Manual de Qualidade

14
MQ-0 Pag.1/14 Manual da Qualidade Elaborado por: (Conselho da Qualidade) Aprovado por: (José Pereira) Cópia:

description

Manual de Qualidade da Jossois

Transcript of Manual de Qualidade

MQ-0 Pag.1/14

Manual da Qualidade

Elaborado por: (Conselho da Qualidade)

Aprovado por:

(José Pereira) Cópia:

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.2/14

CAPÍTULO I – Secções Introdutórias

1.1 - Índice

Capítulo Descrição Página

I Secções Introdutórias 2

1.1 – Índice 2

1.2 – Introdução 4

1.3 – Referências 4

II Apresentação da Organização 5

2.1 – Designação e Constituição 5

2.2 – Localização 5

2.3 – Histórico 5

2.4 – Atividade 6

2.5 – Caracterização das Infraestruturas e Ambiente de Trabalho 7

2.6 – Estrutura Organizacional 7

III Responsabilidade da Gestão 8

3.1 – Compromisso da Gestão 8

Comprometimento da Gestão 9

Missão 9

Visão 9

Comunicação da Política da Qualidade 9

3.2 – Objetivos da Qualidade 9

3.3 – Organização da Qualidade

3.3.1 – Representante da Direção

3.3.2 – Constituição do Conselho da Qualidade e Funções atribuídas

3.4 – Responsabilidades e Autoridades

9

10

10

10

IV Manual de Gestão da Qualidade 11

4.1 – Distribuição, Controlo e Revisão do Manual de Gestão da Qualidade 11

4.2 – Responsabilidades

4.3 – Detentores do Manual de Gestão da Qualidade

4.4 – Siglas / Abreviaturas e Rubricas

11

11

11

V Sistema de Gestão da Qualidade 12

5.1 – Campo de Aplicação / Âmbito / Exclusões

12

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.3/14

5.2 – Hierarquia Documental 12

5.3 – Revisão do Sistema 12

5.4 – Mapeamento dos Processos / Subprocessos / Cláusulas e Subcláusulas

da Norma de Referência / Documentos da JOSSOIS II 13

5.5 – Interação dos Processos / Subprocessos do Sistema de Gestão da

Qualidade 13

5.6 – Histórico das Revisões MQ 14

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.4/14

1.2 - Introdução

Este Manual da Qualidade (MQ) descreve o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implantado na JOSSOIS II e os meios de que esta dispõe para cumprimento da sua Política da Qualidade e Ambiente. O SGQ implementado interactua com todas as atividades da JOSSOIS II. A responsabilidade pela Qualidade da JOSSOIS II não é exclusiva do Gestor da Qualidade, é sim um privilégio repartido por todos os colaboradores da JOSSOIS II. De forma a garantir o nível desejado de satisfação dos clientes, este Manual demonstra de forma clara e inequívoca os procedimentos adotados pela JOSSOIS II no âmbito do SGQ, sendo um documento de referência para a JOSSOIS II e seus Clientes. Este Manual da Qualidade (MQ) é propriedade da JOSSOIS II e não pode ser copiado total ou parcialmente, sem autorização prévia do Gestor da Qualidade e da Direção.

1.3 - Referências O Sistema de Gestão da Qualidade, foi definido e implementado, tendo como referência os seguintes documentos:

NP EN ISO 9001– SGQ - Requisitos

NP EN ISO 9000 – SGQ - Fundamentos e Vocabulário

NP EN ISO 9004 – SGQ - Linhas de orientação para Melhoria e Desempenho

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.5/14

CAPÍTULO II – Apresentação da Organização

2.1 – Designação e Constituição JOSSOIS II - Indústria e Comércio de Guarda-Sóis, Lda. Fundação: A JOSSOIS foi fundada em 25 de Março de 1976, dando origem em 2006 à JOSSOIS II - Indústria e Comércio de Guarda-Sóis, Lda.. Sócios: José de Oliveira Pereira José Emanuel Fernandes Pereira Capital social: 130.000 Euros

Produção: 26.843 mil peças / ano

Número de trabalhadores: cerca de 11 2.2 – Localização e contactos JOSSOIS II - Indústria e Comércio de Guarda-Sóis, Lda. Rua Parque Empresarial de Larim, Pavilhão 2 e 3 Soutelo 4730 - 581 Vila Verde BRAGA - PORTUGAL Telefone (+351) 253 348 118 Fax (+351) 253 341 163

e-mail: [email protected] http\\: josssois.com 2.3 – Histórico

A JOSSOIS II tem por objeto social a indústria e comércio de guarda-sóis e chapéus-de-chuva, importação e exportação, comércio a retalho e por grosso de têxteis, artigos para publicidade e comércio a retalho e por grosso de mobiliário. É uma sociedade por quotas que surge na sequência do encerramento de uma outra empresa propriedade da família, que se dedicava à mesma atividade da JOSSOIS II, e na qual ele adquiriu um vasto know how na área da fabricação artesanal de guarda-sóis e guarda-chuvas acumulado ao longo de 35 anos. Inicialmente, a JOSSOIS II dedicava-se à produção de guarda-sóis e guarda-chuvas, de forma artesanal, que escoava com bastante facilidade no mercado nacional, muito devido à elevada qualidade e design dos produtos. Devido à crescente presença dos produtos chineses em Portugal, a estratégia da JOSSOIS II teve necessariamente de mudar uma vez que, apesar destes produtos possuírem uma qualidade bastante inferior, o preço também é inferior fato que influencia bastante os clientes em tempo de recessão económica. Neste sentido, a JOSSOIS II sentiu necessidade de se adaptar às novas condições de mercado. Assim, a JOSSOIS II dedica-se atualmente à importação e comercialização de guarda-chuvas e à produção de guarda-sóis.

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.6/14

Relativamente aos guarda-chuvas, a perda de competitividade neste produto levou a empresa a reduzir gradualmente a sua produção até um nível residual, sendo esta substituída pela importação destes produtos. Desta forma, a JOSSOIS II recorre à importação dos mesmos (da China, Espanha e Itália) negociando sempre a melhor relação qualidade - preço, sendo certo que a empresa estipulou “internamente” um nível de qualidade a adotar que pretende sempre cumprir. Em relação à produção de guarda-sóis, em cada projeto adjudicado, a JOSSOIS II preocupa-se em realizar o trabalho de acordo com as especificações do cliente e com as características que considera básicas para que o cliente fique satisfeito. A produção dos guarda-sóis inicia-se, normalmente, em meados de Fevereiro de cada ano, terminando em Julho altura em que centram as suas atenções nos guarda-chuvas. A produção situa-se, em média, nos 300, guarda-sóis/dia. De referir que, em altura de picos de trabalho, a JOSSOIS II recorre à subcontratação de RH a fim de garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo cliente. Dado o crescimento registado na JOSSOIS II enquanto unidade empresarial ao longo da sua existência, esta necessita de se munir de várias vantagens competitivas de modo a poder penetrar e conquistar mercado. O investimento na vertente humana e comercial, é uma realidade perfeitamente percetível para JOSSOIS II. Estando consciente do estado da economia em que se encontra enquadrada, prevendo fortes concorrências no mercado em que está inserida, nomeadamente a concorrência dos produtos chineses, e a consequente necessidade de apostar fortemente no mercado internacional, a JOSSOIS II propõe-se investir em fatores competitivos. Assim, para além de reforçar a sua capacidade produtiva instalada importa garantir qualidade, desenvolver novos produtos / serviços, conquistar novos clientes e conquistar novos mercados.

2.4 – Atividade (Produtos/Serviços)

A JOSSOIS II fabrica e comercializa uma gama variada de produtos: guarda-sóis, guarda-chuvas dos mais variados modelos com armação metálica, alumínio, madeira, pára-ventos e mobiliário. O mercado atual é maioritariamente nacional, possuindo cerca de 350 clientes em carteira. A JOSSOIS II possui já alguns clientes de renome, tais como, o grupo Unicer a Sociedade Central de Cervejas, Sumol+Compal a Unilever, sendo que a empresa tem como objetivo a conquista de outros clientes desse sector mas não só dado que os seus produtos aplicam-se também a outros sectores de atividade, tais como, hotelaria e vinícola. Ao nível internacional, os mercados Francês, Espanhol e Alemão apresentam-se como mercados muito importantes para a JOSSOIS II, pois é constituído por clientes com fortes exigências a nível de qualidade média - alta, exigências essas que a JOSSOIS II pretende que venha a estar cada vez mais apta para corresponder, não só pelos meios que já detém, mas também pelos meios que pretende obter. Comercializa guarda-chuvas com as marcas próprias, RJ, Didimarket, Keep Rayning, entre outras por subcontratos como Cacharel, Snoopy, Barbie, Walt Disney, SpiderMan, Betty Boop, Tweety, Lazy Town entre outros.

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.7/14

2.5 – Caracterização das Infraestruturas e Ambiente de Trabalho

A JOSSOIS II identifica, providência e mantém os meios necessários para obter a conformidade do produto, incluindo:

Espaço de Trabalho:

Área Total – 2320m2

A caracterização das infraestruturas encontra-se documentada no anexo do procedimento Gestão das Infraestruturas e Ambiente de Trabalho (PS1-Gestão das Infraestruturas e Ambiente de

Trabalho). Ambiente de Trabalho: A JOSSOIS II identifica e gere, os fatores humanos e físicos do ambiente de trabalho, necessários para obter a conformidade do produto.

2.6 – Estrutura Organizacional

Direção

Departamento Administrativo

Financeiro

Departamento Comercial

Departamento de Qualidade

Conselho da Qualidade

Departamento Logística

Administrativo

Pessoal

Contabilidade (externa)

Importação/ Exportação

Departamento

Conceção/ Desenvolvimento

Departamento Produtivo

Design e Criação

Corte

Costura

Montagem

Embalagem

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.8/14

CAPÍTULO III – Responsabilidade da Gestão

3.1 – Compromisso da Gestão Comprometimento da Gestão

A Direção da JOSSOIS II assume o compromisso de desenvolver e implementar o Sistema de Gestão da Qualidade focado na satisfação dos seus clientes e outros parceiros, de melhorar continuamente a sua eficácia através de ações, destacando-se as abaixo mencionadas:

Fazer chegar a todos os níveis da sua organização, a importância dos requisitos dos

Clientes e dos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; Estabelecer uma Política da Qualidade adequada aos propósitos da organização e à

dinâmica do mercado, bem como Objetivos da Qualidade que sejam coerentes com a mesma;

Promove revisões periódicas ao SGQ; Assegura a disponibilidade dos recursos necessários para o bom desempenho da

organização.

A promulgação do Manual da Qualidade (MQ) representa o compromisso escrito da Direção de que a Política da Qualidade é planeada, executada e avaliada de forma a garantir a sua contínua exequibilidade face ao cumprimento dos requisitos e evolução das atividades desenvolvidas.

Vila Verde, 30 de Março de 2012

A Direção

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.9/14

Missão

A missão da JOSSOIS II é:

Em termos comerciais, a satisfação das necessidades dos clientes; Em termos económicos, a organização procura ser viável, isto é, rentável e com uma

gestão equilibrada para superar a batalha da competitividade. Por outro lado, a realização do lucro contribui para a consolidação e crescimento da própria organização;

Em termos humanos, a organização procura a realização pessoal, profissional e financeira de todos os colaboradores, acompanhada de medidas tendentes ao bem-estar de todos.

Visão

A Direção tem consciência da globalização dos mercados e consequente competitividade. Para levar de vencida esta dificuldade real, tomamos algumas medidas tendentes a ultrapassá-la:

Investimento em novas tecnologias; Otimização dos processos; Formação contínua dos colaboradores.

Valores

Integridade;

Qualidade e Excelência;

Inovação e Design;

Confiança;

Confidencialidade;

Espírito de equipa

Comunicação da Política da Qualidade

A distribuição da Política da Qualidade é afixada em “Placards” existentes na organização.

3.2 – Objetivos da Qualidade A definição sistemática de novos objetivos é necessária, para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, em resposta a novas necessidades do Cliente. Os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade são definidos pela Direção, pelo Conselho da Qualidade e pelos responsáveis dos processos / subprocessos.

Para a concretização da Política da Qualidade e Ambiente a Direção definiu Objetivos consistentes com essa mesma Politica.

Os Objetivos da Qualidade estão formalmente estabelecidos e divulgados, são mensuráveis e monitorizados através do Mapa de Indicadores.

3.3 – Organização da Qualidade

3.3.1 – Representante da Direção

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.10/14

A Direção da JOSSOIS II, designou para representante do Sistema de Gestão da Qualidade, a colaboradora Diana Pereira.

3.3.2 – Constituição do Conselho da Qualidade e Funções atribuídas

Por forma a proporcionar uma adequada e eficaz implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, a empresa constituiu um grupo de trabalho denominado “Conselho da Qualidade”.

Composição:

José Pereira; Diana Pereira; Emanuel Pereira

Sempre que considerado necessário, podem participar outros colaboradores da organização. Principais atribuições:

Implementação e revisão do Sistema de Gestão da Qualidade; Proceder à verificação do Manual de Gestão da Qualidade; Identificação e acompanhamento dos objetivos da qualidade; Análise dos relatórios das auditorias ao Sistema de Gestão da Qualidade; Implementação das ações corretivas e preventivas.

Modo de Funcionamento:

O Conselho da Qualidade reúne periodicamente (mínimo 6 em 6 meses), sendo as reuniões coordenadas pelo Departamento da Qualidade.

3.4 – Responsabilidades e Autoridades

A responsabilidade pela realização da Qualidade na JOSSOIS II é da incumbência de todos os

colaboradores, em termos de cada um ser responsável por autocontrolar aquilo que faz, face às

correspondentes especificações e / ou procedimentos.

As responsabilidades e atribuições de cada um dos colaboradores da JOSSOIS II estão definidas

no “Fichas de Função”, o qual se encontra arquivado no Departamento Administrativo Financeiro.

Para cada colaborador o Responsável pelo Departamento da Qualidade coordena a elaboração

da respetiva descrição de funções, sendo esta revista sempre que necessário.

Os requisitos mínimos para os colaboradores que participam nas atividades de gestão, execução

e verificação da qualidade, estão definidos no ““Fichas de Função” (RJ011).

Adicionalmente, as Matrizes de Processo, estabelecem as responsabilidades e a colaboração das

várias áreas/funções em cada processo do Sistema de Gestão dos Sistemas.

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.11/14

CAPÍTULO IV – Manual de Gestão da Qualidade

4.1 – Distribuição, Controlo e Revisão do Manual de Gestão da Qualidade

O MQ é revisto sempre que ocorre qualquer alteração que o torne inadequado, enquadrada em Acão de melhoria ou de correção. Propostas de revisão do MQ podem ser efetuadas por qualquer colaborador, dirigidas ao CQ por qualquer meio escrito.

Qualquer alteração ao conteúdo do MQ implica a emissão de uma nova revisão do mesmo, sendo o respetivo número incrementado de uma unidade. À primeira emissão do MQ é atribuída a revisão zero.

As revisões são registadas na tabela do ponto último deste manual com o registo das alterações introduzidas relativamente à versão anterior.

A publicação do MQ é realizada através da pasta partilhada “SGQ”, na qual este se encontra disponível para consulta por todos os colaboradores, sendo a sua atualização garantida pelo DQ sempre que se verifiquem revisões ao mesmo. No cabeçalho de cada página, é indicado:

O logótipo da JOSSOIS II A descrição – Manual da Qualidade

No rodapé indica-se: O código do formato O número de revisão e o número da página / total de páginas

4.2 - Responsabilidades O Manual da Qualidade é elaborado pela Gestão da Qualidade sendo aprovado pela Direção. Tal é evidenciado na primeira página.

4.3 - Detentores do Manual de Gestão da Qualidade

Apenas existe uma cópia controlada atribuída à Gestão da Qualidade.

4.4 - Siglas / Abreviaturas e Rubricas

O DQ possui uma lista de todas as siglas e abreviaturas (RJ009) utilizadas no SGQ, e das rubricas atualizadas dos principais responsáveis da Organização (RJ010).

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.12/14

CAPÍTULO V – Sistema de Gestão da Qualidade

5.1 – Campo de Aplicação / Âmbito / Exclusões

O Sistema de Gestão da Qualidade aplica-se a todas as atividades realizadas na JOSSOIS II. É desenvolvido tendo como referencial a norma NP EN ISO 9001.

Por não operar processos cujas saídas não possam ser verificadas por subsequente monitorização ou medição, a JOSSOIS II identificou como exclusão permitida à Norma NP EN ISO 9001. 5.2 - Hierarquia Documental

Associados ao Manual da Qualidade existem os seguintes procedimentos:

PGS1 “Controlo de documentos”; PGS2 “Gestão da Melhoria”; PGS3 “Auditorias Internas da Qualidade”; PGS4 “Gestão da Informação”; PGS5 “Análise Critica pela Gestão”.

5.3 - Revisão do Sistema

A Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade, de forma a assegurar a adequabilidade e eficácia permanentes, é efetuada anualmente pela Direção, Conselho da Qualidade e responsáveis pelos Processos.

Definição da Política, Missão, Visão e Objetivos da Qualidade.

Definição do Sistema, Responsabilidades, Estrutura e Organização

Geral.

Definição das Práticas e Métodos de se proceder, para se cumprir com as cláusulas da norma de referência.

Documentos Técnicos que apoiam os Procedimentos

de Gestão da Qualidade e os complementam.

Controlam e documentam o cumprimento dos

Procedimentos.

Definição de Entradas / Saídas, Responsabilidades e Atividades.

Política

Manual de Gestão da

Qualidade

Procedimentos de Gestão da

Qualidade

Um conjunto de vários outros documentos relevantes para o Sistema de Gestão da Qualidade da Organização (Instruções de Trabalho, Procedimentos de Monitorização e de Medição e

Procedimentos de Verificação / Calibração).

Registos

Processos

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.13/14

A responsabilidade por coordenar e registar as revisões efetuadas ao Sistema de Gestão da Qualidade é do Departamento da Qualidade.

5.4 - Mapeamento Processos / Cláusulas e Subcláusulas / Documentos

Os responsáveis pelos Processos, encontram-se definidos no “Mapeamento dos Processos ” (RJ028).

5.5 - Interação entre os Processos do Sistema de Gestão da Qualidade

O SGQ está organizado segundo os requisitos estabelecidos na norma NP EN ISO 9001:2008. O objetivo do SGQ é assegurar que a JOSSOIS II transforma os requisitos dos clientes em satisfação dos mesmos.

CLIEN

TE

REQ

UIS

ITO

S SA

TISFAÇ

ÃO

Sistema de Gestão da Qualidade Melhoria Contínua

CLIEN

TE

Qualidade

Realização do

Produto

Comercial

Gestão

MANUAL DA QUALIDADE

MQ-0 Pag.14/14

O SGQ é entendido como um conjunto de processos que interagem entre si. A sua gestão é efetuada com o objetivo de melhorar continuamente a nossa eficácia. Foi efetuada uma abordagem por processos, dela tendo resultado:

Os Processos e respetivas Interações, apresentadas no ponto 5.5; Matriz de cada Processo

Os processos são agrupados em:

Processos de Planeamento – Processos que estabelecem as diretivas para a gestão da

organização; Processos Operacionais – Processos chave da organização Processos de Suporte – Processos que contribuem para que os operacionais obtenham os

resultados desejados Foram estabelecidos Indicadores para os Processos, de forma a assegurar a monitorização do seu desempenho. Os Indicadores são listados no Mapa de Indicadores de forma a assegurar um instrumento expedito de monitorização do desempenho do SGQ.

5.6 Histórico do MQ

Revisão Data Descrição Alteração

1 2012/03/06 Redação inicial

2

3

4

5