Newsletter Dezembro 2014

9
check!news 1214 CHECK!N é um projeto que cria espaços em festas procurando informar e apoiar a Gestão de Prazeres e Riscos no consumo de substâncias psicoativas e sexualidade. Sem moralismos e sem tabus!! NEWSLETTER check!n Recomendamos que abras este ficheiro com o Adobe Acrobat Reader ou um software que suporte PDFs interactivos. Faz o download gratuito em http://get.adobe.com/br/reader/ • O CHECK!N deseja-te…. UM ÓTIMO ANO NOVO, com poucos riscos! • Dia Mundial de Luta Contra a Sida • Livro “Drugs Unlimited” de Mike Power • Filme “What’s In My Baggie?” • Álbum “Chilling With the Moon” de Balancé •C!garro Eletrón!co CHECK!NFO CHECK!NOUT CHECK!NPRESS CHECK!NET CHECK!NSIDE • CHECK!N a ser notícia • Voluntariado • Prémio Europeu para a Prevenção de Drogas 2014 • Encontradas substâncias perigosas em Amesterdão • Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies: MAPS • El Submarino del DoctorX.

description

 

Transcript of Newsletter Dezembro 2014

Page 1: Newsletter Dezembro 2014

check!news12’14

CHECK!N é um projeto que cria espaços em festas procurando informar e apoiar a Gestão de Prazeres e Riscos no consumo de substâncias psicoativas e sexualidade.

Sem moralismos e sem tabus!!

NEWSLETTER check!n

Recomendamos que abras este ficheiro com o Adobe Acrobat Reader ou um software que suporte PDFs interactivos. Faz o download gratuito em http://get.adobe.com/br/reader/

•OCHECK!Ndeseja-te….um ótimo Ano novo,compoucosriscos!

•DiaMundialdeLutaContraaSida

•Livro“DrugsUnlimited”deMikePower• Filme“What’sInMyBaggie?”

•Álbum“ChillingWiththeMoon”deBalancé

•C!garroEletrón!cocheck!nfo

check!nout

check!npress

check!net

check!nside

•CHECK!Nasernotícia•Voluntariado

•PrémioEuropeuparaaPrevençãodeDrogas2014

•EncontradassubstânciasperigosasemAmesterdão

•MultidisciplinaryAssociationforPsychedelicStudies:MAPS

•ElSubmarinodelDoctorX.

Page 2: Newsletter Dezembro 2014

Nos últimos tempos os cigarros eletrónicos têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade: os consumidores, as marcas e tipos e o número de lojas que os comercializam multiplicam-se. O que são? Como funcionam? Quais os componentes? Prós? Contras? Qual a legislação para os cigarros eletrónicos? São estas as questões que têm chegado ao Check!n através da sua intervenção e que neste artigo vamos tentar dar resposta.

check!nfo

C!garro Eletrón!co

O Cigarro Eletrónico (CE), também chamado e-cigarro, e-cig ou e-cigarette, é um dispositivo eletrónico desenvolvido com o intuito de simular o cigarro e o ato de fumar.

Existem vários modelos e gerações de CE, geral-mente constituidos por uma bateria, um atomizador e um cartucho ou reservatório.

Quando o atomizador é aquecido, através de um sensor, o e-líquido no cartucho irá evaporar. Este vapor é inalado, a uma temperatura entre 50 e 60 °C. A expiração, misturada com o ar do e-líquido dão a impressão visual do fumo real produzido por um cigarro.

O e-líquido é um líquido mais viscoso do que a água, que apresenta uma alta tensão superficial e tem a propriedade de ser facilmente vaporizado, sendo, portanto, usado como veículo para a nicotina e os restantes aditivos entrarem no organismo. O CE pode conter substâncias que modificam o sabor, como frutas, baunilha, menta, café ou chocolate.

A falta de regulamentação sobre o CE resulta numa grande variabilidade dos componentes dos e-liqui-dos, não havendo dados seguros sobre qual a ver-dadeira composição dos mesmos nem se a sua ro-tulagem corresponde inteiramente ao seu conteúdo.

Segundo as empresas que comercializam o CE, na maioria dos e-líquidos, o principal componente é o propilenoglicol, seguido de glicerina, água, nicotina e flavorizantes, os quais dão o sabor e aroma. De acordo com os artigos publicados pelo Tobacco Control e Food and Drug Administration existem vá-rias substâncias, nos líquidos com nicotina, com po-tenciais riscos para a saúde como formaldeído, ace-taldeído, acroleína, compostos orgânicos voláteis, metais pesados e nitrosaminas derivadas do tabaco.

A controvérsia à volta dos CE estende-se para além dos seus componentes. A falta de evidências ciên-tificas e de estudos sobre o seu impacto a médio e longo prazo para a saúde dificulta a partilha de infor-mação clara e concreta sobre os CE.

Embora alguns autores e marcas que comercializam estes produtos defendam que o CE possa contribuir para a redução ou cessação tabágica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) não há evi-dências científicas que sustentem esta afirmação.

DescartáveisDe uso único, não é possivel recarregar a sua bateria nem subtituir o cartucho.

RecarregáveisFuncionam com um cartucho de uso único que quando ter-mina é substiuido por outro. É possivel recarregar a bate-ria através de energia.

Pen-styleFuncionam com um reserva-tório que os utilizadores en-chem com o e-liquido. A ba-teria é também recarregada através de eletricidade.

ModsDispositivos modificados, geralmente maiores e com baterias mais potentes e du-radoras que funcionam de forma idêntica aos pen-style.

Page 3: Newsletter Dezembro 2014

check!nfo

De igual forma a afirmação de que os CE’s são me-nos prejudiciais do que o tabaco convencional care-ce de parecer cientifico.

Os vapers, utilizadores do CE, referem que o custo inferior ao tabaco tradicional, a ausência de cheiro a tabaco e a possibilidade de fumar em locais nos quais era proibido, são algumas das vantagens do CE.

O vapor libertado no ar pelo CE tem uma vida útil muito menor do que a do fumo do cigarro tradicional, poluindo menos o ambiente. No entanto a exposição a este vapor passivo não está livre de riscos, uma

vez que a poluição feita pelo CE apresenta concen-trações de nicotina, propanediol e glicerina. A OMS aconselha a que seja interdito o uso de CE em espa-ços públicos fechados.

Em março, o Parlamento Europeu aprovou a nova Diretiva 2014/40/UE para produtos de tabaco, onde já estão contempladas regulamentações relativas ao CE. Portugal e os restantes Estados-Membros têm até ao primeiro semestre de 2016 para aplicar estas novas regras. Neste momento a ASAE é a autori-dade nacional que fiscaliza a comercialização das recargas para os cigarros eletrónicos.

Diretiva 2014/40/uE

√ Os CE’s sem nicotina não são regulados pela nova diretiva comunitária.

√ Os CE’s com menos de 20mg/ml de nicotina passarão a ser considerados como produtos de tabaco e serão regulamentados como cigarros normais.

√ Os CE’s com mais de 20mg/ml de nicotina serão monitorizados por um profissional de saúde e o seu uso apenas será permitido para fins tratamento para a cessão tabagisca.

√ Os fabricantes e importadores ficam obrigados a fornecer às autoridades competentes a lista de todos os ingredientes presentes nos dispositivos.

√ A publicidade a cigarros eletrónicos será sujeita às mesmas restrições que a publicidade a produtos de tabaco.

√ Decisões como limite de idade e regulamentação de aromas ficarão ao critério de cada Estado-membro.

√ Será estabelecido um nível máximo de concentração nos cigarros eletrónicos e volumes máximos para os carregadores, cartuchos e reservatórios de líquidos com nicotina.

√ Nos líquidos que contenham nicotina só poderão ser utilizados ingredientes de elevada pureza e os ci-garros eletrónicos terão de libertar as doses de nicotina a níveis uniformes e em condições normais de utilização.

√ Será obrigatório afixar, nas embalagens de cigarros eletrónicos, advertências de saúde, instruções de utilização, informação sobre a toxicidade, o potencial de criar dependência e uma lista de todas as subs-tâncias contidas no produto e informação sobre o teor de nicotina.

Page 4: Newsletter Dezembro 2014

Bibliografia

Comissão Europeia, 2014, “Atos legislativos. Diretivas”, Jornal Oficial da União Europeia

(Ed. online), pp.127/1-127/38, Disponível em: http://ec.europa.eu/health/tobacco/docs/

dir_201440_pt.pdf (Acedido em 10 Nov. 2014)

—————, 2014, “ Citizens’ Summary. Proposal for a revision of the Tobacco Products

Directive “, Disponível em: http://ec.europa.eu/health/tobacco/docs/com_2012_788_citi-

zens_summary_en.pdf (Acedido em 22 Nov. 2014)

—————, 2014, “E-cigarettes Myth Buster”, Disponível em: http://ec.europa.eu/health/

tobacco/docs/tobacco_mythbuster_en.pdf (Acedido em 10 Nov. 2014)

—————,2014, “Perguntas e respostas: Novas regras para os produtos do tabaco”, Dis-

ponível em: http://europa.eu/rapid/press-release_MEMO-14-134_pt.htm (Acedido em 10

Nov. 2014)

Deco Proteste, 2014, “Cigarros eletrónicos pouco seguros”, Disponível em: http://www.deco.

proteste.pt/saude/nc/noticia/cigarros-eletronicos-pouco-seguros (Acedido em 10 Nov. 2014)

e-FUMO, 2014, “O que é o e-Líquido?”, Disponível em: http://www.e-fumo.com.pt/e-liquido-

-cigarro-electronico/ (Acedido em 11 Nov. 2014)

FDA - U.S. Food and Drug Administration, 2009, “ Evaluation of e-cigarettes”, Disponível

em: http://www.fda.gov/downloads/Drugs/ScienceResearch/UCM173250.pdf (Acedido em

17 Nov. 2014)

Fleck, Fiona, 2014, “Countries vindicate cautious stance on e-cigarettes”, Bull World

Health Organ, 92, pp. 856–857, Disponível em: http://www.who.int/bulletin/volu-

mes/92/12/14-031214.pdf (Acedido em 10 Nov. 2014)

Flowers, Julian e Clare Griffiths, 2014, “Good news on smoking” [em linha], Disponível em:

https://publichealthmatters.blog.gov.uk/2014/12/11/datablog-good-news-on-smoking/ (Ace-

dido em 10 Nov. 2014)

Fundação Portuguesa do Pulmão, 2014, “Cigarros Electrónicos: Mitos e Realidades”, Dis-

ponível em: http://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/CIGARROS_ELECTRONICOS-

-MITOS_E_REALIDADES.html (Acedido em 10 Nov. 2014)

Grana, Rachel et al, 2014, “E-Cigarettes, Circulation, 129, pp. 1972-1986, Disponível em:

http://circ.ahajournals.org/content/129/19/1972.full (Acedido em 11 Nov. 2014)

Hajek, Peter et al, 2014, “Electronic cigarettes: review of use, content, safety, effects on

smokers and potential for harm and benefit”, Society for the Study of Addiction, 109, pp.

1801–1810, Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/enhanced/doi/10.1111/add.12659/

(Acedido em 15 Nov. 2014)

Knorst, Marli Maria et al, 2014, “Cigarro eletrônico: o novo cigarro do século 21?”, J.

Bras. Pneumol, 40(5), pp. 564-573, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v40n5/

pt_1806-3713-jbpneu-40-05-00564.pdf (Acedido em 10 Nov. 2014)

ptVapers - Fórum de Cigarro Electrónico, 2014, “ Iniciação - 1ª Compra” [em linha], Dispo-

nível em: http://www.ptvapers.com/forum/index.php/topic,9261.0.html (Acedido em 11 Nov.

2014)

World Health Organization, 2014, “Electronic cigarettes (e-cigarettes) or electronic nicotine

delivery systems” [em linha], Disponível em: http://www.who.int/tobacco/communications/

statements/eletronic_cigarettes/en/ (Acedido em 27 Nov. 2014)

—————, 2014, “ WHO tobacco treaty makes significant progress despite mounting

pressure from tobacco industry” [em linha], Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/

news/releases/2014/cop6-tobacco-control/en/ (Acedido em 10 Nov. 2014)

opinanço

Já conhecias o Check!n? Já alguma vez nos encontraste ou contactaste? Responde ao nosso questionário! Só assim poderemos melhorar os nossos serviços!

Clicaaquiparaacederesaoquestionárioonline!

check!nfo

CONHECE-TEINFORMA-TE

DECIDE!

Se usas Cigarro Eletrónico...

√ Procura produtos embalados na totalidade, se possível com instruções de uso e descrição dos componentes.

√ A nicotina é altamente tóxica quando ingerida ou em contacto com a pele. Por isso manuseia o líquido com cuidado e procura recipientes com abertura à ‘prova de criança’.

√ Pede a ficha técnica do líquido, onde devem constar as substâncias que o compõem e suas concentrações.

√ Se o teu objetivo é parar de fumar através do CE, evita misturar este com o consumo de cigarros tradicionais, e controla as doses de nicotina.

√ Limpa regularmente o atomizador, o reservatório e a bo-quilha do CE.

√ Não percas a noção da quantidade de nicotina que estás a ingerir. Faz as contas de quantas inalações fazes por dia e qual será a equivalência para os cigarros convencionais.

Page 5: Newsletter Dezembro 2014

ezembro é um mês de nostalgia, con-templação e celebração do ano que acaba. É simbolicamente marcado por festas im-portantes e imperdíveis como o Natal e a Passagem de Ano, que antecipam a che-

gada de mais um ano.

Para muita gente a Passagem de Ano é uma noite memorável e muito ansiada, por esse motivo é tam-bém muitas vezes uma noite de exageros e abusos!

EporqueaPassagemdeAnomarcaofimdoano(enãoofimdomundo!),oCHECK!Ndeixa-te algumas dicas para teres uma festa inesquecível e entrares em 2015 com o pé direito!

* Lembra-te que é importante planear com ante-cedência: “para onde vamos?”, “quem vai?”, “como vamos?”, “logística?”…

* Se vais sair pensa nas tuas deslocações de for-ma a viajares com segurança. Se possível viaja com amigos da tua confiança.

* Se vais para fora de Portugal, informa-te sobre o local: legislação, serviços de saúde e emergência médica, polícia, transportes…

* Acima de tudo cuida-te: se vais estar em festa durante vários dias assegura-te que descansas o suficiente, que te alimentas e hidratas bem.

* Lembra-te que a seguir começa o Novo Ano e com ele voltam as responsabilidades (trabalho/estudos...).

* A seguir à festa “guarda” algum tempo para descansar e recuperar as energias!

OCHECK!N Deseja-te….UmótimoAnoNovo,compoucosriscos!

check!nout

A Passagem de Ano convida a experimentações ou consumos. Se estás a pensar consumir substânciaspsicoativas, relembramos:

* Faz o trabalho de casa: informa-te sobre as substâncias que pretendes consumir. O CHECK!N tem informação sobre várias substâncias em: https://sites.google.com/site/checkinfreemind/home

* Tenta dividir a substância em partes antes de saíres de casa. Se já estiver dividida em doses é mais fácil ter a noção de quanto já consumiste e com isso gerir o teu consumo.

* Se for a tua primeira experiência vê se é o mo-mento adequado, se estás num ambiente seguro e com amigos de confiança… e lembra-te: começa sempre por pequenas doses, espera pelos efeitos e (se for o caso) avisa um amigo da tua confiança.

* Se consumires pela via aspirada (sniff) leva o teu tubo e outros para os teus amigos. Evita partilhar o teu material de consumo!

* Lembra-te que 1+1 nem sempre é 2… Se pensas misturar substâncias diferentes então informa-te acerca da interação entre as diferentes substâncias psicoativas.

* Se estiveres com ideias de conduzir, pensa duas vezes antes de consumires alguma coisa. E, se já tiveres consumido pensa duas vezes antes de conduzir… Planeia alternativas: um local perto onde podes ficar a dormir (p.e. a casa de um ami-go); verifica se há transportes públicos por perto e guarda algum dinheiro para o caso de precisares de voltar p.e. de táxi…

Pssst… um (ou vários!) preservativo no bolso dá sempre jeito!Se precisares de mais informação escreve-nos para: [email protected]

De resto, desejamos-te um ótimo Ano novo cheio de prazeres e com poucos riscos!

D

Page 6: Newsletter Dezembro 2014

check!nout

Celebrou-se no passado 1 de Dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Este dia procura alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico. Segundo os dados do Instituto Nacional de Saúde, no ano passado foram diagnosticados aproximadamente três casos por dia de infeção por VIH/sida, em Portugal, num total de 1.093 situações, o equivalente a uma taxa de 10,5 novas infeções por 100.000 habitantes.

Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Algunsdadosrecentes:• Quase 1 em cada dois novos casos de infeção em adultos têm idade inferior a 24 anos.

• O tratamento da infeção evoluiu, a morte associada diminuiu, mas os comportamentos de risco aumentaram.

• Estima-se que em Portugal existam 70 mil casos de infeção, mas apenas metade desta população tenha conhecimento do diagnóstico.

• Estudos apuram que a maioria dos jovens raramente ou nunca pensam no VIH/SIDA quando tomam decisões relacionadas com a vida sexual.

• Apesar do teste de rastreio ser gratuito e con-fidencial, Portugal tem uma taxa de diagnóstico tardio superior a 60%.

Maisinformação:www.ligacontrasida.org

Page 7: Newsletter Dezembro 2014

[email protected] | 22 753 11 06/07 | 912 441 594

check!npress

CHECK!n a ser notícia

Saiu um artigo sobre o CHECK!N na edição impressa do SemanárioSOLde21/11. Além da reportagem sobre a interven-ção do CHECK!N na noite lisboeta, o Semanário SOL entre-vistou também a coordenadora do projeto - Cristiana Pires. Com enfoque no perfil do CHECK!N e do seu público-alvo, a entrevista aborda ainda o consumo de drogas, particularizando as novas substâncias psicoativas.

Consultaremwww.sol.pt/noticia/119341 e www.sol.pt/noticia/119354

Prémio Europeu para a Prevenção de Drogas 2014

O CHECK!N recebeu o PrémioEuropeuparaaPrevençãodeDrogas2014, atribuído pelo grupo Pom-pidou com a Comissão Europeia e o Conselho da Europa. Este prémio, lançado em 2004, é concedido a três projetos que contem com o envolvimento de jovens, quer no seu desenvolvimento e gestão, quer na sua implementação e tomada de decisões.

Paramais informações |www.facebook.com/media/set/?set=a.1017434414949570.1073741942.610789708947378&type=1

És organizador de eventos ou dono de um bar em Lisboa ou Viseu?

Gostavas de ver o Check!n no teu espaço? Contacta-nos!

Page 8: Newsletter Dezembro 2014

[email protected] | 22 753 11 06/07 | 912 441 594

check!npress

Em Amesterdão encontra-se a circular heroína que está a ser ven-dida como cocaína, com riscos muito elevados para a saúde dos seus con-sumidores. Já foram declaradas três mortes e pelo menos catorze pessoas precisaram de cuidados médicos. As vítimas apresentam graves proble-mas respiratórios após o consumo desta substância.

Paramaisinformações|http://ener-gycontrol.org/analisis-de-sustancias/resultados/alertas/551-alerta-drogas-muy-peligrosas-en-circulacion.html

voluntariado

No dia 5 de Dezembro comemorou-se mais um DiaInternacionaldoVoluntariado. Esta data nasceu através de uma resolução das Nações Unidas, datada de 17 de Dezembro de 1985. Lisboa foi a cidade escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015. O estatuto de Capital Europeia do Voluntariado visa promover o voluntariado ao nível das políticas locais, destacando as cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção.

Paramais informações |www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/arti-cle/lisboa-e-a-capital-europeia-do-voluntariado-2015

Queres ser voluntário do CHECK!N?

O CHECK!N voltou em força às cidades de Lisboa e Viseu se gostas de sair à noite e gostavas de colaborar com um projecto como o CHECK!N, contacta-nos!

Aproveitamosparaagradeceratod@s@svoluntári@squeacompanharametêmacompanhadooCHECK!Naolongodestesanos.

Obrigado!

Encontradas substâncias perigosas em Amesterdão

Page 9: Newsletter Dezembro 2014

EnContRA-noS onLinE

“Drugs unlimited” de Mike Power

Em “Drugs Unlimited: The Web Revolution That’s Changing How the World Gets High”, Mike Power faz um relato impressionante sobre o submundo do narcotrá-fico na Internet.

BookReviewem www.dancesafe.org/book-review-drugs-unlimited

“What’s in my Baggie?”

Este documentário segue as intervenções de drug testing realizadas pelos ativistas de redução de riscos da “Bunk Police” em diferentes festivais, os quais pretendiam perceber se os resultados dos testes iam de encontro às expec-tativas dos consumidores...ou não.. Inclui entrevistas com médicos, polícias, organizadores de festivais e distribuidores de substâncias ilícitas. A não perder!

Documentário(versãocompleta)| http://whatsinmybaggie.com

Álbum “Chilling With the moon” de Balancé

For when you’re watching the moon... Enjoy the moment!

Genre: Psychill / DownTempohttps://balanceproject.bandcamp.com/album/chilling-with-the-moon

check!nside

check!net

www.maps.org

A Associação Multidisciplinar para Estudos Psicadélicos (MAPS) é uma organização sem fins lucra-tivos, que trabalha sobre a utili-zação de psicadélicos e cannabis para fins medicinais.

El Submarino del DoctorX é um blog dedicado ao emergente fenómeno dos mercados de drogas ilegais na Deep Web.

http://elsubmarinodeldoctorx.com