Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

49
Caro aluno(a), seja bem-vindo(a) ao Colégio Sesi! Temos a sasfação de receber você nesta grande equipe. O Guia do Aluno corresponde ao que comumente é denominado de Regulamento Interno, tendo validade legal, assim como o Regimento Escolar. Nele, você encontrará informações que o auxiliarão e orientarão no seu dia a dia no Colégio Sesi. É muito importante que você e também seus responsáveis leiam este Guia com muita atenção, para que conheçam como o Colégio Sesi funciona e quais são as suas premissas de convivência, o que contribuirá para que tenhamos boas relações entre nós e para que o aprendizado de todos seja o melhor possível. Esperamos que sua parcipação no Colégio Sesi faça a diferença em sua vida e que você aproveite ao máximo essa jornada conosco! GUIA DO ALUNO COLÉGIO SESI ENSINO MÉDIO

description

This is a Student’s Guide to inform the students about the rules of the school, instructions and other important informations. This Guide has 49 pages + cover and back cover. Binding: Saddle stitch.

Transcript of Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

Page 1: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

1

Caro aluno(a),

seja bem-vindo(a) ao Colégio Sesi!

Temos a satisfação de receber você nesta grande equipe. O Guia do Aluno corresponde ao que comumente é denominado de Regulamento Interno, tendo validade legal, assim como o Regimento Escolar. Nele, você encontrará informações que o auxiliarão e orientarão no seu dia a dia no Colégio Sesi. É muito importante que você e também seus responsáveis leiam este Guia com muita atenção, para que conheçam como o Colégio Sesi funciona e quais são as suas premissas de convivência, o que contribuirá para que tenhamos boas relações entre nós e para que o aprendizado de todos seja o melhor possível.

Esperamos que sua participação no Colégio Sesi faça a diferença em sua vida e que você aproveite ao máximo essa jornada conosco!

GU

IA D

O A

LUN

O C

OLÉ

GIO

SES

IEN

SIN

O M

ÉDIO

Page 2: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)
Page 3: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

3

SUMÁRIOAPRESENTAÇÃOCOISAS QUE TODO(A) ALUNO(A) DEVE SABER 5Saiba onde você está 6Que colégio é esse? 7Conhecendo a equipe do Colégio Sesi 9De olho no tempo! 13De olho no horário! 13Ir e Vir 13Seu visual é Colégio Sesi 14Faltar aulas, pode? Quando? 15Cuidando da sua saúde 15Com as contas em dia 16De olho na sua bolsa de estudos. Não perca essa oportunidade! 16Perdeu alguma coisa? Veja o que fazer 17Alô família! Alô escola! 17Precisa de ajuda, orientações ou tirar dúvidas? 18Precisa se transferir de colégio? Saiba o que tem de fazer 18

COLÉGIO SESI - UM NOVO JEITO DE APRENDER 19Como se estuda aqui? Oficinas? Equipe? Isso parece legal! 20Garanta seus instrumentos de trabalho 21Aprender em casa de um novo jeito 22Aprender na prática é legal! 23Avaliação: mostrar o melhor de você, refazendo o que for necessário 24Perdeu uma avaliação? 25Aprendendo a trabalhar em equipe 26SIMULADO tipo ENEM – Um exercício que vale a pena 26O Colégio Sesi não tem médias! Como assim? 27Verificando seus resultados 28Aprovado ou retido: tem isso no Colégio Sesi? 28No Colégio Sesi cuidamos de você 30

Page 4: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

4

CIDADANIA SE VIVE E SE APRENDE AQUI 31O que é cidadania? 32Premissas de convivência do Colégio Sesi 32Indisciplina? Podemos evitar ao definir regras juntos! 34Ih! Pisou na bola, e agora? 35Atos infracionais: aqui o negócio é bem mais sério! 36Bullying? Entendendo melhor 36Conheça as consequências dos atos infracionais 37Medidas Socioeducativas: o que é isso? 38

O COLÉGIO SESI E SUA FAMÍLIA: UMA PARCERIA QUE TEM TUDO PARA DAR CERTO 39Toda parceria tem dois lados 40Compromissos do Colégio Sesi com sua família 40Compromissos da sua família com o Colégio Sesi 41

REFERÊNCIAS 44

CRÉDITOS 45

Page 5: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

COISAS QUE TODO(A) ALUNO (A) DO COLÉGIO SESI DEVE SABER

Page 6: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

SAIBA “ONDE” VOCÊ ESTÁ

Antes de escolhemos uma Instituição de Ensino para nos matricularmos é muito importante pesquisarmos a origem, os valores e objetivos dessa instituição. Por isso estamos deduzindo que um pouco do Sistema Fiep, do Sesi e do Colégio Sesi você e seus responsáveis já conhecem. De qualquer maneira, a seguir você poderá ler um pouco mais sobre essas entidades e reforçar o seu sentimento de pertencimento ao Colégio Sesi.

Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep

A Federação das Indústrias do Paraná – Fiep – é a entidade que representa a indústria paranaense. Atua juntamente com Sesi, Senai e IEL formando o Sistema Fiep, de forma a apoiar com produtos e serviços o parque industrial do Paraná e contribuir para seu desenvolvimento dentro e fora do Brasil.

Partindo da missão de promover a excelência da indústria paranaense para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Fiep quer ser reconhecida como entidade empresarial ativa e agente de transformação a favor do desenvolvimento sustentável do Paraná.

O responsável pela gestão 2011/2015 da Fiep é o Presidente Edson Luiz Campagnolo.

Para conhecer ainda mais sobre a Fiep, acesse o site: www.fiepr.org.br

Edson Luiz CampagnoloPresidente da Fiep

Page 7: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

7

Serviço Social da Indústria do Paraná – Sesi

O Serviço Social da Indústria – Sesi – do Paraná apoia as indústrias em ações para aprimorar o conhecimento e a capacitação e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, seus familiares e comunidade em geral, inclusive com forte atuação em projetos sociais. Além disso, o Sesi oferece consultorias e assessorias e investe em tecnologia, treinamentos empresariais, planos estratégicos e projetos sociais.

Com mais de 30 unidades em todo o Paraná, o Sesi PR realizou mais de 3 milhões de atendimentos nos últimos anos. É ele que opera a maior rede de Ensino Médio particular do Estado, o Colégio Sesi, buscando ser o líder estadual na promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes e da gestão socialmente responsável da empresa industrial.

O responsável pela administração do Sesi PR é o superintendente José Antonio Fares.

Para conhecer mais ainda sobre o Sesi PR, acesse o site: www.sesipr.org.br

José Antonio FaresSuperintendente do Sesi-PR

Page 8: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

8

QUE COLÉGIO É ESSE?

O Colégio Sesi é um grande empreendimento educacional, a maior rede privada de Ensino Médio no Paraná, com 45 colégios e mais de 13.000 alunos matriculados em 2013.

Márcia Rigon, a criadora das Oficinas de Aprendizagem – metodologia inovadora do Colégio Sesi Ensino Médio – desde muito tempo idealizava um colégio no qual os alunos tivessem prazer em aprender, fossem autônomos, gerindo o seu próprio aprendizado e pudessem relacionar os conteúdos estudados com a vida.

Márcia RigonCriadora da metodologia e Consultora do Colégio Sesi

Missão do Colégio Sesi: “Formar líderes atuantes nas comunidades em que está inserido, tornando--se um referencial na formação de profissionais empreendedores, criativos, éticos e inovadores.”

Você deve imaginar que para dar conta desse desafio, só mesmo uma grande equipe, certo?

O Colégio Sesi conta com vários profissionais preparados para contribuir com a qualidade do ensino ofertado, para atender os alunos em diversos aspectos e auxiliá-los em seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.

A dinâmica organizacional do nosso colégio, no qual quase tudo é planejado e executado em equipe, pode ser visualizada por uma teia de relações entre todos os segmentos envolvidos. É essa sinergia que nos ajuda a obter o sucesso que queremos alcançar. Todos trabalhando para alcançar um único objetivo comum: o sucesso do nosso aluno, você!

Page 9: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

9

CONHECENDO A EQUIPE DO COLÉGIO SESI

Gerência de Operações Inovadoras

A GOI, como é comumente chamada, tem sua sede em Curitiba e é a gerência responsável por diversas ações técnicas do Colégio Sesi que dão suporte aos colégios da rede. Ela é composta por três eixos:

1. Gestão do Negócio: tem como objetivo fazer a gestão estratégica do Colégio Sesi, atuando no planejamento e organização de ações com foco no desenvolvimento do negócio. É o eixo que estabelece as metas da Instituição e auxilia os colégios da rede a alcançarem seus objetivos;

2. Gestão Pedagógica: é o eixo que atua no planejamento, desenvolvimento e avaliação de resultados dos processos de ensino-aprendizagem, garantindo a excelência na aplicação da metodologia das Oficinas de Aprendizagem;

3. Gestão Humana e Social: esse eixo se propõe a trabalhar as questões sociais e humanas presentes no ato educativo e no cotidiano do Colégio Sesi, contribuindo para a geração de um clima social escolar satisfatório e para processos e projetos inovadores, baseados em relações de respeito e confiança e estreitamente ligados aos valores e premissas da Instituição.

É na GOI que idealizamos e planejamos cada passo do Colégio Sesi rumo ao sucesso, visando resultados surpreendentes a cada ano e fortalecendo as equipes gestoras em cada colégio da rede. É como se o Colégio Sesi fosse uma grande e diversificada orquestra e a GOI fosse o maestro que rege essa orquestra, auxiliando-a a tocar com harmonia e afinação. As ações técnicas da GOI incluem:

• Assessorias Técnicas in loco e a distância, buscando o alinhamento e a excelência dos processos de gestão em todos os níveis;

• Formação Continuada para os profissionais do Colégio Sesi;

• Produção Técnica e Acadêmica;

• Realização de Projetos Estratégicos.

A equipe da GOI é hoje formada por 12 pessoas, cada uma com formações e experiências específicas para atender a cada eixo do Colégio Sesi. Veja quem são elas:

Page 10: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

10

GERENTE DE OPERAÇÕES INOVADORAS

Lilian Luitz

GESTÃO DO NEGÓCIO

Claudemir Liberal Denis Martins Fabiana Tozo Heber Angelo Milena Veloso

GESTÃO PEDAGÓGICA

Raquel Nascimento Rosilei Ferrarini Solange Souza Simone Sicora Poleto

GESTÃO HUMANA E SOCIAL

Giseli Nunes Paula Dorn

Page 11: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

11

Nos 45 colégios do estado é onde acontece a operacionalização da proposta pedagógica do Colégio Sesi. Neles contamos com outras equipes de profissionais responsáveis por colocar todas as ações e projetos em prática. Esta grande equipe de cada colégio é composta pela Equipe de Coordenação, Equipe Pedagógica e Equipe Administrativa. São elas que, juntamente com os professores, pais e alunos, formam a Comunidade Escolar do Colégio Sesi em cada município.

Cada um desses profissionais tem competências específicas para o exercício da sua função, a fim de atender à filosofia de trabalho do Sistema Fiep e às características específicas da metodologia do Colégio Sesi.

Que tal conhecer um pouquinho sobre cada um deles?

Coordenador: Realiza a gestão e coordenação geral do Colégio Sesi em suas múltiplas faces de atuação interna e externa. Na maioria das vezes, é com o Coordenador do colégio que a GOI mantém um canal de comunicação direto para o repasse de informações e orientações importantes. O Coordenador tem em suas mãos uma responsabilidade muito grande, que é garantir que as ações educacionais aconteçam e que o colégio tenha resultado. Por isso, estará muito ocupado no seu dia a dia, o que não o impede de manter a porta da sua sala sempre aberta para dialogar com você quando você sentir necessidade.

Orientador Pedagógico: Responsável pelas ações de planejamento, execução e resultados do processo ensino-aprendizagem, o Orientador Pedagógico propõe, orienta e acompanha as atividades didáticas e pedagógicas objetivando a eficácia do processo de ensino, além de atuar junto a alunos e pais. No Colégio Sesi esse profissional é um parceiro muito importante do professor. Por isso você o verá dentro da sua sala de aula algumas vezes, acompanhando e orientando os professores em relação à didática de ensino. Tudo para que a metodologia do Colégio Sesi seja aplicada em sua excelência e para que o processo de aprendizagem dos alunos seja o mais satisfatório possível.

Professor: No Colégio Sesi o professor é um mediador da aprendizagem. Isto significa que ele está disponível para auxiliá-lo na descoberta do conhecimento. Ele é seu parceiro, uma pessoa muito importante para ajudá-lo a pesquisar e desenvolver habilidades e competências que farão a diferença na sua vida pessoal e profissional. Para isso, ele irá dialogar muito com os alunos, questioná-los sobre aspectos importantes da vida e do conhecimento, ajudá-los a pesquisar, a desenvolver o raciocínio crítico e a autonomia. Ele faz a gestão da sala de aula, desenvolvendo as Oficinas de Aprendizagem e buscando estratégias que ajudem os alunos a aprenderem aquilo que é importante para suas vidas.

Page 12: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

12

Secretário Escolar: Este profissional é quem faz a gestão de todas as informações e processos de escrituração escolar, dando suporte às atividades administrativas e cuidando, também, dos registros dos processos pedagógicos do Colégio Sesi. É com ele que você poderá falar se precisar de qualquer informação sobre seu histórico escolar.

Monitor Escolar: Responsável pelo acompanhamento e atendimento de alunos e professores em suas rotinas no Colégio Sesi, ele é um grande parceiro da equipe pedagógica e dos professores e estará sempre presente no colégio, seja recebendo você no horário de chegada, seja dando o auxílio necessário para que as atividades escolares aconteçam da melhor forma. O Monitor do Colégio Sesi é um grande observador, que está no ambiente para facilitar a rotina de todos, muitas vezes ajudando também a manter tudo em ordem e a identificar situações de risco, tanto de ordem comportamental (dificuldades de relacionamento, conflitos interpessoais) quanto relacionadas à manutenção da infraestrutura (providência de consertos e melhorias nos espaços físicos do colégio).

Bem, agora que você já sabe um pouco sobre as atribuições de cada profissional do Colégio Sesi, procure conhecer pessoalmente as equipes da unidade em que você se matriculou. Eles estão aí para auxiliar e atender você e seus responsáveis em caso de qualquer necessidade.

Veja agora dicas importantes sobre a rotina e o funcionamento do Colégio Sesi. Leia com atenção, pois elas o ajudarão no seu dia a dia.

Page 13: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

13

DE OLHO NO TEMPO!

Início ano letivo:

Término 1º semestre:

Férias:

Início 2º semestre:

Término ano letivo:

DE OLHO NO HORÁRIO!

Período Entrada Intervalo Saída

Manhã

Tarde

Noite

Contraturno

Obs.:

IR E VIR

• Transporte escolar de uso contínuo é de responsabilidade dos seus responsáveis.

• Lembre-se de programar seu despertador e fique atento ao relógio, pois no Colégio Sesi, chegar e sair no horário é condição, disso não se abre mão!

• Saídas antecipadas poderão acontecer somente com solicitação e autorização deles junto ao colégio.

• Em caso de eventuais atrasos, eles devem entrar em contato com a Orientação Pedagógica avisando-a sobre o atraso e justificando-o.

Page 14: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

14

SEU VISUAL É COLÉGIO SESI

• Comparecer uniformizado é imprescindível, pois garante sua segurança e sua identificação como aluno do colégio. Além disso, o uso do uniforme permite poupar suas roupas, que poderão ser reservadas para outras ocasiões.

• No ato da matrícula, seus responsáveis assinaram um termo de ciência sobre a importância do uso do uniforme no Colégio Sesi, comprometendo-se a contribuir para que você esteja sempre adequadamente uniformizado. Faça sua parte e ajude-os.

• Se você ainda não tem o uniforme, informe-se com a Coordenação ou a Orientação Pedagógica sobre os fornecedores existentes em sua cidade e fique atento ao prazo máximo estabelecido para adquiri-lo. Você não vai querer ficar se explicando para o Monitor, certo?

• O modelo e as especificações para a confecção do seu uniforme também foram informados no momento da matrícula. Portanto, não vale inventar moda!

• Se eventualmente houver problemas com seu uniforme, seus responsáveis devem falar com o(a) Monitor(a). Planeje-se para vir para o colégio “como manda o figurino”!

• Não há problema no uso de óculos de sol, boné, gorro, capuz ou similares, desde que sejam realmente necessários, como, por exemplo, em caso de atividades ao ar livre. Enquanto estiver em atividades, é importante que a visão e a comunicação com colegas e professores fiquem livres de interferências.

• Quando o colégio estiver dentro da propriedade de outra instituição, será preciso verificar se as regras do local permitem o uso desses acessórios, afinal, precisamos respeitar o espaço dos nossos parceiros.

• A Carteirinha de Estudante é um importante documento que também o identifica como aluno do Colégio Sesi em qualquer outro local, mesmo que não esteja uniformizado. Por isso, cuide bem dela e zele pelo nome do seu colégio ao utilizá-la.

Page 15: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

15

FALTAR AULAS, PODE? QUANDO?

• Estar no colégio todo dia é necessário para seu aprendizado. Para ser aprovado você deve ter no mínimo 75% de frequência anual, em cada disciplina.

• O abono de faltas ocorrerá somente em caso de doenças infectocontagiosas, traumatismos e síndromes diversas (Decreto-Lei n.º 1.044/69) ou em caso de licença maternidade (Lei Federal n.º 6.202/75).

• Mas em todos esses casos é necessário atestado médico para justificar sua ausência, os quais devem ser entregues ao Colégio Sesi no prazo máximo de 48 horas.

• Você poderá solicitar o Atendimento Pedagógico Hospitalar/Domiciliar e as atividades escolares poderão ser realizadas no seu local de recuperação (no hospital ou em casa) de acordo com as suas possibilidades, do colégio e da sua família. O importante é não interromper os seus estudos.

• A Equipe Pedagógica acompanhará sua recuperação, torcendo para que você volte com sua saúde totalmente restabelecida!

CUIDANDO DA SUA SAÚDE

• Se você tiver problemas de saúde comprovados com atestado médico, você poderá ser dispensado de participar das aulas práticas de Educação Física.

• Se trabalhar por tempo igual ou superior a seis (6) horas dia, estiver prestando serviço militar inicial ou, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física e, ainda, for gestante ou ter filhos, é isento das aulas práticas (Lei n.º 10.793).

• Mas atenção! A dispensa é somente dos exercícios práticos, pois você deve comparecer às aulas e realizar os trabalhos escritos solicitados.

• Lembre-se! Praticar atividades físicas é muito importante para sua saúde. Portanto, procure investir em sua qualidade de vida participando das aulas de Educação Física.

Page 16: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

16

• Se você optou pelo Cartão Sesi – Odontologia Escolar, converse com o responsável no seu colégio para saber mais detalhes sobre esse atendimento.

• O Colégio Sesi cuida de você! Em caso de eventuais acidentes, serão tomadas as providências imediatas e os seus responsáveis serão avisados. E em caso de adoecimento no interior do colégio, eles serão chamados para as providências necessárias.

COM AS CONTAS EM DIA

• Leia com seus responsáveis o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais do Colégio Sesi. Esse contrato será firmado anualmente, pois o não atendimento às suas cláusulas acarretará nas penalidades previstas em lei e nem você nem seus pais querem ter que se preocupar com isso, certo?

DE OLHO NA SUA BOLSA DE ESTUDOS. NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE!

• Se você é aluno bolsista e quer permanecer no colégio com esse benefício, fique de olho em seu rendimento escolar, pois você só terá assegurada a manutenção da sua bolsa se atender aos seguintes critérios:

I. Rendimento escolar igual ou superior ao conceito Satisfatório (S) – 70% (setenta por cento) de aproveitamento no resultado anual, em cada disciplina, além da participação em processos de avaliação institucional, tais como simulados, ENEM, pesquisas de satisfação, entre outros;

II. Frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina, no ano letivo;

III. Agir de acordo com as premissas do Colégio Sesi, atendendo ao Regimento / Regulamento Escolar, especialmente no que se refere às responsabilidades de aluno, não cometendo atos indisciplinares e/ou infracionais. A não observância desse item implica na perda da bolsa a qualquer momento do ano letivo;

Page 17: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

17

IV. Permanecer matriculado no Ensino Médio Regular (Sesi) + Curso Profissionalizante (Senai), caso seja aluno da Ação Articulada Sesi + Senai (aluno Ebep), bem como não reprovar duas vezes no curso profissionalizante, no mesmo módulo;

V. Disponibilizar carga horária de até quatro horas semanais para a participação em projetos de cunho pedagógico e no Programa Aluno Parceiro da Escola, conforme convocação, orientação e supervisão da Coordenação do colégio.

PERDEU ALGUMA COISA? VEJA O QUE FAZER

• Caso você venha a perder algum material dentro do colégio, no momento em que ele for encontrado, ficará sob a responsabilidade de um profissional da Secretaria. Portanto, se você encontrar algo que não é seu, entregue-o na Secretaria para que o dono possa reencontrá-lo. Você gostaria que fizessem o mesmo por você, não é?

• Mas lembre-se! O Colégio Sesi não se responsabiliza por objetos dos alunos, portanto cuide bem do que é seu para não ter problemas.

ALÔ FAMÍLIA! ALÔ ESCOLA!

• Utilizaremos os seguintes meios para comunicação com sua família:

1. Comunicação escrita: bilhete, recados, convocações, convites, dentre outros, que devem ser vistados pelos seus responsáveis para que o colégio saiba que eles receberam.

2. Comunicação virtual: via e-mail, o qual deve ser respondido pelos seus responsáveis para que o colégio saiba que eles receberam o recado.

3. Telefonemas, se autorizados pelos responsáveis, quando as outras formas de comunicação acima não funcionarem.

4. Via correio, quando nenhuma das possibilidades acima funcionarem.

• A melhor forma de comunicação entre sua família e o colégio deve ser estabelecida no ato da matrícula, de comum acordo entre as partes.

Page 18: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

18

PRECISA DE AJUDA, ORIENTAÇÕES OU TIRAR DÚVIDAS?

• Se você e/ou sua família precisarem conversar com algum profissional do colégio sobre algo particular, vocês poderão a qualquer momento solicitar um horário junto à Coordenação ou à Orientação Pedagógica, adotando uma das formas de comunicação listadas no item anterior. O mesmo vale caso o colégio precise conversar com você e/ou com sua família.

• Tome conhecimento do dia e horário em que o colégio se prepara e reserva um tempo especial para atender você e seus responsáveis e agende um horário, se precisar. Teremos prazer em atendê-lo(s).

PRECISA SE TRANSFERIR DE COLÉGIO? SAIBA O QUE FAZER

• É claro que não queremos que você deixe o Colégio Sesi, mas se não houver outro jeito, prestaremos a você o auxílio necessário para uma transferência tranquila.

• A primeira coisa a fazer é compartilhar essa necessidade com a Coordenação e/ou Orientação Pedagógica. Converse sobre isso e pondere sua escolha! É muito importante refletir bem antes de tomar qualquer decisão.

• Se a decisão estiver tomada, então você deverá trazer uma declaração de existência de vaga da sua futura escola. Essa declaração deverá ser solicitada na Secretaria da nova escola.

• No caso de você ser menor de idade, os seus responsáveis devem preencher um requerimento junto à Coordenação solicitando sua transferência. A Secretaria, então, expedirá os documentos da sua vida escolar.

• A transferência será expedida num prazo de 30 dias, quando requerida no decorrer do ano letivo, prorrogável por mais 30 dias, quando requerida após o seu término.

Page 19: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

COLÉGIO SESI - UM NOVO JEITO DE APRENDER

Page 20: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)
Page 21: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

21

COMO SE ESTUDA AQUI? OFICINAS? EQUIPE? ISSO PARECE LEGAL!

gOficinas de Aprendizagem

• Oficinas de Aprendizagem é a forma como se estuda no Colégio Sesi. As turmas se organizam conforme a Oficina escolhida, a cada bimestre.

• Você escolherá a Oficina de Aprendizagem que quiser cursar, com orientação dos Professores e do Orientador Pedagógico.

• Nas Oficinas você aprenderá os conteúdos por meio da pesquisa, estudo e elaboração de soluções para o desafio apresentado, que é comum para todas as disciplinas – isto é a interdisciplinaridade! Todos os professores vão focar o mesmo desafio, mas com conteúdos específicos de cada disciplina.

• A sua matrícula acontece por série, mas você estuda por Oficinas, podendo estudar com colegas de séries diferentes da sua. Isso não é problema, todos são capazes de aprender porque os conteúdos não são divididos por série. Os conteúdos são uma ferramenta para resolver os desafios da Oficina. Cada Oficina terá desafios importantes a resolver e todos os conteúdos do Ensino Médio serão contemplados.

• Consulte sempre o relatório de conteúdos cursados através do Sistema 2.0. Nele você poderá saber o que já cursou e o que pretende cursar. Esse monitoramento lhe permitirá fazer suas escolhas de Oficinas, diante dos conteúdos que ainda faltam estudar, além de visualizar se até o final do 3º ano você terá aprendido todos os conteúdos necessários.

• Escolha suas Oficinas com responsabilidade e consciência. Veja os temas que precisa estudar, os conteúdos que ainda não estudou e mãos à obra!

gEquipes

• Você sempre estudará em equipes! Haverá tarefas em equipe e individuais dentro da equipe. Você será responsável por você e pela sua equipe! É um novo jeito de aprender! Você precisa levar isso a sério. É mais fácil e prazeroso aprender com os colegas, mas cada um deve dar conta da sua própria aprendizagem. Aproveite esta oportunidade única!

• Você também escolherá a equipe com a qual estudará, desde que não seja com colegas que já estudou. Os Professores e o Orientador Pedagógico também orientarão você para isso. A cada bimestre você estudará em novas equipes, com novos colegas!

Page 22: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

22

GARANTA SEUS INSTRUMENTOS DE TRABALHO

O colégio fornecerá uma lista padrão de materiais a serem adquiridos e utilizados nas várias disciplinas. Cheque se adquiriu tudo. Eles são necessários para o dia a dia dos trabalhos.

• Tenha sempre em mãos o que for necessário para as aulas e fique de olho na organização de sua mochila diariamente!

• Outros materiais podem ser necessários durante o ano, cujos pedidos serão justificados pelo colégio.

• Em todas as disciplinas é indispensável ter livros para pesquisa e estudo. O colégio fornecerá uma lista de sugestões, de preferência de volumes únicos para o Ensino Médio. É apenas uma lista, pois você poderá trazer outros livros que tiver. Adquirir em livrarias, em sebos, emprestar ou ganhar de alguém são algumas possibilidades. Você deverá ter ao menos um livro para cada disciplina. Sem livros é difícil pesquisar e aprender!

• Os livros devem ser compartilhados na equipe de estudo. Quanto mais livros diferentes, mais rico será o aprendizado. A equipe deverá ter na mesa ao menos três livros diferentes sobre o assunto em estudo.

• Poderá ser disponibilizada a você uma porta de armário para guarda de seus livros e materiais no próprio colégio, quando este se localizar em uma Unidade SESI ou em espaço próprio. Converse com o responsável sobre isso e sobre as condições de uso desse armário.

• A leitura de um livro de cultura geral será necessária em cada Oficina de Aprendizagem. Adquirir em livrarias ou sebos, emprestar, baixar na internet ou ganhar de alguém são algumas das possibilidades de acesso ao livro indicado. Ler é ampliar as visões e capacidades. Invista em você!

• Literatura também é importante! O colégio informará o plano de leituras que você fará ao longo do Ensino Médio. A forma de obtenção dos livros também ficará a seu critério. Não abra mão das suas leituras. Ler é um hábito fundamental!

• Tome conhecimento do acervo de livros da biblioteca escolar e das regras de uso e empréstimo deles. Use e abuse desta possibilidade!

• O Laboratório de Informática poderá ser também uma excelente fonte de acesso a dados, informações e pesquisas solicitadas pelos professores. Informe-se sobre as normas de uso do Laboratório e os horários disponíveis

Page 23: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

23

para pesquisa. Converse com seus professores sobre os melhores sites a acessar e faça bom uso dessa possibilidade também. Ficar sem pesquisar e aprender é que não dá!

• Para as aulas de laboratório nas disciplinas de Química, Física e Biologia será necessário jaleco branco, luvas de silicone e óculos de proteção. São equipamentos de segurança necessários, sem os quais você não poderá participar das aulas práticas. Proteja-se e participe dentro das normas de segurança!

• Organize-se nos horários, dias e tarefas a realizar. São muitas disciplinas e atividades, por isso é recomendável que você utilize uma agenda escolar, ao seu gosto e modo. O importante é garantir a gestão eficaz do seu tempo para que nada fique por fazer ou seja entregue fora do prazo combinado.

APRENDER EM CASA DE UM NOVO JEITO

• Aprender só no colégio não basta, ainda que se façam muitas atividades na equipe. Antes ou depois das atividades em sala, tarefas de casa serão necessárias e pedidas pelos professores. Organize-se e invista em seu aprendizado.

• As tarefas de casa deverão ser individuais, pois todas as atividades em equipe serão sempre realizadas e finalizadas durante a aula. Se você decidir se reunir com seus colegas na sua casa ou na deles, é preciso conversar com seus pais ou responsáveis e pedir a permissão deles para isso, ok? O Colégio Sesi não solicita tarefas em equipe para serem feitas em casa.

Conheça as tarefas que poderão ser pedidas para casa:

• Atividade de pesquisa preliminar: você deverá pesquisar materiais sobre um novo assunto, que depois compartilhará com a equipe para iniciar os estudos em sala de aula.

• Atividades de pesquisa para aprofundamento: você pesquisará algum assunto que ficou em aberto na equipe ou que o professor indicou como necessário, para pesquisar e estudar mais a fundo em casa. Aprofundar é ir a fundo no assunto para entender melhor. Você pode fazer isso sempre, mesmo sem o professor pedir. Com certeza você aprenderá muito. No colégio você partilhará o que aprofundou.

Page 24: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

24

• Atividade de fixação: você fará exercícios solicitados pelo professor ou indicados em seu livro para revisar e fixar os conteúdos trabalhados em sala. Essa atividade deverá ser retomada na aula seguinte na equipe ou com o professor para sanar as dúvidas.

• Atividade de conclusão/avaliação: você realizará alguma atividade conclusiva sobre um tema de estudo já pesquisado e estudado em sala de aula, a pedido do professor. Poderá servir para revisão geral do que foi estudado e/ou ser recolhido pelo professor como avaliação individual.

APRENDER NA PRÁTICA É LEGAL!

• As Oficinas de Aprendizagem podem prever aulas de campo para aprender na prática o que está sendo estudado em sala de aula. Isso não é passeio, é aula para aprender e requer sua atenção e participação.

• Toda aula de campo terá atividades a serem realizadas. Seja responsável e aproveite ao máximo para aprender!

• Os seus responsáveis deverão autorizar sua participação nas aulas de campo, caso contrário você não poderá ir.

• Os custos com as aulas de campo, tais como transporte, lanches, entradas e outros serão comunicados com antecedência aos seus responsáveis, que as custearão.

• O Colégio Sesi providenciará o transporte para as aulas de campo, dentro das regras de segurança necessárias.

AVALIAÇÃO: MOSTRAR O MELHOR DE VOCÊ, REFAZENDO O QUE FOR NECESSÁRIO

• O Colégio Sesi avalia para saber se você aprendeu. Aprender no Colégio Sesi é prazeroso e mostrar que aprendeu bem é sua responsabilidade para o seu sucesso!

• Aprender bem é escrever, falar, interpretar, argumentar, comparar, relacionar, apresentar, analisar, sintetizar e outras tantas habilidades que serão desenvolvidas. Mostre sempre o seu melhor!

Page 25: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

25

• A aprendizagem será avaliada no processo, durante o desenrolar do bimestre. Por isso, vários instrumentos avaliativos serão aplicados, sem necessariamente se agendar o dia, porque será natural o professor solicitar a qualquer momento que demonstrem o que aprenderam.

• Para cada instrumentos avaliativo a ser aplicado o professor informará os critérios, ou seja, de que modo você ou sua equipe deverá realizar a avaliação. Preste atenção nesses critérios, pergunte sempre sobre eles, pois quanto mais você atendê-los maior será a demonstração de seu aprendizado.

• A correção das avaliações se dará por critérios e conceitos. A depender dos critérios, você pode receber os seguintes conceitos:

EXCELENTE 90% ou maisAtende a todos os critérios, extrapolando o pedido. É aluno de excelência e prima por ela. Trabalha para que não seja simplesmente mais um aluno.

BOM 80%Atende a todos os critérios, fazendo tudo o que tem de ser feito. Corresponde ao solicitado, mas não chega a surpreender.

SUFICIENTE 70%

Alcança o necessário, atendendo a 70% dos critérios estabelecidos, mas com certo esforço. Alguns critérios não são atendidos a contento, mas não chega a com-prometer o aprendizado.

INSUFICIENTE Menos de 70%Atende poucos critérios estabelecidos - menos de 70% deles e não alcança o previsto - por dificuldade ou por negligência. Terá de refazer.

• No caso de conceito Insuficiente – menos de 70% de critérios estabelecidos e aprendizagem realizada – você terá de refazer as atividades, estudar novamente e atender aos critérios estabelecidos pelo professor. Atender aos critérios estabelecidos e demonstrar sua aprendizagem é seu dever enquanto aluno.

• Haverá momentos em que os instrumentos avaliativos serão aplicados para a equipe. Nesse caso, todos colaborarão para responder a um instrumento juntos. O conceito será igual para todos. Se sua equipe não atender aos critérios estabelecidos pelo professor, terão de refazer a tarefa – essa é a nossa recuperação em processo.

Page 26: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

26

• Em outros momentos, a avaliação será individual, ou seja, você responderá a um instrumento avaliativo sozinho, mesmo estando sentado em equipe. É o momento de se concentrar e mostrar o que você sabe sem ajuda de outros. O conceito será somente seu. Se tirar Insuficiente, terá de recuperar o estudo.

• Para não ter que recuperar, é vantajoso fazer sempre o melhor e atender aos critérios estabelecidos pelo professor já na primeira vez. Adote esta postura para você e sua equipe. No caso de dificuldade de aprendizado, os professores e colegas da equipe sempre poderão auxiliar, mas cabe a você o esforço de aprender.

• Não haverá dias específicos para recuperação. Tudo deve ser feito no próprio processo. O professor orientará sobre o refazer das atividades, sobre a necessidade de novas avaliações, novos estudos e outras formas de recuperar, sempre que necessário.

• O novo conceito obtido na recuperação processual será registrado e incorporado a todo o processo avaliativo.

PERDEU UMA AVALIAÇÃO?

• Você poderá fazer uma avaliação que perdeu somente em caso de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas ou impedimentos por motivos religiosos.

• Somente esses casos são amparados pela Lei n.º 7.102 de 15/01/79, os quais devem ser comprovados por documentação específica.

• Fique atento! Simplesmente faltar em dia de avaliação, sem amparo legal, não lhe dá direito a fazer a avaliação em outro dia, muito menos fazer outro tipo de avaliação.

APRENDENDO A TRABALHAR EM EQUIPE

• Estudar em equipe pode não ser tão fácil como se pensa. É preciso aprender como fazer isso. Essa aprendizagem certamente fará diferença em sua vida pessoal e profissional! Conhecer-se e conhecer aos outros será o melhor caminho para isso e no final você verá como tudo isso é prazeroso.

Page 27: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

27

• Portanto, além da aprendizagem dos conteúdos, você será avaliado também na capacidade de ser e conviver com os colegas em equipe, pela cooperação, respeito, responsabilidade, organização, partilha de materiais, cumprimento de prazos, aprendizado coletivo, entre outros, que você conhecerá ao desenvolver os trabalhos em equipe. Estas são as chamadas competências relacionais.

• Para isso, você também se autoavaliará e avaliará sua equipe. O professor o orientará para isso. Todos devem procurar dar o melhor de si e aprender a trabalhar juntos. Ter consciência do quanto se está colaborando ou não é necessário, por isso haverá as autoavaliações.

SIMULADO TIPO ENEM – UM EXERCÍCIO QUE VALE A PENA

• Durante o ano haverá SIMULADOS – tipo ENEM e vestibulares, como uma oportunidade para você se exercitar, além de demonstrar tudo o que aprendeu nas Oficinas.

• O esforço vale a pena! Ler, interpretar, raciocinar, dominar conceitos, estabelecer relações, fazer escolhas, entre outras, são habilidades a serem testadas no SIMULADO e requeridas no ENEM e em outros concursos vestibulares.

• Você quer cursar o ensino superior? Aproveite a oportunidade de testar seus conhecimentos e analisar os aspectos em que pode melhorar e investir mais energia durante todo o Ensino Médio.

O COLÉGIO SESI NÃO TEM MÉDIAS! COMO ASSIM?

• Você terá vários conceitos ao longo do bimestre, emitidos para: as avaliações individuais, as da equipe (que são sempre em maior quantidade) e as relacionais.

• Para atribuir o conceito bimestral, será analisado o conceito de maior frequência e o de melhor forma, ou seja, aquele que você mais obteve durante o bimestre e que representa seu melhor desempenho.

• Caso haja empate entre os conceitos obtidos durante o bimestre, prevalecerá o que melhor expresse o seu desempenho, fruto de análise do professor em consideração ao processo do bimestre.

Page 28: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

28

• Buscar os melhores conceitos deve ser sua meta constante, a fim de evidenciar que você busca o melhor de si e para si, demonstrando em cada momento o que aprendeu conforme solicitado e, se possível, extrapolando.

• Toda vez que o professor tiver dúvidas sobre qual conceito bimestral deverá atribuir a você e que fuja à regra “maior frequência e melhor forma”, ele levará o caso para reflexão em Conselho de Classe. O professor atribuirá o conceito que melhor expresse o seu desempenho naquele bimestre, ouvindo os demais professores e a Orientação Pedagógica do colégio.

• Você terá conceitos bimestrais em cada disciplina. Teremos quatro bimestres. O seu conceito de final de ano, em cada disciplina, segue as regras explicadas acima, analisando os conceitos de maior frequência que recebeu ao longo do ano, em cada bimestre, e o que melhor expresse o seu desempenho.

• Tudo o que causar dúvidas à aplicação da regra “maior frequência e melhor forma” será também analisado pelo Conselho de Classe, para emissão do conceito final.

• Lembre-se, os conceitos são apenas uma forma de apresentar o resultado de seu aprendizado. O mais importante é aprender sempre e demonstrar isso da melhor maneira! Busque sempre a excelência em seus resultados.

VERIFICANDO SEUS RESULTADOS

• A cada instrumento avaliativo aplicado e corrigido você saberá do seu desempenho e se precisa recuperar ou não. O professor fará isso na aula seguinte à aplicação da avaliação.

• No final do bimestre, os resultados serão comunicados a você e a seus pais ou responsáveis, por meio de Boletim Bimestral, no qual constam a frequência e os conceitos obtidos por disciplina e um parecer descritivo geral do seu desempenho, dando orientações e dicas sobre o seu processo de aprendizado.

• Os boletins serão entregues em reuniões ou outra forma combinada pelo colégio. Seus pais ou responsáveis deverão retirar o seu boletim.

• Como buscamos sempre o seu sucesso, a qualquer momento, a Orientação Pedagógica poderá entrar em contato com você e seus pais ou responsáveis para auxílio e orientação caso necessário, com vistas a melhorar seu desempenho antes que o bimestre finalize.

Page 29: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

29

• Se tiver dúvidas ou não concordar com os resultados do bimestre ou do final de ano, os seus pais ou responsáveis poderão requerer uma revisão, dentro do prazo de 2 dias úteis, a partir da comunicação deles, preenchendo formulário próprio na Secretaria, com ciência da Direção do colégio.

• O resultado do final do ano letivo será divulgado pelo colégio, em edital próprio, com plantão da equipe pedagógica e de professores para esclarecimentos, se necessários.

APROVADO OU RETIDO: TEM ISSO NO COLÉGIO SESI?

• Mesmo que no Colégio Sesi a aprendizagem aconteça por meio das Oficinas de Aprendizagem, no final do ano, você será ou não promovido para a série seguinte, de acordo com os seguintes critérios:

a) Aprovado para a série seguinte:

Frequência Conceitos finais

Igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina, no ano.

S (Satisfatório), B (Bom) ou E (Excelente) em cada disciplina.

• Por isso, sucesso é frequentar as aulas, participar delas, dar o melhor de si e obter os melhores conceitos, o que depende da sua dedicação em estudar sempre.

b) Retido na mesma série:

Frequência Conceitos finais

Inferior a 75% (setenta e cinco por cento) em qualquer disciplina.

Qualquer conceito – pois é retido por falta.

Igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), em cada disciplina.

Insuficiente (I) em qualquer dis-ciplina. Retido por desempenho.

• Por isso, faltar muito ao colégio, ainda que tenha bons conceitos, não é legal. A lei não dá moleza!

• Mas não adianta só estar no colégio, é preciso realizar tudo o que já conheceu nesse regulamento e dar o melhor de si, pois Insuficiente (I) em qualquer disciplina, como conceito anual, pode deixá-lo retido na série.

Page 30: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

30

c) Casos especiais:

• Caso o seu desempenho não se encaixe nas situações acima para aprovação ou retenção, o Conselho de Classe analisará o seu caso, considerando sua vida escolar e tudo o que foi realizado para o seu sucesso, tanto pelo colégio, quanto por você e por seus pais ou responsáveis.

• O melhor é acreditar em você, dar conta de tudo no processo, ser responsável por si mesmo, mas buscar ajuda quando necessário. Não tema dizer que não sabe, para não ter problemas no final do ano!

• O Colégio Sesi não trabalhará com dependência de disciplinas de um ano letivo para outro, devido ao modo exclusivo de funcionamento das Oficinas de Aprendizagem. Por isso, você deve ser aprovado em todas as disciplinas para matricular-se na série seguinte. Caso contrário, ficará retido na mesma série.

NO COLÉGIO SESI CUIDAMOS DE VOCÊ

• Sempre que você sentir necessidade, ou mesmo quando seus professores, seus pais ou até mesmo colegas perceberem, a Orientação Pedagógica o acompanhará de perto, orientando e auxiliando você, seus professores, seus colegas e seus responsáveis para que tudo se resolva da melhor forma.

• Isso vale para qualquer dificuldade que você venha a ter: de rendimento, de aprendizagem, de saúde, de convivência, etc.

• Às vezes, dependendo da dificuldade que você tiver, o colégio não conseguirá ajudá-lo sozinho. Quando isso acontecer, você e seus pais serão orientados quanto à necessidade da consulta a um especialista e terão a escolha e a responsabilidade de buscar esse atendimento.

• Lembre-se de que estaremos sempre por perto para auxiliá-lo, mas você é o maior responsável por você mesmo. Portanto, cuide-se e busque ajuda sempre que necessário!

Page 31: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

CIDADANIA SE VIVE E SE APRENDE AQUI

Page 32: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)
Page 33: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

33

O QUE É CIDADANIA?

Cidadania tem a ver com responsabilidade e respeito, consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas as outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia, quando necessário.

Quando falamos em cidadania, estamos nos referindo a um conjunto de valores e, principalmente, na prática desses valores, pois não basta que saibamos quais são os nossos direitos e responsabilidades, mais importante que isso é a prática deles no nosso dia a dia.

Nesta parte do Guia, você encontrará as premissas de conduta e convivência do Colégio Sesi, pois também temos um conjunto de direitos e responsabilidades, com regras claras a serem seguidas por todos para que nossa convivência seja melhor. Sabemos que sentimentos de amizade e amor, assim como de raiva, são próprios da natureza humana, no entanto, o respeito e a solidariedade por nós mesmos e pelos outros devem estar acima de qualquer coisa, pautando nossas atitudes e escolhas diárias e nos auxiliando a resolver conflitos.

O seu sucesso e o sucesso de todos ao seu redor significa não só aprender conteúdos formais, mas também a capacidade de conviver e de exercer a cidadania. Sempre há dois caminhos a seguir e lembre-se: cada um escolhe o seu! Já pensou que escolha você vai fazer?

PREMISSAS DE CONVIVÊNCIA DO COLÉGIO SESI

Cuidar do que é de todos e respeitar a si mesmo e aos outros

Na convivência no Colégio Sesi pensamos e agimos de acordo com essa premissa fundamental. A partir do momento em que você escolhe estudar aqui, está também escolhendo pensar e agir dessa forma, pois não faria sentido você estudar em um colégio com uma proposta de ensino com a qual você não concordasse e nem com valores diferentes dos seus, certo?

No Colégio Sesi sua participação e colaboração é fundamental, e você é estimulado diariamente a se sentir pertencente. O sentimento de pertencimento é a crença numa origem comum que une indivíduos distintos. “A sensação de ‘pertencimento’ significa que precisamos nos sentir como pertencentes a tal

Page 34: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

34

lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, e que assim acreditamos que podemos interferir e, mais do que tudo, que vale a pena interferir na rotina e nos rumos desse tal lugar” (AMARAL, 2006). Queremos que você contribua positivamente com o Colégio Sesi e faça dele um colégio especial.

É muito importante que você saiba que os alunos que hoje estudam no Colégio Sesi escolheram:

• Contribuir para um mundo mais justo, solidário, cooperativo e democrático.

• Desenvolver o pensamento sistêmico, segundo o qual tudo e todos estão interligados e são interdependentes, constituindo uma teia de relações.

• Mudar o seu modo de pensar, de sentir e de agir sobre o mundo, compreendendo que é preciso respeitar a natureza para assegurar a sobrevivência humana.

• Entender que todas as pessoas além do intelecto e da razão também são dotadas de emoção, sensibilidade e espiritualidade.

• Ser conscientes de que todos nós somos responsáveis pelo que acontece de bom ou de ruim na sociedade e no mundo em que vivemos.

• Entender que não há uma verdade absoluta e que o conhecimento está em constante mudança.

• Aprender com os outros, respeitando suas diferenças e valorizando a diversidade.

• Ser pessoas consequentes e responsáveis, criar e recriar, propor soluções coletivas que colaborem com a evolução da humanidade e com uma vida e um mundo melhor para todos.

• Agir com cooperação e corresponsabilidade, buscando sempre o bem comum.

• E, finalmente, estudar em um colégio que não nos ensina apenas conteúdos, mas nos prepara para a vida!

Page 35: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

35

É por isso que todas as ações, projetos e atividades do Colégio Sesi, assim como as atitudes dos seus profissionais e alunos, têm como objetivo:

• O cuidado com o meio ambiente, agindo com a natureza e buscando a preservação dela e a nossa sobrevivência.

• Desafiar todos a sair da rotina e propor o novo, superando desafios e limites.

• Desenvolver o espírito da descoberta pela pesquisa do desconhecido, arriscando-se, ousando, inovando, criando e realizando.

• A responsabilidade social, em que tudo o que for criado, inovado e transformado em ação, seja para benefício de todos e não apenas individual.

• “Pensar globalmente e agir localmente”, pois é necessário e urgente que toda a sociedade se mobilize para evitar um mal maior. Isso começa por cada um de nós, agindo na comunidade na qual vivemos.

É muito importante que você e seus responsáveis conheçam e tenham consciência dessas premissas. São os valores do Colégio Sesi, que deverão ser praticados, lembra? Eles devem ser os mesmos que os seus.

INDISCIPLINA? PODEMOS EVITAR AO DEFINIR REGRAS JUNTOS!

Entendemos que a forma como decidimos agir está diretamente ligada aos nossos valores. Vamos considerar que, de forma geral, indisciplina se refere a qualquer comportamento que compromete a convivência entre as pessoas, certo? Viver e conviver com as pessoas é um ato social diário e requer alguns combinados para que todos se sintam bem. No Colégio Sesi isso não é diferente!

Por isso, você será convidado a participar da construção do Contrato de Convivência Coletivo do Colégio Sesi.

O Contrato de Convivência Coletivo é um documento de validade legal, construído por toda a Comunidade Escolar e aprovado em Assembleia Geral. Nele, deverá constar de forma detalhada os atos e atitudes a serem almejados ou evitados no dia a dia por todos. Será o resultado de um trabalho coletivo e democrático em que alunos, pais, professores e demais profissionais do colégio poderão propor e definir regras de convivência e as consequências para o desrespeito a essas regras estabelecidas.

Page 36: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

36

A partir daí, cada um deve fazer a sua parte, afinal, não existimos sozinhos, somos interdependentes!

Participe da construção do Contrato de Convivência Coletivo em seu colégio e zele por ele, tornando o dia a dia no Colégio Sesi mais prazeroso.

IH! PISOU NA BOLA, E AGORA?

Na nossa vida, todo ato tem sua consequência e no Colégio Sesi não é diferente! O Contrato de Convivência Coletivo construído por vocês dirá as medidas as serem tomadas. Porém, de forma geral, é assim que tentaremos resolver as coisas:

I. Conversando em particular com você para entender o que está acontecendo e tentar ajudá-lo.

II. Retomando as premissas constantes no Regulamento e as regras do Contrato de Conduta e Convivência Coletivo.

III. Estabelecendo com você um plano de ação para superar a dificuldade apresentada.

IV. Firmando com você (e seus responsáveis, se necessário) um termo de compromisso, por escrito, com ações e responsabilidades para reverter a situação e melhorar.

V. Acompanhando você mais de perto, por meio de conversas periódicas com você e seus responsáveis, se necessário.

Tentaremos sempre resolver as coisas dialogando, pois acreditamos no seu potencial e na sua capacidade de assumir seus atos e mudar, se necessário.

Mas se você não demonstrar interesse e responsabilidade e pisar na bola novamente, estará demonstrando que ainda não é capaz de, por si só, assumir responsabilidades. Então, seus responsáveis serão chamados no colégio e, diante deles, a Coordenação e/ou Orientação Pedagógica fará o registro de sua atitude, que contará com uma advertência escrita. Todos firmarão em consenso um Termo de Compromisso por escrito, que deverá ser assinado comprometendo-se com todas as ações nele contidas. A partir disso, portanto, todos terão responsabilidades importantes, comprometendo-se a mudar a situação.

Page 37: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

37

É muito importante que você saiba que ninguém do Colégio Sesi quer vê-lo prejudicado. Porém, é função essencial da escola discutir, além dos direitos, os deveres sociais que possuímos e a sua devida importância, visando desenvolver atitudes de autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos solidários, autônomos, participativos e civicamente responsáveis.

ATOS INFRACIONAIS: AQUI O NEGÓCIO É BEM MAIS SÉRIO!

Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal (ECA, art. 103) praticada por adolescentes - 12 a 18 anos - e jovens de 18 a 21 anos, nos casos expressos em lei (ECA, art. 2°):

I. Portar ou usar cigarro ou bebida alcoólica;

II. Portar, usar, disseminar ou traficar drogas/substâncias psicoativas.

III. Agredir, caluniar, difamar ou ameaçar alguém de morte;

IV. Causar dano intencional ao patrimônio público ou particular;

V. Portar arma (de fogo ou branca), explosivo e/ou bomba caseira;

VI. Roubar e/ou furtar;

VII. Estuprar ou atentar violentamente contra o pudor;

VIII. Matar alguém;

IX. Praticar qualquer ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar, humilhar, ou ambos, causando dano emocional e/ou físico à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Todos esses atos são muito graves, incluindo o último, que descreve a prática do Bullying.

Page 38: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

38

BULLYING? ENTENDENDO MELHOR

Bullying é uma forma de comportamento agressivo e direto que é intencional, doloroso e persistente (repetido). Todo bullying é sério, mas, quando ele é intenso e perdura por muito tempo, é muito sério – é violento!

Existem várias formas de bullying:

• Bullying físico – bater, dar tapas, cotoveladas, empurrões, chutar, tomar, roubar, danificar ou estragar pertences, beliscar, cuspir, etc.

• Bullying verbal – dar apelidos ofensivos, fazer comentários humilhantes e racistas, provocar, fazer ameaças, intimidar, cochichar sobre o outro pelas costas, etc.

• Bullying social e relacional – destruir e manipular relacionamentos, destruir reputações por meio de fofocas e mentiras, excluir a pessoa do grupo, constranger, humilhar, ameaçar com palavras ou gestos, pichar ou escrever em bilhetes e cartazes mensagens ofensivas sobre alguém, cyberbullying (feito pela internet, e-mail, MSN, Orkut, Facebook, etc.).

Você sabia que devido ao bullying muitos adolescentes ficam com medo de ir à escola, adoecem e até mesmo chegam a se suicidar? Pois é, às vezes, o que parece uma simples brincadeira inofensiva pode trazer sérias consequências para a vida das pessoas.

O bullying é tão sério, que vários municípios já aprovaram leis que preveem políticas públicas contra essa prática nas escolas públicas e particulares, e já existe a proposta de adotar a mesma medida em nível nacional.

CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS DOS ATOS INFRACIONAIS

Você deve imaginar que, se para os atos de indisciplina já há consequências sérias, para os atos infracionais as consequências são mais sérias ainda. Só que nesse caso, a interferência não será apenas do colégio, mas, sobretudo, da Justiça!

Se você ler o Estatuto da Criança e do Adolescente verá que, ao contrário do que muitos pensam, as crianças e os adolescentes não podem praticar os atos ilícitos que quiserem, sem nada lhes acontecer. A Lei é muito clara: nenhum adolescente pode deixar de ser julgado pela Justiça da Infância e Juventude, ou seja, ele será responsabilizado pelos seus atos e deverá receber a imposição das chamadas Medidas Socioeducativas.

Page 39: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

39

O Colégio Sesi, enquanto instituição escolar e seus representantes, deve se reportar e acatar a Lei.

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. O QUE É ISSO?

Medidas Socioeducativas são medidas aplicadas pela autoridade competente, no caso o Poder Judiciário, a um adolescente que praticou Ato Infracional. São elas:

I. Advertência.

II. Obrigação de reparar o dano.

III. Prestação de serviços à comunidade.

IV. Liberdade assistida.

V. Inserção em regime de semiliberdade.

VI. Internação em estabelecimento educacional (ECA, art.112).

Os objetivos específicos dessas ações e medidas são acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente que cometeu o ato infracional.

O Colégio Sesi considera os adolescentes como indivíduos de direitos e direciona-os como agentes que podem protagonizar as suas próprias histórias. Por isso mesmo, irá sempre proporcionar aos seus alunos a oportunidade de compreender suas atitudes, incluindo-os na responsabilidade de seus atos, na medida do possível, para que eles não tenham uma posição passiva frente aos acontecimentos de sua vida. Para isso, estimulará e auxiliará os seus alunos a assumirem responsabilidades e fazerem suas escolhas de forma cuidadosa.

O Colégio Sesi não poderá, em hipótese alguma, deixar de tomar as medidas cabíveis, conforme orientação legal. Afinal, queremos realmente uma sociedade melhor. Portanto, fique atento às suas atitudes e seja responsável! Procure oferecer sempre o que tiver de melhor. Isso sem dúvida lhe renderá bons amigos e oportunidades.

Lembra-se da tal escolha? Pois é, a escolha aqui é sua!

Page 40: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)
Page 41: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

COLÉGIO SESI E SUA FAMÍLIA:UMA PARCERIA QUE TEMTUDO PARA DAR CERTO

Page 42: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)
Page 43: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

43

TODA PARCERIA TEM DOIS LADOS

Nem toda decisão pode ser tomada de forma individual, levando em conta apenas nossos próprios desejos e interesses. Você se lembra do nosso papo sobre a interdependência? Não vivemos sozinhos e, principalmente, quando ainda não temos nossos próprios meios de sobreviver, nossos pais e nossa família são fundamentais. A escolha pelo Colégio Sesi, portanto, deve ter sido um consenso entre vocês, pois da mesma forma que não faria sentido você escolher um colégio que não tem nada a ver com os seus valores e interesses, também para os seus pais isso não seria legal.

Nesse sentido, o Colégio Sesi compreende que a família deve compartilhar dos princípios expressos na sua proposta pedagógica, num processo recíproco de intenções e valores educativos.

COMPROMISSOS DO COLÉGIO SESI COM SUA FAMÍLIA

O Colégio Sesi quer ser parceiro da sua família, por isso ele se compromete a:

• Possibilitar o conhecimento do Regimento Escolar, da Proposta Pedagógica e do Regulamento do colégio.

• Apresentar as Oficinas de Aprendizagem ofertadas pelo colégio e cursadas por você, bem como as Rotas de Aprendizagem elaboradas pelos professores.

• Estimular seus responsáveis a colaborarem, como voluntários e convidados nas atividades desenvolvidas pelo colégio, para auxiliar no seu aprendizado e no dos demais alunos.

• Apresentar as atividades avaliativas realizadas por você, bem como as de recuperação processual.

• Entregar, ao final de cada bimestre, o boletim de conceitos, frequência escolar e parecer descritivo relativo ao seu desempenho.

• Agendar reunião particular com a Equipe Pedagógica acerca do seu desempenho escolar sempre que for solicitado.

• Conceder transferência escolar quando solicitada.

• Conceder documentos comprobatórios da sua vida escolar quando solicitado.

Page 44: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

44

• Informar seus responsáveis sempre que você apresentar dificuldades de ordem cognitiva, relacional e de conduta.

• Aceitar a apresentação de recursos, em caso de sua defesa, quando seus responsáveis e você entenderem que você foi prejudicado.

• Ouvir e analisar sugestões de medidas que visem o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, a integração dos alunos na escola e comunidade escolar e o bem-estar de toda a comunidade educativa.

• Garantir que seus responsáveis sejam respeitados como ser humano por todos os membros do colégio.

COMPROMISSOS DA SUA FAMÍLIA COM O COLÉGIO SESI

Em contrapartida, esperamos que seus responsáveis também se comprometam com algumas coisas:

• Entregar toda documentação solicitada pela Secretaria Escolar dentro do prazo determinado, para legalização da sua vida escolar.

• Cumprir todas as cláusulas contidas no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

• Acompanhar o seu processo de aprendizagem, orientando-o e incentivando-o.

• Participar das celebrações das Oficinas de Aprendizagem, reuniões ou outras ações para as quais tenha sido convidado ou convocado.

• Respeitar você e todas as pessoas investidas de qualquer função no colégio.

• Não retirar você do colégio no horário das aulas sem prévio conhecimento da Coordenação e/ou Orientação Pedagógica.

• Evitar tomar satisfação de qualquer coisa com sua equipe de estudo, podendo, em vez disso, conversar com a equipe pedagógica, sempre que sentir necessidade.

• Não interferir em assuntos de competência exclusiva do colégio.

• Comunicar à Coordenação o seu não comparecimento às aulas ou a outras atividades, quando for o caso.

• Responsabilizar-se pelo ressarcimento ao colégio ou às pessoas por eventuais danos ou prejuízos causados por você.

Page 45: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

45

• Inteirar-se do conteúdo de todos os comunicados encaminhados pelo colégio e retorná-los com o devido visto.

• Dar ciência nas advertências escritas e assumir corresponsabilidade na aplicação de medidas disciplinares se você vier a agir contra as premissas e regras estabelecidas no Contrato de Conduta e Convivência.

Bem, depois dessa leitura, esperamos que você e seus responsáveis tenham conseguido conhecer um pouco melhor o Colégio Sesi e que, principalmente, tenham confirmado o seu desejo de fazer parte dessa equipe.

Page 46: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

Acesse os endereços do Colégio Sesi na web e acompanhe em tempo real tudo que acontece nesse colégio inovador:

• Site: www.colegiosesi.com.br

Twitter Facebook

twitter.com/sesipr facebook.com/sesipr

twitter.com/ColégioSesiPR facebook.com/colegiosesi

twitter.com/fiepr

Youtube Ning

youtube.com/sistemafiep colegiosesi.ning.com

Colégio Sesi

Desenvolvimento ético, humano e profissional para todo o Paraná.

Seja feliz conosco!

Page 47: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

47

REFERÊNCIAS

• AMARAL, Ana Lúcia. Pertencimento. Disponível em: <http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki-index.php?page=Pertencimento>. Acesso em: 04 fev. 2013.

• ARAUJO, Francisa Socorro. Sobre o conceito de cidadania e seus reflexos na escola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/cidadania-e-educacao>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• BEANE, Allan L. Proteja seu filho do bullying. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.

• COLÉGIO SESI Ensino Médio: Proposta pedagógica. Curitiba: SESI/PR, 2011.• ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Disponível em <http://www.

planalto.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.• FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. A indisciplina escolar e o ato infracional.

Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• FILHO, Octacílio Sacerdote. Ato de indisciplina e ato infracional. Disponível em: <http://www.nre.seed.pr.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• GRILO, Valéria Teixeira de Meiroz; KUHLMANN, Sylvio Roberto Degasperi. O direito de permanência na escola. Disponível em: <http://www.crianca.caop.mp.pr.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• LEI N.º 13.632/2010. Dispõe sobre a política antibullying nas instituições de ensino no município de Curitiba. Disponível em: <http://www.leismunicipais.com.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• MARTINS, Eulália; LEAMARO, Manuela. Guia técnico planos de contingência: linhas de orientação. Edição: Instituto de Informática, maio 1999.

• NETO, Olympio de Sá Sotto Maior. Ato infracional, medidas socioeducativas e o papel do sistema de justiça na disciplina escolar. Disponível em: <http://www.crianca.caop.mp.pr.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

• RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA. Disponível em: <http://www.crianca.caop.mp.pr.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2011.

• WEBCIENCIA.COM. Cidadania. Disponível em: <http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm>. Acesso em: 15 jul. 2011.

Page 48: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

48

CRÉDITOS

FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná Edson Campagnolo Presidente

SESI – Serviço Social da Indústria José Antonio FaresSuperintendência SESI/PR

Maria Cristhina de Souza RochaGerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços

Maria Aparecida LopesGerente de Negócios e Relações Sindicais

Ana Paula Toledo Machado MussiGerente de Planejamento, Orçamento e Gestão

LINHA DE AÇÃO – Educação

Projeto Estratégico - Colégio Sesi - Ensino MédioLilian Corrêa LuitzGerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi

Coordenação, Sistematização e Revisão Técnica de ElaboraçãoLilian Corrêa LuitzPaula Cristina Fischer da Silva Dorn

Equipe técnica - ElaboraçãoClaudemir Gonçalves LiberalDenis Pereira MartinsFabiana de Cassia TozoGiseli Crestani NunesHeber Ricardo de Souza AngeloMilena de Souza VelosoPaula Cristina Fischer da Silva DornRaquel de Oliveira e Silva do NascimentoRosilei FerrariniSimone Sicora PoletoSolange Terezinha Ribas Simas de Souza

Page 49: Guia do aluno 2014 (Colégio Sesi)

REGU

LAM

ENTO

CO

LÉGI

O S

ESI -

EN

SIN

O M

ÉDIO

49

Márcia Conceição RigonConsultora Colégios Sesi

Interface da Elaboração - Núcleo de Educação a DistânciaRaphael Hardy FioravantiCoordenador

Jaqueline Wassmansdorf MattosAnalista Técnica Jr.

Revisão ortográfica e gramaticalSimone Sicora Poleto