Jornal SC news 66

16
Balneário Camboriú, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Piçarras x >>x Prefeitos da região lideram intenção de votos O s prefeitos Jandir Bellini (PP), de Itajaí, que detém 54,69%, contra 16,84% do petista Níkolas Reis (PT) e 9,09% de Deodato Casas (PSDB). Edson Piriquito (PMDB), de Balneário Camboriú, aparece com 46,29% da preferência, enquanto Rubens Spernau (PSDB), ocupa o segundo lugar, com 15,72% das intenções de voto. Já na estimulada o prefeito Piriquito aparece com 57,5%. Em Navegantes, o prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB) alcança a casa de 75,8% dos votos, enquanto o único adversário, Luizinho Duarte (PT) fica nos 15%. Já a prefeita Luzia Coopi (PSDB), de Camboriú, se mantém na liderança com 45,8%. O ex-prefeito, Edinho Olegário (PDT), aparece em segundo lugar com 15,35%. A soma do percentual de todos os outros candidatos citados é de 5,88%. Edson Piriquito Jandir Bellini Luzia Coopi Roberto Carlos de Souza PESQUISA IPS UNIVALI ANO II - Nº 66 ACESSE: DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Litoral Catarinense, 24 de agosto de 2012 www.jornalscnews.net.br Fone: (47) 3249-1173 BALCÃO DE EMPREGOS Nesta edição, confira, na página de classificados, as dezenas de oportunidades de trabalho. >> 15 DIREITO & CIDADÂNIA Segundo o Novo Código Civil, a partir de agora as dívidas contraídas por pessoa física prescrevem após 3 anos. >> 7 MOTEL Usuárias reclamam de ponto de ônibus situado defronte a um motel, que, enquanto aguardam a chegada do transporte, são provocadas por motoristas que pensam que elas ali estão fazendo prostituição. Apesar de que ao lado prostitutas fazem ponto. >> 10

description

Ed. 66 - Jornal semanal de Itajai e região

Transcript of Jornal SC news 66

Page 1: Jornal SC news 66

Balneário Camboriú, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Piçarras

x >>x

Prefeitos da região lideram intenção de votos

Os prefeitos Jandir Bellini (PP), de Itajaí, que detém 54,69%, contra 16,84% do petista Níkolas Reis (PT) e 9,09% de Deodato Casas (PSDB). Edson Piriquito (PMDB), de Balneário Camboriú, aparece com 46,29% da

preferência, enquanto Rubens Spernau (PSDB), ocupa o segundo lugar, com 15,72% das intenções de voto. Já na estimulada o prefeito Piriquito aparece com 57,5%. Em Navegantes, o prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB) alcança a casa de 75,8% dos votos, enquanto o único adversário, Luizinho Duarte (PT) fica nos 15%. Já a prefeita Luzia Coopi (PSDB), de Camboriú, se mantém na liderança com 45,8%. O ex-prefeito, Edinho Olegário (PDT), aparece em segundo lugar com 15,35%. A soma do percentual de todos os outros candidatos citados é de 5,88%.

Edson PiriquitoJandir Bellini Luzia CoopiRoberto Carlos de Souza

Pesquisa iPs univali

ANO II - Nº 66 Acesse: Distribuição GratuitaLitoral catarinense, 24 de agosto de 2012 www.jornalscnews.net.br Fone: (47) 3249-1173

BALcÃO De eMPReGOsNesta edição, confira, na página de classificados, as dezenas de oportunidades de trabalho. >> 15

DIReITO & cIDADÂNIASegundo o Novo Código Civil, a partir de agora as dívidas contraídas por pessoa física prescrevem após 3 anos. >> 7

MOTeLUsuárias reclamam de ponto de ônibus situado defronte a um motel, que, enquanto aguardam a chegada do transporte, são provocadas por motoristas que pensam que elas ali estão fazendo prostituição. Apesar de que ao lado prostitutas fazem ponto.>> 10

Page 2: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

2 OPINIÃO

www.jornalscnews.net.br | Twitter: @jornalscnews

DIRETOR-PROPRIETÁRIOAlex Walter Van Departamento FinanceiroThalita souza e silva

Departamento de CirculaçãoJosué Gonçalves Ribeiro

ImpressoJornal AN RBs

Rua Criciúma, 204, Centro, Fone: (47) 9953-5314, CEP 88303-130, Itajaí-SC

Tiragem desta edição: 4250 exemplares

Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

O Jornal SC NEWS, com distribuição segmentada, circula nos municípios de Balneário Camboriú,

Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Luiz Alves, Penha, Piçarras e Barra Velha. Assinantes pagam taxa de entrega e a assinatura se renova automaticamente.

Fundado em 1994

cORDA PARA se eNFORcAR

Esses colunistas candida-tos terão é a influência de seus jornais testada nas urnas. Que o diga o jornalista e radialista Breno Kolling, que apesar dos 20 anos de rádio em Itajaí, saiu de-cepcionado com os ingratos votos recebidos para vereador.

VIA PORTUÁRIAOlha, quem acompanha o Da-

rio Silva, pela Difusora AM 1530, vai lembrar que esse implicação do secretário municipal João Macagnan contra a execução da Via Portuária pelo 10º Batalhão de Engenharia de Lages não é de hoje. Ele nunca escondeu a sua preferência pela contratação de uma empreiteira. Ele pode até ter as suas razões, mas uma coisa é certa e verdadeira: o trabalho do Exército tem custo menor, é feita por gente altamente técnica e, principalmente, sem suspeita de superfaturamento ou coisa pare-cida. Ou alguém já ouvi falar de picaretagem em obra feita por parte do Exército?

NeM UM PReGOInteressante essa construto-

ra Thá, sediada em Curitiba, que tem lançado prédios residenciais em Itajaí e região. Se diz que a empresa não compra nem um prego em Itajaí, tudo manda tra-zer em carreta fechada de Join-ville. “Alguém sabe me dizer se a Thá tem presença na questão da responsabilidade social em Ita-jaí”, pergunta um senhor que cos-tuma frequentar o bar da Bete, ao lado da Igrejinha Imaculada.

PROTOsHO-PADOs

Olha, tem candidato que fi-cou irreconhecível depois do tra-tamento do protoshop. Certo está o candidato a reeleição, Clayton Batschauer que a umas campa-nhas usa sempre a mesma foto.

cHIFRe eM cABeÇA De cAVALO

Tem linguarudo da oposição que desconfia da ética e impar-cialidade de um apresentador na condução de entrevistas com os candidatos a prefeito no pro-

grama Jornal Meio do Dia, pela RIC Record. Alegam que um fi-lho dele, que tem formação como produtor de vídeo, supostamente ocupe um cargo comissionado no Porto de Itajaí. Será?

“s” De sIM PARA sADIA. e “N” De NÍcOLAs

Olha não se sabe o que pior numa criação de maketing, se é quem cria ou se é quem aprova uma campanha. A oposição tra-tou de avacalhar com a campa-nha do candidato a prefeito Níko-las Reis que usa a letra “N” nos adesivos, santinhos e placas. A oposição tratou de completar a le-tra “N” com a palavra “NÃO”. Um esrago indiscutível. Mais agora é tarde.

QUAL É? NÍKOLAs OU JANDIR

Moradores do bairro Imaruí, simpatizantes da candidatura da Helena para vereadora, sus-peitam da sinceridade de outra candidata do bairro, a da pede-dista Ana Fagundes. Eles estão com a pulga atrás da orelha ao questionar por que Ana não saiu candidata pelo PT e usando o nú-mero que sua mãe Kátia Tavares trabalhou em várias campanhas para vereadora. E se perguntam por que os santinhos e placas de Ana não constam o nome de Jan-dir e Dalva. Será por que a mãe dela, a Kátia, uma das petistas mais presentes nas reuniões, que sempre ocupou cargo no gabinete do então vereador e atual candi-dato a prefeito, Nikolas Reis? E para finalizar, qual mas propos-tas de Ana e Helena para oferecer mais segurança, saneamento bá-sico, entre outros problemas para o Imaruí?

PAPA TUDOTem candidatos que ao invés

de cuidarem das suas campanhas andam se incomodando com os candidatos Zé Ferreira. Recla-mam que as melhores esquinas da cidade estão dominadas pelas pla-cas de Zé Ferreira. Ora, queriam o que? O cara comandou o Codetran e muito esperto tratou de prestar atenção nos pontos mais estratégi-cos. Fica a lição, campanha se pen-sa bem antes; essa de candidato de ultima hora só vou fazer legenda para o partido.

PINGA FOGO

INcRÍVeL

A cada 4 pessoas ao redor do mundo, 3 possuem um celu-

lar, aponta um estudo do Banco Mundial. O número de apare-lhos, que era de 700 milhões em 2000, multiplicou-se por mais de 8 e chegou a 5,9 bilhões em 2010. O aumento foi liderado pelos pa-íses emergentes. Em dez anos, nações como China e Brasil am-pliaram sua participação de 29% do total para 71% -cerca de 5 bilhões. Em alguns países emer-gentes, o acesso é maior a celula-res do que a bancos, eletricidade ou mesmo água limpa. Para o Banco Mundial, em breve have-rá mais de um celular por habi-tante da Terra. No Brasil, isso já ocorre: para driblar as tarifas que encarecem ligações para ou-tras operadoras, usuários têm aparelhos com chips de mais de uma empresa.

TeLeFONIA MÓVeL

Achei ótima a iniciativa da Anatel em suspender a venda de chips de algumas empresas de telefonia. Os consumidores não podem ficar reféns de empresas que prestam um mau serviço. So-fremos com quedas de ligações, chamadas picotadas, cruzamen-to de linhas e internet que cai a todo minuto. As empresas lan-çam propostas comerciais tenta-doras, com valores baixos para atrair os consumidores, mas não têm capacidade para atender à demanda com qualidade. É hora de botar ordem na casa!

TIM Não acredito que a TIM te-

nha o menor número de reclama-ções entre as operadoras de tele-

fonia celular. A empresa detém o maior número de clientes e o pior serviço. Dificilmente consegue-se ouvir com clareza; o sinal some o tempo todo. É revoltante ter de esperar a situação chegar a esse ponto para que sejam tomadas providências. Faz tempo que o serviço de telefonia móvel está deixando a desejar em termos de qualidade.

ecONOMIA BRAsILeIRA

Não dá mais para negar, o Brasil sofre com a crise econômi-ca mundial. Aonde será que che-garemos? Qual vai ser o remédio que vão arrumar agora? Quan-tas pessoas ainda vão morrer de fome por não verem ganhos financeiros? Até quando vão ver a estimativa de crescimento des-pencar em frente a seus olhos e não dar importância ao que realmente é importante? Onde estão os investimentos na infra--estrutura de base, até quando vão ficar com a ilusão de que a redução do IPI dos automóveis vai garantir o aumento de movi-mentação financeira do país, ou seja, o PIB? Até quando? Cadê a reforma econômica?

eLeIÇÕesJá vivemos em plena época

eleitoral. Candidatos aos mon-tes: preparados e não prepara-dos, quase todos querem uma realização econômica e partici-pação das mordomias do poder. As autoridades eleitas devem, pois, trabalhar para satisfazer os anseios da população em geral; oferecer melhor atendimento na saúde com incentivos de salários e de infra-estrutura com estímu-los maiores na educação para

que tenhamos melhor ensino e menos greves; precisamos de maior segurança, melhor fluidez no trânsito, estímulos às empre-sas e ao comércio para viabilizar a vinda de novas empresas que gerem mais empregos e recursos para a cidade.

cORRUPÇÃO: PROBLeMA NOssO

O ganho fácil, o bem-estar sem esforço e, enfim, o “jeitinho brasileiro” estimulam uma ética perversa, infelizmente consenti-da e cultuada, baseada na esper-teza, na ganância, na hipocrisia, na exploração e na fraude, em detrimento do proceder correto, honesto e meritório. A corrupção é, pois, não causa, mas efeito da incorporação individual de va-lores sociais negativos. Estima--se que o custo médio anual da corrupção é de R$ 41,5 bilhões, o que corresponde a cerca de 1,3% do PIB nacional. Trata-se de fenômeno que atrasa o desen-volvimento econômico e social, além de enfraquecer a confiança no Estado, a legitimidade dos governos e a própria democra-cia. O Brasil jamais conseguirá construir uma sociedade justa e solidária se não alterar, pela educação, os padrões comporta-mentais.

BOLÃO LeGALIZADO

Bolão será legalizado pela Caixa. Lotéricas devem voltar a fazer jogos coletivos sem proble-mas a partir de outubro. Mas, desta vez, terão que emitir com-provante do bilhete para cada um dos apostadores.

QUIRINO RIBeIRO

“O trovão é bom, o trovão é impressionante; mas é o raio que faz o trabalho”. (Mark Twain)

[email protected] | www.idchapeco.com.br

Page 3: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

3GeRAL

Portonave concorre a dois prêmios internacionais

Reitor

Mercado de profissões

Mário cesar dos santos

A análise dos recentes números de inscrição

no vestibular de verão da Universidade do Vale do Itajaí traça um curioso perfil do atual momento do mercado de profissões. O maior interesse por al-gumas áreas do conheci-mento demonstra justa-mente como a sociedade percebe rapidamente as demandas do mercado, impactando a procura por cursos que respondam a essas necessidades de for-mação. Tomando os maio-res índices por vaga, per-cebemos três tendências predominantes, embora algumas áreas, mesmo relevantes como a de ges-tão, não apareçam com índices tão acentuados em função da profusão de cursos nas IES.

Ressoando o momen-to virtuoso da construção civil no País, impulsio-nada pelo déficit habita-cional e pelo imperativo de grandes obras estru-turais e logísticas, os cursos de engenharia e arquitetura se destacam entre os mais procura-dos. Os novos alunos vi-sualizam, com razão, as enormes oportunidades de inserção profissional, dada a flagrante deman-da por profissionais nes-te setor.

As áreas do design têm também atraído a atenção de muitos jovens, que identificam o avanço das atividades ligadas à estética e ao desenvolvi-mento de conceitos visu-ais. Moda, decoração de espaços e criação de no-vas soluções gráficas são foco de intensa expansão e investimento, resultado de uma sociedade cada vez mais iconográfica, mais interessada pela forma das coisas. Nesse processo de sofisticação

estética, podemos incluir a gastronomia, área de crescente interesse, tam-bém refletido nas matrí-culas na Universidade.

Ao lado dessas, po-rém, há espaço de desta-que para profissões que, desde sempre, são objeto de preferência de mui-tos jovens que desejam ingressar no ensino su-perior. Medicina e Odon-tologia representam o sonho de futuro de mui-tos que disputam acir-radamente as vagas nos cursos. Mesmo tradicio-nais, são formações que descerram um cenário bastante promissor de emancipação financeira, pois lidam com deman-das de saúde que sempre estarão no topo das preo-cupações humanas.

Apesar de tais ten-dências, a verdade é que as opções profissionais devem estar alinhadas primordialmente com im-pulsos vocacionais, mais do que com a expectativa de sucesso material. À sociedade não interessa engenheiros ou médicos sem a motivação do ta-lento, pois um mau mé-dico ou engenheiro é um duplo prejuízo à coleti-vidade. Primeiro, pelas próprias consequências – às vezes até letais - de más práticas (vide alguns erros médicos e os desmo-ronamentos de prédios, por exemplo); segundo, porque um médico ou um engenheiro negligente poderia ser um prodigio-so designer de moda se levasse em consideração que, mais do que um di-ploma, um profissional excelente e realizado nasce da paixão pelo que faz, da felicidade de ter encontrado, na profissão, uma forma de expressão de seu melhor.

Pelo segundo ano conse-cutivo, a Portonave é

finalista das premiações internacionais Contai-nerisation International Awards 2012, e Lloyd’s List Global Awards 2012, na categoria “operador de terminal do ano” e “opera-dor portuário”, respectiva-mente.

Na premiação Contai-nerisation International Awards 2012, a Portonave foi listada entre os qua-tro melhores operadores portuários do mundo. A empresa é a única repre-sentante brasileira na ca-tegoria. O resultado será divulgado em Londres, Inglaterra, no dia 18 de outubro. O prêmio inter-nacional é promovido pela revista britânica Contai-nerisation International, editada pela primeira vez em 1967, e especializada em transporte marítimo mundial e no mercado de cargas conteinerizadas.

Para o diretor-superin-tendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas foto), figu-rar entre os melhores ter-minais é um grande reco-

nhecimento e aumenta o compromisso do Terminal Portuário. “Buscamos a melhoria contínua e a ex-

celência em todos os níveis, e a indicação nos instiga a fazer ainda melhor”, avalia Castilho.

Osmari de Castilho Ribas

avantis promove formação continuada em Navegantes

A Faculdades Avantes recentemente promoveu diversas as atividades de formação continuada ofe-recidas pela Prefeitura de. Mais de 1450 pessoas par-ticipam das atividades de atualização pedagógica.

Segundo Marcelo Me-nezes, coordenador do Cefap, entre docentes e equipe técnica, mais de 40 profissionais da Avantis irão participar da formação continuada em Navegantes. “Serão inúmeros cursos ao longo de toda a semana. Além disso, teremos atividades nos meses de agosto e se-tembro”, afirma o coorde-nador. Ao fim de todo o

processo, serão 992 horas de formação.

Quem abriu as ativida-des de formação continua-da em Navegantes foi o jor-

nalista Luiz Carlos Prates, que atualmente está no SBT. A palestra aconteceu no clube Navemar, no cen-tro da cidade.

Diretora da Avantis, Isabel Regina Depiné, abre oficialmente o curso de formação continuada

Page 4: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

4 GeRAL

para a cidade. portugueses, dos africanos e c a r t ã o - p o s t a l m a i s afro-descendentes na formação conhecido de Itajaí e um Na verdade, Marcos Konder Oda cidade. Atingido por fortes dos principais prédios históricos era um homem de visão e chuvas em janeiro de 2007, o da cidade, o Palácio Marcos esperava que o Palácio fosse Palácio Marcos Konder sofre Konder já faz parte da arqui- mais que uma sede para a com a ação do tempo. tetura oficial de Santa Catarina. Prefeitura, e sim um grande

Inaugurado em 22 de outubro centro adminis-trativo para a Um prédio tão importante de 1925, o prédio teve a sua cidade. que conta tanto da história da estrutura planejada por um Em 1940, o Palácio Marcos nossa cidade não pode arquiteto alemão, sendo Konder recebeu a visita do sucumbir. Conservar o Palácio é inspirado no estilo art-noveau, presidente Getúlio Vargas, que manter viva a identidade de reunindo técnicas que vão do marcou a história do lugar. Com Itajaí.clássico ao barroco. o tempo, o prédio passou por

A grande janela existente três reformas e teve parte de sobre o hall do edifício, no sua estrutura modificada, mas melhor estilo art-noveau, é manteve intacta a sua fachada, ressaltada pelos pilares existen- que é motivo de orgulho para os tes em cada extremidade do itajaienses.edifício, que possui ainda MUSEU - Em 5 de janeiro de curiosa cobertura inspirada em 1982 foi instalado no Palácio o modelos europeus. Museu Histórico de Itajaí, que

O Palácio Marcos Konder permanece lá até hoje. sempre teve expressivo valor na No local se mantém intacto o cidade. O Palácio foi palco de relógio ali instalado, uma das grandes decisões políticas e foi poucas peças que fazem parte sede dos três poderes, o Execu- da construção desde a sua tivo, o Legislativo e o Judiciário. inauguração.

Ele abrigou a Prefeitura Não havia lugar melhor para Municipal de Itajaí até 1972. a instalação do Museu. O prédio Na época de sua construção, seu faz parte da nossa história e da criador, o coronel Marcos Kon- memória do povo que aqui der, superintendente municipal, viveu. Com um acervo superior chegou a ser criticado pela a 500 peças organizadas em imprensa local, que via o edifício seções, o Museu apresenta a como algo grandioso demais participação dos índios, dos

Litoral Catarinense, 15 A 21 DE JULHO DE 2011

14

CONTATOE-mail: [email protected] Fone: (47)3249-1173 Site: www.clicscnews.com.br

Foto Memória

O Palácio Marcos Konder,Uma fiel testemunha da nossa velha históriaMelissa Aragão, jornalista

FOTOS: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA HISTÓRICA DA FUNDAÇÃO GENÉSIO MIRANDA LINS

Litoral Catarinense, 15 A 21 DE JULHO 2011

11

CONTATOE-mail: [email protected] Fone: (47)3249-1173 Site: www.clicscnews.com.br

Pais & Filhos"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade". (Karl Mannheim)

PEQUENA E BELA PÁTRIA PAPA SIRI!

dos pais, pois são como um guia pode ter um lado negativo. de comportamento. Por isso, Quando a cobrança acerca do embora o diálogo seja impor- rendimento escolar das crianças tante para sedimentar os estabelece padrões altos demais exemplos dados, não adianta de aproveitamento, a criança falar uma coisa e fazer outra. As pode não suportar a pressão e crianças guiam-se pelos exem- reagir criando antipatia ou plos e valores ensinados. aversão aos estudos.

É preciso haver equilíbrio Na divisão de tarefas quem também nas cobranças. cuidará dos limites? Estimular a criança a buscar

seu melhor sem compará-la a Nem sempre aquilo que os pais outras e focar na formação sócio consideram ser o melhor para educacional são soluções seus filhos é certo. A maioria dos melhores do que a superva-erros é cometida enquanto os lorização de métodos imprecisos pais tentam acertar. É preciso de medição de aprendizagem estar atento às reais neces-Um amor para a vida toda.escolar. sidades emocionais e educacio-As relações entre pais e filhos já Especialistas aconselham que nais da criança. Um erro não se baseiam em rígidas seja criado um cantinho de comum é achar que enchê-las hierarquias. Hoje os pais sabem estudo, configurado como um de presentes caros vai deixar as que à medida que ensinam ambiente agradável e motiva-crianças mais felizes e, portan-muitas coisas, também apren-dor, aliado a uma agenda fixa de to, mais saudáveis. Mas pode dem outras com seus pequenos. horários para que a criança ser que ocorra o contrário.Construir um relacionamento acostume-se à rotina e tenha Presentear sempre pode gerar buscando envolvê-lo desde o comprometimento. nas crianças um sentimento de princípio em uma atmosfera de

que elas têm tudo o que querem amor, respeito mútuo e Mais proximidade e carinho sem fazer nenhum esforço por compreensão fortalece a nas relações entre pais e isso, o que, no futuro, poderá parceria entre pai e filho que,

causar-lhes inúmeras frus- filhosafinal, é para a vida toda. trações com as quais não Outro erro comum dos pais é saberão lidar. As mulheres atribuir o mau rendimento Pais mais participativossaíram de casa para trabalhar escolar do filho apenas aos Recentemente, a figura paterna e, com essas mudanças, o educadores responsáveis. mais amorosa na criação de modelo tradicional de família Acompanhar de perto as seus filhos começou a ganhar deu lugar a um ambiente mais atividades escolares de seu filho importância. No passado o pai flexível, de maior proximidade é uma maneira de manter era uma figura austera, rígida, entre a figura masculina do pai proximidade e controle quanto que chegava cansado do e seus filhos. Só é preciso ter aos valores que lhe estão sendo trabalho e passava pouco tempo cuidado para não confundir ensinados na escola e também com as crianças. Hoje, o que se flexibilidade com ausência de um estímulo a mais para que a vê é diferente: pais participa-limites. criança estude. tivos, interessados nos proces-Estabelecer regras e manter o Ainda há na sociedade resquí-sos educacionais de seus filhos e senso de autoridade perante as cios da antiga cultura patri-preocupados em criar laços crianças continua sendo arcal, a qual exigia que o pai mais profundos de proximidade necessário. Do contrário, elas servisse como exemplo de e cumplicidade. poderão tornar-se adultos com disciplina sendo, muitas vezes, Os filhos percebem quando seus dificuldades de conviver um mero provedor autoritário. pais são abertos a aprender com socialmente. Entretanto, a tendência é que eles tanto quanto ensinam.

esse tipo de pai vá cedendo Essa abertura gera interati-Limites também para as lugar a uma figura mais vidade e companheirismo entre cobranças carinhosa, presente também as gerações. As crianças

como alicerce sentimental para A preocupação exagerada com a costumam prestar muita seus filhos. educação dos filhos também atenção aos gestos e às ações

DO IAPOQUE AO CHUÍ SÃO 52 MIL VEREADORES

Relação pai e filho

Aqui o sonho do pequeno

empreendedor torna-se

realidade

Av.Joca Brandão, 265 - Centro - CEP 88301-400

(47)3045-6030 - Itajaí - SC

[email protected] Reinaldo Tolentino

oje possuímos no Brasil, Caríssimo Leitor/Eleitor, so-Haproximadamente, 52 mil, me todas estas despesas, um verdadeiro “exército” de multiplique por no mínimo 5 engravatados e para exercer mil (quantidade aproximada de uma função tão importante a municípios brasileiros) e você exigência de escolaridade é terá, com o resultado, uma mínima, pois basta ser alfabeti- ideia de quanto se gasta neste zado. Sendo funções de um Brasil com Câmaras de Verea-Vereador, legislar e fiscalizar o dores. Executivo, você, em sã consci- Enquanto isso: ência, acha que alguém, sendo Temos um salário mínimo somente alfabetizado, poderá aviltante; executar tais tarefas com com- Faltam médicos na Saúde petência, imparcialidade, res- Publica; ponsabilidade e sabedoria? Leitos na maioria dos hospi-

Para as eleições que se aproxi- tais públicos; mam, não somente querem O SUS está mais para aumentar como podem aumen- “máquina genocida” do que tar o número de Vereadores e, salvar pessoas;assim sendo, ao atual “exército”, As polícias – civil, militar e se juntarão mais 7 mil e 554 federal - necessitam de mais novos vereadores. Perguntas equipamentos, maior contin-que não querem calar: gente, melhores salários, melho-

Mesmo sendo LEGAL este res condições de trabalho. As aumento no número de Verea- escolas públicas estão falidas dores, não será IMORAL? com professores à míngua em

Não torna ainda mais vergo- forma de salários, com estrutu-nhosa e negativa a relação ras ultrapassadas e em péssimo CUSTO/BENEFICIO aos cofres estado de conservação.públicos com este aumento? Principalmente nos grandes

Um Vereador não recebe salá- centros o transporte coletivo é rio, mas, sim, subsídios, acom- uma vergonha; Carecemos na panhados, religiosamente e todo maioria dos municípios de mês de: saneamento básico;

Verba de Gabinete: não se Um pouco de utopia não faz aceita e é desprezível, mas se mal para ninguém e, assim justifica, pois, por este Brasil sendo, bem que nossos Edis afora tem Vereador que mal poderiam prestar um enorme sabe ler e escrever, e, assim serviço em favor da Nação, sendo, obriga ser assessorado reunindo –e forçando nosso para tudo quanto é jeito; Legislativo Federal a fazer as

Auxilio Paletó: confesso que seguintes mudanças através de não sei se ainda está em vigor, Leis:em caso positivo também não se a) ao ser eleito, o Vereador não aceita e é desprezível, mas se poderá exercer qualquer outro justifica, pois neste nosso Brasil tipo de atividade profissional ;basta o camarada colocar um b) todas as Câmaras deverão terno para se chamado de ter no mínimo 3 sessões por se-“dotô”, ou seja, identificasse pela mana; aparência e não pela compe- c) reduzir em 50% o numero tência, inteligência, cultura e de Vereadores; anos e anos em bancos escola- d) acabar com todo o tipo de res; auxílio;

Verba indenizatória: confesso Este aumento no número de que não sei pra que tipo de Vereadores pode ser LEGAL, indenização; mas é totalmente IMORAL,

Auxilio gasolina; Cotas de INCONSEQUENTE, DES-selo; RESPEITOSO, INEFICAZ,

Suprimentos para o gabinete; INOPORTUNO E FINANCEI-RAMENTE INVIÁVEL! Auxilio alimentação;

PRIMeIRO eMPReGO

A nossa região tem ve-rificado um sério problema para empregabilidade de jovens que mesmo devi-damente qualificados não são contratados pelas em-presas. Que alegam que eles carecem de experiên-cia. O que esperar de um jovem capacitado e que se vê desprezado pelo merca-do e acaba passando o dia na ociosidade? Fato que merece reflexão. Se temos registrado o aumento dos jovens no mundo da cri-minalidade, talvez se faça necessário uma reflexão sobre o tema.

sINDIPI promove evento beneficente em prol do Lar Fabiano de cristo

O Sindicato dos Arma-dores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) promove no dia 31 de agosto (sexta feira), a “2ª Peixada do Bem” que neste ano será em prol do Lar Fabiano de Cristo de Itajaí. O evento será rea-lizado no Clube Náutico Almirante Barroso e terá inicio às 20h30. O ingres-so custa R$25, sem bebida inclusa. Durante o jantar, que terá como prato prin-cipal a paella, também será realizado sorteio de brindes.

Carro elétrico está entre projetos aprovados pelo Proinova da univali

Claudio de Moura Castro é economista

“O que se faz agora com as crianças é o que eles vão fazer depois com a sociedade” (Karl Mannheim)

Pais & Filhos

Pais estressados, filhos agitados

Algumas crianças chamam a atenção de pais e professores por não pararem quietas um minuto sequer. São as crianças hipe-rativas, na linguagem de pediatras e psico-terapeutas. Procuran-do descobrir as cau-sas (para amenizar as conseqüências) desse comportamento irre-quieto, pesquisadores americanos chegaram a alguns resultados animadores.

Um estudo recente, por exemplo, mostra uma nítida ligação en-tre o ambiente familiar e a conduta dacriança hiperativa. Descobriu--se que os membros dessas famílias ten-dem a ser atingidos mais freqüentemente por crises de depressão e ansiedade.

Além disso, haviam passado no ano ante-rior à pesquisa por si-tuações estressantes, como dificuldades con-

jugais, divórcios e hos-pitalizações.

Concluiu-se daí que a hiperatividade é ape-nas mais um dos pro-blemas emocionais que afetam a criança - e seus pais.

Ultrapassou-se as-sim a definição clássi-ca que se baseava ape-nas no comportamento da cnança: desatenção (não se concentra nem termina tarefas), im-pulsividade (interrom-pe os outros ou respon-de às perguntas antes que elas estejam termi-nadas) e hiperativida-de propriamente dita (não consegue deixar de se mexer). A

partir dos resulta-dos das pesquisas, o tratamento passou a incluir sessões de te-rapia de grupo para os pais e ensino de téc-nicas derelaxamento para que as crianças aumentem a sua con-centração. Assim, ten-deria a se normalizar a sua pressão arterial, que, em situações de estresse, costuma ficar mais elevada.

A Univali divulgou relação de pesquisas sele-cionadas pelo Programa Institucional de Desenvol-vimento Tecnológico e Ino-vação (Proinova). Foram aprovados sete projetos sendo três deles na área tecnológica, dois na área ambiental e dois na área de saúde.

Entre os estudos apro-vados, na área tecnológica estão: Projeto para desen-volvimento de um carro elétrico, Desenvolvimento de um display braile eco-nômico, e Desenvolvimen-to de visão computacional para o reconhecimento de motoristas com cinto de se-gurança.

Na área ambiental, um projeto para o desen-volvimento de tecnologia para produção de pérolas em moluscos cultivados no Estado e um estudo para produção de hambúrguer

e nugget de pescado a par-tir de resíduos industriais também foram aprovados.

O programa aprovou, ainda, na área da saúde, o financiamento de projeto para o desenvolvimento de um fitoterápico tópico para o tratamento de dermati-tes e o estudo do potencial de uma membrana de celu-lose bacteriana para o es-tudo in vitro do microam-biente tumoral.

Os recursos para essas pesquisas são provenien-tes de edital destinado a incentivar os talentos po-tenciais, entre os estudan-tes da Univali, por meio da participação em projetos de pesquisas e desenvol-vimento. O valor da bolsa é de um salário mínimo, por mês, para estudantes de graduação, e de quatro horas-aula para professo-res orientadores, com dou-torado.

Page 5: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

5

Era sÓ o QuE FaLtaVa

Contando parece menti-ra, mas a Autopista Li-

toral Sul tratou de batizar toda a rodovia BR 101, in-clusive o treco que corta o Estado de Santa Catarina, com o nome do ex-gover-nador de São Paulo, Mario Covas.

Nada contra a memória do político paulista, mas essa é uma falta de conhe-cimento e respeito à me-

mória de vultos ilustres de nosso estado. E Não que-rendo puxar brasa para a nossa sardinha, mas o itajaiense Lauro Müller, ex-governador por dois mandatos e considerado o maior dos catarinenses, foi ministro da Viação e Obras Públicas, no gover-no do presidente Rodri-gues Alves, em 1902. Este, sim, um nome condizente e

identificado com a tradição dos catarinenses para com justiça batizar o trecho que passa pelo estado. Por essa decisão arrogante e desres-peitosa para com a nossa memória, damos razão ao ex-governador e atual se-nador Luiz Henrique da Silveira, que disse em dado momento: “A Autopista é um estado dentro do meu Estado”.

Esta placa fica situada entre a passarela e a ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, sentido Itajaí

cursos profissionalizantes

Francisco Chagas, 47 anos, comerciante da Estrutural (DF) - Moro em um bairro da periferia do DF, onde vejo muitos jovens ociosos. O que o go-verno pode fazer para mudar essa situação? Tem previsão de criar cursos profissionali-zantes?

Presidenta Dilma – Francisco, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Em-prego, o Pronatec, foi criado para ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. São 8 milhões de vagas até 2014, gratuitas, em cursos de mais de 400 áreas do conhecimento. Estes cursos são ofereci-dos principalmente nas 403 unidades das esco-las técnicas federais, nas escolas do Sistema S e nas escolas técnicas estaduais. Criamos tam-bém o Pronatec Copa, pensando no crescimen-to do turismo, com 240 mil vagas gratuitas em 29 opções de cursos até 2014, além de 32 mil vagas para o aprendiza-do de inglês, espanhol e libras. Os interessa-dos nos cursos técnicos do Pronatec, Francisco, devem procurar a se-cretaria de educação do seu estado. Para curso de qualificação profis-sional, o trabalhador deve procurar o posto do Sine, o Sistema Nacio-nal de Emprego, ou usar o site http://maisempre-go.mte.gov.br/portal . Mais informações sobre o Pronatec Copa estão em http://www.prona-teccopa.turismo.gov.br.

Atendimento à saúde

Aluízio Ferreira de

Araujo, 66 anos, artí-fice no bairro de Cam-po Grande, Rio de Janeiro (RJ) – O que a senhora pode fazer para tornar digno o atendimento médico--hospitalar da rede pública para a maio-ria dos brasileiros?

Presidenta Dilma – Estamos trabalhando firme para isso, Aluzío, para garantir atendi-mento de qualidade a todos os usuários do Sistema Único de Saú-de (SUS). Em novembro passado, por exemplo, iniciamos o programa de atendimento domici-liar, o Melhor em Casa, que reduz a lotação dos hospitais e dá atendi-mento mais humaniza-do, junto à família. E desde janeiro enviamos a Carta SUS aos pacien-tes, para saber como ele foi tratado durante a internação. Criamos também as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 Horas), que podem resolver 97% dos casos que recebem. E ajudamos os Estados a aumentar o número de cirurgias eletivas, o que fez os mutirões cresce-rem 65%, passando de 209,6 mil cirurgias, em 2010, para 345,8 mil, em 2011. Só as cirur-gias de catarata aumen-taram 96,4% no perío-do. Desde 2011 também distribuímos medicação gratuita para hiper-tensão e diabetes, que você pode retirar nas 20 farmácias do seu bairro credenciadas no Aqui Tem Farmácia Popular. Em todo o País, são 20 mil farmácias, que já atenderam 10 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão no seu Estado. São exemplos, Aluízio, do esforço permanente para melhorar a saúde no Brasil, e que terá continuidade.

camboriú promove aulas gratuitas de LIBRAs

A Prefeitura de Cam-boriú, através da Secreta-ria da Educação, está com inscrições abertas para au-las gratuitas de LIBRAS (Língua Brasileira de Si-nais). O início do curso está previsto para o dia 3 de setembro, nas segundas e quartas-feiras na Escola Anita Bernardes Gananci-ni, situada na Rua Monte Castelito, n°39, Monte Ale-gre. Os encontros serão re-alizados sempre no período da noite, das 19h30min às 22h.

Os interessados devem

ter idade igual ou superior a 17 anos e podem se ins-crever na Secretaria da Es-cola, de segunda à sexta--feira, no período noturno. As aulas são ministradas pelo professor Charlles Faquetti e tem como prin-cipal objetivo a capacitação de pessoas e profissionais para melhorar a comuni-cação entre os ouvintes e surdos.

“O preconceito só exis-te em relação àquilo que se desconhece. Este curso é uma oportunidade para ensinar as pessoas a se co-

municarem e, além disso, promover a integração e a igualdade entre surdos e ouvintes” declarou Charl-les.

Para a inscrição é ne-cessário a fotocópia de RG, CPF, comprovante de resi-dência e uma foto 3x4. As aulas serão oferecidas du-rante o segundo semestre de 2012 e, ao término do curso, os alunos com fre-quência igual ou superior a 80% receberão certificados.

Outras informações po-dem ser obtidas através do telefone (47) 3363-8171

Page 6: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

6

Jandir bellini dispara em pesquisa da uPs univali

Jandir Bellini lide-ra as intenções de votos em Itajaí com mais de 37 pontos de vantagem sobre o segundo coloca-do no levantamento di-vulgado pelo Instituto de Pesquisas Sociais da Univali. Na avaliação estimulada, quando é apresentado ao eleitor o nome dos candida-tos, Jandir lidera com 54,69%, contra 16,84% e

9,09% dos demais candi-datos. Já no levantamen-to espontâneo, quando é perguntado em quem o eleitor vai votar, os nú-meros confirmam a lide-rança de Jandir: 43,96% contra 9,99% do segundo e 3,07 do terceiro coloca-do.

Na mesma pesquisa, também foram apresen-tados dados sobre rejei-ção. Entre os três con-correntes, o candidato da coligação Unidos pelo Futuro de Itajaí é o que apresenta o menor índi-ce: 19,80% contra 24,75% (Itajaí de Cara Nova) e 31,26% (Itajaí daqui pra

frente).Para Jandir, os nú-

meros da pesquisa refle-tem o reconhecimento da população sobre sua ad-ministração nos últimos três anos, além dos dois mandatos anteriores à frente da cidade. “Quero agradecer pela confiança e assumo mais esta mis-são pelo amor que tenho por Itajaí e pela gratidão ao nosso povo”, comemo-ra o candidato.

A pesquisa está regis-trada no TRE/SC sob o número SC-00103/2012 e a verão completa está disponível no site www.univali.br/ips.O reitor da Univali, Mário

Cesar dos Santos, que recentemente, assumiu a presidência da Associação Catarinense das Funda-ções Educacionais (Acafe). A entidade congrega 16 instituições de ensino su-perior do Estado. O reitor comanda a instituição até o fim de 2014. O novo pre-sidente já vinha exercendo a função interinamente, desde outubro do ano pas-sado, com participação na intermediação entre as ins-tituições de ensinos catari-nenses e o governo federal na busca de soluções para o lastro de passivo tributá-rio existente. Além disso,

Mário Cesar é um dos in-terlocutores para o reco-nhecimento das universi-dades comunitárias como figura jurídica, por meio da aprovação da chamada PL das Comunitárias. Com relação a propostas, a nova diretoria diz se comprome-ter em continuar essas dis-cussões, além de outras de-mandas e representações perante o Ministério da Educação e governo fede-ral. De acordo com o novo presidente, a intenção é promover cada vez mais a integração das instituições de ensinos superiores ca-tarinenses e avançar para novas conquistas

tV univali conquista prêmio nacional por melhor reportagem de 2011

A TV Univali, manti-

da pela Fundação Uni-versidade do Vale do Itajaí (Univali), recebeu dois prêmios nacionais do Canal Futura, na úl-tima sexta-feira, 17, du-

rante o encerramento do Encontro de Jornalismo em Rede promovido pelo Canal Futura e Funda-ção Roberto Marinho, no Rio de Janeiro.

A emissora ganhou o prêmio de melhor re-portagem veiculada em 2011 mostrando o pro-jeto de um fotógrafo de Joinville que ensina ce-gos a fotografar. A ma-téria, produzida e edi-tada por Almeri Cezino, Fabiano Correia e Lilian

Chahm, mostrou um ca-sal que, mesmo sem vi-são, fotografa o cotidiano da maior cidade de San-ta Catarina.

A emissora também foi referenciada como a que mais participou da programação jor-nalística do Canal Fu-tura em 2011, com 58 matérias veiculadas. Participaram do even-to universidades par-ceiras do Canal Futura de todo o país.

Em destaque

Page 7: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

7

Queijo mais nobre do mundo será produzido em santa Catarina

univali oferta 100 bolsas para cursos de História e Matemática

A Univali) abriu inscri-ções e seleção para ingresso com a Bolsa Filantropia, com benefício de 50% de desconto, para os cursos de História e Matemática presencial, no Campus Itajaí, período no-turno. As inscrições ocorrem nos dias 4, 5, 6 e 10 de setem-bro.

São 50 bolsas para cada curso. Os candidatos devem

providenciar a documenta-ção, conforme o edital publi-cado em univali.br/editais, e efetuar sua inscrição na Se-ção de Estágios, situada no Bloco B7, sala 101, no Cam-pus Itajaí, das 14h às 19h.

O benefício é concedido a pessoas com renda fami-liar mensal per capita de até três salários mínimos, que tenham estudado em escolas públicas ou particulares com bolsa integral. A relação dos candidatos classificados será divulgada no site univali.br/bolsas, a partir das 12h do dia 12 de setembro.

Justiça define que após 3 anos dívida não pode mais ser cobrada

Prazo está no Código Civil e substitui o anterior, de cinco anos. Decisão já pode ser usa-da para limpar nome na praça. Para a Justiça, dívidas e regis-tro em cadastro de devedores prescrevem em três anos. Para quem está com o nome sujo, a notícia é boa, porque não será preciso esperar os cinco anos para pedir baixa. Decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ) determinou que o prazo deve respeitar o Novo Código Civil e não o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê cinco anos.

A decisão da 6ª Câmara Cí-vel foi em resposta à ação mo-vida por consumidora contra uma financeira e um cadastro de restrição ao crédito.

A justificativa é que vale a posição mais favorável ao con-sumidor.

Embora a decisão seja de segunda instância — ainda cabe recurso dos credores —, a medida abre forte precedente para que outros consumidores

sigam o mesmo caminho. “Inegável que o vigente Có-

digo Civil se mostra contempo-râneo e, em muitos momentos, suficiente para a proteção do consumidor, que, decerto, não está resguardado apenas pelo Código de Defesa do Consumi-dor, mas também por toda e qualquer outra legislação que lhe seja mais favorável”, disse o relator do processo, desembar-gador Nagib Slaibi, para quem muitas de pessoas poderão ser beneficiadas.

“A redução do prazo pres-cricional e, consequentemente, do limite temporal máximo para a manutenção do nome do consumidor nos cadastros de proteção ao crédito, possibili-tará o reingresso de milhões de devedores no mercado, do qual estavam à margem em razão de dívidas pretéritas”, comple-tou.

O QUE FAZER - “Eles não vão conceder. É a partir do do-cumento negativo que a pes-soa pode ir à Justiça e pedir a baixa, citando a decisão do TJ do Rio. O desembargador cita, no acórdão, duas sentenças do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anteriores”, esclarece o especialista.

Justiça & cidadania

COLETIVA dical Patronal e o Sindicato dos mo, Wagner Lúcio de Souza ocupa Armadores e das Indústrias da um cargo na direção do C. A Prefeita de Camboriú, Luzia Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) N.Marcílio Dias todo mundo sabe. Coppi Mathias, reúne a imprensa manifestam-se através de um Mas o que chama atenção, de da região para uma entrevista documento encaminhando ao acordo com um fofoqueiro de coletiva na próxima terça-feira, presidente do Legislativo, Luiz plantão, é a polpuda remuneração 19. O encontro tem como pauta a Carlos Pissetti, e ao prefeito Jan- que o mesmo recebe do clube, apresentação de um pacote de dir Bellini. No documento, conhecido por suas combalidas pavimentações, com drenagem justificam o posicionamento con- contas. Se diz que o salário do pluvial, das ruas consideradas trário, alegando que, atualmente, Wagner “devora” boa parte do como eixos viários importantes da acidade conta com 12 vereadores, patrocínio que o clube recebe de malha urbana municipal. Os quantidade que as entidades têm uma grande empresa de pesca de internautas também poderão a firme convicção de ser suficiente Itajaí. Será?acompanhar a cobertura ao vivo para atender a demanda local. pelo Twitter da Prefeitura - “Nossa cidade e o país como um @PrefCamboriu. “Será um gran- ÔNIBUS DA SOLIDARIEDADEtodo necessita se voltar para ou-de momento para Camboriú. tras prioridades como: saúde, edu-Importantes ruas serão contem-cação, segurança, sistema viário, pladas, o que trará mais qualida-etc.”, ressaltou a presidente da de de vida para a nossa gente. Por ACII, Bel Sandri, informando que isso, convido toda a imprensa da estas prioridades também foram região para estar conosco”, decla-destacadas no documento.rou Luzia Coppi.

LUCROSANGUE NOVOO vereador José Carlos Hannibal O empresário Dolor Silva, dono da

O popular Calinho Canela (foto), está pegando no pé da empresa nacionalmente conhecida empre-responsável pelo programa Estar, que opera o sistema sa Angel, tem seu nome muito Caminhão do Peixe, tem tentado regulamentado de estaciona-lembrado como pré-candidato a buscar junto ao empresariado mento em Balneário Camboriú. prefeito de Itajaí. Ele, questionado apoio para ampliar o seu Ele solicita os demonstrativos pela coluna, diz que a população tradicional projeto “Café Comu-financeiros da empresa. “O que eu quer renovação e que o seu nome é nitário”, que semanalmente ofere-estou pedindo é um balancete uma opção entre “os mesmos de ce lanche reforçado para centenas mensal da Estar. Eu, como verea-sempre”. Dolor, filho da ex-de crianças, além de palestras dor e fiscalizador, quero saber on-vereadora Iraci Sodré, que marcou feitas por especialistas voluntá-de está sendo usado o valor arre-época na Câmara Municipal, diz rias, como cuidados com a saúde cadado mensalmente pela Estar".que ainda não é filiado a nenhum dental. Calinho pretende adquirir partido, mas que estuda convites. um ônibus com objetivo de adap-“Chegou a hora da verdadeira TROCA-TROCA tá-lo ao projeto. “Com o veículo mudança”, anuncia Dolor. A Prefeitura de Balneário Cambo-adaptado com mesas e cadeiras e riú comunica a mudança no seu uma pequena cozinha, vamos MENOS VEREADORES site e e-mails, a partir desta sema-abranger todos os bairros caren-na. Com isso, o site da prefeitura A Associação dos Distribuidores e tes. É um sonho que está perto de deve ser acessado somente Atacadistas Catarinenses (Adac), se tornar realidade”, comenta através do endereço www. Associação Empresarial de Itajaí Calinho. Em tempo, Calinho e seu balneariocamboriu.sc.gov.br. O (ACII), Câmara dos Dirigentes correligionário Sérgio , que inau-endereço antigo – www. Lojistas (CDL) de Itajaí, Intersin-guram um sub-diretório no Bairro camboriu.sc.gov.São João, Itajaí, estiveram se br e os e-mails encontrando com o arquiteto Tito deste mesmo Arruda, atualmente no PTB. Tito, domínio serão inegável articulador político e que utilizados pela fica sabendo das coisas como Prefeitura Mu-quem tem uma bola de cristal, foi nicipal de Cam-convidado a se filiar no PTC, o boriú.partido presidido por Calinho Canela. Tito agradeceu o convite e QUEM PAGA?disse que “como compra briga com

Que o ex-secre-muita gente é melhor fica onde

tario de Turis-está”.

brasil começa a viver mais intensamente uma nova O

fase na educação superior. Depois de conviver desde sempre com vergonhosos números de acesso às universidades, inclusive em relação a países do seu próprio continente, a proliferação de vagas nas instituições privadas e comunitárias, combinada a novas políticas públicas de estímulo ao ingresso à univer-sidade, abriu oportunidade de formação acadêmica para

uma excelência que se irradia milhares de pessoas.nessa nova modalidade de cursos

No período 1991-2009, por de especialização, alguns ofer-

exemplo, a quantidade de matrí-tados “in Company”.

culas triplicou nas universidades Outro passo nesse sentido são não estatais, passando de 1,5

as parcerias com universidades milhão de vagas para cinco de outros países. Em recente milhões. Embora haja, segundo viagem a Portugal, onde tivemos um estudo recente do Núcleo de a oportunidade de visitar as Estudos de Políticas Públicas instituições com as quais temos (Nepp) da Unicamp, um contin-mantido históricos protocolos de gente de 12 milhões de jovens intercâmbio, avançamos nos que não ingressou ou não acordos que contemplam a pós-concluiu o Ensino Médio – um graduação, abrindo novas janelas considerável universo ainda de experiência acadêmica. É uma alijado das universidades, houve iniciativa que reforça impor-avanços importantes nas últimas tantes parcerias com novas uni-duas décadas.versidades, firmadas durante o

Esse progresso, induzido por Congresso das Américas sobre

uma demanda altamente repri-Educação Internacional, em

mida, tem alargado a fronteira Vancouver, no qual nossa equipe

da educação superior. Ao lado da pôde perceber um declarado

expansão dos cursos de gradu-interesse de estabelecer empar-

ação, crescem viçosamente os ceiramentos com universidades

programas de pós-graduação, brasileiras, entre as quais a

seguindo uma tendência que se Univali.

verifica em grande escala em Esse processo de internacio-países desenvolvidos, onde há

nalização está integrado ao uma crescente inversão na planejamento estratégico da proporção de alunos na gradua-Univali, uma vez que estimular a ção e na pós-graduação. Na Uni-mobilidade de nossos alunos e versidade de Stanford, na Cali-pesquisadores é um catalisador fórnia, a título de referência, de qualidade, pois promove uma desde a década de 1990 o número cultura de integração científica de alunos matriculados nos com centros de vanguarda na programas de pós-graduação produção de conhecimento de supera os da graduação.todo o mundo. Nesse processo

Neste cenário, os esforços da bilateral, postulamos um papel

Univali na ampliação de seus mais protagonista na geração de

programas de pós-graduação saber, uma condição à qual nos

convergem para esta tendência lança a nossa própria história.

global. Neste semestre, a Univer-Afinal, como uma das pioneiras

sidade passou a oferecer um instituições não públicas no

amplo leque de MBAs em várias Ensino Superior do Estado, cabe

regiões do Estado, apoiada numa à Univali ser uma das universi-

experiência bem-sucedida de dades envolvidas ativamente

mais de duas décadas de seus nessa nova fase da Educação

programas lato e stricto sensu. Superior. No século do conheci-

Com efeito, o fato de todos os mento, a Univali vê diante de si o

cursos de mestrado e doutorado irrecusável desafio de ser uma

da Univali serem recomendados universidade sem fronteiras sob

pela Capes/MEC traduz um o impulso de sua vocação

compromisso com a qualidade. É comunitária.

Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

PARA ANUNCIAR OU ASSINAR(47)3249-1173

Litoral Catarinense, 15 A 21 DE JULHO DE 2011

2

CONTATOE-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 Site: www.clicscnews.com.br Twitter: @jornalscnews

@jornalscnews

Opinião

www.clicscnews.com.br

Fundado em 14 de abril de 2011Editado pela Losan Ações de Comunicação

Siga-nos:

Universidade sem fronteiras PAINEL POLÍTICODA REDAÇÃO

Susi Bellini assume a presidência da CISPA vereadora itajaiense Sussi Bellini acaba de assumir a presidência da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP). Susi estará a frente da CISP durante um ano, juntamente com Giovane Pasa (de Balneário Camboriú), Elizângela Cardoso (Itajaí) e Dialison Vitti (Ilhota) que assumem a Secretaria Executiva e Comunicação.O encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores de Camboriú e também marcou os dois anos de criação da CISP, que surgiu após uma audiência pública na Casa de Leis de Balneário Camboriú, em 13 de julho de 2009. No legislativo itajaiense, Susi preside a Comissão Permanente de Segurança Pública. “Esse grupo veio com a missão de fazer e acontecer quando tratamos sobre segurança pública. Realizamos um trabalho suprapartidário”, disse Susi.

Tiragem desta edição: 4.250 exemplares

VICTOR SCHENEIDER

Mário Cesar dos SantosReitor da Universidade

do Vale do Itajaí (Univali)

O governador Raimundo Colombo participou, re-

cemente, da inauguração do complexo internacional da empresa Gran Mestri. A fábrica está localizada no município de Guaraciaba e irá produzir o queijo conhe-cido como grana padano, considerado a variedade de queijo mais nobre do mun-do. A Gran Mestri recebe do Governo do Estado, por meio do Pró-Emprego, incentivos fiscais que contribuem com a geração de empregos e com o aumento de renda da região. “Somos o 5º maior país pro-dutor de leite, e agradeço a essa empresa por valorizar a cultura local. Auxiliamos em sua implantação, dando dife-

rimento do ICMS para aju-dar a Gran Mestri e o Estado no desenvolvimento do agro-negócio”, disse o governador.

A nova unidade tem ca-pacidade de produção de 30 toneladas de queijo por dia. Foram investidos R$ 28 mi-

lhões no parque industrial, gerando 200 empregos dire-tos e com previsão de fatura-mento de R$ 150 milhões ao ano. A empresa foi montada com tecnologia e equipamen-tos 100% italianos.

No sentido relógio: Casildo Maldaner, Acari Menestrina, Colombo, Ideli e Luiz Henrique

itajaí se transforma em Meca da contrução civil. A valorização astro-

nômica dos lançamentos de empreendimentos lu-xuosos na região da Praia Brava, desperta a Itajaí para a cidade de Itajaí. Os

valores refletem bem o ce-nário de cinema: os preços vão de R$ 750 mil por um lote a R$ 13 milhões por um apartamento de frente para o mar. Ale´m dos com-

pradores de outros estados, os próprios indenheirados de Itajaí estão garantindo as suas unidades nos con-domínios de luxo. Hoje, a praia

Navegantes ultrapassa meta do iDEb estipulada pelo Governo Federal

A Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller ultrapassou a meta estipulada pelo Minis-tério da Educação (MEC), para o Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica (IDEB), neste ano de 2012. A média projetada pelo Go-verno Federal a Navegan-tes, para os anos iniciais era 5,3, e a Escola Elsir atingiu 6,2. Já para os anos finais,

a meta do Governo era 5,2 e a unidade conquistou 5,3. Além disso, Segundo a dire-tora da escola, Cátia Regina da Costa, Navegantesde um modo geral, atingiu as metas estipuladas pelo MEC. A meta para a 8ª sé-rie era 4,2 e o município ti-rou 4,7. Já a meta para 4ª série era 4,5, e o município atingiu 4,9. Ela faz questão de falar em números, por-que assim como a escola em que é diretora, outras uni-dades de ensino municipais também atingiram a meta. Para ela, o resultado positi-vo nas avaliações dos seus alunos é fruto de um ensino

de qualidade, aliado à par-ceria da equipe da escola, professores e a participa-ção dos pais na vida escolar de seus filhos. “Tudo é um conjunto de fatores, que vai desde a merenda, uniforme, material escolar, prédio da escola em boas condições, comprometimento dos pro-fessores, enfim, os alunos possuem a estrutura neces-sária para estudarem, alia-da à participação efetiva dos pais em todo esse con-texto”, finaliza a diretora, lembrando que a realidade de sua escola é a mesma em muitas outras da rede municipal de ensino.

Page 8: Jornal SC news 66

88 24 de agosto de 2012

WALter VANALex

[email protected] | @alexwaltervan

VAN FILOSOFIA: Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal,

sinto-me mal. Eis a minha religião. Abraham Lincoln

O cirurgião plástico Dr. Andy Ern e sua amável esposa, Thalita. Ele que acaba de aterrissar de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde participou da 31ª Jornada Carioca de Cirurgia Plástica. O congresso reuniu os principais

nomes da cirurgia plástica do Brasil e do mundo. A desta ano, contou com 13 palestrantes estrangeiros

– verdadeiras feras de cada área, que abordaram as mais recentes inovações da cirurgia plástica,

novas técnicas, diferentes tipos de procedimentos, lançamentos de produtos, equipamentos e debates

sobre o tema.

Gente de primeira qualidade. O campeão de Judô, Fabiano Zambonet, proprietário da Academia de Judô Zamboneti – entre as mais conceituadas de Itajaí. Ele é reconhecido por desenvolver e dedicar parte do seu tempo , com o apoio da Espumar Colções e Globovel Veículos, o Projeto Judô para Todos. Esse louvável iniciativa que iniciou na Associação de Moradores do Bairro Cordeiros atualmente atende cerca 180 crianças que praticam judô. Na foto, Fabiano e sua amada Karina Amorim Zamboneti

O presidente do CDL, José Dada, em discurso que cumprimenta os associados e convidados especiais, durante a realização do tradicional Jantar do Dia dos Pais, oferecido no Castelo Montemar. Ele é uma das mais atuantes vozes na discussão e no engajamento das demais forças classistas em torno de questões, como a segurança, que afetam Itajaí

A bela aniversariante de agosto, a Dra. Cynthia Abreu Bernadini Ela, do primeiro time das mais jovens advogadas de Balneário Camboriú, que, verdade seja dita, foi aprovada com louvor na rigorosa prova da OAB. Cynthia que atua como assessora do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Muitas felicidades!

Page 9: Jornal SC news 66

924 de agosto de 2012

A bela que é fera, Fabíola Teixeira que daqui recebe o nosso abraço carinhoso pela passagem do seu aniversário. Na foto, com o querido namorado, Péricles Werner, feita na visita a The Official London Eye, em Londres, Inglaterra. Duranterecente viagem a Europa, curtindo bons momentos juntinhos na recente viagem a Europa

Em destaque, a Dra. Séfora Santos que recentemente comemorou o seu aniversário. A Dra. Séfora, com clínica no Centro Empresarial Embraed, em Itajaí, é reconhecida como uma das maiores profissionais em toda a região. Que daqui recebe as minhas rosas simbólicas pelo seu aniversário.. Na foto, em momento marcante, com o maridão, Carlos Henrique Carvalho

Belos e felizes, a empresária Samara Corrêa e o maridão, Felipe. Ela, da família proprietária da

tradicional Gráfica Itajaí, a pouco marcou mais um ano de vida. Com o nosso registro sempre especial

Page 10: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

10

Quero registrar especialmente a colação de grau em Direito da querida jovem Martina Galvagni, da

sociedade de Balneário Camboriú. Os cumprimentos dos amigos e familiares, desejando muito sucesso como

futura advogada. Com o abraço amigo, de Carlos Ramiro.

Ministro dos transportes anuncia investimentos para ferrovia Chapecó-itajaí

PONTO De ÔNIBUs OU DO MOTeL?

Uma usuária da Praia-na que aguarda a chegada do ônibus na descida do Morro Cortado, no sentido Balneário Camboriú, recla-ma do constrangimento que passa, diariamente, pelo fato do ponto ficar locali-zado bem diante da entra-da do Motel Recamier. “Os caras simplesmente param e na cara de pau já pergun-tam quanto custa o progra-ma. Um absurdo isso”, de-sabafa. Ela questiona por que não mudam o ponto de lugar. “É muito constrange-dor e pega mau pra gente”, argumenta. A reportagem fez contato com o secretário municipal de Urbanismo (SMU), Paulo Praun, para saber se existe alguma so-lução para o problema. Se-gundo o secretário, com a

pressão feita pela Polícia Militar que acabou com a prostituição que acontecia na Avenida dos Estados, em Balneário Camboriú, a maioria dos praticantes passou a frequentar os pró-prios pontos de ônibus lo-calizados na Praia Brava. “Não somente no ponto do motel Recamier, mas no Vis a Vis, por exemplo, também é usado para prostituição”, lembra o secretário. Sobre a possível mudança do pon-to perto do Recamier, Paulo Praun lembra que existe uma lei que regulamenta a distância entre os pontos em 300 metros. “O jeito é caminhar um pouquinho e pegar o ônibus mais abaixo, antes da Barigui”, sugere. Ele comenta que aquela re-gião deve sofrer grande in-terferência urbanística com a anunciada construção do shopping center do apre-sentador Ratinho.

Foto Do LEitor

O ministro dos Transpor-tes Paulo Sérgio Passos

anunciou, durante o semi-nário “Ferrovias e Desen-volvimento Regional”, re-centemente, em Chapecó, que as primeiras ações para implantação do sistema fer-roviário em Santa Catarina iniciam neste ano.

O edital de contratação dos estudos e projeto do trecho que liga Chapecó ao Porto de Itajaí, com cerca de 400 quilômetros de exten-são, foi publicado dias atrás e é o primeiro passo para que a Ferrovia de Integra-ção comece a ser realidade no Estado. A licitação deve ser concluída até agosto de 2012.

De acordo com Passos, o estudo irá avaliar a articu-lação com o Corredor Fer-roviário do Paraná, além de indicar a melhor alter-nativa do traçado da linha férrea no Estado e os modos e modelos operacionais do

transporte. Além deste tre-cho outros dois projetos fer-roviários estão previstos nos Programas de Aceleração de Crescimento: a Litorânea e a Norte/Sul.

VANTAGeNsPor outro lado, a ferro-

via intraestadual Leste--Oeste (a Ferrovia do Fran-go) também proporcionaria grandes benefícios para as empresas exportadoras e a sociedade catarinense, au-mentando inegavelmente sua capacidade competitiva e de sobrevivência no longo prazo. “Os dois projetos são complementares e necessá-rios: o ramal da Ferroeste permitirá importar insumos e matérias-primas e a ferro-via Leste-Oeste facilitará as exportações”, ressalta o diri-gente da Acic.

MInistro Paulo sérgio Passos: Região sul rece-berá R$ 33 bilhões para

construção de ferrovias até 2025

De acordo com Passos, o estudo irá avaliar a ar-ticulação com o Corredor Ferroviário do Paraná, além de indicar a melhor alternativa do traçado da linha férrea no Estado e os modos e modelos ope-racionais do transporte. Além deste trecho outros dois projetos ferroviários estão previstos nos Pro-gramas de Aceleração de Crescimento: a Litorânea e a Norte/Sul.

A meta do governo fede-ral, apresentada pelo mi-nistro, é expandir de 29 mil quilômetros para 40 mil a malha ferroviária no país até 2020. “Estão previstos investimentos de R$ 200 bi-lhões em ferrovias até 2025 para construção, recupera-ção, estudos e projetos. Des-ses, R$ 33 bilhões serão di-recionados ao Sul do Brasil”, complementa.

JorNaLista ProFissioNaL

O nosso prezado amigo, Dr. Roberto Dávila, recen-temente, colou grau em Jor-nalismo, pela UNIVALI. A cerimônia, prestigiada pelo reitor Dr. Mário Cesar dos Santos, aconteceu no salão nobre do Clube Aririba, em Balneário Camboriú. A oca-sião contou com grande pre-sença de familiares, amigos, professores e funcionários. O Dr. Roberto, considerado um dos principais especialistas na área da anestesiologia em Santa Catarina, a todos impressiona pela sua deter-minação e disciplina no que faz. Este diploma de Jorna-

lista profissional, que vem se somar aos noves cursos superiores que já possui, o torna um homem admirável e verdadeiro fenômeno nos estudos. Ao amigo, Dr. Ro-berto, o nosso registro pela

grande pessoa que repre-senta, sempre amigos dos amigos e pessoa por demais admirada e respeitada em todos os campos da vida de Balneário Camboriú, os nos-sos cumprimentos. (W.V)

Click do leitor

Page 11: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

11GeRAL

Fora do Ar Os bastidores da nossa imprensa e propaganda regional

i i i

i i i

A coluna destaca alguns candidatos a vereador que atuam nos meios de comunicação de Itajaí,

Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes. A sua influência junto aos ouvintes, telespectadores

e leitores será testada e provada nas urnas. Se a votação corresponder a uma média aceitável,

mesmo que não se eleja, sai fortalecido. Do contrário é “queimação” de filme. De Camboriú,

o atual vereador e radialista Márcio do Kido concorre à reeleição. De Itajaí, o radialista e ex-vereador Rubem Menon tenta a sua volta para a

Câmara itajaiense.

Cida CascaesDona da Rádio Luz do Amanhã FM, em Itajaí.

A missionária Cida é conhecia por seu trabalho social, principalmente em favor de menores. Tem

apoio entre os evangélicos.

rubens MenonEx-vereador, o

radialista Rubens Menon, estima

transformar a sua audiência, uma das

maiores do rádio regional, em votos que

garantam a sua volta a Câmara itajaiense.

Como missionário, conta com os votos dos

evangélicos.

Magrão Gonçalves Concorre em Balneário Camboriú. Se tornou conhecido como apresentador de programas policiais na TV e no rádio; atualmente está na TV Panorama.

Marcio do Kido O atual presidente da

Câmara de Vereadores de Camboriú, vereador

Márcio do Kido concorre a seu terceiro mandato.

O seu programa jornalístico pela Rádio

Paz no Vale FM tem grande credibilidade

e influência em Camboriú.

ariel silva Jornalista e dono do Jornal Gente. Ariel Silva sempre demonstro forte liderança entre o movimento estudantil, principalmente na faculdade, inclusive fazendo parte da diretoria do DCE da Univali.

Vidal antunes O popular Vidal,

considerado a maior audiência da Rádio

Camboriú AM, disputa uma vaga

em Balneário.

Page 12: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

12 sOcIeDADeM

arin

ês A

lvez

zxxxx

Page 13: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

13GeRAL

seU cARROsaiba como reduzir o consumo de combustível do veículo em até 20%

entre os cuidados ne-cessários estão dirigir

com a janela fechada e passar a marcha no mo-mento certo. Quem anda 200 km por semana pode economizar até R$ 350 no ano seguindo algumas di-cas.

Algumas atitudes simples, como fechar os vidros do carro e nãotro-car de marcha em uma ladeira, podem reduzir o consumo decombustível

do carro em até 20%. Sai-ba como conseguir essae-conomia:

- Calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana. Quando eleses-tão murchos, a área de atrito é maior e o motor faz mais força,gastando mais combustível.

- Não andar na reser-va. A fuligem acumulada no fundo do tanquepode ser sugada e atingir os bi-cos injetores.

- Não acelerar demais o carro e não passar a marcha na horaerrada.

Isso força o motor e pode elevar o gasto entre 10% e 20% amais.

- Nas ladeiras, iniciar

a subida na marcha ade-quada para o carronão perder velocidade.

- Não pisar muito fun-do no freio para segurar a velocidade emdescidas. O ideal é usar a segunda marcha, diminuir a velo-cidade e,assim, pisar ape-nas na metade do freio.

- Andar com os vidros abertos aumenta o consu-mo em 5%.

Edivaldo Brito

como usar rede Wi-Fi com segurança

MUNDO DIGITAL

As redes sem fio, como o Wi-Fi, tra-

zem, junto com sua co-modidade, uma série de riscos que não são per-cebidos pela maioria dos usuários. Assim, para ajudar a tornar as redes wireless mais seguras e a proteger os seus dados pessoais, o TechTudo preparou algumas dicas importantes.

Para executar as re-

comendações abaixo, é preciso ter em mãos o manual do roteador de sua rede Wi-Fi e tam-bém o usuário e senha de administrador do aparelho. Além disso, será mostrado o que fa-zer, mas os detalhes de como realizar cada pro-cedimento dependem do modelo e da marca do seu roteador, daí a im-portância de ter as in-formações do aparelho no momento da execu-ção da dica.

Modifique a senha

administrativa A grande maioria

dos roteadores com tec-nologia Wi-Fi vem com uma configuração única e uma senha padrão. O objetivo disso é sim-plificar a vida do con-sumidor final, que nor-malmente não entende muito de redes. Entre-tanto, essa medida tam-bém coloca em risco os dados do usuário, pois basta apenas uma con-

sulta ao manual do apa-relho para descobrir a senha da rede sem fio. Diante disso, a primeira coisa a ser feita é mudar a senha administrativa da rede Wi-Fi.

Para começar, acesse a interface de gerencia-mento (o painel de con-trole do equipamento), digite o endereço IP no navegador e tecle “En-ter”. Esta informação está no manual e, em alguns modelos, no pró-prio corpo do aparelho.

Em seguida, será pe-dido o nome de usuário e senha do administrador para acessar o painel. Essas informações tam-bém estão disponíveis no manual do roteador ou no corpo do aparelho. Dentro do painel, pro-cure pelo campo “Pas-sword”, que pode estar na primeira tela ou no menu “Administration”. O local pode variar bas-tante, mas não é difícil de ser encontrado.

As telas de alteração de senha são compos-tas basicamente de três campos: No primeiro, digita-se a senha atual; no segundo, a nova se-nha; e, no terceiro, repe-te-se a nova senha. Para finalizar, clique no bo-tão de confirmação, que pode ter o nome “Save”, “Save Settings”, “Apply” ou qualquer outro, de-pendendo do modelo e marca do roteador.

Page 14: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

14

FOTO MeMÓRIA HUMOR

INFANTIL - 7 eRROs

(Foto cedida pelo cdMH - aRQUiVo pUBlico de itaJaÍ).

Registro da inauguração da primeira ponte sobre

o Rio Itajaí-Mirim, em 1930. Ela ainda existe e fica na altura da Promenac, na Barra do Rio. Esta obra, inaugurada pelo então prefeito Marcos Konder, se tornou necessária, como explicou o prefeito em discurso inaugural, devido “ o advento do automóvel e o movimento crescente de pedestres entre Itajaí, principalmente dos bairros Cordeiros e Espinheiros e, também, provenientes de Blumenau” - cujo único modo ligação era feira por via fluvial. (APOIO: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DE ITAJAÍ)

Rua: Orlando Ferreira, 952 - Machados - Fone: (47) 3342-4169 - Navegantes - SCRua: Nereu Liberato Nunes, 263 - Centro -Fone: (47) 3342-1722 - Navegantes - SC

Av. Pref. José Juvenal Mafra, 4000 - Gravatá - Fone: (47) 3342-7075 - Navegantes - SCRua: Nilo Anastácio Vieira, 470 - Centro - Fone: (47) 3347-1131 - Penha - SC

O PADRE E A FREIRA

Um padre está dirigindo para sua paróquia quando vê na estrada uma freira conhecida sua.Ele para e diz :

- Irmã, suba que te levo ao convento.

A freira sobe e senta no banco do passageiro, cruza as pernas, o habito se abre e deixa a perna a mostra. O padre olha e continua dirigindo. Numa troca de marcha ele coloca a mão sobre a perna da freira que lhe diz:

- Padre, lembre-se do salmo 129.

O padre pede desculpas e continua dirigindo. Mais adiante em outra troca de marcha ele coloca a mão sobre a perna da freira que repete:

- Padre, lembre-se do salmo 129.

O padre torna pede desculpas e continua dirigindo.Mais adiante em outra troca de marcha ele coloca a mão sobre a perna da freira que repete:

- Padre, lembre-se do salmo 129. O padre se desculpadizendo:

- Perdoe-me irmã, mas voce sabe que a carne é fraca.

Chegando no convento a freira desce. O padre logo chega à sua igreja e corre ate a Bíblia para ler o tal salmo 129.Estava escrito:

“SIGA BUSCANDO, QUE LOGO ACIMA ENCONTRARÁS A GLÓRIA...”

MORAL DA HISTORIA:Na sua profissão deves estar sempre bem informadoou podes perder uma grande oportunidade...

VARIeDADes

Page 15: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

15

ANIMAIS DOMÉSTICOSShih-tzu, Ilhasa apso, yorkshire, fila brasileiro, pastor alemão, Rottweiler, venda permanente de calopsita adestrada. Fone: 3348-9695.

TROCOGol quadrado, ano 94. Oferta R$ 6.900. Fone: 9991-7092 / 9979-8882. VENDONotebook na caixa marca Dell, valor acombinar. Fone: 9697-7303. c/ Aristeu.Notebook Toshiba satellite, a215, 64x2, memória 3gb, hd 190gb, R$ 450,00.Fone: 9211-0699. INTRUMENTO MUSICAL1 Gaita 80 baixo, marca Universal, estado novo, R$1.200. 1 Gaita, marca Todeschini super 6, oitavada, preta, R$ 6.500. Fone: (47) 3264-0622 / 9619-8984. TVReceptor de canais c/ desbloqueador interno (modelo novo). Aparelho p/ desbloqueio de receptores, Aza-mérica, mega-Box e outros. Mais de 140 canais em port. + internacionais. Instalo e dou manutenção do q/ vendo. Fone: (47)9948- 4284 / 8473-6108.

TV LCD, full HD, marca Philips, 4 HDMI, 47. R$1.500. Fone: 9147-5959. MÁQUINAS E EQUIP. PARA COMÉRCIOCOMPROCompro máquina de churros, usada, pagamento a vista. Fone: 8451-5316. VENDOBalcão para loja, 2m x 0,4m. Rua Tijucas nº 297, com China Relogeiros, R$ 200,00Fone: 9938-7627Equipamentos p/ restaurante – Mesas e cadeiras de madeiras, geladeira expositora, fogões industriais, c/ ou s/ forno, Buffet quente e frio e outros equipamen-tos em geral, também vendo separadamente. Fone: (47) 9676-3638 / 8473-1727. OUTROSPonto lanchonete dentro de Ed. Comercial c/ 19 andares, clientela já formada deixo todo estoque, R$ 25 mil, aceito carro no valor. Fone: 9975-8800. NÁUTICA, ACESSÓRIOS, CAÇA E PESCASERVIÇOSNavegue em Itajaí-SC e adiante o mar aberto, despachante marítimo Álvaro.Fone: 9958-4095, [email protected] VENDOPassagens por milhas aéreas. Viaje agora. Preços imperdíveis!!Ligue agora: 8478-0918 / 9702-5145. JOIAS, RELOGIOS E BIJUTERIAS VENDOCorrente de prata, 925 com pjgente, peso 426 gramas, R$ 2 mil. Fone: 9682-3203. NEGÓCIOS EM GERALConsórcio contemplado de imóveis. R$ 40 mil, para reforma, construção ou capital de giro. Entrada R$ 3.900 + parcelas R$ 616. Fone: 9120-1112. ALUGOPetisqueira c/ quitinete de frente para o mar, na Praia Grande, Penha, anexo ao refúgio do Poá. Fone: (47) 3345-8569. VENDO3 pneus 1.100 com protetor e câmera. Valor R$ 200 cada. Fone: 3365-1835.Decorações para festa de formatura etc, tenho toalhas de cores e tamanho diversos, bufts de vidros, puff coloridos, mesa de cerimonial, mesas de vidros, cachopo, tudo novo, R$ 45 mil ac prop. Fone: 8808-0085 / 9991-6577 c/ Edilson.

Disk água e gás, informatizado, com sistema de identificação de cliente, mais de 200 bambonas, 10 bujões de gás, mais de 2 mil clientes cadastrados. R$ 15 mil, aceito carro.Fone: 9614-1114 / 3366-5174.

Dom Bosco – Disk Pizza na R. Indaial 194, sistema inovador onde dispensa batedor e misturador de massas. Dispensa mão de obra especializada, somente montador/assador. Necessitando somente 3 pessoas pra trocar o negócio. Fone: 9922-9812.

Empilhadeira manual, carga máxima 1500kg, elevação máxima 1,5mt, cor vermelha, menos de 1 ano de uso. Fone: 3365-1835.

Empresa de empréstimo consignado, 3 anos no mercado, com clientela formada, repasando códigos e contatos bancários, mais de 15 bancos. Motivo da venda: mudança de cidade, valor a combinar. Fone: 9662-2960 com Thiago.

Equipe odontológico logic exclusive ll(Olsen). Possui jato de bicarbonato, ultrassom e fotopolimerizador acoplados, braço aux móvel que fica ao lado do profissional, menos de um ano de uso, bem nova. [email protected] Fone: 8839-7988.

Fazenda: Tumulo c/ 3 gavetas feitas, R$ 11 mil, negociável. Fone: (47) 8494-5673 / 9995-1752/ 3046-1870.

Lan House 16 kits com baias, monitor, pc, hd 80gb, placas, som, video e rede, + cadeira em couro R$ 600 cada ou R$ 8 mil junto. Balcão 3x3. Fone: 9602-2300 / 8494-0562 Edson.

Lanchonete bem localizada, aceito carro, na rua Dom Henrique, esquina com a marginal, Bairro Vila Real. Fone: 9200-7221.

Loja de embalagens, com mais 10 anos de atividade situada na Estefano Jose Vanolli, São Vicente, motivo mudança. Fone: 9628-9007 com Gilberto.

Maquina de sorvete ano 2010, sorvete expresso, monofásica, seminova. Fone: 9949-6771. Mesa de sinuca, com gaveta e fichas, 6 tacos, em ótimo estado. R$ 800. Fone: 9615-1808. Moveis para salão de beleza. R$ 2.500. Fone: 3369-2197 / 9667-8527. Oficina de tornearia direcionada, saneamento básico, construção civil, serralheria, outros. Possuímos estoque composto por varias peças e conexões, em ferro fundido, registros, válvulas, outros. Maquinário completo. Fone: 3268-6377 / 9933-8186. Restaurante em Navegantes, ótima localização, de frente para o mar, interessados tratar. Fone: 9687-2281 com Mara ou Augusto. Veleiro em fibra classe Alpha Argentino, ano e modelo 80, 34 pés, precisando de reforma geral, dois camarotes de casal (pro e popa), comprimento 10,50 metros, treze toneladas, receb moto. Fone: 9104-3126. TENHO VAGA PARA2 recepcionistas do sexo masculino, 3 camareiras, 1 auxiliar de cozinha na parte da noite, pessoas a partir de 25 anos. Interessados, deverão vir no hotel, munidos de documentos e currículo, na Rua 4.000 nº 85. A casa das chaves Zulian seleciona Vendedores (a) para trabalhar de balconista, levar currículo com foto ou enviar para: [email protected] ou Rua Tijucas, nº 373. Fone: 3344-1839. Ajudante de armazém, empresa oferece Unimed, seguro de vida, plano odontológico, e vale alimen-tação. Requisitos 2º grau completo e de preferência ter carro ou moto. Fone 3241-2105 c/ Anderson ou Anita.

Ajudante de cozinha e garçom para período noturno em navegantes. Fone: 9915-7077 ou após as 16 horas. Fone: 3319-2626. Ajudante de entrega com carteira de motorista. Interessados enviar currículo com foto p/ [email protected]. Ajudante de produção (masc.), pra trabalhar c/ aço inox, não necessita experiência, transporte gratuito p/ quem reside em Itajaí. Fone: (47) 3264-2476. Ajudante de produção, residir em Camboriú, ter em 20 e 50 anos, possuir o ensino fundamental, comparecer c/ carteira de trabalho. Endereço: Rua: Pequim, nº 71.Fone: 3365-1835. Ajudante para carga e descarga em transportadora, em horário comercial, Rod.101 km 115, nº2898 Salseiros, próximo à igreja, contratação imediata. Fone: 3360-669 / 3246-8270 c/ Andre. Atendente de farmácia, (pref. Sexo feminino) c/ experiência, p trabalhar no Bairro São João – Itajaí, horário e salário a combinar. Fone: (47) 3348-1444, [email protected] Atendente de lanchonete a partir de 16 a 24 anos, s/ experiência. Oferecemos vale transporte, plano car-reira, alimentação, disponibilidade de horário, salário inicial R$ 717. Interessados levar currículo no Itajaí Shopping, sl 04. Fone: 3348-3945 c/ Aline. Atendente ou auxiliar de cozinha, maior de 18 anos, ambos os sexos, das 15 as 23 h, pra trabalhar em restaurante no BC Shopping. Fone: (47) 9615-1502 / 9639-3344 c/ Janete. Atendente para cafeteria no centro de Itajaí, não trabalha sábados e domingos.Fone: 9911-4450. Auxiliar de produção (2 vagas), salário R$ 800 + 230 VA + vale transporte, segunda a sexta-feira 08:00h as 17:48h. Fone: (47) 3346-7272 ou ir na Av. Abrahão João Francisco (contorno sul),nº 4493, Ressacada, Itajaí. Auxiliar de cozinha, pizzaiolo, com experiência, para trabalhar das 17h30min a 00h00min. Interessados comparecer com currículo na Rua Uruguai nº 499, a partir das 17h30min. Auxiliar de padeiro e embaladora, não é necessária experiência. Munidos de carteira de trabalho, Rua: Ideubranco Jose da Silva, nº 549, São João / Itajaí. Com Urgência.Fone: 3348-1201. Auxiliar operacional e motorista de carreta com curso de Mopp, p/ empresa de prestação de serviços. Ofe-recemos ótimo salário + benefícios, VA, VT, seguro de vida, plano de saúde e plano odontológico. Agendar entrevista pelo Fone: (47) 3405-6159. Caixa com experiência. Vendedora de perfumaria, com experiência. Rua: Tijucas, nº 11, centro / Itajaí. Montador de acessórios automotivos e instalador de películas, c/ experiência para trabalhar em autopeças em Itajaí. Interessados falar com Luciano. Fone: (47) 3348-8768 / 3348-3241. Motorista e auxiliar de cozinha, para trabalhar no bairro Fazenda. Interessados comparecer na Rua Abel Adriano da Silva, nº 39 – Fazenda. Fone: 3348-7396 com Tamara. Motorista com carteira C ou D, auxiliar de expedição, auxiliar administrativo, conferente. Interessados enviar currículo aos cuidados de Graziela para [email protected] Operador, c/ ensino médio, curso tec. Em seg. do trabalho, químico ou ambiental, bombeiro civil, mac / moc, CNH B / D, c/ exp. em atendimento a emergên-cia marítima. Comparecer na Rua: Coronel Eugenio

Muller, 583, centro. Fone: 3346-0373. Pizzaiolo, com disponibilidade p/ período noturno, p/ trabalhar em navegantes. Salário fixo + comissão. Fone: (47) 9915-7077 (após as18 h.) / 3319-2626. BALNEARIO CAMBORIÚAPARTAMENTOS 1QUARTO ALUGO Centro – Apto anual, 1/4, cozinha, banheiro, TV a cabo, mobiliado, sem garagem, a 200 metros do mar, próximo à loja Havan. De R$ 650 a R$ 750. Fone: 9902-3087 TIM / 8400-4860 oi / 8810-8759 claro/ 9260-4019 vivo. Nações – Apto, 1/4, cozinha, banheiro e área de serviço, garagem p/ moto, sem mobília. Rua Vaticano. R$ 550 com luz inclusa. Fone: 9931-8745 / 3367-5710. Nações – Apto, 1/4, p/ 1 casal,anual. R$ 650 livre de água e luz. Rua: Tailândia nº340, abaixo da palestina, prox. Angeloni, ao lado moveis Cintia. Fone: 9910-4461 c/ Dercilio. Centro – Apto, 1/4, sala, cozinha, WC, no 8º andar, cobertura, prédio com elevador e piscina. R$ 140 mil, próximo ao Big. Fone: 3264-2265 / 9925-5981. APARTAMENTOS 2 QUARTOS ALUGO Centro – Apto, 2/4, sendo uma suíte + depende. c/ WC, sala, cozinha, sacada, lavanderia, quadra do mar. R$ 1.600. Fone: 3363-6522 / 9638-1009. Creci 11964. CASA 3 OU MAIS QUARTOS VENDOPraia dos Amores – Casa, 3/4, sendo 2 suítes, com 250m2, piscina com deck, vaga de garagem p/ 2 carros. Plantas e fotos visualizem pelo blog: casapraiadosamores. blogspot.com. Fone: (47) 9913-0944. Creci 20949 CAMBORIÚ - APARTAMENTOS 2 QUARTOS ALUGOMonte Alegre -2 Aptos, 2/4, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, apartamentos novos, muito bonitos. Valor: R$850 mil e R$ 750 mil. Fone: 3363-2744 / 9694-8010. AUTOMÓVEIS VENDO AUDI A3 – 1.8, 2001, prata, 2 portas, couro, ar digital, direção hidráulica, vidro, trava, roda, alto, top, R$ 21 mil. Fone: (47) 3360- 9715 / 8821-9039 / 9952-5122 falar c/ Henrique. CITROEN C3 xtr, 2010, ar cond., 2 air bag, couro, rodas liga leve. Só 19 mil km, bom estado. R$ 30 mil. Aproveite IPI 0, emplacamento 2012. Fone: 8486-8053. COMPROCarro financiado, parcelas ate R$ 400, dou moto no negocio, que não precise transferir.Fone: 9981-9869. Corsa, gol, Palio, Ford, dou moto CG Fan, pago res-tante particular. Fone: (47) 9981-9869 / 9927-5093. VENDOFIAT Compro já financiado, ano acima de 2010, pgto a vista, que não precise transferir.Fone: 9995-3700. FORDCaminhonete F350, 2005, no chassi documentada baú. R$ 45 mil. Fone: (47) 8883-7434 /3246-1530.

Fiesta 97, 2 portas, vermelho, R$ 2 mil de entrada e 36x R$ 300. Não precisa transferir. Fone: 8416-2693. Fiesta sedan, 2011, preto, 1.6, class, ar, direção, vidros, travas, alarme, som. R$ 29 mil. Fone: 9676-3898. KA, ano 2004, cor prata, desembaçador e limpador traseiro, ar quente. Valor R$ 12 mil. Fone: 9201-0885. GMCelta 04/04, 1.0 vhc super, segunda dona, ar quente, desembaçador e limpador Traseiro, aerofólio. R$ 13.500. Fone: 3360-7995 / 9676-8810. S-10 2.2, cabine simples, branco, bem conservada, gasolina/GNV (21 ml), pneus novos, emplacado 07/13, certificado 2013. R$ 23 mil. Fone: (47) 91339-9756 horário comercial. Vectra Millennium, ano 2001, prata, completo c/ ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elé-tricas, emplacado 2012, carro impecável. R$ 20 mil, aceito troca de menor valor. Fone: (47) 8437-8131. IMPORTADOSKia Sportage a diesel, ano e modelo 2001, marca Grand Estendida, motor novo, banco de couro, impecável. R$ 28 mil. Fone: (47) 3368-6307 / 9981-1174. Mercedes Benz C180, ano 1998, automático, man-ual e chave reserva, pneus novos, original em tudo, inclusive disqueteira de fabrica, teto solar, banco de couro com ajuste elétrico, carro de particular. R$ 28 mil. Fone: (47) 9661-4818. Pajero Sport, 01/01, preta + automática, 4x4 + couro, impecável, com manual e NF. R$ 38.500. Fone: 9946-8222 / 3370-8797. OUTROSVENDO PEUGEOT 206, 2008, impecável, completo, com ar, direção, 2 portas, manual, chave reserva, quitado, IPVA 2012 pago. R$ 17.900, estudo troca por menor valor. Fone: 9999-6106. 307 SW, top de linha, ano 2007, couro, automático, revisada na Peugeot, 70 mil km, prata, teto de vidro, a mais completa da categoria. R$ 14 mil + parcelas de R$ 757. R$ 37 mil. Fone: (47) 9606-7165 c/ Rodrigo. RENAULTClio Campus prata, 1.0, 2009, 16V, 2 portas, único dono, com AQ +TE +AL e protetor de Carter, acom-panha som USB/MP3 + chave reserva manual, R$ 18.500. Fone: 8481-7034 / 8406-6934 c/ Graziela. Megane Dinamite Sedan, 08/08, lindo, top de linha, todas as revisões feitas em concessionária, R$ 32.900 a vista, aceito troca por veiculo de maior ou menor valor. Fone: (47) 9194-9621. MOTOS - VENDO

HONDABiz + 125, vermelha, 2008 única dona, rodas liga leve, partida elétrica, hodômetro digital, freio a disco em ótimo estado. R$ 5.300 a vista ou financia. Fone: (47) 9935-9959 c/ Elaine. Carreta moto, 3 motos + carga juntos, ano 2012, o km, emplacada. Fone: 9604-5858. Twister 2004, segundo dono, vermelho Ferrari. Aceito troca R$ 4.500. Fone: 9954-9221. SUZUKI GSXR 750 SRAV, impecável, c/ 13 mil km, 2009, vendo ou troco por veiculo de menor valor. Fone: (47) 9186-7760 / 9186-7761.

cLAssIFÁcIL Anuncio grátis: 47 3249-1173

Page 16: Jornal SC news 66

e-mail: [email protected] Fone: (47) 3249-1173 site: www.jornalscnews.net.br Litoral catarinense, 24 de agosto de 2012

16