Manual do Colaborador Carmehil

24
Manual de Integração do Colaborador

description

Manual do Colaborador Carmehil

Transcript of Manual do Colaborador Carmehil

Manual de Integraçãodo Colaborador

2

APRESENTAÇÃO

Caro colaborador,

A partir de agora, você faz parte da família Carmehil, o que é muito impor-tante para todos nós.

Você está recebendo um manual que lhe apresentará a Carmehil como uma organização, com as suas normas e procedimentos básicos a serem adotados du-rante a sua permanência na empresa. Além disso, você vai encontrar informações sobre remuneração e benefícios, normas de trabalho, suas responsabilidades, algu-mas dicas e canais de comunicação.

O conteúdo deste documento está fundamentado na história e princípios da empresa, que ao longo do tempo permitiram que nos consolidássemos como líder no seu segmento no estado em que atuamos. Tem como objetivo mostrar de ma-neira clara e concreta os valores, a missão, visão e princípios de atuação e de com-portamentos básicos que formam os fundamentos da nossa cultura organizacional.

Acreditamos que quando esses valores e princípios são conhecidos, aceitos e assumidos pelos membros da organização, eles se refletem em seu comporta-mento cotidiano e orientam suas decisões.

Leia-o com atenção. Conheça seus direitos e deveres, utilize-o quando pre-cisar. Desejamos-lhe sucesso e esperamos que - com empenho, força de vontade, conhecimentos e habilidades somados ao apoio da Carmehil - você atinja seus ob-jetivos profissionais e pessoais.

Seja bem-vindo!

3

A CARMEHIL

Fundada em 1991 com apenas três colaboradores, a empresa nasceu do ideal e determinação do casal Carlos e Vilma Mendonça, que tinham como desejo prosperar e inovar o mercado de material elétrico no estado do Ceará. Atualmente, possui um quadro funcional com mais de cem colaboradores, tendo como principal finalidade o crescimento constante, garantindo um atendimento focado no com-prometimento, assiduidade, credibilidade e reciprocidade.

Visando um futuro mais aprazível, a empresa buscou soluções que foram além de seu segmento inicial e no ano de 2002 foi implantado na empresa o serviço de montagem de painéis elétricos e produção de eletrocalhas, dando início à Car-mehil Soluções Industriais.

A cada oportunidade que surge, a Carmehil procura se adequar ao mercado e oferecer aos seus clientes um atendimento de qualidade, mantendo um estoque diversificado e inovador nos segmentos que atua. Seriedade nos negócios e integri-dade nas relações com clientes e colaboradores é o nosso compromisso.

MISSÃO

A missão é o propósito básico, o objetivo mais importante que a Carmehil persegue a longo prazo. Sem uma missão clara e concreta, dificilmente teríamos um autêntico espírito de equipe, essa mística que só é possível quando se tem um propósito comum. A missão expressa a razão de ser da nossa organização.

Atender as necessidades de mercado, contribuindo para a satisfação dos nossos clientes.

VISÃO

Não existe organização perdurável sem uma visão compartilhada. A visão é a expressão da forma como o líder ver a organização no futuro, é uma descrição ampla das características mais importantes da empresa, e de como a queremos a médio prazo. Em outras palavras, é a forma como queremos conduzir a organização e tudo aquilo que queremos ser.

Manter a liderança nos segmentos de materiais elétricos e rede de dados, através de ino-vações tecnológicas, valorização de pessoal e logística eficiente.

VALORES

Responsabilidade: Acreditamos que agir com responsabilidade é uma obri-gação de todo ser humano. Também é uma das características de bom cará-ter, de fazermos o que foi combinado e cumprirmos com nossa parte, cons-truindo confiança e credibilidade.

Comprometimento: Nos empenhamos e nos envolvemos com motivação e

4

entusiasmo em nossos afazeres e responsabilidades, na busca de soluções eficazes.

Valorização Humana: Respeitamos as pessoas em suas diferentes formas, tratando a todos de forma igualitária, investindo em seu desenvolvimento humano e pessoal, proporcionando assim um ambiente organizacional com qualidade de vida.

Excelência do atendimento: Acreditamos que a excelência faz a diferença, gera a qualidade e ocasiona a satisfação.

Ética e Transparência: Cultivamos a ética e transparência nos relacionamen-tos interpessoais, profissional, nos negócios, mas informações e no ambien-te organizacional como um todo.

Empreendedorismo e Inovação: Trabalhamos com garra e paixão agindo de forma diligente, gerando mudanças positivas. Apresentamos produtos e ser-viços inovadores, sempre a procura de novos recursos e estando à frente nas soluções tecnológicas apresentadas ao mercado.

Orgulho de ser Carmehil: Sentir-se orgulhoso e apaixonado em fazer parte da nossa equipe, compartilhando de nossos valores e princípios.

POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS

A política de Recursos Humanos da Carmehil tem por objetivo proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso, onde os colaboradores sintam prazer em trabalhar e encontrem reconhecimento e segurança, de modo que possam se de-senvolver profissional e pessoalmente. A Carmehil oferece treinamento adequado, proporcionando, sempre que possível, o aproveitamento interno no preenchimen-to das vagas existentes e oferecendo salários, benefícios e distribuição de lucros compatíveis com os resultados da empresa e as práticas de mercado de seu seg-mento industrial.

A Carmehil entende que esta é a principal maneira de um profissional obter, com seu trabalho, satisfação pessoal e recompensa material, ao longo do tempo.

A Política de Recursos Humanos da Carmehil é executada por meio do seu setor de Recursos Humanos. Este setor visa preencher as oportunidades de traba-lho existentes na empresa, por meio de recrutamento interno e/ou externo.

O processo de seleção leva em consideração o aproveitamento interno – aproveitamento de colaboradores capacitados e/ou com potencial de crescimento. Qualquer funcionário que se julgar habilitado a preencher uma vaga disponível,

5

desde que atenda às exigências mínimas para aquele cargo, poderá candidatar-se ao processo de seleção, concorrendo com outros colaboradores que tenham se candidatado e com eventuais candidatos externos, quando for o caso.

Neste setor também é planejado, executado e controlado o Programa de Treinamento da Carmehil, o qual é ministrado, utilizando-se dos recursos da em-presa e/ou externos.

Para acompanhar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, a Car-mehil mantém um Banco de Recursos Humanos onde estão cadastrados todos os funcionários e suas qualificações obtidas interna ou externamente.

O RH ainda é responsável por administrar a política e a estrutura de cargos e salários. Sua atualização é feita periodicamente por pesquisas próprias ou con-duzidas em parceria com outras empresas, procurando manter um equilíbrio entre os salários pagos, para os diferentes cargos de seu quadro de pessoal, e os salários médios de mercado, e aplicando o acordo/dissídio da categoria.

A administração de todos os registros e controles de cada colaborador, be-nefícios e serviços que a Carmehil oferece também são de responsabilidade do RH.

DIREITOS E BENEFÍCIOS

PAGAMENTO

O pagamento da empresa é efetuado todos os meses através de conta ban-cária no Banco do Brasil.

No dia 15 é feito o pagamento do adiantamento quinzenal que compreende a 40% do salário, e, mais comissões, nos casos dos colaboradores comissionados, deduzido o Imposto de Renda na Fonte, se houver. O saldo é creditado no dia 30 do mesmo mês, com os demais descontos legais.

A empresa não se responsabiliza por serviços contratados diretamente entre o colaborador e o banco, cabendo a Carmehil responsabilidade somente quanto ao depósito dos valores referentes ao salário.

O contracheque é distribuído pelo setor Recursos Humanos da empresa e deve ser verificado em sua íntegra. Nele constam descontos obrigatórios conforme a lei, bem como, descontos feitos em opção a algum benefício.

6

13º SALÁRIO

O 13º salário é pago em duas parcelas, sendo a primeira no último dia útil do mês de novembro e a se-gunda até o dia 20 de dezembro. As bases para o cál-culo do valor dependem do dissídio de cada sindicato.

FÉRIAS

Depois de trabalhar durante doze meses, as suas férias serão programadas de acordo com a ne-cessidade da empresa. Em caso de alteração em seu período de férias, o colaborador deverá procurar o Re-cursos Humanos.

É garantido pela lei que além de receber os cálculos sobre seus salários, o colaborador ainda rece-berá 1/3 do valor calculado. Aproveite o tempo para descansar.

HORA-EXTRA

Em casos excepcionais, de acordo com a necessidade, poderão ser realiza-das horas extras mediante solicitação do gestor imediato e autorização formal da Diretoria, através do Formulário de Autorização de Hora Extra. O cálculo da remu-neração do serviço extraordinário deverá ser superior, no mínimo, em 50% à hora normal (Art 7º, XVI, CF/88).

7

FGTS

A empresa deposita mensalmente um valor equivalente a 8% dos vencimen-tos mensais em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal. O saldo é corrigi-do mensalmente e você poderá utilizá-lo conforme legislação específica.

LICENÇA MATERNIDADE

A funcionária gestante terá direito a uma licença de 120 dias. Durante este período receberá seu salário integral, com os descontos devidos.

8

SALÁRIO FAMÍLIA

O Salário Família é concedido ao colaborador com filhos de até 14 anos de idade ou inválidos, sendo as condições estabelecidas pelo INSS.

VALE-TRANSPORTE

O vale-transporte é concedido ao colaborador que utiliza o sistema de trans-porte coletivo para deslocamento da residência ao trabalho e vice-versa, no que exceder a 6% do salário gasto com condução.

9

ASSISTÊNCIA MÉDICA

A Carmehil trabalha com o plano de saúde Unimed (Multiplan – Co Partici-pação), com cobertura nacional, onde o colaborador pode dispor de toda a assis-tência da rede credenciada.

Para aderir ao plano é necessário que o funcionário tenha sido aprovado no período de experiência. É paga pela empresa a porcentagem de 20% a 80% do plano de acordo com a faixa salarial.

A assistência médica é estendida a filhos e cônjuges desde que apresentada a documentação que comprove o vínculo.

Alguns procedimentos operacionais são limitados ao acordado no contrato entre a Carmehil e Unimed, portanto deverão ser observadas carências, tipos de plano, etc.

Solicite ao RH o formulário para ter direito ao benefício. A inclusão do plano de saúde deverá ser solicitada até o dia dez de cada mês.

AUSÊNCIAS LEGAIS

• 2 dias corridos nos casos de falecimento do cônjuge, de familiares (pai, mãe, filhos, irmãos e pessoas que vivam sob sua dependência econômica);

• 3 dias corridos em virtude de casamento;• 5 dias úteis nos casos de nascimento de filho (ao pai);• 1 dia por ano para doação de sangue, devidamente comprovada;• 2 dias para o fim de alistamento eleitoral;• No período de tempo em que tiver que cumprir as exigências do serviço

militar.

10

SEGURO DE VIDA E FUNERAL

CB – COBERTURA BÁSICA – MORTE NATUAL OU ACIDENTAL: É o pagamento de uma indenização ao (s) beneficiários (s) do Segurado, em caso de sua morte natural ou acidental, observada as restrições legais constantes das Condições Ge-rais da Apólice.

IEA – INDENIZAÇÃO ESPECIAL POR ACIDENTE: É o pagamento de indeni-zação suplementar ao(s) beneficiário(s) do Segurado, no caso de sua morte por acidente, no valor correspondente a 100% do capital segurado da Cobertura Bá-sica, observadas as restrições legais constantes das Condições Gerais da Apólice.

IPA – INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE: É o pa-gamento de uma indenização ao próprio segurado ou aos beneficiários instituí-dos, em decorrência de invalidez permanente, total ou parcial por acidente, que ocorra a partir da data estabelecida para início de vigência desta cláusula.

O custeio do prêmio do seguro será não contributário, ou seja, pago inte-gralmente pela Empresa, sem ônus para o segurado.

11

JORNADA DE TRABALHO

A Carmehil mantém, para algumas áreas de trabalho, o sistema de horário flexível. Seu horário de trabalho e intervalo para almoço estão vinculados ao local onde você trabalha.

PRINCÍPIOS DE CONDUTA

AMBIENTE DE TRABALHO

Buscamos criar um ambiente onde todos sejam tratados com dignidade, res-peito e justiça. Esperamos que você possa interagir com os demais colaboradores de forma harmoniosa, respeitando as diferenças culturais, raciais e limites indivi-duais.

COOPERAÇÃO E POSITIVISMO

A cooperação entre os colaboradores dos setores é importante para que possamos atingir todas as nossas metas. Dê o melhor de si. Faça tudo bem feito, com amor e dedicação mantendo sempre uma atitude positiva.

12

ÉTICA PROFISSIONAL

É nosso papel garantir o bem estar do cliente Carmehil, agindo sempre com clareza nas nossas ações e/ou negociações, prestando um atendimento de qualida-de, com rapidez e segurança. Esperamos que você seja fiel ao nosso cliente, saben-do que é graças a ele que existimos, vestindo a camisa da empresa e preservando a sua imagem.

SIGILO

Não será permitido o uso de informações confidenciais da empresa em be-nefício da concorrência, ou divulgação das mesmas aos demais colaboradores. Os assuntos e informações pertinentes ao seu trabalho e à Carmehil não devem ser divulgados à pessoas ou entidades estranhas. Cuide para que os papéis e arquivos eletrônicos de seu trabalho fiquem bem guardados e não sejam retirados do local, sem a permissão de seu superior imediato.

13

PRESERVAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Cuide bem de tudo o que a empresa lhe confiar, como máquinas, ferra-mentas, computadores, móveis, armários, telefones e materiais. Acione a área responsável sempre que notar algum defeito nos equipamentos, instrumentos ou instalações. Lembre-se que é de sua responsabilidade guardar seus equipamentos, instrumentos e ferramentas de trabalho, bem como desligá-los e cobri-los, quando for o caso, antes de sair de seu local de trabalho. Quando em viagem a trabalho, é de sua responsabilidade a guarda das ferramentas e instrumentos em seu poder. Não é permitida a saída de colaboradores da Carmehil com qualquer tipo de equi-pamento ou material sem autorização prévia.

DESPERDÍCIO DE MATERIAL

O uso indevido e desnecessário de material implica em aumento de custos. Isto não é bom nem para você nem para a empresa. Portanto procure utilizar ade-quadamente e racionalmente todos os materiais, ferramentas, impressos e supri-mentos. Evite o desperdício.

14

ATENDIMENTO AO CLIENTE

É de sua responsabilidade, ao ser acionado por um cliente, atendê-lo bem, ainda que seja no encaminhamento para outro setor responsável.

USO ADEQUADO DOS RECURSOS DA EMPRESA

Os recursos da empresa estão dimensionados para atender suas necessida-des operacionais, agilizar sistemas de informação, integrar colaboradores, reduzir custos e melhorar a eficiência dos processos. Portanto, utilize-os de forma, racional, moderada e com bom senso.

Telefone:

As linhas telefônicas devem estar sempre à disposição dos clientes e da em-presa, pois grande parte dos serviços é processada por telefone. Assim, utilize-as para casos pessoais com moderação e bom senso. Para o bom uso do telefone, siga as instruções:

• Atenda ao primeiro toque, com gentileza e presteza;• Fale o nome da empresa e o seu, seguidos de saudação;• Não confie na memória, tenha sempre à mão papel e caneta;• Não deixe esperando quem o chamou. Se necessário, anote o nome e o te-

lefone para posterior retorno;• Fale somente o necessário, seja claro, breve e objetivo;• Faça ou transfira você mesmo suas ligações;• Encerre a conversa cordialmente;• Planeje sempre o que você vai tratar, antes de fazer uma ligação telefônica;• Sempre que possível, evite ligar para celulares, porque a tarifa é maior.

15

Tecnologia da Informação:

Não é permiti do arquivar nos servidores nenhum material parti cular. Nas estações de trabalho é permiti do arquivar material parti cular que contribua para a formação profi ssional dos colaboradores.

Os serviços de e-mail e de Internet devem ser usados com bom senso para não sobrecarregar os servidores e o link. Portanto, não devem ser enviados e-mails e nem baixados arquivos parti culares cujo conteúdo seja: jogos, vídeos, músicas, imagens e fotos, nem enviar e-mails parti culares para muitos desti natários, e tam-bém não acessar “sites” de bate-papo, jogos, cenas obscenas e semelhantes.

COMÉRCIO

Não é permiti do a venda de roupas, doces, jóias, cosméti cos, ou qualquer outro produto ou serviço e também promover emprésti mo de dinheiro dentro da empresa.

DOCES&

BOMBONSCOMPREAQUI

16

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Como vimos, a Carmehil pretende atingir seus objetivos mantendo boas re-lações de trabalho por meio de compreensão, cooperação, harmonia e respeito em todos os níveis, sempre considerando os direitos e os deveres de cada parte.

A Carmehil assegura a cada colaborador o direito de solicitar ou sugerir solu-ções para problemas ou mal entendidos, a fim de melhorar as condições de traba-lho e as relações sociais na empresa.

Os canais apropriados que a Carmehil coloca à sua disposição, para isso, são: seu superior imediato, sua gerência, o setor de Recursos Humanos, a gerência geral e a diretoria.

NÃO SERÁ PERMITIDO:

1. Utilização do nome da empresa para benefício pessoal;2. Privilégio de parentes e amigos com ações que possam prejudicar a empre-

sa;3. Realização de negócios particulares para clientes ou fornecedores da Car-

mehil;4. Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do

gestor imediato;5. Promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da empresa;6. Permitir o acesso de pessoas estranhas ao corpo funcional nas dependên-

cias da Empresa sem permissão de seu superior hierárquico.

17

NORMAS E PROCEDIMENTOS

Cabe a empresa estabelecer normas e procedimentos internos e externos para que suas operações sejam otimizadas. Espera-se que o colaborador cumpra com essas normas e com os procedimentos específicos de sua área. A satisfação do cliente se dá diante da eficácia de nosso ciclo de serviços e depende da nossa disposição em cooperar com os procedimentos inerentes o que fazemos. A compre-ensão desta necessidade e a disciplina de comportamento são fundamentais para o sucesso e o crescimento da organização.

REGISTRO DO COLABORADOR

Ao ser admitido na Carmehil, várias informações são registradas no seu prontuário. Qualquer alteração dessas informações, como mudança de endereço, estado civil, nascimento de filhos e conclusão de cursos, deverão ser comunicadas ao setor de Recursos Humanos.

REGISTRO DO PONTO E UTILIZAÇÃO DO CRACHÁ

O registro do ponto no formulário é obrigatório e deve ser assinado com os horários corretos para evitar problemas com fiscalizações ou advertências por parte da empresa.

Ao ser admitido você receberá o crachá para sua identificação com clientes e demais colaboradores. Ele é acessório obrigatório para compor o fardamento. Em casos de perda procure o setor de Recursos Humanos.

18

PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE

A sua falta desequilibra o andamento da empresa. Chegue sempre no ho-rário estabelecido para o recebimento de informações passadas no início do expe-diente. Se houver algum problema que o impeça de comparecer, entre em contato com seu gerente para que a empresa tome providências, afim de não prejudicar o andamento das atividades.

Faltas não justificadas pelo seu superior imediato, além de trazerem preju-ízos ao salário, são descontadas do período de férias e 13o salário, obedecidos os limites legais. As faltas motivadas por doença devem ser comprovadas por meio de Atestado Médico.

GINÁSTICA LABORAL

Ministrada duas vezes na semana com a orientação de um profissional de educação física, para todos os colaboradores, visando uma melhor qualidade de vida e evitar possíveis problemas de saúde.

19

APRESENTAÇÃO PESSOAL

A sua imagem é a da empresa sendo propagada para os seus clientes inter-nos e externos. Mantenha o seu fardamento sempre limpo, cabelos arrumados e bem aparados, barba feita, higiene completa, unhas cortadas e pintadas. Evite a uti-lização de acessórios extravagantes. Uma boa apresentação pessoal é fundamental.

USO DO COMPUTADOR

O computador deve ser utilizado como uma ferramenta facilitadora do tra-balho. Não é permitido o uso deste equipamento para disseminar informações con-fidenciais da empresa ou para atividades pessoais.

20

USO DO TELEFONE

O telefone é de uso exclusivo do trabalho e deve ser utilizado para essa fina-lidade. Não são permitidas ligações pessoais.

VALORES MORAIS

Acreditamos que a honestidade e a integridade da pessoa sejam valores que dignificam o ser humano, entendendo por isto o respeito aos princípios éticos e morais, com congruência no pensar, onde a austeridade, como variável de desem-penho, está diretamente dirigida até o uso racional e eficiente dos recursos da em-presa. O lema “trabalho e economia deve ter vida em nossas organizações.

FURTOS E FRAUDES

Não se deixe levar à prática de algo ilícito, tal atitude pode prejudicá-lo na sua vida pessoal e profissional. Se você perceber alguma situação de furto ou frau-de, comunique imediatamente à direção da Carmehil. Caso contrário, você será considerado cúmplice.

21

PARENTESCO NA EMPRESA

Na Carmehil é permitida contratação de pessoas com grau de parentesco, no entanto, todos os profissionais são tratados e cobrados igualmente de acordo com a função exercida. Não deve existir dentro da empresa atitudes que privilegiem parentes.

RELACIONAMENTOS E ASSÉDIOS

O ambiente de trabalho não é local indicado para envolvimentos amoro-sos, portanto esses tipos de relacionamento deverão ser evitados. Não é permitido manter relacionamento íntimo com colegas de trabalho que sejam casados ou com estas cometer adultério nas dependências da empresa.

Qualquer tipo de assédio ou intimidação deve ser comunicado ao setor de Recursos Humanos. Abuso de poder ou de força será investigado e situações impró-prias ou de caráter forçado serão punidas.

22

UTILIZAÇÃO DE ÁLCOOL E DROGAS

Não é permitido o uso de bebidas alcoólicas, drogas e cigarro no ambiente de trabalho. Evite também freqüentar locais que não são sadios e de passar a noite acordado para que não prejudique a sua produtividade no dia seguinte.

PALAVRAS FINAIS

Acreditamos em você!

Você foi admitido por reunir condições e características adequadas às nos-sas necessidades.

Estamos certos de que você não terá dificuldades em adaptar-se à sua nova vida profissional. O setor de Recursos Humanos está à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso e prestar-lhe esclarecimentos sobre eventuais dúvidas.

Sua missão como colaborador da Carmehil começa agora. Seu esforço, so-mado ao de todos, contribuirá para tornar maior o sucesso do nosso empreendi-mento e o seu em particular.

Seu sucesso profissional depende muito de você, ou seja, de seus conheci-mentos, atitudes, eficiência, interesse, disposição e, por fim, de sua capacidade de assumir maiores responsabilidades.

Seja bem-vindo e boa sorte!

Caro colaborador,

Em caso de dúvida sobre algum item deste manual, entre em contato com o setor de Recursos Humanos.

Por favor, leia o que se encontra redigido abaixo, assine, date e entregue ao seu gerente para que seja entregue ao RH.

Eu, , (nome completo do colaborador) Colaborador da Carmehil, estou ciente de todas as informações contidas no Manual do Colaborador e procurarei a partir desde momento seguir todos os procedimentos mencionados, devendo agir sempre com ética, zelando pelo bem estar dos demais colaboradores e não comprometendo o patrimônio ou a imagem da Carmehil.

, de de (local) (dia) (mês) (ano)

(Assinatura do colaborador)

Av. Bezerra de Menezes, 170 - Farias BritoCEP: 60325-003 Fortaleza - CE

Telefone: (85) 4008-6666 | Fax: (85) 4008-6669