Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

12
Sargento e mulher morrem em tiroteio na 68 Conscientização ambiental Página 10 Gravataí, 2 de junho de 2015 ANO IX | Edição # 2245 Terça-feira ter qua qui 20º 21º 23º 10º 13º Página 10 CORPUS CHRISTI na Aldeia Diversas atividades ocorrerão nas paróquias dos bairros e no centro da cidade. A tradicional confecção de tapetes e grandes procissões estão marcadas para a manhã e tarde do feriado Página 3 A Semana do Meio Ambiente, que está sendo realizada na Praça Borges de Medeiros, encerra amanhã Página 5

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Page 1: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20151Sargento e

mulher morrem em tiroteio na 68

Conscientização ambiental

Página 10

Gravataí, 2 de junho de 2015

ANO IX | Edição # 2245

Terça-feirater qua qui

20º 21º 23º8º 10º 13º

Página 10

CORPUS CHRISTI

na AldeiaDiversas atividades ocorrerão nas paróquias dos bairros e no centro da cidade. A tradicional confecção de tapetes e grandes procissões estão marcadas para a manhã e tarde do feriado

Página 3

A Semana do Meio Ambiente, que está sendo realizada na Praça Borges de Medeiros, encerra amanhã

Página 5

Page 2: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20152

Lendo manchete de um jornal local dias atrás, deparei--me com a declaração da cantora Maria Betânia dizendo não querer uma ditadura novamente, com o que eu con-cordo. Entretanto, a questão não é tão simples quanto parece, e creio que as pessoas em geral não fazem ideia da amplitude da palavra ditadura. Eu entendo que a di-tadura não pode ser compreendida apenas como sendo o querer ou não um regime militar, querer a direita ou a esquerda no poder, pois que estas situações, em razão da nova realidade política do Brasil, sequer se apresentam claramente.

A ditadura que entendo não podemos admitir, o que devemos combater é a ditadura de uma ideia única, de uma opinião única, de um governo único, de uma socie-dade única. Esta ditadura, que nasce da intolerância e do desrespeito não pode mais existir e deve ser banida para o bem de nosso País. Temos que reinventar uma nova forma de viver em sociedade, numa condição em que, respeitada a legislação vigente, haja espaço para todas as manifestações e posturas, ainda que com elas não se concorde.

Por exemplo, temos sim, o direito de protestar contra um Governo cujas ações entendemos nos serem danosas ou com as quais não concordamos, assim como compar-tilham do mesmo direito de se manifestar, as pessoas que defendem este Governo, achando correto tudo que vem sendo realizado. Sendo feitos dentro da lei são movimen-tos legítimos. Da mesma forma, pode sim, o Deputado Feliciano expressar sua opinião contrária à união de pessoas do mesmo sexo, como também os defensores da existência de liberdade de relações afetivas baseadas na diversidade, igualmente possuem o mesmo direito de se expressar.

O que não se pode admitir é o que vem ocorrendo no Brasil de hoje, onde as pessoas simplesmente não to-leram e nem respeitam a opinião contrária dos outros, querendo de qualquer maneira silenciá-los. Isto sim é uma odiosa ditadura. Se queremos crescer como pessoas e formar uma sociedade justa e sã, devemos aprender a respeitar o oposto e a diversidade, pois, caso contrário, não importa o quanto se diga ou se marche bradando contra um Governo, pois estaremos, sim, inconsciente-mente, contrariando a nós mesmos e caminhando rumo à intolerância e ao desrespeito.

Abaixo a ditadura do único!

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Vivendo na ditadura do único

CHARGE

Fernando Damiani

Advogado da Damiani Advogados

RADAR

Motoristas devem tomar cuidado ao trafegar pela rótula do Distrito Industrial, entre a Av. Plínio Kroef e Rua Paul Zivi. Há um buraco na

via, aberto em decorrência das chuvas da semana passada.

Page 3: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20153Cidade

ÁGUA SALGADACorsan reajusta tarifa em 7,66%

CORPUS CHRISTI na Aldeia

A conta de água e es-goto ficará mais cara para os clientes da Companhia Riograndense de Sanea-mento (Corsan) a partir do ínício deste mês. O reajuste de 7,66% foi aprovado em re-união ordinária realizada na tarde da última quinta-feira (28), pelo Conselho Supe-rior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).

Desde 2008, a Agergs contribui para a transparên-cia no processo de reajuste das tarifas da Concession-ária. A sistemática adotada pela Agência é a aplicação de cesta de índices no cálculo de realinhamento tar-ifário anual, para compensar as perdas inflacionárias, de uma maneira a quantificar os custos da empresa, ponde-rando o peso dos insumos com indicadores de inflação do mercado. Em 2014, o reajuste foi de 6,04%.

Diversas atividades ocorrerão nas paróquias dos bairros e no centro da cidade. A tradicional confecção de tapetes e grandes procissões estão marcadas para a manhã e tarde do feriado

Filipe Foschiera

Quatro paróquias do município irão promover uma grande procissão pela Avenida Dorival de Oliveira no feriado. As atividades iniciam as 9h desta quinta-feira (4), com a Santa Missa na Paróquia Santa Ana. Após a cerimônia, os fieis seguem em pr-ocissão pela rua Santa Ana, passam pela rua Botafogo, continuam pela rua Itacolomi e por ultimo pela Rua Dorival flores da Cunha até chegar na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na parada 72.

Neste ano houve uma grande re-união de paróquias de Gravataí, que juntas realizarão uma das maiores procissões do município. Participam das festividades as paróquias Sa-grada Família, São Vicente, e Nossa Senhora das Graças.

Padre Batista, da Paróquia Santa Ana, convida toda comunidade para que participem da procissão e desfrutem deste momento de graça, união, fé e paz. Com os participantes vestindo branco, a idéia é refletir juntos a proposta da Conferên-cia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deste ano, voltada para o ano da paz.

No centro da cidade

Com o tema ‘Somos da Paz – Liberdade para muita criatividade’, outro evento religioso, promovido pela Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, acontecerá também nesta quinta-feira (4), a partir das 15h. A comemoração prevê a celebração de missa, seguida pela realização de uma procissão no centro da cidade.

Para a diretora-presidente da Fundarc, Fernanda Fraga, “o apoio do município nestas ações é indis-

pensável, pois simboliza a valoriza-ção da cultura”.

De acordo com o pároco Tarcisio Rech, serão arrecadados alimen-tos e roupas durante a ocasião e, posteriormente, estes bens serão doados às comunidades carentes. O pároco, que também é um dos orga-nizadores do evento, destaca que o

poder público e a igreja precisam se unir para promover a paz.

As festividades no centro do município iniciam às 8h, com a confecção do tapete, em frente à Paróquia. Já às 15h, terá a missa e, em seguida, a procissão, que terá paradas de benção no Hospital Dom João Becker e Prefeitura Municipal.

#OrigemA festa de Corpus Christi

tem por objetivo celebrar solen-emente o mistério da Eucaristia – o Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. As leituras e textos litúrgicos são usados durante a celebração até hoje. Já a procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274.

Page 4: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20154

O prefeito de Gravataí e presidente da Associação dos Municípios da Região Met-ropolitana de Porto Alegre – Granpal, Marco Alba, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Metropolitano – CDM, durante cerimônia ao meio dia de sexta-feira (29), no Canoas Parque Hotel, em Canoas. Junto com o Gabinete de Governança da Região Metropolitana de Porto Alegre, o CDM é um órgão de atuação conjunta com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan. Uma das principais pautas de trabalho, no âmbito desse cole-giado, será o cumprimento do que prevê a Lei 13.089, de janeiro de 2015, que estabel-ece o Plano de Desenvolvimento Urbano In-tegrado. Trata-se da definição de diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução de políticas públicas em regiões metropolitanas, compreendendo diversas áreas, como mobilidade e resíduos sólidos. Esse conjunto de iniciativas sinaliza para o debate sobre o Estatuto das Metrópoles que, entre outros itens, prevê a implantação de um Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano a ser elaborado no prazo de três anos.

Política

GABRIEL [email protected]

Reestruturação de postos de saúdeO vereador Tanrac

Saldanha, reuniu-se com o deputado federal Carlos Gomes, ambos do PRB, para solicitar a liberação de recursos, via emenda parlamentar, para a aquisição de equi-pamentos que sejam des-tinados a quatro postos de saúde no município. Se-gundo Tanrac, as regiões onde estão localizadas as quatro unidades compreendem uma população de 40 mil pessoas. “Estamos em processo de reestru-turação dos postos para qualificar o atendimento oferecido à comunidade e evitar a superlotação dos hospitais”, explicou o vereador. Carlos Gomes disse que em tempos de contingenciamento econômico, todo recurso encaminhado ao setor é bem-vindo, e que está aguardando posicionamento do governo federal para a liberação de emendas parlamentares a fim de efetivar a destinação do recurso.

A Câmara de Vereadores de Gra-vataí participou na quarta-feira (27), do Dia do Desafio. Uma parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Prefeitura Municipal de Gravataí, através da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL). A coordena-dora técnica da SMEL, Cristina Fon-seca e os acadêmicos de educação física, Douglas Lorenzetti, Matheus Teixeira e Michelle Guzenski foram os responsáveis por promover 15 minutos de descontração aos partici-pantes, por meio da dança (foto).

Em Brasília-DF, o recém-empossado membro da executiva nacional do Partido Verde, o presidente estadual do PV gaúcho, vereador Marcio Souza, juntamente com o presidente nacional dos Verdes (foto), o deputado federal Luiz Penna, convidaram o incansável defensor dos direitos humanos, so-cial, trabalhista e dos aposentados, o senador de maior destaque do RS, Paulo Paim, a fazer parte das fileiras do Partido Verde. Nos próximos dias o PV apresentará um projeto para o senador Paulo Paim, que engloba a ampliação do partido no Estado estruturando uma base potente para dar apoio e sustenta-ção política ao senador.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Paulinho da Farmácia (PTB), foi a Canoas pres-tigiar a posse do prefeito Marco Alba na presidência do Conselho Delibera-tivo Metropolitano – CDM – órgão que estava sendo presidido pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O CDM rep-resenta ações desenvolvidas pela Granpal e tem o intuito de consolidar a proposta de um novo arranjo institu-cional que articula estrategicamente os 32 municípios que compõem a Região Metropolitana de Porto Alegre.

CÂMARA NO DIA DO DESAFIO 2015

Paulo Paim no PV PAULINHO FOI À POSSE

Marco Alba assume presidência do CDM

Page 5: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20155Cidade

Com o objetivo de incentivar as pessoas a respeitarem as normas de trânsito, demonstrando os reais perigos dos comportamentos inadequados nas vias da cidade, o Comitê Gestor da Operação Balada Segura no município, realizou na tarde da última sexta-feira (29), uma blitz educativa pelas ruas

centrais da cidade. Na ocasião, com-erciantes e pedestres foram alertados sobre questões como os perigos da embriaguez ao volante e o excesso de velocidade. Fiscais de trânsito conver-saram com a população e distribuíram materiais informativos.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, a ação realizada buscou uma maior aproximação da população com o pod-er público. “As nossas ações educati-vas tem a missão de ter uma conversa aberta com a comunidade. Este é um momento de resolver dúvidas, alertar e conscientizar para que tenhamos uma redução efetiva do número de mortes por acidentes em longo prazo, é pre-ciso não somente de fiscalização, mas que possamos disseminar esta cultura no nosso município e deixar plantada esta ideia para as futuras gerações”, explica.

A Semana do Meio Ambiente encerra nesta quarta-feira (3). Desde segunda-feira (1), no estande montado na Praça Borges de Medeiros, no Centro da cidade, materiais informativos estão sendo dis-tribuídos à população com o intuito de conscientizar os gravataienses sobre a importância da reciclagem e preservação da natureza. No local, também está sendo realizada a doação de mudas de plantas nativas e a tradicional feira de adoção de cães. A iniciativa é da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA).

De acordo com a diretora-presidente da FMMA, Claudia Costa, é importante alertar a população sobre a crise ambiental pela qual o planeta passa. “Durante esses três dias, vamos distribuir materiais sobre reciclagem, separação do lixo e composta-gem. Queremos mostrar que é essencial a participação de todos na preservação, para que possamos ajudar na recupe-ração da natureza”, explicou a diretora. Materiais e orientações sobre a reciclagem serão oferecidos na praça das 9h às 17h, durante todos os dias do evento.

O diretor administrativo da FMMA,

Evandro Rufatto, falou sobre como o plan-tio de plantas nativas, que estão sendo distribuídas gratuitamente, pode auxiliar na reestruturação do meio ambiente. “As árvores frutíferas são fundamentais pois além de servirem para o consumo huma-no, elas também alimentam toda a fauna, o que ajuda a restaurar o equilíbrio”, con-tou Rufatto. Segundo ele, os araçás que estão sendo doados são de porte médio e atingem no máximo três metros de altura. “Pedimos para que quem for plantar essas mudas tenha o cuidado de fazê-lo longe de redes elétricas, para não ter problemas no futuro”, orientou.

Durante a terça (2) e a quarta-feira (3), quem visitar a praça também poderá con-ferir a Feira de Adoção do Canil Municipal. A coordenadora do canil, Luana Trindade, contou como pode ser realizada a adoção. “É bem simples adotar. Na hora, fazemos o cadastro e a pessoa já pode escolher o animal. Nós também nos disponibilizamos a entregar o escolhido na casa do novo dono, pois sabemos que alguns não têm como fazer o transporte na hora”, esclare-ceu Luana.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL Campanha do Agasalho SOGIL

Ação de combate ao tabagismo acontece amanhã na região das Moradas

Maio Vermelho foi marcado por prevenção e orientação

Blitz educativa no Centro

A sua solidariedade será fundamental para ajudar a amenizar o frio das comunidades carentes de Gravataí. Para isso, a SOGIL está promovendo a Campanha do Agasalho SOGIL 2015, que visa mobilizar colaboradores e clientes para a doação de roupas de inverno. A ação iniciará nessa segunda (1) e seguirá até 30 de agosto.

Os ônibus da SOGIL já estão circulando com as caixas de arrecadação. Também há pontos de apoio para a en-trega de donativos nas garagens da empresa, na Central de Atendimento SOGIL – TEU! (rua Coronel Sarmento, nº 1.675, Centro), na farmácia Farmacomed na parada 72 e no posto de gasolina Brazuca, no Parque dos Anjos.

A Campanha é organizada pelo setor de Bem-estar So-cial da SOGIL e conta com a colaboração de colaboradores voluntários que fazem a triagem das peças e também ajudam na distribuição.

Se a sua comunidade tiver interesse em receber as doa-ções, entre em contato com o setor de Bem-estar Social da SOGIL através do telefone 3484-8000 para a avaliação da necessidade. Lembre-se de fazer a sua doação e ajudar a quem precisa.

As Unidades de Saúde da Família Águas Claras e Mora-da do Vale II promovem amanhã (3) uma caminhada pelas ruas da região das Moradas com intuito de distribuir mate-rial informativo e orientar os moradores sobre os riscos do tabagismo. A atividade iniciará às 13h30.

O itinerário da caminhada, que contará também com uma equipe da Saúde Bucal, passará pelas ruas Tereza de Noronha, Carlos Drumond de Andrade, Jardel Filho, Jorge Amado, Almeida Prado, Araújo Viana, Alexandrino Alencar e Álvares Cabral. Durante o percurso, além de entregar material informativo, a equipe coletará carteiras de cigar-ros de pessoas sensibilizadas pela ação. A caminhada terminará na rua Álvares Cabral (na altura em que ocorre a Feira doi Produtor Agrorrural), onde haverá uma tenda com os serviços referidos disponibilizados para a população.

A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, celebrado no último domingo (31).

Encerrou na sexta-feira (29), a programação do Maio Vermelho, mês dedicado a uma série de ações com objeti-vo de alertar a população sobre os riscos e a prevenção do câncer bucal. No período, ocorreram palestras, distribuição de material informativo, realização de exames em várias secretarias e por fim, na quinta e sexta-feira passadas, at-endimento à população na Praça Borges de Medeiros, em frente à Prefeitura.

"Serviu para levar informação e orientação para a população. Nosso foco sempre é na prevenção de doen-ças deste tipo", comentou o secretário municipal da saúde Jones Martins.

Conforme Joice Konig, coordenadora da Política de Atenção à Saúde Bucal, o resultado das atividades de-senvilvidas foi bastante positivo. "Realizamos em torno de 200 exames e cerca de 10% dos atendimentos foram encaminhados para exames mais detalhados", disse. Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são o tabagismo, etilismo (consumo de álcool), infecções por HPV e exposição à radiação UVA solar. Os locais mais acometidos pelo câncer bucal são o lábio inferior, assoalho de boca e bordos da língua. Geralmente as lesões ocorrem em indivíduos acima de 40 anos de idade.

Page 6: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20156 Esportes

Cenário esportivoCanoas, 2 de junho de 2015 Canoas, 2 de junho de 2015

6 7CENÁRIO ESPORTIVO CENÁRIO ESPORTIVOEsporte Esporte

Final de semana teve rodada parcial

no amadorDevido ao tempo

chuvoso dos últimos dias e as condições precá-rias dos campos, a Liga Municipal de Desportos (Limudes) promoveu no final de semana apenas a rodada da Série Prata, (segunda divisão). Os jo-gos do municipal Master e Sub-15 foram transfe-ridos para o próximo fim de semana.

Pela quinta rodada da Série Prata, no domingo à tarde foram realizados seis jogos, em três cam-pos da Zona Norte.

No campo do Cana-rinho, o Havaí goleou por 5 a 2 ao Vista Ale-gre. Já o Cohab segue invicto e fez 6 a 1 no Xavantes. No cam-po ao lado, do Nova Cachoeirinha, o São Luiz fez 1 a 0 no Nova Cachoeirinha e pelo mesmo placar o Par-que Brasília derrotou o Esperança. No campo do Havaí, o Juventude goleou o Unidos da Betânia por 6 a 0 e o

Figueirense fez 9 a 1 na AJV.

No próximo domingo, dia 7, acontece a última rodada da fase classifi-

catória. Os campeonatos tem apoio da Prefeitura de Cachoeirinha por meio da Secretaria Muni-cipal de Esporte e Lazer.

Liga Municipal de Desportos transferisse os jogos do municipal Master e Sub-15 para o próximo fim de semana

CACHOERINHA

Delmar Costa / Limudes

Seleção brasileira se apresenta no

Rio paraa Copa AméricaA seleção brasi-

leira se reuniu nesta segunda-feira para a disputa da Copa América. Mas ainda incompleta. Dos 25 convocados, faltam Neymar, Douglas Costa e Everton Ri-beiro, que ainda têm compromissos por seus clubes fora do país. A maioria dos jogadores se apre-senta ao meio-dia ao técnico Dunga, na Granja Comary, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, para o período de treinos para a competição, que será disputada entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile.

Quatro jogadores chegaram primeiro ao centro de treina-mento do Seleção. Os zagueiros David Luiz e Marquinhos, ambos do PSG, o la-teral-esquerdo Filipe Luís, do Chelsea, da Inglaterra, e o volan-te Luiz Gustavo, do

Wolfsburg, campeão no último sábado da Copa da Alemanha.

Os outros atletas desembarcaram no Galeão por volta das 9h30 (de Brasília) e foram direto para o ônibus que os aguardava na base aérea do aeroporto. Sete jogadores fica-ram hospedados no Hotel Internacional do Galeão: Philippe Coutinho, Jeffer-son, Thiago Silva, Roberto Firmino, Elias, Fernandinho, Marcelo Grohe e Danilo. O diretor de seleções, Gilmar Rinaldi, também se apresentou no local. Depois, em uma Van eles deixarão o local e foram ao encontro dos demais.

O Brasil está no Grupo C da Copa América. A estreia será no dia 14 de ju-nho, contra o Peru, em Temuco. Co-lômbia e Venezuela completam a chave.

Reintegrado, Edinho treinou ontem com grupo do Grêmio

O técnico Roger ga-nhou, nesta segunda-feira, seu primeiro reforço no Grêmio para o Brasileirão. Trata-se, na verdade, de um velho conhecido da torcida: o volante Edinho. Reinte-grado a pedido do treinador, o jogador, que trabalhava em separado desde janeiro, voltou a treinar com o gru-po na tarde de ontem no CT Luiz Carvalho.

A ideia de Roger é acres-centar mais experiência ao grupo, hoje recheado de garotos da base. E Edinho, com 32 anos, se encaixa nesse perfil. Segundo o pre-sidente Romildo Bolzan, a decisão de reintegrá-lo é do treinador. Assim, o clube não terá de ir ao mercado contratar outro jogador para a posição.

— O Grêmio precisa de mais um primeiro volante para encarar o Brasileirão. Temos o Walace e o Araú-jo, de muita qualidade, mas em um campeonato longo é importante ter alternativas. E reintegrar alguém que já está no clube pode ser uma solução — afirma Bolzan.

O presidente também

trabalha para concretizar a chegada do lateral-direito Lucas Ramon, 21 anos, do Londrina. O jogador viria por empréstimo até o final do ano, com opção de com-pra para o Grêmio.

— Nesta semana, tere-mos alguma novidade sobre esta situação — afirma Bol-zan.

Embora tenha cogitado investir no centroavante Alecsandro, do Flamengo, no final de semana, Romil-do diz que não há nenhu-ma negociação em curso com este jogador. O mes-mo vale para o meia Alan Ruiz, do San Lorenzo, que jogou na Arena no ano pas-sado.

Edinho é o novo reforço do tricolor

Após um ano da morte de Fernandão jogo do Inter terá

ingresso especialColorado enfrenta o Coritiba, às 11h, no Beira-Rio

O próximo domingo promete ser de emoção para os colorados que comparecerem ao Está-dio Beira-Rio para assis-tir Inter x Coritiba, pelo Brasileirão. A data será marcada pelo aniversá-rio de um ano da morte de Fernandão, campeão mundial com o Inter em 2006.

A direção colorada já havia informado sobre

um mosaico que será uti-lizado na arquibancada pela torcida. Na tarde desta segunda-feira (1), a imagem dos ingressos para a partida de domin-go foi divulgada.

Em homenagem a Fer-nandão, a parte da frente do ingresso traz o 9, nú-mero da camiseta com a qual se consagrou no Inter, com a silhueta do ídolo.Além dos ingressos

e do mosaico, uma missa será celebrada em memó-ria ao ex-capitão colora-do. Ela acontecera antes do jogo, às 9h, na Capela

Nossa Senhora das Vitó-rias, no Beira-Rio.

Uma reunião na tarde de ontem definiu outros detalhes para a data.

Inferior: R$ 30Superior R$ 30Cadeira Central R$ 40O clube oferece desde já, em seu site, lotes

promocionais com R$ 10 de desconto aos sócios.

Veja os valores para sócios do clube:

Pró-Esporte RS lança projetos nesta terçaA Prefeitura de Canoas

e a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer lançam hoje, às 19h, os pro-jetos esportivos de Canoas financiados pelo Pró-Es-porte RS. Ele permite que empresas destinem um per-centual do ICMS a ser pago mensalmente em projetos esportivos e paraesportivos, de cunho educacional, de participação ou de rendi-mento. O lançamento será no auditório SadySchiwitz, no Paço Municipal. Os pro-jetos beneficiados envol-vem diretamente cerca de

Programa Lazer, Atividade Física e Saúde é um dos beneficiados do Pró-Esporte

CANOAS

Canoenses estreiam com goleadas no campeonato gaúchoA equipe Canoas/Duda/Uni-

lasalle, que é apoiada pela Pre-feitura, estreou neste domingo (31) no Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, com duas goleadas nas partidas disputadas no Centro Olímpico Municipal, ficando ao final da rodada em primeiro lugar no seu grupo.

Na primeira partida, logo pela manhã, o Canoas/Duda/Unilasalle ganhou da Sapu-caiense por 3 a 0, com gols de Bruna Flor, Carlinha e Luana.No segundo jogo, no início da tarde, o time canoense aplicou 6 a 1 na Santaritense. Mar-caram para a equipe Duda/Canoas/Unilasalle Bruna Flor, Karina, Luana, Jissele, Cota e Daiane.

Os jogos foram acompa-

Equipe canoense teve duas vitórias neste domingo, por 3 a 0 e 6 a 1

nhados pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Edimilson Tresoldi que se mostrou satisfeito com o desempenho do time canoense.

A jogadora destaque nesta rodada foi a za-gueira Bruna Flor, que além de guardar a área, marcou dois gols.

O próximo compro-misso será no dia 14 de junho, pela rodada de re-turno, também no Centro Olímpico Municipal, em Canoas.

Na 1ª fase do cam-peonato, que é regiona-lizada, Canoas/Duda/Unilasalle está no Grupo C com Sapucaiense e Santaritense.

6,6 mil atletas e usuá-rios do município.

Page 7: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20157Esportes

Cenário esportivoCanoas, 2 de junho de 2015 Canoas, 2 de junho de 2015

6 7CENÁRIO ESPORTIVO CENÁRIO ESPORTIVOEsporte Esporte

Final de semana teve rodada parcial

no amadorDevido ao tempo

chuvoso dos últimos dias e as condições precá-rias dos campos, a Liga Municipal de Desportos (Limudes) promoveu no final de semana apenas a rodada da Série Prata, (segunda divisão). Os jo-gos do municipal Master e Sub-15 foram transfe-ridos para o próximo fim de semana.

Pela quinta rodada da Série Prata, no domingo à tarde foram realizados seis jogos, em três cam-pos da Zona Norte.

No campo do Cana-rinho, o Havaí goleou por 5 a 2 ao Vista Ale-gre. Já o Cohab segue invicto e fez 6 a 1 no Xavantes. No cam-po ao lado, do Nova Cachoeirinha, o São Luiz fez 1 a 0 no Nova Cachoeirinha e pelo mesmo placar o Par-que Brasília derrotou o Esperança. No campo do Havaí, o Juventude goleou o Unidos da Betânia por 6 a 0 e o

Figueirense fez 9 a 1 na AJV.

No próximo domingo, dia 7, acontece a última rodada da fase classifi-

catória. Os campeonatos tem apoio da Prefeitura de Cachoeirinha por meio da Secretaria Muni-cipal de Esporte e Lazer.

Liga Municipal de Desportos transferisse os jogos do municipal Master e Sub-15 para o próximo fim de semana

CACHOERINHA

Delmar Costa / Limudes

Seleção brasileira se apresenta no

Rio paraa Copa AméricaA seleção brasi-

leira se reuniu nesta segunda-feira para a disputa da Copa América. Mas ainda incompleta. Dos 25 convocados, faltam Neymar, Douglas Costa e Everton Ri-beiro, que ainda têm compromissos por seus clubes fora do país. A maioria dos jogadores se apre-senta ao meio-dia ao técnico Dunga, na Granja Comary, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, para o período de treinos para a competição, que será disputada entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile.

Quatro jogadores chegaram primeiro ao centro de treina-mento do Seleção. Os zagueiros David Luiz e Marquinhos, ambos do PSG, o la-teral-esquerdo Filipe Luís, do Chelsea, da Inglaterra, e o volan-te Luiz Gustavo, do

Wolfsburg, campeão no último sábado da Copa da Alemanha.

Os outros atletas desembarcaram no Galeão por volta das 9h30 (de Brasília) e foram direto para o ônibus que os aguardava na base aérea do aeroporto. Sete jogadores fica-ram hospedados no Hotel Internacional do Galeão: Philippe Coutinho, Jeffer-son, Thiago Silva, Roberto Firmino, Elias, Fernandinho, Marcelo Grohe e Danilo. O diretor de seleções, Gilmar Rinaldi, também se apresentou no local. Depois, em uma Van eles deixarão o local e foram ao encontro dos demais.

O Brasil está no Grupo C da Copa América. A estreia será no dia 14 de ju-nho, contra o Peru, em Temuco. Co-lômbia e Venezuela completam a chave.

Reintegrado, Edinho treinou ontem com grupo do Grêmio

O técnico Roger ga-nhou, nesta segunda-feira, seu primeiro reforço no Grêmio para o Brasileirão. Trata-se, na verdade, de um velho conhecido da torcida: o volante Edinho. Reinte-grado a pedido do treinador, o jogador, que trabalhava em separado desde janeiro, voltou a treinar com o gru-po na tarde de ontem no CT Luiz Carvalho.

A ideia de Roger é acres-centar mais experiência ao grupo, hoje recheado de garotos da base. E Edinho, com 32 anos, se encaixa nesse perfil. Segundo o pre-sidente Romildo Bolzan, a decisão de reintegrá-lo é do treinador. Assim, o clube não terá de ir ao mercado contratar outro jogador para a posição.

— O Grêmio precisa de mais um primeiro volante para encarar o Brasileirão. Temos o Walace e o Araú-jo, de muita qualidade, mas em um campeonato longo é importante ter alternativas. E reintegrar alguém que já está no clube pode ser uma solução — afirma Bolzan.

O presidente também

trabalha para concretizar a chegada do lateral-direito Lucas Ramon, 21 anos, do Londrina. O jogador viria por empréstimo até o final do ano, com opção de com-pra para o Grêmio.

— Nesta semana, tere-mos alguma novidade sobre esta situação — afirma Bol-zan.

Embora tenha cogitado investir no centroavante Alecsandro, do Flamengo, no final de semana, Romil-do diz que não há nenhu-ma negociação em curso com este jogador. O mes-mo vale para o meia Alan Ruiz, do San Lorenzo, que jogou na Arena no ano pas-sado.

Edinho é o novo reforço do tricolor

Após um ano da morte de Fernandão jogo do Inter terá

ingresso especialColorado enfrenta o Coritiba, às 11h, no Beira-Rio

O próximo domingo promete ser de emoção para os colorados que comparecerem ao Está-dio Beira-Rio para assis-tir Inter x Coritiba, pelo Brasileirão. A data será marcada pelo aniversá-rio de um ano da morte de Fernandão, campeão mundial com o Inter em 2006.

A direção colorada já havia informado sobre

um mosaico que será uti-lizado na arquibancada pela torcida. Na tarde desta segunda-feira (1), a imagem dos ingressos para a partida de domin-go foi divulgada.

Em homenagem a Fer-nandão, a parte da frente do ingresso traz o 9, nú-mero da camiseta com a qual se consagrou no Inter, com a silhueta do ídolo.Além dos ingressos

e do mosaico, uma missa será celebrada em memó-ria ao ex-capitão colora-do. Ela acontecera antes do jogo, às 9h, na Capela

Nossa Senhora das Vitó-rias, no Beira-Rio.

Uma reunião na tarde de ontem definiu outros detalhes para a data.

Inferior: R$ 30Superior R$ 30Cadeira Central R$ 40O clube oferece desde já, em seu site, lotes

promocionais com R$ 10 de desconto aos sócios.

Veja os valores para sócios do clube:

Pró-Esporte RS lança projetos nesta terçaA Prefeitura de Canoas

e a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer lançam hoje, às 19h, os pro-jetos esportivos de Canoas financiados pelo Pró-Es-porte RS. Ele permite que empresas destinem um per-centual do ICMS a ser pago mensalmente em projetos esportivos e paraesportivos, de cunho educacional, de participação ou de rendi-mento. O lançamento será no auditório SadySchiwitz, no Paço Municipal. Os pro-jetos beneficiados envol-vem diretamente cerca de

Programa Lazer, Atividade Física e Saúde é um dos beneficiados do Pró-Esporte

CANOAS

Canoenses estreiam com goleadas no campeonato gaúchoA equipe Canoas/Duda/Uni-

lasalle, que é apoiada pela Pre-feitura, estreou neste domingo (31) no Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, com duas goleadas nas partidas disputadas no Centro Olímpico Municipal, ficando ao final da rodada em primeiro lugar no seu grupo.

Na primeira partida, logo pela manhã, o Canoas/Duda/Unilasalle ganhou da Sapu-caiense por 3 a 0, com gols de Bruna Flor, Carlinha e Luana.No segundo jogo, no início da tarde, o time canoense aplicou 6 a 1 na Santaritense. Mar-caram para a equipe Duda/Canoas/Unilasalle Bruna Flor, Karina, Luana, Jissele, Cota e Daiane.

Os jogos foram acompa-

Equipe canoense teve duas vitórias neste domingo, por 3 a 0 e 6 a 1

nhados pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Edimilson Tresoldi que se mostrou satisfeito com o desempenho do time canoense.

A jogadora destaque nesta rodada foi a za-gueira Bruna Flor, que além de guardar a área, marcou dois gols.

O próximo compro-misso será no dia 14 de junho, pela rodada de re-turno, também no Centro Olímpico Municipal, em Canoas.

Na 1ª fase do cam-peonato, que é regiona-lizada, Canoas/Duda/Unilasalle está no Grupo C com Sapucaiense e Santaritense.

6,6 mil atletas e usuá-rios do município.

Page 8: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20158 Notícias

O prefeito Marco Alba recebeu, na sexta-feira (22), em seu gabinete a visita do vice-presidente nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), José Carlos Medaglia Filho, acompanhado do superintendente executivo da Região Sul, Mário Augusto Oliveira Júnior; do superintendente de Negócios do Rio Grande do Sul, Pedro Lacerda; do gerente de Negócios André Noronha e da representante da Caixa para Lucia Tuchtenha-gen. Na pauta, os projetos que o município está encaminhando com o apoio e suporte técnico da Caixa, como o recente financiamento de R$ 11 milhões, através do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). A verba será utilizada para a qualificação e modernização da administração municipal, com a aquisição de equipamentos e tecnologia.

Segundo o Medaglia, o objetivo da entidade

é manter uma relação próxima com o município. “Queremos ter uma relação direta com Gravataí, por isso, sempre que possível, estaremos visi-tando a administração municipal, a fim de acom-panhar de perto a aplicação e o gerenciamento dos recursos, fundamentais para o desenvolvi-mento da cidade”, destacou o vice-presidente, parabenizando o prefeito pela capacidade de retomada de investimentos no município.

O prefeito Marco Alba reforçou o compro-metimento do governo com a gestão fiscal e financeira, enfatizando que adota políticas de regime de caixa e que as medidas garantiram a possibilidade de contrair financiamentos. “Con-seguimos regularizar a situação da cidade junto a órgãos como o Secretaria do Tesouro Nacional e o Cadin”, declarou o prefeito, enfatizando que somente nos últimos dois anos a Prefeitura pa-gou R$ 130,8 milhões de dívidas herdadas.

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Quem conhecer algum impedimento, acuse-o na forma da Lei.

EDITAL DE CASAMENTO Edital nº 040/2015

Gravataí, 2 de junho de 2015 - Valecy Cabeleira Bitelo - Oficial de Registros

* GÉRSON RICARDO COELHO RAVA e VÂNIA DOS SANTOS DE SOUZA * LEONARDO DE CASTRO SILVEIRA e IVANA MANUELA ROCHA DE SÁ

AV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

VALECY CABELEIRA BITELO - Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais, faz saber, que se habilitaram para casar por este Cartório:

Programa Melhores Práticas para a Indústria lota auditório da DANA

RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL - Câmara de Vereadores de Gravataí DESPESA COM PESSOAL CNPJ: 88.145.735/0001-54 Período Referência: 1º Quadrimestre de 2015. Lei Complementar Federal n° 101/2000 – LRF, inciso I do artigo 53:

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA - RCL VALOR

Arrecadadas no mês de referência e nos onze anteriores (12 meses)

R$ 470.720.569,07

Lei Complementar Federal n° 101/2000 – LRF, inciso I do artigo 53:

DESPESA COM PESSOAL VALOR

% SOBRE VALOR

Total da Despesa Líquida c/ Pessoal nos últimos meses

R$ 11.962.735,94 2,54%

Limite para Emissão de Alerta - LRF, Inciso II do § 1º do art. 59

5,40%

Limite Prudencial - LRF, Parágrafo Único do art. 22

5,70%

Limite Legal - LRF,alínea “a” do inciso III do art. 20

6,00%

Extravio de Nota fiscal Láziro da Silveira Jacobsem morador na rua Dionisio Cardoso de Lima nº 10300 Gravataí-RS ,informa que foi extraviado um talão de notas fiscais de produtor rural P 11971950 insc. 057/1056628 conforme boletim de ocorrência nº 1051/2015. O mesmo não se responsabiliza pelo uso indevido das mesmas. Gravataí, 02 de Junho de 2015

GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA torna público que recebeu da FEPAM a Licença de Operação n° 03309/2015 - DLpara a Fabricação de veículos automotores com montagem de subconjuntos de carrocerias automotivas,sito à Avenida General Motors, 2000, Distrito Industrial Automotivo, Gravataí, Rio Grande do Sul.

Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental. (Proc: 006242-05.67/14-

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO(PRAZO 20 DIAS) Credora Exequente: EMPRESA GESTORA DE ATIVOS - EMGEA - Pelo presente edital, por estar em lugar ignorado, incerto ou inacessível, fica notificada a pessoa adiante nomeada para ciência de que estamos autorizados na forma da lei (decreto-lei n.º 70 de 21.11.66 e Regulamentação Complementar), a promover a execução extrajudicial da hipoteca que onera o imóvel indicado a seguir. Fica cientificada, outrossim, de que tem o prazo de 20 (vinte) dias, a contar desta data, para purgar o débito e evitar a continuidade da execução, o que poderá ser feito na Agência Gravataí (Gravataí/RS) da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, onde foi obtido o financiamento, em qualquer dia útil. CONTRATO: 9.0478.9442.351-2 - SED: E-14.346/15 – MUTUÁRIO: EMERSON ROGER FAGUNDES, brasileiro, solteiro, maior, trabalhador sem vínculo empregatício, inscrito no CPF sob nº595.102.000-00, residente e domiciliado em Gravataí/RS – IMOVEL: Avenida Marechal Rondon nº1351, Morada do Vale – Gravataí/RS – Valor da dívida em 26/03/2015 - R$176.281,02 (cento e setenta e seis mil duzentos e oitenta e um reais e dois centavos), que será devidamente atualizada à época do pagamento, acrescido de multa contratual e despesas pertinentes. Nos termos do art. 1.069 do Código Civil Brasileiro, notificamos V.Sas. da cessão do seu contrato à EMGEA – Empresa Gestora de Ativos, a partir do dia 29.06.2001, conforme disposto na Medida Provisória n.º 2196-1, de 28.06.2001. Ressalte-se que a cessão do crédito não implicou qualquer modificação nas condições vigentes do seu contrato, cuja administração continua a cargo da Caixa Econômica Federal. Porto Alegre, 02 de junho de 2015 - COMPANHIA PROVÍNCIA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO - AGENTE FIDUCIÁRIO - Publicações nos dias 02/06/2015, 03/06/2015 e 05/06/2015 no Jornal de Gravataí.

Page 9: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 20159Notícias

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Cezar Miola, recebeu, na manhã desta sex-ta-feira (29), a visita do presidente da Associação dos Diários do Interior (ADI) do RS, Jones Alei da Silva, e do jornalista Igor Müller que sugeri-ram uma parceria para o estímulo às práticas de gestão pública compro-metidas com a transparência.

A ADI reúne os 18 mais destaca-dos jornais diários do interior, com

uma tiragem média de 140 mil exem-plares/dia.

Para Cezar Miola, a iniciativa da Associação dos Diários é meritória. “O TCE-RS possui um prêmio de boas práticas de transparência na In-ternet que terá sua segunda edição este ano. Na mesma linha, podemos definir conjuntamente com a ADI um projeto que estimule a transparência e que valorize as boas práticas no Estado”, disse.

Se aprovada pelos deputados, a proposta será encaminhada ao Senado para apreciação

O presidente da Câmara dos Deputados, Edu-ardo Cunha (PMDB-RJ), reafirmou ontem (1°) que pretende votar em plenário, até o fim deste mês, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A expectativa de Cunha é que a comissão especial que analisa o texto finalize o trabalho na semana do dia 10 de junho.

“Votando o relatório na comissão, vou levar ao plenário imediatamente”, disse Cunha. Ontem (31), o presidente da Câmara já havia postado em seu Twitter que tem a intenção de votar a PEC ainda este mês e, também, que vai sugerir ao re-lator que seja feito um referendo sobre a redução da maioridade penal para promover um “grande” debate sobre o tema.

Sobre o referendo, ele disse hoje que con-sidera apropriado fazê-lo junto com as eleições de 2016, para poupar gastos. Na avaliação de Cunha, se um jovem pode eleger presidente da República, ele também pode ser responsabilizado por suas atitudes. "Não discuto se é a idade cor-reta ou não, discuto isonomia, direitos e obriga-ções."

Hoje, o ministro da Secretaria de Comunica-ção Social da Presidência da República, Edinho

Silva, reforçou a posição do governo, contrária à redução da maioridade penal. Edinho disse que cabe a Eduardo Cunha criar a agenda de debates do Legislativo, mas reiterou que o governo não acredita que a redução da maioridade penal vá reduzir a criminalidade no Brasil.

“Nesse sentido, o governo respeita o Poder Legislativo, mas todos sabem que o governo, a presidenta Dilma, tem uma outra posição”, disse o ministro.

Em relação à posição do governo sobre o tema, Eduardo Cunha disse que “isso não é pauta do governo, é pauta da sociedade”.

Em abril, a presidenta Dilma Rousseff se mani-festou contra a redução da maioridade penal e

defendeu mudanças na lei brasileira para ampliar as penas para adultos que aliciam adolescentes para o crime.

Desde o início de abril, uma comissão especial da Câmara dos Deputados debate o mérito das propostas de emenda à Constituição que propõem a redução da maioridade penal. A comissão terá até 40 sessões para debater o assunto e produzir um relatório, que será votado pelo colegiado e, posteriormente, pelo plenário da Câmara, em dois turnos de votação.

Se aprovada pelos deputados, a proposta será encaminhada ao Senado para apreciação. Para aprovação de uma PEC, são necessários os votos de pelos menos 308 deputados.

TCE-RS e ADI estimulam transparência pública

Câmara vota redução da maioridade penal até o fim do mês

A ULBRATECH está inte-grada no projeto CONNECT, programa entre a comunidade europeia e o Brasil que possi-bilita o intercâmbio e a troca de experiência entre jovens em-preendedores. Já na primeira edição, a ULBRATECH foi contemplada para ser anfitriã do jovem empresário italiano Ric-cardo Bresciani, de 25 anos.

Riccardo ficará um mês no Brasil, recebendo diversas for-mações, repassadas por profes-sores da ULBRA Canoas, em áreas como empreendedorismo, marketing, economia, gestão e design, além de realizar visitas em empresas do RS e de SC. “Essa experiência está sendo muito importante. Os professo-res da ULBRA estão me auxili-ando para que eu possa melho-rar as estratégias de venda do meu produto, aprender novas ações de marketing e alcançar

meu objetivo que é exportar para o Brasil”, conta Riccardo, que fabrica óculos de sol. A primeira remessa dos óculos foi feita com a armação de madeira e agora a dupla trabalha em um projeto na qual a armação será de acetato.

O gerente da Incubadora ULBRATECH Canoas, An-derson Yanzer, explica que a experiência está sendo muito boa. “Na primeira edição já fomos contemplados com um empreendedor. A vinda do Riccardo abre portas para a cooperação internacional, além da troca de experiência, que sempre é enriquecedora”, diz. Através do CONNECT, a UL-BRA também pode encaminhar jovens empresários brasileiros para realizarem intercâmbios em países europeus.

ULBRA promove intercâmbio para jovens empreendedores

Page 10: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 201510

A Brigada Militar prendeu na madrugada de ontem um dupla acusada de assaltar a Loja do Mc Donald’ na Av. Flores da Cunha em Cachoeirinha. Segundo a PM, os criminosos teriam rendido os funcionários do estabelecimento com um pistola, e roubado R$140,00 do caixa.

Com as características do suspeito, o policiais localizaram a dupla próximo a parada 59.

Foram presos A.S. da R. de 29 anos, com antecedentes por roubo a pedestre, homicídio doloso, furto descuido, lesão corporal. C.L.M., 25 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma, homicídio, furto arrombamento estabelecimento comercial.

Segundo a Brigada Militar, as vítimas confirmaram que a dupla seria os autores do crime. Os indivíduos foram encaminhados a Del-egacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí, para registro de ocorrência.

Os dois homens presos de 25 e 29 anos, tinham antecedentes criminais por homicídio doloso, furto lesão corporal, porte ilegal de armas, furto e arrombamento.

Três homens foram presos e um adolescente apreendido no final da noite do último domingo (31), após assaltar um posto de combustíveis em Cachoeirinha, na região Metropolitana. Conforme a Brigada Militar (BM), o crime ocorreu na rua Pedro João Becker parada 49.

O grupo foi abordado em um Fiat Siena, de cor prata. Um dos homens, já identificado pela BM, tem 25 anos e era o responsável por conduzir o carro. Outros dois jovens, de 20 e 21 anos foram detidos, além do adolescente que tem 17.

Com os assaltantes, os policiais recuperaram produtos e o dinhei-ro levado do estabelecimento. Os suspeitos haviam levado do posto de combustíveis uma garrafa de uísque e cigarros.

Policiais civis da 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (6ª DPHPP) prenderam, na manhã desta segunda-feira (01/06), no bairro Santa Tereza, na capi-tal, dois homens, de 18 e 19 anos. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e dois de prisão.

Segundo a delegada Elisa Souza, os presos são suspeitos de com-eteram duplo homicídio de duas

irmãs, na Vila Rio Branco, no Bairro Santa Tereza, no início deste ano. Na ação, foram apreendidos uma pistola calibre .380 e munições, além de uma placa de veículo, um automóvel e um celular. "Os presos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito", afirma a delegada. A ação também contou com o apoio do Gru-pamento de Operações Especiais.

Polícia

Dupla é presa por assaltar Mc Donald’s

Trio é preso após assaltar posto de Combustível na Parada 49

Suspeitos de duplo homicídio são presos

Sargento e mulher morrem em tiroteio ocorrido em mercadoUm sargento da reserva e uma mulher foram morto a tiros durante

um tiroteio ocorrido no interior de um mercado localizado na Parada 68 de Gravataí, na região Metropolitana. O militar, identificado como Jair Batista Labernarde, de 56 anos, tentou evitar o ataque e mor-reu na hora. Uma cliente do local, que ainda não teve a identidade revelada, foi a segunda vítima.

Conforme a Brigada Militar, até o fechamento desta edição, dois criminosos em um Gol preto, fugiram em direção a Cachoeirinha.

CACHOEIRINHA

Page 11: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 17

Livrade com-promisso

Escuridão;trevas(fig.)

(?) aágua:

função dabarragem

Envolveu;vestiu

Moda-lidade deaplicaçãofinanceira

45, em algarismosromanos

(?) deQueirós,

romancistaportuguês

A maisrica fonte

deoxigênio

Esportecomo o jiu-

jítsu

Índice dePreços noAtacado(sigla)

(?) os pésno chão:

serrealista

Novembro(abrev.)Azarado(bras.)

Jeito paraa foto

Caracterizaa fobia

O refugo socialPlaca;lâmina

Você, nainternet

Podridão,em inglês

Abrigopara

idososCom afauna,

compõe o ecossis-

tema

Reação detristeza

Forma dalantejoula

Curie(símbolo)É punido

pelas leis

Dois celenterados (Zool.)Banda derock dos

EUA

Igualdadeperante alei (jur.)

Homensbonitos

(gír.)

A mesmacoisa

Maior rioda África

Calendário queestipula o ano letivo

Dominado combrutalidade

Antiga;longínquaSílaba de"brecha"

PCDESOBRIGA

REPRESARIREMOTA

COBRIUNOVODEMPOSE

OIDEMLRENDAFIXAASILORALE

COCIVCOCHOROO

FLORATERAIPAÇA

ARTEMARCIAL

3/rot. 4/breu. 6/pé-frio. 9/renda fixa. 14/caravela e coral — período escolar.

Dia em que suas emoções estarão mais equilibradas, no entanto, à flor da pele. Tire o dia para se aproximar de quem e daquilo que ama.

Oportunidade que vai melhorar sua vida financeira. Fique atento e estude qual-quer possibilidade que surgir.

Dia em que você estará mais aberto aos relacionamentos, especialmente os afetivos. Você estará mais afetuoso e irresistivelmente acolhedor.

Você estará com o coração aberto ao amor e aos romances. Se ainda es-tiver só, hoje pode ser um dia ótimo para encontrar alguém especial.

Dia de prazer e tranquilidade no tra-balho. O relacionamento com colegas e superiores melhora sensivelmente. Uma promoção não está descartada.

O dia é ótimo para se dedicar à medi-tação e à ioga, ou mesmo para leituras que envolvam temas espirituais.

Se ainda estiver só, aproveite o dia para sair e divertir-se com amigos, pois existe muita chance de você conhecer alguém que vai mexer com o coração.

Estará mais próximo dos amigos e mais aberto para os trabalhos em equipe. Um novo amigo pode trazer uma nova consci-ência social ou política.

Um romance, que tem sido desenhado pelo Universo, pode dar um passo à frente. O dia segue bastante agradável.

Dia de boas notícias no trabalho, com relação a um projeto que você criou ou vai fazer parte. O dia é ótimo para criar um novo plano de negócios.

As energias mais densas ficam para trás. O momento é ótimo para firmar contratos e fazer novos contatos de trabalho.

O dia é ótimo para tirar um projeto do papel e começar uma nova atividade profissional. Fé e otimismo renovados.

"I LOVE": Após briga, Benjamin trairá Mari e ficará com Margot

Fernanda Lima publica imagem nos bastidores do SUPERSTAR

Nos próximos capítulos de "I Love Paraisópolis", Benjamin (Maurício Des-tri) irá ter uma briga feia com Mari (Bruna Marquezine). Tudo começará quan-do Ben e Mari, que estão namorando, brigarem após um encontro. Margot (Maria Casadevall) perceberá que Ben está frágil e aproveitará par seduzi-lo.

O rapaz acabará cedendo e traírá Marizete com Margot. O mocinho pas-sará a noite com a arquiteta, mas no outro dia ele acabará se arrependendo e ficará na dúvida se revelará ou não a verdade para Mari.

Sempre linda Fernanda Lima tem roubado a cena, tanto pelos looks, quanto pela desenvoltura, na apresentação do programa Superstar, exibido depois do Fantástico, na Rede Globo.E neste domingo (31), não foi diferente. Usando uma calça preta e uma camisa estampada, Fernanda arrasou. A loira ainda usou os cabelos presos e escolheu um batom roxo para a noite.

A apresentadora publicou uma foto dos bastidores do programa, antes do início, e recebeu muitos comentários dos fãs, entre elogios e pedidos da marca dos produtos usados. O look também repercutiu nas redes sociais.

Page 12: Jornal de Gravataí. 2 de junho de 2015. Edição 2245.

Gravataí, 2 de junho de 2015

DISNEY ON ICE traz show inédito12 +Shows

Evento acontece de 10 a 14 de junho, no Gigantinho

Entre no gelo com o Mickey, a Minnie, o Pato Donald e o Pateta em sua caçada ao tesouro em alguns dos mais populares filmes da Disney. O público vai reviver momentos dos seus filmes de animação Disney preferidos, desde o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões, até o 50º filme da franquia, Enrolados. Com representações de oito animações e mais de 50 personagens Disney no elenco, o espetáculo Disney On Ice – Tesouros Disney, da Feld Enter-tainment, ficará em turnê no Brasil entre maio e junho. Com realização da Opus Promoções, o show terá temporada em Porto Alegre de 10 a 14 de junho, no Ginásio Gigantinho. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Gigantinho. Valores variam entre R$80 e R$180. Clien-tes Zaffari Card, sócios do cartão clube assinante RBS têm desconto especial. Informações pelo telefone 3271-1208.

A montagem tem uma história para cada geração. “Escolhemos algumas das mais lindas joias do baú de tesouros da Disney para esta

produção,” conta a produtora Nicole Feld. “Olhamos todo o portfólio de espetáculos Disney On Ice para ten-tar trazer algo diferente ao nosso pú-blico. Queríamos escolher histórias recheadas de ação, que causassem impacto não apenas nas crianças de hoje, mas também em seus pais. Tesouros Disney tem de tudo, desde os piratas de capa e espada de Peter Pan até a dupla hilária Timão e Pumba, do Rei Leão. A interação com o público é um componente fundamental dos espetáculos Disney On Ice. Queremos que o público se sinta parte do espetáculo, e isso fica evidente nesta produção,” detalha a produtora Juliette Feld.

O público vai se surpreender em ver quantos de seus personagens preferidos estão no espetáculo. O show também inclui momentos de filmes clássicos da Disney como Alice no País das Maravilhas, A

Pequena Sereia, e também o mais recente A Princesa e o Sapo. Dar vida a esta variedade de persona-gens animados foi um desafio inter-essante para a equipe de criação do espetáculo. “Adoro o contraste entre o primeiro filme animado Disney, Branca de Neve e os Sete Anões, e o mais recente, Enrolados,” diz a diretora Patty Vincent. “Recorri aos arquivos para rever Branca de Neve e os Sete Anões, e percebi que vamos de 1930 até hoje em uma só produção. É incrível ver de onde viemos e onde estamos agora, não apenas em termos de animação, mas também com as narrativas.” A primeira história leva o público ao País das Maravilhas, onde Alice, o Chapeleiro Maluco, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum, e o Coelho Branco estão “pintando as rosas de vermelho” para a Rainha de Copas. A rainha manda um sinal para seu exército de cartas em um ilusionismo incrível criado pela coreógrafa Cindy Stuart. “Temos um deque inteiro de cartas dupla-face, o que fez com que coreografar este número fosse algo inigualável. Tentei fazer uma ilusão de ótica com todas as cartas patinando em todas as direções. A plateia vai ter que descobrir se os patinadores estão indo para frente ou para trás,” ela explica. Depois desse número, a

plateia vai à Terra do Nunca, com Peter Pan e os meninos perdidos em seu esconderijo, todo completo com o escorregador. Para manter o ritmo dessa transição acelerada entre os personagens, o designer James Youmans teve que criar um cenário versátil, que pudesse ser modificado rapidamente. “O cenário possui diversas partes que se soltam, o que nos permite reorganizá-las e até mesmo removê-lo, como no caso do esconderijo, que fica no meio da pista de patinação,” ele adianta. “Como conseguimos rodar o cenário, podemos fazer com que o navio pirata do Capitão Gancho vire um castelo encantado logo em seguida. Ter um cenário que se transforma em todas as cenas é fundamen-tal quando temos um espetáculo com diversas histórias”, completa Youmans. As fantasias do espetá-culo tinham que ser únicas de cada história e descrever precisamente as personagens vistas nos filmes, mas também precisavam permitir a movimentação dos patinadores no gelo. “A produção foca na comemo-ração do legado de animação da Disney, então é importante que as fantasias sejam representações fieis dos personagens dos filmes,” conta a designer Dawna Oak, que também é diretora de figurino da Feld Enter-tainment. “Por exemplo, na minha visão, as roupas dos garotos perdi-dos tinham que ser muito parecidas com pijamas. Eu queria que suas fantasias parecessem com os trajes simples e doces de Peter Pan,” ela compara. “Então, são roupas com zíperes feitas de tecido velo, com aberturas no bumbum, como os pijamas de antigamente e como no filme”, define Dawna. Com o an-damento do espetáculo, as luzes tornam-se personagens principais, levando a plateia diretamente para o centro de cada história. O designer de iluminação Jesse Blevins usa uma variedade de técnicas para criar esse clima, com emoção e profundi-dade a cada cena do espetáculo. No começo de O Rei Leão, ele ilumina o gelo com tons quentes de amarelo, laranja, e dourado, criando a atmos-fera pacífica do amanhecer. Com a continuação da história, Simba se vê em perigo, e a iluminação dramática de Blevins, com luz e sombras escuras, além do som de cascos, faz com que o público se sinta como se estivesse com Simba indo na direção dos gnus. “A iluminação é muito importante na narrativa. Ela adiciona um elemento teatral e leva o público de uma história a outra, em um piscar de olhos,” aponta Blevins. A produção termina com um desfile cativante de todas as nove princesas Disney, fazendo com que o final do espetáculo seja uma mistura de exci-tação e aventura. Com um repertório extraordinário de clássicos, cenas memoráveis e personagens eternos.