Gazeta de mariana online 26

12
Gazeta de Mari ana online n° 26 | 22 de maio de 2015 Crianças se vestem de anjos no mês de maio para homenagem a Nossa Senhora. Tradição surgiu há 160 anos em Mariana (P. 4 e 5) FOTO: LAURO SOARES | PREFEITURA DE MARIANA ASSUNTA AO CeU E COROADA ´

description

Informativo online da Prefeitura de Mariana.

Transcript of Gazeta de mariana online 26

Page 1: Gazeta de mariana online 26

Gazetade Mariana online n° 26 | 22 de maio de 2015

Crianças se vestem de anjos no mês de maio para homenagem a Nossa Senhora. Tradição surgiu há 160 anos em Mariana (P. 4 e 5)

FOTO

: LA

UR

O S

OA

RES

| PR

EFEI

TUR

A D

E M

AR

IAN

A

ASSUNTA AO CeU E COROADA

´

Page 2: Gazeta de mariana online 26

22 de maio2 Gazeta

QUEM SOMOS

PREFEITO Celso Cota

VICE-PREFEITO Duarte Júnior

SECRETÁRIO DE GOVERNORaul José de Almeida Junior

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃORangel Allan da Silva

SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMOAntonio Delfonso Ferreira

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOHelielcio Jesus Vieira

SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIALIvânia Perdigão

SECRETÁRIO DE DESPORTOSHelerson Freitas

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃOElizabeth Cota

SECRETÁRIO DE FAZENDAJosé Carlos Sampaio De Castro

SECRETARIO DE ESTRADAS VICINAISBreno Estevão

SECRETÁRIO DE TRANSPORTE E TRÂNSITOGeraldo Magela de Oliveira

SECRETÁRIO DE SAÚDEGermano Zanforlim De Araújo

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃODanilo Brito das Dores

SECRETÁRIA DE OBRAS E PLANEJAMENTO URBANOFátima Guido

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTEJosé Miguel Cota

SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIALJosé Luiz Furst

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURALPaulo César Gonçalves de Carvalho

PROCURADORIAJosé Celso

Opinião

PALAVRA DO PREFEITO

EXPEDIENTE

SECRETÁRIO ADJUNTO DE COMUNICAÇÃO Arlindo Luís Ferreira • COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Douglas Couto • JORNALISTAS Kiria Ribeiro, João Felipe Lolli e Tamara Martins • PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Gabriela Ribeiro • REDAÇÃO Ana Rafaela, Andressa Goulart, Carol Rooke, Diogo Queiroga, Eliene Santos e Letícia Caldeira.

CONSELHO EDITORIAL Israel Quirino • EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA • Acesse: www. mariana.mg.gov.br

Gazetade Marianaonline

Meus amigos, nesta edição deste jornal, quero agradecer a nossa gente pelo carinho e solidariedade nas doações ao Festival da Vida 2015. Nos quatro dias de evento tivemos grandes atrações em Mariana, mas o maior dos espetáculos foi da sua generosidade. Recordamos aqui as palavras do amigo e nosso saudoso dom Luciano Mendes de Almeida: “Quando praticamos a caridade estamos fazendo o bem para nós mesmos”.

A generosidade e amor ao próximo foi, sem dúvida, a mensagem maior do Festival, idealizado por dom Luciano e com minha humilde ajuda, lá em 2003. Graças a sua doação, conseguimos 20 mil agasalhos e mais de oito mil quilos de alimentos que agora serão doados a quem precisa. Coisa bonita de se ver! A cada um que contribuiu, Deus que lhes pague pela sua generosidade.

Celso Cota PREFEITO

´

Page 3: Gazeta de mariana online 26

22 de maio 3Gazeta

IPTU COM DESCONTO DE ATe 10%FOTO: ARQUIVO | PREFEITURA DE MARIANA

Governo

Imóveis residenciais com valor venal inferior a R$ 25 mil estão isentos

O IPTU é destinado para a manutenção e obras na cidade. O imposto é calculado sobre o valor venal de cada imóvel.

Kíria Ribeiro

O prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 10% foi prorrogado em Ma-riana, conforme informou a Secretaria de Fazenda. Com isso, o vencimento da pri-meira parcela é até o dia 10 de junho.

O contribuinte que optar por pagar cota única recebe 10% de desconto no va-lor pago, dentro desse prazo. O parcela-mento do IPTU em Mariana pode ser em até sete vezes, obedecendo aos critérios

de valor mínimo por parcela. Os boletos serão enviados pelos Correios e disponi-bilizados no site oficial da Prefeitura de Mariana: www.mariana.mg.gov.br.

O cidadão que não receber ou não ti-ver acesso à internet, poderá retirar os bo-letos na Secretaria Municipal de Fazenda no Departamento de Receita. Mais infor-mações entrar em contato conosco pelo telefone: (31) 3557-9013.

ENTENDA O IPTU é destinado à manutenção e

obras na cidade. É calculado sobre o valor venal do imóvel, que consta na planta de valores do município.

Os valores do IPTU também podem variar de imóvel para imóvel, dentro de um mesmo bairro e até da mesma rua. Este ano, foram 16.626 carnês emitidos para pagamento do IPTU.

De acordo com o Decreto 7.569, são isentos do pagamento as residências que possuem valor venal inferior ou igual a R$ 25 mil. Atualmente, são aproximadamen-te dois mil imóveis isentos em Mariana.

Moradores do Bairro Fonte da Saudade agora poderão contar com as ruas asfalta-das. As obras serão realizadas pela Prefei-tura de Mariana, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano. Diver-sas ruas receberão pavimentação asfáltica, como as ruas Brasil, Itália, Portugal, Vene-zuela, Canadá, Guatemala, Dinamarca, In-glaterra, Luxemburgo, Paraguai, além das

BAIRRO FONTE DA SAUDADE GANHA ASFALTAMENTOruas conhecidas como A, C, D e E.

A pavimentação é executada após as ruas terem recebido a infraestrutura ne-cessária para trazer melhorias para a rede pluvial da região. No local foi feito um novo sistema de drenagem, que contem-pla a troca da manilha central que capta água de chuva vinda das bocas de lobo, por novas com maior diâmetro.

FOTO: ARQUIVO | PREFEITURA DE MARIANA

´

Page 4: Gazeta de mariana online 26

22 de maio4 GazetaCultura e Turismo

ANJinhos COROAm NOSSA SENHORAFOTOS: LAURO SOARES | ALMANAQUE

Emoção das famílias e encantamento para fiéis que revivem a tradição

Eliene Santos

Vestidas de anjos, com túnica e asas brancas, as meninas levam ao altar a co-roa, o véu, a palma e outros símbolos para homenagear Nossa Senhora. Emoção para as famílias, encantamento para os fiéis que relembram cantos entoados há séculos.

“Mãezinha do céu, eu não sei rezar. Só quero dizer, quero te amar. Azul é teu man-to, banco é teu véu. Mãezinha, eu quero te ver lá no céu”. Quem nunca cantou, ou ou-viu esse cântico entoado por lindos anjinhos

de vestes brancas e imensas asas de anjos? Tradicionalmente, o mês de maio é de-

dicado às mães, e a Igreja Católica dedica à Maria, Mãe de Jesus. Em muitas paróquias é tradição realizar, neste mês, as coroações a Nossa Senhora. Em muitos lugares esse costume remonta há séculos de história.

Em Mariana, cidade rica nas tradições católicas, não poderia ser diferente. As co-roações acontecem em todas as igrejas da cidade e são homenagens em forma de de-voção. “Celebrar o Mês de Maria é devo-tar o nosso amor a Mãe de Deus e a nossa

Mãe. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como “Rainha”, mes-mo na simplicidade de sua figura”, é o que nos conta a coordenadora da Pastoral Es-colar, Kátia Simone dos Santos.

As coroações sempre são feitas por crianças do sexo feminino, que representam anjos e remetem a pureza de Nossa Senhora. Todas elas levam algum objeto para oferecer a santa, cada um com um significado. A pal-ma representa a pureza, o véu virgindade, a coroa a realeza e as flores remetem a home-nagem feita por São Felipe Neri.

Tradicionalmente, o mês de maio é dedicado às mães, e a Igreja Católica dedica à Maria, mãe de Jesus.

Page 5: Gazeta de mariana online 26

22 de maio 5Gazeta

A primeira coroação foi no Colégio Providência entre os anos de 1849 a 1858

Há muitos anos os marianenses mantém viva essa tradição realizando, durante todo o mês de maio, as coroações.

TRADIcaO SURGIU EM MARIANACultura e Turismo

Eliene Santos

O mês de maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica à Maria, Mãe de Jesus. Há muitos anos os marianenses mantém viva esta tradição realizando, du-rante todo o mês de maio, as coroações a Nossa Senhora, fazendo parte da história de nossa cidade.

Segundo a coordenadora da Pastoral Escolar, Kátia Simone dos Santos, essa tra-dição chegou a Mariana em 1849, com a chegada das12 irmãs, conhecidas como as filhas da caridade de São Vicente de Paula,

FOTO: LAURO SOARES | ALMANAQUE

que saíram da França com destino ao Bra-sil. Elas vieram para a cidade e trouxeram na bagagem uma imagem de Nossa Se-nhora das Graças para colocá-la no altar da capela do Colégio Providência.

Ao chegar na cidade, as religiosas per-ceberam que os moradores mantinham devoção imensa por Nossa Senhora da Encarnação, padroeira de uma das cape-las do Colégio.

Desse modo, as irmãs prepararam um altar lateral para a imagem e poste-riormente construíram uma capela para ela, que anos depois passou a se tornar a

capela principal do Colégio Providência. Como as irmãs vieram da França, e lá já tinham o costume de realizar coroações, elas quiseram realizar a primeira coroação na cidade.

“Segundo alguns dos registro que te-mos, dá para constatar que a primeira co-roação na cidade aconteceu entre os anos de 1849 a 1858, foi um momento de mui-to louvor e veneração. Todas as pessoas que assistiram ficaram admiradas e partir daí passaram a realizar as coroações todo ano”, relata a coordenadora.

ENTENDAMas porque coroar Nossa Senhora?

São muitas as razões para coroá-la. “A co-roação é um meio de manter viva a fé. É importante homenagear e render graças à mãe de Jesus, que também é nossa mãe. Atualmente, percebe-se que essa devo-ção tem se perdido, por isso é importante manter vivo esse ritual de coroá-la, pois isso é um resgate e ao mesmo tempo uma manutenção da fé”, define Juraci de Oli-veira, 88 anos.

Em alguns lugares da cidade aconte-cem coroações em outros meses, geral-mente quando para comemorar o dia da Padroeira do Local. Mas em todo o mundo maio é o mês dedicado a Maria, mês que também é comemorado o dia das mães.

~

´

FOTO: REPRODUÇÃO | INTERNET

Page 6: Gazeta de mariana online 26

22 de maio6 GazetaCultura e Turismo

Grandes artistas da música brasileira marcam a 12ª edição do eventoFESTIVAL DA VIDA AQUECE OS CORAcoES

João Felipe Lolli

“Muita sorte, muito amor, muito cari-nho e os amigos por perto”. Foi com este espírito, nas palavras da cantora Ana Ca-rolina, que a 12ª edição do Festival da Vida trouxe alegria, reflexão e diversão para os marianenses. Mineira de Juiz de Fora, Ana Carolina abriu o Festival no dia 7 de maio, para mais de cinco mil pessoas. Tianastácia, banda também mineira, trouxe os seus su-cessos na noite seguinte, na sexta-feira (08).

No sábado foi a vez do Frei Zeca com a sua oração e também a sua animação na Arena Mariana. Erasmo Carlos, o tre-

Ana Carolina, Tianastácia, Frei Zeca e Erasmo Carlos leveram alegria e diversão para a Arena Mariana no Festival.

mendão, fechou o Festival no domingo das mães, emocionando o público com as canções que marcaram os mais de 50 anos de carreira do cantor e compositor. Neste ano os shows aconteceram na Arena Ma-riana, onde o público pôde se acomodar com conforto nas arquibancadas ou ficar de pé bem pertinho do palco.

Na sua 12ª edição, o Festival segue se re-novando, para espalhar a vida e aquecer os corações das pessoas. Neste ano, uma cam-panha arrecadou agasalhos e mantimentos, que serão distribuídos para entidades de apoio social de Mariana. “Obrigado pelos agasalhos, eles vão aquecer o coração de

FOTOS: LAURO SOARES | ALMANAQUE

muita gente!”, agradeceu o prefeito Celso Cota, na cerimônia de abertura.

ORIGEMA primeira edição do Festival da Vida

aconteceu em 2003, no primeiro mandado do prefeito Celso Cota, a pedido do sau-doso arcebispo dom Luciano Mendes de Almeida, para ampliar a reflexão do tema da Campanha da Fraternidade. O evento é uma realização da Prefeitura de Maria-na, com a produção da ACL – Associação de Cultura Livre. “Por ser a cidade-mãe de Minas, Mariana é a grande autorizada a le-vantar a sua voz pela preservação da vida, e o faz por meio deste festival, que idealiza-mos há 12 anos”, concluiu Celso Cota.

SOLIDARIEDADE Uma das novidades do Festival da Vida

este ano foi a mudança dos shows da Pra-ça Minas Gerais para a Arena Mariana. O local coberto ofereceu maior conforto ao público. Devido a limitação do espaço, o acesso ao público se deu com ingressos, que puderam ser trocados por agasalhos ou alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades filantrópicas do município. Como o volume de doações excedeu as ex-pectativas, as roupas e mantimentos estão sendo separados e a doação para as entida-des deve acontecer já na próxima semana.

~

´

Page 7: Gazeta de mariana online 26

22 de maio 7Gazeta

MAIS DE 20 MIL AGASALHOS ARRECADADOS

Desenvolvimento Social

João Felipe Lolli

“Quando praticamos a caridade esta-mos fazendo o bem para nós mesmos”. Essa frase, do saudoso dom Luciano Mendes de Almeida, representa com perfeição o início da distribuição dos donativos arrecadados no 12º Festival da Vida de Mariana. “Generosidade e amor ao próximo, essa é a mensagem maior do Festival, idealizado por dom Luciano e com minha humilde ajuda, lá em 2003”, disse o prefeito Celso Cota. Para ter aces-so aos quatro shows do Festival da Vida

Começa a entrega das roupas e alimentos trocados no Festival da Vida

Os donativos foram separados e distribuídos para instituições como Lar Santa Maria, Lar Estrela, APAE e Figueira.

2015, na Arena Mariana, o público teve que trocar ingressos por agasalhos ou ali-mentos não perecíveis.

As doações foram separadas e come-çaram a ser distribuídas na terça-feira (19), no Centro de Convenções. Foram mais de 20 mil agasalhos, que vão manter aquecidos o coração e as casas dos maria-nenses neste inverno.

Os alimentos foram separados e en-caminhados para quatro instituições de caridade: Lar Santa Maria, Lar Estrela, Apae e Figueira. Tatiane Gomes énutri-cionista do Lar Santa Maria e reforçou a

importância das doações para a institui-ção. “Com certeza essa ajuda é bem-vinda pra manter mais fortes os assistidos pelo lar”, comemora. Já dona Margarida Pe-reira, 53, se encantou com os agasalhos. “Minha nossa, isso aqui ta muito bonito, vou me esquentar com estilo”, disse.

As doações seguem sendo distribu-ídas até dia 29 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Centro de Con-venções. O acesso às roupas é controlado por senha, que é distribuída por ordem de chegada. Cada pessoa pode levar ape-nas quatro peças.

FOTO: JOÃO FELIPE LOLLI | PREFEITURA DE MARIANA

Em comemoração aos 25 anos da Comunidade Figueira, no sábado (23), na Catedral da Sé, haverá a cele-bração de uma missa festiva às 19h. O convite é aberto a comunidade que direta ou indiretamente colabo-ram com o andamento da casa.

A entidade atende a crianças, ado-lescentes e adultos que possuem de-ficiência física e/ou mental. Com 25

COMUNIDADE DA FIGUEIRA COMEMORA 25 ANOS

anos de existência, foi criada por dom Luciano Mendes de Almeida, com ob-jetivo de proporcionar aos assistidos acompanhamento psicológico, além de praticarem terapia e atividades ar-tísticas, como artesanato.

A casa é mantida por meio de par-ceria da Prefeitura de Mariana e pela ajuda da comunidade que contribui com doações e trabalho voluntário.

O trabalho voluntário é outro meio que a comunidade pode amparar a casa, para a coordenadora da Comu-nidade Figueira, Neuza Elena, esse tipo de auxílio ajuda muito.

As doações a Comunidade da Fi-gueira são bem-vindas e podem ser feitaspor meio de carnês mensais ou depósito em conta: Banco do Brasil (Ag: 22799 CC:16159-4).

Page 8: Gazeta de mariana online 26

22 de maio8 GazetaDesenvolvimento Social

Mariana entra na luta contra a violência sexual de crianças e adolescentesCAMPANHA CONTRA ABUSO INFANTIL

Letícia Caldeira

Em alusão ao “Dia Nacio-nal de Luta Contra a Violência Sexual de Crianças e Adoles-centes”, na segunda-feira (18), a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desen-volvimento Social, iniciou a Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é conscientizar a comu-nidade sobre abusos e violência ocorridos contra menores.

O movimento tem extre-ma importância para a socie-dade, e merece atenção de to-dos para que nossas crianças sejam protegidas. O CREAS/Mariana (Centro de Referên-cia Especializado de Assistên-cia Social) possui atendimento nos bairros e nos distritos.

A Secretaria de Desenvol-vimento Social alerta que, em caso de abuso, denuncie! Você não precisa se identificar. Dis-que: 100. Confira a programa-ção completa:

PROGRAMAÇÃO DIA 25 DE MAIO (SEGUN-DA-FEIRA):13h - Palestra Roda de Conversa: Apresentação do tema: Abuso e Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes – público adolescentes estudantes da Escola Municipal de Paracatu. Local: Escola Municipal de Paracatu.

FOTO: DIVULGAÇÃO

DIA 26 DE MAIO (TERÇA-FEIRA):13h - Palestra Roda de Conversa: Apresentação do tema: Abuso e Explo-ração Sexual de Crianças e Adolescentes – público adolescentes estudan-tes da Escola de Águas Claras. Local: Escola de Águas Claras.

PROGRAMA “REDE PELA VIDA” COM NOVO ENDEREÇOLetícia Caldeira

O núcleo de políticas públicas de com-bate às drogas, Rede Pela Vida, muda de endereço visando facilitar seu acesso e atendimento ao público. Agora localizado na Travessa JK, próximo à Prefeitura Mu-nicipal, o programa conta com mais aces-sibilidade e espaço para melhor atender à população em suas ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.

O Núcleo de Referência conta com Co-ordenadoria do Comitê Gestor, formado pela atuação de diversos setores da Prefei-tura; Apoio Técnico, no qual é responsável pela inclusão e preparação das pessoas as-sistidas; e Apoio Familiar, com a promo-ção de grupos de reflexão aos dependentes químicos, contando também com visitas domiciliares para apoio às famílias. Atual-mente são atendidos 260 indivíduos pelo programa. Os atendimentos seguem com horários de 8 às 17h, na Travessa JK, 51 A.

FOTO: KÍRIA RIBEIRO | PREFEITURA DE MARIANA

Campanha tem sido marcada por série de palestras que estão sendo desenvolvidas em escolas de Mariana.

Page 9: Gazeta de mariana online 26

22 de maio 9Gazeta

´ ^FoRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONoMICO

Da Redação

De 25 a 27 de maio, a população é convidada a participar do IV Fórum de Desenvolvimento Econômico e Sustentá-vel, evento que terá ampla programação, com oficinas, palestras e debates. Uma aborda o empreendedorismo. Com ge-

Evento acontece de 25 a 27 de maio e tem ampla programação e debates

Com programação recheada de atividades, o IV Fórum de Desenvolvimento Econômico abordará o empreendorismo.

rente Junior Achievement Minas Gerais, Catarina Lutero, com o tema “Valores e Escolha de Carreira”, tema do Programa Meu Dinheiro, Meu Negócio da Junior Achievement.

O fórum é uma realização da Secre-taria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mariana. Uma mesa redon-

da vai tratar dacampanha de valorização do comercio de Mariana. A programação completa pode ser acessada no site www.mariana.mg.gov.br.

Informações adicionais e inscrições na sede da secretaria, que fica na Rua André Corsino, 87, Centro, Mariana-MG. Telefone: (31) 3558-2209.

FOTO: DIVULGAÇÃO | PREFEITURA DE MARIANA

Facilitar os passos de quem quer abrir um negócio, fomentando o empreendedorismo pra fazer de Ma-riana uma cidade melhor, com mais oportunidades. Esse é o objetivo do programa “Meu Bairro Empreende-dor”, que vai levar dicas, palestras e oferecer capacitação nos bairros de Mariana. A iniciativa é uma novidade da Prefeitura de Mariana, por meio

PREFEITURA LEVA CAPACITAÇÃO AOS BAIRROS

da secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A primeira edição do programa acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio, de 9h às 16h no Barro Preto, e tem apoio da Associação dos Mora-dores e Amigos do Bairro Barro Pre-to. No dia 27, além do atendimento durante o dia, vai acontecer a pales-tra “Por que se Formalizar?”, no pré-

dio da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Barro Preto, que fica na Praça Geraldo Magela Gon-çalves, nº 19.

Por meio de uma tenda montada na pracinha do bairro Barro Preto, serão esclarecidas dúvidas relacio-nadas à formalização do empreendi-mento e plano de negócio para aque-les que desejam abrir uma empresa.

Desenvolvimento Econômico

Page 10: Gazeta de mariana online 26

22 de maio10 GazetaDesenvolvimento Social

Prefeitura dá oportunidade aos que querem aprender uma profissão“SALaO ESCOLA” REVELA TALENTOS

Eliene Santos

Quase três meses depois da inauguração, o Salão Escola segue a todo vapor. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Mariana, em parceria com o Programa Renda Mínima. Se-gundo a coordenadora do pro-jeto Maria da Glória Cruz, as participantes recebem aulas te-óricas e práticas para serem in-seridas no mercado de trabalho.

“Começamos ensinando a elas o necessário para terem sucesso na profissão, a ética profissional, etiquetas num salão de beleza, higienização, e depois, o que toda profis-sional da área precisa saber, a escovar, hidratar, pintar, cor-tar, entre outras modalidades”, comenta a instrutora.

Alessandra Maria Perei-ra, 32 anos, iniciou o curso e já tem suas próprias clientes.

“Comecei o curso achando que não iria ficar muito tem-po, porque não sabia absolu-tamente nada. Com o passar dos dias fui gostando e apren-di rapidinho. Hoje já comecei a trabalhar em casa e já ganho o meu dinheiro fazendo o que aprendi”, relata.

Essa semana foram as me-ninas do Recriavida que recebe-ram um trato no visual. Foram cortes, tinturas, hidratações e

FOTO: ELIENE SANTOS | PREFEITURA DE MARIANA

escovas. “Sempre gostei de me cuidar. Acabei de hidratar e es-covar meu cabelo. As meninas estão de parabéns! Estou muito satisfeita com o resultado”, con-ta Maria Almeida Costa.

Os cursos do Salão Esco-la são ministrados na sede do CRIA (Centro de Referência a Criança e ao Adolescente) e ti-veram inicio em fevereiro. Nes-se mês, o curso será finalizado com emissão certificados.

MEMBROS DO CONSELHO DA EDUCAÇÃO SÃO EMPOSSADOS“Quando a educação vai

bem, temos uma sociedade melhor”. Com essas palavras o prefeito Celso Cota deu as boas vindas, na terça-feira (13), aos membros do Conselho Muni-cipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

Destinado a acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e De-senvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos

Profissionais da Educação (Fundeb), o conselho tem em sua composição representan-te do executivo municipal, do Conselho Tutelar, um aluno, uma mãe de aluno, pedago-gos, também representantes de professores e funcionários da rede municipal.

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Contro-le Social do Fundeb foi cria-do pela lei municipal 1.312,

FOTO: JOÃO FELIPE LOLLI | PREFEITURA DE MARIANA

Os cursos oferecidos pelo Salão Escola são ministrados na sede do CRIA e tiveram início no mês de fevereiro deste ano.

de 1997. A primeira turma do Conselho, contudo, foi instala-da apenas em 2002, por meio

do decreto municipal 2.914. Os conselheiros tomaram posse para um mandato de dois anos.

~

Page 11: Gazeta de mariana online 26

22 de maio 11Gazeta

Da Redação

Equipes de Mariana tiveram óti-mo desempenho na etapa microrre-gional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), disputado de 11 a 12 de maio, na cidade de Ouro Preto. Após três dias de disputa acirrada, as equipes de voleibol e basquete sagra-ram-se campeãs.Mais de 100 atletas de Mariana participaram dos jogos e fizeram bonito.

A equipe da Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira sagrou-se tetracam-peã na modalidade de voleibol, e a es-cola estadual Dom Benevides campeã na modalidade de basquete, ambas classificadas para a etapa regional do JEMG, que será realizada na cidade de Contagem, em junho. As demais es-colas, apesar de não ter se classificado para a próxima etapa, obtiveram exce-lentes resultados. Confira:

mariana e DESTAQUE NO jemg

1º Lugar: Volei Masculino módulo 2 - Es-cola Municipal Dom Oscar de Oliveira

1º Lugar: Basquete masculino modulo 1 - Escola Estadual Dom Benevides

1º Lugar: Basquete feminino modulo 1 - Escola Estadual Dom Benevides

2º Lugar: Basquete feminino módulo 2 - Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira

Equipes de Volei e Basquete levam 1º lugar na etapa regional do jogos

Mais de 100 atletas representaram Mariana nos Jogos Escolares de Minas Gerais.

2º Lugar: Basquete Masculino módulo 2 - Escola Estadual Dona Reparata Dias de Oliveira2º Lugar: Futsal masculino modulo 2 - Escola Estadual Dom Benevides

2º Lugar: Futsal feminino modulo 2 - Adjetivo CETEP

2º Lugar: Futsal Masculino módulo 1 - Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira

2º Lugar: Futsal Feminino módulo 1 - Es-cola Estadual Professor Soares Ferreira

2º Lugar: Handebol Masculino módulo 2 - Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas

2º Lugar: Handebol Feminino módulo 2 - Colégio Providência

2º Lugar: Handebol Masculino módulo 1 - Escola Estadual Monsenhor Morais

FOTO: DIVULGAÇÃO | PMOP

Desportos

´

PASSEIO CICLÍSTICO DO SESI É SUCESSO DE PÚBLICOFOTO: SECRETARIA DE DESPORTOS | PREFEITURA DE MARIANA

No domingo (17) aconteceu o 9º passeio ci-clístico organizado pelo SESI de Mariana. O pas-seio contou com a participação de mais de 450 ci-clistas. A largada foi às 7h30 em frente ao SESI, na Rua Frei Durão, 22, em Mariana. Os ciclistas pe-dalaram rumo ao distrito de Ribeirão do Carmo (Bandeirantes) pelo antigo ‘caminho do trem’. Na chegada em Bandeirantes, houve sorteio de brin-des promocionais e de uma bicicleta de Mountain Bike. O passeio contou com o apoio da Prefeitura de Mariana, por meio da Guarda Municipal, De-mutran e da Secretaria Municipal de Saúde.

Page 12: Gazeta de mariana online 26

22 de maio12 GazetaCultura e Turismo

Mostra de Bonecos traz diversão para Mariana com programação gratuitaBONECOS NOS TEATROS E NAS RUAS

João Felipe Lolli

A nona edição da Mos-tra de Bonecos vai encher de alegria as ruas de Mariana com apresentações para um público de todas as idades. O evento foi idealizado pelos artistas CatinNardi e Cássia Saldanha e teve sua primeira edição em 2006.

A mostra começa oficial-mente no dia 22, mas já estão em exposição no Centro de Atenção ao Turismo (CAT) bonecos que ilustram os perso-nagens do texto O vôo sobre o oceano, de Bertolt Brecht. “Essa exposição se destaca, pois os bonecos foram feitos por alu-nos do IFMG no ano passado, numa parceria que mostrou aos jovens métodos de cons-trução de bonecos com baixo custo e alta qualidade”, explica Catin. Esta exposição pode ser visitada até o dia 24 de maio.

Vários grupos teatrais esta-rão em Mariana para a Mostra de Bonecos, que vai de 22 a 24 de maio. Artistas de Belo Ho-rizonte, Brasília, também de Santa Catarina e Espírito San-to vão mostrar sua arte e seu trabalho para os marianenses.

Um dos destaques desta edição da mostra é a presença do mexicano Sérgio Guevara, que promete muita interação com o público no espetáculo Caravana de Sueños, que será apresentado na sexta-feira (22) e no domingo (24), às 20h, no Sesi.

Outro espetáculo aguarda-do é O incrível ladrão de calci-nhas, da Tripe Teatro, de Santa Catarina. “Uma alegria grande receber este grupo, porque faz tempo que tentava trazê-los a Mariana. A Tripe é uma com-panhia muito respeitada e, as-sim como o Sérgio Guevara, trazem a realidade e as expe-

riências de grupos internacio-nais”, destaca Catin.

A 9ª edição da Mostra de Bonecos tem apoio da Prefeitu-ra de Mariana, por meio da Se-

FOTO: BRUNO ARITA | DIVULGAÇÃO

Vários grupos teatrais estarão em Mariana para a 9ª Mostra de Teatro de Bonecos, que vai de 22 a 24 de maio.

cretaria de Cultura e Turismo, e traz apresentações gratuitas de 22 a 24 de maio. Confira toda a programação no site www.ma-riana.mg.gov.br.

FOTO: BRUNO ARITA | DIVULGAÇÃO