Gastro Paresia

4
Gastro paresia Causas, sintomas, diagnóstico, tratamento, prognóstico O que é Gastro paresia? A gastro paresia é uma condição clínica na qual os músculos do estômago não funcionam normalmente. O normal seria fortes contrações da musculatura gástrica empurrando o bolo alimentar pelo trato digestivo. Porém, na pessoa com gastro paresia esses músculos da parede estomacal se enfraquecem e mal conseguem realizar as contrações. Isso gera dificuldades para que o estômago se esvazie, podendo causar náuseas, vômitos e desequilíbrio nutricional e glicêmico. Nem sempre dá para saber a causa da gastro paresia. Porém, acredita-se que em muitos casos o problema seja causado por uma lesão no nervo que controla os músculos do estômago (nervo vago). Esse tipo de lesão pode ser causado por doenças, como diabetes , ou por cirurgias no estômago ou no intestino delgado. Infeções virais, anorexia ou bulimia nervosa, alguns medicamentos, distúrbios de musculatura lisa, doenças do sistema nervoso e hipotireoidismo também podem causar gastro paresia. Sintomas Os sinais e sintomas da gastro paresia são: Vômito Náusea Sensação de saciedade após comer pequenas porções Inchaço abdominal Azia ou refluxo gastro esofágico Alterações nos níveis de glicose no sangue Falta de apetite Perda de peso e desnutrição Diagnóstico

Transcript of Gastro Paresia

Page 1: Gastro Paresia

Gastro paresia

Causas, sintomas, diagnóstico, tratamento, prognóstico

O que é Gastro paresia?

A gastro paresia é uma condição clínica na qual os músculos do estômago não funcionam normalmente.

O normal seria fortes contrações da musculatura gástrica empurrando o bolo alimentar pelo trato digestivo. Porém, na pessoa com gastro paresia esses músculos da parede estomacal se enfraquecem e mal conseguem realizar as contrações. Isso gera dificuldades para que o estômago se esvazie, podendo causar náuseas, vômitos e desequilíbrio nutricional e glicêmico.

Nem sempre dá para saber a causa da gastro paresia. Porém, acredita-se que em muitos casos o problema seja causado por uma lesão no nervo que controla os músculos do estômago (nervo vago). Esse tipo de lesão pode ser causado por doenças, como diabetes, ou por cirurgias no estômago ou no intestino delgado.

Infeções virais, anorexia ou bulimia nervosa, alguns medicamentos, distúrbios de musculatura lisa, doenças do sistema nervoso e hipotireoidismo também podem causar gastro paresia.

Sintomas

Os sinais e sintomas da gastro paresia são:

Vômito

Náusea

Sensação de saciedade após comer pequenas porções

Inchaço abdominal

Azia ou refluxo gastro esofágico

Alterações nos níveis de glicose no sangue

Falta de apetite

Perda de peso e desnutrição

Diagnóstico

Após fazer o exame físico, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue. Para descartar outras doenças, o médico fará os seguintes exames:

Endoscopia digestiva alta. Depois de aplicar um sedativo para te deixar sonolento, o médico insere um longo e fino tubo com uma câmara e uma fonte de luz na ponta (endoscópio) pela sua boca e o vai guiando suavemente pela garganta até o estômago. Através do endoscópio, os médicos conseguem observar o revestimento interno do estômago para saber se há alguma alteração.

Page 2: Gastro Paresia

Ultrassonografia. Para descartar doenças da vesícula biliar e pancreatite como causas do problema, é necessário uma exame de ultrassom, que nada mais é que um aparelho que emite inofensivas ondas sonoras que depois são convertidas em imagens dos órgãos internos.

Radiografia com bário. Após ficar 12 horas em jejum, você vai beber um líquido grosso chamado sulfato de bário, que reveste o estômago e aumenta a nitidez da radiografia. Se você tiver diabetes, o médico te passará instruções especiais sobre o jejum. Se, após 12 horas de jejum, a radiografia mostrar que ainda há alimentos no seu estômago, é provável que você esteja com gastro paresia. Mesmo que o seu estômago esteja vazio, o médico poderá solicitar a repetição deste exame, pois às vezes a pessoa com gastro paresia esvazia o estômago normalmente.

Quando outras causas estiverem descartadas, o médico fará um dos seguintes exames para confirmar o diagnóstico de gastro paresia:

Cintilografia de esvaziamento gástrico. Esse exame consiste na ingestão de uma leve refeição (omelete, por exemplo) que contenha uma pequena quantidade de uma substância radioativa (radioisótopo) que aumenta a nitidez das imagens. A dose de radiação liberada pelo radioisótopo não é perigosa. Após essa refeição, serão feitas quatro imagens, uma a cada hora, para medir a taxa de esvaziamento gástrico. Confirma-se o diagnóstico de gastro paresia quando ainda houver mais de 10% da refeição no estômago após 4 horas.

Teste respiratório. Após a ingestão de uma refeição contendo pequena quantidade de isótopo, são colhidas amostras do ar que você exala para medir a presença de isótopos no dióxido de carbono (CO2). Os resultados indicam a velocidade de esvaziamento do estômago.

Tratamento

O tratamento da gastro paresia vai depender da causa do problema. Por exemplo, se o diabetes for a causa da gastro paresia, seu médico vai traçar um plano para manter o diabetes sob controlo. Além deste, existem outros tratamentos para gastro paresia, como:

Mudanças alimentares

Seu médico poderá encaminhar a uma nutricionista que poderá ajudar a escolher os alimentos mais fáceis de digerir. O nutricionista também poderá dar algumas dicas de alimentação, como fazer pequenas refeições ao invés de apenas três grandes e evitar alimentos gordurosos e/ou fibrosos.

Algumas pessoas com gastro paresia não conseguem ingerir alimentos sólidos nem líquidos. Nestes casos, os médicos recomendam a colocação de um tubo de alimentação no intestino delgado.

Os tubos de alimentação podem ser inseridos através do nariz, da boca ou, diretamente para o intestino delgado, através da pele. Geralmente, o tubo é temporário e usado apenas quando a

Page 3: Gastro Paresia

gastro paresia for severa ou quando o nível de glicose no sangue não puder ser controlado por outros métodos.

Medicamentos

Medicamento para estimular a musculatura estomacal. Metoclopramida e eritromicina.

Medicamento para controlar as náuseas e vômitos. Antieméticos, como proclorperazina, ondansetrona e difenidramina.

Só tome medicamentos com a prescrição do seu médico. Os efeitos colaterais desses medicamentos são significativos.

Cirurgia

Se as mudanças alimentares e os medicamentos não conseguirem controlar seus problemas com náuseas, vômitos e desnutrição, a cirurgia de gastroparesia poderá ser necessária. Durante a cirurgia, a parte inferior do estômago pode ser grampeada ou desviada para melhorar o esvaziamento gástrico.

Prevenção

As pessoas com diabetes podem evitar o surgimento do problema se conseguirem controlar sua glicemia. O tratamento das doenças que estejam causando a gastroparesia pode evitar o problema.

Duração

Assim como o tratamento, a duração da gastroparesia depende da causa do problema. Geralmente, as pessoas que sofreram lesões no nervo vago têm de conviver com a gastroparesia por toda a vida.

Quando Procurar Atendimento Médico

Marque uma consulta com seu médico se você tiver os sinais e sintomas da gastroparesia.

Se o alimento permanecer muito tempo no estômago, podem surgir complicações, como a fermentação do bolo alimentar por bactérias, desnutrição, dificuldades para controlar a glicose no sangue e a eventual solidificação do bolo alimentar (bezoar) que pode causar obstrução intestinal.

Prognóstico

Não existe cura para a gastroparesia. Às vezes, o problema pode ser controlado com mudanças nos hábitos alimentares. Os remédios para gastroparesia até proporcionam o alívio dos sintomas, mas podem causar sérios efeitos colaterais.