introdução a Didatica

3
Introdução A seleção de objetivos é considerado um elemento fundamental no processo de planejamento da prática educativa,pois dar segurança ao educador orientando a sua atuação pedagógica a selecionar meios mais adequados para a realização do seu trabalho. Objetivo educacional é o resultado que o educador espera alcançar por meio de uma ação intencional e sistemática. O ser humano age visando um objetivo a ser alcançado. O importante é que em todos nossos atos tenhamos um fim definido que almejamos conseguir. O Professor quando entra numa sala de aula, geralmente ele sabe o que pretende conseguir, um objetivo a ser alcançado. Ele sabe que se desenvolver um trabalho sem ter algo definido ele corre o risco de fracassar. Objetivos educacionais e seus níveis Os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: Objetivos gerais Objetivos específicos. Objetivos gerais definem em grande linha, perspectivas da sociedade brasileira que serão depois convertidos em objetivos específicos de cada matéria de ensino de acordo com o grau de escolaridade e níveis de idade dos alunos que serão alcançados em longo prazo. Objetivos específicos: São aqueles definidos especialmente para uma aula. Consistem no desdobramento e operacionalidade dos objetivos gerais. Desenvolver a criatividade do aluno é um objetivo geral a ser atingido em longo prazo que aparece com frequência nos

description

um breve esboço duas páginas a intrdução sobre a disciplina didática.

Transcript of introdução a Didatica

Introduo A seleo de objetivos considerado um elemento fundamental no processo de planejamento da prtica educativa,pois dar segurana ao educador orientando a sua atuao pedaggica a selecionar meios mais adequados para a realizao do seu trabalho. Objetivo educacional o resultado que o educador espera alcanar por meio de uma ao intencional e sistemtica.O ser humano age visando um objetivo a ser alcanado. O importante que em todos nossos atos tenhamos um fim definido que almejamos conseguir.O Professor quando entra numa sala de aula, geralmente ele sabe o que pretende conseguir, um objetivo a ser alcanado. Ele sabe que se desenvolver um trabalho sem ter algo definido ele corre o risco de fracassar.Objetivos educacionais e seus nveisOs objetivos educacionais podem ser expressos em dois nveis: Objetivos gerais Objetivos especficos.Objetivos gerais definem em grande linha, perspectivas da sociedade brasileira que sero depois convertidos em objetivos especficos de cada matria de ensino de acordo com o grau de escolaridade e nveis de idade dos alunos que sero alcanados em longo prazo.Objetivos especficos: So aqueles definidos especialmente para uma aula. Consistem no desdobramento e operacionalidade dos objetivos gerais. Desenvolver a criatividade do aluno um objetivo geral a ser atingido em longo prazo que aparece com frequncia nos planos curriculares. Tais objetivos so desenvolvidos em sala de aula pelo trabalho docente e discente.Exemplo Dar atividades como; inventar um final diferente para a histria narrada pelo professor. Fazer um desenho ilustrando um texto produzido pelo prprio aluno Fazer dramatizao em grupo, representando uma histria lida ou inventada pelos alunos.

Concluso Neste captulo vimosa definio dos objetivos educacionais, tem carter orientador para o educador desenvolver seu trabalho. Os objetivos educacionais devem ser claros e precisos para no e tornar vazio e sem sentido.Devemos lembrar que dos objetivos da ao educativa que preparamos os jovens para a vida plena da cidadania. Formar um cidado consciente crtico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive participando do processo da construo da sociedade.

Seleo e organizao dos contedos curriculares

Os contedos so importantes medida que constitui uma base para o conhecimento do aluno. A escola o centro da educao e tm como funo bsica a transmisso de conhecimento universal. Alm disso, deve levar em conta o cotidiano das crianas e jovens, a vivncia de valores essenciais para sobrivivencia da comunidade; como valorizao do trabalho, respeito ao prximo e cooperao com a justia.Assim sendo o contedo tudo aquilo que possvel de integrar a um programa educativo. Deve ser dada ao aluno a possibilidade de elaborao pessoal do contedo, num processo constante de construo do conhecimento.A organizao dos contedos constitui em vertical isto organizao sequencial dos contedos ao longo de vrias sries. Horizontais o relacionamento dos contedos dentro de uma mesma srie.As organizaes dos contedos devem orientar por trs critrios continuidade, sequencia e integrao, tambm em dois princpios bsicos; lgicos e psicolgicos.