João dimas 7ºa

7
Alcoolismo João Dimas 7ºA N12

Transcript of João dimas 7ºa

Page 1: João dimas 7ºa

AlcoolismoJoão Dimas

7ºA N12

Page 2: João dimas 7ºa

AlcoolismoO que é?

O alcoolismo é o conjunto de processos relacionados com o consumo excessivo e prolongado do álcool, ou seja, é o vício de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.         Existem várias variantes do alcoolismo: dependência, a abstinência, o abuso e a intoxicação por álcool (embriaguez).

Page 3: João dimas 7ºa

Quais são os motivos que levam alguém a consumir bebidas alcoólicas?

O alcoolismo é uma doença que pode prejudicar a pessoa que o consome e não só, pois muitas vezes pode originar comportamentos violentos.         Estes comportamentos violentos muitas vezes são originados por frustrações e tensões, que com o consumo excessivo de álcool vêm ao de cima.

Page 4: João dimas 7ºa

Existem diversos motivos para que uma pessoa consuma álcool, como:                   - Porque o alcoólico tem necessidade de álcool para aceitar a realidade- Porque tem tendência a fugir às responsabilidades- Sofre de angústia, é agressivo resiste mal às frustrações e às tensões- Porque nele o nível de consciência tende a levá-lo a uma conduta impulsiva- Negligência perante a família- Frequentes perdas de emprego- Problemas financeiros- Agressividade perante a sociedade- Dificuldade em colaborar

Page 5: João dimas 7ºa

Consequências corporais do alcoolismo À medida que o alcoolismo avança, as repercussões sobre o corpo se agravam. Os órgãos mais atingidos são: o cérebro, trato digestivo, coração, músculos, sangue, glândulas hormonais. Como o álcool dissolve o mucus do trato digestivo, provoca irritação na camada externa de revestimento que pode acabar provocando sangramentos. A maioria dos casos de pancreatite aguda (75%) são provocados por alcoolismo. As afecções sobre o fígado podem ir de uma simples degeneração gordurosa à cirrose que é um processo irreversível e incompatível com a vida.

Page 6: João dimas 7ºa

O desenvolvimento de patologias cardíacas pode levar 10 anos por abusos de álcool e ao contrário da cirrose pode ser revertida com a interrupção do vício. Os alcoólatras tornam-se mais susceptíveis a infecções porque suas células de defesas são em menor número. O álcool interfere diretamente com a função sexual masculina, com infertilidade por atrofia das células produtoras de testosterona, e diminuição dos hormônios masculinos.

Page 7: João dimas 7ºa

O predomínio dos hormônios femininos nos alcoólatras do sexo masculino leva ao surgimento de características físicas femininas como o aumento da mama (ginecomastia). O álcool pode afetar o desejo sexual e levar a impotência por danos causados nos nervos ligados a ereção. Nas mulheres o álcool pode afetar a produção hormonal feminina, levando diminuição da menstruação, infertilidade e afetando as características sexuais femininas.