Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

8
A NorClean Power é a nova geração de produtos profissionais à base de água da marca, destinada ao polimento de veículos com pintura original de fábrica ou repintados. Já disponível no mercado, inclui cinco itens: Ativador de Brilho, Cera Protetora, Composto Lustrador, Líquido Polidor 03 e Massa de Polir. As formulações dos produtos da linha NorClean Power foram desenvolvidas se levando em conta a evolução da indústria de tintas automotiva nos últimos anos – hoje com uma cartela de cores que vai além dos tradicionais branco, preto e prata. Os tons cítricos e os acabamentos metalizados, que exploram cada vez mais o brilho, requerem cuidados especiais na reparação de danos e no acabamento das pinturas, sejam elas novas, ou não. Com design prático, as embalagens (pretas) têm rótulos coloridos que identi- ficam cada produto: verde para o Ativador de Brilho; amarelo para a Cera Protetora; vermelho para o Composto Lustrador; azul para o Líquido Polidor 03 e cinza para a Massa de Polir. www.oficinabrasil.com.br Ano VIII • Nº 144 • Janeiro/ 2011 17 mil exemplares distribuídos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul Divulgação Norton lança linha para polimento

description

Encarte designado para reparadores da região Sul do Brasil

Transcript of Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

Page 1: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

A NorClean Power é a nova geração de produtos profissionais à base de água da marca, destinada ao polimento de veículos com pintura original de fábrica ou repintados. Já disponível no mercado, inclui cinco itens: Ativador de Brilho, Cera Protetora, Composto Lustrador, Líquido Polidor 03 e Massa de Polir.

As formulações dos produtos da linha NorClean Power foram desenvolvidas se levando em conta a evolução da indústria de tintas automotiva nos últimos anos – hoje com uma cartela de cores que vai

além dos tradicionais branco, preto e prata. Os tons cítricos e os acabamentos metalizados, que exploram cada vez mais o brilho, requerem cuidados especiais na reparação de danos e no acabamento das pinturas, sejam elas novas, ou não.

Com design prático, as embalagens (pretas) têm rótulos coloridos que identi-ficam cada produto: verde para o Ativador de Brilho; amarelo para a Cera Protetora; vermelho para o Composto Lustrador; azul para o Líquido Polidor 03 e cinza para a Massa de Polir.

www.oficinabrasil.com.brAno VIII • Nº 144 • Janeiro/ 2011

17 mil exemplares distribuídos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Div

ulg

ação

Norton lança linha para polimento

Page 2: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

O Sincopeças do Rio Gran-de do Sul abriu inscrições para o curso de Mecânica de Auto-móveis para Vendedores e Bal-conistas de Autopeças. As au-las possuem módulos teóricos e práticos com informações práticas sobre automóveis para embasar o conhecimento técnico dos produtos na hora das vendas.

As aulas terão início em fevereiro e o curso tem seis módulos: Sistema de freios,

sistema de suspensão, sis-tema de direção, sistema de transmissão, motores e injeção eletrônica. As aulas serão mi-nistradas em Porto Alegre, Ca-noas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Caxias do Sul, Camaquã, Santa Rosa, Lajeado e Pelotas.

Mais informações estão disponíveis no site www.sin-copecas-rs.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3222-5577.

A fabricante criou a ver-são especial para a 2ª edi-ção do Gramado Motorho-mes Fair, evento focado no segmento de veículos de recreação e camping, reali-zado no final de novembro na cidade serrana gaúcha.

O Agrale Marruá AM 200 alia a força e robustez necessárias para as aplica-ções fora-de-estrada com conforto e bem-estar para os ocupantes. O modelo traz carroceria da Vettura Motorhome, possui co-zinha completa, quarto com cama de casal, armá-rios, climatizador, dois

televisores de LCD com DVD player, banheiro com lavabo e box, instalação hidráulica com sistema de água quente e fria, e toldo na lateral que possibilita utilizar a área externa com proteção contra o sol e a chuva.

Com motorização MWM Sprint 4.07 TCE de 140 cv de potência, o Marruá con-segue bom desempenho tanto em trilhas quanto na estrada, grande auto-nomia, maior economia operacional e de conjunto, amplo curso de suspensão – tudo com tração 4x4.

Janeiro 20112 Caderno Sul

Painel Sul

Curso de mecânica Agrale desenvolve Marruá Motorhome

M AZNOM AZNOPEÇAS PARA IMPORTADOS

[email protected]. Ceará - esquina Madrid , 276 - A

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Especializada em peças de motor, transmissão e suspensão

Renault, Peugeot, Citroën, Mercedes Benz e BMW

VANS: Ducato, Sprinter e Master

(51) 3343-4444

Escritório Regional

Rua Luzitana, 910/402 - Higienópolis

Porto Alegre (RS) - CEP 90520-080

Para anunciar

Ligue para (51) 3337-8758

Publicação mensal da Germinal Editora e Mar-keting, dirigida a todo segmento de reparação de veículos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Tiragem para distri-buição gratuita pelo correio: 16.000 exemplares. É permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte.

Filiado a:

DIRETOR GERALCassio HervéDIRERTOR REGIÃO SULDiretor: Eduardo [email protected](51) 3337-8758SECRETÁRIASolange Ferreira RobertoREDAÇÃOJornalista responsável: Alexandre Akashi - MTB [email protected] Técnico: Arthur G. [email protected] Tel: (11) 2764-2862PRODUÇÃO/INTERNETCoordenadora: Daniela PelosiAssistente: Eduardo MunizAnalista Web: Tiago [email protected] COMERCIALEduardo FozATENDIMENTOGerente: Ernesto de Souza [email protected] Comerciais:Alessandra [email protected] Artioli [email protected] Souza [email protected]: Shelli Braz [email protected]ária: Alessandra Del [email protected] - Junio do NascimentoAssistente - Mariana Tarrega Auxiliar - Rodrigo Castrofi [email protected]ÃO DE PESSOASDaniela [email protected] E DATABASEGerente: Mônica Nakaoka [email protected]: Alexandre P. [email protected] DE ATENDIMENTO AO LEITORGiovanna Consorti e Talita AraújoDe 2ª a 6ª, das 9h às 17h30 Tels: (11) 2764-2880 / 2881leitor@ofi cinabrasil.com.brPRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃOProl Editora Gráfi ca Ltda.

marketing direto

Page 3: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

A Iveco entregou 51 exem-plares do Daily Furgão 45S14, implementados como Uni-dades Odontológicas Móveis (UOM), em Tatuí, interior de São Paulo. É a primeira parte de um lote que prevê até 160 veículos para o Ministério da Saúde, fruto de licitação ven-cida pela Iveco.

As UOM atenderão ao Pro-grama Brasil Sorridente, criado em 2003 pelo Ministério da Saúde. A ação reúne uma série de medidas que tem como objetivo garantir promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.

Os furgões configurados como consultórios odonto-lógicos serão usados por 51

municípios em 15 estados bra-sileiros. Ao longo de 2011, se contratadas, serão entregues as demais 109 unidades.

Na região Norte e Nordeste do País, serão contempladas 31 cidades, entre elas dez na Bahia e nove do Pará. No Su-deste serão 11 municípios e, no Sul, sete. A região Centro Oeste receberá duas unidades móveis.

A escolha dos municípios obedeceu a critérios técnicos, definidos em conjunto pelos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário, que comandam os programas Bra-sil Sorridente e Territórios da Cidadania, respectivamente.

Os Iveco Daily transfor-mados em unidades móveis

odontológicas servirão às populações de locais que apresentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saú-de, principalmente em áreas rurais. Em média, cada UOM terá capacidade para realizar 350 atendimentos/mês.

A implementadora Rontan, especializada nas áreas de saúde, segurança e serviços, foi a empresa responsável por equipar os furgões, que se tornaram consultórios odonto-lógicos completos, possuindo cadeira odontológica, kit de pontas (o “motorzinho do den-tista”), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (que faz o preparo dos materiais para as restaurações de dentes), raio-X odontológico e autoclave

para esterilização do material.Além disso, as unidades

móveis possuem ar-condicio-nado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem

de material e, acoplado ao veículo, há um reboque que transporta um gerador, res-ponsável por fornecer energia ao consultório por um período de até 24 horas.

3Janeiro 2011 Caderno Sul

Div

ulg

ação

Furgão Daily vira unidade odontológica móvel

Page 4: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

A Keko Acessórios iniciou a montagem de uma nova li-nha de tratamento superficial e pintura automotiva, que está sendo instalada em sua nova planta fabril em Flores da Cunha (RS). O equipamento totaliza um investimento de R$ 5 milhões e irá duplicar a capacidade instalada da em-presa, posicionando a Keko como a primeira e única do segmento a contar com essa tecnologia no Brasil.

Segundo a empresa, trata-se de uma linha totalmente automatizada composta por

pré-tratamento nanocerâmico, pintura eletroforética KTL (e-coat) e sistema automatizado Top Coat Pó, que ocupará uma área de 800 m² no novo parque industrial.

A tecnologia é a mais mo-derna linha de tratamento su-perficial e pintura automotiva do segmento de acessórios no país, colocando a Keko num patamar diferenciado de qualidade junto às mon-tadoras de veículos. Além de ganhos de produtividade e aumento da capacidade insta-lada, o equipamento permite

o prolongamento da vida útil do acessório. Dessa forma, a Keko conseguirá oferecer uma garantia de cinco anos para seus produtos, a mesma garantia assegurada pelas montadoras.

A montagem do equipa-mento deve ser concluída no mês que vem. A Keko preten-de transferir 100% das ope-rações para Flores da Cunha, numa área única com 20,5 mil metros quadrados de área construída. O novo complexo industrial deve ser inaugurado em abril do próximo ano.

Janeiro 20114 Caderno Sul

Linha de pré-tratamento nanocerâmico e pintura e-coat irá aumentar a capacidade instalada em 100% e ampliar a vida útil dos produtos Keko

Cré

dit

o: M

arce

lo P

aixã

o /

Div

ulg

ação

Kek

o

Keko investe R$ 5 milhões em equipamento de tratamento superficial

Page 5: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

Com a inauguração de seis novas concessionárias no Brasil, a fabricante de miniônibus cria a Rede Exclusiva Volare. As lojas fazem parte do projeto de reestruturação da rede de atendimento, cuja meta é abrir 53 novas lojas, am-pliar a cobertura e elevar ainda mais a qualidade e o padrão de serviços aos clientes da marca.

As novas lojas já es-tão funcionando e estão local izadas em Aracaju (SE), Betim (MG), Canoas (RS), Manaus (AM), Osasco (SP) e São Vicente (SP). As concessionárias exclusivas garantem instalações mais confortáveis, além de dis-ponibilidade de veículos e peças para pronta entrega, nos moldes do varejo au-tomotivo.

“A Volare tem como o seu mais importante dife-rencial ser uma montadora de miniônibus e atuar no mercado com o fornecimen-to de veículos completos para pronta entrega e ade-quados aos mais variados segmentos de mercados. Com a rede exclusiva, ga-

nhamos maior presença e abrangência nas principais regiões do País para aten-der à demanda do mercado e proporcionar a qualidade e a agi l idade que cada cliente exige e merece. Nos-so objetivo é atingir 100 pontos de venda até o final de 2011”, informa Mateus Ritzel, gerente nacional de vendas da empresa.

De acordo com o exe-cutivo, a localização das revendas foi definida com base em estudos sobre o comportamento do mer-cado e projeção de cres-cimento para os próximos anos de regiões potenciais para cada segmento-alvo da marca.

“Procuramos priorizar a proximidade aos clientes, com lojas em pontos de fá-cil acesso. Como no varejo automotivo, todas as con-cessionárias terão veículos de linha expostos, o que vai fazer com que a maioria das vendas ocorra pelo sistema de pronta entrega. Nossa expectativa é que os pedidos sob encomenda representem apenas 20% do total produzi-do”, comenta Ritzel.

Os revendedores da fabri-cante gaúcha já comercializam o caminhão 8500 CE (Cabine Estendida) dotado do motor MWM 4.08 Sprint, oferecido nas versões 3.560 milímetros ou 4.200 mm de entre-eixos. O veículo se caracteriza pelo bom desempenho nas aplica-ções urbanas, além de maior economia e baixo custo de manutenção.

“Trata-se de um caminhão compacto e ágil, ideal para

coleta e distribuição de carga nos grandes centros urbanos. Seu maior benefício é a eco-nomia de combustível, aliada ao conforto de sua cabine, com mais espaço e facilidade de acesso”, descreve Silvan Poloni, gerente de vendas da Agrale. Segundo o executivo, a nova motorização proporcio-nará ao frotista uma sensível redução no consumo de com-bustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes.

O MWM 4.08 Sprint desloca 3.0 litros e possui quatro cilin-dros, gerando potência de 140 cv a 3.400 rpm e torque de 400 Nm de 1.300 a 1.700 giros. A ele vem acoplada uma transmissão de seis marchas da Eaton.

A cabine do Agrale 8500 CE tem painel de instrumentos digital, que garante dados mais precisos e melhor visu-alização. O peso bruto total (PBT) do caminhão é de oito mil quilos.

5Janeiro 2011 Caderno Sul

Caminhão Agrale com nova motorização está disponível

Volare abre primeiras lojas exclusivas

Cré

dit

o: M

arce

lo P

aixã

o /

Div

ulg

ação

Kek

o

Page 6: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

“Loja, Oficina ou Centro de Serviços Automotivos? Em 2010 estas duvidas estarão mais bem esclareci-das, pois as empresas que compõe todos os níveis da reposição automotiva se adequarão às necessidades para atender clientes que buscarão na diferenciação a melhor opção para con-fiarem na prestação de serviços.” (J. Alquati- ago. 2005).

A reposição automotiva brasileira está vivendo cada vez mais intensamente, significativas mudanças relacionadas com a cultura do setor. Muitos paradig-mas ainda terão que ser vencidos, principalmente quanto à característica do

negócio. A loja de balcão, a loja com serviços, e ou ainda uma oficina, todas terão que se adaptarem as tendências atuais quanto ao formato do seu negócio. Que tendência é esta? – A da identificação com seu cliente e a adequação para atendê-lo de forma efetiva.

Desde 2003, intensifi-quei as informações sobre as mudanças e divulguei que a melhor direção é aquela que alia produtos com serviços. Muitas lo-jas se transformaram em centros de serviços, mas permanecem sustentando características atitudinais, como se ainda estivessem atendendo aplicadores, ou seja, é preciso entender melhor que o cliente agora é o consumidor final, e para

vencer é preciso ter foco no cliente. Portanto não há muita alternativa senão se moldar à nova realidade. Da mesma forma um repa-rador deve acrescentar ao seu negócio produtos de conveniência que gerem oportunidades de fazer o máximo pelo cliente. Quan-tas empresas neste novo formato cabem no merca-do regional ou nacional não sabemos, o que temos certeza é de que o cliente, cada vez mais exigente, busca as alternativas de melhor conveniência para suas necessidades, dentre as mais importantes nos dias atuais, a rapidez na execução dos serviços.

Ainda que a melhor ma-neira de satisfazer os clien-tes é entregar um produto

ou serviço de alta quali-dade, a um preço baixo, quando o cliente quiser ou precisar, acredito que iden-tificar as necessidades dos clientes é fundamental para o sucesso nesta década. Perguntas básicas podem contribuir de forma signi-ficativa na produtividade e nos resultados.

1. Quem são meus clientes?2. Quais são as suas neces-sidades?3. Quais são as expectativas dos meus clientes?4. Qual é o meu processo para satisfazer suas neces-sidades e expectativas?5. Que ações são neces-sárias para melhorar meu negócio?

As empresas que se adaptaram bem as novas características da reposição automotiva e contabilizam resultados positivos e hoje mais voltadas à qualifica-ção, estão bem identifica-dos com o trabalho que realizam, para quem e o que precisam, além de trei-nar seus empregados man-tendo um relacionamento harmonioso com seus for-necedores e confirmando que a mudança ocorreu na hora certa.

Para a segunda déca-da deste século, tenho a convicção que a diferença se fará notada por aque-les empresários que ainda acreditam nas suas poten-cialidades, nas novas opor-tunidades e se adequarem a elas.

Janeiro 20116 Caderno Sul

Colaborou com este artigo José Carlos Alquati

Engenheiro, professor e consultor

Aconteceu a mudança Cultural na Reposição Automotiva?

Page 7: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

7Janeiro 2011 Caderno Sul

Auto Peças para Injeção Eletrônica

Fones: (51) 3476.3768 / 3466.3923site: weberinjetronic.com.br

e-mail: [email protected]: [email protected]

Rua Coronel Vicente, 1425 - Canoas - RS

Bicos Injetores • Sondas Módulos • TBI • Sensores • Atuadores

Astra/Tipo/PeugeotR$ 110,00

Guerra vende 42 conjuntos florestais

A Guerra SA, de Caxias do Sul, vendeu 42 conjuntos de tritrem toras para o grupo paulista Garfor, que comemora 60 anos de atividades em diversas áreas de atuação, como indústria, comércio e serviços.

Com entregas previstas já para o mês de janeiro, o modelo adquirido pela Gafor possui configurações específicas. Cada conjunto tem 3 pinos (num total de 126 pinos) com caixa de carga de 6.300cm, adequado ao comprimento da tora na região onde o equipamento vai ope-rar, no Espírito Santo e sul da Bahia. Tem PBTC - Peso Bruto Total Combinado - de 74 toneladas. É rebocado por veículo trator 6 x 4 e trafega também em rodovias asfaltadas , mesmo com 25,9m de comprimento, incluindo o caminhão.

Continental ganha Prêmio Ford

O Grupo Continental ganhou o Prêmio Ford como um dos dez melhores forne-cedores da montadora na América do Sul em 2010. A empresa conquistou a décima edição do Ford Supplier Awards, na cate-goria Elétricos e Mecanismos. A companhia fornece à Ford cockpit, cluster, tacógrafo, sensores, módulos de conforto, relés, con-trolador de ar, sistemas de freios hidráulicos e artefatos de borracha.

Page 8: Jornal Oficina Brasil SUL - janeiro 2011

Ao longo de 61 anos, as indústrias Randon produzi-ram centenas de milhares de produtos. No último mês, comemorou a fabricação do implemento 300.000, um Bitrem Basculante, entregue para a Cocal Cereais Ltda, tradicional cliente sediada em Uberlândia (MG).

A entrega, realizada em Caxias do Sul (RS), contou com a presença do sócio diretor da Cocal, Sérgio Gui-marães, do presidente David Abramo Randon e demais diretores da empresa, além de Roque Bridi, diretor pro-prietário da Mil Implementos,

de Minas Gerais, distribuidor Randon na região.

Trata-se de um marco de fabricação conquistado pela empresa que iniciou a produção de unidades em série no ano de 1962. Desde então, só tem registrado crescimento. A fabricação dos primeiros 1.000 equi-pamentos, por exemplo, aconteceu sete anos após, alcançando os 10.000 em 1975, os 100.000 em 1996 e os 200 mil em 2005 para chegar aos 300 mil neste ano de 2010.

O Bitrem Basculante en-tregue à Cocal destina-se

ao transporte de grãos, calcário, açúcar, fertilizan-tes e outros produtos a granel. Há quatro anos no mercado, o equipamento em aço de alta resistência teve seu peso reduzido em 1.630 Kg no modelo 20 + 20m³, conta com uma tara de 10.960 kg e carga líquida de 37.240 kg ge-rando maior produtividade no transporte. O produto possui ainda acionamento do seu basculamento por controle remoto sem fio o que facilita e agiliza a operação oferecendo maior segurança ao motorista.

Janeiro 20118 Caderno Sul

Diretores e funcionários da Randon e diretoria da Cocal Cereais comemoram entrega do produto número 300.000

Mag

rão

Sca

lco

Vejaestecaso: Umtratortrabalhavatodanoiteeaofimdoturnoaba-teriaestavadescarregada.Confridooalternador,cujaaca-pacidadeerade45Aeacargainstaladanãopassavade20A,oeletricistadecidiufazeramanutençãodoalternadoretam-bémsubstituir a bateria.Comoa situação continuou igual,resolveuaumentaracapacidadedabateriapara140Ah.Al-gunsdiasdepoisrepete-seoproblemaeoeletricistaresolveaumentaracapacidadedoalternadorpara105A. Aoaferirdiversos testes,oeletricistapercebeuqueacapacidadedoalternadorerasuficienteeatrocadabateriaeradesnecessária.

Qualéasolução? Seoalternadorestáeletricamenteemordem,nãoháexcessode consumo,amáquina trabalha sem interrupção,sórestaumaalternativa:Arotaçãodetrabalhodoalternadorestácorreta? Conferidaarotaçãodoalternadoredotratoremmar-cha lenta,adoalternadorseencontravaabaixodonormal(1200RPM). Asoluçãofoisubstituirapoliadoalternador,queestavaerradaparaestaaplicação. Exemplodacurvacaracterísticadoalternadorde45A:

BATERIADESCARREGANDOMuitos pensam que o alternador carrega a bateria e esta alimenta o sistema elétrico, um grande engano.

Randon comemora 300.000 produtos fabricados