Guia de Eventos - mar|abr'16

56
1 março/abril 2016

description

Edição de março e abril da agenda Setúbal - Guia de Eventos

Transcript of Guia de Eventos - mar|abr'16

Page 1: Guia de Eventos - mar|abr'16

1

mar

ço/a

bril

20

16

Page 2: Guia de Eventos - mar|abr'16

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicida-de bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de ima-gem. Reservamo-nos o direito de selecionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio de publicações municipais devem ser feitos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com o Serviço Municipal de Comu-nicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

SEtúbAlGuIA dE EvEntOSn.º 107março | abril 2016

FIChA téCnICA

PropriedadeCâmara Municipal de SetúbalDiretoraMaria das dores Meira, Presidente da CMSEdiçãoSMCI - Serviço Municipalde Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de RedaçãoJoão MonteiroRedaçãohugo Martins, Marco SilvaFotografiaJosé luís Costa, Mário PenequeConselho EditorialAna bichinho, Carlos Anjos,João Monteiro, Marco Silva, Paulo Anjos, Sérgio MateusProjeto GráficoAntónio Cunha, Miguel Farropas, Raquel lopes, Rita PereiraPaginaçãoJosé Miguel Farropas,Rita PereiraImpressãodaniel & lino, lda.RedaçãoSMCI – Câmara Municipalde Setúbal, Paços do Concelho,Praça de bocage, 2901-866 SetúbalTelefone265 541 [email protected] mil exemplaresISSn 1646-0464CapaCiclista Oceana Zarco, capa da revista “Eco dos Sports“, 05-12-1926Contracapadesign de Rita Pereira

Os interessados em participar na rubrica Foto do leitor devem remeter-nos as imagens para o endereço eletrónico [email protected], com indicação do nome do autor, numa referência à parte e não como assinatura inclusa. Reservamo-nos o direito de selecionar o trabalho a divulgar em cada edição e agradecemos que seja mencionado que a Câmara Municipal de Setúbal está autoriza-da a utilizar as imagens noutros suportes.

Foto do Leitor de Cláudio Rosa

Page 3: Guia de Eventos - mar|abr'16

3nota de abertura

gu

iam

ar/

ab

r

A ciclista Oceana Zarco, tema de capa desta edição do Guia de Eventos, é evocada num encontro que cruza a Mulher com o programa de Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016.

A sessão, a 3 de março, recorda uma setubalense que granjeou surpreendente êxito desportivo nos anos 20, num tempo em que o papel feminino estava circuns-crito aos deveres familiares, o que serviu de inspiração a mulheres que à época lutavam pela igualdade de direitos.

Evocar Oceana Zarco nesta edição de março e abril faz, assim, todo o sentido, pela proximidade com o dia Internacional da Mulher e os 42 anos da liberda-de, num concelho que vive intensamente a distinção de Cidade Europeia do desporto.

A Juventude e o teatro são outras áreas em re-levo, com a divulgação das principais atividades que formam programas específicos, de que se destacam o 12.º Concurso de bandas de Garagem de Setúbal e a apresentação da peça de tennessee Williams “doce Pássaro da Juventude” pelos Artistas unidos.

Setúbal continua a celebrar os 250 anos do nascimen-to de bocage com um programa cultural que, em março, inclui um espetáculo de áudio-teatro num trajeto em ruas por onde o poeta passou nos primeiros anos de vida.

Mulher ganhacom desporto

Page 4: Guia de Eventos - mar|abr'16

4sumário MARÇO | ABRIL 2016

28BASTIDORESMemória preenchepassado de Setúbaltrês homens contribuem para uma melhor compreensão da história local a partir do registo fotográfico feito por Américo Ribeiro.

16BANDAS DE GARAGEM

Ponto alto do programa m@rço.28, comemorativo do mês da juventude,

o 12.º Concurso de bandas de Garagem de Setúbal tem a final

agendada para dia 19 de março na Capricho Setubalense, com grupos

de vários pontos do país a mostrarem o talento musical que possuem. Só

os melhores chegam a esta noite de todas as decisões, depois de

se apurarem na fase eliminatória. Prémios monetários, a possibilidade

de atuar na Feira de Sant’Iago e, principalmente, a rampa de

lançamento de uma carreira artística são aliciantes deste concurso.

2625 DE ABRIL

Setúbal mantém a tradição de celebrar o 25 de Abril com um vasto conjunto de iniciativas

pelo concelho que forma um programa destinado a todos os públicos, da cultura ao

desporto, das cerimónias protocolares às animações populares. na véspera dos 42 anos

da Revolução dos Cravos, há um concerto na cidade, a que se segue um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, que anuncia o fim da

ditadura e a chegada da liberdade.

42PESSOA“Faz o que gostase deixa-te de coisas”Álvaro Arranja, historiador, 56 anos, andou a estudar direito, mas viu que não valia a pena insistir e que tinha de seguir o apelo da história.

Page 5: Guia de Eventos - mar|abr'16

mar/abrsumário

45CIDADESó camionetassão admitidasA inauguração da estação rodoviária de Setúbal, a 25 de julho de 1959, foi um orgulho para a cidade. Os “belos” revolucionaram o transporte coletivo.

cidade do desporto 06 eventosmarço 08 eventosabril 20 eventos

bastidores 28 centro de memórias

exposições 30 mostras de artesagir 34 cursos e concursosinfantil 35 júnior e famíliaretrovisor 55 como foiprojetor 55 maio e junho

ver 38 antónio galrinhocompasso 39 céu camposleituras 40 manuel augusto araújofitas 41 lauro antónio

pessoa 42 álvaro arranjarotas 44 rotundas de azeitãocidade 45 belosprazeres 46 tasca vadiaafazer 47 bocage

espaços 48 contactosintervir 52 atividades fixas

11PASSÁRO DA JUVENTUDE

Maria João luís e Rúben Gomes são dois dos muitos atores que participam numa versão na peça de tennessee Williams “doce Pássaro da Juventude”, encenada por Jorge Silva Melo, que a companhia Artistas unidos apresenta a 5 de março no Fórum Municipal luísa todi, no âmbito das comemorações locais do dia Mundial do teatro. A obra, coproduzida com o São luiz teatro Municipal e o teatro nacional de S. João, faz um retrato da corrupção e do mal.

09CAMINHOS DE BOCAGE

As ruas de S. domingos e das Fontainhas percorridas por bocage nos primeiros anos de vida, antes de outros caminhos o levarem a tornar-se num dos nomes maiores da literatura de língua portuguesa, servem de trajeto a mais uma iniciativa comemorativa dos 250 anos do nascimento do poeta.O espetáculo de áudio-teatro“A rua que me leva, como um rio, desagua na memória” decorre entre 1 e 15 de março.

Page 6: Guia de Eventos - mar|abr'16

6MARÇO | ABRIL 2016

Atividade garantida

O trail noturno Trilhos do Javali pelo Parque natural da Arrábida, de cerca de 15 quilóme-tros, com partida na sede da Associação de Moradores do bairro do Casal das Figueiras, a 5 de março, às 20h00, é um dos eventos de março e abril do programa Setúbal Cidade Eu-ropeia do desporto 2016.no dia seguinte, realiza-se a segunda pro-va do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos, com treinos das 10h00 às 12h00 e competição às 14h00. O local é a Avenida d. Manuel I, uma das mais longas e íngremes vias de Setúbal.Segue-se, no dia 12, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, a 4.ª Jornada do Circuito Nacional de Ténis de Mesa Adaptado, en-quanto a 19 e 20 realiza-se o Campeonato Nacional de Kayak-Polo, na Piscina Munici-pal das Manteigadas.O programa da Cidade Europeia do desporto proporciona dois eventos no dia 20 de março, o Troféu Cidade de Setúbal de BMX, na Pis-ta Municipal de bMX de Setúbal, e a primeira mão da 3.ª divisão centro/sul do Campeonato de Pesca em Barco Fundeado.O Azeitão Andebol Fest, entre os dias 23 e 26, proporciona um torneio de minis, infantis, ini-ciados e juvenis, nos pavilhões das Manteiga-das, de vendas de Azeitão e João dos Santos.nos dias 25, 26 e 27, há a Taça de Aterragem de Precisão de Parapente, na Praia do Creiro, e, a 26, Regatas do Sado de Vela de Cruzeiro, com perto de três dezenas de embarcações, competição que se repete a 23 de abril.Em abril, decorre ainda a primeira eliminatória da Taça de Portugal em Barco Fundeado, no dia 10, e o Campeonato Nacional de Equipas de Ténis de Mesa nos escalões de infantis, ju-niores e veteranos, a 16 e 17, no Pavilhão das Manteigadas.

Page 7: Guia de Eventos - mar|abr'16

7programa

TUDO SOBRE PESCA

A 6.ª Feira de Pesca e Náutica de Recreio, nos dias 22, 23 e 24 de abril, no Parque ur-bano de Albarquel, com mostra e venda de equipamentos, proporciona uma interação entre os vários agentes do setor e o públi-co. A componente de exposição de náutica de recreio, com embarcações e motores, novos e usados, é alargada nesta edição. O evento, de entrada gratuita, proporciona testes de materiais, concursos de pesca, de-bates, palestras e workshops. O horário é das 18h00 às 22h00 no dia 22 e das 10h00 às 20h00 a 23 e 24.

SEGREDOS DO TREINO

Os técnicos Fernando Santos, José Peseiro, Paulo bento, nuno Espírito Santo e José Cou-ceiro são alguns dos participantes no Fórum Nacional de Treinadores de Futebol/Futsal, o maior evento do género organizado em Portugal, que se realiza a 21 e 22 de março, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 20h00, no Fórum luísa todi. Conta com painéis de discussão sobre temáticas atuais, bem como workshops práticos a decorrer em diversas infra estruturas desportivas da cidade de Setú-bal. As inscrições são feitas emwww.antf.pt/forum

GINÁSTICA DE ELITE

uma prova de qualificação do Campeona-to Nacional de Ginástica Aeróbica realiza-se nos dias 9 e 10 de abril, das 09h00 às 18h00, no Pavilhão Municipal das Mantei-gadas, evento que proporciona a oportuni-dade de assistir a uma modalidade caracte-rizada por movimentos de grande impacte visual. As componentes artística e técnica da coreografia, a música, o ritmo e o esti-lo são escolhidos pelos competidores. Os atletas são ava-liados segundo critérios de cria-tividade artísti-ca, execução e dificuldade dos exercícios.

FINAL DE RÂGUEBI

A segunda maior competição portuguesa de râguebi, a Final da Taça de Portugal de Rugby, decorre este ano em Setúbal, a 26 de março, às 15h00, no Complexo Municipal de Atletismo, evento desportivo de entrada li-vre. As duas formações que chegam a esta partida de todas as decisões vão apurar-se na fase de eliminatórias da competição, que começa com 32 equipas. O atual detentor do troféu é o Cdul, que, na final realizada na época an-terior, venceu o GdS Cascais por 20-17.

Page 8: Guia de Eventos - mar|abr'16

março

exposições pág. 30 | agir pág. 34 | infantil pág. 35

RETRATO DA CORRUPÇÃO E DO MALARRÁBIDA INSPIRA PINTURA AO VIVOAQUELA LOIRA VAI À CASA DA CULTURAPOESIA DE BOCAGE COM GUITARRAFINAL TIRA BANDAS DA GARAGEMEUROPA VISTA PELO OLHAR JOVEM

0 5 S A b0 6 d O M1 0 Q u I1 1 S E X1 9 S A b2 0 d O M

8MARÇO | AbRIl 2016

Page 9: Guia de Eventos - mar|abr'16

9programa

MOSTRA SÉNIORMostra de teatro sénior, das Co-memorações do dia Mundial do teatro, com os grupos cénicos do Projeto Mãos dadas e do Instituto das Comunidades Educativas.Cinema Charlot– Auditório MunicipalInscrições: 265 545 170

ANIVERSÁRIOSessão solene comemorativa do 60.º aniversário do Grupo des-portivo “Os Amarelos”.G.D. “Os Amarelos”

CONVERSAS SOBRE FOTOGRAFIAReunião informal em torno de temáticas fotográficas.Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

GRUPO ENVELHESERESMostra de teatro sénior, das Co-memorações do dia Mundial do teatro. Cinema Charlot– Auditório MunicipalInscrições: 265 545 170

CENTRO COMUNITÁRIOSÃO SEBASTIÃOMostra de teatro sénior, do dia Mundial do teatro. Cinema Charlot– Auditório MunicipalInscrições: 265 545 170

1 4 h 3 0Gratuito

2 0 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 0Gratuito

0 2 Q u A

1 4 h 3 0Gratuito

0 3 Q u I

1 4 h 3 0Gratuito

A RUA QUE ME LEVA, COMO UM RIO, DESAGUA NA MEMÓRIAAtividade das comemorações do dia Mundial do teatro e dos 250 Anos do nascimento de bocage.São Domingos e Fontainhaster a sex, 11h00 e 15h00Sab, 15h00 e 17h00Inscrições: 927 751 [email protected].: teatro do Elefante | CMS

0 1 t E R

GratuitoAté dia 15

Caminhos de Bocage

Os bairros de São domingos e das Fontai-nhas servem de palco à iniciativa do teatro do Elefante, que leva o público num passeio--viagem a lugares e recantos da cidade nos quais a história e a lenda em torno da figura de bocage se confundem. O espetáculo de áudio-teatro, com início na Casa bocage, alia a poesia a estórias, memórias e outras narrativas, num percurso por locais da zona histórica da cidade que o poeta frequentou nos primeiros anos de vida.

Page 10: Guia de Eventos - mar|abr'16

CONVERSAS SOBREOCEANA ZARCOEncontro dedicado à ciclista se-tubalense que competiu e con-quistou vários prémios nos anos 20. Iniciativa de Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS

A VIDA DOMÉSTICAA obra, de Isabelle Czajka, de 2012, é o Filme Francês do Mês.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: Alliance Française de Setúbal | CMS

CENTRO COMUNITÁRIO SANTA MARIA DA GRAÇAMostra de teatro sénior, das Come-morações do dia Mundial do teatro. Cinema Charlot– Auditório MunicipalInscrições: 265 545 170

MESTRE LUCIANO DOS SANTOSEvocação do pintor, num encon-tro conduzido pelo filho luciano António, e lançamento do 1.º vo-lume da coleção “Clássicos de bolso de Setúbal”. Iniciativa das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Salão Nobredos Paços do ConcelhoOrg.: unISEtI – CIMMApoio: lASA | CMSCentro de Estudos bocageanos

FEIRA OUTLET DA BAIXADE SETÚBALbancas, mostruários e exposito-res em frente das lojas disponi-bilizam produtos a preços redu-zidos. Inclui animações. Baixa Comercial de SetúbalOrg.: Comerciantes Apoio: CMS | união das Freguesias de Setúbal

0 3 Q u I

1 8 h 0 0//20h00

Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

0 4 S E X

1 4 h 3 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

0 5 S A b

1 0 h 0 0//22h00

10MARÇO | AbRIl 2016

Page 11: Guia de Eventos - mar|abr'16

11programa

BOCAGE E O ORIENTElançamento da obra de Ana Chora. Atividade das Comemo-rações dos 250 Anos do nasci-mento de bocage.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudosbocageanos | CMS

DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDEA companhia Artistas unidos, numa produção com o São luiz teatro Municipal e o teatro na-cional de São João, apresenta a obra de tennessee Williams em que o autor faz um retrato da corrupção e do mal. Iniciati-va das Comemorações do dia Mundial do teatro.Fórum Municipal Luísa Todi

BANDAS DE GARAGEM– 1.ª ELIMINATÓRIAdepois de uma fase só para gru-pos setubalenses, formações de todo o país procuram um lugar na final do 12.º Concurso de bandas de Garagem de Setúbal, evento do m@rço.28.Capricho SetubalenseOrg.: CMS | Capricho Setubalense

PINTURA AO VIVOIniciativa com o tema “O Con-vento da Arrábida como fonte de inspiração”. Convento da ArrábidaInformações: 265 239 365Org.: nuno davidApoio: Fundação Oriente

PORTUGUESES EM MACAUPalestra e lançamento do dicio-nário Cronológico da Imprensa de Macau, no século XIX, por daniel Pires.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Centro de Estudos bocageanos

QUANDO DANÇO CONTIGOlauro António apresenta o filme de Charles Walters, de 1948, com Judy Garland, na masterclass “A Atriz – Arte e Sedução”.Fórum Municipal Luísa Todi

1 7 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0Gratuito

7 € | balcão9 € | plateia

2 2 h 0 0Gratuito

0 6 d O M

0 9 h 3 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

0 7 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

Page 12: Guia de Eventos - mar|abr'16

12MARÇO | AbRIl 2016

MÃES DE CORAÇÃOApresentação do livro da jornalista vanessa Oliveira, do dia Interna-cional da Mulher. Galeria Municipaldo Banco de PortugalOrg.: CMS

A BIRRA DO MORTOPeça do teatro Puzzle para alunos do 3.º ciclo e secundário, de ma-nhã, e população sénior, à tarde. Atividade do dia Mundial do teatro.Cinema Charlot– Auditório MunicipalInformações: 961 014 555Org.: CAJ/APPACdM de Setúbal | CMS

AQUELA LOIRAO filme de Jacques becker, de 1952, com Simone Signoret, passa no ciclo Cinema Cá em Casa – Atrizes Francesas. Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS | Alliance Française de Setúbal

PINTORES SETUBALENSESDO PASSADOPalestra pelo pintor luciano Costa.Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de SetúbalOrg.: MAEdS/AMRSApoio: Fundação Oriente

POEMAS E UMA GUITARRAEvento das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bo-cage com luísa Amaro na gui-tarra portuguesa e declamações por vítor de Sousa. Os bilhetes estão à venda até às 21h00, na Casa da Cultura. Paços do ConcelhoSalão NobreOrg.: CMS

A REPÚBLICAA obra de Platão é debatida pelo Grupo de leitura.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

0 8 t E R

1 8 h 0 0Gratuito

1 0 Q u I

1 1 h 0 01 5 h 0 0Contribuição

solidária

2 1 h 3 0Gratuito

1 1 S E X

2 1 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 04 €

1 2 S A b

1 6 h 3 0Gratuito

Page 13: Guia de Eventos - mar|abr'16

13programa

13

A MÚSICA NA ÉPOCADE BOCAGE – AS MODINHASConferência por Manuel Morais, das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

XV ACORDESFestival de tunas Femininas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, organizado pela tuna Sadina. Evento do m@rço.28.Fórum Municipal Luísa Todi

BANDAS DE GARAGEM – 2.ª ELIMINATÓRIAGrupos procuram um lugar na final do 12.º Concurso de ban-das de Garagem de Setúbal, evento do m@rço.28.Capricho SetubalenseOrg.: CMS | Capricho Setubalense

INTERCÂMBIO PIANOSII Concerto do 1.º Intercâmbio Pianos entre alunos da Acade-mia luísa todi e da Academia de Música de Santa Cecília.Academia de Músicae Belas-Artes Luísa Todi

A PONTE DE WATERLOOO filme de Mervyn le Roy, de 1940, com vivien leigh, em destaque na lauro António Masterclass “A Atriz – Arte e Sedução”.Fórum Municipal Luísa Todi

PROJECTO 33Palestra sobre fotografia, por Cláudio Rosa, do projeto do gru-po ArtPhoto. Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

1 8 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 03 € |

estudantes4 € | geral

2 2 h 0 0Gratuito

1 3 d O M

1 6 h 0 0Gratuito

1 4 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 5 t E R

2 1 h 3 0Gratuito

Page 14: Guia de Eventos - mar|abr'16

14MARÇO | AbRIl 2016

VI MARATONADE POESIA DE SETÚBAL“A Poesia de bocage” dá tema à ini-ciativa, que inclui a construção da Árvore da Poesia, espetáculos/ofi-cinas paras alunos, recitais de poe-sia e a reedição da conferência “lu-gar bocage na nossa poesia Amor”, de Sebastião da Gama. Atividade das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS | Casa da Poesia Centro de Estudos bocageanos Associação Sebastião da Gama

ALMOÇO FRANCÓFONOAtividade gastronómica, da Fes-ta da Francofonia 2016.Escola de Hotelaria e Turismo de SetúbalInformações: 265 537 880Org.: CMS | Alliance Française Setúbal

LOLAO filme de Jacques demy, de 1961, com Anouk Aimeé, passa no ciclo Cinema Cá em Casa – Atrizes Francesas.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

MINIBASQUETEBOLCompetição distrital no escalão de sub-8, do calendário oficial da Associação de basquetebol de Setúbal.Pavilhão Municipaldas ManteigadasOrg.: Associação de basquetebolde Setúbal | Scalipus Clube de Setúbal

ANIVERSÁRIOA Junta de Freguesia de S. Se-bastião celebra os 463 anos numa cerimónia que inclui has-tear da bandeira e sessão sole-ne.Junta de S. Sebastião

ADOPTADA… AMADAApresentação do livro de Célia de Sousa.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

1 6 Q u A

0 9 h 0 0//18h00

Gratuito

1 7 Q u I

1 2 h 4 515 €

2 1 h 3 0Gratuito

1 9 S A b

0 9 h 0 0//13h00

1 0 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

Page 15: Guia de Eventos - mar|abr'16

15programa

DIÁLOGOS NA CIDADE– VENDA DE PERSONAGENSO tAS apresenta o primeiro espe-táculo resultante de um workshop em curso com direção de Célia david. Atividade das Comemora-ções do dia Mundial do teatro.Teatro de Bolso

FILOSOFIA E ESPIRITUALIDADE, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIAPalestra por luís Carlos dos Santos e apresentação de livro por Paulo borges, iniciativas do Iv ciclo de tertúlias Em torno de Agostinho da Silva.Casa BocageOrg.: CMS

VIDA E MORTE DAS FREIRASDO CONVENTO DE JESUSApresentação da investigação de nathalie Antunes Ferreira e Maria João Cândido, bem como dos resultados preliminares da intervenção arqueológica na ala nascente dos Claustros do Con-vento de Jesus.Museu de Setúbal/Convento de JesusOrg.: CMS

CAFÉ SIMÉTRICO, VISTOPELA ASSIMETRIADOS PENSAMENTOS DELAAtividade de tânia teixeira, das Comemorações do dia Mundial do teatro.Galeria Atelier Arte – Pólvora D’CruzOrg.: tânia teixeira Apoio: CMSGaleria Atelier Arte – Pólvora d’Cruz

ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAA formação lisboeta, dirigida pelo maestro Jean-Marc burfin, interpre-ta a Sinfonia n.º 5, Op. 47, de dmitri Schostakovich, e o Concerto para Orquestra, bb 123, de béla bartók.Fórum Municipal Luísa Todi

VISION ENSEMBLEConcerto pela banda de Gonçalo Fernandes e Rita nunes, violinos, Catarina domingues, viola d’arco, Marco Madeira, violoncelo, diogo Fernandes, saxofone, e Sara Xime-nes, piano. Evento do m@rço.28.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS | derivastat

1 6 h 0 03 €

1 6 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

1 8 h 3 0Contribuição

solidária

2 1 h 0 04 € | balcão5 € | plateia

2 1 h 3 03 €

Page 16: Guia de Eventos - mar|abr'16

16MARÇO | AbRIl 2016

Sons da juventudenovos valores da música nacional mos-tram-se em Setúbal, na final do 12.º Con-curso de bandas de Garagem. depois de uma pré-eliminatória, ainda em fevereiro, só para bandas setubalenses, e de duas eliminatórias abertas a grupos de todo o país, as melhores formações voltam a atuar no palco da Capricho para disputar várias recompensas e reconhecimento. O concurso de bandas é um dos destaques do m@rço.28, programa da Câmara Mu-nicipal que assinala, em Setúbal, o Mês da Juventude, e que inclui, entre outros, a 13.ª Meia Maratona Fotográfica, com o tema “um Olhar Sobre o desporto”, a 5 de março.

16

2 0 d O M

0 9 h 3 0//18h30

Gratuito+ dias 21 e 22

1 5 h 3 0Gratuito

1 7 h 0 01 €

2 1 h 3 0GratuitoBANDAS DE GARAGEM – FINAL

Os finalistas tentam conquistar os prémios a concurso.Capricho SetubalenseOrg.: CMS | Capricho Setubalense

A EUROPA SOB O OLHARDOS JOVENSEncontro sobre a Juventude, do projeto europeu “Europa do Fu-turo – Multifacetada e unificada”, que envolve, além de Setúbal, os municípios de Aksakovo, bulgá-ria, de nughedo-Santa vittoria, Itália, e de Igualada, Espanha. In-clui conferências e espetáculo de fado, a 21, às 21h30.Fórum Municipal Luísa Todi

COMEMORAÇÕESAlmoço do 117.º aniversário da união Setubalense.União SetubalenseInformações: 265 522 818

A FRANÇA EM SETÚBALtarde intercultural da Festa da Francofonia 2016 com canções francesas por teresa Raposo, conferência, poesia e gastronomia.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiOrg.: CMS | Alliance Française Setúbal

A BIRRA DO MORTOPeça pelo teatro Puzzle, numa sessão para as famílias.Teatro de BolsoOrg.: CAJ/APPACdM de Setúbal Apoio: CMS

CORO DA UNIVERSIDADEDE WASHINGTONConcerto de música sacra euro-peia e norte-americana. Igreja de S. JuliãoOrg.: Conservatório Regional de SetúbalApoio: Paróquia de S. Julião

1 9 S A b

2 2 h 0 0Gratuito

Page 17: Guia de Eventos - mar|abr'16

17programa

AUTO DA ÍNDIAA obra de Gil vicente inspira a instalação teatral, com ence-nação de Carlos Curto. Ativida-de das Comemorações do dia Mundial do teatro. Praça de BocageOrg.: tAS | CMS

UM DIA NOVOEnsaio aberto da produção da ACtAS, das Comemorações do dia Mundial do teatro. Galeria Atelier Arte – Pólvora D’CruzOrg.: ACtAS Apoio: Galeria Atelier Arte – Pólvora d’Cruz | CMS

A BAÍA DOS ANJOSO filme de Jacques demy, de 1962, com Jeanne Moreau, é exibido no Cinema Cá em Casa – Atrizes Francesas.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS | Alliance Française de Setúbal

RECITALPaulo Ferreira, tenor e vence-dor do Concurso nacional de Canto luísa todi, e nuno viei-ra de Almeida, pianista, inter-pretam temas de luigi denza, Franz liszt, Alberto Ginastera, Carlos Guastavino, Emmerich Kálmán e Erich Wolfgang Korn-gold.Fórum Municipal Luísa Todi

LISBOA STRING TRIOA formação, constituída por José Peixoto, Carlos barreto e bernardo Couto, apresenta o mais recente trabalho, “lisboa”, no Ciclo de Jazz.Casa da CulturaSala José Afonso Org.: CMS

2 4 Q u I

1 6 h 0 0Gratuito

2 1 h 0 01 €

2 1 h 3 0Gratuito

2 5 S E X

2 1 h 3 07€ | balcão9€ | plateia

2 1 h 3 03€

Page 18: Guia de Eventos - mar|abr'16

18MARÇO | AbRIl 2016

FESTIVAL DA CALDEIRADAQuinzena gastronómica, com o típico prato setubalense em destaque nas ementas de res-taurantes do concelho. O festival inclui, no último dia, uma sessão de cozinha ao vivo, na Casa da baía, por 6 euros. Informações: 265 545 010Org.: CMS | lallemandMakro | Coca-Cola

QUEIMA DO JUDASRecriação de costume ligado à tradição cristã. Concentração no bico da Rede.Aldeia de OleirosOrg.: Moradores de OleirosApoio: Junta de Freguesia de Azeitãovoluntários

BOCAGEExperiências de teatro da Ca-pricho Setubalense. Iniciativa das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bo-cage.Salão Nobre dos Paçosdo Concelho Org.: EtC | CMS

EU FUI A ESPIA QUE AMOUO COMANDANTEO Grupo de leitura discute a obra de Marita lorenz, de 2015.Biblioteca MunicipalPolo de São SebastiãoOrg.: CMS

COZINHA FRANCESAdegustação de produtos re-gionais franceses. Atividade da Festa da Francofonia 2016.Cada da CulturaCafé das ArtesOrg.: CMS | Alliance Françaisede Setúbal | Café das Artes

OS FILHOS DO RIO AZULExibição do documentário de Alexandre Chapot e Michel Cla-ret, seguido de comentários so-bre o filme por nathalie Aguas Coelho. Atividade da Festa da Francofonia 2016.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS | Alliance Française Setúbal

2 6 S A b

Evento pagoAté 10 ABR

1 1 h 3 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

1 9 h 3 0Evento pago

2 1 h 3 0Gratuito

MARÇO | AbRIl 2016

Page 19: Guia de Eventos - mar|abr'16

19programa

A COISA AQUI TÁ PRETAComédia em género de cegada pela ACtAS, das Comemora-ções do dia Mundial do teatro. G.D. IndependenteOrg.: ACtAS | CMS

O MUNDO FABULOSODE BOCAGEPeça pelo Grupo de Animação e teatro Espelho Mágico, das co-memorações do dia Mundial do teatro e dos 250 Anos do nasci-mento de bocage.Fórum Municipal Luísa TodiOrg.: Espelho Mágico | CMS

A ESTRANHA PASSAGEIRAlauro António apresenta o filme de Irving Rapper, de 1942, com bette davis, na masterclass “A Atriz – Arte e Sedução”.Fórum Municipal Luísa Todi

FÁBULAS DE BOCAGEEspetáculo pelo projeto GoG das Comemorações do dia Mundial do teatro. Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: Projeto GoG | CMS

A PISCINAO filme de Jacques deray, de 1968, com Romy Schneider, passa no ciclo Cinema Cá em Casa – Atrizes Francesas.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS | Alliance Française de Setúbal

2 7 d O M

1 6 h 0 05 €

1 7 h 0 04 €

2 8 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

3 1 Q u I

1 1 h 0 05 €

2 1 h 3 0Gratuito

Page 20: Guia de Eventos - mar|abr'16

20MARÇO | ABRIL 2016

abril

exposições pág. 30 | agir pág. 34 | infantil pág. 35

FEIRA PELO PRAZER DA LEITURACARMINHO COM FADO INTIMISTASINFONIA DE ESTRELAS NO LUÍSA TODICOMÉDIA AMOROSA EM PLAZA SUITECHEGADA DA LIBERDADE EM FESTABAILADO COM SONETOS DE BOCAGE

0 2 S A b0 9 S A b1 1 S E G1 6 S A b2 4 d O M2 9 S E X

Page 21: Guia de Eventos - mar|abr'16

21programa

ABSOLUTAMENTE FABULOSOSComédia com luís Aleluia, noémia Costa e Joana Figueira, que fala da vida dos atores. O espetáculo mos-tra que nem tudo são rosas mas que o importante é não desistir.Fórum Municipal Luísa Todi

HARVARD WESTLAKE JAZZ ENSEMBLEAtuação do conjunto universi-tário americano, constituído por big band e três combos.Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseOrg.: Conservatório Regional de SetúbalApoio: Perpétua Azeitonense

FEIRA DO LIVRODE SETÚBAL 2016Certame dedicado à literatura, das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bocage e de Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016. A inauguração, às 16h00, inclui um apontamen-to cénico pelo ator José nobre. Avenida Luísa TodiPlaca centralOrg.: CMS

CAFÉ À TARDEOportunidade de assistir e par-ticipar em aulas de dança e de vivenciar sons e danças de ou-tros países.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Escola Enclave Culturae Movimento

1984O Grupo de leitura discute a obra de George Orwell, de 1948.Biblioteca MunicipalPolo Sebastião da GamaOrg.: CMS

FATUM – UNIDOS PELO TRAJEFestival académico de tunas mistas organizado pela Sem-pert’unos, tuna mista da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.Fórum Municipal Luísa Todi

CAFÉ SEM CONCERTO& CANTIGAS SEM VERGONHAPeça do grupo cénico da AMbA, das Comemorações do dia Mundial do teatro.Associação de Moradoresdo Bairro da AnunciadaSalão Convívio João JoséOrg.: AMbA

0 1 S E X

2 1 h 3 011 € | balcão14 € | plateia

2 1 h 3 02 €

0 2 S A b

1 0 h 0 0//24h00

GratuitoAté dia 17

1 4 h 0 0//18h00

Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

2 1 h 3 03 € |

estudantes4 € | geral

2 1 h 3 03,5 €

Page 22: Guia de Eventos - mar|abr'16

22MARÇO | ABRIL 2016

PINTURADO PROTO-RENASCIMENTOPalestra por António Galrinho que aborda a pintura renascen-tista entre a influência gótica e o idealismo.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

0 4 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

0 9 S A b

1 6 h 0 0Gratuito

1 6 h 0 0Gratuito

Fado intimista

Carminho, uma das fadistas mais proemi-nentes da nova geração, está de regresso a Setúbal, desta vez para um concerto no Fó-rum Municipal luísa todi, a 9 de abril. Com três álbuns editados – “Fado”, “Alma” e “Can-to” – a fadista tornou-se na primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top es-panhol, com “Perdoname”, música interpre-tada com Pablo Alborán. Este é o primeiro de três espetáculos do Ciclo Concertos Íntimos 2016, que inclui ainda Miguel Araújo, em maio, e um espetáculo surpresa no terceiro quadrimestre.

2 1 h 3 016 € | balcão19 € | plateia

CARMINHOA fadista está de regresso a Se-túbal para uma atuação do Ciclo Concertos Íntimos 2016.Fórum Municipal Luísa Todi

A FAMÍLIA MINIVERGreer Carson é a protagonista do filme de William Wyler, de 1942, em destaque na lauro António Mas-terclass “A Atriz – Arte e Sedução”.Fórum Municipal Luísa Todi

OS AGOSTINHOS DA SILVAPalestra por Rui lopo e apresen-tação dos números 16 e 17 da revista nova Águia por Renato Epifânio, do Iv ciclo de tertúlias Em torno de Agostinho da Silva.Casa BocageOrg.: CMS

Page 23: Guia de Eventos - mar|abr'16

23programa

XXIV ENCONTRODE COROS INFANTIS E JUVENISEspetáculo pelo Coral Infantil de Setúbal, com a participação de vários grupos corais oriundos de diferentes pontos do país. Fórum Municipal Luísa Todi

SINFONIA DE ESTRELASlauro António apresenta a obra de busby berkeley, de 1943, na mas-terclass “A Atriz – Arte e Sedução”.Fórum Municipal Luísa Todi

QUOTIDIANO DAS FREIRASCLARISSAS DO CONVENTODE JESUSvisita guiada ao convento e ves-tígios arqueológicos, numa ini-ciativa do dia Internacional dos Monumentos e Sítios.Convento de JesusOrg.: CMS

ROTEIRO DE POESIAdeclamação de poesia em dife-rentes pontos de vila nogueira de Azeitão. Em caso de condi-ções meteorológicas adversas, a atividade comemorativa do nascimento de Sebastião da Gama realiza-se no museu local. Org.: CMS | Associação Sebastião da Gama | Casa de Poesia de Setúbal

CAFÉ À TARDESessão inclui música e dança.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Escola Enclave Culturae Movimento

XIII INTERCÂMBIO DE GUITARRASAtuação de alunos da Academia luísa todi e da Escola de nossa Senhora do Cabo.Salão Nobre dos Paçosdo ConcelhoOrg.: Academia de Músicae belas-Artes luísa todiApoio: CMS

MARCAS DE PRÉ-ROMANTISMO NA POESIA DE BOCAGEPalestra por Miguel Real, das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Salão Nobre dos Paçosdo ConcelhoOrg.: CMS

10 dOM

1 7 h 0 02,5 € | balcão3,5 € | plateia

1 1 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

1 6 S A b

1 0 h 0 0Gratuito

1 4 h 3 0Gratuito

1 4 h 0 0//18h00

Gratuito

1 6 h 3 0Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

Page 24: Guia de Eventos - mar|abr'16

24MARÇO | ABRIL 2016MARÇO | ABRIL 2016

2 1 h 3 013 € | balcão15 € | plateia

PLAZA SUITEEspetáculo para maiores de 12 anos, da Força de Produção.Fórum Municipal Luísa Todi

PAGOS A DOBRARO filme de billy Wilder, de 1944, com barbara Stanwyck, passa na lauro António Mas-terclass “A Atriz – Arte e Se-dução”.Fórum Municipal Luísa Todi

2 1 h 0 0Evento pago

1 8 S E G

2 1 h 0 0Gratuito

ENSEMBLE CLARINETE MODUSConcerto integrado nas Co-memorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Club SetubalenseOrg.: CMS

1 6 S A b

Comédia sobre o amor

Alexandra lencastre, diogo Infante, he-lena Costa e Ricardo Sá trazem a Setúbal as desventuras de dois casais muito dife-rentes e que enfrentam momentos cruciais nas suas vidas. duas histórias distintas es-critas por neil Simon, um dos nomes maio-res da dramaturgia norte-americana. na primeira, uma mulher tenta reconquistar o afeto do marido, encenando um encontro romântico na mesma suite onde passaram a lua de mel. na segunda, os pais de uma jovem noiva tentam convencê-la a sair da casa de banho, onde se trancou poucos minutos antes de começar a festa de ca-samento.

24

Page 25: Guia de Eventos - mar|abr'16

25programa

PROJECTO 33José trindade fala de fotografia em sessão do projeto do grupo ArtPhoto. Casa da CulturaEspaço das ArtesOrg.: Artiset

BASQUETEBOLtorneio para crianças dos 8 aos 12 anos, das comemora-ções do Scalipus Clube de Se-túbal.Pavilhão das ManteigadasOrg.: Scalipus Clube de Setúbal

1 9 t E R

2 1 h 3 0Gratuito

2 3 S A b

0 9 h 0 0//18h00

1 5 h 0 0Gratuito

1 8 h 0 0Gratuito

LUGAR DE BOCAGENA NOSSA POESIA DE AMORlançamento de brochura de Sebastião da Gama, numa atividade comemorativa do nascimento do poeta azeito-nense. Museu Sebastião da GamaOrg.: CMS | Associação Sebastiãoda Gama

PEDRO CARLOS DOS REISMariana Alves apresenta no ciclo palestras no Convento de Jesus a tese de mestrado em desenho dedicada ao artista português.Museu de Setúbal/Conventode JesusOrg.: CMS

Page 26: Guia de Eventos - mar|abr'16

26MARÇO | ABRIL 2016

CELEBRAÇÕES DE ABRILEspetáculo e fogo de artifício assinalam a chegada do dia da liberdade.

OPEN DE DAMASInscrições na sede da coletividade.Sociedade Musical e Recreativa União SetubalenseInformações: 265 522 818

DIA ABERTODAS CIÊNCIAS EMPRESARIASIniciativa para alunos do ensino secundário e profissional que dá a conhecer a escola, os cursos e o ambiente académico, com ativida-des na área do empreendedorismo. Escola Superiorde Ciências EmpresariaisOrg.: ESCE/IPS

SONETOSEspetáculo pela Pequena Com-panhia da Academia de dança Contemporânea de Setúbal, com coreografia de Iolanda Rodrigues e figurinos de Marina Sacramen-to, inspirado na vida e obra do génio impetuoso, espontâneo e eloquente bocage. Iniciativa das Comemorações dos 250 Anos do nascimento de bocage e da Semana da dança 2016.Fórum Municipal Luísa Todi

Gratuito

2 5 S E G

1 4 h 0 0Gratuito

2 8 Q u I

0 9 h 0 0//18h00

Gratuito

2 9 S E X

2 1 h 3 04 € | balcão5 € | plateia

+ dia 30

2 4 d O M

26

Setúbal vive AbrilOs 42 anos da Revolução dos Cravos são festejados com um programa de atividades que mantém viva a chama de Abril. um con-certo e um espetáculo pirotécnico, na noite de 24, recebem o dia da liberdade, para o qual está programado um conjunto de ini-ciativas, como um torneio de basquetebol, às 09h00, no Pavilhão Municipal das Man-teigadas, a 11.ª Corrida da liberdade, às 10h00, no Parque da lanchoa, além das ha-bituais cerimónias protocolares e atividades por todo concelho. O programa, organizado pela Autarquia em parceria com as juntas de freguesia, a união de Resistentes Antifascis-tas Portugueses e o movimento associativo, reserva ainda ciclos de cinema e animações de rua.

Page 27: Guia de Eventos - mar|abr'16

27programa

CURSO DE VINHOSessão no âmbito de cursos de vinhos em locais imprová-veis.Moinho da Maré da MouriscaInscrições (até 26 MAR):[email protected]@rotavinhospsetubal.comOrg.: CMSApoio: Rota dos vinhosda Península de Setúbal

CAFÉ À TARDEMúsica e dança.Casa da BaíaOrg.: CMSApoio: Escola Enclave Culturae Movimento

SEBASTIÃO DA GAMA E A SERRA-MÃEPalestra por João Ribeiro, das comemorações do nascimento de Sebastião da Gama. Museu Sebastião da GamaOrg.: CMSAssociação Sebastião da Gama

3 0 S A b

1 0 h 0 0Evento pago

1 4 h 0 0//18h00

Gratuito

1 5 h 0 0Gratuito

O TEMPO ENVELHECE DEPRESSAO Grupo de leitura discute a obra de Antonio tabucchi, de 2012.Biblioteca MunicipalServiços CentraisOrg.: CMS

PATO MONIZ. BIÓGRAFODE BOCAGEApresentação integrada nas Co-memorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

SONETOSEspetáculo da Academia de dança Contemporânea de Setúbal inspi-rado na vida e obra de bocage.Fórum Municipal Luísa Todi

1 5 h 0 0Gratuito

1 7 h 0 0Gratuito

2 1 h 3 0+ info dia 29

Page 28: Guia de Eventos - mar|abr'16

28

Décadas do século XX estão registadas pelo olhar do fotógrafo Américo Ribeiro. Mas o Tempo está a diluir a riqueza desta memória coletiva de Setúbal. Um grupo de voluntários desafia esta sentença. Resgatam recordações e dão nome a pessoas e lugares que o Tempo queria apagar

Memórias vivas

hoje é dia de casamentos. São as pesso-as o tema principal a colorir nas memórias fotografadas a preto e branco. Rogério vaz de Carvalho e Raúl Gamito Gomes parecem detetives.

Juntamente com Alexandre Portela, apesar de este ser mais dotado para identi-ficar paisagens e edifícios, observam o mo-nitor onde são debitadas as mais recentes imagens, tratadas e digitalizadas, do Arquivo Fotográfico Municipal Américo Ribeiro.

Parecem detetives. Só que não inves-tigam homicídios, mas sim memórias da história contemporânea do concelho, na longa carreira do fotógrafo setubalense. um total de 142 mil e 540 memórias mais precisamente.

“Este aqui trabalhou na Câmara Mu-nicipal! Nos jardins. Era muito conhecido… Só não sei o nome.” Gamito, 84 anos, dá a

primeira pista para a foto do casamento em exibição. “Não se chamava ‘Qualquer-Coi-sa-dos-Jardins’?”, avança Rogério, 80 anos, com uma eventual alcunha. “Nada disso.” Raúl Gamito está seguro quanto à nega e o grupo chega a um impasse.

“Estas datas de 40 e picos são trama-das. Éramos muito miúdos na altura”, desa-bafa. “Era só jogar à bola”, acrescenta Rogé-rio Carvalho à observação.

Os três voluntários estão absolutamen-te empenhados no desafio lançado pelo Mu-seu do trabalho Michel Giacometti, “Ao En-contro da Memória através do Património”.

Esta é uma das três vertentes do projeto municipal Centro de Memórias, dedicado à redescoberta do passado recente de Setú-bal, nomeadamente com a recolha de depoi-mentos sobre profissões tradicionais, com o acompanhamento de rituais sociais e, neste caso, com a identificação de pessoas, luga-res e histórias captadas pela lente de Améri-co Ribeiro, nascido há 110 anos.

O grupo, no qual Alexandre Portela, 78 anos, foi ocupar o lugar de José Pedrosa, falecido em 2010, é responsável por já ter contextualizado 5680 imagens do acervo do fotógrafo.

Maria Miguel Cardoso, técnica munici-pal, explica que o fruto desse trabalho são as “legendas aumentadas”. Aos apontamentos

MARÇO | ABRIL 2016

Page 29: Guia de Eventos - mar|abr'16

29bastidores

originais de Américo Ribeiro, sucintos, o grupo acrescenta, sem margem para gran-de erro, pormenores que tornam as imagens mais ricas a quem as vê na atualidade.

Ao longo da semana, o técnico da Au-tarquia bruno Ferro trata negativos do acer-vo. desse processo cria uma compilação para que o grupo possa identificar o que conseguir.

todas as sextas-feiras de manhã reúne--se na Casa bocage.

A cada fotografia que Maria Miguel Car-doso passa no computador, o trio de setu-balenses voluntários recupera memórias de quando em meninos e adultos. Ao cruzarem as informações que se lembram com os conteúdos das imagens, estas passam a contar histórias muito mais completas e que o tempo teimava em apagar.

Podia ter sido a cidade, eventos, cerimó-nias, acidentes, festas, desporto, o vitória. Mas neste dia foram casamentos. E as lem-branças calharam em ser escassas. Identifi-caram-se umas igrejas e algumas pessoas. várias permaneceram anónimas.

Quando surgem dúvidas, Raúl Gamito não hesita em pegar no telemóvel e ligar à mulher, Salomé, a quem dá as dicas neces-sárias. “Essa menina chama-se Eliana Fa-ria. É a irmã da noiva”, confirma ao grupo, concluída a chamada. O mesmo se passa

veja a reportagem em vídeowww.mun-setubal.pt/pt/galeria-video

ou diretamente neste código QR

com a mulher de Rogério vaz de Carvalho, hermínia.

Ao terminar a sessão, a emoção da des-coberta atinge o grupo como uma epifania. há um familiar na imagem do último casa-mento do dia. Mercê do efeito dominó, pra-ticamente todos, entre nubentes e convivas, acabam reconhecidos.

Outro trabalho importante é feito em casa, nas ruas, nos cafés. Quando existem dúvidas, o grupo leva cópias das fotos e vi-sita locais, interpela amigos.

Já assistiram a momentos engraçados fruto dessas investigações. “Ao mostrar a foto de um grupo de tenistas a uns amigos que haviam praticado em jovens, fez-se silêncio e todos abanavam a cabeça. Nin-guém reconhecia ninguém. Até que um de-les grita espantado: ‘Espera lá! Esse aí sou eu!”, recorda Rogério Carvalho.

Acaba a sessão. Gamito leva debaixo do braço uma foto. Sinal de que a memória vai sair à rua para puxar por outras memórias e, assim, devolver a vida a um tempo que não quer morrer.

Page 30: Guia de Eventos - mar|abr'16

30MARÇO | ABRIL 2016

30

A DOR DÓI, O BOI MUGEPintura e instalação por Ricardo Campos, com inauguração às 18h00. Evento do m@rço.28.Casa da CulturaGaleria de Exposiçõester a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 às 01h00dom, das 10h00 às 20h00Informações:[email protected].: ddlX | CMS

EXPOSIÇÕES DA FRANCOFONIA“A história de França através da publicidade”, com inaugura-ção às 16h00, seguida da ce-rimónia do Chá Marroquino, e “dis-moi dix mots en langue(s) française(s)”, em que alunos trabalham palavras em francês. Mostras da Festa da Francofo-nia 2016.Museu do TrabalhoMichel Giacomettiter a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Org.: CMS | Alliance Française Setúbal

REGARDER + - =Mostra por Rafael Gomes. Even-to do m@rço.28.Casa da CulturaAnexo da Galeria ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS

Manifestações corporais

“Diz-se Revolução o Movimento de um Cor-po que, descrevendo uma curva fechada, passa sucessivamente pelos mesmos Luga-res.” A frase do escritor e jornalista Manuel António Pina acompanha “A dor dói, o boi Muge”, projeto artístico com pintura e ins-talação que Ricardo Campos expõe na Casa da Cultura ao longo de março. Além da mos-tra, o jovem setubalense dinamiza a oficina artístico-pedagógica “todos Falamos”, a 21, das 15h00 às 18h00, para jovens dos 12 aos 18 anos, por 5 euros, sobre a relação do cor-po do observador/espetador com a obra de arte, o conteúdo e a criação.

M A R0 5 / / 2 7

Gratuito

M A R05 // 30

Gratuito

M A R05 // 31

Gratuito

Page 31: Guia de Eventos - mar|abr'16

31exposições

MEMÓRIAS DE ÁFRICA– RAÍZES DE IDENTIDADEtrabalhos de alunos da Acade-mia luísa todi revelam inter-pretações sobre pintura, brin-quedos, poesias e músicas de África. Inauguração às 18h00.Casa da CulturaEspaço das Artester a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

A CIDADE E A ARTEMostra comemorativa do 7.º aniversário do Projeto de Mãos dadas, de Acácio veiga. Inaugu-ração a 26, às 15h30.Casa da CulturaEspaço das Artester a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

ARTISTAS NO FEMININOPinturas, desenhos, fotografias e esculturas produzidas no âm-bito de um concurso comemo-rativo do dia da Mulher.Museu Sebastião da Gamater a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00Org.: Junta de Freguesia de Azeitão

PORTUGAL FROM WIKIPEDIAMostra fotográfica por João Serra. Inauguração às 16h00.Casa Bocageter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS

PEIXE EM SETÚBAL:DO MAR AO MERCADOExposição de fotografiade daniel bédon.Moinho de Maré da Mouriscater a dom, das 10h00 às 18h00 Org.: daniel bédonApoio: CMS | ICnF

SERRA-MÃEMostra de várias edições do li-vro. A inauguração, às 15h00, é seguida da entrega de prémios de concurso de poesia. Ativida-de das Comemorações do nas-cimento de Sebastião da Gama.Museu Sebastião da Gamater a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00Org.: CMSAssociação Sebastião da Gama

05 MAR // 02 ABR

Gratuito

05 MAR // 09 ABR

Gratuito

05 MAR // 29 ABR

Gratuito

M A R09 // 30

Gratuito

M A R11 // 24

Gratuito

25 MAR // 07 ABR

Gratuito

Page 32: Guia de Eventos - mar|abr'16

32MARÇO | ABRIL 2016

32MARÇO | ABRIL 2016

JOÃO CUTILEIROnuma mostra invulgar, João Cutileiro apresenta uma série de cerca de vinte desenhos sobre os momentos em que as mode-los se despem para posar para o conhecido escultor.Casa da CulturaGaleria de Exposiçõester a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00dom, das 10h00 às 20h00Org.: CMS | ddlX

SAL | SALINICULTURA– O RENASCER DOS SAPAISMostra documental e fotográ-fica por Ricardo Coelho, que apresenta parte da história das salinas portuguesas. Inaugura-ção às 16h00. Museu do TrabalhoMichel Giacomettiter a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Org.: CMS | Ricardo Coelho

BOCAGE VISTO PELA ARTEExposição dos trabalhos do concurso nacional de diferen-tes vertentes artísticas “bocage visto e interpretado pela Arte Contemporânea”, das Comemo-rações dos 250 Anos do nasci-mento de bocage. na inaugu-ração, às 18h00, é divulgada a obra premiada.Galeria Municipal do 11ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS

MANUEL BRANCOMostra de homenagem ao anti-go presidente do clube, no âm-bito das comemorações do 19.º aniversário da instituição.Clube Militar de Oficiaisde SetúbalQua a dom, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

DO RISO AO JUÍZO:AS FÁBULAS DE BOCAGEMostra de artes plásticas por alunos dos cursos de produção artística e de design de comuni-cação da Escola Artística Antó-nio Arroio. Inauguração a 6, às 16h00.Biblioteca MunicipalServiços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 19h00 Sab, das 14h00 às 16h00Org.: Escola Artística António Arroio

SETÚBAL AOS NOSSOS OLHOSExposição coletiva de alunos do colégio Centeio.Casa da CulturaEspaço das Artester a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

A B R02 // 27

Gratuito

0 2 A B R// 29 MAI

Gratuito

A B R03 // 24

Gratuito

A B R 06 // 10

Gratuito

A B R07 // 29

Gratuito

A B R08 // 21

Gratuito

Page 33: Guia de Eventos - mar|abr'16

33exposições

33exposições

MANUEL VILARINHO“Manuel vilarinho – Arte para Setúbal | Pinturas e desenhos”, com algumas das obras mais significativas do artista. Inaugu-ração às 15h30.Casa da Baíatodos os dias,das 09h00 às 20h00Org.: CMS

SILÊNCIOS INTEMPORAISExposição de fotografia de Rui david. Inauguração às 16h00.Casa Bocageter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Org.: CMS

AGUARELAS DE ALUNOSDE ABRIL… E NÃO SÓMostra de pintura coletiva con-duzida por hugo da Silva. Inau-guração às 18h30.Casa da CulturaEspaço das Artester a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

OLHAR E SENTIMENTOPintura de dália vale Rego. Casa da CulturaEspaço das Artester a sab, das 16h00 às 19h30e das 20h30 às 23h00dom, das 14h30 às 20h00Org.: Artiset

VIA DA MISERICÓRDIAMostra coletiva de artes visuais sobre as 14 estações da via Sacra.Casa da Baíatodos os dias,das 09h00 às 20h00Org.: Comissão diocesanade Arte Sacra de SetúbalApoio: CMS

BOCAGE: VIDA E OBRAMostra itinerante com os me-lhores trabalhos da 12.ª Meia Maratona Fotográfica de Setú-bal, integrada nas Comemora-ções dos 250 Anos do nasci-mento de bocage.Capricho Setubalense(Até 31 MAR)Seg a sex, das 17h30 às 22h00Sab, das 09h00 às 13h00e das 15h00 às 19h00Galeria-Bar La Bohème(08 AbR // 06 MAI)ter a dom, das 21h30 às 02h00Org.: CMS

0 9 A B R// 22 MAI

Gratuito

1 6 A B R// 28 MAI

Gratuito

2 2 A B R// 05 MAI

Gratuito

A T É1 0 M A R

Gratuito

A T É2 7 M A R

Gratuito

A T É0 6 M A I

Gratuito

Page 34: Guia de Eventos - mar|abr'16

agir34

MARÇO | ABRIL 2016

PASSEIOS PEDESTRESMUNICIPAIS DE SETÚBALPasseios nos dias 5 e 20 de marçoe a 2 e 16 de abril.Informações: 265 227 685Org.: SAl

EXPRESSÃO DRAMÁTICAAula abertado dia Mundial do teatro.Cinema Charlot– Auditório MunicipalInscrições: 965 823 899Org.: Pensarteatro | Água Ardente | CMS

OFICINA DE PALHAÇ@Atividade nos dias 9, 16, 23 e 30, por Catarina Mota, do m@rço.28.Casa da CulturaInformações:[email protected].: CMS

FRANÇA EM SETÚBALvisita ao centro histórico, da Festa da Francofonia 2016.Org.: Stéphanie PardeteAlliance Française de Setúbal

FOTOGRAFIAWorkshop do m@rço.28, por José Rasquinho.Casa da CulturaInscrições: [email protected].: CMS | Artiset

CONCURSO GRANDE MARCHA DE SETÚBAL 2016Recomendação de alusão aos temas Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016 e 250 Anos do nascimento de bocage.Informações: 914 005 250Org.: CMS

ARTES PERFORMATIVASOficinas abertas.Centro SocioculturalElmano SadinoInformações: 927 751 881Org.: teatro do Elefante

PINTURAAtelier de pintura e recuperação de peças antigas ou usadas, em diferentes técnicas.Monte da Elvira n.º 1Informações: 925 437 232Org.: Renov’Art

WORKSHOP DE TEATROAtividade orientada por Célia da-vid para maiores de 15 anos, aos sábados e domingos. Evento inte-grado no m@rço.28.Teatro de BolsoOrg.: tAS

ROTA DOS GOLFINHOS– ROTA DA BAÍA MAIS BELACruzeiros diários numa das mais belas baías do mundo. Em Setú-bal o embarque é feito na doca de Recreio das Fontainhas.Informações: 962 405 933Org.: troiaCruze

M A R/ / A B R

1 0 h 0 0Eventos

pagos

M A R0 8 t E R

1 8 h 0 0Gratuito

M A R

2 0 h 3 0 //23h00

25 €M/16 anos

M A R13 d O M

1 0 h 0 0

M A R2 1 S E G

1 0 h 0 0 //12h00

Gratuito

A T É3 1 M A R

Gratuito

A decorrer

M/16 anos

A decorrer

S A b0 9 h 3 0 //13h00

GratuitoM/14 anos

A decorrer

1 5 h 0 0 //17h00

40 € | mês

A decorrer

1 0 h 3 01 4 h 3 0

30 € | geral15 € | 4 // 12

Gratuito | até 4 anos

Page 35: Guia de Eventos - mar|abr'16

infantil35

MARIA FOGAÇAhora do Conto, para crianças dos 5 aos 10 anos, ao abrigo de um intercâmbio de bibliotecas de Setúbal e Palmela.Biblioteca MunicipalOrg.: CMS | CMP

LETRAS PERAMBULANTESteatro musical pela companhia brasileira núcleo Caboclinhas, do dia Mundial do teatro.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

O ESPÍRITO DA NATUREZAPeça para o público escolar, nos dias 8 e 10, às 10h00 e às 14h30, na Casa da Cultura, por 3 euros, e a 13, às 16h00, no teatro de bolso, por 5 euros. Atividade do dia Mundial do teatro. Informações:[email protected].: CMS | Mundo da ZingarelaServivo

ATIVIDADES DO ALAMBREEm março, “Saída Fotográfica – Aves”, a 12, e “Férias da Páscoa”, de 21 a 23. Em abril, “Saída Foto-gráfica – Paisagem”, a 2, e “Per-cursos Praias – Arrábida”, a 16.Informações: 212 183 103Org.: YMCA Camp Alambre

HOTEL TRANSILVÂNIAdrácula e alguns dos monstros mais famosos do mundo pas-sam um fim de semana especial.Casa da CulturaOrg.: CMS

M A R0 2 Q u A

1 1 h 0 01 4 h 0 0

Gratuito

M A R0 5 S A b

1 5 h 0 07 € | criança

+ adulto4 € | extra

M A R

Evento pago4 // 10 anos

M A R/ / A B R

Eventos pagos

M A R 1 3 d O M

1 5 h 0 01,5 €

Encontro interplanetário

O evento mais esperado do século, em que, pela primeira vez na história da humanidade, um ser humano se encontra com um extra-terrestre, sobe ao palco do Fórum Municipal luísa todi, em março, naquele que é um dos destaques das comemorações do dia Mun-dial do teatro. luís é o representante de ter-ra no 1.º Encontro Interplanetário do Siste-ma Solar. A venusiana vénia organizou uma festa à altura para receber os habitantes de todos os planetas do sistema solar. O amor acontece, mais há quem não fique satisfeito. uma guerra interplanetária está iminente.

M A R1 3 d O M2 0 d O M

1 7 h 0 07 € | balcão9 € | plateia

UMA HISTÓRIA DO OUTRO MUNDOMusical infantil sobre a aventura de um menino a viajar pelo siste-ma solar, com texto de Ana Ran-gel, que assina ainda a produção com Miguel dias, encenação de António terra e músicas de dino e nuno Pires. Inclui mais duas sessões, exclusivas para esco-las, nos dias 15 e 16, às 11h00. Evento do dia Mundial do teatro.Fórum Municipal Luísa Todi

Page 36: Guia de Eventos - mar|abr'16

36MARÇO | ABRIL 2016

EXPRESSÃO CRIATIVAAtelier para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, com a dura-ção de duas horas, em dois ho-rários disponíveis. Atividade do dia Mundial do teatro.Casa da CulturaInformações:[email protected].: CMS

O PRINCIPEZINHOEspetáculo pelo Grupo de Ani-mação e teatro Espelho Mágico, do dia Mundial do teatro.Fórum Municipal Luísa Todi

ATELIERSApoio ao estudoe psicopedagogia.Plano d’EstudoInformações: 918 690 [email protected]

CAÇA AO OVO DA PÁSCOAJogos tradicionais, atelier de pintura de ovos, caça aos ovos e teatro infantil. Parque da Cooperativade Vendas de AzeitãoOrg.: Junta de Freguesia de Azeitão

CHOU!Espetáculo para toda a família, num conto em que Chou!, uma forma antiga de palhaço na ópe-ra chinesa, descobre a diva Ma-ria e a sua obsessão pela ópera.Casa da CulturaSala José AfonsoOrg.: CMS

LUZ DE PAPELteatro para bebés e crianças dos 3 meses aos 3 anos, num jogo de transformação com interpre-tação de Rita Sales. Casa da CulturaSala José AfonsoReservas: 265 236 168Org.: teatro do Elefante

OS PIRATASAndré Moniz, Kimberlly Ostro-wskij e Célia david interpretam peça com encenação de Carlos Curto. dia 3, às 17h00, no Fórum luísa todi, com bilhetes a 4 e 5 euros, e a 10, 17 e 24, às 16h00, no teatro de bolso, por 5 euros.Org.: tAS

SETÚBAL: UMA BAÍA A LER– LER BOCAGEAtividade da X edição da Sema-na da leitura, com meio milhar de alunos a ler poesia de bocage.Praça de Bocage

M A R17 // 18

1 0 h 0 0//12h001 4 h 3 0//16h30

5 €

M A R 1 8 S E X

1 1 h 0 04 €

1 8 M A R/ / 0 8 A B R

Evento pago6 // 15 anos

M A R1 9 S A b

1 0 h 3 0//18h00

Gratuito

M A R2 0 d O M

1 6 h 0 07 € | criança

+ adulto4 € | extra

M A R2 7 d O M

1 1 h 0 08 € | bebé

+ adulto5 € | extra

A B R

Evento pago

A B R1 9 t E R

1 0 h 1 5//12h30

Gratuito

Page 37: Guia de Eventos - mar|abr'16

37infantil

MÚSICA PARA BEBÉS E PAIS Atividade para pais e bebés e crianças dos 3 meses aos 3 anos, com jogos de cuco, ex-ploração de instrumentos de pequena percussão e canções infantis, movimento e audição de melodias gravadas e canta-das, aos domingos. Casa da CulturaSala José AfonsoInformações: 914 071 539Org.: Sandra Oliveira

…AQUI HÁ TESOUROS!Animação teatralizada para crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico, a partir do Retábulo do Convento de Jesus.Galeria Municipaldo Banco de PortugalInscrições: 265 537 880Org.: CMS

LUÍSA TODI APRESENTA-SE...Animação para alunos do 3.º ao 6.º ano pelo serviço educativo do Museu do trabalho Michel Giacometti.Casa BocageInscrições: 265 537 880Org.: CMS

ANIMAÇÕES CÉNICAS“A cavalo num barbante” e “Fá-bulas – bocage”, para a comu-nidade escolar, do projeto GoG, com interpretações de João brás e luís Santiago e direção de Carlos Curto.Informações: 962 548 [email protected]

ANIMAÇÕES NA BIBLIOTECAAnimação da leitura “A bruxa Es-brenhuxa”, baseada no livro de Margarida Castel-branco e Carla Antunes, oficina de escrita cria-tiva “baú das histórias”, e visita guiada “biblioteca viva”.Biblioteca MunicipalInscrições: 265 537 240Org.: CMS

NA MERCEARIA, QUEM DIRIA?Atividade que, a partir do conto “Cinderela”, explora o espaço da Mercearia liberdade.Museu do TrabalhoMichel GiacomettiInscrições: 265 537 880Org.: CMS

SÓ SABE DO CONVENTO,QUEM LÁ ESTÁ DENTRO!Recriação da história do Con-vento de Jesus, da fundação à atualidade, para alunos do jardim de infância ao ensino básico.Convento de JesusInscrições: 265 537 880Org.: CMS

Consultar ainda as páginasda secção Espaços

A decorrer

1 0 h 3 0//11h00

6 € | adulto + criança

8 €| 2 adultos

+ criança10 €

| 2 adultos + 2 crianças 2 € | extra

Ano letivo

Gratuito

Ano letivo

Gratuito

Ano letivo

Eventos pagos

Ano letivo

S E G/ / S E X1 0 h 0 01 4 h 3 0

Gratuito

A decorrer

Gratuito

A decorrer

1 0 h 3 01 4 h 3 0

Gratuito

Page 38: Guia de Eventos - mar|abr'16

ver38

MARÇO | ABRIL 2016

Giotto quebrou corajosamente com as regras da pintura de influência bizantina, de compo-sições e figuras estáticas, sujeitas a padrões rígidos, sem preocupação de rigor anatómico nem espacial. Pelo contrário, as suas figuras têm alma e traços de caráter próprios, com um considerável rigor anatómico, revelando que o pintor teria pessoas verdadeiras como modelos. também o modo como trata a pro-fundidade ou a perspetiva nunca tinham ido tão longe em toda a Idade Média.

Este fresco, pintado por volta de 1305, contém as caraterísticas mais relevantes da pintura de Giotto, sendo também uma notável lição de composição. As figuras não apresen-tam diferenças de tamanho, comuns até então, consoante a sua relevância hierárquica. Pelo contrário, apresentam-se à escala humana. de notar que as pregas da roupa se adaptam aos volumes dos corpos e caem com naturalidade.

Cristo não surge no centro da composi-ção, como era hábito e quase obrigatório, mas a um canto. A figura central é S. João, estando à direita José de Arimateia e nicodemos; à es-querda, também de pé, está Marta. A virgem Maria debruça-se sobre o peito de Cristo, Ma-ria Salomé segura uma mão, Maria Madalena

segura os pés; duas figuras anónimas, de cos-tas, seguram a cabeça e a outra mão.

Apesar de Cristo estar a um canto, o nos-so olhar é conduzido para o seu rosto e para o abraço de Maria, através de curiosos e inovado-res processos que jogam com o psiquismo do observador. Os corpos inclinados circundam o par, os olhares das restantes figuras para lá se dirigem, assim como a agitação dos anjos vo-ando. Até a diagonal da pequena encosta nos conduz para os rostos de Cristo e de Maria.

As figuras sentadas no chão, uma ao meio, outra no canto, desempenham um pa-pel muito importante na composição. Estão de costas para cá tal como nós, espetadores, deixando um espaço livre entre elas, onde somos convidados a colocarmo-nos. deste modo, quem observa esta cena sente-se fa-zer parte dela, como numa encenação teatral que não apresenta uma separação entre pal-co e plateia.

Só um século e meio depois, no período renascentista, surgirão outras composições com a complexidade desta.

António GalrinhoArtista plástico

Lamentação

Page 39: Guia de Eventos - mar|abr'16

compasso39

Caso curioso explicado a partir da minha experiência de facto com o GAtEM – Gru-po de Animação e teatro Espelho Mágico: (…) A MESMA peça vista numa sessão por crianças e noutra por idosos consegue a MESMA consequência filantrópica: um “pú-blico” cúmplice na construção e produção da acção. E isso permite-lhe FAMIlIARIZAR-SE com o FAZER e o APRESEntAR. Faz parte, quando se consegue, da alquimia incompa-rável da arte de talma.

no Espelho Mágico nunca dissemos nÃO a uma representação numa escola, gi-násio, cantina, na rua, mas, e embora tudo isso seja possível… nada apaga ou chega ao poder das mil almas de uma sala de teatro… e permite o contacto com a cenografia, a ilu-minação, os figurinos, etc…

O teatro é a melhor e mais completa universidade Popular e, verdade, verdadinha, tudo começa na família…

tal caso justifica perfeitamente este escrito.

Céu CamposDiretora e atriz do GATEM

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Este texto testemunha a confiança larga do “teatro para a família” (razão maior de todas as revoltas) no interior humano.

As crianças acostumadas a viver (ven-do) teatro modificam para melhor o discurso descritivo e concluem mais competente-mente perante os diferentes acontecimentos do grande PAlCO dA vIdA.

levar as crianças ao teatro é proporcio-nar-lhes uma experiência harmoniosa única mas não só: Quem vai ao faz de conta… faz de conta… que está na trama e que aquilo é tudo vERdAdE a MEntIR… e, efectivamente, é ASSIM! A possibilidade de conviver com todos os elementos que compõem o espec-táculo alarga o potencial de referências ava-lizadas e vivenciadas.

nO tEAtRO tudO MEXE. Até A dES-CObERtA…

Sabemos e sabe quem não quer ver que o público em geral, mas sobretudo o público infantil, é o melhor crítico. As crianças não têm ideias pré-estabelecidas, interessam--se ou aborrecem-se, aderem livremente ao trabalho dos actores ou ficam agitadas. As crianças compreendem, tão bem como os adultos, tudo o que merece ser entendido. O importante não é aquilo que as cenas que-rem dizer mas sim a leitura que cada cabeça faz do que avistou…

Tudo começa na família

Page 40: Guia de Eventos - mar|abr'16

40leituras MARÇO | ABRIL 2016

a morte do tio podre de rico, que lhes torne a rechear as depauperadas carteiras e lustre os tiques aristocráticos de que se reclamam.

“O Sonho Português” é uma metáfora de um Portugal como uma certa classe social e política o vive, entre euforias desmesuradas e depressões cíclicas a correr pelas curvas de uma estrada que o conduzem para abis-mos entrevistos e provocados por uma es-trutura socioeconómica estagnada, antiga e renovada a favor de alguns, condenando todos os outros a uma dura luta quotidiana. uma radiografia das novas elites que procu-ram apropriar-se do poder de qualquer ma-neira, de ter sucesso por qualquer vereda.

Paulo Castilho, diplomata de profissão, não esconde um olhar por assim dizer es-trangeirado sobre o seu país a que regres-sou, para o colocar na mesa da anatomia, armado com as ferramentas de uma ironia subtil e inteligente.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Portugal em cores corrosivas

num estilo muito coloquial, uma marca da escrita de Paulo Castilho, “O Sonho Portu-guês” foca um tema de grande actualidade política e social, a ambição pelo poder e pelo dinheiro, que se desenvolve no meio de um clima áspero, quase doentio, de amores, de-samores e quezílias familiares.

A história é aparentemente simples, algo trivial. uma família entre os escombros da sua antiga opulência vive com sofreguidão a esperança de receber uma herança de um tio multimilionário. uma herdade no Alentejo, junto da barragem do Alqueva, que sonham transformar num empreendimento de luxo para turistas. desejam recuperar algumas das perdidas penas douradas dos seus an-tepassados. A angústia dos putativos her-deiros daquele tio sem filhos contamina as suas realidades pessoais, as suas relações afectivas, aguça as rivalidades familiares, catalisa a obsessão pelo dinheiro e o que é correlato, o poder e a política.

Paulo Castilho, com ironia, descreve por in-termédio dos vários narradores, em discursos directos e indirectos, a vida dos Mendes, afoga-dos pela ambição de uma sorte futura, quase como jogar no euromilhões sabendo a chave,

O Sonho PortuguêsPaulo Castilhodom Quixote/leyaCapa: Rui Garrido, com uma pintura de Manuel Amado1.ª edição: Maio 2015470 páginas

Page 41: Guia de Eventos - mar|abr'16

41fitas

trear-se na broadway e é recebida em nova Iorque apoteoticamente.

Convidada para hollywood, contratada pela twentieth Century-Fox, em “Sinfonia dos trópicos” (1940), aparece ao lado de betty Grable e don Ameche. no mesmo ano, foi eleita a terceira personalidade mais popu-lar nos Estados unidos, e apresenta-se, na Casa branca, a convite do presidente Franklin Roosevelt. A 4 de Agosto de 1955, sofre um ataque de coração em pleno “the Jimmy durante Show” e, pouco depois, um segundo, desta feita fatal. Morre com 46 anos, o corpo regressa ao brasil, que lhe dedica exéquias como raras vezes se viram no Rio de Janeiro.

Ela foi a primeira estrela latino-americana a ser convidada a imprimir as mãos e os pés na entrada do Chinese theatre, em 1941, e tornou-se igualmente a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela no Passeio da Fama. Carmen é considerada ainda a precurso-ra do tropicalismo no brasil, movimento cultu-ral da década de 1960. Até hoje, nenhum artista brasileiro teve tanta projecção internacional como ela. A 11 de Abril, no Fórum luísa todi, vai passar um dos seus títulos de glória, “Sinfonia de Estrelas”, de busby berkeley. A não perder.

lauro António Cineasta, crítico

texto escrito com as regras anteriores ao novo acordo ortográfico

nascida em Portugal, Carmen Miranda foi considerada uma das maiores cantoras da América latina, um símbolo da cultura po-pular e “a voz” do brasil no mundo.

nascida em Marco de Canaveses, a 9 de Fevereiro de 1909, brasileira por coração, apesar de nunca ter renunciado à nacionali-dade portuguesa, Maria do Carmo Miranda da Cunha emigrou com meses para o brasil, onde a família procurou fugir da pobreza lusitana.

teve o seu primeiro emprego aos 14 anos, numa loja de gravatas, e depois numa chape-laria. Em 1929, foi apresentada ao compositor Josué de barros, que, encantado com o seu talento, passou a promovê-la em editoras e teatros. no mesmo ano, gravou os primeiros discos. O primeiro grande sucesso veio com “ta-hi!”, tema lançado em 1930, com mais de 36 mil cópias vendidas. Em seis meses, Car-men Miranda já era a cantora mais famosa do brasil. Com um pouco mais de um metro e meio de altura, franzina e de olhar gaiato, Car-men Miranda cedo se transformou numa co-queluche no brasil, sendo conhecida interna-cionalmente como “the brazilian bombshell”.

no cinema, depois de figurações, faz a sua estreia no documentário “A voz do Car-naval” (1933) e, em 1939, surge na comédia musical “banana da terra”, onde aparece pela primeira vez caracterizada de baiana, personagem que a lançou internacionalmen-te. O sucesso como cantora é retumbante. O êxito extravasa fronteiras. é convidada a es-

Carmen Miranda, uma portuguesaque triunfou em Hollywood

Page 42: Guia de Eventos - mar|abr'16

Álvaro Arranja

“A investigaçãoé como uma droga”

Page 43: Guia de Eventos - mar|abr'16

pessoa43

Apaixonado por história desde pequeno, Álvaro Arranja fez deste ramo das ciências humanas um modo de vida.

Em criança, livros e manuais escolares cativaram-no com lições sobre a época dos romanos. “Ainda por cima, em miúdo, havia todos aqueles filmes de época que estavam na moda. Ia muito ao Casino [Setubalense] e ao Salão [Recreio do Povo], onde ‘podia’ comprar os famosos bilhetes com coluna [que tapavam a vista ao público]”.

Mais tarde, foi Setúbal, a terra natal que o investigador de 56 anos nunca abandonou, que o cativou pela história contemporânea.

Pelo meio, enquanto se construía como adulto, chegou a pensar que poderia servir na Justiça. Mas achou direito uma coisa “tão ári-da”, que acabou por mudar para a verdadeira paixão, história e o respetivo curso superior. “Costumo dizer que fui confirmar que não gos-tava. Ainda andava em Direito e já fazia artigos de história para um jornal que havia há muitos anos, o Repórter de Setúbal. Pensei: não vale a pena. Faz o que gostas e deixa-te de coisas.”

O que gosta de fazer transformou-se numa carreira de docente no ensino secun-dário e na publicação de obras de investiga-ção, inspiradas, por exemplo, pela indústria conserveira e o movimento operário em Se-túbal, em bocage ou na Revolta da Patuleia, com clímax bélico na batalha do viso.

Setúbal, aliás, magnetizou-lhe a atenção por ser “uma cidade do século XX, uma cidade da industrialização, contemporânea, mas, pri-meiro, uma cidade também feita de pessoas li-gadas ao mar, com 80 por cento da população a ser constituída por pescadores e operários”.

O prazer da investigação monopoliza--lhe o corpo. tem dificuldade em recupe-

rar uma atividade que desempenhe como passatempo.

“Bom… são os livros e escrever. Mas acaba por ser muitas vezes relacionado com História. Vejo investigação como uma droga. Quero mais, mais e mais”, graceja.

A referência mais próxima que encontra de um passatempo é o cargo que desem-penha há vários anos na direção do Centro de Estudos bocageanos, embora frise que estudos sobre bocage só mesmo de cariz biográfico. “Em questões literárias deixo in-tegralmente para Daniel Pires, muito prova-velmente o maior especialista do poeta. Eu foco-me mais em questões históricas.”

Como professor, sente, com um sorriso nos lábios, que a disciplina de história não é nenhum bicho papão para os jovens. “Eles interessam-se, demonstram curiosidade, leem e não necessariamente só na internet”, garante, adiantando que as novas tecnolo-gias podem também dar um empurrão no ânimo das turmas.

“Uso muito powerpoints e quadros inte-rativos. Vejo que até os jogos de computador podem ser úteis, ao contrário da imagem que tantas vezes se tenta passar. Lembro -me por exemplo de um aluno que apresentou um trabalho sobre o período do terramoto de 1755 inspirado num jogo de computador que aborda aquela catástrofe. Isso revela enge-nho e espírito de adaptação.”

tal entusiasmo é algo que o preenche, pois Álvaro Arranja, esquecendo por instan-tes a própria paixão que o move pela inves-tigação, partilha das palavras do historiador francês Marc bloch sobre a importância desta ciência: “A incompreensão do presente vem fatalmente da ignorância do passado.”

Page 44: Guia de Eventos - mar|abr'16

rotas44

MARÇO | ABRIL 2016

História gira em Azeitão

ARRÁBIDA (1). O recorte da cordilheira, replicada numa peça em ferro, dá as boas--vindas na chegada a Azeitão. O arranjo urba-nístico, concretizado em 2014, é iluminado de noite e inclui áreas com seixos rolados e com relva, esta última com três oliveiras milenares.

QUEIJO (2). A área ajardinada da rotunda de brejos de Azeitão, de 2014, serve de pas-torícia a réplicas de seis ovelhas, numa ho-menagem à produção do queijo azeitonense. O apontamento urbanístico é complementa-do por uma oliveira milenar e seixos rolados.

VITIVINÍCOLA (3). O antigo património edificado rural, com ênfase no Palácio da ba-calhôa, salta à vista na rotunda perto do Azei-tão bacalhôa Parque. Criada em 2012, está apetrechada de iluminação diferenciada que simboliza os vinhos tinto, branco e moscatel.

CAMIONETA (4). A antiga camioneta de carreira, de 1928, é o elemento principal da rotunda, requalificada este ano. A réplica re-produz o veículo nas suas dimensões origi-nais, incluindo a matrícula e a pintura identi-ficativa da empresa de transportes públicos.

Azeitão dá-se a conhecer, todos os dias, sem exceção, com algumas das maiores referên-cias da história da região a centrar atenções em apontamentos urbanísticos que embele-zam o espaço público ao longo da Estrada nacional 10, que atravessa aquele território.

A gastronomia, a atividade vitivinícola, o património natural e rural, e até a memória de uma antiga empresa são exaltados em arranjos impulsionados, nos últimos anos, pela Junta de Freguesia de Azeitão, num conjunto de rotundas entre vila Fresca e bre-jos de Azeitão.

A Arrábida saúda visitantes e munícipes locais na entrada norte de Azeitão. A home-nagem à serra-mãe, património tantas vezes retratado na poesia de Sebastião da Gama,

está patente numa rotunda localizada nas imediações do “Parque do Morango”.

Mais à frente, ainda em brejos, é o típico queijo de Azeitão que salta à vista num ou-tro nó giratório entre vale de Choupos e vale de bolinhos, enquanto o património edifica-do rural e a atividade vitivinícola da Quinta da bacalhôa e de José Maria da Fonseca são promovidos em duas rotundas de vila nogueira.

Já a memória da antiga A transporta-dora Setubalense (belos), de João Cândido belo & Companhia lda., é evocada à entrada de vila Fresca, com uma réplica daquela que foi a primeira camioneta da empresa a fazer a ligação entre Setúbal e Azeitão a estacio-nar no centro da rotunda de Castanhos.

Page 45: Guia de Eventos - mar|abr'16

cidade45

A visão da família azeitonense Belo levoua modernidade à cidade.Com audácia,A Transportadora Setubalense abriu uma estação rodoviária exclusiva da empresa. Andar de camioneta não voltou a ser igual em Setúbal

Viagem no tempo

“Não é embarcadoiro e desembarcadoiro de carruagens de caminho de ferro (…); mas é, segundo as perfeitas regras, estação de pas-sageiros que utilizam a viação mecânica por estrada.”

no século XXI será razoável estranhar que “O Setubalense” descreva a inaugura-ção de uma estação rodoviária por contraste com uma estação de comboios, mas, em 1959, a então novíssima gare de Setúbal re-presentou um marco não apenas para a ci-dade, mas também para todo o país.

Com cerca de 3200 metros quadrados, o empreendimento de A transportadora Setu-balense quadruplicou o movimento da empre-sa e dotou a cidade de um local exclusivo de chegada e partida de autocarros. Até então, as paragens rodoviárias estavam intimamente li-gadas às estações de caminhos de ferro.

A gare de Setúbal, popularizada como “belos”, não era caso único, mas era rara e, as-segura José luís Covita, a de maiores dimen-sões, à imagem da própria empresa, que o in-vestigador sublinha na obra “Memórias de um século de autocarros” como a maior do país.

A estação, com 41 metros de fachada a olhar de frente para a Avenida 5 de Outubro, marcou pela inovação e libertou a Praça de bocage, feita apeadeiro, do trânsito pesado.

O desenho de entrada e saída de viatu-ras ainda hoje permite a circulação fluida e em segurança das camionetas e o edifício de quatro pisos, desenhado pelo arquiteto luís bevilacqua, incluía, entre outras valências, uma agência de viagens.

um ascensor transportava bagagens ao primeiro piso, a partir do qual era feita a acomodação das mesmas nos tejadilhos das camionetas, onde também seguiam bi-dões de gasóleo, salvaguarda em incidentes mecânicos. Os dois últimos pisos da estação destinaram-se a apartamentos de habitação.

A 25 de julho de 1959 os “belos” entra-vam em funcionamento, mesmo com o pri-meiro andar em obras. O governador civil, Miguel Rodrigues bastos, e o presidente da Câmara, Magalhães Mexia, ajudaram a cor-tar a fita. Às 17h10 partiu a primeira camio-neta (na foto). Era a emblemática carreira de Cacilhas. Seguiu rumo ao futuro.

Page 46: Guia de Eventos - mar|abr'16

MARÇO | ABRIL 2016prazeres46

Vadia sem vaidades

Comida modesta para gente modesta. é as-sim que a tasca vadia se gosta de apresen-tar. Os petiscos são o prato forte, mas tam-bém serve refeições de faca e garfo. A cerveja artesanal e os vinhos da Península de Setú-bal fazem-se acompanhar, quinzenalmente, de fado vadio, sempre às quintas.

no calor do verão, a vadia assentou ar-raiais no centro histórico da cidade para par-tilhar sabores com tradição, “sem artifícios”, como vinca o proprietário, Rui Raposo, setu-balense que, após largos anos afastado da cidade, voltou para criar “qualquer coisa de diferente”.

E na diferença está o encanto. Aos tra-ços originais da casa, ainda com portões em ferro fundido e uma abóbada perfeita em ti-jolo, junta-se uma decoração sem vaidades, com mobiliário recuperado, arte setubalense e até uma porta antiga a fazer de suporte de castiçais.

O espaço deslumbra, mas a verdadeira perdição está na ementa, que junta petiscos e pratos tradicionais a opções vegetarianas. todos preparados com produtos do comér-cio local, como o Mercado do livramento, ou de pescadores da vizinhança.

lamejinhas e lingueirão à bulhão, pata-niscas e ovos com farinheira são algumas das muitas combinações que podem ser degustadas, assim como espargos com ovo escalfado e molho holandês. Para beber, há sangrias, vinhos da Península de Setúbal e a cerveja artesanal Sadina.

A vadia também é feita de cultura, com eventos destinados à promoção de projetos artísticos e, regularmente, noites de fado, saudade que se ouve mas que também se sente e fica nas paredes do espaço com de-dicatórias de clientes que dizem um até já.

TASCA VADIARua Pereira Cão, 28

• Peças simples, sentimentais, fazem da Vadia familiar. Muitas foram oferecidas por clientes e decoram o espaço, com duas salas onde cabem 50 pessoas.

• Choquinhos do rio, gambão ao sal e pataniscas de polvo são propostas para petiscar. Mais consistentes são o Bacalhau Vadio e o Bife à Casa.

• Na ementa há “Miminhos do talho da vizinha,a anunciar conforme o dia”. As entremeadasde vitela são os que mais chegam ao prato.

• Loira ou morena, com sabor artesanal, a cerveja Sadina é um dos destaques. Estilizada em exclusivo para a casa, é servida em copos próprios.

• A Vadia está aberta de terça-feira a domingo, das 16h00 às 24h00. No período de verão as portas abrem às 14h00. Reservas pelo telefone 914 277 297.

Page 47: Guia de Eventos - mar|abr'16

47afazer

Elmano didáticoA Feira do livro de Setúbal de 2016 abre a brincar com boca-ge. no dia inaugural do certame é apresentado um livro-jogo pensado para ensinar aos mais novos a vida e obra do poeta e um dos principais nomes da literatura portuguesa.

Em cerca de trinta páginas, publicadas pela Edicare Edi-tora, partilha-se de forma divertida aspetos biográficos de Elmano Sadino, como a infância, as viagens, os muitos locais de Setúbal e lisboa onde deixou marca e algumas das “mil deidades” por quem se enamorou.

A obra de bocage faz também parte deste jogo de apren-dizagem, com o livro a lançar desafios, por exemplo, para a interpretação de textos bocagianos.

destinado a crianças dos 7 aos 11 anos e de acordo com as metas curriculares do 2.º ciclo, este livro-jogo não descura nenhum pormenor do enorme legado deixado por bocage ao longo de quarenta anos de vida.

A obra até inclui um jogo da glória para que aprender sobre Elmano Sadino seja ainda mais divertido e desafiante.

A apresentação da obra realiza-se às 17h00, uma hora depois da abertura oficial da Feira do livro de Setúbal, que decorre na Avenida luísa todi entre 2 e 17 de abril.

O certame é dedicado a bocage e ao desporto e conta com várias apresentações de livros, com a presença dos au-tores, muita animação e, claro, preços de feira.

Setúbalem jogo

Em www.mun-setubal.pt, a partir do menu “Con-celho”, pode testar-se os conhecimentos sobre personalidades históricas de Setúbal, como bocage, no “Jogo do tríptico”

ludotech.euJogos online sobre conteúdos lecionados nos currículos do 2.º ciclo do ensino básico. A língua portuguesa é uma das principais preo-cupações, mas também existem vários conteúdos didáticos sobre outras temáticas, como His-tória, por exemplo

www.hgp.ptSítio sobre a história de Portugal, pensada para alunos do 2.º ciclo. In-clui muitas páginas com conteúdos e muitas outras com jogos para se testarem os conhe-cimentos adquiridos

Page 48: Guia de Eventos - mar|abr'16

espaços48

MARÇO | ABRIL 2016

Galeria Municipal do 11

Avenida Luísa Todi, 5Tel.: 910 040 402Ter a sex, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Sab, das 14h00 às 18h00

Casa do Corpo SantoMuseu do Barroco

Rua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Decoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pintados setecentistas e talha dourada na Capela.Exposição permanente: Coleção de instrumentos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu de Arqueologiae Etnografia do Distrito de Setúbal

Avenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Exposições de longa duração: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos arqueológicos e biblioteca especializada.

MUSEUS/GALERIAS(encerrados nos feriados)

Museu de Setúbal

Convento de Jesus. MuseuReceçãoLargo de JesusTel.: 913 873 015Preço: 2 € (inclui audioguia) | 1 € (grupos organizados)Gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresTer a sab, das 10h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00

Exposição de longa duração:Cerca de cinco dezenas de peças de coleções do Museu de Setúbal, com arte do final da Idade Média, do Renascimento e do Barroco, num roteiro cronológico espaciotemporal entre o final do século XIV e o século XX.

Galeria Municipal do Banco de PortugalAvenida Luísa Todi, 119Tel.: 913 213 920Preço: 1,5 €Gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresTer a sex, das 11h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00Dom, das 14h00 às 18h00

Exposições de longa duração:• “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”Peças arqueológicas e obras de arte sacra e arte contemporânea, incluindo o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus.• “Antimonumentos”Esculturas de Virgílio Domingues.• “Arte e Arqueologia da Antiguidade”Peças do Egito, Império Romano, Grécia e Mé-dio Oriente, entre os séculos VIII a.C. e VII d.C.

Page 49: Guia de Eventos - mar|abr'16

espaços49

Museu Sebastião da Gama

Rua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Exposição de longa duração:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e imagens da história local e objetos de pastorícia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, exposição itinerante, animações, ateliers de verão.

Museu do TrabalhoMichel Giacometti

Largo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Exposições de longa duração:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Coleção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um patrimónioa salvaguardar

Serviços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Casa Bocage

Rua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,5 €gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolares

Exposição de longa duração:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Documentação Bocagiano.

Museu OceanográficoLuís Saldanha

Fortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 265 009 982Ter a sex, das 10h00 às 16h00 Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

Casa d’Avenida

Avenida Luísa Todi, 286/288Tel.: 917 038 187Ter a dom, das 11h00 às 18h00Aberto nos feriados, exceto Natal e Ano Novo

Page 50: Guia de Eventos - mar|abr'16

espaços50

MARÇO | ABRIL 2016

SALAS DE ESPETÁCULOS

Casa da Cultura

Rua Detrás da Guarda, 28 | Tel.: 265 236 168Ter a qui, das 10h00 às 24h00Sex e sab, das 10h00 à 01h00Dom, das 10h00 às 20h00

Serviço EducativoMúsica. Aulas de expressão musical, pela Capricho Setubalense, aos sábados, das 10h00 às 11h00, que tem escola de música de segunda-feira a sábado. Artes. Ateliers de pintura sobre material reciclado, para crianças dos 6 aos 12 anos, aos sábados, às 10h00, e aos domingos, 14h30, por Margarida Rodrigues (963 034 025). Aulas de desenho artístico, terças-feiras, por Maria José Brito, e pintura com pincel seco, quartas, por Valentin Gutu, ambas às 18h00 (918 928 573). Pintar com o Malhador, às terças-feiras, às 10h30, desenho e pintura, quartas e quintas, às 10h00, por Hugo da Silva (966 788 209), e pintura com Pequenos Jovens Artistas, por Valentin Gutu (918 928 573), para crianças dos 8 aos 12, domingos, 11h00.Dança. Aulas, às quartas-feiras, às16h00, de dança sénior, do Enclave – Cultura em Movimento (917 052 293).

Fórum Municipal Luísa Todi

Av. Luísa Todi, 61-67 | Tel.: 265 522 [email protected]

Cinema Charlot – Auditório Municipal

Rua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 446

Teatro de Bolso

Rua Dr. Aníbal Alvares da Silva, 9Tel.: 265 532 402 | [email protected]

Casa do Elefante_Espaço37

Rua Luís de Camões, 35/37 | Tel.: 927 751 881

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de Setúbal

Paços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00

Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta pública da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitaliza-ção e apoio externo na avaliação de documentação.

Arquivo Distrital de Setúbal

Rua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Serviços: Leitura e referência, pesquisa, transcrição paleográfica, reprodução documental, certidões, visitas de estudo guiadas e venda de publicações.

Page 51: Guia de Eventos - mar|abr'16

espaços51

Casa da Baía de Setúbal

Av. Luísa Todi, 468 Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] os dias, das 09h00 às 20h00

Posto Municipal de Turismo de Azeitão

Praça da República, 47 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 09h30 às 12h00e das 13h30 às 17h00Dom e feriados, das 09h00 às 13h00

Ask Me Arrábida

Travessa Frei Gaspar, 10Tel.: 265 009 993 Todos os dias, das 10h00 às 18h00

Moinho de Maré da Mourisca– Herdade da Mourisca

Tel.: 265 783 090 | 914 162 354E-mail: [email protected] a dom, das 10h00 às 18h00

Turismo de natureza com passeios pedestrese fluviais, observação de aves e visitas guiadas.

Mercearia Confiança de Troino

Praça Machado dos Santos, 2Ter a sab, das 10h00 às 18h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

catálogo: http://www.mun-setubal.pt/biblioteca

Serviços Centrais

Av. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 14h00 às 19h00

Polo da Bela VistaRua do Moinho, 5 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00

Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

TURISMO

Espaço“Coisas de Setúbal”

Paços do Concelho, Praça de BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Page 52: Guia de Eventos - mar|abr'16

ARTES

ArtesanatoDesenho e Pintura

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Artes plásticas

• Ateliê de António GalrinhoInfo: 936 269 466

• Arte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

• Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

• Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

• Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

• Atelier Pólvora d’CruzInfo: 931 309 093

• Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

• Atelier de Artes PlásticasRita MeloInfo: 914 337 854

• Atelier de Vitral TiffanyInfo: 933 323 203

DESPORTO

CapoeiraAulas do Centro de Capoeira Água de beber, terças e quintas, 19h00, e sábados, 11h00.Pavilhão do Comércio e IndústriaInfo: 918 667 108

Centro Municipalde Marcha e CorridaAtividades no Complexo Munici-pal de Atletismo de Setúbal e na Avenida luísa todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro NáuticoMunicipal de SetúbalAtividades enquadradas por téc-nicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

Escola Municipalde Desporto de Setúbalnúcleos de Pentatlo, nataçãoe Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

TriatloIniciação pelo Remo Clubelusitano, às segundas e quartas--feiras, para todas as idades.Colégio de S. FilipeInfo: 919 896 695

• Atelier :2 PontosInfo: 914 337 854 | 919 142 246

CIDADANIA

“Português e Cidadania” e oficinas de informática.São aceites voluntários.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecer e viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

Escola de ilusionismoTOP MAGICunião SetubalenseInfo: 265 522 818

LÍNGUAS

AlemãoInfo: 265 406 450 | 961 817 550 965 653 896

Várias línguas

• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

• Espaço Futuro Seguro AranguezInfo: 265 283 377

52intervir MARÇO | ABRIL 2016

Page 53: Guia de Eventos - mar|abr'16

BEM-ESTAR

Ioga

• Centro do Yoga de SetúbalInfo: 265 551 072

• Club SetubalenseInfo: 961 238 571

• Grupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097

• Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

Ioga, Pilates e Preparação para o NascimentoEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

BiodanzaInfo: 919 193 246 | 925 638 520966 322 777

MOSTRAS

Mercado AgrobioQuintas-feiras, das 11h30 às 16h30.Jardim do Quebedo

Mercado Mensal de AzeitãoPrimeiro domingo do mês,das 09h00 às 17h00.vila nogueira de Azeitão

Mercadinho do MoinhoMostra de produtos regionais, no último domingo do mês. Moinho de Maré da Mourisca

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês,das 09h00 às 13h00. Mercado 2 de Abril – 1.º

Feira de Velharias de AzeitãoSegundo domingo do mês,das 08h00 às 18h00.vila nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostra de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados,das 09h00 às 18h00.Avenida luísa todi

Mostr’Arte!Artesanato, animações e workshops, às sextas e sába-dos, das 19h00 às 24h00.Avenida luísa todi

STB Urban MarketMostra de artigos alternativos, no último fim de semana do mês, das 10h00 às 19h00.Praia da Saúde

Motos e carros antigosSegundo domingo do mês,das 10h00 às 13h00.largo José Afonso

DANÇA

Academia de DançaContemporâneaInfo: 265 236 463

Academia de Dançase Artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

Academia União Desportiva e Recreativa das PontesInfo: 919 895 681 | 937 085 665

Capricho SetubalenseInfo: 265 522 327

Club SetubalenseInfo: 968 938 682

Dança & CompanhiaInfo: 912 146 513 | 968 997 732

Enclave– Cultura em MovimentoInfo: 917 052 293 | 916 831 783

RITMUSSociedade Musical e Recreativa união SetubalenseInfo: 265 522 818 | 917 062 217

Music and MovementInfo:[email protected]

intervir53

Page 54: Guia de Eventos - mar|abr'16

MÚSICA

Academia de Músicae Belas-Artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

Sociedade Filarmónica ProvidênciaInstrumentos de sopro e percussão, guitarra elétrica e cavaquinhos.Info: 917 730 599

Arena– Criatividades Musicaisbaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, órgão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Conservatório Regionalde Setúbaltodos os cursos de instrumento do ensino oficial de música.Info: 265 529 350

Coral Infantil de SetúbalInclui Coro Feminino tuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info:[email protected]

Coral Luísa TodiCoral adulto e juvenil (12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintura e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de Azeitãovozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

DámsomFormação musical, acordeão, piano, órgão, violino, guitarra clássica, elétrica, baixo, bateria, flauta, concertina, jazz, canto e técnicas vocais.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de SetúbalEscola de música gratuita com metais e percussão.Info: 918 767 350 | 963 160 779

Instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, violino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

Instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elétrica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade MusicalCapricho SetubalenseInstrumentos de sopro, percussão e cordas.Info: 265 522 327

SENIORES

“Desportivamenteem (Re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais.Info: 265 545 170 | Org.: CMS

Mais SaberInformática, inglês e fotografia.Info: 265 545 170 | Org.: CMS

“Memórias, Identidadese Patrimónios”visitas guiadas.Info: 265 545 170 | Org.: CMS

Oferta variadaInformática, acordeão e risoterapia.Org.: Junta de S. Sebastião

intervir54

MARÇO | ABRIL 2016

Page 55: Guia de Eventos - mar|abr'16

55retrovisor / projetor

BOCAGE E O BRASIL – OLAVO BILAC UM SEU BIÓGRAFOConferência de Pedro Martins, realizada no âmbito das Co-memorações dos 250 Anos do nascimento de bocage.Casa da Cultura

FESTA DA ILUSTRAÇÃOdepois de uma edição zero realizada em junho de 2015, o evento, constiuído por exposi-ções de trabalhos de artistas de renome nacional e projetos da comunidade escolar em diver-sas galerias municipais, é este ano dedicado a “Olhares sobre o desporto”, no âmbito do progra-ma Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016.

A PINTURADO RENASCIMENTO PLENOPalestra pelo artista plástico António Galrinho sobre a pin-tura renascentista na busca do idealismo.Biblioteca MunicipalServiços Centrais

SETÚBAL BAYA FInA Marathon Swimming Olympic Games Qualification tournament 2016 – Setúbal permite o apuramento de atletas de natação em águas abertas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Iniciativa do progra-ma Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016.Parque Urbano de Albarquel

M A I2 8 S A b

1 7 h 0 0Gratuito

J U N0 1 / / 3 0

Gratuito

J U N1 1 S A b

1 6 h 0 0Gratuito

J U N1 1 / / 1 2

1 6 h 0 0

Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016 arrancou a 30 de janeiro com dez horas consecutivas de atividades desportivas e, no final, uma cerimónia de abertura que evidenciou o ecletismo do programa.

“Aqui e agora começa a Cidade Europeia do Despor-to 2016 em Setúbal”, exal-tou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das dores Meira, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, perante 1700 pessoas, na cerimónia oficial de abertura do programa que proporcio-na, ao longo do ano, ativida-

des desportivas para todos e eventos de alta competição nacionais e internacionais.

Entre as várias demons-trações, destaque para uma dupla de acrobatas aéreas que protagonizaram um nú-mero surpreendente num cubo suspenso. A cerimó-nia, apresentada por bárbara Guimarães, culminou com uma atuação dos deolinda.

Antes, ao longo de dez horas, Setúbal partilhou, numa dezena de locais, a diversida-de desportiva e cultural que marca o ritmo do quotidiano setubalense, com a oferta de diversas modalidades.

Cidade do desporto

Page 56: Guia de Eventos - mar|abr'16

+ INFO: facebook/gabinetejuventudesetubal