IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO...

26
IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas Laboratório de Análises Toxicológicas Prof. Dr. Mauricio Yonamine

Transcript of IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO...

Page 1: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS

PSICOATIVAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOFaculdade de Ciências Farmacêuticas

Departamento de Análises Clínicas e ToxicológicasLaboratório de Análises Toxicológicas

Prof. Dr. Mauricio Yonamine

Page 2: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL (ANÁLISES TOXICOLÓGICAS) DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS

PSICOATIVAS

APLICAÇÕES:

Investigação médico-legal Programas de prevenção e controle do uso de

drogas no ambiente de trabalho Controle anti-doping no esporte Diagnóstico de intoxicações Tratamento da farmacodependência

Page 3: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE DROGAS DE ABUSO

FASE PRELIMINAR DE TRIAGEM Imunoensaios Cromatografia (Camada delgada, gasosa, líquida)

FASE DE CONFIRMAÇÃO Espectrometria de massa associada à cromatografia

em fase gasosa (GC-MS)

Page 4: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

TRIAGEM

NEGATIVOPOSITIVO

CONFIRMAÇÃO

POSITIVO NEGATIVO

RESULTADO FINAL RESULTADO FINAL

RESULTADO FINAL

TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE DROGAS DE ABUSO

Page 5: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

MATRIZES BIOLÓGICAS URINA SANGUE AR EXALADO CONTEÚDO GÁSTRICO

MATRIZES ALTERNATIVAS: SALIVA CABELO MECÔNIO SUOR

Page 6: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

URINA

CARACTERÍSTICAS:

Coleta não invasiva Disponibilidade de grandes volumes de amostra Concentração alta Facilidade da análise Possibilidade de adulteração da amostra Período de detecção: alguns dias

Page 7: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

URINAPERÍODO DE DETECÇÃO:

Maconha Uso eventual 7 dias Uso freqüente 25 dias

Cocaína Uso eventual 3 dias Uso freqüente 7 dias

Anfetaminas 3 dias

Page 8: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SANGUE

CARACTERÍSTICAS:

Coleta invasiva Matriz relativamente complexa Período de detecção: algumas horas Correlação com estado clínico

Page 9: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

AR EXALADO

CARACTERÍSTICAS:

Coleta não-invasiva Detecção de compostos voláteis (etanol) - uso de etilômetros (bafômetro) Período de detecção: algumas horas Correlação com estado clínico

Page 10: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

AR EXALADO

ETANOL

Fator r (razão massa/massa de etanol contido na corrente sangüínea e no ar exalado.

r = 2100:1 (34ºC)A massa de etanol determinada

em 2100 mL do ar expirado corresponde à massa de etanol contida em 1 mL de sangue.

Page 11: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

CONTEÚDO GÁSTRICO

CARACTERÍSTICAS:

Intoxicação aguda Via oral (envenenamento,

Tentativa de suicídio) Concentração alta Resíduos não absorvidos

Page 12: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

MATRIZES BIOLÓGICAS ALTERNATIVAS

Page 13: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SALIVA

TRANSFERÊNCIA SANGUE/ SALIVA:

-SECREÇÃO ATIVA,

-ULTRAFILTRAÇÃO (POROS)

-DIFUSÃO PASSIVA

Formas ionizadas e ligadas a proteínas plamáticas têm o transporte dificultado

Page 14: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SALIVA

CARACTERÍSTICAS:

Coleta não-invasiva Facilidade na coleta Correlação com concentração sangüínea Período de detecção: algumas horas Pouco volume de amostra Concentração baixa

Page 15: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SALIVA

Concentração de etanol em saliva e plasma

0

0,2

0,4

0,6

0,8

1

1,2

1,4

0 100 200 300 400

tempo (min)

Eta

no

l (m

g/m

L)

plasma

saliva

razão S/P

Kidwell, D.A., Holland, J.C., Athanaselis, S. Testing for drugs in saliva and sweat. J. Chromatogr. B. 713:111-135, 1998.

Page 16: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SALIVA

Kidwell, D.A., Holland, J.C., Athanaselis, S. Testing for drugs in saliva and sweat. J. Chromatogr. B. 713:111-135, 1998.

Concentração de cocaína em saliva e plasma

1

10

100

1.000

10.000

100.000

0 50 100 150 200 250

tempo (min)

co

nc

. co

ca

ína

(n

g/m

L) saliva (fumada)

plasma (fumada)

Razão S/P (fumada)

Razão S/P IV

Page 17: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

POSSÍVEL APLICAÇÃO: TRÂNSITO

Código de Trânsito Brasileiro (1997):

Art. 165: “Dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica.”

-INFRAÇÃO GRAVíSSIMA

SALIVA

Page 18: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

ESTUDO FCF/USP (2004):

Amostras de saliva foram obtidas de voluntários acima de 21 anos, motoristas de caminhão (n=561) que trafegavam em rodovias de São Paulo (Rod. Raposo Tavares, Rod. Castelo Branco e Rod. Sen. José Ermírio de Moraes).

Resultado positivo para 3,0% das amostras:-8 para etanol-4 para anfetamina-2 para cocaína-2 para THC-1 para cocaína e THC

Page 19: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

CABELO

1 cm

2 cm

3 cm

4 cm

5 cm

6 cm

7 cm

8 cm

9 cm

10 cm

Page 20: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

CABELO

CARACTERÍSTICAS:

Coleta não-invasiva Período de detecção: meses

Retrospectiva e cronológica Detecção: exposição frequente Disponibilidade: ???? Baixa concentração Amostra estável

Page 21: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

CABELO

ESTABILIDADE:

COCAÍNA:

MÚMIAS SUL-AFRICANAS

4000 ANOS. MÚMIAS PERUANAS

1000 ANOS.

Page 22: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

MECÔNIO

CARACTERÍSTICAS:

EXPOSIÇÃO FETAL COLETA NÃO-INVASIVA MATRIZ COMPLEXA -DIFICULDADE NA ANÁLISE PERÍODO DE DETECÇÃO: MESES DISPONIBILIDADE

Page 23: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

MECÔNIO ESTUDO FM-USP(2000):

Critério: recém nascidos de baixo peso

(< 2500g).

Análise de mecônio para ANF, COC, THC, OPI.

Resultado:17,7% positivos

Page 24: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SUOR

ADESIVOS “SWEAT PATCH”-CELULOSE

-HIPOALERGÊNICO

-NÃO-OCLUSIVO

Page 25: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

SUOR

CARACTERÍSTICAS:

Coleta não-invasiva Coleta através de adesivos “patch” Baixa concentração Dificuldade na análise Não existem muitos estudos Monitorar pacientes

Page 26: IDENTIFICAÇÃO LABORATORIAL DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Análises.

Prof. Dr. Mauricio Yonamine

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOFaculdade de Ciências Farmacêuticas

Departamento de Análises Clínicas e ToxicológicasLaboratório de Análises Toxicológicas

E-mail: [email protected]

www.fcf.usp.br/lat