Jornal do Castelo

8
ABRIL 2013 - ANO XIII- Nº 156 Pág. 03 ABRIL - 2013 - ANO XIII - Nº 156 COMPORTAMENTO DEFESA DO CONSUMIDOR Donos respondem por ataques de animais a terceiros Pág. 02 NUTRIÇÃO DIREITO DO CONSUMIDOR Certos alimentos auxiliam para um envelhecimento saudável Iluminação na Torre do Castelo marca comemoração pelo Dia do Autista Pág. 05 Papa Francisco Pág. 02 COMUNIDADE Divulgação Clovis Cordeiro As notícias de Campinas e região estão em www.jornaldecampinas.com.br A PEC dos Empregados Domésticos chegou para ficar Leni Fantinatto, Luis Syma e Diana Zecchin Pág.08 Moradores da região fazem peregrinação na Índia Ex-atletas do Seleto comemoram 45 anos de fundação Profissionais da gastronomia prestam serviços há mais de 40 anos na região do Castelo Clovis Cordeiro Pág.03 Sesc traz exposição inédita com trabalhos apresentados na 30ª Bienal de São Paulo Intervenção chama a atenção pela criatividade Pág.08 Ex-atletas do Seleto se reuniram para comemorar os 45 anos de fundação Adolfo Menezes Siqueira, Walter Martins e Orlando Trovó Pág.04 Clovis Cordeiro Álbum de família Divulgação JORNAL DE ABRIL.indd 1 4/4/2013 10:09:46 PM

description

Versão digital da edição de abril 2013 do JORNAL DO CASTELO

Transcript of Jornal do Castelo

Page 1: Jornal do Castelo

ABRIL 2013 - ANO XIII- Nº 156

Pág. 03

ABRIL - 2013 - ANO XIII - Nº 156

COMPORTAMENTO

DEFESA DO CONSUMIDORDonos respondem por ataques

de animais a terceirosPág. 02

NUTRIÇÃO

DIREITO DO CONSUMIDOR

Certos alimentos auxiliam para um envelhecimento saudável

Iluminação na Torre do Castelo marca comemoração pelo Dia do Autista

Pág. 05

Papa FranciscoPág. 02

COMUNIDADE

Divulgação

Clovis Cordeiro

As notícias de Campinas e região estão emwww.jornaldecampinas.com.br

A PEC dos Empregados Domésticos chegou para ficar

Leni Fantinatto, Luis Syma e Diana Zecchin Pág.08

Moradores da região fazem peregrinação na Índia

Ex-atletas do Seleto comemoram 45 anos de fundação

Profissionaisda

gastronomia prestam serviços

há mais de 40 anos na região do Castelo

Clovis Cordeiro

Pág.03

Sesc traz exposição inédita com trabalhos apresentados na 30ª Bienal

de São Paulo

Intervenção chama a atenção pela criatividade Pág.08

Ex-atletas do Seleto se reuniram para comemorar os 45 anos de fundação

Adolfo Menezes Siqueira, Walter Martins e Orlando Trovó Pág.04

Clovis CordeiroÁlbum de família

Divulgação

JORNAL DE ABRIL.indd 1 4/4/2013 10:09:46 PM

Page 2: Jornal do Castelo

ABRIL 2013 - ANO XIII- Nº 156 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) [email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

Bruno Paes Leme CordeiroAdvogado e procurador do

município de São Paulo

DEFESA DO CONSUMIDOR

PEC das Domésticas garante direitos trabalhistas

A DEFESA DO BAIRRO

Luiz Carlos F. Magalhães, é jornalista, psicopedagogo

e pároco da igreja Cristo Rei

O cantor e ex-morador do Jardim Chapadão iniciou o traba-lho com música, pela primeira vez em Campinas, sob a direção do professor Reinaldo Leanza, que trabalhava no Culto à Ciência e orientava grupos musicais. O pri-meiro grupo do artista do Jardim Chapadão tinha Flavio Coppola no teclado, Dunga na bateria e um outro colega no baixo. Nucci compôs a primeira música para o Festival do Colégio Progresso em 1978 e ganhou o 1º lugar na faixa etária (tinha 12 anos). O cantor lem-bra que um dos integrantes do juri era o saudoso Paulinho Nogueira.

Profissionalmente, Claudio Nucci começou em 1976, com um show no Rio de Janeiro. De-pois, foi da Banda Semente, e posteriormente, do Boca Livre.

Nucci faz carreira solo em shows desde 1976, mas depois do Boca Livre, em discos, desde 1980. Já compus pra Nana Caym-mi, Emilio Santiago, Zizi Possi, Roupa Nova, Cesar Camargo Mariano, Boca Livre, entre outros.

19h – Couvert Artístico R$ 15,00Local: Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Olivei-ra, 1240. Barão Geraldo.Campinas). Telefone (19) 3249.0014.

Claudio Nucci se apresenta dia 10 no Almanaque Café

Divulgação

Claudio Nucci faz carreira solo há 15 anos

Recentemente entrou em vigor Emenda Constitucio-nal 77, conhecida como PEC das Domésticas, estendendo à categoria dos empregados do-mésticos direitos trabalhistas há muito tempo já consolida-dos para outros profissionais.

PEC (Projeto de Emenda à Constituição) é um projeto de alteração na Constituição Federal que deve ser analisado e tramitado no Congresso Nacional. Para, se aprovado, pode modificar a Constituição Federal, lei máxima do país, tem um rigor maior, como a votação por duas vezes na Câ-mara dos Deputados e por duas vezes no Senado Federal, sendo necessário, em cada uma de-las, obtenção de três quintos dos votos da respectiva casa legislativa. Tendo cumprido es-tes requisitos, a chamada PEC das Domésticas foi aprovada e novos direitos trabalhistas es-tão garantidos na Constituição aos empregados domésticos.

Com as novas mudanças, as empregadas domésticas passam a ter proteção referente a seu sa-lário, que nunca poderá ser in-ferior ao salário mínimo vigente e que não poderá ser retido pelo patrão. Além disso, tem jornada de trabalho fixada tal qual os demais trabalhadores em geral: quarenta e quatro horas sema-nais, não podendo se exceder as oito horas diárias. Caso isso ocorra (ultrapassar as oito horas diárias), a empregada doméstica fará jus a remuneração de hora extra com acréscimo de pelo menos cinquenta por cento do valor pago pela hora normal.

Embora pendente de regu-lamentação, os empregados do-mésticos também conquistaram a proteção contra despedida

arbitrária ou sem justa causa, com indenização na hipótese de sua ocorrência, direito ao seguro-desemprego, ao Fundo de Garantia do Tempo de Ser-viço (FGTS), remuneração do trabalho noturno superior a do diurno, salário-família, assistência gratuita aos fi­lhos menores de 05 anos em creches e pré-escolas e seguro contra acidentes de trabalho.

Importa esclarecer ainda que a definição de empregado doméstico se estende a to-dos aqueles que trabalham na residência, casa de praia, chácara e similares. Deste modo, os direitos conquis-tados são garantidos aos ca-seiros, motoristas (prestadores de serviço na residência, não na empresa), babás, jardinei-ros, entre outros. O trabalho deve ser prestado de forma habitual, de modo que quem trabalha na residência uma vez por semana, por exemplo, como a diarista, não é consi-derado empregado doméstico, não possuindo os direitos mencionados anteriormente.

Mais uma vez a Igreja sur-preende. Para quem tem fé a es-colha confirma que a Igreja con-tinua sendo dirigida pelo Espírito Santo. Jesus escolheu novamente a Pedro, conforme está no evan-gelho. Francisco é o sucessor de Pedro. Algumas coisas são certas e verdadeiras: um novo Papa não é eleito para fazer o mesmo que o Papa anterior. Mas, também, não é escolhido para fazer o contrário daquele que o antecedeu. Nenhum Papa é igual a outro Papa. Cada Papa é diferente de todos os ou-tros Papas. Cada Papa é único. E todos os Papa se completam mu-tuamente. Quem estuda a história da Igreja percebe essa unidade, complementariedade, continui-dade. O sucessor de Pedro que se afirma vindo do fim do mundo se revela como comunicador, faze-dor de silêncio, adotando uma lin-guagem afável e humana, ao mes-mo tempo, manifestando atitude de oração e profunda interioridade espiritual. A Igreja é hoje chama-da a ser Evangelho em forma de palavra e Evangelho em forma de vida. A eleição de um novo Papa não europeu abre um campo novo à Igreja Católica e ao mundo: ou-tras perspectivas, outras maneiras de ver e viver o mundo, a Igreja, as pessoas, os povos. Basta dizer que Francisco de Assis foi respon-sável por um movimento muito grande de purificação dentro da Igreja, e de renovação também, num tempo em que a Igreja pre-cisava de voltar à autenticidade e à radicalidade do Evangelho, como a pobreza e a humildade do próprio Cristo. Centralidade, não na doutrina ou normas morais, mas na Pessoa de Jesus Cristo. Sem dúvida, a característica de São Francisco Xavier também será revivida pelo Para Francisco que participou ativamente na

Papa Francisco

COMPORTAMENTO

Assembleia Latino-americana que aconteceu em Aparecida, com representantes da América Latina e Caribe. A acentuação no tema da Igreja como Missão marcou esse encontro. Superação das estruturas da paróquia, valorização do leigo como discípulo missionário, e o Projeto da Missão Continental foram propostas muito concretas que precisam ser efetivadas. Francisco Xavier teve o seu ardor missionário levado ao extremo, deixando sua terra para ir ao encontro dos povos que não conheciam Jesus Cristo. Dizem que a Igreja necessita de reformas. Reformar é voltar a dar a forma. Nesse caso, podemos entender que, reformar a Igreja, é pugnar para que ela tenha sempre a forma de Jesus Cristo. Enfim, este Papa deverá mostrar, no seu Pontificado, a dinâmica da simplicidade e da humildade, assim como a dinâmica do ardor missionário que é essencial para a vida da Igreja.

Um grupo de moradores do Jardim Chapadão irá aderir ao programa Vizinhança Solidária.

O programa, já implantado em outras regiões de Campi-nas, tem a finalidade de reduzir crimes como furto de veículos e a residências a partir da vigilân-cia dos moradores que se mobili-zam e ficam em alerta para qual-quer atividade suspeita no bairro.

Na reunião mensal do Con-selho de Segurança Campinas (Conseg) –Chapadão, com a presença do secretário munici-pal para Assuntos de Coopera-ção em Segurança, Luis Augusto Baggio, junto com representante da Guarda Municipal (GM), foi apresentada proposta do pro-grama Vizinhança Solidária.

A GM deverá apoiar com orientações aos moradores que quiserem aderir ao programa. Nos próximos meses, eles de-verão instalar placas em frente às casas, mostrando que ali há o projeto. Segundo o secretário municipal, Luis Augusto Baggio, isso intimida a ação de bandi-dos. Outras medidas que podem ser adotadas e que ajudam na

Chapadão começa a aderir ao programa Vizinhança Solidária

segurança, explica Baggio, são a troca de telefones entre os vi-zinhos e conhecer a rotina de cada família. Faz parte, ainda, a distri-buição de apitos como ferramenta de alerta. Caso algum vi zinho observe algo estranho na rua, começa a apitar, alertando outros que farão o mesmo. Nessa situa-ção, segundo os especialistas em segurança, é provável que o sus-peito se sinta acuado e vá embora.

“Um aspecto importante para a implantação do projeto Vi-zinhança Solidária é a vontade da comunidade de participar. Sem isso, fica inviável melho-rar a segurança”, lembra Baggio.

Moradores das ruas Hercu-lano Couto e Sampaio Vidal de-verão ser o embrião dão programa Vizinho Solidário na região. Um morador já instalou 12 câmeras em várias áreas da residência e disponibilizou acesso pela Inter-net para que o vizinho também possa ver o que está acontecendo do lado de fora. Outro vizinho também colocou duas câmeras e cerca de 15 casas já manifestaram interesse em participar do projeto.

Vizinhança Solidária já tem sinal verde de 15 casas

Clovis Cordeiro

JORNAL DE ABRIL.indd 2 4/4/2013 10:09:49 PM

Page 3: Jornal do Castelo

ESPECIAL

A década de 1970 se aproxi-mava quando um pequeno grupo de amigos do Jardim Chapadão, na faixa dos 15 aos 17 anos de idade, decidiu formar um time de futebol. Mas, o time não era acessível para qualquer um, em-bora a intenção, desde o início, era a de participar apenas de jogos amistosos . Para vestir a camisa nas partidas contra equipes de cidades vizinhas e do Circuito das Águas era preciso ser amigo próximo ou muito amigo de um amigo que já estava escalado no time. A escolha era feita a dedo. Por isso, o time de futebol recebeu o nome de Seleto.

Entre os fundadores do Sele-to, em 1968, estavam o Edson Cardoso, o Dagmar Porto Filho

Vera Longuini [email protected]

Doces lembranças... Seleção de amigos comemora 45 anos de fundação do Seleto

(Portinho), o Luis Augusto Pi-anca, o Marcio Rubens Junque e o Vanderlei Pinton. Em seguida chegaram os irmãos Celso e o Ronaldo (Lilão) Perallis, o Ar-mando e o Zezinho Fantinatto, além do Celso Dolfini, o Gilmar Queiroz, o Renato Tedeschi, o Ar-lindo Silva, o Wilson Macedo e o Baltazar de Paula. O massagista do time era ninguém menos do que o Américo Fernielli, o famoso lutador mascarado Fantomas de Os Reis do Ringue, da TV Record.

Esses seletos amigos desse seleto time chegaram a formar duas equipes para disputar os jogos de várzea. Pelos seus qua-dros passaram cerca de 50 pes-soas nos aproximadamente 10

anos em que durou, até que os compromissos escolares, profis-sionais e matrimoniais levaram cada um para o seu destino.

Mas eis que, em 2004, quatro jovens estudantes da Univer-sidade Harvard, nos Estados Unidos, Mark Elliot Zucker-berg, Dustin Moskovitz, Edu-ardo Saverine e Chris Hughes, criaram uma rede social e a ba-tizaram de Facebook. Foi ali que Edson começou a procurar pelos seletos amigos, marcando os seus nomes em antigas fotos do time.

Cinco apareceram para um primeiro encontro, um almoço no restaurante com o coinciden-te nome de Ponto 1. O segundo encontro foi em uma pizzaria na Vila Industrial e já reuniu mais gente. Traçada a estratégia de localização e organização do reencontro caberia a cada um cumprir bem o seu papel. Afi-nal, haviam se passado 45 anos da data da fundação do Seleto.

O resultado foi um churras-Família Dolfini também esteve no encontro

Renato Tedeschi (ao centro) compareceu com a família

Três gerações da família Perallis estiveram presentes na comemoração do Seleto

co no domingo, 24 de março, em uma chácara no Jardim São Marcos, que reuniu 150 pes-soas, considerando cerca de 30 ex-jogadores e seus familiares, segundo Celso Perallis, um dos organizadores da festança.

Com direito a jogo em campo gramado, churrasco e show do cantor Tulio Martinelli, a festa começou às 7h e só terminou às 19h. Muitos dos amigos não se vi-am há mais de 35 anos. Os famili-ares foram apresentados e qual não foi a surpresa quando desco-briu­se que os filhos de alguns já eram amigos dos filhos de outros.

Sincronicidades que, sabe-mos, a vida seleciona para nos proporcionar constantes alegrias. Como sou amiga de alguns dos Seletos, acabei sendo convidada para a festa. E adorei. Principal-mente porque esse grupo, em-bora tão seleto, tem uma grande seleção de histórias de contar.

ABRIL 2013 - ANO XIII - Nº 156 PÁG. 03

Para marcar o Dia Internacional do Autismo, comemo-rado em 2 de abril, a Prefeitura de Campinas ilumina de azul a Torre do Castelo, um dos pontos simbólicos cidade. A cor re-presenta o céu que une todas as nações e também é uma alusão à predominância do transtorno no sexo masculino. No Bra-sil e no mundo vários outros monumentos estão iluminados.

Além da iluminação azul, Campinas preparou uma programação especial para a semana. Iniciada no dia 02 e que será finalizada no domingo, 7 de abril, na Lagoa do Taquaral, quando acontece a 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo. A concentração será às 9h, no portão 1 da entrada para a Lagoa e a caminhada será de 1 quilômetro, até a Concha Acústica. Depois, até às 12h, familiares e amigos dos autistas estarão no local em sinal de apoio à causa. Na oportunidade serão vendidas camisetas comemorativas por R$ 20,00.

A caminhada conta com o apoio do Instituto Ser, ADA-CAMP, Tiquira, Espaço Criativo e Cevi. Os participantes que puderem devem vestir camiseta azul e estar munidos de adereços, faixas e cartazes alusivos à data. Este ano, as ações vão focar o tema “O Brasil precisa conhecer o Autismo”.

O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organiza-ção das Nações Unidas (ONU), em 2007. O objetivo da mo-bilização é divulgar o autismo, transtorno que acomete 1% da população do Brasil, e estimular políticas públicas que fa-voreçam e possibilitem que os portadores do transtorno vivam mais e melhor. Outra finalidade da data é promover o diag-nóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

Torre do Castelo fica azul para marcar Dia do Autismo

Clovis Cordeiro

Clovis Cordeiro

Clovis Cordeiro

Clovis Cordeiro

Família de Arlindo Silva (Arlindinho), um dos fundadores

Clovis Cordeiro

Os fundadores do Seleto: paixão pelo esporte

JORNAL DE ABRIL.indd 3 4/4/2013 10:09:53 PM

Page 4: Jornal do Castelo

COMUNIDADE ABRIL 2013 - ANO XIII - Nº 156 PÁG. 04

O grupo Ramalho tem o começo de sua história em 1978 quando três irmãos vieram de Amparo para Campinas, inici-ando suas atividades como dis-tribuidor de frangos e cortes.

Passados 35 anos, o grupo revolucionou o mercado de carnes em Campinas, oferece-ndo para a região lojas de varejo, vendas no atacado, eventos fami-liares e corporativos no sistema de churrasco in house, além do buffet com espaço próprio, para os mais variados tipos de eventos.

A tradicional casa de carnes agora traz novidades. Depois de passar por reforma do es-paço físico e modificar toda sua estrutura de identidade, a loja do Jardim Aurélia passa a ser o Empório Ramalho, assim, am-pliando sua oferta de produtos.

A mudança integra a pro-posta de padronização das lojas do grupo, seguindo o modelo da matriz, (localizada no Jardim Santana), assumindo um con-ceito novo, que traz mais op-ções em produtos e melhor aten-dimento, visando aproximar ainda mais o cliente da satisfação.

Com isso, além da carne in na tura e tudo para churrasco que são tradicionais, agora disponibi-liza serviço de rostisseria com-pleta, onde o cliente leva pratos prontos, assados e acompanha-

Ramalho inova para atender moradores da região

mentos como maionese, salpicão, berinjela ao pesto, entre outros.

De segunda a sexta, em em-balagens executivas, há várias opções para contribuir com a alimentação sempre com carnes e guarnições do variado cardápio, (consulte um atendente Ramalho).

Se o cliente preferir, pode mon-tar seu próprio prato para viagem, escolhendo a quantidade e o tipo de comida no sistema por quilo.

Aos finais de semana, a casa prepara pratos tradicionais entre Frango Assado, Costela, Joelho à Pururuca, massas e alguns mais elaborados como Salmão, servido com diversos tipos de molhos.

A renovação no espaço físico está presente, também, na dis-posição do caixa, dos exposi-

A Ceasa Campinas - a 4ª cen-tral de abastecimento do país e que tem o maior Mercado Per-manente de Flores da América Latina - vai abrir a exposição de um Jardim Sensorial para mar-car seu aniversário de 38 anos. O espaço funcionará de 9 a 13 de abril, numa área de 100 m2 dentro do Mercado de Flores da Central.

A abertura da programa-ção do aniversário da Ceasa e do Jardim acontece no dia 9 de abril, às 9h30, com a presença do prefeito Jonas Donizette e do

Clovis CordeiroClovis Cordeiro

Três dos mais antigos profis-sionais da área de gastronomia de Campinas continuam atuando na região do Castelo. Somados o tempo de trabalho de Orlando Trovó, Adolfo Menezes Siqueira (Maluf) e Walter Martins, serão mais de 120 anos de serviços prestados à nossa comunidade.

Os três foram companheiros de trabalho por um bom tempo na Etna Pizzaria, um dos pontos de referência gastronômica da cidade, nas décadas de 1970 e 1980. Or-lando atuou mais como pizza iolo, Walter e Adolfo como garçons.

Orlando Trovó, 67 anos, chegou em Campinas, vindo de Catanduva, no dia 2 de novem-bro de 1968. Dois anos depois começou a trabalhar no Etna, no balão do Castelo, como auxiliar geral, passou a balconista e logo foi promovido a pizzanholo. Per-maneceu no Etna por 10 anos e, em 1980, decidiu abrir o próprio negócio, em sociedade com o cu-nhado. Comprou uma mercearia no final da Avenida João Erbolato, próximo à Vila Militar, ficando no segmento por 2 anos. Em 1982 resolveu abrir a pizzaria que funcionava à noite. Hoje o Sabor de Casa comemora muitos anos de sucesso com a já famosa em toda a cidade Pizza do Orlando.

Orlando lembra que no começo foi muito difícil, mas seguiu em frente com a ajuda da esposa, do-na Mercedez Trovó , de dois fil-hos e apenas alguns funcionários.

Há dois anos, resolveu am-

Profissionais prestam serviço há mais de 40 anos na região do Castelo

Orlando Trovó, Adolfo Menezes Siqueira e Walter Martinspliar os negócios e abriu o Serata Pizza Bar, também na Avenida João Erbolato, bem próximo ao balão do Castelo e que tem no comando o filho Fábio Trovó.

Adolfo Menezes Siqueira, é carinhosamente conhecido como Maluf. Ele guarda em segredo o porquê do apelido. Maluf nasceu em São José do Rio Pardo e veio para Campinas em 1968. Traba-lhou por dois anos no Restaurante Rosário (Centro) e no Dom Cas-murro, lanchonete na esquina da ruas Santo Antônio Claret com Irmã Maria Inês (Castelo). Pouco depois esta casa se transformaria no famoso Tramelão, que virou até boate. Trabalhou durante 20 anos no Etna Pizzaria e também deciu abrir o próprio negócio, abrindo o Restaurante Panela & Cia, na Rua Barbosa de Andrade, no Guanabara. Em 2004, foi para o Restaurante Rancho do Frango. Quatro anos depois, se trans-feriu para a Villa di Siena, onde até hoje exerce a gerência, mas nunca deixou de ser “garçon”.

Walter Martins, 72 anos, veio de Carvalhópolis-MG, em 1962 e trabalhou por um ano no Hotel Marabá, no Centro. Foi para a Etna Pizzaria em 1969, onde permaneceu até o dia 11 de setembro de 2001, dia em que encerram as atividades. Diz ter guardado a data porque foi um dia após o assassinato do prefeito Toninho e dia do atentado às tor-res Gêmeas nos Estados Unidos.

Waltinho, sempre atuando

como garçon, foi para a lancho-nete do Alemão, dentro do Clube Bonfim, ficando lá até 2004. Trabalhou um curto período na lanchonete da Beneficência Portuguesa e, em 18 de abril de 2010, começou a trabalhar no Rancho do Frango, no Jardim Chapadão, onde está até hoje.

Durante o período que tra-balhou no Etna, presenciou várias situações curiosas, mas duas de-las ele se lembra como se fosse hoje. Um senhor entrou na piz-zaria e pediu 2 croquetes para o garçon (Walter), foi servido ainda em pé, porque queria comer ali mesmo. Logo em seguida, pegou o pratinho e resolveu se sentar à mesa. Ao ver o homem sair com o pratinho, a pessoa que estava no caixa chamou o senhor Walter e deu uma bronca porque aquele homem poderia sair sem pagar os croquetes. O garçon, que já estava com uma boa prosa com o clientes explicou: “pode ficar tranquilo, aquele senhor não vai sair sem pagar. Ele é o Carvalho Pinto, governador de São Paulo.

A outra história que marcou foi numa noite, após um reunião no Sindicato dos Petroleiros, os sindicalistas Jacó Bittar, Santa Rosa e Luis Ignácio da Silva foram comer uma pizza. Quando levou a conta e entregou para o senhor Lula, o garçon levou a maior bronca porque havia co-brado os 10% de gorjeta. “Tive descontar o valor”, lembra Walter.

Ceasa Campinas expõe Jardim Sensorial na comemoração do aniversário de 38 anos

tores frigoríficos, produtos para churrasco e na oferta de bebidas.

Para quem busca sofistica-ção para acompanhar as carnes, o Empório Ramalho oferece uma adega completa, com espuman-tes, vinhos de rótulos nacio-nais e importados e outros afins.

O Empório Ramalho, loja II, fica na Rua Dona Licínia Tei xe­ira de Souza, 450, Jardim Auré-lia. Funciona de segunda a sexta das 7h30 às 19:00h e domingos e feriados das 08:00h às 13:00h. site www.ramalhocarnes.com.br. O Disk-entrega (3241-8181) at-ende pedidos de carnes in natura.

M a t r i z : Av. L a f a y e t e A r r u d a C a m a rg o , 1 2 , J d . S an t an a - F o n e : 3 2 5 6 - 4 1 6 7 .

Fachada do Empório Ramalho no Jardim Aurélia

Ampla área interna totalmente remodelada: novo conceito de loja

governador Geraldo Alckmin. Será no Mercado de Flores da Central, na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP

O Jardim Sensorial ficará aberto à visitação pública gra-tuita na Ceasa Campinas, até o dia 13 de abril, sendo pos-sível agendar uma visita moni-torada para grupos pelo tele-fone (19) 3746-1047. Horários e outras informações podem ser obtidas pelo site da empre-sa www.ceasacampinas.com.br.

Serviço

Exposição de Jardim Sen-sorial na Ceasa Campinas

No Mercado de Flores da Ceasa Campinas – Rod. D. Pedro I, km 140,5 – em Campinas/SP

• Abertura 9 de abril, 9h30• Exposição de 9 a 13 de abril Visitas gratuitas para

o público em geral ou moni-toradas para grupos por meio de agendamento prévio pelo telefone (19) 3746-1047.

Clovis Cordeiro

JORNAL DE ABRIL.indd 4 4/4/2013 10:09:55 PM

Page 5: Jornal do Castelo

ABRIL 2013 - ANO XIII- Nº 156RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Regina Esteves JordãoCRN3 – 13437 [email protected]

Alimentos para um envelhecimento mais saudável

O envelhecimento é um pro-cesso natural do ser humano, que envolve alterações neurobi-ológicas estruturais, funcionais e químicas. O envelhecer sadio ou patológico irá depender de fatores ambientais, genéticos e socioculturais, como quali-dade e estilo de vida, seden-tarismo, exercício e alimentação.

Estamos passando por uma transição demográfica, ou seja, a população está vivendo mais, com isso, o aumento de doenças relacionadas à senilidade, como as cardiopatias, neoplasias, os-teoporose, demências e doen-ças crônico-degenerativas (Mal de Alzheimer e Parkinson, por exem plo), que também podem ser decorrente da baixa ingestão de nutrientes adequados durante a vi-da, progredindo na terceira idade.

Todas as vitaminas são indis-pensáveis ao funcionamento nor-mal do cérebro e algumas estão diretamente ligadas às funções de neurônios e células cerebrais. A tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3) e os folatos (B9) melho ram o pensamento abstrato, a vitamina C melhora a desem-penho espaço-visual e a vitaminas A, E, B12 e B6 asseguram melhor memória espaço-visual. Anti-oxidantes protegem contra danos celulares no envelhecimento e es-tão atrelados à prevenção da dete-rioração progressiva da memória.

Vários estudos estabelece-ram que o consumo moderado de peixe como um importante agente de ômega 3 (ω­3) ­ ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs) é associado com um risco reduzido de comprometimento das funções cognitivas. Além de promover proteção vascular, o ômega-3 pode reduzir a inflamação no cérebro e representar um bom desempenho no desenvolvimento cerebral e na regeneração de células nervosas, pois a composição de lipídeos (gorduras) das membranas dos neurônios variam de acordo com a disponibilidade de ácidos graxos (tipo de gorduras) da dieta. Comer peixe uma vez por semana (sardinha, por exemplo) reduz o risco de desenvolver Doença de Alzheimer em até 60%, além disso, deve-se utilizar no preparo dos alimentos (cozidos ou as sados ou grelhados, evitar frituras) os óleos vegetais ricos em gordura mono e poli-insaturadas como

azeite de oliva, óleo de canola, óleo de girassol e óleo de milho, evitando as gorduras saturadas como o óleo de coco, gordura da manteiga, banha e óleo de palma.

A duração da ingestão de antioxidantes é mais importante do que a dose em que é consumi-da, a ingestão em longo prazo dos antioxidantes vindos dos alimen-tos é ideal, do que em curto prazo pela alta ingestão de suplementos. Com a idade, a tendência é uma baixa ingestão de cobre, zinco, selênio e manganês, sendo es-ses minerais importantes antioxi-dantes na prevenção de doenças crônicas. Podendo ser encontra-dos em alimentos como castanha-do-pará, semente de girassol seca, semente de linhaça triturada (além dos minerais possui ômega-3), farinha de centeio, entre outros.

O folato (ácido fólico ou vitamina B9) e a vitamina B12 (cianocobalamina) têm papel fundamental na prevenção de alterações na função do sistema nervoso central, de humor e demências em todas as idades. As vitaminas no geral podem ser encontradas em vários alimen-tos, principalmente nas frutas, verduras e legumes, mas tam-bém em carnes, leites e ovos.

O mais importante é variar os alimentos diariamente, procu-rando sempre o mais natural pos-sível, evitando excesso de indus-trializados ou comidas prontas.

O Giovannetti Cambuí abre a temporada de sua tradicio-nal feijoada. A iguaria, com os pertences servidos separada-mente como manda o figurino, e acompanhada de batidinhas e tira-gostos, passa a integrar o bufê da casa aos sábados até o final de agosto, acompanhan-do os meses de temperaturas mais amenas, nos quais o prato típico brasileiro é mais consu-mido. O preço por pessoa é de R$ 49,50, incluindo também os demais buffets da casa: sa-ladas, pratos quentes, massas, comida japonesa e sobremesas.

Giovannetti Cambuí inicia temporada de

feijoada

JORNAL DO CASTELOO MELHOR CANAL PARA FALAR

COM A REGIÃO PARA ANUNCIAR LIGUE: (19) 3241-7727

JORNAL DE ABRIL.indd 5 4/4/2013 10:09:58 PM

Page 6: Jornal do Castelo

ABRIL 2013 - ANO XIII - Nº 156

HORÓSCOPO

GUIA DE SAÚDE, COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sobtodos os pontos de

vista, vou cada vez melhor”

LIBRA ­ 23/09 a 22/10: Seu desenvolvimento mental e profis-sional será notável, hoje, juntamente com as relações importantes que pretende fazer. Todavia, evite iniciar novas amizades e con-

fiar demasiadamente em pessoas estranhas.

ESCORPIÃO ­ 23/10 a 21/11: Aproveite a influência astral deste momento para conhecer o maior número possível de pes-soas. Prepare-se para enfrentar uma crise de ciúmes da pessoa amada. Este será o período de você repensar suas atitudes e de

decidir o que realmente deseja em relação aos envolvimentos.

SAGITÁRIO ­ 22/11 a 21/12:Demonstre firmeza, con-vicção e mais confiança em si, que conseguirá, neste período, influenciar pessoas importantes para o seu progresso e pros-

peridade profissional e material. Faça prevalecer seu otimismo e receberá reais benefícios.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: Este é um bom período para você começar ou levar avante negócios e empreendimentos monetários. Os presságios para esta fase são mais promissores para empréstimos, realização de negócios lucrativos, compra e

venda, de objetos e imóveis.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Todas as portas se abrirão, bas-tando encarar a vida com otimismo e decisão para aproveitar as

boas oportunidades. Fase feliz para a vida amorosa. Pessoas amigas estão propensas a colaborar com seus projetos. Receberá informações úteis.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Procure agir de forma dinâmica e com mais tato, sem impor sua autoridade. Você tem gênio forte e nem sempre os outros aceitam. A pessoa amada está merecendo maior

atenção da sua parte. No trabalho, aja com mais vontade. Aguarde notícias inesperadas e benefícios.

ÁRIES -21/03 a 20/04: Momento muito bom para por em prática as novas ideias profissionais e para realizar negócios entabulados anteriormente. Suas qualidades mentais serão ótimas e as condições

de progresso material deverão surgir.

TOURO - 21/04 a 20/05: Momento muito favorável para o desenvolvimento de sua carreira profissional. Através do apoio de outras pessoas, de sócios ou de clientes, você poderá melhorar sua situação material e obter o reconhecimento que a sua capacidade

no trabalho fez por merecer

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Dia positivo para a realização de negócios além de suas condições monetárias, mas muito propício ao seu progresso profissional, moral e social. A pessoa amada

estará disposta a colaborar com você.CÂNCER - 21/06 a 21/07: Período muito bom para você. Irá se entender

perfeitamente comNegativo fluxo astral para as mudanças de emprego, atividades ou residência. Tendência a depressão psíquica o que viria a lhe prejudicar mais ainda. Controle-se em todos os sentidos. Em relação aos superiores, você vai conseguir um

diálogo mais aberto e mais objetivo.

LEÃO - 22/07 a 22/08:Necessidade de buscar novos padrões éticos e de renovar suas crenças para dar novo alento e esperança a si próprio. Os planos com relação ao futuro deverão ser

incrementados, de modo a dar uma direção mais estável.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Dificuldades na vida doméstica e mau humor é o que pressagia o fluxo astral deste período para você. Evite as discussões precipitadas e seja mais inteligente que tudo

sairá a contento.

Vinicius D´Ottaviano Ph. M. - Psicologia Clínica

[email protected]

Por que economizar afeto? (Parte14)

Vejo a cada dia que passa, que são cada vez mais raras as pessoas, neste mundo, que nunca se pegaram desejando viver um grande amor de verdade... Pois, comumente, mergulhamos em pensamentos profundos e fanta-siamos um daqueles encontros que mexem com todo o nosso corpo, desperta todos os nossos sentidos e faz aflorar toda a nos-sa capacidade de nos sentirmos completos. Porém, são poucos, pouquíssimos eu diria, aqueles que realmente acreditam neste amor; aqueles corajosos o bas-tante para apostar todas as suas fichas nesta possibilidade.

Geralmente, diante da opor-tunidade de viver um encontro sagrado como este que, num momento de graça somos ca-pazes de desenhar em nosso coração, recuamos, fugimos, desconfiamos de que seja mesmo possível. Explico...

Inventamos um cem números de impedimentos, pensamos em nossos medos, em nossa auto estima baixa, enxer-gamos uma porção de obstá-culos, duvida mos do outro e até de nós mesmos e, quando nos damos conta, perdemos a chance. Passou... Acabou... E o pior é que fazemos tudo isso inconscientemente, sem percebermos a armadilha que preparamos para nós mesmos.

Desavisadamente, abrimos mão das melhores histórias de amor que poderíamos viver, simplesmente porque, bem lá no fundo, temos medo de tudo o que ela transformaria em nossas vidas (preferimos a zona de con-forto). Assim, posteriormente buscamos os amores difíceis, complicados, dolorosos, não correspondidos, que nos tiram do eixo e nos roubam o equilíbrio.

Imagino o quanto estamos ávidos por uma revolução inter-na, por um modo contundente de

vivermos um encontro em sua totalidade, que faça girar todas as energias sagradas de nossa alma. Por isso, sugiro que comecemos agora. Primeiro tomando consciência desse amor que ansiamos viver, com todas as suas particularidades, nos seus mínimos detalhes.

Isso mesmo: imaginemos esse amor, a intensidade com que ele chega, a profundidade com que ele nos habita, a intei-reza com que ele nos arrebata. Imaginemos o toque desse amor despertando nossos poros, o cheiro dele invadindo nossas entranhas, o seu sabor, sua textura. Deixemos que a visão desse amor nos embriague e que o som de sua presença seja música aos nossos ouvidos e faça festa em nosso coração.

Por fim, sintam suas respi-rações e pulsações ace leradas, seu sorriso escancarado, sua fe-licidade escandalosa e quando beijarem essa pessoa especial sintam-se amado-amante-amando, pela primeira vez, co-mo nunca se permitiram antes...

Em uma manhã chuvosa, Kasu-ko se preparava para mais um dia de trabalho quando, diante do espelho, teve uma ideia. Se a tatuagem artísti-ca ficava tão bonita no corpo, por que não fazê-la nos rosto? Dirigin-do-se a um Estúdio de Tatuagem, solicitou que fossem implantados pigmentos no contorno dos olhos e na forma das sobrancelhas, crian-do, assim, a maquiagem definitiva.

Depois disso, o número de mu-lheres que passaram a fazer uso de-sta técnica cresceu muito na Ásia.

Porém, com o tempo, notaram que a cor ia se modificando, a pig-mentação migrava e, em alguns casos, formava-se uma quelóide impossível de ser removida.

A Maquiagem Definitiva foi introduzida na Europa nos anos 80 diretamente do Oriente.

Já nos anos 90, o mercado da maquiagem definitiva de profissio­nalizou e se especializou criando e desenvolvendo técnicas avançadas, aparelhos e agulhas próprias para a pele do rosto, pigmentos diferen-ciados dos da tatuagem para que se evitassem todos os problemas que a tatuagem vinha causando.

Com esta evolução consi de rá-vel, converteu-se numa aplica ção correção-estética, inclusive mudan-do sua nomenclatura para Micro-pigmentação Dérmica.

Atualmente, os pigmentos cor-retos não penetram tão profun-damente, o que torna o processo reversível, sendo anti-alérgicos e de-senvolvidos exclusivamente para ca-da área da pele: sobrancelhas, olhos, boca, aréolas mamárias ou correção da pigmentação natural da pele como machas, vitiligo, estrias e alopecia.

Se a pessoa deseja manter a pigmentação, basta fazer um re-forço a cada dois ou três anos.

Hoje a Micropigmentação não oferece riscos nem desconforto no seu procedimento, quando feita por profissionais formados e experientes que tenham conhecimento sobre pele, colorimetria, desenho, as-sepsia, entre outros treinamentos ligados à técnica e à aplicação.

Desta forma, a pessoa obterá somente seu efeito desejado, ele-vando, assim, a sua auto-estima.

NAREGEMicropigmentadora, artista

alástica e airetora do Narege Ate-lier de Artes de Campinas Fone : (19) 3243-5039

w w w. n a r e g e a t e l i e r . c o m [email protected]

Maquiagem Definitiva e

Micropigmentação

JORNAL DE ABRIL.indd 6 4/4/2013 10:10:00 PM

Page 7: Jornal do Castelo

ABRIL 2013 - ANO XIII- Nº 156V A R I E D A D E SPÁG. 07SOCIAL ABRIL 2013 - ANO XIII - Nº 156 PÁG. 07

Neusa Leoncini

“Transportai um pu-nhado de terra todos os dias e fareis uma

montanha.” Confúcio

A Lenda” traz a história do Rei do Baião

Espetáculo premiado terá apresentações de 12 a 14 de abril

Vencedor do Prêmio Shell de Melhor Música e de Melhor Produção no Prêmio APTR, o es-petáculo “Gonzagão – A Lenda”, de João Falcão, faz uma tempora-da no Teatro Iguatemi Campinas.

Fantasia ou realidade? Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma via-gem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem pas-sagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, onde realidade e fantasia se confun-dem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.

Novo Rosto

Rosangela Zangarini é uma artista quando desenha perfei-tas sobrancelhas. O olhar tor-na-se mais intenso, as pálpe-bras se levantam e desaparece aquele olhar cansado, sem vida.

Ela usa uma técnica italiana, milimetricamente esquematizada para que nenhum erro de contorno prejudique a beleza. Não e sem motivo que Zangarini está com a agen-da lotada até o final do ano.

Projeto “É Dia de Faz de Conta”: conscientização am-biental dá o tom em abril

Realizado pelo Iguatemi

Campinas em parceria com a Livraria Cultura, traz em abril uma programação variada para educar e entreter as crianças nos finais de semana, tendo como mote a conscientização ambien-tal. Por meio do aproveitamento de materiais diversos, os peque-nos construirão brinquedos varia-dos e até plantarão sementes.

Weekend educativo As atividades, organizadas

pelo grupo Via Mundo Lazer, acontecerão aos sábados e do-mingos, sempre às 14h30, no saguão em frente ao auditório da Livraria Cultura. Para par-ticipar, é preciso retirar ingresso no dia da apresentação, a partir das 12h, no Balcão de Informa-ções, localizado no primeiro piso do shopping (sujeito a lotação).

Daysi Messici recebeu convidados especiais para a reinauguração da loja Ker no Iguatemi

Casa Middas Casa Middas

O ator Ricardo Tozzi foi a atração vip da fashion/Ker

Catedral do Chopp A 7ª Feijoada da Catedral do

Chopp será realizada no sábado, 4 de maio, a partir das 12h e promete reunir um público de 500 pessoas. As camisetas-convites já estão à venda na Cate dral do Chopp, por R$ 130. Parte da renda obtida será revertida à Creche Menino Jesus de Praga, que atualmente atende 120 crianças em período

Gislaine Heitmann é a nova presidente do Ibef (Instituto Bra-sileiro de Executivos de Finanças) -regional Campinas-, para o perí-odo 2013-2015. Ela marca a ges-tão como a primeira mulher a ser eleita ao cargo em Campinas e substitui Saulo Duarte Pinto Ju-nior que foi presidente por duas gestões seguidas.

Desde 2005 como associada, Gislaine lembra que traz o desa-

fio de ser reconhecida enquanto mulher à frente de uma das mais importantes entidades repre-sentativas na área de finanças. “Hoje a presença da mulher na presidência de entidades de classe já é expressiva. Segundo pesquisa, 11% compõem di-retorias em corporações, são 40% dos trabalhadores com carteira assinada e um percen-tual de 57% marcam presença

nas universidades”, menciona. “As próprias mulheres hoje já estão trabalhando mais fora de casa e investindo enquanto executivas empreendedo-ras”, completa Heitmann.

Saulo Duarte, que deixa o car-go, está satisfeito com sua atua-ção. ”Tenho muito orgulho, atuo como ibefiano há 27 anos e, nos últimos 18 anos ou estive na diretoria ou como conselheiro”,

Ronaldo José de Lima, Gislaine Heitmann, João Batista Pereira Jr. e José Roberto Migotto, no almoço de posse da nova diretoria

Ibef- Campinas tem primeira presidente mulher

Clovis C

ordeiro

integral. Durante o evento, os convidados vão poder saborear as delícias do buffet de feijoada, se refrescarem com o chope Bhrama, caipirinhas e caipiroskas do mais diversos sabores, além de água e refrigerante. O som fica por conta do Grupo Sem Tempo, tocando sucessos do samba e pagode.

Rua Cel. Francisco A. Couti-nho, 299, Cambuí, Campinas - SP

Fone: (19) 3295.0110

Prêmio Feac

A Federação das En-tidades Assistenciais de Campinas convida para o lançamento do Prêmio Feac de Jornalismo 2013. O even-to está marcado para 11 de abril, quinta-feira, às 19h30, no auditório da entidade, (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34-Vila Brandina), quando será a nunciado o tema e o regulamento da premiação que chega em sua 16ª edição.

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) realiza, no próximo dia 30 de abril, das 8h às 17h, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort,

(Av. Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia, Campinas, SP) o 1º Fórum Regional de Varejo. Com o tema “Capitalismo Cons-ciente”, o evento tem o objetivo de mobilizar empresas varejistas, for-talecer o mercado regional, promover tendências mercadológicas rele-vantes, disseminar boas práticas de negócio e favorecer a aproximação e integração de empresas em um ambiente profissional e amistoso.

As empresas associadas à Acic que tiverem interesse em ga-rantir sua participação no evento podem adquirir o seu ingresso du-rante o período de pré-venda (que ocorre entre os dias 03 e 09 de abril) por meio dos consultores de relacionamento da entidade. A partir do dia 10 de abril os convites estarão disponíveis pelo si-te www.forumregionaldovarejo.com.br, por R$ 100,00 (associa-dos das entidades filiadas à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - FACESP) e R$ 200,00 (não associados).

1º Fórum Regional de Varejo

Aos 43 anos, o alpinista, mo-rador em Campinas, subirá pela terceira vez a montanha mais alta do mundo. Dessa vez vai fazer a descida de parapente e sozinho. Para realizar o feito, o atleta, bastante experiência em esca-ladas, e que tem curso de para-pente concluído desde 2006, já está na região da aventura e munido de todo equipa me nto pro fis sional, passou por trein-amento e fez preparo físico e psicológico, além de pes-

Raineri se prepara para descer do topo do mundo de parapente

quisar imagens e estudar mais e mais a geografia do local.

Raineri explicou sobre a expe-dição e que escolheu o parapente na sua nova empreitada porque quer ser o primeiro latino-americano a fazer o voo solo do lugar mais alto do mundo. “Apenas três voos de parapente foram realiza-dos até hoje do cume da mon-tanha, mas nenhum deles nesta extensão e com uma única pes-soa”, diz

Clovis Cordeiro

Rodrigo Raineri explica a expedição

JORNAL DE ABRIL.indd 7 4/4/2013 10:10:04 PM

Page 8: Jornal do Castelo

ABRIL 2013 - ANO XIII - Nº 156 PÁG. 08VARIEDADE

Luis Syma e Leni Fantinatto, moradores do Jardim Chapadão, foram os únicos de Campinas entre os nove brasileiros convidados num grupo de134 pessoas de países de língua latina para participar de uma peregrinação, vivência, cursos e workshops na India. Am-bos viajaram a convite da Universi-dade de Raja Yoga Brahma Kumaris para atualização e aprendizagem na prática de Raja Yoga, na India (De-lhi e Mont Abu), região do Rajastão.

Os alunos Luis e Leni iniciaram a peregrinação dia 20 de fevereiro e, após o término em 4 de março, aproveitaram para fazer tour pelos Emirados Árabes (Dubai e Deira). Raja Yoga é uma das ramificações da Yoga, técnica milenar de origem indiana, onde o principio é a busca de qualidade de vida e bem estar a partir da meditação e do equilí-

Moradores do Jardim Chapadão fazem peregrinação na India

O Espaço das Artes do Ciesp-Campinas traz no mês de abril a exposição da artista plástica Consuelo Debiagi, que se espe-cializou na técnica encáustica.

Encáustica

Técnica de pintura utilizada desde a antiguidade pelos roma-nos e pelos gregos e que se ca-racteriza pelo uso da cera como aglutinante dos pigmentos e pela mistura densa e cremosa. A pin-tura é aplicada com pincel ou com uma espátula e é uma técnica mui-to resistente. A técnica encáustica data de registros muito antigos, desde o século 5 antes de Cristo até o século 9 depois de Cristo, quando essa técnica caiu em de-suso. São famosos os retratos de múmias com este tipo de pintura.

A artista tem participado de várias exposições, tanto indivi-

Consuelo Debiagi leva técnica encáustica para Espaço das Artes

do Ciesp

brio entre mente, corpo e alma. Fundada em 1937, a Universidade de Raja Yoga Brahma Kumaris tem seus cursos direcionados a espiritu-alidade, artes e ecologia. São 8.500 escolas, presentes em mais de 110 países. A educação está baseada nos valores e desenvolvimento para um mundo melhor. Traz o slogan “Quando eu mudo, o mundo muda.”

No mês de março de todos os anos acontece o maior evento volta-do à prática de Raja Yoga: o Festi-val Indiano Shiv Ratri que reúne na Escola da Brahma Kumaris em Mont Abu – India, mais de vinte mil pessoas dos mais diferentes países.

Interessados em saber sobre a peregrinação para próximo ano podem fazer contato pelo e-mail: [email protected] (Rua Monte Aprazível, 387 - Chácara da Barra - Campinas).

duais como coletivas, tanto no Brasil como no exterior, além de salões de arte, onde rece-beu algumas premiações. Con-suelo também faz parte da Comissão Organizadora do Movimento Cultural Interclu-bes - Apesec - e é catalogada no Centro Campineiro de Artes.

Ela tem priorizado desenhos étnicos e grafismos, recortes e co-lagens com tecidos e fios sob ou sobre a encáustica, num trabalho de sobreposição ou acumulação.

A exposição da artista Consuelo Debiagi fica aber ta ao público, no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas de 1° a 30 de abril de 2013, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta. O Espaço das Artes fica na sede da entidade à Rua Padre Camargo Lacerda, 37 ­ bairro Bonfim, em Campinas. Fone (19) 3743-2200

Campinas recebe a exposição“30ª Bienal de São Paulo - Seleção

de Obras”A partir de 19 de abril, o público

de Campinas e região terá a chance de ver trabalhos de importantes artistas plásticos do cenário nacio-nal e internacional da arte contem-porânea, que foram expostos na 30ª Bienal de São Paulo - A iminência das poéticas. Por meio da parceria firmada entre o Sesc São Paulo e a Fundação Bienal de São Paulo, o Sesc Campinas será uma das quatro unidades do interior do estado a receber a exposição “30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras”, que também conta com uma parceria local entre Sesc Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

As exposições apresentam conjuntos significativos do que foi a última edição da Bienal em São Paulo, refletindo a noção conste-lar proposta pela curadoria, com obras e artistas selecionados pelo curador Luis Pérez-Oramas, pe-los curadores associados André Severo e Tobi Maier e pela cura-dora assistente Isabela Villanueva.

Os artistas selecionados na exposição em Campinas são nomes renomados do cenário mun-dial das artes plásticas, fotografia e áudio visual. As obras ficarão expostas até o dia 30 de junho.

Exposição No espaço ao lado do Galpão

Sesc Campinas, em um ambi-ente que extrapola a situação de controle em lugares expositi-vos tradicionais, articula-se uma seleção de artistas cujas poéticas valorizam a ação, performance e a interação com o público.

Educativo Além das exposições, a parceria

entre Sesc e Fundação Bienal prevê ainda a realização de encontros de formação para professores e educa-dores em cada cidade, por meio do Educativo Bienal, com curadoria de Stela Barbieri. Encontro de Formação em arte contemporânea para professores e educadores so-ciais estudantes e interessados. Dia 25 de abril, das 14h às 17h, no Sesc Campinas. Inscrições, horários e locais disponíveis no site da Bienal: www.bienal.org.br

“30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras”, Sesc Campi-nas

Abertura da exposição: 19 de abril, às 20h. Entrada Gratuita.

Período de visitação: 20 de abril a 30 de junho

Terça a sexta, das 9h30 às 21h30; Sábados, domin-gos e feriados, das 10h às 18h.

Endereço da Exposição: Rua Dr. Bonifácio de Castro Filho, 61. Ao lado do Galpão Sesc

Sesc Campinas: R. Dom José I, 270/333, bairro Bonfim ­ Campinas

Telefone: (19) 3737-1500

Leni Fantinatto ladeada por duas indianas

Álbum de família

A final do concurso Miss Campinas 2013, no qual con-correm doze candidatas será rea lizada será em 19 de abril, às 20h, no Teatro Castro Mendes. O evento será aberto ao público, que poderá retirar os ingressos com antecedência na bilheteria.

A candidata vencedora rece-berá um prêmio de R$ 5,5 mil. O segundo lugar será contemp-lado com R$ 1,5 mil. Já a tercei-ra colocada será contem plada com R$ 1 mil. Ainda haverá uma premiação de R$ 500,00 para a eleita Miss Simpatia.

A Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do evento, recebeu 80 inscrições. Deste total, 35 candidatas apresentaram a documenta-ção necessária para continuar no processo seletivo. No final de março, doze delas foram selecionadas como finalistas,

Doze finalistas disputam o concurso Miss Campinas 2013

durante um julgamento que aconteceu no Hotel Vitória, em Campinas. Para alcançar o posto de Miss Campinas 2013, as finalistas serão avaliadas por 11 jurados. A seleção final será realizada em três etapas. A pri-meira delas será uma apresen-tação preliminar. Na segunda fase, elas farão um desfile de maiô e biquíni e será avalia-do o quesito “beleza”. Por úl-timo, elas se apresentarão com roupas de gala e a comissão julgadora avaliará os quesitos “elegância” e “desenvoltura”.

Apenas cinco candidatas serão escolhidas nessas três etapas. A eleita será conhecida após vencer os quesitos “ca-risma” e “desenvoltura”. Nesse último caso, elas terão que in-teragir com os jurados respon-dendo a um questionamento. As notas serão de 5 a 10.

As finalistas do concurso Miss Campinas 2013

Luiz Granzotto

Projeto de Lei altera execução de serviços em terrenos abandonados

Os proprietários que não cuidam de seus terrenos poderão ser obriga-dos a pagar para que sejam limpos.

Um Projeto de Lei (PL), assina-do neste 1º de abril pelo prefeito Jonas Donizette e que será encaminhado para a Câmara Municipal, autoriza o credenciamento de empresas privadas para executar serviços de limpeza, cercamento e con-strução da calçada de terrenos particulares urbanos, conforme determina a lei 11.455/2002. Elas deverão praticar os valores máxi-mos dos preços constantes em leg-islação municipal (14.427/2003).

O PL tem o objetivo de criar um novo instrumento jurídico para resolver a questão dos terrenos abandonados. A medida pretende mudar o quadro atual que vem acontecendo com diversos terrenos abandonados na cidade. Apesar das notificações da Administração municipal,que geram multas, nenhuma providên-cia é tomada por parte dos propri-etários. Atualmente, 60% dos donos dos terrenos notificados, não fazem absolutamente nada a respeito.

As empresas credenciadas só executarão os serviços que constem na Notificação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e que não tenham sido executados pelo proprietário dentro do prazo estabelecido. “Se o dono não fizer, as empresas estarão autorizadas legalmente a fazer o serviço. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, muitas empresas já se manifestaram em relação ao credenciamento”, salientou o prefeito Jonas Donizette, complementando que a Prefeitura não irá pagar pelos serviços, “a cobrança será entre

a empresa e o proprietário”. Após a realização dos serviços,

a Secretaria de Serviços Públicos fiscalizará a qualidade dos serviços executados e o cumprimento dos padrões de acordo com a Lei 11.455. O PL também diz que a execução dos serviços não suprime a aplicação das penalidades cabíveis ao proprietário de terreno urbano. O prefeito ressaltou que somente nestes primeiros três meses do ano, a Prefeitura já limpou 500 mil metros quadrados de áreas públicas da ci-dade. E no mesmo período foram no-tificados 419 terrenos particulares, contra 1.084 no ano todo de 2012.

Obra de Nydia Negromonte

Divulgação

Tela em exposição no Espaço das Artes do Ciesp - Bonfim

WWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR

WWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR

JORNAL DE ABRIL.indd 8 4/4/2013 10:10:07 PM