JORNAL DO CASTELO

8
OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150 Pág. 05 09 DE OUTUBRO - 2012 - ANO XIII - Nº 150 NUTRIÇÃO DEFESA DO CONSUMIDOR Donos respondem por ataques de animais a terceiros COMPORTAMENTO Jovens e Adultos Pág. 02 Os eventos sociais em destaque Alimentação na primeira infância Jovens da Paróquia Cristo Rei intensificam participação nas ações da comunidade Foto: Fabíola Viegas Padre Magalhães com jovens da comunidade de Cristo Rei, no Jardim Chapadão Em pé: Matielo, Remo, Spagnol, Moraes Barros, Tato, Augusto, Wilson, Nelson, Pereira, agaixados: Fernando, Robeilson, Wanderley, André, Elecir, Nelsinho e Celso Pág. 08 Círculo Militar de Campinas promove o XVII Festival dos Sessentões Foto e Vídeo Dantas Segundo turno da eleição para prefeito será no próximo dia 28 Jonas Donizete (PSB) ficou em primeiro com 47,60% dos votos e Marcio Pochmann (PT) em segundo com 28,56% Fotos: Clovis Cordeiro DEFESA DO CONSUMIDOR Cuidados na compra de ingressos pela internet Divulgação Pág. 02 Pág. 08 Campinas promove o VI Festival Hercule Florence FOTOGRAFIA WWW.JORNALDECAMPINAS.COM. Sesc Campinas apresenta exposição Energia CULTURA Espaço das Artes do Ciesp apresenta obras Anderson Kleber Pág. 02 Pág. 08 Pág. 08 Pág. 07 JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 1 9/10/2012 07:01:23

description

Versão online da edição de outubro 2012 do JORNAL DO CASTELO

Transcript of JORNAL DO CASTELO

Page 1: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150

Pág. 05

09 DE OUTUBRO - 2012 - ANO XIII - Nº 150

NUTRIÇÃO

DEFESA DO CONSUMIDORDonos respondem por ataques

de animais a terceiros

COMPORTAMENTOJovens e Adultos

Pág. 02

Os eventos sociais em destaque

Alimentação na primeira infância

Jovens da Paróquia Cristo Reiintensificam participação nas

ações da comunidadeFoto: Fabíola Viegas

Padre Magalhães com jovens da comunidade de Cristo Rei, no Jardim Chapadão

Em pé: Matielo, Remo, Spagnol, Moraes Barros, Tato, Augusto, Wilson, Nelson, Pereira, agaixados: Fernando, Robeilson, Wanderley, André, Elecir, Nelsinho e Celso Pág. 08

Círculo Militar de Campinas promoveo XVII Festival dos Sessentões

Foto e Vídeo Dantas

Segundo turno da eleição para prefeito será no próximo dia 28

Jonas Donizete (PSB) ficou em primeiro com 47,60% dos votos e Marcio Pochmann (PT) em segundo com 28,56%

Foto

s: C

lovi

s Cor

deir

o

DEFESA DO CONSUMIDORCuidados na compra de ingressos pela internet

Divulgação

Pág. 02

Pág. 08

Campinas promove o VI Festival Hercule Florence

FOTOGRAFIA

WWW.JORNALDECAMPINAS.COM.

Sesc Campinas apresentaexposição Energia

CULTURA

Espaço das Artes do Ciesp apresenta

obras Anderson

Kleber

Pág. 02

Pág. 08

Pág. 08

Pág. 07

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 1 9/10/2012 07:01:23

Page 2: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) [email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

Bruno Paes Leme CordeiroAdvogado e procurador do

município de São Paulo

DEFESA DO CONSUMIDORA crise internacional e o

crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros estão resultando na vinda ao país de diversos can-tores e bandas internacionais. Do mesmo modo, tem crescido a demanda por shows de artistas nacionais em Campinas e região. Como se sabe, a procura por es-tes eventos (e outros semelhantes como peças de teatro, jogos de futebol, musicais, festivais...) é grande. E a comodidade e a ne-cessidade de garantir seu lugar no show, por sua vez, impulsio-nam a compra de ingressos pela internet.

Por ser uma prática relativa-mente nova, que tem crescido muito nos últimos anos, a com-pra de ingressos pela internet tem gerado muitas situações desagradáveis ao cliente. Res-guardadas pelo relacionamento à distância, diversas empresas que comercializam ingressos pela internet têm por hábito o desres-peito aos direitos do consumidor.

Embora em diversos sites conste a informação de não devolução do valor pago pelo in-gresso, o certo é que o consumi-dor tem o direito de se arrepen-der da compra feita via internet (independentemente do produto) em até 07 (sete) dias, contados do recebimento do ingresso. Não há necessidade de justificar o motivo da devolução. Dentro de 07 (sete) dias o ingresso pode ser devolvido e a empresa vendedo-ra é obrigada a restituir o valor integral dispendido por ele.

Além disso, em caso de alte-ração da data, do horário, da pro-gramação ou cancelamento da apresentação de um ou todos os artistas, a empresa que vendeu o ingresso é obrigada a devolver o seu valor. Se o consumidor gas-tou dinheiro com passagens e hotel, por exemplo, esta quantia também deve ser reembolsada. Nesta situação de alteração ou cancelamento, o consumidor pode exigir seus direitos a qual-quer empresa envolvida com o evento, seja ela vendedora dos ingressos, produtora do show ou proprietária do local da apresen-tação.

Outra informação impor-tante está na forma e prazo de devolução do valor pago: se

o ingresso foi comprado em dinhe iro, o consumidor deve ser ressarcido também em dinheiro e de forma imediata; já se foi adquirido por meio de cartão de crédito, o montante gasto deve ser restituído na próxima fatura do cartão.

Qualquer cláusula contratual (ou aviso em seu site) de clarando que a empresa vendedora do ingresso não se responsabili-zará por eventual mudança no evento, por ofender ao Código de Defesa de Consumidor, será classificada como nula, podendo ser considerada como inexis-tente pelo consumidor.

Ressalta-se ainda que a chamada taxa de conveniên-cia somente pode ser cobrada se de fato oferecer uma como-didade ao consumidor, como filas exclusivas ou recebimento do ingresso em domicílio. Se o comprador tiver de se dirigir até a bilheteria para retirar o ingres-so, não desfrutou de qualquer conveniência, razão pela qual a taxa é indevida. Ademais, seu valor deve ser igual a todos, não importando o tipo do ingresso, afinal o serviço de conveniência é o mesmo (na prática, porém, observa-se que as empresas cos-tumam cobrar o equivalente a 20% do valor do ingresso, o que é ilegal).

Aquele que tiver seu direito desrespeitado deve primeira-mente procurar o prestador do serviço ou qualquer empresa envolvida com o evento. Não ob-tendo êxito, o passo seguinte é se dirigir ao Procon ou, atém mes-mo, ingressar com ação judicial.

O novo paisagismo da Torre do Castelo, inaugurado no ano do bicentenário de Campinas, 1976. Na época, o diretor do Departamento de Parques e Jardins era o Sr. Passadore, sobrinho do Thomaz Perina. Um dos engenheiros que atuava também no desenho das fontes era o Dr. Wladmir Moura Santos. Foi ele quem estruturou a fonte da Lagoa do Taquaral e também da Praça Correa de Lemos, em frente ao Teatro Castro Mendes. O artista Perina dava uma espécie de apoio para compor estética! Inclusive o paisagismo do Balão da Brasil (balão do Timbó) foi desenhado pelo Perina e executado pelo Passadore.

(colaborou: Dayz Peixoto Fonseca)

DE OLHO NO BAIRRO

Cartão Postal na década de 1980

Anderson Kleber expõe no Espaço das Artes do Ciesp

“A exposição ficará aberta ao público até 31 de outubro,sempre de segunda a sexta”

O Espaço das Artes do Ciesp-Campinas apresenta em outubro vários óleos sobre tela do de Anderson Kleber. Para essa exposição, o artista trouxe obras com os temas que gosta de pintar - flores e culturas étnicas.

Nascido em Mogi Guaçu/SP, Anderson Kleber desenha e pinta desde muito jovem. É autodidata com muita versatilidade em seus trabalhos e está sempre buscan-do conhecer novas tendências e técnicas, seja para expressar um conceito, uma paisagem, um rosto e muito mais. Com sua versatili-dade, Kleber mescla estilos, utili-zando grande variedade de mate-riais sobre suas telas, mas tendo como preferência a tinta a óleo.

É professor, ministrando aulas em seu próprio atelier e em escola de arte. Também

ensina desenho artístico e publicitário. Tem experiência no desenvolvimento de estampas para silk screen, capas de CDs e livros, cenografia, projetando e execu-tando a instalação para espetácu-los, incluindo figurinos, criação e desenvolvimento de personagens, através de bonecos tridimensio-nais. O artista participa de inú-meras exposições coletivas e in-dividuais e tem sido premiado e recebido várias menções honrosas.

A exposição do artista Ander-son Kleber, com óleos sobre tela, fica aberta ao público até 31 de outubro, das 8h30 às 17h30, de se-gunda a sexta.

O Espaço das Artes do Ciesp-Campinas fica na sede da entidade à Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - bairro Bonfim, em Campinas. Fone (19) 3743-2200.

Divulgação

Apesar de eu pertencer a uma geração que nasceu em uma épo-ca em que não existiam celular, fax, internet, controles remotos, micro-ondas e computadores, fico imaginando como seria difícil a nossa readaptação ao mundo sem essas modernidades.

Quando comecei a trabalhar na área jornalística, em 1982, as transmissões ao vivo que fazía-mos para a Rádio Central e Edu-cadora só eram possíveis por meio de uma “viatura de frequência modulada”. As reportagens gra-vadas e que deveriam chegar ao estúdio antes de nós eram envia-das graças a uma “garrinha” que grampeávamos nos terminais que ficavam escondidos sob o bocal dos antigos telefones fixos (eles ainda existem?).

Eu me lembro que o primeiro telefone fixo da minha casa, na Rua Ibsen da Costa Manso, foi comprado pelo meu pai em um plano de expansão da Telesp. Foi uma das primeiras casas do bair-ro a ter um telefone instalado. É que não bastava ter dinheiro para comprá-lo. A fila era imensa e a demora para a instalação era ab-surda.

Não existiam os orelhões (eles ainda estão por ai?) e, por isso, os vizinhos utilizavam o nosso apa-relho. Como todos forneciam o número do nosso telefone para parentes e amigos, tínhamos que chamá-los ou levar os recados dia riamente. E nem todos mora-vam tão próximos assim.

Em casa o telefone era insta-lado em um hall entre os quartos. Considerando que sempre havia alguém pendurado no telefone de manhã até a noite, não tínhamos qualquer liberdade para transitar pela área “íntima” da casa. Mas nós não nos importávamos.

Logo que comecei a traba-lhar fiz um grande investimento e comprei logo duas linhas no plano de expansão, pagando por anos as prestações. E, depois, elas foram muito úteis para compor um negó-cio de compra do meu primeiro apartamento. Quem diria, hein?

Imagine que, hoje, quando dou aulas ou palestras nas universi-dades, os alunos de Comunicação ficam boquiabertos quando conto que comecei a trabalhar em jornal antes do fax ter sido inventado. Para mandar as reportagens para a

sucursal de São Paulo do Jornal O Globo, do qual fui corresponden-te, era preciso datilografar o texto em uma máquina de escrever e, depois, digitá-lo novamente num aparelho que se chamava Telex. As teclas perfuravam uma fitinha, produzindo uns códigos que mais pareciam o método Braille, só que com furinhos em vez de relevo.

Como usávamos as máquinas de escrever manuais (nem elé-tricas eram), precisávamos da-tilografar os textos em três vias com cópias de papel carbono. Quando errávamos o texto ou a noticia mudava de rumo graças a uma nova informação, arrancáva-mos com força os papéis da ma-quina, o amassávamos em forma de bola e o atirávamos ao cesto, na maioria das vezes errando o alvo.

Na TV, a equipe externa tinha cinco pessoas: repórter, cinegrafis ta, operador de VT, iluminador e motorista. Hoje são apenas dois, com o cinegrafista e a tecnologia de sua câmara fazen-do o trabalho de todos os demais. Mas, se por um lado a moderni-dade eliminou alguns trabalhos e empregos (uma das minhas tias teve até uma Es cola de Telex), por outro lado a tecnologia nos abriu novas fronteiras e criou inúmeras outras frentes de trabalho e de re-lacionamento. Fico feliz por ter ti-do a possibilidade de acompanhar toda essa transição. E acho que a vida ficou muito melhor, pois podemos usar a tecnologia para ter uma qualidade de vida muito melhor, trabalhando algumas ve-zes até mais num espaço de tempo infinitamente menor.

DOCES LEMBRANÇAS...

Vera [email protected]

Viva a tecnologia

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 2 9/10/2012 07:01:27

Page 3: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150 PÁG. 03 ESPECIAL

Segundo turno para escolha do prefeito emCampinas será no próximo dia 28

Jonas Donizete (PSB) - primeiro lugar 47,60% dos votos - “vitória em todas as zonaseleitorais’, comemora resultado

Marcio Pochmann (PT) - segundo lugar 28,56, % - Nos braços da militância, no Castelo

Foto: Valéria Abras

Garis fazem a limpeza na Escola Dom João Nery, no Bonfim

Candidatos já retomaram a campanha em busca dos vo-tos para o segundo turno em Campinas. A eleição para pre-feito será decidida entre Jo-nas Donizette Ferreira (PSB) e Marcio Pochmann (PT).

Com 47,6% dos votos váli-dos, Jonas obteve 245.217 votos e Pochmann 147.130 votos (28,56%). Eles dis-putarão agora as eleições em segundo turno, marcada para 28 de outubro próximo.

Jonas tem como vice Hen-rique Magalhães Teixeira e a chapa de Marcio Pochmann concorre com Adriana Flosi.

Pedro Serafim (PDT) ficou em terceiro lugar com 95.164 votos (18,47%). Os demais candidatos obtiveram a se-guinte votação: Arlei Medeiros (PSOL): 12.318 votos (2,39%); Sílvia Ferraro (PSTU): 11.102 votos (2,16%); Dr. Campos (PRTB): 4.198 votos (0,81%) e Rogério Menezes (PV): 0%.

A abstenção nesse pleito

ficou em 153.278 (19,52%). Votos em branco soma-ram: 37.139 e os nulos to-talizaram: 79.728 (12,65%).

Em 1º de janeiro de 2013 o candidato eleito tomará posse no cargo máximo da política municipal. O novo pre-feito ficará à frente do Poder Executivo de 2013 a 2016.

Já para as 33 vagas na Câma-ra Municipal os eleitores esco-lheram 50% dos candidatos que já estavam no cargo de vereador (15 deles foram reeleitos) e 50% de novos nomes. (lista ao lado).

Quem não votou no pri-meiro turno pode votar agora, mas ainda precisa regularizar a situação junto à Justiça eleitoral.

O eleitor que não com-pareceu às urnas no pleito de 07 de outubro de 2012 e não justificou poderá procurar o cartório eleitoral, que funciona no Palácio da Justiça, centro de Campinas. Mas, mesmo sem essa providência deverá votar no dia 28 de outubro.

PerfilJonas Donizette nasceu em

Monte Belo (MG). É o 20º filho de um casal de humildes agricultores, dona Maria José e João Marcelino Ferreira. A família mudou-se para Campinas quando ele tinha 4 anos, em 1969. Casado com Sandra Cio cci, doutoranda em Música pela Unicamp, tem duas filhas: Tuany e Yasmin. Ingressou na política em 1992. Naquele ano, foi o mais jovem eleito da Câmara dos Vereadores de Campinas. Reelegeu-se duas vezes, em ambas como o mais votado. Durante o 3º mandato, em 2002, foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito em 2006 com a maior vota-ção na cidade. Em 2010, foi eleito deputado federal, cargo que pediu licença para concorrer às eleições municipais. Atualmente é candi-dato a prefeito de Campinas.

Marcio Pochmann, 50 anos, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2007 até se afastar para concorrer à Prefeitura de Campi-nas. Também dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, durante o governo da prefeita Marta Supli-cy, em São Paulo, quando implan-tou o Programa de Renda Mínima. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciência Econômica pela Univer-sidade Estadual de Campinas. É pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trab-alho, na Unicamp, do qual foi di-retor-executivo, assim como mem-bro do corpo docente da Unicamp (professor licenciado). É casado e pai de dois filhos.

Campanha

A campanha para o segundo turno na TV terá programas já a partir desta semana, às 12h30 e 20h30, com 10 minutos para cada candidato.

Jonas Donizette (PSB) come-morou a vitória do primeiro lugar nas urnas. “Vencemos em todas as

Foto: Clovis Cordeiro zonas eleitorais”. Mas lamentou a grande abstenção.

“Isso pode ter influenciado nos resultados”, comentou. Ele lembrou que foi alvo de muitos ataques e calúnias dos adversários, mesmo assim comparou que no início da campanha tinha 43% das intenções de voto e man-teve uma votação alta, quase decidindo no primeiro turno. Marcio Pochmann (PT) destacou o crescimento contínuo de sua candidatura. “Nós fomos a única candidatura, desde o início da cam-panha eleitoral, que só aumentou o seu percentual de aprovação. O re-sultado mostra a nossa capacidade de crescer”.

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 3 9/10/2012 07:01:34

Page 4: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150 PÁG. 04 VARIEDADES

LIGUE (19)

3241-7727Próxima edição 09 de outubro

A região do Castelo é hoje uma das principais referências em gas-tronomia em Campinas, mas nem sempre foi assim. Há quase quatro décadas a rua Santo Antônio Claret era quase que totalmente residen-cial, com apenas 2 ou 3 comércios. Entre eles o único e pioneiro self-service da região e que se tornou referência de qualidade: o Restau-rante Panela de Barro

Nesta edição apresentamos uma entrevista com Fernando Gur-gel, sócio-proprietário do Panela de Barro.

O que motivou a abertura do restaurante? Após terminar a faculdade de Direito, aos 29 anos, eu quis abrir meu próprio negócio relacionado à gastronomia e em dezembro de 1975 nasceu o Res-taurante Panela de Barro.

Com o passar dos anos outros restaurantes se instalaram nas proximidades, principalmente nos últimos 5 anos. Mas vocês têm vários clientes que nunca deixaram de frequentar o Pane-la. Como avalia a presença, a fi-delidade do cliente e esse sucesso de tantos anos? Sempre fizemos questão que o cliente se sentisse em casa; não é raro ouvir que o nosso restaurante é a extensão de sua casa. Muitas famílias comem aqui diari-amente há anos. Um grande ponto

forte é nossa variedade. Tentamos agradar a todos os gostos, ofere-cendo mais de 30 tipos de saladas, diversos pratos quentes entre mas-sas, carnes da churrasqueira e uma mesa vegetariana. Em todas nossas preparações utilizamos temperos naturais, assim, oferecemos uma comida leve e saudável. Além de nossa família ser muito unida, eu tive a sorte de estar casado com uma mulher parceira e tão envolvi-da quanto eu. Tenho também duas filhas maravilhosas que vestem a camisa. A Camila, além de ser nos-sa nutricionista e ter todo o cuidado com o controle de qualidade do restaurante, é responsável por nos-sa deliciosa mesa vegetariana, que é um grande diferencial do Panela de Barro. A Fabiana, designer de jóias, e atuante na área, nos auxilia

Panela de Barro: 37 anos, um dos pioneirosno sistema self-service em Campinas

na parte administrativa com base em sua pós em Administração.

Nesses 37 anos muita coisa mudou, é fato, mas a família con-tinua no ramo de restaurante, qual a explicação? Se pudesse es-colher outro segmento, em qual gostaria de atuar? Não me vejo fazendo outra coisa, pois gosto muito do que faço. Este é um dos motivos dos 37 anos de nosso res-taurante.

Quais foram as últimas mu-danças/novidades implantadas no Panela de Barro?Atualmente nossas compras passaram a serem feitas pela Camila, nossa nutri-cionista, melhorando, assim, a qualidade de nossa matéria-prima. Estamos também sempre buscando pratos novos para garantir a grande variedade em nosso cardápio. Cons tantemente realizamos im-plantações de novos equipamentos, enfim, estamos sempre atentos, pois fornecimento de refeições é algo de extrema responsabilidade.

Como era a Rua Santo Anto-nio Claret há 37 anos atrás? Era estritamente familiar e muito tran-qüila, sendo o Panela de Barro o primeiro restaurante da região. Tí-nhamos apenas na primeira quadra a farmácia Ludfarma e ao nosso lado a Avicultura Nacional.

Qual sua expectativa sobre o novo prefeito de Campinas? Lembrando de um passado recen-te, dos tristes episódios conhecidos por todos, espero que, um novo prefeito seja realmente um admi-nistrador preocupado com a nossa querida Campinas, trazendo com seus auxiliares, pessoas compro-metidas com nossa cidade.

Nesse período de temperatu-ras elevadas e dias de calor abafa-do nada melhor que ter opção de buscar um alimento refrescante e ao mesmo tempo saudável. O Yo-ggo CaféCia traz novos sabores de frozen yogurt que foram acres-centados à massa natural: jaboti-caba, pêra, coco, banana, goiaba, melão, melancia, além de mousse de maracujá e torta de limão.

Todos os sabores podem ser servidos no cone, em cas-cão que já vem com uma cober-tura, ou shake. O cliente ainda pode escolher entre 36 tipos de toppings (coberturas) e caldas para combinar com a massa.

Na linha de sobremesas, o Yoggo CaféCia oferece Salada de frutas, Tortas gourmet e em peda-ços, Minibolo, Brownie, Cup-cake, Petit Gateau e Yoggo Açai.

Mais sabores refrescantes entram no cardápio do Yoggo

Mas, as novidades não param por aí. Com o objetivo de aten-der uma refeição leve, rápida e saudável, o Yoggo prepara um menu especial de pratos salgados que, em breve, será acrescentada ao cardápio: são os crepes pa-risiense e lanches naturais, com diversas opções em recheios.

O Yoggo CaféCia está instala-do num ambiente confortável, cli-matizado e com WiFi disponível, na Rua Santo Antônio Claret, 35, Jardim Chapadão, (próx. ao Balão do Castelo). Telefone: (19) 3291-2821. Funciona de segunda a sábado das 08:00h às 22:00h.

O grupo Yoggo tem ain-da mais três unidades em Campinas: Jaraguá Shop-ping (Centro), Parque Prado e Tilly Center (Barão Geraldo).

Regina Kreft Gurgel e Fernando Gurgel

Foto: Clovis Cordeiro

Mesa de saladas do Panela: a qualidade está à vista de todos

O horário de verão terá início no próximo dia 21 de outubro de 2012, que cor-responde ao terceiro domingo de mês e se estenderá até o dia 17 de fevereiro de 2013.

Com a implantação do horário de verão as pessoas aproveitam mais o dia, uma vez que acordam com a clari-dade do sol que dura muito mais tempo ao longo do dia. O horário é adaptado para os dias de verão, uma vez que nessa época do ano os dias ficam mais longos, por conta da posição do sol em relação à terra. Além disso, o horário de verão ajuda na economia de energia.

Moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distri-to Federal, terão que adiantar uma hora nos relógios, a partir da zero hora do dia 21.

Horário de Verão começa

no próximo dia 21

Yogo Açai já conquistou o público

Massa do yogurt frozen com sabor torta de limão

W W W. J O R N A L D E C A M P I N A S . C O M . B R

Na primavera, estação mar-cada pelo início de um período chuvoso de temperaturas mais amenas, o Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamen-tais da Centrais de Abastec-imento de Campinas (Ceasa) registra um aumento no volume ofertado nos setores de jardina-gem e paisagismo. Nos últimos anos este crescimento chegou a 40%, comparando o período de junho a agosto com os me-ses de setembro a novembro.

Segundo confirma a ge-rente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico, nesse período o setor movimenta em média 10 mil toneladas de produtos e nos meses da primavera a oferta aproxima-se de 14 mil tonela-das. Ela explica que o paisagis-mo tem uma grande variedade de produtos como forrações - plantas que atingem até 40 centímetros de altura; plantas arbustivas; mudas de árvores e palmeiras (nativas ou exóti-cas); gramas; pinheiros e tuias; mudas de plantas trepadei-ras; de frutíferas, entre outras.

No entanto, as plantas que pertencem ao grupo de for-rações são as que apresentam uma maior demanda nesta épo-ca com um aumento em sua oferta de, em média, 30%. Na sequência, as preferidas são as plantas arbustivas com oferta em torno de 25% maior, compa-rando o primeiro semestre com o segundo semestre do ano.

O setor de flores e plantas para paisagismo e jardinagem do Mercado da Ceasa-Campi-nas é responsável por 40% do movimento do segmento no país. A área conta com 504 boxes e disponibiliza para a venda um mix completo de produtos como flores e folha-gens em maços, flores e plan-tas envasadas, além de plan-tas, produtos e acessórios para decoração e arranjos florais, pa-ra jardinagem e paisagismo.

O espaço funciona de se-gunda a sábado. Para o pú-blico em geral, está aberto nas segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30; terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h. As empresas que são cadas-tradas podem fazer negócios no Mercado atacado que fun-ciona as segundas e quintas-feiras, das 6h30 até as 13h.

(Fonte: Decom)

Auto PostoElefantinho

O cafezinho é por nossa conta!

A troca de óleoé especializada

E a comida é deliciosa!

Na Av. Brasil comImperatriz Leopoldina

O atendimento éde primeira

100% na avaliação do

“Cliente Misterioso

Shell”

Av. Brasil, 1810, Jd. Chapadão | 19 3241-9222

Faturamos para a sua empresa

http://www.facebook.com/posto.elefantinho

Setor de paisagismo da Ceasa-Campinas cresce na primavera

Jardim de Cactus

Plantas de diversos tipos

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 4 9/10/2012 07:01:41

Page 5: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150

Alimentação do pré-escolar concorre com as

descobertas do mundo

RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Regina Esteves JordãoCRN3 – 13437 [email protected]

A faixa etária que com-preende de 1 aos 6 ou 7 anos é a fase da criança conhecida como pré-es-colar. O desenvolvimento dessa fase é caracte rizado basicamente pela desco-berta do mundo ao redor, onde os primeiros passos foram iniciados, a posição mais ereta permite o al-cance a objetos e com isso a alimentação fica em se-gundo plano. Para essas crianças é muito mais im-portante brincar do que ficar na cadeira comendo quietas.

As mães sofrem com a falta de apetite das crianças, acabam por procurarem profissionais com a queixa de que “meu filho não come”. Essa situação precisa ser avaliada, pois a falta de vontade de comer da criança pode ser sim um problema real, devido, por exemplo, a presença de anemia (mais comum por falta de ferro). Nesse caso a criança fica sem comer, quieta, não quer brincar, e deve ser tratado com especialista, em alguns casos necessitando até de suplementação medicamen-tosa.

No entanto, na maioria das vezes, essa inapetência pode ser comportamental, ou seja, é preciso verificar se a criança usa situações para chamar a atenção, muito co-mum, por exemplo, não comer com a mãe ou fazer birra não en-golindo o alimento. Há crian ças que mesmo levando broncas dos pais acaba sempre provocando a situação para simplesmente chamar a atenção.

Pois, como sabemos, no mun-do atual e moderno, as mulheres buscaram e conseguiram um espa-ço no mercado de trabalho. Mas, com isso a dedicação em casa fica para segundo plano, tendo que dividir tempo de descanso com cuidados ou afazeres domésticos, atenção aos filhos e cônjuges, Também há os pais que fazem o trabalho das mães em cuidar da casa e dos filhos, além do trabalho.

Importante lembrar que o aleitamento materno exclusivo (sem água, chá ou qualquer ali-mento) é indicado até os 6 me-ses de vida, a partir daí é preciso iniciar a complementação com a alimentação, amassada, rica em vege tais, carboidratos e carnes, aliado ao aleitamento materno.

O Ministério da Saúde dis-ponibiliza pela internet o Guia Alimentar para Menores de 2 anos

no site: www.saude.gov.brA partir dos 2 anos a criança

saudável - exceto em casos es-pecíficos -, deverá estar se ali-mentando sozinha e com a mesma alimentação da família, sem amas-sar e muito menos liquidificar. É importante não isolar essa criança

em um horário diferente da famí-lia para comer, ela precisa partici-par da refeição com todos. Pode-se estimular o apetite e interesse pelo alimento solicitando auxilio da criança, com muito cuidado, no preparo dos alimentos, mostran-do-o in natura e todas as fases de preparo como os vegetais, com a terra, raízes, sementes, cascas.

Deixe a criança mostrar de como ela gosta do alimento, às ve-zes, naturalmente, oferecemos os alimentos de acordo com o hábito da família ou gosto individual, o morango, por exemplo, já adoça-do com leite condensado, isso é er rado, não devemos incentivar comportamentos inadequados.

E, em qualquer fase do apren-dizado do hábito alimentar é impor-tante lembrar que a família é o exem-plo da criança, portanto não adianta querer que seu filho coma alface, bró-colis e outras verduras/legumes se você ou sua família nem passarem perto desses alimentos. Apresente mais de 10 vezes o mesmo alimento em diversas formas de preparo e em diversas fases da vida dessa criança, mas respeite também seus gostos. É preciso dedicação a alimentação infantil e a sua própria alimenta-ção, pois as crianças imitam os adultos e são nosso futuro.

PIRÂMIDE ALIMENTAR INFANTILCRIANÇAS DE 6 A 23 MESES

O leite materno é o melhor alimento para o bebê

Salada de frutas é saudável

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 5 9/10/2012 07:01:47

Page 6: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150

HORÓSCOPO

GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sobtodos os pontos de

vista, vou cada vez melhor”LIBRA - 23/09 a 22/10: Livre-se de suas preocupações tomando

atitudes positivas para solucioná-las. A fase se apresenta positivo aos negócios arriscados e as empresas precipitadas. Terá bom re-

lacionamento com os filhos.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Momento em que exigirá o má-ximo de sua inteligência para que possa conseguir realizar seus anseio e desejos. O fluxo astral é dos melhores para sua saúde, para

tratar com religiosos e para solicitar favores.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Viver em paz e sem perturbação será muito importante agora. Para que tudo isso aconteça, evite participar de fuxicas, intrigas e rivalidades com quem quer que

seja. Felicidade no amor e nas diversões.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: Sua indecisão, neste momento, muito poderá prejudicá-lo. Portanto seja decidido para que tudo possa sair bem. Cuide da saúde, não se precipite e não se deixe

influenciar por maus pensamentos.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Uma visita inesperada poderá modifi-car os seus planos no transcorrer deste período. Boa influência aos seus interesses econômicos e também no que se refere ao trabalho e

a vida sentimental e amorosa.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Indícios de excelentes contatos com pes-soas mais idosas que você e de bom nível financeiro e material. Aproveite tal oportunidade para tirar algum proveito. Inteligência

clara e forte magnetismo pessoal.

ÁRIES -21/03 a 20/04: Algumas dificuldades na vida social e fami-liar estão previstas para hoje. Cuide também da saúde, da reputação e principalmente de seu dinheiro, pois está predisposto a gastar a esmo.

TOURO - 21/04 a 20/05: Trate de seus assuntos pessoais e finan-ceiros com o máximo de cuidado neste momento, pois qualquer erro poderia acarretar sérios prejuízos. Ótimo as novas amizades

e trabalho em equipe. GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Pense no seu êxito e não dê importân-cia a boatos e impressões negativas. Você atravessa um dos melhores períodos do ano e poderá progredir muito através do próprio esforço.

Pessoas alegres e expansivas, poderão fazê-lo sorrir neste dia.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Muita habilidade literária, mente clara e penetrante e muita tendência aos assuntos elevados, estão previs-tos para você hoje, devido à benéfica influência de Júpiter. Sucesso

profissional e financeiro.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Momento em que poderá obter os resultados pretendidos em seu campo profissional, devido ao bom fluxo da Lua. Pode, também, iniciar negócios, viajar e tratar de assuntos pessoais

que será bem sucedido. Você ainda está em fase de evolução pessoal.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Disposição física e mental favorecidas. O contato com pessoas conhecidas e amigas, trará compensadoras van-tagens principalmente no que se refere a dinheiro ou a sua profissão. A

pessoa que você estiver se relacionando neste dia, poderá não significar muito.

Vinicius D´Ottaviano Ph. M. - Psicologia Clínica

[email protected]

Por que economizar afeto? (Parte 08)

Vejo, a cada dia que passa, que os problemas de quase to-dos os relacionamentos amorosos não podem ser solucionados so-mente em nível mental... Explico: Depois dos meus estudos sobre as complexidades da mente po-derei tentar fazer aqui uma pre-conização para criar uma melhor saúde mental entre os parceiros.

Sabendo-se que as neces-sidades do ego são inúmeras; e que a maioria das pessoas sentem-se vulneráveis e ameaçados o tempo todo; por isso vivem em um estado de medo e de carência, daí, muitas e muitas pessoas economizam afe-to. Sendo assim, a partir do mo-mento em que você compreende os mecanismos da disfunção básica dos seus sentimentos, deixa de ser preciso explorar todas as inúmeras manifestações do ego, de fazer dele um problema pessoal complexo. É evidente que o ego adoraria isso.

Andando sempre à procura de alguma coisa à qual se agarrar, a fim de sustentar e fortalecer a sua ilusória sensação de identidade, o ego prontamente se agarra aos seus problemas. É por isso que uma grande parte da sensação de identi-dade de tantas pessoas está intima-mente ligada aos seus problemas e a última coisa que essas pessoas querem é livrar-se deles; porque isso representaria a perda do “eu”.

Inconscientemente, o ego in-veste muito na dor e no sofrimento; daí, para não se expor as pessoas economizam afeto. Portanto, ao re-conhecer que a raiz da inconsciên-cia é a identificação com a mente, o que evidentemente inclui as emoções, vocês com certeza sairão dela. Tornando-se mais presente, vivendo o aqui, o agora. Pois, quando se está presente, você pode permitir que a mente seja aquilo que é sem se enredar nela. A mente em si não é disfuncional. É um ins-trumento maravilhoso. A disfunção instala-se quando você procura nela o seu eu e faz dela a sua iden-tidade. Torna-se então uma mente egóica dirigindo toda a sua vida.

Enquanto você estiver iden-tificado com a sua mente antiga, seus medos, crenças e valores distorcidos, o ego dirigirá a sua vida, e uma parte intrínseca da mente egóica é uma sensação pro-fundamente enraizada da sempre “falta de algo”, ou de não estar

completo, de não ser total. Em algumas pessoas, é uma sensação consciente, noutras inconsciente. Quando é consciente, manifesta-se na forma de um inquietante e constante sentimento de não ser digno ou suficientemente bom. Quando é inconsciente, só se sente indiretamente, sob a forma de uma intensa ânsia de possuir, de uma carência, de um pre-cisar de qualquer coisa, sempre...

Bom, mas lembrem-se em qualquer dos casos, as pessoas começam muitas vezes a tentar satisfazer o ego de forma com-pulsiva e a procurar coisas com as quais se possam identificar, a fim de preencherem o vazio que sentem dentro de si, a baixa au-toestima e o medo de ficar só. E se lançam atrás apenas de bens materiais, dinheiro, sucesso, poder, prestígio, sexo ou um re-lacionamento especial, basica-mente para se sentirem melhores consigo próprias, para se sentirem mais completas. Mas depois de alcançarem todas essas coisas, (se e quando alcançam) descobrem rapidamente que o vazio continua a existir, que ele não tem fim. É então que começam os problemas bem mais sérios, porque elas não se conseguem iludir mais a si próprias. Bem, na verdade às vezes conseguem, e até o fazem, mas torna-se muito mais difícil, e aquele amor nutrido pela neces-sidade de afeto, morre... Cuidado.

O Valentim Cabelos mudou de endereço desde o dia em 30 de setembro. Data que coincide com o aniversário do salão, que completou 27 anos.

Agora atende na Rua Ferreira de Almei-da, 144- bairro Guanabara (próx. ao Bosque dos Alemães).

Depois de tantos anos atuando nos bair-ros Bonfim, Castelo e Chapadão, Valentim Gazzola comemora o que ele chama de uma nova fase na vida profissional. A mudança é um sonho acalentado pelo hair style. “Es-tou mais tranquilo, seguro, finalmente num imóvel próprio e ainda vou continuar fazen-do o que gosto”, confessa ele.

A casa foi reformada e recebeu instalações

Valentim Cabelos está em novo endereço

apropriadas a um salão de beleza. O espaço é mais clean, os ambientes foram preparados para atender a clientela tradicional, bem como receber a um novo público. Valentim conta com auxílio de suas profissionais que lidam com cortes e cuidados com o cabelo em geral, manicure/pedicure e depilação.

No endereço novo é mais fácil estacio-nar, já que a rua não é de trânsito intenso, tem uma mescla de residências e comércios (próximo a Farmácia do Carlão e ao Bosque dos Alemães).

Os telefones permanecem os mesmos: (19) 3213-0380 e 3243-0823. O Valentim Cabelos funciona de terça a sábado, das 8h30 às 19:00h.

O profissional Valentim Gazolla em sua sede própria

Profissionais do salao Valentim Cabelos atendem cliente no novo espaço

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 6 9/10/2012 07:01:53

Page 7: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150V A R I E D A D E SPÁG. 07SOCIAL OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150 PÁG. 07

Neusa Leoncini

É dia de Teatro

O Iguatemi Campinas e a Livraria Cultura prepararam uma programa-ção mais do que especial para o projeto “É Dia de Teatro e Muito Mais” em outubro, Mês das Crian-ças. Aos sábados e no feriado do dia 12, sexta-feira, a atração será a peça “As aventuras do sapo Ta-deu”, encenada pela Cia Atelier de Teatro. Aos domingos, será a vez de pais e filhos se divertirem com o espetáculo “Le Cirque”, tão mágico como uma tarde no circo. As apresentações do projeto “É Dia de Teatro e Muito Mais” acontecem aos sábados e feriados às 16h e aos domingos às 14h e 16h, sempre no auditório da Livraria Cultura. Para participar, é preciso retirar o ingresso no dia do espetáculo, a partir das 12h,

no Balcão de Informações do Igua-temi, localizado no primeiro piso do shopping.

Enquanto vocêsonha, você estáfazendo orascunho doseu futuro!

Charlie Chaplin

NIVER: Tavi Leite de Barros foi quem organizou o almoço comemorativo do aniversário da colunista social Neusa Leoncini. Brilhante!

Foto: Aladino Nannini Junior

Habicamp realiza workshop profissional sobre GAPE

HABICAMP: Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Associação Regional de Habitação e e represenantes de diversas entidades ligadas ao setor receberam secre-tários municipais para debater o tema Novas regras para aprovação de empreendimen-tos imobiliários criadas pelo Grupo de Análise de Projetos Específicos (GAPE). Mais de 100 empresários participaram do workshop que aconteceu no Espaço Guanabara

EXPANSÃO: Foi aberta ao público a nova ala do Galle-ria Shopping. A expansão, a terceira da história do empreendi-mento, reforçou o mix de lojas do shopping com grandes mar-cas nacionais e internacionais. Foram investidos R$ 30,4 milhões trazer duas novas lojas âncoras, quatro megalojas, dois res-taurantes e 55 lojas satélites, totalizando 63 novas operações.

GÊNESE: Tiago Aguirre (presidente) e Geraldo Rossi (di-retor) do Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empre-sariais (Gênese), na apresentação da pesquisa sobre os princi-pais desafios para abrir um novo negócio e a expectativa dos

SUCESSO: São 25 anos de competência e suces-so, 16 anos de amizade: Paulo Penteado e João Car-los Barbosa. Eles e toda equipe come moram ani-versário de fundação do “Paulinho & João Carlos Cabeleireiros”, um dos mais festejados de Campi-nas, point da gente bonita e chique da cidade.

Cônego Luiz Carlos F. Maga lhães e o empresário Ed Wanger Ge­neroso durate a inauguração da nova sede da American Satélite, no Jardim Chapadao

A empresária Sandra Pedroso e os apresentadores Flávio Paradella e Carolina Rodrigues durante debate promovido pela CBN Campinas, antes do primeiro turno da eleição.

Foto Clovis Cordeiro

Foto Clovis Cordeiro

Foto Clovis Cordeiro

Foto

Clo

vis C

orde

iro

Foto Clovis Cordeiro

Flores em alta

A Expoflora comemora o sucesso de sua edição 2012 e anuncia novi-dades para o ano de 2013. No próximo ano o evento será realizado em cinco finais de semana, e não apenas em quatro, mas de sexta-feira a domingo, no período de 30 de agosto a 29 de setembro. A mudança deve-se à necessidade de oferecer maior conforto e melhor atendimento ao público, já que a maior concentração dos visitantes vem sendo registrada nos finais de semana, atingindo a capacidade máxima. Fotografia

O Festival Hercule Florence já tomou espaço no calendário cultural de Campinas. Aconte-cem durante todo o mês de outu-bro diversas oficinas, palestras, workshops e exposições com experientes fotógrafos que par-ticipam integralmente da pro-gramação.Chegando neste ano a sua sexta edição, o evento tem a presença de fotógrafos renomados como João Marcos Rosa, Miguel Chikaoka e Paulo Whitaker, entre outros. Dois workshops, oito palestras, 24 exposições e sete oficinas compõem a programação, durante o mês de outubro, com o tema “Um O lhar Estrangeiro, sobre a for-ma única de observar de cada ser humano”. O festival abrange atividades em Sousas, Barão Geraldo e Joaquim Egídio, mais galerias de arte, restaurantes e bares, além de entidades como Hos-pital Cândido Ferreira, Oficina Hilda Hilst, entre outras. Algu-mas secretarias da Prefeitura Municipal de Campinas também apóiam o festival. Pacientes do Cândido Ferreira também irão expor imagens por eles captadas no local, a partir do dia 18 de outubro na mostra Cartografias do estranho.Locais como a Loja 11.16, Tênis Clube, Bar do Zé, Almanaque Café, Piola, Bistrô Santa Helena e Estação Marupiara recebem exposições de fotos. Passeio ciclístico, foto escambo, projeções e varais fotográficos são outros acontecimentos que ocorrem durante o mês de outu-bro em Campinas.A apresentação de Kid Vinil no dia 25, no Sonique encerra a programação.

Mais informações no site: www.festivalherculeflorence.com.br ou acesse Festival Hercule Floren ce no Facebook

Divulgação

Charles Krell, vice­presidente de Operações do grupo Iguatemi

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 7 9/10/2012 07:02:01

Page 8: JORNAL DO CASTELO

OUTUBRO 2012 - ANO XIII - Nº 150

Cônego Luiz Carlos F. Maga lhães é jornalista,

psicopedagogo e pároco da Igreja Cristo Rei

[email protected]

(Em pé) Matielo, Euclides, Luciano, Martinez, Olaf, Mário, Ceschi, Aneto, Pereira. (Agaixados) Molina, Momo, Saintclair, Renatinho, Wagner e Jair

PÁG. 08VARIEDADES

Jovens e adultos

Neste final de setembro, eles fizeram uma surpresa para todos os que se reúnem na igreja. Vieram com vontade de construir algo novo e trazer suas expectativas, interrogações e anseios. Mas, sobretudo, trazer sua alegria, vontade de acertar, esperança de um novo tempo.

Eles começaram timidamente com uma Missa especial para os Jovens, e a proposta de uma tarde esportiva com atividades diversas.

Alguns adultos deixaram seus afazeres e vieram dar apoio. O projeto não está pronto, mas, o importante é que algo aconteceu.

Creiam ou não, ainda há muito jovem desnutrido, sem amor, sem perspectiva, sem oportunidade, sem antever um futuro para si. Jovens que ainda

não conhecem Jesus Cristo. Não se trata de converter ninguém, mas de criar um forte laço de amizade entre eles e reacender o fogo da missão de jovens, pro-tagonistas de um novo modo de ser, no mundo e na Igreja.

Precisamos confiar mais, abrir espaço, dar voz e vez aos jovens. O mundo não está perdido, os jovens não estão perdidos. A ação de Deus acontece fora dos esquemas preestabelecidos, das fórmulas e preceitos que pensamos serem os únicos válidos para evangelizar.

É preciso ousar. Os jovens cristãos da paróquia Cristo Rei desejam aproveitar a Jornada Mundial da Juventude, que acontece ano que vem no Brasil, com a presença do Papa, para criar o seu espaço na igreja.

Jovens da Cristo Rei: consciência e atitude

A diretoria de Esportes do Círculo Militar de Campinas promoveu no final de setembro o XVII Festival dos Sessentões, que teve a participação de aproximadamente 60 atletas com mais de 60 anos. A atividade tem como prin-cipal objetivo promover a integração do grupo que, após às partidas participam de um comes e bebes para bater papo e trocar ideias com os amigos.

Mais uma vez, os “vovôs da saúde”, alguns com 70 anos, mostraram habilidade no trato com a bola e deram um ótimo exemplo a milhares de jovens que sequer praticam esporte.

O Festival dos Sessentões do Círculo Militar de Campinas tem duas edições anuais e as próximos serão reali zadas no próximo ano.

Círculo Militar Festival dos Sessentões

Em pé: Mané, Fernando, Roberto, Damásio, Isael, Matielo, Miro, Carlinhos, Tato, Pereira; (agaixa-dos) Guaiume, Sirval, Cabral, Breda, Ruberlei e Dito

(Em pé) Matielo, Marquinhos, Robertão, Tocarlos, Serrinha, Tato, Jonas, Tadaioshi, Pereira, (Agaixados) Dirceu, Sidnei, Zezinho, Tarciso,Valêncio e Armando

Porque eles também são Igreja. Portanto, se você é jovem

divulgue, convide e faça propaganda entre os amigos. Se você já passou dos 30 anos, vamos incendiar a Juventude para que abrace essa causa! Não podemos deixar passar essa oportunidade de envolver a Juventude nesse evento e no processo missionário de anúncio de Jesus.

Vamos apoiar os Jovens e criar condições para que eles façam essa experiência única de Fé, de Amizade e de Encontro com Jesus. Não vamos nos omitir cruzando os braços.

Izabel, João Batista e o netinho durante jantar da famíliana Cristo Rei

Foto: Fabíola Viegas

Foto: Fabíola Viegas

Em outubro o Sesc Campi-nas traz a segunda edição da Ex-posição Energia. Um convite para conhecer o Universo da Ener-gia, com a proposta de apresentar questões da atualidade ligadas ao uso de diferentes formas de energia, levando em conta seu impacto nas condições de vida da humanidade. Organizada como uma viagem pelo mundo da Energia, a ex-posição tem como ponto de par-tida o Sol, origem de toda a fonte de energia existente na Terra. Composto por doze módulos, o am-biente da exposição explora as sen-sações de ouvir, ver, sentir, brincar e experimentar, através de recursos cenográficos, cenotécnicos, audio-visuais e lúdicos. O visitante realiza uma viagem por um mundo desco-nhecido. Ele entra e sai de espaços

que estimulam sua curiosidade e o convidam a se entreter, ler e brincar com as inúmeras opções de equi-pamentos interativos e educativos, ou simplesmente ver e ouvir tudo o que acontece em cada espaço.

A cada entrada um novo for-mato arquitetônico, uma nova gama de cores, uma nova sensação geral: aberto, fechado, claro, escuro, orga-nizado, caótico, silencioso, sonoro. Os horários da visitação, aberta ao público,são de terça a sexta, das 9h30 às 21h30 e sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h, no Galpão Multiuso, a partir de 11 de outubro. Os grupos interessados em visi-tar podem efetuar o agenda-mento direto na Central de Atendimento, pelo telefone: 19-3737-1512 ou através do email [email protected]

Exposição no Sesc mostra a energia em todas as formas

Ambiente proporciona interatividade com o visitante

Divulgação

JORNAL DE OUTUBRO 2012.indd 8 9/10/2012 07:02:13