Livro de Daniel.

10
Daniel capítulo 04 - Parte 01 Compreendendo melhor o rei Nabucodonozor

Transcript of Livro de Daniel.

Page 2: Livro de Daniel.

Antes de prosseguirmos precisamos entender melhor quem era o temido rei Nabucodonozor. Sem esta visão seria difícil entender os

fatos que surgirão do capítulo 04 em diante.

Antes de conhecer Daniel e seus amigos, o rei nunca haviaencontrado jovens como aqueles. Quatro rapazes entre 16 e 17anos, muito mais sábios que os conselheiros e astrólogos de todaa Babilônia. Isto causou profunda impressão na mente deNabucodonozor. Mas conhecer aqueles jovens não significou queo rei havia mudado. Pelo contrário, vemos que o rei a cada dia setornava mais soberbo e intransigente.

Page 3: Livro de Daniel.

Isto nos ensina algo importante – o convívio com pessoas crentesem Jesus por si só, não converte ninguém. O testemunho é muitoimportante, mas há algo ainda mais significativo – oarrependimento. Embora Daniel e seus amigos fossem servos doDeus vivo e testemunhavam isso em suas ações, o rei apesar deimpressionado, em nada mudou. Nabucodonozor permaneciapagão e idólatra. Sua fúria e seu ego demonstravam claramenteesta verdade. O cap. 02:47 enfatiza que o rei ficouimpressionado, reconheceu que Deus existe, confessa que o Deusde Israel é o Deus verdadeiro, maior que todos os ídolos daBabilônia. Mas a mente humana esquece rápido. Com frequênciaalgo que nos parece muito importante logo desaparece de nossamente.

Page 4: Livro de Daniel.

O mesmo home que manifestou ser o Deus de Israelgrandessíssimo, no início do cap. 03 já havia se esquecido de suadeclaração. Assim encontramos o monarca impondo sobre o povoadoração obrigatória à uma imagem de 27 metros de altura comsua feição. Onde está aquele rei quebrantado? Simplesmentehavia se esquecido de tudo o que Deus fez. As palavras de suaboca não chegaram ao seu coração. Infelizmente esta é umaatitude muito comum também em nossos dias. Há muitos assim!Eles ouvem a verdade do Evangelho e isto lhes causa profundaimpressão. A verdade chama a atenção destas pessoas, mas nãodão o lugar devido em suas vidas. O Evangelho entrou por seusouvidos, passou por suas mentes, mas, não criou raízes profundasno coração (o lugar certo).

Page 5: Livro de Daniel.

Há uma história que ilustra muito bem isto: imagine que umhomem sai de férias com toda a família. Ele descobre que alugouuma casa ao lado de uma fábrica barulhenta que trabalha 24 horaspor dia! Durante a primeira noite ninguém consegue dormir. Nasegunda noite a mesma coisa. Na terceira noite ele dorme muitomal, mas consegue cochilar várias vezes. Dentro de uma semanatoda a família já esta dormindo a noite inteira e terminam suasférias como se vivem naquele local há muitos anos. Aquilo que ohavia deixado tão inquieto, que o incomodava tanto já não oincomoda mais. É como se não houvesse barulho. Não produzmais efeito sobre o homem e sua família. Assim estão muitoshomens e mulheres expostos à Luz da Palavra de Deus. Quando aouvem pela primeira vez ficam inquietos, mas por fim, chegam àindiferença em relação ao que ouviram. O Evangelho já não os“incomoda” mais.

Page 6: Livro de Daniel.

Foi exatamente isto que aconteceu com o rei e acontece conoscohoje. O Evangelho de Cristo deixa de nos incomodar e caímos novelho e costumeiro pecado novamente. Este é Nabucodonozor, o reique diz claramente que não há ninguém em todo o Universo quepoderia livrar os amigos de Daniel da morte na fornalha ardente.Não há indícios até aqui que o rei estava disposto a se prostrardiante do Deus verdadeiro. Ele não se comprometeu com o quehavia dito antes – O Deus de Daniel é o Deus verdadeiro.Simplesmente seu coração o fez se esquecer destas palavras.Podemos dizer que o rei foi um hipócrita, arrogante e mentirosocerto? Então olhe para dentro de você e veja quantas vezes vocêsfez o mesmo com o Deus de Daniel – o seu Deus!

Page 7: Livro de Daniel.

O cap. 04 nos apresenta algo diferente. Nabucodonozor ainda é ohomem mais temível de todo o planeta, rei da majestosaBabilônia. Mas o vs. 02 chama nossa atenção. Ali o rei declaraque Deus havia trabalhado seu coração. O rei está dizendo: algomaravilhoso está acontecendo dentro dele. O vs. 03 continua nosmostrando esta obra Divina – Nabucodonozor exalta os feitosextraordinários do Deus de Daniel. Agora ele parece curvar-se aoDeus de Israel. Não fala mais dele mesmo comprando-se a um“deus”, pois, algo mudou dentro de seu coração. Os vs. 34 e 35relatam a mais abrangente afirmação da Soberania de Deus detodo o Antigo Testamento. Mas ainda há mais. O último versículo(37) contém a confissão de fé do monarca. O cap. 04 termina como rei adorando a Deus, prostrado perante o Senhor ereconhecendo-O como Verdadeiro e Justo. Graças a Deus,Nabucodonozor se converteu ao Deus VIVO!

Page 8: Livro de Daniel.

Fatos importantes desta história – em primeiro lugar: Foi Deus querealizou a conversão de Nabucodonozor! Deus a concretizou! Aover no sonho que a árvore derrubada seria ele mesmo, o reientendeu que Deus faria com seu reinado em breve. Quandoentendeu a interpretação de seu sonho por parte de Daniel o rei foiobrigado a se prostrar. Qual era o propósito? O vs. 25 nos conta:“Até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dosHomens e o dá a quem quer”. Em segundo lugar: o momento dahumilhação do rei foi durante a mais forte manifestação de seuorgulho (sua estátua com 27 metros). Deus humilhou um homemcujo coração transbordava de orgulho. Uma voz no céu anunciouque havia chegado o juízo prometido (vs. 31-32). E aconteceu! Nomesmo instante o rei foi expulso dentre os Homens e sua moradafoi com os animais do campo.

Page 9: Livro de Daniel.

O grande rei da Babilônia agora não passava de um louco quecomia capim como o boi selvagem! Os historiadores falam quesubitamente o rei desapareceu, reaparecendo temposdepois, pouco antes de sua morte. Deus humilhou um homemarrogante com uma doença conhecida como “licantropia”. Apessoa afetada por esta doença acredita ser um animal, mas nãoperde sua consciência totalmente, podendo se lembrar de muitascoisas do passado. Muitos casos iguais são registrados em toda aHistória da Humanidade, inclusive em nosso século. Certaspessoas acreditam ser bois ou vacas e agem como estes animaisao ponto de fazer os mesmos sons que estes emitem. Outro fatoque nos chama a atenção: Deus derrubou um rei arrogante. Éassim que Deus converte a maioria das pessoas!

Page 10: Livro de Daniel.

Por isso devemos estar atentos: o mundo não gira ao nosso redor.Jamais caia nesta armadilha. Deus sempre nos coloca no devidolugar – Ele nos lembra sempre quem somos e o que somos! Foiassim com Nabucodonozor e sempre é assim! Aquele homemarrogante entendeu quem Deus é e passou a viver como súdito enão mais um rei até os últimos dias de sua vida, logo que voltouao palácio depois de sua doença mental. O grande rei daBabilônia agora estava colocado do devido lugar que todo homeme mulher devem estar – prostrados ante a Face de Deus!