Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do...

8
Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de estiagem ocorrida no Espírito Santo, no período 2014-2015” e da “Nota Técnica referente a Considerações sobre a estia- gem atual no ES”, elaborados pelo Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, devem ser lidos com atenção. Eles estão disponibilizados na versão online do boletim. 3. Caso haja quaisquer dú- vidas referentes ao teor dos documentos, recomendamos que entrem em contato com nossos meteorologistas, pe- los telefones (27) 3636-9882 e 3636-9883, para que não haja interpretações equivocadas. 4. É fundamental que os Escritórios Locais mante- nham o envio diário dos da- dos de chuva das estações meteorológicas e dos pluvi- ômetros instalados em seus municípios. A falta dessas in- formações prejudica a elabo- ração das análises de balan- ço de chuvas, independente da época do ano. 5. Os ELDRs devem en- viar aos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs), Departamento de Operações Técnicas (DOT) e Diretoria Técnica, sempre que solicitado, o “Relatório Diagnóstico dos Impactos da Seca em 2015 no setor agro- pecuário”, conforme modelo disponível na versão online deste informativo. 6. Antes de conceder qual- quer entrevista, os técnicos devem entrar em contato com o Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) para receber orien- tações. Esses servidores de- vem se ater ao repasse de esclarecimentos referentes a sua área de formação. In- formações sobre meteoro- logia e climatologia devem ser discutidas previamente com o Sistema de Informa- ções Meteorológicas do In- caper, para que sejam enca- minhadas da melhor forma. O Por dentro do Incaper pu- blica um conjunto de orien- tações elaboradas pela Dire- toria do Incaper que devem ser seguidas pelos técnicos do Instituto caso sejam pro- curados pela imprensa ou por produtores rurais e pú- blico em geral. Confiram! Atendimento à imprensa Caso sejam solicitados por algum veículo de comunica- ção de seu município ou re- gião, os técnicos do Incaper devem estar munidos com informações oficiais. Para isso, devem seguir as seguin- tes orientações: 1. Os técnicos devem acessar diariamente o site do Incaper para saber a previsão do tempo para sua região. Essas informa- ções encontram-se no link: http://hidrometeorologia. incaper.es.gov.br/ . 2. Os comunicados técni- cos acerca das “Considera- ções iniciais sobre a estiagem

Transcript of Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do...

Page 1: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de estiagem

ocorrida no Espírito Santo, no período 2014-2015” e da “Nota Técnica referente a Considerações sobre a estia-gem atual no ES”, elaborados pelo Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, devem ser lidos com atenção. Eles estão disponibilizados na versão online do boletim.

3. Caso haja quaisquer dú-vidas referentes ao teor dos documentos, recomendamos que entrem em contato com nossos meteorologistas, pe-los telefones (27) 3636-9882 e 3636-9883, para que não haja interpretações equivocadas.

4. É fundamental que os Escritórios Locais mante-nham o envio diário dos da-dos de chuva das estações meteorológicas e dos pluvi-ômetros instalados em seus municípios. A falta dessas in-formações prejudica a elabo-ração das análises de balan-ço de chuvas, independente da época do ano.

5. Os ELDRs devem en-viar aos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDRs), Departamento de Operações Técnicas (DOT) e Diretoria Técnica, sempre que solicitado, o “Relatório Diagnóstico dos Impactos da Seca em 2015 no setor agro-pecuário”, conforme modelo disponível na versão online deste informativo.

6. Antes de conceder qual-quer entrevista, os técnicos devem entrar em contato com o Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) para receber orien-tações. Esses servidores de-vem se ater ao repasse de esclarecimentos referentes a sua área de formação. In-formações sobre meteoro-logia e climatologia devem ser discutidas previamente com o Sistema de Informa-ções Meteorológicas do In-caper, para que sejam enca-minhadas da melhor forma.

O Por dentro do Incaper pu-blica um conjunto de orien-tações elaboradas pela Dire-toria do Incaper que devem ser seguidas pelos técnicos do Instituto caso sejam pro-curados pela imprensa ou por produtores rurais e pú-blico em geral. Confiram!

Atendimento à imprensaCaso sejam solicitados por

algum veículo de comunica-ção de seu município ou re-gião, os técnicos do Incaper devem estar munidos com informações oficiais. Para isso, devem seguir as seguin-tes orientações:

1. Os técnicos devem acessar diariamente o site do Incaper para saber a previsão do tempo para sua região. Essas informa-ções encontram-se no link: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/ .

2. Os comunicados técni-cos acerca das “Considera-ções iniciais sobre a estiagem

Page 2: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

Atendimento ao produ-tor rural

No caso de atendimento ao produtor rural, associa-ções, cooperativas, enti-dades da sociedade civil e público em geral, recomen-dam-se os seguintes proce-dimentos:

1. Promover o manejo sus-tentável e prática conserva-cionista do solo e água nas bacias hidrográficas. O obje-tivo é reservar água em curto prazo, por meio da recupe-ração das nascentes e pela redução de riscos do esgota-mento das reservas hídricas.

Nos municípios, essa discus-são pode ser feita nos Conse-lhos Municipais de Desenvol-vimento Rural e nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

2. Incentivar a operacio-nalização imediata de caixas secas nas lavouras e estra-das vicinais e de barragens.

3. Estimular a adoção de medidas de proteção de nascentes e manejo susten-tável na agricultura.

4. Informar ao produtor rural sobre a restrição e ou-torgas para novos empreen-dimentos de irrigação e uso do pivô central.

5. Comunicar a toda popu-lação rural sobre o risco de desabastecimento caso não sejam implantadas medidas de redução do consumo e desperdício de água.

Mais informações podem ser encontradas na Resolu-ção da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) 002/2015, que dispõe sobre a declaração do Cenário de Alerta frente à ameaça de prolongamento da escassez hídrica em rios de domínio do Estado do Espírito Santo e dá outras providências.O documento encontra-se na versão online do boletim.

Construção de caixas secas devem ser incentivada

O TRABALHO DO IncApeR pOR TODA pARTe

Page 3: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

FIQUe pOR DenTRO

Workshop sobre Gestão Estratégica e Inovação para Agropecuária reunirá pesquisadores do Incaper

Na próxima quarta-fei-ra (11), será realizado o Workshop “Gestão Estraté-gica e Inovação para a Agro-pecuária”. A atividade é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em conjunto com o Incaper.

O público do evento são os pesquisadores do Instituto e gestores de instituições de en-sino, pesquisa e extensão. A atividade ocorrerá no campus de Goiabeiras, da Universida-de Federal do Espírito Santo (Ufes), no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE).

De acordo com o diretor- técnico, Aureliano Nogueira da Costa, o Workshop “Ges-tão Estratégica e Inovação para a Agropecuária” se con-figurará em um dos mais importantes eventos técni-co-científicos para o setor

agropecuário pela extrema relevância para o Estado. “Vi-vemos em um cenário que exige inovação, redução de custos, eficiência e a busca pela sustentabilidade. Preci-samos nos fortalecer naqui-lo que temos de melhor, que é nosso capital intelectual e as pessoas que, de forma in-tegrada, terão oportunidade de ouvir, discutir e propor so-luções para o fortalecimento dos arranjos produtivos no Espírito Santo. A geração de tecnologia é uma estratégia fundamental para o Espírito Santo”, falou Aureliano.

De acordo com a diretora-presidente, Letícia Toniato Si-mões, pretendemos realizar atividades desse tipo tam-bém para extensionistas e área de suporte do Incaper.

A programação completa pode ser encontrada na ver-

são online do boletim. Confira abaixo os temas em debate:

Mesa 1 - A Inovação e o Di-namismo do Mundo Rural

- O mundo rural brasileiro: tudo mudou?;

- Cultura de alta performan-ce alicerçada na inovação.

Mesa 2 - Gestão da Ino-vação e Propriedade Inte-lectual

- Gestão do processo de inovação: modelo Nestlé;

- Propriedade intelectual e inteligência competitiva.

Mesa 3 - Inovação e Mu-danças Climáticas: desa-fios ou oportunidades

- Mudanças climáticas: como transformar adversida-de em vantagem competitiva;

- Inovação tecnológica na área florestal.

Mesa 4 - Inovação Tecno-lógica: casos de sucesso

- Inovação, Tecnologia e Processos: caso Heringer;

- Inovação Tecnológica pelo Melhoramento Genéti-co Sustentável do Café Co-nilon: caso de sucesso no Espírito Santo.

Incaper em RevistaNa ocasião, ocorrerá o lan-

çamento da Revista do Inca-per, cuja temática principal é “Pesquisa Agropecuária: a trajetória do conhecimento científico no Espírito Santo”.

Page 4: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

FIQUe pOR DenTRO

Videoconferência apresenta ações de contenção de gastos aos ELDRs

No dia 03/02, foi realizada uma videoconferência para a qual foram convidados todos os escritórios do Incaper. Ao todo, participaram 44 ELDRs e os quatro Centros Regionais.

A atividade, que contou com a participação do diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, e o chefe

do Departamento de Planeja-mento e Captação de Recur-sos (DPC), Luciano Oliveira, foi realizada para informar os escritórios sobre as ações de contenção de gastos que vêm sendo adotadas em virtude do corte no orçamento do governo estadual, bem como para iniciar uma campanha

de conscientização sobre re-dução de despesas nessas unidades.

Na ocasião, foram apre-sentados três vídeos sobre contenção de gastos com telefonia, energia e água. Eles estão disponíveis na área restrita da página do Incaper e no site da biblio-teca pelo link: http://biblio-teca.incaper.es.gov.br/busca?b=ad&id=5433&biblioteca=vazio&busca=videoconferencia&qFacets=videoconferencia&sort=&paginacao=t&paginaAtual=1.

Mais informações sobre corte de custos serão apre-sentadas em uma edição específica do Por dentro do Incaper. Aguardem!

Participaram da atividade 48 unidades do Incaper

Diretora-presidente visita unidades do Centro Serrano

No mesmo dia em que foi realizada a videoconferên-cia, a diretora-presidente, Letícia Toniato Simões, vi-sitou algumas unidades do Centro Serrano. Ela esteve nos escritórios de Brejetuba, Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo, de onde participou da video-conferência. Além disso, ela visitou as Fazendas de Venda

Nova e Mendes da Fonseca.“Minha ida teve por ob-

jetivo conhecer melhor as unidades do Instituto. Gos-tei muito de como esses es-critórios funcionam, no mo-delo da Casa do Agricultor, com as instituições de servi-ço público agrícola no mes-mo espaço. Também fiquei admirada com o trabalho dos laboratórios do Centro

Serrano. Fui muito bem re-cebida pelas equipes e que-ro expressar meu agradeci-mento. Percebi o quanto é importante a diretoria estar presente no dia a dia da ins-tituição”, avaliou Letícia.

A diretora também infor-mou que pretende realizar esse tipo de visitas nas de-mais unidades.

Page 5: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

pOR DenTRO DAs UnIDADes

Por dentro do ELDR de Irupi

café de qualidade, seguran-ça alimentar, agroindústria, turismo rural, educação e preservação ambiental e or-ganização social.

Como perspectivas, espe-ramos contribuir para que a qualidade do café de Irupi melhore e que seja recom-pensada por isso. Vislum-bramos também um maior desenvolvimento da diversi-ficação rural, tornando o mu-nicípio autossuficiente em uma maior gama de alimen-tos, prezando pela qualida-de. Também esperamos que mais agroindústrias se forma-lizem e que esse processo se

Nesta edição, a equipe do ELDR de Irupi, do Sul Caparaó, apresenta suas atividades. Confira:

Quais os principais tra-balhos desenvolvidos pelo escritório no município?

Serviços variados de Ater nas áreas de café arábi-ca, hortaliças, fruticultura, agroindústria e turismo ru-ral, além das políticas públi-cas municipais, estaduais e federais. Destacamos a rea-lização do concurso munici-pal de qualidade de café, em parceria com a prefeitura.

Quais os desafios e pers-pectivas do trabalho do Incaper no seu município? Quais os avanços e o que precisa melhorar?

Consideramos que os de-safios são muitos e estão in-seridos na lógica de um de-senvolvimento local menos injusto e mais equilibrado. Nesse sentido, destacamos temas que devem ser nortea-dores de nossas ações como

relacione intimamente ao tu-rismo, contextualizando um novo rural. Sonhamos com um meio ambiente recupe-rado, preservado e resiliente e, por fim, um capital social mais rico e organizado.

Avançamos em alguns pon-tos, com destaque para a exe-cução de políticas públicas como o Polo de Laranja, o Pro-grama Nacional de Alimenta-ção Escolar (PNAE) e o Plano Brasil Sem Miséria (PBSM). No entanto, outros, como o Pro-grama Reflorestar, ainda não se desenvolveram da manei-ra como esperávamos.

Quem é a equipe do es-critório?

O chefe do ELDR é o enge-nheiro agrônomo Túlio Luís Borges de Lima.

O técnico em agropecá-ria é Ediézio Vimercate de Carvalho.

A assistente de suporte é Andréia Alexandra de Abreu e a auxilar cedida pela Pre-feitura Municipal de Irupi é Neide Andrade da Silva.

Da esquerda para a direita estão Túlio, Andréia, Neide e Ediézio

Page 6: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

FIQUe pOR DenTRO

BIBLIOTecA RUI TenDInHA

Produção animal na Ilha de Marajó

A Biblioteca Rui Tendinha dispõe do livro “Produção Animal na Ilha de Marajó”, de José Ribamar Felipe Mar-ques. A publicação, da Em-brapa, trata dos seguintes temas:

- ambiente marajoara e o uso da terra;

- criação de búfalos, bovi-nos e cavalo marajoara;

Imposto Sindical será descontado na folha de pagamento de março

O Departamento de Recur-sos Humanos irá efetuar o desconto da contribuição sin-dical, referente a um dia de tra-balho, na folha de pagamento do mês de março de 2015, de todos os servidores ativos.

Esse desconto ocorre anu-almente em cumprimen-to à liminar constante nos autos da Ação Ordinária nº 0014000-17.2012.8.08.0024 (024.12.0140009), de autoria do Sindipúblicos.

Os servidores que efetua-rem o recolhimento da citada contribuição em favor de en-tidade sindical representativa própria e apresentarem có-

pia do comprovante ao DRH até o dia 04/03/2015, estarão isentos do referido desconto. Entre essas entidades estão, por exemplo, o Senge-ES, Sindijornalistas e Sintertes.

No caso dos sindicaliza-dos do Sindipúblicos, em anos anteriores, esse sin-

- pequenos e médios ani-mais e alimentação e mane-jo de pastagens;

- aquicultura; - eficiência reprodutiva e

melhoramento genético; - acompanhamento zoo-

técnico de rebanhos e abor-dagem sobre o potencial da produção animal na Ilha de Marajó.

dicato efetuou a devolução de 60% do valor descontado para os servidores. Para este ano, ainda não foi divulgado como será o procedimento.

Os associados da Assin não têm direito a receber a devolução por não se tratar de entidade sindical.

Page 7: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

BIBLIOTecA RUI TenDInHA

Artigos de biotecnologia e fitopatologiaPesquisadores do Incaper

participaram da publicação de artigos em âmbito inter-nacional. Confira:

Um dos artigos trata de um método fisico-químico para monitorar a qualidade da água de coco. Veja a referência:

COSTA, H. B.; SOUZA, L. M.; SOPRANI, L. C.; OLIVEI-RA, B. G.; OGAWA, E. M.; KORRES, A. M. N.; VENTU-RA. J. A.; ROMÃO, W. Mo-nitoring the physicochemi-cal degradation of coconut

water using ESI-FT-ICR MS. Food Chemistry, v. 174, p. 139-146, maio 2015.

Acesse: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/407/1/Food-Chemistry-Coconut-water-2014. pdf

O outro refere-se à publi-cação, pela primeira vez no Brasil, do fungo Fusarium cir-cinatum, que é um patógeno de pinheiros e considerado uma praga quarentenária para o País. Confira:

PFENNING, L. H.; COSTA, S. da S.; MELO, M. P. de.; COS-TA, H.; VENTURA. J. A.; AUER, C. G.; SANTOS, A. F. dos. First report and characterization of Fusarium circinatum, the causal agent of pitch canker in Brazil. Tropical Plant Pa-thology, v. 39, n. 3, p. 210-216, 2014.

Link: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstre-am/item/406/1/First-report-Fusarium-circinatum-2014.pdf

Do fundo do baú

Você sabe que atividade foi essa? Quando aconteceu? Foi realizada na Emcapa. Caso saiba, envie a identifi-cação da foto para [email protected] .

Fotos já identificadas. Vá-rios servidores já ajudaram

na identificação das fotos que foram publicadas nas edi-ções anteriores do Por dentro do Incaper. Confira um pouco do que trata cada foto.

Edição 83: A foto é de 1984 e apresenta o extensionis-ta do ELDR de Cachoeiro de

Itapemirim Paulo Shalders e Ercília Bassani, economista doméstica aposentada, em capacitação de abate de co-elhos, no Calir.

Os servidores que ajuda-ram na identificação foram Aparecida Nascimento, Liliâm Ventorim Ferrão e Augusto Barraque (Sede).

Edição 84: A foto apresen-ta o diretor-presidente Orly Miguel dos Santos, o diretor- técnico Pedro Cani e o dire-tor administrativo Lourenço Pantaleão Alves, além das secretárias da diretoria Edna Tótola e Mariléia Pelizário.

Ajudaram na identificação Luiz Antonio Bassani, Liliâm Ventorim Ferrão e Augusto Barraque (Sede).

Page 8: Incaper orienta técnicos sobre como proceder no período de … · 2016-12-28 · Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015 Incaper orienta técnicos sobre

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 86 - 9 de fevereiro de 2015

09/02: Antonio Domingues (FEC).

11/02: Lara de Sá Leal (DRH).

12/02: Joelson Sutil Jesus Ferreira (ELDR da Serra)/ Rafael Vieira de Azevedo (ELDR de Aracruz)/ Ranusa Coffler (ELDR de Santa Teresa).

13/02: Rayane Silva Paschoalino (ELDR de Conceição do Castelo)/ Alexandre Neves Mendonça (ELDR de Barra de São Francisco).

AniversariantesExpediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretora-Presidente: Letícia Toniato Simões Diretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre Revisão: Marcos Roberto da CostaDiagramação: Cristiane Silveira/ Larissa Firme Trabach (estagiária)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Aliana Simões

MOVIMenTAÇÃO De seRVIDORes

Movimentação de ServidoresSubstituição de chefia:FEAC: O servidor Adriano

de Jesus Machado irá exercer a função de chefe da Fazenda Experimental de Alfredo Cha-ves em dois momentos. No primeiro, de 20 de janeiro a 18 de fevereiro e de 2 de março a 30 de maio de 2015 no se-gundo, em função das férias e férias-prêmio do titular.

CRDR Sul Caparaó: O ser-vidor Paulo Shalders irá exer-cer a função de chefe dessa unidade de 15 de janeiro a 13 de fevereiro, em virtude das férias do titular.

ELDR de Aracruz: O servi-dor Wathaanderson de Souza Rocha irá exercer a função de

14/02: Enilton Nascimento de Santana (CRDR Centro Norte) / Mauricio Ferreira Moreira (FEVN)/ Davi Oliveira Silva (FEL).

15/02: Edvan Silva de Freitas (ELDR de Guaraná)/ Renata Setúbal (ELDR de Linhares)/ Abel Lopes Costa (ELDR de São Gabriel da Palha).

chefe dessa unidade de 26 de janeiro a 14 de fevereiro, por motivo de férias do titular.

Mudança de chefia:ELDR de Paraju: O servi-

dor Mario Ewald passou a exercer a função gratificada de chefe dessa unidade.

Concessão de férias-prêmio:

Foram concedidos três meses de férias-prêmio aos seguintes servidores:

- Delci dos Santos (FEV);- Marcos Botacin (CRDR

Centro Serrano);- Altemir Paschoal Coelho

José Silva (CRDR Centro Ser-rano) e José Silva (CRDR Cen-tro Norte).

Localização de novos servidores:

DOT: A engenheira de ali-mentos Mariana Barboza Vinha foi localizada no DOT.

Ouvidoria do Incaper:Nova composição dos re-

presentantes do Incaper para o desempenho descentraliza-do das atividades referentes ao Sistema Integrado de Ouvi-doria: Luciano Oliveira (titular) e Lucio De Muner (suplente)

Exoneração:CRDR Centro Serrano: O

auxiliar em desenvolvimen-to rural Felipe Dordenoni da Costa foi exonerado de ofí-cio (adjunto).