Ludicidade Quadro

6

Click here to load reader

Transcript of Ludicidade Quadro

Page 1: Ludicidade Quadro

1 1/2 A 2 ANOS

PENSARABSTRAIR INSTITUÍDO

IMAGINAÇÃO + AÇÃO

ATIVIDADE

MOTIVO : PRAZER

OPERAÇÃO

AÇÃO

Page 2: Ludicidade Quadro

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET

Sensório-motor (aproximadamente 0 a 2 anos) A criança começa a estruturar de forma prática, corporal, as noções de espaço-tempo, e do próprio objeto. Daí a importância de enriquecer o mundo infantil com objetos que possam ser manipulados, deslocados, arrastados, enfim, permitir ações expontâneas e estruturadas.

Pré-operacional (aproximadamente 2 a 7 anos) Representação simbólica através do lúdico (Faz-de-conta).importância do brincar. Existe um egocentrismo nesta fase onde há dificuldades na aceitação de regras coletivas compartilhadas.

Operacional concreto (aproximadamente 7 aos 12 anos) Ações físicas passam a ser internalizadas . Desenvolve a capacidade de resolver mentalmente os problemas antes de coloca-los em prática. Diminuição do egocentrismo..

Page 3: Ludicidade Quadro

Operacional formal (12 anos em diante) Esquemas formais abstratos. Discute-se conceitos abstratos e desenvolve-se a argumentação.promove autonomia e enriquecimento da individualidade (não individualismo).

Nota-se portanto a importância de se conhecer cada um destes estágios para que se possa proporcionar os estímulos corretos para o desenvolvimento de cada uma destas fases. A função do educador, principalmente do professor de Educação Física será a de proporcionar estímulos para incentivar a aprendizagem através das experiências corporais, da ludicidade, do brincar, onde a criança passará a formular e aceitar regras compartilhadas, noções do outro e de respeito ao grupo.

O jogo é uma atividade com regras elaboradas pelos alunos ou aceitas por eles que visam desenvolver a ludicidade e a socialização através de movimentos. “Quando as regras de um jogo, ou até mesmo o próprio jogo, não são impostas pelo professor mas resultam de uma discussão entre os alunos, conversas são necessárias para verificar a conveniência e aplicabilidade destas regras. Os alunos nesta proposta são incentivados a discutir a melhor maneira de realizar um jogo ou de resolver um determinado conflito ou problema”.(Mattos e Neira, 2000, p.84)

Page 4: Ludicidade Quadro

O esporte moderno tem enfraquecido o lúdico. Isto ocorre pela obrigação da execução forçada e limitadora de determinados movimentos e pela cobrança de movimentos. O esporte tem aos poucos corrompido o jogo. Ele será mais educativo se conservar a sua qualidade lúdica, sua espontaneidade e seu poder de iniciativa.

“O compromisso com o acerto, ou a proibição do erro, implícito e às vezes explícito em situações competitivas têm-se revelado, na prática, importante causa de insucesso no desempenho dos alunos em processo de aprendizagem e de conseqüente exclusão das aulas”. (Fonseca, 1999, p.69)

Page 5: Ludicidade Quadro

LUDICIDADE

CARACTERÍSTICAS DO ALUNO ENSINO RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

COMPORTAMENTO COGNITIVO DE ENTRADA

COMPORTAMENTOAFETIVO DE ENTRADA

COMPORTAMENTOMOTOR DE ENTRADA

TAREFAS DE APRENDIZAGEM

NÍVEL E TIPO DE DESEMPENHO

RITMO DE APRENDIZAGEM

RESULTADOS AFETIVOS

QUALIDADE DE ENSINO

Page 6: Ludicidade Quadro

COMPORTAMENTO COGNITIVO DE ENTRADA:Pré-requisitos necessários à aprendizagem de determinadas tarefasCOMPORTAMENTO AFETIVO DE ENTRADA: Disposição para enfrentar a tarefa, antes mesmo de terem

recebido qualquer instrução sobre a mesma

COMPORTAMENTO MOTOR DE ENTRADA:História/cultura motora necessária à aprendizagem de uma determinada tarefa motora

QUALIDADE DE ENSINO:Depende não somente da quantidade de informações, mas também do que o aluno é capaz de fazer de posse das mesmas, refletir sobre elas, elabora-las e utiliza-las com adequação, desenvolvendo permanentemente o espírito de busca e curiosidade educacional.Todo ensino supõe diálogo, comunicação, e se há comunicação, há cognição e afetividade.