GOVERNANÇA EM COOPERATIVAS - ibgc.org.br · determinação do modelo de governança ......

4
GOVERNANÇA EM COOPERATIVAS Inscrições: www.ibgc.org.br Informações: 11 3043 7008 O crescimento das cooperativas desperta a necessidade de maior organização para que se mantenha a contribuição e participação dos cooperados. As boas práticas de governança representam ferramentas para preservar a participação igualitária, a gestão eficiente e responsável e a consequente perenidade das cooperativas. No Ano Internacional do Cooperativismo, o IBGC lança o Curso de Governança em Cooperativas, como um instrumento ao fortalecimento das cooperativas e do sistema cooperativista. 1ª Edição | São Paulo 26 e 27 de abril Hotel Blue Tree Morumbi Av. Roque Petroni Jr., 1.000 São Paulo - SP 2012 SP

Transcript of GOVERNANÇA EM COOPERATIVAS - ibgc.org.br · determinação do modelo de governança ......

GOVERNANÇA EM COOPERATIVAS

Inscrições: www.ibgc.org.brInformações: 11 3043 7008

O crescimento das cooperativas desperta

a necessidade de maior organização para

que se mantenha a contribuição e

participação dos cooperados.

As boas práticas de governança

representam ferramentas para preservar a

participação igualitária, a gestão eficiente

e responsável e a consequente perenidade

das cooperativas.

No Ano Internacional do Cooperativismo,

o IBGC lança o Curso de Governança em

Cooperativas, como um instrumento ao

fortalecimento das cooperativas e do

sistema cooperativista.

1ª Edição | São Paulo

26 e 27 de abrilHotel Blue Tree MorumbiAv. Roque Petroni Jr., 1.000São Paulo - SP

2012SP

OBJETIVO

Apresentar a origem da governança corporativa através da exposição das principais teorias e da análise de casos práticos

Discutir a evolução recente da governança corporativa no Brasil

Explicar os principais instrumentos de controle da governança corporativa

Discutir a estrutura e os instrumentos de aplicação da Governança nas cooperativas

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de cooperativas: Conselheiros de Administração e Fiscal, executivos e profissionais interessados em conhecer as boas práticas de Governança em cooperativas e suas vantagens.

INVESTIMENTO

Associados: R$ 1.600,00Não Associados: R$ 2.100,00

LOCAl:

Hotel Blue Tree MorumbiAv. Roque Petroni Jr., 1.000São Paulo - SP

HORÁRIO:

8h30 às 17h30

Inscrições: www.ibgc.org.brInformações: 11 3043 7008

Apresenta os conflitos iniciais entre Cooperados (Proprietários) e Gestores, fazendo uma inter-relação com o objetivo da criação da estrutura de Governança para minimizar esse conflito. Oferece um destaque específico para os conflitos de interesses que acontecem dentro das cooperativas em virtude de sua estrutura, legislação e cultura.

• Teoria da Agência

• Conceito e Estrutura da Governança Corporativa

• Conceitos e princípios do Cooperativismo

• Principais desafios para a boa governança nas cooperativas

• Benefícios da Governança Corporativa

Descreve o arcabouço legal que rege as cooperativas (Lei 5.764-71), no que tange a determinação do modelo de governança cooperativista. Acrescenta as previsões da Lei aplicáveis, as exigências da auto-regulação e possíveis consequências nas cooperativas que são supervisionadas por órgãos reguladores específicos, como BACEN, ANS e outras.

• Lei das Cooperativas

• Regulação

• Responsabilidade dos Administradores

Convidados discutem aplicação das boas práticas de Governança em Cooperativas.

LEGISLAÇÃO EMCOOPERATIVAS

GOVERNANÇA APLICADA

Apresentar os principais órgãos e mecanismos de controle nas cooperativas:

• Conselho Fiscal: Composição, atribuições e responsabilidades

• Conselho Fiscal e o relacionamento com os cooperados

• Parecer do Conselho Fiscal

• Auditoria Externa: Papel do Auditor e relacionamento com cooperados, conselho, gestão e conselho fiscal

• Comitê de auditoria nas cooperativas de crédito e em outras cooperativas

• Gestão de riscos: princípios e benefícios

• Código de Conduta

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A GESTÃO DAS COOPERATIVAS

GOVERNANÇA APLICADA

Apresentar as melhores práticas para o Conselho de Administração das Cooperativas, considerando as particularidades da Lei das Cooperativas e a cultura do cooperativismo.

• Missão e Competência do Conselho de Administração

• Separação entre conselho e diretoria e separação dos papéis de presidente do Conselho e do principal executivo

• Composição do Conselho de Administração

• Comitês do Conselho de administração

• Atribuições estratégicas e de controle do conselho de administração

• Indicação de diretores e/ou eleição

• Relacionamento com partes interessadas (stakeholders), prestação de contas aos cooperados e exigências reguladoras

• Remuneração de conselheiros e executivos

Convidados discutem aplicação das boas práticas de Governança em Cooperativas.

GOVERNANÇA E CONTROLE NAS COOPERATIVAS

BASE CONCEITUAL DAGOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA EMCOOPERATIVAS

26 de abril 27 de abril

LEMBRETES

PERFIL DOS INSTRUTORES

Este curso conferecréditos ao Programa de Educação Continuada do CRC e dos Conselheiros Certificados pelo IBGC.(CCI - 2 pontos)

Inscrições: www.ibgc.org.br

Anaor D. Carneiro Silva Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Economia pela UnB – Universidade de Brasília com especialização em Finance pela NEW YORK UNIVERSITY. Membro do Conselho Deliberativo do MACKENZIE (2008 a 2011), atuando como vice-relator da Comissão de Finanças. Membro do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Contabilidade do Rio de Janeiro (2008-2011). Membro do Conselho Regional de Economia 14ª. Região (2006-2011). Conselheiro de Administração Certificado IBGC (CCI). Possui Certificação Profissional CPA-20 pela ANBIMA. Professor de pós-graduação em várias universidades do país. Professor do curso Administração do MACKENZIE. Coordenador de Planejamento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Artur NevesDiretor da AMPHI. Atua em gestão interina e desenvolve modelos de monitoramento de Riscos e Planos de Negócio. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da NDT do Brasil, Conselheiro da Fersol – Indústrias e Comércio SA, entre outras empresas. Foi Diretor de Governança Corporativa da JBS- Friboi, da Brasil Telecom e conselheiro em suas Fundações de Previdência Complementar. É conselheiro certificado pelo IBGC. Ocupou posições de VP de Desenvolvimento de Negócios para América Latina do Gartner Group, foi sócio da E&Y Consulting e diretor regional da Arthur D.Little. É Engenheiro Mecânico com cursos de especialização na Universidade da Califórnia/USA e Programa Executivo pela Harvard Business School.

Davi Moura Costa Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEARP/USP; é pesquisador do Observatório de Cooperativas e colaborador com a área de pesquisa do Centro de Agronegócios da FGV. Fez seu doutorado em Economia pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, foi visiting scholar na University of Missouri (EUA) onde aprofundou seu conhecimento em Economia de Organizações e Governança Corporativa; concluiu seu mestrado em Economia Aplicada na ESALQ-USP, mesmo local onde se graduou. Foi Diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atuou como Gerente de Assessoria e Consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/SP) e Assessor Técnico Econômico da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).

José Luiz MunhósDoutor em Relações internacionais, Mestre e Bacharel em Ciências Contábeis pela PUCSP. Pós-graduado em Administração Financeira. Extensão em direito tributário pela USP. Técnico em Administração de Empresas pela Fundação Bradesco. Professor em diversos MBA, Graduação e Pós Graduação da PUC-SP, FIA, FGV, UNIMED, FUNENSEG, entre outras. Professor e palestrante do CRC-SP. Experiência de 29 anos como funcionário e consultor de Empresas nas áreas de planejamento tributário, auditoria e consultoria contábil, seguros. Atuou em empresas como, PriceWaterhouse, Belgo Mineira, Pirelli, Banco Bradesco, Castorama, Johnson Controls, JPMorgan, Gtech Brasil, SINDIPETRO, UNIMED Florianópolis, G Brasil Participações entre outras. Coordena o Curso de extensão em Contabilidade Internacional da PUC-SP e do MBA em normas internacionais de contabilidade da UNOCHAPECÓ. Membro do comitê de auditoria da Aliz Participações S.A.. Perito Contábil.

Marcelo M. BertoldiAdvogado, mestre e doutor em Direito Societário pela PUC-SP, professor da PUC-PR e da Fundação Dom Cabral, autor de diversos livros e artigos jurídicos, entre eles “Acordo de Acionistas”, publicado pela Editora Revista dos Tribunais. É sócio de Marins Bertoldi Advogados Associados, membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial vinculado à Federação das Indústrias do Estado do Paraná, coordenador do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa / IBGC Capítulo Paraná e coordenador da Comissão de Governança em Cooperativas do IBGC.

Ruben SeidlBacharel e mestre em Direito pela Universidade Mackenzie em São Paulo e sócio fundador do escritório Alves Oliveira & Seidl Advogados. Foi executivo internacional da General Electric Company e Royal Philips Electronics onde trabalhou no segmento de tecnologia na saúde, no Brasil, EUA e Europa. É também professor de Direito Civil e Direito Processual Civil em São Paulo e membro do comitê de ética do Centro de Estudos do Hospital 9 de Julho.

2012SP

Este programa está sujeito a alterações de conteúdo e instrutores

Instituto Brasileiro de Governança CorporativaÉ uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1995 com o objetivo de desenvolver e fomentar os melhores conceitos e práticas de Governança Corporativa no Brasil. Conta com mais de 1.900 associados e edita o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, cujo conteúdo abrange práticas relacionadas com sócios, conselho de administração, gestão, auditoria independente, conselho fiscal, assim como conduta e conflito de interesses. Realiza palestras mensais, congresso anual, fóruns de debates e acadêmicos, pesquisas e um intenso programa de cursos abertos, in-company e de educação continuada . Todas as atividades estão relacionadas à Governança Corporativa.

Propósito do IBGCSer referência em Governança Corporativa, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e influenciando os agentes de nossa sociedade no sentido de maior transparência, justiça e responsabilidade.

ASSOCIADOS PATROCINADORES

Av. das Nações Unidas, 12.55125º andar - conjunto 2508World Trade Center TowerSão Paulo - SP - 04578-903Tel.: 5511 3043 7008e-mail: [email protected]