Livro de Daniel.

14
Daniel capítulo 12 Uma descrição do fim do mundo!

Transcript of Livro de Daniel.

Page 1: Livro de Daniel.

Daniel – capítulo 12

Uma descrição do fim do mundo!

Page 2: Livro de Daniel.

Chegamos ao último capítulo do livro de Daniel

O capítulo 12 é uma sequencia do capítulo 11. O anjo começa adescrever detalhadamente fatos sobre o fim dos tempos. Deusrevela o fim da história. As cortinas se fecham e o fim dessahistória nós já sabemos: a vitória gloriosa do povo de Deus emCristo Jesus. Vários eventos são descritos neste capítulo tãoimportante. Eles são como balizas que nos direcionam ao fim dahistória da Humanidade. O fim pode ser compreendido por váriossinais: engano religioso, guerras, terremotos, pestes, apostasia,perseguição da Igreja, esfriamento do amor e o surgimento doanticristo.

Page 3: Livro de Daniel.

Estes sinais mostram claramente que o fim está próximo. Vejamos o que Deus diz a Daniel através do anjo:

Fatos marcantes do fim dos tempos: São sete fatos que destacaremos neste estudo.

1º fato: (vs.01) – A grande tribulação. É um tempo claramenteidentificado. O anticristo se levantará como arquiinimigo de Cristo ede Sua Igreja. Ele se levantará com força dada por Satanás, vaiquerer ser adorado como Cristo. Ele vai blasfemar contra Deus emagoar os santos. Ele será respeitado em todo o mundo poraqueles que não pertencem a Cristo.

Page 4: Livro de Daniel.

Ele perseguirá e matará muitos cristãos (Apoc. 13:07). Este tempo éconhecido como “grande tribulação”. Será um tempo de angústia esem precedentes na história. Daniel não vê apenas a perseguiçãodo anticristo contra a Igreja, mas também seu fim e sua derrota(Daniel 11:45). Irmãos, os dias mais tenebrosas de toda a históriaestão por vir. Antes da vitória final de Cristo, dias de angustia eperplexidade virão sobre todas as nações, em especial, para a Igrejade Jesus Cristo. Mas não temas. Tudo isto é necessário para que aIgreja receba a coroa de vida eterna! Mantenha-se firme,inabalável, confie e verás a Glória de Deus!

Page 5: Livro de Daniel.

Em 2º lugar: haverá um grande livramento para o povo de Deus(vs.01). Mesmo nesse tempo de angústia Deus está no controle dahistória. Seus anjos trabalham em favor da Igreja. O arcanjoMiguel será o defensor da Igreja e comandará os anjos de Deus àvitória contra as trevas. A vitória da Igreja se dará com a segundavinda de Jesus Cristo. Os anjos tirarão os escolhidos de Deus(arrebatamento) para que o Senhor destrua Satanás e seusdemônios na última batalha. O povo de Deus não será poupadoda grande tribulação, mas NA grande tribulação. No tempo demaior dor a Igreja será levada para morar com Cristoeternamente. Jesus não se esquecerá de Sua Igreja! Creia nisso!

Page 6: Livro de Daniel.

Em 3º lugar: Há uma clara distinção entre os salvos e osperdidos. Os salvos tem seus nomes escritos no livro da vida.Nenhum dos eleitos se perderá. Os que foram separados porDeus, cujos nomes estão no livro, serão salvos para sempre –Apoc. 20:15. Estes são os nomes daqueles a quem Cristo salvoupara serem habitantes de uma nova terra – o céu. São as ovelhaspor quem Cristo morreu e chamou para ser salvos. Este povodesfrutará desse glorioso livramento. Nesse dia deixaremos tudopara trás. Nossos bens, nossa reputação, nosso trabalho, nossavida terrena para assumir uma nova vida para sempre! O dia daderrota do anticristo será o dia da vitória triunfal da Igreja deJesus!

Page 7: Livro de Daniel.

Em 4ºlugar: vejamos a descrição da ressurreição dos santos. Oúltimo dia será o dia da ressurreição. Os filhos de Deus não serãopoupados da morte física, mas, do poder da morte eterna. Danielfala de ressurreição, de vitória para a Igreja. Embora todosressuscitem, o destino final não será o mesmo para todos. Danielproclama duas realidades: a bem aventurança eterna e a morteeterna. Não haverá nenhuma possibilidade de mudança do destinoeterno. Uns ressuscitarão para a vida e outros para a morte ehorror eterno.

Page 8: Livro de Daniel.

Em 5º lugar: (vs. 03). Vejamos as recompensas dos salvos. Danielfala de dois grupos: os sábios e os que muitos conduziram outros aDeus. Ambos disseram não ao pecado, não caíram nas mentiras doanticristo. Daniel fala também daqueles que em meio à tribulaçãoanunciam e pregam a Palavra e anunciam a salvação que há emJesus. Os sábios não desistirão de Jesus, mas serão firmes em meioa tribulação. Eles entenderão que o sofrimento do tempo presentenão poderá ser comparado com a glória que há na eternidade comDeus. Estes “brilharão” para sempre! Há de se concordar com aletra de um velho hino: “...metade da glória eterna, jamais secontou aomortal”.

Page 9: Livro de Daniel.

Em 6º lugar: a credibilidade da palavra profética (vs.04) – Oprofeta recebe uma ordem: cerrar ou fechar o livro. A palavracontém a ideia de selar para se manter a autenticidade dasinformações. Assim as futuras gerações poderão lê-lo. Quandoisso acontecia na antiguidade significava que o livro estavacompleto e recebia o selo de integridade e autenticidade. Oúltimo ato de Daniel foi assegurar-se que estas profecias estariamseguras para as futuras gerações. O livro de Daniel é uma espéciede farol para nós hoje em dia. Ele escreveu sobre o futuro, contou-nos a história antes dela acontecer. Daniel vê mais uma vez que éDeus que controla toda a História da Humanidade.

Page 10: Livro de Daniel.

Em 7º e último lugar: Vejamos a descrição do avanço doconhecimento e porque não dizer da tecnologia no tempo do fim(vs. 04). As profecias estão se cumprindo bem debaixo de nossosolhos hoje em dia. O fim está mais próximo do que podemosimaginar. O saber se multiplica de forma espantosa em nossosdias. Vivemos o tempo dos milagres científicos e tecnológicos. Aficção dos filmes se tornou realidade (vamos ver o trecho de umfilme).

Vivemos num mundo cibernético. Somos cidadãos que dependemtotalmente da tecnologia. O futuro chegou. Vivemos dentro dele!O que era inimaginável se tornou realidade. Chegamos onde ohomem há 50 anos jamais imaginou chegar!

Page 11: Livro de Daniel.

Quando se dará o fim?

Uma pergunta solene é feita pelo profeta: Quanto tempo? (vs.06).A resposta é dada com solene juramento levantado as duas mãosao céus (vs.07). A expressão “um tempo, dois tempos e metade deum tempo” não pode ser interpretada com precisão. O controlecontinua nas mãos de Deus, mesmo quando sua Igreja éperseguida. O importante é que o anticristo será abatido no augede seu poder e a Igreja resgatada será levada para o céu. O malserá destruído bem no auge para que o mundo saiba que há Deussobre o Universo! Daniel não entende a revelação (08-13) assimpergunta sobre os estágios finais desse tempo, ou seja, quais asevidências que teremos sobre estes dias.

Page 12: Livro de Daniel.

Estes fatos ou evidências são quatro:

1) A perseguição da Igreja que ao invés de destruí-la a purifica(Vs.10). O Diabo não poderá destruir totalmente a Igreja. Estaprofecia é um consolo maravilhoso para o povo de Deus.

2) A perseguição não tirará o discernimento da Igreja. Osperversos não terão entendimento de quem é na verdade oanticristo, mas a Igreja saberá e lutará contra ele e seus poderes.

3) A perseguição não tirará a paciência da Igreja (Vs. 11,12). AIgreja sabe que os dias do anticristo acabará e que ele serádestruído. A Igreja verdadeira suportará estes dias pela Graça deDeus.

Page 13: Livro de Daniel.

4) A perseguição não poderá roubar a benção de Deus sobre aIgreja (Vs. 13). O anjo diz a Daniel: prossiga até o fim. Jesusprometeu: “Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” – Apoc.02:10. Mantenha-se firme Igreja de Cristo, pois no final, há duascoisas preciosas nos esperando: primeiro – você enfimdescansará. Há um descanso esperando por nós no céu. Emsegundo lugar: haverá uma recompensa. Lá nossas lágrimas serãoenxutas, lá não haverá mais dor ou medo ou morte. Lá estaremosjuntos para sempre com Cristo e reinaremos com Ele. Mesmo quea morte nos tombe nesta vida, nos levantaremos do pó parabrilhar como as estrelas, sempre e eternamente! Aleluia!

Page 14: Livro de Daniel.

Fecham-se assim as cortinas da História da Humanidade!

Que perseveremos até o fim!

Vai valer a pena!

Toda honra e glória sejam dadas ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de Deus! Amém!