Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por...

11
Gazeta do Vale O Jornal que conquistou o Sul de Minas 14 de setembro de 2018 | Ano 11 | Edição 353| Distribuição gratuita ‘Fest Fly Pré Fest’ traz de volta uma anga tradição em Córrego. 04 NÃO AO TABAGISMO HOMENAGENS Cerimônia Cívica marca as comemorações da Independência em Consolação. 02 Prefeitura de Paraisópolis inicia nova turma no combate ao fumo. 04 ATENDIMENTO MAIS PRÓXIMO CRAS de Bom Repouso inicia trabalho de formação inerante da população. 02 MELHORIAS RETORNO MARCUS RAIO Dados do Ministério da Saúde apontam melhorias no atendimento em Senador. 02 VIRADO ´Virado de Banana’ é tema de concurso gastronômico e festa cultural em Cambuí. 03

Transcript of Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por...

Page 1: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

Gazeta do ValeO Jornal que conquistou o Sul de Minas

14 de setembro de 2018 | Ano 11 | Edição 353| Distribuição gratuita

‘Fest Fly Pré Fest’ traz de volta uma antigatradição em Córrego. 04

NÃO AO TABAGISMO

HOMENAGENSCerimônia Cívica marca as comemorações

da Independência em Consolação. 02

Prefeitura de Paraisópolis inicia nova turma no combate ao fumo. 04

ATENDIMENTO MAIS PRÓXIMOCRAS de Bom Repouso inicia trabalho de

formação itinerante da população. 02

MELHORIAS

RETORNO

MARCUS RAIO

Dados do Ministério da Saúde apontam melhorias no atendimento em Senador. 02

VIRADO

´Virado de Banana’ é tema de concursogastronômico e festa cultural em Cambuí. 03

Page 2: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

GERAL02 Edição 353 - 14/09/2018

ExpedienteRedação: Rua Padre Caramuru, 787, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000.

Telefone: (35) 3431-3047 | WhatsApp Gazeta: (35) 99763-5164E-mails: [email protected] | [email protected] |www.jor-nalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira Jornalista responsável: Luis Cesar da Fonseca (MTB 09485/JP MG) | Diagramação e arte final: Luis Cé-sar da Fonseca | Área comercial: Edson RobertoAs matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamen-te, a opnião deste veículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anunciantes. Área de abrangência do jornal: Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bom Repouso, Estiva, Camanducaia, Itapeva, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, Parai-sópolis e Gonçalves. Circulação semanal/ Distribuição gratuita / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG

Gazeta do Vale

CRAS de Bom Repouso realiza serviços de forma

itinerante

Da Redação*

A equipe técnica do CRAS, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, em parceria com

a equipe de Estratégia de Saúde da Família, es-teve no dia 12 de Setem-bro no Bairro dos Cantu-ários, em Bom Repouso, para levar a população o

acesso aos serviços so-cioassistenciais a de saú-de ofertados pela política de Assistência Social e de saúde do Município.

As atividades reali-zadas foram:

1 - Palestra sobre eco-nomia doméstica.

2 - Foi desenvolvido uma oficina de produ-tos de limpeza (fabrica-ção de sabão líquido ca-seiro) ao qual as famílias puderam levar amostras para cada.

3-Interatividade com as crianças que contaram com brincadeiras de pa-lhaços cama elástica algo-dão doce e refrigerante.

4 - As enfermeiras aferi-ram pressão e diabetes dos presentes e também escla-receram dúvidas a respeito da saúde das famílias.

Em breve, outros bairros da cidade re-ceberão os serviços do CR AS.

*Texto e fotos Alessandro Crispim Andrade - Assessor de Comunicação da Prefeitu-ra de Bom Repouso.

Índice do PMAQ aponta melhorias na saúde em

Senador AmaralDa Redação*

A administração Pú-blica 2017-2020, atra-vés do Prefeito Municipal Ademilson Lopes da Sil-veira, juntamente com a Secretaria de Saúde, co-memora mais um resulta-do positivo da qualidade de atenção básica em saú-de do município de Sena-dor Amaral.

É o que aponta a ava-liação do Programa Na-cional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde.

O PMAQ analisa o pa-drão de qualidade do atendimento, avaliando os profissionais que fa-zem parte da equipe de saúde, a infraestrutura das unidades básicas, os equipamentos, a dispo-nibilização de medica-mentos e a satisfação do cidadão.

De acordo com as me-lhorias na qualidade do atendimento, as unidades recebem mais recursos do governo federal. Quan-

to melhor for o desempe-nho, maior é o repasse de incentivos financeiros.

Para isso, o Ministé-rio da Saúde empreen-de, há 7 anos, um conjun-to de esforços e ofertas para gestores e profis-sionais de saúde amplia-rem a qualidade dos ser-viços que são ofertados, de forma progressiva.

Foi publicada, neste dia 06 Setembro, a pri-meira lista de equipes certificadas do 3º ciclo do (PMAQ) e sua respectiva Nota Metodológica.

A partir da certifica-ção, o Ministério da Saú-de (MS) reconhece os es-forços das equipes que se organizaram para al-cançar os padrões de qualidade, e apoia aque-les que se dedicam a aperfeiçoar os resulta-dos de seu trabalho.

A avaliação mostrou que a Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) da Ponte Segura teve como muito bom a classi-ficação pelos avaliadores. Seguindo Unidade Bási-

ca de Saúde (UBS) Dr. Ita-gyba Eiras Brasil, como bom. Equipes e uma Ges-tão qualificada lutando por uma cidade com mais saúde.

“O fortalecimento da atenção básica ref lete na melhoria do serviço de saúde prestado à po-pulação. Os resultados obtidos no PMAQ terão um impacto financeiro positivo, com o aumen-to do repasse do Minis-tério da Saúde ao muni-cípio”, destaca o Prefeito Municipal.

“Os resultados da ava-liação demonstram que estamos no caminho cer-to a partir da reestrutu-ração do sistema muni-cipal de saúde. Estamos investindo no fortaleci-mento da atenção básica, conforme preconiza o Mi-nistério da Saúde, o que reflete na melhoria dos serviços oferecidos à po-pulação”, completa.

Política séria é assim que se faz, compromisso e responsabilidade com a qualidade da saúde!

Consolação celebra o 7 de Setembro

Na última sexta-fei-ra, 7 de setembro, a Pre-feitura de Consolação realizou Ato Cívico em homenagem a Indepen-dência do Brasil.

O Prefeito Maurí-lio Marques realizou a solenidade do hastea-mento das bandeiras no Paço Municipal, com a presença da Secretá-ria de Educação Débo-ra Ionara Dias Marques e dos Professores e alu-nos da Escola Munici-pal Joaquim Marques de Oliveira, onde canta-ram o Hino Nacional e o Hino da Bandeira.

Em seguida em fren-te à Igreja Matriz, hou-ve apresentação de

danças dos alunos do primeiro, terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental.

A administração Mu-nicipal parabeniza a to-

dos envolvidos na orga-nização do evento, e a todos que participaram deste lindo ato de de-monstração de amor e respeito a nossa pátria!

Page 3: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

GERAL 03Edição 353 - 14/09/2018Gazeta do Vale

Concurso para eleger melhor ‘viradeira’ conhece

os finalistas

Luís César Fonseca

O virado de banana é um prato típico de Cam-buí, tombado pelo Patri-mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período

dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo quando surgiu.

Com o objetivo de res-gatar esta tradição, e divul-

gar o prato como atração do município, está sendo re-alizado um concurso para eleger a melhor ‘viradeira’ (pessoa que faz o virado de banana) da cidade.

A fase eliminatória aconteceu no dia 4 de Se-tembro, no Centro Cultural. Dez candidatos apresenta-ram versões do tradicional prato. Três seguirão para a final. São eles: José Lineu, Maurícia Mascarenhas e Carla Almeida.

A final acontece no do-mingo, 16, às 16h, na Praça Central de Cambuí, duran-te o evento ‘Virada com Vi-rado’, onde haverá diversas atrações culturais ao longo de todo final de semana.

A programação com-pleta pode ser encontrada na página do Departamen-to de Cultura no Facebook: https://www.facebook.com/cultura.pm/.

MARCUS RAIO

Festival de Teatro chegaa sua 18ª edição em

CambuíLuís César Fonseca

Teve início nesta sema-na o Festival de Primave-ra de Teatro Estudantil. O evento, que já é tradicão no município, chega a sua 18ª edição renovando e reve-lando novos talentos desta nobre arte.

As apresentações acon-tecem no Teatro do Paço, sempre às 20h. Durante as próximas duas semanas, uma série de peças serão apresentadas pelos alunos das escolas das redes mu-nicipal, estadual e parti-cular. Além deles, os alu-nos do curso de teatro do Centro Cultural também se apresentarão.

A abertura aconte-ceu na segunda, 10, com a apresentação da peça ‘Sal-timbancos’, pelos alunos da E. M. Joaquim da Silva de Oliveira. Já na terça, 11,

foi a vez dos alunos das es-colas municipais Lázaro Maximiano Pereira e Lino Lopes da Conceição que, juntos, apresentaram ‘O Patinho Feio’.

Confira as próximas apresentações:

14/09 - Chapeuzinho Vermelho (Grupo Misto)

15/09 - Sem Rumo: um espetáculo sem nome (Grupo Teatral Névoa)

17/09 - Pinóquio (Colé-gio São Francisco)

19/09 - Mágico de Óz (Grupo Misto)

20/09 - O Casamen-to por Encomenda (Grupo Misto)

24/09 - A Revolta das Notas Musicais (Ana Bueno)

25/09 - Belas Cantigas (Centro Cultural)

27/09 - A Noviça Rebel-de (E. E. Maria Conceição Moraes)

03/10 - Cerimônia de encerramento, com pre-miação, às 19h, no CLRC.

Page 4: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

CIDADES04 Gazeta do ValeEdição 353 - 14/09/2018

Prefeitura de Paraisópolis inicia nova turma ao programa Parando de

Fumar Sem Mistérios

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Pa-raisópolis iniciou na ma-nhã de quarta-feira, 12, uma nova turma ao pro-grama “Parando de Fu-mar sem Mistérios”. No total, 25 pessoas começa-ram o tratamento contra o

tabagismo. No primeiro encontro

da nova turma, que acon-teceu no EFS Paraíso 2 (Rua Silviano Brandão), foram explicadas as eta-pas do programa. O Pa-rando de Fumar Sem Mis-térios funciona através

da aborda-gem intensi-va ao fuman-te. Com isso, a terapia me-dicamentosa, em que o pa-ciente recebe medicamen-tos via oral e/ou adesivo de nicotina, é combinada com a abor-dagem cog-nit iva-com-portamental. Nela, os par-t i c i p a n t e s

aprendem, em grupo, a como se livrar do cigarro e a adotar hábitos de vida mais saudáveis.

O programa funcio-na em Paraisópolis des-de 2008. Em 10 anos, mais de 200 pessoas já passa-ram pela terapia no Muni-

cípio. Estima-se que cerca de 80% dos pacientes cha-gam ao final do tratamen-to com sucesso.

Em março de 2018, a primeira turma do ano foi iniciada. 15 pessoas co-meçaram a terapia, duas desistiram, outras duas ainda não conseguiram interromper o tabagismo e 11 pacientes estão sem fumar há mais de quatro meses.

Ainda há tempo para participar do grupo que se iniciou em setembro. Para mais informações, entre em contato com a psicólo-ga Lauren Lima, no Posto de Saúde central (próxi-mo ao SAAE), de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Assessoria de ComunicaçãoPrefeitura de Paraisópolis

(Adm. 2017-2020)(35) 3651-4359

Festa resgatatradição em

Córrego

Da Redação

Uma das principais festas da região está vol-tando neste final de se-mana. Com uma roupa-gem ‘mais enxuta’, o ‘Fest Fly Pré Fest’ promete agi-tar Córrego do Bom Jesus e região.

O evento é um prepa-ratório para o retorno da-

quele que já foi conside-rado um dos principais eventos de parapente do país.

Os pilotos irão decolar do Pico da Raposa, em uma altitude de 1.450 metros.

Haverá shows e praça de alimentação com food tru-cks, que estarão montados no local do pouso, na Var-gem Nsa. Sra. Aparecida.

Page 5: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo
Page 6: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo
Page 7: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo
Page 8: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

EDITAISGazeta do Vale 09Edição 353 - 14/09/2018

LIGUE E ANUNCIE (35) 3431-3047 / (35) 99763-5164 - WhatsApp

Filé mignon suíno na pressão

INGREDIENTES

2 filé mignon suíno (cerca de 300 g cada)

2 dentes de alho picados1 cebola pequena picada1 tablete de caldo de bacon1/2 pimentão vermelho picado1 tomate sem sementes picado3 colheres de óleo2 xícaras (chá) de água1/2 limãosalsinha, pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque os filés numa vasilha e tempere com o limão e a pimenta

Deixe na geladeira, cobertos, por 10 minutos

Coloque o óleo numa panela de pres-são e deixe aquecer bem

Coloque os filés para dar uma dourada de ambos os lados, no fogo alto

Junte o alho e a cebola e dê uma frita-da rápida

Junte os outros ingredientes e tampe a panela

Deixe cozinhar, por 25 minutos, em fogo médio

Desligue o fogoDeixe sair toda a pressão espontaneamenteSe tiver muito molho, deixe secar mais

um pouco com a panela destampadaSirva com arroz branco e farofa de ba-

nana com uvas passas

Page 9: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

CIDADES Gazeta do ValeEdição 353 - 14/09/201810

Editais de CasamentoSIRLEI DE MEDEIROS, O�i-

ciala do Registro Civil da cida-de de Cambuí – MG, na forma da lei.

Faço saber que pretendem se casar:

CLAYTON ANDRÉ TAMAS e SILVANA SOARES NUNES

ELE é natural de São Pau-lo - SP, de pro�issão ajudante ge-ral, estado civil solteiro, nascido em 05 de fevereiro de 1980, re-sidente e domiciliado na Praça Inacia Lambert, 09, Jardim Amé-rico, Cambuí - MG, �ilho de AN-DRÉ TAMAS FILHO (falecido) e DALVA SUELI ALVES (falecida).

ELA é natural de San-to André - SP, nascida em 12 de outubro de 1977, de pro-fissão do lar, estado civil sol-teira, residente e domicilia-da na Praça Inacia Lambert, 09, Jardim Américo, Cam-buí - MG, filha de EDIVALDO SOARES NUNES (falecido) e MARIA SOARES NUNES (fa-lecida).

IAGO HENRIQUE ALVES DA SILVA e ARIANE DE SOUZA SANTOS

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, de pro�issão pin-tor autonomo, estado civil di-vorciado, nascido em 03 de março de 1996, residente e do-miciliado na Rua Alvaro de Car-valho Nogueira, 402, Bela Vis-ta, Cambuí - MG, �ilho de EDSON APARECIDO DA SILVA e ELIA-NE ALVES, brasileiros, naturais de Cambuí MG, residentes e do-miciliados no mesmo endereço do declarante.

ELA brasileira, natural de Cambuí - MG, nascida em 12 de setembro de 1987, de pro�issão vendedora, estado civil solteira, residente e domiciliada na Rua Saldanha Marinho, 375. apto 07, centro, Cambuí - MG, �ilha de JOSÉ CARLOS DOS SANTOS (fa-lecido) e MARIA BERNADETE DE SOUZA SANTOS, brasileira, natural de Cambuí MG, residen-te e domiciliada no mesmo en-dereço da declarante.

JOÃO PAULO PEREIRA e LE-TICIA APARECIDA MARTINS

ELE é natural de Cambuí - MG, de pro�issão ferramenteiro, estado civil solteiro, nascido em 13 de junho de 1987, residente e domiciliado na Rua José Por�í-rio Marques, 946, Santa Edwiges, Cambuí - MG, �ilho de JOSÉ MAR-QUES PEREIRA (falecido) e ROSA MARIA PEREIRA (falecida).

ELA é natural de Cambuí - MG, nascida em 05 de maio de 1988, de pro�issão assisten-te de RH, estado civil divorcia-da, residente e domiciliada na Rua José Por�irio Marques, 946, Santa Edwiges, Cambuí - MG, �i-lha de SERGIO BENEDITO MAR-TINS e DIRCÉLIA APARECIDA MARTINS.

JONES FERREIRA DE SOU-SA e PRISCILA ALVES CAMPOS

ELE é natural de São Ber-nardo do Campo - SP, de pro-�issão auxiliar de almoxarifa-do, estado civil solteiro, nascido em 21 de julho de 1985, residen-

ANUNCIE - (35) 3431-3047

te e domiciliado na Avenida Ma-riana Ramos Ribeiro, 406, Vila Mariana, Cambuí - MG, �ilho de JOSÉ EUGENIO DE SOUSA e MARCIA APARECIDA FERREI-RA DE AGUIAR SOUSA.

ELA é natural de Diadema - SP, nascida em 26 de maio de 1990, de pro�issão auxiliar de costura, estado civil solteira, re-sidente e domiciliada na Aveni-da Mariana Ramos Ribeiro, 406, Vila Mariana, Cambuí - MG, �ilha de EDMILSA ALVES CAMPOS.

JONY ANDREI RODRIGUES e MARIA GABRIELA FERREIRA DOS SANTOS

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, de pro�issão au-xiliar de produção, estado civil solteiro, nascido em 15 de ju-nho de 1991, residente e domi-ciliado na Rua Maria Candida de Jesus, 41, Vazes, Cambuí - MG, �ilho de PAULO INACIO RODRI-GUES e ZILDA APARECIDA PI-NHEIRO, brasileiros, naturais de Cambuí MG, residentes e do-

miciliados no mesmo endereço do declarante.

ELA brasileira, natural de Cambuí - MG, nascida em 02 de julho de 1991, de pro�issão au-xiliar de produção, estado civil solteira, residente e domicilia-da na Rua Ozório Marques, 705, N.S.Ap., Cambuí - MG, �ilha de BENEDITO IZEQUIEL DOS SAN-TOS e MARIA BENEDITA FER-REIRA DOS SANTOS, brasilei-ros, naturais de Cambuí MG, residentes e domiciliados no mesmo endereço da declarante.

WILSON DIAS DE ARAUJO e ELIZA PEREIRA DA SILVA

ELE brasileiro, natural de Estiva - MG, de pro�issão super-visor de produção, estado civil solteiro, nascido em 15 de mar-ço de 1985, residente e domici-liado na Rua José de Brito Lam-bert, 327, Sta Edwirges, Cambuí - MG, �ilho de MOYSES MIGUEL DE ARAUJO e DOROTÉA DE JE-SUS DIAS DE ARAUJO, brasi-leiros, naturais ele de Bom Re-

pouso MG e ela de Cambuí MG, residentes e domiciliados na Rua José de Brito Lambert, 257, Sta Edwirges, Cambuí MG.

ELA brasileira, natural de Estiva - MG, nascida em 28 de novembro de 1979, de pro�is-são costureira, estado civil sol-teira, residente e domiciliada na Rua José de Brito Lambert, 327, Sta Edwirges, Cambuí - MG, �i-lha de BENEDITO VITALINO DA SILVA e LUZIA CANDIDA PEREI-RA SILVA, brasileiros, naturais de Estiva MG, residentes e do-miciliados na Rua José de Bri-to Lambert, 88, Sta Edwirges, Cambuí MG.

Apresentaram os documen-tos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil, sob n.º I e III e IV. Se alguém tiver conhecimen-to de existir algum impedimen-to legal, acuse-o para os �ins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de todos, lavro o presente para ser a�ixa-do no lugar do costume.

Page 10: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

CLASSIFICADOS/EDITAISGazeta do Vale 11Edição 353 - 14/09/2018

Page 11: Gazeta do Vale · mônio Histórico. Suas ori-gens remontam ao período dos bandeirantes, que por aqui passaram e se insta-laram. Mas os primórdios da receita, não se sabe ao certo

Gazeta do ValeGERAL Edição 353 - 14/09/201812