando que o grupo dedanças da quadrilha fez uma apre-sentação no Natal de 2012 para omunicípio, mas “até hoje não rece-bemos o valor contratado, cercade 2,6 mil reais.”

Leitura – Apesar das negati-vas de apoio financeiro oficial, aMirim Trapiá realizou, dia 20 deabril, o lançamento do tema 2013– Todo dia é dia de ler, vamos brin-car pra valer –, mais uma vez abor-

Quadrilha Junina Mirim Trapiá tentao tricampeonato pernambucanoCom o tema “Todo dia é dia de ler, vamos brincar pra valer”, quadrilhajunina jaboatonense tentará o tricampeonato pernambucano

dando a questão da responsabili-dade social. “Este ano vamos in-centivar as crianças, jovens e adul-tos a se deliciarem com históriasfantásticas”, disse o presidente daMirim Trapiá, salientando o valorda leitura, principalmente para jo-vens de comunidades carentes. Otema não se restringe aos ensaiosda quadrilha. Clécio já aborda nasredes sociais o tema, garimpando

e divulgando iniciativas que incen-tivam a leitura, frases sobre o temae desenhos que ilustram a ideia.

O presiudente da Mirim Trapiáagradece publicamente aos parcei-ros e às pessoas que apoiam a Qua-drilha: “Temos Celinha Santos, nos-sa linda madrinha, Mirtes Figueiroa,Colégio Yapoatam, Ysis, parceirosda nossa Mirim Trapiá... porque aquié bem melhor!”, finalizou.

Foto: Divulgação

gaz161.pmd 27/5/2013, 01:1810