GazetaNossa · GazetaNossa 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VII – NO 154 –...

20
GazetaNossa www.gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VII – N O 154 – PRIMEIRA QUINZENA FEVEREIRO/2013 – JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, IPOJUCA E LITORAL SUL – R$1,00 COLÉGIO MARIA TEREZA 3341.0709 BOA VIAGEM Pra frente é que se anda! (81)3059-2044 Para comprar, vender ou alugar imóveis P ATRIMÔNIO Heraldo Selva volta a ser Vice Prefeito em J aboatão MIRTES FIGUEIRÔA JABOATÃO Na tarde do domin- go, 03 de fevereiro, a Rua de Santo Amaro, polo cultural de Jaboatão Cen- tro, ficou completamen- te lotada de foliões para a tradicional Feijoada das Baronesas. Aproximada- mente oito mil pessoas se divertiram ao som da Orquestra 90 Graus, e o povão subia e descia a famosa ladeira, acompa- nhando o Estandarte do Bloco, a Boneca e os Bo- necos Gigantes. A Policia Militar e a EMTT estive- ram presentes para ga- rantir a segurança. Os Rebeldes do Sam- ba também comemora- ram seus 51 carnavais na Feijoada das Baronesas. Cotado para assumir a Empresa de Urbanização do Recife, Heraldo pediu licença à Câmara para poder assumir o cargo. Câmara mudou a Lei Orgânica do Município e o Ministério Público não gostou. Página 4 M oradores da Ru a C rici ú ma movem a ç ão co n tra a Prefeit u ra de Jaboatão Ladeira, a Igreja de Santo Amaro, bonecos gigantes e muitos foliões. Assim é o Carnaval de Jaboatão Centro. Foto Pedro Anderson BARONESAS ABREM CARNAVAL JABOATÃO CENTRO Presidente do Bloco, Jader Cordeiro, comemorou o su- cesso, tradição de 11 anos. Mirtes Figueirôa, Madrinha das Baronesas 2013, em fato inédito teve seu mandato prorrogado, recebendo a faixa pelo segundo ano consecutivo. Comunidade recebeu notificação para derrubada de suas casas em 28 de dezembro, mas foi à luta contra a ordem de demolição. Página 5 Prefeitura de Jaboatão disse que comunidade está em via pública; depois, que estaria em área de proteção ambiental. Moradores tem documentos e até planta mostrando que área foi loteada e registrada. NESTA EDIÇÃO Cabo de Sa nto Agosti nho feste j o u a 9 a edi ç ão do Baile Munici pal Associação Comercial e Empresarial do Cabo SHOPPING COSTA DOURADA 3059.2253 gaz154.pmd 6/2/2013, 12:08 1

Transcript of GazetaNossa · GazetaNossa 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro) ANO VII – NO 154 –...

GazetaNossawww.gazetanossa.com.br 3034.1972 8601.0345 (Oi) 9222.2122 (Claro)

ANO VII – NO 154 – PRIMEIRA QUINZENA FEVEREIRO/2013 – JABOATÃO, CABO DE SANTO AGOSTINHO, IPOJUCA E LITORAL SUL – R$1,00

COLÉGIOMARIATEREZA

3341.0709

BOA VIAGEM

Pra frente é que se anda!

(81)3059-2044Para comprar, vender

ou alugar imóveis

PATRIMÔNIO

Heraldo Selva volta a serVice Prefeito em Jaboatão

MIRTES FIGUEIRÔA JABOATÃO

Na tarde do domin-go, 03 de fevereiro, a Ruade Santo Amaro, polocultural de Jaboatão Cen-tro, ficou completamen-te lotada de foliões paraa tradicional Feijoada dasBaronesas. Aproximada-mente oito mil pessoasse divertiram ao som daOrquestra 90 Graus, e opovão subia e descia afamosa ladeira, acompa-nhando o Estandarte doBloco, a Boneca e os Bo-necos Gigantes. A PoliciaMilitar e a EMTT estive-ram presentes para ga-rantir a segurança.

Os Rebeldes do Sam-ba também comemora-ram seus 51 carnavais naFeijoada das Baronesas.

Cotado para assumir a Empresa de Urbanização do Recife, Heraldo pediu licença à Câmara para poder assumir ocargo. Câmara mudou a Lei Orgânica do Município e o Ministério Público não gostou. Página 4

Moradores da Rua Criciúmamovem ação contra aPrefeitura de Jaboatão

Ladeira, a Igreja de Santo Amaro, bonecos gigantes e muitos foliões. Assim é o Carnaval deJaboatão Centro. Foto Pedro Anderson

BARONESASABREM CARNAVAL

JABOATÃO CENTRO

Presidente do Bloco, JaderCordeiro, comemorou o su-cesso, tradição de 11 anos.

Mirtes Figueirôa, Madrinha dasBaronesas 2013, em fato inéditoteve seu mandato prorrogado,recebendo a faixa pelo segundoano consecutivo.

Comunidade recebeu notificação para derrubada desuas casas em 28 de dezembro, mas foi à luta contraa ordem de demolição. Página 5

Prefeitura de Jaboatão disseque comunidade está em via

pública; depois, que estaria emárea de proteção ambiental.

Moradores tem documentos eaté planta mostrando que área

foi loteada e registrada.

NESTA EDIÇÃOCabo de Santo Agostinho festejoua 9a edição do Baile Municipal

Associação Comerciale Empresarial do Cabo

SHOPPINGCOSTA DOURADA

3059.2253

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:081

[email protected]

GAZETA NOSSA é um jornal quinzenal voltado a divulgar e promover a cidade de Jaboatão dos Guararapes, Cabo do Santo Agostinho e Ipojuca. – Fone 3034.1972 – Publicidade: Paulo Gê – 8601.0345– e-mail: [email protected].– Editor: Paulo Rocha. E-mail: [email protected] – Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg. 3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Tabatinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editoração:Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impressão: Edições Bagaço. – Tiragem desta edição: 9.000 exemplares. Não nos responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

Esta coluna é uma seleção de comentários recebidos por telefone, e-mail e pelas redes sociais. Nosso e-mail: [email protected]

Sem PalavrasO melhor do chargista Humberto Araújo

GOSTCHEISIM

GOSTCHEINÃO

Da força e do vigor do Car-naval em Jaboatão Centro. Erabom agora a iniciativa privadatomar a si a eleição de Rei eRainha do Carnaval, bem comodo Baile Municipal.

Em Socorro e adjacências,não se vê as obras nos morrosprometidas ano passado, queseriam feitas com o dinheirodo São João, lembram?

EDITORIAL O ANO QUE NÃO COMEÇOU

Capital Incial – Pois é, tan-tas escolas sem assistência e capa-citação e o Prefeito dando dinhei-ro para Capital Inicial no Reveillón.

Mary – Jaboatão

Pontezinha – O ConselhoSocial dos Moradores de Pontezi-nha, agradece a matéria e se colocasempre à disposição do Gazeta Nos-sa. As portas desta entidade esta-rão sempre abertas, a casa é vossa.

Alberto Figueiredo – Cabo

Não temos visto ainda, na prática, em Jaboa-tão dos guararapes, nenhuma ação visando a me-lhoria da acessibilidade. Pegando “carona” na car-ta de ujm leitor, vamos mostrar abaixo algunspontos onde o problema é grave. São apenas al-guns pinçados entre centenas e centenas, muitospor omissão ou obra do poder público, outrospor intervenção indevida de cidadãos não esclare-cidos ou de má-fé.

Veja a carta do leitor Everaldo Farias e as fo-tos a seguir:

“Estou enviando imagens que mostram umpouco do que vi no fim de dezembro, na beira-marde Candeias.

Um grupo de voluntários estavam fazendouma campanha contra o consumo de bebidas al-coólicas e posterior direção, como representantesoficiais do Detran PE (Lei Seca). Quando tentaramacessar a entrada de um bar, alguns deles, cadei-rantes, simplesmente não conseguiam andar pe-las calçadas, tendo assim que se arriscar dividin-do a rua com os veículos.

Como sou fotógrafo, minha forma de mostrarindignação foi através de imagens”.

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/201302

Ponte dos Carvalhos – Está impossível andar a pé, de bicicletaou passar de carro no Centro Comercial de Ponte dos Carvalhos.

A desorganização generalizada nas calçadas e ruas do distrito dePonte dos Carvalhos é visível a qualquer hora do dia ou da noite.

Ambulantes ocupando espaço dos pedestres, carros estacionadosem local proibido, comerciantes "guardando" espaços de estacionamen-to em frente ao seus estabelecimentos com cavaletes, enfim um caoscompleto e absoluto. Parece "terra de ninguém"!

Essa situação, que se arrasta há anos em Ponte dos Carvalhos, pio-rou na última administração Lula Cabral e, não dá sinais de mudança nanova administração de Vado da Farmácia.

Passados 30 dias da nova gestão não vemos nenhuma mudança. O"Vado do Povo", como é chamado o prefeito do Cabo, parece que não tema coragem necessária de colocar o "dedo na ferida", afinal, se fizer, iráperder a "áurea" de político populista, marca registrada do neo socialista.

Lio Costa – Cabo

Alternativos – O Cabo vai

andar mais rápido do que Jaboatão

na questão dos alternativos. Em Ja-

boatão continua a mesmice: micro

ônibus velhos, motoristas e cobra-

dores trabalhando do jeito que que-

rem (em Dom Helder/Rio Das Ve-

lhas um cobrador estava de calção).

Os cobradores ficam p. da vida com

quem tem O VEM Jaboatão pois

vans sem equipamento transporta

de graça. A integração de Cajueiro

Seco quebrou esses irresponsáveis

de Muribeca Rua, Marcos Freire, Mu-

ribeca, Comporta, Curcurana, Inte-

gração Muribeca.

Leonardo – Jaboatão

Os jaboatonenses ainda aguardam o início de 2013. A quantidade deobras iniciadas e não concluídas ( ou com meia dúzia de trabalhadores)é enorme. Por mais que a mídia evidencie as exponenciais obras deengorda da orla, nada esconde o caráter eleitoreiro das obras iniciadas enão concluídas.

Alguns exemplos gritantes: a Avenida Ulysses Montarroyos, quepermanece com apenas uma via pavimentada e outra em estado calami-toso, em completo abandono; o tão decantado binário, que varou omercado público de Prazeres, pondo abaixo vários estabelecimentos,para transformar a área em um lixão vergonhoso e degradante; em Pieda-de e em Candeias, várias com o serviço pela metade oferecem perigo realde acidente a motoristas e pedestres, num claro e ofensivo desrespeitoao contribuinte; até a Ayrton Senna, cartão-postal da administração,ainda espera o plantio de dezenas de árvores incluídas no projeto.

Isso para citar apenas as que cabem neste exíguo espaço. Com certe-za os moradores de outras áreas também podem citar exemplos.

Não são cenas de uma administração séria. E agora ainda vejo quenovas obras são iniciadas sem a perspectiva anunciada de quando ecomo serão finalizadas as citadas acima.

Acessibilidade zero

O que será?– Tenho observadodiariamente quei-madas nas imedia-ções da PE-60, km 2,próximo à CerâmicaPorto Rico. Não seiexatamente ondesão, mas não vejopor parte do poderpúblico nenhum atopara conter essasqueimadas, que sãonotórias em todo obairro.

Um leitor quenão quer se identifi-car – Cabo

Carnaval no Cabo – A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho não reconhece a entidadecarnavalesca Associação Cultural Carnavalesca do Cabo de Santo Agostinho – ACCSA. Apesar de estartoda legalizada, representando as entidades carnavalescas do município, não somos reconhecidos peloSecretário executivo de Cultura, Sr Rinaldo da Costa. Os convênios dos carnavais vêm sendo firmadoscom a ASCUNE, associação esta da cidade de Ilha de Itamaracá, que não tem vínculo algum com omunicípio, e só empresta seu nome, recebendo por isso 9% dos valores repassados aos blocoscarnavalescos.

Nós da diretoria da ACCSA queremos apenas nosso reconhecimento, por isso pedimos aos poder-res competentes (TCE, Ministério Público e outros) que avaliem esta questão.

Luiz Mário – Presidente

Socorro: sem calçada de um lado. Do outro, um muroconstruído sobre o córrego. pode?

Essa ruela em Piedade está sempre obstruída.

Na Avenida Comercial, dois flagrantes de ocupação de calçada e do recuo, uma prática que se generaliza.

Na entrada para Vila Piedade, dois flagrantes: rua semcalçadas e ponte sem proteção.

Enseada – Enseadados Corais está ficando semsegurança. Vemos assaltosdiários ao comércio local,inclusive à mão armada.

Solicitamos ao Cel Ga-lindo, do 18o Batalhão daPolícia Militar, que ponharonda ostensiva na área, etambém que faça algumasblitz com o intuito de re-vistar veículos.

Alguns dos assaltantese ladrões da área roubam efogem de carro.

Um morador aflito

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:082

Unibox D33com bicama

Conjunto Box Casalcom molas ensacadas

02 travesseiros viscoelásticos01 protetor de colchão

impermeável

Fot

os m

eram

ente

ilu

stra

tivas

. O

fert

as v

álid

as e

nqua

nto

dura

r o

esto

que

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/2013 03

Completou 79 anos no iníciode fevereiro Dona Maria OliveiraLima, moradora da rua Rio Colora-do, no Ipsep. Dona Maria recebeuo carinho dos filhos e demais fami-liares. E também dos vizinhos quemuito a estimam, é claro.

Dona Maria

Carlos de Melo Brasil, mora-dor do Ipsep e um dos composito-res das Malvinetes, tradicional blo-co carnavalesco do bairro, venceurecentemente o Concurso MúsicaCarnaval de Pernambuco 2013, nacategoria Frevo de Rua, com o fre-vo João do Louro, em homenagemao pai do compositor.

O frevo foi gravado por SpokFrevo, com arranjos de Dadá Ma-lheiros.

João do Louro

Fura Fronha abre oCarnaval do Ipsep

Pela 13a vez consecutiva, o bloco carnavalesco Fura Fronha abriu o carnaval do bairro do Ipsep, no Recife.Com seu toldo montado na Vila da Sudene, ao som da Orquestra Azauara o povo dançou enquanto

aguardava a saída do Trio Elétrico pelas ruas do bairro.

Diretoria reunida

A Família Flintstones Caboclo de lança faz as honras do bloco

Agremiação tomou as ruas do bairro na tarde de domingo, dia 03 de fevereiro

Cabo de Santo Agostinho festejaa 9a edição do Baile MunicipalEvento foi no Clube da Destilaria com o tema “Quem tem saudade não está sozinho, tem o carinho da recordação”

DA ASSESSORIA CABO SANTO AGOSTINHO

O Clube da Destilaria do Cabode Santo Agostinho se transfor-mou, na noite do dia 01 de feverei-ro, numa arena de cores, frevo,animação e criatividade. Ali milha-res de foliões puderam curtir o 9ºBaile Municipal do Cabo de SantoAgostinho. Com o tema “Quem temsaudade não está sozinho, tem ocarinho da recordação”, inspiradona música Frevo da Saudade, deAldemar Paiva e Nelson Ferreira, obaile, além de abrir oficialmente oCarnaval do Cabo deste ano, con-seguiu arrecadar aproximadamen-te 7 mil latas de leite, que foramdoadas a instituições de caridade.

Quem chegou cedo ao baile foirecepcionado pela tradição e har-monia do Bloco Lírico Cordas eRetalhos, do Recife. Em seguida,houve a apresentação da Compa-nhia de Dança Albatroz e dos can-didatos a Rei e Rainha do carnaval2013, que foram julgados pelos cri-térios de beleza, simpatia e frevono pé. Os vencedores foram Mi-chael Públio (22 anos, morador daCohab) e Aurícia Maria Rocha (23anos, de Santo Inácio). Eles rece-beram o prêmio de R$ 2,5 mil cada.

A grande atração da noite foiClaudionor Germano. “É a primeiravez que me apresento no Cabo, logonum dia muito especial, já que hojecomemoro os 60 anos da minhaprimeira música gravada”, afirmou.

O secretário de Cultura e La-

zer, Rinaldo da Costa, fez uma boaavaliação do baile. “A cada ano su-peramos a expectativa de público enotamos que toda a cidade se mo-biliza tanto para brincar na festacom sua fantasia quanto para doaras latas de leite”, enfatizou.

HOMENAGEM – A Prefeitura doCabo homenageou Rubem MarquesVera Cruz, presidente do bloco Ba-calhau do Rubem, que há 33 anosfaz a alegria dos foliões cabensesna quarta-feira de cinzas na praiade Suape.

DECORAÇÃO – A decoração doevento foi toda inspirada nos car-navais do passado e em um dospersonagens famosos do carnaval,Pierrot. Dori Edson, o decorador,explorou as cores preto e branco eutilizou cetim, paetês e voil, alémde sombrinhas de frevo.Rei e Rainha recebem a chave da cidade das mãos da vice-prefeita Edna Gomes

Alegria e descontração foram a tônica da noite. Fotos: João Barbosa/Secom Cabo

Colchão D60 Casal

Colchão D23 Solteiro à vista R$ 60,00

Colchão D332 anos garantia

10 X R$ 19,90

10 X R$ 59,00

s

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:083

[email protected] www.edmarlyra.com

COLUNA REDIGIDA EM 04/01/2013

Gazeta Nossa na Cidadania FM:

Terça à quinta, a partir das 10h

105.3 ou www.cidadaniafm.com

Aprovada? – A refor-ma administrativa da Prefeitu-ra de Jaboatão já foi aprovadapela Câmara de Vereadores? Senão foi, minha gente, na práti-ca não têm efeito atos eventu-almente assinados pelos atu-ais secretários, não é isso?

Apartes

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/201304

Deu no blog deRoberto Santos– Siniel Costa ex-PV é o novo

Presidente do PLC de Jaboatão.Provavelmente será o caminho doVereador Edmilson Monteiro.

O ex-secretário de organiza-ção do PV do Jaboatão Siniel Cos-ta assume a Presidência Munici-pal do PLC do Jaboatão. Tambémocupa a Vice-Presidência Estadu-al da Sigla. Siniel, que é chefe degabinete do Vereador do PV Ed-milson Monteiro, foi coordenadorde duas campanhas vitoriosas,provavelmente, no futuro, será ocaminho a ser seguido pelo Vere-ador Edmilson Monteiro. Siniel é uma pessoa organizada, trabalhador ecom certeza fará um grande trabalho a frente da Executiva Municipal doPartido. Nós do PV agradecemos o apoio e trabalho de Siniel a frente daSecretaria de Organização.

A impressão que ficouDiz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica.

Os primeiros dias de gestão do prefeito Geraldo Julio passaramuma boa impressão para todos aqueles que acompanham a polí-tica e, principalmente, para o povo, o maior beneficiado ou preju-dicado com uma gestão boa ou ruim, respectivamente.

A começar pela formação do secretariado, onde o prefeitoescolheu uma mescla de gestores públicos reconhecidamentecompetentes, políticos recém-chegados no ramo e até mesmomembros da sociedade. Isso traz uma pluralidade importantepara a gestão, e sem perder qualidade no serviço.

Ainda é cedo para fazer um prognóstico sobre os próximosquatro anos de Geraldo à frente da PCR, mas houve uma mudançana característica imposta pela gestão petista. A meritocracia e aeficiência da gestão pública no governo socialista são qualidadeslatentes que não eram vistas na gestão do PT, que, com raríssi-mas exceções, fazia uma gestão pautada pela incompetência epelo descaso.

Muito precisa ser feito, como o reordenamento urbano, atra-vés dos parques, praças e logradouros públicos, investir no trans-porte público em vez do individual, melhorar a iluminação públi-ca do Recife, etc. Mas que o começo foi bom, isso todo mundodeve concordar. Esta posição deve ser reverberada na primeirapesquisa de avaliação de prefeitos de capitais que em breve deve-rá ser publicada. Que continue neste ritmo, pelo bem do Recife.

Governador? – Por falar em Geraldo Julio, já tem socialis-ta dando como certa a candidatura do prefeito do Recife a gover-nador em 2014. Se sair de cena na capital pernambucana e virargovernador se igualará a Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Joa-quim Francisco, Gustavo Krause e Roberto Magalhães, que ocu-param os dois postos no executivo.

Elias Gomes – O prefeito Elias Gomes marcou um gol deplaca ao realizar a engorda da orla da cidade. É uma obra de sumaimportância para o futuro de Candeias, Piedade, Barra de Jangadae adjacências. Além disso, não tem impacto ambiental.

PMDB – A banda podre do PMDB ganhou mais uma, oumelhor, duas. Elegeu Henrique Eduardo Alves para a presidênciada Câmara e Renan Calheiros para a presidência do Senado. Ederam um verdadeiro abacaxi para a presidente Dilma Rousseffdescascar.

Wolney Queiroz – O deputado Wolney Queiroz (PDT),filho do prefeito de Caruaru Zé Queiroz, junto com Gonzaga Patri-ota (PSB), foram os únicos pernambucanos a figurarem na mesadiretora da Câmara dos Deputados.

Betinho Gomes – Deputado estadual pelo segundo man-dato, o tucano estava com projetos de se candidatar a deputadofederal, mas como a chapa do PSDB é tida como da morte para2014, preferiu ir pra reeleição.

Daniel Coelho – Candidato derrotado a prefeito do Recifeem 2012, o deputado Daniel Coelho (PSDB) foi escolhido comolíder da oposição na Alepe. Terá a árdua missão de criticar ogoverno Eduardo Campos, aprovado por mais de 90%. Daniel jáliderou a oposição na Câmara do Recife na gestão João Paulo,igualmente bem-avaliado e se saiu muito bem.

Cara-de-pau – Éssa veio do facebook doPescador, de Jaboatão centro: “Em entrevista noBaile Municipal do Recife, o prefeito de Jaboatão,

Elias Gomes, disse que ia fazer o melhorcarnaval da nossa cidade e que está inves-tindo nos blocos de cada regionais. Sabe-

mos que o Carnaval de Jaboatão está sendofeito pelo Governo do Estado de Pernambuco

(FUNDARPE). É por isso que estou homenagean-do o prefeito com o Troféu Óleo de Peroba”.

Realmente, caro Pescador. O Prefeito elimi-na o Baile Municipal da “sua” cidade, dá um ba-nho de água fria em todos os carnavalescos efoliões jaboatonenses e depois vai tranquilamen-te brincar na capital!...

Por que cargas d’água esse cidadão não foilogo candidato a prefeito do Recife?

A saga de Heraldo – depois de um mês de percalços, HeraldoSelva se vê obrigado a desistir da URB Recife e volta a ocupar o cargode vice-prefeito de Jaboatão, por obra e graça da pressão do promo-tor de justiça Antônio Fernandes de Oliveira, autor da recomendaçãoà Câmara de Vereadores de Jaboatão para que não fosse aprovada alicença solicitada pelo vice.

A aprovação já tinha sido votada pela Câmara de Vereadores, quemodificou a Lei Orgânica do Município, o que desagradou não apenaso promotor, mas grande parte da população em geral e da imprensa.

Com este revés, Heraldo encaminhou carta ao presidente da Câ-mara abrindo mão da licença, reclamando de “interesses políticoscontrariados” e criticando “um dos promotores”, acusando-o de “ati-tude ditatorial” e dizendo nas entrelinhas que poderia procurar oMinistério Público para reclamar formalmente. Selva diz que o pro-motor em questão teria exacerbado suas funções e sido “deletério”.

Traduzindo, prejudicial, para ser educado.Falta esclarecer quem teria ficado “politicamente contrariado” e a

quem a atitude do promotor “prejudicou”. Fora, claro, o próprioSelva.

Agora, é ver como a Câmara de Vereadores vai anular a votaçãopar que a Lei Orgãnica do Município volte aos trilhos.

Dos quais nunca deveria ter saído.

PAULO ROCHA JABOATÃO

A Prefeitura de Jaboatão dosGuararapes, depois de deixar à min-gua a secretaria de Meio Ambientepor 4 anos, não colocando em prá-tica nenhum dos projetos de arbo-rização anunciados, acabou de con-tratar, por meio da Secretaria deServiços Urbanos, a empresa Espa-ço Natureza ltda, pela “bagatela” deapenas R$ 1,8 milhões(R$1.742.064,92), para “SERVIÇOSDE ARBORIZAÇÃO DE VIAS PÚBLI-CAS E DE MANUTENÇÃO DE ESPA-ÇOS VERDES PÚBLICOS (PRAÇA ECANTEIROS DE VIAS PÚBLICAS)”.

Contrariando todos os princí-pios de transparência, o Diário Ofi-cial do dia 02 de fevereiro não dizde onde é a empresa, nem quantasárvores ou mudas irá plantar, nemde quantas vias e praças vai cui-dar, nem qual a duração do contra-to.

Mas o problema maior não éesse. A prefeitura, que não tem di-nheiro para pequenas despesascomo trabalhadores da cultura, por

desde 2009 dorme nas gavetas da administração municipal projeto de arborização que não custaria nada aos cofres públicos

Prefeitura de Jaboatão despreza proposta gratuitade iniciativa privada e gasta 1,8 mi em arborização

exemplo, nem para incentivar osblocos de carnaval, poderia eco-nomizar estes quase dois milhões,não gastando um único real e ten-do um trabalho de qualidade porum tempo muito maior.

Bastava aceitar um projeto re-alizado pela iniciativa privada em2009, quando dizia que a Prefeituraestava quebrada. Pois no final da-quele ano foi protocolado o Pro-jeto Jaboatão Verde, de auto-ria de empresa de publicidade lo-cal, com apoio da Câmara de Diri-gentes Lojista de Jaboatão – CDL edo Sindicato do Comércio Varejis-ta do Jaboatão dos Guararapes,empresa e entidades de credibili-dade.

O projeto, explica o empresá-rio Paulo Freire – um dos criadorese entusiasta das parcerias úblico-privadas – foi feito espelhado eminiciativas semelhantes e bem su-cedidas em Florianópolis e em SãoPaulo. Previa arborização gradati-va de todos os bairros de Jaboatãoe a implantação de lixeiras de cole-ta seletiva a cada 100 metros das

principais avenidas.O projeto foi apresentado ao

Elias Gomes, na época, e tambémao secretário do Meio AmbienteMarcio Mendes de Oliveira. Alémde plantar mudas nas principaisvias, previa protetores das mes-mas e também lixeiras de coletaseletiva, sem desembolso algum daprefeitura, pois seria financiadocom o aluguel do espaço publicitá-rio para empresas privadas.

Segundo ainda o empresárioPaulo Freire, foram dois anos ten-tando colocar o projeto em práti-ca, inclusive com a ressalva de quea Prefeitura poderia rescindir a qual-

quer momento o contra-

to, sem ônus para a mu-

nicipalidade. O empresá-

rio declara estar surpre-

endido com a notícia de

um contrato milionário:

“Sou a favor de mais ver-

de em nossa cidade, mas

fico triste ao ver a forma

como usam os nossos re-

cursos, de forma incorre-

ta. Lembro-me muito bem que o

atual prefeito, antes de ser eleito

na primeira vez, frisou que iria bus-

car parcerias com empresas priva-

das para ajudar a desenvolver a

nossa cidade. E na verdade não é

isso que vejo”.

Na verdade, a PMJG ainda não

entendeu ou não quer entender o

valor da iniciativa privada, acredi-

tando que a vida começa e termina

nos meandros administrativos a

que se reduziu. Tivesse aceitado

este projeto, com ou sem modifi-

cações, hoje teríamos um a cidade

mais limpa e mais verde.

Reprodução de parte doprojeto com mudas protegidase o patrocínio da iniciativaprivada. Custo zero e desprezototal pela ideia.

Betinho lá, Abelcá – Reiniciados os tra-balhos na Câmara de Ve-readores do Cabo de San-to Agostinho, com verea-dores discursando e ten-tar marcar suas posiçõesjá no início do ano legis-lativo.

Pelo jeito, Abel Netopegou como mote a faltade água que assola o mu-nicípio. A Compesa, res-ponsável pelo problema,vai sofrer ataques na Ale-pe, com Betinho, e noCabo, com Abel.

Orla – Com alguns anosde atraso, começaram as obrasde “engorda” das praias de Pie-dade e Candeias. Não damosdestaque nessa edição ao feito,mas torcemos para que destavez os prazos sejam cumpridose no próximo verão os morado-res da orla estajam tranquilos.

IPTU – Começa a ser con-

senso na Câmara de Vereadores de

Jaboatão que os valores do IPTU

no município precisam ser reavali-

ados, dando condições aos mais

humildes de ficarem em dia com

seus impostos.

A primeira medida nesta dire-

ção já está sendo proposta pelo

vereador Belarmino Souza: a pror-

rogação por seis meses das condi-

ções especiais de pagamento, com

25% de desconto para quem pagar

2013 à vista e desconto de 100%

para quem pagar de um só vez os

impostos atrasados.

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:084

Mais de 50 famílias de Barra de Jangada, vizinhas a futuro empreendimento imobiliário,tiveram aviso de demolição de seus imóveis no Natal de 2012

São grandes os desafios para 2013. Se a cada dia renascem as esperanças,aumentam as oportunidades para vencê-los.

Especialmente este ano. Estação de avanços e plataforma de novos lançamen-tos. Matéria em movimento não falta. Na Economia, na Política, na Ciência/Tecnologia, nos Esportes, com o PIB da Copa e apresentação de Elton John. O Estadoem crescimento de tirar o fôlego. Recife com toda disposição para o novo. Tudo issojunto, parece sonho. Deve ter mais de cem anos que não se experimentava tamanhovislumbre. Bom, muito bom, e nós? É entrar no VLT ou nova estrada no Capibaribee participar. Reinaugurar o Cine Teatro Samuel Campelo (cultura), limpar os rios edespoluir o ar (meio ambiente) já seria um grande avanço para atingir o que éramoshá 50 anos.

Assembleia geral ordinária– Realizou-se em 28.01.13 com a convocação publicada em 03.12.12. Na ordem

do dia a apreciação das atividades de 2012, exame da prestação de contas doexercício 2012, a fixação da contribuição mensal, jóia e carteira de novos associa-dos e aprovação do calendário de eventos para 2013, entre outros assuntos.

Relatório anual – As atividades e documentos demonstrando o trabalhodesenvolvido, ações de prestação de serviços, calendário de eventos, acervo, do-ações, planilha financeira e projetos.

Aniversário 40 anos – Formada comissão com os associados Telmo Olivei-ra, Fernando Araujo, Gildo Carício, Nildo Barbosa e Hildebrando Pimentel, que iráplanejar o conteúdo e viabilizar o calendário das comemorações que acontecerão emmaio próximo. A comissão de Eventos – Mirtes Figueirôa, Juracy Amador e VirginiaMaria – coordenará os preparativos e solenidades. O objetivo é o registro da datahistórica para o Instituto e o engrandecimento da cidade, com eventos culturais.

Homenagem – As baronesas – Bloco de Fantasias – em seu 11º ano, represen-tando uma das maiores agremiações da cidade, através do Presidente Jader Cordei-ro, homenageiam o Instituto Histórico de Jaboatão em seu desfile de carnaval 2013.

Semana Nacional de Museus– O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM convida o IHJ, através de ofício,

para participar da 11ª semana Nacional de Museus, entre os dias 13 e 19 de maio.Participaremos do evento, em nossa sede, com exposição e recebendo visitantes.

Novos distintivos – Estão sendo elaborados novos distintivos do IHJ, comnovo design, em metal, que serão usados pelos novos associados e disponibilizadospara todos associados que desejarem a nova insígnia.

Conselho Municipal de Cultura– Em reunião no dia 29.01.13 na Secreta-ria Executiva de Cultura e Eventos, com a presença do representante do IHJ, assumiua Presidência do Conselho o Sr. Fabio Sotero, em substituição ao Sr. Luiz Canavello.Na mesma reunião foi eleita para a Vice-Presidente a Sra Maria Antonia Advincula.

E- mails – Diógenes Calado já está catalogando e-mails dos associados, parainteração com as comissões. Continuamos aguardando a informação de todos.

Revista anual do IHJ– A Comissão formada por Adiuza Belo, José Luiz Melo e Jackson Vieira para

estruturar a publicação da revista terá a 1ª reunião na 2ª quinzena de fevereiro.

FUNDADO EM 12/05/1973

Instituto Histórico de Jaboatão

“Seremos a memória dosdias que virão”INFORMATIVO DO IHJ AOS SEUS SÓCIOS,COLABORADORES, SIMPATIZANTES E PÚBLICO EM GERAL

Moradores da Rua Criciúma entram najustiça contra a Prefeitura de Jaboatão

PAULO ROCHA IPOJUCA

Um grupo de moradores da RuaCriciúma, em Barra de Jangada, fo-ram formalizaram denuncia juntoao Ministério Público de Pernam-buco contra a Prefeitura de Jaboa-tão dos Guararapes, que pretendedemolir cerca de 50 imóveis locali-zadas na referida rua.

Os moradores foram surpreen-didos, dia 28 de dezembro de 2012,com notificações, assinadas ape-nas por um fiscal da PMJG, paraque desocupassem e demolissemseus imóveis em 15 dias, sob a ale-gação de que estariam ocupandouma via pública.

Os moradores se mobilizaram,procuraram a imprensa e o proble-ma começou a ser discutido. Se-gundo Marcio Guimarães, Presi-dente da Associação de morado-res do Conjunto Praia do Sol, exis-te uma ação de desocupação, des-pejo e demolição das moradias,sendo que muitas moram lá hápelo menos 40 anos. Pelo menosum morador conseguiu usucapião,o que demonstra que não é áreapública, e outros pagam IPTU, ten-do seus imóveis rtegistrados naPrefeitura de Jaboatão.

O consenso é que a Prefeituraestaria sendo usada pela iniciati-va privada para “limpar” a área em

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/2013 05

que será construído grande em-preendimento imobiliário e comer-cial, e tentou fazer isso sem omínimo senso de humanidade esem o mínimo conhecimento, aoque parece, do próprio solo queadministra.

pois os moradores estiveramno Ministério Público e tomaramconhecimento da ação onde sãoacusados não de estar em via pú-blica, mas sim em área de prote-ção ambiental. Ora, se estão (há40 anos) a poucos metros do localonde será construído um shopping,que lei ambiental é essa que expul-sa moradores antigos e acolhe em-preendimentos imobiliários?

Os moradores pediram a pro-teção do Ministério Público atra-vés de suas lideranças, como Mar-cio Guimarães, Presidente da As-sociação de moradores do Conjun-to Praia do Sol, do Vereador Didi-nho e do sr. Jorge, representantedos moradores da Rua Criciúma.Na reunião com o Ministério esti-veram presentes secretários da Pre-feitura do Município como Vavá Ru-fino e Adelmo Aragão, CPRH, MeioAmbiente e até a Polícia Militar(CIPOMA)

Após a explanação de todas aspartes, a ação de demolição estásuspensa temporariamente peloMinistério Público, até que seja fei-

ta uma nova avaliação do local.A Gazeta Nossa esteve na rua

Criciúma e conversou com algunsmoradores, que disseram nunca terhavido ali mangue, até porque es-tão a poucos metros da UPA Barrade Jangada.

Jorge Gonçalves, morador dolocal há 23 anos, confirmou quepelo menos 19 famílias entraramcom ação coletiva contra a PMJG,obtendo a liminar que por enquan-to impede a derrubada dos imó-veis. Jorge também afirma que, aocontrário do que a Prefeitura diz, aárea é sim um loteamento, inclusi-ve, segundo ele, com mapa nos ar-quivos da PMJG.

Reunião no Ministério Público com a presença de moradorese lideranças de Barra de Jangada.

Jorge, Clécio e Inaldo junto ao muro da Compesa, este sim,aparentemente ocupando o leito da rua.

Uma visitinha ao cangaçoQuem passa pela PE 28, vê uma placa na beira da estrada, indican-

do um restaurante de nome O Cangaço. A placa objetiva não revela atranquilidade do local, feito de forma rústica mas com bom gosto,nem a variedade de pratos disponíveis para o almoço, de terça asegunda.

Bem decorado, o restaurante homenageia com fotos na paredecantadores e poetas nor-destinos como Marinês, Ja-ckson do Pandeiro e Mane-zinho Araújo além, é claro,de Lampião e seu bando,que dão nome à casa.

O prato principal, reve-la a simpática gerente San-dra, Moranga com Cama-rão, mas o frequentadorpode escolher entre maisuma dezena de opçõescomo Buchada, Galinha àCabidela, Chambaril, Mãode Vaca, Charque Acebola-da e outros sabores regio-nais.

Um abraço ao proprie-tário Wilson e parabénspelo empreendimento.

O Garçon Sérgio e uma equipe de garçone-tes estão sempre a postos

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:085

[email protected]

Mirtes FigueirôaO amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transformeno melhor que podemos ser. Mario Quintana

11

Cabo: Fone 3521.9458Casa Forte: Fone 3266.9000

Derby: Fone 3421.7055Imbiribeira: Fone 3428.9999Piedade: Fone 3361.0828

Bongi: Em breve

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/201306

O Bloco da Chuva, fundado em 2010, realizou prévia no Bar Raiz, emJaboatão Centro, com o lançamento do seu Estandarte, confeccionado pelo

estilista Eraldo Oliveira. Na foto o presidente Jemyson Cleyton com osfamiliares. A madrinha, Colunista Social do Gazeta Nossa, se fez presente.

Teatro é CulturaNos dias 29, 30 e 31 dejaneiro, a população deJaboatão Centro foicontemplada na Casa daCultura, pela apresentaçãodo Teatro Hermanoteu naterra de Godah, na qual osartistas da terra deram umshow de interpretação. Nafoto os atores: PauloRamos, Chistiano Junior,João Julio, Pedro Fausti-nus, Cláudio Silva, LíviaNascimento e RauãBarbosa. Foto MirtesFigueirôa

Aniversariou dia 23/01/2013 a Assessora deComunicação da Secretaria da Criança e Juventude do

Estado de Pernambuco, Daniella Brito.

A linda médica Dra. MichelleVarejão, ladeada pelos pais Iza

Varejão e Dedé Lourenço.

Dia 30 de Janeiro, os voluntários da Banda Ferroviária de Jaboatão comemoraram, no Clube dos Ferroviários, 84 anos deexistência. O Maestro Ailton Arruda, no centro da foto, orgulha-se em manter essa tradição em nossa cidade, que faz com

muito amor e dedicação, comprovando que a perseverança supera as dificuldades. Parabéns! Foto Mirtes Figueirôa

A simpática Edilamar Silva, Presidente daAssociação Internacional de Caridades e

Dona Regina Luna, em recente festafilantrópica. Foto: Eugenio Lincoln

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:086

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/2013 07

PAULO ROCHA JABOATÃO

A quadrilha Mirim Trapiá Per-nambucana fundada em 1999 e umadas maiores e mais premiadas daregião Metropolitana do Recife, jáestá ensaiando para o São João2013. Os ensaios acontecem todosos sábados, na Escola Alzira daFonseca, em Cajueiro Seco, Jaboa-tão dos Guararapes.

Segundo o presidente ClécioBarbosa, o obejetivo é o Tri-Cam-peonato pernambucano. Formada

por jovens ntre 05 e 15 anos, a Mi-rim Trapiá apresenta temas diferen-ciados, além de um visual requin-tado. Conquistou o vice-campeo-nato pernambucano em 2010 falan-do sobreoa exploracao do trabalhoinfantil, foi campeã em 2011 abor-dando o preconceito e bi-campeãem 2012 mostrando o resgate deuma criança pelo circo.

Clécio ainda não revela o temade 2013, mas lembra que a quadri-lha mostra sempre, de forma lúdi-ca, a realidade do cotidiano infan-

til. Apesar de já estar com os en-saios, a Mirim Trapiá ainda esperaas indispensáves parcerias deem-presas privadas, de amigos e deadmiradores, uma vez que, segun-do Clécio Barbosa, “não temos ne-nhum incentivo financeiro dos ór-gãos públicos de Jaboatão dosGuararapes, e sem o patrocínio deempresas o trabalho será impossí-vel de ser realizado.

Quem quiser entrar em conta-to com o presidente da Mirim Tra-piá, o fone é 8761.3176

Quadrilha Mirim Trapiá jáse prepara para o São JoãoBi-Campeã Pernambucana, quadrilha diz que não tem apoio do município

Foto: Divulgação

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:087

Galeria Portal de Enseada

GAZETA NOSSA EM GAIBU E ENSEADA DOS CORAIS

PE 28 Entrada de Enseada dos Corais.Aberto de Domingo a Domingo

ALMOÇO E JANTARFornecemos para empresas

8628.9013 / 3512.0363

O Melhor Jabá da Região

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/201308

PAULO ROCHA CABO

Encerrou-se com o sorteio, dia25 de janeiro, o Segundo Festivalde Prêmios do Cabo de Santo Agos-tinho, promovido pelas entidadesempresariais do município: CDL –Câmara dos Dirigentes Lojistas,SINDCOM – Sindicato das Empre-sas do Comércio de bens e Servi-ços e ACEC – Associação Comerci-al e Empresarial do Cabo de SantoAgostinho.

A promoção, iniciada em 2012,deu direito a concorrer a váriosprêmios, entre eles um carro OK,uma moto Shineray, uma TV LCD32”, uma geladeira e uma bicicleta,a cada 50 reais em compras naslojas participantes da promoção.

O grande ganhador, que levouo veículo OK foi Marcelo Franceli-no Cavalcanti, do Cabo, que fezcompras na Dismacon. A motoShineray foi sorteada para JoseCícero Muniz Pontes, da Vila Clau-dete, que fez compras na Loja ArcoVita. Veja abaixo a relação de to-dos os ganhadores da Campanha2º Festival de Prêmios 2012.

Promoção entrega carroe outros prêmios no CaboO grande felizardo foi Marcelo Cavalcanti. Veja a lista completra de todos os ganhadores

Entrega das chaves do veículo. Foto: Divulgação

Nome do ganhador Mora em Prêmio local compra

Laercio José da Silva Cruzeiro 01 MP4 Ciclo Bike

Marvia Maciel da Silva P. de Galinhas 01 MP4 Ideal Modas

Priscila E. Santos Silva Centro Cabo 01 Mp4 Credimóveis

Leonardo A. N. da Silva Centro Cabo 01 Mp4 Arco Vita

Cleyton F.da Silva Candeias 01 Mp4 Farmácia União

Bianca Thaís S. Santos Eng. Pirapama 01 Liquidificador Pouco Preço

Luciene Maria da Silva Cabo 01 Cafeteira Credimóveis

Maria Silvana Nunes Alto da B. Vista 01 Celular Panda calçados

Allana Beatriz Santos Lot. Nova Era 01 Tablet Tim 3G Celular

Laura M.O. Gomes Não informou 01 celular Credimóveis.

Ângela Maria Muniz Não informou O1 Microondas Colégio Decisão

Ítalo de Lima Silva Pte Carvalhos 01 Bicicleta Farmácia União

Constância P. Cunha P. de Galinhas 01 fogão Arco Íris

Elayne F.Rocha Silva Gaibu 01 Tv.Lampião Caça e Pesca

Gelciane F. da Silva Vila Roca Cabo 01 Geladeira Gráfica Miragem

Jose Cícero M. Pontes Vila Claudete 01 Moto Loja Arco Vita

Marcelo F. Cavalcanti Cabo 01 Carro Dismacon

Quantidade limitada e substituída a cada 15 dias.Critérios de distribuição a cargo do Posto 5 Estrelas

GAZETA NOSSA EM PONTE DOS CARVALHOS

Posto 5 Estrelas

No Centro do Caboadquira sua Gazeta Nossanas bancas Pinzón, Atual,

Padaria Modelo eGalego das Miçangas

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:088

Página assinada por Andros Silva, do site entrevistando.net, com entrevistas e notas sobre a música local e nacional.Críticas e sugestões para [email protected]

Bate bola da folia com André Travassos

Andros Silva

PegandoLeve

“Eu, como prefeito,sou um bom músico”

Em perguntas e respostas rápidas o cantor falou como será o seu Carnaval

FRASES MARCANTES DA MÚSICA

Programação do Carnaval do JaboatãoO Governo do Estado diferente do prefeito Elias Gomes vai pro-

mover o Carnaval da cidade do Jaboatão. O evento promovido pelaFUNDARPE acontecerá no centro da cidade e contará com atrações depeso como Elba Ramalho e Fundo de Quintal. O palco será montadopróximo ao Shopping Yapoatan Center, mesma área que recebeu du-rante anos a festa de Santo Amaro. Abaixo segue a programação com-pleta. Divirta-se.

ANDROS SILVA ENTREVISTANDO.NET

André Travassos, figuracarimbadíssima dos principaiseventos da cidade do Jaboatãoé o entrevistado da edição deCarnaval da Pegando Leve. Omúsico respondeu uma sériede perguntas sobre o períodode folia e falou superficialmen-te sobre o cancelamento doCarnaval da Cidade.

Andros Silva – André,aonde você vai es-tar nesse Carna-val?

André Tra-vassos – Este ano estou no-vamente no Galo da Madruga-da e também vou dar uma pas-sadinha pelo interior do esta-do.

Andros Silva – Nos sho-ws do Carnaval você costumausar fantasias?

André Travassos – Não,uso geralmente roupas leves.

Andros Silva – Qual even-to do carnaval pernambucanoque você ainda não participou,mas gostaria de participar?

André Travassos – OBaile Municipal do Recife.

Andros Silva – O quenão pode faltar no seu cardá-pio antes e após uma apresen-tação carnavalesca?

André Travassos – Umacomida leve, muita água, fru-tas e energéticos.

Andros Silva – E quais

músicas não podem faltar nos seusshows de Carnaval?

André Travassos – As maistradicionais, como o Hino de Per-nambuco, por exemplo.

Andros Silva – Conte umahistória engraçada que aconteceucom você durante o Carnaval.

André Travassos – Não melembro do ano. Eu estava acompa-nhando o Bloco dos Estudantes,em Jaboatão, e o tecladista da ban-da que animava o bloco no trio elé-

trico, conhecidocomo Dudu, co-meçou a passarmal. Ele estava

com uma baita crise intestinal eteve que deixar temporariamenteo posto. Daí eu assumi o lugar deleno trio tocando os Frevos. Depoisde muito tempo ele volta triste,branco, quase desfalecido de tantador. (risos)

Andros Silva – O que vocêespera do Carnaval desse ano?

André Travassos – Muitaalegria e diversão, sem violência, éclaro.

Andros Silva – A prefeiturado Jaboatão cancelou o Carnaval dacidade alegando que averba da festaseria desviada para a conclusão doCine Teatro Samuel Campelo. Gos-taria de falar sobre o assunto?

André Travassos – Eucomo Prefeito sou um bom músi-co. Então prefiro uma boa músicaalegre que transmita felicidade eeuforia aos que curtem o meu tra-balho, deixando a parte adminis-

trativa para quem sabe governar.Andros Silva – Para finali-

zar, deixe um recado para os nos-sos leitores.

André Travassos – Queri-dos amigos leitores do Jornal Ga-

Você na FoliaMostre o seu Carnaval na coluna Pegando Leve. Envie a sua foto

na Folia de Momo para o e-mail [email protected] e apareçano jornal que mais cresce em Pernambuco. Acesse o linkentrevistando.net/termos.html e obtenha mais informações sobre oregulamento. Participe!

Sábado 09/0217h – Bom Sucesso Samba Clube18h30 – Siba (Show cancelado – Transferido para Ipojuca.)20h – Original Olinda Style (Eddie e Orquestra Contemporânea deOlinda)22h – Maestro Forró (Orquestra da Bomba do Hemetério)

Domingo 10/0214h ás 17h – Maracatu Aurora Africana, Grupo Pernambucanidade,Orquestra Jaguar, Espetáculo Pernambuco e Grupo Afoxé17h – Mestre Galo Preto18h30 – Banda Vinil20h – Luciano Magno22h – André Rio

Segunda 11/0217h – Orquestra Tangarás18h30 – Cascabulho20h – Ed Carlos22h – Elba Ramalho

Terça Feira 12/0214h ás 17h – Grupo Paulo Freire, Caboclinho Tupinambá, OrquestraVassourinha, Grupo Flor de Eucalipto, Tribo Tapira pé17h – Orquestra do Maestro Deodato18h30 – Pernambuco Samba Show20h – Samba Star22h – Fundo de Quintal

zeta Nossa, desejo a todos um ex-celente Carnaval, onde vocês esti-verem no bloco, na praia, no inte-rior. O importante é brincar comresponsabilidade. Um abraço doamigo André Travassos!

Foto: Mirtes Figueirôa

GAZETA NOSSA 154Primeira quinzena fevereiro/2013 09

Noite de Frevono Cabo

O Mastro Spok comanda dia 6de fevereiro, no Cabo, o 3º BalMas-qué da Pessoa Idosa e da Pessoacom Deficiência. Entre as atraçõesestão Nonô Germano, Coral EdgarMorais e o bloco lírico Pierrô deSão José. que recepcionará o pú-blico logo na chegada. A festa acon-tecerá no Clube da Destilaria como tema “É o povo que dança. Con-tente da vida feliz a cantar”.

Almir Rouche emRio Formoso

O cantor Almir Rouchese-rá uma das atrações do domin-go de Carnaval da cidade deRio Formoso. O músico sobeao palco montado no pátio deeventos às 20h e promete co-locar todo mundo para pula-rao som de muito Frevo, Ma-racatu e Ciranda. Além de Al-mir o domingo de Momo dacidade ainda contará com osshows das bandas Ozz Cue-cas, Ponto Final, Embalo Mixe orquestra Rio Folia. Foto: Val Burgos

A rede de cafeterias São Brazamplia o cardápio das unidades deCandeias (Avenida Bernardo Viei-ra de Melo, 4275), Boa Viagem, Ilhado Leite e Aflitos com uma grandevariedade de massas finas. As no-vidades são uma boa pedida paraa hora do almoço ou do jantarcomo a Lasanha a Bolonhesa, oNhoque de Batata Doce com Espi-nafre, Molho de Quatro Queijos eCharque Desfiada, e ainda o Ravió-li de Carne com Molho de Tomate.Os preços variam de R$ 19, 90 a R$21,90.

Presente em cinco estados doNordeste, a Rede Coffee Shop SãoBraz concentra a maior parte desuas filiais em Pernambuco, com11 unidades de um total de 17. Aculinária daqui ainda é uma dasmais pedidas, como o cuscuz ser-tanejo com queijo de coalho, bo-los de macaxeira, banana, milho,tapioca de carne-de-sol, sem falardos cafés.

Boa massa para mais pernambucanosA rede de cafeterias São Braz está com novas opções de massas em suas unidades de rua.Em Candeias, os fãs desses pratos poderão saboreá-los na Avenida Bernardo Vieira de Melo.

Nhoquede BatataDoce comEspinafre

Rotolone deQueijo com

Presunto

Capiba e Nelson Ferreira eram inimigoscordiais. Um sempre estava querendosuperar o outro. Claudionor Germano

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:089

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0810

BARREIROS, SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, TAMANDARÉ, RIO FORMOSO, SIRINHAÉM E IPOJUCA – E-MAIL: [email protected]

GrandeLitoral INTEGRANTE DAGAZETA NOSSA154NÃO PODE SERVENDIDOSEPARADAMENTE

DIRETOR:MISSO MELO8554.8679DIRETOR GERAL:PAULO ROCHA9222.2122

www.gazetanossa.com.br

8554.8679

MATRÍCULAS ABERTAS!Fone: 3675.1668

Hospital Municipal deBarreiros é inauguradoHospital estava pronto desde agestão passada, mas somente agorapassa a funcionar. Página 12

IPOJUCA

TAMANDARÉ

RIO FORMOSO

SIRINHAÉM

SÃO JOSÉ

Populares aglomeram-se em frente ao hospital aguardando a chegada do governadorEduardo Campos, que inaugurou a unidade de saúde. Na foto menor, o prefeitoCarloinhos entre o Governador Eduardo Campos e o diretor do hospital, FlávioBrito. Foto: Misso Melo.

Thereza Cidrim Madrinha do carnaval barreirensePAULO ROCHA BARREIROS

O Carnaval de Barreiros ho-menageou neste ano uma grandefigura, que certamente já entroupara a história de Barreiros.

Com 74 anos, Thereza Cidrimfoi escolhida a Madrinha do Car-naval 2013. A figura da madrinhade certa forma substitui o ReiMomo e a Rainha como elemen-to mais importante da festa.

Thereza Cidrim já foi verea-dora, atuou como Primeira Se-cretária também como Tesourei-ra da Câmara de Vereadores.

presidiu a Comissão de Res-gate durante o período da en-chente de Barreiros, foi a primei-ra candidata a prefeita do muni-cípio e sempre fez trabalhos vo-luntários na cidade. Exemploforam os três anos que dedicouna Ação Social.

O que a habilita para ser aMadrinha, entretanto, é tambémporque nunca deixou de partici-par dos carnavais, fantasiando-se via de regra de forma extrava-gante e divertida, além de parti-cipar ativamente de quase to-dos os eventos de Barreiros.

O jornal Grande Litoral dáos parabéns a esta grande foliãna certeza da escolha adequada.

Ao lado, Thereza Cidrim emfoto de Misso Melo deixa maisatrativos os folhetos com a pro-gramação do Carnaval de Barrei-ros, em parceria com Governodo Estado/Fundarpe.

(Colaborou Rosângela Gon-çalves).

Craque Só de Bola.ONG regata menores.

Verão Ambientalsensibiliza veranistas

Estudantes vão paraAustrália e Nova Zelândia

Grande entrevistacom Alfredo Ferraz

Prefeita Elianaifala das prioridadesde sua gestão

Aos 74 anos, foliã torna-se o símbolo da alegroia, da participação e do Carnaval Popular Barreirense

Está se tornando rotina. Agora foi a vez dos Correios deTamandaré, dia 04 de fevereiro. É preciso que a inteligênciadas polícias pernambucanas unam esforços para desbarataressa que parece ser uma mesma quadrilha que especializou-se neste tipo de assalto. É preciso uma ação eficaz antesque ocorram mortes.

Do Diário Oficial de PE – Descumprimento dolimite de gastos com pessoal estabelecido na Lei deResponsabilidade Fiscal foi a principal razão para quea Primeira Câmara do TCE emitisse parecer préviorecomendando ao Legislativo de Barreiros a rejeiçãodas Contas de governo do Município pertinentes aoexercício de 2010. O responsável pela gestão foi oprefeito Antônio Vicente de Souza Albuquerque e orelator do processo, o conselheiro Valdecir Pascoal.

De acordo com o voto do relator, a Prefeituracomprometeu 63% da Receita Corrente Líquida com afolha de pagamento quando a LRF estabelece que omáximo permitido é de 54%. Outro fato apontado foio não recolhimento de parcela significativa das con-tribuições previdenciárias devidas ao Regime Geralde Previdência Social. Os valores não recolhidos cor-responderam a R$ 1.495.372,46 (parte dos segurados)e 3.551.115,57 (parte patronal) somando, no total,mais de 5 milhões de reais não recolhidos.

A análise das contas de governo verifica os resul-tados da ação governamental, tais como situação dasfinanças, cumprimento do orçamento e dos progra-mas governamentais, níveis de endividamento, aten-dimento aos limites de gastos com saúde, educaçãoe com pessoal.

TCE rejeita as contas daPrefeitura de Barreiros

Novo assalto aos Correios,desta vez em Tamandaré

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0911

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/201312

Hospital de Barreiros deve funcionarplenamente em 3 meses, diz governadorEmbora seja municipal, estrutura do Hospital de Barreiros poderá atender a pacientes de grande parte do Litoral Sul de Pernambuco

PAULO ROCHA BARREIROS

Com informações da assesso-ria – Finalmente foi inaugurado, dia1 de fevereiro, o Hospital Munici-pal Jaílton Messias de Albuquer-que, que supriráuma deficiênciaenorme no município de Barreiros.O antigo Hospital Distrital MariaAmália foi derrubado pela enchen-te de 2010, sendo o que restoutransferido para um mprédio par-ticular, da Casa de Saúde, onde ospacientes eram atendidos de for-ma praticamente improvisada, semequipamentos e salas à altura dasnecessidades da população e comalto custo para a administração.

Agora, toda a estrutura exis-tente foi transferida para o novohospital, situado na PE 60, soman-do-se à estrutura do mesmo.

A cerimônia de inauguraçãocontou com a presença do Gover-nador Eduardo Campos, do Secre-tário Estadual de Saúde, AntonioCarlos Figueira, do Prefeito de Bar-reiro, Carlinhos e de seu vice, alémde outras autoridades municipaise estaduais. A bênção foi feita peloBispo Dom Genival Saraiva de Fran-ça, da Diocese de Palmares. A Se-cretária de Saúde Milena Avelar nãocompareceu à solenidade por es-tar em Brasília resolvendo proble-mas de sua pasta junto a órgãos eautoridades federais.

O hospital, que homenageia inmemoriam o radialista Jaílton Mes-sias de Albuquerque, da Rádio li-toral de Barreiros, será dirigidopelo Dr. Flávio Brito.

Segundo o governador Eduar-do Campos, o trabalho de recons-trução das cidades após as enchen-tes não tem sido fácil, seja para apopulação, seja para os governan-tes. Contudo, ele afirma estar con-tente com os resultados obtidosnos dois últimos anos, ao perce-ber que não foram realizadas me-didas emergenciais, mas ações só-lidas tendo em vista um futuroconcreto. Já o secretário AntonioCarlos Figueira reiterou que o hos-pital beneficiará não apenas a po-pulação de Barreiros, mas de todaa região circunvizinha. “Esta uni-dade não foi apenas reconstruída,ela está bem melhor que antes. A

Mata Sul está ganhando um hospi-tal moderno e de qualidade, quevai representar, com toda a certe-za, um salto na assistência à popu-lação”, salientou.

Unidade– Com investimentos de mais

de R$ 10 milhões, em obras e aqui-sição de equipamentos, o HospitalMunicipal de Barreiros terá perfilde atendimento em urgência e emer-gência de baixa e média complexi-dade, nas especialidades de ClínicaMédica, Pediatria e Obstetrícia. Aexpectativa é que a unidade, embreve, possa beneficiar uma popu-lação estimada de mais de 40 milpessoas. O governador estima queo hospital estará trabalhando comcapacidade total em 120 dias, umavez que o projeto é uma parceriada Prefeitura de Barreiros, Gover-no do Estado e Governo Federal.

Construído em uma área de

mais de 3,5 mil metros quadrados,o hospital contará com 50 leitos,sendo 30 de adultos, 12 pediátri-cos e 8 alojamentos conjugados(maternidade), e 2 quartos de iso-lamento. Além disso, terá bloco ci-rúrgico com três salas, sendo umavoltada exclusivamente para a rea-lização de partos, sete consultóri-os médicos (três de emergência equatro ambulatoriais) e setor deimagem com raio-X, ultrassonogra-fia e eletrocardiograma.

Novos equipamentos– Segundo o secretário Anto-

nio Carlos Figueira, ainda este se-mestre será iniciada a construçãoda UPA de Especialidades da MataSul, que ficará em Palmares. Alémdisso, no mesmo período, deve serpactuado, junto aos poderes mu-nicipais, o início do funcionamen-to do Samu da Mata Sul.

Da esquerda para direita: Prefeito de Barreiros Carlinhos, Governador Eduardo Campos, Secretário de Saúde Antonio CarlosFigueira e vice-Prefeito Leo. Foto: Misso Melo

Padre Gusmão abençoou o Hospital. Foto: Misso MeloFamília do homenageado com o Prefeito Carlinhos. Foto: Misso Melo

Prefeita de São José da Coroa Grande, Elianai, eesposo João Baleia, ao lado do governador Eduar-do Campos. Foto: Misso Melo

Michelle Belo, secretária de Turismo de Barreiroscom o governador. Foto: Misso Melo

Hildo Hacker, Prefeito de Tamandaré e Eduar-do Campos. Foto: Misso Melo

Leo, Vice-Prefeito de Barreiros, Franz Hacker, Prefeito de Sirinhaém e deputado Estadual Pedro Serafim Neto, entreoutros, prestigiaram a inauguração do Hospital de Barreiros. Foto: Misso Melo

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0912

Famílias removidas do Complexo de Suapetransferidas para assentamento em BarreirosPAULO ROCHA BARREIROS

O Governo do Estado entregoudia 30 de janeiro 126 lotes no re-centemente criado AssentamentoValdir Ximenes de Farias, em Bar-reiros, por meio do Instituto deTerras e Reforma Agrária de Per-nambuco – Iterpe (instituição vin-culada à Secretaria de Agricultura eReforma Agrária do Estado – Sara).Os lotes foram adquiridos pelogoverno do estado para assentaras famílias expulsas da área doComplexo de Suape. A área do as-sentamento, com cerca de 1.100hectares, foi adquirida pelo Gover-no do Estado nos Engenhos Bom-barda e Roncador, no início de 2012.Foram feitas estradas vicinais peloIPA no local.

A criação do assentamento re-sultou de acordos feitos na da Varada Fazenda Pública do Cabo de San-to Agostinho, uma vez que as fa-mílias moravam há muitos anos emárea pública rural de Ponte dos Car-valhos e foram desalojadas parainstalação da Siderúrgica Suape, em-preendimento privado para produ-ção de aço.

Segundo a assessoria do gover-no estadual, o Complexo de Suapecontinuará segue prestando assis-tência integral na transferência dasfamílias. Atualmente, estão sendorecuperadas as instalações existen-tes, bem como elaborado um pro-jeto de desenvolvimento socioeco-nômico e ambiental. Essas açõesestão sendo realizadas em parceriaentre Suape, UFRPE, IPA e Prefeitu-ra Municipal de Barreiros.

O assentamento Ximenes nas-ce em terras cheias de história e

Foram 126 lotes entregues pelo governo estadual no Assentamento Valdir Ximenes de Farias

Foto: Pâmella Cavalcanti / Ascom Suape

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/201313

cultura. O Engenho Bombarda fazparte da Área Especial de Patrimô-nio Histórico (AEPH), que corres-ponde às áreas de valor histórico,arquitetônico ou cultural, passí-veis de tombamento e de explora-

levando cultura e conhecimento amoradores e visitantes, além deproporcionar mais trabalho e ren-da aos jovens filhos de agriculto-res. Esse é um projeto que estásendo desenvolvido pelo Iterpe,alicerçado em matriz tecnológicae fortalecida pelo emparceiramen-to com a Universidade Federal Ru-ral de Pernambuco – UFRPE.

“O lugar tem riqueza culturale conta uma parte da história doEstado. É possível fazer do assen-tamento Ximenes um local de visi-tação e de viagem ao passado. Paraisso vamos capacitar os jovens etorná-los agentes turísticos. Issotransforma a vida das pessoas”,declara o diretor do Iterpe.

Em nossa próxima edição tra-remos reportagem com os assen-tados e suas opiniões sobre a Re-forma Agrária desenvolvida peloGoverno do Estado.

ção pela ativi-dade turística,podendo con-tribuir para oc r e s c i m e n t osocioeconômi-co do municí-pio. A CasaGrande e a sen-zala do enge-nho constamno Inventáriodo PatrimônioCultural daMata Sul, daFundação do Pa-trimônio Histó-rico e Artístico

de Pernambuco – Fundarpe, comoPatrimônio Cultural Material.

O passado histórico do enge-nho desperta o potencial turísticoe produtivo da região, que seráexplorado de maneira sustentável,

Casagrande do Engenho Bombarda pode ser atração turística. Foto: Divulgação Iterpe

Após um ano de muita dedicação e estudo do idioma Inglês,

duas educandas da Escola de Referência em Ensino Médio Wilson

de Andrade Barreto, que participam do Projeto Ganhe o Mundo,

do Governo do Estado, foram aprovadas, através de rigorosa

seleção na Gerência Regional da Educação – GRE Litoral Sul Barrei-

ros, e pela Secretaria de Educação Profissional – SEEP, para parti-

ciparem do Intercâmbio na Austrália e na Nova Zelândia, onde

irão passar 6 meses estudando.

As educandas foram convocadas pela Secretaria de Educação

para receberem os kits da viagem (malas, folhetos informativos

sobre o intercâmbio, pen drive, caneta, etc) e o uniforme de

embarque.

É perceptível a alegria estampada nos rostos de Thayse An-

dressa, 16 anos, e Juliane Sales”, 17 anos, que foram para Austrália

e Nova Zelândia, respectivamente. Thayse embarcou dia 30 de

janeiro e Juliane, dia 06 de fevereiro. “Essa é uma oportunidade

única! Vou fazer valer a pena e levar um pouco da cultura pernam-

bucana para o mundo”, disse Thayse. Juliane garantiu que “Essa

é uma grande oportunidade de ampliar meus conhecimentos, co-

nhecer uma nova cultura e representar meu país”.

O gestor da Escola Wilson de Andrade Barreto, Fernando Ara-

újo, diz que “O sentimento é de completa realização, de dever

cumprido, pois mostramos o caminho, ensinamos e provamos

que nossa escola pode gerar grandes profissionais para ganhar o

mundo!”. Fernando agradece à toda a equipe de professores, fun-

cionários e gestão da Escola. Principalmente, aos professores do

Curso de Inglês Melissa Teixeira, Robson Lins e Talita Rodrigues:

“Sem eles, não existiria esse curso e as educandas não teriam essa

oportunidade única em suas vidas”.(Sugestão de pauta: Professor Guilherme)

Estudantes de Rio Formoso viajampara Austrália e Nova ZelândiaViagem foi possível através de Projeto Ganhe o Mundo

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0913

Nestes tempos de mobilidade urbana em alta, é louvável a recupe-ração da ciclovia que une Porto de Galinhas a Serrambi. A ciclovia jáfoi objeto de críticas aqui nesta Gazeta Nossa, pois havia tanto matoe sujeira que os ciclistas preferiam andar pela pista.

A nova moda de personaliza-ção veicular é o Sticker Bomb. Atécnica é simples: sobrepor adesi-vos até cobrir uma parte do carro."É um processo e material seme-lhantes ao do envelopamento (vei-cular) " explica Anselmo Blois, 32,dono da empresa Sticker Bombs,que há oito meses registrou o pro-duto no país.

Comum nos Estados Unidos eno Japão, o Sticker Bomb nacionalé feito com um adesivo único, im-presso com diversas imagens, ecortado de acordo com a peça queserá coberta. "É uma evolução doenvelopamento, sem trazer prejuí-zos para o veículo e motorista".

Na Bene Car tem adesivo Sticker Bomb

Ciclovia Porto de Galinhas a Serrambi

PAULO ROCHA IPOJUCA

Parece a história do Exércitode um homem só. Marcelo Fran-cisco, 40 anos, funcionário públi-co municipal, cursando o 8º Perío-do do Curso de Pedagogia, batalhahoje sosinho com sua ONG CraqueSó de Bola, que procura drenar parao esporte a energia infantil e deadolescentes, evitando assim quemuitos passem a fazer parte dosgrupos de risco que se envolvemcom o tráfico ou furtos.

A ONG que Marcelo dirige nas-ceu em Camela, em 2008, e já atuoutambém em Nossa Senhora do Ó,mas hoje, por falta de apoio finan-ceiro e de voluntários, restringe-se ao distrito sede de Ipojuca. Játrabalhou com 150 crianças, masinfelizmente hoje o projeto con-templa cerca de 60 jovens. Muitopara um homem só, pouco para ademanda existente.

Antes de ficar conhecida e terreportagens em grandes jornais dacapital, a ONG Craque Só de Bolafoi conhecida como Atletas de Cris-to e depois como Escolinha Gol10. Até então o projeto não era re-gistrado legalmente e funcionavaapenas como uma escolinha de fu-tebol. O objetivo maior da escoli-nha era evangelizar os jovens queparticipavam do projeto, com oapoio da Igreja Evangélica Rema-nescente, em Camela.

Marcelo diz que no início ascrianças praticavam o futebol duasvezes durante a semana no Está-dio de Futebol de Camela. “O pro-jeto deu tão certo que resolvemosabrir um outro grupo em Ipojuca/Centro, em 2009. As atividades daescolinha eram realizadas por mime por alguns voluntários”.

Pelo fato da grande maioria dosjovens virem de famílias de baixarenda, diz Marcelo que os materi-ais (bolas, cones, chuteiras, uni-formes) eram comprados por elemesmo e alguns pais “doavam” um

Craque, Só de Bola. ONG resgatacidadania infantil em Ipojuca

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/201314

valor simbólico para ajudar nasdespesas do projeto, não existin-do taxa obrigatória. Quem podiacontribuir ajudava os jovens quenão tinham condições financeiras.

Em 2011, o projeto foi regis-trado oficialmente como Associa-ção Desportiva Educacional Cra-que Só de Bola, tendo o seu o seupróprio CNPJ e diretoria. No mes-mo ano participou do Campeona-to Pernambucano de Futebol SUB-15 / SUB-17, graças ao apoio doEstaleiro Atlântico Sul, Martur eBorborema, que “doavam” umaviagem ao mês para as atividades,juntamente também com a Pousa-da da Branca, de Ipojuca. “Assimnossos jovens tiveram a oportu-nidade de representar Ipojuca emum Campeonato Estadual pela pri-meira vez”, conta.

Até 2012, a Associação abreoutro grupo em Nossa Senhora doÓ, contando então com mais de150 jovens. Com o aumento donúmero de crianças e adolescen-tes, aumentaram as necessidadesfinanceiras, e sem apoio, acabaramfewchados os núcleos de Camela e

de Nossa Senhora do Ó.Hoje, os cerca de 60 jovens

participam das atividades no Está-dio de Futebol de Ipojuca/Centro,que acontecem todos os sábados,das 8h às 11h.

As atividades hoje incluem,além das atividades esportivas,encontros e palestras temáticas(sobre drogas e cidadania) na Es-cola Joaquim do Rêgo Cavalcanti,aos sábados a tarde e quando con-vidados, nas escolas municipais,já totalizando cerca de 1000 (mil)alunos participantes.

A ONG, apesar das dificulda-des, tem projetos na gaveta aguar-dadndo patrocínio público ou pri-vado para sua implantação: Rebrin-car, que resgata as brincadeirasantigas, o Clube da Leitura, ondeos jovens participantes podem serincentivados a prática da leitura) eo CAOA (espaço para ser direcio-nado a cultura e ao lazer de crian-ças e adolescentes). Para tirar dopapel, precisa de apoio e de volun-tários, uma vez que 70% dos meni-nos são de baixa renda. Ainda nãohá alunas, o que depende da ex-

ONG com 04 anos de experiência cuida hoje de 60 jovens, mas ainda tem projetosque nao saíram da gaveta por falta de estrutura financeira e de voluntariado

Campanha contra o crack. Foto: Divulgação

pansão e consolidação da ONG.Uma das esperanças de Marce-

lo foi a criação da Secretaria da Ju-ventude e Esportes no município,que pode incluir nas políticas pú-blicas o combate às drogas utili-zando, entre outros, a experiênciaadquirida pela ONG nestes mais dequatro anos de existência.

Para conhecer mais sobre oprojeto ou para contribuir de al-guma forma, acesse o Blog:www.craquesodebolape.blogspot.comou ligue para Marcelo Francisco:9162-6160. 100% pernambucana, a Eletroind foi idealizada pela genialidade de

seu criador, o cabense Rui Barbosa. O espírito inventivo de Rui éreconhecido pela comunidade científica nacional e internacional. Seusinventos já foram matéria da grande mídia. Entretanto, de nada adian-taria o dom da criatividade sem colocá-la em prática, sem dividi-lacom a comunidade. Este é o papel da Eletroind, o lado empresarial deRui. E o que elenão inventa, aper-feiçoa. É o casoda UME – Unida-de Móvel Eletro-ind. Trata-se deuma estruturamóvel,climatizada,cuja torre é com-posta por câma-ras robóticas dealto alcance , gi-ros vertical de180o e horizontalde 360o, zoom einfra vermelho. Acentral de moni-toramento dis-pões de quatromonitores emLED de alta defi-nição, além degravadores deimagens para 64câmeras, poden-do variar paramais ou para menos de acordo com a necessidade. A UME pode sermonitorada localmente ou por internet. Dispõe ainda de gerador e salade reunião. As principais aplicações da UME são grandes canteiros deobras para acompanhamento dos serviços em toda a sua extensão –eventos, condomínios, vias de grande fluxo e outras. Acessewww.eletroind.com.br.

Eletroind lança novo produto

ANUNCIE NO GRANDE LITORAL:8554.8679 – MISSO MELO

Prefeitura derruba construção irregular no centro de Ipojuca

PAULO ROCHA IPOJUCA

A Prefeitura de Ipojuca derru-bou, no final de janeiro, uma edifi-cação no centro da cidade, ao ladoda Galeria Nossa Senhora do Rosá-rio. A construção em questão, er-guida, segundo parentes do propri-etário “com autorização da antigagestão” fica próximo à praça princi-pal da cidade, e atraiu uma pequenamultidão durante a mobilização parasua derrubada.

Segundo informações e depoi-mentos da Internet e do Facebook,o espaço pertendia a um feirante,Sr. Manoel Leitão, popularmente co-nhecido como Nequinho.

tras edificações irregulares no mu-nicípio.

Segundo fontes simpáticas ànova administração, a prefeituraestá autuando as construções ile-gais, autorizadas indevidamentepela gestão anterior.

“Meu sogro é feirante há 50 anosdentro do município de Ipojuca,então no mandato anterior o Prefei-to autorizou que o mesmo constru-ísse sua lojinha no local onde elecolocava um banco de madeira eele por sua vez o fez”, diz a inter-nauta Maria Pimentel.

“Não se trata de perseguição e,sim, da organização das construçõesda cidade”, defende o internautaCarlos Santana Four Five (não o Pre-feito, um homônimo deste).

A Gazeta Nossa, em todos osmunicípios em que circula, defendea devolução dos espaços públicosaos cidadãos, mas como uma polí-tica geral do município em prol daacessibilidade. A demolição de qual-quer construção irregular, por ou-tro lado, deve seguir os trâmiteslegais e não pode ter o caráter deperseguição política.

Nossa reportagem tentou con-tato com o Secretário Pedro Henri-que Santana e com a Secretária deImprensa Mariana Melcop para aversão oficial da administração, semsucesso.

O fato teve grande repercus-são nas redes sociais, com algumaspessoas defendendo a ação da Pre-

feitura e outras acusando a admi-nistração de perseguição política,uma vez que haveriam muitas ou-

População se divide entre a favor e contra algumas atitudes tomadas pela administração de Carlos Santana

Marcelo Francisco

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0914

Filhinha, o que maisqueremos é vê-la felize tranquila, na certezade alcançar o tudo oque sonhas. Nós todoste amamos!

desbravandopernambuco.blogspot.com.br

DesbravandoPernambucoO Desbravando Pernambuco é um blog de Daniel Carvalho de Araújo que documenta andanças pelo interior de Pernambuco,com fotos e informações dos lugares por onde passa, acrescentando por vezes impressões pessoais. Numa parceria com oautor, a GN Grande Litoral divulga, a cada edição, um pouco das andanças de Daniel.

Sirinhaém – Parte 2

Texto, fotos e viagens: Daniel Carvalho de Araújo

SIRINHAÉMPeça seu exemplar do

Grande LitoralGazeta Nossa no

BAR da DAURIENE

GN Grande litoral – ComoSecretário de Turismo, Meio Am-biente e Desenvolvimento, quaissão os desafios e o que se podeconcretamente fazer em quatroanos?

Alfredo Ferraz – São muitosos desafios, mas o principal é co-locar definitivamente Sirinhaém narota do turismo da região, de for-ma sustentável e com responsabi-lidade social. Contamos com oapoio do atual Prefeito, Franz Ha-cker, e esperamos dentro dessesquatro anos, conquistar a credibi-lidade dos empresários do setor

Alfredo Ferraz diz que é possível desenvolverSirinhaém com preservação do meio ambientePAULO ROCHA SIRINHAÉM

Alfredo Ferraz já foi SecretárioMunicipal de Meio Ambiente, éempresário e presidente do PPS –Partido Popular Socialista – em Si-rinhaém.

contando nessa gestão com Agen-tes Ambientais que serão capaci-tados para orientar e fiscalizar asações direcionadas ao nosso meioambiente.

GN Grande litoral – O Sr.tem sido um crítico ferrenho daconcessão de exploração do Pierde Mariassú. Até quando vai essaconcessão? Ela será renovada? Asirregularidades encontradas foramsanadas?

Alfredo Ferraz – Realmente,tenho sido um ferrenho crítico damá administração que vinhaacontecendo no Píer de Mariassú.A concessão dada pela administra-ção municipal na gestão passadapara uma organização não gover-namental, sem critérios técnicos eque não reunia experiência nemcom o turismo, nem com o meioambiente, efetivamente estavacausando um impacto negativo narecepção do turismo para o nossomunicípio. Só cobrar taxas dos fre-quentadores, sem promover a edu-cação ambiental e sem manter equi-pamentos básicos necessários na-quela área, como fazia parte docontrato de concessão, não podiamais ser admitido pela atual admi-nistração. Era uma falta de respei-to com os visitantes e com a coisapública. A cobrança de taxa tinhasido suspensa nesses primeirosdias do ano até a normalização e orespeito no cumprimento do con-trato, mas a ONG que estava naadministração do Píer não aceitouessa condição, optando por rescin-dir o acordo. Já estamos negocian-do com uma nova Organização NãoGovernamental, que comprovada-mente tem trabalhos e experiênciana área, para que possa fazer umtrabalho sério em parceria com aSecretaria de Turismo do Sirinha-ém, ouvindo também os morado-res locais e logo deveremos ter oPíer de Mariassú, resgatado comoum verdadeiro atrativo turísticoem nosso município, oferecendouma recepção decente aos visitan-tes e ao mesmo tempo promoven-do um trabalho constante na ne-cessidade da preservação ambien-

tal, criando inclusive o Espaço Ci-ência, voltado para a preservaçãodo nosso manguezal.

GN Grande litoral – Emano que todos os Prefeitos recla-mam da queda de arrecadação, so-brará dinheiro para a sua pasta in-vestir em Turismo e em Meio-am-biente? Já existe um plano de ação?

Alfredo Ferraz – A queda naarrecadação do município poderádificultar a execução das tantasações que se fazem necessáriaspara fortalecer turisticamente omunicípio de Sirinhaém, mas comseriedade, ações participativas econtando com a parceria dos go-vernos estadual e federal, com cer-teza deveremos superar as dificul-dades e apresentar Sirinhaém tu-risticamente forte e ecologicamen-te correto, dentro dos padrões es-perados.

GN Grande litoral – Quaisperspectivas na geração de empre-go e renda para o município de Siri-nhaém, para esses próximos qua-tro anos?

Alfredo Ferraz – A atualgestão tratará o turismo em nos-so município com seriedade. Es-peramos assim, obter um signifi-cativo aumento na geração de em-pregos diretos, na área do turis-mo, em restaurantes, hotéis, pou-sadas, condutores, guias turísti-cos de forma direta, e outros tan-tos de forma indireta no nossocomércio e serviços. Na área in-dustrial, finalmente estará sain-do do papel e na atual gestão de-verão ser iniciadas as obras doDistrito Industrial de Sirinhaém,numa parceria Governo do Esta-do, através da AD-Diper e Prefei-tura de Sirinhaém, com a implan-tação de cinco novas indústriasgerando algo em torno de 900 no-vos empregos diretos. Diferente-mente do que vinha acontecen-do nos anos anteriores, a atualadministração já está atenta naqualificação da mão de obra lo-cal, e vem procurando as parce-rias adequadas para cada áreaprofissional.

(Continuação da edição 152)– Na PE-060, sentido Rio For-moso os viajantes podem ver oEngenho Tinoco, bem conser-vado e com vários arcos por so-bre onde passava a água queservia o engenho.

Para conhecer o distrito deIbiratinga, voltamos à PE-060 eentramos no acesso à Usina Tra-piche, passando por casas demoradores do Engenho Palma, epor uma barragem no rio Siri-nhaém. Aproveitamos para co-nhecer a vila da Usina, que man-tém uma locomotiva e uma má-quina à vapor bem conservadas,além de um clube, uma capela ea bela Casa-Grande do EngenhoRosário. Funcionários da Usina,bem simpáticos nos indicaramonde estavam as máquinas paratirarmos fotos.

Entrando propriamente naPE-064, alguns engenhos passa-ram despercebidos, mas noEngenho Jaguaré, na beira darodovia, registramos imagensda Capela e das ruínas da Casa-Grande, da qual só resta a partede baixo da residência, onde fi-cava a senzala (fotografias de1998 mostram que ainda haviaparte da Casa na época).

A PE-064 é boa, com ressal-vas à sujeira proveniente doscaminhões de cana, o que requercuidado ao trafegar, mas a vistaé muito bonita e ainda há áreas

Casa-Grande do Engenho Rosário, Sede da Usina Trapiche.

com mata atlântica preservada.Em Ibiratinga registramos ima-

gens da Igreja. O distrito em si pa-rece uma pequena cidadezinha iso-lada no meio do canavial. É relati-vamente longe de Sirinhaém e deRibeirão.

Retornamos à PE-061, sentido

Barra de Sirinhaém e passamos peloEngenho Trapiche Velho, onde fica-va o antigo escritório da Usina emruínas e uma Capela com fachadamais moderna e conservada.

Na próxima edição: aspraias de Sirinhaém

Ruínas da CasaGrande do Engenho Jaguaré.

Aqueduto do Engenho Tinoco.

Em entrevista à GazetaNossa/Grande Litoral o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Sirinhaém fala dosdesafios de sua pasta, de questões ecológicas, da exploração do Pier de Mariassu e da geração de empregos através do Turismo

hoteleiro, execu-tando um traba-lho voltado paraa valorização denossos potenci-ais, tanto na cu-linária, nos mo-numentos, noscostumes, nahistória assimcomo na nossanatureza, respei-tando seus espa-ços. A secretariade turismo terácomo principaisparceiros, as de-mais secretariasmunicipais para concretizar comsucesso suas ações.

GN Grande litoral – Desen-volvimento e Meio Ambiente nor-malmente estão em conflito. Quaisas diretrizes de sua pasta para im-pedir que o desenvolvimento influa

negativamenteno ecossistemada região?

A l f r e d oFerraz – Infe-lizmente, o de-senvolvimentoacelerado emnossa região àsvezes extrapo-la o bom sensoda sustentabi-lidade, ora porconta da faltade educaçãoambiental, orapor ganânciade alguns em-

presários que tentam driblar as leise agredir a natureza, sem medir asconsequências. Temos que viabi-lizar o desenvolvimento sem es-quecer o respeito ao nosso ambi-ente, sabendo-se que ali é nossacasa, bem como das próximas ge-rações. Vai ser preciso ter deter-

minação e coragem para saber su-portar possíveis pressões dosagressores ambientais, que porvezes poderão surgir em nossomunicípio.

GN Grande litoral – A ins-talação do Porto de Suape, as obrasda refinaria Abreu e Lima e todo oprocesso industrial decorrente dis-so já descaracterizou cidades comoCabo e Ipojuca, por exemplo. Se,por um lado, traz dividendos aomunicípio, por outro traz um in-chaço de habitantes, exploraçãoimobiliária, trânsito caótico, violên-cia urbana e outros problemas. Si-rinhaém passará por isso também,entrando na vala comum do “pro-gresso a qualquer custo” ou optarápelo viés do Desenvolvimento Sus-tentável e Turismo Ecológico?

Alfredo Ferraz – É lógico quetemos que optar pelo desenvolvi-mento sustentável, como tambémum melhor qualidade de vida. Ape-sar de que, nos anos anteriores, omunicípio de Sirinhaém já vinhasendo vítima de todos esses pro-blemas, não tratados a tempo pelagestão municipal anterior. O in-chaço habitacional já se torna ine-vitável, mas precisamos urgente-mente preparar o nosso municí-pio para uma política habitacionalséria, olhando também para o su-porte hospitalar, educacional esocial. Com relação a segurança,esperamos que o governo do Esta-do dê uma melhor atenção para osmunicípios do entorno de Suape,fortalecendo os Conselhos de Se-gurança Municipais e aumentandoproporcionalmente o quadro depoliciamento.

Trabalhar o turismo ecológicovai ser essencial, dentro do nossopotencial turístico, para a forma-ção de uma nova concepção desaber lidar com o nosso meio am-biente

GN Grande litoral – Falan-do em Turismo, Barra de Sirinha-ém e praias vizinhas ainda são umaespécie de paraíso ecológico, secomparadas a algumas praias vizi-nhas. O que está sendo planejadopara proteção deste ecossistema?existem Brigadas Ambientais oualgo do gênero?

Alfredo Ferraz – As praiasde Sirinhaém ainda são das pou-cas de todo o litoral do Estadoonde prevalece a natureza. Paramantermos a naturalidade e bele-za de nossas praias, será precisoum grande trabalho de conscienti-zação ambiental e de responsabili-dade dos frequentadores na neces-sidade da preservação desse nos-so patrimônio natural. Estaremos

Alfredo Ferraz

Pier de Manassu, causando grande discussão neste início de gestão. Foto Facebook

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/201315

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0915

DELÁ DECÁ&A notícia comentada por Paulo Rocha e por Misso Melo

Casas 1– Construíram tantas casas

populares em Barreiros que su-pera, hoje, o número de afeta-dos pelas cheias. Quem fez aconta diz que nem se todos osbarreirenses que foram para SãoPaulo voltassem ocupavam to-das as casas.

Inda mais aquelas construí-das lá nos sítios...

Casas 2 – O danado é queem Sirinhaém estão fazendo coi-sa semelhante. Com tanta terraocupada por cana, construíramas casas a meio caminho de Bar-ra de Sirinhaém. Qual o motivode jogarem essas pessoas tãolonge, tão distante da cidade?

Posto Ipiranga – Jáestão bem adiantadas asobras do Posto Ipiranga, logodepois do trevo, em direçãoa Recife. O empreendimentoé do amigo Geraldinho, hojetambém presidente da Câma-ra de Vereadores de Barreiros.

Saúde – Secretária de Saú-de de Barreiros, Milena Avelartrabalhando a todo vapor. Nafoto com o esposo, Leonardo.

Ipojuca – Apesar da pro-gramação de Carnaval de Ipoju-ca, descentralizada e com oapoio do governo do estado/Fundarpe, trazendo inclusiveAlceu Valença, muita gente la-mentando a supressão do BaileMunicipal, uma tradição nomunicípio.

Sirinhaém – pode teruma linha circular de õnibus,para minimizar o problema detrãnsito que já existe na cida-de. Uma linha circular com Mi-cro ônibus, faria a linha Cohab/Centro/Usina Trapiche, duran-te todo o dia. Quem traz a in-formação é Alfredo Ferraz.

Biometria 1 – Barreirosterá eleições biométricas, istoé, aquela votação onde você co-loca coloca o dedo e a máquinalê suas digitais. O danado é queo cadastramento é somente pelainternet (www.tre-pe.jus.br) oque deixa de fora pessoas debaixa renda.

Biometria 2 – A prefei-tura bem que poderia colocarum computador e um atenden-te em alguma secretaria central,ou no prédio da administração,e ajudar a inclusão dos que nãotêm acesso ao mundo digital.

DA ASSESSORIA TAMANDARÉ

Os frequentadores da praia deTamandaré foram surpreendidosdia 19 de janeiro por uma ação edu-cativa da Agência Estadual deMeio Ambiente – CPRH. De formalúdica e criativa, atores caracteri-zados abordaram os banhistas demaneira irreverente, proporcio-nando ao mesmo tempo momen-tos de descontração e conscienti-zação acerca dos cuidados neces-sários com o meio. A ação integrao Projeto Verão Ambiental, ideali-

Projeto Verão Ambiental sensibilizaveranistas na praia de TamandaréAção da CPRH foi realizada em várias praias do litoral pernambucano

zado e promovido desde o ano de2010 pela CPRH.

Acompanhados de uma anima-da orquestra de frevo, os perso-nagens Tortuga, Chico e Eusébioencenaram situações comumenteencontradas nas praias do litoralpernambucano, a exemplo de jo-gar lixo na areia; levar animais parapassear; ouvir som alto, pisotearnos corais e praticar esportes emhorários inadequados, dentre ou-tros. A iniciativa tem boa aceita-ção do público, que se diverte eaprende que é possível curtir a

praia sem prejudicar o ambiente.O evento contou com a parti-

cipação de catadores de lixo domunicípio.

O projeto da CPRH é um am-plo trabalho de Educação Ambien-tal, que visa promover a conscien-tização e a sustentabilidade, pormeio de ações pontuais em praias,em parceria com instituições e pre-feituras municipais. O objetivo ésensibilizar a população sobre aimportância da preservação dasáreas litorâneas, sobretudo no pe-ríodo de veraneio.

Os personagensTortuga, Chico e Eusébio conscientizam com humor a favor da ecologia. Foto: Divulgação

Secretária de Educação Rosinha e Vice-Prefeita Eliete

Seminário para professoresem São José da Coroa GrandeObjetivo foi a capacitação para o início do ano letivo no municípioPAULO ROCHA SÃO JOSÉ COROA GRANDE

Professores da rede muni-cipal de ensino de São José daCoroa Grande reuniram-se dia01 de fevereiro, na Escola JoãoFrancisco de Melo. O objetivodo Seminário dos Profissionaisda rede de Ensino Municipalfoi a preparação para o ano le-tivo que se inicia.

Cerca de 200 profissionaisda educação estiveram presen-tes, ouvindo a palestra da Vice-Prefeita Eliete, tomando ciên-cia das orientações da Secretá-ria de Educação Rosilda Mariada Silva, a Rosinha, e aindaapreciando um video sobreeducação do renomado educa-dor Rubem Alves. Presença daPrefeita Elianai, que tambémfalou aos professores.

(Pauta sugerida por ValdirManoel)

Professores socializam após o Seminário. Foto: Divulgação

Errata – A foto em nos-sa edição 152, editadacomo se fosse da prefeitaElianai, na verdade é davice Eliete (acima). Pedi-mos desculpas aos leito-res pelo erro involuntário.A foto de Elianai está namatéria ao lado.

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/201316

São José da Coroa grande – Em rápida entrevista ao jor-nal Grande Litoral, a prefeita Elianai Buarque Gomes, de São José daCoroa Grande, falou no início de janeiro sobre as prioridades daadministração neste primeiro semestre. Inicialmente, a prefeita dei-xou claro que a normalização dos serviços públicos demoraria umpouco, principalmente na área de limpeza, dado o cenário encontra-do ao tomarposse. Veja al-guns tópicosabordados pelaprefeita:

Saúde –“Nosso maiorproblema é coma Saúde”, dizElianai, “embo-ra precisemospriorizar tam-bém a Educa-ção, sem des-cuidar do Turis-mo, uma gran-de fonte de tra-balho e renda”.“A saúde estáem condiçõesprecárias, preci-saremos depelo menos 90dias para nor-malizar o aten-dimento”.

L i m p e z aurbana – “Aquantidade delixo espalhado e de entulhos é muito grande. Mas vamos deixar todaa cidade limpa, em especial as praias. Começamos no ponto críticodo verão, quando a população salta de cerca de 18 mil habitantespara cerca de 30 mil”.

Turismo – “Esta foi uma das nossas bandeiras na campanha.São José da Coroa Grande ficou turisticamente espremido entre Ta-mandaré e Maragogi. Precisamos atrair estes turistas, com praiasatrativas, um bom calendário de eventos, principalmente no verão,inclusive fortalecendo nossas festas tradicionais, como a de SãoSebastião, que transcorre em Várzea do Una.

Desenvolvimento – “Todo mundo quer um pouco do desen-volvimento de Suape, é claro. Já estão sendo desenvolvidos projetoshabitacionais e loteamentos para comércio e indústria em nossomunicípio. Mas não podemos deixar de lado nossa principal ativida-de, que é a pesca, nem tampouco o artesanato, fonte de renda paragrande parte da população”.

Prefeita Elianai Buarque Gomes

Educação em Ipojuca 1 – se-gundo o prefeito Carlos Santana, melho-rar a educação é um dos desafios e umaprioridade para o município. A preocu-pação é justificada, uma vez que o muni-cípio – o segundo mais rico do estado –tem elevadíssimo percentual de analfa-betismo: 19,21% da população, com 10anos ou mais de idade, são analfabetos;média da região Metropolitana é de 8,47%e a do Estado é de 16,74%.

Educação em Ipojuca 2 – Al-gumas medidas foram anunciadas pelotucano: aumento de 60% no salário dosdiretores e adjuntos, a volta de todos osprofessores municipais para a sala de aulae a disposição de acabar com o turnointermediário ainda em 2013. O turnointermediário é uma ilegalidade que acon-tece em vários municípios e prejudicamprincipalmente o aluno.

A implantação do Horário Integral ficapara 2014.

Margareth Zaponi, Secretáriade Educação. Foto: Alyne Pi-nheiro /GovernoPE

Carlos Santana

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0916

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/2013 11

GRANDE LITORALociais

Jiulia e Victória – Completaram idade asgarotas Jiulia Mesquita (28/02) e Victória Mesquita(26/01). Quem manda a foto, toda orgulhosa, é a tiaGrazy Lalá Mesquita.

S

Niver Davi – O menino Davi em sua festinha de primeiro ano de vida, com os paisLeo e Fernanda.

Sete aninhos – É a nova ida-de do menino João Gabriel Melo, fi-lho de Misso e Jacione Melo, direto-res aqui da GN Grande Litoral.

ANUNCIE NO GRANDE LITORAL: 8554.8679 – MISSO MELO

UCB – Aconteceu dia 26 de janeiro, no Clube dos Caiadores, o Primeiro Encontrodos Ex-Moradores da Rua da Usina. O homenageado foi o historiador e moradordaquela rua, Ivon Andrade. A organização foi do amigo Sérvulo.

Sérvulo entrega uma lembrança ao professor IvonMariinha Melo, aniversariando, cumprimentao homenageado. Fotos: Misso Melo

Fátima – Registramos o aniversário de Fátima Sanguinetti, ocorrido dia 01 de feve-reiro. Na foto com seu Brian.

Muitofrequentada a

festa dedespedidaoferecida

recentemente aoDr Rogério Lins

e Silva, organiza-da pela socieda-

de barreirense.

Despedida

Comissão organizadora: Goretti, João Neves, Cidinho, Rita, Dra Andreza e Jacione. Foto Misso Melo

Dr Rogério Lins e Silva, familiares e o prefeito de Barreiros, Carlinhos. Foto: Misso Melo

Dr Flávio Brito e Kyra LiraDr Rogério Lins e Silva sua esposa Eudes.

Dr Rogério Lins e Silva entre Padre Gusmão e LourencinhoFranz Hacker, prefeito de Sirinhaém esua esposa Deise Hacker.

Roberval, Misso Melo, Marinho e Vereador João NevesGeraldinho e esposa Wadja.

Dr Jemerson e Dra Andreza

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0917

Av. Cristovão José

da Silva, 100B

Ipojuca

3551-1955

New PinkColor

Apolo

NewAtenas

MeridionalTradicional

Tropical BerlimEquatorial Fiji

NewTexas

Coluna

MesaParede

Rua Dr. Francisco de Morais Cavalcanti, 36Santo Inácio – Cabo de Santo Agostinho

FORNECEMOSPARA

EMPRESAS

3524.5389

9813.0917

FOTO

MER

AMEN

TE IL

UST

RAT

IVA

Temos também Picanha Argentina eSuculenta MaminhaRua General Manoel Rabelo, 4602Sucupira – Jaboatão dos Guararapes

ENTREGA EM DOMICÍLIO 3254.4557

ANUNCIE AQUI: 8601.0345

Comida regional, CaldinhosBolinhos, Asinha crocante

Música ao vivo

Sábados e Domingos

INTERNETWI FI

Rua Landelino Câmara, 241 – Próx. Igreja Matriz IPSEP – 3031.5659

Maria Jerônimoda Silva 04/02/1998Eternas saudadesdos filhos José Jerônimo, JoséCarlos, Eliseu Jerônimo, JoséRoberto, José Elias, Marluce eMarlene, genros, noras, netose netos.ANUNCIE AQUI: 92222122

Associação Comerciale Empresarial do Cabo

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/201318

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0918

GRANDE LITORAL 154Primeira quinzena fevereiro/2013 19

TROCA DE ÓLEO – ESCAPE – EMBREAGEMSUSPENSÃO E FREIO

Av. Nsa. Sra. do Bom Conselho, 109 – Ponte dos Carvalhos

[email protected]

Aves Vivase Abatidas emGrosso e Varejo

Av. Barão de Lucena, 501Jaboatão Centro

Fone 3481.0164

Rua Alberto Barreto, 5

Jaboatão Centro

3481.0967

MAGAZINEMAGAZINEMAGAZINEMAGAZINEMAGAZINESANTASANTASANTASANTASANTALUZIALUZIALUZIALUZIALUZIA

Janela 1m x 1ma partir de

R$99,90

Aceitamos

todos os

cartões

FARMÁCIA GENÉRICA

Do amigo AdilsonO Anjo da Guarda da Sua Saúde

JABOATÃO CENTRO - 3481.3595Av. Barão de Lucena, 373

Películas comerciais, residenciais e industriais

Vidros

Box

[email protected]

8557.3547 9382.3176 9718.7165

Leitor da Gazeta

Nossa tem 10%

de desconto

CONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

Jean Emile Favre, 1209 – Ipsep F: 3338.3329R. Major Celso da Câmara Lima, 45 sl 106 – Prazeres

Jaboatão dos Guararapes – F: 3376.6698

VAMOS SORRIR

APARELHO

ORTODÔNTICO

CLAREAMENTOPRÓTESE

FIXA E MÓVEL

Dr Afranio Carvalho – CRO 5214/PE

Plano Mais Leve: prestações reduzidas de 1,3889% para 0,9259% sobre o valor corrigidodo veículo até a contemplação, acrescida da taxa de admnistração (14,5%) e fundo dereserva (3,5%). Grupo de 72 meses com 432 participantes. Contemplações mensais porassembleia: quatro, sendo uma por sorteio e três por lance.Planos sem taxa de adesão. Seguro de vida incluso no valor da prestação. Os modelos evalores estão sujeitos a alterações conforme a política de comercialização da fábrica.

Santos ConsórcioConsórcio Nacional Volkswagen3341.4770/3342.5401/9258.7655

Fox 1.6 Plano Mais LeveParcelas a partirde R$ 430,34

Gol 1.0 G4 Plano Mais LeveParcelas a partirde R$ 294,56

Voyage 1.0 Plano Mais LeveParcelas a partir deR$ 364,97

Polo 1.6 Plano Mais LeveParcelas a partirde R$ 540,53

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0919

Guia Da GulaOS MELHORES BARES

E RESTAURANTES

www.jessierquirino.com.br

Blog jaboatonense Domingo comPoesia fica em segundo no Top BlogBlog concorreu na categoria Literatura com outros 18 mil blogs de todo o Brasil

É o xerém triturado da saudade / no angu requentado da ilusão

PAULO ROCHA JABOATÃO

O blog jaboatonense Domingocom Poesia, do poeta NatanaelLima Junior, emplacou o segundolugar na categoria Literatura numdos mais importantes prêmios daInternet, o TopBlog.

Domingo com Poesia concor-reu com mais de 18 mil inscritosde todo o Brasil, ficando entre os100 melhores entre o juri popular eescolhido como o segundo melhordo país pelo juri acadêmico.

A premiação ocorreu no finalde fevereiro, em São Paulo, no au-ditório da Universidade Paulista.O primeiro lugar ficou com o blog“Pronome Interrogativo”, do Rio deJaneiro, e o terceiro lugar com arevista literária “Samizdat” do Pa-raná. Para o editor do blog Domin-go com Poesia Natanael Lima Jr,esta premiação tem um carátermuito marcante e positivo para oblog. “A premiação foi muito im-portante, porém o mais marcanteé que o blog entra definitivamentena blogosfera e passa a ser reco-nhecido nacional e internacional-mente”, destacou.

Natanael ainda agradece aoscolaboradores, leitores e parceiros,como a MV, Rede Arco Íris de Su-permercados, Hotel Barramares eo Governo do Estado de Pernam-buco, por meio da Secretaria decultura, que deu todo apoio du-rante a premiação.

Dez Altemares Dutras não me bastamNum luar de cebola em serenataChoro resmas de lágrimas nesta dataDe algarismos do nunca-mais-voltarFico léguas, parado a ruminarAs palavras “se achegue” se achegandoA palavra “lindeza” se enfeitandoE a palavra “aliança” em sua mãoLembro dela em tão doce comunhãoQue o açúcar é doado em caridadeÉ o xerém triturado da saudadeNo angu requentado da ilusão.

Num pensar de silêncio acabrunhanteNo azedume de um riso amareladoImagino nós dois amadrinhadosQual ponteiros no vão do meio-diaDuas valsas dançando poesiaCinderelo abrandando a CinderelaUm desfecho choroso de novelaSem o “livrai-nos do mal” da extrema-unçãoE um papel despautado de colchãoCom nós dois em sinal de igualdadeÉ o xerém triturado da saudadeNo angu requentado da ilusão.

www.forroboxote.com.br

Quando nos alpendres da alma a lua desembrulhar a noite, deixa que ela lamba o céu e que as nuvensfaçam chover toda a sua alegria, derramando-a sobre ti.

Assim, uma estrela escorregará do alto e virá passear bem na tua janela pra que possas relatar às outrasestrelas tua história de amor.

Com elas virão todas as luas do céu que se abraçarão com sonhos que te farão dormir e acordar apagandoas sombras do não.

Num beijo infinito vindo do alto, dormirás em paz e acordarás feliz.E poderás contar, todas as noites, luas e estrelas fazedeiras de todo amor que ainda há.

Beijo infinito

GAZETA NOSSA 154 Primeira quinzena fevereiro 2013 PÁGINA 18

gaz154.pmd 6/2/2013, 12:0920