Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4 Paisagens ... 1 As primeiras cidades brasileiras...

8
Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4 Paisagens da cidade / Paisagens do campo 1 As primeiras cidades brasileiras surgiram com a colonização portuguesa. Organize os fatos a seguir na sequência correta, numerando-os: ( ) Neste período, novas frentes de ocupação foram abertas rumo ao interior, na ten- tativa de encontrar ouro, prata e pedras preciosas e de capturar indígenas para serem escravizados. ( ) Novas cidades surgiram, como Diamantina e Ouro Preto, entre outras. ( ) Neste período, a ocupação se limitava ao litoral. O principal objetivo dos portugue- ses era ocupar o território e protegê-lo de invasões inimigas. Foram construídos fortes para proteger as primeiras cidades que surgiam, como Salvador, São Vicente e Forta- leza, entre outras. 2 Leia o texto e responda às questões. Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e cate- quizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fres- ca e de boas águas”. Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janei- ro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitan- tes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos pa- dres e índios no Pateo do Collegio. Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Ti- nham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras. Disponível em: <http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/a-cidade-de-sao-paulo>. Acesso em: 28 out. 2011. Glossário Metrópole: capital ou cidade principal de um país, estado ou província. Qualquer cidade grande e/ou importante que exerce influência econômica, social e adminis- trativa sobre as demais cidades da mesma área.

Transcript of Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4 Paisagens ... 1 As primeiras cidades brasileiras...

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Paisagens da cidade / Paisagens do campo

1 As primeiras cidades brasileiras surgiram com a colonização portuguesa. Organize os fatos a seguir na sequência correta, numerando-os:

( ) Neste período, novas frentes de ocupação foram abertas rumo ao interior, na ten-tativa de encontrar ouro, prata e pedras preciosas e de capturar indígenas para serem escravizados.

( ) Novas cidades surgiram, como Diamantina e Ouro Preto, entre outras.

( ) Neste período, a ocupação se limitava ao litoral. O principal objetivo dos portugue-ses era ocupar o território e protegê-lo de invasões inimigas. Foram construídos fortes para proteger as primeiras cidades que surgiam, como Salvador, São Vicente e Forta-leza, entre outras.

2 Leia o texto e responda às questões.

Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole

Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e cate-quizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fres-ca e de boas águas”.

Os religiosos construíram um colégio numa pequena colina, próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde celebraram uma missa. Era o dia 25 de janei-ro de 1554, data que marca o aniversário de São Paulo. Quase cinco séculos depois, o povoado de Piratininga se transformou numa cidade de 11 milhões de habitan-tes. Daqueles tempos, restam apenas as fundações da construção feita pelos pa-dres e índios no Pateo do Collegio.

Piratininga demorou 157 anos para se tornar uma cidade chamada São Paulo, decisão ratificada pelo rei de Portugal. Nessa época, São Paulo ainda era o ponto de partida das bandeiras, expedições que cortavam o interior do Brasil. Ti-nham como objetivos a busca de minerais preciosos e o aprisionamento de índios para trabalhar como escravos nas minas e lavouras.

Disponível em: <http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/a-cidade-de-sao-paulo>. Acesso em: 28 out. 2011.

Glossário

Metrópole: capital ou cidade principal de um país, estado ou província. Qualquer cidade grande e/ou importante que exerce influência econômica, social e adminis-trativa sobre as demais cidades da mesma área.

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Paisagens da cidade / Paisagens do campo

Mau

ricio

Sim

onet

ti/Sa

mb

aPho

to/G

etty

Imag

es

a) De acordo com o texto, como surgiu a cidade de São Paulo? Como ela se chamava na época?

b) Além de servir como base para as missões jesuítas, que outra função teve a cidade de São Paulo?

c) Escreva um parágrafo explicando a seguinte afirmação: “O colégio é hoje uma metrópole”.

3 Sobre as características das cidades, responda às questões.

a) Quais são os principais aspectos que diferenciam uma cidade da outra?

b) Em relação ao número de habitantes, de estabelecimentos comerciais e presença de vegetação, como podemos diferenciar as cidades menores das cidades maiores?

4 Observe as imagens a seguir e faça o que se pede:

1.

Cel

so P

upo/

Shut

ters

tock

Pátio do Colégio, na cidade de São Paulo (SP).

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Paisagens da cidade / Paisagens do campo

Asd

f_1/

Dre

amst

ime2.

Identifique a paisagem retratada em cada imagem utilizando os termos do quadro. Em seguida, descreva as principais características de cada um desses espaços.

Área industrial - Área residencial

a) Imagem 1:

b) Imagem 2:

5 Observe a ilustração e faça o que se pede.

1 2 3

Descreva as imagens 1, 2 e 3, falando sobre as principais mudanças ocorridas na pai-sagem. Crie um título para essa ilustração.

1 2 3

Stud

io C

apar

roz/

ID/B

R

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Paisagens da cidade / Paisagens do campo

Dud

arev

Mik

hail/

Shut

ters

tock

6 Utilize as palavras do quadro e escreva um parágrafo apresentando as principais características do campo.

campo – agricultura – pecuária – rural – fazendas – sítios

animais – vegetais

7 Observe as imagens e responda às questões.

Plantação de arroz em terraço, Indonésia, 2011. Gado pastando, Tibete, 2008.

a) Quais diferenças você pode observar entre essas duas paisagens rurais?

b) Qual delas representa uma atividade relacionada à pecuária?

c) Qual delas representa uma atividade relacionada à agricultura?

8 Sobre as diferentes paisagens rurais, marque V (verdadeiro) ou F (falso). Em segui-da, corrija as frases incorretas.

a) Há grande diversidade de paisagens rurais no mundo. ( )

b) O regime das chuvas e as diferentes temperaturas não influenciam a agricultura de nenhuma maneira. ( )

c) Encontramos diferentes tipos de plantas nos diferentes locais do mundo. ( )

d) A utilização da tecnologia na agricultura não transforma as paisagens no campo, apenas aumenta a produção. ( )

e) Técnicas modernas e tradicionais de cultivo são empregadas na agricultura atual-mente. ( )

Pich

ugin

Dm

itry/

Shut

ters

tock1 2

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Paisagens da cidade / Paisagens do campo

9 Leia o texto e responda às questões.

Milhares de crianças e jovens trabalham de sol a sol nos canaviais e no enge-nho, principalmente em Alagoas, Bahia e São Paulo. Na safra, fazem o corte da cana, ajudam a transportar os feixes para o engenho. Num calor abrasador, trabalham no cozimento do caldo da cana, revirando-o com uma escumadeira, retirando espuma e impurezas, até que se atinja o ponto do melado. Na entressafra, pegam na enxada para ajudar os pais a limpar o canavial. Esse tipo de trabalho os expõe a vários ris-cos de acidentes – lesões por facão ou foice, queimaduras, picadas de cobras. Além disso, o transporte até o local de trabalho é feito em veículos inadequados. As jorna-das são longas, os salários baixíssimos e a situação é agravada pela falta de alimen-tação, de água potável e de instalações sanitárias adequadas.

Fonte: OIT/CENPEC. Combatendo o trabalho infantil: Guia para Educadores – Sugestões de atividades. IPEC-Brasília, 2001. p. 59. Disponível em: <http://

white.oit.org.pe/ipec/documentos/sugestoes.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2012.

a) O texto fala sobre o trabalho infantil no campo em que tipo de lavoura?

b) Quais tarefas as crianças realizam?

c) Quais são os fatores que colocam em risco a saúde dessas crianças?

10 Responda:

a) Cite três práticas que fazem parte da agricultura moderna no campo.

b) Qual o objetivo principal da aplicação dessas práticas no campo?

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Respostas

1 (2) Neste período, novas frentes de ocupação foram abertas rumo ao interior, na ten-tativa de encontrar ouro, prata e pedras preciosas e de capturar indígenas para serem escravizados.

(3) Novas cidades surgiram, como Diamantina e Ouro Preto, entre outras.

(1) Neste período, a ocupação se limitava ao litoral. O principal objetivo dos portugue-ses era ocupar o território e protegê-lo de invasões inimigas. Foram construídos fortes para proteger as primeiras cidades que surgiam, como Salvador, São Vicente e Forta-leza, entre outras.

2 a) A cidade de São Paulo chamava-se Piratininga e surgiu com a construção de um co-légio, onde padres jesuítas se instalaram para catequizar os indígenas.

b) A cidade de São Paulo era o ponto de partida para as bandeiras, expedições que tinham por objetivo desbravar o interior do Brasil em busca de metais preciosos e escravos.

c) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno cite o crescimento e o desenvolvimento da cidade de São Paulo, que começou com a instalação de um colégio e atualmente é a maior cidade da América do Sul e uma das maiores aglomerações urbanas do mundo.

3 a) Entre os principais aspectos que diferenciam uma cidade da outra podemos citar o tamanho da população e as atividades econômicas que se destacam em cada uma delas.

b) Nas cidades menores não há grande número de habitantes, são poucos estabeleci-mentos comerciais e muitos espaços ocupados pela vegetação. Nas cidades maiores, por sua vez, o número de habitantes é superior ao número de habitantes das cidades menores. Há um grande número de estabelecimentos comerciais e a vegetação ocupa pouco espaço na paisagem, pois existem muitas construções.

4 a) Imagem 1: Área residencial. Nesses espaços existe o predomínio de casas e pré-dios residenciais, além de espaços de lazer e pequenos comércios para abastecer os moradores.

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Respostas

b) Imagem 2: Área industrial. Nesses espaços funcionam fábricas e depósitos. Geral-mente estão localizadas longe dos bairros residenciais, por causa do barulho e da po-luição que podem gerar.

5 Resposta pessoal. Espera-se que o aluno descreva as alterações ocorridas na paisagem, relacionando-as ao desenvolvimento da cidade. Por exemplo: “A imagem 1 mostra uma paisagem natural. A imagem 2 mostra algumas transformações, como a abertura de vias de circulação não asfaltadas, a construção de algumas casas e uma ponte que atravessa o rio. Finalmente, na imagem 3, as transformações são ainda maiores. As vias já aparecem asfaltadas, prédios foram construídos e também áreas industriais. É pos-sível observar uma diminuição da vegetação original.”

6 Resposta pessoal. Espera-se que o aluno escreva um parágrafo apresentando as prin-cipais características do campo, empregando todas as palavras sugeridas no quadro. Apresentamos a seguir uma possibilidade de resposta: “Chamamos de campo as áreas que se encontram fora das cidades. Aos aspectos relacionados ao campo damos o nome de ‘rural’. Entre as principais propriedades rurais podemos destacar os sítios e as fazendas, onde as pessoas vivem e trabalham. As principais atividades desenvolvidas no campo são a agricultura, que consiste no cultivo de vegetais, e a pecuária, que con-siste na criação de animais.”

7 a) Na imagem 1 observamos uma plantação de arroz, com uma vegetação de verde bem vivo. Ao fundo, podemos identificar uma mata e algumas árvores mais altas que se destacam. Podemos identificar também uma pequena casa. Na imagem 2 observa-mos algumas cabeças de gado pastando livremente numa área plana de vegetação rasteira. Ao fundo, podemos identificar montanhas, sem vegetação.

b) A imagem 1 representa uma imagem relacionada à agricultura.

c) A imagem 2 representa uma imagem relacionada à pecuária.

8 a) (V)

b) (F) O regime das chuvas e as diferentes temperaturas influenciam a prática agrícola.

c) (V)

d) (F) A utilização da tecnologia na agricultura transforma as paisagens no campo.

e) (V)

Geografia LIVRO 4 | Avaliação | Capítulos 3 e 4

Respostas

9 a) O texto fala sobre o trabalho infantil na lavoura da cana-de-açúcar.

b) As crianças fazem o corte da cana, ajudam a transportar os feixes para o engenho, trabalham no cozimento do caldo da cana e ajudam os pais a limpar o canavial.

c) Os principais fatores que colocam em risco a saúde dessas crianças são: o manuseio de equipamentos cortantes, queimaduras, picadas de cobras, as condições precárias de transporte até o local de trabalho, longas jornadas de trabalho com alimentação precária e falta de instalações sanitárias adequadas.

10 a) Entre as práticas que fazem parte da agricultura moderna no campo, podemos citar a utilização de máquinas agrícolas, de equipamentos de irrigação, de adubos para au-mentar a fertilidade dos solos e de agrotóxicos para combater pragas.

b) O principal objetivo dessas práticas é aumentar a produtividade no campo, am-pliando o lucro dos produtores.