Lista de Exercios 02

6
INFRA-ESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Professor: JOSÉ HENRIQUE FERREIRA DA SILVA Período: 1º.2014 DATA: ___.___.___ Unidade: ( ) 903 Sul ( ) Taguatinga Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Turma: Aluno: _____________________________________________________________ Lista de Exercícios n o 02 1 - [51](Analista Judiciário – Análise de Sistema – Suporte – TJ-PA/2009 – FCC) Na transmissão de dados por uma rede de computadores NÃO se trata de um efeito indesejado na rede: (A) atenuação. (B) distorção. (C) portadora. (D) interferência. (E) ruído. 2 - . [44](Analista Judiciário – Tecnologia da Informação – TRT-7R/2009 – FCC) Em uma transmissão por meio de um sistema de comunicação, uma alteração da mensagem devido a respostas imperfeitas se trata de um efeito indesejado denominado (A) atenuação. (B) distorção. (C) interferência. (D) modulação. (E) ruído. 3 - . [66](Analista Legislativo – Informática Legislativa – CÂMARA DOS DEPUTADOS/2007 – FCC) Numa rede sem fio, o desvio que uma onda de rádio sofre ao passar através de um meio de densidade diferente é denominado (A) espalhamento. (B) amplificação. (C) difração.

Transcript of Lista de Exercios 02

Page 1: Lista de Exercios 02

INFRA-ESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES

Professor: JOSÉ HENRIQUE FERREIRA DA SILVA

Período: 1º.2014   DATA: ___.___.___  Unidade: (   ) 903 Sul   (    ) Taguatinga

Curso: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Turma:

Aluno: _____________________________________________________________

Lista de Exercícios no 02

1 - [51](Analista Judiciário – Análise de Sistema – Suporte – TJ-PA/2009 – FCC) Na transmissão de dados por uma rede de computadores NÃO se trata de um efeito indesejado na rede:(A) atenuação.(B) distorção.(C) portadora.(D) interferência.(E) ruído.

2 - . [44](Analista Judiciário – Tecnologia da Informação – TRT-7R/2009 – FCC) Em uma transmissão por meio de um sistema de comunicação, uma alteração da mensagem devido a respostas imperfeitas se trata de um efeito indesejado denominado(A) atenuação.(B) distorção.(C) interferência.(D) modulação.(E) ruído.

3 - . [66](Analista Legislativo – Informática Legislativa – CÂMARA DOS DEPUTADOS/2007 – FCC) Numa rede sem fio, o desvio que uma onda de rádio sofre ao passar através de um meio de densidade diferente é denominado(A) espalhamento.(B) amplificação.(C) difração.(D) reflexão.(E) refração.

4 - [21](Analista Administrativo – Tecnologia da Informação e Comunicação – Administração de Rede e Segurança da Informação – ANA/2009 – ESAF) Em redes sem fio, o fenômeno no qual porções de onda eletromagnética que refletem em objetos e no solo, seguindo caminhos de comprimentos variados entre emissor e receptor, é denominadoa) redução da força do sinal.b) interferência de outras fontes.c) atenuação de percurso.

Page 2: Lista de Exercios 02

d) propagação multivias.e) deslocamento de faixa de alcance.

5 - . [99](Analista de Controle Externo – Processamento de Dados – TCE-AC/2008 – CESPE) Acerca da capacidade de transmissão de um canal, bem como das principais fontes de ruído e distorção, assinale a opção correta.

a) O ruído branco, ou crosstalk, que é de fácil detecção e correção, ocorre apenas em meios não guiados.

b) A distorção, ou ruído impulsivo, é causada pela agitação dos elétrons nos condutores dos meios guiados, em função da temperatura.

c) O teorema de Shannon não considera a presença de ruído para o cálculo de colisões em meios compartilhados.

d) De acordo com o teorema de Nyquist, a taxa máxima de transmissão em um canal sem ruído não pode exceder 2W log2 (T), em que W é a largura de banda, e T representa os níveis de sinalização.

e) O teorema de Shannon, que é uma evolução do teorema de Nyquist, permite identificar o número máximo de usuários que podem compartilhar um canal sem colisões.

6 - [35](Técnico em Informática – MP-GO/2010 – FUNIVERSA) O conjunto de padrões EIA/TIA-568-B de cabeamento estruturado define, entre outros, os padrões T568A e T568B. Esses padrões tratam de(A) padronização de cores para cabos elétricos de fase, neutro e terra.(B) definição de tipos de conectores para uso em armários de telecomunicações.(C) determinação de padrões para cabeamento horizontal.(D) codificação de cores para confecção de conectores RJ-45.(E) limitação da tensão elétrica máxima entre neutro e terra.

7 - [36](Técnico em Informática – MP-GO/2010 – FUNIVERSA) As fibras ópticas são um meio físico de transmissão de sinais que utiliza a propagação da luz. Um feixe de luz lançado em uma das suas extremidades reflete-se por suas paredes até alcançar a outra extremidade. Com isso, as fibras ópticas podem atingir velocidade de transmissão de sinais maior que a de um cabo metálico. Assinale a alternativa que apresenta os dois tipos de fibras ópticas mais comuns, utilizadas para transmissão de sinais digitais.(A) flexíveis e rígidas(B) blindadas e não blindadas(C) monomodo e multimodo(D) coaxiais e não coaxiais(E) UTP e coaxial

8 - [51](Técnico Industrial – Técnico em Telecomunicações – CEB/2010 – FUNIVERSA) O conhecimento a respeito de redes de computadores é cada vez mais exigido no trabalho diário de um técnico. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.(A) O limite em distância dos cabos de rede em enlaces Ethernet pode ser incrementado adicionando mais camadas plásticas de proteção do cabo, proporcionando maior resistência mecânica, origem da limitação.

Page 3: Lista de Exercios 02

(B) Os fios em cabos de rede não blindados são trançados dois a dois. Essa característica existe para manter a organização dos pares, facilitando a instalação do conector.(C) É necessário que os cabos de rede sejam crossover para garantir um perfeito funcionamento de uma LAN. (D) Em redes Ethernet 10Base-T, o limite do enlace (comprimento dos cabos) é de 250m de comprimento. (E) No processo de lançamento de cabos de rede, em locais com alta interferência eletromagnética, a utilização de cabos STP é desejável.

9 - [43](Analista Judiciário – Tecnologia da Informação – TRT-1R/2011 – FCC) Meio de transmissão no qual a interferência surge porque um sinal elétrico, que viaja através do condutor, age como uma estação de rádio em miniatura, emitindo um pouco de energia eletromagnética, que pode viajar através do ar. Trata-se(A) da microonda.(B) do cabo de par trançado.(C) da fibra ótica.(D) do infravermelho.(E) do rádio.

10 - [17](Analista de Finanças e Controle – Tecnologia da Informação – Infraestrutura de TI – STN/2008 – ESAF) O administrador de uma rede deve selecionar um meio de transmissão para uma distância de longo alcance, de modo que interferências eletromagnéticas não são permitidas. A solução mais adequada deve utilizara) cabo coaxial.b) cabo par trançado não-blindado.c) cabo par trançado blindado.d) infra-vermelho.e) fibra ótica.

Nas questões que se seguem, marque V para verdadeiro e F para falso.

11 - ( f ) Os meios de transmissão podem ser classificados em meios guiados, com o as ondas de rádio, e em meios não-guiados, como a fibra óptica, o par trançado de fios de cobre e o cabo coaxial.12 - ( f ) A transmissão em banda-base usa sinalização digital, enquanto a banda larga usa sinalização analógica. Na transmissão em banda-base, é possível a multiplexação no domínio da freqüência; isso não ocorre na transmissão em banda larga, pois todo o espectro de freqüência do meio é usado pelo sinal.13 - ( f ) A faixa de freqüências na qual se encontra a maior parte da energia de um sinal é denominada banda passante efetiva. Um meio de transmissão limita a banda passante efetiva que pode ser transmitida. Quanto mais limitada for a banda passante efetiva, menores serão a distorção e o potencial de erros, e quanto maior for a banda passante efetiva de um meio, menor será a taxa de dados que pode ser transmitida.14 - ( v ) A atenuação do sinal em um meio de transmissão diz respeito à redução de intensidade do sinal à medida que ele percorre o meio.15 - ( v ) O arranjo físico do cabo coaxial, com a blindagem metálica envolvendo o condutor central, solidária ao eixo deste, resiste fortemente à interferência eletromagnética.

Page 4: Lista de Exercios 02

16 - ( F ) Nos cabos de pares trançados UTP, cada par de condutores é envolto por blindagem metálica.17 - ( v ) Os pares trançados UTP de categoria 5 são formados por quatro pares de condutores, sendo que, em redes Fast Ethernet, apenas dois pares são efetivamente utilizados, enquanto, na tecnologia Gigabit Ethernet, todos os pares são utilizados.18 - ( f ) As fibras ópticas multimodo diferem das monomodo por acarretarem a propagação de raios de luz com diferentes ângulos de entrada. Dessa forma, alguns raios conseguem percorrer distâncias mais longas; assim, as fibras multimodo são usadas em enlaces com distâncias maiores que as monomodo.19 - ( f ) A fibra óptica é composta por uma casca cujo material tem índice de refração maior que o do núcleo, o que garante o confinamento da luz no interior da fibra; ela possui também um revestimento plástico, que a protege contra agentes externos.20 - ( v ) Os cabos de par trançado de categoria 5 possuem mais voltas por centímetro que os de categoria 3; por isso, nos primeiros, a incidência de linhas cruzadas é menor. Isso permite a transmissão de sinal de melhor qualidade em longa distância, o que torna esses cabos mais apropriados para a comunicação de alta velocidade entre computadores.21 - ( f ) Os cabos de par trançado de categoria 6 são indicados para a transmissão de sinais com largura de banda de até 600 MHz.22 - ( v ) Uma fibra óptica multimodo com índice degrau tem capacidade de transmissão de dados inferior à da fibra com gradual.23 - ( f ) Embora as fibras ópticas transmitam sinais luminosos, em vez de sinais elétricos, elas não são completamente imunes a interferências por indução eletromagnética, uma vez que a luz é uma onda eletromagnética.24 - ( v ) Na conexão de redes Ethernet 10BaseT, quando a distância a ser percorrida pelo sinal for superior a 180 m de cabo de cobre UTP Categoria 5, recomenda-se o uso de repetidor.25 - ( f ) Considere que, para a implementação de determinada rede local, o gerente do projeto tenha identificado que nenhum ponto de rede terá distância superior a sessenta metros do equipamento que centralizará as conexões (o switch). Nessa situação, sabendo-se que se busca a solução de menor custo financeiro para a empresa, é recomendada a utilização de fibra ótica como meio de comunicação nessa rede.