GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972...

22
GazetaNossa www.gazetanossa.com.br [email protected] 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – N O 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 – JABOATÃO, ZONA SUL DO RECIFE E CABO DE SANTO AGOSTINHO R$ 1,00 COLÉGIO MARIA TEREZA 3341.0709 BOA VIAGEM Associação Comercial e Empresarial do Cabo ANUNCIE AQUI 8601.0345 Elias Gomes apoia FBC para governador Fernando Bezerra Coelho circula por todo o estado e coleciona apoios na sua corrida ao Palácio das Pricncesas. Página 11 Véio Abidoral, Rinaldo, Secretário de Cultura do Cabo e Ronaldo Aboiador, homenageado da Nova FEACA 2013. Página 17 Buraco em escadaria é problema em Santo Aleixo Cleiton Oliveira (foto) é um dos que sofrem com escadaria incompleta em Jaboatão centro. Página 6 Ação Solidária de Natal em Cidade Garapu Pastoral da Criança de Cidade Garapu e empresa Global Alimentos promovem confraternização na comunidade Novo- Tempo. Página 17 Na foto, Reginaldo Lins entrega presente a uma criança Presidente do Santa Cruz é homenageado em Jaboatão PPor iniciativa do vereador Sargento Sam- paio, (foto) Antônio Luiz Neto recebe a Medalha do Mérito Vidal de Negreiros. Página 8 Nova Feaca encerra com sucesso no Cabo de santo Agostinho Apenas nos últimos três dias, 30 mil pessoas visitaram a Feira de Exposição, que teve Cavalhada e a Cavalgada da Paz, além de shows e a homenagem a Ronaldo Aboiador. Página 17 A cultura e a literatura do Sertão no Colégio Lauro Diniz Estiveram presentes no Ipsep poetas, historiadores e outros artistas. Alunos também apresentaram trabalhos com o tema proposto Página 17 Pra frente é que se anda! gaz174.pmd 11/12/2013, 11:31 1

Transcript of GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972...

Page 1: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GazetaNossawww.gazetanossa.com.br

[email protected] 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro)

ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 – JABOATÃO, ZONA SUL DO RECIFE E CABO DE SANTO AGOSTINHO R$ 1,00

COLÉGIOMARIATEREZA

3341.0709

BOA VIAGEM

Associação Comerciale Empresarial do Cabo

ANUNCIE AQUI8601.0345

Elias Gomes apoia FBC para governadorFernando Bezerra Coelho circula por todo o estado e coleciona apoios na sua corrida ao Palácio das Pricncesas. Página 11

Véio Abidoral, Rinaldo, Secretário de Cultura do Cabo e RonaldoAboiador, homenageado da Nova FEACA 2013. Página 17

Buraco emescadaria éproblema emSanto AleixoCleiton Oliveira (foto) é um dos quesofrem com escadaria incompleta emJaboatão centro. Página 6

Ação Solidáriade Natal emCidade GarapuPastoral da Criança de Cidade Garapu eempresa Global Alimentos promovemconfraternização na comunidade Novo-Tempo. Página 17

Na foto, Reginaldo Lins entregapresente a uma criança

Presidente doSanta Cruz éhomenageadoem Jaboatão

PPor iniciativa do vereador Sargento Sam-paio, (foto) Antônio Luiz Neto recebe aMedalha do Mérito Vidal de Negreiros.Página 8

Nova Feaca encerracom sucesso no Cabode santo Agostinho

Apenas nos últimos três dias, 30 mil pessoas visitaram a Feira deExposição, que teve Cavalhada e a Cavalgada da Paz, além de

shows e a homenagem a Ronaldo Aboiador. Página 17

A cultura e aliteratura do

Sertão no ColégioLauro Diniz

Estiveram presentes no Ipsep poetas, historiadores eoutros artistas. Alunos também apresentaram

trabalhos com o tema proposto Página 17

Pra frente é que se anda!

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:311

Page 2: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 2

Gazeta Nossa é um jornal quinzenal voltado a divulgar e promover a cidade de Jaboatão dos Guararapes, Cabo do Santo Agostinho e Zona Sul do Recife. – Fone 3034.1972 – Publicidade: Paulo Gê – 8601.0345– e-mail: [email protected]. – Editor: Paulo Rocha. E-mail:[email protected] – Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg. 3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Tabatinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editoração: Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impressão:Edições Bagaço. – Tiragem desta edição: 9.000 exemplares. Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

PAULO [email protected]: gazetanossa

GOSTCHEI

NÃO GOSTCHEI

PáginaDOIS

“Habitacionalanunciado pela

Prefeitura estava há11 anos na gaveta”

Jorge dos Sem Teto, aocomentar o lançamento

do Conjunto HabitacionalMércia de Albuquerque II

FRASE DA QUINZENA

Piscinão 1 – Esta veio do Blog de pontezinha: “A AvenidaHorácio Ferraz, continuação da Estrada da Curcurana, já em pon-tezinha, Cabo de Santo Agostinho, tem mais uma novidade: alémdos conhecidos buracos, falta de sinalização, de fiscalização e deestrutura mínima para suportar o intenso tráfego local, dispõeagora de um Piscinão”.

Piscinão 2 – Mas quem pensa que isto só acontece emJaboatão ou no Cabo, veja esta postagem de pulo de carvalhosobre o Mercado de Boa Viagem: “Esta porcaria que vocês estãovendo é a entrada do Mercado de Boa Viagem, bairro chique dacidade. É puro esgoto com fedentina insuportável. Esta situaçãopersiste há anos sem que a PCR faça alguma coisa.

A maldição dos mercados – A foto acima, obra de Marcelo Ferrei-ra para ilustrar o Binário de Prazeres, mostra mais do que se esperava dela.Visto de cima, o Mercado Público de Prazeres revela a favela comercial emque se transformou (visto de baixo também, mas não é todo mundo que temcoragem de entrar ali). Não se pode falar em revitalização de Prazeres sem asupressão total do mercado e a colocação de uma boa praça arborizada nolocal, por exemplo. Mas ainda não apareceu um gestor com coragem sufici-ente para tanto. E não me falem em problema social, por favor, porque estemercado tem décadas e não resolveu o problema social de ninguém. Ele é umproblema urbanístico, de saúde pública e um perigo para a população e paraos concessionários, pois pode cair ou incendiar a qualquer momento. E nãofica nada a dever aos de Cavaleiro e de Jaboatão Centro. De qualquer forma,veja uma simulação de como poderia ficar uma praça no local.

Eliezer – O ex-vereador e

candidato a prefeito de

Jaboatão em 2013 pelo PPL –

partido da Pátria Livre –

posa com o Governador

Eduardo Campos, durante o

III Congresso Nacional do

PPL, em São Paulo. O evento

foi dia 30 de novembro.

Prefeitos – O encontro dosprefeitos pernambucanos com aMinistra Ideli Salvati não serviupara nada. Resumiu-se a propa-ganda petista sobre obras dogoverno federal no estado. As-sim que Ideli acabou seu “dis-curso”, a maioria dos prefeitosfoi embora.

105.3105.3LIGUE E PARTICIPE: 3093.3366 e 3093.2758

Correios – Os serviços dos Correios jánão são mais os mesmos. Depois de denún-cia em São José da Coroa Grande, onde oscidadãos tem de ir até a agência e lá mesmofolhear a correspondência para ver se há algu-ma em seu nome. Agora, o advogado Jessé dos Santos recla-ma da agência dos Correios do Cabo. Veja a reclamação:“Quem necesita dos serviços dos Correios do Cabo precisapassar por uma verdadeira “Via Crucis”. A agência funcionade forma precária, em espaço exíguo e com poucos funcio-nários, calor insuportável e uma multidão que espera oinício de expediente, que não tem hora certa para começar.A agência da rua Visconde de Pelotas ainda é a mesma de 60anos atrás, não cresceu 1 cm sequer. A franquia da Praça daBíblia foi fechada, e muitas vezes somos obrigados a nosdirigir à agencia de Ponte dos Carvalhos em busca de umatendimento mais satisfatório.

Já é tempo de a Diretoria Regional rever esta situação”

Pássaros – Se é proibi-do criar pássaros em gaiolas,porque é permitida a fabrica-ção e comercialização das gai-olas?

Perguntinhas que não me canso de fazer

Gente – Se é proibido tra-fegar sem cinto de segurançaem veículos de passeio e decarga, porque nos coletivosnão é exigido cinto de segu-rança? Se você é multado porcarregar uma pessoa a maisque seja além da capacidadedo veículos, porque metrôs,ônibus e vans podem circularcom quase o dobro da capaci-dade?

Resposta aos senhoresdeputados que fazem as leis.

Rua Pernambuco – Quem faz a reclamação éleitora Suzete, da Rua Pernambuco, em Piedade, Jaboa-tão dos Guararapes: “Nossa rua há muito é invadida. Aspessoas constroem sobre as calçadas, invadiram a rua transformando-a num beco, onde há dificuldades para os veículos entrarem e até paraamigos encontrarem a rua. Agora, um muro está sendo erguido emplena rua, vamos ficar ilhados, e a prefeitura não toma nenhuma atitu-de. Nós, que pagamos IPTU, estamos com nossos imóveis desvaloriza-dos, e quem não paga nada tomou conta de nossa rua. Queremosprovidências, Prefeito!”

Celpe e os postes 1 –Vou bater muito ainda nesta te-cla. Não se pode pensar em mo-bilidade sem falar dos postes daCelpe nas calçadas, grande partedas vezes simplesmente impe-dindo que um cadeirante passe.

Celpe e os postes 2 – Oproblema não é só em Pernam-buco, claro, mas se a lei é a pri-vatização e os lucros, vamosbotar ordem na casa. As empre-sas que vendem energia elétricasão privatizadas. Se temos depagar altíssimos preços pelo seuproduto, ele também deve pagarpara usar utilizar o solo.

Celpe e os postes 2 – ACelpe, que detém o monopólioem Pernmabuco, usa espaço pú-blico e ainda cobra de empresasque distribuem internet, porexemplo (Fonte: A rede, abril de2013) lucrando com o uso dascalçadas.

Pois que a Celpe e suas con-gêneres paguem a donos de imó-veis que queiram ter um posteem seu quintal, como fazem asoperadoras com suas torres. Ouentão, que civilizadamente co-loquem sob o chão e deixemnossas calçadas livres.

Vans – Foi prorrogado maisuma vez o prazo para recadas-tramento das vans do transpor-te público de Jaboatão. Os con-cessionários tiveram até o dia10 para se atualizarem e fazerema vistoria, sob pena de cassaçãoda concessão.

Eu duvido que cassem algu-ma permissão.

Da retirada do comércioinformal das calçadas. Mas atal Operação Jaboatão emOrdem não pode esquecerdas grandes invasões, quetomam conta das calçadas ebloqueiam ruas inteiras. EmPrazeres estes casos se mul-tiplicam.

Invasões irritam moradores da Rua Pernambuco

Rio Jaboatão – O gritovem de Alfredo Galamba, peloFacebook. O internauta tirouuma foto e comentou em suapágina:

“O RIO JABOATÃO DEU UMAMORRIDA. OU ESTÁ PRÓXIMO.

Voltei a morar em Socorro,Jaboatão Velho, depois de 7 anosfora. Hoje, gripado e sem maister o que fazer, peguei o cameloe fui dar uma volta. Pensei em ira Lagoa Azul para ver se estavarolando tirolesa, rapel ou outroesporte radical; e, logo na entra-da da Vila Piedade, sobre a pon-te que separa o bairro da vila,tirei essa foto.

Existem casas ribeirinhas,onde não há saneamento, mas oque se vê nessa imagem é umacrosta grossa onde até animaisde pequeno porte passam porcima, sem medo algum de afun-darem. Se observarem com bas-tante atenção ao fundo, verãoalgumas toras de madeira semafundarem.

Alguns quilômetros rio aci-ma, no centro de Jaboatão, exis-te uma fábrica de celulose e pa-pel. Isso não acontece há algu-mas semanas, mas há algumasdécadas.

Cadê o IBAMA, a Cprh Per-nambuco e os demais órgãos res-ponsáveis pela fiscalização? Oumorreram também?”

Nota da redação: O nome daFábrica é CEPASA, do grupo JoãoSantos, antiga Fábrica Portela.

De o vereador por Jaboa-tão Alberto pegar carona etentar se promover às cus-tas do falecimento do grandeMandela. Alberto, de um par-tido que nada tem a ver comas ideias socialistas do lídersul africano, quer colocar seunome no Eixo da Integração.

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:312

Page 3: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/20133

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:313

Page 4: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 4

CMI – Festa Cultura e ArteO Colégio Mundo da Imaginação realizou dia 30 de novembro a

quinta edição do CMI Fest Cultura e Arte. Com o tema “Os Sonhos ea Magia do Circo no Mundo da Imaginação”, o evento reuniu alunos,professores, pais e familiares num grande encontro onde brincadei-ras e conhecimento se misturaram numa grande festa.

EXPRESSAS

O multiartista Luzarcus, doCabo de Santo Agostinho, expôssua arte plural no ShoppingCosta Dourada, no início de de-zembro. Nessa nova exposição,pela primeira vez luzarcus apre-sentou seus trabalhos com atécnica de tinta acrílica sobretela, intitulada “Ninfas”, na qualretrata, em rostos, as várias fa-ces da mulher, em suas lutasdiárias.

“É a primeira vez que euapresento esse tipo de arte.Ninfas são marcadas por rostosfemininos, com cores fortes evibrantes de mulheres que vãoà luta, desbravadoras, arma-das, mulheres livres, que con-quistaram seu espaço de traba-lho”, disse o artista cabense,que também expôs novas escul-turas em argila, denominadas“Meu Povo”, que fazem lembrarpessoas de seu convívio, ami-gos e familiares.

Na exposição, Luzarcusaproveitou para mostrar a co-letânea “Marinus”, esculturasde animais desse ambiente,como cavalos marinhos, peixescom armaduras e sereias.

A exposição Luzarcus 2013aconteceu no hall de entrada doShopping Costa Dourada, na PE-60, no Cabo de Santo Agostinho.

Luzarcus no Shopping Costa DouradaArtista cabense mostrou pinturas e esculturas das séries “Ninfas”, “Meu Povo” e “Marinus”

Da assessoria – Estudantese professores da Escola de Re-ferência em Ensino Médio(EREM) Professor Moacyr deAlbuquerque, localizada emJaboatão dos Guararapes, de-senvolveram entre os dias 21e 22 de novembro, atividadeslúdicas, artísticas e culturais,durante a VII Gincana Culturale Solidária. O projeto, que jáestá em sua sétima edição, tevecomo tema A Cultura Afrodes-cendente e Índigena no Brasil.

O evento, com a temáticaidealizada para evidenciar aimportância dos negros e dosíndios na história do país, con-tou com diversas atividades.Divididas por sala, onze equi-pes realizaram provas como acaracterização e declamaçãode textos de personalidadescomo Nelson Mandela (faleci-do no início de dezembro) eMilton Santos, participaram deconcursos de beleza afro e deparódia, está última, em home-nagem ao aniversário de 48anos da unidade de ensino,além de protagonizarem apre-sentações de danças típicas,como afoxé, coco e ciranda.

A coordenadora da ginca-na e professora de língua por-tuguesa, Lanir Pereira, desta-cou o empenho dos estudan-tes durante as ações. “Já é osétimo ano que desenvolvemos

Apresentação cultural. Foto: Divulgação

Projeto abordou a cultura negra e indígena no país através de atividades extraclasses

Escola Prof. Moacyr de Albuquerque realiza gincana

esse projeto, e sempre nos sur-preendemos com o empenhodos estudantes. Este ano, nos-sos jovens tiveram apenas 15dias para se organizar, e elesfizeram isso com perfeição”,orgulha-se a profissional.

Mateus Cirqueira, 17, alu-no do 2º ano do ensino médioe membro da equipe vence-dora, a sala B, celebrou a vi-tória, ressaltando o conheci-

mento adquirido durante acompetição. “Ainda estamossem acreditar que vencemos.Foi uma experiência surpreen-dente para todos nós, princi-palmente para minha turmaque ficou muito interessadapelo tema. Foi gratificante teruma visão maior sobre a influ-ência afrodescendente na nos-sa cultura que é tão linda e ex-tensa”, declarou.

Além das atividades reali-zadas, os participantes da gin-cana produziram uma propa-ganda contra o preconceito earrecadaram 11 cestas bási-cas, cada uma contendo 100itens, que foram doados paraas instituições Lar de Maria,na Muribeca, Abrigo Cristo Re-dentor, no Curado, Lar de Fa-biano de Cristo, no Bongi epara familiares de estudantes.

Ninfas, tinta acrílica sobre tela Obras da série Meu Povo

Marinus, esculturas representando seres marinhosLuzarcus

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:314

Page 5: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/20135

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:315

Page 6: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 6

EXPRESSAS

Peladeiros do IpsepO futebol Society do Ipsep, em sua confraternização anual. Não

faltou futebol, nem cerveja.

ANDROS SILVA JABOATÃO

Entrar e sair de suas residênci-as não é tarefa fácil para morado-res da comunidade de Santo Alei-xo, em Jaboatão Centro. A escada-ria construída sobre uma barreiradeslizou há dez anos e deixou umimenso buraco no meio do cami-nho. Sem proteção, crianças, adul-tos e idosos se arriscam ao passarpelo local, que conta apenas comum corrimão de madeira improvi-sado por um dos moradores.

A dona de casa Maria da Paz,de 65 anos, reside às margens dobarranco e já viu seus vizinhos seacidentarem ao passar pela estrei-ta faixa de terra. “Uma vez minhavizinha grávida caiu lá de cima eveio parar aqui em baixo na minhaporta”. Relata dona Maria, que tam-bém já sofreu um acidente no aces-so improvisado. “Caí e quebrei aperna, mal consigo dobrá-la. Hojenão coloco uma roupa sem sentirdores”, lamenta a idosa.

Temendo deslizamentos, elanão dorme em casa nos dias de chu-va. “Eu não durmo aqui quando estáchovendo forte, procuro sempredormir na casa dos outros. O barroque desce lá do alto já chegou a der-rubar minha parede”, disse.

O pedreiro Cleiton Oliveiratambém é usuário da via e reclamados degraus que estão irregulares.“Eu e minha família passamos poraqui todos os dias. É muita dificul-dade. Não tem luz, e os degraus

Buraco em escadaria atrapalha vida demoradores de Santo Aleixo, JaboatãoInúmeros acidentes já aconteceram no local, que necessita de muro de arrimo

quebrados só atrapalham a passa-gem”. Como os outros moradores,ele também já testemunhou aciden-tes: “Recentemente, choveu e meuprimo escorregou e só não bateulá embaixo por que segurou nosmatos da barreira. Ele teve peque-nas fraturas e foi parar no hospi-tal”, contou o morador. A solução,o pedreiro tem na ponta da língua:“A construção de um muro de arri-mo resolveria o nosso problema”.

Opinião – É inadmissívelcrianças, adultos e principalmen-te idosos passarem por situaçõescomo estas mostradas na repor-tagem. Ouvir uma dona de casa

Djalma dos Santos, 64 anos: “Eu fizesse corrimão de madeira para meajudar a subir. Senão, nem em casaeu chegava”

TEREZA SOARES CABO

O poeta Theo Silva é o primei-ro escritor cabense a ter sua obrareconhecida por meio do Projeto“Coleção Memórias de Autores Ca-benses”, lançado em 13 de dezem-bro, no Cabo de Santo Agostinho.A iniciativa da Academia Cabensede Letras tem o apoio da Prefeitu-ra Municipal e busca “resgatar osvalores literários que estão na me-mória da cidade, estimulando aclasse estudantil a conhecer me-lhor os ícones da literatura da ci-dade”. O evento foi na Câmara deVereadores do Cabo, com apresen-tação da Filarmônica XV de Novem-bro Cabense.

O presidente da ACL, NelinoAzevedo, conta que Theodorico Sil-va, mais conhecido como Theo,teve sua poesia obscurecida pelasimposições aristocráticas da socie-

dade das décadas 1920 a 1950 e,por isso, nunca havia sido publi-cado em livro, tendo os seus poe-mas sido visitados apenas em jor-nais e fanzines da época, onde es-crevia sob pseudônimo. “A ACL

Academia Cabense de Letras resgata em livro obra do poeta Theo SilvaLivro “Theo Silva – Poesias e Crônicas” inaugura a coleção “Memórias de Autores Cabenses”

pretende trazer agora à tona esteilustre desconhecido, com a publi-cação “Theo Silva – Poesias e Crô-nicas”.

Considerado um “menestrel dacidade” Theo Silva trabalhou comoferroviário e cultivava uma relaçãopoética com o lendário trem da ci-dade. “Enquanto a cidade o viacomo um boêmio, sonhador e des-denhava seus ímpetos poéticos,fazia uma poesia que estava sendolançada na Semana de Arte Moder-na, em São Paulo”, observa o pre-sidente da ACL.

“Foi um poeta além de seu tem-po e de seu espaço geográfico”, afir-ma o escritor Antonino Oliveira,que reuniu todo o material datilo-grafado pelo autor. Theo Silva foitambém músico integrante da Fi-larmônica XV de Novembro Caben-se entre 1925 e 1935.

O livro de Theo Silva será dis-

ponibilizado às escolas da RedeMunicipal de Ensino do Cabo deSanto Agostinho e bibliotecas pú-blicas como material paradidático.“O objetivo é fornecer obras literá-rias de autores, poetas e escrito-res cabenses que contribuírampara o engrandecimento da arte eda cultura da cidade”, explica Neli-no Azevedo.

O livro traz textos e poemashomenageando Theo Silva, além dedocumentos disponibilizados pelafamília do escritor. Participam dahomenagem o jornalista Mário Hé-lio; o poeta Zeca Plech (in memori-an); o professor e escritor DouglasMenezes; o escritor Frederico Me-nezes, o escritor e poeta AntoninoJúnior; o poeta e artista plásticoIvan Marinho e a jornalista e poeti-sa Tereza Soares, que ocupa a ca-deira número 10 na ACL, que temTheo Silva como patrono.

relatar que precisa sair de sua re-sidência por medo de morrer so-terrada nos faz refletir o quantopessoas carentes como dona Ma-ria da Paz, seu Antônio e donaJudite são esquecidas e entreguesà própria sorte. Quem dera que afalta de pavimentação fosse a úni-ca carência enfrentada. Saneamen-to básico e saúde precária são al-gumas dos inúmeros problemasencontrados na comunidade ondevivem. Espero que a Prefeitura doJaboatão tenha bom senso e nomínimo envie um representantepara avaliar os danos causadospela incompetência dos seus an-tecessores.

Judite Rodrigues, 69 anos: “Nos diasde chuva, só a misericórdia de Deus.Eu mesmo, nem subo.”

Antônio Severino, 65 anos: “Moroaqui a trinta e cinco anos e todos osdias eu vejo desmantelo nessa es-cadaria. Meu irmão caiu e ainda estádefeituoso.”

Maria da Paz e a escadaria pela metade: perigo emSanto Aleixo, Jaboatão Centro. Fotos: Andros Silva

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:316

Page 7: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/20137

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:317

Page 8: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 8

Da assessoria – A noite daúltima quarta-feira (04/12) foide celebração para o prefeitode Jaboatão dos Guararapes,Elias Gomes. É que o gestor re-cebeu na Câmara Municipal doCabo de Santo Agostinho a me-dalha Governador Miguel Arra-es de Alencar, honraria conce-bida pelo parlamento da cida-de a pessoas que tenham pres-tado serviços considerados re-levantes para o desenvolvimen-to do município. A proposta, denº17/2013 foi apresentada pelovereador Ricardinho (SDD) eaprovada por unanimidade.

“Essa casa concede uma ho-menagem de forma justa háquem muito contribuiu com o de-senvolvimento da cidade quan-do a administrou por três man-datos”, afirmou Ricardinho, aoclassificar Elias como o maior lí-der cabense de todos os tempos.Entre as lideranças políticas queparticiparam do evento, o pre-feito de Bom Jardim, Miguel Bar-bosa (PP), além de representan-tes do poder legislativo do Cabo,Jaboatão e Pernambuco, a exem-plo dos deputados estaduaisBetinho Gomes (PSDB) e Rodri-go Novaes (PSD).

Também marcaram presen-ça na solenidade alguns militan-tes políticos de campos opostosao do prefeito homenageado, aexemplo do secretário de Gover-no da Prefeitura do Cabo, LuizPereira. “Vim representado aAdministração Municipal, já quepor problemas de saúde o Pre-feito Vado da Farmácia não pôde

Câmara de Vereadores do Cabohomenageia Prefeito Elias GomesMedalha Miguel Arraes de Alencar foi concedida pela Câmara Municipal do Cabode Santo Agostinho a Elias Gomes, que administrou a cidade por três mandatos

comparecer. É com justiça quereconhecemos ainda em vida acontribuição que deu Elias parao crescimento de nossa cidade.Uma grande figura política denosso Estado, que combateu comveemência a ditadura militar etem entre suas marcas de ges-tão a efetiva participação popu-lar nas políticas públicas utili-zadas”, destacou.

“Essa comenda tem um sig-nificado muito grande, sinto-memuito feliz, não apenas pela me-dalha, mas, sobretudo pelagrande homenagem que umhomem público e um ser huma-no pode receber. Aqui encon-trei amigos de muitos anos, delongas jornadas, rememorandouma trajetória de mais de 40

anos de militância. Um presen-te de aniversário antecipado”,afirmou Elias, que completa 62anos de idade no próximo do-mingo (08), acrescentando ovalor da honraria.

“Nesta cerimônia encontreiamigos, aliados, ex-aliados, ad-versários políticos e pessoas decorrentes e pensamentos dife-rentes ao meu. Todos vieramcelebrar uma história em queconstrui no qual muito me hon-ra. A convivência com todas es-sas pessoas me dá uma noçãodo que conta na vida são as coi-sas essenciais e o essencial paramim é a capacidade de respei-tar e acreditar nas pessoascomo um instrumento de mudan-ça”, acrescentou o gestor.

Elias Gomes e Vereador Ricardinho. Foto: Marcelo Ferreira

Presidente do Santa Cruz recebea Medalha Vidal de Negreiros

A Câmara de Vereadores deJaboatão se transformou, dia 05de dezembro, em verdadeiroterritório tricolor. É que, poriniciativa do vereador SargentoSampaio, o presidente do SantaCruz, Antônio Luiz Neto, foiagraciado com a Medalha deHonra ao Mérito Vidal de Ne-greiros.

Em seu discurso, ReinivalSampaio enalteceu o trabalhode Antônio Luiz Neto, não sócomo presidente que está res-gatando a história do Clube,mas também suas ações comovereador do Recife. O homena-geado, advogado e defensorpúblico, já foi presidente daFundação Guararapes, Secretá-rio de Habitação do Recife epresidente do Conselho delibe-rativo do Santa Cruz, está napresidencia do Clube desde2010, dando quatro títulos ao“Santinha” e alçou-o novamen-te à Série B, depois de amargastrajetórias pelas séries C e D.

Antônio Luiz Neto agrade-ceu a homenagem, enaltecen-do a figura histórica de Vidal

de Negreiros e traçou uma compa-ração entre a história de Jaboatãodos Guararapes, que rteuniu trêsraças em defesa da Pátria (brancos,negros e índios), formando a Na-ção Brasileira, e a criação do SantaCruz Futebol Cruz, há 100 anos, quesegundo ele, traz em suas cores arepresentação também destas trêsraças, com o branco, o negro e overmelho, esta última cor simboli-zando a presença indígena.

O presidente do Santa cruzarrancou aplausos ao declararque “Ser presidente do SantaCruz é ser presidente da inclu-são”, depois de explicar que, àepoca da fundação do clube, fu-tebol era um esporte de elite,portanto excluía os pobres.

Estiveram presentes torce-dores do Santa Cruz, dirigentes,conselheiros e o ex-presindenteRodolfo Aguiar.

Homenagem foi proposta pelo Vereador Sargento Sampaio

Marcos Pacheco, Major Bione, Rodolfo Aguiar, Sargento Sampaio, Ricardo Valois, Antônio Luiz neto e esposa Igara Cristina

Sargento Sampaio e Antônio Luiz Neto. Foto: Paulo Rocha

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:318

Page 9: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/20139

JABOATÃO DOS GUARARAPES

ANUNCIE AQUI: (81) 3034.19728601.0345 (Oi) | 9457.5735 | 9222.2122 (Claro) 9825.4424 (Tim)

Janela 1m x 1ma partir de

R$99,90

Aceitamos

todos os

cartões

50h 50h 50h

50h50h

24h

24h 24h

24h 24h 24h

24h

24h 24h

250h

10h 200h 20h

MOPP RETROESCAVADEIRA

BOMBEIRO CIVIL APH

ESC. ESTEIRA MOTONIVELADORA

RIGGER EMPILHADEIRA

PÁ CARREGADEIRA TRATOR AGRÍCOLA

ATEND. AO CLIENTE SOLDADOR IND.

MUNCK GUINDASTE

R. COMPACTADOR PALETEIRA ELÉT.

DIREÇÃO DEFENSIVA MINI CARREGADEIRA

340,00 360,00 550,00 220,00 360,00 1.100,00

1.000,00 420,00 500,00 360,00 500,00 320,00

800,00 1.000,00 100,00 1.500,00 140,00 360,00

Estrada da Batalha, 2090 – Jardim JordãoJaboatão dos Guararapese-mail: [email protected]

FONES: (81)3342.5999 / 9172.2156

9749.3636 / 8888.5327

FARMÁCIA GENÉRICA

Do amigo AdilsonO Anjo da Guarda da Sua Saúde

JABOATÃO CENTRO - 3481.3595Av. Barão de Lucena, 373

ANUNCIE AQUI: 3034.1972/9222.2122

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:319

Page 10: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 10

CONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

Jean Emile Favre, 1209 – Ipsep F: 3338.3329R. Major Celso da Câmara Lima, 45 sl 106 – Prazeres

Jaboatão dos Guararapes – F: 3376.6698

VAMOS SORRIR

APARELHO

ORTODÔNTICO

CLAREAMENTOPRÓTESE

FIXA E MÓVEL

Dr Afranio Carvalho – CRO 5214/PE

ZONA SUL DO RECIFE

ANUNCIE AQUI: (81) 3034.19728601.0345 (Oi) | 9457.5735 | 9222.2122 (Claro) 9825.4424 (Tim)

8677.4912

CABO

Hotelzinho e BerçárioEducação Infantil

Ensino Fundamental I e II

Rua Rio Chuí, 115/136 – Ibura

Fones: 3339-0569 - 3471-0415

Educando com amorEducando com amorEducando com amorEducando com amorEducando com amor

desde 19desde 19desde 19desde 19desde 197777711111

R. Antônio Torres Galvão, 367 – Boa Viagem

3339.19879992.9772

SEMI-NOVASNOVAS

FORMATOS DIVERSOSTODOS OS FINS

QUALQUERQUANTIDADESOB MEDIDA

SUCATÃODA

MADEIRA

SUCATÃODA

MADEIRA

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3110

Page 11: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/201311

www.edmarlyra.com

COLUNA REDIGIDA EM 09/12/2013

João Lyra Neto facilita a vida de Eduardo.O vice-governador João Lyra Neto (PSB), que a partir de abril do

ano que vem será governador de Pernambuco, deu uma declaração emsua confraternização com a imprensa que quase passava despercebi-da, mas que tinha profunda importância para o jogo sucessório emPernambuco. De acordo com Lyra, o mesmo não se considera pré-candidato a governador. Que pode até vir a ser o candidato, mas nãoestá buscando isso. Como o vice-governador tem uma característicade ser bastante coerente com as palavras que diz, dificilmente criaráproblemas para Eduardo na montagem do palanque da Frente Popularse vier a ser preterido da disputa, como provavelmente será. JoãoLyra Neto não tem o perfil necessário para ser o sucessor de Eduardo.Porque não é um nome carismático e não representa qualquer renova-ção que Eduardo queira apresentar no ano que vem. Mesmo assim, eleterá papel fundamental na vida pública de Pernambuco a partir deentão, pois terá sido um dos poucos políticos a sentar na cadeira degovernador, ainda que por apenas nove meses.

Superada a possibilidade de Lyra ser candidato, Eduardo possuiquatro nomes para sucedê-lo. O quadro vem se afunilando e hoje écomposto por Fernando Bezerra Coelho, Tadeu Alencar, Danilo Cabrale Antônio Figueira. Além de Lyra, ainda existia a possibilidade de JoséMúcio Monteiro e Geraldo Julio. Com os três fora da disputa a vida deEduardo fica mais fácil. Mesmo assim, o perfil que o PSB precisa é dealguém que tenha passado pelo teste das urnas e que também tenha sesaído bem exercendo cargos executivos, os quatro postulantes sesaíram bem onde passaram no executivo, mas apenas Fernando Bezer-ra Coelho e Danilo Cabral já passaram pelo teste das urnas e foramaprovados. Portanto, é provável que nos próximos meses o quadro seafunile mais ainda. Cenas dos próximos capítulos.

O vice – Na Frente Popular existem alguns nomes como possí-veis candidatos a vice-governador, são eles: Betinho e Elias Gomes(PSDB), Raul Henry (PMDB), Wolney Queiroz (PDT) e Luciana Santos(PCdoB). Mas provavelmente a indicação será de alguém do PSDB oudo PMDB por conta do tempo de televisão que cada partido possui.

Senador – Já para o Senado, o nome estaria entre Luciana San-tos (PCdoB), Daniel Coelho (PSDB), Jarbas Vasconcelos (PMDB) ouFernando Bezerra Coelho (PSB). Não necessariamente na mesma or-dem.

Fernando Bezerra Coelho – Por falar em FBC, o ex-ministroda Integração Nacional é tido como nome certo para compor a chapamajoritária. Se não for governador, seu desejo será o candidato asenador. Ele terá que ser recompensado por demonstrar lealdade cani-na a Eduardo Campos desde 2005 quando rompeu com Jarbas Vascon-celos para seguir com o PSB cujo então candidato a governador sótinha traço nas pesquisas.

André de Paula – Candidato a deputado federal, o presidentedo PSD faz conta de chegar a 80 mil votos. Ele possui o apoio demuitos prefeitos do PSD, como Elias Lira (Vitória) e conta com a boavontade de Gilberto Kassab para atrair recursos financeiros para acampanha e de Eduardo Campos para conseguir alguns votos a mais.

João Fernando Coutinho – Depois de perder a eleição suple-mentar de Água Preta, onde seu pai Eduardo Coutinho (PSB) ficou emsegundo lugar na disputa, o deputado João Fernando, primeiro-secre-tário da Assembleia Legislativa, confirmou que será mesmo candidatoa deputado federal. Ele espera alcançar mais de 100 mil votos nadisputa.

Felipe Carreras – Se depender da sua vontade, o secretário deTurismo de Recife Felipe Carreras será candidato a deputado federalpelo PSB. Para isso terá que se desincompatibilizar do cargo em abril.Ele contaria desde já com os produtores de eventos Silvio Pontual,Bruno Rego e Augusto Acioli para viabilizar sua eleição.

EXPRESSAS

Império das MelanciasPrincipalmente para bares, restaurantes e hotéis, vale a pena ir ao

Mercado das Mangueiras, em Prazeres, comprar mamão, melão e me-lancias no Império das Melancias. Uma ceia de Natal tropical de darágua na boca.

Da assessoria – O prefeito deJaboatão dos Guararapes, EliasGomes, do PSDB, defendeu dia06 de dezembro, o nome do ex-ministro da Integração Nacional,Fernando Bezerra Coelho, paracandidato ao governo de Per-nambuco em 2014. Mesmo lem-brando que pertencem a legen-das diferentes, Elias garantiu oseu apoio pessoal e classificouFernando Bezerra como alguémpreparado para ocupar qualquercargo público no país.

“Sei que o seu partido aindaestá discutindo (a sucessão),mas quero dizer que, indepen-dente de partidos, eu vejo commuito desejo que o seu nomepossa ser indicado para disputaro governo do Estado”, disse Eli-as durante a entrega da medalhaVidal de Negreiros ao ex-minis-tro. O evento foi realizado numa

casa de recepções em Piedade eatraiu mais de 300 pessoas nofinal da manhã. Elias, que é pre-feito da segunda maior cidadede Pernambuco, lembrou que,ao assumir o ministério, Fernan-do Bezerra fez questão de lhetelefonar agendando uma reu-nião de trabalho. “Foi daí quenasceram as obras de encostasdos morros, que ajudaram a pro-teger centenas de vidas; e o pro-jeto de engorda das praias deJaboatão, uma ação que é hojereferência nacional. O ministrofoi um parceiro fundamentalnestas duas iniciativas que es-tão beneficiando milhares depernambucanos”.

Fernando Bezerra agradeceue disse ao prefeito que o mo-mento é de trabalhar em sinto-nia em favor de Pernambuco,deixando de lado as desavenças

e intrigas partidárias. “Não cabemais a discussão sobre paterni-dade desta ou daquela obra. Asobras são de todos, são dos per-nambucanos”, enfatizou. Sobre oquadro político, o ex-ministrodeclarou que saía do encontroainda mais animado para conti-

Elias formaliza apoio a Fernando Bezerra CoelhoEx-ministro da Integração Nacional também tem o apoio do prefeito de Escada

nuar trabalhando. “Nunca escon-di a vontade de disputar o go-verno do meu estado. Fico felizcom a solidariedade e a demons-tração de apoio de um líder polí-tico tão importante quanto EliasGomes, eleito e reeleito prefeitode Jaboatão”.

Foto: Divulgação

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3111

Page 12: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 12

Especialista em Gestão e Políticas Públicaswww.blogdasppps.com

O mundo passa por momen-tos difíceis, as crises econômi-cas estão mais frequentes eprofundas. Com a globaliza-ção, os efeitos destas crisesatingem cada vez mais pes-soas. O Modelo que vive-mos há pelo menos dois sé-culos, do lucro pelo lucro,da especulação, da opres-são da minoria sobre amaioria, está falido.Precisamos urgente-mente mudar para-digmas, sob penade as crises econômicas se tor-narem sociais, como já estáacontecendo em várias partesdo mundo. Governos estão ca-indo, protestos são feitos nosquatro cantos do mundo con-tra o sistema econômico vigen-te. Essa bola de neve em brevepode se tornar uma avalancheque destruirá nossa civilização.

Nossos mandatários, ban-queiros, grandes conglomera-dos, têm que se conscientizarque a era do lucro pelo lucroacabou, precisamos distribuirriquezas e oportunidades paratodos. O ser humano não sepreocupa em olhar, estudar oque já ocorreu em toda a histó-ria de sua existência e tirar li-ções para que acontecimentose erros do passado não se repi-tam, a história da humanidadeestá recheada de momentosiguais a este que estamos vi-vendo, revoluções foram feitas,impérios caíram, guerras acon-teceram e este é um círculo vi-

Responsabilidade social, questão de sobrevivência para a sociedade

cioso que tem que ser estancado.Não podemos ficar mergulhadosem nosso egoísmo de pensar queestando financeiramente bem eque não podemos ser atingidospela onda crescente que está seformando no mundo lá fora. Nãosomos uma ilha, os países ditosde primeiro mundo estão passan-do por uma crise sem precedentese que vai se alastrar por todos osoutros, ninguém está imune, to-dos serão afetados de uma formaou de outra.

Sei que a utopia de um mundoonde todos vivam de maneira igua-litária, com os mesmos direitos,condições de vida e financeira éimpossível, sempre haverá os bi-lionários, milionários, ricos e po-bres, mas a miséria que a maiorparte da população vive pode serextinta e urge que seja, sob penade entrarmos numa espiral de de-gradação sem volta. A questão damiséria no mundo é puramentepolítica e econômica. Apesar de apopulação estar na casa dos sete

bilhões de pessoas, temos a ca-pacidade de alimentar todas, en-tão porque ainda há fome nomundo? Este é um dos compo-nentes básicos que precisam serdiscutidos. Com o dinheiro quegastamos em armamentos, guer-ras e outras insanidades poderí-

amos transformar o mundonum lugar melhor para to-

dos. Temos que entrar naera da Responsabilidade

Social, onde os quetêm muito pensemum pouco nos que

nada tem. Este movimento timi-damente começa a crescer. Gran-des empresas, bilionários, estãocomeçando a apoiar projetos so-ciais que vêm modificando a vidade muitas pessoas, mas este mo-vimento precisa ser ampliado in-finitas vezes para que possamosnão mais cair nas garras do pas-sado.

Gosto de uma frase da sérieJornada nas Estrelas em que Dr.Spock dizia: “A necessidade depoucos não podem sobrepu-jar a de muitos ou de um só”.Este deveria ser o pensamentonorteador da existência humana.

Infelizmente o ser humano,ao longo de sua história, evoluiutecnologicamente mas continuao mesmo em suas ações, ambi-ções, é o mesmo ser involuídoque sempre foi, precisamos mu-dar esse comportamento, é difí-cil, talvez impossível, mas deveser tentado para que possamoscontinuar como espécie domi-nante neste planeta.

Pontezinha é tema defeira em escola do CaboA ação foi desenvolvida por estudantes da Escola Estadual DesembargadorAntônio da Silva Guimarães

Da assessoria – Aconteceu noinício de dezembro a XI JornadaLítero-Científica: Meu peda-ço de chão, um estudo sobrePontezinha, realizada pela Esco-la Estadual Desembargador Antô-nio da Silva Guimarães, no Cabode Santo Agostinho. A ação desen-volve um resgate da memória dacidade e os problemas vivenciadospela comunidade.

O projeto teve início em mar-ço deste ano. Os estudantes foramàs ruas conhecer e observar o queo bairro oferece. Pesquisaram his-tória, geografia, empregabilidade eempreendedorismo por meio deentrevista com os moradores. Pro-duziram vídeos, fotografias e visi-taram monumentos históricoscomo a extinta fábrica de pólvoraElephante. Na culminância, queaconteceu na escola, foram apre-sentados todos os materiais paraos visitantes.

“Esta ação serviu como expe-riência, como conhecimento sobresua comunidade e principalmentesobre a área de trabalho oferecidapelo bairro. Nossos estudantesestão em fase de tomar decisões econhecer o que o seu municípiolhes oferece em termos de profis-são é um grande passo para fazer aescolha certa no futuro”, afirmou aprofessora de língua portuguesa,Mônica Freitas.

O projeto foi direcionado atodos os alunos da unidade. Du-rante a semana, os visitantes pu-deram observar as exposições dostrabalhos, painéis, fotografias, cor-

déis, teatro, dança, feira de profis-sões e palestras ministradas porex- alunos que hoje trabalham naregião. “Espero que eles possaminteragir com a comunidade e aju-

dar no crescimento e valorizaçãoda mesma. É preciso conhecerpara poder agir e se tornar cida-dãos críticos e conscientes do seupapel”, completou a professora.

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3112

Page 13: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/201313

ZONA SUL DO RECIFE JABOATÃO

3094.2196

ANUNCIE AQUI: (81) 3034.19728601.0345 (Oi) | 9457.5735 | 9222.2122 (Claro) 9825.4424 (Tim)

CARDIOLOGIA(ELETRO/ECOCARDIOGRAMA /TESTE ERGOMÉTRICO)CLÍNICA MÉDICADERMATOLOGIAENDOCRINOLOGIAFISIOTERAPIAFONOAUDIOLOGIAGASTRO (ENDOSCOPIA)GERIATRIAGINECOLOGIAMEDICINA DO TRABALHO(CARTEIRA DE SAÚDE /PCMSO / PPRA / PPP)ODONTOLOGIA(ORTODONTIA /PRÓTESE)

SUPERSAÚDE

3338-74743338-74743338-74743338-74743338-7474

Rua Itajaí, 164 - IMBIRIBEIRA

OFTALMOLOGIA(OCULISTA)ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIAOTORRINO(OUVIDO / NARIZ /GARGANTA)PEDIATRIAPREVENÇÃO CANCER(HOMEM / MULHER)REUMATOLOGIAPSICOLOGIAUROLOGIA(PENISCOPIA)EXAMESLABORATORIAISRX / ULTRASSON /TOMOGRAFIAS

TEMOS OCULISTA | EXAMES COMPUTADORIZADOS | LENTES DE CONTATOCabo Centro: 3521.5847 / Shopping Costa Dourada: 3059.2294Ponte dos Carvalhos: 3518.6263 / Jaboatão Centro: 3481.0251

Cavaleiro: 3455.3807 / Ipojuca: 3551.0430 e 3551.1993Escada 3534.3093 / Nsa.Sra.do Ó – 3527.9047 / Serinhaém – 3577.1598

Aves Vivase Abatidas emGrosso e Varejo

Av. Barão de Lucena, 501Jaboatão Centro

Fone 3481.0164

CABO STO AGOSTINHO

PE 28 Entrada de Enseada dos Corais.Aberto de Domingo a Domingo

ALMOÇO E JANTARALMOÇO E JANTARALMOÇO E JANTARALMOÇO E JANTARALMOÇO E JANTARFornecemos para empresas

8628.9013 / 3512.03638628.9013 / 3512.03638628.9013 / 3512.03638628.9013 / 3512.03638628.9013 / 3512.0363

O Melhor Jabá da Região

Temos também Picanha Argentina eSuculenta MaminhaRua General Manoel Rabelo, 4602Sucupira – Jaboatão dos Guararapes

ENTREGA EM DOMICÍLIO 3254.4557

O programa Vamos ou Bora mostra os bastidores dos shows eeventos do Cabo de Santo Agostinho e RegiãoBasta acessar o site www.tvmassangana.com.br e clicar emProgramas.Apresentação: Eduardo LinsReportagens: Gesla Ferreira, Betty Xuca e Eduardo LinsDireção: Antonio MoraesImagens: Zaqueu FerreiraA TV Massangana tambémconta com o programa doVeio Abidoral e comreportagens variadas

Vamos ou Bora na TV Massangana

ANUNCIE AQUI: 3034.1972 | 9825.4424 | 8601.0345

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3113

Page 14: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 14

Galpão 600m² – alugo no Cabo - R$ 6.000,00 Fone8823.3430 c/ Marley

Galpão 333m² – alugo no Cabo - R$ 4.000,00 Fone8823.3430 c/ Marley

Seminovos AutoNunes Cabo CLASSIC 2011 AR/DH/VE - PEE-4592 R$ 20,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo MERIVA JOY 2008COMPLETO KJO-2262 R$ 19,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo PALIO ELX FLEX2011 COMPLETO NXV-1730 R$ 22,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo FOCUS HATCH 2009COMPLETO KJW-7022 R$ 23,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo LOGAN 2010

COMPLETO KKB-1601 R$ 19,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo SANDERO 2011COMPLETO PFQ-7025 R$ 22,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo GOL G5 2010COMPLETO KJD-8250 R$ 21,990.00

Seminovos AutoNunes Cabo PALIO FIRE 2008AR/VE KIX-6349 R$ 15,490.00

Seminovos AutoNunes Cabo LIVINA 1.8 2012COMPLETO PER-5013 R$ 29,990.00

Galpão 1.000m² - alugo no Cabo - R$ 7.000,00 Fone8823.3430 c/ Marley

VENDEM-SE 05 terrenos em Barreiros 5x25m8509.5093

LOTEAMENTO NO CABO-DHARMA VILLE. Ter-reno em até 120 meses, parcelas a partir de R$552/mês. Lotes ao lado Shopping Costa Dourada. Outrasinformações (81)3059-2044 CRECI9515-J.

CA0064 Casa alugo p/ empresa, Cabo, bairro SantoInácio, 3 quartos, sendo 1 suíte,sala, coz., WC, gara-gem! R$2.000 Ligue (81)8820.3218/(81)3059-2044CRECI9515-J.

TE0182 Terreno residencial vendo em Garapu c/200m² área total! Ótima oportunidade!R$38.0000,00! Ligue(81)3059.2044 CRECI9515-J.

LOTES financiados no loteamento Cidade Garapu,a partir 48mil em 72 meses. Marque já sua visita:3059-2044 CRECI9515-J.

GA0080 Galpão comercial, área total 900m², no Cabo,em frente ao Cabo Corporate! Ótima localização.

Aluguel R$15.000,00 e R$2 milhões venda. Ligue:(81)3059.2044 CRECI9515-J.

AP0062 Apartamento tipo Studio, PrivêCastilla, En-seada dos Corais a 200m da praia! ÚLTIMAUNIDADE!R$95 MIL. Informações (81)3059.2044CRECI9515-J.

CA0277 Casa residencial vendo em Garapu c/ 90m²área construída, e área total 200m², com 3 qtos sen-do um suíte, sala, coz, WC, área de serviço!R$180Mil! Ótima oportunidade! Outras informações:(81)3059.2044/ 8601.1940 CRECI9515-J.

AP0052 Edifício Praia de Suape, Garapu. Conjuntoformado por apartamentos com 47m² cada, sala paradois ambientes, cozinha, área de serviço, 2 quartos1 varanda / terraço e garagem. FINAC. CAIXA R$130Mil. Ligue (81)3059.2044/88203218 CRECI9515-J.

LANÇAMENTOS CENTURY

AP0057 Apto 2qtos Residenci-al Rosa Mãe, localizado emGarapu, com sala, coz, banheiro,área de serviço! PREÇOPROMOCIONAL CAMPA-NHA DE NATAL R$146 MIL!FINANCIADO CAIXA! Ligue(81)3059-2044 - 87623734CRECI9515-J.

SA0010 Lojas a partir 20m²,Galeria Frente Dourada,banheiro por lâmina,rodeado de empreendimen-tos, em frente ShoppingCosta Dourada. Ótimaoportunidade. Locação àpartir R$1.800,00! Ligue(81)9924.5598/3059.2044CRECI9515-J.

ANUNCIE AQUI: (81) 3034.19728601.0345 (Oi) | 9457.5735 | 9222.2122 (Claro) 9825.4424 (Tim)

CLASSIFICADOS VEÍCULOS

www.c21patrimonio.com.br | [email protected]

CLASSIFICADOS IMOVEIS

ANUNCIE AQUI:3034.1972 | 9825.4424 | 8601.0345

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3214

Page 15: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/201315

Com informações da assesso-ria – Prefeitos de cidades e municí-pios de Pernambuco se reuniramdia 02 de dezembro, em Gravatá,para encontro de gestores promo-vido pelo Governo Federal. O even-to foi realizado em um hotel domunicípio e contou com a presen-ça da ministra-chefe da Secretariade Relações Institucionais da Pre-sidência da República, Ideli Salvat-ti, dos senadores Armando Mon-teiro e Humberto Costa, e de depu-tados federais e estaduais. O pre-feito de Jaboatão dos Guararapes,Elias Gomes participou do evento.

Para Elias Gomes, o encontrofoi importante para a construçãode um debate mais amplo, no en-tanto o objetivo, que era o aumen-to em 2% do FPM não foi alcança-do. "As questões estruturais nãosão apenas o que deve ser falado.Não é admissível que, de toda aarrecadação do município, 70% vápara a União, 20% para o Estado eapenas 10% fique no município. Nofinal, quem resolve os problemasde fato? É o município e não a União.As políticas de transferência de ren-da são importantes, porém o queprecisamos de fato é de uma refor-ma tributária. Enquanto não fizer-mos isso vamos continuar sofren-do com esses problemas", disse.

O gestor reforçou que as prin-cipais reivindicações, que seriamo Pacto Federativo e a reforma tri-butária não foram de fato atendi-das. “Eu não tinha grandes expec-tativas de mudanças estruturais.Foi alentador saber que a questãodo Imposto de Renda, que é a partemaior do FPM e que tem uma gran-de parte devolvida, as isenções queestão sendo extintas e a nova listade cobrança do ISS, que está paraincluir transações bancarias e doscartões de crédito, irá ampliar areceita, mas não ficou atendida rei-vindicação dos 2% de aumento noFPM. Não achamos que vai ser ago-

Moradores do Conjunto Mu-ribeca, de Jaboatão dos Guarara-pes, protestaram durante o even-to, levantaram faixas e pediramagilidade na resolução dos pro-blemas da comunidade. O grupose reuniu com a ministra-chefeda Secretaria de Relações Insti-tucionais da Presidência da Re-pública, Ideli Salvatti. A reu-nião a portas fechadas teve a pre-sença do prefeito Elias Gomes edo deputado estadual BetinhoGomes.

Segundo Carmem Lúcia Ara-újo, representante do movimen-to ‘Daqui não saio, daqui nin-guém me tira’, a reunião reno-vou a esperança de rápida reso-lução. “Fizemos, agora, pressãona ministra para começarem asobras, porque a gente não aguen-ta mais sair e não começar nada.Ela nos garantiu que vai nos aju-dar. Nosso objetivo foi alcança-do, que era mostrar a necessida-de de início imediato das obrasdo Conjunto Muribeca”, disse.

Para o prefeito Elias Gomes,a iniciativa dos moradores foiimportante para o desenrolar doprocesso. “Estamos otimistas.Hoje, a ministra assumiu o com-promisso de que vai colocar oprocesso debaixo do braço e vaiacompanhar e nos dar retorno.Pretendo ir a Brasília para falarmais do assunto”, adiantou oprefeito. O deputado BetinhoGomes – que tem trabalhando nabusca de uma solução à causados moradores do conjunto Mu-ribeca – avaliou a mobilizaçãocomo mais um esforço para sen-sibilizar o governo federal no

Elias defende reforma tributária emencontro de Prefeitos em Gravatá

ra resolvida a distribuição do bolotributário, mas vamos continuarinsistindo, lutando para que a ques-tão central, a economia em 2014,recupere o crescimento do PIB na-cional e, consequentemente, o au-menta das rendas da União, dosEstados e dos municípios, geran-do um maior poder aquisitivo para

a população, que consumindo, geramais receita”, salientou.

Jaboatão recebeu do FPM em2013, de janeiro até novembrocerca de 47 milhões, mesma quan-tia do mesmo período do anopassado.

Veja os repasses mês a mês,em 2012 e 2013:

Encontro de prefeitos. Foto: Marcelo Ferreira

Moradores do Conjunto Muribeca protestaram e conseguiram encontro com a Ministra Ideli Salvati

Repasses FPM Jaboatão 2012/2013

2012 (Em milhões)

Janeiro R$ 4,6

Fevereiro R$ 5,6

março R$ 3,8

Abril R$ 4,8

Maio R$ 5,3

junho R$ 4,5

Julho R$ 3,4

Agosto R$ 3,7

Setembro R$ 3,3

Outubro R$ 3,5

Novembro R$ 4,7

Total 2012 R$ 47,2

2013 (Em milhões)

Janeiro R$ 4,7

Fevereiro R$ 6,3

março R$ 3,6

Abril R$ 3,9

Maio R$ 5,6

junho R$ 4,7

Julho R$ 3,3

Agosto R$ 4,4

Setembro R$ 3,6

Outubro R$ 3,6

Novembro R$ 3,6

Total 2012 R$ 47,3

sentido de resolver a situaçãoda comunidade. “É preciso umadefinição urgente. Os morado-res já não agüentam mais serpenalizados devido à lentidãodos órgãos federais”, argumen-tou o parlamentar.

Situação atual – Segun-do o coronel Luiz Gonzaga Du-tra, assessor técnico especial daSecretaria de Ordem Pública eSegurança Cidadã, e responsá-vel pelo acompanhamento docaso, alguns moradores aindapermanecem no local. “Temosem torno de 50 pessoas que ain-da moram nos conjuntos, pordiversos motivos, seja por apre-sentarem resistência ou porqueainda aguardam a liberação doauxílio moradia pela Caixa Eco-nômica Federal (CEF), ou por-que não querem fazer o cadas-

tro”, explicou. Dutra ainda infor-mou que a base da sentença pro-ferida pela juíza da 5ª vara Fede-ral, Nilcéia Maggi, prevê a deso-cupação e responsabiliza a CEFpela recuperação dos blocos.“São 69 blocos, cada um com 32apartamentos. Até agora mais de1000 unidades já foram desocu-padas. A Caixa já contratou oInstituto de Tecnologia de Per-nambuco para emitir os laudose elaborar os projetos. Treze dos69 já foram finalizados. Desses,oito estão em Brasília para cap-tação de recursos. A expectativada CEF é que até dezembro to-dos os projetos estejam em tra-mitação no Governo Federal”, sa-lientou Dutra. “O município jáfez sua parte, designou uma equi-pe da Defesa Civil para acompa-nhar exclusivamente o caso”,reforçou.

Moradores do Conjunto Muribeca roubam a cena

Protesto exigiu reforma dos prédios. Foto Marcelo Ferreira

Alexsandra Alves – Celeiro decultura, história e tradições a per-der de vista; o Sertão é Terra de solquente, de povo acolhedor, de poe-tas, artistas e músicos reconheci-dos em todo o mundo.

A proposta trazida pelo projetopedagógico 2013 do Colégio Inova-ção: “Sertão: vidas abundantes, sobsecos olhares” fez com que toda acomunidade escolar despertasse paraa necessidade de se resgatar a cultu-ra e a tradição do povo sertanejo,preservando assim esse preciosotesouro para as futuras gerações.

Essa viagem fantástica propos-ta pelo projeto teve como fechamen-to uma grande Feira Cultural (FES-TINCULTURA) intitulada “O sertãovai virar arte.” Nesse evento os alu-nos do Ensino Infantil ao 3º ano doEnsino Médio se dividiram entre asmúltiplas expressões culturais doSertão.

Foram realizadas apresentaçõesde danças, mostra de artesanato,pinturas de telas com paisagenssertanejas, recriações de obras de

Com informações da assesso-ria – A Prefeitura de Jaboatão dosGuararapes está realizando algu-mas demolições de construçõesirregulares, dentro de um novoprojeto chamado Jaboatão em Or-dem. Dia 05 de dezembro, agen-tes de fiscalização urbana acom-panharam a derrubada de ummuro na 1ª Travessa Linha FérreaSul, em Prazeres, e a demoliçãode uma barraca na Av. Abdo Ca-bus, em Candeias.

"Nós estamos identificandotodas as construções irregularesque invadem área pública ou queapresentam alguma outra irregu-laridade e estamos erradicandoestes pontos", disse Rinaldo, co-ordenador de Fiscalização Urbana.

Para Adelmo Aragão, secretário de Controle Urbano e Ambiental, "Muitas dessas construçõesilegais, que incluem muros e fiteiros, geram desconforto para os moradores. Nós recebemos diversasreclamações sobre esses locais, que chegam a impedir a visualização do comércio legal", disse.

Construções irregulares sãoretiradas em Prazeres e Candeias

Derrubada de muro em Prazeres. Foto: Divulgação

FestinCultura do Colégio Inovaçãoencerra 2013 tendo Sertão como tema“Sertão: vidas abundantes sob secos olhares” foi o tema do projetopedagógico de 2013 do Colégio Inovação, no Ipsep

Mestre Vitalino, repentes, cor-déis, peças teatrais, coral home-nageando o saudoso Domingui-nhos e muito mais.

A experiência sociocultural re-passada aos alunos do ColégioInovação por meio do projeto 2013“Sertão: vidas abundantes sob se-

cos olhares” ampliou os conheci-mentos e enriqueceu a todos: pro-fessores, coordenadores, direção efamiliares, pois permitiu que nosdesfizéssemos de preconceitos des-cabidos e abraçássemos a culturasertaneja como fundamento da nos-sa própria cultura contemporânea.

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3215

Page 16: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 16

A Escola de Referência do En-

sino Médio Engenheiro Lauro Di-

niz, no Ipsep, realizou uma grande

ação pedagógica na quadra da Es-

cola, enfocando o Sertão Pernam-

bucano: Cultura e Literatura. Os

alunos tiveram duas oportunida-

des de receber vários artistas da

cultura pernambucana, dia 12 de

novembro e dia 02 de dezembro.

No primeiro momento contou-

se com a presença dos poetas Chi-

co Pedrosa (contação de causos),

Meca Moreno (historiador da Lite-

ratura Sertaneja) e Davi Teixeira (cor-

delista). Apresentou-se recitação

de poemas de cordel pelos alunos,

tendo o aluno Tasso homenageado

Chico Pedrosa. Encenaram-se dois

fragmentos das peças de teatro:

Morte e Vida Severina (João Cabral

de Melo Neto) e a Farsa da Boa Pre-

guiça (Ariano Suassuna) produzidas

pelos alunos sob a supervisão da

Professora Maria Cristina.

Estavam presentes no segun-

do momento os poetas Chico Pe-

drosa, Marcos Passos, Ésio Rafael

e Edson Roberto, que abrilhanta-

ram o espetáculo. A família Rabelo

veio receber homenagens pelo po-

eta José Rabelo, o qual instituiu a

Literatura Sertaneja em Arcover-

de. O artista plástico André Soa-

res (Andareiro) que divulgou o

Movimento Artístico Catamisto,

fazendo uma parceria com a Esco-

la, confirmando, através da entre-

ga de um quadro à gestora, a vinda

de suas obras que comporão o

Muserola (Museu de Arte na Esco-

la, que será permanente). Apresen-

taram-se ainda danças típicas do

sertão, tais como o Coco e o Xote,

bem como o histórico de cada uma

delas, ações produzidas pelos alu-

nos da Escola. Acrescentando,

também, o grupo de teatro da Es-

cola, que encenou o primeiro ato

da “Farsa da Boa Preguiça”, de Ari-

ano Suassuna. Este evento teve o

apoio da atual Gestora Flávia Fran-

cisca Ferreira da Silva e todos que

compõem a Escola.

Alunos do Colégio Lauro Diniz vivenciama cultura e a literatura do Sertão Nordestino

www.forroboxote.com.br

Apanhador de palavrasEscola de Referência do Ipsep trouxe poetas e autores para apresentar “ao vivo” a Cultura Nordestina

Gil Martins, um baiano valorizando o forró

Faleceu João SilvaFaleceu ontem o compositor João Leocádio da Silva, o João Silva, 78

anos, pernambucano de Arcoverde, provavelmente de infarto. João Silva,um dos grandes parceiros de Luiz Gonzaga, foi encontrado sem vida noapartmento em que morava, em Boa Viagem.

Luiz Gonzaga gravou mais de 100 obras suas. Entre outras, de “Tádanado de bom”, “Pagode russo” e “Deixa a tanga voar”.

É dele também a imortal “Pra não morrer de tristeza”, gravada váriosgrandes cantores brasileiros, como Nelson Gonçalves e Ney Matogrosso.

Poeta, eu? Constrange-me ser chamado de Poeta. Não o sou. Vul-garizou-se o termo, todo mundo é poeta, pensa sê-lo ou assim échamado. Ser Poeta é ser uma coisa sublime, muito grande, que eu nãosou e é titulo que somente deve ser atribuído a Poetas de verdade, agente como Manoel Bandeira, Carlos Pena Filho, Carlos Drummond deAndrade. Pinto, Louro, Filó e Cancão, estes sim, são Poetas. Souapenas um fazedor de letras, um letrista de cantigas, que colhe rimasno curral da poesia e que junta palavras soltas para que elas se dêemas mãos a se incorporem às canções. Fazer Poesia é uma coisa muitomaior que rimar coração com paixão, céu com mel, amor com dor,como andam fazendo por aí. Quisera ser Poeta, mas sou apenas umletrista de música popular.

Esteve visitando a Região Metropo-litana do Recife, no início de dezembro,o cantor e compositor baiano Gil Mar-tins, um amante do forró de Santa mariada Vitória.

Gil já tinha amigos em Pernambuco,como Bel Salviano e Véio Abidoral, eaproveitou para divulgar seu novo tra-balho, Vaquejada e Cavalgada Volume 2,onde compõe e canta sob a influência degrandes nomes: Luiz Gonzaga, Flávio le-andro e Karavéia.

Este já é o quarto CD da carreira deGil Martins, hoje com 37 anos. Gil visitoua Rádio Cabo FM, o Forró de Ivan Ferrazna rádio Universitária e a redação da Ga-zeta Nossa, além de se apresentar naFEACA, no Cabo de Santo Agostinho.

Para janeiro, sai mais um trabalhodo baiano forrozeiro, desta vez maisautoral.

João Silva. Foto: Paulo Rocha

Quantidade limitada e substituída a cada 15 dias.Critérios de distribuição a cargo do Posto 5 Estrelas

GAZETA NOSSA EM PONTE DOS CARVALHOS

Posto 5 Estrelas

Galeria Portal de EnseadaENSEADADOS CORAIS – CABO

GAZETA NOSSA EM ENSEADA DOS CORAIS

Gil Martins e Véio Abidoral na sede da Gazeta Nossa. Foto: Paulo Rocha

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3216

Page 17: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/201317

Ballet Brilharte homenegeia Luiz GonzagaO Ballet Brilharte, do Cabo de Santo Agostinho(PE) apresentou

dia 28 de novembro, no Auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, oespetáculo O Mundo Encantado de Seu Lua, que contou a história dorei do baião Luiz Gonzaga.

EXPRESSAS

Vinicius na Saturnino BragaA Escola Saturnino de Brito, de Porta Larga, Jaboatão, realizou dia

17 de novembro a Expo Leitura. A turma B de Jovens e Adultosescolheu Vinicius de Morais como tema e distribui entre os integran-tes o folheto de cordel do poeta Ivaldo Costa sobre o “Poetinha”.

Cestas natalinasClientes ganham cesta na-

talina ao fazer empréstimoMantendo a tradição, des-

de 2006, a CREDMELHOR Fa-bio & Marta, autorizada dobanco BMG em Prazeres e Afo-gados, faz a entrega aos seuscliente das primeiras cestasnatalinas em 2013.

Reserve a sua nos fones3428.48222 e 3476.2264 ou [email protected]

Century e Dharma Ville Quiosque da Imobiliária Century 21 no Shopping Costa Dourada

impulsiona vendas do Dharma Ville. Na foto, Carlos Derouineau comsua equipe de vendas.

Cantinho MágicoGabriel Felipe, 4 anos, é o aniversariante de Dezembro do Hotelzi-

nho e Berçário Cantinho Mágico, Ipsep.

Vencedoras do Concurso Look Beach em Enseada dos CoraisDia 30 de novembro foi reali-

zado, na Pousada Look Beach, emEnseada dos Corais, o Concursogarota Look Beach, realização dapousada do mesmo nome e a PProduções, com patrocínio daKvinnas.

A grande vencedora foi Nico-le Silva, ficando em segundo lu-gar Gabriela Frosi e, em terceiro,um inusitado empate entreTalhi-ta Messias e Núbia Rodrigues.

A produção e direção de cenafoi de Mozart Ferre, do Sindicatodos Artistas de Pernambuco –SAPED. O evento ainda teve aparceria de Jôse e Isabella Vanes-sa.

Na foto as vencedoras com oempresário Fred Brito

Pastoral da Criança de Cidade Garapu promoveconfraternização na comunidade Novo tempoCom apoio da Global Alimentos, crianças tiveram uma tarde de festa e de comemoração

PAULO ROCHA CABO

A Pastoral da Criança do Cabode Santo Agostinho, por meio daCoordenadoria da Área de Cidade

Garapu, promoveu uma confrater-nização de Natal na comunidadeNovo Tempo 2. Cerca de 150 crian-ças tiveram uma tarde com músi-ca, louvor, apresentações de gru-

pos da própria comunidade e dis-tribuição de guloseimas, alimentose presentes.

A confraternização teve o apoioda Global Alimentos, empresa ins-

talada próxima a comunidade hácerca de 1 ano, e que faz questãode ter um trabalho social na comu-nidade, uma vez que a maioria dosfuncionários ali residem.

Crianças da comunidade Novo TempoReginaldo Lins Albuquerque, da Global Alimentos, e sua esposaRenata com criança da comunidade

PAULO ROCHA CABO

Encerrou-se dia 8 de dezembro a edição da Nova Feaca no Cabo de Santo Agosti-nho. O sucesso foi comemorado pela Comissão Organizadora, contabilizando maisde 30 mil visitantes apenas durante os últimos três dias da festa, que este anohomenageou Ronaldo Aboiador. os organizadores salientaram também a tranquilida-

de da festa, quenão registrou ne-nhuma ocorrênciade violência, ape-sar da ausência daguarda municipal.

O sucesso dafesta não teria sidopossível sem o au-xílio da PrefeituraMunicipal do Cabode Santo Agosti-nho, do patrocínioda Pitu, Arco-Íris eClaro, e sem oapoio de diversosoutros parceiros.

Véio Abidoral e Nelson Mendes (fundador da Feaca)

Nova Feaca 2013 encerrou com sucessoCerca de 30 mil pessoas passaram pela feira nos últimos três dias de festa

Karoline e Juliane Maciel, novos e grandes talentos

Cavalgada da Paz, um dos eventos da Feaca, tomou as ruas do Cabo deSanto Agostinho

Povo compareceu em massa

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3217

Page 18: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 18

Página assinada por Andros Silva, com entrevistas e notassobre a música local e nacional.Críticas e sugestões para [email protected]

Andros SilvaMusicando

“Rodrigo sempre foimeu parceiroem composições”

FRASES MARCANTES DA MÚSICADetesto Bossa Nova. Nunca gostei de música metida a besta

Reginaldo Rossi

Thiaguinho e Rodriguinho reforçam parceriaOUTROS ACORDES

O novo EP (álbum com

número reduzido de faixas)

do cantor Thiaguinho, lança-

do em agosto desse ano não

para de brilhar nas rádios

brasileiras. Depois do gran-

dioso sucesso com o primei-

ro single, “As Aparências

Enganam” a nova música de

trabalho “Será que é Amor”

já está entre as mais pedi-

das nas principais emissoras

do País neste fim de ano. Das

seis canções gravadas em

estúdio para o EP, quatro

contaram com a parceria de

Rodriguinho na composição.

É sobre esse trabalho que o

cantor conversou com a Mu-

sicando.

Andros Silva – “Ousa-

dia e Alegria” foi seu maior

sucesso comercial, após

sua saída do Exaltasamba.

Em sua opinião, qual foi o

principal atrativo que fez

desse trabalho um grande

sucesso?

Thiaguinho – A reper-

cussão do CD/DVD “Ousadia

e Alegria” foi maravilhosa!

Foi um trabalho feito com

muito carinho! Acho que es-

ses números são o reflexo de

anos de trabalho.

Andros Silva – Depois

de passar por um período

de hospitalização, (Thiagui-

nho foi internado em julho

desse ano, com tuberculose

pleural, uma espécie de do-

ença pulmonar) você voltou

às paradas com o EP, “Mais

e Mais” que em pouco me-

nos de um mês, se tornou o

Cantor comenta também os sucessos do novo EP Mais e Mais

Curiosidades sobre o Réveillon do Jaboatãoe Claudia Leitte, sua principal atração

Disputada – Notícias sobre Claudinha e sua esperada apresen-tação em nosso município (para quem não sabe, esse colunista quevos escreve é jaboatonense) não param de bombar na imprensa. Acoluna descobriu que três capitais brasileiras estavam lutando parater o show da loira em seu Réveillon: Fortaleza, Rio de Janeiro e SãoPaulo. “Essas três capitais estavam querendo Claudia na virada deano”. Disse Fábio Neves, empresário da cantora em entrevista a umjornal de Salvador. Agora me diga, caro leitor, o que fez Jaboatãodesbancar cidades internacionalmente famosas? Pois bem, a colunatem dois palpites. Ou essa história de três cidades interessadas nãopassam de puro marketing ou a Prefeitura do Jaboatão ofereceu umcachê bem “satisfatório” para artista.

Naturalidade confusa – Você já reparou que apesar de sercarioca, a cantora Claudia Leitte é sempre anunciada como baiana nasmatérias publicadas em sites, jornais e revistas? Claudinha mudoupara Salvador quando era muito pequena e construiu uma carreiracom fortes raízes no estado da Bahia. Por isso acontece essa confusãocom a naturalidade da Nega Lôura.

Mal informados – Desde que foi confirmada participação deClaudinha no Réveillon do Jaboatão, colunáveis e blogueiros de todoPaís publicam notas sobre o assunto em suas páginas. Alguns malinformados chegam a dizer que Candeias é uma praia de Recife. Pode?

Quando sai?– Já estamos em dezembro e ainda não foramdivulgadas informações sobre local do palco, estrutura e demais atra-ções musicais do Réveillon do Jaboatão. Porém, sites e blogs da cida-de (uns de muita credibilidade, outros nem tanto) dão como certa aparticipação da banda Garota Safada no evento. João Gabriel, filho doprefeito Elias Gomes, é um dos ansiosos pela confirmação dessa atra-ção. Será que a preferencia do garoto está influenciando na decisãodos organizadores? Vai saber!

NALINHA DOTEMPO

SimoneA canção “Então É Natal” gravada pela cantora brasileira Simone

(uma adaptação de Happy Xmas (War is Over) composta por JonhLennon e Yoko Ono em 1971), foi lançada no disco 25 de Dezembro,em 1995. O álbum vendeu mais de 1.5 milhões de cópias em menosde um mês e fez da canção um dos maiores hits de música natalinada história.

ANUNCIE NESTA PÁGINA: 8855.9553/9725.2625

Titãs no Réveillon do RecifePromete ser animada a festa da virada em Recife. A Prefeitura

espera uma grande celebração com os roqueiros dos Titãs (foto), DJSalvador, Patusco, Elba Ramalho e Spok Frevo. O palco será armado naaltura do edifício Portugal, em Boa Viagem. Já no Pina, quem foi esca-lado para comandar a festa é Reginaldo Rossi (no hospital ao fechar-mos esta edição), João do Morro, Almir Rouche, Gigantes do Samba eo DJ Pepe Jordão. Duas balsas vão servir como suporte de fogos deartifício. Uma será instalada no Polo Pina e outra no Polo Boa Viagem.

Os Titãs. Foto: Marcos Hermes

mais vendido do iTunes Brasil,

ficando a frente de grandes no-

mes da música nacional e inter-

nacional, como Adele, Katy Per-

ry, Anitta e Ultraje a Rigor. Es-

perava por uma aceitação tão

rápida e intensa?

Thiaguinho – Foi uma sur-

presa boa! Logo que lançamos

pelo iTunes, ele já se tornou o

álbum mais vendido do Brasil

nessa plataforma digital. Esse EP

tem seis canções inéditas. A pri-

meira a tocar nas rádios foi “As

Aparências En-

ganam” e atual-

mente, “Será

que é Amor”.

Aposto muito nessas músicas e a

aceitação esta sendo fantástica!

Estou super empolgado e satis-

feito com este projeto.

Andros Silva – Rodrigui-

nho é coautor de quatro das seis

faixas que compõe o EP. Como é

trabalhar com ele?

Thiaguinho – Rodrigo sem-

pre foi meu parceiro de compo-

sição e agora é meu produtor

musical. Ele deu mais um pou-

quinho da minha cara para este

trabalho, ouve muito do que eu

ouço, sabe muito do que eu gos-

to e conseguiu colocar novos ele-

mentos nesse disco. Estou muito

feliz com o resultado e tomara

que dê muito certo, assim como

o “Ousadia e Alegria”.

Andros Silva – E a carrei-

ra solo?

Thiaguinho – Esse novo

projeto da minha vida, que é a

carreira solo, está sendo vitori-

oso. Só tenho que agradecer a

Deus por tudo o que vem acon-

tecendo e a todos meus fãs que

me tratam sempre com muito

amor e carinho.

Andros Silva – Aonde vai

estar no Réveillon?

Thiaguinho – Vou traba-

lhar! Dia 31 de dezembro esta-

rei fazendo um super show na

Praia do Forte, em Cabo Frio, no

Rio de Janeiro.

Andros Silva – Para finali-

zar, deixe uma mensagem para

os seus milhares de fãs pernam-

bucanos.

Thiaguinho –

Olá galera. Obriga-

do por deixar mi-

nha música fazer

parte da vida de vocês. O sonho

é meu, mas quem ajuda a reali-

zá-lo são meus fãs. Obrigado por

tudo!

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3218

Page 19: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/201319

[email protected]

Mirtes FigueirôaVer as pessoas mudando não é o que machuca. O que machuca élembrar quem elas costumavam ser. Clarice Lispector

LançamentoA escritoraEulina Maciel nolançamento demais uma obra,“Asas da Poesia”.

Catarina Figueirôa – Nota de falecimento – A família Figueirôase encontra em luto pelo falecimento repentino de nossa mãe, MariaCatarina de Barros Figueirôa, no dia 29/11. Agradecemos a todas as ora-ções e palavras de conforto, que foram como bálsamo para nós. Deusabençoe a todos. Foto Eugenio Lincoln

Casamento – Os noivos Michelle e Carlos disseram o Sim, noaltar da Igreja de Santa Tereza (Ordem Terceira do Carmo), na noitedo dia 07 de dezembro. Foi um casamento belíssimo celebrado porFrei Damião Silva. Na saída, o jovem casal foi cumprimentado com ahonraria do túnel das espadas, pelos companheiros do noivo, ofici-ais do Corpo de Bombeiros de PE. A mãe da noiva, Iza Varejão, esteveimpecável, com um belo vestido amarelo. A festa continuou na DiBranco Recepções, no Recife Antigo. Felicitações ao mais novo casal.Foto Mirtes Figueirôa

Encontro – Encerrando o ano de 2103, a Casa da Cultura promoveu, dia 28 de novembro, mais um Projeto “Encontro”. Nesta edição foramhomenageadas tres mulheres em destaque na Cultura do Jaboatão: Celinha Santos, um ícone da cultura popular; Dona Prazeres com o ofício departeira com mais de cinco mil partos realizados e Maraçane França, artista plástica de grande expressão no município. O evento é promovido pelaSecretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico – PMJG. Arte Eugenio Lincoln

80 anos – Dia 06 de dezembro, com missa em Ação de Graçasna Paróquia Nossa Senhora de Belém, Maria do Socorro Ferreira Canu-to comemorou seus 80 anos de vida. Em seguida, na recepção aosconvidados, aconteceu o tradicional corte do bolo e parabéns commuita animação. Na foto com seus filhos Junior, Solange e Silvia.Foto: Almir Fotos

Festa da Juventude – O Clube da Juventude realizará mais umafesta de amigos, que acontecerá no sábado 11 de janeiro de 2014 às 22h00.Os interessados já podem fazer as reservas das mesas com a comissão dafesta. Renda líquida revertida para entidade filantrópica. Contatos: Mir-tes Figueirôa 88524838 - Eugênio Lincoln 87444838 - Luciana Caricio 87231422- Marcos Caricio 96720023 - Tatá 91136342- Lenídice - 87046621 - Jura87315863 - Reginaldo – 86294069

3224.0260 / 3224.0528www.sindimoveis.com.br e-mail: [email protected]

Prezados Companheiros

ASSOCIE-SE! UNIDOS SOMOS MAIS FORTES EFAZEMOS VALER NOSSOS DIREITOS

É com grande satisfação que chegamos ao término de 2013com a certeza da missão cumprida, nesta primeira etapa de ativi-dades da diretoria. Assumimos a direção do SINDIMÓVEIS/PEem abril/2013 com o objetivo de desenvolver um bom trabalhonorteado pela ética e a transparência. As metas de batalhar pelocrescimento profissional dos Corretores de Imóveis, proporcio-nando mais qualificação, estão atingindo os objetivos propostos.Além do TTI, que é a nossa “marca registrada”, a realização denovos curso e palestras, no Recife e cidades do interior comoPetrolina, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, agregaram maisvalor profissional ao Corretor de Imóveis. Curso de grande portecomo foi o de Avaliação de Imóveis com o renomado professorFrederico Mendonça representou expressiva conquista pelo êxi-to obtido tanto na edição do Recife quanto na de Pertrolina. Poroutro lado, estamos ampliando a oferta de serviços e benefíciosaos associados, através de convênios com empresas que ofere-cem descontos vantajosos.

Para 2014, traçamos novas metas, entre elas, o lançamentodo curso Técnico em Transações Imobiliárias na versão a distân-cia, que levará formação profissional a todas às cidades do Esta-do. Detalhes do plano de trabalho para o ano que se inicia serãodivulgados posteriormente.

Nesta época Natalina, em que o espírito da solidariedade e boavontade reina entre os homens, queremos desejar um Feliz Natalrepleto de harmonia, saúde e paz aos companheiros Corretores deImóveis e aos funcionários do SINDIMÓVEIS/PE. Que 2014 seja umano próspero de muito trabalho e grandes conquistas.

FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO!Paulo Santos – Presidente do SINDIMÓVEIS/PE

EncontroEm Salvador, oPrefeito EliasGomes com o ex-presidente dosEstados Unidos eFundador daClintonFoundation, BillClinton.Elias viajou aconvite daFaculdade dosGuararapes,instituição quefaz parte daLaureateInternationalUniversities,presidida porBill.

Ganhador – O carismático professor Fabio da Hora foi um dos con-templados da Campanha IPTU Premiado da PMJG. Foto Mirtes Figueirôa

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3219

Page 20: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 20

www.gazetanossa.com.brfacebook: GazetaNossa

www.vamosoubora.com.brfacebook:PortalVamosouBora

www.abidoral.com.brfacebook: VAbidoral

O MELHOR DOS EVENTOS DO CABO ESTÁ AQUI!

AS LOROTAS DO VÉIO

http://abidoral.com.br/

CULTURA, CONHECIMENTO E DIVERSÃO

No dia 1º de dezembro de 2012 entrava no ar um sonho que setransformou em realidade. Tudo começou com a ideia do radialistaEduardo Lins de disponibilizar no Cabo de Santo Agostinho um espa-ço onde as pessoas pudessem conferir os eventos de toda região. ADoug's Consultoria & Marketing deu o bordão que tá na boca da galerae a Aprender Infor, do TI Edson Pessoa pôs em prática. Hoje, o site

Aniversário de 1 ano do portal de eventos Vamos ou BoraVamos ou Bora caminha graças o apoio de empresas, parceiros, amigos eprodutoras de eventos de nossa cidade que nos abrem espaço.

Dia 06 de dezembro de 2013 aconteceu a comemoração no clube Desti-laria do Cabo. A festa contou com os shows do Fenomenal Rogério Som,Banda Lapada, Forrozão na Hora H, Ailson Junior e Forró Pressão, MCDiego, Dj Luan Digital, Bruno Som e Toquinho do Cavaco.

Você sabia que o rio Mas-sangana divide as cidades de

Cabo de Santo Agostinho e Ipo-juca? O rio tem como formado-res os rios Tabatinga e Utinga

de Baixo, ambos com nascentes no município deIpojuca, deságua ao sul do promontório de Santo Agosti-nho onde encontra o Tatuoca e abriga as ilhas de Tatuoca,Cocaia, Cobras e um vasto manguezal.

Festa no CéuA bicharada resolveu fa-

zer uma festa no céu e, assimque o baile ia começar, descobri-ram que estava faltando a guitar-ra.

Imediatamente o Leão, que era oresponsável pela banda, virou-separa o bicho-preguiça e orde-nou:

— Vá buscar a guitarra lána terra!

Uma semana se passou enada do bicho voltar com a guitarra. Fulos da vida, os animaisforam reclamar com o Leão:

— Isso já é demais! Que falta de consideração! — dizia um.— O bicho-preguiça é um vagabundo! — rosnava outro.— Ele não tem caráter — afirmava um terceiro.E estavam nessa discussão quando, de repente, a porta se

abre e surge o bicho-preguiça, com um semblante entristecido:— Olha... Se vocês continuarem me esculhambando, eu não

vou mais, não!

Confusão no CéuMorre o homem e, não demora muito, a viúva também vai

para o céu.Chegando no paraíso, ela encontra o marido.– Querido! – diz ela, – Que bom te encontrar aqui! Agora

nós vamos ficar juntos pra sempre!– Opa!.. O trato foi: “Até que a morte nos separe”!

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3220

Page 21: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRAA QUINZENA DEZEMBRO/201321

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3221

Page 22: GazetaNossagazetanossa.com.br/download/gaz174baixa.pdfGazetaNossa @gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VIII – NO 174 – PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013

GAZETA NOSSA 173 PRIMEIRA QUINZENA DEZEMBRO/2013 22

Binário melhora trânsito de Prazeres, masainda tem problemas a ser solucionados

PAULO ROCHA JABOATÃO

As mudanças no trânsito emPrazeres, com a inauguração dochamado Binário (termo “moder-no” que significa duas ruas, umaindo e outra voltando), começama surtir efeitos, mas ainda trazemalguns problemas, principalmenteno que se refere à mudança dasparadas de ônibus. Passada quaseuma semana da inauguração, a re-

portagem da Gazeta Nossa presen-ciou, em menos de 20 minutos,dezenas de pessoas perdidas, semsaber onde pegar tal ou qual ôni-bus. Faltou preocupação com ousuário dos coletivos. Bastava umasimples placa em cada parada deônibus alterada, dizendo “Esta pa-rada mudou para tal rua” e os pro-blemas seriam minimizados.

O fluxo de trânsito melhorou,sim. Este talvez o objetivo maior

Guia Da GulaAS MELHORES

OPÇÕES EM

GASTRONOMIA

Sinalização – Ainda incompleta, principalmente para quem entrano Binário pela Barreto de Menezes, e para quem sai dela rumo à Estradada Batalha. Como foi inaugurado antes de estar realmente pronto, talveza prefeitura ainda coloque, pois faltam inclusive faixas para pedestres emmuitos pontos. Um doslocais com problemas é a saída para a Estrada daBatalha. Com uma intesecção em X à frente (para quem quer pegar a BR ouseguir para a Guararapes), causa retenção nos horários de pico. Com ainauguração do TI, o problema vai aumentar e talvez seja necessário umsemáforo no local.

Como prevenção, a prefeitura poderia asfaltar a Otávio Cruz, criandouma opção com duas saídas para a Estrada da Batalha.

Três pistas, nenhuma placa. A primeira pista à esquerda, bem estreita, ninguém sabepara que serve.

da intervenção, inaugurada de for-ma incompleta e açodada, e em épo-ca imprópria (dezembro, mês emque a população enche ruas e calça-das com as compras de fim de ano).

Alguns outros pontos positi-vos precisam ser citados. A revita-lização de parte da área promoveutambém uma melhoria de qualida-de nos serviços oferecidos ao lon-go da Emiliano Ribeiro, antes umavia parte de terra e parte de esgo-

Ainda em construção, Binário de Prazeres desafoga fluxo na Berreto de Menezes e cria novo corredor comercial na Emiliano Ribeiro

Vans – O problema da circulação excessiva de vans em Praze-res não foi tocado. As vans do transporte coletivo mudaram detajeto mas não mudaram de hábito. Param por muito tempo espe-rando passageiros, e é comum “trancarem” a parada de ônibusforçando os grandes coletivos a pararem muito mais à frente ou a“queimarem” o ponto.

As linhas das vans precisam ser urgentemente redefinidas. Nãohá porquê praticamente todas passarem por Prazeres. Uma linhacomo a Marcus Freire/Barra de Jangada, por exemplo, se configuraem duas linhas em uma só. Como Prazeres é o centro, deveria havera linha Marcus Freire/Prazeres e outra Prazeres/Barra de Jangada.Encurtaria o trajeto, permitindo passagens mais baratas e as via-gens seriam mais rápidas. Um terminal poderia ser consruído pró-ximo ao futuro Terminal de Integração. Quem sabe desabilitandoparte do Mercado de Prazeres?

tos, imprópria ao comércio. Infe-lizmente, essas melhorias não sãoobservadas na parte chamada “Ruada Linha do trem”, que passa emfrente ao Mercado Público, poisdepois das demolições a prefeiturapermitiu a construção de novas sub-habitações, cubículos para comér-cio alugados a peso de ouro massem as mínimas exigências técni-cas de construção.

Quanto mais próximo da orla,

melhor parece fluir o trânsito, aoafastar-se da “muvuca” típica docentro de Prazeres. O “tempo” dossinais parece correto na maioriados semáforos, a abertura da Emi-liano desafogou a Barreto de Me-nezes, mas ajustes precisam serfeitos, levando em conta algumasparticularidades atuais e futuras,pois Prazeres é o centro dinâmicode Jaboatão dos Guararapes e con-tinua em crescimento. Nao se sabe

se os impactos da implantação dofuturo Terminal de Integração foramlevados em conta. Apesar de reunirpoucas linhas (são seis linhas pre-vistas), concentrará em pouco es-paço enorme número de coletivose de de pessoas circulando.

A Gazeta Nossa, como contri-buição ao debate propõe melhori-as em alguns pontos, depois deobservar e conversar com usuári-os, comerciantes e pedestres.

Agamenon – O estacionamento dos dois lados da Agamenon Ma-galhães precisa ser revisto, principalmente na quadra próxima à Emilia-no Ribeiro, onde entram coletivos para Massangana e transitam cami-nhões.

Guardas – Em todo o trajeto, a reportagem só viu um guarda detrânsito apoiando veículos e transeuntes, na altura da Câmara de Verea-dores. Mas é sabido que em toda a Barreto de Menezes é necessário, pelovolume de pessoas que atravessam a rua, agora com o dobro da largura.

Lei para todos – Uma dica para o Jaboatão em Ordem, que circulacom vistosas camionetas: obrigar o governo do estado a recuar os tapu-mes da obra do Terminal Integrado de Prazeres. As pessoas estão sendoobrigadas a andar na rua, correndo perigo de ser atropeladas.

trãnsito flui bem na nova Emiliano Ribeiro

gaz174.pmd 11/12/2013, 11:3222