Jornal Mural - Maio 2013

15
Você sabe o que é a CPA? Saiba mais sobre o setor responsável pelo processo de avaliação interno da instituição Ano IV - Nº 32 Maio/2013 Conheça nossos cursos de extensão! Eles foram organizados para atender ao interesse de alunos e sociedade do DF Aluno de engenharia desenvolve protótipo de carro elétrico Aluno de engenharia desenvolve protótipo de carro elétrico

description

Edição do mês de Maio de 2013 do Jornal Mural do UDF com as principais novidades da Instituição.

Transcript of Jornal Mural - Maio 2013

Você sabe o que é a CPA?Saiba mais sobre o setor responsável pelo processo de avaliação interno da instituição

Ano IV - Nº 32Maio/2013

Conheçanossos cursosde extensão!Eles foram organizados para atender ao interesse de alunos e sociedade do DF

Aluno de engenharia desenvolve protótipode carro elétrico

Aluno de engenharia desenvolve protótipode carro elétrico

Jornal Mural - FIQUE DE OLHO - Maio/2013 - 02

COMUNICADO

Palavra do Diretor-presidente da Cruzeiro do Sul Educacional

Caros alunos, professores e funcionários da Cruzeiro do Sul Educacional e de suas instituições de ensino.

Com muita satisfação comunico-lhes que a Universidade de Franca (Unifran) e o Colégio Alto Padrão (sob a mesma entidade mantenedora) passarão a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional S/A, juntando-se à Universidade Cruzeiro do Sul, ao Colégio Cruzeiro do Sul, ao Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), ao Centro Universitário Módulo e à Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

A Universidade de Franca é uma das maiores e mais tradicionais instituições de educação superior do interior paulista. Fundada em 1970, conta hoje com mais de 19.000 alunos em seus mais de 50 cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. Dentre os de pós graduação, destacam-se os programas stricto sensu, sendo quatro mestrados e dois doutorados.

Em linha com a estratégia e com o posicionamento diferenciado da Cruzeiro do Sul Educacional no cenário nacional, notadamente de reunir instituições e marcas academicamente relevantes nos seus respectivos mercados, a Unifran destaca-se pelos seus excelentes indicadores junto ao Ministério da Educação e explícito reconhecimento por parte do mercado e de organismos avaliadores independentes, tendo obtido, no mais recente ranking universitário da Folha de São Paulo (RUF), uma das primeiras posições dentre as universidades privadas brasileiras.

Com a incorporação da Unifran, o Cruzeiro do Sul Educacional passará a ser o quinto maior grupo de educação do Brasil e, dentre os maiores, se distanciará ainda mais como o melhor segundo as avaliações do Ministério da Educação.

Meus sinceros agradecimentos por mais este motivo de orgulho para todos nós.

Hermes Ferreira FigueiredoDiretor-presidente

3 02

s nó

doe ex

enteum

do Smai

Educeste

mo onto

omo

raos p

onate

da o Cru

rsitá

diciohoj

ão pensu

dife

ao Coao Centro U

das md

Sulgio

l ee

CoCentro U

s m

zeiro do Sruzei

ga Cruzeiro

gioa Cruzeiro do Sulruze

xplend

rim

os n

ntom

n

tomo o

e

exnte

um

o Smau

te

cihoj

o pns

ife

de

o Cers

di h

çãoen

d

al acional

Franca (Unifran) e o Colégiorão a fazer parte d

zeiro do Sul, ao Colégio l (UDF), ao Centro Univer

icid).uma das maiores e mais tradta. Fundada em 1970, conta h

graduação e pós-graduaçãos programa ricto se

onamento de de

mercados, a Unifran destaca-se pelos seuscação e explícito reconhecimento por pa

ependentes, tendo obtido, no mais recenteRUF), uma das primeiras posições dentre as

zeiro do Sul Educacional passará a ser o quintotre os maiores, se distanciará ainda mais com

io da Edmais este motivo de orgulho para todos n

d

p Sul, ao Co

F), ao CCe

olda Cruzeinifran) e oo CCold

n) e o Colégio da CCruz

umta. Fu

raduuaaçs prog

oname

u

dosxplíc

ennddoiime

dreun, a Unifr

itoo rreccooo oobti

i

os, a plícito

ndo omeiras

nósnós.

us parte

s recentees dentre

ssará a sará aind

orgulho

o quimais c

a todo

quints co

odos

r pis re

ões

passarnciará

e org

nna

e

ada

çãse

o de

adoo e

de

ds

Ee

((UDFcid).

um

cion

a (Uparte

olégUniv

s ttront

duaicto

entod

ercaação

penUF)

zeirore o

o dma

cio

a (par

oléUni

s ton

duict

en

er

Moderno e sustentável

Ewerson Freitas tem apenas 21 anos, mas já trabalha em um projeto que parece ser ainda sonho distante na vida dos brasileiros: um carro elétrico. O estudante do 5º semestre do curso de Engenharia Mecânica do UDF transformou um Gurgel, inicialmente à base de combustível, em um veículo movido a bateria.

Ewerson conta que começou a desenvolver o projeto em 2009 por meio de incentivo de um amigo, que já atuava na área. A ideia era traba-lhar com veículo de pequeno porte para movimentação urbana e que dispusesse de tecnolo-gia de baixo custo e nacional. Dois anos depois, com a ajuda de seu atual chefe, o protótipo já estava concluído e composto por seis baterias, um módulo de aceleração eletrônico, materiais alternativos e muita criatividade. O estudante pretende agora entrar com apoio de pesquisa e acompanhamento acadêmico do UDF, para formar futuras parcerias e aprimorar o projeto.

De acordo com o professor de Engenharia Mecânica do UDF, Leonel Morales, um carro elé-trico propicia inúmeros benefícios ao meio ambiente. Além de reduzir a questão da poluição ao dispensar a queima de combustíveis fósseis, o veículo praticamente não emite ruídos, evi-tando, assim, a contaminação acústica na cidade. O professor vem incentivando trabalhos nesse sentido e reforça a importância da iniciação científica na Instituição. “É preciso aprovei-tar o grande potencial dos alunos com olhar científico”.

“É preciso aproveitar o

grande potencial dos

alunos com olhar

científico”

- FIQUE DE OLHO - Maio/2013 - 03Jornal Mural

Ewerson Freitas e Professor Leonel Morales

Conheça a Comissão Própria de Avaliação - CPA

“Toda a instituição e sua comunidade devem conhecer suas qualidades,

potencialidades e fragilidades”.

Jornal Mural - UDF PARA VOCÊ - Maio/2013 - 04

Comissão atua no processo de avaliação internada instituição

Composta por representantes de alunos, professores, corpo técnico administrativo e sociedade civil, a CPA faz parte da exigência do Sistema Nacional de Avaliação no Ensino Superior (SINAES) e tem como principal função conduzir o processo de avaliação interno da Instituição.

Dessa forma, a CPA atua em todo o UDF, desenvolvendo a avaliação interna em di-mensões que vão desde a missão da Institui-ção de Ensino Superior (IES) até seus míni-mos detalhes de infraestrutu-ra.

O coordenador da CPA do UDF, professor Valdir Pucci, ex-plicou alguns dos projetos de-senvolvidos pela Comissão. “Em nosso principal projeto, Avaliação no Ensino de Gra-duação / Cursos, se faz um re-trato fiel da Instituição, onde são ouvidos professores e alunos. Na última pesquisa, foi realizado o projeto Ouvidoria Avaliativa, em que além de avaliar a IES com índices defini-dos, há um espaço para que os participantes possam escrever suas opiniões sobre o que está bom na IES e o que deve ser melhorado.

Temos também a Avaliação da Semana Pe-dagógica, em que os professores avaliam a semana de preparação do semestre, a Avalia-ção das disciplinas 100% on-line, a Avaliação do Clima-Organizacional e, finalmente, o pro-jeto Perfil Socioeconômico de alunos, profes-sores e corpo técnico - administrativo, que visa a conhecer quem somos”.

Segundo o professor, a Comissão considera que nada é mais importante que o autoconhecimento. “Toda a instituição e sua comuni-dade devem conhecer suas qualidades, potencialidades e fragilidades. Só avaliando é que podemos, em conjun-to, identificar os fatores que interferem positiva ou ne-

gativamente no desempenho da IES, forne-cendo subsídios para a compreensão da realida-de institucional e para dar visibilidade política valorizando gestores, professores, alunos e fun-cionários”, explica.

Horário de atendimento da CPA: De segunda a sexta-feira, das 9h às 22hLocalização: Edifício Sedee-mail: [email protected]

UDF realiza oficina sobre Pesquisa e Iniciação Científica

No dia 13 de abril, alunos e pro-fessores de todos os cursos do UDF lotaram o auditório do Edifí-cio Sede da Instituição para en-tender um pouco mais sobre Pes-quisa e Iniciação Científica. O evento, obrigatório para quem deseja participar do Processo de Seleção para Bolsa de Iniciação Científica (PIC), teve como gancho o lançamento do edital para inscrição de Projetos de Iniciação Científica pela Pró-reitoria.

Entre os palestrantes, compareceram o Dr. Rui Curi (Universidade de São Paulo) e o Dr. Ismar Frango (Universidade Cruzeiro do Sul), que falaram sobre a importância da inicia-ção científica na formação profissional e recuperação de informações científicas, respec-tivamente. Também participaram da oficina o Reitor Prof. Dr. Renato Padovese e a Pró-reitora Acadêmica Prof.ª Dr.ª Beatriz Maria Eckert - Hoff. Segundo ela, o UDF está em pro-cesso de fortalecimento e reestruturação da pesquisa no ano de 2013. A Pró-reitora res-saltou ainda a importância da atividade para refletirmos o que é e como fazer pesquisa.

Durante a palestra, o professor Ismar elogiou a preocupação do UDF no engajamento pela pesqui-sa científica e considerou os alunos privilegiados.

Cada palestrante falou por cerca de uma hora e depois abriu-se um espaço para debate entre os participantes.

Jornal Mural - FIQUE DE OLHO - Maio/2013 - 05

Integração Digital de Idosos no UDF

A turma inaugural do Curso de Inclusão Digital ofere-cido aos idosos pelo UDF concluiu o curso com sucesso! 25 cer-tificados foram entregues aos concluintes do curso; próxima turma já está lotada.

A entrega de certificados foi feita no dia 8 de maio e contou com a participação da Pró-reitora Acadêmica Prof.ª Dr.ª Beatriz Maria Eckert-Hoff, do coordenador do curso, Rafael Lacera, do Secretá-rio do Idoso, Ricardo Quirino e do professor Jorge Luiz Santana.

Dona Maria Auxiliadora, 61, foi uma das alunas contempladas. Ela elogiou a qualidade de ensino e a atenção dada pelos professores e

monitores. “Com o curso, aprendi a acessar e-mail e programas como Word, Excel e Paint. Informática não é mais questão de es-colha; é uma necessidade”, revela. “Estou muito mais confiante e independente!”.

Euclides dos Santos, 63, afirma que, com o curso, aprendeu a navegar na internet, acessar o e-mail e até redes sociais. “Na idade que nós temos, não po-demos estagnar nem ficar assistindo a tecnologia passar, senão ficamos para trás. A equipe tem muita paciência e nos ensinou tudo com muito carinho”, concluiu.

Os certificados foram entregues pela Pró-reitora Beatriz e pelo Secretário Ricardo Quirino, que apro-veitaram para receber também uma nova turma de iniciantes do mês de maio.

A Pró-reitora parabenizou os concluintes, deu boas-vindas aos novos estudantes e anunciou que a implementação de uma nova turma, agora em nível mais avançado, está sendo avaliada. Os alunos vibra-ram com a ideia!

contou Beatriz

o Secretá-a. adas. Ela

essores e o curso, e-mail e

Jornal Mural - FIQUE DE OLHO - Maio/2013 - 06

Curso de Inclusão Digital para Idososrealiza entrega de certificados

Jornal Mural - FIQUE DE OLHO - Maio/2013 - 07

Curso de Extensão em Direito do Consumidor

Durante os meses de maio e junho, o profes-sor de Direito do UDF, João Guilherme, promove curso sobre Direito do Consumidor. A ideia é proporcionar aos alunos o entendimento dos pressupostos da relação de consumo, dos princí-pios da defesa do consumidor em nível constitu-cional de infraconstitucional, bem como seus di-reitos básicos.

O professor explica que o objetivo principal da atividade é esclarecer os questionamentos fre-quentes sobre o tema, trazendo informações de utilidade pública e de cunho social, principal-mente para as pessoas que se enquadram como destinatárias finais de um produto ou serviço, para uso próprio ou para sua família.

“Trata-se de uma atividade de extensão de ex-trema relevância para a nossa Comunidade Aca-dêmica, com a participação direta dos alunos do curso de graduação em Direito do UDF, tendo como forma de incentivo a divulgação dos direitos existentes nas relações de consumo pelos dis-centes, auxiliando a po-pulação sobre os seus di-reitos, seja no caráter preventivo ou punitivo", destaca o professor.

Jornal Mural - PROFESSOR UDF - Maio/2013 - 08

Conheça a nova coordenadora do curso de Educação FísicaJuliana Costa falou sobre a importância da educação física na vida das pessoas e deu dicaspara quem deseja ingressar na área

Você se considera uma pessoa generalista, ética, hu-manista, autônoma, empre-endedora, crítica e reflexiva? Segundo a nova coordenado-ra do curso de Educação Física, Juliana Santos Costa, esses são os quesitos necessá-rios para um bom profissional da área de Educação Física.

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho e graduada em Licen-ciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), a coor-denadora Juliana tem experi-ência na área de Educação com ênfase em Educação Física Escolar, atuando ainda em temas como Infância, Educação Infantil, Mulher e Formação Profissional.

Juliana explica que as ativi-dades físicas e esportivas sempre estiveram presentes na vida dela, já que sempre gostou de praticar diferentes modalidades de esportes. “Durante a educação básica, tive a oportunidade de convi-ver com excelentes professo-res de Educação Física. Cada um à sua maneira, eles me mostraram o que era a profis-são em diversas perspectivas de atuação”, revela.

Já na graduação, dentre as muitas possibilidades de atu-ação, ela optou pela licencia-tura plena em Educação Física. “Desde então, me

dedico com afinco aos traba-lhos relacionados a essa área”, diz Juliana sobre a sua carreira.

Fizemos algumas perguntas à professora para entender-mos melhor sobre o curso:

Qual a importância da Educa-ção Física na vida das pessoas?

J.C.: A Educação Física está presente ao longo da vida de todos. O primeiro contato ofi-cial geralmente acontece na escola, nas aulas curriculares obrigatórias. O aluno experi-menta diferentes movimentos nas aulas práticas, o que o ajuda na formação de seu repertório motor, ao mesmo tempo em que discute questões da educação, do esporte e do exercício físico como indutor da saúde.

O que o aluno do UDF pode esperar do curso de Educação Física?

J.C.: O curso de Educação Física do UDF cresceu e pode ser considerado em consonân-cia com as demandas apresen-tadas pela comunidade do Dis-trito Federal. O nosso curso reúne os diversos ingredien-tes que compõem a atmosfe-ra de excelência no desenvolvi-mento das atividades relacio-nadas ao curso de graduação: corpo docente qualificado, amplos laboratórios, infraes-trutura de clube para as aulas práticas, bem como a fomenta-ção do desenvolvimento da ini-ciação científica, por meio de estudos e pesquisas com os programas específicos e a mo-nitoria.

Quais conselhos você dá ao estudante que deseja seguir a profissão?

J.C.: A Educação Física é uma profissão solidificada no mercado e com diferentes pos-sibilidades de atuação. Quem se identifica com a escola, deve escolher a licenciatura, pois irá habilitar o aluno a ministrar aulas na educação básica. Caso prefira atividades esporti-vas e fitness, opte pelo bacha-relado: essa opção lhe permiti-rá atuar em espaços não for-mais, ou seja, clubes, acade-mias, vilas olímpicas, etc. No entanto, caso o interesse seja por uma formação mais com-pleta e por uma maior possibi-lidade de atuação, é possível concluir as duas formações.

Jornal Mural - FIQUE DE OLHO - Maio/2013 - 09

UDF recebe Conselheiro de Educação Fìsica

No dia 29 de abril, os alunos do curso de Educação Física tiveram a oportunidade de se informarem melhor sobre a importância da regulamentação da pro-fissão. Com a presença do Conselheiro Federal Lucio Rogério, a atividade proporcionou aos estudantes uma palestra sobre o papel de um Conselho, assim como suas finalidades e deveres, antes de se formarem e in-gressarem no mercado de trabalho.

O palestrante expôs breve histórico sobre regula-mentação da profissão e conselhos profissionais. Também foi apresentado um histórico das conquistas para a profissão e benefícios para a sociedade.

UDF realiza seminários de estudo para docentes e

coordenadoresDurante o mês de maio, o UDF preparou para docentes e coor-

denadores de todos os cursos, seminários com o tema Construção e Reavaliação dos Projetos Pedagógicos de Curso. A atividade teve por objetivo enfatizar a promoção de ensino de qualidade, aliado à pesquisa e à extensão.

O evento contou com as apresentações da Professora Dra. Bea-triz Maria Eckert-Hoff - Pró-Reitora Acadêmica, que falou sobre di-retrizes e consonância com os documentos institucionais e os dis-positivos legais; do professor Vasco Moretto, explorando o tema “O ser e o fazer docente: planejamento, didática e avaliação”, e também do Prof. Dr. Marcos Masetto, que palestrou sobre projeto pedagógico de curso e docência.

Jornal Mural - UDF PARA VOCÊ - Maio/2013 - 10

Conheça novos cursos de Extensão do UDF

A extensão universitária é uma excelente oportunidade para o estudante ampliar seus conhecimentos e manter o vínculo com as constantes mudan-ças no mercado profissional.

Confira alguns dos nossos cursos que estão com as inscrições abertas:

● Curso Preparatório para Certificação Linux LPIC 1

Oferece aulas práticas e teóricas que abrangem todos os conceitos, métodos e ferramentas necessárias para a realiza-ção da prova 101 da certificação Linux LPIC-1.

● Desenvolvimento de sites dinâmicos com CMS- Joomla 3

O curso faz uma abordagem geral sobre CMS, especificamente o Joomla: história do Joomla e recursos necessá-rios para utilização; processo de instala-ção; visão geral da ferramenta (configurações; menus; usuários; cate-gorias; conteúdos; entre outros); instala-ção e utilizações de linguagens; plugins; módulos e componentes; visão geral de HTML e CSS para o desenvolvimento de templates para o Joomla; dicas de publi-cações na web; hospedagens; registros de domínios e abordagem com clientes para vendas de sites.

● Inclusão DigitalO curso tem como objetivo implemen-

tar um projeto de extensão solidária volta-do à Inclusão Digital de idosos para exer-cício de cidadania e ampliação dos direi-tos sociais, favorecendo a participação docente e discente UDF.

Conheça os nossos cursos no site www.udf.edu.br e inscreva-se!

Jornal Mural - EQUIPE UDF - Maio/2013 - 11

Setor Administrativo do UDFRafael Campos, supervisor administrativo, falou sobre o funcionamento do setor e nos apresentou sua equipe

O setor administrativo possui como funções atender às demandas estruturais, financeiras e de controle da Instituição. Se desempenha como um setor de suporte aos demais, pois é responsável pelos contratos com terceiros, almoxarifado, compras, contabilidade, estrutura física, limpeza, manutenção, segurança, audiovisual, gráfica, área de convivência, auditoria de notas, recepção, controle de despesas administrativas e gerenciamento dos procedimentos administrativos.

Segundo o supervisor administrativo Rafael Campos, para o bom andamento do setor, é necessário trabalhar em equipe, pois ela está ligada indiretamente a todos os setores da Instituição. Além, é claro, de um bom relacionamento interpessoal, em que todos busquem trabalhar em harmonia, facilitando, assim, todo o trabalho. Dessa forma, a comunicação interna se torna mais clara e ágil, atingindo de forma mais eficaz os resultados esperados.

Conheça cada um dos responsáveis pela gerência administrativa:- Rafael Campos do Rosário – Supervisor Administrativo- Helton Nunes da Silva – Assistente Administrativo - Christian Aubert Mboglen Mapouna - Estagiário - Rita Cássia Cavalcante Costa – Assistente Controladoria - Verônica Leite Cavalcante – Auxiliar Administrativa - Gercileide Afonso de Oliveira – Assistente FinanceiroParabéns ao setor administrativo pelo e excelente trabalho que vem realizando!

Jornal Mural - UDF PARA VOCÊ - Maio/2013 - 12

Conheça os programas de capacitação docente

Priorizando oferecer ensino superior de excelência aos alunos, o UDF aposta sempre na qualificação de seus docentes. Dessa forma, programas de capacitação foram criados para manter e elevar o Índice de Qualificação Docente (IQD) dos cursos e da Instituição, visando, assim, à qualidade do ensino e ao aprimoramento da pesquisa e extensão no UDF.

Entre os cursos oferecidos pela Instituição, destacam-se quatro importantes subprogra-mas:

Subprograma A: Formação Strictu Sensu – Nesse programa, o UDF auxilia no pagamento da mensalidade ao docente que esteja cursando mestrado ou doutorado em alguma insti-tuição privada. A ideia incentiva que nossos docentes especialistas possam se capacitar como mestres, e, aqueles que possuem título de mestre, possam se capacitar como douto-res.

Subprograma B: Formação Lato Sensu – Contribui oferecendo aos docentes bolsas inte-grais para que possam cursar uma especialização à distância, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Recentemente, 25 professores foram beneficiados por esse programa, que financiou uma especialização em docência do ensino superior. A cada ano, um novo curso é oferecido, dentro daqueles disponibilizados pela Cruzeiro do Sul.

Suprograma C: Participação em Evento Científico – Incentiva docentes e discentes na par-ticipação de eventos científicos, especialmente aqueles relacionados ao Programa de Inicia-ção Científica do UDF. Dessa forma, a insituição auxilia o interessado entre 50 e até 100% nas despesas referentes à passagem, hospedagem e inscrição do evento.

Subprograma D: Capacitação de Coordenadores – Auxilia na capacitação dos coordena-dores ao financiar cursos, palestras e uma série de atividades.

Para mais informações acesse:www.udf.edu.br ou a área do docente.

Jornal Mural - PROGRAME-SE - Maio/2013 - 13

PROGRAME-SE

Somos tão jovensBrasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na

época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Gênero: Biografia / DramaDuração: 104 minutosClassificação: 14 anos

Mercedez com zSente-se na poltrona. Agora ligue o rádio, feche os olhos e abra seu coração. O espetáculo Mercedez com

Z chega a Brasília, relatando um mundo intrigante, polêmico e cheio de surpresas: a mulher. Você não pode ficar fora dessa, todas as quintas de Maio.

Data: 02, 09, 23 e 30 de Maio, quintas.Hora: 20h.Local: Brasil 21 Cultural - Setor Hoteleiro Sul (ao lado da Torre de TV).Ingressos: R$ 20,00(maiores de 65 anos, estudantes, professores devidamente comprovados com documentos/foto)Preço especial para os profissionais que trabalham no Complexo Brasil 21: R$ 15,00 (quinze reais)

Renato Russo – SinfônicoO Estádio Nacional de Brasília será palco de um show projetado de uma das maiores vozes da Música Popular

Brasileira. Renato Russo em projeção holográfica.

Data: 29 de Junho, Sexta.Hora: Em breve.Local: Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha)Atrações: Projeção holográfica do cantor Renato RussoIngressos: Não informado.Classificação: Não informado.*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

12ª Mostra do Filme LivreBanco do Brasil e Ministério da Cultura apresentam a Mostra do Filme Livre, evento que chega à 12ª

edição consolidado como uma das mostras pioneiras na exibição e na discussão de novas possibilidades estéticas para o audiovisual.

Data: 07 a 26 de Maio, Terça a Domingo.Local: Teatro I - CCBB Brasília - Setor de Clubes Sul, trecho 2.Ingressos: Entrada franca.Mais InformaçõesTelefones: (61) 3108-7600 (Bilheteria – De terça a domingo, das 9h às 21h)Classificação: Não informado.

CINEMA

EXPOSIÇÃO

MÚSICA

TEATRO

Jornal Mural - IMPRENSA - Maio/2013 - 14

IMPRENSA

Universidade Cruzeiro do Sul já pode ser acessada via aplicativo para Android

Pioneira no desenvolvimento de um aplicativo para divulgação institucional, frente às poucas IES que adotaram a práti-ca, a novidade permite que os estudantes, professores e colaboradores, portadores de celulares ou tablets com sistema An-droid, acessem as informações de seu inte-resse. Além disso, o aplicativo também inclui uma consulta simples à "Área do Aluno", que permite aos alunos consulta-rem notas e faltas nas disciplinas, em tempo real. Acesse o Google Play de seu celular, com sistema operacional Android, e faça a busca por Cruzeiro do Sul para ins-talar e conhecer o aplicativo.

APAEs do Litoral Norte parti-cipam de evento no Módulo

O 6º Festival de Educação Física Adapta-da do Centro Universitário Módulo promo-veu esporte e interação aos alunos das APAEs de Caraguatatuba, Ilhabela e Uba-tuba. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, e contou com atividades físicas e palestras para os alunos e comunidade ex-terna, com a supervisão da professora Ta-tiane Calve, coordenadora do curso de Educação Física do Módulo.

GDF entrega certificados a 25 idosos por curso de inclusão

digitalO governo do Distrito Federal entrega

nesta terça-feira (7) certificados a 25 idosos que concluíram o Curso de Inclu-são Digital oferecido em parceria com uma faculdade da cidade. O grupo teve aulas de internet, Excel, World, redes so-ciais e serviços de governo eletrônico. As aulas começaram em 9 de abril.

Fonte: G1 Notícias

Campanha de conscientização e doação de

Medula Óssea na UNICIDCom o objetivo de conscientizar alunos,

professores e funcionários da UNICID sobre a importância da doação de medula óssea, nos dias 13/5 e 14/5 foram realiza-das palestras no Auditório Prof. Remo Ri-naldi Naddeo.Essa iniciativa da Universi-dade contou com a parceria da Associação da Medula Óssea (AMEO) e do Hospital Leonor Mendes de Barros.

O Jornal Mural é uma publicação destinada aos alunos do Centro Universitário do Distrito Federal. Publicação: Departamento de Marketing UDF. Coordenação Editorial: Lucinda Ulhoa. Edição e Redação: Lucinda Ulhoa e Natália Melo. Redação: Natália Melo e Leandro Castro. Diagramação: Izabel Lima e Leandro Castro