Jornal et 205 - edição nº 1208

64
Foto: Anderson Hermida EDIÇÃO 1208 - ANO 24 16 DE JANEIRO DE 2015 R$ 7,00 Prova de Fogo www.et205.com.br Making Of RETOMA ENTIDADES Casa da Criança terá nova diretoria executiva. Até o momento era a equipe de oposição ao prefeito que administrava a entidade. Guilherme deve sugerir novos diretores DE SER PREFEITO Presidente de muitas entidades, o Comendador Ariovaldo Ari Gabriel, hoje presidente da Câmara Municipal, disse que se alinha aos propósitos do prefeito Guilherme, mas que um dia pretende ser candidato a chefe do executivo CESÁREA OU NORMAL, QUAL A MELHOR FORMA DE PARTO? Ministério da Saúde cria regras para que se reduzam cesarianas na rede privada de saúde. Na rede pública, parto normal ainda é maioria Você também “Elas estão cansadas de se preocupar com a aparência, de fazer loucuras para emagrecer, de buscar desesperadamente o amor, o reconhecimento e a aprovação dos outros” EXTINTOR JÁ VIROU Os novos extintores ainda estão em falta nos postos de vendas. Motoristas deverão adquirir o produto até 1º de abril PREFEITURA ARI, UM SONHO cansou de ser sexy? ARTIGO DE LUXO

description

 

Transcript of Jornal et 205 - edição nº 1208

Page 1: Jornal et 205 - edição nº 1208

Foto

: And

erso

n Her

mid

a

EDIÇÃO 1208 - ANO 2416 DE JANEIRO DE 2015

R$ 7,00

Prova de Fogo

www.et205.com.br

Making Of

RETOMA ENTIDADESCasa da Criança terá nova diretoria executiva. Até o momento

era a equipe de oposição ao prefeito que administrava a entidade. Guilherme deve sugerir novos diretores

DE SER PREFEITOPresidente de muitas entidades, o

Comendador Ariovaldo Ari Gabriel, hoje presidente da Câmara Municipal, disse que

se alinha aos propósitos do prefeito Guilherme, mas que um dia pretende ser

candidato a chefe do executivo

CESÁREA OU NORMAL, QUAL A MELHOR FORMA DE PARTO?

Ministério da Saúde cria regras para que se reduzam cesarianas na rede privada de saúde. Na

rede pública, parto normal ainda é maioria

Você também“Elas estão cansadas de se preocupar com a

aparência, de fazer loucuras para emagrecer, de buscar desesperadamente o amor, o

reconhecimento e a aprovação dos outros”

EXTINTOR JÁ VIROU

Os novos extintores ainda estão em falta nos postos de vendas.

Motoristas deverão adquirir o produto até 1º de abril

PREFEITURA

ARI, UM SONHO

cansou de ser sexy?

ARTIGO DE LUXO

Page 2: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 3: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 4: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 5: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 | 17 de janeiro, 2015 | 5

As cartas para Jornal ET devem ser assinadas e nelas devem constar o endereço, o número da cédula de identidade do autor e um número de telefone para contato. E-mails sem identificaçãoserão excluídos.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

Av. XV de Novembro, 229 Barra Bonita - CEP 17340-000Fone/Fax: (14) 3604-8099E-mail: [email protected] fotos sociais: [email protected]

•Por motivos de espaço ou de clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.• Só poderão ser publicadas na ediçãoimediatamente seguinte as cartas que chegarem à redação até terça-feira de cada semana.

Não nos responsabilizamos pelo conteúdo dematérias assinadas e anúncios publicados, ficandoos mesmos sob responsabilidade de seus autores.

EXPRESSO TIETÊEXPEDIENTE

Propriedade de: EXPRESSO TIETÊ COMÉRCIO, EDIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE JORNAL LTDA - EPP

Diretor EditorialLuís Antonio Aparecido Rodrigues

Redação e Administração:Av. XV de Novembro, 229 - Barra BonitaFone/Fax: 3604-8099

Tiragem: 1800 exemplares

ImpressãoFADONI & TEIXEIRA LTDA EPP

TEXGRAF EDITORA E INDÚSTRIA GRÁFICA

Rua Izuardo Bressanim, 61 - Parque São Domingos

CEP: 17340-000 - Barra Bonita (14) 3624-3177

Dia 17 - FARMÁCIA STO. ANTÔNIO Av. Papa João Paulo II, nº 576 Sonho Nosso - Fone: 3641-6134 COOPERBARRA II Rua Salvador de Toledo, nº 1000 Centro - Fone: 3641-0151Dia 18 - FARMÁCIA N. S. APARECIDA Rua 14 de Dezembro, nº 572 Centro - Fone: 3641-0060 NATURALIS MAN. E DROGARIA Rua Savério Salvi, nº 296 Sonho Nosso II - Fone: 3641-1664Dia 19 - DROGARIA CONFIANÇA Rua 9 de Julho, nº 527 Vila Corrêa - Fone: 3641-1295Dia 20 - NATURALIS MAN. E DROGARIA Av. Pedro Ometto, nº 1.478 Jd. Vista Alegre - Fone: 3642-1555Dia 21 - DROGARIA SÃO MARCOS Av. Dr. Dionisio Dutra e Silva, nº 557 Cohab - Fone: 3641-4844Dia 22 - DROGAFISIO - MULTIDROGAS Rua Marta Maria, nº 1777 Vila Narcisa - Fone: 3642-1483Dia 23 - DROGA 10 Rua 9 de Julho, nº 250 Vila Nova - Fone 3641-4724

Barra Bonita

Igaraçu do Tietê - das 8 às 18h

Dia 18 - FARMÁCIA S. FCO. DE ASSIS Rua Pereira de Rezende, nº 927 Centro - Fone 3644-1664

CARTA AO LEITOR

Uma identidade novaEsta semana ocorreu a eleição do con-

selho deliberativo e fiscal que deve definir os novos diretores executivos da entidade Casa da Criança que é mantida pela prefeitura. A diretoria anterior fazia parte do grupo político do ex-prefeito José Carlos de Melo Teixeira. Quando o ex-prefeito Nenê deixou a prefeitura, os diretores da entidade indica-dos por ele em sua gestão, não entregaram o cargo, acharam que deveriam terminar o mandato. Os comentários davam conta que aguardavam a possível volta do ex-prefeito ao cargo, devido a um processo eleitoral trami-tando na justiça.

Com a finalização dessa pendenga judi-cial, dando legitimidade ao pleito que elegeu o prefeito Guilherme Be-larmino, a oposição não apresentou chapa para concorrer à eleição. Neste período em que estiveram administran-do as entidades, ocorre-ram alguns entraves e desentendimentos, até certo ponto admissíveis, pois a prefeitura mantenedora dessas insti-tuições tinha que conviver e negociar com um grupo adversário que aguardava a deci-são da justiça eleitoral sobre o processo que pedia a cassação do atual prefeito.

Sem fazer juízos de valores dos posi-cionamentos políticos, devemos levar em consideração a grande importância dessas entidades que há muito tempo desempe-nha um trabalho social junto às famílias de Barra Bonita, atendendo-as e acolhendo-as. Agora com a dissolução desse problema de disputas políticas, o prefeito pode trabalhar e auxiliar com mais clareza e objetividade a entidade.

Em momentos de crises e dificuldades a população passa a necessitar ainda mais do auxílio do poder público, tanto nas cau-

sas sociais como em nível de infraestrutura. Restando apenas dois anos para o final des-sa administração, o prefeito deve apresen-tar novos projetos e direcionar a cidade em rumo ao desenvolvimento. Esta é a grande esperança da população.

Em administrações passadas perce-bemos que houve pouca preocupação com a identidade da cidade. Que cidade é essa? Qual a principal vocação deste município do interior de São Paulo? Tempos atrás quan-do a Usina da Barra era a grande gerado-

ra de empregos de altos salários e sua mão de obra era muito bem re-munerada, a cidade res-pirava outros ares, ares de progresso e sucesso. A identidade da cidade era da monocultura da cana-de-açúcar. E ainda somos, mas são novos tempos, novas adminis-trações e assim os re-cursos se foram. O mo-vimento econômico na cidade deixa a desejar em relação ao passado.

Hoje apostamos em uma antiga fonte de renda: o turismo que pode gerar grandes recursos econômicos, que estabeleça uma nova identidade para a cidade. Uma proposta que parece renascer, seria de se resgatar os propósitos que foram iniciados há muito tempo com uma das pri-meiras cidades a ser denominada Estância Turística. Talvez com a volta de FEPATUR nos moldes de Feira Paulista de Artesanato e Turismo que atraía para a cidade, pessoas e artesãos de todo o estado e do país.

Muita coisa deve ser feita e revista em relação ao turismo no município. Muito se falou e pouco se fez. A atual administração parece muito empenhada em acertar desta vez. Novas ideias apresentadas, projetos em andamento. Voltamos a acreditar que tudo é possível.

“Em administrações passadas percebemos

que houve pouca preocupação com a

identidade da cidade. Que cidade é essa?

Qual a principal vocação deste

município do interior de São Paulo”?

Page 6: Jornal et 205 - edição nº 1208

06| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

IGARAÇU

Feliz Aniversário, buraco!Moradores do residencial Nossa Gente reclamam de cratera que se formou no meio da rua e acumula água e sujeira há mais de um ano. Prefeitura garante que o problema será solucionado

Jéssica Prado

Tivemos nossa primeira visuali-zação dos buracos no residen-cial Nossa Gente quando esti-vemos no local para fazermos

outra reportagem e, de carro, nos sur-preendemos ao verificar que havia uma enorme cratera no centro da rua João Turíbio Garcia e para passar por ali se-ria necessário fazer muitas manobras e manter a calma.

Morador do bairro há dois anos e meio, Tiago Fernando Vieira nos conta que os buracos são tantos e foram au-mentando de tamanho que acabaram virando um só e isso está incomodando há mais de um ano, tanto para quem tra-fega pela referida rua como aos morado-res. “Fez aniversário”, ironizou. “Já até tenho umas bexigas de festa para escre-ver a palavra ‘vergonha’ e colocá-las no meio do buraco”.

A movimentação na rua é grande.

Na calçada há marcas de carros que ao se desviarem do buraco, ralaram suas rodas na sarjeta. Tiago diz que já que viu muitos carros que quebraram ao passar ali ou que tiveram a roda danificada e pneu furado. “Quem passa sempre por aqui já conhece, mas quem não conhece a vila, entra com a frente do carro no bu-raco, e isso já aconteceu”.

O morador conta que além de as crianças que se divertem passando pelo buraco cheio de água e sujeira (ignoran-do talvez os riscos de contaminação), há um cachorro que “adotou” o local como piscina para se refrescar do calor.

“Está uma vergonha”, disse outro cidadão quando passou pelo buraco com seu veículo. “À noite é um perigo porque não dá pra enxergar”.

Não é só nas proximidades das ruas João Turíbio Garcia e Ettore Maga-nha que a situação do asfalto está ruim. A poucos metros dali há outros buracos, inclusive há uma boca de bueiro semia-berta (que só foi descoberta quando

roçaram o mato próximo ao local) Algu-mas quadras adiante, mais buracos.

Tiago afirmou que ele e outros mo-radores já informaram a prefeitura e outros veículos de imprensa sobre esse problema no bairro, mas até agora nada foi resolvido. “Eu apelo às autoridades municipais uma atenção maior para nosso bairro”. Ele conta que a rua será um dos principais acessos a outros bair-ros e a movimentação vai se intensificar.

“O bairro é novo, casas novas... mas como morar aqui? É um transtorno, não tem como escoar a água que vem das ruas de cima, pois ela se acumula nes-sa área do buraco e nem chega perto da boca de lobo existente na rua”, afirma.

Segundo o secretário de Obras de Igaraçu do Tietê, Zequinha Ricci, a prefeitura já tem conhecimento do pro-blema que ocorre no residencial Nossa Gente e já tomou providências sobre o assunto. No final deste mês, serão ini-ciadas as obras de recuperação do asfal-to local e a operação tapa-buracos.

Cratera que se formou no meio da rua João Turíbio Garcia incomoda moradores do residencial Nossa Gente

Diante do questionamento de Tiago e moradores do bairro, prefeitura afirmou que serão tomadas providências para solucionar o problema

Page 7: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 07

SAÚDE

De olho na dengueEm época de calor e chuva, população deve redobrar cuidados e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt

Jéssica Prado e Assessoria de Imprensa

É só chegar o verão e a época de chuvas que o mesmo assunto vol-ta à tona: o perigo da dengue. Em-bora todos os anos haja campanha

preventiva para se evitar criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypt, sempre há casos no município e região.

No ano passado, a cidade de Jaú so-freu uma epidemia. Segundo dados do jor-nal O Estadão, de janeiro a maio de 2014 houve três mil notificações de casos de dengue no município e sete mortes. Ha-bitantes de cidades vizinhas como Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, que estudavam ou trabalhavam naquela cidade, também ficaram em alerta.

Em um levantamento realizado pelo Jornal ET em 2014, Barra havia registra-do até dia 12 de maio 55 casos de dengue, sendo 28 importados e 27 autóctones (in-fectados no município). De junho de 2014 até o dia 9 de janeiro deste ano, a cidade notificou apenas quatro casos suspeitos, sendo todos com resultados negativos.

Neste novo começo de ano, há a pre-ocupação em se evitar que outro surto ocorra. A população, que muitas vezes acaba se “esquecendo” dos graves núme-

ros do ano anterior, pode fazer sua parte evitando focos de proliferação do mosqui-to em sua casa ou estabelecimento co-mercial (confira dicas na imagem abaixo).

Por parte da prefeitura de Barra Bonita, já foi iniciada uma força-tarefa de limpeza. Foram retirados entulhos de áreas públicas, principalmente áreas verdes com presença de recipientes com potencial de se tornarem criadouros do mosquito. Os bairros visitados nos últi-mos dias foram Nova Barra, Habitacional e Cohab, além da Orla Turística da cida-de, um dos pontos mais movimentados e que recebe semanalmente visitantes de várias cidades.

Fiscalização O trabalho de fiscalização nas resi-

dências não para. Diariamente, quatro equipes de agentes fazem a chamada roti-na casa a casa, na qual os grupos passam por todas as casas da cidade fiscalizando e orientando a população.

Para a responsável pelo setor de Controle de Vetores Sandra Castello, a cidade de Barra Bonita não está livre do mosquito. “Não é porque a situação está estável que estamos livres do mosquito. É necessária a colaboração de toda a popu-lação para que a cidade esteja protegida da dengue”, explica.

A dengueA doença é transmitida pela picada

da fêmea do mosquito Aedes Aegypti in-fectada com o vírus transmissor da doen-ça. A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação (entre oito e 12 dias), o mosquito está apto a transmitir a doença.

Mesmo com um limitado tempo de vida (45 dias), o Aedes pode contaminar até 300 pessoas. Os sintomas da doença no humano aparecem após período de in-cubação (3 a 15 dias).

Febre, dor de cabeça... O cidadão que sentir os sintomas ou

está com suspeita de dengue deve entrar em contato com a Vigilância Epidemio-lógica, no Centro de Saúde, pelo telefone 3641-0225. Em caso de criadouro do mos-quito ou dúvidas, entrar em contato com o Controle de Vetores, pelo telefone 3604-4058.

É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

Fonte

: Mini

stério

da S

aúde

Page 8: Jornal et 205 - edição nº 1208

www. ipbb.org | ipbb@uol .com.br | facebook.com/reverendoandre | twi t ter .com/pastor lamno

Fundação 1859-2014 - 155 anos

Iniciamos 2015 e já nos depara-mos com uma tragédia. No total, 17 pessoas morreram nos atentados terroristas na França. Cerca de 4 milhões de pessoas saíram às ruas na França no domingo para protes-tar contra o terrorismo e em defesa da liberdade de expressão, segundo levantamento do “Le Monde”. O Mi-nistério do Interior calculou que “ao menos 3,7 milhões de pessoas” foram à Marcha Republicana e a classificou de “a maior manifestação da história da França”.

Diante dessa tragédia me lembrei de dois textos da sagradas escrituras:

Mateus 16:16 “Mas vós, conti-nuou ele, quem dizeis que eu sou?”

Jesus deseja que seus discípulos digam quem Ele é? Jesus deseja uma visão clara de seu caráter, da sua mis-

são, da sua ideologia, da sua teologia, dos seus pensamentos, daquilo que move a sua vida.

O outro texto João 14.9 Disse-lhe Jesus: “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Jesus é Deus. Logo o Deus que acreditamos, o Deus no qual deposita-mos nossa fé, tem o caráter de Jesus.

Abandonar ídolos, é mais do que abandonar as imagens feitas por mãos de homens, e desconstruir em nossos corações as imagens de deu-ses diferente do Pai (Aba) de Jesus.

Por isso, concordo com o Ed Rene em seu artigo: “Também sou Ateu”. Pois esse “deus” de morte, de violência e terror “está morto”.

Foto

: Cha

rles

Plat

iau/

Reut

ers

8| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 9: Jornal et 205 - edição nº 1208

PROGRAMA VIDA NOVATodo domingo das 13h às 14h30

Rádio Nova Canoa Grande AM 1340

Participem do nosso cultoAdoração, gratidão e louvor

Aos domingos às 19h30

‘‘Estudo Bíblico’’Toda quarta-feira às 19h30

Pastor André Luiz Lamano eSandra Lamano

“Ateu dos deuses que mandam matar.

Ateu dos deuses que se impõem pela força.

Ateu dos deuses que não estão abertos ao diálogo, que não conseguem conviver com o diverso, de tão melindro-sos não aceitam o contraditório.

Ateu dos deuses que promovem os intolerância e abençoam os intolerantes.

Ateu dos deuses que sustentam regimes de segregação.

Ateu dos deuses que convocam militantes, esses insuportáveis fanáticos patrocinados por divindades que, porque não se sustentam por si, arregimentam soldadinhos sem crítica e auto-crítica.

Ateu dos deuses senhores da razão, mas sem coração.

Ateu dos deuses que exigem decapitações.

Ateus dos deuses cujo maior argumento está na ponta da baioneta, do cano quente da metralhadora, nos pregos retorcidos das bombas caseiras.

Ateu dos deuses que compram e vendem corpos, almas e consciências humanas.

Ateu dos deuses que se promo-vem pelo artificio da lavagem cerebral, o controle da informação, a distorção dos fatos, da propaganda enganosa e subli-minar, e do patrulhamento truculento.

TAMBÉM SOU ATEU

Ateu dos deuses que se escondem por trás das disputas geopolíticas, se digladiam pelo petróleo, se vinculam às demandas étnicas, e são sustentados por impérios econômicos.

Ateu dos deuses que cabem em cartilhas e códigos dogmáticos.

Ateu dos deuses que se satisfa-zem com rituais macabros, se embebe-dam no sangue dos sacrificados, e se alimentam de manjares podres.

Ateu dos deuses que cobram moedas pelo perdão, penitências pela misericórdia, e flagelos pela graça.

Ateu dos deuses que sentem prazer no assassinato de inocentes, e se alegram com o suplício dos pobres.

Ateu dos deuses cujos represen-tantes vivem encastelados e são vene-rados como semi-deuses.

Ateu dos deuses que habitam mesquitas, sinagogas e templos.

Ateu dos deuses que não têm senso de humor, não conseguem rir com os críticos geniais que fazem teologia desenhando cartoons.

Ateu dos deuses que não se en-caixam em realidades como amor, com-paixão, solidariedade, generosidade, perdão, justiça e paz. Esses deuses, não creio que existam além da imagi-nação doentia de gente que precisa de Deus”

André Luiz LamanoBacharel em Teologia

Bacharelando em PsicologiaPresidente do conselho da Igreja

Presbiteriana em Barra Bonita

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 9

Page 10: Jornal et 205 - edição nº 1208

10| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

TRÂNSITO

Extintor já virou artigo de luxoOs novos extintores ABC ainda estão em falta nos postos de vendas. Motoristas deverão adquirir o produto até 1º de abril

Jéssica Prado

No final do ano passado, os grandes meios de comuni-cação noticiavam constante-mente que a lei que obrigava

os motoristas a trocarem os antigos ex-tintores pelos do tipo ABC, entraria em vigor no dia 1º de janeiro. Depois dessa data, caso fossem pegos por uma fiscali-zação policial, seriam multados em até R$ 127 e perderiam cinco pontos na Car-teira Nacional de Habilitação (CNH).

Foi aí que começou o corre-corre atrás deste produto. Em uma pesquisa realizada por nossa equipe com os pos-tos de combustível que são revendedo-res do equipamento em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, a procura aumentou tanto a ponto de o número subir para 40 ou 50 unidades vendidas por dia, quando o normal era cerca de dois ou três ex-tintores.

A funcionária de um dos postos disse que os telefones não paravam de tocar. Já outra garantiu que até pessoas de cidades da região procuraram pelo extintor.

Por causa dessa dessa demanda,

alguns motoristas começaram a sentir dificuldade em encontrar o equipamen-to nas prateleiras dos postos de venda. Diante disso o Departamento Nacional de Trânsito estendeu o prazo para mais três meses, até o dia 1º de abril. Duran-te esse período, ninguém pode receber multa por não possuir o novo extintor.

Tudo para última hora Por mais que o assunto tenha fica-

do em voga apenas no mês de dezembro, quando o prazo estava prestes a expirar, a lei que prevê o uso do novo extintor foi aprovada em 2009, ou seja, há mais de cinco anos. Nesse tempo, as mon-tadoras automobilísticas e motoristas teriam que se adequar, mas como foi visto nesse fervor do fim de ano, a troca do equipamento foi deixada para última hora. Algumas pessoas nem sabiam da existência dessa resolução.

O modelo exigido é o ABC, que se-gundo órgãos responsáveis, é capaz de apagar uma variedade maior de mate-riais, como estofados, tapetes e painéis. O antigo, BC, combatia o fogo causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos.

OPINIÃOO que os motoristas acham disso

Elias Ferreira Araújo

“Eu acho que é muita exigência, tudo bem que esses extintores valem por mais tempo, mas foi muito em cima da hora, as pessoas começaram a procurar por causa da data estipulada. Faltou o produto, não se achava para comprar . Agora aumentaram o prazo, e acho isso muito bom, porque esse extintor é diferente do outro, e é importante em caso de acidentes. Eu já tenho o meu”.

Maycon Henrique Alves Machado

“Eu acho essa troca muito boa, mas não tivemos muito tempo para fazer isso, e isso vai dificultar um pouco. Ainda não adquiri o meu e acho que vai demorar um pouquinho. Essa mudança vai ser boa, acho que o uso do extintor faz a diferença em caso de acidentes”.

Page 11: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 11

EDUCAÇÃO

Sisu abre inscrições dia 19Serão mais de 200 mil vagas em 128 instituições públicas de ensino

A partir de segunda-feira, dia 19, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (ENEM) poderão

se inscrever e concorrer a vagas em universidades no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 universidades, insti-tutos e centros de educação tecnológica federais.

Os estudantes podem pesquisar va-gas por município, instituição ou curso no site sisu.mec.gov.br. Para participar, o candidato não pode ter zerado na reda-ção do ENEM 2014 e terá que escolher entre duas opções de vaga.

Como divulgado no G1 Educação, o Sisu do ano passado disponibilizou 171.401 vagas, e comparado ao número deste ano, houve aumento de 20% na oferta.

Sistema de Cotas Seguindo o previsto pela Lei de

Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012), este ano o percentual mínimo a ser reservado pelas instituições para os estudantes de escola pública é de 37,5%. No entanto, já há instituições que reser-vam 50% ou mais para os alunos do ensi-no público.

Após um longo ano de estudos, chegou a hora de decidir o futuro na universidade

Arqu

ivo

Jorn

al E

T

Inscrições: 19/01 a 22/01

Resultado da 1a chamada: 26/01

Prazo para participar da Lista de Espera: 26/01 a 06/02

Matrícula da 1a chamada: 30/01 a 03/02

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituiçõesa partir de: 11/02

NÃO PERCAOS PRAZOS!

Page 12: Jornal et 205 - edição nº 1208

12| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

PROVA DE FOGO

Ari, um sonho de ser prefeitoPresidente de muitas entidades, o Comendador Ariovaldo Ari Gabriel disse que se alinha aos propósitos do prefeito Guilherme, mas que um dia pretende ser candidato a chefe do executivo

Luis Ap. Rodrigues

Atualmente presidente da Câmara Municipal de Barra Bonita, o comenda-dor Ariovaldo Ari Gabriel

(PSD) ingressou na política em 1989 quando saiu candidato a vereador compondo com o então candidato a prefeito da época, Antonio Oswaldo De Luca. Nessa eleição, Ari foi o ter-ceiro vereador mais votado e inicia sua carreira como homem público. Foi presidente da Câmara Municipal em 1990 e 1992. Assumiu a presidên-cia da extinta Legião Mirim em 1989. Participa da diretoria da Associação Comercial de Barra Bonita há mais de 26 anos e está praticamente há 20 anos no cargo de presidente da Asso-ciação, com 10 mandatos.

Ari buscou ampliar suas rela-ções através da Associação Comer-cial, e em 2004 tomou a decisão de participar da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Es-tado de São Paulo, onde concorreu em uma eleição apertada com can-didatos de Bauru e Lins. Conseguiu a vitória e está presente na FACESP há mais de 10 anos, em cinco man-datos.

Casado com Fátima Ricci Ga-briel há 40 anos, tiveram três filhos, Jean Ricci Gabriel, Margori Ricci Gabriel e Karen Ricci Gabriel. Nos-so entrevistado desta semana fala de sua relação com a família, a carreira política e sonhos para o futuro.

Com tantas atividades polí-ticas e nas entidades como fica a família?

Minha família sempre me apoiou. Se não tivesse uma esposa como a Fátima eu estaria perdido. Com um detalhe, ela me acompanha em tudo que faço, pois gosta de polí-tica e me ajuda muito. Muitas vezes ela me mostra coisas que não esta-va observando. Minhas filhas não gostam de política, mas me apoiam. Já o meu filho Jean adora a política, foi candidato na última eleição na

cidade de Barcelos, quase ganhou, perdeu para outro candidato por 343 votos.

Quando passou a residir aqui em Barra Bonita?

Eu morava em Dois Córregos e vim para cá com 19 anos, a convite do meu tio Valdir Oioli para trabalhar no escritório da oficina. Nessa época eu morava com meu tio e minha tia Clarice Oioli e quando acabei de ser-vir o Tiro de Guerra me mudei defi-nitivamente aqui para Barra Bonita. A oficina Oioli atendia quase que exclusivamente a Usina da Barra, e funcionava 12 horas por dia.

Depois de dois anos trabalhan-do na oficina, um dia cheguei cinco minutos atrasado e meu tio me parou e perguntou o que havia acontecido. Disse que tinha perdido hora. Ele pediu que eu fosse para casa que iria perder o dia de servi-ço para servir de exemplo. Fiquei muito bravo com ele na ocasião, mas foi uma lição para mim. Depois da-quele dia nunca mais perdi hora.

Como foi que conheceu a espo-sa Fátima?

Conheci a Fátima em um baile

quando ela tinha 13 anos, era uma criança. Foi quando começamos a conversar e como ela era muito nova, a mãe dela achou que eu esta-va interessado na irmã que era mais velha, a Solange, e não a Fátima. Foi uma surpresa quando começamos a namorar. Foram cinco anos de namo-ro e agora estamos com 40 anos de

“Foram oito anos comendo ovo, a mistura só era ovo. Nos finais de semana, às vezes eu ia comer na casa

da mãe da Fátima, mas ao invés de ser ovo frito como costumava comer, era ovo cozido cortado em quatro”

casados. Eu convivo com a Fátima há mais 45 anos porque é impossível brigar com ela. Nesse tempo de ca-sados, se ficamos um dia brigados, foi muito. A gente se dá muito bem, ela é uma grande companheira.

Foi difícil construir a família naquela época?

Depois de dois anos trabalhan-do com meu tio Valdir Oioli, ele pediu para o gerente do Banco Comércio e Indústria se podia me arrumar uma vaga para trabalhar no banco. A con-ta da oficina era grande, movimenta-va bastante. O gerente aceitou e co-

mecei a trabalhar de contínuo (Office boy). Eu gostei porque queria mes-mo sair daquele horário de trabalho da oficina. Não sabia nada de banco e comecei com o que era possível. Com pouco tempo de trabalho com Office boy, aconteceu que um caixa pediu demissão e saiu do banco. Foi quando o gerente me convidou para substituí-lo e treinar como caixa do banco. Eu me recusei, era bastante responsabilidade e acabara de che-gar. Na época não havia caixa ele-trônico, as filas eram quilométricas. Mas de tanto insistirem, sem contar que o salário era melhor, acabei acei-tando o trabalho no caixa.

Nesse período eu estava ainda morando com meus tios, mas tive-mos um pequeno desentendimento e resolvi sair e fui morar em uma república. Era na Rua Salvador de Toledo, e se chamava “República do Bradesco”, onde moravam seis fun-cionários de bancos.

Page 13: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 13

“Se o Guilherme se propuser a uma reeleição eu já estou trabalhando para ele,

meus partidos e toda minha equipe”

Page 14: Jornal et 205 - edição nº 1208

14| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

“Essa situação prejudicou muito a cidade, princi-palmente as dúvidas e

comentários gerados di-zendo que o ex-prefeito

Nenê iria voltar ao cargo. Agora o processo já está encerrado, o Guilherme

permanece no cargo como prefeito até o final

do mandato”

“Foi um período muito bom, quando saía o pa-gamento da Usina eram dez dias de muito movi-mento e muitas vendas. Hoje a situação mudou

bastante.”

Foram oito anos comendo ovo, a mistura só era ovo. Nos finais de semana, às vezes eu ia almoçar na casa da mãe da Fátima, mas ao invés de ser ovo frito como costumava comer, era ovo cozido cortado em quatro. (Risos).

Fiquei seis anos trabalhando no caixa do banco.

Nesses seis anos de caixa ocorreu algum fato inesquecível?

Uma vez no banco deu uma dife-rença de caixa equivalente aos dias de hoje aproximadamente 10 salá-rios mínimos. Não conseguia dormir à noite, procurando encontrar essa diferença, teria que trabalhar muito só para pagar esse montante, esta-va desesperado. Achava que ia ser mandado embora do banco. Fica-mos um mês procurando, mas nada. O movimento no banco era muito grande não havia como resolver. Foi quando o Comendador João Rays viu meu desespero e se propôs a me ajudar. Fez uma rifa e ele mesmo passou a ajudar a vendê-la. Também recebi ajuda do meu tio e um pouco do meu pai e finalmente consegui acertar o caixa do banco. João Raiz foi um grande e inesquecível amigo. Foi meu padrinho de casamento, um grande companheiro.

Depois desse tempo no banco trabalhando de caixa, ocorreu al-guma promoção?

Na época, o gerente do banco era o senhor Arlindo Tameline, que me co-municou que eu havia sido promovido para ser subgerente do banco. Sair do caixa foi um alívio para mim, o salário aumentou e fiquei mais dois anos como subgerente. Passado esse tempo, che-gou uma nova proposta para ser ge-rente em uma agência na cidade de Santos. Só que para ser gerente teria que me casar, era uma exigência do banco. Nesse momento a Fátima es-tava fazendo faculdade de Educação Física e eu achava que tínhamos que esperar mais um pouco para os casar-mos. Não aceitei a proposta e acabei fazendo um acordo com o banco para sair. Esse acordo foi muito bom para mim, com o dinheiro do acerto abri a

Boutique RG em parceria com a Fáti-ma. Deu muito certo a loja, vendíamos muito. Eu tinha tempo de fazer meus negócios com compra e venda de car-ros e cuidava da loja. Foi um período muito bom, quando saía o pagamento da Usina eram dez dias de muito mo-vimento e muitas vendas. Hoje a situa-ção mudou bastante.

Falando desse momento eco-nômico que passamos, qual a saída para Barra Bonita?

O caminho é esse mesmo que o prefeito Guilherme está seguindo. A instalação da indústria Caio em nossa cidade foi muito acertada, vai promover uma melhora na economia do município. Hoje a empresa empre-ga 170 funcionários de Barra Bonita, 35 já estão nas instalações aqui e o restante viaja todo dia para Botuca-tu. O salário é bom. Outro fator im-portante é o turismo da cidade que pode gerar recursos. Já viajei muito pelo estado e acho que não existe um lugar bonito como temos aqui em nossa cidade. Temos que desen-volver nosso turismo às margens do rio.

Em sua história política sem-pre buscou nas eleições o poder executivo. Qual seu projeto político daqui para frente?

Meu projeto é que estarei com o prefeito Guilherme até quando ele for candidato. Quando terminar o mandato do prefeito e ele não se candidatar eu pretendo participar de candidatura ao cargo executivo. O Guilherme tem me apoiado mui-to, hoje a Fátima é presidente do fundo social. Além disso, ele me apoiou muito para estar aqui na presidência da Câmara Municipal. Se o Guilherme se propuser a uma reeleição eu já estou trabalhando para ele, meus partidos e toda minha equipe.

Porque a vontade de ser um dia prefeito?

Fui candidato a vice com o Dr. Cel-so Aranha em eleições passadas como o objetivo e sonho de um dia ser can-didato a prefeito. Não deu certo. Mas tenho esse sonho em ser candidato ao cargo de chefe do executivo. Eu já fui presidente de tudo na Barra: presiden-te da AABB, da Legião Mirin, do Lions Clube por três vezes, da Associação Comercial por várias vezes, presiden-te da Câmara Municipal. Durante o mandato de 1990 a 1992, eu tinha seis presidências. Participava de reuniões todas as noites, já estava trabalhando e pensando na carreira política. Sempre procurei fazer tudo bem feito e acerta-do nas entidades por que passei. Sou bem democrático, participo as equipes das decisões a serem tomadas.

Se um dia chegar ao cargo de prefeito, qual seria o principal obje-tivo?

Sinceramente a minha visão como chefe do executivo vai de encontro com a do prefeito Guilherme. Desde quan-do assumiu o cargo, ele diz que a cida-de precisava de empregos. O número de demissões tem crescido e onde esse pessoal vai trabalhar? O Guilher-me está no caminho certo desenvolver a indústria, mas não se esquecendo do turismo. Barra Bonita tem que ter um turismo forte, não pode deixar de atrair gente para a cidade.

Eu e a Fátima estivemos fazendo um cruzeiro de navio, fomos para Bue-nos Aires, e observei as atrações tu-rísticas dos lugares onde fomos e tudo é muito simples. Visitamos o jardim rosado, com todos os tipos de rosas e espécies, muito bonitos. Imagino que um tipo de jardim desses tem condi-ções de fazer no sentido de atrair visi-tantes. Esse é apenas um exemplo do que se pode realizar para incentivar o turismo.

Esses processos de disputa ju-dicial na política atrapalha a admi-nistração?

Vamos começar pra valer a admi-nistrar a partir de agora, nos dois anos finais. Quando o Guilherme foi desti-tuído do cargo, ele entregou todas as presidências das entidades, diferente-mente do que ocorreu com o pessoal da oposição. Alguns não entregaram o cargo até hoje. A Andorinha, a Casa da Criança continuam nas mãos da oposi-ção. Acho isso absurdo. Essa situação prejudicou muito a cidade, principal-mente as dúvidas e comentários ge-rados dizendo que o ex-prefeito Nenê iria voltar ao cargo. Agora o processo já está encerrado, o Guilherme perma-nece no cargo como prefeito até o final do mandato.

Page 15: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 15

LEITURA

Exterminadores do futuroEm livro, filósofo afirma que é questão de tempo até que máquinas superem a inteligência humana; a nós, mortais, resta se preparar para impedir que aconteça a extinção da espécie

Alexandre Aragãode São Paulo

Nunca confie em um computa-dor que você não pode jogar pela janela”, disse Steve Wo-zniak, cofundador da Apple,

talvez logo após um momento de fúria com uma máquina. Mas o ditado, que possui tom anedótico, ganha ares sinis-tros quando é a máquina que tem capa-cidade de jogar o humano pela janela.

É essa possibilidade que Nick Bos-trom, filósofo e professor da Universida-de de Oxford, explora no livro “Super- intelligence: Paths, Dangers, Strate-gies” (“Superinteligência: Caminhos, Perigos, Estratégias”, ainda sem edição em português), lançado em setembro do ano passado.

Na obra, o estudioso sueco argu-menta que é questão de tempo até que nós, humanos, criemos computadores que superem nosso intelecto.

Em um período de décadas, por-tanto, algumas máquinas terão capaci-dade intelectual superior à de humanos como Isaac Newton, Charles Darwin e Sigmund Freud. O desafio passa a ser não só controlar como surge essa superinteligência, mas também os cami-nhos pelos quais se desenvolve.

O livro analisa três aspectos da superinteligência: os caminhos, os pe-rigos e as estratégias. A seguir, um retrato das duas principais seções.

CAMINHOSAs formas de atingir a superinteli-

gência não se limitam ao aprimoramen-to técnico das máquinas que já existem. E, por mais que pareça contraintuitivo, também não se limitam ao aumento de capacidade dessas máquinas.

É possível superar o nível inte-lectual humano combinando cérebro e máquina, por exemplo. Para que isso acontecesse, seria preciso que novas técnicas cirúrgicas fossem implemen-tadas.

É possível, também, simular a evo-lução das espécies e esticá-la além dos humanos, diz. A seleção gera indivíduos melhores que os da geração anterior. Ao rodar um “algoritmo genético” criaría-mos bebês superinteligentes.

Outro modo de atingir a superinte-ligência é azeitar ligações entre entes com intelecto superior. É familiar: pa-rece com a internet. Mas Bostrom sus-tenta que a sofisticação necessária para superar a inteligência humana por essa técnica não foi alcançada.

PERIGOS E

ESTRATÉGIASSe soa catastrofista dizer que as

máquinas podem, sim, voltar-se con-tra os criadores, o livro mostra que a hipótese é lógica. Isso não quer dizer que o fim está próximo e é irreme- diável ao menos, não para toda a humanidade.

Toda máquina demanda progra-mação. Porém as superinteligentes, argumenta Bostrom, são capazes de fazer interpretações que seus progra-madores não imaginaram é o que ele chama de “criação perversa”. No limi-te, esse problema pode levar à extin-ção da raça humana.

Outra questão é o que o autor chama de “infraestrutura em profu-são”, quando a máquina interpreta limites físicos ou os humanos como empecilho para o cumprimento de seu objetivo.

“Mas nós seríamos capazes de antever e controlar essas máquinas”, retrucaria alguém mais crítico. Ao que Bostrom responde: não, elas percebe-riam, são mais inteligentes que nós e podem dissimular. Parece ficção cien-tífica, mas é teoria.

Informática 12.01.2015 - Exterminadores do futuro - (Arte)

Superintelligence: paths, dangers, strategiesAUTOR Nick Bostrom

EDITORA Oxford University PressQuanto US$ 9,99 (digital)

AVALIAÇÃO Bom

Page 16: Jornal et 205 - edição nº 1208

16| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

ALIMENTAÇÃO

Nem tão poderosos‘Superalimentos’ não fazem milagre: seus benefícios não são unânimes, e há opções mais baratas para substituí-los

JULIANA VINEScolaboração para a Folha

Emagrecer, controlar o colesterol, melhorar a memória, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Parece lista de desejos de

Ano-Novo, mas são algumas das funções atribuídas a “superalimentos” como fru-tas vermelhas, cacau, castanha-do-Pará, quinoa e os queridinhos da vez goji berry e chia.

Os dois últimos, especialmente, vira-ram panaceia em 2014. No Brasil, as pes-quisas no Google por “goji berry”, fruta do sul da Ásia, cresceram 10 vezes de março de 2013 a março de 2014, por exemplo.

A moda é embalada pelo marketing dos produtos, que por sua vez se alimenta de resultados de pesquisas. Mas, apesar dos estudos, os superpoderes desses ali-mentos estão longe de ser unanimidade.

“É mais criação do marketing do que da ciência”, diz a nutricionista Manuela Dolinsky, professora da Universidade Fe-deral Fluminense.

Para ela, o maior problema é a falta de evidências científicas. Muitos dos estu-dos são feitos em laboratório, com cultu-ras de células. Também há pesquisas com animais, mas trabalhos em humanos são poucos e insuficientes.

“Basta ter um artigo comprovan-do um efeito in vitro que o resultado já é extrapolado para qualquer situação, sem comprovação”, diz a nutricionista Ana Lu-ísa Faller, professora da Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro.

Um exemplo é o açaí, fonte de anto-cianinas, pigmento avermelhado com ação antioxidante. Estudos com ratos já relacio-naram o consumo da fruta com a preven-ção de câncer, de danos cerebrais e com o controle do colesterol.

“Mas os estudos envolvem simula-ções. Ainda não se sabe qual é o efeito real no nosso organismo, onde e como os com-postos agem”, diz Daniela Souza Ferreira, engenheira de alimentos da Unicamp.

AntioxidantesNem tudo é exagero nas proprieda-

des dos “superalimentos”. De fato, açaí e outras frutas vermelhas são boas fontes de compostos bioativos, substâncias com diversas funções, mas popularizadas pelo poder antioxidante.

O organismo humano produz radi-cais livres o tempo todo. Quando há um desequilíbrio entre a produção e a “captu-ra” de radicais livres, os elétrons a mais podem afetar as células, causando enve-lhecimento mais rápido e desenvolvimen-to de câncer e de outras doenças crônicas, de acordo com Faller.

“O problema é que não conseguimos mensurar quanto antioxidante a pessoa precisa ingerir para se livrar dos riscos”, afirma.

Uma xícara de goji berry, por exem-plo, seria pouco para conseguir o efeito proclamado pelos estudos, calcula o nu-trólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Também não se sabe até que ponto a forma de consumo interfere no efeito. No caso do açaí, a perda de nutrientes da fru-ta in natura para a versão em polpa conge-lada é muito grande, diz Dolinksy.

Além disso, afirma a especialista, é perfeitamente possível substituir “supe-ralimentos” por versões nacionais, mais baratas. A jabuticaba e o morango, por exemplo, têm as mesmas propriedades das frutas vermelhas da moda.

A aveia é um bom substituto para a quinoa, porque também faz parte do grupo dos cereais, tem alta concentração de fibra solúvel e seu consumo é associado à redu-ção dos lipídeos no sangue.

Por fim, a linhaça pode ser alter-nativa para a semente de chia. Ambas são ricas em ômega 3, e a linhaça é bem mais barata: 250 gramas de chia custam, em média, R$ 25, cinco vezes mais que a linhaça.

Para a nutricionista Ana Beatriz Baptistella, da VP Consultoria, a receita de uma alimentação rica continua sendo variar o cardápio, com alimentos de todas as cores.

“Não é preciso comer alimentos exó-

ticos para ser saudável. Toda fruta e ver-dura tem vitaminas e antioxidantes. Não adianta comer chia e continuar indo ao fast food.”

Você também cansou de ser sexy?

Mirian Goldenberg

Muitas mulheres fazem tudo pela casa, pelos filhos, pelo marido e pelos pais, mas não têm tempo para elas próprias. É fácil constatar que muitas brasileiras es-tão exaustas, insatisfeitas e até mesmo deprimidas.

Elas estão cansadas de se preocupar com a aparência, de fazer loucuras para emagrecer, de buscar desesperadamente o amor, o reconhecimento e a aprovação dos outros.

Uma médica de 37 anos disse: “Cuido da casa, dos filhos, do marido, das amigas, dos pacientes, dos meus pais. Não tenho tempo nem para respirar. Quando estou quase explodindo desligo o celular e me tranco no banheiro. Sinto que meu tempo não me pertence, vivo para cuidar de todo mundo e não sobra tempo para cuidar de mim”.

Ela afirma que está sempre respon-dendo às demandas dos outros que, na maior parte das vezes, nem elogiam o que ela faz.

“Sinto que faço um trabalho invisível, que ninguém reconhece o meu esforço. Muitas vezes me questiono: O que eu que-ro para a minha vida? Será que quero ir a reuniões familiares e festas chatas, com-prar vestidos que só vou usar uma vez e me equilibrar em saltos altos? Sempre me sinto muito mal, um peixe fora d’água, sor-rindo para pessoas que odeio, participan-do de conversas insuportáveis. Perco um tempo precioso da minha vida só porque não consigo dizer não”.

Uma professora de 43 anos disse que, em 2015, quer priorizar a própria vontade e ter mais tempo para fazer as coisas que realmente gosta.

“Quero tanto agradar a todo mundo que não consigo agradar a mim mesma. Por que não tenho coragem de dizer não? Por que é tão difícil aprender a reconhecer, respeitar e me conectar com a minha von-tade? Será que vou ter de ficar velha para ser mais livre? Ou vou ter a coragem de ser eu mesma agora?”

Ela revela um sentimento presente

“Elas estão cansadas de se preocupar com a aparência,

de fazer loucuras para emagrecer, de buscar

desesperadamente o amor, o reconhecimento e a aprovação dos outros”.

Page 17: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 17

em muitas mulheres:“Cansei de ser sexy. Não quero mais

ter de provar que sou bonita, jovem, ma-gra, boa amante, boa esposa, boa mãe, boa filha, boa professora. Quero ser livre para ser quem eu sou de verdade e não conti-nuar sendo alguém que precisa tanto da aprovação dos outros. Tenho muito medo de acabar ficando sozinha, que me achem egoísta, mas em 2015 quero viver a minha vida sem me preocupar tanto com a opi-nião dos outros e sem a obrigação de agra-dar a todo mundo.”

Desejo que em 2015 vocês tenham a coragem de dizer não e consigam ser mui-to mais livres e felizes.

MIRIAN GOLDENBERG é antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de “A Bela Velhice” (Ed. Record); www.miriangoldenberg.com.br

“Cansei de ser sexy. Não quero mais ter de provar que sou bonita, jovem, ma-gra, boa amante, boa esposa, boa mãe, boa filha, boa professora. Quero ser livre para ser quem eu sou de verdade e não conti-nuar sendo alguém que precisa tanto da aprovação dos outros. Tenho muito medo de acabar ficando sozinha, que me achem egoísta, mas em 2015 quero viver a minha vida sem me preocupar tanto com a opi-nião dos outros e sem a obrigação de agra-

Desejo que em 2015 vocês tenham a coragem de dizer não e consigam ser mui-

é antropóloga, professora da Universidade

Page 18: Jornal et 205 - edição nº 1208

18| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Mãe empresáriaCintia Reco, 38 anos, fala das dificuldades em conciliar trabalho, casa e família e ainda manter-se em forma.

Como é ter que lidar com casa, filhos, trabalhar fora e ainda manter um corpo bo-nito e saudável?

É tudo muito difícil e corrido e eu procuro dividir as tarefas, mas sempre digo que quanto mais coisas se têm para fazer sempre conseguimos colocar ainda mais, e todo ano que começa pensamos em nos pro-gramar para diminuir as atividades. Eu, por exemplo, tenho a academia onde dou aulas de ginástica e dança, também dou aulas na FAEFI de Educação Física no período da noi-te, e no Colégio ADV de Educação Infantil, além de tudo, tenho uma filha de 12 anos e estou grávida de 5 meses. Então, realmente, é muito tumultuado para conciliar tudo, mas a medida que a praticidade vai acontecendo, cada vez mais vamos fazendo mais e mais coisas, aprendemos a dosar o tempo. Há dias em que eu acordo e penso que nosso dia poderia ter 48 horas ao invés de 24 ho-ras, pois a sensação que temos é que o dia tem menos de 20 horas, então dormimos menos e já começamos a pensar na corre-ria que será no dia seguinte, nos horário e como vão ser as aulas e até o fato do que irei preparar para o almoço. Tenho uma assis-tente, mas particularmente gosto de cuidar da casa, cozinhar e tenho esse cuidado para agradar a minha família e também me preo-cupo com a qualidade de vida em relação à comida principalmente.

Quais são seus cuidados com a ali-mentação?

Agora nesta fase de gestante, estou me liberando um pouco mais para comer ou-tras coisas, mas em casa procuro regrar a alimentação, comer verduras e frutas e eu sempre falo que o excesso acaba prejudi-cando, por isso nunca afirmo para parar de comer tal coisa, desde que saiba a propor-ção do que se come. Na academia digo a mesma coisa em relação às atividades, sempre pergunto o que eles gostam de fazer e cada um diz uma coisa diferen-te, então tenho que ajudar as pessoas a se adequarem, assim como os alimentos, uns sente-se bem comendo tais alimentos e outros não, temos que descobrir o que não gostamos e ir substituindo pelas coisas que nos fazem bem. Como gestantes, não pode-mos ficar restringindo muitos alimentos, é preciso comer com qualidade, mas confesso que estou abusando um pouquinho agora.

Antes da gestação tudo é mais regrado, sempre fui acostumada a saber o que comer, eu como de tudo, mas procuro me alimentar com menos quantidade e mais qualidade. Na ingestão em geral, não tenho costume de comer coisas muito gordurosas, isso não faz parte da minha rotina, prezo muito por uma salada todos os dias, frango, carnes grelha-

das, nada com muita gordura. Na minha casa os refrigerantes quase não aparecem, água e suco fazem parte do nosso cotidia-no, comemos pães, mas sempre procuramos pela linha integral.

Na gravidez acaba ganhando-se peso, depois é difícil voltar à forma?

Ainda tomo muito cuidado, pois ten-demos a engordar nessa fase, ficamos mais sedentárias. Embora eu seja ativa, tenho que me policiar enquanto gestante, pode-mos agregar várias complicações após a gestação e então fica mais difícil para voltar a ter o corpo de antes. O segundo fator é a idade, agora com 12 anos a mais da pri-meira gestação torna-se mais difícil a perda de peso, farei 39 anos no próximo mês, então fica mais complicado. Para o bebê também não é nada saudável engordarmos demais, existem casos em que mães en-gordam 20, 30 quilos durante o período de gestação. Na verdade quem engorda ape-nas é a mãe, não o bebê e isso interfere na formação do feto também.

É natural engordar durante esse perí-odo, pela própria gestação. Em minha opi-nião enquanto gestante é, a mãe tem que ter qualidade de vida, praticando ativida-des físicas, não somente enquanto gestan-te, mas levar isso para vida toda. Não se deve parar quando está grávida, a reco-mendação médica é que se faça exercícios ponderadamente no começo, melhora a qualidade de vida da mãe, do bebê, e manter uma boa alimenta-ção é fundamental.

Muda muito a rotina na gravidez? A nova criança chegando está sendo

uma novidade, uma experiência maravilhosa depois de 12 anos de diferença da outra fi-lha, e parece ser tudo novo, outra realidade. O pique é diferente embora eu seja muito agi-tada, procurando fazer várias coisas ao mes-mo tempo, por exemplo, o serviço de casa, sempre tento arrumar algumas coisinhas no período da manhã para que na hora do almo-ço esteja tudo em seu lugar. Eu sou uma pes-soa funcional à noite, enquanto todos querem descansar eu estou lavando roupas, fazendo várias coisas é a minha mania. É lógico que o bebê vai me deixar um pouco mais ocupada, mas ele não será uma dificuldade como algu-mas mães dizem por aí, temos que adequá--lo a nossa vida. Quando estava grávida da Raissa, trabalhei até dois antes de seu nasci-mento. Foi assim, muito rápido e após duas semanas eu já estava na academia, levan-do ela para cima e para baixo e os avós me ajudando a cuidar. Agora é uma experiência nova, diferente, mas eu vou tentar fazer da mesma forma, dando minhas aulas de ginás-ticas, procurando manter o ritmo. Vou tentar na medida do possível fazer com que o bebê se torne parte de minha rotina. Vou continuar dando aulas, não sei até quando será possível e sobre o retorno, pretendo que seja logo, pois quando se é proprietário, age-se de forma di-

ferente. Quando se é funcionário, existem várias leis que acabam nos ampa-rando, como proprietária me vejo na obrigação de estar ali, saber o que está acontecendo no meu estabelecimento, então preten-do voltar logo que for possível.

Page 19: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 19

BOA FORMA

Veja as dicas dos especialistas para emagrecer de vez em 2015Estabelecer metas em longo prazo e mudar hábitos são essenciais para acabar com o temido efeito sanfona

Quem pretende emagrecer em 2015 já tem que pensar em 2016. Estabelecer como meta que não pretende engordar de novo é um

dos segredos para evitar o efeito sanfona. Além disso, é preciso mudar sua relação com a gordura, com os alimentos e com você mesmo. Segundo especialistas, ob-jetivos de curto prazo têm dias contados. “Muitas pessoas querem emagrecer para o verão ou, simplesmente, para entrar em um vestido numa ocasião especial. Depois que passa a estação ou depois que passa o evento, o emagrecimento simplesmente perde o sentido e a pessoa tem dificulda-de de se manter no foco”, diz a psicóloga Elaine Lopes, que usa o próprio exemplo para ajudar outras pessoas a emagrecer (leia texto abaixo). Apesar de muitos bus-carem o emagrecimento por estética, a principal questão é a saúde. “A obesidade é uma doença, e atrás dela vem uma série de outras”, afirma o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, do hospital Beneficência Por-tuguesa. Ele cita como exemplos a pressão alta (que pode causar uma série de outras doenças), diabetes, deficiências cardíacas, pedra na vesícula e problemas ortopédicos (nos joelhos, na coluna e nos tornozelos). “Além da maior incidência de câncer no in-testino”, diz o médico.

Mudança de hábitoOs especialistas ressaltam a neces-

sidade de mudar o estilo de vida antes de dar o primeiro passo. “Para emagrecer tem que ter dieta, atividade física”, ensina Frai-ge Filho, que não descarta o uso de medi-camento que possam ajudar a tirar ansie-dade, controlar o metabolismo ou ajudar na perda de apetite. E é importante também pensar nos resultados quando a tentação aparecer. “Quando você emagrece, não se trata apenas dos quilos que você perde, e sim da vida que você ganha”, afirma Elaine. (Bárbara Souza) Psicóloga perdeu 28 kg em um ano A psicóloga Elaine Lopes, 32 anos, perdeu 28 kg em um ano fazendo dieta e atividade física constantes. “Aos poucos, in-troduzi os exercícios à rotina. Hoje pratico atividades físicas seis vezes na semana e mudei radicalmente a alimentação.” A mu-dança começou quando decidiu engravidar. “Como seria exemplo para o meu filho se não tinha uma alimentação decente e não tinha a saúde em dia?” (BS)

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Diga adeus às gordurinhas

Fontes: Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa e professor de endorcrinologia da Faculdade do ABC; Elaine Lopes, psicóloga, especialista em transtornos alimentares pela USP, que emagreceu 28 kg em um ano e criou um curso para ajudar quem quer emagrecer com saúde e sem efeito sanfona

Comece pelo começo

■ Quem quer emagrecer precisa combinar dieta e atividade física

■ Para começar, é preciso fechar

a boca

■ Unidades de saúde do Estado de São Paulo: http://migre.me/kusy9

onde procurar ajuda gratuita

■ Especialistas: Endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, educador físico, psicólogo

■ Unidades de saúde da Prefeitura de São Paulo: http://migre.me/kusvM

Procure encontrar um equilíbrio, não se privando do que gosta, mas fazendo de forma moderada e, principalmente,

mudando sua relação com a comida e com

o exercício físico

Faça pequenas trocas

Substitua as calorias dos doces, por exemplo, por

alimentos com mais fibras, como vegetais e frutas

As proteínas também são importantes para a alimentação

e têm menos calorias, como carne sem gordura, ovos, queijos e peixes

Elimine o açúcar

e as farinhas brancas

Procure ajuda

Endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas e/ou psicólogos vão ajudá-lo a estabelecer metas, critérios e métodos para a sua mudança alimentar e de comportamento

Um personal trainer, professor da academia, educador físico são profissionais essenciais para combinar as atividades físicas compatíveis com o seu tipo físico, idade e necessidades

Para evitar o efeito sanfona Para comparar

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados

Uma dieta de mil calorias por dia

garante perda de 800 gramas

a 1 kg por semana

Uma hora de atividade física intensa garante a perda de

450 calorias por dia

Um Big Mac

tem 491 calorias

Mude seu estilo de

vida

Você vai perceber que a mudança é um processo gradual e

progressivo

Nos fins de semana é até permitido,

com bom senso, ter uma refeição com um pouco mais de carboidrato, mas vá com calma para não

voltar a engordar

2014

2015

Se você comia quatro

pedaços de pizza, coma dois

Estabeleça uma meta

É fundamental identificar por que se quer emagrecer

Emagrecer para o verão ou para

entrar em um vestido numa ocasião especial não são motivos que ajudem a pessoa a não voltar a engordar

Depois que passa a

estação ou o evento, o emagrecimento perde o sentido e a pessoa tem dificuldade de se manter no foco

Page 20: Jornal et 205 - edição nº 1208

SAÚDE

Cesárea ou normal, qual a melhor forma de parto?Ministério da Saúde cria regras para que se reduzam cesarianas na saúde privada. Na rede pública, parto normal ainda é maioria

20| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Jéssica Prado

No último dia 7, foram publica-das no Diário Oficial medidas estipuladas pelo Ministério da Saúde e da Agência Nacional

de Saúde Suplementar (ANS) em rela-ção aos partos cesáreos. Operadoras de plano de saúde deverão fiscalizar hospi-tais e médicos para diminuir a quantida-de de cesáreas realizadas no país. Elas terão 180 dias para se adaptarem às no-vas resoluções.

Entre as regras da publicação, está o de a mulher receber um Cartão Ges-tante com dados sobre seu pré-natal para apresentar na maternidade, a re-alização de um Partograma por parte

do médico (um documento que detalha a evolução do trabalho de parto, condi-ções da mãe e do bebê) e a possibilidade de obter junto às operadoras do plano de saúde a porcentagem realizada de cesáreas e partos normais de médicos e hospitais conveniados (para auxiliar as mães na tomada de decisão). Quem não prestar essas informações quando soli-citadas será multado em até R$ 25 mil.

O índice de nascimento por cesá-rea na rede privada no Brasil chegou a 84,6%, sendo que a porcentagem reco-mendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 15% (nos casos de si-tuações reais de risco à mãe ou ao bebê). No Sistema Único de Saúde (SUS), 60% dos partos realizados são de forma nor-mal, ficando 40% para as cesáreas.

Dúvidas sobre os partos

Fonte: Os ginecologistas e obstetras Carolina Curci e Alberto Jorge Guimarães para Portal Terra

Duração: geralmente cesariana é realizada em uma hora. Já o parto normal tende a variar e pode durar até 15 horas quando feito pela primeira vez.

Anestesia no parto normal: é possível administrar uma pequena dose de anestesia para aliviar o desconforto.

Saúde do bebê: com o parto normal, o bebê consegue liberar líquidos que estavam dentro de seus pulmões, tendo menos riscos de desenvolver proble-mas respiratórios. No entanto, a opção por qualquer um dos tipos não afeta desenvolvimento neurológico da criança.

Parto normal, ainda o favorito: além de evitar problemas respiratórios ao bebê, o parto normal traz benefícios à mãe, como menos sangramento na hora de dar à luz, menos chance de infecção e recuperação rápida.

Indicação para cesárea: quando bebê está sentado, descolamento de pla-centa, gestação em que a criança é maior que a pelve da mãe ou outras complicações mais graves

Recuperação: no parto normal, a mãe não sente dores na recuperação e pon-tos são expelidos naturalmente. Na cesariana, a mulher pode levantar entre 6 e 12 horas, ter os pontos retirados em 10 a 15 dias e há dores abdominais no pós-operatório.

do médico (um documento que detalha a evolução do trabalho de parto, condi-ções da mãe e do bebê) e a possibilidade de obter junto às operadoras do plano de saúde a porcentagem realizada de cesáreas e partos normais de médicos e hospitais conveniados (para auxiliar as mães na tomada de decisão). Quem não prestar essas informações quando soli-citadas será multado em até R$ 25 mil.

O índice de nascimento por cesá-rea na rede privada no Brasil chegou a 84,6%, sendo que a porcentagem reco-mendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 15% (nos casos de si-tuações reais de risco à mãe ou ao bebê). No Sistema Único de Saúde (SUS), 60% dos partos realizados são de forma nor-mal, ficando 40% para as cesáreas.

Fonte: Os ginecologistas e obstetras Carolina Curci e Alberto Jorge Guimarães para Portal Terra

geralmente cesariana é realizada em uma hora. Já o parto normal

é possível administrar uma pequena dose de

com o parto normal, o bebê consegue liberar líquidos que estavam dentro de seus pulmões, tendo menos riscos de desenvolver proble-mas respiratórios. No entanto, a opção por qualquer um dos tipos não afeta

além de evitar problemas respiratórios ao bebê, o parto normal traz benefícios à mãe, como menos sangramento na

quando bebê está sentado, descolamento de pla-centa, gestação em que a criança é maior que a pelve da mãe ou outras

no parto normal, a mãe não sente dores na recuperação e pon-tos são expelidos naturalmente. Na cesariana, a mulher pode levantar entre 6 e 12 horas, ter os pontos retirados em 10 a 15 dias e há dores abdominais

Marina Boaretto

“O meu parto foi cesárea porque quando cogitei a possibilidade de ter o parto normal, o médico conversou comigo e eu fiquei aflita e com medo dos riscos. Já quanto à medida do go-verno, eu não sou contra, porque assim as mulheres vão ter as orientações corretas e não passarão por cirurgias desnecessárias”.

Karina Pulini Dário

“O melhor parto é aquele em que

mãe e bebê se saem bem. Acredito

que se a mãe estiver em boas condições de saúde, com contrações, di-latação e o bebê na posição correta, por

que não o parto normal? Com certeza ele seria a melhor opção. Mas, muitas

vezes não é isso que ocorre. Minha duas filhas nasceram de cesariana, 40 semanas e nada dos sinais. Cada caso

é um caso. Daí a necessidade de se ter um bom acompanhamento médico”.

As mamães opinam...

Page 21: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 21

Eis a dúvida!A futura mamãe Valéria Alexandri-

no Bressan Godoy, de 31 anos, está grá-vida de 7 meses do seu primeiro filho, e a princípio tem preferência pelo parto cesáreo. No entanto, não consegue des-cartar definitivamente a possibilidade de optar pelo parto normal. Tudo ainda é uma incógnita para a mãe.

Ela comenta que pensa no parto cesáreo pelo fato de ser seu primeiro fi-lho e de as pessoas comentarem que o parto normal é mais dolorido. “A dúvida é se eu conseguiria dar à luz ou não, al-gumas coisas podem complicar, a gente tem medo disso. A cesárea me passa um pouco mais de segurança pela aneste-sia, a operação...”, comenta.

Vinda de uma família que também optou pela cesárea, Valéria consegue in-formações com suas alunas a experiên-cia de quem passou pelo parto normal. Alguns foram mais complicados, outros tranquilos.

“O médico com o qual faço acom-panhamento pré-natal disse que parto normal é mais seguro e melhor para a criança. Ele me disse que vai esperar um pouco para conversar comigo sobre isso, mas se na hora eu sentir que estou com dilatações todas certinhas, talvez eu opte pelo normal”, finaliza.

A dúvida é normal entre as mães, principalmente as de pri-meira viagem. Para isso, há vá-rias matérias que abordam o assunto na internet. Entre as informações obtidas no UOL

Notícias, segundo o ministério da Saúde, a cesariana, quando sem indicação mé-dica, aumenta em 120 vezes o risco de problemas respiratórios para o recém--nascido e triplica o risco de morte da mãe. Cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no país estão relacionados à prematuridade.

Em uma reportagem do portal Ter-ra, os ginecologistas e obstetras Caro-lina Curci e Alberto Jorge Guimarães esclareceram as principais dúvidas sobre os dois tipos de parto (tabela ao lado). Para decidir, as mães devem estudar muito bem a opção e conversar seriamente com seu médico sobre os riscos e benefícios.

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 21

tem medo disso. A cesárea me passa um pouco mais de segurança pela aneste-sia, a operação...”, comenta.

Vinda de uma família que também optou pela cesárea, Valéria consegue in-formações com suas alunas a experiên-cia de quem passou pelo parto normal. Alguns foram mais complicados, outros tranquilos.

“O médico com o qual faço acom-panhamento pré-natal disse que parto normal é mais seguro e melhor para a criança. Ele me disse que vai esperar um pouco para conversar comigo sobre isso, mas se na hora eu sentir que estou com dilatações todas certinhas, talvez eu opte pelo normal”, finaliza.

A dúvida é normal entre as mães, principalmente as de pri-meira viagem. Para isso, há vá-rias matérias que abordam o assunto na internet. Entre as informações obtidas no UOL

riscos e benefícios.

Angélica Renata Ferreira

“Meu primeiro filho, Kauan, nasceu de parto normal e minha filha Gabrielly de cesárea. Eu queria fazer um parto normal desta última vez, mas como tive minha filha em Jaú e fiz laqueadura, optei pela operação, já que teria que marcar um dia decidido para o parto ocorrer. A dor do parto normal é algo que você nunca esquece, mas a recuperação é muito rápida e é bom para o bebê. Quanto à decisão do governo, concordo, pois tem pessoas que fazem cesáreas justamente porque não querem sentir dor”.

RobertaBatista

“Eu não sou mãe ainda,

mas sem dúvi-da optaria pelo

parto natural pois gera menos trauma

para mãe e para o bebê!”

Valéria tem preferência por cesárea, mas não descarta opção do parto normal

Page 22: Jornal et 205 - edição nº 1208

22| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

SAÚDE

Atividade física regular ajuda a manter articulações saudáveisEstrutura é o que garante o movimento do corpo e tende a fi car mais frágil com o passar dos anos

A s articulações do corpo são fundamentais para qualquer movimento que se faça, prin-cipalmente a locomoção.

Mas, como ela é uma estrutura frágil, é necessária toda atenção para mantê--la saudável, sobretudo com o passar dos anos. “Indivíduos de vida muito se-dentária, quando chegam a uma certa idade, têm mais risco de ter problema nas articulações”, afirma o fisiologista do esporte Turibio Barros. “A recomen-dação é nunca deixar que a idade faça regredir de forma muito acentuada seu nível de atividade física habitual”, afir-ma o especialista. Para isso, é impor-tante manter o corpo em movimento ao longo da vida e também fortalecer a musculatura. “Quando não se faz ne-nhuma atividade física, o músculo atro-fia. Com isso, o peso age de forma mui-to mais impactante”, afirma. Por isso, dizem os especialistas, para se preve-nir de problemas, é importante perder peso e fazer alongamentos e exercícios de equilíbrio, principalmente as pesso-as mais velhas (veja quadro ao lado). “E é importante ter cuidado com ati-vidades que facilitem as torções e os traumas locais”, ressalta o ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa.

AJUDINHAExistem medicamentos chama-

dos condroprotetores, que agem mini-mizando o processo degenerativo da cartilagem articular. Mas é importante procurar um especialista para fazer

uma avaliação antes de usá-los. Ali-mentos não têm influência direta no fortalecimento das articulações, mas o colágeno é importante para manter a saúde dessa estrutura. “E a princi-pal fonte de colágeno vem da alimen-tação”, revela Nunes. “O que se reco-menda sem medo de errar é comer gelatina sempre. Ela é uma importante fonte de colágeno”, ressalta Barros. (Bárbara Souza)

ESTRALAR NEM SEMPRE INDICA PROBLEMA

O famoso “estralar a articulação”, como acontece em mãos e joelhos, na maioria das vezes não indica problema. O barulho que normalmente mostra um problema é como se fosse um ran-gido, como se a articulação estivesse raspando. Em casos graves, há defor-midades (articulação vai entortando), limitação de movimento e inchaço (derrame articular conhecido como “água no joelho”). (BS)

“Quando se chega a certa idade, a atividade física precisa fazer parte do nosso dia a dia para unir o útil ao agradável. Eu

deveria ter começado a fazer academia mais cedo, mas na época não foi possível porque não existiam tantas academias de fácil acesso como há hoje”, diz Marilisa, que tem 62 anos

e já faz academia diariamente há um ano.

Page 23: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 23

Page 24: Jornal et 205 - edição nº 1208

24| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

OPORTUNIDADE

Store Automação abre 20 vagas de emprego

CARNAVAL

Bloco do Gallo abrirá calendário de festas

A Store Automação, parcei-ra do DFP (Departamento de Formação Profissional), anuncia a abertura de 20 vagas para sua empresa de criação e desenvol-vimento de softwares localizada em Barra Bonita. As vagas são destinadas a profissionais e estagiários que desejam traba-lhar nas áreas de desenvolvimen-to, suporte e consultoria. Para

No dia primeiro de fevereiro, a partir das 13 horas, o tradicional Bloco do Gallo fará mais uma vez a abertura do Barra Folia. Capitaneado por Pedro Gallo, a sexta edição do evento espera levar às ruas de Barra Bonita cerca de três mil foliões. A agitação fica por con-ta da Banda Curumim, que está junto com o bloco desde o primeiro evento. No repertório muito frevo e marchinhas lo-cais. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura de Barra Bonita.

Em 2015, a previsão é que 1400 pes-soas apoiem a iniciativa com a adesão aos abadás. Além dos carnavalescos uniformizados, a expectativa é que mais de mil pessoas acompanhem o desfile, totalizando quase três mil foliões.

A concentração do evento será na rua 1° de Março, seguindo depois pela Avenida Pedro Ometto, retornando pela rua Winifrida e parando novamente na rua 1° de Março.

Confira os locais de venda dos abadás:

concorrer às posições disponí-veis, o candidato deve enviar o currículo para o departamento de Recursos Humanos da companhia ([email protected]) ou ainda para o Departamento de Formação Profissional, aos cui-dados do diretor Ricardo Mangili ([email protected]).

As posições exigem forma-

CondecJaú: Av. Ana Claudina, 590 (14) 3626.3338Bauru: Av. Getúlio Vargas, 21-20 (14) 3161.9100 Pederneiras: Av. Brasil, 0-878 (14) 3252.3193 Peraçoli Moda MasculinaBarra Bonita: Rua Primeiro de Março, 122 - (14) 3641.0303

Fórmula ManipulaçãoBarra Bonita: Rua Sebastião Franco de

EVENTO

Neste sábado tem Barra Mix Hall

Neste sábado, dia 17, às 23 horas, haverá mais uma edição do Barra Mix Hall, no espaço do Girassol Eventos. A festa contará com a presença dos DJs Pedro Pupo e Netinho Parra e da dupla de sertanejo universitário Luiz Guilher-me e Daniel.

Convites antecipados podem ser adquiridos nos pontos de venda: Javas, Restaurante Girassol e Homes Fitness.

ção ou curso em andamento nas áreas de Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Logística e oferecem benefícios compatíveis com o mercado.

Em 2013, a estrutura da Store, incluindo comercial, consultoria, suporte e fábrica de softwares era de 58 pessoas. Em 2014 fechou com 86 e para 2015 a expectativa é che-gar a 106 colaboradores diretos.

Arruda, 661 - (14) 3642.3343

Conveniência Am PmBarra Bonita: Av. Pedro Ometto, 1524 (14) 3641.1743

Center PneusBarra Bonita: Rua Nove de Julho, 544 (14) 3641.1573

PROMOTERSTati Meneghesso (14) 98168.2749 Ricardo Guedin (14) 99663.1105

Divu

lgaçã

o

Page 25: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1207 |10 de janeiro, 2015 | 25

ENTRETENIMENTO

Piscina Municipal recebe centenas de pessoasO Centro de Lazer do Trabalhador

“Alcides Correa” (Piscinão) reabriu no último sábado, dia 10, para a temporada 2015 e atraiu mais de 300 pessoas para se refrescarem no local. Após anos, o Piscinão foi reativado no início de 2014 e chegou a receber mais de 500 pessoas por final de semana no ano passado.

O local recebe todos os cuidados de uma piscina particular, como água clora-da, filtrada e aspirada frequentemente.

A Piscina Municipal funciona todos os sábados, domingos e feriados, das 9h às 12 horas e das 14h às 18 horas. Toda a comunidade está convidada a visitar o Centro de Lazer do Trabalhador e se re-frescar neste verão.População se diverte no piscinão

Divu

lgaçã

o

CIDADE

Guarda Patrimonial flagra tentativa de furto

Na última semana Barra Bonita registrou uma tentativa de furto na região dos quiosques próximos à Pra-ça do Teleférico. A prisão do suspei-to foi possível porque os guardas da Guarda Patrimonial de Barra Bonita flagraram a ação por meio do circuito de segurança e informaram a Polícia Militar. Após poucos minutos, os po-liciais chegaram e o pegaram em fla-grante, dando voz de prisão por tenta-tiva de furto.

Na sequência de imagens é pos-sível ver o suspeito forçando a porta do quiosque com um pé-de-cabra. O suspeito foi detido e está da Cadeia

Pública de Barra Bonita à disposição da Justiça. As informações são da as-sessoria de imprensa da prefeitura.

Atualmente, Barra Bonita conta com 18 câmeras com monitoramen-to 24 horas por dia nos mais variados pontos da cidade. Essa foi mais uma ação conjunta da Guarda Patrimonial e Polícia Militar que resultou na prisão de suspeitos. Em janeiro de 2014, as câmeras de segurança flagraram a ex-plosão de um caixa eletrônico na Orla Turística. As imagens ajudaram a polí-cia a identificar e prender os suspeitos que vieram de Praia Grande, no litoral Paulista, para cometerem o crime.

CÂMARA IGARAÇU

Prova de concurso público é adiado por pedido do Ministério Público

A Câmara da Estância Turística de Igaraçu do Tietê, por intermédio de seu presidente Aparecido Jovanir Penna Jr., informa a toda população que a prova do Concurso Público para os cargos de asses-sor de imprensa e comunicação, contador, diretor geral, faxineira/copeira e procura-dor jurídico que seria realizado no dia 18

de janeiro, às 8h30, na escola municipal prefeito Ângelo Domezi, está temporaria-mente suspensa e será adiada, conforme pedido do Ministério Público.

No documento do pedido do MP enviado para a Astral Assessoria (em-presa responsável pelas provas) e para a Câmara Municipal consta modificações

nos editais, importantes para o bom funcionamento do concurso. Sendo assim, faz-se necessário o adiamento dos exames para que todos os pontos sejam sanados.

Assim que forem feitas as retifica-ções, a Câmara Municipal informará a população sobre a nova data.

CARNAVAL

Blocos e Escolas Como em 2014, o Barra Folia tam-

bém contará com a presença de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba. A Bateria Nota 10 desfilará neste ano com a escola Toca do Coelho.

Pessoas interessadas em desfilar nos blocos e na escola de samba ou que quiserem desfilar com blocos indepen-dentes, devem entrar em contato com a secretaria Municipal de Cultura e Turis-mo ou pelo telefone (14) 3641-0385.

Page 26: Jornal et 205 - edição nº 1208

26| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

CIDADE

Projeto de combate a enchentes

No último sábado, dia 10, a vice--prefeita Sônia Aparecida Gonçalves Be-larmino e o secretário de Gestão de Con-vênios Glauco Miotto estiveram em Jaú, em encontro com o ministro das cidades Gilberto Kassab e o deputado federal Ri-cardo Izar, protocolando a solicitação de dois poços profundos com reservatório, além de um projeto básico de combate a enchentes no Córrego Barra Bonita, totalizando R$ 41 milhões.

O projeto básico de combate a en-chentes foi elaborado pela UFSCar (Uni-versidade Federal de São Carlos) em 2009 através da Associação de Morado-res e Amigos do Córrego Barra Bonita, no valor de R$ 35 milhões. O projeto pre-vê toda a infraestrutura necessária ao córrego, evitando enchentes e desmoro-namento do barranco. “O córrego corta o centro comercial e turístico de Barra Bonita e esse projeto favorece toda a ci-dade. Esperamos ser atendidos pelo mi-nistro das cidades Gilberto Kassab e o deputado federal Ricardo Izar, para que os pedidos possam ser colocados em prática”, afirmou Sônia.

Os poços tubulares profundos têm vazão de 200m³ por hora, junto a um re-servatório de água com capacidade para 1500m³. Esse projeto já foi aprovado pelo DAEE, com licença para instalação na Vila Habitacional. Com a construção desses poços, toda a parte de abasteci-mento de água da cidade será favoreci-da, como afirma Glauco Miotto.

BAURU SHOPPING

Barra-bonitense está entre ganhadores do sorteio

Foram mais de 220 mil cupons de-positados e após muita expectativa o Bauru Shopping realizou o sorteio da maior Campanha de Natal de todos os tempos. Cinco consumidores foram contemplados com prêmios que so-mam R$ 300 mil.

Fernando Aparecido Chio, de Ia-canga, foi o grande vencedor do veí-culo Toyota RAV 4. Já o modelo Hilux Cabine Dupla saiu para Maria Alice Vieira, de Bauru. O veículo Corolla também saiu para uma bauruense, Maria Elisabete de Almeida, que irá começar o ano com um carro zero qui-

CARNAVAL

Preparativos para Barra Folia 2015 Nesta semana os tamborins já co-

meçaram a ser aquecidos e Barra Boni-ta sente novamente o clima do Carnaval. A Bateria Nota 10, liderada pelo mestre Ivanil de Paula, iniciou seus ensaios na quinta-feira, dia 15.

As reuniões acontecerão de segunda a sexta-feira, das 20h às 22 horas, e aos domingos das 18h30 às 20 horas, na Praça da Juventude, em frente à secretaria municipal de Cultura e Turismo. Os ensaios seguirão

até dia 13. A prefeitura de Barra Bonita

disponibilizará ônibus para os integrantes da bateria nos seguin-tes horários: segunda a sexta-feira, saída às 19h30 e retorno às 22h15. Aos domingos, saída às 18h e retor-no às 20h30. As saídas serão sempre na Padaria Pão de Mel, no Sonho Nosso II. Mais informações podem ser obtidas na secretaria por meio do telefo-ne (14) 3641-0385.

lômetro na garagem. De Barra Bonita vem o ganhador

do primeiro pacote de viagem para Rio Quente Resorts com acompa-nhante, Cristiano Marconi Gonçalves. A última contemplada no sorteio foi de Areiópolis, Vanderleia de Oliveira Braz que também ganhou um pacote de viagem para o famoso destino tu-rístico em Goiás.

A cada R$ 150,00 em compras realizadas durante o período da pro-moção, o consumidor teve o direito de trocar as notas fiscais por cupons para concorrer aos prêmios.

PREFEITURA

Casa da Criança terá nova diretoriaNo dia 13 de janeiro, às 19 horas

na sede da Casa da Criança em Bar-ra Bonita, Ana Lia Alasmar Ferreira presidiu a assembleia que elegeu o novo conselho deliberativo da Casa da Criança. A entidade vinha sendo administrada por pessoas indicadas pela administração do ex-prefeito José Carlos de Melo Teixeira. Por ocasião da posse do atual prefeito Guilherme os diretores da entidade não entrega-ram os cargos e decidiram continuar a administrar até o final do seu res-

pectivo mandato. A expectativa era de que a atual administração da Casa da Criança apresentasse uma chapa para concorrer novamente à eleição. Mas isso não ocorreu, apenas a chapa composta por pessoas de confiança do executivo municipal participou da eleição. A assembleia transcorreu-se tranquilamente, elegendo o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal que deve escolher o executivo para administrar a entidade e suas seções. As pessoas eleitas foram:

Conselho DeliberativoIvanilde BressaninTerezinha Aparecida dos SantosJucilene Chiachia de OliveiraEduardo Pizzo OtoboniMaria Helena da Silva ArikAna Lia Alasmar FerreiraAna Paula dos Santos

Conselho FiscalEdileuza Maria da Silva SantosRosangela Iara dos SantosSergio Puchetti

Page 27: Jornal et 205 - edição nº 1208

Lei n° 2424/05 R$ 62,90

FALECIMENTOS

Faleceu no dia 07/01/2015 em Bauru, com 77 anos, o Sr. PE-DRO RODRIGUES XAVIER, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 8 horas do dia 08/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 07/01/2015 em Jaú, com 82 anos, a sra. APA-RECIDA SALVI MARCON, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 08/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 10/01/2015 em Jaú, com 86 anos, o sr. ALTINO ABILE, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 11/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 11/01/2015 em Barra Bonita, com 76 anos, a sra. ETELVINA GOMES CAPA-CI, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 17 horas do dia 12/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 12/01/2015 em Jaú, com 64 anos, a sra. GENE-ROSA RAMALHO DE LIMA, esposa do sr. Telcino de Lima, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 11:00 horas do dia 13/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 12/01/2015 em Barra Bonita, com 86 anos, o sr. JOSÉ ARANDA, saindo o féretro do velório municipal de Barra Boni-ta às 15 horas do dia 13/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 13/01/2015 em Barra Bonita, com 79 anos, a sra. HERMINIA PIMENTEL MASSU-CATE, saindo o féretro do velório municipal de Barra Bonita às 9 horas do dia 14/01/2015, para o cemitério municipal de Barra Bonita.

Funerária Pizzo

Faleceu no dia 14/01/2015 em Barra Bonita, com 84 anos, a sra. AURORA ANDRADE IZEPPE, saindo o féretro do velório muni-cipal de Igaraçu do Tietê às 16h30 do dia 14/01/2015, para o cemi-tério municipal de São Joaquim.

Funerária Pizzo

Homenagem

Maria dos Milagres Ferreira

1 ano de falecimento

Lá um ano se passou... Viver 365 dias sem você foi dolorido. O luto não passa, a dor

da ausência não acaba, a sepa-

ração física dói, mas com o tempo essa dor se aquieta e se transforma em silêncio. Sou muito grata a Deus pelo privilégio de ter vivido com você.

Sinto muitas saudades, mas quando ela vem, busco as boas lem-branças que você nos deixou.

Sei que o céu é o lugar dos justos e bons e foi por isso que Deus a chamou. Sua simplici-dade, honestidade, disposição e alegria são exemplos que guia-rão para sempre minha vida. Quando me sinto triste olho para o céu e busco forças, coragem, luz para seguir em frente e agradeço a você por ter dedicado todo carinho e amor por todos nós.

Sigo na fé que cedo ou tarde vamos nos encontrar e sorrindo vou dizer: Que saudades de você!

Te amaremos para sempre!De seus irmãos Vera, Domin-

gos e Cido, das filhas Lorena e Keli-ne, cunhadas, sobrinhos, familiares e amigos.

ASSEMBLÉIA GERAL DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O diretor presidente da COMUNIDADE SÃO CLE-MENTE MARIA HOFBAUER, convoca os membros da diretoria para se reunirem em assembleia geral a realizar-se na paróquia de Santo Antônio, situada na Rua Aurélio Saffi s/ n°, nesta cidade de Barra Bonita/SP, no dia 19 de janeiro de 2015, às 20h, para deliberarem a seguinte ordem do dia:

Votação da nova ordem da diretoria

Barra Bonita, 13 de janeiro de 2015

Padre Fabio Rogério TimóteoDiretor presidente

Luciano Correa de Lima - ME, torna público que recebeu da CETESB a licença Prévia de Instalação e de Operação n°. 7001565, válida até 26/12/2018, para Fabricação de Calçados de Material Sintético, montado à Rua dos Imigrantes n° 08, Distrito Industrial, Barra Bonita/SP.

PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA

DE BARRA BONITA

AVISO DE LICITAÇÃO

EDITAL Nº 001/2015 - PREGÃO (PRESENCIAL) Nº 001/2015

OBJETO: Aquisição de diversas camisetas tipo abadá, para o evento denominado Carnaval Barra Folia 2015. Entrega dos envelopes de documentos, propostas e credenciamento: Dia 29 de Janeiro de 2015, às 9 horas, no Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura.

EDITAL Nº 002/2015 - CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2015

OBJETO: Contratação de empresa, com o fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos, para operação, manutenção, ampliação, modernização e efi cientização energética do Parque de Iluminação Pública com 5.159 pontos, nos exatos termos do memorial descritivo e planilha orçamentária. Encerramento: Entrega dos envelopes documentação e proposta: até o dia 19 de fevereiro de 2015 às 9:00 horas. Abertura dos envelopes: Dia 19 de fevereiro de 2015, às 9:15 horas.

Valor do edital do Pregão Presencial R$ 5,00 (cinco reais) e o valor do edital da Concorrência Pública R$ 20,00 (vinte reais). O edital na íntegra encontram-se à disposição dos interessados no Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura, localizado na Praça Nhonhô de Salles, nº ll30, Centro, Barra Bonita - SP, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00 horas. Esclarecimentos no local citado, pelo fone (14) 3604-4000 ou ainda através do endereço eletrônico (e-mail) [email protected]. Barra Bonita, 14 de Janeiro de 2015. Glauber Guilherme Belarmino - Prefeito Municipal.

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 27

Page 28: Jornal et 205 - edição nº 1208

LAR SÃO VICENTE DE PAULOCNPJ nº 46.183.612/0001-68 – Rua Amantino Godoy, nº 105, Vila Narciza – Barra Bonita/SP

Ativo Passivo Ativo Circulante Passivo Circulante Banco Conta Movimento 9.035,77 Fornecedores 4.503,56 Aplicação Financeira 57.034,71 Folha Pagamento Empregados à Pagar 2.650,29 Poupança 39.952,48 Encargos Sociais a Pagar 1.339,28 INSS Recuperar 389,46 Obrigações Tributarias 192,69 Ativo Não Circulante Demais Contas a Pagar 7.085,66 Imobilizado Obrigação Junto a Terceiros 28.972,45 Imoveis 400.000,00 Moveis e Utensílios 29.959,10 Equipamentos de Informatica 3.220,00 Patrimônio Liquido Equipamento de Fisioterapia 21.688,00 Patrimonio Social 496.746,17 Veiculos 10.300,00 (-) Deficit Acumulado -149.399,94 (-) Depreciação acumulada -179.489,36Total do Ativo................................ 392.090,16 Total Passivo+Patrimônio Liquido 392.090,16

DEMONSTRAÇÃO DA CONTA RESULTADO DO EXERCICIOEncerrado em 31 de dezembro de 2014

Receitas Despesas:Doações Receita de P. Fisica 137.241,49 Despesas Trabalhistas e Encargos 183.843,67Doações Receita de P. Juridica 0,76 Serviços de Terceiros 5.803,74Convenio Pref. Est. Tur. Barra Bonita 61.384,92 Despesas Financeiras 943,88Receita de Eventos 44.675,00 Despesas Gerais 84.224,13Receitas diversas 726,33 Despesa Tributarias 1.697,54Doacão Recebida 10,50 Encargos de Depreciac./amort./Exaustão 21.628,80Rend. de Aplicações Financeiras 6.465,32Descontos Obtidos 991,19 Concessão de Gratuidades 275.417,68Reversão de Provisão 51,00 Gratuidades Concedid.-INSS Patronal 39.830,52Alugueis Recebidos 7.249,40 (-) Crédito Gratuidades Concedidas -275.417,68Outras Receitas Diversas 0,43 (-) Crédito Isenção INSS Patronal Concedida -39.830,52Rendimentos de Poupança 1.985,84Convenio – Forum Barra Bonita 5.600,00 (-) Déficit do Período -31.759,58Total .................................. 266.382,18 Total .................................. 266.382,18

Barra Bonita, 31 de dezembro de 2014

Mauricio Antônio Moreto Cleomar Vilela Elcio José Martinez Parra Presidente Tesoureiro Contador: CRC 1SP158059/O-9

Parecer do Conselho FiscalAnalisamos o “Balanço Patrimonial e a Demonstração da Conta Resultado do Exercício da Lar SãoVicente de Paulo, levantado em 31 de dezembro de 2014, em nosso parecer está de acordo com asnormas contábeis em vigor."

Amauri Penha Vilella Antonio Carlos Polônio Erivaldo Batista Soares

BALANÇO PATRIMONIAL - Encerrado em 31 de dezembro de 2014

28| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 29: Jornal et 205 - edição nº 1208

ASSOCIAÇÃO DO HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ

DE BARRA BONITARua 14 de dezembro, nº 490 – CEP 17.340-000

PABX (014) 3604-7114 – FAX – 3641-1296Barra Bonita – SP

CGC: 44.745.024/0001-45E-mail [email protected]

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 01/2015 – CONVITE Nº 001/2015

OBJETO: Contratação de empresa, com o forneci-mento de materiais, mão de obra e equipamentos, para a construção do S.N.D., situado no centro, Rua Marechal Floriano s/nº, esquina com a Rua Cônego Francisco Fer-reira Delgado, neste município de Barra Bonita – SP, nos exatos termos do projeto, memorial descritivo e planilha orçamentária.

Encerramento: Entrega dos envelopes proposta: até dia 26 de janeiro 2015 às 9:00 horas.

Abertura dos envelopes: dia 26 de janeiro de 2015, às 9:15 horas.

O edital na íntegra encontram-se, à disposição dos interessados no Setor de Compras da Associação do Hos-pital e Maternidade São José de Barra Bonita – SP no horário das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas.

Esclarecimentos no local citado, pelos telefones: (14) 3604-7114 ou (14) 98173-3400

Barra Bonita, 14 de janeiro de 2015

Antonio José AlpontiPresidente

ASSOCIAÇÃO DO HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO JOSÉ DE BARRA BONITA

Rua 14 de dezembro, nº 490 – CEP 17.340-000PABX (014) 3604-7114 – FAX – 3641-1296

Barra Bonita – SPCGC: 44.745.024/0001-45

E-mail [email protected]

EDITAL Nº 01/2015 DE 14/01/2015NOMEIA COMISSÃO DE LICITAÇÃO

ANTONIO JOSÉ ALPONTI, presidente, usando de suas atribuições legais

RESOLVE

Art. 1º - Ficam nomeados para fazerem parte da CO-MISSÃO DE LICITAÇÃO da Associação do Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita os seguintes membros:

Humberto MaylartMárcia Aparecida Mangili de SouzaEngenheiro Paulo Sérgio de JesusJosé Carlos PrevieroEdvaldo Nevez de ToledoJosé Augusto BataiolaCelso Valentim PerezDra. Silvia Fernandes Poleto Bolla

Art. 2º - Este edital entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Barra Bonita, 14 de janeiro de 2015

Antonio José AlpontiPresidente

www.ligala.com.br

Um guia completo de empresas e serviços da cidade

Tudo o que você procura esta aqui!

Precisou, buscou, achou!

ligala.com.br tem tudo: academias, açougues, arquitetos, automóveis, bancos, bares, chaveiros, beleza e estética, bicicletas, bijuterias, clínicas veterinárias, cursos, dentistas, depósitos de bebidas, disk gás, disk água, docerias, distribuidoras e atacados, eletrônicos, engenheiros, escolas, escritórios, fábricas, farmácias, festas, fisioterapeutas, floriculturas, fonoaudiólogos, foto e vídeo, funerárias, gráficas, hotéis, hospitais, imobiliárias, indústrias, informática, internet, jardinagem, jornais e revistas, lanchonetes,

lazer, cultura, diversão, locadoras, lojas, máquinas e ferramentas, marketing, material de construção, médicos, moda e roupas, motéis, móveis e decoração, nutricionistas, padarias, pesca e camping, pet shop, pousadas, prefeitura, produtos naturais, protéticos, psicólogos, quitandas, rádios, relojoarias, restaurantes, rodoviárias, saúde, seguro, táxis, tintas, vidraçarias e muito, muito mais...

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 29

Page 30: Jornal et 205 - edição nº 1208

EDITAL DE INTERDIÇÃO

Processo Físico nº: 0005644-12.2012.8.26.0063 ORDEM Nº 1314/2012Classe – Assunto: Interdição – Tutela e CuratelaRequerente: Maria do Carmo PintoRequerido: Sebastiana Maria Pessoa Pinto

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS, EXPEDIDO NOS AUTOS DE INTERDIÇÃO DE SE-BASTIANA MARIA PESSOA PINTO, REQUERIDO POR MARIA DO CARMO PINTO – PROCESSO Nº 0005644-12.2012.8.26.0063

O(A) Dr(a). Betiza Marques Soria Prado, MM. Juiz(a) de Direito da 2ª Vara do Foro de Barra Bonita, Comarca de Barra Bonita do Estado de São Paulo, na forma da lei, etc.

FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem, dele conhecimento tiverem e interessar possa, que perante este Juízo e Ofício Judicial, processam-se aos termos de uma AÇÃO DE INTERDIÇÃO CIVIL C.C PEDIDO LIMI-NAR que MARIA DO CARMO PINTO move em relação a SEBASTIANA MARIA PESSOA PINTO (Processo nº 1314/2012 – 2º Ofício Judicial). Assim sendo, pelo presente edital fica publicada a r. sentença de fls. 94/95, que decretou a interdição de SEBASTIANA MARIA PESSOA PINTO, cujo teor é o seguinte: “Vistos. Trata-se de pedido de interdição de SEBASTIANA MARIA PESSOA PINTO, formulado por sua filha MARIA DO CARMO PINTO. A autora informou que sua mãe, ora requerida, é pessoa idosa, nascida em 17/01/1932 e que foi acometida pelo mal de Alzheimer, não tendo consci-ência nem capacidade de compreensão para administrar seus bens e praticar os atos da vida civil. Afirmou que, para piorar a situação, sua mãe vive com sua irmã, a qual adquiriu vários bens para uso pessoal utilizando o dinheiro da aposentadoria e pensão por morte que a Sra. Sebastiana recebe. Por fim, aduziu notificou fatos que ensejaram a instauração de procedimen-to pela Promotoria de Justiça, que se encontra em trâmite. Acrescentou que existem fortes indícios de maus tratos de sua irmã Márcia Cristina Pinto em relação à sua genitora. Em razão da necessidade de administrar as contas bancárias e os bens de sua mãe, pleiteou, em sede de antecipação dos efeitos da tutela, sua nomeação como curadora provisória e, ao final, a procedência de seu pedido de interdição e concessão da curatela definitiva. Juntou documentos (fls. 05/28). Às fls. 30/1, a autora foi nomeada curadora provisória da interditanda e designada perícia psiquiátrica. Às fls. 41/42, o Ministério Público apresentou seus quesitos. Curador especial nomeado à fls. 44. Perícia psiquiátrica e parecer médico apresentados às fls. 57/59, sobre os quais se manifestaram a requerida, à fl. 72, e a autora, à fl.76. Em contestação (fls. 63/65), a requerida, por sua curadora especial, alegou que é mãe de vários filhos e, agora que apresenta certas limitações físicas e mentais, em razão da velhice, está passando por constrangimento de ser interditada. Afirma que a autora, apesar de pleitear a curadoria, não quer que vá morar com ela, interessando-se apenas pelo dinheiro que recebe. Aduziu que pode não possuir o discernimento e agilidade de um jovem, mas que isso não significa que seja incapaz para exercer os atos da vida civil. Por fim, pleiteou a total improcedência do pedido. Impugnação à contestação às

fls. 74/76. Às fls. 81/82, foi realizado estudo social na parte au-tora. O Ministério Público manifestou-se pela procedência do pedido (fls. 84/85). Esse é o relatório. Fundamento e decido. O feito comporta julgamento no estado em que se encontra, sendo desnecessária a produção de novas provas. O pedido inicial é procedente. Para configuração da incapacidade da autora, o exame médico pericial juntando às fls. 57/59 deve prevalecer, pois constatou que a interditanda é “portadora de um transtorno classificado como Demência CID X: F00, que a incapacita para os atos da vida civil, definitivamente”. Além disso, a perícia foi realizada por profissional que não tem vínculo com qualquer dos envolvidos e não há nos autos qualquer dado técnico que contrarie a conclusão do médico pericial. Em relação à requerente, foi realizado Estudo Social em sua residência (fls. 81/82), comprovando que ela tem total condição de realizar os atos da vida civil da Sra. Sebastiana Maria Pessoa Pinto, inclusive constatando-se que a autora cuida adequadamente da interditanda, tanto no que concerne à doença como no aspecto afetivo. Ou seja, nada nos autos indica que a curatela não possa ser exercida pela autora e, uma vez registrado que a interditanda não tem condições de gerir sua vida sem o auxílio de terceiros, e que parte deste auxílio é proporcionado pela filha (fls. 81/82), o pedido merece acolhida, eis que conforme dicção do artigo 1775, parágrafo 1º do Código Civil. Em situação como esta, o bem estar da interditanda é o que deve prevalecer, principalmente para proporcionar-lhe o necessário ao seu equilíbrio físico e mental e conforto, sem que se sinta um transtorno à família. Sendo assim, pelas provas dos autos, diante da conclusão da perícia médica realizada (fl. 59), do estudo Social (fls. 81/82) e do parecer favorável do Ministério Público (fls. 84/85), torna-se de rigor o deferimento do pedido. Ante o exposto e considerando o mais que dos autos consta, JULGO PROCEDENTE o pedido inicial para DECLARAR que SEBASTIANA MARIA PESSOA PINTO é totalmente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, na forma do artigo 3º, inciso II, do Código Civil e, em consequência, DECRETO sua INTERDIÇÃO, com funda-mento no artigo 1.767, inciso I, do Código Civil, nomeando como curadora a autora, MARIA DO CARMO PINTO, nos termos do artigo 1.775, parágrafo 1º, do Código Civil. A cura-tela se estenderá a todos os negócios e bens da interditanda. Transitada em julgado, empeça-se certidão para o competente registro e publiquem-se os editais de praxe, a teor do disposto no artigo 1.184, do Código de Processo Civil. Após, tome-se por termo o compromisso da curadora, ora nomeada, que fica dispensada de prestar especialização de hipoteca legal (artigo 1.190, do Código de Processo Civil) e de apresentar balanços anuais, devendo apenas prestar contas a cada dois anos, consi-derando que a interditanda aufere rendimentos provenientes de benefício previdenciário. Oficie-se ao Tribunal Regional Eleitoral para suspensão dos direitos políticos de SEBASTIA-NA MARIA PESSOA PINTO (art. 15, II da Constituição Fe-deral). Por fim, observadas as formalidades legais, arquivem-se os autos, certificando-se. Publique. Registre. Intime.” E, para que chegue ao conhecimento de todos e no futuro ninguém possa alegar ignorância, expediu-se o presente edital que será publicado e afixado na forma da lei.

Nada mais. Dado e passado na cidade de Barra Bonita em 03 de dezembro de 2014.

DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE NOS TERMOS DA LEI 11.419/2006, CONFORME IMPRES-

SÃO À MARGEM DIREITA

30| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 31: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 31

Page 32: Jornal et 205 - edição nº 1208

classificados Como anunciar?Ligue 3604-8099, o prazo para a publicação é até terçaàs 12h. Grátis para assinantes.

� Vende-se camionete Frontier 2013, a diesel. Tratar fone: 99773-0889.

� Vende-se Citroen C3 GLX 1.4, 2008, cinza metálico, completo. R$ 22.300,00. Tratar fone: 99786-2244.

� Vende-se Chevrolet Tracker, 2008, completa, em ótimo estado. Tratar fone 3641-4202 ou 99607-2127.

� Vende-se Cross Fox 1.6, completo, IPVA 2015 pago. R$ 24.000,00. Tratar fone: 3641-0894 ou 99877-8098.

� Vende-se EcoSport, 2005, flex, prata, air-bag, único dono Tratar fone: 3641-6532 ou 99118-2351.

� Vende-se EcoSport 2004, completa, metálica, segundo dono. Tratar fone: 3641-0258/ 3841-4756.

� Vende-se EcoSport Free Style, 2011, flex, preta, único dono, nova, com 29.000 km, R$ 38.000,00. Tratar fone: 3641-6532 ou 99118-2351.

� Vende-se Ford Fiesta Hath 1.6, 2004, completo, prata. Tratar fone 3644-8009 ou 99846-0020.

� Vende-se Ford Focus GLX 2009, prata, completo, com 32.000 km. Tratar fone: 3641-2808 ou 98153-1290.

� Vende-se Ford Pampa 1998, em ótimo estado. Tratar fone 99787-6206.

� Vende-se Fox Trend 1.0, 2009/2010, preto, único dono, 4 portas, trava e alar-me, com IPVA 2015 pago. Tratar fone: 3641-6518.

� Vende-se Gol 1.6 MI, 1997, branco, 79.000 km, com engate, alarme, trava,

veículosfarol de milha.Tratar fone: 99615-5544.

� Vende-se Gol bola 1.6 , 1995, chumbo, gasolina, em ótimo estado. R$ 8.500,00. Tratar fone: 3641-7069 ou 98127-9195, falar com José Carlos.

� Vende-se Gol G2 97, branco 2 portas .R$ 8.900,00. Tratar fone: 99778-4880.

� Vende-se Gol Power 1.6, completo, 2008, prata. Tratar fone: 99732-7922.

� Vende-se Parati Track field, 2005, completa, preta, excelente estado de conservação. Tratar fone: 3641-3424 ou 99728-6303.

� Vende-se Peugeot 207, 2011, preto, com vidro elétrico, trava e alarme. Tratar fone: (14)99745-2569.

� Vende-se novo Prisma 1.4, 2013, completo, prata, único dono. R$ 36.700,00 Tratar fone 98806-6304 falar com Eliana.

� Vende-se S10, 2008, diesel, 2.8, completa, menos ar-condicionado. Tratar fone: 3641-2653 ou 99709-8586.

� Vende-se Saveiro, 2003, preta, álco-ol, R$ 16.500,00. Tratar fone: 99740-1972.

� Vende-se Saveiro Super Surf 1.6, 2007, preta, completa, apenas 51000 km, impecável. Tratar fone (14)98181-1166 ou (14)99875-6622.

� Vende-se Tempra, vermelha, ano 93, em ótimo estado de conservação. R$ 8.000,00. Tratar fone: 99809-8498 ou 3644-1405.

� Vende-se Uno Wny, 2008, 4 portas, cinza, com 4 pneus novos, 2º dono, vidro, trava, alarme, limpador e desembaçador traseiro, revisado e sem retoques, novo. R$ 16.900,00 Tratar fone 99751-0342 falar com Gilberto.

� Procura-se serviço como empregada doméstica, diarista 3 x na semana ou auxiliar de cozinha. Possui referências. Tratar fone: 99896-5368.

� Procura-se serviço de guarda. Tratar fone: 99883-6014.

� Procura-se serviço de motorista, categoria D e curso de transporte coletivo. Tratar fone: 99883-6014.

� Procura-se emprego de motorista particular (Não possui carro). Tratar fone: 99735-7819 com Eduardo

� Procura-se serviço de pedreiro. Tra-tar fone: 99767-7729, falar com Antônio.

� Procura-se serviço de pedreiro de pequenos reparos. Tratar fone: 99107-3108.

� Jovem procura serviço de qualquer natureza. Possui curso de informática. Tratar fone: 99888-3349 ou 99896-5368 para recado.

� Precisa-se de topografo com prática e disponibilidade para viagem, interes-sados enviar curriculum para o e-mail: [email protected]

� Contrata-se vendedor (a) autônomo com experiência e veículo próprio. Enviar currículo para o e-mail [email protected].

SERVIÇOS

� Banho e Tosa - Tosa e tesoura, hidratação, banho medicinal. 20 anos de experiência. Confira nossos pacotes! Sistema leva e traz- Rua Armando Moreti

empregosMOTOS

� Vende-se BIZ ES, 2011, verme-lha. Tratar fone (14)99702-6354 ou (14)3641-1250.

� Vende-se CB 300, 2012, ama-rela. Tratar fone (14)99702-6354 ou (14)3641-1250.

� Vende-se CB 300, 2012, com 7.500 km, edição limitada. Tratar fone: 98102-9782 com Arthur

� Vende-se CBR 600 F , azul , 2013/2014 com suporte e baú givi + 2 capacetes, 3.500 km. R$ 34.000,00. Tratar fone: 99702-7416.

� Vende-se CG 150 ESD, 2005, vermelha. Tratar fone (14)99702-6354 ou (14)3641-1250.

� Vende-se CG 150 FAN ESI, cinza, 20.000 km, R$ 5.500. Tratar fone: 99858-5837.

� Vende-se Falcon NX4, preta, ano 2008, única dona. Fone: 3641-2853

� Vende-se Hornet 2010, preta, 2º dono, com 15.000 Km. R$ 27.700,00. Tratar fone 99878-8088.

� Vende-se Kwasaki Ninja 250R, preta, edição limitada, ano 2012, com 7.800 KM. Fone: (14) 98115-3889

� Ve n d e m - s e S h a d o w 6 0 0 , R$ 15.500,00 e Intruder 1.400, R$ 17.000,00. Tratar fone: 99787-6206.

� Vende-se Tornado, 2003, branca, ótimo estado. Tratar fone: 3641-2653 ou 99709-8586.

32| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 33: Jornal et 205 - edição nº 1208

AQUI...Você encontra tudo e também é encontradoclassificados

diversos

� Lavam-se e passam-se roupas para residências e empresas. Possui experiên-cia e referências. Tratar fone: 99657-8457 ou 3642-3614.

� Serviços de jardinagem em geral e aparador de grama. Tratar fone: 99119-6454 com Sr. Antônio.

� Manicure e pedicure com experiên-cia de 18 anos. Fone: 99818-5225, falar com Renata.

� Medo de dirigir ou dificuldade? Ter uma carteira de habilitação não significa que você saiba conduzir um automóvel adequadamente. Avalie suas habilidades: peça ajuda de um profissional qualificado para sanar suas dificuldades, que terá o enorme prazer em ajudá-lo. Instrutor e examinador Ismael. Tratar fone (14) 3641-2735 ou 99107-9408, e-mail [email protected] - blog: dirijamelhor.blogspot.com.

� Motorista, assistente, acompa-nhante em consultas médicas, hospitais e visitas, atende idosos, adultos e crianças. Tratar fones: 3641-3461, 99720-2376 ou 98823-7418, falar com Cristiane.

� MWM - Locação de mesas, cadeiras e camas elásticas para festas e eventos. Levamos diversão a sua festa. Entregas em domicílio. Avenida Batista Périco, 1696, Jardim das Acácias, Igaraçu do Tietê. Tratar fone 3644-4688 ou 99750-6646, falar com Marisa.

� Ônibus estudantes Jaú noturno - 2015, saída de Barra Bonita - R$ 210,00 mensal, não cobramos o mês de Julho, com: Ar Condicionado, DVD, WC, Frigobar e Seguro legalizado pela Artesp. Atende-mos: Industrial, IBEM, IEP, Fundação, Senai, Senac, Unopar e Prevê Objetivo. Tratar fones 99675-5918 Vivo e Whats, 9838-7988 Tim e 99162-44372 Claro.

� Alugamos peças decorativas para festas como mesas, bandejas, cristaleiras, painel de bexigas e muito mais. Avenida Batista Périco, 1696, Jardim das Acácias, Igaraçu do Tietê. Tratar fone 3644-4688 ou 99750-6646, falar com Marisa.

� Rafa Cred empréstimos para apo-sentados e pensionistas do INSS com as melhores taxas do mercado. Tratar fone 3644-1295.

� Transporte estudantes Fatec todos os períodos, saída: Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, legalizada pela Artesp.Tratar fo-nes 99675-5918 Vivo e Whats, 9838-7988 Tim e 99162-44372 Claro.

� Transporte estudantes/Jaú - tarde,

� Vendem-se 4 metros de gôndolas metálicas seminovas e 3 balcões de atendimento (metálicos com vidros). Tratar fone: 99767-0236.

� Vende-se armário branco de madei-ra para loja com 2 metros. Tratar fone: 98137-4423.

� Vende-se barzinho com espelho, na cor cinza e preto. Tratar fone 3644-2284.

saída de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, com: DVD, ar-condicionado, seguro dos passageiros, legalizada pela Artesp. Atendemos todas as escolas. Tratar fones: 99675-5918 Vivo e Whats, 9838-7988 Tim e 99162-44372 Claro.

� Van - Estudantes - Cauê e Caio (Van do Rogério) - Atenção alunos de Barra Bo-nita. Temos vagas para a Fundação de Jaú - van com ar-condicionado, som, bancos reclináveis. Pegamos e deixamos o aluno em casa. Responsabilidade, pontualidade e segurança. Tratar fone 99799-8767 ou 98147-0286, falar com Rogério.

� Van - Estudantes p/2015/USC – IESB – SESI - BAURU-Período da noite. Legalizada pela ARTESP (pega e deixa em frente de sua casa). Tratar fone: 99783-6757 (Vivo e whatsapp).

� Van - Estudantes p/2015/UNIP- USC- SENAC- FATEC - BAURU- Período da manhã. Legalizada pela ARTESP (pega e deixa em frente de sua casa). Tratar fone: 99783-6757 (Vivo e whatsapp).

� Van para viagens, casamentos, shows, jogos, encontros religiosos, for-maturas, praias, aeroporto. Consultem nossos preços. Tratar fone: 99783-6757 (Vivo e whatsapp).

SERVIÇOS DE jardinagem em

geral e aparador de grama.

Tratar fone: 99119-6454, falar com Sr. Antonio.

SHOCK MAGAZINEAMPLIAÇÃO DO QUADRO DE COLABORADORES

Área de Interesse: VENDASRequisitos: Sexo Feminino • Maior de 18 anos • Possuir carteira de habilitação de carro e/ou moto • Possuir noção de informática • Ser comunicativaBenefícios: Plano de Carreira, Seguro de Vida, Convênio com farmácia.Enviar currículos via e-mail: [email protected] ou pelo endereço: Rua Prudente de Morais nº 38 A/C Daniela

nº251, Sonho Nosso, Barra Bonita, fone 99606-9349, falar com Geni.

� Aluga-se cama elástica para festas e eventos, com monitora. Tratar fone 3644-4688 ou 99750-6646, falar com Marisa.

� Curso de Corte e Costura - “Novas Vagas”. Estamos com oficina de costura, consertos de qualquer peça, fantasias e confecções em geral. Turmas: manhã, tar-de, noite e aos sábados - Vagas limitadas. Tratar fone 3641-7354 ou 99746-6043, falar com Sônia.

� DJ Vitinho - Realizações de festas e eventos, som e iluminação com telão. Orçamento sem compromisso. Tratar fone 3641-4625 ou 98146-9621.

� Eliana Cabeleireira - Promoção escova progressiva R$ 100,00 e selante R$ 50,00. Coloração, plástica dos fios, peeling facial, designer de sobrancelhas e hena. Rua Alfredo Fernandes, 115, Jardim Paulista, Igaraçu do Tietê. Tratar fone 3644-2500 ou 98119-4527.

� Eliana Cabeleireira - Aproveite as promoções: “Faça uma tintura e ganhe uma hidratação” ou “Hidratação + chapi-nha por R$ 35,00”. Rua Alfredo Fernandes, 115, Jardim Paulista, Igaraçu do Tietê. Tratar fone 3644-2500 ou 98119-4527.

� Edícula J. Alves - Aluguel para todos os tipos de eventos. Tratar fone: 3642-3573 ou 99796-6623.

� Excursão para Aparecida do Norte - Dias 17 e 31 de janeiro e 21 de fevereiro de 2015, ônibus da Macacari, R$ 85,00 por pessoa. Tratar fone 3641-7124, falar com Rubens.

� Excursão para Festa da Uva e do Vinho em Vinhedo – Entrada franca- Dia 15 de fevereiro de 2015. R$ 72,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Santuário de Aparecida (inclui hotel, 02 cafés e 3 refeições)- Visita ao Frei Galvão- dividi-mos em 5 vezes de 60,00- Dias 27/02 a

01/03/2015. R$ 300,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Pedreiras e Serra Negra (Compras de louça e porcela-nas) Dia 07/03/2015. R$76,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Zoológico e Fes-ta do Milho Verde – Bairro Tanquinho em Piracicaba (não inclui entrada)- Dia 15/03/2015. R$50,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Poços de Caldas (MG) - 1 noite com hotel/ café + 2 almoços- Dias 21 e 22/03/2015. R$250,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Zoológico e Sho-pping em Sorocaba- Dia 12/04/2015. R$66,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para o Balneário de Cam-boriú (Praia de Itapema, Brusque (com-pras de toalhas cama e mesa e malhas) e Parque Beto Carrero (Opcional). Inclui hotel +3 cafés e 3 jantares (dividimos)- Dias 17 a 21/04/2015. R$700,00. Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Fazenda do Choco-late em Itu- Inclui almoço + passeios com monitor- Dia 16/05/2015. R$ 126,00.Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Excursão para Praia de Mongaguá– Dia 24 a 26 /04/2015. (Aguardar valor) Tratar fones: (14) 3813-8656/ (14)99756-3516/ (14)98101-7501 com Joemir.

� Faço carreto de geladeiras, fogões, etc. Tratar fone: 99787-6206.

� Fretes e mudanças com caminhão baú. Tratar fones: 3641-3023, (14) 99765-994 ou (14) 98130-1700, falar com NEY.

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 33

Page 34: Jornal et 205 - edição nº 1208

classificados � Vende-se berço branco com colchão

novo. Tratar fone: 98137-4423.

� Vende-se cadeira de carro para criança, Galzerano, cinza, seminova. R$ 200,00. Tratar fone: 3641-6047 ou 99800-5176.

� Vende-se carretinha, R$ 700,00. Tra-tar fone: 99713-4108, falar com Fabiano

� Vende-se cesta básica da Raízen. Tratar fone: 3641-3461 ou 99720-2376 ou 98823-7418.

� Vende-se lanchonete completa, na rua Nossa Senhora de Fátima, 846 – cen-tro - Igaraçu do Tietê. R$ 30.000,00. Tratar fone: 99809-8498 ou 36441405.

� Aluga-se máquina de algodão doce para festas de aniversário e outros eventos em geral. Tratar fones: 3644-8134, 99631-2486 ou 99645-7354, falar com Lourdes e Sebastião.

� Vende-se sofá de canto Chenille, na cor marrom. Tratar fone 3644-2284.

� Vende-se suporte de bagageiro para Kombi, seminovo, preço a combinar. Tratar fone: 3641-6091 ou 98142-2222.

� Alugam-se ternos para casamento, formatura, etc. R$ 50,00. Tratar fone 3641-5337 ou 98126-9506.

� Vende-se toldo de policarbonato, na medida 6,70 X 1,70. Tratar fone 99767-0236.

� Vende-se ventilador preto com pé. Tratar fone 3644-2284.

eletrônicos � Vendem-se 2 encostos de cabeça

com tela LCD 7 polegadas, preto, com DVD, entrada USB/SD/auxiliar KX3. Tratar fone: 98115-9494 ou 3641-2942.

� Vende-se impressora HP Photos-mart Plus. Tratar fones: 99876-6598/ 98164-7040/ 3641-7543.

� Vende-se um fogão industrial, 4 bocas, com forno. R$ 1.000,00. Tratar fone: 3641-1924 ou 99164-5260.

� Vende-se geladeira Cônsul, branca, 300 litros. R$ 200,00. Tratar fone: 99123-7955.

imóveis � Aluga-se apartamento em Bauru

com 2 dormitórios e 1 vaga para garagem, no Edifício Liver Pu em frente ao portão lateral da USC. Tratar fone 3641-1484 ou 99664-8047.

� Aluga-se casa com 3 cômodos, na Rua Ivan Fleury Meirelles, 926. R$ 420,00 com IPTU. Tratar fone 3641-0610 ou 99773-8338.

� Vende-se casa e barracão na ave-nida XV de Novembro, 188- 16 metros de frente e 50 metros de fundo. Tratar fone: 3641-1647.

� Aluga-se casa na Vila Narcisa com 1 suíte, 2 quartos, escritório, sala ampla, banheiros, cozinha e garagem para 3 carros. Tratar fone: 3641-2653.

� Aluga-se apartamento em Pitan-gueiras (Guarujá), para finais de semana, feriados e temporadas, a uma quadra de praia, com acomodação para 6 pessoas, garagem e serviço de praia. Tratar fone: 3641-4995.

� Aluga-se apartamento na Enseada (Guarujá), para finais de semanas, feria-dos e temporadas. Tratar fone: 3641-0779.

� Aluga-se salão comercial na avenida Pedro Ometto nº 1670 (antiga Javep) com aproximadamente 400 m². Tratar fone: 3641-2653.

� Vende-se casa na COHAB, de Barra Bonita, com 2 dormitórios, 1 sala, 1 cozinha e 3 garagens. R$ 150.000,00. Tratar fone: 3641-2825 ou www.imobilia-riaportalbb.com.br.

� Aluga-se barracão na Praça São José nº 36, excelente localização com 162m², forrado com PVC, cozinha, sani-tário masculino e feminino, escritório com sanitário, energia trifásico, portão eletrô-nico. Tratar fone: 3641-1049 com Sérgio.

� Aluga-se apartamento na Praia Grande para temporada, próximo ao quiosque 12. Tratar fone: 3641-8280 ou 98106-7273.

� Vende-se ou aluga-se casa recém-re-formada na Vila Maria Cristina, próximo ao Supermercado Fernandes. Tratar fones: 3641-8280, 99153-2156 ou 98106-727

� Vende-se casa nova no Residencial Santa Helena com 2quartos, sala, cozinha e banheiro. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no Residencial Santa Helena com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no Residencial Santa Helena com 3 quartos, sala, cozinha e 2 banheiros. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no Jardim Nova Estância, Barra Bonita, com 2 dormitó-rios, 1 sala, 1 cozinha e 2 garagens. R$ 170.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou www.imobiliariaportalbb.com.br.

� Vende-se casa no Jardim Nova Barra com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. R$ 130.000,00. Aceita financia-mento. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa no Jardim Santa Eliza. Tratar fone 99744-9021.

� Vende-se casa no Jardim Samam-baia com 2 quartos, sala, cozinha e garagem. R$ 200.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se casa no Jardim Santa Helena com 2 quartos, sala, cozinha e garagem para 2 carros. R$ 190.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se casa no Residencial Cestari com 3 quartos, sala, cozinha e 2 banheiros. Tratar fone 99723-1319

� Vende-se casa Residencial São José II em Igaraçu do Tietê com 2 quar-tos, sala, cozinha e banheiro. Tratar fone 99723-1319

� Aluga-se edícula para festas em geral, possui piscina com grade de prote-ção, aceitamos cartão de crédito - Jardim Nova Barra, rua Henrique Chiarato, nº 230. Tratar fones 3641-3944 ou 9613-0049, com Pássaro Preto. - www.clubetropical-dance.com

TERRENOS, CHÁCARAS e RANCHOS

� Vende-se terreno com 230 m² no Jardim Santa Helena, totalmente plano, R$ 75.000,00. Tratar fone 99706-6121 ou 3641-1863.

� Vende-se terreno com 265m², no Jardim Nova Barra. Tratar fones: 3641-8280, 99153-2156 ou 98106-7273.

� Vende-se terreno de 575m², com escritura no Jardim das Dracenas R$ 105.000,00. Tratar fone: 99740-1972, falar com Isabel.

� Aluga-se rancho no Condomínio Rio Bonito (Botucatu), para finais de semana. Tratar fone: 99723-5176, falar com André.

� Vende-se terreno com 230m² no Jardim Santa Helena, rua Principal. Tratar fone: (14)99745-2569.

� Vende-se terreno no Jardim Nova Barra. R$ 75.000,00 Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se terreno no Jardim Vista Alegre com 250m. R$ 200.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou 99685-9330.

� Vende-se terreno no Jardim Santa Helena. R$65.000,00. Tratar fone 3641-2825 ou www.imobiliariaportalbb.com.br.

� Vende-se terreno no Jardim Colina, rua José Delucci em Igaraçu do Tietê. (Bela vista para o rio). Tratar com Saulo, fone: (14)98127-7962 ou 3641-7612.

� Vende-se terreno com 160 metros no Residencial São José II em Igaraçu do Tietê. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 270 metros de esquina no Residencial São José II em Igaraçu do Tietê. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno comercial com 250 metros no Residencial São José II em Igaraçu do Tietê. R$ 85.000,00. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 135 me-tros no Residencial Santa Helena. R$ 45.000,00. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno no Residencial Santa Helena. R$ 50.000,00. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno no Residencial Casagrande com 230 metros. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno no Residen-cial Casagrande com 189 metros. R$ 55.000,00. Aceita financiamento. Tratar fone: 99723-1319

� Vende-se terreno com 964 metros no Jardim das Orquídeas. R$ 95.000,00 ou entrada + saldo em 108 parcelas. Tratar fone: 99723-1319

animais � Vendem-se filhotes Lahasa Apso,

nas cores branco e preto, branco e caramelo, macho R$ 550,00 e fêmea R$ 650,00. Tratar fone (14) 3623-1492 ou 99812-3726.

� Vendem-se filhotes de rottweiler. Preço a combinar. Tratar fone: 99619-4733 ou 99148-9446.

eletrodomésticos

34| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 35: Jornal et 205 - edição nº 1208

BARRA BONITA (casas e terrenos)CDHURef. 5134 - Casa com 3 cômodos...............................................................86.000,00 + parcelasRef: 4489 - Casa com 3 cômodos.................................................................................105.000,00Ref. 5108 - Casa com 5 cômodos.................................................................................115.000,00Ref. 4902 - Casa com 4 cômodos.................................................................................140.000,00Ref. 4594 - Casa com 5 cômodos + edícula................................................................150.000,00Ref. 5136 - Casa com 5 cômodos.................................................................................160.000,00

CECAPRef. 4715 - Casa com 5 cômodos.................................................................................160.000,00Ref. 4797 - Casa com lanchonete em funcionamento...............................................540.000,00

CENTRORef. 4955 - Sala em prédio comercial p/ aluguel p/ escritório ou dentista c/ equipamentos.....................................853,00Ref. 4954 - 2 salas comercial para locação .....................................................................2.203,00Ref. 4552 - Ponto comercial ...........................................................................................54.000,00Ref. 4626 - Ponto comercial com maquinário...............................................................70.000,00Ref. 4626 - Ponto comercial com maquinário.................................................................70.000,00Ref. 4943 - Terreno com 462,70m² ...............................................................................130.000,00Ref. 4570 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 200.000,00Ref. 3919 - Terreno com 292,95 m²............................................................................... 215.000,00Ref. 4625 - Ponto comercial e estoque....................................................................... 260.000,00Ref. 4568 - Casa com 6 cômodos + edícula............................................................... 320.000,00Ref. 5128 - Terreno com 285.75 m²..............................................................................360.000,00Ref. 4008 - Casa com 7 cômodos............................................................................... 380.000,00Ref. 4036 - Prédio residencial com 6 cômodos......................................................... 400.000,00Ref. 4325 - Casa com 7 cômodos + edícula c/ píscina.............................................. 450.000,00Ref. 4456 - Casa c/ 4 cômodos + edícula................................................................... 450.000,00Ref. 4410 - Casa com 5 cômodos + edícula.............................................................. 480.000,00Ref. 2620 - Casa sobrado com salão comercial ....................................................... 500.000,00Ref. 4991 - Casa com 5 cômodos + 2 salas ............................................................. 600.000,00Ref. 2181 - Prédio comercial........................................................................................ 700.000,00Ref. 4646 - Terreno com 800 m²................................................................................... 750.000,00Ref. 4553 - Esquina com 3 pontos comerciais........................................................... 850.000,00Ref. 4889 - Casa + barracão........................................................................................ 950.000,00Ref. 5035 - Barracão comercial................................................................................ 1.100.000,00Ref. 2556 - Prédio resid. c/ área comercial de esquina.......................................... 1.300.000,00Ref. 4597 - Prédio comercial com 6 salas............................................................... 1.500.000,00Ref. 5028 - Casa sobrado e salão comercial.......................................................... 1.800.000,00Ref. 4925 - Sobrado comercial com 10 cômodos .................................................. 2.400,000,00Ref. 4484 - Casa + salão comercial.......................................................................... 2.250.000,00Ref. 4343 - Esquina comercial com 853 m² de constr............................................ 2.500.000,00

COHABRef. 4441 - Casa com 4 cômodos................................................................................. 100.000,00Ref. 4526 - Casa com 3 cômodos + edícula.............................................................. 107.000,00Ref. 4675 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 120.000,00Ref. 4336 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 130.000,00Ref. 4045 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 130.000,00Ref. 4467 - Casa com 4 cômodos + edícula.............................................................. 130.000,00Ref. 3368 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 140.000,00Ref. 4044 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 150.000,00Ref. 5126 - Casa com 4 cômodos + edícula................................................................150.000,00Ref. 4600 - Casa a venda............................................................................................. 160.000,00Ref. 4870 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 160.000,00Ref. 4093 - Casa com 6 cômodos................................................................................. 170.000,00Ref. 4799 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 190.000,00Ref. 4750 - Casa com 5 cômodos + edícula................................................................ 195.000,00Ref. 5029 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 200.000,00Ref. 1408 - Casa com 3 cômodos + edícula.............................................................. 220.000,00Ref. 4888 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 250.000,00

COLINA DA BARRARef. 1527 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 150.000,00

DISTRITO INDUSTRIALRef. 3499 - Barracão com 181,17 m².......................................................................... 130.000,00Ref. 3718 - Terreno com barracão aberto................................................................... 160.000,00Ref. 3947 - Barracão c/ 274,33 m² .............................................................................. 170.000,00Ref. 4766 - Terreno com 1.000 m²............................................................................... 215.000,00Ref. 3951 - Mini campo com vestiário e salão............................................................ 260.000,00Ref. 4765 - Terreno com 1.000 m²................................................................................ 300.000,00Ref. 3320 - Barracão com escritório............................................................................ 350.000,00Ref. 4311 - Barracão comercial.................................................................................... 380.000,00Ref. 4577 - Barracão e terreno.......................................................................... (total) 425.000,00Ref. 4487 - Casa com 5 cômodos + salão e escritório............................................. 650.000,00Ref. 4516 - Barracão comercial com 500 m² de constr.......................................... 1.000.000,00Ref. 4515 - Terreno com 6.420 m²............................................................................ 1.284.000,00Ref. 4992 - Terreno com 8642.35 + deposito de gás ............................................ 1.800.000,00Ref. 4416 - Cerâmica com 10.800 m² total............................................................. 2.700.000,00

JARDIM CAMPOS SALLESRef. 4407 - Terreno com 745,50 m².............................................................................. 265.000,00Ref. 4485 - Terreno com 601,35 m²............................................................................. 320.000,00Ref. 809 - Casa alto padrão c/ 14 côm. + ed. c/ piscina....................................... 1.570.000,00

JARDIM DAS DRACENASRef. 4446 - Terreno com 575m².................................................................................... 105.000,00Ref. 4390 - Terreno com 361,34m².............................................................................. 130.000,00Ref. 4755 - Terreno com 539,07m².............................................................................. 130.000,00Ref. 4375 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 150.000,00Ref. 3535 - Terreno c/ 1.110 m² c/ quadra poliesportiva............................................ 300.000,00Ref. 3536 - Prédio comercial c/ 11 salas e 6 banheiros......................................... 1.500.000,00

JARDIM DAS ORQUÍDEAS Ref. 4571 - Terreno com 1.156,18 m².......................................................................... 110.000,00Ref. 4693 - Terreno com 1.125 m²............................................................................... 125.000,00Ref. 5075 - Terreno com 818 m².................................................................................. 160.000,00Ref. 5006 - Terreno com .............................................................................................. 160.000,00Ref. 4694 - Terreno com 1.026 m²............................................................................... 210.000,00Ref. 4494 - Terreno com 1.279,13 m².......................................................................... 215.000,00Ref. 4084 - Casa c/ 5 cômodos + edícula c/ piscina.................................................. 420.000,00Ref. 5034 - Casa c/ 5 cômodos + edic c/ pisc e churrasq..................................... 1.100.000,00

JARDIM DOS YPÊSRef. 4708 - Terreno com 200 m².................................................................................... 65.000,00Ref. 5062 - Terreno com 200 m²...................................................................................... 75.000,00Ref. 4725 - Terreno com 200 m²....................................................................................110.000,00Ref. 4724 - Terreno com 200 m²....................................................................................110.000,00Ref. 4506 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 158.000,00Ref. 4257 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 160.000,00Ref. 4645 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 180.000,00Ref. 5051 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 250.000,00

JARDIM LUCEMARRef. 4746 - Terreno com 288,75 m²............................................................................. 140.000,00Ref. 3859 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 200.000,00

Ref. 4830 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 250.000,00Ref. 2651 - Casa com 6 cômodos + edícula............................................................... 360.000,00

JARDIM NOVA BARRARef. 4329 - Terreno com 250 m².................................................................................... 65.000,00Ref. 5120 - Terreno murado com 195 m².......................................................................65.000,00Ref. 5121 - Terreno murado com 195 m².......................................................................65.000,00Ref. 4944 - 2 terrenos com 331 m² ............................................................................... 70.000,00Ref. 4946 - 4 lotes com 10 x 38.11 m² ........................................................................... 80.000,00Ref. 3894 - Terreno com 250 m²..................................................................................... 85.000,00Ref. 4953 - Terreno com 280 m² ................................................................................. 110.000,00Ref. 4928 - Casa com 4 cômodos .............................................................................. 145.000,00Ref. 4756 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 130.000,00Ref. 4764 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 145.000,00Ref. 4814 - Casa com 4 cômodos................................................................................ 155.000,00Ref. 4894 - Casa com 5 cômodos + edícula.............................................................. 185.000,00Ref. 4227 - Casa com 5 cômodos + edícula ............................................................. 192.000,00Ref. 4572 - Casa com 4 cômodos + edícula.............................................................. 195.000,00Ref. 4900 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 200.000,00Ref. 4243 - Casa com 5 cômodos + edícula com piscina........................................ 250.000,00Ref. 4847 - Casa com 7 cômodos............................................................................... 300.000,00Ref. 4293 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 340.000,00Ref. 2760 - Casa com 200 m²...................................................................................... 380.000,00

JARDIM NOVA ESTÂNCIARef. 4346 - Casa com 3 cômodos + edícula c/piscina.............................................. 160.000,00Ref. 5099 - Terreno murado com 1056,70 m².............................................................235.000,00Ref. 4795 - Casa com 4 cômodos + edícula.................................................... 250.000,00 Ref. 4808 - Casa com 6 cômodos + edícula............................................................... 320.000,00Ref. 5100 - Terreno com 3690,96 m²...........................................................................825.000,00

JARDIM SAMAMBAIARef. 4652 - Casa com 5 cômodos .............................................................................. 140.000,00Ref. 3893 - Terreno com 340 m² ................................................................................. 150.000,00Ref. 4183 - Casa com 4 cômodos .............................................................................. 180.000,00Ref. 2650 - Casa com 3 quartos (suíte)...................................................................... 180.000,00Ref. 4210 - Casa com 6 cômodos .............................................................................. 220.000,00Ref. 4831 - Casa com 4 cômodos + edícula ............................................................. 250.000,00Ref. 4970 - Casa com 7 cômodos + edícula.............................................................. 300.000,00Ref. 4132 - Casa com 6 cômodos .............................................................................. 300.000,00Ref. 4461 - Casa com 6 cômodos + edícula.............................................................. 300.000,00Ref. 4522 - Casa para venda....................................................................................... 300.000,00Ref. 4914 - Casa com 7 cômodos + edícula .............................................................. 425.000,00Ref. 4652 - Casa com 5 cômodos ................................................................................ 450.000,00Ref. 3477 - Casa com 3 quartos (suíte c/ hidro)......................................................... 500.000,00

JARDIM SANTA ELIZARef. 616 - Casa com 3 quartos + edícula................................................................. 300.000,00Ref. 4656 - Casa com 6 cômodos................................................................................ 400.000,00Ref. 4657 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 400.000,00Ref. 4658 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 400.000,00Ref. 487 - Casa com 5 cômodos + edícula.............................................................. 450.000,00

JARDIM SANTA HELENARef. 4891 - Terreno com 194 m² .................................................................................... 50.000,00Ref. 5064 - Terreno com 230 m²........................................................................................ 60.000,00Ref. 5063 - Terreno com 230 m²..................................................................................... 75.000,00Ref. 5081 - Casa com 4 cômodos................................................................................. 190.00,00

JARDIM SÃO CAETANORef. 4758 - Terreno com 300 m² .................................................................................. 160.000,00Ref. 4698 - Terreno com 546 m² ................................................................................. 230.000,00Ref. 4757 - Casa com 7 cômodos............................................................................... 250.000,00Ref. 4903 - Casa com 6 cômodos................................................................................ 430.000,00Ref. 4503 - Casa com 7 côm. + edíc. c/ pisc. e sauna.............................................. 535.000,00Ref. 4503 - Casa com 7 côm. + edíc. c/ pisc. e sauna............................................... 640.000,00

JARDIM VISTA ALEGRERef. 5120 - Terreno murado com 195 m².......................................................................65.000,00Ref. 5121 - Terreno murado com 195 m².......................................................................65.000,00Ref. 3529 - Terreno com 466 m² ................................................................................... 180.000,00Ref. 4108 - Casa com 5 cômodos + edícula.............................................................. 215.000,00Ref. 5109 - Edicula com piscina....................................................................................215.000,00Ref. 4782 - Casa com 5 cômodos + casa nos fundos............................................... 220.000,00Ref. 4264 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 250.000,00Ref. 4872 - Casa com 6 cômodos................................................................................ 270.000,00Ref. 4129 - Apartamento com 6 cômodos ................................................................. 350.000,00Ref. 4008 - Casa com 9 cômodos............................................................................... 380.000,00Ref. 5111 - Salão comercial...........................................................................................470.000,00Ref. 4466 - Prédio comercial com casa................................................................... 3.000.000,00

PARQUE E RESIDENCIAL SÃO DOMINGOSRef. 4989 - Salão comercial......................................................................................... 230.000,00Ref. 5101 - Terreno com 2637,62 m²............................................................................370.000,00

RECANTO SÃO GERALDORef.4936 - Casa em contrução com 5 cômodos ...................................................... 350.000,00

RECANTO REGINARef. 4811 - Terreno com 307,35 m²............................................................................... 80.000,00Ref. 4956 - Terreno com 307 m² ................................................................................. 100.000,00Ref. 5117 - Terreno com 275 m²....................................................................................105.000,00Ref. 4958 - Terreno com 800m² c/ contrução iniciada .............................................. 110.000,00Ref. 4596 - Casa com 4 cômodos................................................................................ 115.000,00Ref. 4423 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 205.000,00Ref. 4937 - Casa com 6 cômodos + edícula.............................................................. 240.000,00Ref. 4734 - 3 casas para venda................................................................................... 300.000,00Ref. 4421 - Casa com 6 cômodos + edícula.............................................................. 320.000,00Ref. 4397 - Edícula c/ 127 m² constr e 648 m² de terreno........................................ 350.000,00Ref. 4873 - Casa com 6 cômodos + edícula................................................................ 380.000,00Ref. 4969 - Casa com 6 cômodos + edícula .............................................................. 420.000,00Ref. 5016 - Terreno com 6.420m²............................................................................. 1.300.000,00

RESIDENCIAL CASAGRANDERef. 4716 - Terreno com 301,33 m²............................................................................. 140.000,00Ref. 4339 - Sobrado com 4 cômodos......................................................................... 300.000,00

RESIDENCIAL CESTARIRef. 4875 - Casa com 4 cômodos .............................................................................. 220.000,00Ref. 4549 - 2 casas (germinadas) com 4 cômodos cada......................................... 425.000,00

RESIDENCIAL COLINA DA BARRARef. 4899 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 150.000,00Ref. 5009 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 230.000,00

SONHO NOSSO IRef. 4697 - Terreno........................................................................................................... 80.000,00Ref. 4118 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 150.000,00Ref. 5084 - Casa com 4 cômodos.............................................................................155.000,00Ref. 4614 - Casa com 6 cômodos + edícula............................................................... 160.000,00Ref. 4789 - Casa com 4 cômodos................................................................................ 175.000,00

Ref. 4454 - Casa c/ 4 cômodos + edícula c/ churrasq................................................ 180.000,00Ref. 4990 - Casa com 4 cômodos + salão comercial ............................................... 190.000,00Ref. 4335 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 200.000,00Ref. 1381 - Casa com 5 cômodos + edícula.............................................................. 215.000,00Ref. 4480 - Casa com 6 cômodos................................................................................ 230.000,00Ref. 4860 - Casa com 4 cômodos + edícula............................................................... 260.000,00

SONHO NOSSO IIRef. 4344 - Casa com 5 cômodos + edícula............................................................... 150.000,00Ref. 4901 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 150.000,00Ref. 4816 - Casa com 5 cômodos + salão comercial................................................ 160.000,00Ref. 4374 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 170.000,00Ref. 5012 - Casa com 5 cômodos.................................................................................. 170.000,00Ref. 5119 - Casa com 5 cômodos.................................................................................190.000,00Ref. 4683 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 200.000,00Ref. 4308 - Casa com 3 cômodos + piscina................................................................ 215.000,00Ref. 4349 - Sobrado com 7 cômodos + edícula......................................................... 220.000,00Ref. 5118 - Casa com 6 cômodos.................................................................................260.000,00

SONHO NOSSO IIlRef. 4866 - Casa com 4 cômodos............................................................................... 160.000,00Ref. 4962 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 170.000,00Ref. 5040 - Casa com 4 cômodos + edícula............................................................... 190.000,00Ref. 5061 - Casa com 4 cômodos................................................................................ 190.000,00

SONHO NOSSO IVRef. 4741 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 135.000,00Ref. 4824 - Casa com 5 cômodos + edícula s/ terminar............................................ 200.000,00Ref. 4212 - Casa com 4 cômodos + edícula c/ piscina ............................................ 220.000,00

SONHO NOSSO VRef. 5080 - Casa com 4 cômodos.................................................................................. 120.000,00

VILA CORREA / BOCA RICA / JARDIM LUCEMARRef. 4938 - Terreno com 250 m² ................................................................................. 125.000,00Ref. 4618 - Terreno com 258,40 m².............................................................................. 130.000,00Ref. 4619 - Terreno com 250 m².................................................................................. 130.000,00Ref. 4620 - Terreno com 250 m²................................................................................... 130.000,00Ref. 4621 - Terreno com 250 m².................................................................................. 130.000,00Ref. 4622 - Terreno com 250,50 m²............................................................................. 130.000,00Ref. 2253 - Casa com 5 cômodos + edícula c/ piscina............................................. 180.000,00Ref. 3699 - Casa com 2 quarto (suíte) + edícula ...................................................... 280.000,00Ref. 4800 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 290.000,00Ref. 4801 - Casa com 5 cômodos................................................................................ 290.000,00Ref. 4804 - Casa com 5 cômodos............................................................................... 290.000,00Ref. 4803 - Casa com 6 cômodos................................................................................ 320.000,00Ref. 4805 - Casa com 6 cômodos................................................................................ 330.000,00Ref. 4806 - Casa com 6 cômodos............................................................................... 330.000,00Ref. 4924 - Casa com 5 cômodos .............................................................................. 380.000,00Ref. 4952 - Casa com 5 cômodos ................................................................................ 400.000,00Ref. 4603 - Casa com 6 côm. + edíc. c/ 3 côm. e piscina......................................... 600.000,00

VILA HABITACIONALRef. 4829 - Casa com 5 cômodos..................................................................................120.000,00Ref. 4828 - Casa com 4 cômodos.................................................................................140.000,00Ref. 4890 - Casa com 4 cômodos + edicula ..............................................................160.000,00Ref. 3701 - Casa com 4 quartos (suíte) + edícula .......................................................195.000,00Ref. 4324 - Casa com 6 cômodos + edícula c/ churrasq...........................................215.000,00Ref. 4703 - Casa com 5 cômodos + casa menor........................................................230.000,00Ref. 4087 - Casa com 5 cômodos + salão + edícula ................................................320.000,00Ref. 4771 - Casa com 5 cômodos + edícula c/ piscina...............................................380.000,00Ref. 4996 - Casa com 6 cômodos + edícula ..............................................................450.000,00Ref. 4775 - Salão comercial com banheiro..................................................................480.000,00Ref. 4774 - Terreno com 840.60 m²...............................................................................510.000,00Ref. 4959 - Casa com 8 cômodos + edícula ..............................................................550.000,00Ref. 4529 - Casa com 9 cômodos................................................................................600.000,00Ref. 5087 - Casa com 8 comodos + edícula com piscina......................................1.100.000,00

VILA MARIA CRISTINARef. 4776 - Casa com 6 cômodos + edícula...............................................................215.000,00Ref. 4655 - Casa com 4 cômodos................................................................................245.000,00Ref. 4431 - Casa com 4 cômodos + edícula................................................................250.000,00

VILA NARCISARef. 4834 - Ponto comercial c/ equip.p/ pizzaria.............................................................45.000,00Ref. 4229 - Casa com 4 cômodos + salão comercial ...............................................170.000,00Ref. 4913 - Casa com 4 cômodos ...............................................................................160.000,00Ref. 4493 - 2 terrenos com 360 m²..................................................................(cada) 215.000,00Ref. 4911 - Casa com 5 cômodos .................................................................................250.000,00Ref. 5043 - Barracão comercial.....................................................................................250.000,00Ref. 4975 - Terreno murado com 252 m² ....................................................................270.000,00Ref. 1358 - Sobrado e barracão comercial...................................................................420.000,00Ref. 4772 - Apartamento com 6 cômodos...................................................................585.000,00Ref. 3104 - Sobrado com 2 salões comerciais ..........................................................670.000,00Ref. 5116 - 4 salas comercial........................................................................................850.000,00

VILA NOVARef. 3970 - Terreno ............................................................................................................75.000,00Ref. 4588 - Terreno com 581,50 m²..............................................................................120.000,00Ref. 4705 - Casa com 5 cômodos...................................................................................170.000,00Ref. 4912 - Casa com 4 cômodos ................................................................................180.000,00Ref. 4475 - Casa com 5 cômodos..................................................................................235.000,00Ref. 4352 - Casa com 4 cômodos + salão comercial .................................................250.000,00Ref. 4580 - Casa com 8 cômodos.................................................................................300.000,00Ref. 3216 - Casa com 5 cômodos + edícula ...............................................................300.000,00Ref. 3586 - 2 casas e salão comercial ...........................................................................600.000,00

VILA OPERÁRIARef. 4285 - Casa para venda.........................................................................................200.000,00Ref. 4449 - Casa com 4 cômodos + edícula................................................................250.000,00Ref. 4818 - Casa com 6 cômodos................................................................................270.000,00Ref. 4793 - Casa com 4 cômodos................................................................................300.000,00Ref. 4790 - Casa com 5 cômodos + edícula................................................................330.000,00Ref. 4917 - Casa com 6 cômodos ...............................................................................350.000,00Ref. 4915 - Sobrado com 8 cômodos .........................................................................535.000,00

VILA RICCIRef. 587 - Casa com 3 quartos (suíte) .......................................................................190.000,00

VILA SÃO JOSÉRef. 4974 - Casa com 4 cômodos ..................................................................................80.000,00Ref. 5110 - Terreno com 250 m².......................................................................................85.000,00Ref. 4367 - Terreno murado com 359,36 m²...............................................................105.000,00Ref. 4701 - Terreno murado com 310 m².....................................................................110.000,00Ref. 4305 - Terreno com 290,18 m²...............................................................................150.000,00Ref. 4016 - Casa com 6 cômodos .................................................................................160.000,00Ref. 4586 - Casa com 4 cômodos................................................................................190.000,00Ref. 4533 - Edicula com piscina e campo de futebol..................................................295.000,00Ref. 4854 - Casa com 5 cômodos................................................................................330.000,00Ref. 556 - Terreno com 6.000 m²..................................................................................650.000,00

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 35

Page 36: Jornal et 205 - edição nº 1208

36| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

DESTAQUE

Pedrão faz bonito no Noroeste

O barra-bonitense Pedro Gabriel, de 16 anos, já é uma das promessas da cidade no futebol. O jovem goleiro disputou com o Noroeste, na vaga de titular, a 48ª Copa São Paulo, conhecida Copinha, um celeiro de jovens talen-tos da categoria sub-20. Lá, conseguiu destaque, foi entrevistado por meios de comunicação e era um dos atletas mais jovens da competição.

Há três anos no Noroeste, assumiu a titularidade de arqueiro há apenas três meses. Pedro conseguiu se manter invicto durante os jogos com os rivais Comercial (PI) e Luverdense (MT).

“É minha primeira copa, a Copa São Paulo é como se fosse uma Copa do Mundo pra gente. É um campeonato com mais visibilidade, tem pessoas até de vários países assistindo”, conta.

Foi no jogo contra o Fluminense que o goleiro sentiu a pressão e teve uma partida difícil, mas não menos bri-lhante. Embora sua equipe não tenha

Antes do jogo, ainda quando a torcida não havia chegado ao estádio, Pedrão já estava se aquecendo para o grande jogo contra o Fluminense

BOTAFOGO

Arqueiros daregião serão avaliados

Os aspirantes a goleiros de Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e região pode-rão ser avaliados pelo preparador de goleiros Ítalo Baraldi. O profissional é ex-jogador do XV de Jaú, trabalhou cin-co anos no Japão, possui sua própria escola de goleiros e faz visitas de rotina aos alunos do Clube Atlético Botafogo.

A avaliação acontecerá dia 24, às 8 horas, no estádio Alberto Cescato. To-dos os atletas podem participar gratui-tamente. O treinador observará quali-dade técnica e poderá fazer indicações aos clubes. Erros a serem corrigidos também poderão ser apontados.

FUTEBOL

Inscrições abertas para campeonato do DME

Na primeira semana de feverei-ro, durante a semana à noite, será realizada a Copa Barra Bonita de Futebol Infantil 2015, evento promovido pelo departamento municipal de Es-portes da cidade. Para a competição, já estão confirmadas as equipes de Maca-tuba, Dois Córregos, Areiópolis, Bauru, Lençóis, Igaraçu do Tietê e Barra Bo-nita.

Antes do início da competição, também será realizado um torneio.

Interessados em participar podem entrar em contato com o departamento pelo telefone 3641-1255.

Copa MásterOs atletas acima de 40 anos tam-

bém terão sua vez. Será realizada a Copa Barra Bonita de Máster, tam-bém promovida pelo DME. Inscrições também pelo telefone 3641-1255.

avançado para a próxima fase (após perder de 3 a 1), Pedro pôde fazer um bom campeonato e exibir seu talento. Ele já recebeu proposta de dois clubes de futebol.

Segundo o atleta, apesar da pouca idade ele acredita que tenha realizado uma boa campanha, mas admite que pretende melhorar ainda mais. “Essa participação conta muito em nosso cur-rículo. Nosso grupo de chave era muito forte”, comentou.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio, Pedro quer continuar no espor-te. Por Barra Bonita, como participante do Clube Atlético Botafogo, o arqueiro conquistou campeonatos regionais, medalha de bronze nos Jogos Regio-nais de 2013 e ouro nos Regionais de Lins.

Pedro agradece ao técnico Zé Ces-cato, Bereco e Dinei e à comissão técni-ca do Noroeste, como o técnico Luciano Sato pelo apoio.

Page 37: Jornal et 205 - edição nº 1208

Pedro Gabriel é segurança na zaga do Norusca

Rapidinhas... As categorias sub-11, 13 e 15 do Clube Atlético Botafogo vão realizar nesta terça-feira, dia 13, às 8 horas da manhã, no

estádio Renatinho, um amistoso contra a equipe Talentos 10 de Bauru, que também irá participar do campeonato regional da cidade.

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 37

FUTSAL FEMININO

Barra empata na estreia da Copa Verão A equipe de futsal feminino de Bar-

ra Bonita estreou na Copa Verão reali-zada em Dois Córregos. As meninas jo-garam com a equipe do XV de Jaú, que em jogo inspirado, conseguiram abrir o placar com três gols. Já no segundo jogo, Barra veio com tudo e finalizou a partida com o empate de 4 a 4. Desta-que para Tamires que marcou três gols e Kátia.

A equipe volta a jogar dia 23 contra a equipe de Dois Córregos. Essa equipe também foi convidada para participar da Copa TV Tem de Futsal Feminino. A competição conta ainda com as cidades de Bauru, Torrinha, Boa Esperança e Jaú. A comissão técnica agradece aos pais das atletas pelo apoio no transpor-te e alimentação.

Novas atletasAs interessadas em participar dos

treinos da equipe de futebol ou futsal fe-minino deverão comparecer ao Ginásio Victorio Alponti às quartas-feiras (das 18h30 às 20h) e aos sábados (das 8h30 às 11h).

HANDEBOL

Summer Cup 2015 Entre os dias 19 e 25 de janeiro,

Barra será palco da 10ª edição da Copa Summer Cup de Handebol. Para aten-der a participação de aproximadamente 500 atletas de 12 cidades, serão utiliza-das praças esportivas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.

Confiram a programação dos jogos:- Dia 19/01, das 8h30 às 18h - Está-

dio Vicente Antônio Z. Manim (Vicen-tão)

- De 20 a 25/01, das 8h30 às 14h - Gi-násios: Escola Mariana G. Dias, Victó-rio Alponti, FUNBBE e Arlindo Fadoni (Igaraçu)

- De 20 a 25/01 das 14h às 19 horas - Praça da Juventude, onde será monta-da uma arena para os jogos de Hande-bol Beach (areia).

Tamires, ao lado da atleta Roberta, foi a jogadora fundamental para o time da Barra

Summer Cup do ano passado agitou Barra Bonita

Page 38: Jornal et 205 - edição nº 1208

ALTO ASTRAL• 19h15

MALHAÇÃO• 17h25

BOGGIE OOGIE• 18h05

De 19 a 24 de janeiro Os resumos dos capítulos estão sujeitos a

mudanças em função da edição das novelas

SEGUNDA Para a surpresa de Jade, Lucrécia escolhe Bianca para representar Julieta e incentiva a fi lha a não desistir. Gael parabeniza a fi lha pela conquista. Lincoln incentiva Jeff a trazer Mari de volta. Começam os testes para o papel de Romeu. Cobra sugere a Jade sabotar Bianca novamente. Edgard pede a ajuda de Bianca para decidir quem interpretará Romeu. Pedro provoca Duca ao lembrar que Bianca beijará os atores na peça. João se sai bem em sua audição para o teatro. Sol convoca Wallace para falar sobre Jeff, e Bárbara se incomoda.

TERÇA Henrique impressiona os jurados e ganha o papel de Romeu. René e Dandara pa-rabenizam João pelo bom trabalho. Bianca conta para Henrique que reatou o namoro com Duca. Gael apoia Duca, que está preocupado com o futuro de seu relacionamento depois dos ensaios da peça. Jeff parte para Joaçaba para encontrar com Mari. Heideguer comemora a reaproximação entre Henrique e Bianca. Duca afi rma que apoiará a carreira de Bianca. King avisa a Simplício que o esquema dos dois foi descoberto e o pai de Sol se preocupa com a família.

QUARTA Gael pede para Duca evitar confu-são com Henrique. Pedro tenta se desculpar com Karina pela sua redação. Policiais chegam na casa de Bete. Pedro consegue se desculpar com Karina. Bete é levada para a delegacia e Simplício observa de longe. Simplício liga para Sol e tenta se desculpar, avisando que precisará fugir novamente. Wallace revela a Sol que Bete foi presa e Gael os leva à delegacia. Heideguer afi rma que cuidará do caso de Bete. Wallace consola Sol. Bárbara confessa a Bianca que sente ciúmes de Wallace e Sol. A turma da Galera da Ribalta vai até a casa de Sol fazer companhia à vocalista da banda.

QUINTA Sol se anima com a presença dos amigos. Heideguer confessa a Henrique que está cuidando do caso de Bete por interesse. Henrique provoca Duca. Sol comemora o fato de poder visitar Bete. Heideguer manipula Wallace e afi rma que encontrará Simplício. Jade incentiva Duca a assistir aos ensaios de Bianca e o lutador tem uma crise de ciúmes. Sol visita Bete, que aconselha a fi lha a aceitar a ajuda fi nanceira que Gael ofereceu. Wallace percebe o ciúme de Bárbara. René convida Dandara e João para passar um dia na praia. Sol insiste em trabalhar no lugar da mãe, e Gael tenta convencer a menina a aceitar ajuda.

SEXTA Gael implica com René. Sol e Wallace visitam Bete. Wallace conta para Bete que Sol está trabalhando em seu lugar, e a mãe insiste para que a fi lha volte ao colégio e não desista de seus sonhos. Lincoln fala com Jeff e Mari e acredita que eles não queiram voltar para o Rio de Janeiro. Nando dá em cima de Delma e Lincoln avisa a Marcelo e Tomtom. Sol e Wallace se beijam, mas o rapaz afi rma que gosta de Bárbara. Delma, Lincoln e Tomtom se divertem e Marcelo lamenta com Dalva. Gael salva Dandara de um afogamento e os dois se beijam.

SEGUNDA Ágata fala com Susana sobre o diamante e suspende a investigação policial sobre a moça. Vitória descobre que Inês se mudará para os Estados Unidos. Beto convence Ricardo a desistir de sua invenção. Elísio se enfurece ao saber que Vitória combinou com Augusta de cuidar de seus fi lhos na ausência de Beatriz. Mário impõe que Rodrigo comece a trabalhar para pagar as contas de casa. Rodrigo começa a trabalhar na Star Trip. Tadeu surpreende Inês. Gilda pede para Rodrigo entregar os passaportes de Paulo, Vitória e Beatriz. Susana ameaça denunciar Homero e Carlota para o Corvo.

TERÇA Gilda e Mário repreendem Rodrigo por ter deixado o envelope com Zuleica. Elísio exige que Vitória explique por que ela e Beatriz tiraram o visto para os Estados Unidos. Beto se incomoda quando Rodrigo conta que está trabalhando na Star Trip. San-dra, Rafael e Tadeu preparam uma festa de despedida para Inês. Luísa tenta convencer Daniele e Rodrigo a se casarem. Inês convida Susana para viajar com ela. Artur chantageia Beto para conseguir um aumento na Vip Turismo e acaba demitido. Pedro implica com Carlota. Artur conta para Carlota que Fernando está tendo um caso com Cristina.

QUARTA Carlota se enfurece com Artur. Fer-nando tenta convencer Homero a lhe contar o segredo de Carlota. Todos na Boogie Oogie preparam a festa para Inês. Fernando descobre que Carlota se livrou de suas roupas. Gilda entrega o passaporte de Paulo para Vitória. Sandra conta para Ricardo, Luísa e Madalena sobre o caso entre Fernando e Cristina. Cristina tenta convencer Fernando a morar com ela. Elísio convida Leonor para passear. Inês se surpreende com a home-nagem que seus amigos lhe fazem. Fernando e Cristina revelam para Susana que estão juntos.

QUINTA Fernando e Cristina tentam convencer Susana a revelar o segredo de Carlota. Beto repreende Carlota por ter expulsado Fernando de casa. Madalena descobre que Fernando saiu da mansão e Carlota tenta ganhar a compaixão da sogra.

SEXTA Beatriz e Elísio discutem sobre a pater-nidade de Vitória. Rodrigo e Dani decidem se casar. Fernando chama a atenção de Beto para a demissão de Artur e aproveita a conversa para dizer ao enteado que ama Carlota. Fernando envia fl ores para Carlota. Vicente vai até a mansão e convida Madalena para fa-zer caminhadas. Diana conta para Sandra que Elísio já sabe sobre a possibilidade de Paulo ser o pai de Vitória. Artur pede que Célia arranje um emprego para ele na Star Trip. Fernando encontra Artur na rua e o agride.

SÁBADO Carlota se irrita ao ver Fernando em seu quarto. Dani diz que não quer esperar muito para casar com Rodrigo. Carlota pede que Leonor guarde o diamante em sua casa. Fernando é assaltado. Carlota não aceita que Dani e Rodrigo se casem na mansão. Carlota reclama com Fernando por permitir o casamen-to e ele resolve ir à mansão. Susana contrata Artur para a Star Trip. Elísio se desentende com Diana. Carlota sugere que Fernando fale com Gilda para impedir que o casamento de Dani e Rodrigo aconteça na mansão. Ágata vai ao apartamento de Sandra. Susana avisa a Gilda, Mário e Célia que contratou Artur.

SEGUNDA Marcos paga Miranda para dar fi m à vida de Sueli. Marcelo decide não mencionar a mediunidade de Caíque em sua reportagem so-bre o hospital. Úrsula inventa para Maria Inês que Marcelo já teve diversas amantes. O advogado lê o testamento deixado por Haroldo, pai de Scarlett, que determina que Manoel administrará a herança da afi lhada até que ela cumpra a exigência de trabalhar por um ano na lanchonete do padrinho. Samantha pede que César consiga a matéria escrita por Laura sobre a mediunidade de Caíque.

TERÇA Sueli é socorrida por vizinhos. Gaby conta para Suzana que Ricardo deu a ideia de provar a inocência de Emerson no roubo ao bazar. Itália aceita namorar Fernando, mas pede ao médico para manter segredo. Afonso pede a Azeitona que vigie o quarto em que Sueli está. Tavares não deixa Marcos assumir a cirurgia de Sueli. Suzana demonstra inte-resse por Fernando. Azeitona fl agra Marcos mexendo no tubo de oxigênio da Sueli.

QUARTA Azeitona pede a Tavares para afastar Marcos de Sueli. Afeganistão diz ao pai que quer dormir amarrado para não cozinhar durante o sono. Laura avisa a Vicente que perguntará às mulheres da foto qual delas é sua mãe. Marcos disfarça sua fúria para Tavares ao saber pelo cirurgião que Sueli está se recuperando. Sueli sussurra no ouvido de Nildes, pedindo à enfermeira que não a deixe so-zinha com Marcos. Maria Inês fi ca surpresa ao ver Marcelo na praia do Nordeste, local que escolheu para descansar.

QUINTA Maria Inês pede que Marcelo volte para casa dele. A pedido de Marcos, Miranda adultera o medicamento de Sueli. Tina comenta com Manuel que acredita que Afeganistão precise de tratamento. César consegue roubar a reportagem sobre Caíque. Gaby comenta com Laura que acha a jornalista parecida com sua tia Kitty. Adriana força Scarlett a viajar para o Brasil na classe econômica. Afeganistão percebe que cozinhou de madrugada. Maria Inês e Marcelo sofrem um assalto e são deixados no meio do matagal.

SEXTA Laura diz para Vicente que, se desco-brir que a mãe tirou a vida de seu pai e de Tereza, irá colocá-la na cadeia. Laura fi ca chocada ao ver sua matéria sobre Caíque em um blog anônimo na internet. Bélgica avisa para Gustavo que Gaby está investigando o roubo do bazar com a intenção de inocentar Emerson. Laura garante a Heitor que ela não enviou a matéria sobre Caíque para publicação. Maria Inês e Marcelo passam a noite juntos em uma praia deserta. Sueli pede para falar sozinha com Marcos e Azeitona se preocupa. Úrsula demite Laura.

SÁBADO Laura tenta se defender das ofensas de Úrsula. Sueli acusa Marcos de tentar assassiná-la. Marcelo e Maria Inês se abrigam em uma choupana que encontram na praia deserta. Gustavo beija Bélgica. Gaby e Liz encontram uma foto de Emerson que pode inocentá-lo do roubo ao bazar. Marcelo e Maria Inês fi cam juntos. Laura afi rma para Caíque que não foi ela quem publicou a matéria sobre ele.

38| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 39: Jornal et 205 - edição nº 1208

• 19h45CHIQUITITASIMPÉRIO

• 21h20

SEGUNDA Cora confi rma a presença de Maria Marta no bar de Manoel. Xana afi rma a Juliane que descobrirá se Luciano está sendo bem tratado. José Alfredo pensa em sua conversa com Jesuína. José Pedro discute com Amanda. Bruna fl agra Danielle escutando a gravação de uma conversa com José Pedro. Cláudio sugere que Leonardo faça uma de-monstração de seus hambúrgueres no restaurante. Marcão ouve uma conversa entre Cristina e Elivaldo e conta para Maurílio. Du diz a João Lucas que Ísis ligou para ele.

TERÇA Jesuína faz um telefonema e avisa sobre a visita do Comendador. Xana não gosta do futuro pai adotivo de Luciano. Xana se surpreende com Aline. Helena pede para encontrar Érika. Orville tem um mau pressentimento sobre o leilão. José Alfredo avisa a Maria Ísis que se esconderá em sua casa. Maria Clara desdenha os desenhos de Amanda. Antônio comenta com Vicente que está interessado em Naná. Carmem ouve Helena con-versar com Salvador sobre o leilão. Marta começa sua entrevista com Téo.

QUARTA Cristina deixa Genève. Carmem conta para Orville sobre os planos de Helena. Ismael e Lorraine sugerem que Naná se case com Antônio para adotar Luciano. Marta assusta Téo. Helena dá um ultimato em Orville. Magnólia e Se-vero se convidam para jantar na casa de Cláudio e Beatriz. José Alfredo vai para a casa de Maria Ísis. Reginaldo retorna à casa de Jurema. Cristina volta de viagem. Batista e Kelly se surpreendem com a presença de José.

QUINTA Maria Ísis ampara Kelly. José Alfredo conversa com Batista. Kelly pede uma explicação a José Alfredo. Cristina liga para Manoel e pergunta pelo pai. Cora ouve a conversa entre Cristina e Manoel. Maria Marta deixa Maurílio desconfi ado. Téo Pereira pensa na conversa que teve com Maria Marta. Marcão encontra o passaporte de Cristina e liga para Maurílio. Cristina conversa com Manoel e Antoninho sobre José Alfredo. Jurema desconfi a de Reginaldo e ele conta que descobriu algo sobre Jairo. Jurema pede para voltar a trabalhar na casa de Cora. Magnólia e Severo chegam para jantar na casa de Cláudio e Beatriz.

SEXTA Cristina tenta desconversar sobre a viagem à Suíça. José Alfredo lista possíveis inimigos. Maria Marta exige que Cristina se demita da Império. Cristina é surpreendida durante uma conversa ao telefone. Maria Marta pede que Cristina transmita um recado a José Alfredo. Erika suborna Lorraine e marca um encontro com ela. Cristina se nega a dei-xar a Império. Robertão refl ete sobre uma proposta de trabalho. Amanda presenteia Leonardo. Maurílio tenta ganhar a confi ança dos fi lhos de Maria Marta. Dr. Merival diz que Cristina não pode ser afastada da Império.

SÁBADO Maria Marta se desespera com a revelação de João Lucas. Cristina vai ao aparta-mento de Maria Isis. Maria Marta desabafa com João Lucas sobre a possibilidade de José Alfredo estar vivo. Cristina conta a José Alfredo que Maria Marta quer se encontrar com ele. José Alfredo revela a Cristina que Maurílio não é filho de Sebastião Ferreira e que precisa descobrir quem está por trás do plano de Maurílio. João Lucas vai atrás de Maria Isis para descobrir o paradeiro do pai. Téo Pereira propõe que Lorraine vá à casa do Silviano. Reginaldo e Jurema procuram pistas na casa de Cora, que chega e os encontra em seu quarto.

SEGUNDA Mili, que ainda está cega, volta a morar no orfanato e conta que adorou o período que fi cou na mansão dos Almeida Campos, com Gabriela. Mili diz para Carol que decidiu voltar para deixar Gabriela mais à vontade com Marian. Mais tarde, Carol conta para Beto que irá fazer um piquenique com Junior para comemorar o aniversário de namoro deles. Mili sonha que volta para a mansão dos Almeida Campos e é recebida por Gabriela, que diz ter sentido muito a falta dela.

TERÇA Gabriela conversa com Mili e diz que não irá desistir de adotá-la, mas que dará um tempo para Marian se acostumar com a ideia. Gabriela diz ainda que Mili fi cará desde já na mansão dos Almeida Campos. Enquanto isso, no quarto, Carmen conversa com Marian e diz que precisam descobrir uma maneira de fazer com que Mili não fi que na mansão. Rafa e Samuca tentam conquistar Bel, mas são dispensados por ela. Bel revela para Janu que está confusa, mas pensa gostar dos dois. Dani discute com Junior, vai para o quarto e empurra Maria por ter dito que Junior e Carol se amam.

QUARTA Gabriela acorda Mili e Marian e diz que irão visitar Valentina. Mili revela que está com saudade dela, mas que prefere fi car na mansão. Na clínica, Gabriela apresenta Marian como sua neta. Valentina fi ca incomodada e tenta se expressar para contar que Marian não é fi lha de Gabriela. Valentina lembra do momento que discutiu com José Ricardo Almeida Campos e descobriu que Mili é sua neta, fi lha de Gabriela. Valentina ainda não consegue falar e nem andar após o grave acidente que sofreu. Tobias começa a gravar um novo projeto como ator.

QUINTA Bel diz que gostou das duas decla-rações e que isso a deixou mais confusa ainda. Junior fi ca sabendo que Carmen levou Diego até o orfanato e vai até lá buscar o menino e pedir desculpa para Carol. Juca e Bia se encontram na comunidade. Bia pede para irem visitar uma casa na região. Carol diz que está preocupada com o namoro dos dois, pois ultimamente eles só discutem. Juca e Bia fi cam na porta da casa que Bia havia sonhado há esperando de alguém. Janu e os meninos encrenqueiros não fi cam satisfeitos ao saber que Bel gostou das declarações.

SEXTA Os policias avisam que Ernestina possui um advogado contratado por Chico, o doutor Pequenote. Matilde vai no lugar da irmã, mas pede para o advogado conseguir um outro profi ssional para ajudar a livrar Matilde, que na verdade é a verdadeira Ernestina. Regina vai até o apartamento de Maria Cecília falar com a fi lha, Eduarda. Regina revela que voltou a trabalhar como atriz e que está contracenando com Tobias. Gabriela conta para Junior que ainda não sente amor de mãe por Marian. Junior insiste que ela deve fazer o exame de DNA.

SEGUNDA Surpresa, Ciça nega com con-vicção. Iago percebe o nervosismo dela e pede que o acompanhe. Priscila mostra para Ciça a gravação em que ela aparece procurando pelo celular que Pedro havia escondido. Desespera-

VITÓRIA• 21h35

da, ela diz que pode explicar o ocorrido. Priscila e Paulão se divertem vendo a tensão de Ciça saindo com Iago. Priscila resolve soltar Pedro e culpar Ciça. Pedro fi ca arrasado ao saber que Ciça está nas mãos de Iago. Priscila, Paulão e Enzo disfarçam dizendo que não sabem por qual motivo. Pedro insiste para ser solto e poder ajudar Ciça.

TERÇA Escondido, Iago atira em Pedro com uma arma silenciadora. Surpresos ao vê-lo ferido, Artur e Mossoró buscam de onde veio o tiro. Pedro revela que foi Priscila quem matou Gregório. Desesperado, Mossoró vai atrás dela. Artur pergunta por Ciça, mas Pedro não tem forças para responder e morre. Mossoró avista Iago fugindo e quase é atropelado por ele. Com medo, Ciça implora para não ser maltratada por Priscila e Paulão. Artur deduz que Priscila tam-bém avisou Iago onde Pedro estava e constata que foi enganado por ela. Mossoró e Artur se culpam por terem envolvido Ciça e Pedro nos planos contra Iago.

QUARTA Manel fica chocado com o comportamento de Zuzu e se afasta. Ao vê-los, Renata não consegue reagir à situação. Edu tira a tesoura das mãos de Zuzu, que é levada por Matilde. Arrasado, Manel chora por não ser re-conhecido pela esposa. Apesar de tristes, Renata e Matilde tentam acalmar Zuzu. Edu conforta Manel e diz que irá ajudá-lo no que for preciso. Gabi e Vinicius fi cam assustados com a reação de Zuzu, sem entenderem nada. Renata deixa Zuzu confusa ao explicar que o suposto ladrão é Manel. Matilde revela para Gabi e Vinicius que Zuzu está com Alzheimer. Artur repreende Ramiro por encerrar as buscas por Ciça.

QUINTA Luciene e Zé Ferrador ajudam Ednaldo a apagar o fogo no haras dos Ferreira, mas a joqueta diz que o denunciará para Artur e Diana. Depois de escutar a conversa de Matilde e Manel, Zuzu se revolta com a sobrinha. Luciene delata o ocorrido com Ednaldo para Artur e Diana. Bernardo repreende Ednaldo por quase ter colo-cado fogo no haras. Zuzu diz que preferia morrer a enfrentar essa doença. Sem outra alternativa, Artur demite Ednaldo. Clarice conforta Cicinho. Laíza acusa PH, Tadeu e Alex de serem traidores. Rosa diz para Dante que Paulo Henrique está deslumbrado com o sucesso dos dançarinos mascarados.

SEXTA Manel se desespera ao ver Zuzu de-sacordada e Edu chama a ambulância. Ednaldo conversa com Artur e exige que Cicinho volte para casa. Clarice admite para Diana que se sente um pouco culpada pelo triste passado de Iago. Ednaldo teme que Cicinho não o perdoe e joga a bebida fora. Luciene fi nge estar namorando Zé Ferrador durante o jantar. Zuzu é levada para o hospital. Luciene fi ca satisfeita ao perceber que Ricardinho e Nelito sentiram ciúmes. Diana e Artur confi rmam o jantar de noivado de Bia e Mossoró. Edu, Renata e Manel tentam se convencer que Zuzu não tomou os remédios propositalmente. Rosa diz que o sucesso está subindo à cabeça de PH.

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 39

(14) 3604-8099

Assine

Page 40: Jornal et 205 - edição nº 1208

Chá de gengibre

receitasIngredientes: 1 ½ litros de água; 2 colheres (sopa) de gengibre picado em pedacinhos; 4 colheres (sopa) de açúcar cristal; cravo e canela a gosto.

Preparo: Numa panela, caramelize o açúcar até ficar ligeiramente dourado. Junte o gengibre, o cravo e a canela. Misture bem e imediatamente junte a água fervendo. Cozinhe parcialmente tampado durante quinze minutos.

Ingredientes: 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de manteiga derretida; 1 pitada de sal; óleo para untar a frigideira.

Preparo: Numa tigela, misture os ingredientes secos. Reserve. Em outra, misture os ovos batidos ligeiramente, o leite e a manteiga derretida e fria. Aos poucos e sempre misturando, sem bater muito, junte os ingredientes secos ao liquido. Mexa até obter massa homogênea. Unte uma frigideira

Arroz-doce caramelizado

Fot

os e

text

os: G

B E

diçõ

es

Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz cru; 3 ½ xícaras (chá) de água; 3 cravos‐da‐índia; 2 paus de canela; ½ xícara (chá) de açúcar; 3 xícaras (chá) de leite; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; canela em pó a gosto.

Preparo: Numa panela cozinhe o arroz com a 3 xícaras (chá) de água, os cravos e a canela. Cozinhe até que o arroz fique macio e retire os cravos e os pauzinhos de canela. Em outra

Panqueca americana

panela, derreta o açúcar até o ponto de caramelo. Adicione ½ xícara (chá) de água e deixe cozinhar até dissolver completamente o açúcar e formar calda espessa. Junte o arroz cozido, o leite e o leite condensado. Misture bem e ferva durante 3 a 4 minutos. Retire do fogo e junte o creme de leite, mexendo bem. Despeje o arroz‐doce na tigela de servir, polvilhe com canela em pó. Pode ser servido em temperatura ambiente ou gelado.

Tampe completamente a panela e deixe esfriar durante cinco minutos. Sirva a seguir. Dica: Para dar sabor especial ao Chá de gengibre, junte 1 maçã picada, 2 ou 3 anis estrelado ou 1 colher (sopa) de erva‐doce. Ferva com os demais ingredientes. Se a intenção é testar os supostos poderes emagrecedores do chá de gengibre, prepare sem o açúcar.

antiaderente com óleo e coloque uma porção da massa bem no centro. Frite até que comece a dourar nas bordas, vire a panqueca e doure do outro lado também. Sirva acompanhado de mel, frutas a gosto, geleias ou manteiga. Dica: Não bata a massa vigorosamente. Use os ingredientes à temperatura ambiente. Tradicionalmente, a panqueca americana é servida acompanhada de Maple Syrup, ou “Xarope de Bordo”, que pode ser encontrado em grandes supermercados ou loja de importados.

O chá de gengibre é saboroso, aquece a alma e ainda tem fama ser

emagrecedor

A panqueca americana tradicionalmente é consumida no café

da manhã

Arroz-doce é um clássico da cozinha quando o assunto é sobremesa. Vai bem

no momento em que “bate a fome” à tarde

Page 41: Jornal et 205 - edição nº 1208

FOI

HISTÓRIANO

Em janeiro de 2000, na cidade de Bauru, a banda Batuque Pop abriu o show do músico Frejat. Na foto, os integrantes da banda na época Bruno De Marchi e Guilherme Mucare com Frejat. Hoje Bruno e Guilherme trabalham juntos na Band UP, empresa de sucesso internacional sediada em Barra Bonita.

Para muitos pode parecer surpresa, mas o prefeito Guilherme Belarmino com o irmão Antonio Ap. Jr. Belarmino mais o amigo Fábio Yasbek promoveram um evento de sucesso em dezembro de 2001 no Ideal Ponte Clube – KOKO LOKO. Hoje, o prefeito vem realizando muitos eventos para promover o turismo da cidade e promete mais surpresas.

Daniela de Lova com 17 anos foi a terceira coloca-da no concurso “Gatinha Verão”, um evento realiza-do na Praça da Juventude no início de fevereiro de 2002. Hoje Daniela faz parte do grupo de bailari-nas do programa “Domingão do Faustão” na TV Globo. Um orgulho dos barra-bonitenses.

Page 42: Jornal et 205 - edição nº 1208

Con

fira

toda

s as

foto

s no

sit

ew

ww

.et2

05.c

om.b

r

42| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Netinho Parra Marco Fracaroli (Bamboa)

Patricia e Bruno Denis e Ivy Regiane e Ana Samara e Bianca

Bruna, Natalia, Isabela,Maria e Rafaela Ana Carolina, Fernanda e Enrique

Leandro, Fabiano, Gabas e Rodrigos Leticia, Mariana, Dana e Analu

Page 43: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 43

Samara e Bianca Marcos e Ana Carolina Thiara e Leonardo Mariane e Cleder Douglas, Eduarda e Fernanda

Iara, Mariana e César

Leonardo, Zé Paulo e Murilo

Ana Paula, Karol e Carina

Marcos, Andrey, Viviane e Wesley

Mariana e Marcela Maria Clara e Marcos

Page 44: Jornal et 205 - edição nº 1208

Michell Azem Rachid, Oficial do Oficial de Reg. Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, do Distrito de Barra Bonita - SP, faz saber que exibiram os documentos exigidos por lei, a fim de se casarem:

Editais deCASAMENTO

SILAS APARECIDO SILVA e ANDRÉIA LEONEL BARBOSA. Ele, de nacionalidade brasileira, funcionário público municipal, solteiro, nascido em Guarujá, SP, no dia

14 de dezembro de 1981, residente e do-miciliado à rua Eloi Stangherlin, nº 251, Barra Bonita, SP, filho de ADEMIR SILVA e de JOANA LIMA SILVA. Ela, de naciona-lidade brasileira, auxiliar de laboratório, divorciada, nascida em Mogi Guaçu, SP, no dia 08 de agosto de 1981, residente e domiciliada à rua Caetano Mori, nº 217, Barra Bonita, SP, filha de JOÃO LEONEL BARBOSA e de MARIA DA SILVA BARBO-SA.

WILTON ALVES DA SILVA e KARINA CRISTIANE DIAS RODRIGUES. Ele, de nacionalidade brasileira, pintor, solteiro, nascido em Barra Bonita, SP, no dia 07

de maio de 1984, residente e domiciliado à avenida Pedro Ometto, nº 1988, Barra Bonita, SP, filho de NEUCIDES ALVES DA SILVA e de MADALENA DE CAMPOS DA SILVA. Ela, de nacionalidade brasileira, do lar, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 13 de maio de 1993, residente e domiciliada à avenida Pedro Ometto, nº 1988, Barra Bonita, SP, filha de EDICEL APARECIDO RODRIGUES e de CRISTIA-NE DE FÁTIMA DIAS RODRIGUES. RAFAEL HENRIQUE BROCCO e RAFAE-LA LOURENÇO DE LUZ. Ele, de nacio-nalidade brasileira, repositor, solteiro, nascido em Barra Bonita, SP, no dia 13

O mês de janeiro será de festa para a família de Andréia da Silva, que comemorou mais um ano de vida no último dia 12. No dia 20 quem apagará as velinhas é seu filho Lucas que com-pletará 4 aninhos, recebendo os cumprimentos de seu pai Willian, seus padrinhos Claudinei e Isabel e de todos os familiares.Foto: Arquivo pessoal

Neste domingo, dia 18, a simpátca Maria José Rocha Brocco estará completando 57 anos de vida e receberá os parabéns dos amigos, familiares e principalmente do marido Luiz Carlos Brocco. Na foto, ao lado sua neta Bian-ca. Felicidades.Foto: Arquivo pessoal

Simone Massucato San-tille fez aniversário nesta sexta-feira, 16 de janeiro, e comemorou a data com o maridão e as amigas da academia Top.Foto: Arquivo pessoal

Aniversários

Bodas

44| Ed. 1208 |17 de janeiro 2015 | ET 205

O simpático casal, Sueli Mai Prado e Henrique Prado, comemorou os 40 anos de casados, “Bodas de Esme-ralda”. Recebe-ram o carinho e cumprimentos dos filhos Ana Caro-lina, Mariana e Junior. Felicidades ao casal!Foto: Arquivo pessoal

Page 45: Jornal et 205 - edição nº 1208

de fevereiro de 1997, residente e domici-liado à rua Antenor Balsi, nº 323, Barra Bonita, SP, filho de BENEDITO BROCCO e de CRISTIANE APARECIDA FERRINHO BROCCO. Ela, de nacionalidade brasileira, operadora de caixa, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 09 de janeiro de 1996, residente e domiciliada à rua Ante-nor Balsi, nº 323, Barra Bonita, SP, filha de GILSON ALVES DE LUZ e de GILDETE LOURENÇO DE LUZ.

GUILHERME ALPONTI e ANA LÚCIA RODRIGUES MENDES. Ele, de nacionali-dade brasileira, administrador de empre-sas, solteiro, nascido em Barra Bonita, SP,

no dia 14 de janeiro de 1982, residente e domiciliado à rua Cônego Francisco Ferreira Delgado, nº 375, Barra Bonita, SP, filho de ÉDISON ANTONIO ALPONTI e de APARECIDA ANTONIA CORRÊA AL-PONTI. Ela, de nacionalidade brasileira, cabeleireira, solteira, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 31 de maio de 1984, residente e domiciliada à rua Germano Guther, nº 214, Barra Bonita, SP, filha de ANÉSIO RODRIGUES MENDES e de ROMILDA TEREZA MAI RODRIGUES MENDES.

GILMAR ROCHA e BRUNA FERNANDEZ. Ele, de nacionalidade brasileira, opera-

dor de máquina, divorciado, nascido em Igaraçu do Tietê, SP, no dia 23 de julho de 1981, residente e domiciliado à rua 1º de Março, nº 856, Barra Bonita, SP, filho de JOSÉ ANDRADE ROCHA e de ALICE DOS ANJOS ROCHA. Ela, de nacionalidade bra-sileira, pespontadeira, divorciada, nascida em Barra Bonita, SP, no dia 22 de junho de 1990, residente e domiciliada à rua 1º de Março, nº 856, Barra Bonita, SP, filha de ADILSON LUÍS FERNANDEZ e de CÉLIA DE FÁTIMA RODRIGUES FERNANDEZ.

Se alguém souber de algum impedimento, deve acusá-lo nos termos da lei e para fins de direito.

A Academia Camilo&Turi está contente com a volta de sua aluna Rose Roma-nini Peraçoli. Depois de encerrar o tratamento de radioterapia na última quinta-feira, 8, ela retornou para as aulas de natação.Rose volta com o mesmo vigor e a alegria de sempre. No seu retorno ela foi recepcionada com todo o carinho por Aninha Turi, representando toda a família da Academia Camilo &Turi. Seja muito bem-vinda, Rose!Foto: Arquivo pessoal

O enlace matrimonial do casal Thaíse Costa

e Rogério Nachbar foi realizado no dia 9 de janeiro

de 2015, às 20h30, no Spazio Midena em Jaú. A

cerimônia religiosa e a festa aconteceram no mesmo

salão.

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro 2015 | 45

Superação

Casamento

Cabelo e Maquiagem: Cecília Estética

Som e Iluminação: DJ Emerson Porto

Buffet: Reinaldo Ribeiro - JaúFoto: Alphaimagem.com

Daniel Bertolino.

Page 46: Jornal et 205 - edição nº 1208

46| Ed. 1208 |17 de janeiro 2015 | ET 205

Os noivos Francis Francielli França e Adriano Lúcio dos

Santos trocaram votos de uma feliz

união no último dia 10 de janeiro de 2015,

às 20h30, na Igreja de Santo Afonso.

Após a cerimônia, o casal recepcionou os convidados no Clube

de Campo.

Daniela Cristina Rodrigues de Souza

e Eduardo Pizzo Ottoboni uniram-se

em matrimônio no dia 27 de dezembro

de 2014, às 20h30, em uma bela cerimônia

na Igreja Santo Afonso. A recepção dos convidados aconteceu

no Clube de Campo. Parabéns ao casal!

O dia 20 de dezembro de 2014 foi de

realizações para o casal Ana Claúdia

Rocha e Alexandre Aparecido Martinelli. A cerimônia aconteceu

às 17 horas na Igreja Matriz de São Joaquim em Igaraçu

do Tietê. Os noivos recepcionaram os

convidados no Salão de festa dos Vicentinos.

Muitas felicidades ao casal.

Decoração: Adriana Arte e VerdeCabelo e Maquiagem: Valéria RuizCerimonialista: Lih SilvérioSom e Iluminação: Márcio ValverdeDoces: Luciana Sanz SaitoBuffet: Clube de CampoFilmagem: Couple VídeoFoto: Alphaimagem.com Daniel Bertolino.

Decoração: Adriana Arte VerdeCabelo e Maquiagem: Studio VIPCerimonialista: Lih SilvérioSom e Iluminação: Bila SomBuffet: Clube de CampoDoces: DRI-Doces FinosFilmagem: 3G filmesFoto: Alphaimagem.com Daniel Bertolino.

Decoração: Carlina decoraçõesCabelo e Maquiagem: Anderson FonsecaFoto: Alphaimagem.com Daniel Bertolino

Page 47: Jornal et 205 - edição nº 1208

ET 205 |Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 47

Page 48: Jornal et 205 - edição nº 1208

Um lugar que deseja muito conhecer?Gostaria muito de conhecer a Europa.Um filme marcante?Acredito que todo filme nos transmite alguma mensagem, mas um filme que marcou muito por todo o contexto foi “O Menino do Pijama Listrado”.Estilo de música que mais lhe agrada?Sou bem eclética para música, gosto muito de ritmos dançan-tes.Qual sua comida predileta?Gosto de pratos que contêm verduras, legumes e farinhas integrais.Qual seria sua realização pessoal?Minha realização pessoal no momento é me formar na facul-dade de Direito e conquistar a minha carteira da OAB.Qual a fase mais marcante da sua vida?Foram várias, pois sempre va-lorizei todas as conquistas que alcancei. Acredito que todas as fases que já passei foram muito bem aproveitadas e levadas como um aprendizado, me

48| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

fazendo crescer cada vez mais.Qual é sua motivação para manter o corpo em forma?Acho que manter o corpo em forma é um modo de viver sen-do saudável, não é se privando de tudo, mas sim se controlando de tantas ‘guloseimas’. Comer moderadamente nos acarreta em um corpo bonito e principal-mente saudável. O que mudaria no mundo?O desrespeito que o ser huma-no tem com seu próximo e com o planeta, pois acredito que se todos pensassem antes de agir e respeitassem a vontade alheia acabaria com muitas brigas desnecessárias.O que te faz feliz?Estar com minha família, pois não existe momento melhor que aqueles aproveitados ao lado de pessoas que amo.Ser Ieda é?Ser uma pessoa determinada, que foca nos objetivos para conquistá-los, uma pessoa vaidosa que ama estar sempre bem arrumada, uma pessoa carinhosa e atenciosa que tenta ajudar sempre aqueles que necessitam.

Page 49: Jornal et 205 - edição nº 1208

Fotos: Anderson Hermida MáximoCabelo e maquiagem: Anderson FonsecaAcessórios:AziraRoupas:Lolla LollaAutomóvel:Impala 66 VermelhoBello - Contato para locação (14) 9 8143-9880

ET 205 | Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | 49

IED

A TO

ZZI

Page 50: Jornal et 205 - edição nº 1208

cinemaJAÚ SHOPPING

Fone: 3626-3252Programação: De 15 a 21 de janeiro

Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

SALA 1

OS PINGUINS DE MADAGASCAR 3DAnimação (93 min.) - Livre (Dublado)Horários: Diariamente.: 15h10 - 17h15 - 19h20

ÊXODO 3DDrama histórico (142 min.) - 14 anos (Dublado)Horários: Diariamente.: 21h20

SALA 2

LOUCAS PARA CASARComédia (94 min.) - 14 anos (Nacional)Horários: Diariamente: 14h30 - 16h50 19h10 - 21h30

ESTREIA

HORÓSCOPO De 16 a 22 de janeiro

ÁRIES

GÊMEOS

LEÃO

LIBRA

SAGITÁRIO

AQUÁRIO

TOURO

CÂNCER

VIRGEM

ESCORPIÃO

CAPRICÓRNIO

PEIXES

Contenha o seu lado perfeccionista e entenda que não pode mudar o mundo. Concentre-se no seu intelecto e mantenha a calma diante daqueles que são diferentes de você.

Lembre-se de que na vida somos guiados por Deus e que assim Ele está no controle de tudo. Portanto, pare de nadar contra a corrente e aprenda a ter fé e confiar mais.

Lute contra o desânimo e tenha sempre em mente os seus objetivos. A força está dentro de você mesmo e não na vontade de outras pessoas. Pense nisso

Perseverança é a palavra chave neste momento. Fuja do mau humor e de pessoas muito críticas e pessimistas. Não insista no erro. Tome uma atitude positiva para sua vida melhorar.

Pessoas da família vão se mostrar particularmente atenciosas. Não ne-gligencie com sua saúde e cuide mais das coisas do coração. Cultive a fé, a esperança e o amor pela vida

Livre-se do pessimismo e da melan-colia. Dê vazão ao seu lado amoroso e romântico. Bons momentos ao lado da pessoa amada. Aproveite bem esta semana.

Bom para as atividades intelectuais. Possibilidade de êxito no trato com pessoas mais velhas. Cultive o bom humor, só assim você será mais feliz! A gentileza é um dos segredos da vida.

Mantenha a fé e o bom humor. Seja mais paciente e saiba esperar pelo momento certo das coisas acontece-rem. Paciência é o segredo de uma vida longa e feliz.

Os verdadeiros amigos são joias raras e tais amizades precisam ser cuida-das, tal como se faz como uma planta. Por isso, não descuide delas. Faça um jantar para os mais íntimos.

Seja perseverante quanto aos seus objetivos e não permita que o pessimismo alheio atrapalhe os seus planos. Confie em sua intuição e mantenha uma atitude positiva diante da vida.

Possibilidade de êxito no trato de assuntos financeiros, mas não concentre sua atenção apenas nisso. Lembre-se de que a vida também é feita da alegria de estar com a família e amigos.

A vaidade pode ser uma grande trai-çoeira. Lembre-se de que o espírito não pode ficar descuidado. Alimente a sua fé. Tire um momento só para você. Leia um bom livro e seja feliz.

21 marçoa 20 abril

21 maioa 20 junho

22 julhoa 22 agosto

23 setembroa 22 outubro

22 novembroa 21 dezembro

21 janeiroa 19 fevereiro

21 abrila 20 maio

21 junhoa 21 julho

23 agostoa 22 setembro

23 outubroa 21 novembro

22 dezembroa 20 janeiro

21 janeiroa 19 fevereiro

50| Ed. 1208 |17 de janeiro, 2015 | ET 205

Page 51: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 52: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 53: Jornal et 205 - edição nº 1208

Modelo: Marina Fuss Botti

Page 54: Jornal et 205 - edição nº 1208

E junto claro, as esperadas viagens. Quem não gosta de viajar? Sair da rotina, aliviar o estresse do dia a dia e de um ano inteiro de trabalho. E o que é férias sem viagens? Marcella Manin e Teresinha Bigliassi levam a sério esse assunto, e compartilharam com a gente como foram suas viagens.

FÉRIAS

Page 55: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 56: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 57: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 58: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 59: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 60: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 61: Jornal et 205 - edição nº 1208

Decoração: Cléo FestLocal: Parque da Fantasia

Fotos: Eliane Peroto Photo StudioBuffet: Silvia Fest

A sorridente Clara Caso Perassolicompletou no dia 6 de janeiro

Foi em uma linda festa em que ospapais Viviane Caso Perassoli e

Eder Perassoli comemoraram essedia especial com muita alegria, e onde

Clarinha recebeu o carinho de seusavós Sérgio e Inês, Emerson e Célia,

de toda família e amiguinhos.

1 Aninho!

Rua: Antonio Argemiro Ferreira, 480 Jd. Nova Barra- Barra Bonita/SP

10 PARES DE CALÇADOS PARA O CARNAVAL 2015!Promoção de inauguração: Na compra de qualquer par, concorra no dia 12 de fevereiro a

Site: www.garotanacionalcalcados.com.brE-mail: [email protected]

Calçados Femininos | Venda Varejo e Atacado

LOJA DEFÁBRICAINAUGURAÇÃO

Atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h

(próximo ao supermercado Gervabom)

Page 62: Jornal et 205 - edição nº 1208
Page 63: Jornal et 205 - edição nº 1208

FARMÁCIA POPULARDescontos de até

90%Farmácia N. S. Aparecida

VAI AJUDAR VOCÊ A REALIZARO SONHO DA BOA FORMA!

A FARMÁCIA FÓRMULAATÉ 50% MENOS BARRIGA

Venham conhecer Morosil, um jeito diferente, prático e totalmente novo de entrar em forma com resultados incríves!

RESULTADOS DEACADEMIA SEM

PRECISAR DELA!

Page 64: Jornal et 205 - edição nº 1208

ADULTOADULTOADULTODULTODULTODULTO

WWW.IVANACALCADOS.COM.BR

14.3604-3163