Jornal de Gravataí. 23 de abril de 2015. Edição 2218.

12
Gravataí, 23 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2218 Quinta-feira qui sex sáb 25º 26º 25º 14º 16º 17º Polícia investiga morte de empresário Página 10 Metalúrgicos realizam manifestação na GM Página 3 Operação Balada Segura realiza 62 abordagens no feriado de Tiradentes Página 5

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 23 de abril de 2015. Edição 2218.

Gravataí, 23 de abril de 20151

Gravataí, 23 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2218

Quinta-feiraqui sex sáb

25º 26º 25º14º 16º 17º

Polícia investiga morte de empresárioPágina 10

Metalúrgicos realizam manifestação na GMPágina 3

Operação Balada Segura realiza 62 abordagens no feriado de

TiradentesPágina 5

Gravataí, 23 de abril de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Reflita sobre a infelicidade no trabalho

Artigo CHARGE

RADAR

No próximo mês, é celebra-do o Dia do Trabalho, tarefa essa que desde os primórdios nos fornece o sustento material e a possibilidade de conquis-tar o sucesso. Todavia, nem todos consideram essa data uma ocasião para comemorar. A insatisfação, a frustração e a infelicidade muitas vezes tomam conta do ambiente onde passamos a boa parte do nosso tempo, causando sérios problemas ao corpo e princi-palmente à alma.

A lista de fatores que pode causar esse mal estar na área profissional é imensa! Acredito que o pior motivo seja o fato de não estarmos na profissão correta. Não ter afinidade com aquilo que se realiza todos os dias leva milhares de pessoas ao sofrimento. Muitos profis-sionais entram no mercado de trabalho exercendo uma fun-ção que não lhes dá nenhum prazer, tornando suas tarefas diárias uma grande tortura.

Se nos encontramos infe-lizes no trabalho, é possível que essa adversidade prossi-ga conosco além do horário comercial. Algumas pessoas tornam-se amargas, apáticas e descontam seus sentimentos de frustração em familiares, amigos ou fogem, mergulhan-do em vícios: cigarro, comida, bebida, o que traz uma sensa-ção de alento apenas passa-geira, agravando a tristeza.

A maioria de nós costuma desperdiçar pequenas oportu-nidades de felicidade apenas porque de frustração em frus-tração a alma cansa, se inibe, correndo o risco de se fechar para o novo.

Lembro-me de ter visto pessoas reduzirem a própria existência a uma interminável lista de obrigações, por se

julgarem incapazes de alcan-çar a realização profissional, ou por não se considerarem merecedoras das coisas boas que poderiam viver.

O que pode ser feito para mudar esta situação? Penso que quando você percebe que sua vida profissional não lhe agrada, seja a hora de consi-derar a busca por seu verda-deiro dom.

A resposta para a simples pergunta “Qual é o seu dom?” tem um poder revelador. Em geral, ao serem indagadas sobre esta qualidade inata, as pessoas deixam de lado a expressão de desânimo e seus olhos brilham. Algumas ficam confusas, pois nunca se senti-ram dotadas de um talento, ou apenas não haviam pensado sobre isso.

Somos induzidos a ter dinheiro e sucesso através de uma ocupação, e muitas vezes abandonamos algo que temos de especial quando escolhe-mos nossos caminhos pro-fissionais, sem levarmos em conta a dádiva que recebemos ao nascer.

Encare o desafio de co-nhecer a si mesmo, de viver e assumir seu dom, de superar obstáculos e de ser reconheci-do por isso. Procure dentro de si aquele sonho que dá sentido à sua existência. Descarte as aspirações que são dos outros e faça questão de perseguir e viver aquelas que são realmen-te suas. Você merece ter uma vida feliz. Viva seu dom!

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca

de soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Dominique Magalhães

Empresária com forte foco no social

Manobra realizada por Guilhermel Duarte durante a compe-tição de skate, no último domingo na Morada do Vale.

Gravataí, 23 de abril de 20153Cidade

Filipe Foschiera

Diante do entrave nas ne-gociações dos trabalhadores com a direção da montadora General Motors, no Com-plexo Industrial Automotivo de Gravataí, a maneira es-colhida para demonstração da insatisfação dos trabalha-dores foi o protesto. Na man-hã desta quarta-feira (22) pelo menos três mil metalúr-gicos participaram de um ato na entrada da montadora, na RS 030 e aprovaram “estado de greve”. Se não evoluírem as negociações a classe vai fazer paralisação a partir da próxima semana.

Para o diretor do Sindica-to dos Metalúrgicos de Grav-ataí, Valcir Ascari, os resul-tados das negociações até agora foram insuficientes. “Queremos que o trabalha-dor tenha poder de compra para enfrentar a crise que se avizinha no país. Queremos ser tratados com dignidade e ter uma proposta que at-enda os nossos anseios. Se não houver acordo, vamos parar. O empresariado, em

especial as montadoras, ganhou muito dinheiro com a queda do IPI. Não pode a cada crise querer descontar em cima do trabalhador que é muito sofrido”, afirmou Ascari, conhecido como Quebra-Molas.

Para o sindicato, na última reunião ficou evidente a dificuldade na negociação para definir valores do Plano de Participação nos resulta-dos. Os trabalhadores exi-gem a correção em relação ao prêmio do ano passado estabelecendo valores de R$ 11.700,00 no caso da GM (incluindo PPR e Abono Salarial) no atingimento de 100% das metas. Já para Sistemistas a proposta foi de R$ 5.850,00 no atingimento pleno das metas. A diferen-ça, entre o que a empresa oferece se aproximada de 3 mil reais.

O protesto desta quarta-feira (22), em Gravataí, também serviu de repúdio ao projeto de Terceirização. “Estamos ativos e fazendo a nossa parte. Não podemos concordar com o desmonte

na organização do trabalho no Brasil. São medidas que retiram direitos dos trabalha-dores”, completou Ascari.

A negociação deste ano não envolve reajuste salarial, já que foi aprovado no ano passado negociação por 3 anos, assegurando reajuste automático do INPC para os trabalhadores.

A unidade da General Motors em Gravataí é re-sponsável por 60% do vol-ume de automóveis produzi-dos pela empresa no Brasil. A data base da categoria é 1º de abril. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e a direção da GM terão novos encontros na quinta-feira e sexta-feira.

Protestos também ocorrem em São Paulo

Os metalúrgicos da fá-brica da Mercedes-Benz, em

São Bernardo do Campo, no ABC paulista, entraram em greve por tempo indeter-minado em protesto contra 500 demissões ocorridas, na última sexta-feira.

Nessa unidade, onde são produzidos caminhões, chassis de ônibus e outras peças automotivas como motores e câmbio, trabalham cerca de 10 mil pessoas. Segundo a assessoria de imprensa da montadora, a greve não é parcial e parou toda a linha de produção, envolvendo cerca de 4 mil trabalhadores do turno da manhã.

Os demitidos integravam o quadro de cerca de 750 metalúrgicos que há quase um ano estavam em lay-off, quando os contratos de trabalho ficam suspensos temporariamente.

Por meio de nota, a Mercedes argumentou que o

corte foi motivado pela que-da da demanda de veículos no mercado. “Essa medida é necessária para a Empresa tentar gerenciar o excedente em sua fábrica, que além de os 750, tem outras 1,2 mil pessoas excedentes”.

Trabalhadores exigiram correção do prêmio do ano passado e repudiaram o projeto de terceirização. Nova reunião com montadora será realizada nesta quinta-feira

Metalúrgicos realizam manifestação na GM

“Trabalha-dores não vão pagar pela crise”, disse Valcir Ascari ao discursar ontem pela manhã, durante o protesto

Gravataí, 23 de abril de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Na manhã de ontem, o depu-tado Gabriel Souza (PMDB) fez roteiro pela cidade acompanhado pelo vereador Dilamar Soares. O tema tratado foi aquele que vem sendo debatido há tempos: ou seja, o aumento do efetivo policial para Gravataí. Antes, vereador e depu-tado estiveram no Canil Municipal, juntamente com a vereadora de Porto Alegre, Lourdes Sprenger, sabidamente, uma das figuras públicas que mais defende a causa dos animais. O canil de Gravataí é considerado modelo e abriga, atualmente, cerca de 500 cães. Deputado e vereadora ressaltaram a eficiência do setor, no Município. Gabriel Souza, que é médico vet-

erinário, chegou a afirmar que este é o melhor canil do Rio Grande do Sul em todos os sentidos. Após, o trio visitou alguns veículos de comunicação da cidade, inclu-sive o Jornal de Gravataí (foto), e percorreu alguns bairros que têm sofrido bastante com a insegu-rança. Durante o encontro com este colunista, Dilamar destacou que o tema “segurança” tem lhe tirado o sono”, mas, por este ser um as-sunto de competência do Estado, o deputado Gabriel passa a ser um interlocutor entre Gravataí e o gov-erno estadual. “Vamos juntos tentar equalizar ou, ao menos minimizar este problema que há anos vem se agravando”, disse o vereador.

O Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo estiveram na Câmara de Vereadores de Grav-ataí, onde se reuniram com o presidente Juarez Souza. Representavam a categoria no encontro, Marindia Girardelo, Hermes Curicielli, Rui Min-eiro, Marina Porto e Simeno Pertotto. O propósito da reunião foi divulgar o trabalho dos arquitetos e promover o Conselho, que conta com 12 mil membros e 19 conselheiros no Estado. O presidente Juarez agradeceu a visita dos profissionais da arquitetura e do urbanismo e disse que es-ses dois setores são, em primeira instância, os produtores das cidades, realizando projetos urbanísticos e de edificações.

Moção de Pesar

Atenção contribuintes

O vereador Evandro Soares, presidente municipal do DEM, apresentou na Câmara de Gravataí moção de pesar aos familiares do senhor José Antônio Soares Sobrinho. Os vereadores Nadir Rocha, Alex Peixe, Dilamar Soares, Fred Pinho, Juarez Souza, Paulinho da Farmácia, Paulo Silveira, Roberto An-drade, Tanrac Saldanha e Maribel Wagner acompan-haram o autor da moção.

A Receita Federal recebeu pouco mais de 970 mil declarações do Imposto de Renda de contribuintes do Rio Grande do Sul desde o início de março, quando começou o prazo. É metade do previsto em declarações para o Estado. O acerto com o Fisco, sem pagamento de multa, termina em 30 de abril.

De pires na mão, Sartori vai a Brasília

O governador José Ivo Sartori está em Brasília nesta quinta-feira para um encontro com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Na pauta, estão a necessidade de regu-lamentação da dívida dos estados com a União; o pagamento com regularidade ao Es-tado, pelo governo federal, dos recursos da Lei Kandir (compensações pela desoneração fiscal em exportações); e o repasse, em dia, do Fundo para Exportação. Os secretários da Fazenda, Giovani Feltes e da Comuni-cação, Cleber Benvegnú acompanham o governador.

Deputado Gabriel Souza

percorre Gravataí

Arquitetos vão à Câmara

Gravataí, 23 de abril de 20155Cidade

Dando ênfase às ações de educação no trânsito do município, intensificando a fiscalização nos períodos de finais de semana e feriados prolongados, a Prefeitura de Gravataí, através da Secre-taria de Mobilidade Urbana (Semurb), em conjunto com a Secretaria de Assuntos para Segurança Pública (Smasp), em parceria com o DETRAN-RS, realizou na madrugada do último sábado (18), a oitava edição da Operação Balada Segura. O evento ocorrido na parada 68 da Avenida Dorival de Oliveira abordou 62 con-dutores, registrando quatro infrações e dois motoris-tas autuados por crime de

trânsito por apresentarem mais de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expe-lido ou de 0,6 decigramas por litro de sangue. Os dois indivíduos foram posterior-mente encaminhados pela Guarda Municipal até a 2° Delegacia de Pronto Atendi-mento de Gravataí (DPPA). De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, os números apresentados demonstram uma evolução na diminuição do número de condutores embriagados, o que demon-stra a importância da fiscal-ização ostensiva nos finais de semana e feriados. “Este feriado de Tiradentes apre-sentou muitas mortes por

acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul, o que não foi registrado na nossa cidade. Dos 62 condutores, apenas quatro estavam alcoolizados. Isso demonstra também uma mudança de atitude da maioria. Por isso nós vamos seguir fiscalizando na busca de disseminar uma cultura de educação e segurança no transito como nós havíamos previsto com a criação do Promset 2020”, explica.

Ainda conforme o secre-tário, os dados estatísticos já divulgados pela secretaria e pelo DETRAN-RS, mostram

que Gravataí teve uma redução de 40% no número de mortes por acidentes de trânsito tendo o menor índice de óbitos nos últimos quatro anos. “Esta grande parceria estabelecida entre os poderes municipal e es-tadual, desde dezembro do ano passado, é fundamental para que se alcance com mais eficiência os objetivos de um trânsito mais se-guro, com mais cidadania e conscientização da popu-lação sobre os riscos que envolvem diariamente as nossas vidas”, destaca.

Operação Balada Segura realiza 62 abordagens no feriado de TiradentesAção realizada na madrugada de sábado (18), na parada 68 da Avenida Dorival de Oliveira, registrou quatro condutores alcoolizados

Dia das Trabalhadoras Domésticas e Serviços Gerais terá atividades no município

Em lembrança ao Dia das Tra-balhadoras Domésticas e Serviços Gerais, a Prefeitura realiza um evento no próximo dia 27 de abril, a partir das 17h. Com realização da Secretaria de Governança Comu-nitária (SGCOM) pelas Assessorias

de Política Pública para o Negro (APPN) e do Idoso (APPI), em parceria com a Secretaria Munici-pal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), promove um encontro para marcar a data. A ação vem sendo construída juntamente com a FGTAS, através do secretário-adjun-to Juliano Paz e do diretor técnico Pedro Francisco da Silva Filho.

A assessora da APPI, Pâmela Silva, revelou que é muito importante marcar esta data, pois encaixam-se na categoria empregadas mensalis-

tas, faxineiras diaristas, babás, coz-inheiras, lavadeiras e passadeiras, enfim, profissionais que são presen-tes na maioria das casas urbanas de classe média a alta. “É uma força de trabalho majoritariamente feminina, que luta pela sua formalização e re-conhecimento”, afirmou a assessora.

A assessora da APPI, Saionara Silva, acrescentou que este trabalho implica intimidade e com frequência produz laços afetivos, principalmente quando crianças ficam aos cuidados dessas profissionais. “Daí que a

relação entre as pessoas envolvidas nesse trabalho, se torna ambígua, pois na maioria dos casos em vez de ser meramente profissional, acaba tendo um elo pessoal”, relatou a assessora. O secretário da SMTER, Denner Gelinger, observou que o objetivo deste encontro, além de saudar a passagem da data, tam-bém quer alertar sobre os direitos trabalhistas, a carteira de trabalho e o recolhimento de currículos por uma prestadora de serviços, para compor seu banco de dados. “Queremos auxiliar com dicas às trabalhadoras e da importância de sua formalização no mercado de trabalho”, garantiu o secretário.

Dia 27 de abril é o Dia da Em-pregada Doméstica. A data é uma homenagem à padroeira das do-mésticas, Santa Zita, que nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, trabalhou como empregada para uma família de nobres e foi canon-izada em 1696.

Programação18h - credenciamento com um café.19h - Está prevista uma roda de conversas com a advogada Juliana Gnoatto, com mediação de Pedro Francisco da Silva Filho e de Pedro Monteceli que falará sobre a carteira de trabalho.A prestadora de serviços CAB Serviços está recolhendo currículos para seu banco de dados.

Evento ocorre no dia 27 a partir das 17h, no auditório da 28ª CRE

Gravataí, 23 de abril de 20156 Esportes

Cenário esportivo

Sub-15, Master e Série Prata largam com muitos golsCentroavante de Cachoeirinha é

apresentado nas categorias de base do Internacional

A bola voltou a rolar no futebol amador de Cachoeirinha no último fim de semana. No sábado, 18, foram realizadas as rodadas inaugurais dos munici-pais sub-15 e Masters, o sub-48. No domingo, 19, foi a vez da Série Prata, a segunda divisão.

Pelo sub-15, no campo Municipal II, Ponte Preta e Veranópolis ficaram no 1 a 1. O Amopam fez 8 a 0 no Santos e o Tiarajú levou 5 a 1 do Havaí. Pelo Master, Ponte Preta e Juventude ficaram no 1 a 1. O Juventos fez 2 a 0 no Amopam. O Nova Cachoeirinha fez 3 a 0 no Esperança. O Tiarajú fez 1 a 0 no São Luiz e o Ponte Nova fez 3 a 1 no Santos.

Já no domingo foi a vez da estreia da Série Prata. O São Luiz fez 3 a 1 no Havaí. O Nova Cachoeirinha fez 2 a 0 no Parque Brasília. O Figueirense fez 6 a 1 no Unidos da Betânia. O Xavantes fez 3 a 0 no Vista Alegre e o Cohab, que foi reativado 15 anos depois, fez 4 a 0 no Esperança. As competições tem apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Arthur Deoclécio Mello, destaque da edição 517, do jornal Cor-reio de Cachoeirinha, um jovem talento em ascensão no futebol, foi apresentado no último final de semana, na categoria de base do Internacional, juntamente com o Consul do Inter, Marco Aurélio.

O jovem centroavante começou na escolinha do Veranópolis, de Cachoeirinha, e jogava no São José, em Porto Alegre. No último ano, Arthur participou da Copa Saudades, realizada em Santa Ca-tarina, que reuniu cerca de 120 times e 2000 atletas. Lá, ele foi um dos destaques, fazendo dois gols logo no primeiro jogo.

Com seu talento, ele foi selecionado para um torneio na França, que será realizado no dia 14 de maio. São 72 equipes, todas da categoria 2002, divididas em 8 grupos de 9 times.

Pelo Master, Ponte Preta e Juventude ficaram no 1 a 1; a segunda rodada dos campeonato está prevista para o próximo fim de semana (Foto: Delmar Costa / Limudes)

Arthur foi apresentado nas categorias de base do Internacional no último final de semana; na foto, com o Consul do Inter, Marco Aurélio

Gravataí, 23 de abril de 20157Esportes

Cenário esportivo

Liga Gravataiense de Futebol realiza Congresso Técnico

Escola de badminton do Paladino TC está com as inscrições abertas

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), participou do Congres-so Técnico do Campeonato Municipal de Futebol de Campo das Categorias Especial Amadores e Veterano. No evento realizado na sede da Liga Grava-taiense de Futebol, na quinta-feira (16), foi apresentada a diretoria da Liga eleita para o período de 2015 a 2019.

O secretário da Smel, Luciano Oliveira, na ocasião, entregou aos times de futebol de campo amador da cidade, as bolas de futebol compradas pela Liga, através do convênio com a Prefeitura de Gravataí. "Queremos para-benizar a nova diretoria da Liga e esperamos manter a mesma parceria na realização dos Campeonatos Municipais de Futebol de Campo", observou o secretário.

Segundo Oliveira, este ano, o Campeonato inicia com oito times na Cat-egoria Veterano e 10 times na Categoria Especial Amadores.

O presidente da Liga, Eliseu Ramos, que está à frente da instituição desde 2003, foi eleito por aclamação. "Em 2001 a Liga ganhou o terreno para construção de sua sede, em 2008 conseguimos construir 90% da sede própria, que hoje está localizada na Rua Graça Aranha, na COHAB B, es-peramos nestes quatro anos de mandato dar por terminada a construção da sede e sua estrutura física", revelou o presidente.

Ramos assegurou que nesta nova gestão quer dar ênfase as Categorias de Base. "Este é o futuro do futebol de campo de Gravataí e tem que ser prestigiada por nós e pelos clubes", destacou o presidente.

O diretor de futebol de campo e secretário-adjunto da Smel, Adroaldo Gardê, foi oficialmente apresentado aos diretores dos clubes de futebol de campo de Gravataí e a direção da liga. "Esperamos realizar um trabalho visando sempre o crescimento do esporte na cidade", afirmou o diretor.

Nova diretoria

Presidente Eliseu RamosVices-presidentes Valmor Rodrigues do Bajé e Sandra Beatriz Bandeira do Atlético do ValeConselho Fiscal: Jean do Gravataiense, Didu do Três Estrelas, Vinicius do Unidos da Vila, Macaco do Real Madri e Marcelo do UJCDiretor de Inscrição Almeida DiasDiretor Técnico Luiz Otávio Magalhães dos ReisSecretário e presidente da Comissão Disciplinar Herculano S'Avaro

O Paladino TC inaugura oficialmente, nesta quarta-feira (22), a escola de badminton do clube. De acordo com a diretoria o intuito principal do projeto é a formação de praticantes e atletas na modali-dade. O esporte que já vinha sendo desenvolvido informalmente na agremiação, agora ganha espaço na grade esportiva da entidade. Conforme Luis Roberto da Silva, responsável pelo badminton no Paladino TC, crianças a partir de 6 anos e adultos (sócios e não sócios) poderão participar das aulas, que acontecem às terças e sextas-feiras das 16h às 18h.

A coordenação é da professora de educação física, Luciani Vie-ira Jardineiro. Associados ao Paladino TC pagam R$ 50,00 e não vinculados ao clube R$ 70,00. Para participar os interessados de-vem se dirigir à secretaria - Rua João Maria da Fonseca, nº 1000. Mais informações pelos telefones, (51) 3488-1522 e 3488-3823.

Gravataí, 23 de abril de 20158 Notícias

Juiz condena ex-diretor da Petrobras, doleiro e mais seis pela Lava Jato

A Justiça Federal condenou o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Ro-berto Costa pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro oriundo de desvios de recursos públicos na construção da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no município de Ipojuca, Pernambuco, emblemático empreendimento da estatal petrolí-fera alvo da Operação Lava Jato. Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Lava Jato, não recebeu perdão judicial e pegou sete anos e seis meses de reclusão. Deste total, serão descontados os períodos em que ficou preso na PF e em regime domiciliar, que cumpre desde outubro de 2014, com tornozeleira eletrônica.

Além de Costa, foram condenados o doleiro Alberto Youssef e outros seis inves-tigados, entre eles o empresário Márcio Bonilho, do Grupo Sanko Sider. Delator da Lava Jato, Paulo Roberto Costa está em prisão domiciliar desde outubro de 2014. Em seus depoimentos, ele escancarou o esquema de corrupção na Petrobras e revelou o envolvimento de deputados, senadores e governadores no recebimento de dinheiro ilícito.

Segundo a denúncia, houve desvios de dinheiro público na construção da Refinaria, por meio de pagamento de contratos superfaturados a empresas que prestaram serviços direta ou indiretamente à Petrobras, entre 2009 e 2014. A obra, orçada inicialmente em 2,5 bilhões de reais, teria alcançado atualmente o valor global superior a 20 bilhões de reais. Costa pediu perdão judicial pela colaboração que prestou, mas o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, não concedeu o benefício.

"A pena privativa de liberdade de Paulo Roberto Costa fica limitada ao período já servido em prisão cautelar, com recolhimento no cárcere da Polícia Federal, de 20 de março de 2014 a 18 de maio de 2014 e de 11 de junho de 2014 a 30 de setembro de 2014, devendo cumprir ainda um ano de prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, a partir de 1.º de outubro de 2014 e mais um ano contados de 1º de outubro de 2015, desta feita de prisão com recolhimento domiciliar nos finais de semana e durante a noite", decretou o juiz.

"Embora o acordo fale em prisão em regime semiaberto a partir de 1.º de outubro de 2015, reputo mais apropriado o recolhimento noturno e no final de semana com torno-zeleira eletrônica por questões de segurança decorrentes da colaboração e da dificulda-de que surgiria em proteger o condenado durante o recolhimento em estabelecimento penal semiaberto", impõe a sentença.

A partir de 1º de outubro de 2016, Costa irá para o regime aberto pelo restante da pena a cumprir, "em condições a serem oportunamente fixadas e sensíveis às questões de segurança".

ANUNCIE NO JG

3423.1792

CURTA NOSSA FANPAGEFACEBOOK.COM/JORNALDEGRAVATAI

PUBLICAÇÃO LEGAL

Gravataí, 23 de abril de 20159Cidade

Sogil amplia os canais de comunicação com os clientes

A União Municipal Espírita de Gravataí trouxe à cidade no sábado (18) o médico psiquiatra e psicoterapeuta, Sergio Lopes que realizou a palestra “O Espiritismo e Nós”, abor-dando tema sobre o advento do Espiritismo no mundo, a codificação Kardequiana, em 18 de abril de 1857, por Hippolyte Léon Denizard Rivail, em Paris, na França.

Lopes falou sobre as convergências entre o que o Espiritismo vem trazendo à humani-dade através dos pilares da doutrina Espírita - as cinco obras bascas que são: O Livro dos Espíritas, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese, além de psicografias de Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco entre outros médiuns, e o que a ciência vem confirmando dia após dia.

Ele também abordou informações como a existência de vida em outros planetas e con-exão entre doenças do corpo físico relaciona-das com questões como: problemas neurológi-cos, psíquicos, morais e espirituais. Sergio relatou ainda sobre a importância da convivên-cia familiar, da fé raciocinada, do contato mais próximo com Jesus e alguns casos de obras espíritas, onde há relatos de espíritos desen-carnados que falam sobre os seus relaciona-mentos, dificuldades e experiências no plano espiritual.

João Adair, presidente da União Munici-pal Espírita de Gravataí, Delita da Silva Felipe, representando o Conselho Regional Espírita da 12ª Região (Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão), Fabiano Boeira, representando a Federação Espírita do Rio Grande do Sul e o vereador Beto Pereira, representando a Câma-ra de Vereadores de Gravataí. O evento contou ainda com o apoio da ONG Anjos do Asfalto e a apresentação do grupo “Música com Jesus”, que recepcionou lindamente as mais de 350 pessoas presentes ao evento.

A SOGIL está aperfeiçoando e investindo no relacionamento com seus clientes. Para essas demandas a organização criou o projeto SAC em Rede, que engloba ações facilitadoras ao acesso dos clientes às informações sobre o serviço

prestado pela empresa. Conheça as ferramentas utilizadas para o relacionamento com o cliente, além do SAC e do site SOGIL.

O mais novo canal de relacionamento da SOGIL é o Twitter , que se trata de uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações de outros contatos em tempo real. As mensagens nesse canal são curtas, com 140 caracteres. A SOGIL vai explorar essa ferramenta para dar informações sobre o funcionamento das linhas e também ações de impacto que estejam ocorrendo no trânsito como engarrafamentos, acidentes e mudanças nas ruas.

Para seguir o Twitter da SOGIL busque o endereço @SOGIL_Oficial.

Outra opção de relacionamento com o cliente é o SMS. Desde o dia 22 de abril a equipe do SAC está encaminhando mensagens de texto para os clientes cadastrados no sistema. As mensagens sobre as alterações de horários e itinerários serão encaminhadas de acordo com a localidade em que está cadastrado o cliente. O CRM ( Customer Relationship Management ) é uma ferramenta que possibilita o cadastro do e-mail dos clientes, por meio de filtros de interesse. Assim, é possível encaminhar mensagens sobre alterações nas linhas e cartões de datas comemorativas. Essa ferramenta é utilizada de 2013 na empresa.

A SOGIL possui, além do SAC, outras três fontes oficiais: site (www.sogil.com.br), Twitter e SMS. A empresa não tem página no Facebook.

Mês espírita lota plenário da Câmara

Estado inscreve professores

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Professores interessados em vagas de fu-turas contratações emergenciais para escolas do Estado têm agora nova oportunidade. A Secretaria de Educação abriu prazo de in-scrições que se iniciou ontem e vai até o dia 29 deste mês, em diferentes áreas, para os ensinos Fundamental e Médio. De acordo com a secretaria, são em diferentes áreas, depen-dendo da necessidade de cada coordenadoria (região). Os candidatos devem se inscrever via internet no site www.educacao.rs.gov.br ou di-retamente nas coordenadorias (abaixo, a lista).

A secretaria esclarece que essas inscrições não serão para suprir falta de professores que ainda ocorrem em escolas da rede. Elas são para atender futuras necessidades em disci-plinas em que o banco de professores está terminando, ou seja, é complementar.

Para suprir a falta de professores em aula que, de acordo com a secretaria, é pontual, o Estado segue realizando nomeações. Essa situação deu-se, conforme a pasta, porque houve desistências por uma parte de profes-sores quando chamada. No total, o governo autorizou nomeações e contratações de 910 profissionais para a rede, no começo deste ano letivo, e esse processo de chamamento

continua.Nesta sexta-feira os professores paralisam

as atividades no RS, para pressionar o gov-erno a oferecer uma proposta de reajuste sala-rial – as negociações já se iniciaram -, e contra a terceirização no mercado de trabalho, entre outras reivindicações. A categoria deve fazer manifestação em frente ao Palácio Piratini.

Onde se inscrever• 28ª CRE – GRAVATAI (Av. Cel. Fonseca, 627)

Gravataí, 23 de abril de 201510

Patricia Mello

Pois a DHPP não concorda que a morte de João Ezequiel Fialho Santos, foi por ele não ter vendido um carro. Essa foi a primeira versão dada para a morte dele, ocorrida no final da tarde de segunda-fei-ra, no bairro Neópolis. A primeira infor-mação era de que dois homens teriam tentado comprar o carro e como ele não quis, o mataram.

Jair Gonçalves, chefe da DHPP revela que a morte pode estar ligada a alguma desavença relacionada ao mundo do crime. Destaca que ele tinha passagens e que ele mesmo já tinha prendido João. "Como ele tinha relação com o mundo do crime e pelas circunstâncias de sua morte, temos convicção de que foi uma execução. Essa história de que foi por ele ter se recusado a vender o carro, não convence", afirmou.

Ele foi morto por volta das 13h30, em sua casa, no bairro Neópolis, com um amigo e com a mãe dele. Dois homens teriam o procurado e acabaram efetuando mais de dez de pistola.

Ele chegou a ser socorrido pelos viz-inhos, sendo encaminhado até o pronto Atendimento 24 Horas, mas não resistiu e morreu no final da tarde. A partir de depoimentos dos moradores do local e da mãe da vítima, a polícia já está atrás de um dos suspeitos.

Uma quadrilha de roubos a veículos e a estabelecimentos comerciais foi desarticulada na manhã desta quarta-feira (22/4) em Canoas. A ação Jumper da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos – DFRV do mu-nicípio cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária. Todos os integrantes foram presos (sete ao todo), além da apreensão de duas armas, munições, colete à prova de bala, radio transmis-sores na frequência da BM e veículos.

Segundo o delegado Edu-ardo de Moraes, a investigação teve início em janeiro e apurou que a quadrilha é responsável pelo latrocínio de um empreit-eiro. O mesmo grupo criminoso

é suspeito ainda de diversos roubos em Canoas, com uso de violência e ameaça às vítimas. Os presos foram submetidos a reconhecimento pessoal e posteriormente encaminhados

ao Presídio Central. A operação policial contou com a par-ticipação de 40 policiais da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana.

Notícias

História de execução por não vender o carro é falsa

Desarticulada quadrilha de roubos a veículos e a estabelecimentos comerciais em Canoas

Patricia Mello

A polícia está trabalhando com pelo menos três linhas investigativas para esclarecer a morte de João Paulo de Souza Rocha, 32 anos, ocor-rida na noite de segunda-feira e que deixou a comunidade gravataiense chocada pela violência. É que João Paulo foi morto enquanto buscava o filho de apenas três anos na creche. Uma das linhas está relacionada a um dinheiro que ele supostamente teria sacado para comprar um terreno.

O comissário Jair Gon-çalves, chefe da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explica que são três as linhas investigativas que estão sendo trabalhadas pela polícia. Uma delas é está relacionada a compra de um terreno. Revela que tem a infor-mação de que ele estava nego-ciando a compra de um ter-reno. "Queremos saber se ele tinha concretizado a compra, se estava com esse dinheiro. Se concluirmos que essa foi a motivação do crime, o caso será encaminhado para a 2ª DP, pois se trata de latrocínio", ponderou.

As outras duas linhas inves-tigativas, que acabam levando o crime para execução, não

foram reveladas pelo policial que teme que a revelação das linhas possa atrapalhar a inves-tigação. "Temos outras duas linhas, mas não vamos revelar detalhes para não atrapalhar", disse.

Jair fez questão de reiterar que João Paulo era trabalhador e que não tinha envolvimento como o mundo do crime. Para esclarecer as circunstâncias da morte, as testemunhas e con-hecidos de João já começaram a ser ouvidos. "Através dos de-poimentos que vamos chegar a

motivação do crime. Como ele não tinha nenhum antecedente, precisamos descobrir se ele tinha alguma coisa escon-dida da família, pois se não foi latrocínio, ele foi executado", finalizou.

O crime aconteceu por volta das 18h30 de segunda-feira, na rua Diadema, no Parque Florido. Nesse horário, ele es-tacionava o carro na frente da creche onde tinha ido buscar o filho de tês anos. Dois homens de moto chegaram e o mata-ram com quatro tiros.

Polícia investiga morte de empresário

Gravataí, 23 de abril de 201511Variedades

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

21

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

T O N T U R A P E Q U E N I N O S C O N T R A R I O X O A S O N I T G P E A T Z I R A F A H C A M O V E I S S A E A S D A Q I N U A T I P I D R H O S A E C L I Z V O T I N N I R I E C O S E B M U L H E R E S R T U R I S T A S A

Casa invertida

iLUs

TRaç

ãO: g

UTO

dias H B N R E H L L S I

N S T O N T U R A L

R T N I R S T R O O

P E Q U E N I N O S

D Y H E T F H C O R

F C O N T R A R I O

T H I R C C T D S R

C X A O I T O O D S

R A E S O N O B O O

N N N I N T A T T R

A G G P G L R F E R

N A C E D D N O E T

Z I R A F A H C C R

I O H E N O D A F S

M O V E I S S S S H

F S I R T S I A F E

A S A I N M S O E S

O T D G A T G R E Q

O M I R N H L R H U

A F T M I H P D T I

D C R H H D O S H S

A N E E C N L T O I

Z C V D S I O O N T

I F N I B M N A D I

R G I T I L E G I C

O B A A I D S Y E E

B N M U L H E R E S

R F T U R I S T A S

A R T A E E R L O H

A CHINA é conhecida por ESQUISI-TICES, como idolatrar pés femininos PEQUENINOS a ponto de fazer com que as MULHERES usem sapatos bem menores para moldá- los. Mas, desta vez, o país conseguiu atrair os olhares dos TURISTAS de outra forma. Uma CASA totalmente ao CONTRÁRIO, com o TETO no lugar do chão e o PISO virado para cima, foi projetada por designers POLONESES em uma localidade próxima a XANGAI. A residência INVERTIDA, com MÓVEIS e sofá presos ao teto, foi aberta à visitação e tornou-se um sucesso. A edificação, que levou cinco meses para ser construída, fica em uma área ARBORIZADA, com um CHAFARIZ na frente. A sensação de estar lá dentro não deve ser das melhores, já que algumas pessoas sentiram TONTURA. Para conhecer uma das construções mais curiosas do mundo, o visitante precisa desem-bolsar alguns dólares.

Um projeto de médio prazo, especial-mente que envolva pessoas e empresas estrangeiras pode começar a ser con-cretizado. Novas oportunidades.

Seus pensamentos podem estar con-fusos. Procure não se deixar levar pelo baixo astral. Um contrato importante pode ser assinado.

Questões relacionadas às suas finan-ças podem ser discutidas. É possível também que um novo contrato seja discutido.

Não se envolva em grandes gastos e nem em investimentos de risco, espe-cialmente os novos. Mantenha o con-trole nos gastos.

Dia mais tenso e difícil no que diz respeito aos seus relacionamentos, tanto os pesso-ais quanto os profissionais. É hora de colo-car alguns pingos nos is. Mantenha a calma.

É possível que esteja mais pessimista ou baixo astral, mas não leve tão a sério seus sentimentos, pois essa energia é passageira.

Dia mais difícil e com alguns problemas para resolver em seus projetos de trabalho. É possível que um problema mais grave faça você pensar em deixar seu emprego.

Dia em que você estará mais voltado para questões que envolvem seu mun-do emocional. Você estará ainda mais fechado e introspectivo.

Dia em que você estará mais fechado para o amor. Um problema em um ro-mance pode fazer você pensar se vale mesmo a pena continuar.

Dia em que você pode ter problemas com um projeto de internet que vem sendo desenvolvido em equipe. Uma pessoa próxima pode estar com problemas.

Dia em que você estará mais voltado para solucionar algumas dificuldades em sua vida doméstica ou em um relacionamento familiar. O momento envolve tensão.

Você estará totalmente voltado para questões que envolvem sua carreira e vida profissional. É possível que surja um problema em um projeto. Solucione-o!

Globo admite pela primeira vez na televisão que errou nas Diretas Já

Celso Zucatelli rescinde com a Record e deve assinar com a RedeTV!

A Globo admitiu pela primeira vez na TV que errou na cobertura das Diretas Já, movimento em defesa das eleições diretas para presidente da República em 1983 e 1984, no final da Ditadura Militar (1964-1985). Ontem (21), no segundo capítulo da série do Jornal Nacional sobre os 50 anos do jornalismo da emissora, William Bonner relembrou o comício de 25 de janeiro de 1984, noticiado pela Globo se fosse uma comemoração do aniversário de São Paulo, e disse que a emissora reconheceu a abordagem "como um erro".

"Essa reportagem provocou muita polêmica ao longo de muitos anos porque, embora ela falasse do comício das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido pelo apresentador na época, não falava em comício pelas Diretas", disse Bonner no especial. Em seguida, foi ao ar o texto lido pelo jor-nalista Marcos Hummel, então apresentador do Jornal Nacional: "Um dia de festa em São Paulo. A cidade comemorou seus 430 anos com mais de 500 solenidades. A maior foi um comício na praça da Sé".

"Isso aí foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Globo de esconder as Diretas e, obviamente, depois de muitos anos também, foi reco-nhecido como um erro", admitiu Bonner logo em seguida.

O jornalista encerrou rapidamente a polêmica e divulgou o site de memó-ria da Globo para quem quiser saber mais detalhes sobre a cobertura polêmi-ca. Na internet, a emissora já havia admitido erro na cobertura das Diretas Já.

O especial sobre o jornalismo da Globo é dividido por décadas. O primeiro capítulo abordou o período entre 1965, ano de fundação da emissora, e 1974. A segunda parte mostrou acontecimentos entre 1975 e 1984. Além das Dire-tas Já, foram relembrados o nascimento do primeiro bebê de proveta (1978), a Lei da Anistia (1979) e as Copas do Mundo de 1978 e 1982.

Depois de Edu Guedes deixar a Record, agora foi a vez do jornalista e apresentador Celso Zucatelli res-cindir o seu contrato de forma amigá-vel com a rede de Edir Macedo.

Segundo o jornalista Flávio Ricco, a rescisão ocorreu nesta segunda (20), e tanto o canal quanto Zucatelli abriram mão de qualquer multa resci-sória. Celso queria velocidade no fim de seu vínculo com a Record, pois já está totalmente acertado com a Re-deTV!, onde deverá assinar contrato muito em breve.

Zucatelli, juntamente com Edu Guedes e alguma figura feminina, devem comandar um programa ma-tinal nos moldes do "Hoje em Dia", que os dois apresentaram por quase seis anos juntos. A RedeTV! gostaria de Chris Flores, também ex-apresen-tadora do matinal, mas esta optou por ficar na Record.

Foram cogitados os nomes de

Íris Stefanelli, que seria uma solução caseira, mas rapidamente foi descar-tada, e o de Fabiana Scaranzi. Esta seria um desejo da emissora, mas nenhum contato foi feito até agora.

O programa em questão deve ir ao ar por volta das 8h30 e tem como principal defensor o departamento comercial, que alega que Edu Gue-des e Celso Zucatelli têm apelo junto ao mercado publicitário.

Gravataí, 23 de abril de 2015

Hoje tem o grupo mineiro SKANK às 21 horas

Depois de estrear a nova turnê Velocia, no Rio de Janeiro, no final do ano passado, e passar também por Florianópolis e São Paulo, agora é a vez de Porto Alegre conhecer o novo show do Skank. O quarteto sobe ao palco do Auditório Araújo Vianna para única apresentação nesta quinta (23), às 21h.

O set list conta com sete das onze músicas inéditas do recém-lançado Velocia, entre elas Ela Me Deixou, de autoria de Samuel Rosa e Nando Reis; Do Mesmo Jeito, feita em parceria com Lucas Silveira, e Esquecimento, o segundo single lançado. Claro que os sucessos de Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti não ficarão de fora. O público gaúcho poderá ouvir desde - É uma partida de futebol, Dois Rios, Jackie Tequila, Te Ver até a Saideira, entre muitas outras.

Fim de semana cheio no Araújo Vianna em POA12 +Shows

Christina Perri faz show em Porto Alegre

Christina Perri é uma cantora e compositora norte-americana nascida na cidade de Filadélfia em 1986 que ganhou destaque com sua canção "Jar of Hearts" depois que ela foi ao programa de televisão So You Think You Can Dance (então você acha que pode dançar) do canal Fox, em 2010, mas foi a canção: "A Thousand Years" (Mil anos) que deu a ela o maior sucesso a nível mundial.

Uma americana na terra dos Pampas

A premiada cantora Christina Perri desembarca na capital gaúcha no dia 25 de abril para show no Auditório Araújo Vianna. Com realização da Opus Promoções, a dona do hit A Thousand Years, lançado no filme Amanhecer da saga Crepúsculo, estará pela primeira vez no Brasil. Em matéria de amor, você deve confiar no seu coração ou na sua cabeça? Esta é a pergunta que Christina Perri fez quando começou a compor seu segundo álbum, uma coleção de canções catárticas que buscam sintetizar como tomamos decisões no amor e na vida. O primeiro álbum da cantora, lovestrong (Forte amor), abordava as consequências de um rompimento, assinalando Perri como uma artista honesta e verdadeira pronta para compartilhar sua jornada emocional com seus fãs. Esse disco, lançado em 2011, foi impulsionado pelo sucesso do single de Perri “Jar of Hearts” e levou a cantora a nove turnês ao longo de 27 meses, chegando agora no Brasil.

O Show Christina Perri será neste sábado, dia 25/4, às 21 horas, no Auditório Araújo Vianna – Parque Farroupilha – na Avenida Osvaldo Aranha – em Porto Alegre.