JAP Newsletter Julho 2009

4
"Julho 2009" O Ano Lectivo de 2008/2009 No ano lectivo 2008/2009 a Aprender a Empreender fez chegar os seus programas a mais de 25.000 alunos inspirando-os a explorar as suas potencialidades empreendedoras, inovadoras e criativas! Estiveram envolvidos 1220 Voluntários na implementação dos nossos conteúdos, 150 dos quais eram Professores. Agradecemos a todos os Voluntários, Professores e Alunos envolvidos por toda a colaboração e dedicação! Números de escolas, turmas e alunos envolvidos em todos os programas de 2008/2009: AF AC EpS BA BD Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos 250 4915 267 5375 630 13846 6 136 7 71 AE GP TOTAL Mini- Empresas Turmas Alunos Equipas Alunos Turmas Alunos 92 35 597 25 125 1220 25075 Legenda: AF A Família; AC A Comunidade; EpS Economia para o Sucesso; BA Bancos em Acção; AE A Empresa; GP Graduate Programme; BD Braço Direito. A abragência territorial da Aprender a Empreender expandiu, estando presente nas seguintes regiões: Albufeira Almada Amadora Cadaval Câmara de Lobos Caminha Campo Maior Cascais Coimbra Espinho Figueira da Foz Funchal Gondomar Lisboa Loulé Loures Maia Matosinhos Oeiras Paços de Ferreira Porto Ribeira Brava Santana Seixal Silves Sintra Torres Vedras Vila Franca de Xira Vila Nova de Gaia Vila Viçosa Que balanço fazem os “nossos” Voluntários e Professores? Mais um ano lectivo que termina! Um total de 1220 Voluntários foram parceiros dos Professores dentro das salas de aula com o objectivo de estimular nos alunos o gosto pelo risco, a criatividade, o espírito de equipa,... uma atitude empreendedora perante a vida! Que balanço fazem deste ano lectivo dois dos intervenientes fundamentais para implementação dos nossos programas? Avaliação efectuada on-line pelos Professores: 81% dos Professores Concorda que também aprendeu com os Programas AaE 96% dos professores Concorda que o programa foi uma experiência positiva 91% Gostaría de voltar a ter um Programa da AaE Avaliação efectuada on-line pelos Voluntários: 98% dos Voluntários Concorda que o seu trabalho como Voluntário foi uma experiência positiva 96% dosVoluntários vai incentivar outras pessoas a serem Voluntárias da AaE. 91% dos Voluntários voltaría a repetir a experiência.

description

Newsletter

Transcript of JAP Newsletter Julho 2009

Page 1: JAP Newsletter Julho 2009

"Julho 2009"

O Ano Lectivo de 2008/2009

No ano lectivo 2008/2009 a Aprender a Empreender fez chegar os seus programas a mais de 25.000 alunos inspirando-os a explorar as suas potencialidades empreendedoras, inovadoras e criativas! Estiveram envolvidos 1220 Voluntários na implementação dos nossos conteúdos, 150 dos quais eram Professores.

Agradecemos a todos os Voluntários, Professores e Alunos envolvidos por toda a colaboração e dedicação!

Números de escolas, turmas e alunos envolvidos em todos os programas de 2008/2009:

AF AC EpS BA BD

Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos Turmas Alunos

250 4915 267 5375 630 13846 6 136 7 71

AE GP TOTAL

Mini- Empresas Turmas Alunos Equipas Alunos Turmas Alunos

92 35 597 25 125 1220 25075

Legenda: AF – A Família; AC – A Comunidade; EpS – Economia para o Sucesso; BA – Bancos em Acção; AE – A Empresa; GP – Graduate Programme; BD – Braço Direito.

A abragência territorial da Aprender a Empreender expandiu, estando presente nas seguintes regiões:

Albufeira Almada Amadora Cadaval Câmara de Lobos Caminha Campo Maior Cascais Coimbra Espinho Figueira da Foz Funchal Gondomar Lisboa Loulé

Loures Maia Matosinhos Oeiras Paços de Ferreira Porto Ribeira Brava Santana Seixal Silves Sintra Torres Vedras Vila Franca de Xira Vila Nova de Gaia Vila Viçosa

Que balanço fazem os “nossos” Voluntários e Professores?

Mais um ano lectivo que termina!

Um total de 1220 Voluntários foram parceiros dos Professores dentro das salas de aula com o objectivo de estimular nos alunos o gosto pelo risco, a criatividade, o espírito de equipa,... uma atitude empreendedora perante a vida!

Que balanço fazem deste ano lectivo dois dos intervenientes fundamentais para implementação dos nossos programas?

Avaliação efectuada on-line pelos Professores:

81% dos Professores Concorda que também aprendeu com os

Programas AaE

96% dos professores Concorda que o programa foi uma experiência positiva

91% Gostaría de voltar a ter um Programa da AaE

Avaliação efectuada on-line pelos Voluntários:

98% dos Voluntários Concorda que o seu trabalho como

Voluntário foi uma experiência positiva

96% dosVoluntários vai incentivar outras pessoas a serem Voluntárias da AaE.

91% dos Voluntários voltaría a repetir a experiência.

Page 2: JAP Newsletter Julho 2009

2

Testemunhos

A Aprender a Empreender acredita que, todos os intervenientes nos programas aprendem com esta experiência, prova disso são alguns testemunhos que recebemos e que partilhamos:

- A Aprender a Empreender foi uma experiência particularmente interessante (...).

No meu balanço final revejo que todos temos de aprender a necessidade de ultrapassar preconceitos, de desejar assumir um papel de maior relevo na inspiração da vida destes pequenos futuros adultos, de negociar por maior investimento, económico e humano, de forma a trabalhar o que ainda é moldável e como tal potencialmente rentável.

E realmente OS MAIORES HERÓIS SÃO OS QUE NOS INSPIRAM! Assim sendo, todos saímos um pouco heróis desta história! Sérgio Mota- Sonae Industria

- Quanto a mim, enquanto voluntária, tenho a dizer que esta experiência mostrou-me que os alunos são surpreendentes e sabem coisas que de facto nos surpreendem. É muito gratificante contribuir para que eles saibam mais e melhor. É igualmente fantástico aprender o que eles têm para nos ensinar. E tenho a certeza que eu própria hoje também sou mais empreendedora. Paula Dias, programa “ A Família”

Sérgio Mota, Sonae Industria, na Escola Básica do Falcão,1ºB

Jantar de Voluntários promovido pela Câmara Municipal de

Caminha

Programa A Empresa

No dia 3 de Junho de 2009 realizou-se a Competição Nacional do Programa A Empresa 08/09, o evento anual que celebra as realizações conseguidas pelas várias Mini-Empresas criadas a nível nacional. As 20 Mini-Empresas finalistas foram avaliadas por um painel de júris em 3 momentos: relatório final, apresentações em palco e entrevistas com os júris. No final, 6 prémios distinguiram as Mini-Empresas que se destacaram em várias categorias:

Melhor Mini-Empresa – Do a Deal, Esc. Salesiana de Manique: Jogo informático juvenil que aborda conceitos económicos essenciais, e promove a adopção de práticas económicas racionais e responsáveis.

Prémio SONAE, Produto/Serviço mais Inovador – Mantogal, EPAD (Esc. Profissional de Artes Visuais e Desporto): a “Revolution Wax” é uma cera em tubo para pranchas de surf e outros desportos aquáticos, de fácil transporte, espalha o produto uniformemente, protege o conteúdo de impurezas e permite a utilização de recargas.

Prémio Fundação Luso-Americana, Melhor Plano de Negócios – Newton, Esc. Sec. João Gonçalves Zarco: um porta-chaves com dois ganchos que permite pendurar objectos pessoais em locais onde não existam cabides.

Prémio HP, Responsabilidade Social – Editora Vozes, Esc. Sec. Aurélia de Sousa: Livros convertidos de formato escrito para áudio. O objectivo é permite alargar o conhecimento de obras literárias, de forma acessível e inovadora. Parte do lucro é dedicado à ACAPO e à Escola de Cães-guias para Cegos, de Mortágua.

Prémio Microsoft, Melhor Espírito de Equipa – Reinventarte, Esc. Sec. Filipa de Vilhena: alternativas a objectos de uso comum, através de modelos exclusivos em materiais reutilizáveis, sensibilizando para os problemas do impacto ambiental.

Prémio Holmes Place, Melhor Comunicação Oral – Bath & Health, Esc. Salesiana de Manique: esponja com gel de banho incorporado que dá para uma ou três utilizações, consoante a dimensão.

Do a Deal é a Mini-Empresa mais completa deste ano lectivo. Pela sua missão, qualidade e inovação, cooperação e espírito de equipa, potencial futuro e capacidade de ser altamente rentável e competitiva é a vencedora do programa A Empresa e representou Portugal na JA-YE Company of the Year Competition.

Esteve de 2 a 5 de Julho na Competição Europeia, em Roterdão, Holanda. Portugal esteve aqui representado, pela 2ª vez consecutiva, entre 32 países europeus presentes. Parabéns à Do a Deal!

O Programa A Empresa volta já no próximo ano lectivo! Equipa Do a Deal na Competição Internacional em Roterdão

Page 3: JAP Newsletter Julho 2009

3

Graduate Programme

O Graduate Programme 08/09 contou com a participação de 25 Mini-Empresas oriundas de diversas Universidades do país – ISEG, IST, Instituto Politécnico de Setúbal, Universidade Atlântica, Universidade de Aveiro e Universidade do Porto. Após as pré-selecções regionais foram seleccionadas 11 equipas que participaram na Competição Nacional, no dia 26 de Maio, 2009.

O júri constituído por Fernando Nogueira, Secretário-Geral da Fundação Millennium BCP; Paulo Azevedo, Director-Geral do Millennium Investment Banking; Rui Grilo, Coordenador-Adjunto do Plano Tecnológico de Lisboa e Marta Pinho, Gestora de Participadas da Unidade de Micro-Operações e Finicia da Inovcapital selecciou um projecto final, que se destacou pela sua criatividade e inovação.

O projecto Sensoreyes, constituído por dois alunos do

Instituto Superior Técnico e três alunos do Instituto Superior de Economia e Gestão, foi premiado pela criatividade e empreendedorismo da sua ideia de negócio e pelo trabalho de equipa, capacidade de iniciativa e comunicação. O negócio da empresa fictícia consiste na fabricação e comercialização de bengalas especiais para a orientação de invisuais.

Esta equipa representou Portugal na Competição Internacional do Graduate Programme, realizada na Dinamarca de 24 a 26 de Junho, 2009.

O projecto despertou o interesse e a curiosidade nos visitantes e no júri, saldando a segunda participação de Portugal na Competição Europeia do Graduate Programme como um enorme sucesso. Parabéns!

Um especial agradecimento ao MillenniumBCP - o patrocinador deste programa e ao inexcedível Tutor António Luna Vaz, que acompanhou e apoiou a sua equipa até ao último minuto.

Equipa Sensoreyes na Competição Internacional na Dinamarca

Voluntários PRECISAM-SE!

Em Setembro, com o início de um novo ano lectivo, é dado o pontapé de saída dos programas da Aprender a Empreender nas escolas. As inscrições para os programas do ensino básico – A Família, A Comunidade e Economia

para o Sucesso – e do ensino secundário – A Empresa e o Braço Direito – já estão abertas. Contamos com o seu contributo para que as nossas crianças e os jovens se tornem cada vez mais empreendedores! Inscreva-se e convide amigos e familiares a envolverem-se!

Todos os interessados poderão já pedir informação sobre os programas! Contactem-nos:

21 487 68 00 |[email protected] |

O Programa A Empresa começa no início do ano lectivo!

Os candidatos a voluntários para este programa já deverão estar a ser contactados pelo respectivo contact link das suas empresas. Se ainda não foi, contacte-o você mesmo!

Formação on-line

Graças à amabilidade e disponibilidade da equipa do Millennium TV, a distância já não será problema. Os Voluntários dos programas do ensino básico poderão receber a formação para a implementação, no seu próprio computador.

Um breve filme, dará toda a explicação necessária acerca da associação, o método, e os programas A Família, A Comunindade e Economia para o Sucesso, à distância de um click, acessível a todos os nossos Voluntários!

Boas-Vindas!

Chegamos ao final do ano lectivo já a pensar na preparação do próximo. E é nesta fase de transição que se junta uma nova cara à nossa equipa. Catarina Hall é, desde o dia 01de Julho, a nova Directora-Executiva da Aprender a Empreender.

A Catarina trabalhou na Procter & Gamble, na Sonae e na Casa da Música. Mais recentemente criou “O Atelier de Vidas”, orientado para a preparação de estudantes para a vida activa. Um projecto que valorizava o empreendedorismo, o espírito de iniciativa e a capacidade de gerar frutos positivos no futuro. É com grande satisfação que damos as boas-vindas à Catarina Hall!

Page 4: JAP Newsletter Julho 2009

4

Associados e Parcerias

Aprender a Empreender – Junior Achievement Portugal

Taguspark, Núcleo Central, nº 381 2740-122 OEIRAS

[email protected] - tel. 214 876 800

Associados Sénior

Associados Júnior

Associados Colaborador

Parcerias

w

ww

.jap

ort

ug

al.

org