Hernia de Disco

11
HÉRNIA DE DISCO HÉRNIA DE DISCO . Cida Oliveira ioterapeuta – Acupunturista – Terapeuta Floral Roque SP - Tel: 11- 4712 5824

Transcript of Hernia de Disco

Page 1: Hernia de Disco

HÉRNIA DE DISCOHÉRNIA DE DISCO

Dra. Cida OliveiraFisioterapeuta – Acupunturista – Terapeuta FloralS. Roque SP - Tel: 11- 4712 5824

Page 2: Hernia de Disco

DISCO DISCO INTERVERTEBRALINTERVERTEBRAL

Page 3: Hernia de Disco

O que é Hérnia de Disco?O que é Hérnia de Disco?A expressão hérnia de disco é usada como termo A expressão hérnia de disco é usada como termo

coletivo para descrever um processo em que ocorre coletivo para descrever um processo em que ocorre ruptura do anel fibroso, com subsequente ruptura do anel fibroso, com subsequente deslocamento da massa central do disco nos deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais, comuns ao aspecto dorsal espaços intervertebrais, comuns ao aspecto dorsal ou dorso- lateral do disco. ou dorso- lateral do disco.

(Barros (Barros et al.et al. ,1995) ,1995)

Pode ser classificada como: Pode ser classificada como: ProtusaProtusa: quando o : quando o núcleo pulposo hernia pelas fissuras das fibras núcleo pulposo hernia pelas fissuras das fibras internas do ângulo fibroso e comprime as internas do ângulo fibroso e comprime as estruturas neurais, geralmente sem lesá-las. estruturas neurais, geralmente sem lesá-las. ExtrusaExtrusa: o núcleo pulposo rompe o ânulo fibroso, : o núcleo pulposo rompe o ânulo fibroso, mas é contido pelo ligamento longitudinal mas é contido pelo ligamento longitudinal posterior. posterior. SeqüestradaSeqüestrada: ocorre ruptura do : ocorre ruptura do ligamento longitudinal posterior e migração do ligamento longitudinal posterior e migração do núcleo pulposo para o interior do canal raquidiano.núcleo pulposo para o interior do canal raquidiano.

(Teixeira M., 2006)(Teixeira M., 2006)

Page 4: Hernia de Disco
Page 5: Hernia de Disco
Page 6: Hernia de Disco

Esse processo ocorre mais freqüentemente em Esse processo ocorre mais freqüentemente em pacientes entre 30 e 50 anos, embora possa pacientes entre 30 e 50 anos, embora possa também ser encontrado em adolescentes e também ser encontrado em adolescentes e pessoas idosas e mais raramente em crianças. pessoas idosas e mais raramente em crianças. (Garrido, 1993; Mayer (Garrido, 1993; Mayer et al.et al.,1996; Obukhov ,1996; Obukhov et al.et al.,1996; Bortolleto ,1996; Bortolleto et al.et al.,1998),1998)

Estima-se que 2 a 3 % da população sejam Estima-se que 2 a 3 % da população sejam acometidos desse processo, cuja prevalência é de acometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos. A idade média para o aparecimento do 35 anos. A idade média para o aparecimento do primeiro ataque é aproximadamente 37 anos, primeiro ataque é aproximadamente 37 anos, sendo que em 76% dos casos há antecedente de sendo que em 76% dos casos há antecedente de uma crise lombar, uma década antes. uma crise lombar, uma década antes. (Bell (Bell et al.et al., , 1984; Della-Giustina, 1999)1984; Della-Giustina, 1999)

O problema é mais freqüente nas regiões O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. ao movimento e que suportam mais carga. (Nachemson AL,1976)(Nachemson AL,1976)

Page 7: Hernia de Disco

CausasCausas Fatores genéticos têm um papel muito Fatores genéticos têm um papel muito

mais forte na degeneração do disco do mais forte na degeneração do disco do que se suspeitava anteriormente.que se suspeitava anteriormente.

Trabalho físico pesado Trabalho físico pesado Postura de trabalho estática Postura de trabalho estática Inclinar e girar o tronco Inclinar e girar o tronco

freqüentemente freqüentemente Levantar, empurrar e puxar Levantar, empurrar e puxar Trabalho repetitivo Trabalho repetitivo Vibrações Vibrações (Magnusson ML, Pope ML, Wilder DG, 1996.)(Magnusson ML, Pope ML, Wilder DG, 1996.)

Page 8: Hernia de Disco

SintomasSintomas

Os sintomas mais comuns são: Dor Os sintomas mais comuns são: Dor na coluna e parestesias na coluna e parestesias (formigamento, adormecimento,...), (formigamento, adormecimento,...), geralmente com irradiação para geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as podendo também afetar somente as extremidades (pés ou mãos). extremidades (pés ou mãos).

Esses sintomas vão variar Esses sintomas vão variar dependendo do segmento vertebral dependendo do segmento vertebral acometido e da intensidade da lesão. acometido e da intensidade da lesão.

Page 9: Hernia de Disco

DERMÁTOMOSDERMÁTOMOS

Page 10: Hernia de Disco

EM M.T.C.EM M.T.C.

Dor: estagnação de Qi e Xue nos Dor: estagnação de Qi e Xue nos Meridianos acometidos.Meridianos acometidos.

Predominância Yang: dor superficial, Predominância Yang: dor superficial, ardente, em queimação, que melhora ardente, em queimação, que melhora com o repouso.com o repouso.

Predominância Yin: dor crônica, Predominância Yin: dor crônica, profunda, cansada, que melhora com o profunda, cansada, que melhora com o movimento. movimento.

Devemos lembrar que a região lombar, Devemos lembrar que a região lombar, como toda a coluna e o Sistema Nervoso como toda a coluna e o Sistema Nervoso (central e periférico) é controlado pelos (central e periférico) é controlado pelos R.R.

Page 11: Hernia de Disco

ALGUNS ARTIGOS PUBLICADOSALGUNS ARTIGOS PUBLICADOS(LILACS, MEDLINE 1997-2009)(LILACS, MEDLINE 1997-2009)

Obs: estes são alguns dos artigos em pude verificar melhor descrição Obs: estes são alguns dos artigos em pude verificar melhor descrição metodológica e que pude confiar mais. São inúmeros trabalhos publicados. Para metodológica e que pude confiar mais. São inúmeros trabalhos publicados. Para hérnia de disco cervical, não encontrei referências com este título, apenas como hérnia de disco cervical, não encontrei referências com este título, apenas como cervicalgias, porém os resumos não indicam o diagnóstico de hérnia de disco cervicalgias, porém os resumos não indicam o diagnóstico de hérnia de disco (pode ser uma boa oportunidade para pesquisa).(pode ser uma boa oportunidade para pesquisa).

Pesquisa sobre o uso da acupuntura associada à reeducação postural (método Pesquisa sobre o uso da acupuntura associada à reeducação postural (método Iso-stretching) no tratamento da hérnia de disco. Foram tratados 5 pacientes, Iso-stretching) no tratamento da hérnia de disco. Foram tratados 5 pacientes, sendo que todos realizaram posições de Iso-stretching (15 no total) em seguida a sendo que todos realizaram posições de Iso-stretching (15 no total) em seguida a acupuntura num total de 15 sessões. Os resultados demonstraram uma melhora acupuntura num total de 15 sessões. Os resultados demonstraram uma melhora visível em todos os parâmetros colhidos, concluindo que o tratamento associado visível em todos os parâmetros colhidos, concluindo que o tratamento associado de Iso-stretching e acupuntura potencializa os resultados da melhora da de Iso-stretching e acupuntura potencializa os resultados da melhora da sintomatologia do paciente com hérnia de disco lombar, dentro da sessão e ao sintomatologia do paciente com hérnia de disco lombar, dentro da sessão e ao longo do tratamento. longo do tratamento. (Rebelo (Rebelo et al.et al. , 2006) , 2006)

This prospective, non-controlled pilot-study examines the potential benefit of This prospective, non-controlled pilot-study examines the potential benefit of acupuncture in patients with low back pain and radicular symptoms. METHODS: acupuncture in patients with low back pain and radicular symptoms. METHODS: 60 patients with low back pain and 60 patients with low back pain and lumbar disclumbar disc herniation diagnosed by magnetic herniation diagnosed by magnetic resonance imaging or computed tomography were treated by acupuncture.resonance imaging or computed tomography were treated by acupuncture. Pain Pain intensity was assessed before and after treatment on a 100 mm visual analogue intensity was assessed before and after treatment on a 100 mm visual analogue scale. RESULTS: Intensity of low back pain dropped from 59 to 19 mm, and scale. RESULTS: Intensity of low back pain dropped from 59 to 19 mm, and intensity of radicular pain from 64 to 12 mm. Three to twelve months after the intensity of radicular pain from 64 to 12 mm. Three to twelve months after the end of acupuncture, 88% of patients were satisfied with treatment outcome. end of acupuncture, 88% of patients were satisfied with treatment outcome. CONCLUSION: Acupuncture as a noninvasive treatment with very few CONCLUSION: Acupuncture as a noninvasive treatment with very few complications is a promising therapeutical option of low back pain, especially complications is a promising therapeutical option of low back pain, especially when associated with radicular symptoms.when associated with radicular symptoms.

(Schmitt H; Zhao JQ; Brocai DR; Kaps HP, 2001)(Schmitt H; Zhao JQ; Brocai DR; Kaps HP, 2001)