Jornal da Liberdade

12
[email protected] O vice-governador Domingos Filho (PMDB), ao receber lideranças politicas e empresariais quando estava no exercício do Governo do Estado, assumiu o compromisso de trabalhar junto ao governador Cid Gomes (PSB) para melhorar as condições de segurança na cidade de Redenção, que tem atraído, com a chegada da Unilab, empresários, investidores, estudantes e professores. Redenção terá mais segurança, garante vice-governador do Ceará Agência bancária do Bradesco desembarca em Redenção Pág 3 JORNAL da LIBERDADE O periódico independente do Vale do Acarape REDENÇÃO - AGOSTO/2011 - ANO I - Nº07 - R$ 0.50 Café agroflorestal é tema de debate no I Simpósio no Maciço Antônio Diogo sonha com emancipação Realizada todos os anos no Santuário de São José, a celebração tem como objetivo agradecer ao san- to pelo período invernoso na região. Pág 6 Pág 7 Missa da Safra é celebrada na Boa Vista Caderno especial

description

Jornal da Liberdade de Redenção no Ceará!

Transcript of Jornal da Liberdade

Page 1: Jornal da Liberdade

[email protected]

O vice-governador Domingos Filho (PMDB), ao receber lideranças politicas e empresariais quando estava no exercício do Governo do Estado, assumiu o compromisso de trabalhar junto ao governador Cid Gomes (PSB) para melhorar as condições de segurança na cidade de Redenção, que tem atraído, com a chegada da Unilab, empresários, investidores, estudantes e professores.

Redenção terá mais segurança, garante vice-governador do Ceará

Agência bancária do Bradesco desembarca em Redenção Pág 3

JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape REDENÇÃO - AGOSTO/2011 - ANO I - Nº07 - R$ 0.50

Café agroflorestal é tema de debate no I Simpósio no Maciço

Antônio Diogo sonha com emancipação

Realizada todos os anos no Santuário de São José, a celebração tem como objetivo agradecer ao san-to pelo período invernoso na região.

Pág 6

Pág 7

Missa da Safra écelebrada na Boa Vista

Cadernoespecial

Page 2: Jornal da Liberdade

2 JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

Um show de fé e esperança. Es-sas palavras resumem momen-tos passados durante a apre-sentação do Padre Reginaldo

Manzotti, mediante as comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte, no mu-nicípio caririense. A fé impulsionou cerca de 50 mil fiéis a se dirigirem até a sede do Parque de Eventos Padre Cícero para louvar a Cristo.

O semblante de alegria e emoção de muitas pessoas presentes ao show era notório. Mãos levantadas ao peito e lágrimas escorriam da face de católicos, principalmente durante a canção “Cura, Senhor”, que levou centenas de fieis a fa-zerem reflexões.

Além de abordar momentos do show católico, a edição deste mês do JL conta como foi a entrega do quadro que mostra a cobertura da rede Somzzomsat no Estado do Ceará com as 15 emissoras que retransmitem diariamente o programa “Experiência de Deus - Evangelizar é preci-so”, de segunda à sexta, às 10 horas, na FM SomzoomSat 98,7.

Além da insegurança na região do Maciço de Baturité, questão que preocu-pa a população, o JL abordará em seu ca-derno especial de Antônio Diogo o sonho da emancipação, tema este que perpassa pela mente de muitos redencionistas. O sonho caminha para esta realidade. O JL e FM SomzoomSat 98,7 apoia a iniciativa.

Experiência de Deus em Juazeiro

PONTO DEVISTA Luzenor

de Oliveira Após resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes para a escolha do vereador mais atuante no município de Redenção, o vereador Mair-ton Bezerra (PR) foi até Recife-PE para ir em busca da medalha Imperador D. Pedro II.

Ao lado de Mairton estão os vereadores Vasti (PDT) e Cesariano Fernandes (PT).

Dona Maria das Dores, mais conhecida como Mocinha, não pensou duas vezes e saiu de casa para ir conferir os festejos do encerramento da festa de São Bento, no distrito que leva o nome do padroeiro. Ela revela que é ouvinte assídua do jornal Alerta Geral 1ª e 2ª edição, e fez questão de posar para uma foto ao lado do jornalista Luzenor de Oli-veira e do radialista Zezinho Queiroz.

A foto que você vê ao lado trata-se da pe-quena Geovanna, filha da Joelma Moreno, neta do João Moreno, da localidade de Manoel Dias. O en-contro para comemorar a realização do primeiro sa-cramento, o santo Batismo, contou com a presença de familiares e amigos que prestigiaram a inserção da Geovanna no fundamento da vida cristã, porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Parabéns Geovanna!

No último dia 9, Marquinhos Lima fez o pré-lançamento do seu CD no ginásio Ginásio de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Redenção. “O Senhor está presente neste trabalho e quero poder abençoar muitas famílias através das músicas (...) através desse CD, eu quero mostrar o que o Senhor pode fazer nas nossas vidas”, disse o cantor. O lançamento oficial está previsto para acon-tecer até o início de setembro.

Ú LT I M A S

Conhece aquele palavriado que diz “não podemos agradar gregos e troianos”? Nos últimos meses, a FM SomzoomSat 98,7 tem quebrado esta linha de raciocí-nio através de uma programação bastan-te diversificada e, assim, conquistando e conservando a credibilidade dos ouvintes da região do Vale do Acarape e Maciço de Baturité. Depois de Alerta Geral 1ª e 2ª edi-ção, Acorda Vale, e programa religioso Ex-periência de Deus – Evangelizar, a emissora conta agora com o programa Super Brega da FM SomzoomSat 98,7, comandado pelo radialista Zezinho. Todos os domingos, das 10 às 13 horas, você confere os mais fa-mosos sucessos do estilo brega musical.

O Centro de Referência no combate à violência à mulher (CRM) Helena da Silva Matos, o único na região do Maciço de Ba-turité, foi inaugurado no último dia 19, em Redenção. A instituição tem por objetivo desenvolver programas que visem a me-lhoria da qualidade de vida das mulheres, principalmente aquelas que são vítimas de violência no município. A defensora públi-ca Monica Barroso (foto), coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, desta-cou a importância do Centro em Redenção como também afirmou que todos os muni-cípios cearenses terão um CRM.

Programação da 98,7 conta com Super Brega

Centro de Referência combate à violência contra a mulher

EX

PE

DIE

NT

E

Diretor-Presidente: Luzenor de Oliveira Diretoria Jurídica: Vicente Aquino

Diretor de Conteúdo e Editor: Donizete Arruda

Redação: Roberta Farias Comercial: Zezinho Queiroz e Rosa Ferreira

Projeto Gráfico: Jônatas Gadelha Diagramação: Flávio Marques

Colaboração: Josaphat MarinhoFALE CONOSCO: Rosa Ferreira e Zezinho Queiroz Tel.: (85) 3332.1087 / 9100-1037 E-MAIL: [email protected]

Page 3: Jornal da Liberdade

3 JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

Casamento caipira em um cenário improvisado pelos amantes de festivais de qua-drilhas. Foi desta forma que

os participantes do Liberfest – Festi-val Junino, que reuniu grupos de dan-ça das regiões do Vale do Acarape e Maciço de Baturité, competiram para garantir a vaga para o VII Campeona-to Estadual Festejo Ceará Junino. O evento, realizado nos últimos dias 24 e 25, também teve o objetivo de cola-borar com a difusão da cultura popu-lar cearense e nordestina.

Sediado em Redenção, através do apoio entre prefeitura e Secreta-ria de Cultura do Estado, a final do XIII Festejo Ceará Junino aconteceu no Ginásio José Neves de Castro. A vencedora foi o grupo Luar Serrano, natural do município de Palmácia, se-guida do Arraial Pé de Serra, de Re-denção e, com a medalha de bronze, a Queima Fogueira, de Itapiúna.

Além de conquistar o primei-ro lugar dos jurados, a Luar Serrano também destacou-se no Melhor Re-

Redenção sedia XIII Ceará Junino Arraiá Pé de Serra lança documentário

Arraiá Pé de Serra leva a segunda posição no XIII Ceará Junino

Padre Raimundo Nonato

pertório e Melhor Marcador. Já a Mellhor Rainha ficou com a Pisada do Sertão. O Melhor Noivo foi para a Queima Fogueira e a Melhor Noiva com o grupo Pé de Serra.

Várias autoridades locais pres-tigiaram o evento como a prefeita

Cimar, o secretário de Esporte e Ju-ventude, Nonato, o secretário de In-fraestrutura Ronaldo Teixeira e famí-lia, o ex-vereador Fernando Simões, ao lado de sua esposa, o jornalista Luzenor de Oliveira e o radialista Ze-zinho Queiroz.

A história documentada em um vídeo de aproximadamente 30 minutos. Nas cenas, um breve resumo daqueles que um dia fizeram e/ou até hoje fazem parte do grupo de quadrilha Arraiá Pé de Serra, natural do município de Redenção. Hoje à frente da Associação Comunitária Cultural Arraiá Pé de Serra, está o presi-dente Roberto, conhecido popularmente como Roberto Pé de Serra.

Jardelson Lima, o autor do curta--metragem, contou com ajuda do Roberto e de amigos para fazer a junção das ima-gens capturadas para a produção do do-cumentário. O jovem fala que já possuía amigos que inte-gravam o grupo quando, certo dia, teve a opor-tunidade de co-nhecer o Rober-to Pé de Serra. “Eu já tinha esse pensamento de fazer algo sobre o grupo, mas não tinha falado nada (…) foi quando conversando com o Roberto, ele disse que tinha vontade de fazer e então eu pensei 'por que não fazer um documentário?'”, disse Jardelson.

Missa celebrada pelo padre Nonatoé transmitida pela Rádio FM 98.7

Crescimento econômico atraiBradesco para Redenção

“É uma boa forma de passar a palavra de Deus”, disse o pároco da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com relação à iniciativa da FM SomzoomSat 98,7 em proporcionar a transmissão da Missa Dominical, a partir das 19 horas.

O jornalista Luzenor de Oliveira visitou a residência do padre Raimundo

O crescimento econômi-co, impulsionado pela chegada da Universidade Internacional da Lusofonia-Afro-Brasileira (Unilab), e pelos investimentos de empre-sas dos ramos de supermerca-dos, imobiliário e eletrodoméstico, atraiu, para Redenção, uma das maiores instituições financeiras do País. O Bradesco está chegan-do ao município com a instalação de uma agência na Rua Marachel Deodoro, esquina com Eduardo Abreu, ao lado da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Imaculada Comcei-ção. Com a instalação do Bradesco, a população passa a contar com duas agências bancárias: a outra, é do Ban-co do Brasil.

O Município de Redenção, com pouco mais de 26 mil habitantes, res-pira crescimento, principalmente, na sede, onde o fluxo de veículos, consu-

midores e visitantes tem aumentado. É visível o aquecimento da economia que ganha, tam bém, com a movimen-tação dos recursos destinados aos programas sociais do Governo Fede-ral e ao pagamento de aposentados e pensionistas. Grandes redes do varejo de eletrodomésticos - como a Maca-vi, estão chegando a maior cidade do Vale do Acarape.

Nonato para fazer a entrega do apare-lho eletrônico “link” que proporciona a transmissão da celebração eucarística.

“A iniciativa trabalha o lado hu-manitário e da solidariedade”, disse o pároco. Vale ressaltar que a transmis-são possibilita a alguns católicos que, por algum motivo – quer seja de enfer-midade ou outro problema – estão im-possibilitados de se dirigir até à Igreja para fazer suas orações.

Page 4: Jornal da Liberdade

Luzenor de Oliveira com prefeito de Juazeiro Manoel Santana

O grande líder de audiência nas manhãs de segunda à sexta feira na FM SomzoomSat 98,7, Padre Reginaldo Manzot-

ti, encantou o público em apresentação durante a abertura das comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte, município caririense. O show aconteceu no Parque de Eventos Padre Cícero, no último dia 17, e contou com a presença de cerca de 50 mil fiéis, entre crianças, jovens e adultos.

A santa missa foi celebrada pelo sacerdote que aproveitou o momento para abençoar o povo cearense e clas-sificou a si próprio como um “privilegia-do” em ter sido convidado para abrir o evento. No momento em que o prefeito do município, Manoel Santana, fazia a entrega de uma placa comemorativa aos 100 anos de Juazeiro, o público festejou e gritou “Ele merece!”.

O padre pediu bênçãos para os jovens, a santificação do casamento e a valorização do ser católico e disse ainda que “é preciso que todos orem como melhor forma de afastar a inve-

4 JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

ja e neutralizar o mal”. As referências ao Padim Ciço e seus conselhos eram constantes e acolhidas com calorosas salva de palmas do público.

Na mesma data do show, o padre foi honrado com o recebimento do título de Cidadão Juazeirense, imposto pela Câmara Municipal em solenidade com apresentações teatrais relacionadas ao Padre Cícero.

O jornalista Luzenor de Oliveira visitou o camarim do sacerdote para fazer a entrega de uma camisa do Gru-po Cearasat e ainda um quadro com a lista das 15 emissoras que retransmi-tem o programa Experiência de Deus. “Eu quero agradecer a presença de vocês do grupo da rede Somzoomsat, agradeço a transmissão do programa Experiência de Deus. Dizer que pra mim é motivo de muita alegria poder estar nestas 15 emissoras falando da pala-vra de Deus, e levando a mensagem do evangelho do nosso Senhor Jesus Cris-to”, disse o sacerdote.

Ele ressaltou ainda a importân-cia da sua contribuição para a renova-

Show do padre Reginaldo Manzottitem presença da Somzoom Redenção

ção da fé cristã. “O que eu mais desejo é poder contribuir para que as comuni-dades, as paróquias e dioceses pos-sam sentir mais no povo uma fé viva,

simples e verdadeira”. Ao ser indagado sobre o sucesso do programa, Padre Reginaldo Manzotti foi breve e objetivo: “atribuo a Jesus Cristo”, concluiu.

Durante as comemorações do Centenário de Juazeiro do Norte, região do Cariri, o diretor da FM SomzoomSat 98,7 Redenção, Luzenor de Oliveira, foi homenageado em reconheci-mento aos serviços prestados para o desenvolvimento dos 100 anos de história do mu-nicípio caririense. O Jornal do Cariri, impresso distribuído na região sul do Ceará, insere-se dentre os produtos do Grupo Cearasat de Comunicação, juntamente com as rádios afi-liadas da Rede Somzoomsat, Portal Ceará Agora e Jornal da Liberdade.

A solenidade foi realiza-da no último dia 18, data em que é comemorado o Dia da

Grupo CearaSat recebe homenagem no Dia da ImprensaImprensa em Juazeiro, quando várias autoridades que compõem a mídia local do Cariri compareceram ao Memorial do Padre Cícero para receber homenagem

da Prefeitura Municipal.Durante a solenidade, o prefeito

Manoel Santana (PT) elogiou o papel da imprensa e tratou da importância

da crítica e afirmou que, com a atuação dos veículos de comunica-ção, a democracia está cada vez mais fortalecida. “A imprensa crí-tica, propositiva e independente é fundamental para a democracia’’, destacou Santana.

O jornalista falou em nome dos homenageados e ressaltou o desafio dos que fazem a profis-são e do nível de desenvolvimento que se encontra hoje a região ca-ririense. Luzenor contou a história do Grupo CearaSat – da primeira rádio AM em Guaraciaba do Nor-te, da primeira FM SomzoomSat

no Município de Redenção (2000), da rede de emissoras em parceria com a SomZoomSat e da sua história em Jua-zeiro do Norte.

Emocionado, o sócio do jornalista Donizete Arruda no Grupo CearaSat de Comunicação, falou sobre a sua história quando, nos anos 70, era vendedor de velas nas romarias, na Praça da Igre-ja do Socorro, no Horto e na Praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores e ambulante nas feiras do Pirajá, do Cru-zeiro, em Juazeiro do Norte, e na cidade do Crato.

Das ruas de Juazeiro para a construção do maior grupo de rádio do Ceará, Luzenor disse que foram muitas lutas, contratempos, incompreensões, mas, acima de tudo, desafios e con-quistas.

JUAZEIRO DO NORTE

Padre Reginaldo Manzotti abençoa cristãos cearenses em show no Cariri

Page 5: Jornal da Liberdade

A insegurança gera preocupação entre moradores e autoridades políticas dos municípios do Ma-ciço do Baturité. As cidades que

compõem o Vale do Acarape (Redenção, Acarape e Barreira) se ressentem de maior contingente de policiais. O nú-mero de assaltos, roubos, agressões físicas e homicídios deixa a população ainda mais insegura. Essa preocupação com a insegurança foi levada ao governa-dor em exercício Domingos Filho (PMDB) por lideranças políticas e empresariais do Município de Redenção.

O encontro, que contou com a presença da prefeita Cimar, dos jorna-listas Luzenor de Oliveira e Donizete Arruda, do radialista Zezinho Queiroz, e dos vereadores Aécio Bezerra (Presiden-te da Câmara Municipal de Redenção), Beto do Mercado e José Idalécio, abriu perspectivas para melhoria da seguran-ça nos municípios do Vale do Acarape. Durante a audiência, Domingos Filho re-cebeu um documento com relatos sobre a necessidade de maior policiamento na região, principalmente, Redenção, que, atualmente, atrai investidores, estudan-tes e professores da Universidade da Lusofonia-Afro-Brasileira (Unilab).

Ao receber o documento, Domin-gos Filho conversou, por telefone, com o Superintendente da Polícia Civil, dele-gado Luis Carlos Dantas, para saber se Redenção estava entre as cidades que irão receber novas delegacias de polí-cia. O município não se encontra nessa

5 JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

Show do padre Reginaldo Manzottitem presença da Somzoom Redenção

Lideranças pedem ao vice-governador melhoria para segurança em Redenção

relação, mas, a partir da reunião, Do-mingos assumiu o compromisso de tra-balhar junto ao governador Cid Gomes (PSB) para Redenção também receber uma delegacia de Polícia Civil.

‘’Estou assumindo o compromis-so de trabalhar dentro do Governo para serem melhoradas as condições de se-gurança na região do Vale do Acarape que, sem dúvidas, vive hoje um novo momento com a chegada da Unilab’’, disse Domingos Filho, minutos após ler o texto do documento levado pelas lideranças políticas e empresariais em nome da população de Redenção (Leia na íntegra o documento).

Documento pede mais segurançaExcelentíssimo Sr. Governador em exercício do Estado do CearáDomingos Aguiar FilhoFortaleza, 30 de junho de 2011

O crescimento populacional, a chegada de novos investidores e a presença de estudan-tes de países asiáticos e africanos atraídos pela Universidade Federal Internacional da Lusofo-nia Afro-Brasileira (Unilab) representam mais uma grande conquista para a cidade de Redenção. Conquista para uma cidade que tem uma das mais belas páginas escritas da história política e social do Brasil com a libertação, em 1883, dos escravos.

Redenção cultiva o seu passado de glória, recebe com calor os visitantes e investidores e sonha com um futuro bem melhor para a sua gente. Um futuro que está em plena construção a partir da chegada da Unilab. Agora, o sonho desse futuro de prosperidade é acalentado, tam-bém, nas parcerias entre Governos Municipal, Estadual e Federal. Uma dessas parcerias está na área de segurança pública.

Motivo de preocupação entre moradores, autoridades, lideranças políticas, empresa-riais, religiosas e comunitárias, a insegurança gera angústia diária. Os casos de violência – assaltos, homicídios e roubos, assustam moradores, comerciantes e visitantes do Vale do Acarape (Redenção, Acarape e Barreira). A realidade sobre a insegurança e os novos horizontes do crescimento econômico e social de Redenção se retratam na manifestação popular por meio dos microfones da Rádio FM SomzoomSat 98.7, e do Jornal da Liberdade, veículos de comuni-cação com sede na terra da libertação dos escravos.

Maior cidade do Vale do Acarape, Redenção, como uma população estimada em 26.000 habitantes – dados do Censo do IBGE/2010, se ressente de maior contingente policial, com mais viaturas e melhores condições de funcionamento da Delegacia de Polícia Civil. A maior preocupação, neste momento, é o temor exposto no semblante dos moradores com o aumento dos casos de violência.

Diante do exposto, vimos ao Excelentíssimo Sr. Vice-governador no exercício do cargo de Governador do Estado do Ceará, Domingos Aguiar Filho, solicitar estudos e medidas para melhoria das condições de segurança do Município de Redenção e do Vale do Acarape.

Atenciosamente,Francisca Torres BezerraPrefeita Municipal de Redenção

José Idalécio Silva de AquinoVereador

Francisco Roberto Sousa CostaVereador

Paulo Marcello Rabello FrancoVereador

Zezinho Queiroz Radialista

Donizete ArrudaJornalista

Aécio BezerraPresidente da Câmara Municipal

Luzenor de OliveiraJornalista

Fachada da Delegacia de Redenção

Líderanças reunidas com o o vice-governador, Domingos Filho

Destacamento policial de Acarape desativado

Page 6: Jornal da Liberdade

6 JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

Os festejos de São Bento, no distrito que leva o mesmo nome do santo, no município de Redenção, chegaram ao fim

no último dia 11 com uma grande festa. O evento contou com a celebração euca-rística comandada pelo seminarista Ro-gério Araújo e em seguida, a realização de um Rifão, promovido pela Capela de São Bento.

Durante a homilia, o seminarista abordou a importância da continuidade da devoção à São Bento, mesmo após o término dos festejos. “A festa acaba, mas a missão continua”, disse Rogério. Ele reforçou ainda sobre a questão da renovação da fé em Deus, através da “oração e trabalho”.

Através da colaboração de mo-radores da localidade e de demais po-pulares de Redenção, a lista do Rifão pode contar com 28 premiações que vão desde materiais de higiene e ele-trodomésticos, como toalha de banho,

Distrito de São Bento festeja padroeiro

Por Josaphat Marinho

O I Simpósio de Revitalização do Cul-tivo de Café Agroflorestal do Maciço de Batu-rité – organizado pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e pela Embrapa Café (Brasília/DF) – unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuá-ria (Embrapa), levantou uma discussão com pequenos produtores do Maciço sobre alter-nativas de reforço à produção agroecológica na região. No evento, estiveram reunidos produtores, técnicos, pesquisadores das principais instituições nacionais de pesquisa na área, representantes das prefeituras da

região e de instituições de fomento. Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, explica que a cafeicultura no Maciço de Baturité é uma das poucas no Brasil em sistema agroflores-tal, tradicional e orgânico, o que favorece a busca pela a Indicação Geográfica.

O café do Maciço de Baturité é cul-tivado sob a sombra de árvores da Mata Atlântica, isso contribui para melhoria da qualidade do grão e evita a ocupação e a exploração desorganizada dos recursos na-turais. “O sistema agroflorestal possibilita a manutenção da biodiversidade no Maciço”, salienta Sérgio Parreiras. Outras vantagens

do cultivo agroecológico são a proteção do solo e a promoção do equilíbrio biológico na-tural da região, que é uma Área de Proteção Ambiental. O coordenador do evento, Fran-cisco Xavier, diz que a ideia é envolver pro-dutores, pesquisadores, estudantes, insti-tuições públicas e privadas na identificação de demandas de P&DI. Atualmente, confor-me Xavier, a produção de café no Maciço de Baturité é muito baixa, cerca de 15 mil sacas por ano. A ação foi realizada no hotel Escola Senac, através do patrocínio do Ban-co do Nordeste e com o apoio do Grupo Três Corações, Sebrae e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga.

Café agroflorestal é debatido em Simpósio no Maciço

liquidificador, ferro, cafeteira, assim como aparelhos eletrônicos, como celu-lar, DVD e outros.

A animação da noite ficou por conta da banda Alto Som, composta pelo tecladista Wendel e o vocalista

Zaro. Certo momento da apresenta-ção, o vocalista cedeu o microfone para a voz do pequeno Mateus da Sil-va, de apenas sete anos de idade. O vozeirão do garotou conquistou o pú-blico presente, ao som de sucessos

de cantores, como por exemplo, Luan Santana e Paula Fernandes. A mistu-ra de uma boa música, do friozinho da serra e ainda da variedade de comidas típicas no evento tornaram a noite ani-mada e agradável.

Seminarista Rogério hasteando a bandeira de São Bento, momento eucarístico e cantor mirim, Mateus

Page 7: Jornal da Liberdade

Redenção tem 1a Copa da Serra de Futsal7 JORNAL da LIBERDADE

O periódico independente do Vale do Acarape

O município de Redenção reali-za Primeira Copa Serrana de Futsal. O campeonato, com a participação de 13equi-

pes, é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e conta com o apoio da Rádio FM SomzoomSat 98.7 (Somzoomsat) e Jornal da Liberdade. Os jogos, realizados no Ginásio Po-liesportivo José Neves de Castro, na sede de Redenção, e tem a participa-ção exclusiva dos times das serras e distritos.

“Mobilizamos os representan-tes das equipes e decidimos realizar a Copa Serrana de Futsal para forta-lecer a prática das atividades esporti-vas nas serras e nos distritos. A idéia desse evento, que nos foi apresen-tada pelo Franzé (Francisco José da Silva), já se transforma em realidade uma vez que temos a participação de 13 equipes’’, disse o Secretário de Esportes, Raimundo Pinheiro de Lima (Nonato), ao destacar, ainda, a

parceria com o Grupo CearaSat de Comunicação. A equipe campeã leva-rá a Taça Jornal da Liberdade e FM SomzoomSat 98.7.

A reunião para definir regras e sorteio dos jogos mobilizou os repre-sentantes do JVASP (Jorge Ailson, do Guassi II), JRCG (Renato Kleyber), do Flamenguinho, do Salgado (Antonio José), Novo Barra Nova (Francisco Maciel), Barra Nova (Antonio Nona-to), Manuel Dias e São Bento (Ricar-do Sérgio), Faísca (Joaquim Leitão Gadelha), Galáticos, do Olho D’agua (Alderlan de Oliveira), e Camará, do Guassi (Williano Pinheiro). Além dis-so, irão participar dos torneios os se-guintes times: Brenha, Faísca 2, Vila Nova, Guerreiros de Cristo.

RESULTADOSOs resultados dos jogos, o dia-a-dia das equipes que participam da Pri-meira Copa Serrana de Futsal estão na programação da FM 98.7.

Na etapa regional das limpí-adas Escolares 2011, sediada em Redenção, participaram cerca de 400 estudantes atletas, entre 12 e 17 anos, de escolas dos municípios que compõem o Maciço, distribuídos nas modalidades de voley, handebol, basquete, futsal, entre outras, nas categorias infantil e juvenil. Segundo o secretário de Esporte e Juventude de Redenção, Nonato, “as Olimpíadas Escolares são divididas em quatro etapas: municipal, regional, final nor-te ou sul, e final estadual. O campeão da etapa municipal passa para a eta-pa regional. O campeão da etapa re-gional passa para a final norte ou sul e os 3 melhores colocados vão para as finais estaduais”. Os campeões da etapa estadual, por sua vez, irão re-presentar o Ceará na edição nacional, nas categorias infantil e juvenil, que serão disputadas em João Pessoa (PB) e Joinville (SC), respectivamen-te. A abertura da fase regional contou com a presença do Secretário Adjunto de Esporte, Márcio Lopes, do presi-dente da Confederação Brasileira do

Todos os anos a população da localidade de Boa Vista celebram a Missa da Safra, sendo este ano co-mandada pelo pároco da igreja matriz de Redenção, Padre Raimundo Nona-to. Dezenas de fiéis compareceram à celebração no último dia 23, que objetivou agradecer ao período inver-noso que trouxe uma boa safra na produção da colheita na região. Antô-nio de Castro Medeiros, que integra o grupo de católicos da igreja matriz de Redenção, prevê um projeto que visa

a construção de uma imagem de São José com cerca de 10 metros, no San-tuário. “Nós queremos melhorar mais o Santuário, fazer piso, bancada, uma imagem de São José de 10 metros de altura e criar um altar mais bonito”, disse. Desde a construção do santuá-rio, em 14 de janeiro de 2006, que é feita a celebração, terreno doado por Joana Amélia Ferreira. “A vontade que eu tenho é mobilizar para que fique na história da igreja para que ela seja a força maior aqui”, explica.

Olimpíadas Escolares 2011 Boa Vista tem Missa da Safra celebrada no Santuário de São José Desporto Escolar, Sérgio Rufino, da

prefeita Cimar, do secretário Nonato, além do jornalista Luzenor de Oliveira e do radialista Zezinho Queiroz. A pro-moção de ações esportivas voltadas também os recém-chegados alunos africanos em Redenção está na pauta do governo do Estado. Lopes esclare-ce que não foram definidas estratégias tais ações, mas há o interesse em re-alizar a iniciativa.“De que forma nós vamos fazer nós não definimos ainda, mas a gente tem o interesse de intera-gir”, conclui.

Chave A (Seis equipes) – Barra Nova, Novo Barra Nova, Flamenguinho, Guerreiros de Cristo, JVASP e Faísca 1.Chave B (Sete equipes) – São Bento, JRCG, Os Galáticos, Manoel Dias, Brenha, Faísca 2, e Vila Nova.

Confira as chaves já formadas: Secretário Nonato, professor Jacó Teixeira e líderes de equipes participantes

Page 8: Jornal da Liberdade

8 JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

Prefeitura dá total atenção a acarapenses com recursos próprios

Informe Publicitário

SAÚDE EDUCAÇÃO

AÇÃO SOCIAL

Construção de três novos postos de saúde no município para atender melhor a população

Prefeito Acélio Freitas inaugurou recentemente um novo posto de saúde padrão localizado na sede do município. Contamos com médicos e enfermeiros em todas as equi-pes, priorizando a atenção básica e buscando soluções para os problemas apresentados.

Com recursos próprios, prefeito Acélio Freitas transforma um prédio abandonado em uma creche municipal, in-vestindo na melhoria da educação das crianças.

Programa de erradicação do trabalho infantil atualmente acompanha 150 crianças. As cri-anças são assistidas com carinho e atenção.

Deputado Federal Domingos Neto, prefeito Acélio Freitas e governador Cid Gomes

Deputado Roberto Cláudio, prefeito Acélio Freitas e vice-governador Domingos Filho

São beneficiadas mais de 100 gestantes com o Projeto Cegonha, onde as participantes recebem aocmpanhamento.

Atualmente 120 idosos da sede e de locali-dades participam do grupo Flor da Idade através de atividades realizadas em grupos.

A localidade de Carro Atolado hoje também conta com um posto de saúde modelo para o melhor atendimento ao povo da localidade com uma equipe de médicos, en-fermeiras, dentista e atenção básica.

Creche Raio de Luz, localizada no bairro São Benedito, foi construída pelo prefeito Acélio Freitas para maior espaço e melhor desempenho de aprendizagem das nossas crianças.

Localidade de Riachão do Norte também é atendida por um posto de saúde modelo onde a comunidade conta com médicos, enfermeiras, dentistas e atenção básica à disposição sempre que precisarem.

Prefeito Acélio Freitas constrói mais uma creche para rece-ber os alunos do conjunto São Francisco.

A antiga escola Vocacional foi desapropriada pelo prefeito para proporcionar melhor aprendizado para os alunos da rede municipal, espaço e desempenho dos alunos. Hoje é chamada de Escola Municipal Pe.Antônio Crisóstomo.

Acélio Freitas constrói creches com recursos próprios e faz aquisição da escola vocacional

Secretaria de Ação Social desenvol-vendo projetos para o povo

PARCERIAS:

Page 9: Jornal da Liberdade

Antônio Diogo, um distrito com características de cidade

Especial Antônio Diogo

A iniciativa promovidade pela Igreja Nossa Senhora de Lurdes teve como objetivo arrecadar fundos para contribuir em reformas e constru-ções na paróquia.

Redenção deu entrada com a solicitação junto ao Instituto do Patri-mônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2009.

Igreja promove bingo beneficente

Estação pode virar Centro Cultural

“Eu sou emancipalista por convicção. Reden-ção é um caso típico que a emancipação é

vitoriosa e não derrotada”. Assim se posicionou o vice-governador Domingos Filho (PMDB), ao receber, na condição de governador em exer-cício, lideranças políticas e empre-sariais que defendem a transforma-ção de Antônio Diogo em Município. O encontro, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, reuniu a prefeita Ci-mar, os jornalistas Luzenor de Oli-veira e Donizete Arruda, os verea-dores Aécio Bezerra, José Idalécio, Beto do Mercado e Paulo Marcelo e o radialista Zezinho Queiroz. Ou-tra voz em defesa da emancipação é da professora e ex-vereadora Ân-gela Pinheiro. O sonho da emanci-pação é alimentado pelos mora-dores que vêem, nessa mudança, melhoria das condições de vida, a exemplo do que aconteceu com dis-tritos que foram transformados em municípios. O Jornal da Liberdade e a Rádio FM 98.7 (Somzoom Reden-ção) apóiam essa luta.

JORNAL da LIBERDADEO periódico independente do Vale do Acarape

Page 10: Jornal da Liberdade

2

Emancipação de Antônio Diogo ésonho alimentado pelos moradoresCerca de 10 mil habitantes do distrito An-

tônio Diogo, município de Redenção, cria expectativas para que o sonho da eman-cipação política torne-se realidade. Até

agora, apoio de lideranças políticas é o que não falta. Durante um encontro no Palácio da Aboli-ção, em Fortaleza, estiveram presentes ao lado da prefeita Cimar os vereadores Aécio Bezerra, atual presidente da Câmara dos Vereadores, além dos representantes do legislativo municipal Beto do Mercado, Paulo Marcello, e José Idalécio, além dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Donizete Ar-ruda, e do radialista Zezinho Queiroz. O momen-to foi presidido pelo governador em exercício na data, Domingos Filho, que destacou a importância da emancipação política para o distrito. “Eu sou emancipalista por convicção. Redenção é um caso típico que a emancipação é vitoriosa e não derro-tada”. O vice-governador Domingos Filho, durante 10 dias, assumiu o Governo do Estado com a via-gem do governador Cid Gomes (PSB) para o ex-terior. Sempre defensor da criação de novos mu-nicípios, Domingos Filho, enquanto presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, foi o mentor de todos os debates relacionados à emancipação de distritos. O plenário do Legislativo Estadual apro-vou os projetos com pedidos de autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para serem reali-

Professora Ângela Pinheiro apoia emancipaçãoSão quase 27 mil habitantes em Redenção, sendo mais de 10 mil so-

mente residentes em Antônio Diogo. Dentre aqueles que estão de acordo com a elevação do distrito à categoria de município está a ex-vereadora e professora Ângela Pinheiro. “A emancipação vai trazer uma grande determi-

nação para o progresso”, disse. Ela conta que, a cada ano, é notório o crescimento da re-

gião, principalmente no segmento voltado para o comércio. “O comércio aqui está mais desenvolvido (...) antes, minha rua não tinha um comércio, hoje já tem um depósito de construção e mercantil”, conta Ângela.

Em relação ao posicionamento assumido pelo vice--governador Domingos Filho, a representante do legislati-vo revela que admira a preocupação do político em eman-cipar distritos cearenses e garante que estará sempre a favor da iniciativa. “Se tiver plebiscito eu vou às ruas e tudo o que eu puder fazer pela emancipação, eu vou fazer”, finaliza.

zados os plebiscitos para os moradores decidirem sobre a emancipação de suas respectivas locali-dades. Os plebiscitos dependem, agora, do TRE.

Em um passado-recente, dois distritos de Redenção elevaram-se para a categoria de muni-cípio: Barreira e Acarape. “O que Barreira e Acara-pe diminuíram na importância de Redenção? Em absolutamente nada. E os dois distritos natural-mente cresceram sem diminuir nada em Reden-ção”, disse o vice-governador.

Durante a audiência, o governador em exer-cício atentou-se com atenção das exposições feitas pela prefeita Cimar e pelo jornalista Luze-nor de Oliveira sobre a necessidade em agilizar o processo de emancipação do distrito de Antônio Diogo. “Nessa luta, vocês, Cimar, Luzenor, meus amigos vereadores, contam com meu apoio inte-gral. A emancipação é um sonho. Um sonho de vida melhor, como pode se ver nos distritos que foram emancipados’’, acrescentou Domingos Fi-lho, com ênfase na importância dos meios midi-áticos para difundir o valor da emancipação para o conhecimento da população. Vale ressaltar ain-da que, de acordo com o ex-presidente da AL do Ceará, o município de Redenção, mesmo com a emancipação de Antônio Diogo, não sofrerá per-das na transferência de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Especial Antônio DiogoC a d e r n o

Vice-governador Domingos Filho, prefeita Cimar e o jornalista Luzenor de Oliveira

Page 11: Jornal da Liberdade

3

Colônia Antônio Diogo guarda memória da epidemia de Hanseníase no Brasil

Medo e preconceito envolviam pensamentos da maioria das pessoas que presenciaram o auge da Hanse-níase em todo o país, período anterior à década de 70. A Colônia Antônio Diogo, localizada no distrito que tem o mes-mo nome, em Redenção, caracteriza-se como um centro de abrigo para os vitimados da doença, que hoje conta com o apoio de parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

A construção deu-se em 1928. Nas dependêncis da estrutura física do local podem-se observar locais adap-tados e, ao mesmo tempo, diferenciados, como forma de

Emancipação de Antônio Diogo ésonho alimentado pelos moradores

Deficiência de enfermeirosDentre as áreas atuadas por profisisonais da

área de saúde na Colônia, há a deficiência de enfermei-ros para atender a demanda dos pacientes que ainda residem no local. “Temos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médico, enfermeira (...) temos um quadro praticamente completo, mas que deixa a desejar só na Enfermagem (...)”, conta Assis.

Quando surgiu o tratamentoAntes da década de 70, utilizava-se um anti-le-

prótico que não era antibiótico. Já em 70, teve início a Poliquimioterapia, o paciente não era mais isolado, foi substituído pelo atendimento ambulatorial. As ações de tratamento aconteceram de forma simultânea, onde todas as colônia do Brasil deveriam obedecer às ordens do Ministério da Saúde, através da Política da Desospitalização. Mesmo com o aparecimento da cura, muitos pacientes permanceram na Colônia, já que per-deram contatos familiares, com o passar do tempo.

Grupo de Convivência e estudoDevido às condições de isolamento estabelecidas

antes da descoberta da cura da Hanseníase, muitos pa-cientes adotaram a ausência do contato uns com os ou-tros dentro da Colônia, mesmo após o aparecimento do tratamento. Com isso, criou-se o Grupo de Convivência, onde receberam apoio do Centro de Atenção Psicosso-cial (CAPS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Redenção, da Secretaria de Saúde do Estado, além de outras organizações, para executar ações que buscassem a convivência entre eles.

Realizavam-se oficinas todas as sextas-feiras, e em umas das reuniões foi mencionado o desejo de voltar a estudar. Com a ajuda da Secretaria de Educação do município, que tem a frente a secretária Ana Paula Bra-ga, foi enviada uma professora no intuito de promover a educação escolar para os pacientes. Até hoje eles são beneficiados com a alfabetização.

Depoimentos de pacientesJosé Hipólito da Silva chegou à Colônia em 1970, quando tinha 9 anos de idade.

“Eu doente, o doutor querendo me trazer pra cá, e eu sem querer vir. Meu braço cheio de bicho, tinha 340 bichos no meu braço (...) não quero mais voltar para casa, o canto melhor que eu achei, pra mim, foi aqui (...), Meus pais (adotivos) me visitaram umas cinco vezes e pronto (...) sinto falta da família” disse.

Maria Vieira, 80, é natural de Guaramiranga e está na Colônia há 15 anos. “Me dou bem com todo mundo. Tem gente que chega aqui no quarto e só vai sair lá pelas 6 horas da tarde”.

prevenção para a não contaminação da doença para as demais pessoas sadias, quando não havia tratamento para a doença.

Por exemplo: os profisisonais que deveriam dirigir-se para realizar atendimento entravam pela adminis-tração, vestiam uma roupa específica e, só então, tinham acesso aos pa-cientes. Ao finalizar os atendimentos, os enfermeiros retornavam passando pelo mesmo local, trocavam de roupa e tomavam banho, para que ao retor-nar, não propiciar o contato com outras pessoas.

Um dos portões da entrada, co-nhecido como “passatempo”, permitia o único contato entre infectados e fami-liares, através de um vidro. Algumas fo-tografias registradas e preservadas no museu demonstram troca de olhares de tristeza entre os dois lados. A parte superior do portão funcionava como uma passarela, onde muitos permaneciam “olhando o tempo, ocisioso, sem fa-zer nada”, conforme disse Antôno Guilherme de Matos, que chegou à Colônia aos sete anos de idade, junto com sua mãe Expedita Maria da Conceição, vítima de hanseníase e que ainda reside no local.

Qualquer forma de contato seria possível se trans-mitir a doença. O dinheiro que circulava pela Colônia era um papel carimbado. “Você chegava com uma nota de 10 cru-zeiros, por exemplo, dava à administração, e lá era subsitu-ído por papel e assim, usava na colônia. Ao voltar, passava pela administração, e desfazia a troca”, disse Guilherme, hoje funcionário da instituição. As cartas que eram envia-das pelos pacientes passavam por um processo de esteri-lização para somente então ser enviado aos destinatários.

O antigo “Leprosário”, como se denominava a Co-lônia, é constituída de cerca de 60 casas, onde contava com aproximadamente 400 pacientes, distribuídos em uma área disponibilizada de biblioteca, pavilhões mascu-linos e femininos, cemitério, Korea (área para o comércio alimentício, hoje desativada), praças, campo de futebol, dentre outros. A maioria desses locais está preservado conforme a construção.

De acordo com o Diretor Geral da Colônia Antônio Diogo, Francisco de Assis Guedes, “antes da década de 70 não havia a cura (...) então a cura era isolar o pa-ciente, era o isolamento compulsório”, disse. Existia a Polícia específica, que hoje funciona como a Vigilância Sanitária. “Executavam o Serviço de Profilaxia da Lepra, em que baseava-se na retirada de pessoas da comuni-dade, vítimas da doença, que eram levadas até a Colô-nia”, conta Assis.

José Otaviano de Sousa chegou à Colônia aos 7 anos de idade, no ano de 1939. “Eu tinha um pai, ele morreu aqui, minha mãe morreu em 1944. Só tenho um irmão que não tenho contato”.

Especial Antônio DiogoC a d e r n o

Page 12: Jornal da Liberdade

Se a intenção é promover algo em Antônio Diogo com vistas para ações de solidariedade, o resultado sempre é positivo. Foi o que aconte-ceu com a realização do bingo de uma bicicleta, que teve o objetivo arreca-dar fundos para reformas e constru-ções na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, ocorrido no último dia 9. Na Quadra da Liliu, onde realizou-se o evento, o público também conferiu e se divertiu com a apresentação do forró pé de serra de Pereira da Silva e Banda, formada pelos integrantes Zezi-nho (teclado), Marcelo (guitarra), e An-tônio (vocal). De acordo com o projeto

Distrito realiza bingo em prol da paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Estação Ferroviária poderá setornar patrimônio histórico

A muralha da estação ferroviária de Antônio Diogo guarda na lembrança o mo-mento de uma época em que o trem era o transporte utilizado por visitantes oriun-dos da capital e de outras localidades do Estado. Hoje desativada, a estação vive em precárias condições em sua estrutura. Paredes rachadas, grande quantidade de mato e lixo no seu entorno, são algumas das imagens para quem passa pela antiga estação. No intuito de preservar o local e torná-lo um centro cultural, a Secretaria de Cultura de Redenção deu entrada com a solicitação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).

A secretária de Cultura do municí-pio, Lisiê Freire, diz que está agendada uma reunião para discutir como se encontra o processo de transferência de propriedade

do terreno e espaço da estação, atualmen-te sob a responsabilidade da Superinten-dência do Patrimônio da União (SPU), para a administração municipal de Redenção. Para o coordenador do Patrimônio Ferroviário do Iphan no Ceará, Alexandre Veras, é preciso “apenas uma solicitação de cessão para que eles (prefeitura) recuperem o bem”.

A previsão é de que seja firmado contrato entre a Superintendência do Patri-mônio da União, Iphan e prefeitura , onde a SPU cederá o bem à prefeitura e o Iphan fiscalizará o atendimento ao contrato. No entanto, Alexandre Veras frisa que o muni-cípio precisa dispor de projetos e recursos financeiros. “Os bens vão ser cedidos quan-do estiverem não somente projetos, mas também, (recurso) financeiro para a recupe-ração e uso do bem”, disse.

Reformas em andamento

“A gente não acha justo que tan-to equívoco que foi cometido ficar esquecido, daí por isso que a gente luta (...) para pre-

servar a memória do que foi feito, tanto no sentido de servir de memória para as gerações que virão, mas também orientar para que práticas como tais não sejam mais adotadas nesse país”. A declaração é da Diretora Técnica da Colônia Antônio Diogo, Dra. Teresa Cristina.

O sonho de tornar a Colônia um Mu-seu vem sendo consumado desde 2007. Estão envolvidos na proposta de estru-turação museológica da Colônia Antônio Diogo: João Paulo Vieira e Cristina Holan-da (historiadores da Secretaria de Cultu-ra do Estado), Zilda Maria Menezes Lima (historiadora da Universidade Estadual do Ceará), Roberto Galvão (historiador do Ins-tituto Olhar Aprendiz), além da diretoria da Colônia, hoje composta por Francisco de Assis Guedes (diretor geral), Tereza Cristi-na (diretora técnica) e Rosa Maria (diretora administrativa e financeira).

O objetivo da iniciativa está focado no desenvolvimento de ações educativas e culturais por meio da preservação e ex-posição de memória da Colônia Antônio Diogo em ambientes historicamente con-textualizados. Além disso, a medida irá proporcionar a criação de um centro de do-

4

cumentação e pesquisa da história da saú-de no Estado, e colaborar para desenvolvi-mento da cultura a nível local e regional.

Segundo Tereza, o local é onde “tem sido melhor preservado – pelo me-nos das 13 colônias que ainda estão aber-tas – tanto do ponto de vista físico como contextual, documental e quantitativos de peças”. Reunião no Conselho Estadual de Cultura

A titular da Secretaria de Cultura de Redenção, Lisiê Freire, reuniu-se no último dia 11 com representantes do Conselho Estadual de Cultura para dar entrada no

pedido de estruturação museológica da Colônia de Antônio Diogo. “Fiquei muito motivada”, disse Lisiê, na esperança de ver o projeto concretizado.

Em breve, segundo Lisiê, haverá uma reunião com o secretário de Cultura do Estado, professor Francisco Pinhei-ro (PT) para tratar o assunto e reforçar a questão a importância da preservação do patrimônio histórico da Colônia. “Existe um projeto de criar Arquivos Públicos em 20 municípios do Ceará. Claro que vamos reivindicar um para Redenção, na verdade a SECULT com assessoria”, ressalta a se-cretária.

Projeto prevê estruturação museológica da Colônia

Secretária Lisiê Freire, Assis Guedes e Tereza Cristina

Ex-médico da Colônia completaria 100 anos de vida

Familiares e amigos do médico da colônia de Antônio Diogo, Carlos Viana, se reuniram, neste último dia 27 de julho, para celebrar uma missa em ação de graça pelo seu centenário de nascimento irmão do dr. Paulo Viana, dentista renomado em Reden-ção, Carlos faleceu em 8 de outubro do ano passado e, no último dia 27 completaria 100 anos de vida. A famí- lia marcou a celebra-ção da missa na Igre-ja Matriz de Antônio Diogo, às 19 horas. Médico conceituado no município de Re-denção, Dr. Carlos Viana, durante cerca de 20 anos, prestou atendimento aos vi-timados pela hanse-níase, na Colônia de Antônio Diogo, antigo leprosário. Filho de Manoel Viana Sobrinho e Bárbara Pereira Viana, natural de Caucaia, ti-nha oito irmãos, dentre eles o médico Paulo Viana. “Ele era o mais velho e eu o caçula, e por isso, ele teve muita influência na minha vida (...)”, disse Dr. Paulo.

Carlos Viana foi chefe do posto de saúde de Redenção, diretor-clínico do Hos-pital de Hematologia e Sanitário de Antônio Diogo, onde se aposentou. No plano políti-co, atuou como vice-prefeito do município. Morou tanto na sede do município como no Distrito de Antônio Diogo. Passou uma tem-porada em Salvador-BA, e logo retornou às suas origens vivendo na Lagoa Funda, sua fazenda no distrito de Catuana, em Caucaia. No Antônio Diogo, o médico residia no local que hoje é a Maternidade Dr. Carlos Viana, em homenagem aos serviços de saúde pres-tados à comunidade.

da igreja, estão previstas construções de salão paroquial, santuário, banhei-ros, e outros.

Especial Antônio DiogoC a d e r n o