Manual do Aluno Semiextensivo e Extansivo

16

description

Manual do Aluno Semiextensivo e Extansivo

Transcript of Manual do Aluno Semiextensivo e Extansivo

Prezados Pais,

A missão do Colégio Master vai além de transmitir os conhecimentos da matriz curricular obrigatória aos alunos, uma vez que oferecemos uma sólida formação de cidadania, habilitando-os a atuarem na sociedade com iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade. Nossos alunos são inseridos nos campos da ciência, arte, esporte e tecnologia, possibilitando-os, assim, a desenvolverem as competências fundamentais para trabalharem em grupo, estarem aptos a utilizarem os recursos digitais e, principalmente, darem continuidade no aprender a aprender. A nossa fi losofi a está pautada na construção do educando em um ambiente acolhedor que assegure a formação integral para o exercício da cidadania, desenvolvendo para isso uma relação de interação entre Escola, Família e Comunidade. As transformações tecnológicas e sociais, que têm ocorrido com grande velocidade, fi zeram com que as distâncias diminuíssem e as informações fossem transmitidas em tempo real. Todas essas mudanças exigiram das escolas a capacidade de acompanhar essa tendência e, mais uma vez, o Colégio Master saiu na frente na parceria com o Sistema COC de Ensino adotando a partir de 2010 um novo sistema de ensino: o “Sistema COC”, que preparou seu projeto pedagógico para essa realidade, desenvolvendo materiais didáticos de forma integrada, que abordam as habilidades e competências da matriz de referência do “Novo Enem” e da matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio. O inovador sistema dispõe da última tendência dos recursos tecnológicos na área da educação: salas do futuro com realidade virtual, projeção 3D e o projeto “COC em Sua Casa”, que é extensão da escola dentro da casa do aluno. A aplicação de soluções portáteis e interativas proporciona infi nitas possibilidades, tanto para os professores, como também para os alunos. É nessa perspectiva que o Colégio Master, que completa 23 anos em 2013, é referência em Educação no Estado e continua seu processo de modernização e investimento contínuo para uma educação de qualidade. A missão de educar requer compromisso e responsabilidade. Desta forma, estamos comprometidos enquanto Família / Escola a caminharmos lado a lado no acompanhamento e na formação de nossos alunos. Será um prazer tê-los conosco. Sejam bem-vindos ao Colégio Master.

MENSAGEM DA DIREÇÃO

Prof. Paulo Roberto de Andrade

Diretor Pedagógico

Normas Escolares14

5

5

8

7

Mensalidades

Avaliações

Calendário 2013

Calendário de Avaliações

Materiais Didáticos

SUMÁRIO

I - NORMAS GERAIS DA ESCOLANormas para melhor convivência escolar.

A importância do cumprimento das normas.

Segurança.

Uso de uniformes e carteira de identificação.

1

a)

b)

c)

Um dos pontos fundamentais para o sucesso do trabalho realizado pelo Master, sem dúvida, é a organização da Escola. Isso só tem sido possível, porque há o cumprimento das normas por parte de todos: diretores, coordenadores, professores, alunos e seus familiares e funcionários em geral.

A equipe de inspetores do Master, além do apoio que presta ao setor pedagógico, zelando para o cumprimento das normas, desenvolve um importante trabalho para a maior segurança dos alunos, tanto na parte interna da Escola, como na parte externa. Além dos inspetores a escola dispõe de câmeras estrategicamente colocadas. Os inspetores são orientados a adotar os seguintes procedimentos:

• Sempre que julgarem necessário, solicitar a apresentação do cartão de identifi cação do aluno.

• Em qualquer situação em que as normas da escola não forem respeitadas, encaminhar o aluno à coordenação para se fazer uma efetiva avaliação.

Uniforme da Escola

Para entrar nas dependências da Escola em seu período de aulas, o aluno deverá estar devidamente uniformizado. O uniforme consta do seguinte:

• Camisa padrão da Escola. • Calça comprida ou bermuda. Para as alunas a bermuda deverá ser a do uniforme da Escola.

Carteira de Identifi cação

Este documento identifi ca o aluno em todas as atividades. É obrigatório apresentá-lo na entrada da Escola ou em qualquer evento que ela esteja promovendo, du-rante as provas escolares e sempre que for solicitado por qualquer professor ou funcionário. O cartão que sofrer qualquer tipo de dano que difi culte a identifi cação será retido e o aluno terá três dias úteis para providenciar a 2ª via.

Entrada e saída da sala de aula.

2

Atrasos, faltas e saídas antecipadas.

d)

e)

A pontualidade é essencial à formação do aluno e ao bom aproveitamento escolar. Por isso, sugerimos que o aluno sempre chegue ao colégio com 10 minutos de antecedência para o início das aulas. Cinco minutos antes da primeira aula é tocado o primeiro sinal para que o aluno entre na sala de aula. O segundo sinal marca o início da aula. O mesmo procedimento de dois sinais é adotado ao fi nal do intervalo.

Saída da Sala de Aula

Nos horários previstos para o fi nal das aulas um sinal é tocado. No entanto, a saída da sala só poderá ocorrer após a autorização do professor. Durante a aula o aluno só poderá se ausentar da sala com autorização expressa do professor

Atrasos

O horário de início das aulas deve ser rigorosamente respeitado. Não haverá tolerância para a entrada na primeira aula. O aluno entrará para a segunda aula desde que adentre à escola até no máximo às 7h40 para o período matutino e às 14h40 para o período vespertino.

Faltas

A escola não se responsabiliza por reposição de conteúdos em caso de falta do aluno.

Saídas Antecipadas

O aluno poderá sair da Escola antes do fi nal do período de aulas:

• A partir do segundo intervalo, no período matutino.

• A partir do intervalo, no turno vespertino.

• Com autorização da coordenação, nos demais casos.

Direitos e deveres dos alunos.f) 01 - O horário de entrada para o início das aulas para o período matutino é às 07h10 e, para o período vespertino, às 14h.

02 - O uso do uniforme é diário e obrigatório em todas as atividades da Escola.

03 - O aluno tem o direito e o dever de tratar e ser tratado com cordialidade e respeito por todos os integrantes da instituição: diretores, coordenadores, orientadores, professores, funcionários e demais colegas.

04 - A matrícula, o trancamento de matrícula, a desistência, transferência e os pedidos de documentos devem ser solicitados, por escrito, pelo próprio aluno, quando maior de idade, ou pelos pais ou responsáveis.

05 - Em qualquer circunstância, o acesso às dependências da escola somente será permitido mediante a apresentação da carteira de identidade escolar. A carteira de identifi cação é um objeto de segurança. É vedado ao aluno emprestá-la, danifi cá-la, rasurá-la ou adulterá-la.

06 - Ao aluno cabe manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores, com empenho e dedicação, portando todo o material escolar solicitado.

07 - A divulgação, por qualquer meio de publicidade, de assuntos que envolvam direta ou indiretamente o nome da escola, professores e funcionários só será permitida com autorização da Direção.

08 - Não há prova substitutiva ou de segunda chamada em caso de falta a avaliação.

09 - Para a emissão da 2ª via da carteira de identidade escolar será cobrado o valor de R$ 15,00 (quinze reais).

10 - É dever do aluno contribuir para a manutenção da disciplina e higiene do ambiente escolar.

11 - É expressamente proibido fazer uso ou portar cigarros, bebidas alcoólicas, substâncias tóxicas ou legalmente proibidas nas dependências internas e externas da Escola.

12 - Nas avaliações será atribuída nota zero ao aluno que se utilizar de meios fraudulentos durante sua aplicação. A fraude poderá ser comprovada por meio grafotécnico, estatístico, fi lmagem ou outro meio idôneo e hábil. É vedado ao aluno o uso de corretivo líquido em provas, testes, simulados e cartões de respostas.

13 - É vedada ao aluno qualquer manifestação que perturbe o bom andamento do processo educativo, seja em sala de aula, corredores e imediações da Escola.

14 - É vedado ao aluno promover, incentivar ou participar de agressões ou brigas, ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social nas dependências internas e externas da Escola.

15 - É vedado ao aluno portar livros, revistas e similares não condizentes com o ambiente escolar, bem como armas, objetos ou substâncias consideradas perigosas.

3

Não é permitido manter qualquer equipamento eletrônico ligado dentro do ambiente de sala de aula.

16 - O aluno será responsabilizado, individualmente ou em grupo, por qualquer dano provocado ao prédio, mobiliários, equipamentos ou bens da instituição ou de qualquer de seus membros.

17 - É vedado ao aluno o uso de boné, chapéu ou similar durante as avaliações.

18 - Não se deve entrar ou sair de sala durante as aulas sem permissão do professor.

19 - Quando o comportamento do aluno tornar-se incompatível com as normas escolares, este deve esclarecer junto à Escola a razão de tais atitudes, permanecendo ainda sujeito às penalidades previstas no Regimento Escolar, inclusive sujeitando-o à perda parcial ou total de desconto concedido pelo Colégio.

20 - O Colégio não se responsabiliza por qualquer natureza de extravio, furto ou perda de pertences de seus alunos.

21 - É direito do aluno conhecer as normas e o Regimento Escolar.

22 - À Diretoria do Colégio reserva-se o direito de dirimir qualquer dúvida e os casos omissos.

04/02 07/03 16/04 16/05 24/06 05/08 02/09 07/10 01/11

06/04 15/04 15/05 21/06 02/08 30/08 04/10 31/10 29/11

(SEG) (QUI) (TER) (QUI) (SEG) (SEG) (SEG) (SEG) (SEX)

(QUA) (SEG) (QUA) (SEX) (SEX) (SEX) (SEX) (SEX) (SEX)

Caderno 1 2 3 4 5 6 7 REVISÃO 1 REVISÃO 2

Início

Término

Extensivo Especial

04/02 14/03 23/04 23/05

13/03 22/04 22/05 28/06

(SEG) (QUI) (TER) (QUI)

(QUA) (SEG) (QUA) (SEX)

Caderno 1 2 3 4

Início

Término

Semiextensivo (integral e vespertino)

MATERIAL DIDÁTICO – 2013

4

III - AS AVALIAÇÕES

Curso Pré-vestibular.� O processo de avaliação foi concebido de maneira que possa colaborar decisivamente na preparação do aluno para os exames vestibulares que enfrentará no meio e no fi nal do ano letivo, bem como para a prova do Enem. As avaliações são tratadas como um meio de aprendizado e não como um objetivo fi nal. O estímulo é para que o aluno estude diariamente, revisando os conteúdos trabalhados em sala de aula naquele dia e programe suas revisões e o estudo prévio dos conteúdos a serem trabalhados proximamente.

As parcelas que não forem pagas até o dia 8 de cada mês perderão todos os descontos eventualmente concedidos ou obtidos por pontuação em exames e serão acrescidas às parcelas multa de 2% mais juros legais de 1% ao mês.

A manutenção de quaisquer descontos de que goze o aluno dependerá do cumprimento das normas disciplinares da escola e da regular realização de provas e redações programadas.

c)

d)

II - MENSALIDADES ESCOLARES

O pagamento das mensalidades deverá ser efetuado na rede bancária, via boleto.

O vencimento das parcelas acontece todo dia 1º de cada mês, podendo ser efetuado o pagamento até o dia 08.

a)

b)

5

Simulado Master (TM).� É uma prova com 90 questões de múltipla escolha, sendo 10 de cada matéria: Língua Portuguesa (inclui Literatura), Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, História, Geografi a, Filosofi a, Sociologia, Física, Química e Biologia. Os conteúdos avaliados nessas provas incluem os módulos estudados no bimestre.

Simulado Master Enem (ME).

Simulado COC (TC).

É uma prova com 90 questões de múltipla escolha, sendo de Ciências da Natureza (45 questões) e de Ciências Humanas (45 questões) em um dia e, em outro, de Linguagens (45 questões), Matemática (45 questões) e Redação. Os conteúdos avaliados nessas provas incluem os módulos estudados até a data da prova, com a abordagem adotada pelo INEP na elaboração do Enem.

Uma vez por bimestre o aluno fará uma avaliação de múltipla escolha, produzida pelo COC São Paulo.

Simulado COC Enem.� No primeiro semestre o aluno fará duas avaliações com 100 questões de múltipla escolha, nos moldes do Enem, sendo 25 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografi a), 25 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia), 25 questões de Matemática e suas Tecnologias e 25 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira).No segundo semestre o aluno fará uma prova simulada do Enem (simuladão), nos mesmos moldes da prova ofi cial, sendo 90 questões no sábado e 90 questões no domingo. A prova de sábado terá duração de 4,5 horas, com 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografi a, Filosofi a e Sociologia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia). No domingo o aluno terá 5,5 horas para fazer a prova de Redação, além de 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física). Os Simulados Enem são corrigidos pela TRI – Teoria de Resposta ao Item, metodologia utilizada pelo Inep, órgão ofi cial do Ministério da Educação que elabora e aplica o Enem.

6

CALENDÁRIO DE PROVAS 2013

Simulado Master (TM)

Simulado COC Enem

Simulado COC (TC)

Simulado Master Enem (CH/CN)

Simulado Master Enem (LING/MAT/RED)

Simulado COC (TC)

Simulado Master (TM)

Simulado Master Enem (CH/CN)

Simulado Master Enem (LING/MAT/RED)

Simulado COC Enem

Simulado Master (TM)

Simulado COC (TC)

Simulado Master Enem (CH/CN)

Simulado Master Enem (LING/MAT/RED)

Simuladão COC Enem

Simulado Master (TM)

Simulado COC (TC)

Simulado Master Enem (CH/CN)

Simulado Master Enem (LING/MAT/RED)

Simulado Master (TM)

23 de fevereiro

9 de março

23 de março

6 de abril

13 de abril

20 de abril

4 de maio

25 de maio

8 de junho

22 de junho

13 de julho

3 de agosto

10 de agosto

17 de agosto

24 e 25 de agosto

14 de setembro

28 de setembro

5 de outubro

19 de outubro

13 de novembro

PROVA DATA

7

Calendário 2013

8

9

1 LUGARGERAL DA

UFMT2013

0

MATEUS ALMEIDA ALUNO DO 3º ANO DO COLÉGIO MASTER

YGOR L. ALBUES DOS SANTOS

UNIC

ANA KAROLINA LUCHTERBERG VARGAS

UFPR

JOÃO FELIPE FEDERICI DE ALMEIDA

UNIC | UFMT | UNAERP/SP UFCG | UFAM

MAYSA MILLENA DE MATTOS LUZ

UNIC | SÃO LUCASDANIELLE BORBOREMA

T. DOS SANTOS

UFPA/PA

UNICTHAYS MALDONADO FLOOR

JONATHAN ALLY DE ARRUDA E SILVA

UFMT

DANIEL MOCELI NETO

FIMCA

MARCELO GOMES

UNIC

PABLO VINICIUS DA FONSECA

UNIPAC/MG

ARTHUR HENRIQUE MATOS MOREIRAUNIC/UNICASTELO/UNAERP

MARCEL GOMESUFMT

LARISSA NEPOMUSSENOCESUMAR/PR

ANDRÉIA GAIOMEDICINA/UFMT

ANDRÉ LUIZ BASSO FONSECA

FIMCA/RO

IGOR FERREIRA ALMEIDA

UNIDERP/MS

RAYSSA DE OLIVEIRA LUZ

UNIR

GABRIELA PIRES BONFANTI

UNIC

MAURICIO JUNIOR GUADAGNIM

UNIDERP/MS

MAYRA SILVA DE PAULA SILVEIRAMAYRA SILVA DE PAULA SILVEIRA

SÃO LUCAS

ALANA DA SILVA SEBA

UNIC

SYLVIA HELENA

UFAL

CAROLINA MISSIO RODRIGUES

UNIC

SILVIO ANTONIO BATISTA GALVÃO

FIMCA/RO

CARLOS BARROS

UNIR

FABIOLA PERONDI

SÃO LUCAS

UNIC

VAMIL FRANCISCO FRUTUOSO JÚNIOR

ALLAN DOUGLAS MENEZES PADOVANI

FIMCA

TEREZA CRISTINA GOES FERNANDEZ

FACIMED

ANNA CAROLINA AMIZO DE MATOS

UNIC

LIBIA MICHELINE SILVA

FACIMED/RO

MARINA ITO

FIMCA/RO

THAIS DE ANDRADE LAVORATTI

UNIFESO/RJ

ADRIELI DOS SANTOS FRANÇA

UNIC | UNEMAT

SARAH COSTA E SILVA

UNIC

FRANCINI SOARES BUSATTA

FIMCA/RO

RICARDO LIMA LOPES

UNIC | UFMT | UNIGRANRIO

RENATA YONEZAWA FERNANDES DE SOUZA

SÃO LUCASYASMIN PIRES VILELA

FIMCA/RO

CHRISTIAN ERICH SCHENKEL

FIMCA/RO

DANIELLE QUEIROZ DOURADINHO

UNIC

BRUNO HATORY DE ALMEIDA

UFAC | SÃO LUCAS | CESUMAR/PR

BRUNO HENRIQUE T. SILVA

SÃO LUCAS/RO

AGNES ALBUQUERQUE NOGUEIRA DA COSTA

UFAC

GUILHERME SORIANO PINHEIRO ESPOSITO

SÃO LUCAS

ANDREIA GAIO

UFMT

ANGELO CHRISTIANO FRANZONI

UNINGÁ/PR | ACAFE/SC

CLÁUDIO CESAR Z. DE MATTOS JÚNIOR

UNIC

UNICPEDRO HENRIQUE F. MENEGATTI

MARIANA ALVES BELEZZIA

UFAC

CAMILA MORAES DE MELLO

FACIMED

JOÃO ANTONIO VERONESE LEME

FACIMED

YASMIN ANJOS FITTIPALDI

UNIC

MAYSA MILLENA DE MATTOS LUZ

1ºLUGAR EM MEDICINA SÃO LUCAS RO