heliweb - dezembro 2014

28
lance sua web • heliweb.com dezembro 2014 Mais graduações que um giro de hélice… Opções de graduação para pilotos de helicóptero

description

Edição interativa de dezembro 2015 da heliweb.

Transcript of heliweb - dezembro 2014

Page 1: heliweb - dezembro 2014

lance sua web • heliweb.com dezembro 2014

Mais graduações que um giro de hélice…

Opções de graduação para pilotos de

helicóptero

Page 2: heliweb - dezembro 2014

2 heliweb.com

é publicado por heliweb, inc.

P.O. Box 850 • Perry, GA 31069 USA475 Myrtle Field Rd. • Perry, GA 31069 USAFONE: 855.heliweb (435.4932)FAX: 478-987-1836EMAIL: [email protected]: heliweb.com

EDITOR /REDATOR: Graham [email protected] DE DESENVOLVIMENTO COMERCIAL: Michael [email protected] BRAZILGina Hickmann - Representante [email protected]Ç O:Casey [email protected]ÇÃO: Deborah [email protected] CONTRIBUINTES:Ryan Mason— [email protected] Rosenlof — [email protected]

heliweb é publicado mensalmente por $39 USD para um (1) ano de assinatura e $70 USD para dois (2) anos de assinatura. ( preços internacionais irão variar).

Para todo o material publicado permanecem os direitos autorais para heliweb. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, em parte, ou em sua totalidade, sem o consentimento por escrito do editor. Editoriais publicados não refletem necessariamente as opiniões do editor. Os conteúdos dentro de heliweb acreditam-se serem verdadeiros e precisos e a editora não assume responsabilidade por quaisquer erros.

Manuscritos editoriais não solicitados e fotos são bem-vindas e incentivadas. heliweb não pode ser responsável pelo retorno a menos que os envios sejam acompanhados por um envelope timbrado, auto-endereçado. Fotos enviadas por correio ou eletronicamente tornam-se propriedade de heliweb, salvo indicação em contrário. Fotos com direitos autorais deverão ser claramente indicados, caso contrário, elas se tornam propriedade da heliweb.

Prazo para toda a publicidade é o primeiro dia de cada mês para a edição do mês seguinte. Informações sobre preços, exigências de tamanho, arquivo etc está disponível mediante solicitação.

heliweb é um orgulhoso membro de:

© Direitos de autor 2014Agente Postal: Se não entregue, retorneenviando apenas o rótulo.Impresso nos Estados Unidos

conteúdos

característicasMetro Aviation recebe certificação brasileira ......................4Blue Sky Network divulga novas soluções SATCOM em eventos da industria da aviação em outubro ......................5Russian Helicopters dá luz verde ao Centro de Serviços Brasileiro ......................................................................................10Bell Helicopter faz primeira entrega de VIP Bell 429 no Monaco Yacht Show, na França ..............................................12Helibras apresenta modelos em simpósio de segurança pública ............................................................................................14Helibras certifica configuração de EC725 com um guincho hidráulico ......................................................................................14Quatro documentos que todo piloto de helicóptero deve ler ..........................................................................................16Metro Aviation dá as boas-vindas a Survival Flight .......18Rockwell Collins do Brasil planeja expandir suas instalações de São José dos Campos ...................................24 Complacência: o ceifador da aviação ..................................31

colunaseventos ..............................................................................................6training facts ................................................................................20 aeromedical advisory ................................................................22heliweb - especificações ...........................................................26

na capa

Mais graduações que um giro de hélice .................................................8

Opções de graduação para pilotos de helicóptero

cast your web • heliweb.com October 2014

More DEGREES than you can shake a cyclic at…

Degree options for helicopter pilots

Page 3: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 3

lance sua web

AgNav

Page 4: heliweb - dezembro 2014

4 heliweb.com

Por 25 anos, ISOLAIR tem fabricado sistemas de helicópteros de qualidade para as indústrias de combate a incêndios, florestais e de aplicação aérea com uma extensa linha de certificado e equipamentos para helicópteros, construído sob encomenda. ISOLAIR tem o sistema certo para atender às necessidades da sua empresa e helicóptero da mesma forma. A partir de sistemas de pulverização agrícola para sistemas de combate a incêndio, silvicultura garras e tochas. ISOLAIR tem o produto para você! Com preços competitivos, garantia de qualidade, produtos de instalação fácil e um compromisso permanente com o serviço ao cliente, nós convidamos você a contactar-nos. Nossa equipe de vendas está pronta para responder suas perguntas e aconselhá-lo sobre o sistema ISOLAIR que melhor atender às necessidades da sua empresa.

ISOLAIR HELICOPTER SYSTEMS, 27600 SE HWY 212, BORING, OR 97009 USATEL: +1 503 492 2105 FAX: +1 503 492 2756

E-MAIL: [email protected]

SHREVEPORT, LOUISIANA – com o crescimento do mercado de aeronaves no Brasil, a Metro Aviation está desempenhando um papel importante ao ajudar as empresas sul-americanas levantarem voo. Essa líder mundial recentemente recebeu certificação brasileira para várias instalações com certificados de tipo nos Estados Unidos para a aeronave Airbus EC145T1.

“A Metro vê o Brasil como um mercado emergente para produtos e serviços norte-americanos. Os certificados propiciaram a primeira entrega do EC145 pela Metro Aviation para uma destacada empresa brasileira”, disse o diretor da Metro Aviation, Milton Geltz.

A Metro Aviation recebeu certificação para a solução Single Pilot IFR, a instalação completa do sistema médico de emergência e instalações de equipamentos opcionais. As certificações permitiram à Metro instalar os mais recentes sistemas de comunicação e navegação, integrados com o sistema básico de piloto automático do EC145, interior médico personalizado, inovações pós-venda e mais.

A Metro previamente obteve certificação para o sistema de ar condicionado do EC145. A Metro Aviation está programada para entregar várias aeronaves para o Brasil em 2015.

Sobre Metro AviaçãoA Metro Aviation, Inc., com sede em Shreveport, Louisiana, EUA, é um fornecedor mundial de serviços de finalização para todas as missões e tipos de helicópteros e, é especializada no EC135 e EC145 com vários certificados de tipo suplementares (STC) desenvolvidos pela empresa para estas e outras aeronaves. A Metro é uma estação de reparos aprovada pela FAA, Centro de Serviços Airbus (Eurocopter) aprovada e fornecedora de operações médicas FAR Part 135 em vários locais em todo os Estados Unidos. É uma empresa privada sendo uma das maiores prestadores de serviços médicos aéreos tradicional no país. Para obter informações adicionais sobre a Metro Aviation, Inc. e qualquer de seus produtos ou serviços, por favor, entre em contato com Kristen King Holmes no tel. 318.698.5200 ou [email protected].

Metro Aviation recebe certificação brasileira

Page 5: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 5

lance sua web

La Jolla, CA – a Blue Sky Network (BSN), uma fornecedora global líder em soluções para rastreamento e comunicação para móbil terrestre, marítimo e ativos da aviação está entusiasmada em anunciar que irá apresentar duas novas soluções em tecnologia da comunicação via satélite, tanto na Helitech International como na National Business Aviation Association (NBAA), dois eventos chaves da indústria da aviação.

Modelos de produção do Hawkeye (HE) 7200, um novo dispositivo portátil de rastreamento por satélite, serão oferecidos em ambos os eventos, depois de uma implantação Beta bem-sucedida no início deste ano. O desenvolvimento do HE7200 tem sido intensa, incorporando um valioso feedback dos usuários Beta e resultando em um dispositivo com um impressionante conjunto de recursos e certificação USFS. Projetado em formato pequeno, o HE7200 vem com uma bateria recarregável de vida útil longa, comunicação por Bluetooth, conjunto de circuitos integrados de ultima geração GNSS (que inclui tecnologias GPS, GLONASS e Galileo) e uma antena interna altamente sensível para Iridium e GNSS. A BSN irá apresentar o HE7200 em ambos os eventos e está estusiasmada para demonstrar porque este dispositivo, trabalhando em conjunto com o HELink App da empresa, é a solução perfeita de localização por satélite portátil para usuários da aviação em todo o mundo.

Como é o caso com todos os dispositivos Blue Sky Network, o HE7200 está integrado no SkyRout, ferramenta de gerenciamento notável, portal de internet na nuvem, da Blue Sky Network, projetado e operado pela Blue Sky Network para apoiar ativos móveis dispersos. SkyRouter gerencia e relata atividades do dispositivo através da rede de satélites Iridium em tempo real. Agora, com uma visão para incorporar a capacidade de dispositivos inteligentes, a Blue Sky Network vai apresentar o seu novo iOS SkyRouter App em ambos os eventos. Os usuários verão imediatamente a vantagem desta plataforma móvel.

A Blue Sky Network irá expor na Helitech International 2014, em Amsterdam no estande L70, seguido pela NBAA, em Orlando, Florida, estande 3479 e apresentará toda a sua linha impressionante de tecnologias de comunicação via satélite, incluindo o mais recente HE7200 e as soluções SkyRouter. Ambos os eventos do setor representam oportunidades importantes para a BSN mostrar sua posição de liderança nos mercados de helicópteros e de aviação executiva com uma nova geração de tecnologias de comunicação via satélite focadas na segurança, acessibilidade e recursos sofisticados. Profissionais da aviação serão capazes de ver, em primeira mão, como as soluções de comunicação via satélite BSN estão se tornando rapidamente componentes valiosos e necessários na operação de uma aeronave.

Por favor, visite a Blue Sky Network nos eventos Helitech 2014 e NBAA para saber mais sobre o HE7200 e SkyRouter, além de todos os outros produtos da BSN.

A Blue Sky Network é uma fornecedora global líder em serviços de voz e dados através da rede de satélites Iridium. Os produtos da empresa para aviação, marítimo e veículos em rastreamento em tempo real para GNSS e gerenciamento de frota, fornecem serviços confiáveis de rastreamento de frota e comunicação . As soluções da Blue Sky Network servem os mercados de aviação, petróleo e gás, governamental, silvicultura, mineração, gerenciamento de cadeias de suprimentos e transporte intermodal. Fundada em 2001, a Blue Sky Network está sediada em La Jolla, Califórnia, com clientes e distribuidores em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e soluções, visite o site da Blue Sky Network no www.blueskynetwork.com.

Blue Sky Network divulga novas soluções SATCOM em eventos da industria da aviação em outubro

Page 6: heliweb - dezembro 2014

6 heliweb.com

28-30 de Janeiro 2015Int’l Military Helicopter 2015

London, UKmilitaryhelicopterevent.com

2-5 de Março 2015HAI Heli-Expo

Orlando, FLheliexpo.rotor.org/

23-25 de Março 2015CHC Safety & Quality Summit

Vancouver, BC Canadachcsafetyqualitysummit.com

5-7 de Maio 2014Forum 71 - Transforming VerticalFlight Technolog

Virginia Beach, VAvtol.org/annual-forum/forum-71

19-21 de Maio 2015EBACE

Geneva, Switzerland, www.ebace.aero

21-23 de Maio 2015HeliRussia 2015

helirussia.ru

15-18 de Julio 2015ALEA Expo 2015

Houston, TXalea.org

20-26 de Julio 2015EAA Airventure Oshkosh 2015

Oshkosh, WI920-426-4800airventure.org

16-19 de Setembro 2015China Helicopter Exposition

Tianjin, Chinahelicopter-china-expo.com

19-21 de Maio 2016HeliRussia 2016

helirussia.ru

18-24 de Julio 2016Farnborough International

UK, www.farnborough.com

25-31 de Julio 2016EAA Airventure Oshkosh 2016

Oshkosh, WI920-426-4800airventure.org

20-23 de Julio 2016ALEA Expo 2016

Savannah, GAalea.org

eventos

Page 7: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 7

lance sua web

PROJETADO PARA PILOTOS. PREÇO PARA AUDITORES.

Entre num Enstrom.Enstrom se destaca em dois lugares - no papel e no ar.

As planilhas mostram incrivel baixa operação de custos,

juntamente com elevados padrões de segurança da NTSB

que qualquer

companhia de seguros vai adorar.

Uma vez que você usar os controles,,

você vai descobrir um excelente desempenho e manuseio.

Enstrom- para a segurança e valor acima de tudo.

SEGURANÇA E VALOR ACIMA DE TUDO

Page 8: heliweb - dezembro 2014

8 heliweb.com

na capa

por Kim RosenlofAo contrário do setor de asa fixa, onde muitos empregos de começo de carreira exigem uma graduação mesmo antes da regra da FAA de agosto de 2013 que permite a um piloto com graduação de um programa de aviação credenciado trabalhar como segundo em comando com 1.000 ou 1.250 horas de tempo de voo em vez de 1.500 horas, a indústria do helicóptero não tem sido tão rápida em relação a graduação universitária. Uma busca rápida de postos de trabalho para pilotos de asa rotativa revelou que apenas um dos 45 empregos listados exigia um diploma universitário, e este era para uma posição de gerente de programa. Mesmo centros de treinamento de helicópteros que já têm parceria com universidades para oferecer cursos, evitam dizer que diplomas universitários são necessárias. Por exemplo, Chandler, website da Quantum Helicopters localizada no Arizona responde à questão: “Vocês oferecem cursos universitários?” esta é a pergunta. “Nós oferecemos ... Mas, no entanto, um diploma universitário não é necessário para o sucesso de um piloto comercial de helicóptero.”

Enquanto a faculdade não é para todos, obter um diploma pode fornecer uma alternativa no caso de desqualificação

médica por doença ou lesão e permite escalar degraus na crescente oferta de posições de gerenciamento na indústria de helicópteros que favorecem graduados. Dependendo da área estudada, uma graduação relacionada à aviação pode também melhorar a compreensão de um piloto em relação às aeronaves de asas rotativas, controle de tráfego aéreo e sistema das vias aéreas, regulamentações governamentais, operações da indústria e gestão da segurança. Programas de graduação credenciados também frequentemente disponibilizam ajuda financeira ou pagamento através do projeto de lei GI enquanto que o treinamento de voo regular muitas vezes não oferece. Por exemplo, apesar da Mauna Loa Helicopters do Havaí afirmar ser a “única escola de helicópteros do país aprovada de forma independente para ajuda financeira federal”, ela ainda oferece um programa de graduação na Troy University, no Alabama.

Felizmente, os pilotos que buscam uma graduação relacionada com aviação podem escolher entre uma variedade de cursos específicos para asas rotativas que variam de diploma associado (dois anos) à bacharelado (curso completo). Literalmente, dezenas de escolas de formação em helicóptero em todo os EUA têm parcerias tanto com faculdades comunitárias ou universidades para oferecer um currículo homogéneo culminando com um diploma associado ou de bacharel. Como outros programas, muitos desses programas de parceria permitem uma coordenação estreita entre a escola de voo e a faculdade para garantir que o aluno está simultaneamente matriculado em cursos teóricos e na escola de aviação para cursos práticos a fim de obter a graduação.

Uma dessas parcerias é entre a Quantum Helicopters, localizada no Arizona, e a Chandler Gilbert Community College (CGCC). Alunos

Mais graduações que um giro de hélice…

Opções de graduação para pilotos de

helicóptero

Page 9: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 9

lance sua web

matriculados no curso associado (dois anos) de Ciência Aplicada em Ciência da Tecnologia Aérea – Helicóptero da CGCC, devem fazer as aulas teóricas na CGCC simultaneamente com o curso de voo correspondente na Quantum. Mas a Quantum também oferece opções de ensino superior adicionais, incluindo aulas para bacharelado e associado no programa à distância da Utah Valley University (UVU) e até 30 créditos para o bacharelado ou 15 créditos para o associado no Worldwide campus da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU) (através de estudo à distância ou em um dos mais de 150 centros de aprendizagem da ERAU). A opção online pode ser boa para os atuais profissionais que querem adicionar uma graduação à sua carteira ou para novos alunos de helicóptero que trabalham em outro setor. O programa Global Aviation da UVU pode ser o mais prolífico em termos de parcerias com escolas de voo de helicóptero, seguido da ERAU Worldwide. Ambos oferecem graduação online para bacharelado e associado. Os cursos online muitas vezes não estão sincronizados com o treinamento de

voo, resultando em uma experiência de aprendizagem mais desconexa.

Para os novos alunos de helicóptero à procura de uma mudança de cenário, o Texas State Technical College (TSTC) em Waco, Texas, oferece tanto 40 horas de piloto comercial - certificado de helicóptero e certificado associado de Tecnologia de Treinamento de Pilotos de Helicóptero no seu Connally Aerospace Center. Construído sobre a antiga Base Aérea de James Connally, o campus do TSTC com suas duas pistas paralelas e uma torre de controle de tráfego aéreo operativa, afirma ser o maior aeroporto nos EUA de propriedade e operado por uma instituição de ensino público.

Enquanto dezenas de instituições de quatro anos de curso oferecem graduação em aviação, apenas algumas oferecem cursos específicos de asa rotativa. Tanto a ERAU e a University of North Dakota (UND) Aeroespacial oferecem bacharelado com opções em helicóptero, com algumas diferenças fundamentais. Enquanto as instalações da UND Grand Forks (KGRK) Aeroespacial oferecem oportunidades de treinamento de inverno e clima

severo, as da Prescott da ERAU, Arizona (KPRC) que fica a 5.044 pés MSL, oferece treinamento em condições de voo alto e quente e voos de montanha. ERAU contrata os helicópteros de outras escolas de voo em KPRC enquanto a UND mantém e opera sua própria frota de helicópteros. Pilotos que procuram graduação devem pesquisar as políticas relativas ao crédito para os certificados e as classificações já alcançadas; a ERAU é geralmente mais aberta em concessão de crédito para experiência prévia de voo (especialmente para os militares), mas em qualquer instituição, um piloto poderá ser requerido a refazer os cursos teóricos para certos certificados ou classificações. Southern Utah University (SUU) oferece um curso de bacharelado em Estudos Interdisciplinares (BIS) Piloto Profissional – asas rotativas. Uma das vantagens da SUU em relação a ERAU ou UND é a diversidade da frota de asa rotativa de SUU: Robinson R22 e R44, Bell 206B JetRanger, 206L LongRanger e Airbus (Eurocopter) AStar. Os alunos da SUU também recebem treinamento em operações de carga externa e voo de montanha.

Page 10: heliweb - dezembro 2014

10 heliweb.com

MOSCOU, 13 de agosto de 2014 - Russian Helicopters, uma subsidiária da Oboronprom, parte da Corporação Estatal Rostec, concedeu certificação para um centro de serviços no Brasil dirigida por Helipark Taxi Aéreo e Manutenção Aeronáutica. Sergei Ostapenko, diretor de vendas da empresa para helicópteros comerciais, premiado com o Certificado de Autorização para o centro ao presidente da Helipark João Velloso em uma cerimônia em 12 de agosto, em São Paulo, onde Russian Helicopters apresentou-se na Conferência e Exposição América Latina de Aviação Executiva. (LABACE 2014)

Certificação do centro de serviços Brasileiro vai ajudar a expandir ainda mais a geografia de operações bem sucedidas do tipo de helicópteros Ka-32 na América do Sul.

“Estamos muito felizes e orgulhosos com a certificação do centro de serviço Russian Helicopters e esperamos dar apoio não só ao nosso helicóptero, mas para os outros em futuro próximo. Nosso Kamov Ka-32 é uma ótima ferramenta para diversos usos e inigualável sobre o seu desempenho “, disse João Velloso, presidente do Helipark.

“A certificação do centro de serviços é uma continuação natural da nossa parceria de sucesso com Helipark, e acreditamos que terá um efeito positivo sobre a promoção de fabricação russa Kamov-marca de helicópteros comerciais na América do Sul”, disse Sergei Ostapenko, diretor de vendas de Russian Helicopters para helicópteros comerciais. “Esta é uma região chave para Russian Helicopters, e estamos ansiosos em oferecer um serviço de alta qualidade para operadores de helicópteros em todo o ciclo de vida do produto inteiro.”

O Centro de serviço autorizado da Helipark será capaz de oferecer uma gama completa de serviços de reparação e manutenção de componentes e fuselagens de helicópteros coaxiais sob documentação técnica e operacional para o Ka-32A11BC, em que a empresa tem operado com sucesso desde 2012. O Ka-32A11BC é usado para transportar cargas industriais em uma tipóia externa, bem como para apoiar a infra-estrutura nas obras de construção em regiões remotas da Amazônia.

Sob acordos entre Russian Helicopters e Helipark, o centro de serviço terá acesso a materiais técnicos, atualizados em uma base contínua, para o Ka-32A11BC e seus componentes. Russian Helicopters fornecerá suporte técnico para o trabalho de manutenção realizado pela empresa brasileira de helicópteros de fabricação russa e quaisquer mudanças estruturais necessárias para os helicópteros, e também está pronta para organizar cursos de formação profissional para o pessoal da Helipark.

O Ka-32A11BC opera atualmente em mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo membros da União Europeia, Coreia do Sul, China, Japão, Cazaquistão, Canadá e Rússia. Ele pode voar em missões que vão desde a busca e resgate para apoiar os trabalhos de construção de aranha-céus, combate a incêndios, transporte

Russian Helicopters dá luz verde ao Centro de Serviços Brasileiro

Sergei Ostapenko, diretor de vendas para helicópteros comerciais da Russian Helicopters (à direita), e o presidente da Helipark João Velloso.

Page 11: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 11

lance sua web

Van Horn Aviationwww.vanhornaviation.com

1.480.483.4202

Composite Tail Rotor Bladesfor 206B/L, OH-58A+/C and UH-1 Series

de carga no interior da cabine ou em uma tipóia externa, suporte para operações de corte, evacuação de doentes e feridos, e patrulhamento de rotina e monitorização.

Uma das principais prioridades da Russian Helicopters é fornecer serviços de alta qualidade e pós-venda de manutenção de helicópteros. Hoje a empresa possui centros de serviços na Coreia do Sul, Canadá e Espanha, e está trabalhando com a Rosoboronexport e Oboronprom em uma série de outros projetos. No próximo ano está prevista a abertura de um centro de serviços para Mi-8 e Mi-17-1V helicópteros no Egito, a ser seguido em 2016 por um centro de serviço Mi-35M no Brasil e um dos helicópteros Mi-171Sh no Peru. Também em 2016 são esperados trabalhos de montagem para completar em uma fábrica de reparo na Índia para helicópteros de serviço Mi-17V-5. Russian Helicopters pretende continuar a implantação global de sua rede para assegurar a sua conformidade com as normas de líderes globais

Helipark é um centro de serviço especializado para os helicópteros que atuam no Brasil desde 2002. A empresa é certificada para oferecer serviços de manutenção de até 35 modelos de aeronaves, incluindo Agusta Westland, Airbus Helicopters, Bell Helicopters e Robinson. Com três hangares medindo 90.000 pés quadrados, Helipark também oferece toda infra-estrutura necessária para a realização de atendimento de pista, abastecimento, serviço de hangar, pintura de helicóptero, interior e estofamento, pára-brisas à prova de pássaros, blindagem e transporte de carga aérea (Helicargo).

Russian Helicopters, JSC é uma subsidiária da UIC Oboronprom, que por sua vez é uma parte da Corporação Estatal Rostec. Ela é uma das líderes mundiais na produção de helicópteros e o único projeto de helicóptero com potência de produção da Rússia. Russian Helicopters está sediada em Moscou. A empresa é composta por cinco unidades de produção de helicópteros, duas agências de design, produção e reparação peças de reposição das instalações, bem como um ramo de serviço pós-venda, responsável pela manutenção e reparação na Rússia e em todo o mundo. Seus helicópteros são populares entre os ministérios russos e autoridades estaduais (Ministério da Defesa, Ministério da Administração Interna, Ministério de Controle de Emergência), operadores (Gazpromavia, UTair), grandes empresas russas. Mais de 8.000 helicópteros feitos na Rússia/Soviética são operados em 110 países do mundo. Tradicionalmente, a demanda é maior no Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico, América Latina, Rússia e países da CEI. Russian Helicopters foi criada em 2007. Em 2013, suas receitas IFRS aumentaram 10% para RUB 138,3 bilhões. Alcançou a entrega de 275 helicópteros.

UIC Oboronprom, JSC é um grupo industrial multi-perfil e de investimento estabelecido em 2002. É uma parte da Russian Technologies State Corporation. Suas principais tarefas incluem: engenharia de helicóptero (Russian Helicopters, JSC) e desenvolvimento de motor (United Engine Industry Corporation managing company).

State Corporation Rostec é uma empresa russa fundada em 2007 com o objetivo de promover o desenvolvimento, produção e exportação com alta tecnologia civil e produtos da indústria militar. É composto por 663 organizações, das quais nove já foram formadas como holdings do complexo militar-industrial e cinco delas estão envolvidos em indústrias civis. Organizações da Rostec estão localizados em 60 entidades constituintes da Federação Russa e fornecem seus produtos para os mercados de mais de 70 países. A receita de Rostec em 2013 ascendeu a 1,04 trilhões , com lucro líquido de 40 bilhões. As deduções fiscais para os tesouros de todos os níveis ultrapassaram 138 bilhões.

Page 12: heliweb - dezembro 2014

12 heliweb.com

AirAg PRO &SeisBag PRO

Séries para aviação agrícola

dynanav.comdynanav.com

Dyna Flight

Dyna Flight

Instrumento Integrado de orientação de voo (IFGI) & processador embutido

Todo o sistema pesa menos de 7 libras (3 kg)

Punho de Controle Dyna

Instrumento Integrado de orientação de voo (IFGI)

Processador

Punho de Controle Dyna

Todo o sistema pesa menos de 10 libras (3 kg)

DynaNav Systems Inc.877-333-9626

[email protected]

Sistema de GPS para Aplicadores Aéreos

& Operadores Sísmicos

Bell Helicopter faz primeira entrega de VIP Bell 429 no Monaco Yacht Show, na FrançaBell Helicopter, uma companhia da Textron Inc. (NYSE: TXT) anunciou que a Heli-Securite entregou a primeira VIP Bell 429 na França. A aeronave estará em exposição no Monaco Yacht Show, no iate Voyager no cais T40 nos dias 24 a 27 de setembro. A partir deste mês, o VIP Bell 429 será usado para transporte corporativo e fretamento em toda a Riviera Francesa e Alpes franceses.

Estamos muito animados para começar a operar o primeiro VIP Bell 429 na região”, disse Dominique Romet, CEO da Heli-Securite. “A aeronave se adapta completamente às necessidades da nossa missão com desempenho de voo excepcional em altas altitudes, e também nos fornece espaçosos e luxuosos assentos de clube para os nossos clientes.”

Heli-Securite é uma empresa líder de fretamento de helicóptero na França, com convenientes bases de helicóptero em todo o sul da França. A empresa oferece voos fretados e serviços de manutenção.

A venda do Bell 429 foi feita pelo recém-nomeado Representante Independente Francês (IR) da Bell Helicopter, HeliDeal. A empresa fornece o principal fretamento de helicóptero, combate a incêndios e serviços aéreos, além de serviços técnicos e de manutenção.

“Nomear HeliDeal como nosso novo IR vai expandir as nossas capacidades na França”, disse Patrick Moulay, vice-presidente da Bell Helicopter de vendas na Europa. “Nos últimos anos temos visto um enorme crescimento na Europa, e eu sei que a HeliDeal irá desempenhar um papel importante na expansão do nosso sucesso na França ainda mais.”

“Estamos ansiosos para representar a marca mundialmente conhecida Bell Helicopter na França”, disse Jean-François Giron, presidente da Helideal. “Estamos especialmente animados com a possibilidade de oferecer uma linha completa de helicópteros modernos com a mais recente tecnologia integrada de cabine de vidro”.

O Bell 429 é um dos mais avançados helicópteros com luz gêmeas já desenvolvido, oferecendo uma cabine de vidro totalmente integrada com o sistema de acionamento avançado e navegação WAAS melhor da classe e capacidade IFR. É o primeiro helicóptero certificado através do processo MSG-3, resultando em menores custos de manutenção para os operadores.

Page 13: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 13

lance sua web

lance sua webheliweb.com

Anuncie o helicóptero que você está vendendo hoje e venda-o am

rotormart.heliweb.com• Não há taxa para

o primeiro mês da publicidade!

• Fácil de usar• Vídeo• Muitas fotos

Page 14: heliweb - dezembro 2014

14 heliweb.com

Helibras apresenta modelos em simpósio de segurança públicaA Helibras participou, em Porto de Galinhas (PE), do VII Simpósio Nacional de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares, que reúne policiais, estudiosos, instituições federais, fornecedores e o Exército Brasileiro para debater sobre o aprimoramento e adequação das necessidades bélicas das corporações de segurança no país.

Durante o evento, Mauro Ayres, gerente de vendas da Helibras para o Mercado Governamental apresentou os diversos helicópteros da marca que podem ser configurados para o segmento de segurança e suas aplicações de sucesso no Brasil. “O Esquilo é um dos modelos mais utilizados nas polícias de nosso país e que terá sempre um ótimo emprego para missões de segurança, mas estamos percebendo uma crescente demanda por aeronaves biturbinas leves, como é o caso do EC145, que vem apresentando excelente desempenho e adequação às missões de polícia e bombeiros”, ressaltou.

Especialmente para corporações que já possuem aeronaves, mas querem renovar a frota ou elevar a potência de seus serviços aéreos, o EC145 ganhou destaque em diversos estados como Ceará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A maior potência do motor, alcance e autonomia de voo proporcionam mais segurança e precisão para as operações de risco.

Além disso, por oferecer amplas portas corrediças e entradas traseiras, o acesso à cabine é bastante ágil e facilita o transporte de pacientes em macas e de

equipamentos médicos ou policiais. Os EC145 de Minas Gerais e da Bahia, por exemplo, passaram por customizações e integração de sistemas na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), para que pudessem ser adaptados também para atendimento aeromédico.

Já o Esquilo, monoturbina versátil e de sucesso comprovado no emprego de atividades diárias em organizações como a Polícia Militar do Estado de São

Paulo, tem como atrativo a possibilidade de aquisição pelo FINAME também para órgãos públicos. Os estados do Pará e Espírito Santo receberam, nos últimos meses, seus primeiros AS350 adquiridos por meio do FINAME, financiamento especial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece taxa diferenciada e maior prazo de pagamento aos aparelhos de alto valor agregado que possuem fabricação nacional.

Helibras certifica configuração de EC725 com um guincho hidráulicoA Helibras certificou, neste ano, a possibilidade de uma nova configuração para o EC725 em relação aos guinchos de carga. A partir de agora, a configuração está projetada para receber dois guinchos, o elétrico e um hidráulico. A empresa realizou a instrumentação e ensaios em voo para a configuração contendo apenas um guincho hidráulico, conforme pedido da Marinha do Brasil.

A partir dos ótimos resultados obtidos nos testes realizados na Helibras, todos os EC725 saem da fábrica da empresa com a possibilidade de inclusão dos dois equipamentos ou apenas do hidráulico. O guincho é um aparelho padrão nos helicópteros das três forças e pode ser utilizado para resgate de

pessoal em solo ou levantamento de cargas de 272 kg (600 libras).

Confira um breve vídeo no canal HelibrasOficial, no Youtube, sobre o ensaio em voo com o equipamento realizado pela equipe da Helibras, em Itajubá (MG):

Page 15: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 15

lance sua web

i n f o @ a v p r o j e t s . c o m • w w w . a v p r o j e t s . c o m • (410) 573-1515

View Video of our exclusiVe listings!w w w . a V p r o j e t s . c o m

AgustA A109E PowEr sn 11831• VIP Configuration; Super Silent Soundproofing• Fastest Light Twin On The Market With 150kt

AgustA A109E PowEr sn 11770• One Owner Since New• Single/Dual Pilot IFR; EMS Configured

AgustA A109E PowEr sn 11145• Management / Lease Back Option After Sale• Maintained by Agusta Service Center

AgustA A109 A II Plus sn 7436 • 109 C Performance at Half the Cost• Wide Body / Aux Fuel / ECU

sIkorsky s76C++ sn 760781• Just Arrived on the Market!• Contact Us For Complete Details

sIkorsky s76C+ sn 760464• New Paint & Interior 2013• Single & Dual Pilot IFR Certified w/CS Mod

$5,495,000 $3,095,000

$2,495,000

Page 16: heliweb - dezembro 2014

16 heliweb.com

Na maioria das vezes, voltar ao básico pode ser a melhor ação de um piloto de helicóptero durante qualquer fase de um voo. Esses documentos, de acordo com os especialistas do International Helicopter Safety Team (www.IHST.org), oferecem aos pilotos e operadores uma base sólida, a fim de aumentar a segurança e reduzir os acidentes de helicóptero.

Código de Conduta do Piloto de Helicóptero: a conduta e profissionalismo do piloto afetam a comunidade aeronáutica, incluindo a sua cultura de segurança. Do mesmo modo, a cultura de segurança organizacional afeta a conduta do piloto. Um código voluntário, persistente de conduta pode promover a proficiência do piloto e segurança operacional. Este Código de Conduta é apenas uma ferramenta como: um conjunto recomendável de orientações ou práticas adaptáveis para cada piloto e necessidade organizacional. Nós encorajamos você a adotá-lo, assim como o comprometimento com os mais elevados princípios de segurança em aviação.

Circular Consultiva da FAA em autorrotação: a Federal Aviation Administration estabeleceu a necessidade de aumentar a conscientização sobre os riscos inerentes à realização de autorrotações no ambiente de treinamento e, em particular, a autorrotação de 180 graus. O objetivo desta circular consultiva é descrever orientações reforçadas para autorrotações durante o treinamento de voo de asas rotativas / helicóptero e recomendar procedimentos que reduzam os riscos de segurança durante autorrotações.

Manual de Voo de Helicóptero da FAA: este manual foi concebido como um manual técnico para os candidatos que estão se preparando para os certificados de privado, comercial ou piloto instrutor de voo com qualificação em classe helicóptero. Instrutores de voo certificados poderão achar que é um auxílio válido à formação, uma vez que a cobertura detalhada de aerodinâmica, controles de voo, sistemas, desempenho, manobras de voo, emergências e tomadas de decisões aeronáuticas estão incluídas. Este manual adota um método e conceitos seletivos de helicópteros e, a discussão e explicações refletem as práticas e princípios mais utilizadas.

Manual do Instrutor de Helicóptero da FAA: este manual foi concebido como um manual técnico para os candidatos que estão

se preparando para o seu certificado de piloto instrutor de voo com qualificação em classe helicóptero. Ele contém uma cobertura detalhada de aerodinâmica, controles de voo, sistemas, desempenho, manobras de voo, emergências e tomadas de decisões aeronáuticas.

Cinco vídeos que todo piloto de helicóptero deve assistirOs filmes podem ser emocionantes, engraçados ou motivacionais, mas apenas alguns estão focados em salvar vidas. Seguem cinco vídeos que a International Helicopter Safety Team (www.IHST.org) seriamente recomenda ao pilotos de helicóptero, a fim de aumentar a segurança e reduzir os acidentes de helicóptero.

That Others May Live – este vídeo é um estudo de caso da Airbus Helicopters e mostra a perspectiva do piloto num caso real de voo onde entraram inadvertidamente em condições IFR noturno, num helicóptero AS350 equipado somente para voos VFR.

No Greater Burden – muita pesquisa tem sido feita sobre os efeitos negativos do estresse sobre o nosso bem-estar físico e psicológico. Quanto mais estresse, quer saibamos ou não, aumenta a possibilidade de perder a concentração, esquecer as coisas, ter um mau desempenho em tarefas que deveriam ser conhecidas e fáceis para nós. Na maioria das vezes, esses efeitos têm pouco impacto sobre o nosso dia-a-dia, no entanto, tais efeitos durante o voo podem levar a um resultado desastroso. Este vídeo foi desenvolvido pela Aircraft Owners and Pilots Association (AOPA).

178 Seconds to Live – esse vídeo curto e assustador da AOPA adverte: “Não seja atraído para a armadilha.”

Degraded Visual Environment and Loss of Control – A experiência demonstra que a desorientação é a maior causa de acidentes de helicóptero com ferimentos graves e morte. Este vídeo foi produzido pela European Helicopter Safety Team.

Autorotations: Reality Exposed –a Helicopter Association International reuniu especialistas de segurança em helicóptero nesse vídeo para ajudar os pilotos a obterem uma melhor compreensão do processo de autorrotação.

Quatro documentos que todo piloto de helicóptero deve ler

Page 17: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 17

lance sua web

O GPS confiável

Fácil de Instalar. Fácil de Usar. Simples

Desde seu lançamento na América do Norte, há 5 anos, a TracMap vem acumulando uma forte base de clientes satisfeitos.

Eles gostam de sua simplicidade e confiabilidade.

Barra de Luzes Interna ou Externa

O GPS TORNADO FÁCILContate — TracMap, Griffin, GA, USA

00xx

00xx

Page 18: heliweb - dezembro 2014

18 heliweb.com

Revisão e reparo RR-250Peças • Vendas

Dallas Shop:10570 Olympic Dr. • Dallas, TX 75220

Toll Free: 800-909-7616 • Tel: 214-351-1284Fax: 214-351-1286 • www.actionaircraft.com

email: [email protected]

Mexico City:Tel: 52-55-2235-1516 • Fax: 52-55-2235-1515

email: [email protected]

FAA CRS # A9UR626JCertificado EASA # EASA.145.5481

Especializando-se em motores da série Rolls Royce 250

Serviços técnicos AOG disponíveis 24/7

Falamos Espanhol

A Metro Aviation começou um ótimo relacionamento com o programa Survival Flight do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan durante a conclusão do programa de três helicópteros bimotores Airbus EC155, entregue em 2012. Agora, a Metro tem o prazer de anunciar que a Survival Flight é agora também um cliente de operações.

“Survival Flight é um programa maduro e estamos orgulhosos da parceria com a Metro Aviation”, disse Denise Landis, gerente de cuidados intensivos e transporte da Survival Flight. “A Metro entende a história da indústria aérea médica e os desafios que pode enfrentar no futuro. Eles também antecipam os problemas para desenvolver soluções de forma proativa para enfrentar esses desafios. “

Survival Flight atende todo o estado de Michigan e estados vizinhos, com transporte de pacientes e órgãos para transplante não só para os hospitais credenciados do UMHS nacionalmente, mas também para dois outros sistemas de saúde importantes.

Dos cerca de 1.400 transportes concluídos no último ano fiscal, 62% eram pacientes transportados por aeronaves de asa rotativa cobrindo mais de 217.261 quilômetros dentro da área de 563 quilômetros de Ann Arbor. Serviços de asa fixa, usando um jato Cessna Citation Encore, permite a Survival Flight chegar em toda a América do Norte.

“Survival Flight foi o primeiro programa médico aéreo nos EUA a utilizar o EC155”, disse o presidente da Metro Aviation, Mike Stanberry. “Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com um programa que tem visão do futuro. Survival Flight é um líder em nossa indústria e estamos orgulhosos de chama-los família.”

As aeronaves são equipadas com a mais recente tecnologia médica, oferecendo a equipe a capacidade de transporte de pacientes que necessitam de Suporte de Vida Extracorpórea (Extracorporeal Life Support (ECLS)) e outros tratamentos avançados.

Metro Aviation dá as boas-vindas a Survival Flight

Page 19: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 19

lance sua web

LIDER EM PLANEJAMENTO LOGÍSTICO PARA ASAS ROTATIVAS.

AVIÕES DE TRANSPORTE.• Trailers Personalizados.• Suportes de rodas customizados.• Equipamento Especializado• Embalagem protetora

APARELHAMENTO• Eslingas Especialmente Concebidas• Equipamento Especializado.• Suporte Específico para Guindaste.• 24/7 Recuperação.

SERVIÇOS DE EXPORTAÇÃO / IMPORTAÇÃO• Transportadora ligada com a

Alfândega dos Estados Unidos & Serviços de Fronteira no Canadá

PROJETOS DE FÁBRICA & MUDANÇA DE PLANTAS.• Mudança de Linha de Montagem• América do Norte & Internacional

FAÇA SUA INSPEÇÃO VISUAL MAIS FÁCIL!

KITS DE BORESCÓPIOKITS DE VIDEOSCÓPIOKITS DE ESCOPO PERSONALIZADOKITS PARA MOTOR HOMOLOGADO

Metro Aviation dá as boas-vindas a MedLink AIR Nesse outono, a Metro Aviation está recebendo o Gundersen Health System na sua família. A MedLink AIR, cujo helicóptero de emergência médica é usado pelo Gundersen Health System, em breve será operado pela Metro.

O programa serve La Crosse, Wisconsin e áreas vizinhas, num raio de 241 quilômetros, incluindo as comunidades dos três estados: na região oeste de Wisconsin, nordeste do Iowa e sudeste de Minnesota.

“MedLink AIR é um programa credenciado CAMTS e tem uma longa história de excelente serviço em sua comunidade”, disse o presidente da Metro Aviation, Mike Stanberry. “Estamos muito animados em ter um programa tão importante na família Metro e estamos ansiosos em ter uma longa parceria com a MedLink AIR.”

A MedLink AIR utiliza um EC145 com um conjunto completo de equipamento de emergência para suporte de vida avançado. A equipe também pode cuidar e transportar bebês e pacientes maternos de alto risco, utilizando sua equipe especial de transporte neonatal.

e EC145 com vários certificados de tipo suplementares (STC) desenvolvidos pela empresa para estas e outras aeronaves. A Metro é uma estação de reparo certificada pela FAA, centro de serviços certificada pela Airbus (Eurocopter) e fornecedor de operações médicas aéreas FAR Part 135 em vários locais em todo os Estados Unidos. É uma empresa privada e um dos maiores prestadores de serviços médicos aéreos tradicional no país. Para obter informações adicionais sobre a Metro Aviation, Inc. e qualquer de seus produtos ou serviços, por favor, entre em contato com Kristen Rei Holmes no telefone 318.698.5200 ou [email protected].

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com a Metro Aviation, que já é bem conhecida na indústria por seu foco em fornecer excelente serviço ao cliente e operações seguras para programas médicos aéreos tradicionais”, disse Scott Sampey, diretor do programa MedLink AIR.

A Metro Aviation assumirá a operação da MedLink AIR em 01 de outubro.

Sobre a Metro AviationMetro Aviation, Inc., Metro Aviation, Inc., com sede em Shreveport, Louisiana, Estados Unidos, é um fornecedor mundial de serviços de realização para todas as missões e tipos de helicópteros e é especializada em EC135

Page 20: heliweb - dezembro 2014

20 heliweb.com

CFIT (Controlled Flight Into Terrain): um acidente em que uma aeronave de outra forma utilizável sob o controle da tripulação voa (involuntariamente) em terreno, obstáculos ou água, sem consciência prévia por parte da tripulação da colisão iminente.• A visão IHST é reduzir acidentes globais e

mortais envolvendo helicópteros para zero.• 60% de todos os acidentes CFIT são fatais• Enquanto mais de 80% dos acidentes com

helicóptero EMS CFIT ocorreram à noite, cerca de 70 por cento dos acidentes não-EMS CFIT ocorreram durante o dia.

• Cerca de 80% dos acidentes CFIT ocorreram durante a não decolagem ou a fase não pouso de voo (ou seja, de cruzeiro

• A taxa de acidentes CFIT da frota mundial de asa fixa caiu 80% na sequência do mandato asa fixa TAWS.

• As agências reguladoras e líderes da indústria a nível mundial estão defendendo o uso de HTAWS.

A FAA afirmou, “TAWS (asa fixa) é considerada por muitos na comunidade de segurança do avião a ser o único dispositivo de segurança mais importante introduzida para evitar acidentes fatais comerciais nos últimos 20 anos. Esta tecnologia tem vantagens especiais para operações de helicópteros em baixas altitudes e fora das rotas FAA-estabelecidas.”

training factsIn

tern

atio

nal H

elic

opte

r Saf

ety

Team

.

Prevenção de Voo Controlado contra o terreno com HTAWS

Equipe Internacional de Segurança dos Helicópteros - O Objetivo do Training Fact Sheet IHSTs é reduzir o helicóptero Civil para uma taxa de Acidentes em 80% até 2016. www.IHST.org

Page 21: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 21

lance sua web

• Sistemas US JHSIT 2013 e Equipamentos Grupo de Recomendações de intervenção:

• E2020: “Instale HTAWS Sistema E2030”. “Treinar e equipar com HTAWS, alt radar, EVS, SVS”.

• Os operadores devem voluntariamente adotar a tecnologia HTAWS: O sucesso da asa fixa de TAWS provou que treinamento não é o suficiente para a solução e prevenção de CFIT. Evitar CFIT requer uma abordagem múltipla: treinamento, equipamento e SMS.

• HTAWS com algoritmos avançados de alerta reduzem o número de alertas incômodos - com sistemas de desempenho mais baixos, a tendência é desligar depois de repetidos alertas falsos.

• H TAW S c o m u m banco de dados de linha de transmissão pode ajudar a reduzir o risco de ataques de fios. Dispositivos de prevenção de pancadas com fio (cortadores) apenas ajudam quando você bate em um fio. Sistemas de detecção de EMF só funcionam se houver energia para a rede.

• O treinamento adicional para voar com HTAWS é geralmente mínimo. Como acontece com quaisquer aviônicos novos ou desconhecidos, o piloto deve ler e entender as informações apresentadas no Guia do piloto para tal equipamento.

Algo a considerar:Pode haver um passivo na espera por um mandato HTAWS. Não espere e arrisque a segurança de seus passageiros, tripulações e equipamentos. Um momento de distração ou desatenção pode

colocar sua empresa na primeira página do jornal ou no próximo vídeo do Youtube.

ReferênciasIHST Training Fact Sheet - Voo controlado contra o solo“Voo controlado contra o terreno (CFIT) Acidentes no helicóptero EMS & Offshore Operations”, apresentado por Yasuo Ishihara; International Helicopter Safety Symposium; Montreal, Canadá; 26-29 setembro, 2005.

“Voo controlado contra o terreno (CFIT) Acidentes no helicóptero EMS & Offshore Operations”, apresentado por Yasuo Ishihara; International Helicopter Safety Symposium; Montreal, Canadá; 26-29 setembro, 2005.

US DOT FAA Relatório de Status: Avaliação da Compatibilidade de LightSquared planejados . Transmissões de Componentes de Auxiliares Terrestres na banda 1526-1536 MHz com Certificado de Aviação de Receptores GPS ( Lançamento da Versão Apurada para autorização Pública) 25 de janeiro de 2012

Pronto para voar.

A UTP é a líder no comércio de Turbinas

PT6 e seus componentes em todo mundo.

Possuímos mais de 300.000 ítens em estoque a pronta entrega e

enviamos para qualquer lugar do globo. Trabalhamos com a compra

e venda de turbinas PT6 de todos os modelos e seus componentes.

334.361.7853 | [email protected] | utpparts.com

S U A F R OTA S E M P R E E M P R O N T I D Ã O

HELICOPTER HELMETSNew Kevlar® Helicopter Helmets available w/ single or dual visor assembly, general aviation avionics, lighweight crushable earcups w/ sensiform air seals, Confor™ foam custom liner and optional 6’ coil. Factory new & fully guaranteed!

$905.00 - Single Visor Assembly$990.00 - Dual Visor Assembly

NOMEX FLIGHT SUITSFire retardant and the #1 choice of the U.S. Air Force, U.S. Navy and U.S. Coast Guard. Nomex jackets and shirts also available!

69 Francis Avenue • Hartford, CT 06106860-247-7787 • fax 860-586-8020

www.AviationHelmets.com

GOVERNMENT SALES, INC.51 Years in Business!

Most orders shipped within 24 hours. We ship worldwide via air freight. Visit our 14,000 sq. ft. facility.

Page 22: heliweb - dezembro 2014

22 heliweb.com

Você está SEGURO?Essa é a grande questão que você precisa lembrar antes de cada voo. Como Federal Air Surgeon, a única coisa que eu quero que você lembre é que a certificação médica é um processo contínuo que não acaba quando você deixa o consultório do médico examinador. Antes de cada voo, eu recomendo fazer o checklist IMSAFE (estou seguro).

Illness/Doença - eu tenho algum sintoma?Medication/ Medicação - tenho usado remédios receitados ou não?Stress/ Estresse - estou sob pressão em algum aspecto da minha vida?Alcohol/ Álcool - fiz uso de bebida alcoólica nas últimas 8 horas? 24 horas?Fatigue/ Fadiga - estou cansado ou não descansei o suficiente?Emotion/ Emoções - estou chateado com alguma coisa?

O cheklist IMSAFE deve ser uma parte de seu esforço para manter a aptidão médica contínua, o que significa que você continua a cumprir as normas constantes do Título 14 do Código de Regulamentos Federais (14 CFR) parte 67, em todos os momentos. Enquanto a

maioria dos pilotos, nunca intencionalmente, voa sem ser capaz de atender a esses padrões médicos, você pode ser surpreendido com o que poderia desqualificá-lo. Todos os elementos IMSAFE são importantes, mas eu gostaria de focar em um que é particularmente difícil para nós na medicina aeronaútica.

MedicaçãoEmbora possa parecer evidente que as doenças podem desqualificar, alguns pilotos não se dão conta de que alguns medicamentos são igualmente motivo de desqualificação. Na publicação anterior, discutimos a ameaça traiçoeira representada pela difenidramina (nome comercial comum do antialérgico Benadryl®) que pode, por si só ou em combinação com outros medicamentos, contribuir para um número surpreendente de acidentes na aviação geral. Mas de forma alguma a difenidramina é a única ameaça. Uma maneira de verificar o status de um medicamento seria consultar seu médico examinador. Nem sempre sendo prático fazê-lo, há outro recurso que mesmo pilotos experientes não conhecem o Guide for AMEs Do not Issue/Do not Fly list

James Fraser recebeu o bacharelado (B.A.), doutor em medicina (M.D) e mestrado em saúde pública (M.P.H) da University of Oklahoma. Ele completou uma carreira de 30 anos na Marinha e se aposentou como capitão (O6) em janeiro de 2004. Ele é certificado nas especialidades de Medicina Preventiva (Medicina Aeroespacial) e clínico geral. Ele é membro da Aerospace Medical Association e da American Academy of Family Practice.

Jam

es F

rase

r, M

.D.

aeromedical advisory

Page 23: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 23

lance sua web

Esta guia inclui duas listas destinados a serem utilizados por médicos examinadores, mas está disponível para o público. A primeira lista (Do not Issue – não emita) é uma lista de medicamentos que necessitam de autorização da FAA antes do médico examinador emitir um atestado. A segunda lista (Do not Fly – não voar) inclui medicamentos que exigem que o médico examinador aconselhe o piloto a não voar e obter informações de segurança adicionais. Se um medicamento aparece em uma dessas listas, deve ser motivo suficiente para manter o piloto em terra por precaução, até um período seguro após a parada do uso ou depois de autorizado pelo seu médico examinador ou pela FAA.

Quanto tempo até estar seguro?Para a maioria dos medicamentos é uma boa ideia multiplicar o intervalo entre as doses por cinco. Por exemplo, se um medicamento é tomado a cada quatro ou seis horas, o período de espera seria de 30 horas a partir do fim da última dose (5x6 = 30). Isto funciona para a maioria dos casos, uma vez que o intervalo da dosagem alinha-se com a “metade da vida” farmacológica do medicamento. Em outros casos, no entanto, isso não acontece. Um desses casos é a difenidramina, que tem um tempo de espera de 60 horas. Outra área em que o tempo

de espera pode variar é a dos soníferos. Os períodos de espera podem ser tão baixos quanto seis horas e tão elevados como 72 horas, dependendo da droga em particular e a formulação específica (para mais informação). Por exemplo, zolpidem (nomes comerciais comuns: Ambien, Zolpimist, Edluar, etc) pode variar entre 24 a 48 horas para a mesma droga básica.

Olhando para o Futuro Além do checklist IMSAFE e aptidão médica contínua, gostaria de salientar a importância de encontrar um bom médico examinador e construir um relacionamento sólido ao iniciar um processo de certificação médica. Alguns pilotos irão dizer para encontrar um médico examinador “fácil”, mas a longo prazo isso pode ser uma péssima estratégia. Um bom médico examinador vai trabalhar com você, mas esteja seguro que cumprirá os padrões médicos. Ele ou ela estará lá para que você nunca deva passar por um processo de emissão especial, enquanto que um médico examinador “fácil” pode não ser tão disponível. Além disso, sinta-se à vontade para visitar os centros de segurança da FAA em eventos como Sun’n Fun ou AirVenture®, onde os membros do Office of Aerospace Medicine estão disponíveis para discutir situações individuais.

TEL: USA 1+608-756-3632 • FAX: USA 1+608-756-2606

email: [email protected]

VENDA DE PEÇAS PARA HELICÓPTEROConfira nosso grande estoque!

Mais de Um Milhão de Itens

Temos um grande estoque de peças de qualidade a partir de fontes confiáveis, para venda direta e troca.

ACESSÓRIOS • COMPONENTES • INSTRUMENTOS

Airbus Helicopter, Bell Helicopter, MDHC, Schweizer,Sikorsky, Lycoming, Rolls Royce, Turbomeca

Confira em nosso site!NÓS COMPRAMOS: • Helicópteros de turbina leves e médios• Peças , componentes e estoque• Fuselagens antigas e deteriorados

CONSERTO DE LÁMINAS POR

• Composição • metal • principal & Lâminas de rotor de cauda • Bell • McDonald Douglas • Sikorsky

• Distribuidor & Centro de Serviços para Van Horn Aviation, LLC for STC 204 UH-1, 206 Séries Rotores de Cauda.

• Centro de Serviços para HTC. Corporação Tecnológica de Helicópteros.

Pablo Martinez Ejarque19797 Riverside Ave. • Anderson, CA 96007

Tel: 530-365-1278 • Fax: [email protected]

helicopterbladerepair.com

VENHA PARA NÓS PARA OBOM SERVIÇO PERSONALIZADO

CERTIFICADO DE REPAROS. # QJZR045Y

HeliBlade, Inc.

Page 24: heliweb - dezembro 2014

24 heliweb.com

• Peça 141 Treinamento de Vôo aprovado • Foto de Voos• Vendas de Helicópteros / Serviços • Passeios de Helicóptero

[email protected] • 781-688-0263

Experimente o melhor!

73-310 U’u stKailua-Kona, HI, 96740Tel: 808-334-0234www.maunaloahelicopters.cominfo@maunaloahelicopters.com

“Excelência em Treinamento de Vôo”MLH tem certificado 141, Credenciado pela ACCSTC e VA aprovado.

heliweb training directory

São José dos Campos, Brasil - Rockwell Collins do Brasil anunciou hoje planos para dobrar o tamanho de sua fábrica em São José dos Campos, no Brasil. O trabalho sobre a expansão está previsto para começar em 2014.

“Esta expansão irá trazer uma nova engenharia e capacidade de serviços aos nossos clientes na região e permitirá que a Rockwell Collins do Brasil prossiga e capture mais programas comerciais e militares”, disse Nelson Aquino, diretor da Rockwell Collins do Brasil.

A Rockwell Collins do Brasil tem mantido uma presença no país há 40 anos, apoiando os operadores de aeronaves civis e militares, além de fabricantes com aviônicos e soluções de sistemas de aeronaves, comunicações e sistemas eletrônicos e serviços. O centro de serviços da empresa em São José dos Campos tem sido

fundamental para atender as necessidades dos clientes locais, incluindo fabricantes de aeronaves Embraer e Helibras.

A Rockwell Collins do Brasil aumentou sua base de funcionários em 50% ao longo dos últimos três anos, acrescentando engenheiros, gerentes de programas, técnicos de manutenção e pessoal de desenvolvimento de negócios, a fim de melhor apoiar clientes, parceiros e programas no Brasil.

Essa expansão é impulsionada pela estratégia da empresa de investir no Brasil e crescer sua presença e atividades no país, especialmente no segmento do mercado de defesa brasileiro.Destaques nos negócios da Rockwell Collins do Brasil incluem:• A seleção da Embraer do convés de voo integrado da Rockwell

Collins Pro Line Fusion para o KC-390 está trazendo uma das

Rockwell Collins do Brasil planeja expandir suas instalações de São José dos Campos

Page 25: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 25

lance sua web

Horário de vendas: 7h15 até 20h.

Nós por todo o mundoNós compramos os estoques de novas peças excedentes para quase qualquer coisa que tenha arquivos. Também motores e hélices cansados ou prejudicados de Cessna Gêmeos, Caravans e Citations.

Gene Hembree is our buyer. Por favor contate em:330-698-0280 ext.224 [email protected]

Preferred Airparts, LLCDivisão de Indústrias JILCO.

800-433-0814Ligação grátis, UD & Canadá

Tel. 330-698-0280, FAX [email protected]

Aerospatiale/EurocopterBell Sikorsky e outros.

• Peças de Estruturas• Peças de MotoresPT6A, Allison/ RR,

Turbomeca,Lycoming,VO/TVO-435&540• Consumíveis - ignições, velas de

ignição, filtros e muito mais

• Elétrica - disjuntores, interruptores, relés,

lentes, peças de todos os tipos

• Lighting-strobes,beacons,bulbs,lenses,peças de todos os tipos

• Acessórios e peças • Rodas, freios, pastilhas • Hardware-12.000 P / N em estoque • Instrumentos, alguns Aviônicos • Peças de escape• Muito mais...

www.preferredairparts.com

PPAAreferredreferred

irpartsirpartsEscolhido pelo valor e serviço

25-85%

de desconto no preço de lista!Salve

Peças de Bell utilizados tem 50% de desconto!

Procura grátis de

estoque on-lineDigitalize aqui para

receber nosso aplicativo de peças

Somos compradores

de dinheiro!

mais avançadas tecnologias da aviação para o Brasil, bem como trabalhos e contribuições para as comunidades locais. A empresa concluiu recentemente a entrega no prazo de seu software de teste de vôo Pro Line Fusion para Embraer para o KC-390.

• FT Sistemas recentemente selecionado pela Rockwell Collins para fornecer seu Micro Sensor de Navegação por Inércia (INS) para o Horus 100, um UAV lançou mão para ser implantado pelas Forças Armadas Brasileiras. As entregas acontecem este ano.

• Em fevereiro de 2014, a Rockwell Collins emitiu o seu primeiro rádio “feito no Brasil”, o HF-9087D rádio no ar, para a Helibras para o helicóptero EC 725. Além disso, a empresa está fornecendo o teste e reparo de rádios de alta frequência no país.

• A Rádio Rockwell Collins ‘Talon ™ foi selecionada pelo Exército Brasileiro como a comunicação aerotransportada padrão para seus helicópteros em 2013.

• O Super Tucano da Embraer, equipado com comunicações Rockwell Collins e sistemas de navegação está operando em toda a América Latina, incluindo Brasil, Colômbia, Equador, Chile e República Dominicana.

• Os jatos executivos da Embraer novo meio-leve Legacy 450 e de tamanho médio Legacy 500 estão equipados com a avançada Pro Line Fusion da Rockwell Collins sistema aviônico integrado.

Rockwell Collins do Brasil aumentou sua base de funcionários no Brasil em 50 por cento ao longo dos últimos três anos, acrescentando engenheiros, gerentes de programas, técnicos de manutenção e pessoal de desenvolvimento de negócios, a fim de melhor apoiar os clientes, parceiros e programas no Brasil. A empresa anunciou planos para expandir as instalações.

• Companhias aéreas latino-americanas utilizam aviônicos Rockwell Collins, sistemas de cabine e soluções de serviços, tais como TAM e GOL do Brasil, LAN do Chile, Aeromexico e Volaris do México, COPA do Panamá, e Aerolineas e Avianca da Argentina.

Page 26: heliweb - dezembro 2014

26 heliweb.com

heli-specs

• Produção total (todas as variantes) 145 First flight

1982

• Hot day/high altitude version of Model 500 Series

incorporates all features of 500E plus larger rotors,

high gross weight.

• Motor: (1) Rolls-Royce 250-C30 HP (decolagem)

650 shp

• Dimensões: rotor principal 27.4 ft/8.3 m Tail rotor

4.8 ft/1.5 m

• Altura 9.2 ft/2.8 m Length 32.6 ft/9.8 m Width 6.3

ft/1.9 m

• Peso líquido 1,591 lbs/722 kg Gross weight 3,100

lbs/1,406 kg

• Carga útil 1,509 lbs/684 kg External 2,159 lbs/979

kg

• Velocidade Nunca Excedida 175 mph/282 kmh

Cruzeiro máxima 154 mph/248 kmh

• Taxa máxima de subida 2,069 fpm/10.5 m/sec

• HIGE 16,000 ft/4,877 m HOGE 14,400 ft/4,389 m

• Teto de serviço 18,700 ft/5,700 m

• Combustível padrão 64 gal/242 lit Max fuel 102

gal/386 lit

• Gama Máxima: combustível padrão (sem

reserva)232 mi/430 km

• Faixa com opcional de combustível 370 st mi/685

km

• Regras de voo para instrumentos da tripulação: um

Passageiro 4

MD Helicopters, Inc. MD 530F

• Produção total (todas as variantes) >3,800

Primeiro voo 1971

• O novo Schweizer 300 C é um dos helicópteros

utilitários leves mais versáteis do mundo.

• Motor (es) (1) Lycoming HIO-360-D1A HP

(decolagem) 190 shp ea.

• Dimensões: rotor principal 26.83 pés/ 8.18 m Rotor

de cauda 4.25 pés/ 1.30 m

• Altura 8.72 pés / 2.66 m Comprimento 30.83 pés/

9.4 m Largura 6.54 pés/ 1.99 m

• Peso líquido 1,100 libras/499 kg. Peso Bruto 2.050

libras/930 kg.

• Carga útil 950 lbs/431 kg External 1,050 lbs/476 kg

• Velocidade Nunca Excedida 109 mph/94.7

kts/175.4 kmh

• Cruzeiro máxima 95 mph/82.6 kts/152.9 kmh

• Taxa máxima de subida 750 fpm/3.8 mps

• HIGE 5,800 ft/1,767 m HOGE 2,750 ft/838 m @

2,050 lbs

• Teto de serviço 12,000 ft/3,658 m S/E service

ceiling N/A

• Combustível padrão 32.5 gal/147 lit Max fuel 64

gal/290 lit

• Gama Máxima: combustível padrão (sem reserva)

209 mi/201 nm/373 km

• Faixa com opcional de combustível 412 mi

• Regras de voo para instrumentos da tripulação: um

Passageiro 2

Schweizer Aircraft Corporation 300C

• Produção total (todas as variantes): >500

• Certificado para apenas um piloto IFR Categoria “A”

desempenho para motor único.

• Motor: (2) Pratt & Whitney PW206C HP

(decolagem) 640 shp ea.

• Dimensões: rotor principal 11,0 pés / 36,09 m rotor

de cauda 6,35 pés / 1,94 m

• Altura: 11,5 pés / 3,5 m Comprimento 37,6 pés /

11,46 m Largura 5,28 pés / 1,6 m

• Peso líquido: 3.494 libras / 1.585 kg Peso bruto

6.283 libras / 2850 kg

• Carga útil: 2.789 libras / 1.265 kg

• Externas: 3.120 libras / 1415 kg

• Velocidade Nunca Excedida: 168 nós / 311 kmh

• Cruzeiro máxima: 154 kts/285 kmh

• Taxa máxima de subida: 1.930 pés por minuto /

9,8 ms

• HIGE: 16.600 pés / 5.059 m

• HOGE: 11.800 / 3596 m

• Teto de serviço: 19.600 pés / teto de serviço 5,974

m S / E 13.100 pés / 3.993 m

• Combustível padrão: 1160 gal / 605 lit.

combustível Máximo 221 gal / 835 lit

• Gama Máxima: combustível padrão (sem reserva)

378 nanômetros / 700 km

• Faixa com opcional de combustível: 512 nm/948

km

• Regras de voo para instrumentos da tripulação: um

Passageiro 7

AgustaWestland Potência AW109

Page 27: heliweb - dezembro 2014

dezembro 2014 27

lance sua web

Action Aircraft Parts 18

AgNav Inc 3

Avpro Inc. 15

Blue Hill Helicopters 24

DynaNav 12

Enstrom Helicopter Corp 7

Floats & Fuel Cells 28

Government Sales 21

Heli-Tech 18

HeliBlade 23

HW Farren 19

Isolair 5

Machida Borescope 19

Mauna Loa Helicopters 24

Preferred Airparts 25

TracMap 17

Tradewind Int’l 23

Universal Turbine Parts 21

Van Horn Aviation 11

indexComplacência: o ceifador da aviaçãopor Rory L. Rieger Sem celebrações: o ano fiscal de 2013 viu 37 acidentes mortais envolvendo helicópteros nos Estados Unidos, o pior ano em acidentes mortais envolvendo helicópteros desde 2004. Essa estatística macabra é assustadora porque muitos acidentes são evitáveis . Como é típico de acidentes na aviação, muitos dos acidentes de helicóptero que aconteceram no ano passado envolveram pilotos experientes e qualificados voando e operando corretamente as aeronaves, durante o dia e com tempo bom. Em casos como estes, a complacência do piloto se torna o principal suspeito.

Enquanto as operações de helicópteros muitas vezes requerem um grande senso de vigilância e cautela, pilotos de helicóptero podem ainda tornarem-se complacentes. É assustador, mas quanto melhor o piloto, maior é a probabilidade de tornar-se vítima da complacência. A complacência, construída a partir da própria experiência e habilidade do piloto, surge como um Frankenstein para atacar o operador. E a complacência é raramente tão óbvia como um gato preto cruzando em frente a sua aeronave durante o voo. Em vez disso, ela se esconde nas sombras e só é desmascarada após a ocorrência de uma catástrofe.

Os pilotos devem reconhecer a falsa sensação de segurança que é a complacência e não cair sob o seu feitiço. Treinos de atualização, manter-se focado e bom senso são as balas de prata nesta luta. Então, espane a poeira e as teias de aranha do seu manual de procedimentos de emergência e leia-o atentamente. Não voe seu helicóptero quando você sabe que o mau tempo está se aproximando, a menos

que você tenha o equipamento e treinamento adequados. Siga os procedimentos normais do manual do voo de asas rotativas e apresente um plano de voo. Realizar um briefing completo antes do voo entre todos os participantes e seguir os detalhes combinados. Em suma, um bom planejamento é como preparar a corda para a execução do monstro da complacência

Tenha em mente, a complacência não faz a sua “assombração” sozinha. Entre seus amigos estão o macabro tempo, avarias mecânicas e, é claro, essas leis imortais da física. O tempo pode não morder você no pescoço todo hora e a manutenção adequada pode cravar uma estaca de madeira no coração da falha mecânica. Mas a lei favorita de Newton, a gravidade, nunca está de folga.

A gravidade não leva em consideração se os pilotos têm milhares de horas de voo. A gravidade não se importa se o seu helicóptero é novo e brilha sob a lua cheia. A gravidade não está preocupada com a sua necessidade de chegar em casa antes do sol nascer ou se sua família vai lamentar sua morte prematura. Simplesmente, a gravidade não tem favoritos. Quando essa lei da física se mistura com a complacência, o resultado é poção mortal de bruxa.

Nenhum piloto quer deixar o seu último voo envolto em um lençol como uma múmia, por isso, nessa época de Halloween (e além) lustre um caixão e faça uma lápide para a complacência e deixe os acontecimentos terríveis para as casas mal-assombradas. Suas pequenas abóboras apreciarão a sua labuta.

Page 28: heliweb - dezembro 2014

CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL

A melhor fonte para todas as suas células de substituição de combustível para Helicópteros Bell