Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

16
Aluguel de imóvel residencial ———————————–—————-sobe 7,21% e desanima inquilinos ANO 2 / DE 03 A 21 agosto de 2010 ECONOMIA.... Jovem americana viaja para Verona, Itália, a famosa e inspiradora cidade onde foi criada a personagem Julieta Capuleto - sim, aquela da clássica obra "Romeu e Julieta". VEJA MAIS PÁGINA 14 Sarkozy promete endurecer políticas de segurança e imigração na França VEJA MAIS PÁGINA 13 Flanelinhas irregulares O Sindicato dos Trabalhadores, Lavadores, Guardadores, Manobristas e Operadores de Automóveis Autônomos em Estacionamentos Particulares e Lava jatos de Minas Gerais (Sintralamac), estima que na capital mineira atuem cerca de 4,5 mil lavadores e guardadores, destes apenas 2,2 mil cumprem as exigências para cadas- tro na prefeitura. VEJA MAIS PÁGINA 7 Distribuição 102.200 assinaturas eletrônicas INTERNACIONAL... CIDADES BH... Acesse - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt Belo Horizonte / Minas Gerais - 53ªedição Segundos dados divulga- dos pela CMI (Câmara do Merca- do Imobiliário) e do Sindicato das Empresas do Mercado Imo- biliário de Minas Gerais (Secovi- MG), o preço dos alugueis resi- denciais na capital mineira no período de janeiro a junho de 2010, representaram uma eleva- ção de 7,21%. A maior alta foi de barracões, acima de casas e apartamentos. VEJA MAIS PÁGINA 10 Acesse - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt - Blog:www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com AGENDA BH... Divulgação Demonstração Divulgação uai.com.br

description

Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Transcript of Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Page 1: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Aluguel de imóvel residencial ———————————–—————-sobe 7,21% e desanima inquilinos

ANO 2 / DE 03 A 21 agosto de 2010

ECONOMIA....

Jovem americana viaja para Verona, Itália, a famosa e inspiradora cidade onde foi criada a personagem Julieta Capuleto - sim, aquela da clássica obra "Romeu e Julieta".

VEJA MAIS PÁGINA 14

Sarkozy promete endurecer políticas de segurança e imigração na França

VEJA MAIS PÁGINA 13

Flanelinhas irregulares

O Sindicato dos Trabalhadores, Lavadores, Guardadores, Manobristas e Operadores de Automóveis Autônomos em Estacionamentos Particulares e Lava jatos de Minas Gerais (Sintralamac), estima que na capital mineira atuem cerca de 4,5 mil lavadores e guardadores, destes apenas 2,2 mil cumprem as exigências para cadas-tro na prefeitura.

VEJA MAIS PÁGINA 7

Distribuição

102.200 assinaturas eletrônicas

INTERNACIONAL...

CIDADES BH...

Acesse - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Belo Horizonte / Minas Gerais - 53ªedição

Segundos dados divulga-

dos pela CMI (Câmara do Merca-do Imobiliário) e do Sindicato das Empresas do Mercado Imo-biliário de Minas Gerais (Secovi-MG), o preço dos alugueis resi-denciais na capital mineira no período de janeiro a junho de 2010, representaram uma eleva-ção de 7,21%. A maior alta foi de barracões, acima de casas e apartamentos.

VEJA MAIS PÁGINA 10

Acesse - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt - Blog:www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

AGENDA BH...

Divulgação

Demonstração

Divulgação

uai.com.br

Page 2: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Minas...

II Pré Encob convoca poder público, privado e cidadãos interessados para debater a questão da água.

“O encontro acontece em São Lourenço, de 02 a 05 de agosto”

Bacia do Rio Grande, sob o tema Águas Minerais: recursos minerais ou recursos hídricos. Após a apresentação, o assunto terá continuidade na mesa redonda, que propõe a discussão entre diferentes visões: indús-tria, governo e comitês, com a participação de Marcelo Marques, da Nestlé, Cleide Pedrosa, diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e Mário Dantas, coordenador adjunto do Fórum Mineiro de Co-mitês.

Destaque também para o debate entre os Comitês de Baci-as Hidrográficas, que vai falar de avanços e desafios. Entre os repre-sentantes presentes, Sidney Cabizuca, do Comitê da Bacia Hidrográfi-ca do Rio Verde e secretário de Turismo de São Lourenço; Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Grande; Thomaz Machado, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Wilson Shimizu, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba e Coordenador do Fórum Mineiro, e Leonardo Deptusky, do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Doce.

Com patrocínio da Petrobrás e da Vale, e realizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Viva São Lourenço e Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como coordena-dor geral, Lupércio Ziroldo – presença confirmada no Encontro – o Pré-Encob tem como um de seus objetivos proporcionar aos Comitês opor-tunidades de refletirem e identificarem os desafios que existem na gestão integrada das águas de forma participativa e descentralizada. Mais do que um encontro entre os comitês, o evento entende o quanto é importante a participação dos cidadãos e convoca toda a sociedade para apresentar e compartilhar a eficácia da sustentabilidade dos recur-sos hídricos.

A programação do Pré-Encob inclui conferências e discus-sões com os temas: o uso múltiplo das águas; a preservação de mar-gens – Mata Ciliar; geração de energia e o papel dos Comitês; boas práticas de conservação; uso e reaproveitamento da água na indústria; abastecimento e saneamento básico; gestão participativa das águas; turismo e sustentabilidade; o uso da água na agricultura; usos múltiplos das águas e troca das experiências; a importância do uso racional da água.

Paralelo a este cenário de integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, o Pré- Encob fomenta a discus-são da gestão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas, o que tem trazido inúmeros técnicos e representantes de outros países para participar do evento.

Jornalista - repórter: Jônatas Santos

Dados CL Ass. C. Da redação

Página 2

www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

JORNALISTA RESPONSÁVEL (JCE) Presidente / Diretor Geral

Felipe José de Jesus (Formado em “Comunicação Social” com habilitação em Jornalismo pela

Faculdade Estácio de Sá BH – MG - 2010 )

2º Presidente / Diretor Geral Evandro Avelar (Jornalista)

EDITORES

Felipe José de Jesus / Evandro Avelar (Jornalistas)

REVISÃO Aline Freitas (Colaboradora - Jornalista) Lígia Bicalho (Colaboradora - Jornalista )

DIAGRAMAÇÃO

Felipe José de Jesus (Jornalista)

FOTOGRAFIA Equipe (Jornal Correio Eletrônico )

OPERAÇÃO DO SITE (JCE)

Felipe José de Jesus / Evandro Avelar (Jornalista)

OPERAÇÃO DO BLOG (JCE) Evandro Avelar (Jornalista)

OPERAÇÃO DO ORKUT (JCE)

Aline Freitas (Colaboradora Jornalista)

COMERCIAL JCE: Karine Alonso - E-mail: [email protected]

CONTATOS BH - MG

(031) 8561– 5255 - (031) 9756-2048 - (031) 9813 –1313

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

As maiores autoridades de estudo e gestão da água do Brasil estarão reunidas na cidade minei-ra de São Lourenço, no Centro de Convenções do Hotel Guanabara, no período de 02 a 05 de agosto, para discutir e trocar ideias, com poder público, ONGs, universidades, profissionais do setor e cidadãos interes-sados, sobre a importância do uso racional das águas, durante o II Pré-Encob - Comitês de Bacias Hidro-gráficas Sudeste e Centro-Oeste. Além de promover a discussão de questões relativas à preservação, conservação e gestão das águas, através de debates e mesas redondas, o encontro vai realizar diversas palestras e apresentará cases dos Comitês de Bacias, contendo importantes experiências na implementa-ção dos instrumentos de gestão.

A abertura solene, marcada para as 20h, contará com a presença ilustre do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, Dr. José Carlos Carvalho. Engenheiro florestal, o secretário foi ministro do Meio Ambiente durante o Governo Fernando Henrique Cardoso e coordenou a reestruturação do Ministério e do IBAMA.

Outro importante momento no evento será a palestra magistral, dia 03/08, às 9h, ministrada pelo Dr. Bergson Cardozo Guimarães, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da

Page 3: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Esporte... Técnico Luxemburgo recebe bronca da torcida, mas confia em seu projeto

...............................................

Reaprender a Sonhar

Certa vez li, que os códigos de compor-tamento de uma sociedade Costumam durar umas três gerações. As coisas, mesmo as de que não gostamos ficam impregnadas em nosso consciente em nossa alma. No século passo, quando as idéias de Freud um cientista da alma, se espalhavam pelo mundo, os americanos, que querem ser sempre os melhores e os primeiros em tudo, convidaram Freud para uma serie de palestras nos grandes centros científicos dos EUA.

Durante uma viagem, Fred disse a Carl Jung então seu amigo e discípulo” Vou levar a peste aos americanos.

Os americanos escutaram o que não queriam, o que não conheciam e/ ou o que fingiam desconhecer e não se entusiasmaram. Preferiram, como ocorre até hoje, a hipocrisia, alem de ignorar os mistérios da alma humana.

Por isso, os europeus, mais humanistas e realistas - muitos dirão pessimistas - gostam mais do que os americanos, da obra de Woddy Allen. Nesta semana, vi e adorei o filme Tudo pode dar certo. Apesar das incertezas e da transitoriedade as coisas podem ainda dar certo.

Faço essa divagação, introdução, para falar de futebol e percebo que esse espaço, cada dia menor está terminando. Será que os jornais impressos vão acabar? E a transitoriedade das coisas.

Já escrevi que não foi o Dunga ou qualquer outro treinador, nem Ricardo Teixeira, o responsável pelas mudanças, dentro do campo, no futebol brasileiro. Existe, há décadas, uma lenta e progressiva transformação, que ainda não acabou. Pode ainda ficar pior, ainda mais se Ganso e Ney-mar não se tornarem grandes craques da seleção.

Os responsáveis pela mudança são o negócio-futebol, o sentimento latino-americano de inferioridade, de achar que tudo na Europa é me-lhor o exagerado encantamento dos técnicos e de parte da imprensa com a ciência do futebol, em detrimento da fantasia, a projeção no futebol do comportamento da sociedade e outros motivos.

Sei que é difícil mudar. Corre-se o risco de ficar pior. Mas é preciso tentar, com ousadia, conhecimento e seriedade. Para isso, é necessário também que ocorra algo novo, impactante. Talvez falte a peste. Será que as mudanças, dentro e fora de campo, terão de ocorrer juntas? É uma vergo-nha para o país o presidente da CBF, seja quem for, ser o mesmo durante 25 anos. O futebol brasi-leiro precisa reaprender a sonhar.

BATE BOLA

Cruzeiro vence e complica Atlético mineiro

O Cruzeiro levou a melhor no clássico diante do Atlético na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, neste domingo. Mesmo com toda a pressão contrária, já que apenas a torcida alvinegra compareceu ao estádio, o time celeste venceu por 1 a 0 e complicou a vida do Galo na sequência do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Wellington P a ulis ta , aos 32 mi n do pr i me i r o te mpo . O clássico foi inusitado não só pela presen-ça de uma só torcida, no caso a do Atlético, clube mandante, por motivo de segurança e acordo firmado entre os clubes, mas também por ter sido disputado longe do Mineirão, fechado para obras visando à Copa do Mundo de 2014. Mesmo com apoio de mais de 12 mil pessoas ao Galo, o time celeste mostrou equilíbrio e se valeu da experiência e do bom entrosamento entre os jogadores, para somar três pontos importantes no Brasileiro. O Cruzeiro, em sexto lugar, com 19 pontos, se manteve perto do grupo dos quatro melhores colocados, que garantirão vaga na Copa Libertadores de 2011. Já o Atlético começa a ficar em situação bem complicada, pois

continuou na vice-lanterna, com apenas 10 pontos, e já vê os concorrentes mais próximos se distanciarem da zona de perigo. Na próxima rodada, o Cruzeiro enfren-tará o Grêmio Prudente, no domingo que vem, no Ipatingão. Já o Atlético deixa de lado o Campeonato Brasileiro, para se concentrar na Copa Sul-Americana. O adversário também será o Grêmio Prudente, na próxima quarta-feira, em Presidente Prudente, interior paulista. Será o primeiro confronto entre os clubes pela competição continental. O segundo e derradeiro, valendo vaga na segunda fase, será no dia 11 de agosto, no Ipatingão. O jogo Em jogo de uma só torcida no estádio, não poderia faltar pressão sobre os visitantes. E foi o que ocorreu com o Cruzeiro. Os atleticanos que compareceram à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, vaiaram bastante o adversário e, ao mesmo tempo, empurraram o Galo diante do arquirrival. E os jogado-res procuraram retribuir logo de cara. Na primeira

chance, Diego Tardelli recebeu pela esquerda, entrou na área e chutou para defesa de Fábio.

Foi o suficiente para a Arena do Jacaré se transformar em um autêntico alcapão alvinegro. Mas o Cruzeiro, com jogadores experien-tes, não se intimidou com a pressão. Procurou tocar a bola e até envolveu a marcação em alguns instan-tes. Precisando da vitória, o Galo se lançou à frente, aproveitando a escalação ousada do técnico Luxem-burgo. Aos 16, João Pedro arriscou de fora e Fábio catou firme.

Pouco depois, uma cena inusitada: um gato entrou em campo e roubou as atenções por alguns segundos. Nessa altura do clássico, o Atlético cresceu de produção e poderia até ter chegado ao gol. Em ótima jogada iniciada por Ricardinho, Diego Souza lançou Tardelli, que chutou de perna esquer-da, mas sem direção. Em seguida, João Pedro avançou pela meia esquerda e concluiu para inter-venção do goleiro celeste. Quando o Atlético estava melhor, acabou levando o gol. E foi um belo lance de Wellington Paulista, aos 32min. Ele limpou o lance e arriscou de muito longe. A bola ainda acertou no travessão de Fábio Costa, que nada pôde fazer. Um golaço do atacante cruzeirense, calando a torcida do Galo. O clima esquentou no lado alvinegro, com uma áspera discussão entre Jairo Campos e Diego Tardelli, que ainda teve a presença de Werley. Os dois zagueiros trocaram insultos com o capitão. O árbitro agiu para contro lar os nervos. A torcida passou a exercer papel contrário, já que, depois do gol sofrido, a pressão estava toda sobre o alvinegro - como queriam os cruzeirenses. O Atlético tentou voltar para o jogo no fim do primeiro tempo. E por muito pouco não empatou. . Segundo tempo Na etapa final, o Atlético voltou a campo com Obina, até para mexer com a torcida. Como já era esperado, Werley ficou no vestiário. A melhor chance do segundo tempo foi mesmo do Cruzeiro. Aos 26, Diego Renan recebeu livre e chutou para fora, perdendo um gol incrível. Final 1x0.

A vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 10 pon-tos ganhos em 12 partidas (27,8% de aproveitamento), e as oito derrotas na competição parecem não tirar a tranquilidade do técnico Vanderlei Luxem-burgo. Após o revés diante do maior rival, neste domingo, na Arena do Jacaré, o comandante alvinegro lamentou a derrota, mas disse que o Galo está tendo azar no Brasileirão. “A manteiga está caindo do lado contrário, está caindo virada de cabeça para baixo, mas ela vai virar, pra gente não perder a manteiga. Isso é futebol. Jogamos melhor do que eles, mas não ganhamos o jogo. Temos que ter tranquilidade saber o que você está fazendo e não temos que recla-mar. Temos que entender que isso é futebol, que você às vezes joga melhor e às vezes não ganha”, disse o treinador. Segundo Luxemburgo, todos no clube confiam no projeto que foi traçado e isso dá tranquilidade para a sequência da temporada. “Você sabe que você está no caminho certo quando você chega no vestiário e vê o dirigente, o presidente, a diretoria, calma e tranquila, pois viu o jogo e está vendo que nós estamos fazendo”. Bronca da torcida Alvo de vaias por parte da torcida que esteve em Sete Lagoas neste domingo, Vanderlei Luxemburgo disse que entende a posição de quem está nas arquibancadas. “Eu entendo a torcida estar chateada, tem mais é que me hostilizar mesmo, com respeito, tem mais é que pedir para eu ir embora, com respeito. Já estou acostumado com isso no futebol. Não vou ficar chateado por causa disso. O torcedor foi para casa triste. Nós jogamos bem e não ganhamos o jogo. O torcedor quer que ganhe o jogo. Então isso tudo é uma situação do futebol que não vai mudar. Temos que ter calma, ter tranquilidade e trabalhar”, reiterou. Para o técnico, o momento é de já se pensar na Copa Sul-Americana e no compromisso da próxima quarta-feira, contra o Grêmio Prudente, pela competição internacional. “Temos a Copa Sul-Americana na

quarta-feira. A cabeça dos jogadores está assen-tada, está tranquila. Estamos sabendo o que estamos fazendo. Eles estão querendo muito. Agora nós temos a equipe ainda totalmente dese-quilibrada. Hoje tive que colocar o Obina no jogo, pois fiquei em desvantagem com o único chute que eles deram no primeiro tempo. Eles acertaram um chute fantástico com o Wellington”, analisou.

Da redação Texto de Tostão retirado da

coluna do Jornal Estado de Minas

Página 3

Visite o blog - www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

Repórter - Karine Alonso - Da redação

Da redação

Luxemburgo - Super Esportes

Super Esportes

Page 4: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 4 Esporte...

Repórter / Colunista

Renata Magalhães

E o Morumbi?

O Morumbi não será mais uma das sedes

da copa.Mas qual foram os verdadeiros motivos? Inviabilidade financeira?Rivalidade política?

O que está ocorrendo, na verdade, é uma briga política intensa. Há uma ala de dirigentes – composta entre outros pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, e pelo presidente do Corinthians e atual chefe da delegação brasileira na África, Andrés Sanchez – que está muito interessada na construção de um novo estádio na cidade São Paulo.

Por sua vez, o interesse de Ricardo Teixei-ra, que também é presidente da CBF, é o de dar um troco no presidente são-paulino Juvenal Juvêncio, que virou seu grande rival político. A exclusão do Morumbi seria, então, um revide nas atitudes políticas de Juvenal contrárias aos interesses de Teixeira, como na recente eleição do Clube dos 13, quando o cartola são-paulino votou em Fábio Koff, em detri-mento do candidato apoiado pelo presidente da CBF, o carioca Cleber Leite. Koff ganhou a elei-ção.Coincidência ou não, Andrés Sanchez votou no candidato de Teixeira e ganhou de presente a chefia da delegação na África.

Um dos dirigentes que mais vibrou com a exclusão do Morumbi foi o corintiano Andrés San-chez, que sonha em construir um estádio para seu time. Por tabela, o novo estádio seria o palco paulista da Copa de 2014. Essa seria a grande notícia que ele sonha dar para a torcida corintiana no ano do cente-nário do clube. O grande presente após o fiasco na Libertadores.

Teria surgido nos bastidores a informação que Teixeira jogaria água no chopp de Juvenal, tiran-do o Morumbi da Copa. As posições políticas contrá-rias são os reais motivos para o veto ao estádio.

Com o passar do tempo, a Fifa fez exigên-cias gigantescas para a reforma do Morumbi, como o rebaixamento do gramado e a junção do anel inferior e intermediário das arquibancadas. Teixeira sabia que esse tipo de reformulação sairia muito cara e que o São Paulo não teria como arcar com tais custos.

Como sabia que uma dívida de R$ 630 milhões seria quase “impagável”, o São Paulo man-dou para o comitê organizador e para a Fifa as garan-tias financeiras para um projeto mais simples, que custaria cerca de R$ 250 milhões. Ricardo Teixeira aproveitou o fato e vetou de vez o Morumbi.

Texto de Tostão retirado de sua coluna no portal

Super Esportes

Depois de tentarem colocar Muricy como defensor da moralidade, pois teria recusado o convite da CBF, o que não aconteceu, a imprensa está encantada com a inteligência racional de Mano Menezes. Depois do tosco e grosseiro Dun-ga, tudo ficou maravilhoso. Temos de esperar a bola rolar para saber se haverá mudanças de conceitos na maneira de jogar da Seleção.

Logo após o primeiro gol do Corinthians contra o Guarani, idêntico ao segundo da Holanda diante do Brasil, o comentarista disse que a partir de agora a Seleção terá jogadas ensaiadas. Efici-ência nas bolas aéreas, no ataque e na defesa, era uma das virtudes da Seleção. Quando um jogador desvia a bola com um toque de cabeça, só o acaso vai determinar se ela vai cair para um defensor ou para um atacante. Mano Menezes, desde 2006, quando dirigiu o Grêmio, já adotava o esquema da moda na Europa, com quatro defensores, dois volantes, um meia de ligação, um centroavante e um joga-dor de cada lado, que ataca e defende. Assim deve atuar a Seleção. Como ocorre na Europa, os dois volantes jogam no meio-campo. Não existe o volante-zagueiro. Isso é bom. Mano disse estar preocupado com o fato de que poucos titulares das seleções de base se tornem titulares de seus clubes. Isso ocorre por-que o Brasil é agora um produtor em série, em grande número, para exportação. Com isso, estão desaparecendo os grandes jogadores, principal-mente do meio para a frente, e mais ainda do

Murilo é eleito melhor jogador da Liga Mundial de Vôlei O nono título da Liga Mundial não foi a única conquista da seleção brasileira masculina de vôlei na noite de domingo, quando derrotou a Rússia por 3 sets a 1 na final. A equipe tam-bém recebeu prêmios individuais pelo desem-penho e o principal deles foi para Murilo, eleito o melhor jogador do torneio. "Cada título tem um sabor. Não tem jeito. Esse foi um dos mais sofridos por causa de todas as dificuldades que tivemos. Conse-guimos nos superar", afirmou o ponteiro, que comemorou o feito individual e a conquista do título da Liga Mundial, em uma campanha com 15 vitórias e apenas uma derrota. Já Mário Júnior foi eleito o melhor líbero da competição e dedicou o feito a Sergi-nho, que se recupera de uma cirurgia na coluna e não participou da disputa. "A responsabilida-de de substituir o melhor líbero do mundo era grande. Esse grupo é maravilhoso e me rece-beu muito bem. Sei que o Serginho deve estar no Brasil orgulhoso. Ele foi um cara que me

ajudou muito e estou torcendo muito pela recu-peração dele", disse. Vice-campeã da Liga Mundial, a Rússia dominou os prêmios individu-ais e faturou quatro. Mikhaylov foi o me-

lhor jogador de ataque, Muserskiy foi o me-lhor bloqueador, Grankin foi o melhor levan-tador, enquanto que Mikhaylov foi o maior pontuador do torneio. Já o cubano Leal ganhou o prêmio de melhor levantador.

Renata Magalhães além de colunista do jornal e possui o blog:

“Papo de mulher Futebol Club” http://papodemulherfutebolclub.blogspot

parceiro do Jornal Correio Eletrônico.

Da redação

FUTEBOL ENTRELINHAS

meio-campo. Não existe um craque nesse setor. Trocar passes, comandar a partida e jogar bonito não significa, necessariamente, ata-car demais e fragilizar a defesa. Além da troca de passes, o forte da Espanha era a marcação. O time pressionava quem estava com a bola e não deixava o adversário chegar ao gol. Se a Espa-nha tivesse um grande atacante, teria vencido a Copa com facilidade. Ao ver os jogos do fim de semana pelo Brasileirão, constatei, mais uma vez, que os joga-dores não gostam da bola. Gostam de competir. São as imagens de seus treinadores. Dominam a bola e jogam na área ou tentam um passe longo para um companheiro marcado. O outro time recupera a bola e faz o mesmo. A bola vai e volta. É o estilo pingue-pongue, vibrante, feio e inefici-ente.

Muito mais importante que renovar joga-dores é renovar conceitos e a maneira de jogar da Seleção e dos times brasileiros.

Reprodução

Page 5: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 5 Esporte... ARBITRAGEM EM PAUTA

Uefa:

Liga dos Campeões 2010/11 e 2011/12,

Liga Europa 2010/11 e 2011/12 e Supercopa da Uefa 2010 e 2011.

Federação Francesa de Futebol: Copa da Liga 2010/11

Federação Mexicana de Futebol: Torneio Clausura 2010, Torneio Apertura 2011

e Torneio Clausura 2012. Confederação Asiática de Futebol: Copa do Presidente da AFC 2010

(de 24 a 26 de setembro).

International Board da Fifa, em reunião extraordinária na última quarta feira 21 de julho em Cardiff, no País de Gales, aprovou a solicitação de associações e

confederações para utilizarem assistentes adicio-nais atrás dos gols em competições oficiais nas temporadas 2010/11 e 2011/12. Alguns torneios brasileiros, entre eles o Campeonato Carioca de 2011, passarão a adotar a mudança. No entanto, o uso da tecnologia para determinar se uma bola passou, ou não, a linha da baliza será discutido no encontro marcado para outubro deste ano.

A medida foi discutida depois de erro grave ter influenciado a partida entre Alemanha e Inglaterra na Copa do Mundo da África do Sul, quando um chute do inglês Frank Lampard fez a bola entrar 33 centímetros, mas o gol não foi valida-do pelo árbitro.

Para aceitar a experiência de incluir os assistentes, a International Board determinou quatro critérios básicos: utilização em ligas profissionais de clubes; conclusão do teste a tempo para que seja tomada uma decisão definitiva em 2012; os custos adicionais devem ser da confederação, associação

Matheus Gazel Lima, Árbitro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e colunista

do Jornal Correio Eletrônico

Fórmula 1..

O australiano Mark Webber (Red Bull) venceu o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, 12na. prova da temporada, à frente do espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e da outra Red Bull, do alemão Sebastian Vettel, neste domingo, em Budapeste. Felipe Massa terminou a prova na quarta colocação. Webber venceu auxiliado por uma escolha estratégica audaciosa, fugindo do tumulto nos boxes após a entrada do carro de segurança para retardar sua parada. Segundo no grid de largada, ao lado de seu companheiro de equipe, mas na parte suja da pista, o australiano começou mal a corrida, superado na largada por Alonso. Mas um pedaço de carro na pista levou à entrada do 'safety car' na 16na. volta. Todos os carros que estavam na frente entraram nos boxes, à exceção do australiano, que ocupou a liderança.A dobradinha quase garantida da Red Bull escapou quando Vettel foi punido com uma parada nos boxes pelos comissários da FIA, por ter mantido seu carro a uma distância muito grande do de Webber enquanto a corrida estava paralisada. Alonso, que foi para o 2no. lugar, não incomodou o australiano, que fez a sua troca de pneus com tranquilidade para voltar na frente e vencer.Outro piloto a retardar a sua troca de pneus foi Rubens Barrichello (Williams), que ficou grande parte da corrida na quinta colocação, caindo para 11no. após a parada. O brasileiro protagonizou com o heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes) o duelo mais empolgante da corrida e na 66na. volta ultrapassou o alemão, mesmo tendo sido imprensado contra o muro, para assumir o 10no. lugar. Classificação do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1:

Mark Webber vence o GP da Hungria

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Colunista e árbitro - Matheus Gazel Lima

A voz do Árbitro Fifa aprova inclusão de dois árbitros assistentes atrás dos gols

Parceiros JCE

A

ou liga em questão; obrigatoriedade de utilização em todas as partidas da competição. De acordo com essas exigências, a entidade aprovou as soli-citações das seguintes competições, desde que seguindo os critérios:

Confederação Brasileira de Futebol: Campeonato Carioca de 2011 e Campeo-

nato Baiano Feminino de 2010, além das Federa-ções Paulista, Baiana e Pernambucana, que ainda não determinaram em quais competições o experi-mento será efetuado.

Super Esportes

Reprodução

Da redação - Jornalista e repórter Evandro Avelar

1. Mark Webber (AUS/Red Bull)

306,630 km em 1h41:05.571

(velocidade média: 181,989 km/h)

2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 17.821

3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 19.252

4. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 27.474

5. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1:13.192

6. Nico Hülkenberg (ALE/Williams-Cosworth) 1:16.723

7. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) a 1

volta

8. Jenson Button (GBR/McLaren) a 1 volta

9. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) a 1 volta

10. Rubens Barrichello (BRA/Williams-

Cosworth) a 1 volta

11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 1 volta

12. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) a 1 volta

13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) a 1 volta

14. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) a 3

voltas

15. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) a 3 voltas

16. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) a 3 voltas

17. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) a 3

voltas

18. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth) a 4 voltas

19. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth)

a 4 voltas

Page 6: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Como funciona

Página 6 Xadrez... Atleta mineiro conquista bronze na Argentina e vai representar

o Brasil no Campeonato Mundial para Cegos "Enxadrista disputará competição internacional na Europa"

Jornalista - repórter

Frederico Gazel

O atleta de xadrez Crisolon Terto Vilas Boas de 51 anos, conquistou no dia 14 de junho o 3º lugar no Campeonato “Latinoamericano de Ajedrez para Cie-gos” em Córdoba, na Argentina. Atletas de alto nível prestigiaram este evento que contou com a presença de 37 joga-dores de países como República Domini-cana, Bolívia, Peru, além dos 10 brasilei-ros que participaram do evento e jogado-res locais da Argentina. No mesmo mês de junho, o jogador disputou outra competição tor-nando-se campeão da Copa Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais, na Sede da USP em São Paulo. Sua próxima competição já tem data marcada para 16 a 18 de julho quando acontece a 2ª etapa do Campeo-nato Brasileiro de Xadrez para Deficien-tes Visuais no Rio de Janeiro/RJ que será realizado pela Associação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (ABXDV). Entretanto, seu maior desafio será os dias 25 de setembro a 4 de outu-bro, onde disputará o 19° Campeonato Mundial de Xadrez para Cegos em Bel-grado na Sérvia. O enxadrista foi convocado para representar o Brasil no continente Euro-peu, porém, Crisolon, em entrevis-ta contou que conhece 27 países através do xadrez. “Participei de Campeonatos Mundiais como em Istambul na Turquia, Goa na Índia e Benasque na Espanha. Estive também em Olimpíadas na Gré-cia, Polônia e diversas competições mundo a fora” afirmou. Atualmente o jogador estuda xa-drez com o Prof. e Psicólogo Júlio Laper-tosa. Pela internet recebe dicas, orienta-ções e um estudo prático, bem como análises de suas partidas em competi-ções. Juntamente com as aulas, utiliza softwares especializados em xadrez para treinamentos com auxílio de programas de voz. Com sua experiência de jogo, Vilas Boas soma 5 títulos nacionais na categoria deficiente visual e o tetra cam-peonato municipal na mesma categoria. Crisolon é casado, e pai de dois filhos. É

Já no quesito do relógio, há um recur-so em que o deficiente aciona um mecanismo e o aparelho indica o tempo restante de jogo.

Confira outras matérias de xadrez no site:

www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Frederico Gazel Colen Pereira é Jornalista, professor de xadrez no “Colégio Santo Antônio”,

árbitro de xadrez e atual campeão mineiro de xadrez.

Escreve semanalmente no caderno de Esportes (Xadrez) do veículo de comunicação

“Jornal Correio Eletrônico”.

Formado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem a pós-graduação em análi-ses de sistemas.

Como um deficiente visual joga xadrez???

O método empregado pelos cegos é o tato e a audição. O tabuleiro do defici-ente visual é composto por um alto relevo, para diferenciar as casas (quadrado) brancas e casas pretas. Para que haja o manuseio das peças sem que estas se desloquem, é criado um encaixe entre as peças e o tabuleiro. Com este recurso, eles conseguem saber o número de casas disponíveis para o movimento de suas peças e podem avaliar as linhas, fileiras, colunas e diagonais sem prejuízo para o seu raciocínio. Para a realização de um simples jogo entre um deficiente visual e um outro jogador, é necessário que os atletas ditem o lance a ser jogado através da nomen-clatura de xadrez. Exemplo: Cavalo c3, Bispo f4 xeque etc... Os jogos são separa-dos, cada jogador tem o seu tabuleiro, porém, ambos reproduzem o próprio lan-ce e o do adversário.

Crisolon Terto Vilas Boas - Foto: Frederico Gazel

Page 7: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 7 Cidades.. Flanelinhas

irregulares

Grande parte dos flanelinhas das ruas de Belo Horizonte está irregular. Este tipo de “prestador de serviço” toma conta de todas as grandes cidades e os administradores públicos e autoridades encontram dificuldade em conter seu avanço. O Sindicato dos Trabalhadores, Lavadores, Guardadores, Mano-bristas e Operadores de Automóveis Autônomos em Estaciona-mentos Particulares e Lava jatos de Minas Gerais (Sintralamac), estima que na capital mineira atuem cerca de 4,5 mil lavadores e guardadores, destes apenas 2,2 mil cumprem as exigências para cadastro na prefeitura.

Desde 1994, data da regulamentação da Lei Muni-cipal 6.482, o poder municipal vem liberando a atuação, não só de lavadores como de guardadores de carro. O cadastro é feito com a apresentação de ficha criminal limpa e documentação básica. Tendo direito até mesmo à instalação de uma torneira de água para lavar os veículos. O lavador faz da rua propriedade privada. “Se torna um microempresário, com clientela própria”, afirma o presidente do Sintralamac, Martin dos Santos.

Segundo o presidente do sindicato, existe um abismo entre o lavador legalizado e aquele que atua fora das regras. “O cadastrado precisa especificar o quarteirão de atua-ção e ganha uma identidade”, diz. Ele pede rigor na atuação dos agentes fiscalizadores municipais e da prefeitura, mas reconhece a dificuldade no combate. “Conclamamos as autoridades para que a fiscalização seja maior. Estamos carentes da ação da PM.

Quando ocorre atuação, o próprio guardador se sente prote-

gido”, afirma o Martin. Mas admite: “Não existe cidade que conseguiu combater flanelinhas irregulares no país. Afinal, onde tem carro, tem lavador de carro”, sentencia.

Criando a possibilidade de se ter um sem-número de guarda-dores nas ruas, o cadastramento é questionado e tido como paliativo diante da ineficiência da fiscalização. Em Porto Alegre (RS), em dias de jogos de futebol e grandes shows, desde o ano passado, a prefeitura autoriza o trabalho de 80 flanelinhas de uma cooperativa. Mas muitos outros aproveitam para atuar irregularmente. A indicação aos porto-alegrenses é para que não dêem dinheiro e denunciem para evitar “a privatização do espaço público” e cobrança de até R$ 25 para estacionar em grandes eventos. Mas, seja por medo ou por saber que nada será feito, o número de denúncias é irrisório. Desde o início do ano, somente 131 pessoas em Belo Horizonte ligaram para reclamar da atuação de flanelinhas na Região Centro-Sul - área que concentra a maioria dos guardadores.

Pagamento antecipado

A empresária Daniela Ângela de Ávila, de 30 anos, revela que já teve um GPS furtado quando teve que deixar as chaves do carro com um guardador no centro e completou, “Por várias vezes, paguei antecipadamente R$ 5, R$ 10, para tomarem conta do veículo e, quando cheguei, não tinha mais ninguém olhando”, disse.

Repórter - Igor Rocha

Mês de agosto traz mudanças ao transporte público de Contagem

Cidades e eventos

em foco...

Mauricio Tizumba e seu grupo Foto: Evandro Avelar

Os repórteres Felipe José de Jesus e Evandro Avelar - Cobertura (JCE)

(Show - Maurício Tizumba)

Público presente durante o show Foto: Felipe de José de Jesus

Palco do Cine Show Araújo Foto: Felipe José de Jesus

coordenador de transportes da Autarquia de Trânsito de Contagem (Transcon), Geraldo Antônio de Paula, revela que o objetivo da mudan-ça é a uniformidade do transporte e a comodidade para os usuários do Ótimo para que isso traga uma maior abrangência nos serviços ofereci-dos. “Vem para melhorar. O fim dos vales de papel é uma tendência”, salienta o coordenador. Ele ainda afirma que o passageiro pode pagar ônibus e metrô com um único cartão e ainda usufruir da integração. Ao utilizar o Ótimo, a primeira tarifa é cobrada de forma integral e se o outro transporte for utilizado em até 90 minutos, a segunda tarifa vai para o valor de R$ 2,90.

O cartão é aceito no metrô e nos ônibus de toda a região metropolitana. Um dos integrantes da associação dos moradores do bairro Riacho, Cristiano Ribeiro, afirma que essa mudança pode acar-retar no aumento de transportes ilegais pela cidade e adjacências. "Se temos os perueiros é porque o nosso transporte e deficitário”, ressalta Ribeiro. Ele acredita que esses trabalhadores podem querer comerciali-zar o cartão pelo fato de antigamente eles receberem o vale de papel ao final de uma viagem.

Repórter - Rafael Rocha

Aqueles antigos e inseparáveis vales de papel que muitas pessoas precisam para embarcar em uma viagem estão próximos do fim. A partir do dia 1° de agosto, para utilizar a integra-ção pagando a tarifa de R$ 2,90 o passageiro vai ter que portar um cartão Ótimo. O usuário dos transportes também pode optar por alternativas, como por exemplo, o pagamento das passagens atra-vés de dinheiro. Nesse caso, os valores cobrados serão separados: R$ 2,40 no ônibus e R$ 1,80 no metrô.

Desde o começo de julho, os vales pararam de ser vendidos, mas isso não impediu que o passageiro tivesse dúvidas. O

Uai.com.br

Demonstração

Cine Show Araújo (Praça Santa Tereza)

Show do cantor - Mauricio Tizumba

Page 8: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 8 Saúde... Herpes

Caldo de Abóbora As férias escolares estimulam a alimentação desregrada das crianças. Os pais devem ficar atentos a qualidade/quantidade do que seus filhos têm ingerido. Como a rotina é suspensa neste período e eles têm tempo livre de sobra, a meninada abusa das guloseimas e é nesta hora que a atenção deve ser redobrada. Nesse clima de frio não podem faltar os líquidos como água, sucos de frutas naturais, água de coco e chás. Uma boa opção para esquecer o frio são Caldos e sopas preparadas com diversos legumes e verduras coloridas que combinados com carnes magras alegram o prato e o enriquecem de vitaminas. Já está disponível no mercado massas a base de beterraba, cenoura e espinafre que por serem de cor vibrante e formatos diversos despertam o paladar dos pequeninos. Não afirmamos aqui que as guloseimas são proibidas, mas sim que devem ser controladas para se evitar a baixa imunidade favorecida por uma má alimentação e pelo clima frio. Segue abaixo uma deliciosa sugestão de caldo para aquecer nossos pequeninos.

Caldo de Abóbora

Ingredientes

1 kg de abóbora tipo moranga

1 cebola grande ralada 1 lata de creme de leite

3 dentes de alho amassados 400 g de frango desfiado

2 cubos de caldo de frango 1 xícara de chá de cheiro verde picado opcional

1 l e 1/2 de água 3 colheres de sopa de óleo

Sal a gosto

Preparo Cozinhe a abóbora na água com os cubos de caldo de carne até amolecer bem e reserve. Refogue no óleo a cebola, o alho e o frango. Bata a abóbora juntamente com o líquido do cozimento no liquidifi-cador junte ao refogado, corrija o sal se necessário e deixe ferver por 10 minutos após a fervura desligue o fogo e acrescente o creme de leite com soro. Sirva salpicado com cheiro verde a gosto.

Colunista Ana Paula Barros

Você Sabia? - Herpes e afta não tem nada a ver: a não ser o fato de se manifestarem na região da boca, os dois incômodos tem origens diferentes.

Abaixo sete dicas para evitar a herpes:

1. Limpe as lesões com freqüência e proteja com vaselina. 2. Pra aliviar a dor do herpes, que pode ser bastante Incô-moda, use aspirina, paracetamol ou ibuprofeno, remédios analgésicos vendidos sem receita. 3. Evite alimentos salgados e ácidos. Comidas como bata-ta frita ou frutas cítricas podem irritar ainda mais o herpes e aumentar a dor. 4. Faça bochechos com soluções anestésicas prescritas

pelo seu médico. 5. Se você tem herpes labial grave ou com uma certa freqüência, procure um médico. Em alguns casos, pode ser prescrito um medicamento antivi-ral chamado aciclovir, de uso tópico ou por via oral. 6. Proteja seus lábios contra o sol com protetor solar. Isso pode ajudar a prevenir as recorrências do herpes induzido pelo sol. Procure usar um produto feito especificamente para os lábios com FPS 15 ou maior. Batons que contenham protetor solar também são válidos. 7. O herpes é extremamente contagi-oso. Evite beijar e compartilhar copos, toalhas ou outros itens. Lave suas mãos com freqüência, especialmente após tocar o herpes.

Moda...

Repórter Mariana Almeida

Liam Gallagher,o ex-vocalista do Oa-sis, estreou como empresário do mundo da moda ao inaugurar, na noite de ontem (29), sua primeira loja da Pretty Green - marca de roupas que ele mesmo desenhou e começou a desenvolver des-de o ano passado.

Disposto a entrar de cabeça no negócio, Liam já está negociando para que cerca de 40 países recebam a linha Pretty Green - que tem na equipe criativa nomes como os jogadores Joe Cole, Jermain Defoe e o músico Paul Weller. Focada em malhas, ternos, casacos, calças e agasalhos inspirados na cena cultural

Liam Gallagher abre sua primeira loja de roupas em

Londres

Colunista - Débora Dias Borges

Dados UOL

Dicas de

Nutrição

Liam Gallagher - Uol.com.br

dos anos 60, a Pretty Green vende suas peças com preços a partir de 45 libras

Demonstração

Page 9: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 9 Lazer e Turismo.. Lavras Novas

Lavras Novas fica a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, fica no município de Ouro Preto. É uma cidadezi-nha encravada no meio de várias montanhas, com ladeiras, casas coloniais, praças e claro uma igreja. A cidade foi fundada no início do século XVIII e foi a partir da década de 80 que Lavras Novas entrou definitivamente para a rota do turismo. Por lá não há muito que se fazer além de conhecer as cachoei-ras locais (no verão) e curtir um frio com os ami-gos em alguma das diver-sas pousadas locais. Tudo marcado pela simplicida-de. Portanto, se procura conforto, não é exatamen-te esse o seu destino. Há também, é verdade, dependendo do movimento da cidade, alguns ba-res mais animados e forrós para esquentar a noite, mas nada que se compare à noite da vizinha Ouro Preto. Para conferir as cachoeiras (as mais conhecidas: dos Namorados, Três Pingos e Nossa Senhora dos Prazeres), o melhor é pedir indicação dos locais.

Jornalista - repórter - Evandro Avelar

Da redação

Visite o blog - www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

www.lidergospel.com.br

www.comunicgalo.blogspot.com

Parceiros JCE

Lavras Novas - Divulgação

Lavras Novas - Divulgação

Page 10: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 10 Informática..

Brasil é 5º país com maior número de internautas,

diz pesquisa

O Brasil é o quinto país com o maior número de internautas do mundo, segundo um levantamento feito pelo site Royal Pingdom. De acordo com a pesquisa, -- divulgada nesta terça-feira (27) e que reúne informações dos países com o maior número de pessoas que acessam a rede -- no país há 72 milhões de usuários de inter-net.

Os primeiros lugares são ocupados por China (420 milhões), Estados Unidos (234,4 mi-lhões), Japão (99,1 milhões) e Índia (81 milhões).

Baseado nos dados do Internet World Stats – site que reúne informações relacionadas à internet –, a pesquisa ainda informa que há 1,8 bilhões de usuários da internet no mundo, ou seja, um pouco mais de um sexto da população da Terra. Porém, 1,6 bilhões de usuários estão concentrados nos dez países com o maior número de usuários, o que mostra certa desigualdade no acesso à rede.

O levantamento foi baseado apenas em números absolutos. No entanto, os países com maior penetração na rede, ou seja, porcentagem da população que acessa a internet são Reino Unido (82,5%), Coreia do Sul (81,8%), Alemanha (79,1%), Japão (78,2%) e Estados Unidos (76,3%).

Usuários da internet x População Para mostrar como o acesso à rede, mesmo em países populosos, é relativo, a pesqui-sa comparou a quantidade de usuários da internet

com o número de habitantes do país. No Brasil, por exemplo, dos 198,7 milhões de habitantes, 72 milhões são internautas – quase um terço dos brasileiros acessa a rede.

A pesquisa do site Royal Pingdom aponta um grande potencial de crescimento em países em desenvolvimento como Índia, China, Brasil, Vietnã, Filipinas e Rússia. “À medida que a penetração da internet nesses países cresce-rem, haverá uma mudança no ponto de equilí-brio da rede”. A tendência é que a ordem dos países com o maior número de internautas seja bastante diferente da que se tem hoje nos próxi-mos dez anos.

RANKING China420 milhões EUA234,4 milhões Japão99,1 milhões

Índia81 milhões Brasil72 milhões

Alemanha65,1 milhões Rússia59,7 milhões

Reino Unido51,4 milhões França44,6 milhões Nigéria44 milhões

Repórter - Antônio de Pádua

Economia.. Os classificados de diversos jornais do estado

estão recheados de anúncios, e em sua maioria não tanto os alugueis de imóveis tomam conta das páginas, mas sim os de vendas de casas, apartamentos e barra-cões. Um dos motivos a este aquecimento no mercado imobiliário, está no aumento expressivo do aluguel regis-trado nos últimos seis meses na capital, que vem resul-tando há pouca oferta de locação, mas em consequência a grande procura por parte de inquilinos.

Segundos dados divulgados pela CMI (Câmara do Mercado Imobiliário) e do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG), o preço dos alugueis residenciais na capi-tal mineira no período de janeiro a junho de 2010 repre-sentaram uma elevação de 7,21% acima da inflação do mesmo período que registrou cerca de 3,5%.

Apenas no mês de junho a elevação do preço do aluguel registrou 1,27%, bem diferente de janeiro que registrou 1,12% este resultado é consequência da de-manda aquecida e da queda na oferta de imóveis, que caiu 11,46% no primeiro semestre. Para quem esta a procura de imóveis e da tão sonhada casa de aluguel, o momento é quase que de desespero, exatamente pelo

ciar já tem umas três pessoas na fila. Os imóveis aumen-taram de preço rápido demais e em minha opinião um dos agravantes foi à criação do programa ’Minha casa Minha vida’, pois muita gente conseguiu linha de crédito para comprar casa e quem não conseguiu ficou na mão destes proprietários, que hoje estão cobrando muito caro. Outra coisa hoje é muita burocracia para quem deseja alugar, muitas exigências, e isso atrapalha muito”.

A comerciante ainda ressaltou sobre a valori-zação dos imóveis em tão pouco tempo. “Eu morava no bairro Glória, quando me mudei para lá pagava $250 reais e em três anos sai de lá pagando em torno de $580 reais, quase $600 reais, um absurdo. No momento estou meio desanimada com os alugueis, mas ainda não desis-ti”.

Segundo a pesquisa divulgada pela CMI/Secovi, na avaliação dos tipos de imóveis a maior alta foi de barracões que registraram (3,76%), já as casas (2,01%) e os apartamentos (0,94%). Com relação à oferta residencial em junho, a pesquisa apontou queda de 4,55%, puxada pela redução na disponibilidade de apartamentos (3,88%) e casas (10,94%). Apenas os barracões tiveram elevação de 1,19%.

Aluguel de imóvel residencial sobe 7,21% e

desanima inquilinos

Jornalista - repórter - Felipe José de Jesus

aumento do valor e pela procura. A comerciante Maria das Dores esta em busca de

uma casa ou apartamento de aluguel há quase um mês e mesmo com o valor acima do esperado, para ela a competição por imó-veis é o grande divisor de águas no quesito fechar negócio.

“É complicado, pois a procura por imóveis de aluguel esta maior do que a demanda oferecida. Estou em busca de uma casa com no máximo de três quartos e quando chego para nego-

Demonstração

Page 11: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 11 Geral.... O melhor do samba com

Camarão de Rama “A banda mineira tocará todos os sábados no Bhar Savassi, a

partir do dia 31 de julho”

O Camarão de Rama é a mais nova atração do Bhar Sa-vassi (Rua Sergipe 1211, Savassi). O grupo formado por Gilvan Miguez (voz e violão), Aline Miguez (voz), Daniel Miguez (voz e per-cussão), Juliano Nunes (baixo), Tininho (bateria), Marquinho (cavaquinho) e Norton (trombone) irá apresentar a partir do dia 31 de julho, o melhor do samba de João Bosco a Chico Buarque, passando por Seu Jorge e Mart’nália, além de músicas próprias, sempre aos sábados, a partir das 16 horas. No repertório, canções como “Tive Razão”, “Aquele Abraço”, “Camisa Listrada”, “O Que Será”, entre outras músicas.

Os ingressos custam R$15,00 (masculino) e R$10,00 (feminino). Outras informações através do site www.bhar.com.br. Reservas pelo telefone 3582 3999.

Camarão de Rama O grupo Camarão de Rama foi criado em 2007 pela família Miguez em Belo Horizonte. Representando a nova faceta musical brasileira em que diversos ritmos como Salsa, Maracatu, Bossa-

Nova e Baião são somados ao tradicional samba o Cama-rão de Rama vem em sua trajetória conquistando o público da capital e do Estado. As influências musicais vão de Pixinguinha, Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, Dolo-res Duran, Paulinho da Viola, João Bosco até Lenine, Seu Jorge, Pedro Luís, Toninho Horta e outros.

Aline Miguez, cantora carismática e audaciosa em suas performances exibe um timbre único e singular, acompanhada por músicos de peso da cena contemporâ-nea como seu irmão Daniel Miguez, cantor, percussionista e compositor; seu pai Gilvaz Miguez, sambista nato, músi-co e compositor; e de Juliano Nunes, Norton Ferreira e Marquinho do Cavaco.

O melhor do samba com Camarão de Rama

A partir do dia 31 de julho. Todos os sábados, às 16 horas, no Bhar Sa-

vassi - Rua Sergipe 1211, Savassi. Ingressos: R$15,00 (masculino) e R$10,00

(feminino). Informações e reservas - 3582 3999

Internet - www.bhar.com.br.

COM AMOR "E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é

o vinculo da perfeição." - Paulo. (COLOSSENSES, 3:14.)

Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo. Nenhum dispensará as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades. O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos. O trabalho constituir-se-á de lutas, de sofrimentos, de sacrifícios, de suor, de testemunhos. Toda a preparação é necessária, no capitulo da resistência; entretanto, sobre tudo isto é indispensável revestir-se nossa alma de caridade, que é amor sublime. A nobreza de caráter, a confiança, a benevolên-cia, a fé, a ciência, a penetração, os dons e as possibilidades são fios preciosos, mas o amor é o tear divino que os entrelaçará, tecendo a túnica da perfeição espiri-tual. A disciplina e a educação, a escola e a cultura, o esforço e a obra, são flores e frutos na árvore da vida, todavia, o amor é a raiz eterna. Mas, como amaremos no serviço diário? Renovemo-nos no espírito do Senhor e compre-endamos os nossos semelhantes. Auxiliemos em silêncio, entendendo a situação de cada um, temperando a bondade com a energia, e a fraternidade com a justiça. Ouçamos a sugestão do amor, a cada passo, na senda evolutiva. Quem ama, compreende; e quem compreende, trabalha pelo mundo melhor.

Vinha de Luz

Por: Maria de Fátima

Colunista

Brasil....

Dicas de textos / Reflexões...

CL Assessoria

Além dos cursos, a Ale-manha oferece também aos bra-sileiros bolsas de pós-graduação, concedidas por meio do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Para quem se assusta com a língua, Trettin explica que há muitos cursos em inglês, e nem sempre é necessário ter alemão fluente. “No doutorado quase não é preciso falar alemão. No mestrado também há cursos em inglês. Para graduação não são tantos, mas existem.” Sobre a escolha do Bra-sil para investir em parcerias ci-entíficas, a alemã afirma que o

instituições que se apresentam na SBPC está o Centro Alemão Aeroespacial, a Universidade Aberta de Berlim e a Universi-dade de Kiel. Quem quiser sa-ber mais sobre bolsas ofereci-das pelo governo alemão pode acessar o site da DAAD (em português).

Universidades alemãs procuram alunos brasileiros para intercâmbio

Repórter - Ariane Faria

Da redação

país tem muita estrutura em pesquisa, e isso interessa aos europeus. “O Brasil tem uma força econômica e de pesquisa muito grande, está se desen-volvendo muito bem. É uma boa oportunidade para traba-lharmos juntos.” Entre as 12

Foto: Iberê Thenório/G1

Divulgação

Page 12: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 12 Política... Lula defende 'consolidação da América do Sul

como zona de paz'

Repórter - Roberto Soares Da redação Dados - g1.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nes-ta sexta-feira (30), em Rivera, na fronteira do Brasil com o Uru-guai, a consolidação da América do Sul “como zona de paz”. No dia 22 de julho, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Co-lômbia depois que o país denunciou à Organização dos Esta-dos Americanos (OEA) a suposta presença de guerrilheiros das Farc na Venezuela.

“No âmbito da Unasul [União das Nações Sul-Americanas], esperamos aprofundar entendimentos que conso-lidem a América do Sul como zona de paz e democracia. Uru-guai e Brasil querem a América do Sul sem conflito”, disse. Lula e o presidente uruguaio, José Mujica, assinaram nesta tarde acordos de cooperação nas áreas de defesa, tecnologia e educação. Lula destacou que tem um bom relacionamento com Mujica e pediu que eventuais divergências entre ministros dos dois países sejam resolvidas de maneira pacífica.

“Quando nossos ministros tiverem divergência, por favor, olhem para o grau de amizade entre o presidente Mujica e o presidente Lula e, por favor, façam as pazes”, disse. Nesta quinta (29), o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, criticou declarações de Lula sobre o impasse com a Venezuela. O governante colombiano disse "deplorar" o fato de o colega brasileiro se referir à crise diplomática como se fosse um "caso de assuntos pessoais", ignorando a ameaça que seria para a Colômbia a presença da guerrilha das Farc em território vene-zuelano.

Uribe se referia a declarações feitas por Lula no dia anterior. Na quarta (28), durante visita do presidente da Nicará-gua, Daniel Ortega, Lula afirmou que é preciso "ter paciência" e esperar a posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manu-el Santos, para que o conflito seja revolvido. A posse de Santos está marcada para o dia 7 de agosto. Por meio de seu porta-voz, Lula afirmou nesta manhã que considera o desentendi-

mento com Uribe "superado".

"Quanto à questão das declarações da Presidência colombiana, Lula acha que esse episódio está superado. Não comentou e não comentará”, afirmou o porta-voz da Presi-dência, Marcelo Baumbach.

Ação de paternidade pode se tornar pública segundo advogado de Alencar

O advogado José Diogo Bastos, que representa o vice-presidente da República, José Alencar, entrou nesta quinta-feira (29) com um pedido na Justiça para que seja tornada pública a ação de paternidade que envolve seu cliente. No dia 21 de julho, o juiz da comarca de Caratinga (MG), José Antônio Cordeiro, deter-minou que Alencar reconheça a paternidade da professora aposentada Rosemary de Morais, de 55 anos.

Segundo o advogado, a intenção de tornar pública a ação se deve ao vazamento das informações do processo para a imprensa. Na visão do advogado, a sentença é “contrária” aos autos e, por isso, a divulgação de todo o processo poderia ajudar a entender melhor o caso.

Na prática, já houve a quebra de sigilo quando vários órgãos de imprensa trans-creveram segredos de Justiça. Por isso estou pedindo para ele [juiz] formalmente quebrar o sigilo para que se possa ter acesso aos docu-mentos e aos depoimentos, tendo assim uma visão mais global [do caso]. Estas provas indi-cam que a sentença foi equivocada"

José Diogo Bastos, advogado do vice-presidente, José Alencar

“Na prática, já houve a quebra de sigilo quando vários órgãos de imprensa trans-creveram segredos de Justiça. Por isso estou

pedindo para ele [juiz] formalmente quebrar o sigilo para que se possa ter acesso aos documentos e aos depoimentos, tendo assim uma visão mais global [do caso]. Estas provas indicam que a sentença foi equivocada”, disse o advogado ao G1.

A ação de paternidade foi ajui-zada por Rosemary em 2001. Ela disse que a mãe revelou a identidade do pai da professora ao ficar doente, 14 anos atrás. Segundo ela, Francisca mostrou a foto de um dos filhos de Alencar em um jornal e disse: “Este é seu irmão, filha”. Rosemary disse queo reconhecimento era uma “questão de honra” para a mãe dela.

Durante o processo, o juiz intimou Alencar a fazer um teste de DNA, mas o vice-presidente não compareceu. Na visão de Bastos, seu cliente não era obri-gado a fazer o teste porque não havia indícios de que a paternidade realmente existia. “Quando a ação foi ajuizada não houve juntada de nenhum documento sequer. Pelo entendimento do STJ, se não houver prova indiciária da paternidade, o acusado pode justificar isso para não preci-sar fazer o exame”, afirmou. o advogado poderá recorrer para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Repórter – MIchely Oliveira

Da redação - Dados portal G1

Rosemary Morais - Divulgação - Foto: Arquivo pessoal

Lula - Foto: www.g1.com.br

Page 13: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 13 Internacional...

Produtoras se inspiram em guerras

para criar jogos de tiro combate. A saída para as empresas foi mostrar a guerra do Vietnã, como em “Call of duty: black ops”, a Guerra do Afe-ganistão de 2001 no jogo “Medal of honor” ou partir para uma batalha moderna fictícia, no caso de “Modern warfare”.

A possibilidade de utilizar games para levar ao público elementos de guerras e de conflitos históricos fez com que as produtoras de jogos ele-trônicos investissem na produção de títulos com este tema. No início, a Segunda Guerra Mundial foi o tema preferido destes jogos. Com pesquisas aprofundadas e entrevistas com quem participou dos combates, os jogos se tornaram um documento interativo do que ocorreu na época. Nos últimos anos, a tentativa de apresentar combates mais recen-tes nos games causou polemica. O jogo de tiro “Six days in Fallujah”, que mostraria a investida norte-americana no Iraque, foi cancelado. O motivo foi a polemica de mostrar soldados dos Estados Unidos morrerem em

Da redação

Sarkozy promete endurecer políticas de segurança e

imigração na França

O presidente Nicolas Sar-kozy declarou nesta sexta-feira (30) "guerra" à criminalidade e anunciou um endurecimento de sua política de segurança e imigração na França.

Sarkozy reiterou a vontade de realizar "uma guerra nacional" contra "vadios e traficantes" num forte pronunciamento em Grenoble (centro-leste), palco recente de três noites de violência após a morte de um delin-quente durante um tiroteio com a polícia.

O chefe de Estado anun-ciou a intenção de retirar a nacionali-dade francesa "de todas as pessoas de origem estrangeira que tenham volutariamente atentado" contra a vida de um policial ou gendarme.

Atualmente, a retirada de nacionalidade é limitada a casos ex-cepcionais, como o terrorismo. O governo pretende incluir a poligamia nessa iniciativa. O presidente dese-

ja, igualmente "que a aquisição da nacionalidade francesa por um menor que tenha cometido crimes não seja mais automática, no momento da mai-oridade". Sarkozy também prometeu "estabelecer uma pena de prisão sem direito a qualquer benefício, de 30 anos, para os assassinos de policiais ou de gendarmes, um tema que deve-rá ser discutido pelo Parlamento de-pois do recesso".

Esta retomada do interesse do chefe de Estado pela questão da segurança, que foi um dos motivos de seu sucesso no pleito de 2007, data de há alguns meses. Após as eleições regionais catastróficas para a direita, em março, ele começa a preparação para as presidenciais de 2012.

Atualmente complicado por um assunto político-fiscal, no qual está envolvido seu ministro do Trabalho Eric Woerth, encarregado da reforma crucial das aposentadorias, e no ponto

mais baixo nas sondagens, Sarkozy quer apoiar-se em pesquisas mostrando que a delinquência ainda é uma forte preocupação dos franceses.

Nesta semana, o governo já anunciou um endurecimento de sua política de desmantelamento de acampamentos ilegais de ciganos vindos da Europa central. "Devemos pôr um ponto final nesses acampamentos. Eles constituem zonas de não-direito que 'não se pode tolerar", repetiu na ultima sexta-feira Nicolas Sarkozy.

Da redação

Sarkozy - Divulgação

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Demonstração

Page 14: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Página 14 Agenda BH...

Repórter - Ricardo Ribeiro Martins Uma jovem americana viaja para Vero-na, Itália, a famosa e inspiradora cidade onde foi criada a personagem Julieta Capuleto - sim, aquela da clássica obra "Romeu e Julieta". É neste local que ela descobre um grupo de pessoas que costuma responder às cartas - deixadas num muro - daqueles em busca de conselhos sobre o amor. A garota então responde a uma des-sas cartas, datada de 1951, o que acaba inspiran-do a autora a viajar para a Itália em busca daque-le que sempre foi sua verdadeira paixão. O fato também desencadeia uma série de eventos que irá mudar a vida de todos.

Gênero: Comédia Romântica

Duração: 1h45 Classificação: 10 anos

Direção: Gary Winick Elenco:

- Amanda Seyfried, - Gael García Bernal, - Vanessa Redgrave

Príncipe da Pérsia Titulo Original: Prince of Pérsia –

The Sands of Time Gênero: Ação, Ficção, Game

Conclusão:

Em Príncipe da Pérsia, Jake Gyllenhaal vive Dastan, um príncipe bastardo que não tem sangue real, mas sim muita coragem e também espírito de justiça, o que cativo o rei da Pérsia que o acolheu como filho.

Alguns anos se passaram, e Dastan ficou mais velho, um jovem com espírito de aventura e sem medo de nada, junto com seus dois irmãos que sim, tinha sangue real e o irmão do rei, Nizam (Ben Kingsley). Depois de um ataque ao Reino da Princesa Tamina (Gemma Artenton), a pedido do irmão que foi influencia-do pelo tio Nizam, eles tomam o castelo da princesa sobre ameaça de que a princesa estaria fornecendo armas para os inimigos da Pérsia, e em uma tentativa de tentar evitar. Eles resolveram atacar o castelo da princesa, mas chegando lá, eles não encontraram nenhuma arma como havia lhes contado, Dastan em luta com o mensageiro da princesa, consegui vencer e com isso pega a adaga, que no principio normal. Quando o Rei da Pérsia chega ao reino da princesa Tamina, ele recebe um tipo de túnica que Dastan o entrega como símbolo de vitória, mas a túnica estava envenenada, e com isso o rei morre lá mesmo. Os dois irmãos de Dastan acham que é ele que matou o rei, Dastan então foge junto com a princesa que decide ajuda-lo. Mas a princesa estava com interesse mesmo em recuperar a adaga que foi retirada do seu reino, pois a adaga não é uma adaga normal, ela tem o poder de voltar o tempo, mas Dastan não sabia, quando ele descobre, resolve utiliza-la para provar sua inocência e assim poder voltar ao Reino da Pérsia, mas infelizmente não vai ser tão fácil assim, pois Nizan também queria a adaga, para assim nunca ter nascido os herdeiros do Rei, com isso se tornaria rei da Pérsia. Dastan então vai junto com a princesa colocar a adaga onde deveria estar, pois caindo em mãos erradas ela acabaria com toda a humanidade.

Príncipe da Pérsia tem sua base original de um jogo, lançado em 2003 com a historia um pouco modificada que a do filme. Para quem conhece o jogo, sabe que o filme ficou muito bom em questão de cenário e demais quesitos apresentados.

O jogo segue uma trilogia, aclamado pelos críticos, tendo Prince Of Pérsia: The Sands Of Time, Prince Of Pérsia: Warrior Within e Prince Of Pérsia: The Two Thrones. Para quem gosta de games, ai também vai essa dica.

Por: Colunista JCE

Fernando Roger

ABUSADO (Autor: Caco Barcelos )

Abusado conta a história de vida, a rotina e os principais conflitos de um grupo de jovens que comandam o morro. O personagem prin-cipal é Marcinho, referido no livro como Juliano. Ele che-gou a ser considerado um dos maiores traficantes do país.O livro relata as curio-sas e marcantes histórias do Morro Dona Marta. O Autor, Caco Barcellos fala das torturas que a polícia praticava contra os morado-res e traficantes do morro. As invasões, perseguições e execuções. O livro conta vários depoimentos de Marcinho (Juliano), contando sobre sua vida e como ele conseguiu fugir para Argentina.

Por: Jornalista - repórter Evandro Avelar

Dicas de

Filmes...

Cultura.......

Há menos de um mês encerrou a Copa do Mundo 2010. O Brasil não trouxe o título e agora torcedores e jogadores terão que esperar mais quatro anos para alcançar o “Hexa Campeonato”. Enquanto muitos lamentam a perca do título, outros já fixam os olhares no futuro, para comemorar a vinda do evento que balança os quatro cantos do mundo e também para receber e aproveitar o momento para fazer bons negócios junto aos milhares de visitantes que virão para o Brasil na Copa de 2014.

Por este motivo o curso de inglês vem se tornando uma das grandes apostas de pais e estudantes, e principalmente comunicadores durante estes quatro anos até a realização do evento. Mas a língua ainda traz algumas dificul-dades na hora da absorção, por isso o uso de alguns métodos de ensino tem sido utilizado na hora de lecionar o inglês.

Em entrevista o diretor do Centro de Línguas

Novos métodos de introdução ao inglês podem ser

o grande diferencial na Copa de 2014

Livros em

Pauta....

Visite o blog - www.jornalcorreioeletronico.blogspot.com

Positivo (CLP) Luiz Fernando Schibelbain explica quais são as formas mais simples e diretas utilizadas hoje para introduzir o inglês. “Como a língua oral existe antes da escrita, o ponto de partida é a fala, a pronúncia, a compreen-são de música, filmes, etc., levando em consideração o mundo. O referencial com o nosso cotidiano é que torna relevante àquilo que nos motiva. Com crianças, trabalhamos com muita ludicidade, música, atividades de movimen-tos (cinestesia)”, disse.

Já com os adolescentes e adultos o diretor afirma que também cada um pode aprender utilizando ferramentas de seu cotidiano. “Com os adolescentes usamos músicas atuais, seriados americanos, filmes, trabalhos na Internet. Com os adultos, a praticidade da língua em situações de viagens, negócios, socialização”, falou. O diretor do (CLP) confia ainda, que estes meios vem se tornando um incentivo aos jovens de hoje que estão ligados as grandes produções de filmes, músicas e aparelhos tecnológicos que chegam diariamente no país. “Todos estes aparatos são sim um grande estímulo. Uma vez que estes alunos precisam de um tema comum em seu grupo para intera-girem e seguirem seus ídolos. As meninas atualmente estão muito interessa-das na saga dos vampiros (Crepúsculo) e os meninos nos esportes (Futebol). Além disso, a tecnologia e os jogos interativos são motivos de aprenderem mais para poderem se mesclar com seus amigos/friends”, afirmou.

Para a estudante Alessandra Siqueira do 4ªperíodo de Comuni-cação Social, a introdução do inglês através de meios do cotidiano como, internet filmes e músicas com certeza são impulsos, mas necessitam da prática e claro do apoio dos professores. “Concordo que hoje a internet e todos os meios ajudam na aprendizagem, mas a meu ver não adianta somente o aluno ter alguns exercícios e depois prática-lo com o uso de jogos, músicas e filmes. Eu, por exemplo, começo meu curso de inglês no final do ano e quero me preparar para a Copa de 2014, mas para isso claro, conto com todo o apoio e a cobrança de um professor”, salientou.

Para o diretor o interesse do aluno em aprender melhor, e praticar vai de sua necessidade, mas ele concorda que o professor é sim o grande disseminador. “Cabe ao professor semear isso em seus alunos; ele deve ser um conhecedor do universo de sua platéia para que haja relevância nos momentos de estudo. O jovem está muito mais questionador e amparado com argumentos que ele mesmo pesquisa e traz para dentro da escola. O professor hoje deve ser uma pessoa multimídia e aberta à amplitude do mundo globalizado, que está nas janelas dos computadores, dos aparelhos portáteis, da sala de aula e da TV”, concluiu. Mais informações sobre o Centro de Línguas Positivo pelo site: www.positivo.com.br/centrodelinguas ou também pelo e-mail: [email protected]. Confira.

Jornalista / repórter - Felipe José de Jesus

Diamond 4

Endere-

ço: Avenida Olegário Maciel

Capaci-dade:

209 lugares

Horários: 16hrs.

Telefone: (31) 4003-4136.

Preços: Segundas, terças e quintas: Matinê: R$ 11,00. Noite: R$ 13,00. Quartas: Matinê: R$ 10,00. Noite: R$ 10,00. Sextas, sábados e domingos: Matinê: R$ 13,00. Noite: R$ 15,00.

Feriados: Matinê: R$ 13,00. Noite: R$ 15,00.

O diretor do Centro de Línguas Positivo (CLP) Luiz Fernando Schibelbain

Divulgação

DIVULGAÇÃO

Page 15: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Cultura.......

Página 15

Um olhar sobre o cinema...

Por: Rafael Brandão

Repórter e Colunista

Quem já se revoltou contra a miséria, violência e a prostituição que estão a nossa volta? E quando eu falo “revoltar”, me refiro ao fato de cansar de ver essas coisas acontece-rem, de as pessoas se tratarem como lixo e não cansarem dessa situação. Aposto que mui-tos que estão lendo, tiveram vontade de fazer algo para mudar as coisas. Taxi Driver (1976) trata disso. Travis Bickle (Robert De Niro) é um veterano da guerra do Vietnã que mora em Nova York e por ter uma alma solitária resolve trabalhar como motorista de táxi no turno da noite. Talvez a indignação de Bickle não seja lá muito simpática para quem for ver o filme, mas a sutileza dessa brilhante atuação de De Niro mostra um sujeito cheio de perturbações e uma inteligência particularmente estranha. O perso-nagem alterna momentos de loucura com mo-mentos de bondade pura. Apaixona-se por Betsy (Cybill Sheperd) e com isso torna-se um tanto obsessivo, em contrapartida, cria um ten-ro (e quase paternal) carinho pela personagem Iris, vivida pela então pré adolescente Jodie Foster. Como eu sempre escrevo, não estou aqui para lhes contar o filme e sim para dar uma impressão sobre o mesmo e deixá-los com vontade de assistir a película em questão. O mais interessante dessa história é o fato de a loucura e o altruísmo andarem de mãos dadas.

“Como um cidadão que compra armas, quer matar alguém e que é obcecado por algo... Pode ter carinho por uma garota?” O Fil-me vai te responder. Serão esses os sentimentos verdadeiros de Bic-kle? Quem sabe ele seja “doente” ou maluco. Particularmente, acho o motorista de táxi um personagem fascinante. Na opinião deste que vos escreve, dos cinco filmes que Ro-bert De Niro e Martin Scorsese (direção) fizerem juntos, este é o melhor. O diretor mostra tudo de forma crua e verdadeira, o que é costurado perfeitamente com a atuação desse gênio das telonas. Assista! E no final, apenas pergun-te-se: Are you talking to me?

Artigos .......

Quando vivemos um caso ou estamos em um fim de relacionamento conturbado temos, geralmente, algumas atitudes sem nenhuma objetividade, que ora comprometem, ora substituem o discurso amoroso. Este aqui é entendido como toda tática engajada na conquista de alguém. E aquela – objetividade – como qualidade de objetivo, que é direto, prático, alvo.

Uma dessas atitudes são os telefonemas com informação do originador oculto (suprimido), porque o objetivo é só dar um toque, ou, ao ser atendido, não dizer nada. E mesmo podendo ser especulados na maioria das vezes, não produzem efeito algum.

Se há ambiguidade, logo, é pouco objetivo.

Vacilando na configuração do aparelho fui descoberto e, imediatamente, o telefone tocou de volta: 031978145.... Chamando...

– Alô?

– Você me ligou. O que é?

– (?)

– Alô?!

– É liguei. Tive vontade, mas pode deixar.

– O que é?

– Mudei de idéia. Foi impulso.

– Ah... Então... Tchau.

– Tchau!

Eu fui um artista!

As tramóias que são os relacionamentos (como o meu, o seu e o de todo mundo) começam a ser pretendidos, muitas vezes, com o olhar, que se por um lado acaba sendo eficaz nos chamados “carões”, por outro, pode gerar controvérsia, ou até constrangimento, quando o caso é de insucesso. Uma palavra vale mais do que mil olhares.

“Você foi um artista!” é o que se costuma dizer quando o que parece irrealizável é bem sucedido por alguém.

Em uma paquera cabe tal comentário se o pretendente for um jogador de futebol e a vítima for a Maitê Proença, por exemplo. Pois como vemos em entrevistas, os caras da bola, salvo raros profis-sionais, não costumam proferir nem meia frase eloquente. Por isso que seria curioso se convencesse uma mulher tão loira quanto inteli-gente.

Críticas à parte, é verdadeiro afirmar que um discurso amoroso eficaz é tão difícil de fazer quanto arte. Daí o sentido daque-

Por - William França Ray Repórter / Colunista

la frase em todos os casos.

Mas apesar de que sobre os sentimentos não se aplicam técnicas como na arte que se cria inspirada neles, uma característica tanto dos sentimentos quanto da arte, quando se concretizam de forma positiva, é a objetividade. Um reforço para essa idéia se obtém quando é ouvida a música “10 contados”, porque com frases diretas, curtas e certas apresenta um discurso objetivo, embora até o nome da compositora (Céu) seja o oposto.

Outra que é mestre nisso é a Norah Jones, can-tando aquelas palavras doces – Those Sweet Words.

Elas são artistas.

VOCÊ FOI UM ARTISTA?

TAXI DRIVER

Divulgação

Page 16: Jornal Correio Eletrônico - Edição 53

Equipe - Colaboradores Frederico Gazel ( Esportes / Xadrez) - Jornalista Karine Alonso ( Esportes / Futebol ) - Jornalista

Mariana Almeida ( Saúde e Vida)- Jornalista Ligia Bicalho - (Revisão) - Jornalista Aline Freitas - ( Revisão ) - Jornalista

Nilton Eustáquio ( Artigos ) - Jornalista Débora Dias ( Moda ) - Colunista

Igor Rocha ( Cidades BH) - Jornalista Maria de Fátima ( Dicas textos reflexão) - Colunista

Ezequiel Victor ( Brasil ) - Jornalista Matheus Gazel Lima ( Esportes / Arbitragem em Pauta)

- Colunista Renata Magalhães ( Esportes / Futebol Entrelinhas)

- Jornalista Bernard Hermógenes ( Informática ) -Jornalista

Marisa Ferreira ( Esportes - Vôlei– Basquete ) - Jornalista Jônatas Cristiano ( Minas ) - Jornalista

Geize Pires ( Cidades Contagem ) - Jornalista Elton Santos Bonifácio ( Esportes - Especiais) - Jornalista

Ricardo Ribeiro Martins ( Agenda / Cidades em Foco /Play List Musical ) - Jornalista

Daniela Costa ( Reflexões de uma mulher comum) - Jornalista

Rafael Rocha ( Cidades Contagem ) - Jornalista Rafael Brandão ( Um olhar sobre o cinema) - Jornalista

Paulo Pires ( Livros em Pauta) - Jornalista Maria Cecília ( Lazer e Turismo) - Jornalista

Lourenna Rodrigues ( Internacional ) - Jornalista Michely de Oliveira ( Política ) - Jornalista

Ariane Faria ( Brasil ) - Jornalista Renato Antunes (Cultura) - Jornalista

Fernando Roger (Dicas de Filmes) - Colunista Ana Paula Barros ( Dicas de Nutrição) - Colunista

Antônio de Pádua ( Informática ) - Jornalista Fabiano Coimbra ( O mundo Corporativo) - Colunista

Julio César ( Esportes / Bate Bola ) - Jornalista Jussara Fonseca ( Reflexões) - Jornalista

O Correio Eletrônico é uma publicação semanal, feita por profissionais formados em comunicação e estudantes, por meio de colaboração. É distribuído via e-mail para cerca de 100.000 pessoas (físico e jurídico) gratuitamente. Um jornal sem

fins lucrativos.

Cultura.......

Página 16

Reflexões de uma mulher comum...

Jornalista - Colunista

Daniela Costa

Quem pode dizer que não se assusta, se aflige, ou se preocupa,

diante de algo inusitado e desesperador? Um frio na barriga de pronto aparece,

a vontade de fugir, para ver se tudo aquilo se esquece,

mas, "o problema" continua ali, e logo, logo, acontece.

As noites de sono desaparecem; A angústia se instala e nos enlouquece;

O desejo de sumir permanece; Mas, "o problema", continua ali, e logo,

logo, acontece. Aos poucos, em um breve momento de sanidade, nos conscientizamos que cor-

rer,

nada vai resolver. Instintivamente percebemos que "o jeito"

é tentar vencer;

Vencer o medo, a insegurança, a desilu-são, e até mesmo a solidão.

Criar coragem, mesmo que para isto

tenhamos que buscá-la nas profunde-zas do nosso coração.

Porque "o problema" continua ali, mas...

Sua solução, pode estar em suas mãos!

Play List Musical....

David Bowie

Ano: 1969 Estilo: Rock

Álbum: Space Oddity O disco Space Oddity foi pri-meiro grande sucesso, chegou em 1969 com uma canção de Folk Pop orquestado na que narra a história de um astronauta perdido no espaço cha-mado Major Tom e à que intitulou Spa-ce Oddity em honra da película 2001: Odisea no espaço. Este tema abriria e daria no-me ao seu segundo LP, no que se a-proximava à música psicodélica, cor-rente dominante nesse momento. Foi o seu primeiro disco produzido por Tony Visconti e também contou que partici-pação de Rick Wakeman, tecladista do grupo Yes.

Confira este maravilhoso clássico

do Rock!!!!

Vale a pena ter este disco:

Preço: R$ 21,90 www.submarino.com

Jornalista - Evandro Avelar

Visite o site - www.jcorreioeletronico.webnode.com.pt

Problemas

Divulgação