Magazine O2

12

description

Revista produzida pelos alunos de Jornalismo do 5º semestre, da UNIPAMPA, Tatiane Bispo e Victor Borges.

Transcript of Magazine O2

Page 1: Magazine O2
Page 2: Magazine O2

Let’s

Uma revista a favor do seu corpo e con-tra qualquer fator que possa trazer algum prejuízo a ele. Essa é a ideia central de Magazine O2. Nosso ob-

jetivo editorial é desenvolver uma publicação para diversas faixas etárias, e voltada àqueles que têm um estilo de vida saudável, ou que, ao me-nos, planejam aderir a uma rotina mais regrada. Nesta edição de lançamento, Magazine O2 traz matérias que resumem e apresentam um pou-co da identidade desta revista. Nossa matéria de capa aborda a questão do aumento do número de mulheres à procura do Muay Thai e os benefí-cios que essa arte marcial tailandesa proporciona ao corpo e à mente. Você encontrará também, ao folhear as páginas da publicação, matérias sobre os três pilares fundamentais para uma vida sau-dável: treino, dieta e descanso. Pasme: não há um fator mais importante do que o outro. Eles devem ter importância igual em seu dia-a-dia, indepen-dentemente se o seu objetivo é ganho de mas-sa magra, a definição muscular, um estilo de vida mais saudável, ou apenas se sentir bem consigo. Nosso corpo é nosso templo. E ele é capaz de fazer qualquer coisa. É tudo uma questão de convencer seu cérebro. Então, Let’s training?!

TRAINING?!

EDITORIAL

Page 3: Magazine O2

SUMÁRIO

O RINGUE ÉDELAS!

#PARTIUACADEMIA05

ADEUS, MITOS!6

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 2013

8

CONTRA O PROJETO VERÃO.

A FAVOR DA

PACIÊNCIA!

711

COZINHA PRÁTICA

3

Page 4: Magazine O2

A Academia O2 começou suas atividades em 11 de setembro de 2006. Sempre localizada no mesmo endereço - na rua General Mar-ques, Centro de São Borja - seu foco inicial

era a musculação. A equipe da O2 era composta por três funcionários, que atendendiam, aproximadamen-te, 80 alunos. Com o passar do tempo, vendo o aceno do mercado em relação à prática de artes marciais, a Academia ampliou sua área de atuação e incorporou a sua estrutura um espaço anexo à musculação, voltado às lutas, em caráter de teste. Devido ao grande sucesso desta experiência, a empresa decidiu apostar na ideia. Assim, em setembro de 2012, foi inaugurado o Es-paço Fight O2. O local, que possui 80m², oferece aos

alunos aulas de muay thai e jiu-jitsu, com instrutores qualificados e equipamentos adequados. Hoje, após sete anos de atividade, a Academia O2 conta com sete funcionários e 277 alunos. Qualidade no atendimen-to, programa de acompanhamento de resultados, pro-fissionais capacitados e espaço destinado a estaciona-mento são alguns dos diferenciais da empresa que, em constante atualiação e evolução, busca sempre inovar. Sua filosofia de trabalho prega o bem-estar, acima de tudo. “Somos uma academia de gente normal”, diz Rogério Arao Saveiro, proprietário da O2. O ambiente da Academia é para todos, não se trabalha com estere-ótipos, mas sim, a partir de objetivos, que você, aluno, define. O resto, deixe com a equipe da Academia O2!

VOCÊ DECIDE, NÓS DEFINIMOS!

EXPEDIENTE

JORNALISTA RESPONSÁVEL

REDAÇÃO

DIAGRAMAÇÃO E ARTE

EDIÇÃO

Leandro Ramires ComassettoMTB: 2618/PR

Tatiane BispoVictor Borges

Victor Borges

Tatiane BispoVictor Borges

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 20134

PARA ACESSAR O CONTEÚDO DO CÓDIGO AO LADO, UTILIZE O APLI-CATIVO DE LEI-TOR DE QR CODE DE SEU CELULAR.

Page 5: Magazine O2

ACADEMIA

#PARTIU

As práticas de atividades físicas têm apresentado um grande nú-mero de adeptos, nas academias. Entretanto, o maior desafio é

tornar o ato de exercitar-se um hábito do dia-a-dia. Os motivos são vários: a demora na aparição dos resultados no corpo, pre-guiça, muito trabalho para fazer, o dia mui-to frio ou muito quente, o estresse, ou ain-da, aquele fator clássico - “a falta de tempo”. Você já se deparou falando algumas dessas desculpas? Identificou-se com algumas delas? Deixou a segunda-feira passar, sem

cumprir a promessa de frequentar a acade-mia todos os dias da semana? Sem proble-mas! Hoje é um excelente dia para colocar seu plano em ação – afinal, que momento melhor do que o agora para se tornar mais saudável? Para ajudar você a seguir nessa, muitas vezes, árdua missão, a instrutora de musculação da Academia O2, Letícia Ama-ral, listou sugestões certeiras para você não desanimar. Confira as dicas que a professo-ra de Educação Física, formada desde 2007, pelo Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, confidenciou à Magazine O2.

PERSONAL DÁ DICAS PARA VOCÊ

SE MANTER

MOTIVADO NA ACADEMIA

Deixar para amanhã não adiantará em nada. É importante ter um objetivo defi-nido – como perder peso, ganhar massa ou definição muscular -, traçar metas al-cançáveis e o principal: vencer a pregui-ça. Esqueça os obstáculos. É preciso ter foco e persistência. Só assim você verá os resultados e aproveitará os benefícios.

CHEGA DE DESCULPAS! PLANEJAMENTO É FUNDAMENTALEstabeleça uma rotina de treino. Progra-me suas atividades e destine um horário específico para a musculação. Vá todos os dias nesta hora, de modo que a malha-ção vire um compromisso em sua agenda.

COMPANHIAS SÃO

BEM-VINDASChame um amigo para treinar com você. Mui-tas pessoas só ade-rem a um programa de exercícios físicos se têm uma companhia.

ALIMENTAÇÃOBuscar um nutricionis-ta e uma dieta exclusiva a você, voltada a seus objetivos, é fundamen-tal. Assim, os resulta-dos aparecerão mais rápidos e você se mo-tivará cada vez mais.

As melhores práticas são as que lhe dão pra-zer. Se você não curtir o exercício, desistirá rápido. Musculação, caminhada, luta, peda-lada. O importante é escolher uma ativida-de com a qual você sinta-se bem. Caso não consiga ir à academia no dia previsto, deixe o carro de lado e caminha até seu trabalho, use a escada e não o elevador. MEXA-SE!

MEXA-SE E APROVEITE

facebook.com/leticia.amaral.792

[email protected]

Page 6: Magazine O2

ADEUS, MITOS!TREINAMOS TANTO QUE CONSEGUIMOS

DERRUBAR OS MITOS DA MUSCULAÇÃO

A musculação é cheia de mitos. Uns dizem que pode gerar varizes, que não emagrece, que atrofia os ossos das crianças, que não faz bem aos idosos e às mulheres grávidas. Há ainda uma ala mais radical que diz que as mulheres que fazem musculação perdem a feminilida-

de. Será?! Para esclarecer alguns dos mitos que rondam os ambientes das aca-demias, conversamos com o personal trainer, Mohamed Shalabi. O popular “Moha” trabalha nessa área há 20 anos e há cinco ajuda homens e mulheres que malham na Academia O2 a buscarem o estilo de vida e o físico que almejam.

Usar anabolizantes, sem orientação médica, é proibido, além de ser de grande risco para a saúde. Esses hormô-nios podem ser usados clinicamente e, ocasionalmente, são prescritos sob orientação médica para repor o hormô-nio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes aidéticos a recuperar o peso. Mas, muitas pessoas conso-mem as substâncias com o intuito de ganhar massa mas-cular rapidamente e, nesse caso, os efeitos colaterais são muitos - aumento de acnes, distúrbios de funcionamento do fígado e surgimento de tumores na região, queda do cabelo, comportamento agressivo, paranoia, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial. As mulheres ao fazerem uso desses hormônios podem ge-rar características masculinas no corpo - como engros-samento da voz e surgimento de pelos além do normal. Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar apa-recimento de mamas, redução dos testículos e calvície.

1

2

Tratam-se de dois tecidos distintos. Não exis-te a possibilidade da gordura acumulada trans-forma-se em músculo. O que pode ocorrer é você perder gordura e ganhar massa magra.

Mais não significa melhor. O ideal é, antes de aumentar a carga, executar o exercício obedecendo à postura e ao ritmo corretos. Ao colocar mais peso do que consegue levantar, você acaba diminuindo a amplitude do movimento, o que altera a intensidade do treino. Por exemplo: quando au-menta-se muito o peso do exercício supino reto com bar-ra, é comum que não se encoste mais a barra no peitoral.A questão não é quanto peso você pega, e sim “como” o pega.

Os abdominais trabalham os músculos da região, fortalecendo-os e os tornando definidos. Mas, só quem dará conta de eliminar a gordura do corpo são os exercícios aeróbicos. “Você pode fazer 500 abdominais por dia, mas isso não vai reduzir a gor-dura da região. Aliados aos exercícios aeróbicos, os abdominais ajudam no processo de perda de gor-dura e ganho de massa magra”, explica Mohamed.

4

MAIS PESO, MAIS MÚSCULOS?

ANABOLIZANTES? NÃO!

5

3 GORDURA NÃO VIRA MÚSCULO!

PARA “PERDER A BARRIGA”

CORRER COMO “SE NÃO HOUVESSE AMANHÔ

Se seu objetivo é perder peso, de nada adianta cor-rer cinco quilômetros e ter como lanche pós-treino um hamburger. O exercício aeróbico e a alimentação balanceada complementam-se. Cuidado: a corrida é um exercício de impacto e sua prática exaustiva pode causar lesões no joelho, coluna, articulações, além de fadiga muscular. Antes de estabelecer uma roti-na “louca” de corridas, converse com seu instrutor.

facebook.com/mohamed.shalabi.969

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 20136

Page 7: Magazine O2

CORRER COMO “SE NÃO HOUVESSE AMANHÔ

Faltam apenas dois meses para o verão. Como ninguém quer fazer feio na praia ou na piscina, nesta época do ano, é normal vermos as academias lotadas de desesperados em busca do corpo que tanto almejam. No entanto, não

será em algumas semanas que você terá um físico de Ulisses, e lu-tar contra esse fato é inútil. É preciso muita persistência, determi-nação e o principal: paciência. Abdicar das refeições descuidadas, seguir um regime alimentar equilibrado, além de tornar a muscu-lação um hábito de sua vida – assim como tomar banho, ou escovar os dentes. Vai doer? Sim. E muito. Como diz o ditado: no pain, no gain. Mas, afinal, quais conquistas em nossas vidas são adquiridas sem “suor”? Você acredita que para ter um corpo sarado seria di-ferente? Exemplos existem vários: Juju Salimeni, Alice Matos, Gra-cyanne Barbosa. Modelos de disciplina e frequentadoras das acade-mias há anos, a vida saudável é o estilo de vida delas. Por que trazer referências de tão longe se temos uma aqui, bem perto de nós?

Em todo o processo, o que foi mais difícil? Ter paciência, lidar com cansaço e com o pensamento de que não ia conseguir. Che-guei a parar de malhar por três vezes nesses cinco anos, porém a vontade de mudar e o amor pelo esporte, me fizeram voltar.

Que dica você daria para pessoas que dese-jam mudar e ainda não sabem como?Perseverança, dedicação, humildade, foco e o mais importante que é não ter medo de er-rar, de iniciar tudo novamente. É importante abrir a mente para opiniões e para novos co-nhecimentos. O resultado vem! Considera-se satisfeito com os objetivos que alcançou?Sim, tenho satisfação com o corpo que cons-truí. Mas, para chegar ao meu objetivo, tenho um longo caminho ainda.

Como você era antes de malhar? Magro, muito magro. Eu tinha 1,88cm e 66 kg. Atualmente, peso 95 kg e tenho 1,94cm de altura. Quando completei 15 anos, comecei a praticar musculação. Não gostava da minha aparência.

Em quanto tempo você observou mudanças em seu corpo?Depois de um ano de treinamento, mas alcancei um bom re-sultado somente a partir de dois anos.

Você faz dieta? E quanto aos anabolizantes, já utilizou al-gum tipo? Sim, faço dieta, apesar de a minha genética me favorecer no aspecto de definição e não estocar muita gordura. Nunca to-mei anabolizantes, nem similares, mas tomo suplementos, ou seja, complementos alimentares.

ENTREVISTAMOS VINICIUS FRONER, ALU-NO DA ACADEMIA O2. VINICIUS TEM 21 ANOS E HÁ CINCO, QUANDO COMEÇOU A PRATICAR MUSCULAÇÃO, POSSUÍA 66 KG. ELE GARAN-TE: O PROJETO VERÃO ACONTECE O ANO TODO!

CONFIRA A EVOLUÇÃODE VINICIUS:

2012 20131999

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL - VINICIUS FRONER

CONTRA O PROJETO VERÃO.

A FAVOR DA

PACIÊNCIA

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 2013 7

Page 8: Magazine O2

ESTEIRA, BIKE E MUSCU-LAÇÃO SEMPRE TIVERAM PÚBLICO FEMININO NAS ACADEMIAS, MAS, AGO-RA, AS MULHERES ESTÃO ADERINDO A UMA OPÇÃO, DIGAMOS, “MAIS AGRES-SIVA” CONTRA AS GORDU-

RINHAS: O MUAY THAI.

O RINGUE ÉDELAS!

Page 9: Magazine O2

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 2013

O muay thai tem origem tai-landesa e possui mais de 1000 anos de existência. No período de governo do

Rei Tigre, a luta era muito popular no país, já que o monarca, que foi um dos maiores lutadores da arte marcial da história da Tailândia, era grande incen-tivador da modalidade. Nessa época, o treinamento era ensinado aos alunos nas escolas e era obrigatório para os soldados. O boxe tailandês chegou ao Brasil em 1979. Em 1981, aconteceu o primeiro campeonato, disputado entre os estados do Paraná e Rio de Janeiro. Esta disciplina mental e física é co-nhecida como “a arte das oito armas”, pois se caracteriza pelo uso de joe-lhos, punhos, canelas e pés. As aulas na Academia O2 duram em torno de uma hora e se destacam pelo diverti-mento e dinamismo. Diferentemente da musculação, os treinos de muay thai envolvem golpes, combinados a outros exercícios físicos, como cor-rida, flexões e abdominais. A alu-na da O2, Thaís Marques, 18 anos, ressalta a importância dessa inser-ção cada vez maior das mulheres no muay thai. “Estamos conquistando nosso espaço e abandonando o time do “sexo frágil”. Levantamos do sofá para buscar uma forma de vida sau-dável para viver”. Relaxar, emagre-cer e conquistar mais saúde é o que

você ganha quando decide “ir à luta”.Os números mostram que as mulhe-res estão aprovando os benefícios proporcio-nados pela arte marcial. Segundo o proprietário da Academia O2, Rogé-rio Arao Severo, a mo-dalidade conta com mais mulheres matriculadas do que homens. “Desde o início das aulas de muay thai aqui, em setembro de 2012, o número de mulheres praticantes su-biu consideravelmente.No início, eram apenas cinco e, hoje, já contamos com 33 alunas, 11 a mais do que o número de rapazes”, ressal-ta Rogério. Para o professor de muay thai da O2, Odilon Munhoz – o popu-lar “Juca” – o interesse cada vez maior das gurias deve-se ao fato de que a luta proporciona uma significativa melho-ra no condicionamento físico. “Se a pessoa regular a alimentação, o corpo muda em dois ou três meses”, destaca. Além disso, o esporte ajuda na melho-ra da coordenação motora, dos refle-xos, aumenta a autoconfiança e, por ser totalmente aeróbico, ainda propor-ciona a modelação dos membros infe-riores (pernas) e superiores (braços). Existem algumas academias onde o

foco é preparar o aluno para as com-petições de muay thai. Entretanto, na

Academia O2, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos alunos e auxiliar na definição muscular e na perda de peso. A aluna Thaís ainda conta que o modo diferenciado do treinamento no local – que não é baseado no contato físico em si, e sim na aprendizagem dos golpes e práticas do muay thai - é um dos fatores que a levou a optar pela O2. “Aqui, são ensinados apenas os golpes, sem a luta direta. Acredi-to que seja melhor para as mulheres. Meu objetivo é perder, ao todo, cinco quilos e, em três semanas, já consegui emagrecer dois, e sem dieta!”, comemora.

Page 10: Magazine O2

As aulas na O2 são ministradas pelos professores “Juca” e Marcelo Lopes, que dividem o treino em dois momentos: o primeiro é de aquecimento. Os alu-nos fazem polichinelos, abdominais, flexões, pulam corda e correm. Após, os professores partem para as técnicas de muay thai. São desenvolvidas séries que combinam exercícios físicos – para aprimorar o fôlego dos alunos - e so-cos, chutes, caneladas, joelhadas e co-toveladas. A Academia fornece todo o equipamento de proteção adequado.

OS TREINOS NA ACADEMIA O2

CONFIRA ALGUNS EXERCÍCIOS DA PRIMEIRA PARTE DA AULA

ABDOMINAIS

CORRIDAS

PULARCORDA

Que o muay thai é uma “febre” entre as mulhe-res é fato. Por isso, nós, da Magazine O2, fize-

mos um Top 5 dos principais be-nefícios dessa arte marcial. Se você ainda estava em dúvida sobre ade-rir à modalidade, depois dessa sele-ção, seu próximo passo será levan-tar do sofá e correr até à Academia!

ADEUS CALORIASDurante uma aula de muay thai, o aluno corre e pula corda para aque-cer, salta e executa movimentos de braço, tronco e pernas. Ao final, é possível gastar até 1000 calorias. Há também outro dado, ainda mais animador: segundo um estudo da Universidade da Carolina do Nor-te, nos Estados Unidos, os exer-cícios intensos que trabalham ao máximo o aproveitamento do oxi-gênio pelo organismo prolongam a queima de energia até 14 horas de-pois do término da atividade. Com socos, chutes, cotoveladas, corridas e abdominais você ainda têm algu-ma dúvida de que o boxe tailan-dês enquadra-se nesta categoria?

MÚSCULOS NA MEDIDANesta modalidade de luta, você não ficará com braços grandes de-mais ou ficar com o corpo mas-culino. O muay thai proporciona uma definição do corpo sem au-mentar a massa muscular. Você consegue tonificar a muscula-tura do corpo inteiro por igual.

TÁ NERVOSO? VAI LUTAR!Sabe aquele dia em que nada está dando certo? Ou aqueles momen-tos em que o acúmulo de tarefas faz você querer sentar e chorar? Soltar a raiva no ringue é uma ótima al-ternativa para aliviar as tensões e

ansiedades do dia-a-dia. O muay thai elimina a energia represada e recupera o equi-líbrio e a calma. Um estudo publicado na revista cientí-fica americana Psychology Today comprovou: pessoas que praticam a modalidade com frequência possuem ní-veis mais baixos de estresse.

BARRIGA DEFINIDA, POSTURA CORRETA

A barriga reta e definida de quem pratica esta modali-dade de luta é resultado da intensidade das aulas, com movimentos que exercitam o core – musculatura que in-clui o abdômen, a parte de baixo das costas e os glúteos. Esse grupo de músculos é o centro da força do corpo, ou seja: é ele que dá sustentação à coluna e garante que você resista em pé aos ataques do adversário durante o treino. Fortalecer o core é uma for-ma de estabilizar as costas, acertar a postura e prevenir possíveis dores, e o muay thai proporciona tudo isso.

AUTOESTIMA? LÁ NO ALTO!

A pessoa passa a se sentir mais segura e confiante ao praticar este esporte de combate. Além disso, a sua autoestima me-lhora e você passará a exibir uma maior disposição para enfrentar os desafios da vida.

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 2013

FOTOS: EQUIPE MAGAZINE O2.ILUSTRAÇÕES DE EXERCÍCIOS: ACERVO REVISTA BOA FORMA.

Page 11: Magazine O2

COZINHAPRÁTICA

Aalimentação equilibrada é fator pri-mordial para quem já é adepto, ou par a aqueles que buscam uma vida saudável. Para os praticantes de atividades físicas,

independente da modalidade, ela é o elemento po-tencializador do desenvolvimento e desempenho. Não iremos entrar na questão do que você deve ou não comer, e nem em qual quantia. Afinal, isso é missão para profissionais. A nossa intenção é ape-nas apresentar alguns lanches práticos e saudáveis, que podem ser alternativas quando o tempo é res-trito e tendemos a apelar para os famosos fast foods .

SALGADO MAROMBA

SUCO DESINTOXICANTE

- Suco de 2 limões;- 4 cenouras sem casca;- 1 colher (sopa) de linhaça triturada.

INGREDIENTESFOTO: HTTP://BLOGDATAMIOLIVEIRA.COM

Bata todos os ingre-dientes no liquidifica-dor e beba em seguida. Consuma em jejum.

MODO DE PREPARO

INGREDIENTES- 100g de frango cozido e bem tem-

perado;- 50g de couve-flor previamente

cozida (e bem escorrida); - Recheio de sua preferência;- Gema de ovo para pincelar.

MODO DE PREPAROBate os ingredientes no processa-dor, para que forme uma massa. Lembre-se de que o frango deve es-tar cozido e em pedaços. Guarde a massa em um refratário e coloque na geladeira por 20 minutos. Reti-re-a e comece a modelar o salgado com as mãos. Você pode fazer em forma de coxinha ou bolinha. O recheio pode levar berinjela, toma-te, palmito, champignon, espinafre ou ervas. Pincele com gema de ovo por cima e leve ao forno, já pré-a-quecido, até que a parte de do sal-gado cima fique dourada. Pronto!

OMELETE TOP DE FRANGO

Pré-aqueça a frigideira antiaderente e a unte com óleo, retirando o excesso com papel toalha. Bata os ovos e despeje na frigideira. Coloque o frango já desfia-do, o tomate, a abobrinha, salsinha e tempere. Quando as bordas começarem a desgrudar da panela, vire a metade, juntando as partes. Sirva e bom apetite!

MODO DE PREPARO

INGREDIENTES- 1 ovo inteiro;- 2 claras;- 120g de frango desfiado;- salsinha ou mangericão;- 1/2 tomate picado;- 1/2 abobrinha picada crua; - Sal e pimenta do reino à gosto.

FOTO: HTTP://DIETADODRATKINSBRASIL.BLOGSPOT.COM.BR

FOTO: HTTP://BLOGDAMIMIS.COM.BR

MAGAZINE 02 | OUTUBRO 2013 11

Page 12: Magazine O2