Jornal do commercio

9
.......................................................................... Jornal do Commercio, Recife, 16 de novembro de 1997 AFRODISÍACO A receita do prazer por ANTÔNIO MARINHO Da Agência Globo Uma colher de sopa de catuaba, três gotas de extrato de gengibre, um ovo de codorna cru e sem casca, açúcar a gosto ou adoçante e meio copo de d'água morna. Bata tudo no liquidificador e beba em jejum pela manhã. Esta é uma das mais antigas receitas para estimular o apetite sexual, mas segundo os médicos especialistas em sexologia, a receita não funciona. "Mais da metade dos produtos vendidos em farmácias de manipulação e lojas de ervas não trazem resposta imediata", denuncia o andrologista Márcio Sister, membro da International Society for Impotence Research. Segundo os médicos, a dieta que aumenta o vigor sexual é bem diferente da que se vende em lojas. As pesquisas apontam como os estimulantes sexuais: ameixas, amêndoas, aspargos, banana, cacau, cebola, flores de castanheira, guaraná e tomate. São estes os alimentos que lideram a lista de afrodisíacos

description

Qwertdfcxsz

Transcript of Jornal do commercio

Page 1: Jornal do commercio

.......................................................................... Jornal do Commercio, Recife, 16 de novembro de 1997

  AFRODISÍACO A receita do prazer

por ANTÔNIO MARINHODa Agência Globo

Uma colher de sopa de catuaba, três gotas de extrato de gengibre, um ovo de codorna cru e sem casca, açúcar a gosto ou adoçante e meio copo de d'água morna. Bata tudo no liquidificador e beba em jejum pela manhã. Esta é uma das mais antigas receitas para estimular o apetite sexual, mas segundo os médicos especialistas em sexologia, a receita não funciona.

"Mais da metade dos produtos vendidos em farmácias de manipulação e lojas de ervas não trazem resposta imediata", denuncia o andrologista Márcio Sister, membro da International Society for Impotence Research.

Segundo os médicos, a dieta que aumenta o vigor sexual é bem diferente da que se vende em lojas. As pesquisas apontam como os estimulantes sexuais: ameixas, amêndoas, aspargos, banana, cacau, cebola, flores de castanheira, guaraná e tomate. São estes os alimentos que lideram a lista de afrodisíacos que a Rio Gastro acaba de incluir em sua página na Internet (no endereço http://www.riogastro.com.br ) , levando em conta as pesquisas sobre alimentos que atuam sobre estímulos neuronais e eletroquímicos da libido.

O médico José Figueiredo Penteado, da Rio Gastro, explica que os alimentos da lista têm influência neuroquímica comprovada em experiências de laboratório com cobaias. "A banana, a catuaba, a cebola e o guaraná são potentes afrodisíacos. E esse efeito não é apenas psicológico: são alimentos que aumentam os estímulos neuroquímicos sobre a libido. Já o álcool, o café, a alface, o pepino e os energéticos derivados da cocaína diminuem o desejo sexual. O mesmo ocorre com o fumo por causa da

Page 2: Jornal do commercio

nicotina", diz Penteado.

O estimulante sexual preferido pelos fitoterapeutas é o ginseng, que atua como tônico e estimulante. Ele deve ser consumido em forma de comprimidos, tônico, chá ou infusão (três vezes ao dia). A receita para o chá é simples: adicionar meia colher (de chá) de raiz em pó a uma xícara de água fervente, deixando em fogo brando por dez minutos. Mas o fitoterapeuta Roberto Leal Boohrem, professor do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro, alerta que o consumo da planta por tempo prolongado pode aumentar a pressão arterial.

A médica e sexóloga Marilene Cristina Vargas, diretora do Núcleo de Estudos de Sexologia e Geriatria, em Curitiba, garante que alguns vegetais, sobretudo o tomate contêm substâncias que ajudam a aumentar a resposta sexual. "O tomate é muito rico no aminoácido arginina (ou L-arginina), que produz o gás óxido nítrico. Este por sua vez desempenha papel importante no mecanismo de ereção do pênis", diz Marilene.

Ela também recomenda o consumo de abacate, rico em gordura vegetal e bromocriptina, útil no tratamento da disfunção erétil. "A bromocriptina é fundamental na formação de hiperprolactinemia, substância que estimula a produção de testosterona. Já o guaraná diminui a fome e aumenta a disposição física e o vigor sexual", acrescenta.

Outro elemento essencial é o zinco, importante para a saúde da próstata. Os médicos especialistas em medicina ortomolecular recomendam 80 miligramas diariamente.

O organismo de cada um reage de forma diferente aos mesmos alimentos. Do lado dos que acreditam que os afrodisíacos não existem, o andrologista Márcio Sister não aceita que o vigor sexual possa ser estimulado por um alimento ou inalação de uma substância.

"A maioria dos homens que se queixam de diminuição do apetitesexual ou da libido apresentam exames laboratoriais normais. O

Page 3: Jornal do commercio

organismo de cada pessoa reage de forma diferente quando submetido aos mesmos estímulos. O que diminui o desejo sexual é o alto nível de ansiedade e de estresse", diz Sister.

O médico Eduardo Duarte, diretor-médico da Med-Rio Stress, concorda. "A má alimentação, o fumo, o consumo exagerado de bebidas alcóolicas e a vida sedentária, aliados à rotina estafante, levam ao estresse crônico e causar impotência. O melhor afrodisíaco é gerenciar os fatores de risco para o estresse", afirma Duarte.

-----------------------------------------

Alimentos que dão vigor e aumentam o apetite sexualPor Karla Precioso postado em 06/08/2011 às 17h00

Comentários (3)

Você vai encontrar aqui dicas de alimentos, ervas e uma receitinha natural que melhoram o vigor físico e a satisfação sexual em todas as idades.

Alimentos afrodisíacos

Açafrão: Torna as zonas erógenas mais sensíveis.

Page 4: Jornal do commercio

Alecrim: Atua na impotência e é excelente estimulante e revigorante.

Alho: Seu consumo cru propicia uma boa ereção e fluidifica o sangue.

Amendoim: Por ser rico em vitamina E, se consumido com regularidade e sem excessos, aumenta a potência sexual e aumenta a energia.

Anis: Contém hormônios femininos que aumentam o desejo.

Canela: Estimula a ação dos estrógenos sobre os órgãos sexuais.

Catuaba: Como estimulante sexual, facilita a ereção.

Chocolate: Por ser energético contribui para um melhor desempenho sexual e aumenta  a excitação e a euforia.

Cravo da índia: Aumenta a libido, revigora a energia e o vigor.

Gengibre: Aumenta o desejo sexual e o fluxo de sangue nos órgãos genitais.

Ginseng: Assim como o gengibre, aumenta a libido e melhora o desempenho sexual.

Hortelã: Aumenta a potência sexual.

Manjericão: Melhora a circulação sanguínea nas áreas erógenas e seu aroma é considerado excitante.

Mostarda: É estimulante das glândulas sexuais.

Noz-moscada: Se consumida em pequenas doses, favorece a ereção.

Pimenta: Provoca a excitação sexual.

Temperos em geral (pimenta, pimentão, cravo, canela, coentro, gengibre, manjericão, curry,orégano, açafrão): Funcionam como verdadeiros viagras naturais.Agora, anote uma receitinha bem sugestiva e também afrodisíaca:

Shake energético para estímulo sexual: Misture 500g de leite de soja em pó, 100g de farinha de aveia, 300g de linhaça, 400g de  semente de abóbora torrada e moída, 300g de gergelim torrado e moído. Guarde em recipiente de vidro em local arejado sem incidência direta de raios solares. Use uma colher de sopa da mistura no iogurte, suco ou vitamina de frutas, acompanhado de uma cápsula de ginseng e uma de ginko biloba, de 2 a 3 vezes ao dia. Além de recarregar a energia, dará enorme disposição

Impotência Sexual