GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA VISÃO DESCENTRALIZADA DA ESCOLA

4
GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA VISÃO DESCENTRALIZADA DA ESCOLA Autores: Flavia Pereira de Carvalho, Irislania Silva de Oliveira Luciana da Silva Oliveira, Orientadora: Profª. Ms. Emanuelle Oliveira da Fonseca. FACULDADE ATENEU Programa de Iniciação a Pesquisa

Transcript of GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA VISÃO DESCENTRALIZADA DA ESCOLA

GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA VISÃO DESCENTRALIZADA DA ESCOLA

Autores: Flavia Pereira de Carvalho, Irislania Silva de Oliveira

Luciana da Silva Oliveira, Orientadora: Profª. Ms. Emanuelle Oliveira da

Fonseca.

FACULDADE ATENEU

Programa de Iniciação a Pesquisa

Introdução Se vislumbrarmos a gestão escolar como um processo democrático seguindo a linha de pensamento de autores como Paro (2006), Veiga (1995) e Oliveira (2007), será fácil compreender que ele termina por tomar proporções continentais e nos reporta a uma análise da problemática das políticas em educação na América Latina. Considerando que atualmente, a gestão é vista como um processo descentralizador que visa a participação da comunidade escolar, essa pesquisa tem como problemática: Como se dá a gestão democrática no âmbito das escolas públicas? Procuramos analisar o processo de gestão escolar nas escolas públicas numa perspectiva democrática. Quando a comunidade se torna sujeito ativo da escola contribui significativamente na construção da escola.

Metodologia ►Pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. ►Abordagem qualitativa.►Concepção reflexiva das ideias que permeiam a gestão escolar e a descentralização das decisões dentro da escola pública.

Resultados e Discussão► Segundo Oliveira (2007) a gestão escolar quando vista através de um processo democrático, acaba tomando proporções continentais e nos reportando a uma análise da problemática das políticas em educação na América Latina.► Segundo Veiga (2007, p.41) “O modelo tecnicista apoiado em paradigmas positivistas da ciência, que reforçou a eficiência e a eficácia pela produtividade, de forma fragmentada, entrou em crise e não responde mais as demandas por soluções globalizadas interdisciplinares dos problemas”. ► Para Hora (2013, p.107), “a gestão democrática na educação inclui, necessariamente, a participação da comunidade no processo educacional, sem o que seria muito mais um arranjo interno dos componentes da escola que atenderiam a interesses que certamente não estariam consentâneos com as expectativas comunitárias”. ► Quando a escola está sob a responsabilidade de várias pessoas, aumenta a resistência a pressões.► Quando o sistema escolar adota princípios empresariais, ela perde o seu foco principal; o ensino.► Para que aconteça de fato uma gestão descentralizada é preciso que a comunidade tenha poder de decisão.

Conclusão A administração deve ser vista de forma mais particular enquanto no âmbito escolar. O professor que é fundamental na gestão escolar dispensa muito tempo em burocracia, deixa de usar esse tempo com sua formação continuada e com o pedagógico e o social que são os principais focos. ReferênciasBRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Acessado em 16 de abril de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. LÜCK, Heloísa. et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5º Ed. São Paulo, 2001. OLIVEIRA, Dalila Andrade Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis – RJ Editora Vozes, 2007. PARO, Vitor Henrique Gestão Democrática da Escola Pública Editora Ática, 2006. VEIGA, Ilma Passos Alencastro Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas – SP Editora Papirus, 1995. WEBER, M. Economia y Sociedad. Fundo de cultura Econômica, México, 1974, vol. 2.