Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

12
Gasolina está mais barata Gravataí, 16 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2214 Quinta-feira qui sex sáb 25º 28º 26º 18º 17º 18º Terceirização é apenas a contratação de empresas especializadas que prestam serviços a outras empresas. Assim, geram cada vez mais empregos, que precisam estar legalizados. O projeto que tramita na Câmara dos Deputados vai regular esses empregos e estimular a criação de novas vagas. Compradores de apartamentos realizam apitaço Página 3 Pai é expulso de casa pelo filho e aparece morto horas depois de registrar ocorrência Página 10 Página 9

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Page 1: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20151

Gasolina está mais barata

Gravataí, 16 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2214

Quinta-feiraqui sex sáb

25º 28º 26º18º 17º 18º

Terceirização é apenas a contratação de empresas especializadas

que prestam serviços a outras empresas.

Assim, geram cada vez mais empregos, que precisam estar legalizados.

O projeto que tramita na Câmara dos Deputados vai regular esses

empregos e estimular a criação de novas vagas.

Compradores de apartamentos realizam apitaçoPágina 3

Pai é expulso de casa pelo filho e aparece morto horas depois de registrar ocorrência

Página 10

Página 9

Page 2: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20152 Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Afinal, ainda vale ou não a pena investir na poupança?

Artigo CHARGE

RADAR

De acordo com dados do Banco Central (BC) de ontem (07), a caderneta da poupan-ça registrou, em março, uma saída líquida de R$ 11,43 bilhões, a maior retirada para todos os meses. E a pergunta que fica é: por que as pessoas estão saindo da poupança? Há alguns pontos importantes que podemos abordar para falar sobre essa questão.

Destaco o fato do rendi-mento dessa modalidade – se comparado ao de investimen-tos como título do tesouro (que está sendo melhor divulgado com suas mudanças recentes) e LCI, por exemplo – ter se tornado pouco interessante. Isso se explica pela nova alta dos juros básicos para 12,75% ao ano, não favorecendo a poupança, pois, quando a taxa de juros ultrapassa 8,5%, o rendimento dela fica limitado a 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), ou seja, não sobe junto com a Selic, assim como outros fundos de renda fixa, acompanhando a alta da Selic.

Outro ponto é que, com a crise, muitas pessoas estão utilizando essas reservas para pagar dívidas, o que é preocu-pante, pois mostra que essas pessoas não estão conseguin-do sobreviver com os seus próprios ganhos. Diante disso, alerto: se não houver uma rápida adequação no padrão de vida, o quadro se reverterá muito rapidamente, com boa parte dessa população tornan-do-se inadimplente.

E é aí que entra o papel importantíssimo da educação financeira, que busca mudar o comportamento das pes-soas em relação ao dinheiro, fazendo-as compreender que o momento financeiro difícil não

deve ser combatido com novas opções de crédito, mas sim com readequação do orçamen-to. Isto é, é preciso combater, principalmente, a causa do problema e não apenas a con-sequência.

No entanto, destaco que, por mais que a poupança se apresente menos rentável do que outras aplicações, ela ainda é recomendável para aqueles que conseguem poupar uma quantia pequena, para quem deseja aplicar por um curto período de tempo – para a realização de um sonho de curto prazo (até um ano) – e aos que têm o interesse de formar uma reserva finan-ceira para emergências. Isso porque as demais aplicações, muitas vezes, possuem taxas de retiradas/administração ou mesmo descontos de Imposto de Renda, pontos que a cader-neta não tem, influenciando na rentabilidade.

A conclusão é que a pou-pança é sim interessante. No entanto, a questão é mais profunda; se não houver uma mudança de postura da popu-lação em relação às finanças, a crise pode realmente ser mais comprometedora. Che-gou a hora da mudança e isso só ocorre com a ampliação das ferramentas, pois, se as pessoas continuarem a fazer tudo como faziam antes, nada mudará. A saída é educação financeira, seja você endivida-do, equilibrado ou poupador!

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca

de soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Reinaldo Domingos

Educador e terapeuta financeiro, presidente da

Abefin

Foto

: Giu

llian

o P

ache

co

Gasolina mais barata no município. Mais informações na matéria publicada na página 9.

Page 3: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20153Cidade

Compradores de apartamentos realizam apitaço em frente à caixa

Filipe Foschiera

Futuros moradores do Residencial Florença pro-testaram na manhã desta quarta-feira (15) em frente à Caixa Econômica Federal, na Av. Dorival de Oliveira, na Cohab A, parada 70, em Gravataí. O apitaço mar-cou mais de cinco anos de espera pela entrega das moradias. Os manifestantes representavam os 112 com-pradores de apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que aguardam a

entrega desde 2010.Mesmo com tempo

chuvoso, os manifestantes ocuparam a entrada principal da agência com cartazes, panelas, apitos e nariz de palhaço. O grupo ainda bloqueou parcialmente o tráfego de veículos na prin-cipal avenida de Gravataí. O ato não gerou grandes tran-stornos ao fluxo normal da via e nenhum incidente foi registrado. “Eu e meu marido Diego estávamos esperando nossa filha quando compra-mos. Hoje a Luiza já tem

seis anos”, conta Glauci Ro-drigues, que junto ao grupo de compradores organizou o protesto pelas redes sociais.

Três construtoras já foram descredenciadas pela Caixa desde o lançamento do projeto em 2008. Os apartamentos da rua Santa Clara, 777, estavam orçados na época a R$ 1,7 milhão. Em reuniões com a imobil-iária e moradores, o agente financeiro afirma que irá divulgar a nova construtora em breve.

“Muitos investiram o que

não tinham. E hoje não podem fazer outro financia-mento. Nos faltam informa-ções e convivemos inclusive com boatos de que aparta-mentos já estão condenados por problemas estruturais”, alerta o comprador Édison Flores. A Superintendência da Caixa no Rio Grande do Sul agendou uma reunião nesta sexta-feira (17) com uma comissão de compra-dores e o vereador Dimas Costa (PT), no gabinete do parlamentar na Câmara de Gravataí

O tema foi abordado em outras edições do JG, mostrando os problemas na entrega de grandes empreendimentos imobiliários, como o Jardins do Shopping, em fevereiro

Grupo enfrentou a chuva e protestou

pelo atraso na

entrega do residencial

Page 4: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20154 Política

Prefeitura adere ao

dia do desafio

O prefeito Marco Alba assinou o termo de adesão ao Dia do Desa-fio, que neste ano será realizado em 27 de maio. Durante o ato, com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira, da presidente do Sesc Gravataí, Rita Fagundes, da coordenadora da área de Esportes do Sesc Gravataí, Fernanda Moehlecke, e do vice-presidente do Sindilojas, Airton Duarte (foto), o pre-feito reiterou a participa-ção do Município em mais uma edição do evento.

GABRIEL [email protected]

Marco Alba disse que buscar a cooperação e a inte-gração através das mais diversas práticas esportivas é o principal objetivo do Dia do Desafio. Ele demonstrou contentamento pela renovação do convite e confirmou participação do Município. Marco Alba ainda destacou que a meta do Município é superar os números do ano passado, que somaram 87 mil atendimentos. Outra perspectiva é ultrapassar a arrecadação obtida no De-safio Social, uma atividade extra do Dia do Desafio em Gravataí na busca de doações de roupas para a Cam-panha do Agasalho. Disse que a meta para este ano é conseguir 15 mil agasalhos para o Desafio Social.

O vereador Clebes Mendes (PMDB) vistoriou nesta semana a realização de uma antiga demanda levada através de seu gabinete ao Governo Municipal, solicitada pela comunidade da Rua Coronel Fonse-ca, no centro de Gravataí, próximo à Delegacia Polícia Civil. No local já foi realizada poda de árvores. Clebes salienta que a reforma do passeio público e das calçadas - onde o plantio indevido de certas espécies, como a Paineira - causa destruição, afeta a circulação da população e causa problemas aos mais idosos, cadeirantes e pessoas com deficiên-cia visual. Adianta o vereador que na semana que vem estará encamin-hando uma nova demanda para as secretarias afins.

Dia do doador de órgãosO vereador Paulinho da Farmácia (PTB)

protocolou na secretaria da Câmara de Gra-vataí o projeto de lei que institui o dia 27 de setembro como o Dia Municipal do Doador de Órgãos. Ele lembra que a data já consta nos calendários da UNESCO e do Ministério da Saúde. Muito mais do que uma data comemo-rativa, esse projeto visa conscientizar a popu-lação sobre a importância de ser doador de órgãos, por isso estamos parabenizando o vereador pela iniciativa.

A vez dos bichosA Câmara de Gravataí aprecia na sessão

ordinária desta quinta-feira o projeto de lei de autoria do vereador Marcio Souza (PV) que permite o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte em coletivos, lotações e táxis. Marcio sustenta que a lei irá beneficiar a população de baixa renda que não possui transporte particular para levar os animais a veterinários ou postos de vacinação e fortal-ecerá a inserção deles no contexto das famí-lias.

Meta é superar 2014

Clebes acompanha serviço no centro

Page 5: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20155Cidade

A Prefeitura, através da Secre-taria Municipal de Obras (Smop), começou um mutirão de trabalho no Rincão da Madalena, nesta segun-da-feira, 14. Os moradores dos bair-ros Nova Conquista, Auxiliadora e Nova Esperança foram ouvidos pelo prefeito Marco Alba, fizeram seus pedidos, e a Prefeitura agora está fazendo a sua parte. Estão sendo feitos os seguintes trabalhos: aber-tura de valetas para escoamento da água, reconstrução de redes, pa-trolamento e ensaibramento – a co-locação de saibro será, inicialmente, na Travessa da Fé, Rua Amizade e Rua São Francisco. Após, todas as ruas não-pavimentadas do Rincão da Madalena receberão atenção das equipes da Prefeitura.

O morador Tiago Alves afirma que há anos não é feito um serviço na via, porém alguns moradores não contribuem com a manutenção do local. “Creio que com a chegada da prefeitura, a situação vai melhorar”, ressaltou.

O local apresenta erosões na via devido à força das águas ao des-cerem as ruas. As erosões auxiliam para que a terra desça durante as chuvas e entopem canos e bocas de lobo, em alguns casos o en-

canamento chega a quebrar com o volume de sujeira e água, o que faz com que o esgoto acabe vazando para a rua. A abertura dos valos deve direcionar a água para que não invada mais a pista. Durante os tra-balhos, os técnicos de saneamento da Smop encontraram dejetos nos valos já abertos como aparelhos de televisão e garrafas de vidros e uma caixa de fossa, utilizada para dar destino ao esgoto cloacal, em meio à via.

Segundo o morador André Melo Diniz, a população não ajuda para manter a limpeza no local. “A prefei-tura ta fazendo a sua parte, eu faço a minha. O pessoal precisa contri-buir para manter o ambiente limpo e cuidar daqui”, falou.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Paulo Martins, o mutirão deve sanar os problemas no local. “A partir de uma determinação do governo, a Secretaria Municipal de Obras Públicas vai realizar um mutirão de serviços para a melhoria das ruas no Rincão da Madalena. Vamos abrir os valos, reconstruir as redes de saneamento danifica-das e patrolar todo o bairro que esta em condições precárias e sem condições de trafegabilidade. As

obras iniciam nas ruas Amizade, São Francisco e Travessa Fé e depois seguem por todo o local”, informou.

As equipes de saneamento e pa-trolamento se concentram no bairro ao longo desta semana, a previsão é de que até o final de semana todas as vias estejam envaletadas. Após o serviço de patrolamento, as equipes devem retirar dejetos e aplainar a via, para que o saibro afirmar o solo e possam ser tapados os buracos e erosões.

Mutirão de trabalho no Rincão da MadalenaPrefeitura iniciou série de trabalhos no bairro. Inicialmente, a Travessa da Fé, Rua Amizade e Rua São Francisco receberão os serviços

Os moradores dos bairros Nova Conquista, Auxili-adora e Nova Esperança foram ouvidos pelo pre-feito Marco Alba, fizeram seus pedidos, e a Prefei-tura agora está fazendo a sua parte

SEMANA DE SAÚDE é promovida em Escolas do município

A Prefeitura, através das Secretarias Municipais da Saúde e Educação, promove, até sexta-feira (17), a Semana Municipal de Saúde na Escola. De acordo com o titular da Saúde, secretário Jones Martins, o evento tem por objetivo “propagar ações temáticas voltadas à saúde, principalmente no to-cante à prevenção, para as crianças das escolas integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE)”, afirma Jones.

Na última terça-feira (14), os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Águas Claras estiveram visitando a Escola Municipal de En-sino Fundamental Alberto Pasqualini, na Morada do Vale 2. Na ocasião, os pequenos dos turnos da manhã e da tarde acompanharam um teatro com o tema “Gravidez e HIV na adolescência”.

A enfermeira da USF Águas Claras, Geandra Fogliarini da Silva, desta-cou o comprometimento e a articulação de setores em prol da conscientiza-ção e da prevenção: “Momentos assim ficam marcados na nossa trajetória profissional, e acredito que estas ações fazem a diferença na vida das pes-soas. Nada seria possível sem o comprometimento de várias pessoas; uni-dade de saúde, escolas e gestão. Todos dando as mãos com os propósitos de passar conhecimento, prevenir e formar vínculos", reforçou.

A coordenadora do PSE, Tatiane Silva, explica que “o objetivo principal da Semana de Saúde na Escola é dar início a uma mobilização temática prioritária de saúde, que deverá ser trabalhada ao longo do ano letivo nas escolas”.

Nesta quinta-feira (16), a atividade será realizada na Escola Municipal Carlos Bina, no Parque dos Anjos. A Unidade de Saúde Familiar (USF) Bar-ro Vermelho apresentará um teatro focado na prevenção ao uso de drogas e sobre higiene e cuidados com o corpo.

Ação com foco na prevenção de doenças para estu-dantes iniciou nesta segun-da-feira (13)

Page 6: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20156 Esportes

Cenário esportivoCachoeirinha, 16 de abril de 2015 Cachoeirinha, 16 de abril de 20156 7Esporte Esporte

CEnário Esportivo CEnário Esportivo16 de abril de 2015 16 de abril de 2015

Dhuly leva o bronze na seletiva mineira do TaekwondoA equipe Kwanki de Taekwondo

do SEC participou da seletiva para a seleção brasileira de Ta-

ekwondo. A competição ocorreu na cidade de Betim em Minas Gerais.

Os atletas disputam etapas em que são somados pontos pela confederação brasileira de Taekwondo. Para participar da etapa nacional eles devem integrar a seleção gaúcha.

Os participantes da competição fo-

ram Douglas Souza Dias, pela categoria cadetes de 12 a 14 anos, e Dhuly Silveira Generoso, pela categoria júnior feminino, tendo como técnico da equipe Israel Bravo Vieira, professor de Educação Física, há 12 anos. Ao todo, a seletiva mais recente contou com 5 esportistas da equipe, sendo 2 de Cachoeirinha, 2 de Viamão e um de Santa Maria.

Conforme Israel, os treinos ocorrem três vezes por semana. Nessa seletiva, os

atletas de Cachoeirinha tiveram o auxílio do Fundesp para participação no evento, visto que a busca por patrocinadores ainda é uma grande dificuldade.

A atleta Dhuly Silveira, que competiu pela primeira vez, ficou com o Bronze - em 2013 ela participou dos jogos pan-america-nos do México e em 2014 do Mundial da categoria no Azerbaidjão. Já o atleta Dou-glas Dias ficou entre os cinco melhores na categoria Cadete até 33kg, na seletiva.

Os participantes da competição foram Douglas Souza Dias, pela categoria cadetes de 12 a 14 anos, e Dhuly Silveira

Generoso, pela categoria júnior feminino

CaChoEirinha

Técnico Luis Antonio Zaluar assume o Caxias

Com a excelente campanha no Gauchão 2015, muitos profissionais do Cruzeiro estão sendo pretendidos por clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O técnico Luis Antonio Zaluar irá comandar o Caxias no Brasileirão da Série C.

Zaluar fica no clube Grená até o final do campeonato nacional. O pre-parador físico Florindo Ghidini e os auxiliares Gabriel Rocha Carvalho, que também treinava os juniores, e William Lima seguem com Zaluar para o Caxias.

A direção do Cruzeiro agrade-ce o excelente desempenho destes referidos profissionais em suas atividades desenvolvidos do Esporte Clube Cruzeiro e espera contar, em um futuro próximo, novamente com a qualidade destes profissionais.

Com a ida do técnico Gabriel Rocha Carvalho para o Caxias, o Cruzeiro acertou a contratação do experiente técnico Julio Cesar Sch-leiber para comandar os juniores do Estrelado na sequência do Campeo-nato Estadual Sub-20.

Julio tem passagens por clubes como Cerâmica, Guarani de Venân-cio Aires, Paraná Clube e o União Rondonópolis-MT, onde comandou a equipe profissional no campeonato Estadual do Mato Grosso neste ano.

ArenA do Grêmio é considerAdA o melhor estádio privAdo do BrAsilOs estádios privados

do Brasil foram ob-servados na eleição da revista Exame sob duas perspectivas: estrutura física e rentabilidade do negócio. Para cada conceito foi eleito um vencedor, com base em alguns fatores compa-rativos, como funcio-nalidade, amplitude de espaços, acabamento interno, qualidade dos materiais, tecnologia, localização, integração com o entorno, seguran-ça. O item design só foi considerado na pesquisa quando usado de manei-ra prática, ou seja, para resolver algum problema e alcançar soluções.

A Arena do Grê-mio ganhou o título no conceito de estrutura física, devido a amplitu-de de espaços internos e externos, conforto, segurança, qualidade dos equipamentos e aspec-tos da funcionalidade, como treinamento staff, qualidade dos serviços,

Segundo a revista Exame, a Arena possui uma área cons-truída incomparável, que lhe concede os maiores espaços

internos (funcionais e comerciais), além do conforto que proporciona aos seus visitantes

sinalização. De acordo com a revista, a Arena possui uma área construída incomparável aos demais e é o melhor estádio privado do Brasil.

No conceito de rentabilidade de negócios, o vencedor foi o Allianz Par-que, do Palmeiras. O estádio possui,

de acordo com a revista, o melhor mo-delo de negócios e oferece as maiores condições de rentabilidade para seus exploradores. Outros estádios tam-bém ganharam destaque, como o do Corinthians e a Arena da Baixada, do Atlético Paranaense.

foto: francisco alves

foto: Divulgação / PMc

InTer e Brasil-PeL definem logística para semifinal do Gauchão no Beira-rio

Uma operação digna de um clássico está sendo montada para o jogo deste final de semana, diante do Brasil de Pelotas. O Internacional se reuniu, na terça-feira, 14, com autoridades e representantes do time da Zona Sul do Estado para definir a logística e acordo sobre os ingressos para a partida de domingo, às 16h, pela semifinal do Campeo-nato Gaúcho.

Pela manhã, foi realizada uma reunião solicitada pelo Clube com a Brigada Militar e a Federação Gaúcha de Futebol. Nela, foi apresentada toda a logística de acesso dos torcedores de ambos os times ao Beira-Rio. O Inter ainda comunicou que irá utilizar um software de reconhecimento facial para identificar torcedores proibidos de frequentar o Estádio ou que venham a criar algum tipo de problema durante o jogo.

Durante a parte da tarde, o Clube recebeu a visita de Ricardo Fonseca, presidente do clube do interior, para uma reunião que selou acordo referente aos ingressos para o jogo. Ficou definido que o time pelotense terá direito a 1.500 entradas, que serão vendidas pelo Brasil, exclusivamente, em Pelotas.

No primeiro jogo, disputado no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, houve empa-te por 1 a 1 - gols de Rafael Moura, para o Inter, e Rafael Forster, para o Brasil -. Uma vitória simples ou, até mesmo, um empate sem gols, já colocam o Colorado na grande final, diante do vencedor do confronto entre Juventude e Grêmio.

Clube se reuniu com representantes da Brigada Militar e FGF para acordar toda a logística de acesso dos torcedores

de ambos os times ao Beira-Rio

foto: Divulgação / internacional

Page 7: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20157Esportes

Cenário esportivoCachoeirinha, 16 de abril de 2015 Cachoeirinha, 16 de abril de 20156 7Esporte Esporte

CEnário Esportivo CEnário Esportivo16 de abril de 2015 16 de abril de 2015

Dhuly leva o bronze na seletiva mineira do TaekwondoA equipe Kwanki de Taekwondo

do SEC participou da seletiva para a seleção brasileira de Ta-

ekwondo. A competição ocorreu na cidade de Betim em Minas Gerais.

Os atletas disputam etapas em que são somados pontos pela confederação brasileira de Taekwondo. Para participar da etapa nacional eles devem integrar a seleção gaúcha.

Os participantes da competição fo-

ram Douglas Souza Dias, pela categoria cadetes de 12 a 14 anos, e Dhuly Silveira Generoso, pela categoria júnior feminino, tendo como técnico da equipe Israel Bravo Vieira, professor de Educação Física, há 12 anos. Ao todo, a seletiva mais recente contou com 5 esportistas da equipe, sendo 2 de Cachoeirinha, 2 de Viamão e um de Santa Maria.

Conforme Israel, os treinos ocorrem três vezes por semana. Nessa seletiva, os

atletas de Cachoeirinha tiveram o auxílio do Fundesp para participação no evento, visto que a busca por patrocinadores ainda é uma grande dificuldade.

A atleta Dhuly Silveira, que competiu pela primeira vez, ficou com o Bronze - em 2013 ela participou dos jogos pan-america-nos do México e em 2014 do Mundial da categoria no Azerbaidjão. Já o atleta Dou-glas Dias ficou entre os cinco melhores na categoria Cadete até 33kg, na seletiva.

Os participantes da competição foram Douglas Souza Dias, pela categoria cadetes de 12 a 14 anos, e Dhuly Silveira

Generoso, pela categoria júnior feminino

CaChoEirinha

Técnico Luis Antonio Zaluar assume o Caxias

Com a excelente campanha no Gauchão 2015, muitos profissionais do Cruzeiro estão sendo pretendidos por clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O técnico Luis Antonio Zaluar irá comandar o Caxias no Brasileirão da Série C.

Zaluar fica no clube Grená até o final do campeonato nacional. O pre-parador físico Florindo Ghidini e os auxiliares Gabriel Rocha Carvalho, que também treinava os juniores, e William Lima seguem com Zaluar para o Caxias.

A direção do Cruzeiro agrade-ce o excelente desempenho destes referidos profissionais em suas atividades desenvolvidos do Esporte Clube Cruzeiro e espera contar, em um futuro próximo, novamente com a qualidade destes profissionais.

Com a ida do técnico Gabriel Rocha Carvalho para o Caxias, o Cruzeiro acertou a contratação do experiente técnico Julio Cesar Sch-leiber para comandar os juniores do Estrelado na sequência do Campeo-nato Estadual Sub-20.

Julio tem passagens por clubes como Cerâmica, Guarani de Venân-cio Aires, Paraná Clube e o União Rondonópolis-MT, onde comandou a equipe profissional no campeonato Estadual do Mato Grosso neste ano.

ArenA do Grêmio é considerAdA o melhor estádio privAdo do BrAsilOs estádios privados

do Brasil foram ob-servados na eleição da revista Exame sob duas perspectivas: estrutura física e rentabilidade do negócio. Para cada conceito foi eleito um vencedor, com base em alguns fatores compa-rativos, como funcio-nalidade, amplitude de espaços, acabamento interno, qualidade dos materiais, tecnologia, localização, integração com o entorno, seguran-ça. O item design só foi considerado na pesquisa quando usado de manei-ra prática, ou seja, para resolver algum problema e alcançar soluções.

A Arena do Grê-mio ganhou o título no conceito de estrutura física, devido a amplitu-de de espaços internos e externos, conforto, segurança, qualidade dos equipamentos e aspec-tos da funcionalidade, como treinamento staff, qualidade dos serviços,

Segundo a revista Exame, a Arena possui uma área cons-truída incomparável, que lhe concede os maiores espaços

internos (funcionais e comerciais), além do conforto que proporciona aos seus visitantes

sinalização. De acordo com a revista, a Arena possui uma área construída incomparável aos demais e é o melhor estádio privado do Brasil.

No conceito de rentabilidade de negócios, o vencedor foi o Allianz Par-que, do Palmeiras. O estádio possui,

de acordo com a revista, o melhor mo-delo de negócios e oferece as maiores condições de rentabilidade para seus exploradores. Outros estádios tam-bém ganharam destaque, como o do Corinthians e a Arena da Baixada, do Atlético Paranaense.

foto: francisco alves

foto: Divulgação / PMc

InTer e Brasil-PeL definem logística para semifinal do Gauchão no Beira-rio

Uma operação digna de um clássico está sendo montada para o jogo deste final de semana, diante do Brasil de Pelotas. O Internacional se reuniu, na terça-feira, 14, com autoridades e representantes do time da Zona Sul do Estado para definir a logística e acordo sobre os ingressos para a partida de domingo, às 16h, pela semifinal do Campeo-nato Gaúcho.

Pela manhã, foi realizada uma reunião solicitada pelo Clube com a Brigada Militar e a Federação Gaúcha de Futebol. Nela, foi apresentada toda a logística de acesso dos torcedores de ambos os times ao Beira-Rio. O Inter ainda comunicou que irá utilizar um software de reconhecimento facial para identificar torcedores proibidos de frequentar o Estádio ou que venham a criar algum tipo de problema durante o jogo.

Durante a parte da tarde, o Clube recebeu a visita de Ricardo Fonseca, presidente do clube do interior, para uma reunião que selou acordo referente aos ingressos para o jogo. Ficou definido que o time pelotense terá direito a 1.500 entradas, que serão vendidas pelo Brasil, exclusivamente, em Pelotas.

No primeiro jogo, disputado no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, houve empa-te por 1 a 1 - gols de Rafael Moura, para o Inter, e Rafael Forster, para o Brasil -. Uma vitória simples ou, até mesmo, um empate sem gols, já colocam o Colorado na grande final, diante do vencedor do confronto entre Juventude e Grêmio.

Clube se reuniu com representantes da Brigada Militar e FGF para acordar toda a logística de acesso dos torcedores

de ambos os times ao Beira-Rio

foto: Divulgação / internacional

Page 8: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20158 Notícias

ECONOMIA

Os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade CNEC Gravataí realizarão gratuita-mente para a comunidade, nos dias 14, 15, 16, 27, 28 e 29 de abril, das 18h às 19h, a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. O atendimen-to será efetuado por ordem de chegada, no Labo-ratório II da Instituição.

Para que ocorra o atendimento, é preciso que o(a) interessado(a) traga todos os documentos ne-cessários para esclarecimento das dúvidas e con-fecção da Declaração do Imposto de Renda.

Ao promover esta iniciativa, o curso oferece aos alunos a oportunidade de prestar um atendi-mento à comunidade e ao mesmo tempo colocar em prática o conteúdo adquirido em sala de aula. Esta iniciativa está sendo organizada pela profes-sora de Contabéis, Angela Patrícia Bovolini Pe-dron.

Alunos prestam atendimento à comunidade na Declaração do IRPF

Fluxo cambial está positivo em US$ 969 milhões

O fluxo cambial, diferença entre a entrada e a saída de dólares do país, ficou positivo em US$ 969 milhões em abril até o dia 10. No acumula-do do ano, o saldo também está positivo, em US$ 5,73 bilhões. O resultado deveu-se ao segmento financeiro, que inclui investimentos em títulos, remessas de lucros e dividendos ao exterior e in-vestimentos estrangeiros diretos. Nesse item, foi registrado fluxo cambial positivo no mês, até a última sexta-feira, de US$ 1,10 bilhão.

Já o saldo para o segmento comercial, que abrange as operações de câmbio relacionadas a ex-portações e importações, ficou negativo em US$ 138 milhões no resultado parcial de abril.

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 16 de abril de 2015. VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor Original

3149 - SADI PINHEIRO DE OLIVEIRA 1476928-5 R$ 3.937,40 7117-3 IDM FERRAGEM THONY LTDA

A J GONCALVES EMPREITEIRA DE MAO DE OBR 1477074-2 R$ 550,00 328-RS IDM ALTA BRASIL RENTAL ABR LTDA - ME

ALEXANDRE BARBOSA DA SILVA 1476642-7 R$ 4.590,00 243 IDM WX3 NEW LIFE SLEEP STAR COLCHOES LTDA

ALMEIDA E OSWALD CONSTRUCOES L 1476708-2 R$ 982,80 08972A IDM COMERCIAL PROTEFLEX M S LTDA

ALVARINO CAMACHO DE JESUS 1476022-3 R$ 577,00 13539/02 IDM COMERCIAL AGRICOLA SEMEAGRO LTDA

ANDERSON LINHARES VIEIRA 1477618-5 R$ 136,05 14174 IDM MADASUL COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIO

ANDERSON LINHARES VIEIRA ME 1477524-8 R$ 200,00 500 IDM DIMI DISTRIBUIDORA

ATIVA SOLUCOES TECNICAS LTDA. 1475988-5 R$ 350,50 18417 IDM LUPA DISTRIBUIDORA DE SUPRIMENTOS PARA INFORM

CLEBSON MEES PEREIRA 1476670-9 R$ 180,00 270427 IDM EVALDO FRANCISCO DA ROSA

CRISTIANE SANDIM RODRIGUES- ME 1477651-8 R$ 122,11 159793 IDM STV SEG TRANSP DE VALORES LTDA

DIENIFER DA SILVEIRA MACHADO 1476687-4 R$ 385,00 LOV4 IDM BYBECKER I C I E DE MAQ E EQU

DOSENHOR COM DO VESTUARIO LTDA 1477891-8 R$ 650,60 E05509/04 IDM VILEIRO INDUSTRIA DE CONFECCOES LTDA EPP

DOUGLAS DIHL KLEIN - ME COD 70996 1477209-5 R$ 499,50 0341342-1 IDM ALPHA QUIMICA LTDA

EDMUNDO JOSE RODRIGUES BATISTA 1476693-0 R$ 499,00 RS 0000177 IDM PAULISTA SAUDE S.A

ELIANI LEPPA 1476595-6 R$ 180,00 700017 IDM TURIS FRANCO TRANSPORTES LTDA

FERNANDA RODRIGUES TAVARES CASTRO 1476254-9 R$ 4.000,00 01 CCV SANDRO DE JESUS CORREA

IDIONEI MANOEL MEDEIROS 1476633-8 R$ 2.000,00 01017 IDM IZAURO LAGNI

J F GOELLNER E CIA LTDA 1476807-0 R$ 732,59 00050601 IDM IPC BRASIL IMPORTADORA DE PRODUTOS CERTI

JAIME GRAUPNER DUTRA 1476913-9 R$ 294,87 211104402 IDM ORBID SA INDUSTRIA E COMERCIO

JAIR NUNES 1476506-8 R$ 241,00 15514233310 IDM ADEMIR COMERCIO DE VEICULOS LTDA

JANAINA AZEVEDO DA ROCHA 1477858-5 R$ 408,34 982 IDM ILF SERVICOS CONTABEIS S/S

JANICE RAMOS CARDOSO 1477041-8 R$ 252,76 003603961 IDM FERGA COMERCIAL E DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS

JESIEL DIAS 1477054-5 R$ 295,67 2/3 IDM AGUIAR MARMORES E GRANITOS LTDA - ME

JOAO PAULO GOLCALVES CARDOSO 1476847-5 R$ 55,00 OS 34300 IDM FC INFORMATICA LTDA

LUCAS ALEXANDRE NUNES 12590 1477659-4 R$ 321,14 0645147-1 IDM SENAR COM PROD ALIM LTDA

MAICON VIEIRA FECK 1476695-9 R$ 622,28 054086-3 IDM LEV MONTE I C S P MOVEIS LTDA

MARCIO ADEMIR CORREA DOS SANTOS 1477036-7 R$ 226,40 16664/1 IDM TONGRAX - COMERCIO DE LUBRIFICANTES LTDA.ME.

MARJ INDUSTRIA MET LTDA 1477809-1 R$ 176,00 03/15-0019 IDM GOETZ E GOETZ LTDA

MARLY SILVA DOS SANTOS 1476786-2 R$ 503,33 1917C IDM REVELAR DISTR DE UTILIDADES E PRESENTES

MIGUELUK TRANSPORTE RODOVIARIO 1477676-8 R$ 1.311,59 158315 IDM STV SEG TRANSP DE VALORES LTDA

NERISON TEIXEIRA SCHARDOSIN 1476003-0 R$ 432,00 6146/03 IDM HIEGER-DISTRIBUIDORA DE AUTOPECAS LTDA - ME

R TREVISAN FILHO 1477032-9 R$ 102,24 5364405001 IDM FRIGELAR COMERCIO E DISTRIBUICAO S.A.

RAFAEL MACHADO MARTINS 1476683-6 R$ 321,00 0200 IDM SIMON SANGIOGO A ASSOCIADOS

RODRIGO PINHEIRO LAGUNA MANUT LTDA 1477063-4 R$ 394,47 03525002 IDM SUL FER COMERCIO DE FERROS LTDA

SANDY RIBEIRO LEAO ME 1476107-1 R$ 1.931,00 1901151 C IDM L P DO BRASIL COMERCIO DE ACOS E INOX LT

VALDELIRIO GONCALVES DE OLIVEIRA 1477715-3 R$ 58,00 003546 IDM ADT EMPREENDIMENTOS E SERVICOS LTDA

(em Liquidação) Av. José Loureiro da Silva, 1350 Gravataí/ RS CEP 94010 000 CNPJ 08.149.550/0001-89

Telefone/Fax: (51) 3432 2300

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O PREFEITO MUNICIPAL DE GRAVATAÍ, no uso de suas atribuições e nos termos do artigo 2º, parágrafo único, e suas alíneas, da Lei Municipal nº 3.228, de 22 de junho de 2012, alterada pela Lei Municipal nº 3.255, de 07 de novembro de 2012, convoca os Senhores Acionistas da Companhia de Desenvolvimento de Gravataí – CDG, “em liquidação” a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, na Av. José Loureiro da Silva, nº 1.350, Bairro Centro, CEP 94010-001, Gravataí/RS, no dia 24 de abril de 2015, (sexta-feira), às 11:00 (onze) horas, com a seguinte Ordem do Dia:

I – Em Assembléia Geral Ordinária: a) Apreciar e deliberar sobre o Balanço Patrimonial, o Inventário Geral dos Bens Móveis e Imóveis e as demais Demonstrações Contábeis e Financeiras da Liquidação, e o Parecer do Conselho Fiscal, relativo ao exercício encerrado em 31/12/2014; b) Exame, discussão e votação do Relatório de Tomada de Contas do Liquidante, relativo ao exercício encerrado em 31/12/2014; c) Declarar extinto o mandato dos membros do atual Conselho Fiscal; d) Nomeação de novos membros Titulares do Conselho Fiscal e seus Suplentes, e fixação de sua remuneração, para atuação a partir do exercício de 2015. II – Em Assembléia Geral Extraordinária: a) Exame, discussão da Extinção da Companhia e votação da data da sua Extinção, com a possibilidade de a Extinção Definitiva ser Declarada para a mesma data, (24/04/2015), na Assembléia ora convocada; b) Prestação de Contas do Liquidante; c) Outros assuntos de interesse da Companhia.

Gravataí/RS, 13 de abril de 2015.

MARCO ALBA

Prefeito Municipal

ANUNCIE NO JG 3423.1792

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 9: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 20159Cidade

O BOLSO AGRADECE

Gasolina está mais barataUma das entidades sociais e esportivas

mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Paladino TC, realizará no dia 25 de abril a partir das 20h30, a comemoração de seus 88 anos de fundação com um animado jantar baile. De acordo com informações da diretoria uma grande festa está sendo programada para ocasião.

--- Estamos organizando os preparativos com muito esmero e dedicação, nosso objetivo é proporcionar aos convidados um genuíno en-contro entre amigos. Contamos com a partici-pação de sócios e não sócios neste momento tão especial de nossa agremiação. Venham todos nos brindar com sua ilustre presença - convida Alceu Ribeiro, presidente do clube.

Os convites já podem ser adquiridos direta-mente na secretaria do Paladino TC (Rua João Maria da Fonseca, nº 1.000). Vinculados ao clube pagam R$ 50,00, não sócios R$ 60,00. O vestuário recomendado é o traje social. Mais informações pelos telefones (51) 3488-1522/ 3488-3823 ou através do e-mail: [email protected].

Jacson Dantas

Abastecer o carro está mais barato em Gravataí. Desde ontem, alguns postos de combustíveis da cidade es-tão comercializando o valor do litro da gasolina comum bem abaixo do praticado em postos de outras cidades da região metropolitana. Três postos localizados na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira – Car-refour (Centro), Ipiranga (76) e BIG (74) - comercializavam o litro da gasolina comum por R$2,86, R$2,89 e R$2,86, respectivamente.

No início da semana, os mesmos estabelecimentos vendiam o produto cerca de 4% mais caro (R$0,10). Em um levantamento feito pelo JG, a maioria dos demais postos de combustíveis local-izados na mesma via com-ercializam o mesmo produto por R$3,09 o litro, na média. Cenário semelhante em Vi-amão, Cachoeirinha e Sapu-caia do Sul. De acordo com o site Preço dos combustíveis, em Alvorada, o litro da gaso-lina comum é comercializado pela maioria dos postos acima dos R$3,10, mas é possível encontrar a R$2,90.

Paladino TC comemora 88 anos

ANUNCIE NO JG 3423.1792

Foto

: Kar

ina

Frei

tas

Page 10: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 201510

Um homicídio está dando o que fa-lar em Gravataí. Walmor Rodrigues de Souza, de 53 anos foi encontrado morto, a pedradas na madrugada dessa quarta-feira, na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, na parada 72. O grande mistério nessa morte é que 7h antes de ter sido encontrado morto, ele havia registrado uma ocorrência contra o filho, que tinha bebido, o expulsado de casa e ameaçado de morte. O filho, D.H.M.S., 28 anos, negou o crime.

O corpo de Walmor foi localizado já sem vida, às 5h58, por agentes do grupa-mento de Operações Urbanas da Guarda Municipal. Uma guarnição seguia pela avenida, quando percebeu o homem caído do bruços, envolto em uma poça de sangue. Os agentes desceram e foram até ele. Chamaram, mas o homem não atendia. O Samu foi acionado e, quando os socorristas chegaram, constataram que ele estava sem vida.

O caso está sendo investigado pela delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que descobriram que por volta das 22h de terça-feira, ele esteve na delegacia para registrar uma ocorrência de ameaça. Em seu registro, Walmor de-clarou que o filho tinha bebido, o amea-çado e tocado de casa. Disse ainda que desconfiava que o filho estava usando drogas.

Após o registro, conforme o comissário Jair Gonçalves, chefe de investigações da DHPP, ele não teria voltado para casa. Te-ria ido para a praça, onde ficou bebendo. O que aconteceu depois, é um mistério. "Ele apresentava sinais de ferimentos no braços, além do ferimento na cabeça, o que demonstra que pode ter entrado em luta corporal", disse.

De posse da ocorrência policial, feita contra o filho, por volta das 9h da manhã, os tiras foram até a casa onde os dois moravam juntos, na rua Gumercindo Cunha e trouxeram o filho para prestar esclarecimentos. "Ele negou qualquer par-ticipação na morte. Ficou surpreso quando o informamos o que tinha acontecido com pai. Olhamos as mãos e os braços e ele não tinha sinais de ferimentos. Mesmo as-sim as investigações prosseguem", disse.

Thamy Spencer

No Rio Grande do Sul, onde estão previstos 15 aeroportos regionais, já há 11 companhias interessadas em operar es-sas estruturas – por enquanto só não existe busca pelos de Alegrete, Bagé, Canela e Santa Vitória do Palmar. A informação é do ministro da Secretaria Na-cional de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha. “O projeto de re-modelagem das estruturas está pronto e a parte burocrática em andamento”, afirmou. Padilha esteve ontem em Porto Alegre para palestrar no evento Tá na Mesa, na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul).

O ministro, que falou a pre-feitos de cidades de olho ness-es investimentos, a empresári-os e lideranças, assegurou que não faltarão recursos para as obras, já que a SAC conta com um fundo próprio e não de-pende do orçamento da União. Ele disse que só para este ano há R$ 4,4 bilhões disponíveis, oriundos da outorga de grandes terminais ao setor privado, e R$ 7 bilhões em quatro anos. “Não

há restrição financeira”, asse-gurou, para viabilizar no Brasil 270 aeroportos regionais, 43 deles nos estados do Sul. Para os 15 no Rio Grande do Sul estão previstos R$ 310 milhões.

Padilha explicou que os in-vestimentos no RS serão feitos primeiro nos aeroportos que exigem o menor investimento e já estão praticamente prontos.

O ministro citou Passo Fundo e Rio Grande. “Este só precisa da unidade de combate a incên-dio”, detalhou.

Notícias

Pai é expulso de casa pelo filho e aparece morto horas depois de registrar ocorrência

Aeroportos regionais já têm empresas interessadas

Na medição realizada em 31 de março, a OI não atingiu os patamares mínimos de disponibilidade

A partir desta quarta-feira, as ligações locais para tele-fones fixos realizadas de orelhões da Oi em 15 Estados,

incluindo o RS, podem ser feitas de graça. A medida é resultado do trabalho da Anatel no monitoramento dos pata-mares mínimos de disponibi-lidade dos telefones públicos da concessionária dentro da área de atuação. Na medição realizada em 31 de março, a Oi não atingiu os patamares mínimos de disponibilidade em

Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, RS, Santa Catarina e Sergipe. A disponibilidade da planta de orelhões deve ser de no míni-mo 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo).Ainda segundo a Ana-tel, três em cada dez orelhões do RS não estão funcionando. As ligações permanecem sendo gratuitas até o próximo período de aferição, previsto para agosto. Caso a Oi não atinja a meta, as ligações de longa distância de orelhões também poderão ser feitas de graça. Se novamente a meta não for cumprida, a empresa vai ter de tornar gratuitas as ligações de orelhões para celu-lares. A empresa soma mais de 46 mil telefones públicos no RS e cerca de 650 mil em território nacional.

Ligações locais de orelhão para telefone fixo gratuitas em todo o Estado, até agosto

Ministro da Aviação Civil explicou plano que cria 15 terminais no RS

POLÍCIA

Page 11: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 201511Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 73

CORDEMDODIABIOBATOM

BRANCOMELOPADARIAER

SODASCEODREROCHAS

ECAIOOURDESCONFORTOASANOZOUVTAICRB

PIROTECNIANIAVEADCALOCAO

HISPANICAS

MarceloBastos,skatista

brasileiro

Voto em(?), opção

da urnaeletrônica

Fábio de(?), padre

cantor

"O (?) élivre", bor-dão de tor-cidas (fut.)

Apresen-tador de

"Todo Seu"(TV Gazeta)

Dado des-conhecido

na obraanônima

Rival doCSA (fut.)

ArthurDapieve,jornalistacarioca

A guitarraacústica,por seuinterior

Única vo-gal repre-sentada

no baralho

Nosso, em inglês Embocadu-ra do rio

Canoaesportiva

Minissérie com CauãReymond e Ísis

Valverde(2014)

DesaboProblemana pele degestantes

PedrasA Princesado Sertão

(CE)

Dirigia-sea (local)

Apelido de"Cecília"

Fruta oleaginosa Une com

corda

"Mona Lisa", "HomemVitruviano" e "A Últi-

ma Ceia"(Pint.)

Maquia-gem labial(?) Rónai,escritora

PanificaçãoÁgua

gasosaartificial

Antigocantil de

couro

Técnicausada na

queima defogos emréveillons

(?) abdo-minal, sin-toma como

a cólica

(?) Sul,bairrobrasili-ense

Deus em relação aohomem, para os

cristãosAdminis-tradora do lar (bras.)

Saudaçãolatina Elepê

(abrev.)

Prefixo de"biótipo"

Relaçãode temasde umareunião

Dom (fig.)

A mais antiga cidadedo mundo continua-mente

habitada

Formatodo

bambolê

Línguas(?): cata-lão, bascoe galego

Código daNicarágua

Caloria(símbolo)

3/crb — icó — our. 4/iole — odre. 7/damasco. 9/ronnie von. 10/hispânicas.

Um projeto de médio prazo, especial-mente que envolva pessoas e empresas estrangeiras pode começar a ser con-cretizado. Novas oportunidades.

Seus pensamentos podem estar con-fusos. Procure não se deixar levar pelo baixo astral. Um contrato importante pode ser assinado.

Questões relacionadas às suas finan-ças podem ser discutidas. É possível também que um novo contrato seja discutido.

Não se envolva em grandes gastos e nem em investimentos de risco, espe-cialmente os novos. Mantenha o con-trole nos gastos.

Dia mais tenso e difícil no que diz respeito aos seus relacionamentos, tanto os pesso-ais quanto os profissionais. É hora de colo-car alguns pingos nos is. Mantenha a calma.

É possível que esteja mais pessimista ou baixo astral, mas não leve tão a sério seus sentimentos, pois essa energia é passageira.

Dia mais difícil e com alguns problemas para resolver em seus projetos de trabalho. É possível que um problema mais grave faça você pensar em deixar seu emprego.

Dia em que você estará mais voltado para questões que envolvem seu mun-do emocional. Você estará ainda mais fechado e introspectivo.

Dia em que você estará mais fechado para o amor. Um problema em um ro-mance pode fazer você pensar se vale mesmo a pena continuar.

Dia em que você pode ter problemas com um projeto de internet que vem sendo desenvolvido em equipe. Uma pessoa próxima pode estar com problemas.

Dia em que você estará mais voltado para solucionar algumas dificuldades em sua vida doméstica ou em um relacionamento familiar. O momento envolve tensão.

Você estará totalmente voltado para questões que envolvem sua carreira e vida profissional. É possível que surja um problema em um projeto. Solucione-o!

"Sete Vidas": Lígia desmaia ao reencontrar Miguel; saiba como será a cena

SBT estreará programa com Rubens Barrichello

No capítulo do próximo sábado (18) de "Sete Vidas", Lígia (Débora Block) irá desmaiar de tanta emoção ao descobrir que Miguel (Domingos Montagner), seu grande amor, está vivo.

Na cena, o biólogo também sofrerá com a indiferença de alguns dos seus filhos por causa da sua mentira. Ele deixou que todos acreditassem que havia morrido.

Pedro (Jayme Matazarro) ficará transtornado e se sentirá traído pelo pai porque esteve o tempo todo ao seu lado, em Fernando de Noronha, sem assu-mir sua identidade. Luis (Thiago Rodrigues) e Laila (Maria Eduarda de Carva-lho) terão uma revolta maior ao ponto de não querer conhecer Miguel.

O biólogo irá se sentir abandonado e resolverá procurar ajuda do amigo Lauro (Leonardo Medeiros). Enquanto aguarda pelo encontro, Miguel é hu-milhado por Isabel (Marina Lima), amiga de Lígia. Ela não concorda com a ausência dele.

Decidida, Isabel procura Irene (Malu Galli), irmã de Lígia, para preparar a amiga sobre a presença de Miguel. Mas ela não a encontra. Em outro momen-to do capítulo, Lígia irá visitar Felipe (Michel Noher) no hospital, filho de Miguel que se submeterá a um transplante de fígado. Ao chegar no local, o rapaz não estará no quarto. Enquanto o espera, Miguel abre a porta e, ao vê-lo, Lígia desmaia de emoção.

Miguel fica preocupado, mas Irene e Isabel chegam e pedem que ele saia. Lígia acorda e Irene afirma que ela não viu uma alucinação e confirma que Miguel está realmente vivo. A jornalista, bastante emocionada, irá para casa procurar consolo em Vicente (Ângelo Antônio).

Um dos principais pilotos da história do automobilismo nacional e brasileiro com maior número de corri-das na Fórmula 1, Rubens Barrichello estreará um programa no SBT em breve. Trata-se do "Acelerados", uma atração terceirizada que irá ao ar nas manhãs de domingo, segundo o plano comercial divulgado nesta terça-feira (14) pelo emissora de Silvio Santos.

O "Acelerados" terá, além da participação de Rubens Barrichello, os jornalistas Cássio Cortes e Ger-son Campos, especializados em automobilismo. O programa mostrará

oscarros mais tunados e potentes do Brasil, além de testar veículos popu-lares, mostrar automóveis clássicos e novidades do mercado automotor.

A produção terá gravações no gravações feitas no Autódromo Velo Città, localizado em Mogi Guaçu, cidade da Grande São Paulo. O programa ainda não tem data exata de estreia, mas ocorrerá ainda no pri-meiro semestre deste ano. A atração pode entrar no lugar do "Vrum", exibi-do atualmente no horário e produzido pela TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais.

Page 12: Jornal de Gravataí. 16 de abril de 2015. Edição 2214.

Gravataí, 16 de abril de 2015

O Novo Jetta começa a chegar às mais de 600 concessionárias Volkswagen no País com excelente relação custo-benefício. O modelo 2015 de um dos sedãs mais vendidos no mundo (o Jetta acumula mais de 14 milhões de unidades comer-cializadas desde 1979) marca a estreia da versão Trendline, com preço sugerido a partir de R$ 69.990, atendendo a uma demanda do mercado e aumentando a gama de configurações do sedã médio. O Novo Jetta também é comercializado nas versões Comfortline e Highline.

Entre as características que tornaram o Jetta um dos carros mais admirados e desejados sem-pre se destacou seu comportamento dinâmico. Todas as versões do modelo 2015 utilizam sistema de suspensão traseira do tipo Multilink, com novas molas e amortecedores, que ganharam calibração específica.

O Novo Jetta passa a ser oferecido exclusi-vamente com transmissão automática de seis marchas. As configurações Trendline e Comfortline são equipadas com o motor 2.0l Total Flex, de até 120 cv, associado à transmissão automática AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis mar-chas – a mesma que equipa o utilitário esportivo Tiguan.

A versão Highline traz o motor 2.0l TSI, de 211 cv, e a transmissão DSG (DQ250) de seis marchas e dupla embreagem.

Outras novidades são os portfólios diferencia-dos de rodas de liga leve para cada versão e de cores da carroceria, com destaque para a nova tonalidade metálica “Azul Silk”.

Seguindo a linha de montadoras como Audi e Mercedes-Benz, a Hyundai está desenvolvendo veículos autônomos para sua linha, que devem chegar às ruas antes do que se imagina. A fabricante sul-coreana revelou que pretende lançar ainda neste ano seu primeiro automóvel “parcialmente autônomo”, que deve dispor de tecnologias como mudança automática de faixa, pre-venção de colisões e controle de velocidade.

Já para meados de 2020, a Hyundai quer lançar um carro altamente autônomo, com ênfase na segurança dos motoris-tas, mas ainda sem detalhes divulgados. Um veículo totalmente autônomo, todavia, deve chegar ao mercado apenas em 2030, devido a razões legais.

Durante uma entrevista ao portal Automotive News, o diretor de desenvolvimento de sistemas de controles automotivos da Hyundai, Kim Dae Sung, declarou que o objetivo da fabricante não é “fazer um carro como o do Google”, e sim implementar tec-nologias de condução autônomas em seus carros para proteger os clientes.

Ainda para o ano de 2015, a Hyundai promete lançar um novo sistema de controle de cruzeiro, capaz de funcionar em qualquer velocidade (o recurso atual atua somente em velocidades acima de 59 km/h).

Novo Jetta chega às concessionárias Volkswagen

Hyundai promete carros parcialmente autônomos para 2015

12 +veículos

Os designers criaram um novo visual para a dianteira e para a traseira do Novo Jetta (opcionalmente com faróis bixenônio, luz diurna de LED e lanternas traseiras em LEDs para a versão Highline). No interior, o novo modelo traz uma aparência ainda mais sofisticada e confortável, com novo volante e detalhes inéditos de decoração. Por tudo isso, este é o melhor Jetta de todos os tempos (Foto: DIvulgação)

o diretor de desenvolvimento de sistemas de controles automotivos da Hyundai, Kim Dae Sung, declarou que o objetivo da fabricante não é “fazer um carro como o do Google”, e sim implementar tecnologias de condução autônomas em seus carros para proteger os clientes.