Web viewContam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros...

3
Colégio Ressurreição Nossa Senhora 1º Ensino Médio Literatura Prof. José Ricardo Nome: ___________________________________ nº: ______ TRABALHO DE RECUPERAÇÃO TEXTO 01 Lobão ataca Fiuk, Restart e Luan Santana e vira destaque no Twitter Redação SRZD | Música | 10/03/2011 17h42 Com a língua afiada de sempre, o cantor Lobão conseguiu ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta quinta- feira, tudo por conta de suas críticas aos cantores Fiuk e Luan Santana e também à banda Restart. Em entrevista concedida ao programa "Pânico", na "Rádio Jovem Pan", o autor de "Me chama" não poupou palavras em relação aos artistas. Ele considera que os citados não têm formação cultural suficiente para lidar com música. "O Fiuk é um bunda mole, é um cara inofensivo... Qual é, rapaz, vai comer feijão com arroz. Restart é outra aberração da natureza, Luan Santana é uma coisa horrorosa". Ainda sobre o intérprete de "Meteoro", Lobão questionou o fato do gênero musical ter o nome de "sertanejo universitário". "Um cara que ouve Luan Santana tem uma cicatriz no cerebelo, nunca mais vai se livrar dessa mazela", afirmou o cantor. Até o momento, o único representante dos criticados pelo cantor na rádio a se pronunciar foi Anderson Santana, empresário de Luan. "Você sim deve ser um bom exemplo pela sua história de vida, né?", postou em seu Twitter. No microblog, os defensores de Lobão estão usando a tag "#falalobao", enquanto os críticos estão usando a tag "#calaabocalobão". TEXTO 02 Não é brincadeira Published by Alan Marcel on 2 de dezembro de 2010 Vi esta charge há um bom tempo. Mas resolvi postar agora. Reflitam. O autor desta charge é um jovem de 14 anos. João Montanaro é o nome dele. Nada menos que um dos cartunistas do jornal Folha de S. Paulo. http://www.cajac.com.br/blog/?p=1421

Transcript of Web viewContam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros...

Page 1: Web viewContam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros dias houve um rei das ilhas da Babilônia que re. u. ... çam os passos". Depois,

Colégio Ressurreição Nossa Senhora1º Ensino Médio

LiteraturaProf. José Ricardo

Nome: ___________________________________ nº: ______

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TEXTO 01Lobão ataca Fiuk, Restart e Luan Santana e vira destaque no TwitterRedação SRZD | Música | 10/03/2011 17h42

Com a língua afiada de sempre, o cantor Lobão conseguiu ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta quinta-feira, tudo por conta de suas críticas aos cantores Fiuk e Luan Santana e também à banda Restart. Em entrevista concedida ao programa "Pânico", na "Rádio Jovem Pan", o autor de "Me chama" não poupou palavras em relação aos artistas. Ele considera que os citados não têm formação cultural suficiente para lidar com música.

"O Fiuk é um bunda mole, é um cara inofensivo... Qual é, rapaz, vai comer feijão com arroz. Restart é outra aberração da natureza, Luan Santana é uma coisa horrorosa". Ainda sobre o intérprete de "Meteoro", Lobão questionou o fato do gênero musical ter o nome de "sertanejo universitário".

"Um cara que ouve Luan Santana tem uma cicatriz no cerebelo, nunca mais vai se livrar dessa mazela", afirmou o cantor. Até o momento, o único representante dos criticados pelo cantor na rádio a se pronunciar foi Anderson Santana, empresário de Luan.

"Você sim deve ser um bom exemplo pela sua história de vida, né?", postou em seu Twitter.No microblog, os defensores de Lobão estão usando a tag "#falalobao", enquanto os críticos estão usando a tag

"#calaabocalobão".

TEXTO 02 Não é brincadeiraPublished by Alan Marcel on 2 de dezembro de 2010

Vi esta charge há um bom tempo. Mas resolvi postar agora. Reflitam.

O autor desta charge é um jovem de 14 anos. João Montanaro é o nome dele. Nada menos que um dos cartunistas do jornal Folha de S. Paulo.

http://www.cajac.com.br/blog/?p=1421

TEXTO 03 Coletânea de trechos de escritores brasileiros que foram postados no Twitter por seus fãs.

@caiofabreu Caio Fernando AbreuAmor não resiste a tudo, não. Amor é jardim, Amor enche de erva daninha.

Page 2: Web viewContam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros dias houve um rei das ilhas da Babilônia que re. u. ... çam os passos". Depois,

@guimaraes_rosa guimarães rosa A vida é um campo de urtigas onde a única rosa é o amor.

@_Albertocaeiro Alberto Caeiro Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei.@maquintana Mário Quintana A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.@pradoadelia Adélia PradoOutro dia perguntei a meu coração: o que há, durão, mal de chagas te comeu? Não, ele disse: é desprezo de amor.@FlorbelaE Florbela EspancaOs olhos são indiscretos; revelam tudo que sentem.Podem mentir os teus lábios, os olhos, esses, não mentem.@FrasesDeClarice Clarice Lispector ♥ Todas as manhãs ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver.

@cecimeireles Cecília Meireles Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.

Agora que você já se divertiu com os textos, responda as questões a seguir:

QUESTÃO 01 Escreva um pequeno parágrafo dissertativo JUSTIFICANDO por que a reportagem a respeito dos cantores Lobão, Luan Santana e Fiuk pode ser chamada de texto.

QUESTÃO 02 Os trechos postados no Twitter (Texto 03) fazem parte de obras literárias dos respectivos autores homenageados. Diante disso, escreva um parágrafo dissertativo justificando porque essas obras podem ser chamadas de texto literário.

QUESTÃO 03a) O Texto 01 é predominantemente denotativo ou conotativo? Justifique sua resposta utilizando pontos da teoria (discutidos por nós em sala-de-aula) e elementos do texto em questão.

b) Porque podemos afirmar que o TEXTO 02 tece uma crítica aos costumes da atualidade?

TEXTO PARA AS QUESTÕES 04 E 05: OS DOIS REIS E OS DOIS LABIRINTOS — Jorge Luís Borges 

Contam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros dias houve um rei das ilhas da Babilônia que reuniu os seus arquitetos e magos e lhes mandou construir um labirinto tão complexo e sutil que os varões mais prudentes não se aventuravam a entrar nele, e os que nele entravam se perdiam. Essa obra era um escândalo, pois a confusão e a maravilha são atitudes próprias de Deus e não dos homens. Com o correr do tempo, chegou à corte um rei dos Árabes, e o rei da Babilônia (para zombar da simplicidade do seu hóspede) fez com que ele penetrasse no labirinto, onde vagueou humilhado e confuso até ao fim da tarde. Implorou então o socorro divino e encontrou a saída. Os seus lábios não pronunciaram queixa alguma, mas disse ao rei da Babilônia que tinha na Arábia um labirinto melhor e que, se Deus quisesse, lho daria a conhecer algum dia. Depois regressou à Arábia, juntou os seus capitães e alcaides e arrasou os reinos da Babilônia com tão venturosa fortuna que derrubou os seus castelos, dizimou os seus homens e fez cativo o próprio rei. Amarrou-o sobre um camelo veloz e levou-o para o deserto. Cavalgaram três dias, e disse-lhe: "Oh, rei do tempo e substância e símbolo do século, na Babilônia quiseste-me perder num labirinto de bronze com muitas escadas, portas e muros; agora o Poderoso achou por bem que eu te mostre o meu, onde não há escadas a subir, nem portas a forçar, nem cansativas galerias a percorrer, nem muros que te impeçam os passos".

Depois, desatou-lhe as cordas e abandonou-o no meio do deserto, onde morreu de fome e de sede. A glória esteja com Aquele que não morre.

QUESTÃO 04 Faça uma breve análise do texto acima, escrito pelo escritor argentino Jorge Luis Borges. É só responder a ABSOLUTAMENTE TODAS as questões a seguir: Quais são os personagens protagonistas? Eles podem ser considerados heróis, vilões ou anti-heróis? Por quê? Justifique se são planos ou esféricos. Qual o tipo de narrador? Qual o clímax da narrativa? O tempo é cronológico ou psicológico? Por quê? Quanto tempo dura a história? Em que época, segundo o texto, os fatos acontecem? Quais os espaços da narrativa? (Observação: sempre que for possível, justifique suas respostas com elementos do texto).

Page 3: Web viewContam os homens dignos de fé (porém Alá sabe mais) que nos primeiros dias houve um rei das ilhas da Babilônia que re. u. ... çam os passos". Depois,

QUESTÃO 05 Qual o assunto, o tema e a mensagem do texto? Não responda em forma de tópicos, disserte!