Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

8
Ed.86 - OUT/2014 Kassia Costa Representações Produção e realização de treinamentos, workshops e eventos nas áreas de beleza Venda de produtos para salões de beleza Rua 38, 70 - Jereissati I - Maracanaú (85) 3014.3190 - (85) 8665.6299 TRÂNSITO LOCAL: Do Caos à Ordem Entrevista na página 3 sobre o trânsito de Maracanaú Paulo Alexandre, Diretor do Demutran Senador Tasso recebido em Maracanaú pág. 07 Confira as eleições de Maracanaú págs. 04 e05 Nova praça é acolhida pelo Ifce Pág.03 Vereadores de Maracanaú com Tasso Jereissati Pág.07 Prefeito Firmo reune lideres em apoio à Eunício Pág.07

description

 

Transcript of Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

Page 1: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

Ed.8

6 - O

UT/

2014

Kassia CostaRepresentações

Produção e realização de treinamentos,workshops e eventos nas áreas de beleza

Venda de produtos para salões de beleza

Rua 38, 70 - Jereissati I - Maracanaú

(85) 3014.3190 - (85) 8665.6299

TRÂNSITO LOCAL:Do Caos à Ordem

Entrevista na página 3 sobre o trânsito de Maracanaú

Paulo Alexandre,Diretor do Demutran

Senador Tassorecebido emMaracanaúpág. 07

Confira as eleições de Maracanaú

págs. 04 e05

Nova praça é acolhida pelo Ifce Pág.03

Vereadores de Maracanaúcom Tasso Jereissati Pág.07

Prefeito Firmo reune lideresem apoio à Eunício Pág.07

Page 2: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

2 Edição 86 - Outubro/2014

Expedienteagência digitalm maracanet

Editorial A noção budista de educação como liberação

Usualmente a palavra aprendizado diz respeito a cog-nição, existe nela uma questão de acerto e erro. Ainda que no budismo tenhamos uma abordagem geral a respeito disso, que é quando o Buda diz : “Testem o que eu digo”, ele não está se referindo apenas às coisas prá-ticas, sejam elas racionais ou emocionais; refere-se à fé também. A fé diz respeito à vida como um todo, não pode ser facilmente testada. Ainda assim podemos considerar que exista o critério de acerto e erro, mas muito além do sentido ordinário que se dá para isso. Usualmente a questão da aprendizagem nas diferentes tradições, inclusive no budismo, se coloca num sentido muito amplo, de transformação interior.

Como usualmente a educação se limita a uma pers-pectiva cognitiva, é muito raro chegarmos a um nível emocional; acaba tratando-se apenas de uma questão de mudança de opinião. Muito mais raro ainda seria ir além dos padrões habituais da percepção sensorial em si, chegando ao nível cármico e sua transcendência.

A abordagem cognitiva não toca sequer nesse segun-do nível, o emocional. Pensemos nos argentinos, que recentemente perderam um jogo de futebol para os brasileiros. Ainda que encontrem justificativas discur-sivas, o sentimento de dor segue. Outro exemplo: para uma pessoa que é demitida do trabalho, eventuais jus-tificativas não consolam seu lado emocional. Ou ainda podemos ter uma namorada e perdê-la, e em nosso so-frimento não somos capazes de ver toda uma diversi-dade de outros seres maravilhosos ao nosso redor. Por outro lado, podemos saber que estamos com a mulher da nossa vida, mas, curiosamente, outros seres seguem tocando o nosso coração. No nível emocional a pessoa sabe que deve pedir um aumento a seu chefe.

Os amigos dizem: “Sim, vá lá e peça o aumento.” Mas quando chega o momento, ela não consegue bater na porta ou perde a voz, ou age de maneira brusca e irrita o chefe.

Além deste aspecto emocional invasivo que limita nos-sa vida e determina nossa experiência e forma de viver, existe um aspecto mais sutil, os carmas que nem perce-bemos que estão presentes, como os que definem nos-sa experiência sensorial — nossa visão, por exemplo. Uma pessoa pode operar com seus sentidos completa-mente atrelados a uma percepção cármica. O exemplo clássico: ver uma cobra onde há uma corda enrolada.

A operação mental legitima aquilo que cognitiva, emo-cional ou carmicamente percebemos. Estamos presos a este automatismo, e, através disto, os sentidos físicos nos introduzem em realidades virtuais. Se não fosse as-sim, os filmes no cinema não funcionariam, acontece que a emoção passa através dos sentidos físicos e viaja-mos mentalmente devido aos automatismos cármicos de resposta. Cada vez que vemos o filme, secretamen-te desejamos que o Titanic não afunde e conduzimos nossas emoções de acordo com os eventos na tela, mesmo que já saibamos o final do filme.

Toda a educação no budismo está baseada em recupe-rar a liberdade. O objetivo da educação budista não é adaptar o ser à experiência convencional de um mundo circundante, pré-existente e independente. Nossa ex-periência convencional é de que, se desaparecemos, o mundo continua. Convencionalmente vemos um mun-do que nos acolhe, mas que é separado de nós. Esta é a experiência de samsara. No sentido budista, quando olhamos esta situação, não seguimos esta perspectiva. Os Budas olham esta situação de outra maneira, eles foram além dos diversos processos ilusórios da mente.

Quando superamos estes três automatismos — o cog-nitivo, o emocional e o cármico (sutil) —, o mundo se transforma completamente. A forma de reconhecer nossa situação se transforma completamente. Uma vez que isto se altera, surge o ideal de liberação daqui-lo que nos produz uma experiência limitada. Assim, ao invés de tentar nos adaptar a este mundo, tentamos nos liberar dos automatismos que produzem as experi-ências limitadas. Esta é a perspectiva mais profunda de educação no budismo. De fato, este é também o senti-do de liberação.

Isto não pode ser percebido pela maioria das pessoas; portanto, existem ensinamentos extensos, nos quais focamos os elementos de condicionamento etapa por etapa e utilizamos as ferramentas para liberá-los.

Gráfica e Editora Jornal da Rua

CNPJ: 11.566.782/[email protected]

Tiragem5.000 exemplares

EditorDeivid Jences

Direção ComercialAlencassia Farias

Colaboração Jornalística Jucilene Almeida

Fotos Stênio Saraiva

Brunna Cardoso Jucilene Almeida

Projeto Gráfico e Diagramação

Projeto #Tamojunto reforça abordagens de prevenção às drogas nas escolas

O Programa Unplugged (#Tamojunto), desenvol-vido pelo Ministério da Saúde, em parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), está se ampliando na rede mu-nicipal de educação de Fortaleza. Os alunos par-ticipam das aulas de pre-venção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas e, neste segundo semestre, novas turmas das escolas já integradas e mais cinco escolas inseridas no Pla-no de Segurança Cidadã, Programa “Crack, é pos-sível vencer” e Programa Saúde na Escola (PSE) par-ticipam.

Agora são dez escolas que oferecem o conteú-do para conscientizar as crianças e adolescentes. A cada semana é tratado um tema diferente. En-tre as questões já abor-dadas estão: identidade do adolescente; drogas e seus fatores de risco e proteção; crenças, nor-

mas e informações sobre drogas; escolhas – álcool, risco e proteção; cigarro – informe-se; estratégias de enfrentamento ao uso de drogas; solução de problemas e tomada de decisões.

De acordo com a Asses-soria de Comunicação da CPDrogas, no primei-ro semestre de 2014, 22 turmas do sexto ao oita-vo ano do Ensino Funda-mental I (educandos na faixa etária entre 10 a 14 anos) participaram das aulas. Isso dá uma média de 720 alunos. Além disso, 540 famílias foram envol-vidas, uma vez que o pro-jeto também oferece três

Oficinas Temáticas, que são desenvolvidas com os pais dos adolescentes ou quaisquer responsáveis pelos educandos, volta-do para a promoção de habilidade de vida e pre-venção ao uso e abuso drogas nas escolas. A avaliação da multipli-cadora local do projeto, Glaina Santos, é positiva em relação ao primeiro ciclo. “A ideia é que agora seja feita a manutenção da qualidade do projeto e, a cada semestre, seja expandido o mesmo para outras escolas e novas turmas”, explica.

O projeto está sendo su-

pervisionado pela Pre-feitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Muni-cipal de Saúde (SMS).

As escolas contempladas no 1º semestre foram: EMEIF Professora Belarmi-na Campos – Regional II, EMEIF Gabriel Cavalcante – Regional III, EMEIF José Airton Teixeira – Regional IV, EMEIF Casimiro Monte-negro – Regional IV, EMEIF Marieta Guedes Martins – Regional V, e EMEIF Angé-lica Gurgel – Regional VI

Neste 2º semestre, o projeto se ampliou para EMEIF Álvaro Costa – Re-gional II, EMEIF Maria Od-nilra – Regional II, EMEIF Alcides Pinto – Regional III, EMEIF Américo Barrei-ra – Regional V e EMEIF Raimunda Félix – Regional VI

Com informações da Assessoria de Comunica-ção da CPDrogas

Não às drogas

Foi um sucesso o lança-mento do Jornal da Rua em novo formato e com nova periodicidade.

Recebemos diversas manifestações de vá-rios segmentos sociais: a população em geral, os comerciantes, políti-cos, juventude e artistas aplaudindo a iniciativa.

“Tu dum dum dum dum dum dum Os amigo tá pedindo, os amigos tá pedindoTu dum dum dum dum dum dum Vai mulher mexe o bum-bum (2x) Isso aqui não é macumba Não se assuste é só mexer o bumbum Vai mulher mexe o bum-bum ...”

Por favor não se assuste com o texto ou pense que foi algum erro de edição, mas a letra da música do “criativo” Mc Magrinho que é adepto daquele tal funk proibidão foi coloca-da aqui de propósito para que você leitor leia e tire suas próprias conclusões. Então responda com toda sinceridade: Qual é o sen-timento, ou sensação que você tem ao ler a letra dessa música?

O gênero funk é bacana e tem uma batida dançante e atraente, no entanto o verdadeiro funk é aquele que tem cunho social e que denuncia o descaso público com os menos favorecidos, como a ines-

Estamos reestruturando também o site oficial do jornal e revendo a parce-ria com a TV Pitaguary e com o MaracaNET.com para formarmos um ver-dadeiro canal de informa-ção sobre Maracanaú.

Maracanaú precisa e me-rece ser bem informado, com canais sérios, com-

petentes e profissionali-zados.

Para isso precisamos do apoio e do incentivo do comércio, indústria e em-presas de serviço do mu-nicípio.

Sempre tivemos ao nos-so lado parceiros como a empresa Viametro, a Esco-

la Técnica de Maracanaú e a Prefeitura Municipal, a qual agradecemos a confiança que hoje se transformou em realida-de.

Precisamos de mais par-ceiros e estamos de bra-ços abertos para recebê--los.

Mais música, menos baixariaJucilene Almeida

quecível “Eu só quero é ser feliz”, da dupla Cidinho e Doca:

“Eu só quero é ser feliz, Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é. E poder me orgulhar, E ter a consciência que o pobre tem seu lugar.”

Esse sim era um bom funk. Bom de ouvir e re-fletir na letra. Denunciava a violência, o preconceito.Mas se as letras de muitas músicas não acrescentam nada a vida das pessoas e somente fazem apologia a prostituição, desvalori-zação da mulher e violên-cia, por que são cada vez mais tocadas e se expan-dem como a velocidade da luz? Por que existem empresários que estão se

lixando para qualquer ou-tra coisa que não seja di-nheiro e investem pesado para ampliar a deprava-ção em todos os aspectos, visando somente o lucro. E, por mais impossível que pareça, também exis-tem pessoas que adoram ser xingadas com músi-cas desse tipo! Existem àquelas que adoram ser chamadas de cachorras e outras coisas mais..., isso serve de incentivo para que mais e mais “canções” assim sejam criadas.

Uma música cuja a letra é: “cola a bunda no chão vai, cola a bunda no chão vai, cola a bunda no chão vai”,

não faz o menor sentido e não expressa nada a não

ser a banalização da mu-lher. Agora veja a diferen-ça na música “Aos olhos do Pai”, de Tom Jobim:

“Aos olhos do Pai Você é uma obra prima Que Ele planejou Com suas pró-prias mãos pintou A cor de sua pele Os seus cabelos desenhou Cada detalhe Num toque de amor (2x)...”

Tom, exalta a imagem fe-minina e a valoriza como algo criado pelas mãos de Deus, é uma letra ge-nial, que só poderia vir da mente de um compositor como Tom Jobim.

Vivemos em um país libe-ral, então cada um ouve o quer e interpreta como quer! E realmente é uma tarefa árdua ouvir rádio hoje em dia, então o me-lhor mesmo é pegar o seu pen drive e baixar as suas músicas prediletas, então você poderá ficar tranqui-lo e descansará os seus ouvidos de tanta baixaria.

Opinião

Page 3: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

Edição 86 - Outubro/2014 3

Conversana 3

Orlando Estofad�

Av. Padre José Holanda do Vale, 670 - Piratininga - Maracanaú

Fone: (85) 8742-6190

Fabricação e Reforma

Realizamos Projetos

Prefeito Firmo Camurça participa de ato simbólico

Na tarde de ontem, 9 de outubro, o prefeito Firmo Ca-murça, representantes da Nufarm e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Ifce parti-ciparam de ato simbólico pela Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Na ocasião, foram discutidas melhorias na infraestrutura da praça, instalação de uma Acade-mia da Saúde no espaço, como também solenidade de inauguração da mesma.

Saiba mais – O espaço público, que leva o nome do Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, possui 33.423 m² de área, sendo a maior praça da Cidade. A Praça con-ta com projeto paisagístico, incluindo bancos, jardins, área de convivência e iluminação especial, benefician-do, sobretudo, os alunos e professores do Ifce.

Francisco de Paulo Araújo Ferreira é filho do comercian-te Manoel Alexandre e de Dona Antonieta, conhecido como Paulo Alexandre, nasceu em 20 de junho de 1953 em Maracanaú sendo o primogênito de oito irmãos. Participou dos movimentos estudantis em Maracanaú e em Fortaleza sendo eleito Presidente da União dos Estudantes de Maracanaú (UEM),em 1976.

Ingressou na vida política partidária no final da década de 70 como vereador de Maranguape, sendo um dos emancipadores de Maracanaú.

Após ocupar diversas secretarias municipais, atual-mente Paulo Alexandre ocupa o cargo de Presidente do Demutran, e explica quais foram as principais alte-rações feitas no trânsito do Município de Maracanaú para viabilizar o fluxo de carros na região e fala mais sobre suas funções.

Jornal da Rua - Quais fo-ram as mudanças feitas recentemente no trânsi-to de Maracanaú?

Paulo Alexandre - “A fim de melhorar o trânsito do município, foram feitas al-terações nos binários da avenida Cinco, que se ini-cia na rua Quatro até a rua 16 e depois começa no-vamente da rua 41 até a rua 48. Outra alteração foi no binário que fica entre a Avenida Seis e Avenida Adauto Lima, iniciando-se na rua 17 até a rua 28.

O terceiro binário, está entre a Avenida Sete e Avenida Oito, iniciando na rua 29 a rua 40, este será finalizado na segun-da quinzena deste mês. E o quarto binário fica a partir da Avenida Dois até a rua Um. O primeiro, se-gundo e quarto binários já estão em pleno funcio-namento.”

“Também houve mudan-ça no fluxo da Avenida Parque Oeste a partir da Avenida Parque Sul, indo até a Rua Central Quatro dentro do Distrito Indus-trial em Maracanaú.

A razão da mudança foi devido aos altos indíces de incidentes e acidentes na interseção da Avenida Parque Sul com a Ave-

nida Parque Oeste e na conversão à esquerda da Avenida Parque Sul com a Avenida Francisco Alves Marinho.”

Paulo Alexandre enfatiza que existe planejamento para aperfeiçoar ainda mais o trânsito na cidade: “ Estamos estudando a possibilidade de implan-tar um grupo semafóri-co,com novos semáforos e sinalização vertical,ho-rizontal e de aproxima-ção no cruzamento da Avenida Sete até a Ave-nida Adauto Lima - divi-sa entre Jereissati/Timbó - isto está previsto para os próximos 60 dias. Tam-bém dentro desse prazo haverá mudança no fluxo de veículos da Avenida Central, a partir da Pra-ça Valdemar de Alcânta-ra até a Avenida Um, ou seja, a Avenida onde fica o Feira Center.Estamos trabalhando na manuten-ção da sinalização hori-zontal e vertical das ruas do Conjunto Novo Mara-canaú, Novo Oriente,A-caracuzinho e do bairro Piratininga, onde haverá a renovação da sinalização das ruas desses bairros já citados,e nova pavimen-tação com a ação “Tapa Buraco” da Secretaria de Infraestrutura. Existe ou-tro projeto em andamen-to de implantação de um

Paulo Alexandre foi fundador do Movimento de Integração e Desen-volvimento de Maracanaú - Midema

- movimento que iniciou a emancipação do Município.

Disputou as duas primeiras eleições do Município, 1984 e 1988 como candidato a Prefeito, não sendo

eleito.

No período da intervenção estadual no Município, respondeu por oito

Secretarias Municipais

Paulo Alexandre chegou a tentar a carreira de jogador de futebol

profissional no Guarani de Sobral

grupo semafórico na rua 101 com Avenida Central do Conjunto Acaracuzi-nho, iniciando a manu-tenção da sinalização das vias com a operação “Tapa Buraco” e recapea-

mento do Bairro Pajuçara. Paulo Alexandre destaca as principais competên-cias do Demutran junto ao Município: “As princi-pais ações efetuadas pelo Departamento, são ações de fiscalização perma-nente no Centro de Ma-racanaú e bairro adjacen-tes, blitz permanentes em parceria com a Polícia Mi-litar dentro do município atendendo a ocorrências de acidentes com danos materiais e vitímas em ge-ral,combate ao transporte remunerado e clandes-tino no município, aten-dendo aos decretos que regulamentam o sistema de transporte municipal.”

Quanto a atual frota de veículos em Maracanaú, quais são as soluções para melhorar o tráfego no município que está complicado?

“Hoje temos uma frota de 50 mil veículos regis-trados em nosso sistema, incluindo automóveis, motos e ônibus e uma ex-pectativa de 20 mil veícu-los de uma frota flutuante,

ou seja, de motoristas que vêm ao município de for-ma passageira, mas não permanecem na cidade. Em razão do alto número de veículos no município, foi iniciada uma duplica-ção da Avenida Parque Central dentro do Distrito Industrial nas suas 1ª e 2ª etapas e finalizando na 3ª etapa que se conclui na Ce 060 em Pajuçara. Tam-bém há um projeto de duplicação na 1ª etapa da Avenida Parque José Ho-landa do Vale, tudo com a finalidade de solucionar o problema de mobilidade na cidade de Maracanaú.”

Trânsito Local: Do Caos a Ordem

Entrevista com Paulo Alexandre, Diretor do Demutran

Sasc prorroga chamada de artigos para publicação de

livro

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, atra-vés do Edital 35/2014, torna público a prorrogação do prazo de inscrição de artigos científicos, na área da Assistência Social para publicação de livro em come-moração aos 10 anos do Sistema Único de Assistência Social de Maracanaú – SUAS. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de novembro. Poderão concorrer à seleção os artigos produzidos pelos profissionais lota-dos e em exercício na Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú. Os coautores poderão ser professores de Instituições de Ensino Superior, mem-bros dos Conselhos de Direitos vinculados às políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricio-nal de Maracanaú. Bem como servidores municipais, independente do tipo de vínculo lotados na Sasc ou em outras Secretarias do Município. Informações pelo telefone 3521.5055.

Feira do Artesanato de Maracanaú acontece ao lado

do Habib´s

Os moradores do Município podem aproveitar, a partir de hoje, 17 de outubro, a Feira do Artesanato de Mara-canaú que acontece ao lado do Habib’s, no Feira Center Shopping, na Avenida I, do bairro Jereissati I. A Feira funcionará das 17h às 21h30min horas, nos dias de sex-ta-feira, e, no sábado, também das 17h às 21h30min. Cerca de 30 artesãos irão expor e comercializar seus produtos na Feira, em esquema de rodízio - aproxima-damente 10 empreendedores em cada edição. O Arte-sanato de Maracanaú é um programa da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do Município – Setee e com apoio à comercialização promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear.

Page 4: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

4 Edição 86 - Outubro/2014

O município de Maraca-naú garantiu uma vitó-ria de peso a candida-tura de Eunicio Oliveira com 62,19% dos votos válidos.

O candidato Camilo obteve 30,98%, fican-do ainda Eliane Novais

Maracanaú dá vitória à Eunício

Quem é quem nos bairros de MaracanaúOs maracanauenses tinham 191 opções de candidatos

a Deputado Federal e 535 candidatos para a Assem-bléia Legislativa. Vamos mostrar quais foram os mais

votados e Maracanaú e porque.

ACARACUZINHO 452

ALTO ALEGRE 461

ALTO DA MANGUEIRA 658

BOA VISTA 346

CAGADO 346

CENTRO 693

COLONIA ANTONIO JUSTA 52

CONJ. INDUSTRIAL 493

CONJ. JEREISSATI I 1.598

CONJ. JEREISSATI II 1.214

CONJ.NOVO ORIENTE 52

CONJ.TIMBO 1.127

COQUEIRAL 254

ESPL. DO MONDUBIM 150

HORTO 329

JACANAU 477

JARDIM BANDEIRANTE 703

JARDIM JATOBA 642

MARACANANZINHO 128

MUCUNA 1.232

NOVO MARACANAU 798

NOVO ORIENTE 268

OLHO D’AGUA 249

OLHO D'AGUA DOS PRATA 2

PAJUCARA 2.007

PARQUE JARY 285

LUZARDO VIANA 206

PARQUE PIRATININGA 426

PIRATININGA 488

CIDADE NOVA 267

STO ANT. PITAGUARY 95

SIQUEIRA 2 184

Gorete Pereira (PR) Raimundo Matos (PSDB) Ronaldo Martins (PRB) Chico Lopes (PC do B)

Adail Carneiro (PHS) André Figueiredo (PDT) José Airton (PT)

Deputados Federaismais votados

Gorete Pereira 16.682

Raimundo Matos 13.940

Moroni 9.951

Ronaldo Martins 6.254

Cabo Sabino 4.872

Chico Lopes 4.846

Vitor Valim 4.797

Luizianne Lins 3.221

Moses Rodrigues 2.785

Adail Carneiro 1.618

André Figueiredo 1.482

José Airton 1.239

Deputados Estadu-ais mais votados

Fernanda Pessoa 28.929

Capitão Wagner 8.592

Júlio César 7.300

David Durand 4.262

Evandro Leitão 2.141

Ely Aguiar 1.888

Renato Roseno 1.719

Dr. Lucílvio Girão 1.564

Elmano 1.353

Heitor Ferrer 1.195

Dra. Silvana 1.194

Dr. Bruno Gonçalves 890

Audic Mota 748

com 4,07% e Ailton Lo-pes, 2,75%

As páginas 4 e 5 tra-zem o resultado total das eleições realizadas em Maracanaú, como também a votação dos Deputados Estaduais e Federais por bairros.

Gráficos mostram a atu-ação dos deputados es-taduais e federais com maiores votações no município.

ACARACUZINHO 1.101

ALTO ALEGRE 162

ALTO DA MANGUEIRA 250

BOA VISTA 137

CAGADO 564

CENTRO 451

COLONIA ANTONIO JUSTA 24

CONJ. INDUSTRIAL 680

CONJ. JEREISSATI I 1.147

CONJ. JEREISSATI II 789

CONJ.NOVO ORIENTE 111

CONJ.TIMBO 994

COQUEIRAL 388

ESPL. DO MONDUBIM 272

HORTO 389

JACANAU 309

JARDIM BANDEIRANTE 164

JARDIM JATOBA 162

MARACANANZINHO 102

MUCUNA 466

NOVO MARACANAU 634

NOVO ORIENTE 532

OLHO D’AGUA 306

OLHO D'AGUA DOS PRATA 83

PAJUCARA 1.767

PARQUE JARY 136

LUZARDO VIANA 896

PARQUE PIRATININGA 357

PIRATININGA 365

CIDADE NOVA 88

STO ANT. PITAGUARY 73

SIQUEIRA 2 41

ACARACUZINHO 365

ALTO ALEGRE 139

ALTO DA MANGUEIRA 202

BOA VISTA 72

CAGADO 70

CENTRO 190

COLONIA ANTONIO JUSTA 7

CONJ. INDUSTRIAL 182

CONJ. JEREISSATI I 812

CONJ. JEREISSATI II 616

CONJ.NOVO ORIENTE 37

CONJ.TIMBO 610

COQUEIRAL 129

ESPL. DO MONDUBIM 91

HORTO 162

JACANAU 87

JARDIM BANDEIRANTE 180

JARDIM JATOBA 182

MARACANANZINHO 111

MUCUNA 45

NOVO MARACANAU 230

NOVO ORIENTE 193

OLHO D’AGUA 25

OLHO D'AGUA DOS PRATA 1

PAJUCARA 740

PARQUE JARY 74

LUZARDO VIANA 87

PARQUE PIRATININGA 216

PIRATININGA 194

CIDADE NOVA 98

STO ANT. PITAGUARY 36

SIQUEIRA 2 71

ACARACUZINHO 220

ALTO ALEGRE 66

ALTO DA MANGUEIRA 396

BOA VISTA 137

CAGADO 127

CENTRO 237

COLONIA ANTONIO JUSTA 31

CONJ. INDUSTRIAL 139

CONJ. JEREISSATI I 570

CONJ. JEREISSATI II 360

CONJ.NOVO ORIENTE 27

CONJ.TIMBO 384

COQUEIRAL 58

ESPL. DO MONDUBIM 50

HORTO 190

JACANAU 268

JARDIM BANDEIRANTE 30

JARDIM JATOBA 88

MARACANANZINHO 62

MUCUNA 58

NOVO MARACANAU 177

NOVO ORIENTE 93

OLHO D’AGUA 41

OLHO D'AGUA DOS PRATA 1

PAJUCARA 349

PARQUE JARY 21

LUZARDO VIANA 150

PARQUE PIRATININGA 225

PIRATININGA 218

CIDADE NOVA 33

STO ANT. PITAGUARY 19

SIQUEIRA 2 21

ACARACUZINHO 135

ALTO ALEGRE 52

ALTO DA MANGUEIRA 35

BOA VISTA 20

CAGADO 33

CENTRO 79

COLONIA ANTONIO JUSTA 6

CONJ. INDUSTRIAL 36

CONJ. JEREISSATI I 308

CONJ. JEREISSATI II 193

CONJ.NOVO ORIENTE 11

CONJ.TIMBO 81

COQUEIRAL 31

ESPL. DO MONDUBIM 13

HORTO 38

JACANAU 11

JARDIM BANDEIRANTE 5

JARDIM JATOBA 80

MARACANANZINHO 7

MUCUNA 19

NOVO MARACANAU 64

NOVO ORIENTE 52

OLHO D’AGUA 3

OLHO D'AGUA DOS PRATA 1

PAJUCARA 102

PARQUE JARY 27

LUZARDO VIANA 21

PARQUE PIRATININGA 64

PIRATININGA 12

CIDADE NOVA 2

STO ANT. PITAGUARY 10

SIQUEIRA 2 1.618

ACARACUZINHO 134

ALTO ALEGRE 20

ALTO DA MANGUEIRA 27

BOA VISTA 16

CAGADO 17

CENTRO 54

COLONIA ANTONIO JUSTA 3

CONJ. INDUSTRIAL 114

CONJ. JEREISSATI I 206

CONJ. JEREISSATI II 122

CONJ.NOVO ORIENTE 17

CONJ.TIMBO 75

COQUEIRAL 18

ESPL. DO MONDUBIM 44

HORTO 11

JACANAU 29

JARDIM BANDEIRANTE 13

JARDIM JATOBA 35

MARACANANZINHO 14

MUCUNA 22

NOVO MARACANAU 69

NOVO ORIENTE 52

OLHO D’AGUA 4

OLHO D'AGUA DOS PRATA 4

PAJUCARA 233

PARQUE JARY 18

LUZARDO VIANA 25

PARQUE PIRATININGA 26

PIRATININGA 40

CIDADE NOVA 16

STO ANT. PITAGUARY 1

SIQUEIRA 2 3

ACARACUZINHO 122

ALTO ALEGRE 19

ALTO DA MANGUEIRA 30

BOA VISTA 14

CAGADO 5

CENTRO 40

COLONIA ANTONIO JUSTA 6

CONJ. INDUSTRIAL 39

CONJ. JEREISSATI I 191

CONJ. JEREISSATI II 112

CONJ.NOVO ORIENTE 25

CONJ.TIMBO 89

COQUEIRAL 36

ESPL. DO MONDUBIM 14

HORTO 31

JACANAU 7

JARDIM BANDEIRANTE 16

JARDIM JATOBA 18

MARACANANZINHO 14

MUCUNA 7

NOVO MARACANAU 60

NOVO ORIENTE 100

OLHO D’AGUA 23

OLHO D'AGUA DOS PRATA 1

PAJUCARA 94

PARQUE JARY 3

LUZARDO VIANA 2

PARQUE PIRATININGA 54

PIRATININGA 54

CIDADE NOVA 6

STO ANT. PITAGUARY 0

SIQUEIRA 2 7

Como ler os votos

Observando os dados referentes aos resultados das eleições no município de Maracanaú, podemos ver o fortalecimento de dois grupos aliados, PR, dirigido pelo Prefeito Firmo Camurça e o candidato a vice--governador Roberto Pessoa e o DEM/PSDB, sob a orientação do empresário André Eskinazi e o Depu-tado Federal reeleito Raimundo Gomes de Matos.

Essa aliança vem vencendo as últimas eleições, no executivo e no legislativo e garantindo amplo apoio e tranquilidade para a continuidade das obras e ser-viços municipais.

O Partido Comunista do Brasil - PC do B, com Chico Lopes e a Igreja Universal do Reino de Deus, com Ro-naldo Martins também ocuparam um espaço políti-co ja comnhecido de ambos em Maracanaú.

O certo ainda é que de eleição em eleição, vem min-guando o acervo eleitoral do ex-prefeito Júlio César Costa Lima, tendo que usar de toda a conhecida as-túcia para conseguir coligações que viabilizem uma vitória no sufoco para o representante da família, Júlio César Filho, o último dos 46 deputados eleitos.

Acesse oque tem

de melhor nacomunicação

e culturaem Maracanaú

RUAJORNAL

O Jornal de Maracanaú

DA

Rua 38, nº 70Jereissati IMaracanaú

A vitória de Dilma e Eunício em Maracanaú

A vitória de Eunício e Dilma em Maracanaú demons-tra bem o que vem acontecendo na nossa cidade. O Governo Estadual comprou uma briga com o nosso município e pune a população com a ausência total de qualquer investimento ou programa que atenda aos maracanauenses.

Só temos obras paradas, abandonadas e fictícias: Uma UPA na Pajuçara, na CE, a Praça da Juventude no Con-junto Acaracuzinho e um pseudo Hospital Regional que nem começou ainda. Fruto de duas derrotas em eleições municipais e uma confusão grande com o ex--prefeito Roberto Pessoa é o abandono do Governo do Estado, vingança pueril e infantil dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes. Maracanaú não merecia esse tra-tamento cruel e não republicano.

Ao contrário do Governo Estadual, o Governo Federal tem parcerias com Maracanaú e a administração mu-nicipal possui os partidos aliados como parceiros e isso traz recursos orçamentários e emendas parlamentares para os programas, obras e projetos locais.

PC do B, PDT, PP e PT ocupam cargos nos primeiro e segundo escalão e seus Deputados buscam colocar re-cursos nas Secretarias dirigidas pelos partidos.

Assim Assistência Social, Trabalho, Tecnologia, além de obras, são áreas atendidas pelo governo federal.

O Prefeito Firmo Camurça (PR) tem circulado bem nas relações com o Governo Federal, inclusive tem coorde-nado a campanha a reeleição de Dilma no município.

Page 5: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

Edição 86 - Outubro/2014 5

Fernanda Pessoa (PR) Julio Cesar (PTN) David Durand (PRB) Evandro Leitão (PDT) Audic Mota (PMDB) Capitão Wagner (PR)

ACARACUZINHO 1.300

ALTO ALEGRE 598

ALTO DA MANGUEIRA 993

BOA VISTA 452

CAGADO 739

CENTRO 1.071

COLONIA ANTONIO JUSTA 93

CONJ. INDUSTRIAL 705

CONJ. JEREISSATI I 2.802

CONJ. JEREISSATI II 1.904

CONJ.NOVO ORIENTE 156

CONJ.TIMBO 2.238

COQUEIRAL 528

ESPL. DO MONDUBIM 223

HORTO 642

JACANAU 736

JARDIM BANDEIRANTE 871

JARDIM JATOBA 692

MARACANANZINHO 276

MUCUNA 1.676

NOVO MARACANAU 1.326

NOVO ORIENTE 754

OLHO D’AGUA 401

OLHO D'AGUA DOS PRATA 50

PAJUCARA 4.237

PARQUE JARY 353

LUZARDO VIANA 772

PARQUE PIRATININGA 854

PIRATININGA 841

CIDADE NOVA 306

STO ANT. PITAGUARY 142

SIQUEIRA 2 198

ACARACUZINHO 583

ALTO ALEGRE 184

ALTO DA MANGUEIRA 329

BOA VISTA 118

CAGADO 148

CENTRO 309

COLONIA ANTONIO JUSTA 21

CONJ. INDUSTRIAL 86

CONJ. JEREISSATI I 1.077

CONJ. JEREISSATI II 646

CONJ.NOVO ORIENTE 62

CONJ.TIMBO 594

COQUEIRAL 158

ESPL. DO MONDUBIM 26

HORTO 150

JACANAU 86

JARDIM BANDEIRANTE 64

JARDIM JATOBA 337

MARACANANZINHO 42

MUCUNA 69

NOVO MARACANAU 263

NOVO ORIENTE 236

OLHO D’AGUA 93

OLHO D'AGUA DOS PRATA 9

PAJUCARA 548

PARQUE JARY 54

LUZARDO VIANA 202

PARQUE PIRATININGA 309

PIRATININGA 354

CIDADE NOVA 18

STO ANT. PITAGUARY 14

SIQUEIRA 2 111

ACARACUZINHO 259

ALTO ALEGRE 123

ALTO DA MANGUEIRA 119

BOA VISTA 47

CAGADO 48

CENTRO 121

COLONIA ANTONIO JUSTA 6

CONJ. INDUSTRIAL 104

CONJ. JEREISSATI I 511

CONJ. JEREISSATI II 386

CONJ.NOVO ORIENTE 30

CONJ.TIMBO 297

COQUEIRAL 114

ESPL. DO MONDUBIM 64

HORTO 128

JACANAU 58

JARDIM BANDEIRANTE 113

JARDIM JATOBA 143

MARACANANZINHO 78

MUCUNA 20

NOVO MARACANAU 178

NOVO ORIENTE 148

OLHO D’AGUA 20

OLHO D'AGUA DOS PRATA 1

PAJUCARA 559

PARQUE JARY 62

LUZARDO VIANA 59

PARQUE PIRATININGA 166

PIRATININGA 137

CIDADE NOVA 76

STO ANT. PITAGUARY 33

SIQUEIRA 2 54

ACARACUZINHO 192

ALTO ALEGRE 21

ALTO DA MANGUEIRA 40

BOA VISTA 22

CAGADO 31

CENTRO 79

COLONIA ANTONIO JUSTA 1

CONJ. INDUSTRIAL 96

CONJ. JEREISSATI I 293

CONJ. JEREISSATI II 247

CONJ.NOVO ORIENTE 15

CONJ.TIMBO 300

COQUEIRAL 45

ESPL. DO MONDUBIM 33

HORTO 14

JACANAU 32

JARDIM BANDEIRANTE 27

JARDIM JATOBA 47

MARACANANZINHO 5

MUCUNA 20

NOVO MARACANAU 110

NOVO ORIENTE 54

OLHO D’AGUA 4

OLHO D'AGUA DOS PRATA 1

PAJUCARA 234

PARQUE JARY 15

LUZARDO VIANA 23

PARQUE PIRATININGA 37

PIRATININGA 60

CIDADE NOVA 16

STO ANT. PITAGUARY 1

SIQUEIRA 2 26

ACARACUZINHO 14

ALTO ALEGRE 30

ALTO DA MANGUEIRA 38

BOA VISTA 12

CAGADO 3

CENTRO 31

COLONIA ANTONIO JUSTA 5

CONJ. INDUSTRIAL 204

CONJ. JEREISSATI I 44

CONJ. JEREISSATI II 38

CONJ.NOVO ORIENTE 3

CONJ.TIMBO 39

COQUEIRAL 4

ESPL. DO MONDUBIM 102

HORTO 6

JACANAU 2

JARDIM BANDEIRANTE 18

JARDIM JATOBA 3

MARACANANZINHO 1

MUCUNA 20

NOVO MARACANAU 13

NOVO ORIENTE 4

OLHO D’AGUA 9

OLHO D'AGUA DOS PRATA 0

PAJUCARA 39

PARQUE JARY 1

LUZARDO VIANA 2

PARQUE PIRATININGA 21

PIRATININGA 31

CIDADE NOVA 4

STO ANT. PITAGUARY 0

SIQUEIRA 2 7

ACARACUZINHO 553

ALTO ALEGRE 101

ALTO DA MANGUEIRA 203

BOA VISTA 170

CAGADO 112

CENTRO 375

COLONIA ANTONIO JUSTA 6

CONJ. INDUSTRIAL 589

CONJ. JEREISSATI I 1.268

CONJ. JEREISSATI II 931

CONJ.NOVO ORIENTE 49

CONJ.TIMBO 539

COQUEIRAL 128

ESPL. DO MONDUBIM 240

HORTO 138

JACANAU 152

JARDIM BANDEIRANTE 80

JARDIM JATOBA 186

MARACANANZINHO 73

MUCUNA 82

NOVO MARACANAU 461

NOVO ORIENTE 258

OLHO D’AGUA 74

OLHO D'AGUA DOS PRATA 9

PAJUCARA 894

PARQUE JARY 89

LUZARDO VIANA 116

PARQUE PIRATININGA 202

PIRATININGA 315

CIDADE NOVA 117

STO ANT. PITAGUARY 16

SIQUEIRA 2 66

Legislativo em notasPastor Neto fala sobre Marcha para Jesus e

reconhece o trabalho do Governo Municipal

Câmaradebate sobre o

patrimônio público deMaracanaú

Patriarca solicita inauguração da UPA da PajuçaraO vereador Pastor Neto

(PPS) usou seu espaço no grande expediente, da sessão desta quarta-feira (15), para agradecer ao prefeito Firmo Camurça (PR) pelo asfaltamen-to das principais ruas e avenidas de Maracanaú, garantindo um avanço em termos de mobilida-de urbana na cidade. Por outro lado, Neto criticou a Cagece por continu-ar abrindo buracos nas ruas, danificando o que foi feito.

Em segundo momento, o vereador registrou a realização da 20ª Marcha para Jesus, acontecida no Aterro da Praia de Ira-cema, no último sábado (11).

“Foi um momento mui-to bonito, sobretudo, porque a marcha trans-

mite uma mensagem de paz, que é o que mais as pessoas estão precisando neste momento,” comple-tou.

Pastor Neto reivindicou a realização deste tipo de evento em Maracanaú. Em aparte, o vereador Cristiano Almeida (PMN) se mostrou favorável a realização da Marcha no nosso Município.

O parlamentar falou ainda sobre a preservação do patrimônio público. Em sua fala, ele citou o difícil estado em que se encon-tra o Mercado do Jereissa-ti e apontou a necessida-de de melhorias no local.

O vereador César Von Paugarttem (PV) ilustrou o discurso do parlamen-tar e sugeriu uma reforma no Mercado

O patrimônio público de Maracanaú foi bastante debatido na sessão desta quarta-feira, dia 15, na Câ-mara Municipal. O verea-dor Capitão Martins (PDT) lembrou a destruição da antiga estação ferroviá-ria e sugeriu uma réplica, como foi feita em Paran-gaba.

Na opinião de Martins, a demolição da estação de trens causou um grande prejuízo ao povo mara-canauense, principal-mente com a construção do muro feito pelo Me-trofor dividindo a cida-de.

O espaço de grande ex-pediente da sessão desta quarta-feira (15) foi usado pelo vereador Patriarca (PP), para solicitar ao go-verno municipal a inau-guração da UPA da Pa-juçara. De acordo com o vereador, o equipamento já está pronto para fun-cionar, equipado com os devidos aparelhamentos.

“ É preciso que se inaugu-re logo essa UPA para ofe-recer atendimento mais rápido à população da

Pajuçara, que precisa de atendimento próximo de suas casas, devido a dificuldade de transpor-te para chegar ao Hospi-tal municipal”, justificou.

Para Patriarca, com o funcionamento da UPA a demanda e o fluxo de pacientes que são aten-didos no hospital muni-cipal vão diminuir, já que 80% desses atendimen-tos poderão ser resolvi-dos na nova unidade de saúde.

Maracanaú realizou III Encontro da Rede de

Saúde MentalO Governo Municipal de Maracanaú realizou o III Encontro da Rede de Saúde Mental, que acon-teceu ontem, 9 de outu-bro, das 8 às 16 horas, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio. O even-to em alusão ao dia Mun-dial da Saúde Mental é uma iniciativa da Secre-taria da Saúde, através das Coordenações da Atenção Secundária e de Saúde Mental .

O Encontro foi conduzi-do com muita interati-vidade, apresentações, discussões, relato de experiências, leitura de carta sobre perspectiva e dificuldades na saúde mental, mesa redonda, dentre outros. Segundo a coordenadora de saú-de Mental do Município, Ana Karine Freitas, este evento tem a finalidade de enriquecer cada vez mais os envolvidos, fa-zendo com que eles dis-seminem de forma mais produtiva a importância desse trabalho. “Um mo-mento riquíssimo como este se dá por conta da competência de cada profissional”, afirma Ana Karine.

Os Encontros da Rede acontecem regularmen-te no município desde 2012 e tem como finali-dade discutir a Política de Saúde Mental nos níveis local, estadual e federal. Os eventos também pro-

movem a concretização da Política Pública de Saúde, no seu sentido mais amplo, bem como a ampliação e qualificação dessa Rede de Atenção Psicossocial em Mara-canaú, possibilitando a integração da saúde, da educação, da assistência social, segurança e ou-tras áreas afins.

Os Encontros da Rede de Atenção Psicossocial - RASP acontecem siste-maticamente a cada 45 dias, tendo como públi-co-alvo: profissionais da Estratégia Saúde da Fa-mília – ESF; dos Núcleos de Apoio à Saúde da Fa-mília – NASF; dos Centros de Atenção Psicossocial - Caps, Hospital Muni-cipal; SOS Maracanaú; Centro Integrado de Re-abilitação de Maracanaú – Cirm; Serviço de Assis-tência Domiciliar – SAD, Educação; Guarda Mu-nicipal; e Assistência So-cial, através dos Centros de Referência da Assis-tência Social – Cras, Cen-tro de Referência Espe-cializado da Assistência Social – Creas e Centro de Referência Especiali-zado para População em Situação de Rua - Centro POP. Também participam dos Encontros do RAPS atores importantes do Estado e da União con-vidados a contribuir com o fortalecimento da rede de cuidados de Maraca-naú.Fotos e textos: Assessoria da Câmara Municipal de Maracanaú

RUAJORNAL

O Jornal de Maracanaú

DAANUNCIE AQUI!

[email protected]

(85) 3014.3190

Page 6: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

6 Edição 86 - Outubro/2014

QUANTO MAIS VOCÊ CONHECE, MAIS VOCÊ SE ORGULHA.

Maracanaú.

Campeonato Municipal de Futebol

movimenta 112 equipes

e 3 mil participantes.

Estádio Municipal terá

capacidade para 16 mil

torcedores. Arquibancada

está em construção.

Mais de R$ 1,5 milhão investido no

Ginásio Poliesportivo da Pajuçara,

com capacidade para mais de 1,5 mil

espectadores.

NOVO GINÁSIO POLIESPORTIVODA PAJUÇARA.

CAMPEONATO MUNICIPAL

DE FUTEBOL.

ESTÁDIO MUNICIPAL

ALMIR DUTRA.

Incentivar o esporte é garantir cada vez mais conquistas pra nossa gente. Por isso o Governo Municipal não para de investir nessa área. O Estádio Municipal Prefeito Almir Dutra está recebendo a sua primeira arquibancada com 6 mil lugares. O investimento total será de R$ 40 milhões no Estádio, que terá capacidade para 16 mil espectadores. Já o Ginásio Poliesportivo da Pajuçara terá capacidade para 1.526 espectadores. Além disso, novas quadras poliesportivas cobertas estão sendo entregues às escolas municipais. São conquistas assim que fazem de Maracanaú uma cidade para se orgulhar.

Page 7: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

Edição 86 - Outubro/2014 7

Jornalismo no OlharMaracanaú Recebeu o Senador eleito Tasso Jereissati e o Deputado Federal

Raimundo MatosA reunião com mais de 600 agentes de saíde e de endemias contou com a presença dos vereadores de Maracanaú e reforçou a campanha de Aécio Neves no Município.

O Prefeito Firmo Camurça ao lado dos deputados eleitos pelo Município e do candidato a Vice Governador Roberto Pessoa agradeceu o apoio na quadra da Associação do Novo

Oriente

Page 8: Jornal da Rua - Edição 86 - Out/2014

8 Edição 86 - Outubro/2014

SoTirinhas.com.br

Bases BB, CC e DD, são a nova sensação para dar um up na sua maquiagem!

O mercado de cosméti-cos lança os milagrosos BB Cream, CC Cream e DD Cream, mas vocês sabem para que funciona cada um destes produtos e quais são as principais di-ferenças entre eles?O BB Cream é um produ-to multifuncional, assim como o CC e o DD cre-am, pois ele tem várias funções que são elas: protege, hidrata e prepa-ra a pele para receber a maquiagem, tendo fun-ção de primer e, por ser pigmentando, cobre as principais imperfeições e manchas uniformizando a cor da pele. O BB Cream age como uma base de cobertura leve, perfeita para o dia a dia.O BB Cream tem na sua composição hidratante, filtro solar (entre FPS15 e FPS30), iluminador e pri-mer ou base na fórmula. O BB Cream também aju-da a cobrir linhas finas, di-minuir os poros e preparar a pele para a maquiagem.Já o CC Cream ou Color Corrector Cream tem os mesmos princípios ati-

vos do BB Cream, mas pode-se dizer que é uma versão mais avançada do BB Cream. Ele também contém hidratante, fator de proteção solar, primer e base em uma só com-posição, além de ser mais completo por acrescentar ingredientes antioxidan-tes, anti-idade e pigmen-tos mais consistentes na fórumula que prometem encobrir rugas e linhas fi-nas do rosto. Além disso o CC Cream tem agentes clareadores que ajudam a corrigir o tom da pele, e essa é uma diferença que o CC não tem.Por ser mais denso que o BB Cream ele pode não se adaptar bem em pele

oleosa. Já o DD Cream (Daily De-fense Cream) possui os mesmos princípios ativos do BB Cream do CC Cre-am, porém tem agentes que auxiliam no bronzea-mento artificial da pele e destina-se não somente para o rosto, mas também pode ser usado no cor-po. O DD cream é rico em ativos emolientes, como aloe vera e tem textura mais consistente do que o BB e o CC Cream, pois tem o objetivo de ofere-cer hidratação extra para a pele. A promessa inclui, ainda, reduzir manchas, suavizar cicatrizes e até garantir uma tonalidade mais bonita à pele.

Sua Beleza

Canto do Meu Canto

Escrevi no chão do outrora  e agora me reconheço:  pelas minhas cercanias 

passeio, mal me freqüento.  Mas pelo pouco que sei  de mim, de tudo que fiz, 

posso me ter por contente,  cheguei a servir à vida, 

me valendo das palavras.  Mas dito seja, de uma vez por todas, 

que nada faço por literatura,  que nada tenho a ver com a história,  mesmo concisa, das letras brasileiras. 

Meu compromisso é com a vida do homem,  a quem trato de servir 

com a arte do poema. Sei que a poesia  é um dom, nasceu comigo. 

Assim trabalho o meu verso,  com buril, plaina, sintaxe. 

Não basta ser bom de ofício.  Sem amor não se faz arte. 

Trabalho que nem um mouro, 

estou sempre começando.  Tudo dou, de ombros e braços, 

e muito de coração,  na sombra da antemanhã, 

empurrando o batelão  para o destino das águas.  (O barco vai no banzeiro,  meu destino no porão.) 

Nada criei de novo. 

Nada acrescentei às forma  tradicionais do verso. 

Quem sou eu para criar coisas novas,  pôr no meu verso, Deus me livre, uma

invenção.

Thiago de Melo

Poesia

Perfil dos Jovens

Município realiza a pesquisa agenda da juventude

A Diretoria de Políticas Públicas de Juventude, por meio do Programa Estação Juventude, ini-ciou no dia 10 de outubro a aplicação da pesquisa agenda da juventude.

O levantamento é uma réplica da pesquisa na-cional Agenda Juventude Brasil, onde pretende-se identificar o perfil da atu-al juventude em Maraca-

naú, acerca da condição juvenil, educação, traba-lho, saúde (envolvendo os temas de drogas e de sexualidade), cultura e la-zer, participação política e violência. Serão aplicados 100 questionários com 85 questões para jovens de 15 a 29 anos, durante todo o mês de outubro de 2014. Ao todo, serão 640 questionários até o final do ano. A iniciativa tem

como objetivo analisar as experiências de política existentes no município, bem como subsidiar o planejamento e execução de novas ações.

As avaliações estão sendo aplicadas na Diretoria de Juventude, que fica loca-lizada na Avenida III, nº 188, no bairro Jereissati I.