Jornal de Agosto

8
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte. Seja (Bonifácio) Bem-Vindo Ano 11 - nº 48 - Agosto - 2009 Página 5

description

Jornal de Agosto

Transcript of Jornal de Agosto

Page 1: Jornal de Agosto

Sindicatode Hotéis,Restaurantes,Bares e Similares de

Salvador eLitoral Norte.

Seja (Bonifácio)

Bem-VindoAno 11 - nº 48 - Agosto - 2009

Página 5

Page 2: Jornal de Agosto

SINDNEWS Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 20092

Sindicatode Hotéis,Restaurantes,Bares e Similares de

Salvador eLitoral Norte.

Av. Tancredo Neves, 274Centro Empresarial Iguatemi - Bloco B

Salas 305 a 307 - CEP: 41.826-900Salvador - Bahia - Tels: 71 3525-2555

Telefax: 71 3525-2550www.sindicatohrbs.com.br

e-mail: [email protected]

Diretoria - Efetivos

Presidente

1º Vice - Presidente

2º Vice - Presidente

1º Secretário

2º Secretário

1º Tesoureiro

2º Tesoureiro

Diretoria - Suplentes

Conselho Fiscal - Efetivo

Conselho Fiscal - Suplente

Delegado Representante junto

a FNHRBS - Efetivo

Delegado Representante junto a FNHRBS -

Suplente

Superintendente

Sílvio Pessoa - Rede Sol Express

José Ronaldo Teixeira - Grande Sertão

Raul Queiroz Neto - Jaguaribe Praia Hotel

José Manoel G. C. Filho - Grande Hotel da

Barra

Dourival Machado - Cheiro de Pizza

Fernando Ferrero - Extudo

Fredrerico Pedreira Luz - Mc Donald’s

Marcelo Bandeira

Luis Henrique Amaral - Nacif

Antônio Garcia

Osmar Ignácio Júnior - Cantina Cosa Nostra

Aquilino Bouzas Pinheiro

Sérgio Monteiro - Pizzaria Il Forno

Hugo Vidal Otero - Hotel Praia da Sereia

Severino Pinheiro Vidal - Construtora

Pinheiro

Renata Proserpio - Mar Brasil

Agton Reis - Restaurante Bardauê

Daniel Santos Garcia - La Pastieira

José Silo Vidal Otero - Motel Kamasutra

Israel Celestino - Pituba Plaza Hotel

Sílvio Pessoa da Silva Júnior

Raul de Almeida Queiroz Neto

Gilberto Marquezini

D I R E T O R I A

MANDATO DE 2006 a 2009

Projeto Gráfico e Editoração:

Jeo Moreno - 9148-5598 / 8173-0079

e-mail: [email protected]

Relatório sobre atividades doSHRBS - Agosto/2009

Participação da Diretoria/ Superintendente:�

Audiência com o Prefeito João Henrique, local: Mais Social dentro do Parque da Cidade;Reunião com o Sr. Paulo Melo, local: Bahiatursa;Almoço com Norton Lenhart Presidente da FNHRBS, local: Hotel Sol Victoria Marina;Reunião com o Comandante da PM Cel Mascarenhas e Cluster Litoral Norte, local:

Quartel do Comando Geral da Policia Militar;Encontro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados no FOHB

(Forum de Operadores Hoteleiros do Brasil), local: Pestana Bahia Lodge;Comemoração do Dia do Trabalhador Hoteleiro, local: Centro Desportivo e Cultural

Sindhoteis, local: Sito a Alameda Praia Barra dos Coqueiros, Stella Maris;Reunião com a Central do Carnaval, local: Aeroclube;Reunião com Secretário de Segurança Pública, Dr. César Nunes, local: Auditório da

Secretária Segurança Publica;Participação no ENTUR( Encontro Nacional de Turismo da BA), local: Centro de

Convenções do BA Othon Palace;Jantar de Encerramento do ENTUR( Feijão Amigo) Fenactur, no Othon;Café da Manhã lançamento do "Programa de Qualificação Empresarial em Turismo"-

Polo Salvador e Entorno, local: Salão Xangô- no Centro de Convenções;Reunião Bahiatursa sobre Projeto Workshops “A Bahia é Muito Mais”;Almoço no Restaurante Alfredo Di Roma com a TV Bahia e Icontent;Reunião com o Secretário César Nunes Segurança Pública e Domingos Leonneli

Secretario de Turismo e Cluster Litoral Norte, local: Auditório da Secretária;Reunião Grupo Gestor, local: ABAV;Happy Hour da Locação(Sindloc), local: Fogo de Chão;Reunião Bahiatursa e o Cluter, local: SAT-Pelourinho;Reunião sobre a lei do anti-fumo SHRBS e Abrasel,(Com o Secr. Da SESP/ Fabio Mota)

local: Hotel Sol Victória Marina;Reunião do Conselho Executivo do Cluster de Turismo da Costa dos Coqueiros, local:

Salão Imbassaí do Centro de Convenções do Iberostar Praia do Forte.Reunião de Apresentação do Projeto Rio 2016 Jogos Olímpicos, local: Auditório da

SETRE.

Foram realizadas 170 atendimentos, 50 audiências e 47 vistas a processos.Atendimento Jurídico:

Um grupo de empresários do tra-de turístico baiano se reuniu, naúltima terça-feira, com o prefeito deSalvador, João Henrique, a fim deexternar o apoio do setor às açõesque vêm sendo implementadas pelaPrefeitura. O objetivo é que sejamrealizadas mais ações para captaratrações esportivas e culturais paraa cidade e consequentemente au-mentar o fluxo de turistas.

Na reunião solicitada pelos em-presários do ramo turístico a JoãoHenrique, o setor, que reúne maisde 50 segmentos e representa 6,7%do PIB baiano, pediu apoio daprefeitura aos 7 Pontos Mágicos deSalvador. Eles querem que a Em-presa Salvador Turismo (Saltur) crieuma agenda cultural e física paraestes pontos, onde as belezas

Prefeito de Salvador recebeapoio do trade turístico estadual

naturais já são realidade e atraemturistas de todo lugar, a fim derevitalizar o turismo na capital ba-iana.

No encontro, o presidente doCBT (Conselho Baiano de Turismo),Sílvio Pessoa, aproveitou para des-tacar que o trade turístico localtambém apóia a decisão da Admi-nistração Municipal em oficia-lizar acandidatura da cidade para sediaruma prova do campeonato da Fór-mula Indy no Brasil em 2010.

Silvio PessoaPresidente do

SHRBS

Page 3: Jornal de Agosto

SINDNEWS 3Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 2009

Bahia defende flexibilizaçãona emissão de vistos a turistas

Um grupo formado por dirigen-tes das secretarias e empresasoficiais de turismo de todos os es-tados brasileiros, juntamente como ministro da pasta, Luiz Barreto,entregaram, em Brasília, um docu-mento com quatro propostas aopresidente da Câmara Federal,deputado Michel Temer (PMDB-SP). Eles defendem que as propos-tas para ampliação da malha aérearegional, repasse de parte da taxaaeroportuária para a Embratur rea-lizar promoções do turismo, ga-rantia de segurança para as agên-cias de viagens e flexibilização dosvistos de turistas para países comoEstados Unidos e Canadá se tor-nem projetos de lei.

A questão dos vistos, segundo osecretário Domingos Leonelli, é amais relevante para a Bahia. Umdos argumentos é o foco no mer-cado norte-americano, que foi oque mais cresceu no estado em2008. “Houve uma variação de334% em relação ao ano anterior,portanto não se trata de abolir amedida, que já foi definida peloItamaraty, mas flexibilizar os me-canismos de emissão dos vistos,tornando os processos mais ágeis”,informou.

Michel Temer disse que o poder

legislativo “vai aproveitar as 'jane-las' das medidas provisórias paraaprovar os projetos com agi-lidade.Ele aproveitou e pediu para ospresentes à reunião “que ajudem adivulgar que a Câmara tambémconsegue aprovar projetos impor-tantes”. Segundo o presidente dacasa, entre maio e junho deste ano91 propostas passaram pelo Legis-lativo Brasileiro.

A presidente da Bahiatursa, Emí-lia Silva, juntamente com a secre-

Estados cobram maiseficiência no sistema de

contagem de turistasestrangeiros

tária de Turismo do Rio de Janeiro,Márcia Lins, e a presidente da em-presa Amazonastur, Oreni Braga,cobraram da Embratur um novosistema para o cálculo do fluxo deturistas estrangeiros nos estados.

Durante reunião do FornaturFórum que reúne os dirigentes dosórgãos estaduais de turismo reali-zada em Brasília, elas reclamaramdo cálculo que é feito atualmente.“Isso não reflete a realidade, pois,muitas vezes, os turistas estrangei-ros desembarcam em São Paulo, porexemplo, e acabam sendo con-tabilizados apenas no estado tidocomo portão de entrada”, ava-liaEmília.

A dirigente baiana explicou ain-da que o atual cálculo prejudica al-guns estados em diversos fatores.“Na atração de voos e investimen-tos, por exemplo, nós, às vezes, fi-camos numa posição desconfortá-vel, pois o fluxo oficial nem semprecorresponde à realidade”, explica.

Pelo levantamento da Embratur,a Bahia atraiu cerca de 180 mil tu-ristas estrangeiros em 2008. Paraas representantes da Bahia, Rio eAmazonas, os números reais de-vem ser até três vezes maiores queos fornecidos pela empresa vincu-lada ao Ministério do Turismo.

A 5º Edição da regata Transat6,50 Charente-Maritime/ Bahiapromete agitar as águas da Baíade Todos os Santos, destino final

Bahia se prepara para receber regatas internacionaisdos navegadores. Osbarcos partirão de LaRochelle, sudoesteda França, farãouma escala na Ilhada Madeira, seguin-do em direção aoBrasil, com chegadaprevista para o dia25 de outubro, noTerminal Náutico de

Salvador.A regata, que acontece de dois

em dois anos, é um dos eventosmais importantes do Turismo

Náutico no mundo . Na últimaedição, 73 competidores partici-param. Este ano serão 84 barcos,que se dividem em duas cate-gorias: protótipos (mais resis-tentes ao vento e com maior ve-locidade) e de série (váriosiguais).

Paralelo à competição acon-tecerá o Salão Náutico "BoatShow", de 23 a 28 de setembroem La Rochelle. O evento levaráos principais lançamentos nacio-nais e internacionais de lanchas,veleiros, motores e acessóriosnáuticos.

Page 4: Jornal de Agosto

SINDNEWS4 Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 2009

om mais de 400 partici-pantes, o Encontro Nacio-nal de Turismo da Bahia

Encontro Nacional de Turismo daBahia bate recorde de público

Michel Tuma Ness, presidente da FENACTUR e Luiz Leão, presidente doSINDETUR-Bahia na homenagem a Sérgio Gordilho, promotor do ENTUR

C(Entur) bateu o recorde de público,com a presença de agentes de via-gem de todo o Brasil e de outros paí-ses. O encontro foi encerrado nasexta-feira (14) com um jantar reali-zado pela Federação Nacional deTurismo (Fenactur), que homena-geou o secretário de Turismo da Ba-hia, Domingos Leonelli, e o ge-rentegeral do Bahia Othon, Pedro Varela.

Na homenagem - realizada du-rante o jantar do Clube do FeijãoAmigo, no encerramento do Entur -o presidente da Fenactur, Michel Tu-ma Ness, e o presidente do Clube,Victor Galeão, destacaram os inves-timentos em infraestrutura e na im-plantação de novos polos hotelei-ros, pela Secretaria de Turismo daBahia.

“Em menos de três anos, com onovo modelo de gestão do turismo,a Bahia ganhou novos produtosturísticos, como o São João, o Es-picha Verão, o turismo étnico-afro eo enoturismo”, comemorou Galeão.

O secretário de turismo da Bahia,Domingos Leonelli, ressaltou que oreconhecimento ao seu trabalho émérito de toda a equipe da Secre-taria de Turismo e da Bahiatursa.“Esta é uma homenagem individualna sua forma, porém, coletiva nomérito. O turismo é uma atividadeempresarial que se desenvolve notrabalho de cada um dos integran-tes de toda a cadeia turística”, des-tacou o secretário.

Além da feira deexposições, a programação do En-

O encontro

tur foi voltada para a capacitaçãodos agentes de viagem, com pales-tras, debates e workshops. O en-contro também contou com a parti-cipação de palestrantes e exposi-tores de diversos países do mundo,como Chile, Argentina, Thaiti e Áfri-ca do Sul.

De acordo com Sérgio Gordilho,organizador do encontro, com ogrande volume de negócios fecha-dos e o recorde de público, será ne-cessário ampliar o espaço do even-to para o próximo ano.

MSC Cruzeiros selaparceria com resort baiano

O Departamento de Excursõesda MSC Cruzeiros selou uma par-ceria com o Cana Brava Resort -Ilhéus, administradora do empre-endimento Batuba Beach, na Ba-hia. Desta forma, a empresa ofere-cerá itinerários ainda melhores aoshóspedes na temporada 2009/-2010 brasileira.

A iniciativa é mais uma van-tagem do Programa de ExcursõesTerrestres, lançado este mês pelaempresa. Os clientes que compra-

rem a excursão nas escalas deIlhéus para a praia de Batubapoderão desfrutar de uma áreareservada, com toda a infraes-trutura de um dos melhorescomplexos de lazer do estado,que oferece entretenimento pa-ratoda a família. São shows de músicaao vivo, variedade gastro-nômica,lojas, espaço para rela-xamento ecabanas. Tudo em uma das praiasmais bonitas do litoral brasileiro.

Com a parceria, a MSC Cru-zeiros

reafirma seu compromisso devalorizar, investir e desenvol-ver omercado nacional de turis-mo,garantindo conforto e diver-sãoaos seus hóspedes não só em altomar, mas em todos os mo-mentosda viagem.

Page 5: Jornal de Agosto

SINDNEWS 5Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 2009

O Sindicato de Hotéis de Salvador e Litoral Norte, esteve presente no

Evento do 17º Centro – Oeste Tur em 06 de Agosto na cidade de Brasília.

A divulgação dos asso-ciados que se fizeram pre-sentes no evento através defolderes foi realizada combastante exeto pela nossaexecutiva de vendas AnaThereza Torres, no STANDde número 77 bem localiza-do e muito bem visitado pelaimprensa, agências, opera-doras e demais partici-pantes do 17° Centro – Oes-te Tur.

O Salão de negócios tu-rísticos realizada no PátioBrasil Shopping, observou-se como nas edições ante-riores um grande suces-so,contando com a presençade 403 expositores, 120convidados e 1.232 agentesde viagem do Distrito Fe-deral, Goiás e Mato Grosso,ratificando a posição demaior evento profissionalturístico da região.

Repassamos os cartõesde todas as agências e ope-radoras que visitaram oSTAND do Sindicato e le-varam o material de nossoshotéis Associados. Sendoesta um formato de grandedivulgação da nossa Bahiaem outro estado com o pro-pósito de realização de fu-turos negócios.

O Sindicato de Hotéis deSalvador e Litoral Norte es-pera e deseja a todos os as-sociados participantes des-te evento muito sucesso.

Silvio Pessoa

Presidente

Page 6: Jornal de Agosto

SINDNEWS6 Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 2009

oucos permissionários quetiveram suas barracas de-molidas pela prefeitura se

Local onde as barracas foram demolidas em Pituaçu

Frequência de banhistas cainas praias sem barracas

arriscaram a trabalhar apenas comisopores neste sábado. Sem os equi-pamentos, as praias de Pituaçu eJaguaribe ficaram vazias pela manhã.

As localidades estavam ocupa-das apenas pelos praticantes do fu-tebol. Banhistas eram vistos emmuito maior número em Piatã eItapuã, onde estão as instaladas asbarracas construídas antes de ou-tubro de 2006, quando a a JustiçaFederal embargou o projeto da pre-feitura de Salvador de requalifica-ção da orla marítima da cidade, comfinanciamento de grandes cerveja-rias. Em Pituaçu, no antigo espaçoocupado pela Barraca Celi, umabaiana de de acarajé montava suaquitanda e aguardava a chegada declientes.

A secretária Gizélia Teles con-sidera que foi um mau negócio paraos barraqueiros aceitar a demoliçãodas estruturas pela prefeitura. “Elespassaram o inverno naquela situa-ção, e vai-se aproximando a melhorépoca do ano para eles que não

estarão aqui”. diz.A desconfiança em relação à me-

lhoria do visual da orla é latente en-re seus frequentadores. Parte delessolidariza-se com a situação dosbarraqueiros. “Não podemos es-quecer que eles são pais de família.Queremos nossas praias limpas ebonitas, mas também que elesmantenham seu comércio“, disse omergulhador profissional EdmundoCarvalho da Silva, 46 anos. Ele é fa-vorável à instalação das barra-queiros na parte da calçada. “Masnão tenho certeza se a prefeitura vaifazer isso mesmo“.

O presidente da Associação deBarraqueiros da Praia de Pituaçu,Nei Oliveira, foi um dos que desis-tiram de trabalhar apenas com iso-pores. Ele dispensou oito funcio-nários, mas já arranjou empregopara a metade em outros lugares.Ele tem esperança em voltar atrabalhar na orla, onde atua há 26anos. “Partiu meu coração verminha barraca demolida, mas es-tamos dando um voto de confiançaà prefeitura, e espero que o acordoseja cumprido”, disse.

Stock Car agitouo turismo deSalvador ehotelaria

registrou 100%

Aconteceu pela primeira vez em Sal-vador, na Bahia, uma etapa da temporadaCopa Nextel Stock Car. Esta foi a primeiravez em 30 anos que a prova da categorianacional foi realizada em um circuito derua. Mais de 60 mil pessoas compare-ceram ao evento que ainda contou com apresença do governador do Estado, Ja-ques Wagner, o secretário de turismo,Domingos Leonelli, a presidente da Ba-hiatursa, Emilia Silva, Jeanine Pires, daEmbratur, Silvio Pessoa do SHRBS, alémde outras autoridades locais.

Para o secretário, este evento foi muitosignificativo para a cidade e mexeu comtoda a cadeia produtiva do turismo. "Po-demos afirmar que o Stock Car teve umretorno muito bom na ocupação hoteleira,na visibilidade na mídia além de inovaçãono produto turístico, qualidade nos servi-ços oferecidos e integração econômica,pois, gerou cerca de três mil empregos di-retos. Isto porque foi apenas o primeiroano, esperamos que nos próximos essesnúmeros sejam maiores", disse.

De acordo com o secretário, o governodo Estado investiu cerca de R$ 5,3 milhõespara a realização do evento. "Foram 1,8milhão para a pista e mais 3,5 para a in-fraestrutura, que poderá ainda ser usadaem outros eventos como a prova de arran-cada e a Copa Troller, que acontecerãoainda este ano", explicou. Segundo Leo-nelli, a Stock Car fará parte do calendáriode eventos de Salvador pelos próximoscinco anos.

Outro evento que está em negociaçãoé a Fórmula Indy, em 2010. Para a presi-dente da Bahiatursa, diversificar as ofertasé um meio de incrementar o turismo daregião. "Já tivemos muito sucesso com oEspicha Verão e o São João. Agora com oturismo esportivo o objetivo é oferecersempre mais para o turismo crescer e mi-nimizar a sazonalidade da Bahia", disse.Além disso, outros novos produtos estãosendo trabalhados como o turismo étnico-afro, enoturismo, turismo náutico, golfe eGLS.

Tempo LivreJornal

B A H I AInforme do Trade Turístico

Aguarde!!!Lançamento do Jornal doTrade Turístico da Bahia

Aguarde!!!Lançamento do Jornal doTrade Turístico da Bahia

Outubro/2009

Page 7: Jornal de Agosto

SINDNEWS 7

CONVÊNIOS E PARCERIASEmpresas que mantém relacionamento com o SHRBS, proporcionando aos

nossos associados sempre melhores preços e condições. Informe-se

Norclínicas / Intermédica

Diretora:Contato:Tel.: (71) 3271-0012 / 9125-4257

VITALMED - Emergências

Contato:Tel.: (71) 2202 8700 / 8131 3952

TalkTalk - Idiomas

Contato:Tel.: (71) 3341 2713 / 9178 2591

Caballeros de Santiago

Tel.: (71) 3334-4342 / Fax: (71) 3334-0495

Atua na área de assistência médica paraempresas.

Tânia MascarenhasHilton Viana - Volt Corretora

Serviços de atendimentos de emer-gências. Preços especiais para Associa-dos SHRBS.

Sra. Fátima Oliveira

Ensina a Língua Inglesa através do mé-todo Callan.Salvador. Av. Tancredo neves Ed. GarciaD’Ávila sala 101

Ane Luania

Cursos de Espanhol. Descontos de 20 a40% sobre preço balcão.

Atua na área da Medicina e Segurança doTrabalho. Realiza e elabora exames clíni-cos e laudos médicos. Salvador e Lauro deFreitas.

Dr. Emanuel Barcelar

CLIMEBA- Clínica Médica

Contato:Tel.: (71) 3379 0486 / 2106 3509

[email protected]

[email protected]@vitalmed.com.br

[email protected]

[email protected]

[email protected]

ASSISTÊNCIA MÉDICA

CURSOS / TREINAMENTOS

FOTOGRAFIAS

ODONTOLOGIA

AGÊNCIAS DE VIAGENS

PRODUTORA & EVENTOS

ADVOGADOS

ÓTICAS

COSMÉTICOS

CONSULTORIA

Contato:Tel.: (71) 3234-3725 / 9978-9121

Andrade Maia

Contato:Tel.: (71) 3340 0642

Óticas Econômica

Contato:Tel.: (71) 9218-9306/3266-5675

Amenities Florus

Contatos:Tel.: 71 8103-5570

PhasesArquivos,consultoria em organizaçãode documentos

Contato:Tel.: (71) 3232-3190 / 9232-1027

AndréaAlmeida

Atua em todas as áreas, sendo umescritório de abrangência nacional.

Sra. Berenice Lambert

Visa o fornecimento de produtos de ótica ede óculos de grau e esporte a preço decusto e em excelentes condições.

Sr.Araújo/ Srª. Marcela

Linha de cosméticos com selo dequalidade certificado pela ANVISA parahotéis, motéis, spas, clínicas eacademias.

Srta.Aelle Oliveira

Soluções adequadas para arquivos degrandes, pequenas, médias e micro-empresas.

Simone França

www.showeventos.com.br

[email protected]

[email protected]

www.florus.com.br

[email protected]@phasesarquivos.com.br

Consultoria e Treinamento nas áreas deturismo e hospitalidade.Cursos: Gerenciando Meios de Hos-pedagens; Atendimento ao Público emRestaurantes, Bares, Fast Foods e Si-milares. Garçom - Operacional e Atendi-mento, (dentre outros).

Atuam na área de fotos e filmagens.Carlos Novais

Jacqueline Chamusca

Empresa do Grupo Unidonto, atuante noramo de assistência odontológica, firmaconvênio para os funcionários das empre-sas associadas ao SHRBS.

Vânia Rocha

Atua na área de receptivo, com ótimosroteiros, em Salvador, Nazaré dasFarinhas, Cachoeira e São Felix eAracaju.

Julia Santos

Seja qual for o seu evento, nós temos asmelhores soluções.

Projeto Reciclart -Consultoria

Tel: (71) 3451 3965 / 3452 2568 / 9978 0603

Contato:Tel.: (71) 3264-9076 / 9931-3171Contato:Tel.: (71) 3332-9962 / 9991-5942

PREVDONTO - Plano de

Assistência Odontológica

Contato:Tel.: (71) 88725483 / 3346-1919

Peregrinos da Cultura

Contato:Tel.: (71) 3451 3965 / 9978 0603

Show Business

Contato: Julia Santos

[email protected]

[email protected]

www.peregrinosdacultura.com.br

Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 2009

O Grupo de Trabalho que está formatando o projeto de Turismo Náutico para a Baía deTodos os Santos realizou seminário técnico, na Faculdade de Administração da Ufba.

Na oportunidade foram apresentados os resultados preliminares dos grupos focais quediscutiram o tema. Entre elas, estão a vocação do Estado para o desenvolvimento do turismonáutico na Baía de Todos os Santos; o potencial de investimentos da região; as perspectivaspara o setor e os gargalos identificados.

O objetivo foi promover discussões conjuntas e definir diretrizes e estratégias de açãopara a formatação definitiva do planejamento.

O diagnóstico faz parte do planejamento estratégico de desenvolvimento do turismonáutico na Baía de Todos os Santos, que servirá de modelo para o plano-piloto do Ministériodo Turismo, que prevê a implantação do projeto em todo o país.

Plano de Desenvolvimento do Turismo Náutico

Page 8: Jornal de Agosto

SINDNEWS8 Ano 11 - Nº 48 - Agosto - 2009

os 165 ambulantes ca-dastrados na Secreta-ria Municipal de Servi-ços Públicos (Sesp),

Pelourinho terá menos vendedores ambulantes

Prefeito João Henrique anunciou projeto de revitalização

apenas 80 continuarão atuando noPelourinho, e são remanescentes deum grupo que chegou a mais de300. A ação faz parte do plano derevitalização do local, cujo anúnciomotivou um almoço, nesta quarta,05, no Restaurante Coliseu, situadono Terreiro de Jesus, reunindo oprefeito João Henrique, o vice-pre-feito, Edvaldo Britto, e o secreta-riado municipal.

“Os 165 são aqueles que têmsituação regular, mas sabemos queo local comporta apenas 80. Entãovamos usar o critério de manteraqueles que são moradores daárea”, disse o secretário municipalde Serviços Públicos, Fábio Mota.Uma das queixas mais frequentesem relação à área é o espaço toma-do pelos ambulantes nas calçadas eo assédio excessivo aos visitantes.O comércio ambulante no local, se-gundo o secretário, envolve, princi-palmente, estética (penteadosafro), venda de berimbaus, lem-branças turísticas e bebidas.

As outras ações são investimen-tos em iluminação pública, segu-rança (100 guardas municipais par-ticiparão de patrulhas no local, di-vididos em dois grupos), e limpezapública. Uma subprefeitura foi inau-gurada no Centro Histórico, mas otitular para o novo órgão não foi di-vulgado.

Segundo o prefeito João Hen-rique, o nome sairá de um consensoda comunidade local. Ele contouque já tem um candidato, mas comotrata-se de um funcionário do go-verno estadual, o prefeito diz queprefere aguardar o fim de trâmitesburocráticos.

Troca “Temos um acordo de co-operação técnica com o governoestadual que nos permite a troca defuncionários para a prestação deserviços. Já foi feita a solicitação eestamos aguardando resolver tudopara fazer o anúncio”, disse João

Henrique.“Só assim pode dar certo. Vale

lembrar também que não adiantafalar em revitalização do Pelou-rinho, pois o problema é muito maisamplo e envolve o entorno, comoTaboão, 28 de Setembro, Rua dasFlores”, enumerou Clarindo Silva,dono do Bar e Restaurante Cantinada Lua.

O presidente do Olodum, JoãoJorge também elogiou a iniciativa,mas disse esperar que a ação tenhaamplo alcance: “Espero que não sejaapenas um efeito da disputa entre osgovernos, mas algo que realmentedevolva ao Pelourinho o status queele merece”. João Jorge destacou ariqueza simbólica da área.

“O Pelourinho é mais do que ca-sarões históricos. Ele é fruto de umpatrimônio imaterial formado porsaberes representados pelo Olo-dum, o Ilê Aiyê, que também temrepresentação aqui, o Filhos deGandhy, a Sociedade dos Desvali-dos, a Didá e tantas outras institui-ções”, completou.

Os ambulantes,mostraram-se favoráveis à medidada prefeitura de diminuir o número

Respeito -

de vendedores no local. No entanto,querem que a ação respeite os tra-balhadores que estão no Centro His-tórico há anos e que trabalham no

local durante o ano inteiro. Sueli Ma-tos, vendedora de souvenir, tambémespera que a prefeitura não priorizeos ambulantes que residem no Pe-lourinho em detrimento dos que mo-ram em outros bairros. “Moro em Fa-zenda Coutos e trabalho aqui há 15anos. Esta é a minha única renda. Porisso, não acho correto que uma pes-soa só porque mora no Pelô e come-çou a trabalhar agora tome meu lu-gar”, indigna-se ela, que diz ter li-cença regular há 7 anos.

Segundo a tran-çadeira Tatiane Moreira, fiscais daprefeitura desde segunda-feira, 03,entregam notificações aos ambulan-tes. “Queremos nos legalizar para pa-gar os impostos e continuar aqui. Nãotemos intenção de sair, porque tra-balhamos no Pelô tanto na baixacomo na alta estação, diferente dealgumas pessoas que moram aqui eque só trabalham no verão ou emépoca de festas”, afirma a trança-deira, preocupada.

A baiana de acarajé Miraci Ma-rinho, que afirma trabalhar num pon-to ao lado da Catedral Basílica hámais de 15 anos, diz que a medidatrará benefício ao local. “Os turistassão assediados por pedintes, ladrõese usuários de drogas, que, muitasvezes, ficam disfarçados de vende-dores de souvenir”, denuncia a baia-na, acrescentando: ”Estes, sim, de-veriam ser retirados”.

Notificações -